PT87722B - Processo para a preparacao de uma composicao detergente liquida aquosa contendo um branqueador de perborato - Google Patents

Processo para a preparacao de uma composicao detergente liquida aquosa contendo um branqueador de perborato Download PDF

Info

Publication number
PT87722B
PT87722B PT87722A PT8772288A PT87722B PT 87722 B PT87722 B PT 87722B PT 87722 A PT87722 A PT 87722A PT 8772288 A PT8772288 A PT 8772288A PT 87722 B PT87722 B PT 87722B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
process according
perborate
water
acid
particles
Prior art date
Application number
PT87722A
Other languages
English (en)
Other versions
PT87722A (pt
Original Assignee
Procter & Gamble
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=10618800&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT87722(B) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Procter & Gamble filed Critical Procter & Gamble
Publication of PT87722A publication Critical patent/PT87722A/pt
Publication of PT87722B publication Critical patent/PT87722B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/395Bleaching agents
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/39Organic or inorganic per-compounds
    • C11D3/3947Liquid compositions
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/39Organic or inorganic per-compounds
    • C11D3/3942Inorganic per-compounds

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)

Description

Descreve-se um processo para a preparação de uma composição detergente líquida aquosa que possui um pH de, pelo menos 8, caracterizado por a referida composição compreender:
a) pelo menos 5% de um agente tensio-activo orgânico aniónico isento de sabão;
b) pelo menos 5% de um formador; e
c) de 1% - 40% de um branqueador de perborato na forma de partículas que tem um diâmetro de partícula de peso médio desde 0,5 micrometros a 20 micrometros, tendo as referidas partículas sido formadas por recristalização in situ.
branqueador de perborato encontra-se presente na forma de pequenas partículas suspensas num meio liquido aquoso.
U.M1988
59973
Case CM/251M
Descrição do objecto do invento que
THE PROCTER & GAMBLE COMPANY, norte-americana, (Estado de Ohio), industrial, com sede em One Procter & Gam ble PLaza, Cincinnati, Estado de Ohio, Estados Unidos da América, pretende obter em Portugal, para:PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE UMA COMPOSIÇÃO DETERGENTE LÍQUIDA AQUOSA CONTENDO UM BRANQUEADOR DE PERBORATO.
presente invento refere-se a composições detergentes líquidas aquosas que contem um branqueador de perborato na forma de pequenas partículas, isto é, partículas que tem um diâmetro de partícula de peso médio desde 0,5 a 20 micrometros. As pequenas partículas são formadas por cristalização in situ, topicamente de tetrahidrato de perborato. 0 tetrahidrato pode ser formado, por exemplo, por recristalização de monohidrato de perborato, ou fazendo reagir um borato com perõxido de hidrogénio.
As composições detergentes líquidas denominadas de serviço pesado como as que estão presentemente à venda no comércio, não contem normalmente um branqueador. Compostos de peroxigénio dissolvidos, como o perõxido de hidrogénio actuam intermediariamente com outros componentes geralmente utilizados em detergentes líquidos, como enzimas e perfumes.
Os compostos de branqueamento de peroxigénio insolúveis apre sentam o problema de fraca estabilidade física das suspensões fabricadas com os mesmos.
A patente DE-OS 35 11 515, publicada em 17 de Outubro de 1985. revela composições detergentes líquidas não aquosas que compreendem monohidrato de perborato de sódio e um activador para o perborato.A patente FR 2 579 615, publicada em 3 de Outubro de 1986, descreve composições não aquosas semelhantes que compreendem ainda inibidores de catalase.
As composições exemplificadas nestas duas patentes não contem agentes tensio-activos aniónicos.
J, Dugua e B.Simon, Crystallization of Sodium Perborate from Aqueous Solutions (CRistalização de Perborato de Sódio a partir de SoluKM1988
59973
Case CM/251M
ções Aquosas), Journal of Cristal Growty 44 (1978), 265-286, discutem o papel dos agentes tensio-activos sobre a nucleação de desenvolvimento de cristais do tetrahidrato de perborato de sódio.
Constitui um objecto do presente invento proporcionar composições detergentes líquidas aquosas que contem partículas de perborato que tem um diâmetro de partícula de peso médio desde 0,5 micrometros a 20 micrometros. Constitui um outro objecto do presente invento proporcionar um processo segundo o qual partículas com a gama de tamanho de partículas desejada sao formadas in situ.
As composições detergentes líquidas aquosas do presente inven to tem um pH de pelo menos 8, compreendem pelo menos 5% de um agente tensio-activo orgânico aniónico isento de sabão, pelo menos 5% de um formador, e de 1% a 40%, de preferência de 10% a 20% de um branqueador de perborato na forma de partículas que têm um diâmetro de partícula de peso mé dio desde 0,5 micrometros a 20 micrometros, tendo as referidas partículas sido formadas por cristalização in situ. De preferência, as partículas de perborato são formadas por cristalização in situ de um tetrahidrato de perborato, por exemplo tetrahidrato de perborato de sódio.
Composições detergentes líquidas pref eridas compreendem ainda de 5% a 70% de um dissolvente orgânico miscível na água. Os dissolventes orgânicos miscíveis em água preferidos são os álcoois monohídricos de baixo peso molecular; o mais preferido destes dissolventes é o etanol.
Composições detergentes que são aqui preferidas têm um pH de pelo menos 9, com maior preferência de pelo menos 9,5.
presente invento é dirigido ao problema da formulação de uma composição detergente líquida aquosa que tem suspensas nela pequenas partículas de um branqueador de perborato. Por razões de estabilidade física ê necessário que as partículas de perborato tenham um diâmetro de partícula de peso médio desde 0,5 a 20 micrometros. Não é aconselhável produzir tais pequenas partículas mediante, por exemplo, trituração, visto que este processo não é economicamente muito atractivo. Além disso, tais pequenas partículas num estado seco colocariam sérios problemas de higiene e segurança industriais.
