PT95951A - Dispositivo de vazamento continuo de fitas finas de metal entre dois cilindros e tampa para este dispositivo - Google Patents

Dispositivo de vazamento continuo de fitas finas de metal entre dois cilindros e tampa para este dispositivo Download PDF

Info

Publication number
PT95951A
PT95951A PT95951A PT9595190A PT95951A PT 95951 A PT95951 A PT 95951A PT 95951 A PT95951 A PT 95951A PT 9595190 A PT9595190 A PT 9595190A PT 95951 A PT95951 A PT 95951A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
refractory
cylinders
cover
liquid metal
meniscus
Prior art date
Application number
PT95951A
Other languages
English (en)
Inventor
Michel Larrecq
Jacques Spiquel
Herve Tavernier
Original Assignee
Usinor Sacilor
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Usinor Sacilor filed Critical Usinor Sacilor
Publication of PT95951A publication Critical patent/PT95951A/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22DCASTING OF METALS; CASTING OF OTHER SUBSTANCES BY THE SAME PROCESSES OR DEVICES
    • B22D11/00Continuous casting of metals, i.e. casting in indefinite lengths
    • B22D11/06Continuous casting of metals, i.e. casting in indefinite lengths into moulds with travelling walls, e.g. with rolls, plates, belts, caterpillars
    • B22D11/0637Accessories therefor
    • B22D11/0697Accessories therefor for casting in a protected atmosphere
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22DCASTING OF METALS; CASTING OF OTHER SUBSTANCES BY THE SAME PROCESSES OR DEVICES
    • B22D11/00Continuous casting of metals, i.e. casting in indefinite lengths
    • B22D11/06Continuous casting of metals, i.e. casting in indefinite lengths into moulds with travelling walls, e.g. with rolls, plates, belts, caterpillars
    • B22D11/0637Accessories therefor
    • B22D11/064Accessories therefor for supplying molten metal

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Continuous Casting (AREA)
  • Rolls And Other Rotary Bodies (AREA)
  • Metal Rolling (AREA)

