PT97714A - Metodo para a formacao de uma cobertura de teclas de piano,substituta de marfim e pianos compreendendo a mesma - Google Patents

Metodo para a formacao de uma cobertura de teclas de piano,substituta de marfim e pianos compreendendo a mesma Download PDF

Info

Publication number
PT97714A
PT97714A PT97714A PT9771491A PT97714A PT 97714 A PT97714 A PT 97714A PT 97714 A PT97714 A PT 97714A PT 9771491 A PT9771491 A PT 9771491A PT 97714 A PT97714 A PT 97714A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
piano
cover
ivory
synthetic material
mold
Prior art date
Application number
PT97714A
Other languages
English (en)
Inventor
Salvadore J Calabrese
Henry A Scarton
S Frank Murray
Christopher M Ettles
Warren C Kennedy
Saim Dinc
Bessem Jlidi
William Y Strong
Original Assignee
Steinway Musical Properties
Rensselaer Polytech Inst
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Steinway Musical Properties, Rensselaer Polytech Inst filed Critical Steinway Musical Properties
Publication of PT97714A publication Critical patent/PT97714A/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G10MUSICAL INSTRUMENTS; ACOUSTICS
    • G10CPIANOS, HARPSICHORDS, SPINETS OR SIMILAR STRINGED MUSICAL INSTRUMENTS WITH ONE OR MORE KEYBOARDS
    • G10C3/00Details or accessories
    • GPHYSICS
    • G10MUSICAL INSTRUMENTS; ACOUSTICS
    • G10CPIANOS, HARPSICHORDS, SPINETS OR SIMILAR STRINGED MUSICAL INSTRUMENTS WITH ONE OR MORE KEYBOARDS
    • G10C3/00Details or accessories
    • G10C3/12Keyboards; Keys
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B44DECORATIVE ARTS
    • B44FSPECIAL DESIGNS OR PICTURES
    • B44F9/00Designs imitating natural patterns
    • B44F9/06Designs imitating natural patterns of horn, ivory, or meerschaum surfaces

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Acoustics & Sound (AREA)
  • Multimedia (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)
  • Moulds For Moulding Plastics Or The Like (AREA)
  • Electrophonic Musical Instruments (AREA)
  • Stringed Musical Instruments (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
  • Cosmetics (AREA)
  • Glass Compositions (AREA)
  • Manufacture Of Porous Articles, And Recovery And Treatment Of Waste Products (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)
  • Closures For Containers (AREA)

