PT965505E - Processo de secagem e instalação de lavagem de veículos com dispositivo de secagem - Google Patents

Processo de secagem e instalação de lavagem de veículos com dispositivo de secagem Download PDF

Info

Publication number
PT965505E
PT965505E PT99109404T PT99109404T PT965505E PT 965505 E PT965505 E PT 965505E PT 99109404 T PT99109404 T PT 99109404T PT 99109404 T PT99109404 T PT 99109404T PT 965505 E PT965505 E PT 965505E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
diffuser
vehicle
ceiling
washing
jet
Prior art date
Application number
PT99109404T
Other languages
English (en)
Inventor
Guenter Windel
Original Assignee
Washtec Holding Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=8058634&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT965505(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Washtec Holding Gmbh filed Critical Washtec Holding Gmbh
Publication of PT965505E publication Critical patent/PT965505E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60SSERVICING, CLEANING, REPAIRING, SUPPORTING, LIFTING, OR MANOEUVRING OF VEHICLES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60S3/00Vehicle cleaning apparatus not integral with vehicles
    • B60S3/002Vehicle drying apparatus

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Vehicle Cleaning, Maintenance, Repair, Refitting, And Outriggers (AREA)
  • Drying Of Solid Materials (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "PROCESSO DE SECAGEM E INSTALAÇÃO DE LAVAGEM DE VEÍCULOS COM DISPOSITIVO DE SECAGEM" A invenção refere-se a um processo de secagem e uma instalação de lavagem para veiculos com um dispositivo de secagem e as caracteristicas constantes dos conceitos genéricos das reivindicações 1 e 3 independentes. Um processo deste género e uma instalação de lavagem deste género são conhecidos do documento US 4991316A.
Uma instalação de lavagem de veiculos deste género é conhecida da prática. 0 dispositivo de secagem abrange um difusor de tecto e diversos difusores laterais. 0 ar seco é soprado do difusor de tecto de modo vertical para baixo. Os difusores laterais de disposição em separado dirigem um fluxo de ar contra as superfícies laterais do veículo que, no essencial, é horizontal. 0 dispositivo de secagem anteriormente conhecido é de construção trabalhosa e necessita, para os difusores laterais, também de uma alimentação de ar à parte com ventiladores próprios. 0 objectivo da presente invenção é indicar um melhor processo de secagem e uma instalação de lavagem com um melhor dispositivo de secagem. A invenção soluciona este objectivo pelas caracteristicas constantes da reivindicação principal. Na invenção, o difusor de tecto dirige a partir das suas extremidades, vindo de cima, um 1 jacto lateral reforçado contra a superfície lateral do veículo. 0 difusor de tecto cria deste modo impacto, não só, sobre as partes superiores do veículo, mas também sobre as superfícies laterais do veículo. 0 efeito de secagem é substancialmente melhorado em relação às construções anteriormente conhecidas. Esta formação do difusor de tecto permite também em particular que se prescinda de difusores laterais adicionais. Deste modo, o trabalho de construção do dispositivo de secagem consegue ser substancialmente reduzido. 0 jacto lateral do difusor de tecto que, de modo preferido, incide de modo oblíquo vindo de cima sobre as superfícies laterais do veículo, impele a água nas superfícies laterais do veiculo para baixo e obtém desse modo uma particularmente boa secagem. Os jactos laterais oblíquos têm além disso uma grande superfície de impacto. 0 jacto lateral reforçado em relação à área de fluxo central e provido de uma superior velocidade de fluxo, chega suficientemente para baixo, para alcançar também as partes inferiores do veiculo e secá-las.
Para a obtenção desta condução de jacto, o difusor de tecto é de modo preferido angulado e dispõe, nas extremidades da saída de difusor em forma de fenda, de um alargamento. 0 jacto lateral, através deste alargamento que de modo preferido é de configuração cónica, recebe a desejada força e estabilidade. Este efeito pode ser apoiado de modo vantajoso através de uma disposição dos ventiladores no lado de bordo da caixa de difusor, o que faz com que nos alargamentos da saida de difusor directamente adjacentes incida a pressão de transporte máxima. A condução de ar é adicionalmente influenciada de modo favorável através de paredes de guia situadas no interior que compensam a diferença de pressão que se origina entre os ventiladores do 2 lado de bordo e o centro do difusor e tratam de obter adicional pressão dinâmica para os jactos laterais.
