PT837957E - Dispositivo para a seleccao de ganchos num mecanismo de debuxo de tear - Google Patents

Dispositivo para a seleccao de ganchos num mecanismo de debuxo de tear Download PDF

Info

Publication number
PT837957E
PT837957E PT96924951T PT96924951T PT837957E PT 837957 E PT837957 E PT 837957E PT 96924951 T PT96924951 T PT 96924951T PT 96924951 T PT96924951 T PT 96924951T PT 837957 E PT837957 E PT 837957E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
blade
coil
magnetic material
spigot
hook
Prior art date
Application number
PT96924951T
Other languages
English (en)
Inventor
Pascal Herbepin
Jean-Pierre Cloarec
Original Assignee
Albany Internat France
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Albany Internat France filed Critical Albany Internat France
Publication of PT837957E publication Critical patent/PT837957E/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D03WEAVING
    • D03CSHEDDING MECHANISMS; PATTERN CARDS OR CHAINS; PUNCHING OF CARDS; DESIGNING PATTERNS
    • D03C3/00Jacquards
    • D03C3/20Electrically-operated jacquards
    • DTEXTILES; PAPER
    • D03WEAVING
    • D03CSHEDDING MECHANISMS; PATTERN CARDS OR CHAINS; PUNCHING OF CARDS; DESIGNING PATTERNS
    • D03C1/00Dobbies
    • D03C1/005Electronic dobbies
    • DTEXTILES; PAPER
    • D03WEAVING
    • D03CSHEDDING MECHANISMS; PATTERN CARDS OR CHAINS; PUNCHING OF CARDS; DESIGNING PATTERNS
    • D03C19/00Methods or devices concerned with designing or making patterns, not provided for in other groups of this subclass
    • D03C19/005Electronic

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Electromagnets (AREA)
  • Looms (AREA)
  • Magnetic Treatment Devices (AREA)
  • Accommodation For Nursing Or Treatment Tables (AREA)

