PT96740B - Tecido para uma camara de ar ("airbag"), camara de ar ("airbag") feita com este tecido e processos para a fabricacao do referido tecido e da referida camara de ar ("airbag") - Google Patents

Tecido para uma camara de ar ("airbag"), camara de ar ("airbag") feita com este tecido e processos para a fabricacao do referido tecido e da referida camara de ar ("airbag") Download PDF

Info

Publication number
PT96740B
PT96740B PT96740A PT9674091A PT96740B PT 96740 B PT96740 B PT 96740B PT 96740 A PT96740 A PT 96740A PT 9674091 A PT9674091 A PT 9674091A PT 96740 B PT96740 B PT 96740B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
fabric
gas
airbag
tight
yarn
Prior art date
Application number
PT96740A
Other languages
English (en)
Other versions
PT96740A (pt
Inventor
Peter Swoboda
Gerhard Hohnke
Wolfgand Goltner
Original Assignee
Hoechst Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hoechst Ag filed Critical Hoechst Ag
Publication of PT96740A publication Critical patent/PT96740A/pt
Publication of PT96740B publication Critical patent/PT96740B/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60RVEHICLES, VEHICLE FITTINGS, OR VEHICLE PARTS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60R21/00Arrangements or fittings on vehicles for protecting or preventing injuries to occupants or pedestrians in case of accidents or other traffic risks
    • B60R21/02Occupant safety arrangements or fittings, e.g. crash pads
    • B60R21/16Inflatable occupant restraints or confinements designed to inflate upon impact or impending impact, e.g. air bags
    • B60R21/23Inflatable members
    • B60R21/235Inflatable members characterised by their material
    • DTEXTILES; PAPER
    • D03WEAVING
    • D03DWOVEN FABRICS; METHODS OF WEAVING; LOOMS
    • D03D1/00Woven fabrics designed to make specified articles
    • D03D1/02Inflatable articles

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Air Bags (AREA)
  • Woven Fabrics (AREA)
  • Knitting Of Fabric (AREA)

