PT97886B - Processo para a preparacao de extractos de cha - Google Patents

Processo para a preparacao de extractos de cha Download PDF

Info

Publication number
PT97886B
PT97886B PT97886A PT9788691A PT97886B PT 97886 B PT97886 B PT 97886B PT 97886 A PT97886 A PT 97886A PT 9788691 A PT9788691 A PT 9788691A PT 97886 B PT97886 B PT 97886B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
tea
consumed
water
process according
soluble
Prior art date
Application number
PT97886A
Other languages
English (en)
Other versions
PT97886A (pt
Inventor
Eldon Chen-Hsiung Lee
Original Assignee
Nestle Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nestle Sa filed Critical Nestle Sa
Publication of PT97886A publication Critical patent/PT97886A/pt
Publication of PT97886B publication Critical patent/PT97886B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C12BIOCHEMISTRY; BEER; SPIRITS; WINE; VINEGAR; MICROBIOLOGY; ENZYMOLOGY; MUTATION OR GENETIC ENGINEERING
    • C12YENZYMES
    • C12Y302/00Hydrolases acting on glycosyl compounds, i.e. glycosylases (3.2)
    • C12Y302/01Glycosidases, i.e. enzymes hydrolysing O- and S-glycosyl compounds (3.2.1)
    • C12Y302/01004Cellulase (3.2.1.4), i.e. endo-1,4-beta-glucanase
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23FCOFFEE; TEA; THEIR SUBSTITUTES; MANUFACTURE, PREPARATION, OR INFUSION THEREOF
    • A23F3/00Tea; Tea substitutes; Preparations thereof
    • A23F3/16Tea extraction; Tea extracts; Treating tea extract; Making instant tea
    • A23F3/166Addition of, or treatment with, enzymes or microorganisms

