PT92430B - Maquina de costura em ziguezague - Google Patents

Maquina de costura em ziguezague Download PDF

Info

Publication number
PT92430B
PT92430B PT92430A PT9243089A PT92430B PT 92430 B PT92430 B PT 92430B PT 92430 A PT92430 A PT 92430A PT 9243089 A PT9243089 A PT 9243089A PT 92430 B PT92430 B PT 92430B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
bearings
bearing
supports
spring
seat
Prior art date
Application number
PT92430A
Other languages
English (en)
Other versions
PT92430A (pt
Inventor
Antonio Jimenez
Michel Combepine
Original Assignee
Mefina Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Mefina Sa filed Critical Mefina Sa
Publication of PT92430A publication Critical patent/PT92430A/pt
Publication of PT92430B publication Critical patent/PT92430B/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D05SEWING; EMBROIDERING; TUFTING
    • D05BSEWING
    • D05B3/00Sewing apparatus or machines with mechanism for lateral movement of the needle or the work or both for making ornamental pattern seams, for sewing buttonholes, for reinforcing openings, or for fastening articles, e.g. buttons, by sewing
    • D05B3/02Sewing apparatus or machines with mechanism for lateral movement of the needle or the work or both for making ornamental pattern seams, for sewing buttonholes, for reinforcing openings, or for fastening articles, e.g. buttons, by sewing with mechanisms for needle-bar movement

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Sewing Machines And Sewing (AREA)