Description

07 3GG ΕΡ 0 837 957/ΡΤ
DESCRICÃO “Dispositivo para a selecção de ganchos num mecanismo de debuxo de tear” O presente invento refere-se a um dispositivo para a selecção de ganchos num mecanismo de debuxo de tear.
Um tal dispositivo é utilizado na indústria têxtil a fim de permitir a realização de tecidos com desenhos, isto é, que necessitam de um número importante de fios de urdidura, que devem ser levantados ou baixados. Tais tecidos constituem, por exemplo, quadros, tapeçarias ou outras gravuras, para os quais muitas vezes são ainda utilizados teares manuais.
No documento FR 2 476 694, foi proposta a realização de um dispositivo de comando dos fios de urdidura, a fim de operar a abertura do passo, dividindo este dispositivo em módulos separáveis, compreendendo cada um lâminas, as quais atravessam uma primeira placa, munida de barras e uma segunda placa munida de orifícios. As lâminas levam cada uma delas uma sapata e um gancho. Quando os electroímans atraem as lâminas, os ganchos das que são chamadas, são deslocados pela primeira placa, enquanto que as que não são chamadas acompanham a translação da segunda placa. Assim, abre-se o passo pela translação das duas placas.
Um tal mecanismo de debuxo tem uma grande complexidade e exige uma precisão importante na realização de todos os seus elementos, a fim de garantir a posição relativa de cada lâmina em relação ao seu electroíman e à placa portadora. O mesmo está de um grande número de elementos móveis, de tal modo que, para evitar qualquer desgaste prematuro e a fim de obter a precisão indispensável à realização de todos os elementos, chega-se a um custo muito elevado para um tal mecanismo. O documento EP-0 108 700 descreve um dispositivo de selecção de ganchos num mecanismo de debuxo, que tem uma placa inferior, que suporta os ganchos e uma parte superior, que suporta o dispositivo de selecção, e móvel em relação à placa inferior, compreendendo este dispositivo peças munidas de um espigão, correspondendo cada uma destas peças a um gancho da placa inferior e sendo a posição do espigão em relação ao gancho comandada por um dispositivo
87 366 ΕΡ Ο 837 957/ΡΤ electromagnético, que apresenta, pelo menos, uma bobina de tal modo que quando a placa inferior se afasta da parte superior, o espigão, de acordo com a sua posição, arrasta ou não consigo o gancho.
Neste dispositivo, as peças munidas de um espigão são lâminas elásticas. Estas últimas são deformadas elasticamente quando a placa inferior se aproxima da parte superior As lâminas vêm então apoiar-se contra uma peça polar de um circuito magnético permanente. As lâminas são mantidas nesta posição, que não permite reter ganchos da placa inferior. A cada lâmina corresponde então a uma bobina, que é excitada, quando a lâmina deve reter um gancho da placa inferior, permitindo que a lâmina retorne à sua posição não deformada.
Quando se vêm pegar a uma peça polar do circuito magnético permanente poeiras magnéticas, pode acontecer que a lâmina correspondente deixe então de ser mantida na sua posição deformada e, portanto, esta lâmina retém de cada vez o gancho correspondente da placa inferior. Isto provoca um defeito na tecelagem do tecido.
Além disso, para deformar a lâmina elástica está previsto um plano inclinado ao nível de cada gancho da placa inferior. Para evitar um choque quando a placa inferior se aproxima da parte superior, o declive desta rampa é pequeno. Para obter uma deformação suficiente da lâmina, curso relativo entre a placa inferior e a parte superior deve ser relativamente importante. Sendo a distância importante, o tempo para a cobrir é igualmente importante e, por esse motivo, o tempo para inserir a trama é limitado. O objectivo do invento é, pois, proporcionar um dispositivo de selecção, que permite remediar estes inconvenientes, isto é, fiável e que precisa apenas de uma distância reduzida para poder reter os ganchos seleccionados da placa inferior, aumentando o tempo disponível para a inserção da trama.
Esta objectivo é conseguido pelo invento, graças a um dispositivo de selecção de ganchos num mecanismo de debuxo, que inclui uma placa inferior que suporta os ganchos e uma parte superior que suporta o dispositivo de selecção e é móvel em relação à placa inferior, incluindo este dispositivo peças munidas de um espigão e meios para criar um campo magnético permanente, correspondendo cada uma destas peças a um gancho da placa inferior e sendo a posição do
67 366 ΕΡ Ο 837 957/ΡΤ 3 espigão em relação ao gancho, comandada por um dispositivo electromagnético, que apresenta, pelo menos, uma bobina, de tal modo que, quando a placa inferior se afasta da parte superior, o espigão de acordo com a sua posição, arrasta ou não consigo o gancho, dispositivo que é caracterizado por cada peça munida de um espigão ser uma lâmina rígida, que inclui, pelo menos, uma peça realizada em material magnético e montada giratória em torno de um eixo, por os meios para criarem um campo magnético permanente actuam ao nível da peça da lâmina realizada em material magnético e por a bobina permitir actuar na peça da lâmina, realizada em material magnético, de tal modo que, de acordo com as polaridades da bobina e do campo magnético permanente, a lâmina gira em torno do seu eixo, quer para uma primeira posição, que permite arrastar o gancho inferior correspondente, quando a placa inferior se afasta da parte superior, quer para uma segunda posição, que não permite este arrastamento.