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Genetics & Genomics (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
  • Microbiology (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Tea And Coffee (AREA)
  • Extraction Or Liquid Replacement (AREA)
  • Compounds Of Unknown Constitution (AREA)
  • Non-Alcoholic Beverages (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
A presente invenção refere-se a preparaçao de produtos de chá e mais particularmente de extractos de chá solúveis em agua preparados por hidrólise acida de chá consumido formados durante a extracçao aquosa a quente de folhas de chá na produção de extractos de chá solúveis em água.
Os produtos de cha têm sido comercializados de uma maneira crescente em forma de extractos de cha solúveis em agua, geralmente sob a forma de pós secos. Tem sido desenvolvida uma importante actividade de pesquisa para melhorar a qualidade da bebida de chá tendo um sabor e cor tao próximos quanto possível dos obtidos na infusão das folhas de cha. Um outro aspecto da manufactura dos chás solúveis é o de aumentar o rendimento dos solidos solúveis em cha.
Sao bem conhecidos os métodos de obtenção de extractos de chá a partir de folhas de chá usando uma série de etapas contra correntes ou uma extracção em duas etapas. As temperaturas de extracçao aquosa variam desde a temperatura ambiente a temperaturas elevadas tao altas como 180° C com pressões elevadas.
Contudo, o chá consumido predominantemente sobejante, i.e. o material residual de extracçao do chá, é normalmente posto de parte.
Na US-A-4668525, descreve-se um processo para tratamento da folha do chá consumido a partir de um processo de extracçao de chá o qual compreende a acidificaçao da folha de chá consumido para reduzir o pH por forma a ficar dentro da margem de aproximadamente 2.0 a 3.0 e sujeitando as folhas de chá consumido adicifiçadas. a uma extracçao adicional com um solvente aquoso a pressões de cerca 5,516 a 6,895 bar, (80-100 psig) e temperaturas de cerca 140° a 170°C durante pelo menos 4 minutos e separando os sólidos de folha de chá sobejantes do solvente aquoso para permitir uma temperatura elevada/extracto aquoso de alta pressão, contudo, verificou-se que o extracto resultante apresentava um gosto amargo inaceitável com um aroma a ameixa.
Tem sido descritos métodos para o tratamento a cru dos ingredientes de cha por meio de enzimas com vista a obter extractos de chá solúveis em água. Por exemplo a patente japonesa No. 71017958 descreve a extracçao de chá com a protopectinase e celulase, a patente japonesa
No. 82047465 descreve a produção de chás de cereais que compreende aquecimento a 110-220°, impregando com uma solução aquosa de amilase, protease ou celulase, secando por aquecimento a 50-100° e torrando a 100-170°C, e a patente japonesa No. 84034849 descreve a produção de chá instantâneo por extrac. çao com uma mistura de amido glutinoso, amilase alfa e pelo menos uma enzima seleccionada a partir da amilase beta, celulase e protiase. EUR-A-135222 descreve um processo de tratamento de cha preto antes de a extracçao com uma solução de tanase e uma ou mais paredes de célula de enzimas digestivas tais como a celulase.
A patente russa No. 683709 descreve o tratamento de desperdicio de cha por fermentação com uma mistura de enzimas petoliticos e celuloticos e mais tarde adicionando amino ácidos sacarose e extraindo a 70-90° C.
solúveis podem ser obtidos em boas condiçoes com um desejável aroma de chá e nenhum aroma inconveniente, preferivelmente sem a adiçao de materiais estranhos os quais conduziriam a um produto que nao e 100% chá.
De acordo com o que foi referido, a presente invenção compreende um processo para a preparaçao de extractos de chá solúveis em água, a partir de resíduos ^e chá consumido formados durante a extracçao aquosa a quente de folhas de chã, na produção de extractos de chá solúveis em água, o que compreende a hidrólise dos referidos resíduos de cha consumido com celulase num meio aquoso.
Os extractos de chá solúveis em água podem ser obtidos por métodos convencionais por extracçao aquosa a quente de folhas de cha verde ou preto, por exemplo, usando uma série de etapas contracorrentes ou uma extracçao em duas etapas. As temperaturas da extracçao aquosa podem variar desde a temperatura ambiente até 180°C ou mais com pressões elevadas.
Os residuos de chá consumido usados
para a hidrólise podem ser molhados ou desidratados e vantaj o-
samente triturados, por exemplo, em partículas de tamanho
médio de 0. 05 a 2.0 milímetros.
A hidrólise com celulase pode ser levada a efeito por incubaçao dos resíduos de cha consumido num meio aquoso a uma temperatura e pH convenientes para a hidrólise da celulose. A temperatura pode ser de 30 a 65°C e preferivelmente de 40 a 55° C. 0 pH pode ser de 3 a 7 e preferivelmente de 4.0 a 6.0.
A duraçao da hidrólise pode variar largamente, por exemplo ate uma semana, mas a hidrólise é levada a efeito, convenientemente, num periodo de 2 a 48 horas, preferivelmente de 4 a 36 horas e especialmente de 8 a 30 horas.
A quantidade de resíduos de cha consumido no meio aquoso podem ser de 2% a 40% e preferivelmente de 10 a 25% em peso baseado no peso de água. A quantidade de celulose pode ser de 0.02% a 2.0% e preferivelmente de 0.1% e 0.2% em peso baseado no peso de água. A quantidade de celulose é convenientemente de 0.1 a 10% e preferivelmente de 0.5 a 1.5% em peso baseado no peso dos resíduos de chá consumido.
A mistura de incubaçao é preferivelmente bem agitada, por exemplo mexendo vigorosamente.
A enzima celulose pode ser obtida a partir de qualquer fonte e uma fonte ideal á Celluclast (Novo Enzymes) que é uma preparaçao de celulase feita por fermentação submersa de um género de fungos seleccionado, Trichoderma reesei. Outras fontes de celulase sao Amano Celulase derivadas de T. viride (Amano International Enzume Co.), Genencor Cytolase 123 derivada da T. reesei (Genencor Inc. ) e Biocon Biocelulase (Biocon USA Inc.). Depois da hidrólise da celulase esta mistura é preferivelmente aquecida para desactivar a actividade da enzima.
Opcionalmente, os resíduos de chá consumido tratados com celulase podem ser além disso hidrolisados com uma protease, por exemplo, uma protease bacteriana ou uma protease fúngica em meio aquoso. A hidrólise da protease pode ser levada a efeito para alem de um período até 48 horas, preferivelmente de 2 a 36 horas. A temperatura da hidrólise de protease pode ser de 30 a 65°C e preferivelmente de 45 a 55°C. 0 pH da hidrólise da protease pode ser desde 4 a 8.5 dependendo da protease usada. A quantidade de protease usada pode ser de 0.025 a 5% e preferivelmente de 0.05 a 2% em peso baseado no peso de resíduo de chá consumido tratado com celulase. Depois da hidrólise da protease a mistura é preferivelmente aquecida para desactivar a protease.
residuo de chá consumido hidrolisado solúvel pode então ser separado do resíduo insolúvel, convenientemente por filtragem e se desejado, concentrado. 0 residuo
de chá consumido hidrolisado solúvel separado, pode ser misturado com extracto de cha convencional, essência de cha natural ou uma substância realçadora e seco com pulverização a um teor de humidade abaixo de 5%, preferivelmente abaixo de 4% em peso.
Os Exemplos adicionais seguintes ilustram a presente invenção.
Exemplo 1
Os resíduos de chá consumido formados durante a extracçao aquosa a quente de folhas de chá preto na produção de extractos de chá solúveis em água foram desidratados para um teor de humidade de 5.49% e depois triturados através de uma peneira No. 16 de malha 1.18 milímetros usando um moinho Reitz. Foram acresentados 240 g de resíduos de chá a 1600 ml de água e incubados num reactor com boa agitaçao a 50°C e um pH de 5.23 com 2.4g de Celluclast 1.5 L (Novo Enzymes) tendo uma actividade de 1500 NCU/g Tiraram-se amostras depois de 10 e 24 horas de hidrólise e cada amostra foi aquecida a 95°C durante 20 minutos para desactivar a actividade da enzima, arrefecida, filtrada e lavada com água desionizada. 0 residuo insolúvel foi seco num forno de vácuo a 7o° C de um dia para o outro, a peso constante, o filtrado foi evaporado sobre um banho de água e seco no vácuo a 70° C de um dia para outro a peso constante e foram determinados os rendimentos da matéria solúvel e insolúvel. A análise HPLC do residuo de chá hidrolisado com Celluclast mostra, no quadro 1 abaixo descrito que os produtos de hidrólise sao principalmente glucose, celobiose e os mais elevados polímeros de glucose.
Quadro 1
Composição %Rendimento/residuos sólidos de chá hidrólise de 10 horas hidrólise de 24horas
Glucose 3.8 4.6
Celobiose 3.7 4.8
Os mais elevados polímeros
de glucose (por diferença) 10.3 10.6
Matéria solúvel total 17.8 20.0
hidrolisado de celulose de residuo de chá apresentou um leve aroma de chá e uma total mistura de gostos com nenhum aroma inconveniente.
Exemplo 2 filtrado de 17.8% de rendimento formado pelo processo do exemplo 1 depois de 10 horas de hidrólise foi concentrado para 40-45% de sólidos usando um evaporador rotativo a 50°C. 12 partes deste concentrado foram misturadas partes de extractos de chá aquoso tendo um teor de sólidos de 40-45% e 3 partes de três dobras de essência de chá e secos por aspersao para um teor de humidade abaixo de 4%.
0.20% partes deste produto seco por aspersao foram elaboradas com 7 partes de açúcar e 0.125 partes de ácido cítrico e completadas atê 100 partes com água. Esta amostra de chá composto apresenta um bom aroma a chá sem outro aroma.
Exemplo 3 e 4
150 g de residuos de chá consumido pre-tratado de celulase desidratado formados pelo processo do exemplo 1 foram acrescentados a 1 litro de ãgua e encubados com boa agitaçao a 50°C por 24 horas a um pH mostrado no Quadro II ajustado com hidroxido de sódio IN, com 1.5g de protease bacteriana fúngica também mostrados no quadro II.
A mistura foi então aquecida a 95°C durante 30 minutos para tornar inactiva a enzima e filtrada para determinar os componentes solúveis e insolúveis os quais sao mostrados no Quadro II.
Pr otease
Quadro II
PH
Baseado no residuo de chá pré-tratado com celulase %de componentes %de compoinsoluveis nentes solúveis
Protease bacteriana (Miles HT-proteolytic 200)
Protease fúngica (Miles Fungai Protease 60,000)
7.0
5.0
94.3
94.8
5.7
5.2

