PT855011E - Dispositivo para a producao de pedacos de gelo - Google Patents

Dispositivo para a producao de pedacos de gelo Download PDF

Info

Publication number
PT855011E
PT855011E PT96934654T PT96934654T PT855011E PT 855011 E PT855011 E PT 855011E PT 96934654 T PT96934654 T PT 96934654T PT 96934654 T PT96934654 T PT 96934654T PT 855011 E PT855011 E PT 855011E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
ice
pieces
freezing
juxtaposition
piece
Prior art date
Application number
PT96934654T
Other languages
English (en)
Inventor
Josef Hobelsberger
Original Assignee
Josef Hobelsberger
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Josef Hobelsberger filed Critical Josef Hobelsberger
Publication of PT855011E publication Critical patent/PT855011E/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F25REFRIGERATION OR COOLING; COMBINED HEATING AND REFRIGERATION SYSTEMS; HEAT PUMP SYSTEMS; MANUFACTURE OR STORAGE OF ICE; LIQUEFACTION SOLIDIFICATION OF GASES
    • F25CPRODUCING, WORKING OR HANDLING ICE
    • F25C1/00Producing ice
    • F25C1/04Producing ice by using stationary moulds
    • F25C1/045Producing ice by using stationary moulds with the open end pointing downwards
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F25REFRIGERATION OR COOLING; COMBINED HEATING AND REFRIGERATION SYSTEMS; HEAT PUMP SYSTEMS; MANUFACTURE OR STORAGE OF ICE; LIQUEFACTION SOLIDIFICATION OF GASES
    • F25CPRODUCING, WORKING OR HANDLING ICE
    • F25C1/00Producing ice
    • F25C1/12Producing ice by freezing water on cooled surfaces, e.g. to form slabs
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F25REFRIGERATION OR COOLING; COMBINED HEATING AND REFRIGERATION SYSTEMS; HEAT PUMP SYSTEMS; MANUFACTURE OR STORAGE OF ICE; LIQUEFACTION SOLIDIFICATION OF GASES
    • F25CPRODUCING, WORKING OR HANDLING ICE
    • F25C5/00Working or handling ice
    • F25C5/14Apparatus for shaping or finishing ice pieces, e.g. ice presses
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F25REFRIGERATION OR COOLING; COMBINED HEATING AND REFRIGERATION SYSTEMS; HEAT PUMP SYSTEMS; MANUFACTURE OR STORAGE OF ICE; LIQUEFACTION SOLIDIFICATION OF GASES
    • F25CPRODUCING, WORKING OR HANDLING ICE
    • F25C2500/00Problems to be solved
    • F25C2500/08Sticking or clogging of ice

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Thermal Sciences (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Confectionery (AREA)
  • Wrapping Of Specific Fragile Articles (AREA)
  • Devices That Are Associated With Refrigeration Equipment (AREA)
  • Production, Working, Storing, Or Distribution Of Ice (AREA)
  • Tires In General (AREA)
  • Freezing, Cooling And Drying Of Foods (AREA)
  • Apparatuses And Processes For Manufacturing Resistors (AREA)