Description

MAQUINA DE COSTURA EM ZIGUEZAGUE que apresenta
MEFINA S.A., suiça, industrial e comercial com sede em Boulevard de Pérolles 5, 1700 FRIBOURG, Suiça
RESUMO
A invenção refere-se a uma máquina de costura cuja calha oscilante compreende dois mancais (8 e 9) nos quais é montada, de forma a poder deslizar, a barra-de-agu1 ha (7) e cuja face externa apresenta um perfil esférico, por intermédio do que os mancais são encaixados de forma a poderem rodar nas respectivas sedes com perfil complementar, feitas num prime_i_ ro braço (5) de calha, para o mancai superior, e num segundo braço (6) para o mancai inferior.
Uma lâmina elástica, com a forma de U, exerce uma pressão il
axial respectivamente sobre o mancai superior e sobre o mane inferior, mantendo estes últimos nas suas sedes em alinhamen to recíproco.
Como se sabe , a maior parte das máquinas de costura em ziguezague incluem, desde há muitos anos, uma calha que tem, geralmente, a forma de um suporte pivotado em redor de um e_i_ xo geralmente vertical, que um mecanismo faz bascular latera mente segundo um movimento alternado e que compreende dois suportes, por exemplo dois braços sobrepostos, aos quais são associados mancais coaxiais destinados a receberem uma barra -de-agulha montada de forma a poder deslizar axialmente no seu interior.
Quer se trata de mancais constituídos pela própria parede de passagens axiais, feitas directamente na massa dos braços, quer, pelo comtrário, se trata de suportes montados nas refe ridas passagens, o deslizamento axial, fácil e exacto, da ba ra de agulha depende, essencialmente de uma condição: a manu factura das passagens deve ser de forma que, no seu termo, as passagens em questão devem ocupar uma posição alinhada rigorosa.
Compreende-se que a obediência a uma tal condição possa ser a origem de inúmeros problemas, tanto no que se refere â
fabricação propriamente dita, como à montagem do conjunto: os fabricantes foram, portanto.obrigados a desenvolverem processos de fabricação e de acabamento de peças especialmen. te elaborados e, portanto, dispendiosos.
A presente invenção propõe precisamente uma nova concepção da máquina de costura em ziguezague e diversos modos de monta gem dos seus componentes que permitem vencer as desvantagens mencionadas.
As características essenciais da mencionada inovação constituem o objecto das reivindicações 1 a 9.
Os desenhos anexos representam, a título de exemplo, duas formas de realização e uma variante do objecto da presente invenção.
A Figura 1 é uma vista em alçado, em corte parcial, da primei, ra forma de realização;
a Figura 2 é uma vista de pormenor segundo II-II da Figura 1;
.a Figura 3 é uma vista em alçado, em corte parcial, da segujn da forma de realização;
a Figura 4 é uma vista segundo IV-IV da Figura 3;
a Figura 5 é uma vista semelhante à da Figura 3 da variante.
A Figura 6 ilustra o modo de accionamento axial da barra-de-agulha nas formas de realização; ilustradas nas Figuras 3 a 5.
No desenho (Figuras 1 e 2) observa-se a calha 1 de uma máqui
a na de costura em ziguezague, que é articulada sobre um eixo vertical 2 e que é accionada de modo a ter um movimento oscilatório por intermédio de uma haste 3, representada parcial, mente, pivotada sobre a calha por meio de um eixo 4 e cuja outra extremidade está submetida a um dispositivo de comando, não representado, que acciona a referida haste alternadamente segundo dois sentidos opostos F1 e F A amplitude dos des locamentos axiais da haste 3 pode ser fixada de qualquer das maneiras conhecidas, por exemplo, a partir de carnes no caso das máquinas de costura de comando mecânico, ou de instruções informatizadas no caso de uma máquina de costura electró nica, com comando por microcomputador.
A calha 1 possui, de forma tradicional, dois braços sobrepo_s tos 5 e 6, que formam o suporte para uma barra-de-agulha 7, que é montada de forma a poder deslizar nos mancais 8 e 9 assentes nos suportes 5 e 6, respectivamente.
accionamento axial da barra-de-agulha 7 é realizado, de forma tradicional, a partir de um disco rotativo 10 comandado por um motor, não ilustrado, e ao qual é fixada uma biela, igualmente não representada, que possui uma manivela 11 para a fixação da barra-de-agulha.
Como se vê no desenho, os mancais 8 e 9 são constituídos, em substância, por um corpo parciaimente esférico, de preferencia de um material com baixo coeficiente de atrito, por exemplo, de TEFLON, DELRIN (marcas registadas) ou metais sinterizados, que é atravessado por uma passagem axial na qual a barra-de-agulha pode também deslizar livremente.