Verificou-se também que as composições detergentes que contem pequenas partículas de perborato que são obtidas mediante trituração tem
214.JUH.1988
59973
Case CM/251M
estabilidade física mais pobre que as composições que contem partículas de perborato do mesmo diâmetro que foram obtidas por cristalização in situ.
Embora este fenómeno não seja completamente compreendido, especula-se que a forma da partícula desempenha um papel no mesmo.
Descobriu-se agora que as necessárias pequenas partículas de perborato podem ser formadas por cristalização in situ na presença de pele menos 5% de agente tensio-activo aniõnico orgânico, isento de sabão, e pelo menos 5% de um formador de detergente.
As percentagens aqui utilizadas são percentagens em peso da composição de detergente líquido. As percentagens em peso do perborato são calculadas como monohidrato de perborato, mesmo através de partículas que podem ter composição diferente (por exemplo o tetrahidrato).
A expressão cristalização in situ refere-se a processos em que partículas de perborato são formadas a partir de partículas maiores ou a partir de uma solução, na presença da matriz formadora constituída por água/agente tensio-activo aniõnico/detergente. Esta expressão inclui processos que envolvem reacções químicas, como quando o perborato de sódio é formado por reacção de quantidades estequiométricas de peróxido de hidrogénio e metaborato de sódio ou borax. A mesma inclui também processos que envolvem a dissolução e recristalização, como na dissolução de monohi drato de perborato e formação subsequente de tetrahidrato de perborato. A recristalização pode também ter lugar deixando o monohidrato de perborato retomar a água de cristalização, pelo que o monohidrato recristaliza direc tamente no tetrahidrato, sem fase de dissolução.
Numa forma de realização do presente invento, um composto de perborato, por exemplo tetrahidrato de perborato de sódio ou monohidrato de perborato de sódio, é adicionado a um líquido aquoso que compreende o agente tensio-activo aquoso e o formador de detergente. A pasta resultante é agitada. Durante esta agitação o composto de perborato é submetido a um processo de dissolução/recristalização. Devido â presença de um agente tensio-activo aniõnico e do formador de detergente este processo de disso lução/recristalização resulta em partículas que tem o desejado diâmetro de partícula.
Como o monohidrato é mais susceptível ã recristalização, o é preferido para esta forma de realização do invento. Diame-314.JUR.1988
59973
Case CM/251M
tros de partícula, como aqui referidos, são diâmetros de partícula de peso médio, a nao ser que de outro modo sejam especificados. Por razões de estabilidade física é preferível que a distribuição do tamanho de partícu las seja relativamente estreito; isto é, é preferível que menos de 10% do perborato esteja presente na forma de partículas que tenham um diâmetro maior que 25 micrometros, com maior preferencia menos que 10% (em peso) tenham um diâmetro de partícula maior que 10 micrometros.
Numa segunda forma de realização do presente invento, o compor to de perborato ê formado in situ por reacção química. Por exemplo, metaborato de sódio é adicionado a um líquido aquoso que compreende o agente tensio-activo aniónico e o formador de detergente. Então, uma quantidade estequiométrica de peróxido de hidrogénio ê adicionada enquanto se agita.
A agitação é continuada até a reacção estar completa.
Em vez de metaborato, outros compostos de borato, incluindo, por exemplo, borax e ácido bórico, podem ser utilizados. Se for utilizado o borax como composto de boro, uma quantidade estequiométrica de uma base, por exemplo hidróxido de sódio, ê adicionada para assegurar a reacção do borax coro ometaborato. 0 processo prossegue então como descrito acima para a converção do metaborato. Em vez de peróxido de hidrogénio, podem ser utilizados outros peróxidos (por exemplo peróxido de sódio), como é conhe eido na técnica.
Normalmente, é formado o tetrahidrato de perborato. A tempera tura acima de 402C o mesmo pode ser lentamente convertido até ao trihidra to termodinamicamente mais estável. Esta conversão pode ela própria ser utilizada para produzir pequenas partículas de trihidrato fora das grandes partículas de tetrahidrato.
Composições detergentes líquidas preferidas contem, além de água, um dissolvente orgânico miscível com água. 0 dissolvente reduz a so lubilidade de perborato na fase líquida e aumenta portanto a estabilidade química da composição.
Não é necessário que o dissolvente orgânico seja completamente miscível com água, desde que uma quantidade suficiente do dissolvente se misture com a água da composição para afectar a solubilidade do compojs to de perborato na fase líquida.
dissolvente orgânico miscível com água deve, evidentemente,
-414. Μ1988
59973
Case CM/251M ser compatível com o composto de perborato ao pH que for utilizado. Portanto, poliãlcoois que tem grupos hidroxi próximos (por exemplo 1,2-propanediol e glicerol) são menos desejáveis.
Exemplos de dissolventes orgânicos adequados miscíveis com água incluem os monoálcoois alifáticos inferiores, e éteres de dietileno glicol e monoálcoois monoalifáticos inferiores. Dissolventes preferidos são etanol, isopropanol, 1-metoxi 2-propanol e éter butildiglicólico.
Embora a presença ou ausência de outros ingredientes desempenhem o seu papel, a quantidade de oxigénio disponível em solução é largamente determinada pela proporção água:dissolvente orgânico. Quanto menor for esta proporção (isto é, mais dissolvente orgânico for utilizado no sistema dissolvente), menor será a quantidade de oxigénio disponível em solução. Embora isto seja bom para a estabilidade do sistema de branqueamento, é menos desejável para uma boa solubilidade de outros componentes (por exemplo electrólito, agentes tensio-activos aniónicos).