Description

USINOR SACILOR, Société Anonyme "DISPOSITIVO DE VAZAMENTO CONTINUO DE FITAS FINAS DE METAL EN-TRE DOIS CILINDROS E TAMPA PARA ESTE DISPOSITIVO" A presente invenção diz respeito a um dispositivo de vazamento contínuo de fitas de metal entre dois cilindros rotativos paralelos, compreendendo este dispositivo, além disso, faces laterais de retenção do metal líquido nas extremidades dos cilindros, que delimitam com os cilindros o espaço de vazamento do metal líquido.
Sabe-se que o contacto da superfície do metal líquido no espaço de vazamento entre os cilindros, num tal dispositivo, tem efeitos nefastos na composição das fitas obtidas, devido em particular a inclusões de óxido que esse contacto pode provocar.
Propôs-se por isso proteger a superfície do metal líquido contra a oxidação por meio de um caixão paralelepipédi-co disposto apoiado nos cilindros, atravessado por uma alimentação vertical com metal líquido a partir de um recipiente disposto por cima do caixão, sendo injectado um gás neutro no interior do caixão através da sua parede lateral (documento JP-A-62 130 749).
Um tal dispositivo não desempenha no entanto uma fun- / -2- ção de escudo térmico, susceptível de reflectir suficientemente calor para a superfície do metal líquido, denominada "menisco", para impedir qualquer início de solidificação superficial do metal. Com efeito, a forma paralelepipédica do caixão tem como consequência que a sua face superior está relativamente afastada do menisco.
Conhece-se igualmente (documento JP-A-61 007 049) um disposito no qual um tal caixão recobre a superfície de metal líquido e é perfurado, na sua face superior, com uma abertura para o lançamento do metal líquido proveniente de um recipiente colocado por cima do caixão. Neste caso, este último não garante qualquer protecção do menisco de metal líquido contra a oxidação atmosférica e, além disso, apenas de maneira medíocre assegura a função de escudo térmico que se admite que ele desempenhe, mesmo devido ao seu dimensionamento. A presente invenção tem pois por finalidade dar remédio a estes inconvenientes.
Segundo a presente invenção, o- dispositivo de vazamento contínuo de fitas finas de metal entre dois cilindros rotativos paralelos compreende uma tampa plana disposta por cima do espaço de vazamento do metal líquido e na vizinhança imediata do local do seu menisco para formar um escudo térmico dimensionado para cobrir toda a superfície do metal líquido, estando esta tampa dotada com um revestimento refractário na sua face voltada para o metal líquido e apoiando-se nos dois ci 1 indros.
0 facto de a tampa se apoiar pelos seus bordos longitudinais nos cilindros não apresenta qualquer inconveniente, e a distância muito pequena entre o menisco e a superfície re-fractária permite que a tampa garanta plenamente a sua função de escudo térmico, reenviando para o metal líquido praticamen-te todo o calor desprendido do mesmo. Nestas condições, exclui-se praticamente qualquer escorvamento de solidificação superficial do metal líquido.
De acordo com uma particularidade da presente invenção, as faces laterais aplicadas nas extremidades dos cilindros são providas de furos de alimentação com metal líquido do espaço de vazamento definido entre os dois cilindros.
J
Este modo de alimentação é, com efeito, muito mais vantajoso do que o que consiste em alimentar o espaço de vazamento por cima, através de um caixão, como nas formas de realização anteriores conhecidas. Com efeito, a componente vertical do metal líquido vazado no espaço de vazamento por uma bolsa situada directamente por cima deste, dá origem a turbulências e a uma mistura parcial do metal líquido fresco com metal em curso de solidificação no seio do espaço de vazamento, o que não é aconselhável para a qualidade do produto obtido. Pelo contrário, a alimentação através das faces menores apenas produz um mínimo de turbulências no banho de metal líquido, o que é factor de melhoria da homogeneidade e, portanto, da qualidade das fitas finas obtidas.
Outras particularidades e vantagens da presente inven- - 4 ção evidenciar-se-ão no decurso da descrição que vai. seguir-se, feita com referência aos desenhos anexos que ilustram uma sua forma de realização, a título de exemplo não limitativo. A fig. 1 é uma vista em alçado de topo de uma forma de realização do dispositivo de vazamento segundo a presente invenção. A fig. 2 é uma vista em alçado longitudinal parcial do dispositivo da fig. 1. 0 dispositivo representado nos desenhos destina-se ao vazamento contínuo de um metal líquido (1), tal como aço, entre dois cilindros rotativos paralelos (2), que podem ser accio-nados em rotação de uma maneira já conhecida, por meios não representados.
Estes dois cilindros (2) delimitam entre si um espaço de vazamento cheio pelo banho de metal líquido (1), e que é obturado nas extremidades dos cilindros por duas placas (3), denominadas "faces laterais menores". 0 banho de metal líquido (1) apresenta uma superfície (4) denominada menisco, a partir de cujos bordos e seguindo para baixo a superfície dos cilindros (2) o metal líquido se solidifica formando línguas (5) de espessura crescente, que se reúnem para formar uma fita fina (6) de metal, que se extrai, por gravidade, do dispositivo. 0 dispositivo está equipado com uma tampa plana (7) . colocada por cima do espaço de vazamento do metal líquido e na vizinhaça imediata do seu menisco (4). Esta tampa é constituí- da por uma placa dimensionada para cobrir toda a superfície do metal líquido e para se apoiar, além dos bordos do menisco (4), na superfície dos cilindros (2). Na sua face inferior voltada para o metal líquido (1), a tampa (7) está provida de um revestimento (8) refractário ao metal líquido, de espessura conveniente e cuja superfície se encontra na vizinhaça imediata do menisco (4). A tampa (7) tem uma abertura (9) na qual desemboca uma tubuladura (11) de injecção de um gás neutro, através da tampa (7), no volume intercalar delimitado pelo menisco (4) e pela superfície do refractário (8). A alimentação do espaço de vazamento entre os cilindros (2) com metal líquido é assegurada através das pequenas faces laterais (3) por orifícios (12) abertos nestas, por meios já conhecidos e não representados. 0 funcionamento e as vantagens do dispositivo que se acaba de descrever são os seguintes.
Alimenta-se o espaço de vazamento através dos orifícios (12) das faces laterais pequenas (3). Por outro lado, injecta--se um gás neutro em sobrepressão no espaço delimitado pelo menisco (4) e o refractário (8) pela tubuladura (11) e a abertura (9). A atmosfera é portanto empurrada sobre a periferia da tampa (7) e o gás neutro escapa-se ao longo dos lados da tampa (7), como se indica pelas setas (F). Assim, em vez de assentar directamente na superfície dos cilindros (2), a tampa (7) poede então, se a sobrepressão do gás neutro for suficien- te, assentar numa almofada deste gás.
Graças à sua planeza, a tampa (7) é colocada, pelo seu revestimento refractário, na vizinhança imediata do menisco (4) e assegura portanto eficazmente a sua função de escudo térmico para o banho de metal líquido (1).
Além disso, a injecção de um gás neutro entre o menisco (4) e o revestimento refractário (8) protege a superfície do metal líquido contra qualquer risco de oxidação. 0 revestimento refractário (8) pode ser constituído por um conjunto de camadas de refractário fibroso, visando um bom isolamento térmico da lingoteira e evitando de maneira satisfatória um aquecimento intempestivo da tampa (7). Todavia, um tal revestimento deixado nu gera, durante o seu aumento de temperatura, um desprendimento de gases, principalmente carbo-nados, que podem ser nocivos para o pessoal e prejudiciais para a boa marcha da instalação. Em particular, podem perturbar o funcionamento dos aparelhos de medição do nível de metal por via óptica. Além disso, estes revestimentos são rapidamente degradados pelas projecções de metal líquido, que são sempre de temer se a tampa (7) estiver colocada a uma distância muito pequena do menisco comoédesejável. E por isso que é preferível recobrir este conjunto com camadas de refractá-rios fibrosos na sua face voltada para o metal líquido por um tecido de fibras cerâmicas contínuas policristalinas, ou mesmo revestir as suas duas faces com refractário fibroso por um invólucro de tais fibras cerâmicas. Estas fibras, compostas de r g
Crt. óxidos metálicos, tais como S1O2, AI2O3, B2O3, suportam con-tactos pontuais com 0 metal líquido, e uma ligeira aplicação de um maçarico antes da sua utilização permite eliminar das mesmas qualquer material volátil que poderia prejudicar 0 vazamento. Por outro lado, estes tecidos de cor branca apresentam uma forte emissividade e reenviam eficazmente a radiação para 0 menisco. Finalmente desempenham um papel de corte do fluxo térmico e travam ou anulam 0 desprendimento de gases proveniente das camadas de refractário fibroso. E claro que é também possível realizar 0 isolamento da tampa unicamente por meio de um tal tecido de fibras cerâmicas. A presente invenção não se limita à forma de realização descrita, podendo comportar variantes de realização. Assim, não é indispensável injectar um gás neutro entre 0 menisco (4) e a tampa (7). Neste caso, esta última apoia-se directamente na superfície dos cilindros (2). Pode então ser vantajoso, para limitar 0 seu desgaste, realizar a parte do revestimento refractário (8) que se destina a ficar em contacto com os cilindros de um refractário denso. 0 resto do revestimento (8) pode ser de um material mais macio, tal como 0 referido refractário fibroso.