Description

85 831 ΕΡ Ο 855 011/ΡΤ DESCRICÀO “Dispositivo para a produção de pedaços de gelo” O invento refere-se a um dispositivo para a produção de pedaços de gelo de acordo com o conceito genérico da reivindicação 1, aliás da reivindicação 20. Um dispositivo deste género é conhecido, por exemplo, a partir da DE-A-2 409 911 ou da US-A-4 903 506. São conhecidos a partir da DE-A-41 30 055 pedaços de gelo, em particular cubos de gelo, onde para a formação dos mesmos se juntam dois pedaços de gelo com superfícies de justaposição de planos paralelos, unindo desta forma os mesmos. Para a união, as superfícies de justaposição são desgeladas, reunidas e através de refrigeração e congelação da água de descongelamento fundidas uma com a outra. Desta forma podem ser realizados efeitos ópticos especiais no interior da peça composta quando ali forem formadas inclusões de ar. Assim, por exemplo, em pelo menos uma das superfícies de justaposição pode ser imprimido um sinal gráfico, o qual então se toma visível no interior da peça composta. Devido à refracção da luz na transição gelo/ar dá-se na impressão um elevado efeito cintilante prateado, o qual em conjunto com a cor do líquido produz um fascínio óptico.
Além disso são conhecidas máquinas para cubos de gelo, por exemplo a partir da DE-A-2 409 911, as quais produzem pedaços de gelo das mais diversas formas, por exemplo em forma de paralelepípedo, de cone ou cilíndricos etc., quando num agregado de congelação com forma plana forem estruturadas zonas de congelação ou compartimentos de congelação, os quais no seu lado interior estão providos de uma superfície de refrigeração, e no seu lado exterior forem preenchidos de tal forma com água que a água só congela parcialmente, escorrendo contudo a quantidade excedente. Deste modo são formados pedaços de gelo transparentes porque devido ao processo permanente de lavagem com água excedente são evitadas inclusões de gelo com efeito óptico. Após a formação de uma camada respectivamente espessa, aliás a formação do pedaço de gelo previsto, o meio de refrigeração atrás da superfície de refrigeração é desligado e substituído por um meio de aquecimento, o qual descongela as superfícies interiores dos pedaços de gelo, de modo que os pedaços de gelo caem do agregado de congelação, chegando a uma zona de saída na qual os mesmos ficam acessíveis ao utilizador dos pedaços de gelo a partir do exterior. Em consequência da elevada capacidade térmica da água os pedaços de gelo permanecem conservados, ainda que com superfícies húmidas, durante um período suficientemente longo na zona de saída em contacto com o meio ambiente. A duração de utilização dos cubos de gelo expedidos pode, evidentemente, ser aumentada por meio de medidas adequadas de isolamento térmico.
85 831
EPO 855 Oll/PT 2
Uma produção de pedaços compostos de gelo do género inicialmente mencionado não é naturalmente possível com uma máquina para cubos de gelo deste tipo. O objectivo do invento é o de desenvolver um dispositivo para a produção de pedaços de gelo de funcionamento semelhante a uma máquina convencional para cubos de gelo, com a qual se possam produzir automaticamente pedaços de gelo compostos do género inicialmente descrito.
Uma primeira solução para este objectivo resulta das características específicas da reivindicação 1. O dispositivo intercalado entre o agregado de congelação e a zona de saída para a junção respectivamente de dois pedaços de gelo permite a sua combinação na direcção da formação de um pedaço de gelo composto. Para este efeito cada um dos pedaços de gelo é conduzido para um dispositivo de depósito e o dispositivo de depósito com os pedaços de gelo nele posicionados são conduzidos um contra o outro, de modo que ambos os pedaços de gelo com as suas superfícies planas e húmidas são pressionadas uma contra a outra. Através da absorção de calor das superfícies de justaposição contíguas para dentro do corpo dos dois pedaços de gelo efectua-se a solidificação da água superficial ali existente e a fundição dos pedaços de gelo para a formação de um pedaço de gelo composto. A seguir à formação do pedaço de gelo composto, durante o trajecto de transporte para a zona de saída e na zona de saída, este é mantido constantemente a uma temperatura inferior a 0°C para assegurar que os cubos de gelo só derretam lentamente no copo, conservando desta forma o efeito óptico entre as duas superfícies de justaposição durante o maior tempo possível. Este efeito óptico pode resultar de simples inclusões de ar de cintilação prateada entre superfícies irregulares de encosto, ou pode ser realizado de forma metódica por meio de estampagem.
Se de acordo com a reivindicação 2 entre o agregado de congelação e o dispositivo de depósito estiverem instalados planos inclinados de transporte, então o transporte dos pedaços de gelo para os dispositivos de depósito pode efectuar-se de forma simples e livre de complicações, essencialmente sem peças móveis.
De acordo com a reivindicação 3, de preferência a partir do trajecto dos pedaços de gelo para os dispositivos de depósito e no mesmo, são proporcionados elementos móveis de esbarro para os pedaços de gelo. Por meio deste método pode efectuar-se sobre os planos inclinados um movimento simultâneo de uma pluralidade de pedaços de gelo, estando no entanto assegurada uma condução individual para os dispositivos de depósito.
85 831 ΕΡ 0 855 011/ΡΤ
Quando os elementos de esbarro forem instalados na direcção do transporte atrás dos dispositivos de depósito, então os mesmos podem igualmente servir para o posicionamento dos pedaços de gelo nos dispositivos de transporte propriamente ditos.
Quando os dispositivos de depósito apresentarem superfícies de apoio para os pedaços de gelo, as quais estão dispostas inclinadas em relação à horizontal na mesma direcção dos planos inclinados de transporte, a segurança no avanço é aumentada dado que existe sempre uma inclinação no avanço, a qual garante em todas as circunstâncias um funcionamento sem problemas.
Um aperfeiçoamento do invento de particular preferência, distingue-se por um dispositivo de sopragem da água excedente das superfícies de justaposição dos pedaços de gelo antes da formação do pedaço de gelo composto. Desta maneira evita-se de forma segura que a água excedente penetre nos rebaixos das superfícies planas de encosto e seja ali também congelada, de maneira que o efeito cintilante pretendido com a refracção da luz na interface gelo/ar não alcançaria o seu pleno efeito. Portanto, nas superfícies de justaposição deveria existir uma fina camada húmida, a qual garante aquando da congelação uma fundição intensiva dos pedaços de gelo, evitando contudo água excedente, a qual poderia penetrar nos rebaixos das superfícies planas de justaposição.
De preferência, o dispositivo de sopragem da água excedente apresenta pelo menos um pulverizador de ar comprimido inclinado em direcção às superfícies de justaposição. Com este a água excedente é simplesmente soprada, pelo que, devido à elevada força de limpeza de um jacto de ar comprimido, praticamente independente da distância, é obtida uma remoção perfeita. Neste caso o ar comprimido é mantido de preferência a uma temperatura superior a 0°C, deixando assim as superfícies em todas as circunstâncias num estado ligeiramente húmido.