Os mancais 8 e 9 são encaixados, cada um, numa sede que é formada na parede troncocónica das janelas 5A e 6A feitas ncs braços 5 e 6, respectivamente, da calha.
Assim, o contacto entre a face esférica de cada mancai 8 ou ? e a sede que constitui a parede das janelas 5A e 6A efectua- >
-se praticamente entre um segmento anular correspondente da parede troncocónica da respectiva janela e um segmento anula” 1 especialmente estreito da mencionada face. A largura destes ’ segmentos anulares é directamente dependente da própria j í
elasticidade do material do corpo do mancai e da força que | se exerce sobre o corpo na direcção da sede correspondente. ;
ι
Com efeito, segundo uma característica essencial da presente ' invenção os dois mancais 8 e 9 da máquina representada são i mantidos no seu lugar devido pela força exercida sobre cada , um deles por uma lâmina elástica 12, que tem a forma geral de um U, cujas extremidades livres possuem terminais 12A e |
12B, por meio dos quais a lâmina se prende, respectivamente | sobre o corpo dos mancais 8 e 9. Esta lâmina possui, ainda, I uma dobra 12c na parte média, a qual se destina a aperfeiçoa” as caracteristicas de elasticidade da lâmina.
£ conjunto de montagem que acaba de ser descrito oferece numerosas vantagens, tanto relativamente à fabricação das ? peças, que a constituem, como à sua montagem e à qualidade desta.
E assim que as operações de fabricação das sedes 5A e 6A não necessitam da aplicação de máquinas e de gabaritos muito elaborados e dispendiosos, na medida em que não é indespens_| vel garantir uma qualidade de superfície de nível muito alto ou a exigência de um posicionamento relativo das sedes de grande precisão.
Realmente, graças à instalação descrita, os mancais 5 e 6 são centrados automaticamente na montagem, desde que a ba_r ra-de-agulha tenha sido enfiada no seu interior e todo o conjunto toma a sua posição correcta em relação à calha qua_n
ί* Λ ê
do o corpo dos mancais é encaixado na sede respectiva nos suportes 5 e 6 da calha e que a lâmina de mola exerce a sua força de impulsão sobre os dois corpos.
Vantajosamente, a montagem da instalação descrita poderá ser realizada muito simplesmente, sem ferramentas especiais, por aplicação de um dos quatro processos a seguir referidos por exemplos.
Colocam-se os dois corpos de mancai nas extremidades da mola de lâmina 12, conforme está ilustrado no desenho, mantendo-se o conjunto montado de qualquer forma adequada; apertam-s então, uma em direcção à outra, as extremidades da lâmina, até permitir o encaixe do corpo de cada mancai na respectiva sede;
Solta-se o conjunto, depois prende-se a barra-de-agulha, atr_a vés da abertura de uma das sedes, num primeiro mancai, em seguida, entre os suportes da calha e por fim, no segundo mancai .
Pode-se igualmente começar por colocar cada mancai na base respectiva; depois pega-se numa lâmina elástica 12, flectem-se as extremidades dos dois braços e encaixam— se as partes côncavas 12A e 12B no corpo dos mancais 8 e 9, respectivamen te. Procede-se a seguir como acima, enfiando a barra-de-agulha primeiramente na passagem de um dos mancais, depois, tendo percorrido o espaço entre os braços 5 e 6 e a calha, inserindo-a na passagem do segundo mancai.
Pode-se também, começar por introduzir uma extremidade da barra-de-agulha no espaço compreendido entre os suportes 5 e 6 obrigando-a a passar por uma das janelas 5A ou 6A dos citados suportes; depois insere-se na barra um primeiro manse cal, a lâmina de mola 12 e o segundo mancai; comprime-se a lâmina-mola de forma suficiente para permitir encaixar- os dois mancais nas respectivas bases dos suportes 5 e 6 e fazdeslizar a barra-de-aqu1 ha no interior dos mancais e através da segunda janela 5A ou 6A.
Se as extremidades da lâmina mola forem bifurcadas, quer dizer, se a parte dessas extremidades que devem cooperar com o corpo esférico de cada mancai compreender duas pequenas lâminas, entre as quais pode passar a barra-de-agu1 ha, pode-se proceder à montagem do conjunto descrito começando por introduzir uma extremidade da barra-de-agu1 ha no espaço compreendido entre os suportes 5 e 6 da calha, fazendo passar a citada barra através de uma das janelas 5A ou 6A, depois enfia-se na barra, sucessivamente, o primeiro e o segundo mancais, em posição inversa de man al para manca 1.A seguir insere-se a extrerrid_a íedesta barra através da outra janela e colocam-se os mancais nas suas respectivas bases; depois encaixa-se a lâmina elástica entre os mancais, em posição pré-comprimida e apoiada nas extremidades sobre um e sobre o outro mancai, de forma que as pequenas lâminas previstas em cada extremidade da lâmina ficam situadas de um lado e do outro da barra-de-agu1 ha ,