Description

A invenção refere-se a um tecido para uma câmara de ar (airbag), feito de um fio sintético. 0 fio sintético é constituido por um fio de filamentos de poliêster com um título individual menor do que 4 dtex e com um título do fio de 250 a 550 dtex. 0 tecido propriamente dito não é, ao contrário dos tecidos de poliamidas, revestido sendo de preferência fabricado por entretecimento de fios não alisados. Uma calandragem do tecido pode ser dispensada. Como foi verificado, este tecido de fios finamente capilares de grande resistência, de filamentos de poliêster, apesar de não ter qualquer revestimento, satisfaz os requisitos postos, tais como pequena perINSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL
DIRECÇÃO DE SERVIÇOS DE PATENTES
FOLHA DO RESUMO (Continuação)
Modalidade e n.°
Data do pedido
Classificação Internacional @
Resumo (continuação)
NÃO preencher as zonas sombreadas meabilidade ao ar, um pequeno peso do tecido, uma pequena espessura do tecido e uma elevada resistência do tecido.
A câmara de ar (airbag) (1) de acordo com a presente invenção e incorporada num veículo automóvel (2) e possui uma camisa impermeável aos gases (3), representada a tracejado, e partes laterais (4), representadas a tracejado-cruzado, tendo uma permeabilidade aos gases prê-determinada.
A'câmara de ar (airbag) de acordo com a presente invenção destina-se a proteger nomeadamente os passageiros de um veículo automóvel em caso de colisão.
(Dr. Jxirgé^Garin)
DSM-5 .............
-1HOECHST AKTIENGESELLSCHAFT
TECIDO PARA UMA CÂMARA DE AR (AIRBAG), CÂMARA DE AR (AIRBAG)
FEITA COM ESTE TECIDO E PROCESSOS PARA A FABRICAÇÃO DO REFERIDO TECIDO E DA REFERIDA CÂMARA DE AR (AIRBAG)
A presente invenção diz respeito a um tecido de fio sintético para uma câmara de ar (airbag) como a que é usada cada vez mais como dispositivo de segurança em veículos automóveis.
Uma câmara de ar deste género tem a função de, numa situação de perigo, se desdobrar por meio de um gás que se escoa muito rapidamente, para formar um balão que, devido à sobrepressão que reina no seu interior, pode receber a pressão de um corpo que sobre ele se projecta, de maneira eficaz mas suave.
Isso pressupõe que a sobrepressao existente no interior da câmara de ar se mantenha até que o automóvel e portanto o corpo a amortecer tenham parado. Depois, deve o balão protector no entanto contrair-se o mais rapidamente possível a fim de impedir acções ulteriores da pessoa protegida.
Portanto uma câmara de ar deste tipo necessita ter uma caracteristica, projectada com muita precisão, do estabelecimento e anulamento da pressão ao longo do tempo, o que pode conseguir-se se se incluírem, num invólucro globalmente impermeável ao gás da câmara de ar, válvulas de escape preajustadas, ou se uma parte do seu invólucro, o chamado manto, for estanque aos gases, enquanto as partes laterais apresentam uma permeabilidade
-2aos gases controlada.
Os requisitos importantes a que deve satisfazer o tecido de uma câmara de ar deste gênero são uma pequena permeabilidade ao ar, um peso reduzido e uma pequena espessura (para economia de espaço na colocação no automóvel), e ainda uma elevada força de tracção mãxima e um alongamento elevado para a força de tracção máxima (para absorção de energia quando do desdobramento explosivo da câmara de ar).
As câmaras de ar deste género usadas na prática são preponderantemente feitas de tecido de poliamida revestido com borracha, garantindo o revestimento com borracha a reduzida permeabilidade ao ar. Descreve-se um tecido deste género, por exemplo, na patente de invenção DE-OS 23 17 991.
Da patente de invenção europeia Ns 31 4 867 ê conhecido um tecido de poliamida não revestido para uma câmara de ar deste gênero, no qual se pretende obter a permeabilidade ao ar reduzida por contracção, termofixação e calandragem do tecido. Nesta publicação afirma-se que podem também usar-se em vez de fios de poliamida, fios de poliéster, aramidas, PPS, poliimidas e similares. 0 tecido aí descrito tem uma capa de tela com 34 fios de teia/cm de 470 dtex e 16 fios de trama/cm de 470 dtex.
Do pedido de patente de invenção japonesa Sho-64-41438 (Derwent-Referat JA 89-090413/12) é conhecido um tecido básico para uma câmara de ar do género em questão, constituído por um fio com uma resistência à rotura superior a 8,5/den e um título de fibras individuais inferior a 3 den e tendo um peso por uni-3-
dade de área de 50 a 300 g/m . Os fios usados devem ter um título compreendido entre 150 e 3000 den e ser fios multifilamentos (fio sem fim) ou um fio de fibras fiadas, podendo também apresentar um tufo. Como material para a fabricação dos filamentos ou fibras são apropriados praticamente todos os polímeros sintéticos ou semi-sintéticos susceptíveis de ser fiados, tais como poliamidas, poliéstres, polímeros de vinilo, poliolefinas, rayon, polioximetileno, polissulfonas. Mas são apropriadas também fibras de carvão, fibras de vidro, fibras cerâmicas ou fibras metálicas.
Para a fabricação de uma câmara de ar deste gênero destes tecidos básicos eles têm usualmente de ser .revestidos de borracha.
Esta publicação não dá ao técnico qualquer indicação sobre como obter um tecido apropriado para a fabricação de uma câmara de ar deste gênero sem aplicação de borracha.
Uma aplicação de borracha ao tecido de poliamida torna a fabricação de uma câmara de ar deste gênero complicada e cara e conduz a um grande espaço ocupado pela câmara de ar dobrada. Também, estes tecidos de poliamida tendem, devido â aplicação do revestimento de borracha, a deteriorar-se, o que diminui a sua duração de vida útil. A contracção, termofixação e calandragem do tecido previsto no estado da técnica em vez de uma aplicação de borracha tornam a fabricaçao das câmaras de ar deste tipo também complicada e dispendiosa.