De forma particularmente preferencial, pode-se instalar entre os dispositivos de depósito um cunho de estampagem, o qual pode ser pressionado contra pelo menos uma das superfícies de justaposição. Deste modo toma-se possível de forma relativamente simples, quanto à técnica de construção e produção, introduzir um rebaixo absolutamente definido, como um dístico ou similar, na superfície de justaposição anteriormente plana de um cubo de gelo ou em ambos os cubos de gelo directamente antes da sua junção. A instalação para produzir a pressão para a junção pode ser utilizada simultaneamente para a estampagem. As ferramentas de estampagem são facilmente substituíveis e o dispositivo de acordo com o
85 831 ΕΡ Ο 855 011/ΡΤ 4 invento pode se reajustado com um reduzido dispêndio para uma pluralidade de diferentes cubos de gelo.
De preferência, o cunho de estampagem apresenta um dispositivo de aquecimento com ajustamento de potência, para obter condições optimizadas conforme as circunstâncias de cada caso individual, isto é, a forma ou seja a superfície e a profundidade da estampagem, a temperatura dos cubos de gelo etc. Neste caso, para a realização dos efeitos ópticos pretendidos, uma estampagem com uma profundidade muito reduzida e também somente numa única superfície de justaposição é absolutamente suficiente.
De preferência, o cunho de estampagem apresenta uma placa de nivelamento, a qual envolve a superfície de estampagem, cuja área é mantida a uma temperatura superior a 0°C. Desta forma efectua-se simultaneamente, em conjunto com o processo de estampagem, a preparação da superfície de justaposição que circunda a figura a ser estampada, para a junção com a superfície de justaposição humedecida. Além disso, quando neste caso o lado posterior do cunho de estampagem for estruturado como placa de nivelamento, cuja superfície é mantida a uma temperatura superior a 0°C, sendo a mesma encostada à superfície de justaposição que não é estampada, pode ser obtido também o mesmo efeito na superfície de justaposição situada no lado oposto, mesmo que esta não tenha estampagem, sendo que por meio de humidifícação de ambas as superfícies de justaposição resulta uma junção por fundição particularmente boa durante a congelação da água para a união.
Quando em pelo menos uma das superfícies do pedaço de gelo composto, nas quais saem as superfícies de justaposição dos pedaços de gelo, for colocada uma placa de nivelamento, cuja superfície é mantida a uma temperatura superior a 0°C, também esta superfície é nivelada após a junção dos pedaços de gelo para a formação de um pedaço de gelo composto e evita-se que na linha de saída das superfícies de justaposição existam pequenas irregularidades. Ao derreter posteriormente o cubo de gelo na bebida, um sulco ou similar deste género poderia ser um ponto de ataque de preferência do líquido momo a ser refrigerado, conduzindo assim a um prejuízo do aspecto uniforme do pedaço de gelo composto.
Num aperfeiçoamento particularmente preferencial do invento, a superfície de cada pedaço de gelo situada no lado oposto para com a superfície de refrigeração do agregado de congelação é estruturada num plano paralelo. Desta forma é assegurado que cada pedaço de gelo seja produzido com duas superfícies opostas de plano paralelo, de tal forma que na admissão de uma superfície de plano paralelo sobre a superfície de depósito do dispositivo
85 831 ΕΡ0 855 011/ΡΤ 5 de depósito associado a superfície de justaposição oposta também possa ser colocada de forma correcta e paralela em relação à superfície de justaposição do pedaço de gelo situado em frente, com o qual deverá ser realizado o pedaço de gelo composto. Desta forma pode-se evitar um dispêndio construtivo para a obtenção de superfícies de justaposição paralelas nos pedaços de gelo na zona dos dispositivos de depósito.
Para este efeito tem preferência a colocação de uma placa de nivelamento na superfície dos pedaços de gelo na devida posição, oposta à superfície de refrigeração no agregado de congelação, cuja superfície é mantida a uma temperatura superior a 0°C. Com isto é possível executar a produção dos pedaços de gelo de forma convencional, aceitando-se como inevitável uma superfície exterior não em plano paralelo relativamente à superfície de refrigeração, realizando-se o pretendido paralelismo plano por meio da colocação de uma placa de nivelamento e a fundição plana do lado exterior dos pedaços de gelo. É proporcionado num aperfeiçoamento particularmente preferencial do invento na direcção do transporte dos pedaços de gelo após o agregado de refrigeração, um dispositivo de selecção, o qual separa aqueles pedaços de gelo, os quais no dispositivo de depósito poderiam estar/estão orientados de forma diferente daquela que estão com a sua superfície plana na posição da superfície de justaposição. Deste modo pode ser evitada uma orientação construtiva activa dispendiosa dos pedaços de gelo, pois é apenas assegurada uma admissão de pedaços de gelo orientados correctamente para os dispositivos de depósito, sendo removidos os pedaços de gelo posicionados incorrectamente.
Num aperfeiçoamento particularmente preferencial do invento, os pedaços de gelo removidos podem ser reconduzidos e admitidos novamente para um dos dispositivos de depósito. Desta forma evita-se completamente as quebras devidas à selecção. Cada pedaço de gelo é mantido tanto tempo em circulação até que o mesmo se apresente de forma aleatória na orientação correcta, sendo então conduzido ao dispositivo de depósito.
Num aperfeiçoamento privilegiado do invento o dispositivo de selecção é estruturado como uma unidade construtiva com os dispositivos de depósito. Deste modo evita-se um dispêndio adicional para o posicionamento dos pedaços de gelo para o efeito da selecção, utilizando-se para isso o aliás imprescindível posicionamento nos dispositivos de depósito também para a selecção.
Quando os pedaços de gelo estiverem orientados num plano paralelo relativamente às suas superfícies de justaposição, é garantida em todo o caso a junção perfeita dos pedaços de
85 831
EPO 855 Oll/PT gelo paxa a formação de um pedaço de gelo composto. Para isso, por exemplo, as superfícies de nivelamento aquecidas podem actuar durante um período relativamente prolongado sobre as superfícies de justaposição, para colocar as mesmas também, em condições desfavoráveis, numa posição plana paralela. Deste modo reduz-se, sem dúvida, a velocidade de produção do dispositivo e também a exactidão dos pedaços de gelo compostos, porque estes podem apresentar-se com superfícies exteriores não paralelas, mas é economizado um considerável dispêndio para a produção de superfícies de planos paralelos e para a orientação dos pedaços de gelo em relação aos dispositivos de depósito. De resto este género de procedimento também tem preferência, quando se pretende unir pedaços de gelo com forma de meio cilindro ou meio cone para formar pedaços de gelo compostos, ou quando se pretende produzir pedaços de gelo com outras figuras que divergem da forma do cubo. Nestes casos também basta uma orientação plano paralela das superfícies de justaposição dos pedaços de gelo nos dispositivos de depósito antes da sua junção para uma união perfeita, independentemente da geometria das superfícies convencionais dos pedaços de gelo.