Na forma de realização que acaba de ser descrita, a máquina de costura de acordo com a invenção pode muito bem ser tanto uma máquina de comando mecânico, como uma máquina de comando electrônico, por meio de um microcomputador, por exemplo.
A máquina que se encontra ilustrada nas figuras 3 e 4 é destinada, essencialmente, a ser comandada por via electrónica, em especial, graças a impulsos electrico produzidos a pa_r tir de instruções informatizadas.
Num contexto deste tipo, conhece-se, nomeadamente, um grande número de construções, nas quais os movimentos de lançadeira de calha da máquina são comandados por um motor passo-a-pas alimentado por umatensão por impulsos.
A máquina ilustrada nas Figuras 3 e 4 engloba precisamente este tipo de construção.
desenho mostra, nomeadamente, um motor passo-a-passo que inclui um veio 13 montado em dois mancais esféricos 14 e 15, entre duas flanges 16 e 17, e incluindo o induzido 18 do motor, assim como, na extremidade inferior, um pino 19.
indutor 20 está representado, à esquerda do veio 18, pelo seu conjunto de placas do estátor, e, à direita, por uma de suas bobinas.
A flange 16 prolonga-se para a direita, para lá do indutor 20, para formar uma. lingueta 16a que possui uma abertura 16b com perfil tronco-cónico, que se estreita para a parte superior da Figura e que forma uma base para a face externa, esférica, de um mancai 21 mantido na citada abertura por uma mola vertical 22 encaixada, na extremidade superior, num colar 21 que se salienta na parte inferior do mancai 21 e, pela sua extremidade inferior, num colar 23a que existe na parte superior de um segundo mancai 23, idêntico ao mancai 21 e que assenta numa sede que forma uma abertura 24a, com perfil troncocónico, feita numa alavanca horizontal 24. Este perfil estreita-se para a parte inferior da Figura.
A alavanca 24 tem a forma geral de um sector circular denteado em 24b, encaixado com o pinhão 19 e que assenta, por um lado, na face superior de uma flange complementar 26, e, por outro lado, em duas saliências semi-esféricas 24c e 24d, por meio de uma esfera 25, encaixada tanto num alojamento semi9
esférico 24e da alavanca, como num alojamento semiesférico 26a da flange 26.
Uma fenda 24f, que se prolonga na proximidade do conjunto de dentes ?4bgarante um contacto elástico, sem folga e amortecido, entre o pinhado 19 e o próprio conjunto de dentes (Figuras 3 e 4).
A flange 26 é fixada sobre um pequeno anel 17 e da flange 17 da qual se vê apenas uma parte no desenho, mas que se prolonjg igualmente ao longo dos rebordos longitudinais deste último, até à sua extremidade direita. Esta fixação é efectuada graças a parafusos,- não representados que passam através das pa sagens 26b e se prendem nos furos roscados correspondentes, feitos no pequeno anel.
Numa variante de realização, não representada, a flange 26 e a flange 17 poderiam muito bem ser constituídos, por elementos de uma única peça.
Uma janela 26c, com a forma arqueada, permite a passagem ve_r tical e o movimento lateral de uma barra-de-agu1ha 27, monta da de forma a poder deslizar nos mancais 21 e 23.
De facto, a esfera 25 constitui um eixo de pivotamento para a alavanca 24, a qual pode portanto ser basculada no sentido horário e no sentido anti-horário pelo deslocamento angular correspondente do induzido 18 do motor passo-a-passo, de c_a da vez num sentido contrário ao do basculamento da alavanca 24.
Por esta razão, será então possível accionar a barra-de-agulha de maneira a ter um movimento pendular em torno do ponto de rotação superior, que constitui o mancai 21 e obter-se a_s sim o lançamento da agulha 28, que está montada na barra-de-
-agulha 27. E claro que o movimento pendular em questão terá uma amplitude programada por meio do envio de impulsos de tensão ao motor passo-a-passo, cujo número e polaridade depen dem do tipo dos pontos a coser.
No que diz respeito ao accionamento axial da barra-de-agulha 27, por deslizamento nos mancais 21 e 23, a citada barra-de-agulha é comandada pelo mecanismo ilustrado esquematicamente na Figura 6, na qual 29 representa um veio accionado, na sua extremidade à direita, por um motor, não representado;