Por meio destas disposições, a lâmina rígida gira então entre duas posições estáveis em torno de um eixo, que pode ser real ou virtual. Estas posições dependem das polaridades do campo magnético permanente e da bobina. A polaridade do campo magnético permanente é constante, ao passo que a da bobina, depende do sentido da corrente que atravessa a mesma. Quando a corrente que alimenta a bobina é cortada, qualquer que seja a posição da lâmina rígida, esta última mantém-se na sua posição. Em relação aos dispositivos conhecidos, o dispositivo de acordo com o invento é, por este motivo, mais fiável.
Além disso, o curso relativo entre a placa inferior e a parte superior é limitado. Com efeito, basta que o espigão da lâmina giratória venha ficar virado para o gancho da placa inferior para poder seleccionar ou não o gancho.
Vantajosamente, a lâmina munida de um espigão é realizada num material sem propriedades magnéticas do lado do espigão e num material magnético do lado oposto ao espigão. Desta maneira, os elementos que permitem comandar a posição da lâmina rígida ficam afastados do espigão e, por este facto, menos expostos às poeiras e outros corpos estranhos que podem vir perturbar o funcionamento do dispositivo de selecção.
Existem diversas maneiras de dispor a bobina e de criar o campo magnético permanente necessário ao dispositivo de selecção de ganchos. O invento propõe portanto diversas concretizações. 87 366 ΕΡ Ο 837 957/ΡΤ 4
De acordo com uma primeira concretização, o dispositivo de comando electromagnético inclui duas peças polares entre as quais se encontra um íman permanente e entre as quais se pode deslocar uma parte da peça da lâmina realizada em material magnético, e a bobina envolve uma parte da peça da lâmina realizada em material magnético. Neste caso, o íman permanente, que cria o campo magnético permanente, e a bobina permitem polarizar a peça da lâmina realizada em material magnético.
De acordo com uma segunda concretização proposta pelo invento, o dispositivo de comando electromagnético inclui duas peças polares, entre as quais se encontra uma segunda bobina, e entre as quais uma parte da peça da lâmina, realizada em material magnético, se pode deslocar, bem como a bobina que envolve uma parte da peça da lâmina realizada em material magnético. Aqui, a segunda bobina substitui o íman permanente da primeira concretização.
Nestas duas concretizações, as peças polares podem ser comuns a diversas peças munidas de um espigão. Isto é vantajoso do ponto de vista de preço de custo, porque o número de peças é limitado. No entanto, quando os ganchos do mecanismo de debuxo estão muito próximos uns dos outros podem aparecer interferências magnéticas.
Numa terceira concretização, a peça da lâmina, realizada num material magnético, é um íman permanente e o dispositivo de comando electromagnético inclui duas peças polares, entre as quais se encontra a bobina e entre as quais se pode deslocar uma parte do íman permanente. Ao contrário das concretizações anteriores, a polaridade da peça da lâmina, realizada em material magnético apresenta uma polaridade constante e a polaridade das peças polares varia em função do sentido da corrente que circula na bobina. Além disso, os dispositivos de selecção de cada gancho são independentes uns dos outros.
Nestas três concretizações, as duas peças polares servem com vantagem de balenle mecânico para a lâmina giratória rígida e definem assim as duas posições que esta última pode ocupar. Portanto, o número de peças do dispositivo é limitado. 87 366 ΕΡ Ο 837 957/ΡΤ 5
Para uma melhor guia das lâminas giratórias, o invento propõe duas outras formas de execução, nas quais, quando a lâmina gira, a mesma é não apenas atraída para a sua nova posição como é também repelida da sua posição inicial.
Nesta primeira forma de execução, cada lâmina apresenta do lado oposto ao espigão um alojamento, que recebe um íman permanente colocado entre as duas peças polares, que se salientam para fora do alojamento, e o dispositivo electromagnético de comando inclui uma armadura em forma de E, bem como a bobina que envolve o ramo médio do E, salientando-se a extremidade de cada peça polar para fora do alojamento que se encontra entre os dois ramos do E.
Na outra forma de execução cada lâmina apresenta, no lado oposto ao espigão, um alojamento que recebe uma armadura em forma de E, envolvendo a bobina o ramo médio do E, e um íman permanente, colocado entre duas peças polares, fica em frente esta armadura, de tal modo que uma extremidade de cada peça polar se encontra os entre dois ramos do E.