Para a simplificação e diminuição do trabalho de construção, a caixa do difusor de tecto é de modo preferido de configuração em duas peças e é constituída por uma caixa de difusor com os ventiladores e a condução de ar, assim como por um bocal de difusor disposto no lado inferior da mesma, que faz a condução do jacto.
Nas reivindicações dependentes estão indicadas outras formações vantajosas da invenção. A invenção está representada nos desenhos como exemplo e de modo esquemático. Em detalhe mostram:
Figura 1: uma instalação de lavagem com um dispositivo de secagem em vista frontal,
Figura 2: uma vista frontal aumentada do difusor de tecto,
Figura 3: uma vista de baixo do bocal de difusor,
Figura 4: uma vista frontal rebatida do bocal de difusor da figura 3 e
Figura 5: uma vista lateral do bocal de difusor de acordo com a seta V da figura 4. A figura 1 mostra em vista frontal uma instalação de lavagem de veículos que, no exemplo de execução mostrado, está configurada como instalação de lavagem em portal. 0 portal (2) 3 move-se em relação ao veiculo (16) que está parado. Em alternativa, a instalação (1) de lavagem também pode ser facultativamente configurada de outro modo, p. ex., como túnel de lavagem de veículos, instalação de avanço cadenciado, instalação de portal duplo ou algo semelhante.
Na forma de execução mostrada estão colocados no portal (2) o dispositivo de lavagem e o dispositivo (3) de secagem. Do dispositivo de lavagem estão representados, por uma questão de clareza, apenas as escovas (17) laterais e as escovas (18) de lavagem de rodas. Os dispositivos de aplicação para agentes de limpeza, água de enxaguamento, etc., não estão representados por uma questão de clareza. 0 mesmo é válido também para um eventual dispositivo de lavagem de alta pressão que possa existir. 0 dispositivo (3) de secagem abrange um difusor (4) de tecto, no essencial, horizontal. Na forma de execução preferida prescinde-se de adicionais difusores laterais. Mas, numa forma de execução modificada, o dispositivo (3) de secagem também pode estar equipado com dois ou mais desses difusores laterais. 0 difusor (4) de tecto produz na área central um fluxo (9) de ar dirigido no essencial de modo vertical e nas suas duas extremidades um jacto (10) lateral do ar seco. 0 j acto (10) lateral está reforçado em relação ao fluxo (9) de ar e está também dirigido sobre a respectiva superfície lateral contígua do veículo (16) . Os jactos (10) laterais dispõem de uma maior velocidade de fluxo e de um maior e mais estável comprimento de jacto do que o fluxo (9) de ar na área central. Na forma de execução preferida, os jactos (10) laterais estão dirigidos, vindo do exterior, de modo oblíquo, para baixo, contra as 4 superfícies laterais do veículo. Os mesmos têm desse modo um componente de jacto horizontal.
Tal como explicado nas figuras 3 a 5, o difusor (4) de tecto tem no lado inferior uma saída (11) de difusor, no essencial, em forma de fenda, com um respectivo alargamento (12) nas extremidades de fenda. A fenda (11) de difusor tem de modo preferido paredes paralelas e, desse modo, uma largura de fenda que se mantém constante. Os alargamentos (12), de modo preferido, são de configuração cónica ou em forma de funil. Os alargamentos (12) criam, para o exterior, uma secção transversal de fluxo crescente para o respectivo jacto (10) lateral. Através da atribuição desta forma, o mesmo recebe uma correspondente força de jacto, comprimento de jacto e estabilidade, crescentes para o exterior.
Tal como explicam as figuras 1, 2 e 4, o difusor (4) de tecto tem, no lado inferior, uma forma (8) curvada ou angulada para baixo de modo oblíquo na direcção das suas extremidades. Na forma de execução preferida origina-se uma forma angular de simetria central em género de telhado. Através desta forma (8) angular recebem o fluxo (9) de ar e, principalmente, os jactos (10) laterais uma respectiva forma de jacto dirigida de modo oblíquo sobre o veículo (16) e um componente de jacto horizontal. Particularmente os jactos (10) laterais atingem dessa forma, no modo esquematicamente representado na figura 1, as superfícies laterais do veículo, de forma oblíqua, vindo do exterior e de cima. O difusor (4) de tecto dispõe de uma caixa (5) em cujas duas extremidades está respectivamente disposto, no mínimo, um ventilador (13). Os ventiladores (13) encontram-se assim 5 dispostos na proximidade directa para com os alargamentos (12). A pressão de transporte junto dos alargamentos (12) é deste modo adicionalmente aumentada em relação à área central do difusor (4) de tecto. Os ventiladores (13) podem estar configuradas de modo facultativamente adequado.