Description

63.518 17.MAI.1S9l
Referencia a patentes relacionadas com o mesmo assunto
Esta patente é uma continuação parcial da série USA No. 07/525 468, registada no dio 18 de Maio de 1990.
Antecedentes da Invenção A presente invenção diz respeito a arti-•os formados em material sintético, emitando matéria natural, em particular, coberturas de tecla de piano em material substituto de marfim sintético.
Foi prática, durante anos, fabricar tampas de teclado de piano a partir do marfim natural. Em anos recentes, e devido principalmente a preocupações com o custo e com a conservação da vida selvagem, propôs-se a sua substituição a partir de materiais plásticos sintéticos,com a aparência de marfim natural; ver, por exemplo, Ishida USA 4 840 104 e Vagia USA 4 346 639. Constatou-se, no entanto, através de pianistas experientes que o toque das coberturas de teclado de piano de marfim natural difere significativamente do das coberturas de teclado de material sintético e que a qualidade do seu trabalho ao piano com estas coberturas diminui consideravelmente.
Resumo da Invenção
Segundo um aspecto da invenção, uma cobertura de teclas de piano é formada por um material sintético pigmentado, por forma a assemelhar-se a marfim natural e possuindo uma superfície superior de execução com uma orientação irregular de textura de altos e baixos e uma multiplicidade de poros finos, que se assemelham aos do mar fim natural.
Os modelos aconselháveis deste aspecto da invenção podem incluir uma ou mais das seguintes cara-cterísticas. A série de poros tem geralmente diâmetros entre 0,0002 e 0,0012 polegadas (0,005 e 0,030 mm). 0 mate- 1 1 5
10 J 15
Mod. 71 - 20.000 ex. - 90/03 20
35 63.518
rial sintético é seleccionado a partir do grupo constituído por, poliuretano, polímero acetato, epoxi e afins. Segundo uma outra característica desta invenção, é formada uma cobertura de tecla de piano de material sintético pelos métodos de fundição, moldação ou moldação por injecção, por forma a facultar um molde para uma cobertura de teclado de piano, com uma superfície formada por uma orientação irregular de textura de altos e baixos com as características do marfim natural, colocando no molde uma composição de um material sintético adequado e pigmentado por forma a parecer marfim natural e um enche-dor podendo este ser removível de um artigo moldado através de um tratamento adicional, formando a cobertura de tecla de piano no interior do molde e submetendo a cobertura de teclas de piano a um tratamento por forma a remover o enchedor, fazendo assim, com que a superfície da cobertura das teclas do piano defina uma pluíralidade de poros finos, com as càfàTctéristieaár de marfim éspèdiâli.
Os modelos aconselháveis, para esta invenção com. estas ^ - caracteristldás ”7’^ P°cíeni incluir um ou mais dos seguintes aspectos. 0 molde pode ser um material elastomérico, tal como borracha de silicone. 0 enchedor removível inclui gli-col polietileno (PEG), tendo de preferência a dimensão de partícula de cerca de 1 micron. A série de poros tem geralmente diâmetros entre 0,0002 e 0,0012 polegadas (0,005 e 0,030 mm). 0 material sintético é seleccionado do grupo que consiste em poliuretano, polímero acetato, epoxi e afins.
Um dos aspectos da presente invenção é a possibilidade de se obterem pianos com cobertura para teclas obtidos segundo a presente invenção, com as fases adicionais posteriores da montagem da tampa de teclado de piano sobre a base de tecladd ,e subSduente- < montagem do piano.
Num outro aspecto, a invenção represen- 2 1 63.518 5
ta ura membro esticador tendo um corpo incluindo material sintético, 0 corpo define uma superfície exposta para contacto táctil. A superfície tem um nível pré-determinado de porosidades finas e um nível predeterminado de textura do cimo à calha de superfície. 10
15
Mod. 71 - 20.000 ex. - 90/08 20 A invenção proporciona, assim, uma cobertura de teclas de piano de marfim sintético imitando o marfim natural, quanto à sua aspereza de superfície, textura, porosidade, cor e tacto. Os objectivos da invenção são o de facultar um material sintético de fácil limpeza, resistente* com o aspecto e o tacto de marfim natura, mesmo para os pia nistas experientes; e facultar igualmente um método para ob ter uma cobertura de teclas de piano e um piano com as fedas obtidas.
Estes e outros aspectos a partir da presente invenção, vantagens da invenção tornar-se-ão mais clji ros a partir da descrição do modelo aqui aconselhado.
Descrição do Modelo Aqui Aconselhado
Descrevemos primeiro sumariamente, as figuras.
A Figura 1 é uma vista de perspectiva de um piano grande tendo as coberturas de teclas da invenção; A Figura 2 é uma vista de: perspectiva alargada das coberturas de teclas de piano da invenção; A Figura 3 é um plano tridimensional da textura da superfície para uma amostra de marfim natural; 30 A Figura k é uma vista de plano de um equipamento para fundição da superfície de uma tecla de marfim natural e moldagem das coberturas de teclas da invenção; A Figura 5 é uma vista transversal parcial do equipamento de moldagem da figura h; enquanto a figura 5a é uma vista lateral de uma cavilha para ser usa- 35 1 5 10
63.518
\ da com o molde; As Figuras 6, 7, e 8 são planos tridi-mencionais de textura de superfície de uma cobertura de teclado conforme a invenção, uma cobertura de teclado- -comercial sintética e uma cobertura de teclas de marfim natural, respectiyamente; A Figura 9 compara a fricção táctil das coberturas de teclas de vários materiais; As Figuras 10 e 10a são gráficos de fricção versus tempo para marfim natural e material de marfim sintético segundo a invenção, respectivarnente; 15
Mod. 7] -20.000 ex. 20
A Figura 11 compara os coeficientes de fricção e as características de desgaste de marfim sintético a venda no mercado marfim natural e um material formado de acordo com a presente invenção; e A Figura 12 compara a capacidade de limpeza das várias tampas de teclado.