Nestas últimas duas formas de execução do dispositivo é, como todos os dispositivos de acordo com o invento, biestável e também de duplo efeito. Além disso, a lâmina tem dois pontos de batente em cada uma das suas duas posições estáveis, o que é favorável do ponto de vista mecânico. A fim de regular a força de atracção entre as peças polares e a armadura, um entreferro, realizado num material magnético, é colocado entre cada extremidade de uma peça polar e os ramos vizinhos da armadura em forma de E.
Com vantagem, a gestão da selecção de ganchos é feita electronicamente. Neste caso, o dispositivo de comando está equipado com uma carta electrónica, que compreende um circuito impresso para comandar a passagem de corrente para a bobina, que permite seleccionar a posição da lâmina. Assim, a selecção dos ganchos pode ser muito rápida.
De qualquer maneira, o invento será bem entendido através da descrição que segue feita com referência aos desenhos esquemáticos anexos, que representam, a título de exemplo não limitativo, um dispositivo de selecção de ganchos de acordo com o invento e duas variantes de realização.
87 366 ΕΡ Ο 837 957/ΡΤ 6 a FIG. 1 é uma vista em perspectiva explodida de um dispositivo para a selecção de ganchos de acordo com o invento; a FIG. 2 é uma vista em corte transversal pela linha ll-ll da FIG. 1; as FIGS. 3 e 4 são vistas simplificadas correspondentes à FIG. 2 e mostram variantes de execução: a FIG. 5 é uma vista em perspectiva explodida, correspondente à FIG. 1, de outro dispositivo de selecção de ganchos de acordo com o invento; FIG. 6 é uma vista em corte simplificada e ampliada à escala pela linha VI-VI da FIG. 5; e FIG. 7 é uma vista simplificada correspondente à FIG. 6 de uma outra forma de execução. O dispositivo de selecção de ganchos, representado no desenho é destinado a equipar um mecanismo de debuxo, utilizado na indústria têxtil para tecelagem. Este mecanismo de debuxo inclui uma placa inferior 1, que suporta ganchos 2 e uma parte superior que suporta o dispositivo de selecção dos ganchos 2. A placa inferior 1 e a parte superior são móveis uma em relação à outra, podendo estes dois elementos aproximarem-se ou afastarem-se entre si. Quando se afastam os ganchos 2 seleccionados são retidos pelo dispositivo de selecção, ao passo que os ganchos 2 não seleccionados seguem o movimento da placa inferior 1. O dispositivo de selecção de ganchos inclui lâminas 3. Cada uma destas corresponde a um gancho 2. A mesma está munida, na sua extremidade que fica em frente do gancho 2, de um espigão 4, destinado a cooperar com o gancho 2 quando este último deve ser escolhido.
As lâminas 3 são montadas giratórias numa caixa 5, munida de uma tampa 6. Cada lâmina 3 está equipada com um eixo transversal 7, montado em chumaceiras 8, dispostas sobre uma parede da caixa 5. 87 366 ΕΡ Ο 837 957/ΡΤ 7
Cada lâmina é realizada em dois materiais distintos. De um lado, a lâmina é realizada num material sintético e, do outro lado, é realizada num material magnético tal como o terro macio; a parte da lâmina 9 realizada em terro macio serve para comandar a posição da lâmina 3. A outra parte 10 inclui o espigão 4 e fica diante do gancho 2. Esta parte 10 é, por exemplo, sobremoldada numa extremidade da parte 9 em ferro macio. O eixo 7 encontra-se sensivelmente ao nível ria união entre a parte 9 em ferro macio e a parte 10 em material sintético.
Na concretização representada nas FIGS. 1 e 2, a parte 9 da lâmina em ferro macio está colocada numa bobina 11. A extremidade da lâmina oposta ao espigão 4 vai além da bobina 11. A mesma está colocada entre duas peças polares 12. Estas últimas servem de batentes para a lâmina 3 quando esta gira em tomo do eixo 7. São proporcionados dois entalhes 13 na lâmina 3 para receber a extremidade das peças polares 12. Entre estas peças polares está colocado um iman permanente 14 que polariza estas peças 12. A bobina 11 pode ser atravessada por uma corrente eléctrica contínua. Uma carta electrónica 15, que inclui um circuito impresso comanda a passagem da corrente na bobina 11. De acordo com o sentido da circulação da corrente na bobina 11, a parte 9 da lâmina 3, realizada em ferro macio, será polarizada, e a sua extremidade colocada entre as peças polares 12 é então um polo magnético norte ou um polo sul. De acordo com a polarização desta parte 9 de ferro macio, a lâmina 3 toma uma ou outra das posições representadas na FIG. 2. Na posição representada a traço continuo, o espigão 4 da lâmina não vai engatar no gancho 2, quando a parte superior se afasta da placa inferior 12, enquanto que na posição representada a traço e ponto, o espigão 4 fica engatado e o gancho 2 é então arrastado pela parte superior.
Como se constata na FIG. 2, basta que o espigão 4 passe sob a parte curva do gancho 2 para seleccionar ou não este gancho. O curso da parte superior em relação à placa inferior 1 pode, portanto, ser reduzido ao mínimo necessário.