A presente invenção tem por objectivo proporcionar um /
-4tecido sem revestimento de um fio sintético para uma câmara de ar do género em questão que se caracteriza por uma possibilidade de fabricação particularmente simples, mas que satisfaz aos requisitos/ postos aos materiais para as câmaras de ar deste género, tais como pequena permeabilidade ao ar, pequeno peso do tecido, pequena espessura do tecido e uma elevada resistência do mesmo.
Este problema é resolvido segundo a presente invenção de acordo com a reivindicação 1.
Como já se mostrou de maneira surpreendente, proporciona-se, pela utilização de um fio de filamentos de poliéster capilares e muito resistentes, com um título individual de 4 dtex ou inferior e um título do fio na gama que vai de 250 a 550 dtex, sem tratamento especial do tecido, tal como contracção, termofixação ou calandragem, um tecido para as câmaras de ar em questão, que possui, já sem revestimento nem aplicação de borracha, as características necessárias, em especial uma permeabilidade ao ar reduzida. 0 tecido formado segundo a presente invenção caracteriza-se portanto por uma possibilidade de fabricação particularmente simples. Dada a inexistência de borracha, não há o perigo de deterioração, o que tem um efeito vantajoso sobre a duração de vida.
título individual dos fios de poliéster pode por exemplo ser de 3,3 dtex, sendo mesmo de preferência inferior a 3 dtex.
O título do fio fiado de poliéster está de preferência
-5na gama que vai de 280 a 450 dtex, em particular na gama entre
280 e 350 dtex.
A baixa permeabilidade ao ar do tecido formado segundo a presente invenção deve atribuir-se em especial aos fios capilares de teia e de trama de poliéster. O título fino dos fios conduz a um peso reduzido do tecido e a uma espessura reduzida do mesmo. 0 peso por unidade de área é de preferência inferior a 200 g/m , em especial inferior a 190 g/m , por exemplo 177 g/m , enquanto a espessura do tecido é de preferência inferior a 0,35 mm, em especial e de preferência inferior a 0,30 mm, em particular inferior a 0,26 mm.
De preferência, o fio de poliéster possui uma resistência máxima à tracção, relativamente à finura, superior a 60 cN/ /tex e um alongamento para a tracção máxima superior a 15%. É muito apropriado para a fabricação do tecido segundo a presente invenção, por exemplo, o fio de poliéster existente no mercado (R)TREVIRA HOCHFEST da firma HOECHST AG. A força de tracção máxima do tecido deve ser superior a 220 daN e o alongamento para a tracçao máxima superior a 25%, respectivamente, com referência a uma tira de tecido de 5 cm de largura. Estes valores da resistência e do alongamento garantem que o tecido é apropriado para suportar o trabalho no caso de abertura explosiva da câmara de ar em questão.
Para os fins segundo a presente invenção, podem usar-se tecidos com os mais diversos ligamentos, tais como por exemplo ligamento de tela 1/1. Mas para a modificação dos tecidos com
-6vista a certos fins podem preferir-se variantes, por exemplo um ligamento ripstop (ligamento contra rasgões) ou ligamento de sarja cruzada.
Para se obter a menor permeabilidade possível ao ar, como é por exemplo desejado para a zona do manto da câmara de ar em questão, o tecido deve - para o título dos fios escolhidos e para a construção do tecido escolhida - possuir o ajustamento mais denso possível do tecido, isto é, o tecido deve ter o número máximo possível de fiós de teia e de trama por unidade de comprimento.
Para um tecido com ligamento de tela 1/1, por exemplo de fio de poliéster de 313 dtex, aplicam-se convenientemente 23 a 29 fios/cm - por exemplo 26 fios/cm - na teia e na trama.
Para valores mais baixos do título dos fios aplica-se um número de fios/cm correspondentemente maior e para valores mais elevados do título dos fios um número de fios/cm correspondentemente menor. No caso de tecidos por exemplo com ligamento resistente aos rasgões, a gama de valores do número de fios ê de 25 a 30 fios/cm.
Numa forma de realização da presente invenção particularmente preferida, o tecido do manto da câmara de ar tem um ligamento resistente aos rasgões e uma densidade de fios máxima. Além disso prefere-se neste caso que haja um fio múltiplo de 3 em 3 a de 8 em 8 mm. É particularmente conveniente uma distância de 4,5 a 5,5 mm entre os fios múltiplos e a escolha de fios duplos como fios múltiplos.
-Ί Se a câmara de ar em questão tiver além dà sua parte de tecido estanque aos gases uma parte do tecido para evacuação dos gases, então a parte de evacuação dos gases é de preferência constituída por um tecido cuja densidade de fios é 10 a 25% menor do que a da parte do tecido estanque aos gases, isto é, para um ligamento de tela 1/1 e um fio de 313 dtex, cerca de 18 a 26 fios/cm, por exemplo 22 fios/cm na teia e 24 fios/cm na trama. Tal como na zona do manto, para valores do título dos fios mais baixos aplicam-se números de fios/cm correspondentemente maiores e para títulos dos fios maiores um número de fios/cm menor. De maneira particularmente preferida, o tecido de evacuação dos gases é realizado com ligamento de sarja cruzada, em especial um ligamento de teia de sarja cruzada.
Mediante esta densidade menor do tecido consegue-se obter a permeabilidade mais alta ao ar, tal como é necessário para a parte do tecido para evacuação dos gases. No restante, a parte de evacuação dos gases do tecido pode ter praticamente as mesmas características dos fios e do tecido que a parte do tecido estanque aos gases.