Em relação a figura 1, é aí apresentado um grande piano ,10 com teclas de piano 12 com coberturas de teclas de piano 1¾ da invenção. Em relação à figura 2, uma cobertura de teclas de piano 1^ inclui uma superfície superior 16 e uma superfície frontal ,18.-, com as dimensões e sendo construído para ser fixado sobre a base do teclado (não apresentado), formado, por exemplo, de madeira.
As tampas de teclado de piano 1^ da invenção são formadas de um material sintético adequado, moldado por forma a imitar e a apresentar o tacto de marfim natural polido através da criação de uma superfície com características predeterminadas de aspereza, textura e porosidade que imitam o marfim, natural.
Tal como é mostrado na figura 3» a super fície superior 16 da tampa de teclado 1^ da invenção repro- = b = 1 63.518 5
duz a orientação de superfície da textura de altas e baixas caracterxsticas do marfim natural, tal como se pode ver no plano tridimensional da textura de superfície de uma amostra de marfim natural. A porosidade das tampas de teclado 14, tal como a do marfim natural, proporciona um meio de canalizar a transpiração e a humidade dos dedos dos artistas por forma a evitar variações no coeficiente de fricção durante o decorrer do tacto, uma importante característica do marfim natural. Em modelos aconselhados, a cobertura de teclas sintética 14 proporciona igualmente melhores caracterxsticas de desgaste, de que resultam a cobertura de teclas de maior duração. As tampas de teclado l4 podem ainda ser facilmente limpas com as técnicas convencionais. 15
Mod. 71 - 20.000 ex. - 90/08 20
De acordo com a invenção, as coberturas de teclas l4 são formadas de material sintético, por exemplo acrílico, poliuretano, epoxi ou afins, de preferência pigmentados para aumentar a cor e a aparência do marfim na tural, por eatemplo, com dióxido titânio (TiO^), óxido cálcio (CaO), óxido alumínio (Alp0^) ou combinações dos me smo s.
30
As coberturas de teclas 1¾ são fabricadas por, por exemplo, moldagem, fundição ou moldagem por injecção num molde com superfícies de moldagem formadas de forma complementar à superfície de uma cobertura de teclas de piano de marfim natural. Utiliza-se uma cobertura de tèclas de marfim natural como.modelo para formar múltiplas cavidades de moldagem usando um material adequado tal como um elastómero de baixa viscosidade, por exemplo, borracha silicone (RTV), ou um molde de metal como reprodução através do qual pode ser reproduzida uma cópia complementar da superfície da tecla de marfim natural com uma grande precisão e uma microescala. A cavidade-molde assim formada, é usada para obter uma cobertura de teclas de piano (l20 colocando material para formar uma cobertura de teclar sintética .14 no interior do molde. 0 material da 35 1 5 10
15
Mod. 71 - 20.000 ex. - 90/06 20 63.518
7. MAI.1S91 cobertura de tecla é misturado (de preferência antes de ser vertido para o interior do molde) com um material de enchimento com reduzidas dimensSes e que pode ser removido da pré-forma, através por exemplo, pela aplicação de calor ou de um solvente. Os materiais de enchimento adequados incluem, por exemplo, glicol polietileno (PEO) com uma dimensão de cerca de 1 micron. Após a moldagem, trata-se da pré-forma da tampa de teclado por exemplo, através de calor ou de um solvente, conforme o mais apropriado, de modo a remover as partículas do material de enchimento a partir do corpo da cobertura de tecla-: de piano, deixando uma pluralidade de rnicroporos na superfície (l6) da cobertura de tecla. l4, imitando assim, a grande quantidade de finos poros, geralmente entre 0,0002 e 0,0012 polegada de diâmetro (0,005 a 0,030 mm), que se observa no marfim natural. A cobertura de teclas de piano moldada (lk) da invenção, pode, então, ser mondada sobre uma base de teclado para junção num piano 10. Um especial método laboratorial para formar coberturas de teclas de piano (l4) da invenção será agora descrito, apenas a título de exemplo.
Exemplo 1: Técnicas de Fundição 30
Usou-se uma tecla de marfim natural polido no processo de reprodução das suas características de superfície num molde obtido por um processo de vulcanização à temperatura ambiente com um composto de borracha silicone de baixa viscosidade (GE RTV21, disponível na General Electric Co. de ftaterford, Nova Iorque) numa solução com um endurecedor (GE RTV21 - igualmente disponível na General Electric Co.) para induzir o processo de organização. A cobertura de teclas de piano de marfim natural usada como padrão foi limpa com um detergente = 6 = 35 1 5 10
15
Mod. 71 - 20.000 eic. - 90/06 20
30 63.518
suave (por exemplo, sabão Ivory ) e água quente. Foi então polido com um composto para polimento, por exemplo, da Kenzerna Verke da Alemanha. Usou-se um modelo de fundição de alumínio tal como é mostrado nas figuras 4 e 5 para fundir uma réplica da superfície da cobertura de teclas de marfim natural e para moldar as coberturas de teclas de piano (l4) da invenção . 0 molde 30 tem uma superfície escadeada 31 e uma superfície em recesso 3~ para acomodar a cobertura de teclas de piano em marfim natural 34 numa configuração para cima. 0 molde tem orifícios de ventilação 36, 38 e um orifício de verter 4o formados lateralmente. Estes orifícios foram inseridos durante a fase de fun dição de superfície de marfim natural. 0 molde tem uma tampa 42 que emparelha com as fases 44 para reter o molde de borracha, na fase de moldagem de injecção, tal como a-diante se descreverá.
Desenhou-se agora, a preparação do composto de borracha de silicone (GE-RTW21). Colocou-se uma taça misturadora numa escala de precisão e determinou-se a sua tara. 0 composto de borracha de silicone foi então vertido para a taça e pesado. Adicionou-se o endurecedor de silicone (θ,5 $ em peso) a mistura de borracha de silicone e misturou-se bem durante 2 minutos. A mistura foi então vertida para o inolde de fundição que já estava colocado e nivelado numa câmara vácuo transparente. Ligou--se uma bomba a vácuo (capaz de pelo menos 28,0 polegada (71,1 cm) Hg) durante 20 minutos. 0 molde de fundição foi então removido da câmara de vácuo e colocado numa câmara de pressão (câmara de ar filtrado regulado capaz pelo menoí de 30 psi (2,1 kg/cm )). 0 molde de fundição foi novamen- O te nivelado e deixado abaixo de 20 psi (l,4 kg/cm'1') de' pressão durante 24 horas, 0 molde de borracha da cobertura de teclas foi então cuidadosamente removido do molde de fundição e coberto para evitar contaminação da cobertura de teclas de marfim final na superfície fundida. Teve-se então o cuidado de manter a superfície livre de qualquer = 7 = 35 1 6 10