Nas FIGS. 3 e 4, que ilustram variantes de execução, foram representados apenas a lâmina 3 e o dispositivo de comando da posição desta lâmina.
87 366 ΕΡ Ο 837 957/ΡΤ 8
Na FIG. 3, a parte magnética 9 da lâmina é um íman permanente. Como anteriormente, esta parte 9 da lâmina está colocada entre as duas peças polares 12. Quanto à bobina 11 está colocada entre as peças polares 12.
Neste caso, a polaridade da parte 9 da lâminas, realizada em material magnético, é constante e a polaridade das peças polares 12 varia.
Na variante de execução representada na FIG. 4, em relação ao dispositivo das FIGS. 1 e 2 apenas o íman permanente é substituído por uma segunda bobina 16. Esta última desempenha o mesmo papel que o íman permanente.
As FIGS. 5 e 6 representam uma quarta forma de execução. Em relação à FIG. 1, a principal diferença reside no facto de que, por um lado, os dois dispositivos sucessivos de seiecção de gancho são independentes magneticamente entre si e, por outro lado, os dispositivos representados são de duplo efeito.
Aqui, as lâminas 3 incluem um alojamento 17 no lado oposto ao espigão 4. Um íman permanente 18 está colocado entre as duas peças polares 19, no interior deste alojamento 17. O íman não vai além do alojamento 17, mas uma extremidade de cada peça polar 19 salienta-se para fora deste alojamento.
Diante da lâmina 3, do lado do íman 18 e das peças polares 19, encontra-se uma armadura 20 e a bobina 11. A armadura 20 apresenta a forma de um E, cujos ramos estão orientados para a lâmina 3. Entre os dois ramos do E encontra-se de cada vez uma extremidade de uma peça polar 19. O ramo central do E suporta a bobina 11.
Um entreferro 21, realizado em material magnético, está colocado em cada face de um ramo do E, que fica em frente uma peça polar 19. A FIG. 7 representa uma variante da forma de execução das FIGS. 5 e 6. Nesta variante, a armadura 20 e a bobina 11 estão colocadas no alojamento 17, enquanto que o íman permanente 18 e as peças polares 19 ficam em frente da lâmina 3.
87 366 ΕΡ Ο 837 957/ΡΤ 9 Ο princípio de funcionamento destes dispositivos (FIGS. 5 a 7) está próximo do princípio acima descrito com referência às FIGS. 1 a 4. A polaridade do ramo médio da armadura depende do sentido da corrente na bobina 11. As polaridades dos dois ramos laterais da armadura são opostas à polaridade do ramo médio. As polaridades das duas peças polares não variam e as mesmas são opostas.
No equilíbrio, quer a corrente passe ou não na bobina 11, cada peça polar 19 está faz batente contra a extremidade de um ramo da armadura 20. Se a corrente passa na bobina 11 no sentido oposto ao da última passagem de corrente, a polaridade do ramo central da armadura varia, bem como a dos ramos laterais. A peça polar 19, que faz batente contra o ramo médio da armadura é, portanto, repelida pelo ramo médio da armadura mas também atraída por um ramo lateral. O mesmo acontece com a outra peça polar, que é repelida pelo ramo central contra o qual se apoiava e que é atraída pelo ramo central.
Os entreferros 21, feitos de material magnético permitem regular a força de atracção entre as peças polares 19 e os ramos da armadura 20.
Qualquer que seja a variante de forma de execução acima descrita, a lâmina 3 do dispositivo de escolha de ganchos pode ocupar duas posições estáveis; uma correspondente à selecção do gancho 2 e a outra correspondente à não selecção do mesmo.
Na ausência de corrente na bobina 11, a lâmina fica na posição, na qual se encontra, isto é, tanto na posição de selecção como na de não selecção. Enquanto um novo campo electromagnétíco gerado por uma corrente de sentido inverso na bobina 11 não vá modificar a polaridade da parte 9 da lâmina (FIGS. 1, 2 e 4) ou das peças polares 12 (FIG. 3) ou dos ramos da armadura 20 (FIGS. 5 a 7) a lâmina 3 fica numa posição estável.
Nestes dispositivos, alguns milissegundos bastam para fazer o basculamento da lâmina 3 de uma posição para a outra. A selecção dos ganchos 2 pode portanto ser feita rapidamente. Por este motivo, é minimizado o consumo. 10 87 366 ΕΡ Ο 837 957/ΡΤ
Como é evidente, ο invento não se limita as formas de execução descritas anteriormente a título de exemplo não limitativo, abrangendo pelo contrário todas as variantes.
Assim, por exemplo, as FIGS. 1 e 5 representam uma caixa que contém apenas duas lâminas. Esta pode conter tantas lâminas quantas se queiram.
As lâminas são feitas de dois materiais diferentes. Todavia podiam ser de apenas um material magnético. A posição relativa do eixo da lâmina, da bobina e da espigão não é fixa. A bobina podia, por exemplo, ficar entre o eixo e o espigão.
Nas variantes de execução, as peças polares ou os ramos da armadura servem de batentes. A caixa poderia integrar tais batentes mecânicos. A solução adoptada na descrição anterior é uma solução preferida mas não obrigatória.
Lisboa,
Por ALBANY INTERNATIONAL FRANCE
Eng.° ANTÓNIO JOÃO DA CUNHA FERREIRA Ag. Of. Pr. índ-Rua das Flores, 74-4·.° 1200-íSõ LÍS30A