Numa outra variante aperfeiçoada da presente invenção, o tecido da parte estanque aos gases (parte do manto) é constituída por fios de teia torcidos e fios de trama não torcidos, enquanto na parte de evacuação dos gases os fios de trama não torcidos podem ser também torcidos. A torção dos fios situa-se de preferência na gama que vai de 110 a 130/m, em especial cerca de 120/m.
Utiliza-se de preferência um fio de poliéster sem acabamento, com uma contracção térmica, a 200°C, inferior a 9%, de preferência menor do que 6% e em especial menor do que 4,7%.
Como já foi mencionado, no tecido formado segundo a presente invenção não é necessária uma contracção e termofixação. Tendo em atenção a pequena espessura do tecido também não é necessárià uma calandragem. Estas medidas podem portanto eliminar-se.
Um objecto da presente invenção é também uma câmara de ar, em especial uma câmara de ar na qual se prevê uma parte de tecido estanque ao ar e uma parte de tecido para evacuação de gases, construída essencialmente com o tecido atrás descrito, sem revestimento e sem borracha e, de preferência, também sem tratamento nem calandragem.
Numa forma de realização preferida segundo a presente invenção da câmara de ar em questão, a parte de tecido estanque aos gases é constituída por um tecido com a máxima densidade de fios, em especial com ligamento resistente aos rasgões, havendo fios múltiplos de 3 a 8 mm de distância uns dos outros. De maneira particularmente conveniente essa distância é de 4,5 a 5,5 mm e os fios múltiplos são fios duplos.
Numa outra forma de realização preferida, a parte do tecido para evacuação de gases é cosntituída por um tecido cuja densidade de fios é cerca de 10 a 25% mais baixa do que a densidade de fios da parte de tecido estanque aos gases e que de preferência apresenta um ligamento de sarja cruzada , em especial // γ9 um ligamento de teia-sarja cruzada.
Alêm disso, preferem-se câmaras de ar segundo a presente invenção nas quais o tecido estanque aos gases é feito de fios de teia torcidos e fios de trama não torcidos, sendo pelo contrário o tecido para evacuação dos gases feito com fios de teia e de trama torcidos.
Sao formas de realização particularmente preferidas do tecido segundo a presente invenção e para a câmara de ar segundo a presente invenção as que apresentam uma combinação de vá-/ rias das características preferidas atrás referidas.
A fabricação do tecido segundo a presente invenção faz-se de acordo com um processo de tecedura conhecido e é caracterizada por se tecer um fio sintético de filamentos de poliêster de elevada resistência, com um título individual de 4 dtex, ou inferior, e um título dòs fios situado na gama que vai de 250 a 550 dtex.
De preferência tece-se um fio de poliêster com uma resistência â tracçao, referida à finura, superior a 60 dN/tex e um alongamento para a tensão de tracção máxima superior a 15%. Além disso, é vantajoso tecer-se um fio de poliêster que possua uma contracção térmica a 200°C inferior a 9%, de preferência inferior a 6%, em especial inferior a 4,7%.
Em especial, para a fabricação de um tecido para a parte estanque aos gases de uma câmara de ar deste género, para a qual se previram uma parte estanque aos gases e uma parte para evacuação de gases, tece-se um fio de teia torcido e um fio de //
-10/ .
trama não torcido. Para a fabricação de um tecido para a parte para evacuação de gases tece-se de preferência um fio de teia torcido e um fio de trama torcido ou nao torcido.
Mostrou-se além disso ser conveniente que seja tecido um ligamento de tela 1/1, mas de preferência, para o material estanque aos gases, um ligamento resistente aos rasgões, e para o material de evacuação dos gases, um ligamento de sarja cruzada, em especial um ligamento de teia de sarja cruzada.
Além disso, há vantagem se se fizer, quando da tecedura, o ajustamento da máquina de modo que resultem os parâmetros do tecido preferidos já mencionados mais atrás.
A fabricação de uma câmara de ar segundo a presente invenção na qual se previram uma parte estanque aos gases e uma parte de evacuação dos gases, faz-se por união de panos de tecido cortados apropriadamente, de uma maneira já conhecida, e caracteriza-se pelo facto de se utilizar para a parte do tecido estanque aos gases um tecido de acordo com a reivindicação 1, com a densidade de fios do tecido máxima e para a parte do tecido de evacuação dos gases um tecido de acordo com a reivindicação 1 cuja densidade de fios é cerca de 10 a 25% menor do que a da parte do tecido estanque aos gases.
De preferência, utiliza-se para a parte do tecido estanque aos gases um tecido com fios de teia torcidos e fios de trama não torcidos e para a parte do tecido para evacuação dos gases um tecido com fios de teia e de trama torcidos.
A fabricação de outras formas de realização particular/Τ'
-11 -/ mente preferidas da câmara de ar de acordo com a presente invenção faz-se pela utilização dos tecidos atrás descritos com uma combinação das características preferidas, por exemplo por utilização de um tecido do manto estanque aos gases com ligamento resistente aos rasgões e de um tecido de condução dos gases com um ligamento de sarja cruzada.
Exemplo 1
Utilizou-se para a fabricação de um tecido, não revestido, para uma câmara de ar segundo a invenção para o passageiro ao lado do condutor um fio de filamentos de poliéster TREVIRA HOCHFEST 315 dtex f96, que possuia portanto um título individual de 3,3 dtex.
Este fio tinha as seguintes características:
Força de tracção máxima 20,8 N
Força de tracção referida â finura 66 cN/tex
Alongamento para a força de tracção máxima 19%