Em termos práticos, a proporção água:dissolvente orgânico é, para a maior parte dos sistemas, na gama de 8:1 a 1:3, de preferencia de 5:1 a 1:2. No cálculo da quantidade de água na composição detergente,devem ser feitas compensações para a água libertada em ou tomada pelos pro cessos químico e físico que podem ter lugar durante a preparação da composição detergente. Por exemplo, pode ser formada água na neutralização de um agente tensio-activo aniõnico, ao passo que pode ser consumida água na conversão de metaborato em tetrahidrato de perborato, assim como na conversão de monohidrato de perborato em tetrahidrato de perborato. A água está também presente na maior parte das matérias primas dos detergen tes, e deve ser tomada em consideração.
Como se cre que a força iónica da composição afecta o processo de cristalização, as composições preferidas tem uma força iónica de p£ lo menos 0,8 moles/litro, de preferência de 2 a 3,5 moles/litro. As forças iónicas são calculadas na presunção de que todos os materiais iónicos que não sejam o perborato presente na composição são completamente dissociados.
As composições de detergente líquido aqui consideradas contem de 5% a 60% da composição de detergente líquido, de preferencia de 15% a 40%, de um agente tensio-activo orgânico escolhido entre agentes tensio-514. >1988
59973
Case CM/251M
-activos não-iónicos, aniónicos e zuiteriónicos e misturas dos mesmos. P£ lo menos 5% da composição detergente devem ser constituídos por um agente tensio-activo aniónico.
Agentes tensio-activos aniónicos sintéticos podem ser representados pela fórmula geral íT-SO^M na qual RÍ representa um grupo hidrocarboneto escolhido do grupo que consiste em radicais alquilo de cadeia direita ou ramificada que contem de cerca de 8 a cerca de 24 átomos de carbono e radicais fenilalquilo que contem de cerca de 9 a cerca de 15 átomos de carbono no grupo alquilo. M é um catião formador de sal que nojr malmente é escolhido do grupo que consiste em sódio, potássio, amónio e suas misturas.
Um agente tensio-activo aniónico sintético preferido ê um sal solúvel em água de um ácido sulfénico de alquilbenzeno que contém de 9 a 15 átomos de carbono no grupo alquilo. Outro agente tensio-activo aniónico preferido é um sal solúvel em água de um sulfato de alquilo ou um sulfato de éter de políetoxilato de alquilo em que o grupo alquilo contém de cerca de 8 a cerca de 24, de preferencia de cerca de 10 a cerca de 18 ãt£ mos de carbono e existem de cerca de 1 a cerca de 20, de preferencia de cerca de 1 a cerca de 12 grupos etoxi. Outros agentes tensio-activos aniõnicos adequados são revelados na patente norte-americana 4 170 565, de Flesher e outros, concedida em 9 de Outubro de 1979.
Os agentes tensio-activos não iõnicos são convencionalmente produzidos por condensação de óxido de etileno com um hidrocarboneto que tem um átomo de hidrogénio reactivo, por exemplo um grupo hidroxilo, carboxílo ou amido, na presença de um catalisador acídico ou básico, e incluem compostos que tem a fórmula geral RA(CH2CH20)nH em que R representa a porção hidrofóbica, A representa o grupo que comporta o átomo de hidrogénio reactivo e n representa o número médio das porções de óxido de etileno. R contem tipicamente de cerca de 8 a 22 átomos de carbono. Os mesmos podem também ser formados pela condensação de óxido de propileno com um composto de baixo peso molecular, n varia normalmente de cerca de 2 a cerca de 24.
A porção hidrofóbica do composto não iónico é de preferência um álcool alifático, primário ou secundário, de cadeia direita ou ramifi cada, que tem de cerca de 8 a cerca de 24, de preferencia de cerca de 12
-659973
Case CM/251M
14.JUNJ388 a cerca de 20 átomos de carbono. Uma descrição mais completa de agentes tensio-activos não iónicos adequados pode ser encontrada na patente norte-americana 4 111 855. Misturas de agentes tensio-activos não iónicos poden ser desejáveis.
Agentes tensio-activos zuiteriónicos incluem derivados de com postos de amónio quaternário alifático, fosfónio e sulfónio, nos quais a porção alifática pode ser de cadeia direita ou ramificada e em que um dos substituintes alifáticos contém de cerca de 8 a cerca de 24 átomos de car bono e um outro substituinte contém, pelo menos, um grupo aniónico solúvel em água. Materiais zuiteriónicos particularmente preferidos são os sul fonatos e sulfatos de amónio etoxilados descritos nas patentes norte-amen. canas 3 925 262, de Laughlin e outros, concedida em 9 de Dezembro de 1975 e 3 929 678, de Laughlin e outros, concedida em 30 de Dezembro de 1975.
Agentes tensio-activos não iónicos semi-polares incluem óxidos de amina solúveis em água que contém uma porção alquilo ou hidroxi al quilo com cerca de 8 a cerca de 28 átomos de carbono e duas porções escolhidas do grupo que consiste em grupos alquilo e grupos hidroxi alquilo, contendo de cerca de 1 a cerca de 3 átomos de carbono que podem facultati. vamente ser reunidos nas estruturas de anel.
Sais tensio-activos sintéticos aniónicos adequados são escolhidos do grupo de sulfonatos e sulfatos. Os detergentes aniónicos análogos são bem conhecidos na técnica dos detergentes e encontraram repetida aplicação em detergentes comerciais. Sais de sulfonato ou sulfato sintéticos solúveis em água preferidos tem a sua estrutura molecular um radical alquilo que contém de cerca de 8 a cerca de 22 átomos de carbono.
Exemplos de tais sais tensio-activos aniónicos preferidos sao os produtos de reacção obtidos por sulfatação de álcoois gordos Cg-Cqg d£ rivados de sebo e óleo de coco; sulfonatos de alquilbenzeno em que o grupo alquilo contém de cerca de 9 a cerca de 15 átomos de carbono; sulfonatos de éter de alquilgliceril de sódio; sulfatos de éter de álcoois gordos derivados de óleos de sebo e de coco: sulfatos e sulfonatos de monoglicerido de ácido gordo de coco; e sais solúveis em água de sulfonatos de parafina que tem de cerca de 8 a cerca de 22 átomos de carbono na cadeia alquílica. Agentes tensio-activos de olefina sulfonada, como mais completamente descritos, por exemplo, na memória da patente norte-ameri-759973