Claims (10)

  1. ΕΡ Ο 837 957/ΡΤ 1/2
    REIVINDICAÇÕES 1 - Dispositivo para a selecção de ganchos num mecanismo de debuxo que tem uma placa inferior (1), que suporta os ganchos (2), e uma parte superior, que suporta o dispositivo de selecção, e é móvel em relação à placa inferior (1), compreendendo este dispositivo peças (3), munidas de um espigão (4) e meios (14, 16), para criação de um campo magnético permanente, correspondendo cada uma destas peças (3) a um gancho (2) da placa inferior e sendo a posição do espigão (4) em relação ao gancho (2) comandada por um dispositivo electromagnético, o qual apresenta, pelo menos, uma bobina (11), de tal modo que, quando a placa inferior (1) se afasta da parte superior, o espigão (4) de acordo com a sua posição, arrasta ou não o gancho (2), caracterizado por cada peça (3), munida de um espigão (4), ser uma lâmina rígida, que compreende, pelo menos, uma peça (9), feita em material magnético, montada com rotação em torno de um eixo (7), por os meios (14, 16) para criação de um campo magnético permanente actuarem ao nível da peça (9), feita em material magnético da lâmina, e por a bobina (11) permitir actuar na peça (9) da lâmina feita em material magnético, de tal modo que, de acordo com as polaridades da bobina e do campo magnético permanente, a lâmina (3) rodar em tomo do seu eixo (7) quer para uma primeira posição, a qual permite arrastar o correspondente gancho inferior (2), quando a placa inferior (1) se afasta da parte superior, quer para uma segunda posição que não permite tal arrastamento.
  2. 2 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a lâmina (3), munida de um espigão (4) ser feita, no lado do espigão, de um material sem propriedades magnéticas e, no lado oposto ao do espigão, de um material magnético.
  3. 3 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o dispositivo de comando electromagnético compreender duas peças polares (12) entre as quais se encontra um íman permanente (14) e entre as quais se pode deslocar uma parte da peça (9) da lâmina feita em material magnético, e por a bobina (11) envolver uma parte da peça (9), feita em material magnético.
  4. 4 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o dispositivo de comando electromagnético compreender duas peças polares (12) entre as quais se encontra uma segunda bobina (16) e entre as quais se pode deslocar uma parte da peça de lâmina (9), feita em material magnético, bem como a bobina (11) envolver uma parte de peça (9) da lâmina realizada em material magnético. ΕΡ Ο 837 957/ΡΤ 2/2
  5. 5 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por a peça (9) realizada num material magnético ser um íman permanente e por o dispositivo de comando electromagnético compreender duas peças polares (12) entre as quais se encontra a bobina (11) e entre as quais se pode deslocar uma parte do íman permanente.
  6. 6 - Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 3 a 5, caracterizado por as duas peças polares (12) servirem de batente mecânico para a lâmina giratória rígida (3) e definirem assim as duas posições que a mesma pode ocupar.
  7. 7 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por cada lâmina apresentar no lado oposto ao espigão (4) um alojamento, que recebe um íman permanente, colocado entre duas peças polares, que se salientam para fora do alojamento, e por o dispositivo electromagnético de comando compreender uma armadura em forma de E, bem como a bobina (11) que envolve o ramo médio do E, salientando-se a extremidade de cada peça polar para fora do alojamento, que se encontra entre dois ramos do E.
  8. 8 - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por cada lâmina apresentar no lado oposto ao espigão (4) um alojamento, que recebe uma armadura em forma de E, envolvendo a bobina (11) o ramo médio do E, e por um íman permanente, colocado entre as duas peças polares, ficar em frente desta armadura, de tal modo que uma extremidade de cada peça polar se encontra entre os dois ramos do E.
  9. 9 - Dispositivo de acordo com as reivindicações 7 ou 8, caracterizado por um entreferro, realizado num material magnético, estar colocado entre cada extremidade de uma peça polar e os ramos vizinhos da armadura em forma de E.
  10. 10 - Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado por o dispositivo de comando electromagnético estar equipado com uma carta electrónica (15), que compreende um circuito impresso para comandara passagem da corrente na bobina (11), que permite seleccionar a posição da lâmina (3). Lisboa, 12 DEZ. 2001 Por ALBANY INTERNATIONAL FRANCE - O AGENTE OFICIAL -
    Eng.° ANTÔNIO JOÃO DA CUNHA FERREIRA Ag. Of. Pr. Ind- Rua das Flores, 74--4.° 1000-19°» LISBOA
PT96924951T 1995-07-13 1996-07-05 Dispositivo para a seleccao de ganchos num mecanismo de debuxo de tear PT837957E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9508767A FR2736659B1 (fr) 1995-07-13 1995-07-13 Dispositif pour la selection de crochets dans une mecanique d'armure de metier a tisser