Termocontracção a 200°C 4,7%
Ponto de fusão 257°C
A) como construção do tecido escolheu-se um ligamento de tela 1/1, tendo sido usados, na teia, TREVIRA HOCHFEST 315 dtex f96 VZ 120 sem acabamento e, na trama, TREVIRA HOCHFEST 315 dtex f96 VO. Escolheu-se a densidade de fios máxima, tanto na teia como da trama, de 26 fios/cm.
Os dados do tecido em bruto eram:
Peso por unidade de área 177 g/m /
Á 2Espessura do tecido Força de tracção máxima (medida numa tira de tecido com 5 cm de largura) Alongamento para a força de (medido numa tira de tecido cm de largura)
Permeabilidade do ar
0,26 mm'
255 daN
265 daN (teia) (trama) tracção máxima com
34% (teia)
26% (trama)
-2 -1 m s a 50 mm de coluna de água
Este tecido, constituído por fios de poliéster sem acabamento, foi fabricado sem preparo e sem calandragem e sem ser dotado de qualquer revestimento e utilizado na parte estanque aos gases de uma câmara de ar.
B) para a parte de evacuaçao dos gases da câmara de ar foi usado um tecido com a seguinte construção:.'·:
Teia: TREVIRA HOCHFEST 315 dtex f96 VZ 120 sem acabamento
Trama: TREVIRA HOCHFEST 315 dtex f96 VZ 120
Densidade de fios no tecido: 22 fios/cm (teia) 24 fios/ /cm (trama)
Ligamento de tela: 1/1
Os dados do tecido em bruto da parte de condução dos ga ses da câmara de ar eram:
Peso por unidade de área: 156 g/m
Espessura do tecido:
0,23 mm
Força de tracçao máxima: 226 daN (teia) (fita de 5 cm de largura): 226 daN (trama)
Alongamento para a força de tracção máxima: 25,5% (teia) (fita de 5cm de largura) 27% (trama)
-2 -1
Permeabilidade do ar: 78 1 m s para 50mm de coluna de água.
Como pode ver-se, no caso do tecido da parte de evacuação dos gases da câmara de ar utilizam-se não só fios de teia torcidos como também fios de trama torcidos, bem como, relativamente à parte estanque ao ar, diminui-se a densidade de fios, mais concretamente de 26 fios/cm para 22 ou 24 fios/cm. Daqui resultou um aumento da permeabilidade ao ar de 6 para 78,1 -2 -1 m s para 50 mm de coluna de água.
Exemplo 2
A) Para a fabricaçao de um tecido sem acabamento para a parte estanque aos gases de uma câmara de ar para o passageiro ao lado do condutor, utilizou-se um fio de fibras de poliéster TREVIRA HOCHFEST 315 dtex f100, que tinha portanto um título de 3,15 dtex.
Este fio tinha as seguintes características:
Força de tracção máxima: 20,8 N
Força de tracção referida à finura: 66 cN/tex
Alongamento para a força de tracção máxima: 19%
Termocontracção a 200°C: 4,7%
Ponto de fusão: 257°c /
y
-14Como construção do tecido, utilizou-se um ligamento resistente aos rasgões (5 mm) com uma densidade de 28/28 fios/cm tendo sido usados, na teia, TREVIRA HOCHFEST 315 dtex f100 VZ 120 e, na trama, TREVIRA HOCHFEST 315 dtex f100 VO.
Por ligamento resistente aos rasgões (5mm) entende-se aqui um ligamento resistente aos rasgões no qual se introduziram, na teia e na trama, fios duplos de 5 em 5 mm.
Os dados do tecido em bruto eram;
Peso por unidade de área
Espessura do tecido
Força de tracção máxima (medida numa tira de tecido com 5 cm de largura)
Alongamento para a força de tracção máxima 31% (teia) (medido numa tira de tecido com 5cm de largura)
194 g/in 0,33 mm
239 daN (teia)
277 daN (trama)
28% (trama)
-2 -1
Permeabilidade ao ar 4,71 m s para 50mm de coluna de água
Este tecido feito de fios de poliêster sem acabamento foi fabricado sem tratamento e sem calandragem e sem qualquer revestimento, e utilizado na parte estanque aos gases de uma câmara de ar.
B) Para a parte de evacuação dos gases da câmara de ar utilizou-se um tecido com a seguinte construção:
Teia: TREVIRA HOCHFEST 315 dtex f100 VZ 120 sem acabamento
Trama: TREVIRA HOCHFEST 315 dtex f100 VZ 120 Densidade de fios: Teia - ligamento de sarja cruzada 2/2 com 24 fios/cm (teia) e 24 fios/cm (trama).
Os dados do tecido em bruto da parte de evacuação dos gases da câmara de ar eram:
Peso por unidade de area: 159 g/m
Espessura do tecido: 0,25 mm
Força de tracção máxima: 240 daN (teia) (tira de tecido com 5cm de largura) 229 daN (trama)
Alongamento para a força de tracção máxima: 25% (teia) (fita de tecido com 5cm de largura): 23% (trama)
-2 -1
Permeabilidade ao ar: 48 1 m s para 50mm de coluna de água
Exemplo 3
A) De maneira análoga à das partes A) dos exemplos anteriores, pode obter-se também um tecido do manto para uma câmara de ar segundo a presente invenção utilizando um fio de poliêster com a especificação anterior com um título de 400 dtex f100. Se se escolher a constituição que pode ver-se a seguir, obtêm-se os dados do tecido indicados:
Título do fio 400 dtex f100
Construção ligamento resistente -aos:. · rasgões (5mm)
Densidade de fios (teia/trama)
24/24
-16Peso por unidade de área 210 g/in
Espessura do tecido 0,36 mm
Força de tracção máxima (5 cm) (teia/trama) 255/303 daN Alongamento para a força de tracção máxima (5 cm) (teia/trama) 35/29
-2 -1
Permeabilidade ao ar (1 m s a 50 mm de coluna de água)
9,4
B) de maneira análoga às partes B) dos exemplos anteriores descritos, pode obter-se também um tecido permeável aos gases para uma câmara de ar segundo a presente invenção, se se utilizar na teia TREVIRA HOCHFEST 400 dtex f 100 VZ 120 (1 20 T/m na direcção Z) e na trama TREVIRA HOCHFEST 400 dtex f100 VO (não torcido) se se escolherem as densidades de fios indicados a seguir, obtêm-se os dados do tecido indicados:
Construção teia-sarja cruzada.2/2
Densidade de fios (teia/trama) 20/20 cm
Peso por unidade de área 163 g/m
Espessura do tecido 0,35 mm
Força máxima de tracção (5 cm) (teia/trama) 250/236 daN
Alongamento para a força de tracção máxima (5 cm) (teia/trama) 26/21 % — 2 —1 >
Permeabilidade ao ar 1 m s 50 mm de água . 90