Tal como explicam as figuras 1 e 2, no interior da caixa (5) em forma de caixa, no seu lado superior, podem encontrar-se paredes (14) de guia. Estas estão dirigidas, partindo dos ventiladores (13) do lado de bordo para a área central do difusor (4) de tecto, de modo obliquo, para baixo. Através das paredes de caixa laterais e das paredes (14) de guia são formados difusores de ambos os lados que compensam a diferença de pressão para a área central. As paredes (14) de guia podem, por exemplo, estar configuradas no modo mostrado na figura 2, como chapas em espiral e estarem envolvidas em torno dos ventiladores (13).
Na forma de execução preferida, a caixa (5) é de configuração em peças múltiplas e constituída por uma caixa (6) de difusor superior e um bocal (7) de difusor disposto de baixo do mesmo do lado da saída. A caixa (6) de difusor recepciona os ventiladores (13) e as paredes (14) de guia. A mesma é aberta para baixo na área entre os ventiladores (13) e nos seus bordos inferiores pode apresentar a forma (8) angular mencionada. Tal como a figura 2 explica, na área central, as paredes (14) de guia podem estar um bocado salientes para baixo, para além dos bordos da caixa (6) de difusor e formar, no local da junta, uma ponta em aba. 0 bocal (7) de difusor representado mais em pormenor nas figuras 3 e 5 tem, em vista frontal, a forma de uma caixa 6 angulada e, em secção transversal, no essencial, a forma de U. No lado superior, o bocal (7) de difusor tem uma largura de abertura que corresponde à saída da caixa (6) de difusor e, no lado inferior da caixa, está fixado de modo apropriado, p. ex., através de parafusos, fechos rápidos e similares. 0 bocal (7) de difusor, em secção transversal, adelgaça-se em direcção ao lado inferior e forma no lado inferior a já mencionada saída (11) de difusor com os alargamentos (12) de extremidade. Nos lados frontais, o bocal (7) de difusor pode estar fechado através de chapas de cobertura da caixa (6) de difusor salientes para baixo. No lado inferior, o bocal (7) de difusor pode ainda apresentar, de ambos os lados da saída (11) de difusor e dos alargamentos (12), réguas (15) angulares de saliência lateral. Através destas réguas (15) angulares são desviados, em combinação com a forma (8) angular, pingos de água ou salpicos de água para a lateral. 0 difusor (4) de tecto pode estar fixado no portal (2) de modo fixo. Alternativamente, o mesmo pode estar disposto de modo deslocável em altura e ser movido, para cima e para baixo, através de um accionamento. Nisto, o movimento do difusor de tecto pode ser comandado de acordo com o contorno de altura do veículo (16) , de modo a que o bocal (7) de difusor, a uma distância optimizada e no essencial constante, seja conduzido por cima das partes superiores do veículo (capota do motor, pára-brisas dianteiro, tejadilho, pára-brisas traseiro, e porta-bagagens) . 0 varrimento dos contornos pode ocorrer de modo facultativamente adequado. Isso, por exemplo, é possível através de células fotoeléctricas arrastadas e de um comando on-line. 0 contorno do veículo também pode igualmente ser previamente varrido de modo fixo ou através da escova de tecto, um difusor de tecto de alta pressão ou de outro modo adequado. 0 difusor 7 (4) de tecto do dispositivo (3) de secagem pode além disso ser combinado com um difusor de tecto de um dispositivo de lavagem de alta pressão ou um tubo de pulverização para aplicação de químicos, água de enxaguamento, água de osmose ou similares (não representado).
Modificações ao exemplo de execução descrito são possíveis em diversas formas. Por um lado, a forma dos alargamentos (12) e da saída (11) de difusor pode variar. Em vez da forma (8) angular, o bocal (7) de difusor pode dispor de um lado inferior assim como, horizontal. A configuração da caixa (5), disposição e a configuração dos ventiladores (13) também são variáveis.
ÍNDICE DE REFERÊNCIA 1 Instalação de lavagem 2 Portal 3 Dispositivo de secagem 4 Difusor de tecto 5 Caixa 6 Caixa de difusor 7 Bocal de difusor 8 Forma angular 9 Fluxo de ar 10 Jacto lateral 11 Saída de difusor, fenda de difusor 12 Alargamento 13 Ventilador 14 Parede de guia, chapa em espiral Régua angular 15 16
Veículo 17 Escova lateral 18 Escova de lavagem de rodas
Lisboa, 21 de Setembro de 2006 9