Claims (7)

  1. -8 REIVINDICAÇÕES 1,- Dispositivo de vazamento contínuo de fitas finas (6) de metal entre dois cilindros rotativos paralelos (2), compreendendo faces laterais (3) de retenção do metal líquido nas extremidades dos cilindros, que delimitam com os cilindros o e£ paço de vazamento do metal líquido (1), caracterizado por compreender uma tampa plana (7), disposta por cima do espaço de va zamento do metal líquido (1) e na vizinhança imediata do local do seu menisco, para formar, um anteparo térmico dimensionado pa ra recobrir toda a superfície do metal líquido, estando esta tampa (7) provida de um revestimento refractário (8) na sua face voltada para o metal líquido e apoiando-se nos dois cilindros. (2).
  2. 2. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, carac terizado por as faces laterais (3) terem furos nela abertos (12) de alimentação com metal líquido do espaço de vazamento delimita do entre os dois cilindros. (2) .
  3. 3. - Dispositivo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 e 2, caracterizado por na tampa (7) ser feita uma abertura (9) de injecção de um gás neutro, em sobrepressão, no volume intercalar entre o menisco (4) de metal líquido e ò reve_s timento refractário (8), podendo este gás formar uma almofada de apoio da tampa.
  4. 4. - Tampa plana (7), caracterizada pelo facto de ser revestida com um refractário (8) e ser aplicada ao dispositivo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 3.
  5. 5. - Tampa de acordo com a reivindicação 4, caracteri-zada por o refractário (8) ser um conjunto de lençóis de refrac tário fibroso.
  6. 6.- Tampa de acordo com a reivindicação 4, caracteri zada.por o refractário (8) ser um tecido de fibras cerâmicas contínuas policristalinas.
  7. 7.- Tampa de acordo com a reivindicação 4, caracteri- -10- zada por o refractário (8) compreender simultaneamente um conjunto de lençóis de refractário fibroso e um tecido de fibras cerâmicas contínuas policristalinas. -10-
    J Lisboa, 21 de Novembro de 1990 G /-^3-irs Oficiai da Propriedade industrial
PT95951A 1989-11-22 1990-11-21 Dispositivo de vazamento continuo de fitas finas de metal entre dois cilindros e tampa para este dispositivo PT95951A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8915340A FR2654657B1 (fr) 1989-11-22 1989-11-22 Dispositif de coulee continue de bandes minces de metal entre deux cylindres.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT95951A true PT95951A (pt) 1991-09-13