Claims (25)

  1. -17REIVINDICAÇQES i
    1. - Tecido de fio sintético para uma câmara de ar (airbag) que é formado sem revestimento, caracterizado por o fio sintético ser constituído por um fio de elevada resistência, de filamentos de poliéster, com um título individual de 4 dtex ou inferior e com um título do tecido no intervalo de 250 a 550 dtex.
  2. 2. - Tecido de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o fio de poliéster possuir uma força de tracção mãxima, referida ã finura, de mais de 60 cN/tex e um alongamento de tracção máximo de mais de 15%.
    -18// $
    X* ,.
  3. 3. - Tecido de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o fio de poliéster possuir uma contracçao térmica a 200°C de menos de 9%.
  4. 4. - Tecido de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o fio de poliéster não ser alisado.
  5. 5. - Tecido de acordo com a reivindicação 1, para a parte estanque aos gases de uma câmara de ar (airbag), no qual se preveem uma parte de tecido estanque aos gases e uma parte de tecido de evacuação dos gases, caracterizado por este tecido ser constituído por fios de teia torcidos e fios de tra ma não torcidos.
  6. 6. - Tecido de acordo com a reivindicação 1, para a parte de evacuação de gases de uma câmara de ar (airbag) , no qual se previram uma parte estanque aos gases e uma parte de evacuação dos gases, caracterizado por este tecido ser constituído por fios de teia torcidos e fios de trama torcidos ou não torcidos.
  7. 7. - Tecido de acordo com as reivindicações 5 ou 6, caracterizado por a torção dos fios se situar no intervalo de 110 a 130/m.
    -198. - Tecido de acordo com a reivindicação 1, para a par te estanque aos gases de uma câmara de ar (airbag), no qual se previram uma parte de tecido estanque aos gases e uma parte de evacuação dos gases, caracterizado por este tecido apresentar um ligamento que impede o rasgamento.
  8. 9. - Tecido de acordo com a reivindicação 1, para a par te de evacuação de gases de uma câmara de ar (airbag), no qual se previram uma parte estanque aos gases e uma parte de evacuação dos gases, caracterizado por apresentar um ligamento de sarja cruzada.
  9. 10. - Tecido caracterizado por, para a parte estanque aos gases da câmara de ar (airbag) - possuir - para o título escolhido do fio e para a construção escolhida do fio - um aju£ tamento maximamente espesso e para a parte de evacuação dos gases da câmara de ar (airbag) um ajustamento do tecido 10 a
    25% mais baixo.
  10. 11. - Tecido, caracterizado por possuir um peso especifi co por unidade de area inferior a 200 g/m e uma espessura do tecido inferior a 0,35 mm.
  11. 12. - Tecido de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por possuir uma força de tracção máxi-20ma superior a 220 daN e um alongamento de traeção máximo superior a 25%, ambos medidos numa tira de tecido com a largura de
    5 cm.
  12. 13. - Câmara de ar (airbag), caracterizada por ser construída substancialmente a partir de tecidos de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores.
  13. 14. - Câmara de ar (airbag) de acordo com a reivindi cação 13, na qual se previram uma parte de tecido estanque aos gases e uma parte de evacuação dos gases, caracterizada por ser constituída por um tecido com ligamento que impede o rasgamento e com o ajustamento maximamente espesso do tecido.
  14. 15. - Câmara de ar (airbag) de acordo com a reivindi cação 13, na qual se previram uma parte do tecido estanque aos gases e uma parte de evacuação dos gases, caracterizada por a parte do tecido de evacuação dos gases ser feita de tecido cujo ajustamento é 10 a 25% inferior ao da parte do tecido estanque aos gases.
  15. 16,- Câmara de ar (airbag) de acordo com a reivindi cação 13, na qual se previram uma parte do tecido estanque aos gases e uma parte de evacuação dos gases, caracterizado por o tecido estanque aos gases ser feito de fios de teia torcidos e
    -21fios de trama não torcidos.
  16. 17. - Câmara de ar (airbag) de acordo com a reivindicação 13, na qual se previram uma parte do tecido estanque aos gases e outra parte de evacuação dos gases, caracterizado por o tecido de evacuação dos gases ser feito de fios de teia torcidos e de fios de trama torcidos.
  17. 18. - Processo para a fabricação de um tecido para uma câmara de ar (airbag) que é feito sem revestimento, caracterizado por se entretecer um fio sintético de um fio de filamentos de poliéster de elevada resistência com um título individual inferior a 4 dtex e com um título do fio no intervalo de
    250 a 550 dtex.
  18. 19. - Processo de acordo com a reivindicação 18, caracterizado por se entretecer um fio de poliéster com uma força de tracção máxima, referida â finura, de mais de 60 cN/tex e um alongamento de tracção máximo de mais de 15%.
  19. 20. - Processo de acordo com qualquer das reivindicações 18 ou 19, caracterizado por se tecer um fio de poliéster que possui uma contracção térmica a 200°C inferior a 9%.
  20. 21.- Processo de acordo com a reivindicação 18, para a
    -22fabricação de um tecido para a parte estanque aos gases de uma câmara de ar (airbag) na qual se previram uma parte de tecido estanque aos gases e uma parte de evacuação dos gases, caracterizado por se tecer um fio de teia torcido e um fio de trama torcido ou não torcido.
  21. 22. - Processo de acordo com a reivindicação 18, para a fabricação de um tecido para a parte de evacuação dos gases de uma câmara de ar (airbag), na qual se previram uma parte de tecido estanque aos gases e uma parte de evacuação dos gases, caracterizado por se tecer um fio de teia torcido e um fio de trama torcido.
  22. 23. - Processo de acordo com a reivindicação 18, para a fabricação de um tecido para a parte estanque aos gases de uma câmara de ar (airbag), na qual se previram uma parte de tecido estanque aos gases e uma parte de evacuação dos gases, caracterizado por se tecer um ligamento que impede o rasgamento.
  23. 24.- Processo de acordo com a reivindicação 18, para a fabricação de um tecido para a parte de evacuação dos gases de uma câmara de ar (airbag), na qual se previram uma parte de tecido estanque aos gases e uma parte de evacuação dos gases, caracterizado por se tecer um ligamento de sarja cruzada.
    -2325. - Processo para a fabricação de uma câmara de ar (airbag) na qual se previram uma parte de tecido estanque aos gases e uma parte de evacuação dos gases pela união de panos de tecido apropriadamente cortados, de uma maneira já conhecida, caracterizado por se utilizar para a parte de teci do estar.cue aos gases um tecido de acordo com a reivindicação 1 com ajustamento mais espesso do tecido e para a parte do te eido de evacuação dos gases um tecido de acordo com a reivindicação 1, cujo ajustamento é 10 a
  24. 25% inferior ao da parte do tecido estanque aos gases.
  25. 26, - Processo de acordo com a reivindicação 25, caracterizado por se utilizar para a parte de tecido estanque aos gases um tecido com ligamento que impede o rasgamento, de preferência com fios de teia torcidos e fios de trama não tor eidos e para a parte de tecido de evacuação dos gases um tecido com ligamento de sarja cruzada, de preferência com fios de teia torcidos e fios de trama torcidos.
PT96740A 1990-02-12 1991-02-11 Tecido para uma camara de ar ("airbag"), camara de ar ("airbag") feita com este tecido e processos para a fabricacao do referido tecido e da referida camara de ar ("airbag") PT96740B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE4004216A DE4004216A1 (de) 1990-02-12 1990-02-12 Gewebe fuer einen airbag