Uma outra solução para o problema proposto resulta das características distintas da reivindicação 20. Em divergência para com a solução de acordo com a reivindicação 1, os pedaços de gelo compostos individuais não são neste caso produzidos em sequência por, respectivamente, um par de pedaços de gelo, mas a orientação dos pedaços de gelo no agregado de congelação é utilizada para produzir, em conjunto com os respectivos pares dos mesmos, os pedaços de gelo compostos, antes que os pedaços de gelo individuais deixem o agregado de refrigeração. Para este efeito são proporcionados dois agregados de congelação dispostos aos pares e orientados em planos paralelos, actuando sobre as superfícies dos pedaços de gelo afastadas da superfície de refrigeração de pelo menos um dos agregados de congelação uma placa de estampagem cuja superfície é mantida a uma temperatura superior a 0°C, podendo os dois agregados de congelação ser aproximados de tal forma um do outro que as superfícies de justaposição planas, húmidas e afastadas das superfícies de refrigeração possam ser comprimidas uma contra a outra para a formação de pedaços de gelo compostos, e o trajecto de transporte entre os agregados de congelação e a zona de saída, bem como a zona de saída propriamente dita, sejam mantidos a uma temperatura inferior a 0°C.
Desta forma é estampada simultaneamente uma pluralidade ou multiplicidade de pedaços de gelo, sendo em seguida unidos a uma respectiva parte pendente para a formação do pedaço de gelo composto, e os pedaços de gelo compostos entretanto acabados são em seguida desligados dos agregados de congelação que podem cair para dentro de um recipiente de distribuição.
85 831 ΕΡ0 855 011/ΡΤ 7
Para a solução do quesito de acordo com a reivindicação 20 toma-se necessária somente uma alteração construtiva relativamente pequena de uma máquina de fabricar cubos de gelo do tipo convencional, podendo produzir-se com elevada capacidade e grande segurança de funcionamento. No entanto um dispositivo deste género é menos flexível quanto à estampagem pretendida, porque as placas de estampagem devem apresentar zonas de estampagem, uma ao lado da outra, para todas as superfícies de justaposição. A substituição de uma placa de estampagem assim tão complexa toma-se consideravelmente mais onerosa em relação à substituição de um cunho de estampagem para um pedaço de gelo individual. A solução de acordo com a reivindicação 20 é, por isso, adequada para casos de utilização onde se produza a mesma estampagem durante um período mais prolongado com elevada capacidade.
De preferência o lado posterior da placa de estampagem é estruturado como uma placa de nivelamento, cuja superfície é mantida a uma temperatura superior a 0°C. Assim, com a placa de nivelamento podem nivelar-se as superfícies de justaposição da pluralidade dos pedaços de gelo situados em frente, sendo preparados assim para a junção. E evidente que aqui também pode ser utilizado de preferência o lado anterior da placa de estampagem entre as zonas de estampagem para a função de uma placa de nivelamento.
Além disso o dispositivo apresenta de preferência um dispositivo de sopragem da água excedente, como já foi basicamente esclarecido, para assegurar que, aquando da junção, cada rebaixo da estampagem contenha ar.
Outras vantagens do invento resultam da seguinte descrição de formas de execução na base do desenho.
Os mesmos mostram: na fig. 1 um corte vertical através de uma máquina para produzir gelo conforme uma primeira forma de execução do invento; na fig. 2 uma representação em perspectiva de um plano inclinado em forma de peneira, um dispositivo de selecção para os pedaços de gelo bem como a seguir um dispositivo de depósito, mostrando nesta situação a admissão de um pedaço de gelo IA (esquerdo) para o dispositivo de depósito; na fig. 3 uma representação em pormenor ampliada do dispositivo de depósito de acordo com a Fig. 2, mostrando o elemento de esbarro e ajuste para três direcções; na fig. 4 a aproximação de uma cabeça de aspiração/compressão ao pedaço de gelo 1A (esquerdo) e a sua aspiração;
85 831
EP 0 855 011/PT 8 na fig. 5 o pedaço de gelo IA esquerdo colocado na posição final esquerda, o pedaço de gelo 1B (direito) avançado, bem como no meio a posição agora elevada de uma cabeça de estampagem e nivelamento; na fig. 6 o estado de compressão a quente de ambos os pedaços de gelo IA (esquerdo) e 1B (direito) para a formação do relevo e do nivelamento; na fig. 7 o estado de sopragem após a compressão na situação de afastamento dos dois pedaços de gelo IA e 1B, onde a cabeça de estampagem e nivelamento se encontra novamente aproximada e onde a camada de água excedente é soprada por meio de ar comprimido; na fig. 8 a junção dos dois pedaços de gelo IA e 1B por meio de compressão, formando um pedaço de gelo transparente 1 (A+B); na fig. 9 o estado de expulsão do pedaço de gelo transparente unido 1 (A+B) acabado; na fig. 10 uma representação em perspectiva de uma outra forma de execução do invento, na qual se produz simultaneamente, de acordo com o invento, uma pluralidade de pedaços de gelo transparente 1 (A+B); aqui na Fig. 10 mostram-se dois agregados de congelação aos pares, orientados em níveis paralelos, apresentando ambos respectivamente o mesmo número de moldes de congelação para, respectivamente, o mesmo número de pedaços de gelo IA aliás 1B, os quais estão colocados exactamente um à frente do outro, sendo os agregados de congelação dispostos em guias e de forma móvel para serem aproximados ou afastados um do outro, e onde entre os dois agregados de congelação possam ser introduzidos e retirados meios para o tratamento das superfícies de pedaços de gelo opostos; na fig. 11a uma representação esquemática e em recorte de uma zona de um par de compartimentos individuais dos agregados de congelação para a produção de pedaços de gelo transparentes 1 (A+B), no estado de afastamento e esvaziados, isto é, compartimentos dos agregados de congelação desenformados e frios; na Fig. 1 lb os moldes cheios de gelo após a conclusão da formação do gelo; na Fig. 11c a estampagem e alisamento de duas superfícies opostas de pedaços de gelo 1A e 1B por meio da placa de estampagem e alisamento; na Fig. 11 d a sopragem da água excedente; na Fig. lie a junção para compor um pedaço de gelo transparente 1 (A+B) por meio de compressão e a seguir o aquecimento dos compartimentos de gelo para um ligeiro descongelamento nas superfícies dos moldes para a expulsão; e na Fig. llf o afastamento dos moldes e a expulsão (queda) dos pedaços de gelo transparentes 1 (A+B) acabados.
85 831, ΕΡ Ο 855 011/ΡΤ 9 A máquina para produzir gelo 2 de acordo com a Fig. 1 apresenta uma caixa 3, a qual está equipada no lado frontal com uma abertura 5 que se pode fechar por uma porta 4 para retirar os pedaços de gelo transparentes 1 (A+B).
Na zona superior mostra-se uma estrutura, em princípio convencional, de um agregado de congelação 6, o qual apresenta compartimentos de congelação 7.
Estes são refrigerados ou são aquecidos quando é necessário através de um agente, o qual flui nas condutas 8.
Para a formação de gelo estão instalados bicos de aspersão 9 na parte inferior do agregado de congelação 6, os quais aspergem na vertical para cima água pulverizada para os compartimento de congelação 7, congelando então a mesma, formando pedaços de gelo 1.