15
Mod. 71 - 20.000 ex. - 90<0β 20
J 25 30 63.518 poeira.
A fabricação da cobertura de teclas de piano l4 da invenção foi realizada com a utilização de ingredientes frescos para evitar a sensibilidade à humidade e a vida limitada . 0 processo de fabricação foi levado a cabo num cofre de laboratório, bem ventilado devido aos fumos tóxicos gerados durante o processo de mistura. No presente exemplo, a cobertura de teclado de piano foi formada usando-se éter glicidil butilo (BGE), resina epoxi modificada (lIYSOL RE203S, de Dexter Electronics Materials Division of the Dexter Corporation, Industry, Califórnia) e um endurecedor amina (HB34o4, da Hysol Division of the Dexter Corporation); um pigmento incluindo dióxido titâ-nio (TIPURE ® R96O de Dióxido Titânio Rutílio (89 $ mínimo por peso Ti0?, 3,5 ' máximo de peso Al^O^, 6,5 Lfu má ximo por peso SiO^)* da E.I. du Pont de Nemours & Go. (inc.), Wilmington, Delaware); e, como material de enchimento solúvel, pó glicol polietileno com a dimensão média de cerca de 1 micron (CARBOWAX Brand SENTRY Glicol polietileno 3350, da Specialities Chemical Division of Undci Carbide Corporation - Divisão de Especialidades Químicas da Corporação de Carboneto). Após se ter preparado um molde de tampa de teclado elastomérico de acordo com as fases acima descritas, limpou-se o molde usando um espanador de precisão e depois colocado num molde de fundição de alumínio e colado·' no local. A fase 31 rodeando a superfície em recesso onde o molde da cobertura de teclas é colocado evita que o material de borracha flutue no ar na fase de vácuo o que será rnais adiante descrito (figura 5). Ds orifícios de verter kO e de ventilação 36, 38 foram vedados usando--se para isso parafusos especiais 46 tendo um parafuso com espiga 48 para encaixar na superfície 31 (figura 5a). Para misturar o material sintético que — 8 — 35 15 10
15
Mod. 71 - 20.000 ex. - 90/08 20
30 63.518
forma a cobertura de teclado, determinou-ee a tara da taça de mistura e a resina RE2038 foi vertida para a taça misturadora usando uma pipeta de medição até .cue se obtenha um peso líquido de 20 gramas. Dez por cento (isto é, 2,0 gramas) de diéxido titânio R96O foram adicionados à resina. Um por cento (isto é, 1,0 grama) de enchedor Carbo-wax PEG3350 foi então adicionada à mistura. Usando um agitador eléctrico, a taça de mistura foi removida da escala e a mistura foi misturada completamente durante cerca de 30 segundos. A taça de mistura foi então colocada' de novo na escala e a escala reajustada. Dez por cento (isto é, 2 gramas) de endurecedor HD3^-04 foram então adicionados à mistura, sendo o tempo registado. A taça foi finalmente removida da escala e mexida vigorosamente durante segundos. ; * Normalnente a resina começa a enrijar e cessa·' de ser fluída dentro de duas horas a partir do momento em que se adicione o endurecedor. Por forma a retirar as bolhas de ar foi fechada muito bem uma tampa de bomba de vácuo na taça que contém o composto da mistura e posteriormente ligada. 0 tempo foi registado e o progresso do processo de remoção do ar foi controlado durante os 20 minutos seguintes. Em geral, quanto mais fina a amostra, menos tempo demorou a remover as bolhas de ar retidas, partindo do princípio de que os tempos de mistura foram mantidos constantes. Ao mesmo tempo que a bomba vácuo foi ligada, começaram a formar-se pequenas bolhas de ar à superfície. A estas jun-taram-se bolhas maiores a partir da zona inferior à superfície culminando numa espuma crescente que se dissipou muito rapidamente após obter a altura máxima. Após 20 minutos de tempo de vácuo, o número de bolhas de ar à superfície reduziu sensivelmente assinalando que a maioria do ar retido foi removido. A bomba de vácuo foi parada e o ar pode entrar na câmara vácuo, lentamente por .forma a evitar a formação de asperezas na superfície devido a 9 35 1 5 10
15 63.518
\17.IAUS9I
Mod. 71 - 20.000 ex. - 90/08 20
30 uma rápida mudança da pressão de ar no contentor. A mistura foi então vertida lentamente para o orifício de verter do molde de fundição. Para presi surizar o molde, este foi posto no interior da câmara de pressão para garantir uma aderência mais profunda da mistura na superfície final do molde como conjunto de mistura. Após a tampa estar fechada, deixou-se o ar comprimido entrar lentamente formando pressão no molde até aproxima-damente 20 psi (l,4 kg/cm'~) . 2h horas após o endurecedor ter sido adicionado, o encaixe de alumínio e o molde de fundição contendo a amostra foi removido da câmara de pres são. A amostra foi removida com o gume de uma faca a 90°. Os bordos em excesso foram cortados da amostra. A amostra foi pesada, e depois lavada e deixada em água destilada durante as 2h horas seguintes para rernover o enchedor Car-bowax para facultar a porosidade de superfície desejada. Em geral, descobriu-se que a primeira cobertura de teclas de piano (1¾) produzida a partir de um dado molde elastomérico pode apresentar contaminação embutida, que se pensa ter sido recolhida a partir do molde. A viscosidade de superfície da cobertura do teclado de piano, que se pensa dever-se à água absorvida pelo endurecedor amina sob condiçães de humidade, pode sex> remoVi da através de uma simples limpeza, por exemplo, com um composto adequado tal como o de Menzerna-Werke, da Alemanha . A cobertura de teclas 1¾ pode ser ligada a uma base de teclado de madeira usando um adesivo apro priado. Foram realizadas experiências para comparar o grau de gasto e de limpeza das coberturas de teclas de piano (1¾) da invenção, produzidas por exemplo, pelo método descrito no exemplo 1, com coberturas de tecelãs de piano de marfim natural e coberturas de teclas de piano sintéticas à venda no mercado. 10 35 5 10