Family

ID=9387661

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95951A PT95951A (pt) 1989-11-22 1990-11-21 Dispositivo de vazamento continuo de fitas finas de metal entre dois cilindros e tampa para este dispositivo

Country Status (15)

Country Link
US (1) US5159969A (pt)
EP (1) EP0430841B1 (pt)
JP (1) JP2731824B2 (pt)
AT (1) ATE94102T1 (pt)
AU (1) AU640969B2 (pt)
CA (1) CA2030464A1 (pt)
DE (1) DE69003227T2 (pt)
DK (1) DK0430841T3 (pt)
ES (1) ES2044518T3 (pt)
FI (1) FI92295C (pt)
FR (1) FR2654657B1 (pt)
IE (1) IE904212A1 (pt)
NO (1) NO905018L (pt)
PT (1) PT95951A (pt)
ZA (1) ZA909333B (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH07102433B2 (ja) * 1992-03-13 1995-11-08 日立造船株式会社 移動鋳型壁を持つ連続鋳造設備における湯面保護カバー
FR2693135B1 (fr) * 1992-07-03 1994-08-19 Usinor Sacilor Installation de coulée continue entre parois mobiles, et procédé de coulée utilisant l'installation.
FR2703935B1 (fr) * 1993-04-14 1995-07-21 Usinor Sacilor Dispositif de changement rapide et de maintien d'une paroi laterale d'une machine de coulee continue d'un produit metallique entre cylindres.
IT1290932B1 (it) 1997-02-14 1998-12-14 Voest Alpine Ind Anlagen Procedimento e dispositivo per impedire il contatto di ossigeno con una massa metallica fusa.
IT1290929B1 (it) 1997-02-14 1998-12-14 Voest Alpine Ind Anlagen Procedimento e dispositivo per impedire il contatto di ossigeno con una massa metallica fusa.
KR100568353B1 (ko) * 2001-12-21 2006-04-05 주식회사 포스코 박판주조공정에 의한 주편제조방법

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2045124A5 (pt) * 1969-06-02 1971-02-26 Daussan Henri
US3876420A (en) * 1969-08-20 1975-04-08 Foseco Trading Ag Thermal insulation molten metal
EP0092844B1 (en) * 1982-04-28 1987-01-28 Hazelett Strip-Casting Corporation Method and apparatus for feeding and continuously casting molten metal with inert gas applied to the moving mold surfaces and to the entering metal
JPS58188544A (ja) * 1982-04-30 1983-11-04 Nippon Kokan Kk <Nkk> 金属板の連続鋳造装置
JPS58224048A (ja) * 1982-06-22 1983-12-26 Hitachi Zosen Corp ツインモ−ルドロ−ラ凝固シエル形成におけるシェルとロ−ラ面のスリップ防止法
JPS617049A (ja) * 1984-06-21 1986-01-13 Ishikawajima Harima Heavy Ind Co Ltd 鋼板の連続鋳造装置
JPS62130749A (ja) * 1985-12-04 1987-06-13 Kawasaki Steel Corp 連続鋳造装置
JPS63154245A (ja) * 1986-12-15 1988-06-27 Kawasaki Steel Corp 薄鋳片の連続鋳造方法
JP2575681B2 (ja) * 1987-01-16 1997-01-29 株式会社日立製作所 薄鋳片連続鋳造装置
JPS63220952A (ja) * 1987-03-11 1988-09-14 Nkk Corp 連続鋳造方法
FR2619032B3 (fr) * 1987-08-05 1989-06-09 Siderurgie Fse Inst Rech Procede et dispositif d'alimentation en metal liquide d'une installation de coulee continue de produits minces en lingotiere a parois mobiles
JPH01184393A (ja) * 1988-01-18 1989-07-24 Nippon Steel Corp 耐火ライニング解体装置
JP2614742B2 (ja) * 1988-04-23 1997-05-28 日新製鋼株式会社 双ロール式連鋳機による薄板鋳造法
US4987949A (en) * 1988-07-29 1991-01-29 Hitachi Zosen Corporation Protective cover for surface of molten steel used in continuous casting apparatus