Quando o processo de congelação estiver concluído é mostrada na concretização seleccionada uma placa de nivelamento 10 que se destina a ser deslocada a partir da direita, por baixo do agregado de congelação 6, de tal modo que a formação de gelo excedente 1 é derretida e resulta uma superfície de gelo completamente plana.
Em seguida a placa de nivelamento 10 é novamente retirada e é soprada a água excedente da superfície com o bico de ar 10A.
Ao mesmo tempo os compartimentos de congelação 7 são aquecidos com um agente de aquecimento por meio da actuação das condutas 8, de modo que devido ao efeito de descongelamento nas superfície dos moldes os pedaços de gelo 1 caem sobre um plano inclinado tipo peneira 11. A água excedente penetra pelas aberturas do plano inclinado da peneira 11, é recolhida num recipiente 12 A e pode ser reconduzida através da conduta 12 e uma bomba 13 novamente para o agregado de congelação 6.
Os pedaços de gelo 1 assim produzidos alcançam um dispositivo de selecção 14 o qual é estanque e no qual os pedaços de gelo 1 individuais podem ser conservados a uma determinada temperatura e humidade de superfície, para impedir que de forma absoluta ocorra uma colagem não intencionada entre os mesmos.
85 831 ΕΡ 0 855 011/ΡΤ 10
Esta finalidade, assim como o transporte através do dispositivo de selecção 14, são favorecidos por meio de um vibrador 15.
Os pedaços de gelo 1 individuais chegam em seguida a um canal em espiral 16, o qual está dimensionado de tal forma que se efectua uma posição correcta vertical dos pedaços de gelo 1 individuais. O canal em espiral 16 desemboca num canal direito 17, através do qual cada pedaço de gelo 1 individual é conduzido para o dispositivo de depósito 18.
Dois pedaços de gelo 1, posteriormente designados por pedaços de gelo esquerdo IA e pedaço de gelo direito 1B, são ali submetidos respectivamente a um tratamento em separado, pelo que um dos dois pedaços de gelo obtém um relevo 80 (rebaixo), sendo em seguida unido, de modo que seja produzido um único pedaço de gelo 1 (A+B) em gelo transparente com um género de uma bolha de ar na qual se encontra incluído um motivo/relevo 80 visível.
Os pedaços de gelo 1 (A+B) assim produzidos caem numa cuba de recolha 19 situada na zona de refrigeração, podendo então ser retirados, como anteriormente descrito, pela abertura de distribuição 5.
Na Fig. 2 é representada a peneira de plano inclinado 11 anteriormente descrita, bem como um dispositivo de selecção 14, ao qual se justapõe o canal de transporte 17 para os pedaços de gelo 1 individuais.
Na posição de acordo com a Fig. 2 o assim designado primeiro, isto é o pedaço de gelo esquerdo IA, é justamente colocado no dispositivo de depósito 18, de tal modo que um esbarro de arrasto 21 móvel, o qual originalmente se encontrava perante a abertura 20 do canal 17, é deslocado para a direita desimpedindo a abertura 20.
Deste modo o pedaço de gelo esquerdo IA cai devido à força da gravidade (disposição inclinada) na posição exacta até ao esbarro 22.
Simultaneamente ou antes, para o posicionamento na direcção transversal, é introduzida de baixo uma forquilha guia 23 na zona de funcionamento do dispositivo de depósito 18, como se pode ver em pormenor na Fig. 3.
85 831 ΕΡ Ο 855 011/ΡΤ 11
Por meio desta forquilha guia 23 e do esbarro 22 o pedaço de gelo IA é fixado exactamente em três direcções. O passo de funcionamento que se segue está representado na Fig. 4, quando, vindo da esquerda, se aproxima uma cabeça de pressão/aspiração 25 à superfície esquerda do pedaço de gelo IA.
Esta é activada com baixa pressão de tal forma que o pedaço de gelo 1A é aspirado e transportado para a posição exterior esquerda de acordo com a Fig. 5.
Ao mesmo tempo caiu do canal de transporte 17 mais outro pedaço de gelo 1B, o assim designado pedaço de gelo direito 1B, justapondo-se igualmente ao esbarro 22.
Logo a seguir, ou simultaneamente, a cabeça de estampagem e nivelamento 26 é deslocada para cima para a zona de actuação do dispositivo 18, de tal forma que os contornos exteriores atingem uma cobertura axial com os dois pedaços de gelo IA e 1B.
No lado esquerdo, voltada para o pedaço de gelo IA, a cabeça de estampagem e nivelamento 26 apresenta um relevo saliente 27, no lado direito, voltado para o pedaço de gelo 1B, apresentando a cabeça de estampagem e nivelamento 26 uma placa de nivelamento 28 sob forma de uma placa plana 28.
Ambas são aquecidas de modo que, com a aproximação da disposição 25 - IA - 26 -1B - 30 de acordo com a Fig. 6, se efectua uma estampagem, aliás um nivelamento e um descongelamento superficial dos dois pedaços de gelo 1A e 1B nas suas superfícies voltadas uma para a outra, assinalando a referência 30 outra cabeça de compressão/aspiração disposta à direita do pedaço de gelo 1 A.
No estado de sopragem, de acordo com a Fig. 7, as duas cabeças de compressão/aspiração 25 e 30 afastam-se novamente, arrastando os pedaços de gelo IA e 1B. Em seguida a cabeça de estampagem e nivelamento 26 afastou-se novamente para baixo e para fora da zona de actuação do dispositivo de depósito 18 e efectua-se a sopragem da água excedente por meio de bicos de ar 32 nas superfícies de gelo situadas em oposição directa uma contra a outra.
Por meio deste processo consegue-se que as superfícies de gelo voltadas uma contra a outra estejam praticamente secas, estando o relevo 80 isento de água excedente do degelo.
85 831 ΕΡ0 855 011/ΡΤ 12 A humidade restante destas superfícies está ajustada de tal forma que a junção e a união por congelação dos dois pedaços de gelo, como mostra a Fig. 8, resulta num único pedaço de gelo transparente 1 (A+B), quando as duas cabeças de compressão/aspiração 25 e 30 forem deslocadas ao encontro uma da outra e os pedaços de gelo IA e IB forem comprimidos, pelo que resulta um único pedaço de gelo transparente 1 (A + B).
Para impedir que durante este processo de compressão se possam deslocar mais outros pedaços de gelo IA aliás 1B pelo canal 17, encontra-se instalado um esbarro de arrasto 21 na cabeça de compressão/aspiração 30.
Para garantir uma união exacta dos pedaços de gelo 1A e 1B durante todas as fases de operação, estes são aproximados um ao outro em três superfícies, isto é, na superfície base 36 do dispositivo de depósito 18 bem como por meio de um estribo guia 40, o qual se justapõe ao esbarro 22 e finalmente por meio de uma parede 41 no lado posterior do dispositivo de depósito 18.
Depois de efectuada a união para um pedaço de gelo transparente 1 (A + B), a cabeça de compressão/aspiração direita 30, como indicado por uma seta na Fig. 9, volta novamente à sua posição inicial à direita, enquanto que a cabeça de compressão/aspiração 25 se desloca para a esquerda, arrastando com isto o pedaço de gelo transparente 1 (A + B) aspirado até à posição de um plano inclinado 46 de saída.
Ali, através de uma breve inversão da acção de aspiração para uma acção de pressão, o pedaço de gelo transparente 1 (A+B) é largado e cai no plano inclinado 46 de saída, para dali, como mostra a Fig. 1, cair na cuba de recolha aliás de distribuição. A Fig. 10 mostra a outra forma de execução do invento na forma de uma máquina de congelação 50, na qual é produzida de acordo com o invento uma pluralidade de pedaços de gelo transparente 1 (A+B). A máquina de congelação 50 apresenta dois agregados de congelação 51, 52, orientados aos pares em planos paralelos. Em cada agregado de congelação encontra-se um número igual de moldes 7A aliás 7B, nos quais são produzidos pedaços de gelo IA e 1B.