Case CM/251M
J4JJNJ288 cana 3 332 880, podem também ser utilizados. 0 catião de neutralização para os sulfonatos e/ou sulfatos aniónicos sintéticos é representado pelos catiões que são largamente utilizados na tecnologia dos detergentes, tais como sódio e potássio.
Um componente de agente tensio-activo sintético aniónico particularmente preferido aqui considerado é representado pelos sais solúveis em água de um ácido sulfónico de alquilbenzeno, de preferencia ácido sulfc nico de alquilbenzeno de sódio, de preferencia sulfonatos de alquilbenzenc de sódio que têm de cerca de 10 a 13 átomos de carbono no grupo alquilo.
Uma classe preferida de etoxilatos não iónicos é representada pelo produto de condensação de um álcool gordo que tem de 12 a 15 átomos de carbono e de cerca de 4 a 10 moles de óxido de etileno por mole de álcool gordo. Espécies adequadas desta classe de etoxilatos incluem: o produto de condensação de oxo-ãlcoois 0χ2-^ΐ5 e 7 ou 9 moles de óxido de eti leno por mole de álcool; o produto de condensação de oxo-álcoois Cq^-Djj de corte estreito e 7 ou 9 moles de óxido de etileno por mole de oxo-álcool gordo; o produto de condensação de um oxo-ãlcool C22-C13 gordo de cor te estreito e 6,5 moles de óxido de etileno por mole de álcool gordo,e os produtos de condensação de um álcool gordo de coco CqQ-Cq4 com um grau de etoxilação (moles EO/mole de álcool gordo) na gama de 5 a 8. Os oxo-ãlcoois gordos embora principalmente lineares podem ter, dependendo das con dições de processamento e das olefinas de material de partida, um certo grau de ramificação, particularmente de cadeia curta tal como a ramificação do metilo.
Um grau de ramificação na gama de 15% a 50% (% em peso) ê fre quentemente encontrado nos oxo-álcoois ã venda no comércio.
Componentes etoxilados não iónicos preferidos podem também ser representados por uma mistura de dois agentes tensio-activos não ióni cos separadamente etoxilados que tem um grau diferente de etoxilação. Por exemplo, 0 agente tensio-activo etoxilato não iónico, que contém de 3 a 7 moles de óxido de etileno por mole da porção hidrofóbica e uma segunda es_ pécie etoxilada tendo de 8 a 14 moles de óxido de etileno por mole de por ção hidrofóbica. Uma mistura etoxilada não iónica preferida contêm um et£ xilato inferior que é o produto de condensação de um oxo-álcool C22“Cp5> com até 50% (em peso) de ramificação, e de cerca de 3 a 7 moles de óxido
-859973
Case CM/251M jyyp8B de etileno por mole de oxo-álcool gordo, e um etoxilato mais elevado que é o produto de condensação de um oxo-álcool Cqg-Cjg com mais que 50% ( em peso) de ramificação e de cerca de 8 a 14 moles de Óxido de etileno por mole de oxo-álcool ramificado.
As composições detergentes líquidas aqui consideradas contêm facultativamente um composto de ácido gordo. Ácidos gordos saturados preferidos tem de 10 a 16, mais preferivelmente 12 a 14 átomos de carbono. Ácidos gordos Insaturados preferidos são o ácido oleíco e o ácido palmitoleíco.
Podem ser utilizados enzimas detergentes nas composições detergentes líquidas do presente invento. De facto, uma das características desejáveis das presentes composições consiste no facto de as mesmas serem compatíveis com tais enzimas detergentes. Enzimas adequados incluem as proteases, amilases, lipases e celulases detergentes. Agentes de estabili. zação enzlmátlca para utilização em detergentes líquidos aquosos sao bem conhecidos. Preferido neste caso ê um sal de ácido fórmico, por exemplo formiato de sódio. A quantidade deste agente de estabilização varia tipicamente entre 0,5% e 2%.
Composições preferidas contem um formador inorgânico ou orgânico. Exemplos de formadores inorgânicos incluem os formadores à base de fósforo, por exemplo tripolifosfato de sódio, pirofosfato de sódio e aluminosilicatos (zeolitos).
Exemplos de formadores orgânicos são representados por poliá eidos tais como ácido cítrico, ácido nitrilotriacético, e misturas de mo nosuccinato de tartarato com disuccinato de tartarato. Formadores preferidos para utilização no invento são ácido cítrico e compostos de ácido succínico alcenil substituídos, em que o alcenilo contêm de 10 a 16 átomos de carbono. Um exemplo deste grupo de compostos é o ácido dolecenil succínico. Formadores de carboxilato polimérico, incluindo de poliacrilatos, polihidroxi acrilatos e copolímeros de poliacrilatos/polimaleatos po dem também ser utilizados.
As composições aqui consideradas podem conter uma série de ou tros ingredientes opcionais que são principalmente utilizados a níveis de aditivo, usualmente abaixo de cerca de 5%. Exemplos de tais aditivos incluem: poliácidos, enzimas e agentes estabilisadores enzimáticos, regu
-959973
Case CM251M
14.JiiW.1888
ladores de espuma, opacifieantes, agentes para melhorar a compatibilidade da máquina em relação ãs superfícies revestidas com esmalte, bactericidas. corantes, perfumes, produtos para dar brilho e análogos.
As composições líquidas aqui consideradas podem ainda conter aditivos a um nível de 0,05 a 2%.
Estes aditivos incluem poliaminocarboxilatos tais como ácido etilenodiaminotetracético,ãcido dietilenotriaminopentacético^cido etileno-i diamino dissuccínico ou os seus metais alcalinos solúveis em água. Outros aditivos incluem ácidos organo-fosfúnicos; particularmente preferidos são o ãcido etilenodiamino tetrametilenofosfónico, o ãcido hexametilenodiamino tetrametilenofosfúnico, o ãcido dietilenotriamino pentametilenofosfónico e o ãcido aminotrimetilenofosfúnico.