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT96740A PT96740A (pt) 1992-12-31
PT96740B true PT96740B (pt) 1998-07-31

Family

ID=6399944

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96740A PT96740B (pt) 1990-02-12 1991-02-11 Tecido para uma camara de ar ("airbag"), camara de ar ("airbag") feita com este tecido e processos para a fabricacao do referido tecido e da referida camara de ar ("airbag")

Country Status (8)

Country Link
EP (1) EP0442373B1 (pt)
JP (1) JPH04214437A (pt)
AT (1) ATE107900T1 (pt)
DE (2) DE4004216A1 (pt)
DK (1) DK0442373T3 (pt)
ES (1) ES2057618T3 (pt)
IE (1) IE64684B1 (pt)
PT (1) PT96740B (pt)

Families Citing this family (48)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP0501295B1 (de) * 1991-02-26 1996-11-27 Akzo Nobel N.V. Unbeschichtetes Gewebe für die Herstellung von Airbags
US5508073A (en) * 1991-02-26 1996-04-16 Akzo Nv Uncoated fabric for manufacturing air bags
EP0509399B1 (de) 1991-04-15 1996-03-20 Hoechst Aktiengesellschaft Gewebe für einen Airbag
ATE147446T1 (de) * 1991-07-08 1997-01-15 Teijin Ltd Webware für sportartikel die im wind anschwellen
ES2130144T3 (es) * 1991-07-16 1999-07-01 Akzo Nobel Nv Tejidos tecnicos con permeabilidad al aire ajustada de forma preestablecida y alta resistencia al envejecimiento, asi como procedimiento para su produccion.
DE4127185C2 (de) * 1991-08-16 1995-09-21 Ulmia Tech Textilien Gmbh & Co Gewebe zur Herstellung eines Airbags
US5296278A (en) * 1991-09-27 1994-03-22 Teijin Limited Gastight woven fabric sheet for air bags and a process for producing same
EP0562458A1 (de) * 1992-03-25 1993-09-29 Akzo Nobel N.V. Technische Gewebe mit hoher Temperaturbeständigkeit
ES2064297T3 (es) * 1992-11-27 1998-07-01 Trw Repa Gmbh Bolsa inflable para un sistema de retencion en un vehiculo y tejido para su fabricacion.
EP0607798B1 (en) * 1993-01-06 1997-04-23 Teijin Limited Polyester filament woven fabric for air bags
US5277230A (en) * 1993-02-22 1994-01-11 Milliken Research Corporation Double twillwoven air bag fabric
WO1994020334A1 (en) * 1993-03-03 1994-09-15 Teijin Limited Filter cloth for air bag
ES2106389T3 (es) * 1993-03-19 1997-11-01 Akzo Nobel Nv Cojin de aire y tejido para su fabricacion.
DE4308871A1 (de) * 1993-03-19 1994-09-22 Akzo Nv Gewebe für die Herstellung von Airbags
DE4321311A1 (de) * 1993-06-26 1995-01-05 Akzo Nobel Nv Gewebe zur Herstellung von Airbags
DE69419729T2 (de) * 1993-10-13 1999-12-30 Teijin Ltd., Osaka Gewebe für hochleistungs-luftsack und verfahren zu dessen herstellung
DE4401003A1 (de) * 1994-01-17 1995-07-20 Hoechst Ag Gewebe hoher Drapierfähigkeit, Verfahren zu dessen Herstellung, dessen Verwendung zur Herstellung von Airbags sowie Airbag aus diesem Gewebe
US5503197A (en) * 1994-03-30 1996-04-02 Milliken Research Corporation Method for producing high weave density airbag fabric on a water-jet loom using unsized yarns
US5421378A (en) * 1994-03-30 1995-06-06 Milliken Research Corporation Airbag weaving on a water-jet loom using yarns
DE59503873D1 (de) * 1994-08-25 1998-11-12 Rhodia Filtec Ag Unbeschichtetes gewebe für airbag
DE19537699A1 (de) * 1995-10-11 1997-04-17 Hoechst Trevira Gmbh & Co Kg Schwerentflammbare Gewebe enthaltend phosphor-modifizierte Polyesterfasern, Airbags daraus und deren Verwendung
DE19611737A1 (de) * 1996-03-25 1997-10-02 Utt Tech Textilien Gmbh & Co Gewebe zur Herstellung eines Airbags
US5881776A (en) 1997-01-24 1999-03-16 Safety Components Fabric Technologies, Inc. Rapier woven low permeability air bag fabric
DE19806153A1 (de) * 1998-02-14 1999-08-19 Niggemann Stoßstangenairbag
DE19847854C2 (de) * 1998-10-16 2002-06-20 Breed Automotive Tech Zweikammerluftsack
DE19908610A1 (de) * 1999-02-27 2000-08-31 Bayerische Motoren Werke Ag Verfahren und Vorrichtung zum Verpacken eines Luftsackes für einen Airbagmodul
WO2004106120A1 (en) 2003-05-15 2004-12-09 Invista Technologies S.A.R.L. Polyester filament woven fabric for air bags
US10125436B2 (en) 2007-11-09 2018-11-13 Invista North America S.A R.L. High tenacity low shrinkage polyamide yarns
DE102009009905A1 (de) * 2009-02-20 2010-08-26 Trw Automotive Gmbh Gassack
US9758903B2 (en) 2009-04-14 2017-09-12 Kolon Industries, Inc. Polyester fiber for airbag and preparation method thereof
US8822358B2 (en) 2009-04-23 2014-09-02 Kolon Industries, Inc. Polyester fabrics for airbag and preparation method thereof
CN102459725B (zh) 2009-06-15 2014-07-23 可隆工业株式会社 用于气囊的聚酯纤维及其制备方法
KR101575837B1 (ko) 2009-12-18 2015-12-22 코오롱인더스트리 주식회사 에어백용 폴리에스테르 원사 및 그의 제조방법
EP2554722B1 (en) 2010-03-29 2021-02-24 Kolon Industries, Inc. Polyester yarn and method for manufacturing same
WO2011122800A2 (ko) 2010-03-30 2011-10-06 코오롱인더스트리 주식회사 폴리에스테르 원단 및 그의 제조 방법
JP6040146B2 (ja) * 2010-03-30 2016-12-07 コーロン インダストリーズ インク ポリエステル織物およびその製造方法
US20130187367A1 (en) 2010-09-17 2013-07-25 Kolon Industries, Inc. Polyester yarn and a production method therefor
KR101736421B1 (ko) 2010-09-17 2017-05-17 코오롱인더스트리 주식회사 폴리에스테르 원사 및 그의 제조방법
KR101779442B1 (ko) 2010-12-15 2017-09-18 코오롱인더스트리 주식회사 폴리에스테르 원사 및 그의 제조방법
KR20120078630A (ko) 2010-12-31 2012-07-10 코오롱인더스트리 주식회사 폴리에스테르 원사 및 그의 제조방법
KR20120083776A (ko) 2011-01-18 2012-07-26 코오롱인더스트리 주식회사 폴리에스테르 원사 및 이를 포함하는 폴리에스테르 원단
EP2503037B1 (en) * 2011-03-23 2021-04-28 Autoliv Development AB A fabric for use in the manufacture of an inflatable air-bag
CN104499147A (zh) 2011-03-31 2015-04-08 可隆工业株式会社 聚酯织物及其制备方法
WO2013025062A2 (ko) 2011-08-17 2013-02-21 코오롱인더스트리 주식회사 폴리에스테르 원사의 제조 방법
AT513752B1 (de) * 2013-05-14 2014-07-15 Haberkorn & Co Gmbh A Lanze zum Leiten eines Gases in einen Airbelt
CN103643368A (zh) * 2013-11-04 2014-03-19 江苏顺远纺织科技有限公司 一种超仿棉色织格面料
PL3162936T3 (pl) 2014-06-24 2021-09-06 Kolon Industries, Inc. Sposób wytwarzania tkaniny poliestrowej na poduszkę powietrzną
JP7059191B2 (ja) 2016-09-28 2022-04-25 セーレン株式会社 ノンコートエアバッグ用織物およびエアバッグ