é uma placa solidária com o referido veio, na qual é fixa do, em posição excêntrica, um eixo de rotação 31 para um man cal 32, cuja face externa, com perfil esférico, é montada nu sede com a forma complementar, feita na extremidade inferior no desenho, de uma pequena biela 33.
Na extremidade superior, a citada pequena biela possui uma sede com o perfil esférico, na qual é montado um mancai 34, cuja face externa possui um perfil complementar da citada sede e que é montado de forma a poder rodar em torno dum eixo 35.
Uma mola 36 é esticada entre uma placa 37, solidária com o eixo 35, e um mancai 34, sendo a referida mola destinada a compensar a folga que poderá existir entre o mencionado mancí 1 e o eixo 35. Este eixo é ligado à extremidade superior da barra-de-agu 1 ha 27, à qual transmite o movimento axial que recebe por ocasião da rotação da placa 30.
Além disso, graças ao esforço exercido pela mola 22 sobre o mancai 23 e transmitido por este último à alavanca 24, a referida alavanca é de certeza mantida permanentemente na posição correcta sobre a flange 26, por meio do apoio ofere-
. eido pelas saliências 24c e 24d sobre a citada flange, por um lado, e devido ao encaixe da esfera 25 ao mesmo tempo no alojamento 26a da flange, e no alojamento 24e da alavanca 24, por outro lado, sem fazer intervir outros órgãos de manutenção.
Assim, e como se vê no desenho, o conjunto descrito é constituído por um número reduzido de peças, susceptíveis de serem montadas, especificamente, segundo uma das formas antes descri tas, quando se fez referência à forma de realização das Figuras 1 e 2. Poder-se-á, por exemplo começar por montar a flange coti plementar 26 sobre o pequeno anel 17e da flange 17 do motor passo-a-passo, depois coloca-se a alavanca 24 sobre a flange 26 encaixando-a por meio do seu conjunto de dentes 24b, no pinhão 19, solidário com o veio do motor, inserindo a esfera 25 no espaço delimitado pelo alojamento 24e da alavanca e pelo alojamento 26a da flange 26.
Em seguida montam-se, separadamente, dois mancais, tais como os indicados pelas referências 21 e 23, nas duas extremidades de uma mola, como a mola 22, encaixando no anel 21a, respectivamente 23, mancais na primeira abertura da extremidade da mola, respectivamente na segunda abertura da extremidade da citada mola.
Comprime-se o conjunto axailmente até que o comprimento do conjunto se torne ligeiramente inferior à distância que separa a face inferior do prolongamento 16a da flange 16 do motor e a face superior da alavanca 24, de modo a poder fazer passar o referido conjunto entre os citados elementos (flange 16 e alavanca 24), e conduz os mancais 21 e 23 para as bases 16b e 24a feitas, respectivamente, nas citadas flange e alavanca.
Deixa-se distender a mola 22 de forma que os mancais se enca_i_ xem nas sedes sobre ela.
Finalmente, insere-se a barra-de-agulha 27 na abertura do primeiro mancai (21 ou 23), depois através da mola 22e, por fim, na abertura do segundo mancai, por meio do desliza, mento axial da barra nos mancais.
Por meio desta operação, obtêm-se um auto-centramento absolutamente correcto dos mancais 21 e 23 nas suas respectivas sedes e, portanto, um posicionamento perfeito da barra-de-agulha em relação às outras partes do conjunto descrito, que está assim pronto para ser montado no corpo da máquina de costura.
Numa variante de realização, não representada, a mola 22 da forma de realização da Figura 3 poderia muito bem ser substituída por uma lâmina elástica pré-contraída do tipo dc que foi utilizada na forma de realização das Figuras 1 e 2 que possui por exemplo, a forma de V, que se apoia com as extremidades dos seus braços sobre os mancais 21 e 23, respectivamente .
A estrutura da variante da Figura 5 não se diferencia da for* ma de realização descrita em relação às Figuras 3 e 4 pelo facto de ser o mancai superior aquele que é móvel transvelsalmente, enquanto o mancai inferior permanece imóvel.
Os elementos funcionais postos em actuação nesta variante permanecem, todavia, idênticos aos já descritos a propósito das Figuras 3 e 4; elas são, portanto, caracterizados, no desenho, por referências que correspondem às que se utilizam nas citadas Figuras 3 e 4 mas são completadas com o sinal *,
Por consequência, as características, as vantagens que podem delas resultar, assim como os modos de montagem que são espe cíficos desta variante da Figura 5, correspondente, nutati: mutandis, às características, vantagens e modos de montagem já citados em relação às Figuras 3 e 4.