15
Mod. 71 - 20.OCO ex. - 90)08 20
30 63.518
Características de Gasto e de Fricção
Foi construído um equipamento teste para avaliar as características de gasto dos vários materiais opcionais de cobertura de teclas e compará-los com o marfim natural. 0 equipamento incluia um dispositivo em forma de dedo de um material com a dureza típica de um dedo humano, uma junção de engrenagem com velocidade variável e motor para criar um movimento grave numa cobertura de te ·* cias de piano suportada por um suporte acoplado com um trans formador que media a carga normal numa base contínua. Além disso, usou-se um segundo transformador triaxial numa base periódica para medir a força de fricção e a carga normal, simultaneamente. 0 equipamento é largamente discutido em "Some Parameters Affecting Tactile Friction", Transactions-of the ASME (Volume 7-10, Outubro de 1990 em Toronto, na American Soeiety Mechanical Engineering, Tribolog Conferen-çe Paj>er No. 90-Trib. 28), sendo o conteúdo aqui incluído por referência. 0 equipamento conseguia testar três materiais simultaneamente a várias velocidades e cargas. Para estes testes, a carga era de 6 libras a 1 ciclo por segundo. Os lotes tridimensionais do sinal de gasto de superfície após 155 000 ciclos eram criados para: (l) coberturas de teclas de piano formadas de acordo com a invenção, (2) uma cobertura plástica à venda no mercado (por exemplo, tal como a dos Instrumentos Yamaha) e (3) marfim natural são apx’esentados nas Figuras 6, 7, e 8, respectivamente. Quanto à cobertura de teclas de marfim natural, a área de uso apresentava um desgaste maior do que a capacidade do perfilador óptico usado (Modelo TOPeD, da Wyko). Usou-se um perfilador de linha (Modelo Form Rally-surf, da Rank-Taylor-Hobson) utilizando um perfilóme tro de contacto para determinar a profundidade das marcas 11 35 1 5 10
15
Mod. 71 - 20.000 ex. - 90/08 20 63.518
de uso a aproximadamente 3.400 ^-polegadas (3,56 w 10 mm). Os dados para a cobertura de teclado de acordo com a invenção indica uma profundidade de marca de desgaste de 22 jx- -polegadas (5,6 x 10mm) e para a cobertura de teclas a / —4 \ venda no mercado era de 84 /U-polegadas (21,3 ® 10 mm). Assim, a profundidade da marca de desgaste da cobertura de teclado de piano de acordo com a invenção era menor do que a do material à venda no mercado, e insignificante em comparação com o que se passava com o marfim natural. Em relação à figura 9, as medições de fricção para as teclas de piano formadas de vários materiais incluindo uma amostra do material de acordo com a invenção (referido na figura com “Marfim RP") são aqui apresentadas. Nas figuras 10 e 10a, compara-se um lote de fric ção de marfim natural e marfim sintético da invenção, em condições de cargas pesadas (marfiia:155Õgr;sin6éi^GQ:l300gr^el(3EÍdadÉ 0,6 cm/seg.). As condições de teste e o equipamento são des critos nos referidos documentos Transactions of the ASME. Tal como o resultado indica, as medições de fricção das a-mostras obtidos de acordo com a invenção comparam de forma favorável com o marfim natural.
30
Em relação à figura 11, os resultados de fricção de marfim sintético à venda no mercado, marfim natural e marfim RPI são comparados em condições secas (500 fases), com óleo de bebé (após 500 e 8000 000 fases) e com cera Steinway (seca, após 500 fases)$ o voluine de desgaste é também tabelado após 900 000 fases. Nestes testes, usou-se um dedo de couro para dar golpes e a humidade era de 40 fo, Tal como os resultados mostram, o marfim sintético de acordo com a invenção demonstrou características de desgaste comparáveis as do marfim natural e o volume de desgaste foi significativamente menor do que o marfim natural e o do material comercial.
Limpeza
Avaliaram-se vários tipos caracterísfeic03 12 = 35 í 63.518 1 TM / 5
prudutos· <3elimpeza em marfim natural, IVOplasto (um material de marfim sintético), e em coberturas de teclado de piano obtidos de acordo com a invenção. Λ avaliação foi levada a cabo por um sensor fotónico (Modelo KD 238, da MTI inc.) para determinar a mudança no refluxo e na inspecção visual. Os resultados encontram-se sumariados na figura 9. 10
15
Mod. 71 - 20.000 βκ. - 90/08 20
Foi colocada uma marca de marcador Flare ^ na superfície de cada material e removida com os vários materiais opcionais de limpeza. Λ condição da superfície com relação ao seu reflexo e à condição visual foi também registada. 0 número em cada coluna da figura 9 indica o reflexo. Além disso, o número de parêntesis identifica a condição visual da superfície. A limpeza final foi efectuada com o composto de cera de Steinway & Sons (Long Island City, Nova Iorque) que não removeu a totalidadá:da mancha do marfim natural mas removeu a maioria da mancha de ambas as tampas de teclado de marfim sintético. Após limpeza com Bon Ami, a superfície e a cobertura de teclado (l^f) da invenção têm uma aparência baça devido à natureza abrasiva do produto de limpeza. Contudo, removeu toda a mancha.
Os resultados do exame indicam que a limpeza da superfície do teclado de piano (l^) da invenção foi menos difícil do que a limpeza do marfim natural. Todas as amostras ficaram menos reflectidas depois dã liiTjpeza.O produto de limpeza abrasivo (Bon Ami) removeu a mancha com pletamente mas deixou a superfície baça devido ao seu carácter abrasivo. Todos os outros produtos examinados (à
TM excepção do detergente ^09 9) removeram completamente a 30 mancha. Assim, as coberturas de teclado da presente invenção podem ser limpas pelo menos tão facilmente como o marfim natural.
No âmbito da invenção podem ser obtidos outros modelos como, por exemplo, o material sintético que formei as tampas de teclado (l4) pode ser pigmentado 13 = 35