As composições podem ainda conter estabilizadores de branquea mento dos tipos conhecidos na técnica. Se for utilizado um processo que envolva a utilização de peróxido de hidrogénio para a preparação do deter gente líquido, os estabilizadores típicos de branqueamento podem estar presentes como introduzidos com o peróxido de hidrogénio comercialmente disponível. Exemplos de estabilizadores de branqueamento adequados incitem ãcido ascÓrbico, ãcido dipicolínico, estanatos de sódio e 8-hidroxiquinolina que podem também ser incluídos nestas composições, a níveis entre 0,01 e 1%.
A utilização benéfica das composiçoes reivindicadas sob várias condições de uso pode exigir a utilização de um regulador de espuma. Embora, de um modo geral, todos os reguladores de espuma de detergente possam ser utilizados, os preferidos para utilização no presente inven to são polisiloxanos alquilados, tais como dimetilpolisiloxano também fre quentemente designado por silicones. Os silicones são frequentemente utilizados a um nível que não excede 1,5%, mas de preferência entre 0,1% e 1%.
Pode também ser desejável utilizar opactantes na medida em que os mesmos contribuem para criar uma aparência uniforme das composições de detergente líquido concentradas. Exemplos de opactantes adequados incluem: poliestireno comercialmente conhecido por LYTRON 621 fabricado pela MONSANTO CHEMICAL CORPORATION. Os opctantes são frequentemente utilizados numa quantidade de 0,3% a 1,5%.
-1059973
Case CM/251M _14.JUN.1988
As compsiçÕes de detergente líquido do presente invento podem ainda compreender um agente para melhorar a compatibilidade das maquinas de lavar, particularmente em relação às superfícies revestidas com esmalte.
Pode ainda ser desejável adicionar de 0,1% a 5% de agentes co nhecidos de anti-redeposição e/ou de compatibilização. Exemplos de tais aditivos incluem: carboximetilcelulose de sódio; hidroxialquil celulose; ingredientes homo- ou copliméricos policarboxílicos, tais como: áci do polimaleíco, um copolímero de anidrido maleíco e metilviniléter numa proporção molar de 2:1 a 1:2; e um copolímero de um monómero de ácido monocarboxílico etilenicamente insaturado, tendo não mais que 5, de preferm cia 3 ou 4 átomos de carbono, por exemplo ácido metacrílico, e um monómero de ácido dicarboxílico etilenicamente insaturado que tem não mais que 6, de preferencia 4 átomos de carbono, pelo que a proporção molar dos monõmeros está compreendida na gama de 1:4 a 4:1, sendo o referido copolíme ro descrito com mais pormenor no pedido de patente EUROPEIA 0 066 915, de positado em 17 de Maio de 1982.
Os exemplos seguintes ilustram o invento e facilitam a sua compreensão.
-1159973
Case CM/251M
J4.JÍMÔ
Ingredientes Composição (% em peso)
I II III IV V
Água 33 32 26 23 34
Etanol 14 15 18 22 11
Acido dodecilbenzeno sulfónico linear 12 10 8 8 12
Produto da condensação de um mole de oxo-álcool Cjj-Cu e 7 moles de óxido de etileno 7 9 10 8 7
Cocoil sulfato de sódio 2 3 4 2 2
Acido dodecenil succínico 13 10 12 15 13
Acido cítrico 0,8 1 1 0,8 0,8
Acido oleíco 3,3 4 3 2 3,3
Protease 0,3 0,5 - 0,5 -
Acido dietilenotriamina penta metileno fosfónico 0,05 0,85 0,05 0,05 0/)5
Formiato de sódio 0,9 1 - 1 -
Monohidrato de perborato de sódio 10 10 12 10 10*)
Hidróxido de sódio (para ajustar ao) pH 9 10 9 11 8,2
Perfumej mínimos T\ 1 ·Ί»Λ/ΊΛ _
UdXdiiÇO
*) tetrahidrato de perborato de sódio composto de perborato de sódio é adicionado depois de todos os outros ingredientes terem sido misturados. A composição é agitada durante a noite. As partículas de perborato recristalizadas resultantes tem um diâmetro de partícula de peso médio de cerca de 7 micrometros
As composições seguintes são preparadas da mesma maneira.
-12·
59973
Case CM/251M
Ingredientes Composição (% em peso)
VI VII VIII IX X XI XII
Água 31 28 27 32 23 28 22
Etanol 6,5 - 7 5 6 7 8
l-Metoxi-2-propanol - 14 3,5 - - 7 7
Isopropanol 6,5 - - - 6 - -
Butildiglicoéter - - 4,0 5 - - -
Ácido dodecilbenzeno
sulfónico linear 11,4 12 7 13 12 10 9
Agente tensio-activo 7,2 7 11 3,5 6 8 7
nao íonico
Cocossulfato de sódio 3,1 2,5 2,5 3,0 4,0 3,0 2,0
TMS/TDS* - - - - - 6,5 3,5
Ácido dodecenil succínico 13,4 9 - - 7 8,5 9,5
Ácido tetradecenilsuccínico - 4 - - - - 1,0
Ácido gordo de coco - - 16 1,0 1,0 - -
Ácido oleíco 3,6 3,6 4,0 2,0 3,0 2,0 2,5
Ácido cítrico 0,8 0,9 0,5 - 3,5 - 0,5
DTPMPA** 0,9 0,5 0,5 - 0,4 0,8 1,5
Ácido tetracético de
1,0 0,4
etileno diamina
Tripolifosfato de sódio - - - 15,0 - - -
Tetrahidrato de perborato
17
de sodio
Monohidrato de perborato 9,0 10,4 9 13 13 19
de sódio
Formiato de sódio 0,9 0,8 1,0 1,0 1,5 0,5 1,0
Protease 0,7 0,6 0,8 0,5 1,0 0,5 0,6
Hidróxido de sódio para o pH 9 10 11 11 9,5 10,5 10,5
pprf1lTn_
JÇ d X UllliC j 111XJ.XXU1MS3 UHXd-ixÇO
* Mistura 80:20 de tartarato de monossuccionato e tartarato de dissuccinato **Ãcido dietilenotriamino pentametileno fosfónico
-1359973
Case CM/251M
Η. Μ1988
Composições semelhantes sao preparadas como segue:
Uma matriz de detergente líquido é preparada misturando água, o dissolvente ou dissolventes orgânico(s), o agente ou agentes tensio-acti. vo(s), e o material ou materiais formador(es). A matriz é peraparada com hidróxido de sódio a um pH de 8,5-9. É adicionado metaborato em pó sob agitação. Ê obtida uma suspensão leitosa. Depois é adicionado peróxido de hidrogénio como uma solução aquosa. São formados pequenos cristais de tetrahidrato de perborato. Tipicamente, os cristais de tetrahidrato de perborato tem um tamanho de partícula de peso médio de cerca de 4 micrometro£. Como resultado da reacção exotérmica a temperatura eleva-se a, normalmente, cerca de 402C. A composição detergente é arrefecida até cerca de 252C antes da adição de ingredientes sensíveis ao calor, tais como enzimas e perfume.
à matriz de detergente acima indicada, pode ser adicionado bo rax em vez de metaborato. A quantidade necessária de hidróxido de sódio é adicionada durante a conversão de borax em metaborato. 0 metaborato é então transformado em perborato através da adição de peróxido de hidrogénio. Depois de arrefecimento até cerca de 252C são adicionados os componentes da composição sensíveis ao calor.
Depósito do primeiro pedido para o invento acima descrito, foi efectuado na Grã-Bretanha em 12 de Junho de 1987, sob o 87 13756.