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT837957E true PT837957E (pt) 2002-03-28

Family

ID=9481162

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96924951T PT837957E (pt) 1995-07-13 1996-07-05 Dispositivo para a seleccao de ganchos num mecanismo de debuxo de tear

Country Status (12)

Country Link
US (1) US6073662A (pt)
EP (1) EP0837957B1 (pt)
JP (1) JPH11508974A (pt)
KR (1) KR19990028938A (pt)
CN (1) CN1045640C (pt)
DE (1) DE69615196T2 (pt)
ES (1) ES2162089T3 (pt)
FR (1) FR2736659B1 (pt)
HK (1) HK1010566A1 (pt)
PT (1) PT837957E (pt)
TW (1) TW358837B (pt)
WO (1) WO1997003237A1 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2755154B1 (fr) * 1996-10-28 1999-01-15 Tis Dispositif de selection de fils de trame pour un metier a tisser
US5806348A (en) * 1997-04-30 1998-09-15 Cheng; Chuan-Tien Heald rod retention device for a jacquard system
FR2772792B1 (fr) * 1997-12-24 2000-01-28 Staubli Sa Ets Boitier de positionnement d'actionneurs electriques pour la formation de la foule et metier a tisser
BE1013788A3 (nl) * 2000-10-25 2002-08-06 Wiele Michel Van De Nv Takelloze gaapvormingsinrichting voor een weefmachine.
ITTO20011190A1 (it) * 2001-12-18 2003-06-18 Microlys Spa Attuatore elettromagnetico utilizzabile come selettore di organi mobili
ZA200602674B (en) * 2003-10-02 2007-09-26 Albany Int Corp Compact jacquard selecting card using piezoelectric elements
JP5188944B2 (ja) * 2008-12-08 2013-04-24 株式会社豊田自動織機 綜絖枠
JP1634674S (pt) * 2019-02-14 2019-06-24
CN112251877A (zh) * 2020-10-13 2021-01-22 常熟纺织机械厂有限公司 旋转式电子多臂机开口装置的传动机构