Also Published As

Publication number Publication date
FI905743A (fi) 1991-05-23
FR2654657A1 (fr) 1991-05-24
DK0430841T3 (da) 1994-01-31
NO905018D0 (no) 1990-11-20
CA2030464A1 (fr) 1991-05-23
ATE94102T1 (de) 1993-09-15
AU640969B2 (en) 1993-09-09
ZA909333B (en) 1992-06-24
FI92295B (fi) 1994-07-15
FR2654657B1 (fr) 1992-03-20
DE69003227T2 (de) 1994-04-07
IE904212A1 (en) 1991-05-22
EP0430841B1 (fr) 1993-09-08
FI905743A0 (fi) 1990-11-21
JPH03169456A (ja) 1991-07-23
AU6678490A (en) 1991-05-30
NO905018L (no) 1991-05-23
FI92295C (fi) 1994-10-25
DE69003227D1 (de) 1993-10-14
JP2731824B2 (ja) 1998-03-25
ES2044518T3 (es) 1994-01-01
EP0430841A1 (fr) 1991-06-05
US5159969A (en) 1992-11-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112012013775B1 (pt) Estrutura de contenção de metal em fusão
PT95951A (pt) Dispositivo de vazamento continuo de fitas finas de metal entre dois cilindros e tampa para este dispositivo
BRPI0613441B1 (pt) conjunto de um distribuidor para lingotameno contínuo de aço fundido e um bico refratário formando uma passagem para transferir um metal fundido através da parede inferior do distribuidor
PL178547B1 (pl) Urządzenie do odlewania ciągłego pomiędzy walcami
KR100533125B1 (ko) 철금속스트립주조방법및주조장치
KR930000088B1 (ko) 연속주조설비에 사용되는 용강의 탕면보호커버
US4399860A (en) Apparatus for strip casting
JP2636624B2 (ja) 冷却ロール上で溶融金属をシールする装置
US3193365A (en) Process and apparatus for drawing glass in sheet form
US3607202A (en) Float glass plenum chamber closures
JPS62130749A (ja) 連続鋳造装置
JP2614742B2 (ja) 双ロール式連鋳機による薄板鋳造法
JPH02220740A (ja) 移動鋳型壁を持つ連続鋳造設備における湯面保護カバー
KR100977771B1 (ko) 쌍롤식 박판주조기의 카메라 윈도우 오염방지장치
JPS636383A (ja) アンダ−ヒ−タ−型保持炉
KR20240010802A (ko) 턴디쉬 내부 용강 탕면 모니터링용 카메라 하우징
JP2002273549A (ja) 薄帯連続鋳造における湯面保護装置
JPH04300049A (ja) 移動鋳型壁を有する連続鋳造設備における湯面保護カバー
KR20090066700A (ko) 스프레이 용사방법을 이용한 쌍롤식 연속 박판주조장치의턴디쉬 내화층 형성방법.
JPS5828977A (ja) 融解兼保持炉用装置
ITRM970078A1 (it) Procedimento e dispositivo per impedire il contatto di ossigeno con una massa metallica fusa.
JPH04238653A (ja) 薄板連続鋳造機の注湯装置
JPH0734976B2 (ja) 連続鋳造方法
JPH07232246A (ja) タンディッシュ保温材
KR20020052751A (ko) 연속주조공정에서 턴디시에 수용된 용강의 온도측정장치

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19910408

FC3A Refusal

Effective date: 19980415