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA974745A (en) * 1972-04-25 1975-09-23 Clifford Hoyle Low permeability woven fabric
US3842583A (en) * 1972-06-30 1974-10-22 Du Pont Yarn and inflatable bag made therefrom
US4559975A (en) * 1982-02-18 1985-12-24 Stits Raymond M High tenacity polyester filament fabric
DE3644554C1 (de) * 1986-12-24 1988-04-21 Daimler Benz Ag Gaskissen-Aufprallschutzvorrichtung fuer die Insassen eines Kraftfahrzeuges mit einem Filter zum Reinigen des Treibgases
DE8714595U1 (de) * 1987-11-03 1988-01-28 Bloch, Klaus, 5205 St Augustin Airbag für Kraftfahrzeuge

Also Published As

Publication number Publication date
JPH04214437A (ja) 1992-08-05
DK0442373T3 (da) 1994-10-31
ATE107900T1 (de) 1994-07-15
EP0442373A1 (de) 1991-08-21
DE59102043D1 (de) 1994-08-04
IE64684B1 (en) 1995-08-23
EP0442373B1 (de) 1994-06-29
DE4004216A1 (de) 1991-08-14
ES2057618T3 (es) 1994-10-16
IE910449A1 (en) 1991-08-14
PT96740A (pt) 1992-12-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT96740B (pt) Tecido para uma camara de ar ("airbag"), camara de ar ("airbag") feita com este tecido e processos para a fabricacao do referido tecido e da referida camara de ar ("airbag")
US5236775A (en) Fabric for airbag
US5607183A (en) Air bag provided with reinforcing belts
CA2181917C (en) Air bag
JP3207204B2 (ja) エアーバッグ用フィルタークロス
KR0173494B1 (ko) 에어백용 폴리에스테르 필라멘트 직물
US3991249A (en) Fabric material for producing woven air bags utilized for protecting riders in vehicles
JP3855775B2 (ja) コ−トエアバッグ用基布
US20070040368A1 (en) One-piece woven airbag with tethers
JPH01122752A (ja) 自動車のためのエアバック
BR112019022728A2 (pt) Tecido tecido com baixa permeabilidade e alta resistência e métodos para a produção do mesmo
DE4401003A1 (de) Gewebe hoher Drapierfähigkeit, Verfahren zu dessen Herstellung, dessen Verwendung zur Herstellung von Airbags sowie Airbag aus diesem Gewebe
JPH05140836A (ja) エアバツク用生地
JPH10204745A (ja) エアバッグ及びその製造方法
US5612124A (en) Fabrics of high thermal stability
JP3147239B2 (ja) 袋織エアバッグ
JP3085811B2 (ja) 低通気性織物及びその製造方法
JPH06306731A (ja) エアーバッグ用ポリエステルフィラメント織物
JP2004176221A (ja) コ−トエアバッグ用基布およびその製造方法
KR950008910B1 (ko) 에어백(air bag)용 포지 및 그 제조방법
GB2344358A (en) Airbag base fabric
JPH05213139A (ja) 軽量コンパクトなエアバッグ
JP3830332B2 (ja) エアバッグ用基布およびエアバッグ
JPH04176750A (ja) エアーバッグ用基布
JP7320678B2 (ja) 袋織エアバッグ用織物

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19920723

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19980406

PC3A Transfer or assignment

Free format text: 20000324 ARTEVA TECHNOLOGIES S.A.R.L. CH

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20061006