Claims (2)

  1. 5 10
    15 Mod. 71 - 20.000 ex. - 90/08 20
    63.518
    para criar coberturas de teclas de outras cores além das que se assemelham ao marfim natural. REIVINDICAÇÕES» ' 1^ — Método para a formação de uma co bertura de teclas de piano, de material sintético caracte-rizado por: se providenciar um molde incluindo uma cavidade para formar uma cobertura de teclas de piano, definindo a dita cavidade uma superfície de molde tendo uma configuração orientada de forma irregular de textura de altos e baixos reproduzindo a característica do marfim natural; se colocar na dita cavidade uma composição incluin do material sintético adequado pigmentado por forma a as-semelhar-se g- marfim natural e enchimento por desgaste, tendo o dito enchimento a característica de se poder remover do artigo moldado através de um tratamento adicional; se formar uma cobertura de teclas de piano no interior da dita cavidade; e se tratar da dita cobertura de teclas de piano para remover o dito enchimento originando assim uma superfície para tocar da dita cobertura de teclas de piano que define uma pluralidade de poros finos, reproduzindo a superfície de marfim natural. 2» - Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a referida cobertura ter uma multiplicidade de poros com diâmetros geralmente entre 0,005 e 0,30 mm (0,0002 e 0,0012 polegadas).
  2. 35 - Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o dito material sintético ser seleccioriado do grupo que consiste em polímero acrílico, Ik = 35 10 15 Mod. 71 - 20.0« ex. - 90/08 20 25 30 63.318 poliuretano e epoxi. h* - Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a superfície-molde da referida cobertura ser definida por um material elastómérico. 5- - Método de acordo com a reivindicação ht caracterizado por o material elastomérico da cobertura incluir borracha de silicone. 6§ - Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido enchimento por desgaste incluir polietileno glicol (PEG). 7* - Método de acordo com a reivindicação 5» caracterizado por o enchimento PEG ter um tamanho de partícula médio de cerca de 1 micron. 8?· - Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por . multiplicidade dos ditos poros finos ter diâmetros geralmente na ordem de 0,005 e Q,030mm (O,0002 a 0,0012 polegadas). 9- - Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o dito material sintético ser seleccionado do grupo que consiste em polímero acrílico, poliuretano e epoxi. 10» - Piano tendo uma cobertura para teclas de piano de material sintético formado pelo método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se proceder finalmente à montagem da dita cobertura para teclas de piano sobre a base do teclado e se montar o dito piano.17 MAi.ISBi Lisboa, Por STFINUAY MUSICAL PROPLRTIES, INC. e REN5SELAJM P0LYTECIINIC INSTITUTE 0 AGENTE OFICj
    VASCO MASQUES LCTf, Agente OfSclald· Proprícdode lnduátri»! .C>»Jório - Arco dr^UoncelçiO, 3, = 15 = 35
PT97714A 1990-05-18 1991-05-17 Metodo para a formacao de uma cobertura de teclas de piano,substituta de marfim e pianos compreendendo a mesma PT97714A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US07/525,468 US5183955A (en) 1990-05-18 1990-05-18 Piano key covers formed of ivory substitute and pianos having same