Claims (13)

  1. REIVINDICAÇÕES lã.- Processo para a preparação de uma composição detergente líquida aquosa que possui um pH de, pelo menos 8, caracterizado por a referida composição compreender:
    a) pelo menos 5% de um agente tensio-activo orgânico aniónico isen to de sabão;
    b) pelo menos 5% de um formador; e
    c) de 1% - 40% de um branqueador de perborato na forma de parti cuias que tem um diâmetro de partícula de peso médio desde 0,5 micrometros a 20 micrometros, tendo as referidas partículas sido formadas por recristalização in situ.
    -1459973
    Case CM/251M
  2. 2a.- Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as parti cuias de branqueador de perborato terem sido formadas pela reacçao in situ de um composto de borato e de peróxido.
  3. 3ã.- Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o compojs to de borato ser metaborato ou borax, e o peróxido ser peróxido de hidrogénio.
  4. 4Ê.- Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as parti cuias de perborato terem sido formadas por recristalização de um monohidrato de perborato.
  5. 5ã.- Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizado por compreender ainda de 5% a 70% de um solvente orgânico miscí vel com água.
  6. 6a.- Processo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por o solven te orgânico miscível com água ser um monoálcool alifático.
  7. 7ã.- Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por ò solven te orgânico miscível com água ser etanol.
  8. 8ã.- Processo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o solven te compreender água e etanol numa proporção de água: etanol desde
    8:1 a 1:3.
  9. 9ã.~ Processo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por a propor; ção água:etanol variar de 5:1 a 1:2.
  10. 10a.-Processo de acordo com qualquer das reivindicações precedentes,cara£ terizado por possuir uma resistência iónica de, pelo menos 0,8 moles/ /litro.
  11. 11a.-Processo de acordo com qualquer das reivindicações precedentes, caracterizado por possuir um pH de pelo menos 9.
  12. 12a.-Processo de acordo com a reivindicação 11, carecterizado por possuir pelo menos um pH de 9Z513ã.-Processo de acordo com qualquer das reivindicações precedentes, caracterizado por conter pelo menos 4% de ácido gordo.
  13. 14ã.-Processo de acordo com qualquer das reivindicações precedentes, caracterizado por compreender de 5% a 40% de um formador escolhido de entre ácido succínico dodecenilo; ácido succínico tetradecenilo; ácido suc cínico dodecilo; uma mistura de 80:20 de monosuccinato tartarato e dissu£ cinato tartarato; ácido cítrico; misturas dos mesmos.
PT87722A 1987-06-12 1988-06-14 Processo para a preparacao de uma composicao detergente liquida aquosa contendo um branqueador de perborato PT87722B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB878713756A GB8713756D0 (en) 1987-06-12 1987-06-12 Liquid detergent