Claims (7)

  1. REIVINDICAÇÕES:
    1- - Máquina de costura em ziguezague, na qual a barra-de-agulha é montada de forma a poder deslizar pelo menos em dois mancais solidários, respectivamente, com um primeiro e um segundo suportes colocados em frente um do outro e dos quais pelo menos um é móvel transversalmente ao eixo longitudinal da barra-de-agulha, meios que conferem ao citado suporte um movimento alternativo de vaivém, com uma amplitude determinada de forma a impor à barra-de-agulha um movimer to de lançamento correspondente, caracterizada pelo facto de cada mancai ser formado por um corpo atravessado por uma passagem rectilínea com uma secção recta que corresponde â da part da barra-de-agu1 ha que é levada a deslizar no seu interior e apresenta, feita na sua face externa, pelo menos uma super fície de contacto com um perfil correspondente ao da superfj cie lateral de um segmento anular de uma esfera centrada num ponto do eixo longitudinal da referida passagem; cada suport apresentar, na face situada em frente do outro suporte, pele menos uma sede para um dos citados corpos, de forma que a mencionada sede possui um perfil que corresponde, pelo menos em parte, ao da superfície de contacto do corpo e que comunj ca com uma janela voltada para uma face do suporte, oposta à da sede e que dá passagem à barra de agulha; os mencionados mancais serem mantidos em posição, cada um pela sua superfidi de contacto, sobre a sede do respectivo suporte, ao menos po um órgão elástico que exerce, sobre cada mancai, uma força dirigida para a sua própria sede.
  2. 2- - Máquina de acordo com a reivindica,ão 1, caracterizada pelo facto de o referido órgão elástico ser uma mola pré-con traída entre os mancais.
  3. 33 - Máquina de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo facto de a mola ser uma mola helicoidal que envolve a barra-de-agu1 ha, na parte compreendida entre os mancais.
    - Máquina de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo facto de o corpo de cada mancai possuir um colar que fic saliente na parte oposta àquela que se apoia na respectiva sede, tendo o referido colar um diâmetro externo sensivelmeni igual ao da abertura da mola e a citada mola recobrir, em cada extermidade, o colar de um dos mancais.
  4. 5? - Máquina de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo facto deamola serformada por uma lâmina elástica montada entre os mancais em posição pré-contraída, apoiada pelas sua; extremidades sobre um e o outro mancai, respectivamente.
    - Processo de montagem da máquina de costura de acordo com uma reivindicações anteriores, em especial do conjunto barra-de-agu1ha/mancais entre os citados primeiro e segundo supor tes, caracterizado pelo facto de se montarem, primeiramente, os dois mancais e a mola, se apertar o referido conjunto por compressão da mola até que o comprimento do conjunto se torne inferior à distância compreendida entre as bases dos suportes se colocar o corpo de cada mancai na vertical da sede respectiva e se deixar distender a mola; e depois se enfiar a barra-de-agu1 ha sucessivamente na passagem rectilínea do primeiro mancai e na do segundo mancai, tudo isto de forma a obter-se o autocentramento da barra-de-agu1 ha em relação aos mencionados suportes.
  5. 7- - Processo de montagem da máquina de costura de acordo con as reivindicações 1 a 5, em especial, do conjunto barra-de-agu1ha/mancais entre os referidos primeiro e segundo suporn caracterizado pelo facto de se aproximarem a superfície de contacto do corpo de um mancai e a sede de cada suporte; se colocar um órgão elástico como um arco butante entre os cita dos elementos de forma a mantê-los encaixados cada um na sua respectiva sede e; finalmente se enfiar a barra-de-agu1 ha sucessivamente na passagem rectilínea do primeiro mancai e não do segundo mancai, tudo se forma a obter o auto-centramento da barra-de-agu1 ha em relação aos referidos suportes.
  6. 8? - Processo de montagem da máquina de costura de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, em especial do conjunto barra-de-agu1ha/mancais entre os mencionados primeiro e segundo suportes, caracterizado pelo facto de se introduzir uma extremidade de barra-de-agulha entre os suportes, por passagem através da janela de um dos suportes; se enfiar nessa extremidade, sucessivamente, um primeiro mancai orientado de forma que a sua superfície de contacto fique situada no lado da sede de suporte, ficando a mola helicoidal e o segundo mancai em posição oposta à do primeiro mancai; se comprimir a mola e se encaixar a citada extremidade da barra -de-agulha na janela do segundo suporte; em seguida, se deixar distender a mola e posicionar mancais sobre a sua respe£ tiva sede de forma a obter o auto-centramento da barra-de-agjj lha em relação aos mencionados suportes.
  7. 9^ - Processo de montagem da máquina de costura de acordo ccm uma das reivindicações 1 a 5, em especial, do conjunto barra-de -agulha/mancais entre os referidos primeiro e segundo supor tes, caracterizado pelo facto de se introduzir uma extremidalde da barra-de-agulha entre os suportes, por meio de passagem através da janela de um dos suportes; se enfiar na citada extre midade, sucessivamente, o primeiro e o segundo mancais orieri tado-os sobre a barra de tal forma que a sua superfície de contacto fique situada do lado da base do primeiro e do sefl & fi gundo suportes, respectivamente; se encaixar a mencionada extremidade da barra-de-agulha através da janela do segundo suporte e se posicionar os mancais sobre a sede do mancai respectiva; em seguida, se colocar a citada lâmina elástica em posição pré-comprimida em apoio por intermédio das suas extremidades sobre um e o outro mancai.
PT92430A 1988-11-30 1989-11-28 Maquina de costura em ziguezague PT92430B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CH4439/88A CH676999A5 (pt) 1988-11-30 1988-11-30