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT97714A true PT97714A (pt) 1993-06-30

Family

ID=24093385

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97714A PT97714A (pt) 1990-05-18 1991-05-17 Metodo para a formacao de uma cobertura de teclas de piano,substituta de marfim e pianos compreendendo a mesma

Country Status (15)

Country Link
US (1) US5183955A (pt)
EP (1) EP0457619B1 (pt)
JP (2) JPH05313654A (pt)
KR (1) KR940010404B1 (pt)
AT (1) ATE133510T1 (pt)
AU (1) AU622589B2 (pt)
CA (1) CA2042903A1 (pt)
CS (1) CS146191A3 (pt)
DE (2) DE69116596T2 (pt)
FI (1) FI912384A (pt)
HU (1) HUT69525A (pt)
IE (1) IE911659A1 (pt)
NO (1) NO911941L (pt)
PL (1) PL290287A1 (pt)
PT (1) PT97714A (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP3056985B2 (ja) * 1995-10-19 2000-06-26 株式会社河合楽器製作所 抗菌鍵盤
US7270675B2 (en) * 2002-05-10 2007-09-18 Cordis Corporation Method of forming a tubular membrane on a structural frame
JP5771956B2 (ja) * 2010-11-25 2015-09-02 ヤマハ株式会社 電子楽器の鍵
JP2015055667A (ja) * 2013-09-10 2015-03-23 ヤマハ株式会社 鍵盤楽器
DE102017115672B4 (de) 2017-07-12 2020-08-27 MAX-PLANCK-Gesellschaft zur Förderung der Wissenschaften e.V. Isotropes Hydroxylapatit/Gelatine-Kompositmaterial, Verfahren zu dessen Herstellung und dessen Verwendung