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT87722A PT87722A (pt) 1988-07-01
PT87722B true PT87722B (pt) 1992-10-30

Family

ID=10618800

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT87722A PT87722B (pt) 1987-06-12 1988-06-14 Processo para a preparacao de uma composicao detergente liquida aquosa contendo um branqueador de perborato

Country Status (16)

Country Link
EP (1) EP0294904B1 (pt)
JP (1) JP2505537B2 (pt)
KR (1) KR950013921B1 (pt)
CN (1) CN1026013C (pt)
AU (1) AU624328B2 (pt)
CA (1) CA1307714C (pt)
DE (1) DE3851096T2 (pt)
DK (1) DK318088A (pt)
EG (1) EG18526A (pt)
FI (1) FI90786C (pt)
GB (1) GB8713756D0 (pt)
MX (1) MX169404B (pt)
MY (1) MY103581A (pt)
NZ (1) NZ224980A (pt)
PH (1) PH25774A (pt)
PT (1) PT87722B (pt)

Families Citing this family (27)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA1327503C (en) * 1988-06-14 1994-03-08 Charles Randolph Minns Carpet cleaning composition and method of use
GB8826458D0 (en) * 1988-11-11 1988-12-14 Ici Plc Bleach formulation & aqueous detergent compositions
GB8900496D0 (en) * 1989-01-10 1989-03-08 Procter & Gamble Liquid detergent composition containing enzyme and enzyme stabilization system
GB8904007D0 (en) * 1989-02-22 1989-04-05 Procter & Gamble Stabilized,bleach containing,liquid detergent compositions
EP0385522B1 (en) * 1989-02-27 2001-08-29 Unilever N.V. Liquid detergent composition
US5160655A (en) * 1989-02-27 1992-11-03 Lever Brothers Company, Division Of Conopco, Inc. Aqueous structured liquid detergent compositions containing selected peroxygen bleach compounds
US4992194A (en) * 1989-06-12 1991-02-12 Lever Brothers Company, Division Of Conopco Inc. Stably suspended organic peroxy bleach in a structured aqueous liquid
EP0429124A1 (en) * 1989-11-21 1991-05-29 The Procter & Gamble Company Chlorine-free liquid automatic dishwashing compositions
EP0430330A3 (en) * 1989-11-24 1991-12-18 The Procter & Gamble Company Suspending liquid detergent compositions
EP0431747B1 (en) * 1989-11-30 1996-11-20 The Clorox Company Stable liquid aqueous oxidant detergent
GB8928631D0 (en) * 1989-12-19 1990-02-21 Procter & Gamble Concentrated aqueous liquid bleach compositions
CA2073432A1 (en) * 1990-02-08 1991-08-09 Johannes C. Van De Pas Liquid bleach composition
AU652736B2 (en) * 1990-02-08 1994-09-08 Unilever Plc Liquid bleach composition
DE4018039C2 (de) * 1990-06-06 1999-06-24 Solvay Interox Gmbh Verfahren zur Herstellung von mikrokristallinen Perborat-Produkten und hierfür verwendete lagerstabile hochkonzentrierte wäßrige Lösungen
EP0476212A1 (en) * 1990-09-17 1992-03-25 The Procter & Gamble Company Liquid detergent compositions
TW230784B (pt) * 1990-10-22 1994-09-21 Procter & Gamble
DE69027774T2 (de) * 1990-10-22 1997-02-20 Procter & Gamble Stabile, flüssige Reinigungsmittel enthaltend ein Bleichmittel
US5595801A (en) * 1991-07-30 1997-01-21 International Paper Company Laminated shielding material and method for shielding an enclosure therewith
GB9323634D0 (en) * 1993-11-16 1994-01-05 Warwick Int Ltd Bleach activator compositions
WO1996001311A1 (en) * 1994-07-01 1996-01-18 Warwick International Group Limited Bleaching compositions
AU5690296A (en) * 1995-04-20 1996-11-07 Albright & Wilson Uk Limited Stabilised aqueous suspensions of bleach containing perborat e particles
US5792385A (en) * 1995-05-25 1998-08-11 The Clorox Company Liquid peracid precursor colloidal dispersions: liquid crystals
US5681805A (en) * 1995-05-25 1997-10-28 The Clorox Company Liquid peracid precursor colloidal dispersions: microemulsions
US5954998A (en) * 1995-05-25 1999-09-21 The Clorox Company Liquid peracid precursor colloidal dispersions: oil-core vesicles
US5776877A (en) * 1995-05-25 1998-07-07 The Clorox Company Liquid peracid precursor colloidal dispersions: macroemulsions
KR100469075B1 (ko) * 2002-04-03 2005-02-02 위아 주식회사 조향장치용 토션바의 토크 감지장치
US20120172281A1 (en) * 2010-07-15 2012-07-05 Jeffrey John Scheibel Detergent compositions comprising microbially produced fatty alcohols and derivatives thereof