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT92430A PT92430A (pt) 1990-05-31
PT92430B true PT92430B (pt) 1995-09-12

Family

ID=4276150

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT92430A PT92430B (pt) 1988-11-30 1989-11-28 Maquina de costura em ziguezague
PT92429A PT92429B (pt) 1988-11-30 1989-11-28 Maquina de costura em ziguezague

Family Applications After (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT92429A PT92429B (pt) 1988-11-30 1989-11-28 Maquina de costura em ziguezague

Country Status (15)

Country Link
US (2) US5063865A (pt)
EP (2) EP0377403B1 (pt)
JP (2) JPH02182285A (pt)
KR (2) KR900008093A (pt)
CN (2) CN1025538C (pt)
AU (2) AU621422B2 (pt)
BR (2) BR8906042A (pt)
CA (2) CA2003959A1 (pt)
CH (1) CH676999A5 (pt)
DD (2) DD289302A5 (pt)
DE (2) DE68906774T2 (pt)
ES (2) ES2044212T3 (pt)
PT (2) PT92430B (pt)
RU (1) RU2050425C1 (pt)
ZA (2) ZA899035B (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CH684418A5 (fr) * 1990-11-29 1994-09-15 Mefina Sa Machine à coudre.
US5365298A (en) * 1993-04-05 1994-11-15 Eastman Kodak Company Camera shutter with oscillation damping
JP2001340675A (ja) * 2000-05-31 2001-12-11 Aisin Seiki Co Ltd オーバーロックミシン
KR20010007724A (ko) * 2000-07-04 2001-02-05 임준기 마취효과와 살균력을 가진 밴드
JP2003117271A (ja) * 2001-10-17 2003-04-22 Yamato Sewing Mach Co Ltd ミシン
RU2215838C1 (ru) * 2002-06-11 2003-11-10 Общество с ограниченной ответственностью "Завод бытовых швейных машин" Швейная машина зигзаг
RU2215840C1 (ru) * 2002-07-17 2003-11-10 Общество с ограниченной ответственностью "Завод бытовых швейных машин" Блок-модуль фронтальных механизмов швейной машины
JP4913373B2 (ja) * 2005-01-07 2012-04-11 Juki株式会社 ミシンの針駆動機構
JP2009061031A (ja) * 2007-09-05 2009-03-26 Juki Corp ボタン穴かがりミシン
JP2010094272A (ja) * 2008-10-16 2010-04-30 Juki Corp サージングミシン
CN101942745B (zh) * 2010-07-27 2013-04-24 际华三五三四制衣有限公司 一种由平缝机改装的临缝机
CN203051709U (zh) * 2012-11-09 2013-07-10 台州拓卡奔马机电科技有限公司 一种套结机上的下轴齿密封机构
US9657418B2 (en) * 2013-03-14 2017-05-23 Windham Sewing Machines, Llc Sewing machine
CN105970491B (zh) * 2016-05-19 2018-12-18 台山山度士制衣厂有限公司 旋轴式高厚材料缝纫装置
CN111364181B (zh) * 2020-04-10 2023-08-29 诸暨轻工时代机器人科技有限公司 毛巾线圈的挑动机构和单电机梭式毛巾装置

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE596356C (de) * 1933-02-28 1934-05-04 Carl J Lehmann Fa Naehmaschine, insbesondere zum Einnaehen von Hutleder in Schirmmuetzen
US2253110A (en) * 1937-11-19 1941-08-19 Jr Edward S Cornell Self-compensating bearing
FR881686A (fr) * 1941-05-03 1943-05-05 Int Button Hole Sewing Machine Machine à coudre
US2862468A (en) * 1954-11-29 1958-12-02 Singer Mfg Co Ornamental stitch sewing machines
NL106140C (pt) * 1954-11-29
US3026831A (en) * 1957-12-02 1962-03-27 Singer Mfg Co Zigzag mechanisms for sewing machines
US2932268A (en) * 1958-06-24 1960-04-12 Singer Mfg Co Needle bar drives for zigzag sewing machines
US3518954A (en) * 1968-06-21 1970-07-07 Singer Co Round end buttonhole mechanism for zigzag sewing machines
FR2198500A5 (en) * 1972-09-05 1974-03-29 Arvai T Sewing machine zig-zag stitch device - producing stitches of increased amplitude
US3782311A (en) * 1972-12-29 1974-01-01 Singer Co Simplified basting stitch mechanism
US4000706A (en) * 1976-05-06 1977-01-04 The Singer Company Skip stitch mechanism for sewing machines
MC1176A1 (fr) * 1977-02-02 1978-09-25 T Arvai Perfectionnements au montage de l'aiguille dans une machine a coudre
US4215638A (en) * 1978-06-12 1980-08-05 The Singer Company Needle bar suspension means for a zig-zag sewing machine
US4213409A (en) * 1978-10-05 1980-07-22 The Singer Company Needle bar support
US4458611A (en) * 1980-11-10 1984-07-10 White Consolidated Industries, Inc. Needle bar guide for a zig zag sewing machine
ES8701259A1 (es) * 1986-02-03 1986-11-16 Coser Alfa Maquinas Maquina de coser perfeccionada
JPH0756338B2 (ja) * 1987-10-16 1995-06-14 本田技研工業株式会社 車輌用無段変速機の制御方法
JP2578444B2 (ja) * 1987-10-16 1997-02-05 日産自動車株式会社 自動車用シートスライド装置
US4873932A (en) * 1989-02-01 1989-10-17 Ssmc Inc. Stepper driven stitch patterning mechanism for sewing machines using spiral cam groove and follower
US4895090A (en) * 1989-02-10 1990-01-23 Ssmc Inc. Lost motion compensation for sewing machine needle vibrating gate