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US174000A (en) * 1876-02-22 Improvement in keys for piano-fortes
US271120A (en) * 1883-01-23 Composition for covering piano-keys
US2844065A (en) * 1952-09-13 1958-07-22 Baldwin Piano Co Key and keyboard construction
US3032455A (en) * 1957-07-05 1962-05-01 Aurora Corp Plastic molding for covering musical instrument keys
US3060074A (en) * 1958-02-27 1962-10-23 Pratt Read & Co Inc Method of making plastic covered keys for musical instruments
US3031910A (en) * 1958-11-13 1962-05-01 Lofaro Domenick Keyboard guard for accordions
DE2446519A1 (de) * 1974-09-28 1976-04-15 Hermann Lorsbach Abdeckung fuer die tasten eines musikinstrumentes
US4346639A (en) * 1981-07-27 1982-08-31 Ernest Vagias Thermoplastic key face for pianos or the like
US4419921A (en) * 1982-06-07 1983-12-13 Simanski Edward G Piano keyboard shield
JPS5952614A (ja) * 1982-09-20 1984-03-27 Nippon Gakki Seizo Kk 象牙状鍵盤物質の製法
JPS62158757A (ja) * 1986-01-07 1987-07-14 Nippon Gakki Seizo Kk 鍵盤材
JPH0631938B2 (ja) * 1987-03-03 1994-04-27 株式会社河合楽器製作所 鍵 盤
EP0323425B1 (en) * 1987-12-28 1995-09-06 Yamaha Corporation An ivory-like key material and a method for producing the same
JPH03287198A (ja) * 1990-04-02 1991-12-17 Yamaha Corp 鍵盤材

Also Published As

Publication number Publication date
HU911660D0 (en) 1991-11-28
NO911941D0 (no) 1991-05-16
IE911659A1 (en) 1991-11-20
CS146191A3 (en) 1992-02-19
AU7705791A (en) 1991-11-21
EP0457619A3 (en) 1992-05-20
CA2042903A1 (en) 1991-11-19
JPH05313654A (ja) 1993-11-26
ATE133510T1 (de) 1996-02-15
HUT69525A (en) 1995-09-28
AU622589B2 (en) 1992-04-09
DE457619T1 (de) 1992-09-03
US5183955A (en) 1993-02-02
KR940010404B1 (ko) 1994-10-22
NO911941L (no) 1991-11-19
FI912384A (fi) 1991-11-19
EP0457619A2 (en) 1991-11-21
DE69116596D1 (de) 1996-03-07
JPH07290605A (ja) 1995-11-07
DE69116596T2 (de) 1996-05-30
KR910020636A (ko) 1991-12-20
PL290287A1 (en) 1992-02-24
FI912384A0 (fi) 1991-05-16
EP0457619B1 (en) 1996-01-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Thompson The practice of tempera painting
PT97714A (pt) Metodo para a formacao de uma cobertura de teclas de piano,substituta de marfim e pianos compreendendo a mesma
US5509344A (en) Member with synthetic surface replicating a surface of a specimen of a natural material
CN101688105A (zh) 防水防油防污处理液及其制备方法、使用其的防水防油防污处理方法以及使用它们处理的物品
Dougherty Pottery made easy
Gottsegen The painter's handbook
CN109312109A (zh) 组合物
Miller Figure sculpture in wax and plaster
US20130177736A1 (en) Molding, such as, for example, a kitchen sink, wash basin or the like, and method for producing such a molding
CN216762608U (zh) 一种儿童用实验放置盒
US20230095170A1 (en) Bonded sand objects
Hebb A METHOD OF CASTING FROM PAPER SQUEEZES.
Allen Some techniques in experimental sedimentology
JP3763359B2 (ja) 角度測定具
Grover et al. A Glassbead‐Glycerol Model for Non‐Steady‐State Tile Drainage
Hamilton Traces of footwear, tyres and tools, etc., in criminal investigation
Hauser A simple method of building close-packed molecular and crystal models
JPS5616843A (en) Fluff density measuring method
US858570A (en) Pad for photograph-printing machines.
JPH0643663U (ja) 蒸発の様子を視覚的に把握できる蒸発計
Preston et al. The surface properties of soap solutions
JPS6016978B2 (ja) 改質ポリプロピレンバンド
Moore Fluid mapper manual
Cohen The Basics of Throwing: A Practical Approach to Form and Design
Gettens Chemical problems in the fine arts

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19930219

FC3A Refusal

Effective date: 19980814