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2706178A (en) * 1951-02-10 1955-04-12 Du Pont Preparation of hydrated perborate products
NL110775C (pt) * 1955-06-11
BE577317A (pt) * 1958-04-28 1967-10-02
BE609322A (pt) * 1960-10-18
FR1535532A (fr) * 1966-06-08 1968-08-09 Henkel & Cie Gmbh Suspensions aqueuses stables contenant du perborate de sodium et utilisables comme oxydants et azurants
DE1567583A1 (de) * 1966-06-08 1970-09-10 Henkel & Cie Gmbh Lagerbestaendige,als Oxydations-und Bleichmittel brauchbare,Natriumperborat enthaltende waessrige Suspensionen
DE2004158C3 (de) * 1970-01-30 1979-04-05 Kali-Chemie Ag, 3000 Hannover Verfahren zur Herstellung eines rieselfähigen abriebfesten Natriumperborattetrahydrats mit niedrigem Schüttgewicht
FR2140822A5 (en) * 1971-06-09 1973-01-19 Air Liquide Bleaching liquids - contg hydrogen peroxide or persalts in alkaline medium with stabilisers
JPS5122700A (en) * 1974-08-20 1976-02-23 Kao Corp Kohyokatansansooda mataha kahosansoodano seizoho
JPS5920397A (ja) * 1982-07-26 1984-02-02 ライオン株式会社 洗浄剤組成物
ZA852201B (en) * 1984-04-09 1986-11-26 Colgate Palmolive Co Liquid bleaching laundry detergent composition
ZA853573B (en) * 1984-06-01 1986-12-30 Colgate Palmolive Co Bleaching synthetic detergent composition
MX162823B (es) * 1985-03-29 1991-06-28 Colgate Palmolive Co Mejoras a composicion de detergente blanqueadora liquida para lavar ropa
GB8629534D0 (en) * 1986-12-10 1987-01-21 Unilever Plc Enzymatic detergent & bleaching composition
GB8712430D0 (en) * 1987-05-27 1987-07-01 Procter & Gamble Liquid detergent

Also Published As

Publication number Publication date
PT87722A (pt) 1988-07-01
DE3851096T2 (de) 1995-04-06
MY103581A (en) 1993-08-28
GB8713756D0 (en) 1987-07-15
EP0294904B1 (en) 1994-08-17
PH25774A (en) 1991-10-18
FI882782A0 (fi) 1988-06-10
DK318088D0 (da) 1988-06-10
MX169404B (es) 1993-07-01
DE3851096D1 (de) 1994-09-22
KR950013921B1 (ko) 1995-11-18
FI882782L (fi) 1988-12-13
JP2505537B2 (ja) 1996-06-12
CN1030605A (zh) 1989-01-25
FI90786C (fi) 1994-03-25
FI90786B (fi) 1993-12-15
EG18526A (en) 1993-04-30
EP0294904A3 (en) 1989-06-14
DK318088A (da) 1988-12-13
CN1026013C (zh) 1994-09-28
JPS6465200A (en) 1989-03-10
AU1756088A (en) 1988-12-15
AU624328B2 (en) 1992-06-11
CA1307714C (en) 1992-09-22
EP0294904A2 (en) 1988-12-14
NZ224980A (en) 1991-01-29
KR890000653A (ko) 1989-03-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT87722B (pt) Processo para a preparacao de uma composicao detergente liquida aquosa contendo um branqueador de perborato
EP0293040B1 (en) Liquid detergent containing solid peroxygen bleach
PT99296A (pt) Processo para a preparacao de composicoes liquidas detergentes que contem um composto de branqueamento de peroxigenio em suspensao
US2383737A (en) Detergent composition
US2679482A (en) Synthetic detergent compositions
CA2010036C (en) Stabilized bleach containing liquid detergent compositions
DE69004809T2 (de) Enzym und Enzymstabilisationssystem enthaltendes flüssiges Waschmittel.
PT100392A (pt) Composicoes detergentes em grao para lavagem de roupa com solubilidade melhorada contendo carbonato de sodio
NZ213655A (en) Light duty detergent compositions containing organic diamine diacid salts
EP0482275A1 (en) Stable liquid detergent compositions containing bleach
US5250212A (en) Liquid detergent containing solid peroxygen bleach and solvent system comprising water and lower aliphatic monoalcohol
PL170372B1 (pl) Sypka proszkowa kompozycja do zmiekczania tkanin PL PL PL PL
EP0476212A1 (en) Liquid detergent compositions
JP2871298B2 (ja) 安定化された過炭酸ソーダの製造法
NO822434L (no) Vaskemiddeladditiv.
CA1109760A (en) Detergent bar manufacture
KR900004494B1 (ko) 세제조성물
NO822432L (no) Vaskemiddelblanding samt additiv.
IE904574A1 (en) Concentrated aqueous liquid bleach composition
SU1759864A1 (ru) Пастообразное моющее средство дл стирки
PT78252B (en) Process for preparing a bleaching and laundering composition free or water-soluble silicates
CS230792B1 (cs) Způsob přípravy směsných tenzidů na bázi sulfatovaných alkylolamidů vyšších karboxylových kyselin

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19920423

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19951031