Para este efeito a água 69 que é necessária escorre sobre um declive 53 em forma de telhado, a partir de um tubo de admissão 54 sobre os lados frontais interiores dos agregados 51 e 52.
85 831 ΕΡ Ο 855 011/ΡΤ 13
Nos compartimentos 7A e 7B formam-se então os pedaços de gelo transparentes. Também aqui, de modo semelhante à formação de gelo de acordo com a Fig. 1, forma-se um pouco de gelo excedente, o qual sobressai da área dos compartimentos (vide Fig. 1 lb).
Quando este processo estiver concluído a placa de estampagem e nivelamento 55 é introduzida, vindo da direita, entre os dois agregados de congelação 51 e 52. Èsta placa apresenta de um lado saliências 56 tipo relevo e do outro lado uma superfície de nivelamento 57 lisa. A placa de estampagem e nivelamento 55 é aquecida e após a sua entrada os dois agregados de congelação 51, 52 são unidos, por exemplo, por meio de cilindros pneumáticos 58 e 59 e, com a inclusão da placa de estampagem e nivelamento 55, comprimidos um contra o outro.
Tal como representado, são então fundidos, aliás estampados, rebaixos aliás relevos 80 nos pedaços de gelo IA e ambos os pedaços de gelo IA e 1B são nivelados nas suas superfícies voltadas uma contra a outra e submetidos a um breve descongelamento.
Em seguida, com um outro dispositivo ou também com a mesma placa de estampagem e nivelamento 55, a água excedente, aliás a camada de água, pode ser soprada, sendo proporcionados para o efeito bicos de ar 60. A água excedente escorre neste caso para baixo pelas aberturas de uma peneira de plano inclinado 61 e é recolhida num recipiente de recolha 63, podendo através de uma bomba 65 e tubos 66 ser transportada novamente para os tubos de admissão 54 para uma nova formação de gelo nos agregados de congelação 51, 52.
Os agregados de congelação 51, 52, que se deslocam sobre guias 67, são agora novamente movimentados um contra o outro e a totalidade dos pedaços de gelo IA e 1B comprimidos uns com os outros, formando pedaços de gelo transparentes 1 (A+B). A seguir as condutas 70 percorridas por um agente de refrigeração são actuadas com um agente de aquecimento, de modo que os pedaços de gelo 1 (A+B) agora unidos são submetidos a um breve descongelamento nas superfícies dos moldes 7A e 7B, de forma que, devido ao afastamento seguinte dos agregados 51 e 52 por meio de cilindros pneumáticos 58, 59, os pedaços de gelo transparentes unidos 1 (A+B) caem sobre a peneira de plano inclinado
85 831 ΕΡ Ο 855 011/ΡΤ 14 61, chegando dali, à semelhança do mostrado na Fig. 1, para a cuba de recolha aliás distribuição 19.
As fases para a formação de gelo e a união anteriormente descritas são explicadas de forma representativa nas Figs. 1 la até 1 lf num exemplo de um único par de moldes 7A e 7B.
Na Fig. 1 la ambas as metades dos moldes 7A e 7B dos agregados de congelação 51 e 52, sem água e gelo, se encontram uma perante a outra com um interstício.
De acordo com a Fig. liba água 69 flui de cima sobre os moldes 7A e 7B, pelo que os pedaços de gelo 1A e 1B são congelados. A seguir a esta fase, de acordo com a Fig. 1 lc, é introduzida a placa de estampagem e nivelamento 55 que está aquecida. Através dos cilindros 58 e 59 - aqui representados simbolicamente por setas - efectua-se a estampagem e o nivelamento, de modo que se produz um relevo 80 e uma superfície lisa num dos lados (pedaço de gelo IA) bem como uma superfície lisa no outro lado (pedaço de gelo 1B). A seguir a isto, de acordo com a Fig. 11 d, os agregados de congelação 51, 52 são afastados e a placa de estampagem e nivelamento 55 retirada.
Neste caso verifica-se na Fig. 11c e Fig. lld que o processo do breve descongelamento de gelo excedente 74, de acordo com a Fig. 11b, não se efectua necessariamente até à aresta exterior 75 dos moldes 7A e 7B.
Contudo, de forma vantajosa, permanece um pequeno ressalto de gelo 77, de tal forma que este é adicionado, aquando da compressão dos pedaços de gelo IA e 1B para um único pedaço de gelo 1 (A+B) de acordo com a Fig. 1 le, a uma fresta 78 entre os moldes 7A e 7B, que garante um contacto de aderência dos pedaços de gelo 1A e 1B.
Para a remoção das rebarbas nos pedaços de gelo 1A e 1B, a placa de estampagem e nivelamento 55 pode apresentar de ambos os lados nervuras de rebarbar 76, as quais derretem por completo o gelo excedente 74 na zona das arestas exteriores 75 dos moldes (Fig. 11c eFig. lld).
Antes da junção de cada um dos pedaços de gelo IA e 1B efectua-se a sopragem da água excedente por meio de um bico de ar 60 (Fig. lld).
85 831 ΕΡ0 855 011/ΡΤ 15 A Fig. 1 le mostra a junção para um único pedaço de gelo 1 (A+B).
Segue-se a actuação das condutas 70 com um agente de aquecimento e com isto o descongelamento das superfícies dos moldes 7A e 7B, de modo que, de acordo com a Fig. 1 lf, após o afastamento dos agregados de congelação 51, 52, o pedaço de gelo transparente 1 (A+B), incluindo uma bolha decorativa, aliás um relevo 80, pode cair sobre a peneira de plano inclinado 61. O invento não se restringe aos exemplos apresentados.
Assim numa outra forma de execução pode ser previsto que não sejam unidos somente dois pedaços de gelo 1A e 1B com inclusão de um relevo, mas sim três pedaços de gelo, isto é, ΙΑ, 1B e 1C, pelo que resultam duas superfícies de separação/união e no qual em cada uma destas duas superfícies podem surgir diversos motivos em forma de relevo, aliás bolhas de ar.
Assim, por exemplo, num dos planos de união poderia constar “Coca” e no outro plano de união “Cola”.
Neste caso a junção poderá efectuar-se em princípio como descrito em relação às Figs. 2 - 9.
Numa outra variante pode estar eventualmente prevista a alteração da máquina de congelação 50 de acordo com a Fig. 10 tal como se segue:
Em vez da placa de estampagem e nivelamento 55, a qual apresenta uma multiplicidade de relevos salientes 56, que correspondem ao número de todos os pedaços de gelo formados nos agregados de congelação 51 e 52, é introduzida somente uma pequena ferramenta, a qual produz um relevo e um nivelamento, e que, respectivamente, somente num único pedaço de gelo IA funde um rebaixo 80, aliás se nivela o pedaço de gelo 1B oposto. A seguir a isto, através de um manipulador de comando automático, esta ferramenta é deslocada na horizontal e na vertical nas coordenadas, sendo deste modo todos os pedaços de gelo 1A e 1B submetidos consecutivamente ao respectivo tratamento. 16 85 831 ΕΡ Ο 855 011/ΡΤ
Neste caso a vantagem reside no facto de haver somente necessidade de forças reduzidas para tratar cada um dos pedaços de gelo 1 A, aliás prepará-los para a união.
Quando todos os pedaços de gelo IA e 1B estiverem preparados, ambos os agregados de congelação 51, 52 são novamente aproximados e, como anteriormente descrito, é efectuada a união de todos os pedaços de gelo em conjunto para pedaços de gelo transparentes 1 (A+B), sendo estes expelidos e depositados no recipiente de recolha para a sua distribuição.
Lisboa, -¾ [1¾ 20uU
Por JOSEF HOBELSBERGER - O AGENTE OFICIAL -
EIMG.® ÀMTÓMÍO JOÃO DA cm\ik FERREIRÂ Ag. Of. Pr. Ind. Sus das Flores, 74 - 4.° 1600 LISBOA