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES
    - Ia Processo para a preparaçao de extractos de chá solúveis em água a partir de resíduos de chá consumido formados durante a extracçao aquosa a quente de folhas de chá na produção de extractos de cha solúveis em água, caracterizado por compreender hidrolisar os referidos resíduos de chá consumido, com celulase e em meio aquoso.
    - 2a Processo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por a temperatura da hidrólise ser desde 30 a 65°C.
    - 3a Processo de acordo com a reivindicação
    1 caracterizado por o pH da hidrólise ser de 3 a 7.
    - 4â Processo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por a duração da hidrólise ser de 2 a 48 horas.
    - 5ã Processo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por a quantidade de resíduos de chá consumido, em meio aquoso, ser de 5% a 40% em peso com base no peso de água.
    - 6ã Processo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por a quantidade de celulase no meio aquoso ser de 0,05% a 1,0% em peso com base no peso de água.
    - 7ã Processo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por os residuos de cha consumido hidrolisados com celulase serem adicionalmente hidrolisados com uma protease.
    Processo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por os residuos de chá consumido, hidrolisado solúvel, serem misturados com extractos de chá convencional, essência de chá natural ou com produtos de intensificação, e secos por pulverização até um teor de humidade abaixo de 5%.
    A requerente reivindica a prioridade do pedido norte-americano apresentado em 7 de Junho de 1990, sob o número de série 07/534,978.
    I
    Lisboa, 6 de Junho de 1991
PT97886A 1990-06-07 1991-06-06 Processo para a preparacao de extractos de cha PT97886B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US53497890A 1990-06-07 1990-06-07