Claims (12)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Processo para secagem de veículos (16) numa instalação (1) de lavagem mediante um dispositivo (3) de secagem e um difusor (4) de tecto, sendo que do difusor (4) de tecto, a partir das suas extremidades é dirigido um jacto (10) lateral vindo de cima sobre as superfícies laterais do veículo (16), caracterizado por o jacto (10) lateral estar reforçado em relação à área de fluxo central.
  2. 2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o jacto (10) lateral estar dirigido de modo oblíquo sobre as superfícies laterais do veículo (16).
  3. 3. Instalação de lavagem para veículos com um dispositivo (3) de secagem e um difusor (4) de tecto, sendo que o difusor (4) de tecto produz nas extremidades um jacto (10) lateral que, vindo de cima, está dirigido sobre as superfícies laterais do veículo (16), caracterizada por o jacto lateral estar reforçado em relação à área de fluxo central.
  4. 4. Instalação de lavagem de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por o jacto (10) lateral estar dirigido de modo obliquo sobre as superfícies laterais do veiculo (16).
  5. 5. Instalação de lavagem de acordo com a revindicação 3 ou 4, caracterizada por o dispositivo (3) de secagem apresentar apenas um difusor (4) de tecto sem difusores laterais.
  6. 6. Instalação de lavagem de acordo com a reivindicação 3, 4 ou 5, caracterizada por o difusor (4) de tecto apresentar uma 1 saída (11) de difusor no essencial em forma de fenda com um alargamento (12) nas extremidades.
  7. 7. Instalação de lavagem de acordo com a reivindicação 6, caracterizada por o alargamento (12) ser de configuração cónica.
  8. 8. Instalação de lavagem de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizada por o difusor (4) de tecto apresentar uma forma (8) curvada ou angulada para baixo de modo oblíquo na direcção das extremidades.
  9. 9. Instalação de lavagem de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizada por o difusor (4) de tecto apresentar uma caixa (5) em cujas extremidades estão dispostos ventiladores (13).
  10. 10.Instalação de lavagem de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizada por a caixa (5) apresentar no lado superior paredes (14) de guia que, estão dirigidas de modo oblíquo para baixo, na direcção da área central.
  11. 11. Instalação de lavagem de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizada por a caixa (5) ser de configuração em peças múltiplas e apresentar uma caixa (6) de difusor superior e um bocal (7) de difusor fixado debaixo da mesma.
  12. 12.Instalação de lavagem de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizada por a caixa (5) 2 apresentar na saída (11) de difusor réguas (15) angulares de curso longitudinal. Lisboa, 21 de Setembro de 2006 3
PT99109404T 1998-06-17 1999-05-11 Processo de secagem e instalação de lavagem de veículos com dispositivo de secagem PT965505E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE29810804U DE29810804U1 (de) 1998-06-17 1998-06-17 Fahrzeugwaschanlage mit Trocknungseinrichtung