Claims (23)

  1. ΕΡ Ο 855 011/ΡΤ 1/4 REIVINDICAÇÕES 1. Dispositivo para a produção de pedaços de gelo com um agregado de congelação (6) com uma multiplicidade de zonas de congelação (7) para respectivamente um pedaço de gelo (1), acessíveis a partir do lado exterior do agregado de congelação (6), com um dispositivo (9) para a admissão de uma quantidade excedente de água sobre as zonas de congelação (7), para a produção de gelo transparente, e com uma zona de distribuição (19) dos pedaços de gelo (1) desprendidos do agregado de congelação (6), caracterizado por, estar instalado entre o agregado de congelação (6) e a zona de distribuição (19) um dispositivo (18) para a junção de respectivamente dois pedaços de gelo (1) para a formação de um pedaço de gelo composto (1 (A+B)) com um efeito óptico na zona das superfícies de justaposição, o dispositivo (18) para a junção dos pedaços de gelo (1) apresentar dispositivos de depósito, contíguos uns aos outros, para os pedaços de gelo (1) a serem unidos, os quais são deslocáveis um contra o outro, para juntar os pedaços de gelo (1) um com o outro com as superfícies de justaposição planas e húmidas, e o trajecto de transporte entre o dispositivo (18) para a junção e a zona de distribuição (19) bem como a zona de distribuição (19) propriamente dita poder ser regulada a uma temperatura inferior a 0°C.
  2. 2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, entre o agregado de congelação (6) e os dispositivos de depósito, estarem instalados planos inclinados de transporte (11, 16, 17).
  3. 3. Dispositivo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por serem proporcionados no trajecto dos pedaços de gelo (1) elementos de esbarro (21, 23) para os pedaços de gelo (1) e para fora do mesmo, os quais permitem uma admissão individual cíclica dos pedaços de gelo (1) para os dispositivos de depósito.
  4. 4. Dispositivo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por os elementos de esbarro (21, 23) estarem instalados na direcção do transporte dos pedaços de gelo (1) atrás dos dispositivos de depósito.
  5. 5. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 até 4, caracterizado por os dispositivos de depósito apresentarem superfícies de apoio para os pedaços de gelo (1), as
    85 831 ΕΡ Ο 855 011/ΡΤ quais estão dispostas de modo inclinado em relação à horizontal na mesma direcção dos planos inclinados de transporte (11, 16, 17, 46).
  6. 6. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 até 5, caracterizado por compreender um dispositivo (10) para a remoção de água excedente das superfícies de justaposição dos pedaços de gelo (1), antes da formação do pedaço de gelo composto (1 (A+B)).
  7. 7. Dispositivo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por o dispositivo (10) apresentar pelo menos um bico de ar comprimido (10A) direccionado sobre as superfícies de justaposição.
  8. 8. Dispositivo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o ar comprimido poder regular-se a uma temperatura superior a 0°C.
  9. 9. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações de 1 até 8, caracterizado por poder ser instalado entre os dispositivos de depósito um cunho de estampagem (26), o qual pode ser pressionado em pelo menos uma das superfícies de justaposição.
  10. 10. Dispositivo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por o cunho de estampagem (26) apresentar um dispositivo de aquecimento com ajustamento de capacidade. ί 1. Dispositivo de acordo com a reivindicação 9 ou 10, caracterizado por o cunho de estampagem (26) apresentar uma placa de nivelamento (28), a qual contorna a superfície de estampagem, cuja superfície pode ser ajustada a uma temperatura superior a 0°C.
  11. 12. Dispositivo de acordo com as reivindicações 9 até 11, caracterizado por o lado posterior do cunho de estampagem (26) ser estruturado como uma placa de nivelamento (28), cuja superfície pode ser regulada a uma temperatura superior a 0°C, podendo ser encostada à superfície de justaposição não estampada.
  12. 13. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações de 1 até 12, caracterizado por, em pelo menos uma das superfícies do pedaço de gelo composto (1 (A+B)) na qual saem as superfícies de justaposição dos pedaços de gelo, poder ser colocada uma placa de nivelamento (28) cuja superfície é regulável a uma temperatura superior a 0°C. ia^ ia^
    85 831 EP 0 855 011/PT
  13. 14. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 até 13, caracterizado por a superfície de cada pedaço de gelo (1) oposta à superfície de refrigeração no agregado de congelação (6) ser formada num plano paralelo relativamente à superfície de refrigeração.
  14. 15. Dispositivo de acordo com a reivindicação 14, caracterizado por, na superfície dos pedaços de gelo (1) oposta à superfície de refrigeração no agregado de congelação (6), na posição dos mesmo no agregado de congelação (6), poder ser encostada uma placa de nivelamento (28) cuja superfície pode ser regulada a uma temperatura superior a 0°C.
  15. 16. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 até 15, caracterizado por ser proporcionado, na direcção do transporte dos pedaços de gelo (1) depois do agregado de congelação (6), um dispositivo de selecção (14) que separa aqueles pedaços de gelo (1), os quais nos dispositivos de depósito estariam/estão orientados de outra forma do que com a sua superfície plana na posição da superfície de justaposição.
  16. 17. Dispositivo de acordo com a reivindicação 16, caracterizado por os pedaços de gelo (1) separados poderem ser devolvidos e conduzidos novamente a um dos dispositivos de depósito.
  17. 18. Dispositivo de acordo com a reivindicação 16 ou 17, caracterizado por o dispositivo de selecção (14) formar uma unidade estrutural com os dispositivos de depósito.
  18. 19. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 até 18, caracterizado por os pedaços de gelo (1) poderem ser orientados nos dispositivos de depósito com as suas superfícies de justaposição num plano paralelo.
  19. 20. Dispositivo para a produção de pedaços de gelo com um agregado de congelação (51, 52) com uma multiplicidade de zonas de congelação (7A, 7B) para respectivamente um pedaço de gelo (ΙΑ, 1B), acessíveis do lado exterior do agregado de congelação (51, 52), com um dispositivo (53, 54) para a admissão de uma quantidade de água excedente nas zonas de congelação (7A, 7B), para a produção de gelo transparente, e com uma zona de distribuição (19) para pedaços de gelo (ΙΑ, 1B) desprendidos do agregado de congelação (51, 52), caracterizado por, serem proporcionados dois agregados de congelação (51, 52) orientados aos pares em planos paralelos, 85 831 ΕΡ Ο 855 011/ΡΤ 4/4 as superfícies dos pedaços de gelo (1) desviadas de pelo menos um dos agregados de congelação (51, 52) poderem ser tratadas por meio de pelo menos uma placa de estampagem (55), cuja superfície pode ser regulada a uma temperatura superior a 0°C, os dois agregados de congelação (51, 52) poderem deslocar-se um contra o outro de tal modo que as superfícies de justaposição afastadas das superfícies de refrigeração, planas e húmidas, dos pedaços de gelo (1), possam ser comprimidas uma contra a outra para a formação de pedaços de gelo compostos (1 (A+B)), e por o trajecto de transporte entre os agregados de congelação (51, 52) e a zona de distribuição (19), bem como a zona de distribuição (19) propriamente dita, serem refrigerados a uma temperatura inferior a 0°C.
  20. 21. Dispositivo de acordo com a reivindicação 20, caracterizado por o lado posterior da placa de estampagem (55) ser estruturado como uma placa de nivelamento, cuja superfície pode ser regulada a uma temperatura superior a 0°C.
  21. 22. Dispositivo de acordo com a reivindicação 20 ou 21, caracterizado por o dispositivo apresentar pelo menos um bico de ar comprimido (32; 60) que se encontra voltado para as superfícies de justaposição.
  22. 23. Dispositivo de acordo com a reivindicação 20 ou 21, caracterizado por o dispositivo apresentar pelo menos um bico de ar comprimido (32; 60) que se encontra inclinado na direcção das superfícies de justaposição.
  23. 24. Dispositivo de acordo com a reivindicação 22, caracterizado por o ar comprimido poder ser regulado a uma temperatura superior a 0°C. Lisboa, -9. i-«CV. 2000 Por JOSEF HOBELSBERGER - O AGENTE OFICIAL -
PT96934654T 1995-10-12 1996-10-11 Dispositivo para a producao de pedacos de gelo PT855011E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19538026A DE19538026A1 (de) 1995-10-12 1995-10-12 Vorrichtung zur Erzeugung von Eisstücken