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT97886A PT97886A (pt) 1992-03-31
PT97886B true PT97886B (pt) 1998-10-30

Family

ID=24132327

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97886A PT97886B (pt) 1990-06-07 1991-06-06 Processo para a preparacao de extractos de cha

Country Status (16)

Country Link
EP (1) EP0460402B1 (pt)
JP (1) JP3157539B2 (pt)
CN (1) CN1056984A (pt)
AP (1) AP200A (pt)
AT (1) ATE90520T1 (pt)
AU (1) AU633429B2 (pt)
CA (1) CA2043085A1 (pt)
DE (1) DE69100127T2 (pt)
DK (1) DK0460402T3 (pt)
ES (1) ES2042323T3 (pt)
HK (1) HK114194A (pt)
IE (1) IE65804B1 (pt)
NO (1) NO302011B1 (pt)
NZ (1) NZ238127A (pt)
PT (1) PT97886B (pt)
ZA (1) ZA913652B (pt)

Families Citing this family (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5069925A (en) * 1990-06-07 1991-12-03 Nestec S.A. Preparation of tea products
JP3668408B2 (ja) 2000-04-05 2005-07-06 株式会社 伊藤園 緑茶飲料の製造方法
CN1306947C (zh) * 2005-08-26 2007-03-28 南京农业大学 从富硒茶叶中制备抗肝癌组分的方法及其产品
JP5238993B2 (ja) 2007-09-26 2013-07-17 サントリー食品インターナショナル株式会社 茶抽出物、茶飲料及びそれらの製造方法
WO2009083418A1 (en) * 2007-12-28 2009-07-09 Unilever Plc Process for recovering aroma from tea
KR101627536B1 (ko) 2009-02-27 2016-06-07 가부시키가이샤이토엔 용기에 담긴 녹차 음료
KR101627540B1 (ko) 2009-02-27 2016-06-07 가부시키가이샤이토엔 용기에 담은 녹차 음료
CN102334586B (zh) * 2010-07-20 2013-08-21 遵义陆圣康源科技开发有限责任公司 一种从茶叶制备茶叶蛋白乳化剂的方法
CN101912022B (zh) * 2010-09-03 2012-07-25 河南工业大学 龙井茶水溶性风味化合物的制备方法
CN101990965A (zh) * 2010-09-26 2011-03-30 华侨大学 一种茶梗茶末酶法制备膳食纤维微粉的方法
JP5406379B2 (ja) * 2010-10-08 2014-02-05 長谷川香料株式会社 茶類エキス
CN102905545B (zh) * 2010-10-08 2015-01-07 长谷川香料株式会社 茶类提取物
WO2012046349A1 (ja) * 2010-10-08 2012-04-12 長谷川香料株式会社 茶類エキスの製造方法
CN102984949B (zh) * 2010-10-08 2015-03-25 长谷川香料株式会社 茶类提取物的制备方法
CN102984950B (zh) * 2010-10-08 2015-02-25 长谷川香料株式会社 茶类提取物
JP5396548B2 (ja) * 2010-10-08 2014-01-22 長谷川香料株式会社 茶類エキスの製造方法
JP2013055905A (ja) * 2011-09-08 2013-03-28 Suntory Holdings Ltd 茶酵素処理エキスの製造方法
JP5922359B2 (ja) * 2011-09-08 2016-05-24 サントリー食品インターナショナル株式会社 茶飲料
WO2013035860A1 (ja) 2011-09-08 2013-03-14 サントリーホールディングス株式会社 茶酵素処理エキス及び茶飲料
WO2015022911A1 (ja) * 2013-08-12 2015-02-19 長谷川香料株式会社 茶類抽出物の製造方法
CN105192663B (zh) * 2015-08-23 2017-10-20 王婧婧 一种红茶香精的制备方法
CN110269114A (zh) * 2019-08-06 2019-09-24 国初科技(厦门)有限公司 一种新型的茶汁浓缩方法
CN115501346B (zh) * 2022-09-28 2024-04-23 安徽农业大学 一种茶渣蛋白-ε-聚赖氨酸纳米材料和花色苷纳米复合物及制备方法