Also Published As

Publication number Publication date
CH676999A5 (pt) 1991-03-28
CN1025537C (zh) 1994-07-27
EP0377404A3 (en) 1990-08-29
KR910009993A (ko) 1991-06-28
JPH02182285A (ja) 1990-07-16
CN1043172A (zh) 1990-06-20
DD289302A5 (de) 1991-04-25
CN1025538C (zh) 1994-07-27
AU4570389A (en) 1990-06-07
US5063865A (en) 1991-11-12
ZA899035B (en) 1990-09-26
DE68907884T2 (de) 1994-03-10
EP0377403A2 (fr) 1990-07-11
DD289301A5 (de) 1991-04-25
DE68906774D1 (de) 1993-07-01
RU2050425C1 (ru) 1995-12-20
CN1043169A (zh) 1990-06-20
AU621421B2 (en) 1992-03-12
KR900008093A (ko) 1990-06-02
US5099776A (en) 1992-03-31
PT92430A (pt) 1990-05-31
EP0377404A2 (fr) 1990-07-11
BR8906042A (pt) 1990-06-19
ES2043096T3 (es) 1993-12-16
DE68906774T2 (de) 1994-01-05
PT92429B (pt) 1995-08-09
BR8906043A (pt) 1990-06-19
AU4570289A (en) 1990-06-07
PT92429A (pt) 1990-05-31
CA2003958A1 (fr) 1990-05-31
ZA899171B (en) 1990-09-26
JPH02182284A (ja) 1990-07-16
CA2003959A1 (fr) 1990-05-31
AU621422B2 (en) 1992-03-12
EP0377403A3 (en) 1990-08-22
ES2044212T3 (es) 1994-01-01
DE68907884D1 (de) 1993-09-02
EP0377404B1 (fr) 1993-05-26
EP0377403B1 (fr) 1993-07-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT92430B (pt) Maquina de costura em ziguezague
US443695A (en) Mechanism for testing watches
PT92427B (pt) Dispositivo calcador de tecido para maquina de costura
JPS6330391Y2 (pt)
CN109056197A (zh) 电动缝纫机的针距可调精密倒顺缝驱动机构
US88023A (en) Improvement in straw-cutters
US5205230A (en) Sewing machine
US3828623A (en) Remote outside rearview mirror
US104608A (en) Bdwaed j
US2366266A (en) Oscillator
US2883951A (en) Device for actuating the needle bar of zig-zag sewing machines
US3435788A (en) Sewing machine
US55508A (en) Improvement in churns
US2704460A (en) Motion transforming device
US4108092A (en) Zig-zag sewing machine
US22984A (en) Coitvebting eecipbocating into rotary motion
US24064A (en) Improvement in foot-power machines
RU191257U1 (ru) Устройство для фиксации исполнительного механизма дископильного станка углового пиления в заданном положении
US973770A (en) Massage apparatus.
US3094086A (en) Control mechanism for zig-zag sewing machines
US108172A (en) Improvement in universal-jolmteo treadles
US114599A (en) Improvement in treadles
US1219597A (en) Stitch-measurer for sewing-machines.
US3874324A (en) Pendulum and escapement anchor relationship indicator and setter
US22264A (en) Improvement in sewing-machines

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19950504

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19961130