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT965505E true PT965505E (pt) 2006-11-30

Family

ID=8058634

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT99109404T PT965505E (pt) 1998-06-17 1999-05-11 Processo de secagem e instalação de lavagem de veículos com dispositivo de secagem

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP0965505B2 (pt)
AT (1) ATE333398T1 (pt)
DE (2) DE29810804U1 (pt)
DK (1) DK0965505T4 (pt)
ES (1) ES2264815T5 (pt)
PT (1) PT965505E (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE202004012921U1 (de) * 2004-08-18 2005-12-22 Otto Christ Aktiengesellschaft Trockeneinrichtung für Behandlungseinrichtungen von Fahrzeugen
DE202008015442U1 (de) * 2008-11-20 2010-04-01 Otto Christ Ag Trockeneinrichtung für Behandlungseinrichtungen von Fahrzeugen
DE202010005667U1 (de) 2010-06-18 2011-10-12 Otto Christ Ag Trockeneinrichtung
DE202013103829U1 (de) 2013-08-23 2014-11-24 Washtec Holding Gmbh Trocknungseinrichtung und Fahrzeugbehandlungsanlage
DE102013109139B4 (de) 2013-08-23 2015-06-11 Washtec Holding Gmbh Fahrzeugbehandlungsanlage und Verfahren zum Trocknen eines Fahrzeugs
DE102013113327A1 (de) * 2013-12-02 2015-06-03 Reitz Holding Gmbh & Co. Kg Verfahren und Vorrichtung zur Reinigung von Fahrzeugen

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2334840B1 (de) 1973-07-09 1974-10-31 Rohe Kg Adam Kraftfahrzeug-Trocknungsanlage
DE2834582B2 (de) 1978-08-07 1980-06-19 Burger Geb. Witzig, Gisela, 8901 Neusaess Verfahren und Vorrichtung zum Trocknen von Fahrzeugen
DE3128965A1 (de) 1981-07-22 1983-02-17 Fraunhofer-Gesellschaft zur Förderung der angewandten Forschung e.V., 8000 München Duesenanordnung bei einer einrichtung zum trocknen von fahrzeugen
DE3204757C2 (de) * 1982-02-11 1983-12-08 Fraunhofer-Gesellschaft zur Förderung der angewandten Forschung e.V., 8000 München Gebläse zum Trocknen von Flächen
CA1247363A (en) 1984-10-12 1988-12-28 Ronald Mcintyre Nozzle assembly for vehicle drying apparatus
US4991316A (en) * 1987-08-27 1991-02-12 Bivens Winchester Corporation Blower manifold assembly for vehicle drying
DE19510397A1 (de) 1995-03-22 1996-09-26 Piller Gmbh Gebläseeinheit
IT1291383B1 (it) * 1997-05-22 1999-01-08 Ceccato & Co Impianto di lavaggio automatico per veicoli

Also Published As

Publication number Publication date
ATE333398T1 (de) 2006-08-15
DE59913679D1 (de) 2006-08-31
ES2264815T5 (es) 2009-12-10
EP0965505B1 (de) 2006-07-19
DE29810804U1 (de) 1999-10-21
ES2264815T3 (es) 2007-01-16
EP0965505A3 (de) 2000-08-30
DK0965505T4 (da) 2010-01-25
EP0965505A2 (de) 1999-12-22
DK0965505T3 (da) 2006-11-13
EP0965505B2 (de) 2009-07-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4872238A (en) Vehicle treatment apparatus
PT965505E (pt) Processo de secagem e instalação de lavagem de veículos com dispositivo de secagem
CN105263766B (zh) 车辆清洗系统
KR101979583B1 (ko) 수밀부스 송풍 건조장치
US5901461A (en) Top blower for a car wash
JP4267799B2 (ja) 乾燥装置および車両を乾燥させる方法
KR20060122298A (ko) 축사용 분무 및 살수장치
US6273109B1 (en) Cleaning device for automobile bodies
JP7247576B2 (ja) 洗車機
JP6395552B2 (ja) 噴流ノズル及びそれを備えた車体洗浄装置
CN105857260A (zh) 一种多功能一体化洗车机
JP2696601B2 (ja) 洗車機の水切り装置
JP7264010B2 (ja) 洗車機
KR101234966B1 (ko) 세차기
JP6287689B2 (ja) 洗車機
US2047558A (en) Cleaning apparatus for machinery
JP4752732B2 (ja) 洗車機
JP4752711B2 (ja) 洗車機
JPS63275455A (ja) 門型洗車機における乾燥方法
KR20090053315A (ko) 세차기
EP1147957A2 (en) Apparatus for drying vehicles
ES2854048A1 (es) Equipo de lavado de un vehículo pesado
JPH0592022U (ja) 移動式洗車機
JP5012672B2 (ja) 洗車機
JP2013060067A (ja) 洗車機の乾燥装置