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SU683709A1 (ru) * 1977-12-19 1979-09-05 Грузинский Институт Субтпропического Хозяйства Способ получени экстракта ча
US4668525A (en) * 1982-01-05 1987-05-26 Thomas J. Lipton, Inc. Tea extraction process
US4483876A (en) * 1983-05-03 1984-11-20 Novo Industri A/S Enzymatic method for production of instant tea
US4639375A (en) * 1983-08-12 1987-01-27 The Procter & Gamble Company Enzymatic treatment of black tea leaf
US5069925A (en) * 1990-06-07 1991-12-03 Nestec S.A. Preparation of tea products

Also Published As

Publication number Publication date
EP0460402A1 (en) 1991-12-11
NO302011B1 (no) 1998-01-12
DK0460402T3 (da) 1993-12-27
JPH04228028A (ja) 1992-08-18
AP200A (en) 1992-06-30
HK114194A (en) 1994-10-27
NZ238127A (en) 1993-04-28
ZA913652B (en) 1992-02-26
ATE90520T1 (de) 1993-07-15
NO912138D0 (no) 1991-06-04
IE911579A1 (en) 1991-12-18
DE69100127D1 (de) 1993-07-22
AU7639991A (en) 1991-12-12
JP3157539B2 (ja) 2001-04-16
EP0460402B1 (en) 1993-06-16
NO912138L (no) 1991-12-09
ES2042323T3 (es) 1993-12-01
CA2043085A1 (en) 1991-12-08
CN1056984A (zh) 1991-12-18
IE65804B1 (en) 1995-11-15
DE69100127T2 (de) 1993-10-07
AU633429B2 (en) 1993-01-28
PT97886A (pt) 1992-03-31
AP9100272A0 (en) 1991-07-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT97886B (pt) Processo para a preparacao de extractos de cha
US4282319A (en) Process for the preparation of a hydrolyzed product from whole grain
US4377602A (en) Process for the preparation of a hydrolyzed product from whole grain and such a product
US6838099B2 (en) Method for preparing soluble dietary fiber from corn hull
JPH07115A (ja) 改良されたコ−ヒ−エキスの製造方法
US4302473A (en) Process for manufacturing soybean proteins
JP4270596B2 (ja) 穀類外皮から水溶性糖類を製造する方法
KR100413384B1 (ko) 옥피로부터 수용성 식이섬유의 제조 방법
KR101170685B1 (ko) 쌀가공 부산물로부터 수용성 식이섬유의 제조방법
KR100476239B1 (ko) 천연 헤미셀룰로오즈를 제조하는 방법
DE2500565A1 (de) Verfahren zur herstellung von hefeproteinisolat mit herabgesetztem nucleinsaeuregehalt
JP2004149736A (ja) コンドロイチン硫酸Na,コンドロイチン硫酸含有物及びそれらの製造方法
JP4198862B2 (ja) 茶濃縮物の製造方法
US5196214A (en) Water soluble tea extracts
JP2000270806A (ja) 昆布エキス及びその製造法
KR100408086B1 (ko) 불가사리를 이용한 칼슘보충제의 제조방법
Moon et al. The lignin fraction of animal feeding‐stuffs. III—The determination of ‘total lignin’
JP3596777B1 (ja) 健康食品及び経口用抗腫瘍剤
CN111109410A (zh) 一种多肽茶饮片及其制备方法
ES2456697T3 (es) Procedimiento de obtención de ácido condroitinsulfúrico y sus usos
JPH0315364A (ja) コーヒー抽出滓可溶性食物繊維の製造法
JPH05262658A (ja) 免疫増強剤
KR930003099B1 (ko) 효모를 이용한 엑기스의 제조방법
KR860001423B1 (ko) 다량의 단백질을 함유하는 옥수수 글루텐의 제조방법
CN107006673A (zh) 蛋白产品及其制备方法

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19911205

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19980728

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20000131