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IT1018222B (it) * 1974-08-20 1977-09-30 Matec Spa Congegno di selezione a spinta ra diale per jacks oscillanti in macchine da maglieria circolari ed in specie per calze femminili
FR2476694A1 (fr) * 1980-02-22 1981-08-28 Verdol Sa Dispositif perfectionne d'ouverture du pas sur un metier a tisser
CH657162A5 (de) * 1982-07-01 1986-08-15 Textilma Ag Fachbildevorrichtung fuer eine webmaschine.
FR2535742A1 (fr) * 1982-11-04 1984-05-11 Verdol Sa Mecanique d'armure a selection perfectionnee des crochets
IT1196477B (it) * 1986-07-08 1988-11-16 Lonati Spa Dispositivo per la selezione degli aghi in una macchina circolare per maglieria,in particolare per calze
DE3817417C2 (de) * 1988-05-21 1995-06-01 Schleicher Oskar Fa Fachbildevorrichtung für Textilmaschinen, insbesondere Webmaschinen
DE4028390C2 (de) * 1990-09-07 1994-06-09 Mayer Textilmaschf Elektromagnetisch arbeitende Jacquard-Steuervorrichtung
DE4309983C2 (de) * 1993-03-29 1996-09-05 Schleicher Oskar Fachbildevorrichtung für Webmaschinen
IT1265200B1 (it) * 1993-11-19 1996-10-31 Nuovo Pignone Spa Sistema perfezionato di eletromagneti-aste colpitrici per il dispositivo di una rattiera rotativa
US5419162A (en) * 1994-01-25 1995-05-30 Matrix, S.R.L. High speed electromagnet selection device for selecting the needles in a knitting machine
DE19651190C1 (de) * 1996-12-10 1998-06-10 Mayer Textilmaschf Elektromagnetisch arbeitende Jacquard-Steuervorrichtung

Also Published As

Publication number Publication date
HK1010566A1 (en) 1999-06-25
US6073662A (en) 2000-06-13
EP0837957B1 (fr) 2001-09-12
CN1045640C (zh) 1999-10-13
DE69615196D1 (de) 2001-10-18
WO1997003237A1 (fr) 1997-01-30
DE69615196T2 (de) 2002-07-04
FR2736659B1 (fr) 1997-10-17
ES2162089T3 (es) 2001-12-16
TW358837B (en) 1999-05-21
EP0837957A1 (fr) 1998-04-29
FR2736659A1 (fr) 1997-01-17
JPH11508974A (ja) 1999-08-03
KR19990028938A (ko) 1999-04-15
CN1190999A (zh) 1998-08-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT837957E (pt) Dispositivo para a seleccao de ganchos num mecanismo de debuxo de tear
JP3721203B2 (ja) 糸ブレーキ
CA2273885C (en) Device for controlling the transverse movement of at least one thread in a textile machine
PT101579B (pt) Travao aperfeicado para o fio de trama para um tear sem lancadeira
CH679783A5 (pt)
KR20150012210A (ko) 위사 삽입 시스템 및 그러한 시스템을 포함하는 제직기
JPS6120582U (ja) 織機のための緯糸選択装置
EP0330624A2 (en) Double-doffing weaving machine provided with improved lifter driving devices
PT889980E (pt) Dispositivo electromagnetico para o accionamento automatizado das agulhas de uma mecanica jacquard
US5018556A (en) Dobby loom with a magnetically operated hook selector
US5826315A (en) Flat heald/dropper-drawing/separating method and apparatus
US3967657A (en) Weft control device
CN102803590B (zh) 用于织机梭口形成装置的选择装置、选择装置的组件和用于织机的梭口形成装置
US5199466A (en) Control device for the rocker arm of a terry loom reed operating mechanism
US1528862A (en) Electromagnetic device to prevent rotation of bobbins
JP5147518B2 (ja) 下糸張力制御装置
JPS63303146A (ja) 環状複合機械
KR970005068B1 (ko) 전자기식 자카드 모듈 및 이를 이용한 자카드 기계
JPS60173135A (ja) ジヤカ−ドのタテ針選針制御装置
US3601160A (en) Magnetic latch holding means for a selvage knitting needle in a narrow ware loom
KR0122001B1 (ko) 수와 누빔기계 북
JPH06316830A (ja) ジャカード織機のヘルドロッド制御装置
JPS5829485A (ja) ミシンにおける下糸ボビンの自動交換装置
US164250A (en) Improvement in circular-weaving looms
US5058629A (en) Sley for a magnetic shuttle