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT855011E true PT855011E (pt) 2001-01-31

Family

ID=7774673

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96934654T PT855011E (pt) 1995-10-12 1996-10-11 Dispositivo para a producao de pedacos de gelo

Country Status (15)

Country Link
US (1) US6062036A (pt)
EP (1) EP0855011B1 (pt)
JP (1) JPH11513475A (pt)
CN (1) CN1202962A (pt)
AT (1) ATE195371T1 (pt)
AU (1) AU7291396A (pt)
BR (1) BR9611009A (pt)
CA (1) CA2234431A1 (pt)
DE (2) DE19538026A1 (pt)
DK (1) DK0855011T3 (pt)
ES (1) ES2151182T3 (pt)
GR (1) GR3034783T3 (pt)
MX (1) MX9802689A (pt)
PT (1) PT855011E (pt)
WO (1) WO1997014006A1 (pt)

Families Citing this family (51)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP3834183B2 (ja) * 2000-04-12 2006-10-18 ホシザキ電機株式会社 オープンセルタイプ自動製氷機
JP3667593B2 (ja) * 2000-04-21 2005-07-06 ホシザキ電機株式会社 オープンセルタイプ自動製氷機
NO315391B1 (no) * 2001-04-23 2003-08-25 Ice Maker As Anordning ved vippekar
SE0201141D0 (sv) * 2002-04-15 2002-04-15 Igloolux Ab Portabel ismaskin
ITBO20020657A1 (it) * 2002-10-17 2004-04-18 Reale S R L Procedimento perfezionato per la realizzazione di bicchieri di ghiaccio
US6860111B2 (en) * 2002-11-13 2005-03-01 Hoshizaki Denki Kabushiki Kaisha Automatic ice maker and its operating method
ITMI20022720A1 (it) * 2002-12-20 2004-06-21 Emanuele Lanzani Macchina per la fabbricazione di ghiaccio in cubetti
ES2265701B1 (es) * 2003-05-20 2008-02-01 Abr Ingenieros, S.L. Maquina generadora de cubitos de hielo y procedimiento de fabricacion.
JP4518802B2 (ja) * 2004-01-09 2010-08-04 ホシザキ電機株式会社 氷ディスペンサ
JP2006294988A (ja) * 2005-04-13 2006-10-26 Tokyo Electron Ltd 基板洗浄方法及び基板洗浄装置
US20080290065A1 (en) * 2005-05-25 2008-11-27 Ck Smart, Llc Laser Ice Etching System and Method
KR101275559B1 (ko) * 2006-09-04 2013-06-20 엘지전자 주식회사 냉장고용 디스펜서 제어장치 및 그 제어방법
US7665316B2 (en) * 2005-10-25 2010-02-23 Japan Servo Co., Ltd. Automatic icemaker
KR100745790B1 (ko) * 2005-12-06 2007-08-02 엘지전자 주식회사 냉장고용 제빙장치
US8646285B2 (en) 2006-09-04 2014-02-11 Lg Electronics Inc. Control apparatus for taking out ice of refrigerator and method thereof
ES2400789T3 (es) * 2006-09-20 2013-04-12 Lg Electronics Inc. Refrigerador
US7832219B2 (en) * 2006-12-29 2010-11-16 Manitowoc Foodservice Companies, Inc. Ice making machine and method
NL1034074C2 (nl) * 2007-07-02 2009-01-05 Schoonen Beheer B V W Inrichting en werkwijze voor het vervaardigen van ijsklontjes.
US20090282855A1 (en) * 2008-05-16 2009-11-19 Hoshizaki America, Inc. Under counter ice making machine
KR20100092168A (ko) * 2009-02-12 2010-08-20 삼성전자주식회사 제빙장치 및 이를 포함하는 냉장고
US20130186113A1 (en) * 2012-01-20 2013-07-25 Pepsico, Inc. Method and Apparatus for Ice Harvesting
US9513045B2 (en) 2012-05-03 2016-12-06 Whirlpool Corporation Heater-less ice maker assembly with a twistable tray
US20140047859A1 (en) * 2012-08-14 2014-02-20 Kyle E. E. Schwulst System For Forming Frozen Liquids
US8925335B2 (en) 2012-11-16 2015-01-06 Whirlpool Corporation Ice cube release and rapid freeze using fluid exchange apparatus and methods
US9557087B2 (en) 2012-12-13 2017-01-31 Whirlpool Corporation Clear ice making apparatus having an oscillation frequency and angle
US9476629B2 (en) 2012-12-13 2016-10-25 Whirlpool Corporation Clear ice maker and method for forming clear ice
US9518770B2 (en) 2012-12-13 2016-12-13 Whirlpool Corporation Multi-sheet spherical ice making
US9518773B2 (en) 2012-12-13 2016-12-13 Whirlpool Corporation Clear ice maker
US9500398B2 (en) 2012-12-13 2016-11-22 Whirlpool Corporation Twist harvest ice geometry
US9470448B2 (en) 2012-12-13 2016-10-18 Whirlpool Corporation Apparatus to warm plastic side of mold
US9759472B2 (en) 2012-12-13 2017-09-12 Whirlpool Corporation Clear ice maker with warm air flow
US9410723B2 (en) 2012-12-13 2016-08-09 Whirlpool Corporation Ice maker with rocking cold plate
US9310115B2 (en) 2012-12-13 2016-04-12 Whirlpool Corporation Layering of low thermal conductive material on metal tray
KR101660962B1 (ko) * 2014-08-29 2016-09-29 김대영 구형 얼음을 제빙할 수 있는 제빙장치 및 방법
EP3209953B1 (en) 2014-10-23 2020-03-25 Whirlpool Corporation Method and apparatus for increasing rate of ice production in an automatic ice maker
CN108236377A (zh) * 2015-11-11 2018-07-03 颜秀分 一种加冰装置的组装方法
ES2729055T3 (es) * 2016-03-08 2019-10-30 Brema Group S P A Máquina de producción de hielo con aparato periférico electromecánico y dispositivo electrónico de control de lavado automático
IT201600072581A1 (it) * 2016-07-12 2018-01-12 Scotsman Ice S R L Macchina per la produzione di ghiaccio.
KR101880231B1 (ko) * 2016-11-24 2018-07-19 부산대학교 산학협력단 이색 또는 이종의 삽입물이 내측에 포함된 얼음 제조장치
CN106802040B (zh) * 2017-02-13 2019-08-23 合肥华凌股份有限公司 一种制冰方法及使用该方法的制冰机和冰箱
CN107228514A (zh) * 2017-03-30 2017-10-03 常熟市福王制冷器材有限公司 一种垂直型制冰装置及利用该装置制冰的方法
CN107421226A (zh) * 2017-04-19 2017-12-01 窦琪瑛 具有制冰构件的冰箱
US10739053B2 (en) 2017-11-13 2020-08-11 Whirlpool Corporation Ice-making appliance
IT201800002500A1 (it) * 2018-02-08 2019-08-08 Scotsman Ice S R L Fabbricatore di ghiaccio
US10801768B2 (en) * 2018-08-06 2020-10-13 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Ice making assemblies for making clear ice
US10907874B2 (en) 2018-10-22 2021-02-02 Whirlpool Corporation Ice maker downspout
KR20200075440A (ko) * 2018-12-18 2020-06-26 엘지전자 주식회사 아이스 머신
US11255593B2 (en) * 2019-06-19 2022-02-22 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Ice making assembly including a sealed system for regulating the temperature of the ice mold
US11009281B1 (en) * 2020-07-15 2021-05-18 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Ice making assemblies and removable nozzles therefor
US12000642B2 (en) 2021-06-24 2024-06-04 Electrolux Home Products, Inc. Appliance with ice packer
CN113484119B (zh) * 2021-09-07 2021-11-16 中国空气动力研究与发展中心低速空气动力研究所 一种飞机结冰力学性能测试样本制备方法

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3091194A (en) * 1960-11-28 1963-05-28 Coeur D Alene Creamery Inc Method of making a frozen confection
YU35674B (en) * 1973-09-07 1981-04-30 Juretic Miroslav Evaporator for express ice maker with immediate heat exchange
JPS52148477A (en) * 1976-06-05 1977-12-09 Hoshizaki Electric Co Ltd Method and apparatus for supplying aqua pura
CA1226450A (en) * 1983-07-29 1987-09-08 Gregory S. Degaynor Ice bowl freezing apparatus
US4903506A (en) * 1987-02-13 1990-02-27 John Delisle Ice cube maker
DE4130055A1 (de) * 1991-09-10 1993-03-11 Josef Hobelsberger Verfahren zum anbringen von gravuren auf eine oberflaeche eines eiskoerpers, insbesondere eines solchen aus klareis, sowie eiskoerper mit gravur
US5634344A (en) * 1994-09-30 1997-06-03 Yamauchi; Keijiro Method for producing ice vessel and apparatus therefor

Also Published As

Publication number Publication date
CN1202962A (zh) 1998-12-23
EP0855011B1 (de) 2000-08-09
MX9802689A (es) 1998-11-29
CA2234431A1 (en) 1997-04-17
JPH11513475A (ja) 1999-11-16
BR9611009A (pt) 1999-12-28
WO1997014006A1 (de) 1997-04-17
ES2151182T3 (es) 2000-12-16
GR3034783T3 (en) 2001-02-28
EP0855011A1 (de) 1998-07-29
ATE195371T1 (de) 2000-08-15
DK0855011T3 (da) 2001-01-02
AU7291396A (en) 1997-04-30
DE59605726D1 (de) 2000-09-14
US6062036A (en) 2000-05-16
DE19538026A1 (de) 1997-04-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT855011E (pt) Dispositivo para a producao de pedacos de gelo
KR101850918B1 (ko) 아이스 메이커 및 이를 이용한 얼음 제조 방법
NL1034074C2 (nl) Inrichting en werkwijze voor het vervaardigen van ijsklontjes.
CN109416210A (zh) 制作冰的机器
JPH08256697A (ja) 成形冷凍菓子製品の製造法およびその装置
US6156366A (en) Method and apparatus with a release thawing station for producing frozen confectionery bodies
US10047996B2 (en) Multi-sheet spherical ice making
JPH08189737A (ja) 冷蔵庫フリーザ用の製氷装置
CN110775581A (zh) 一种水钻整理装置
US20090173090A1 (en) Down Flow Type Ice Making Machine
ES2299613T3 (es) Procedimiento y dispositivo para la fabricacion y el empaquetado de pirulis.
CA1145575A (en) Apparatus for freezing confections
KR101138508B1 (ko) 핫 픽스 부착용 자동 증기 프레스
DK169884B1 (da) Apparat og fremgangsmåde til frysning af et væskeformigt produkt i en støbeform
CN210880004U (zh) 一种能够拆换模具的多功能药材切片机
JP4278228B2 (ja) 自動製氷機
CN212655889U (zh) 一种针对流体原料的纺丝机输料设备
KR20040036314A (ko) 제빙장치
KR20210036567A (ko) 제빙기
CN211526793U (zh) 一种块冰机用新型模块
CN219256353U (zh) 高效型注塑模具
CN210672469U (zh) 口红灌装机用灌装模具
CN218583500U (zh) 高存储量制冰机
CN211415648U (zh) 一种自动高效匀料的布料机
JP2018132232A (ja) ハーフ氷用のセル型製氷機