PT767007E - Bocal anti-violacao para distribuidor com bomba - Google Patents
Bocal anti-violacao para distribuidor com bomba Download PDFInfo
- Publication number
- PT767007E PT767007E PT96115795T PT96115795T PT767007E PT 767007 E PT767007 E PT 767007E PT 96115795 T PT96115795 T PT 96115795T PT 96115795 T PT96115795 T PT 96115795T PT 767007 E PT767007 E PT 767007E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- tab
- cap
- nozzle
- wall
- aperture
- Prior art date
Links
Classifications
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B05—SPRAYING OR ATOMISING IN GENERAL; APPLYING FLUENT MATERIALS TO SURFACES, IN GENERAL
- B05B—SPRAYING APPARATUS; ATOMISING APPARATUS; NOZZLES
- B05B11/00—Single-unit hand-held apparatus in which flow of contents is produced by the muscular force of the operator at the moment of use
- B05B11/0005—Components or details
- B05B11/0027—Means for neutralising the actuation of the sprayer ; Means for preventing access to the sprayer actuation means
- B05B11/0029—Valves not actuated by pressure
Landscapes
- Closures For Containers (AREA)
- Coating Apparatus (AREA)
- Loading And Unloading Of Fuel Tanks Or Ships (AREA)
- Containers And Packaging Bodies Having A Special Means To Remove Contents (AREA)
- Fertilizing (AREA)
- Reciprocating Pumps (AREA)
Description
- 1 -
DESCRIÇÃO "BOCAL ANTI-VIOLAÇÃO PARA DISTIBUIDOR COM ΒΟΜΒΑ"
Esta invenção diz respeito a um bocal anti-violação para distribuidor com bomba que toma evidentes quaisquer tentativas de violação. Mais especificamente, a invenção refere-se a um distribuidor com bomba na qual uma patilha, que se acha formada no corpo do distribuidor e que pode ser arrancada, se estende para o interior de uma abertura formada na tampa do bocal do distribuidor, de modo que o distribuidor não pode funcionar até que a patilha seja arrancada do distribuidor. A técnica inclui um determinado número de pulverizadores manuais do tipo bomba dotados de meios anti-violação, como os divulgados na US-A-5.169.032 que proporciona uma peça de aplicação rápida, fabricada separadamente, que toma evidentes quaisquer tentativas de violação, que se acha dotada de um puxador na parte de trás e que durante a montagem é metida, de modo semelhante a uma mola de pressão, numa abertura formada na parede superior do pulverizador. Inclui duas pernas que se estendem para baixo, através de umas aberturas formadas no corpo e na tampa, para dentro da zona situada entre a extremidade anterior do pulverizador e a tampa. Essas pernas, quando a peça está no seu lugar, bloqueiam a rotação da tampa do bocal mediante o encaixe nuns entalhes e mantêm o pulverizador inoperacional. As pernas também descem para dentro das paredes do corpo, de modo a manter as pontas de fora e a impedir que as paredes laterais possam encostar uma contra a outra quando aperta o corpo do pulverizador e que as pontas de bloqueamento se possam deslocar para dentro do corpo do pulverizador. Para se accionar o pulverizador, a peça -2- deve ser puxada para cima e separada do corpo do pulverizador. A US-A-4.971.227 proporciona uma tira que pode ser arrancada, que se acha ligada à tampa do bocal por meio de umas pequenas pontes de ligação de ligação e que a prende contra a realização de movimentos de rotação com respeito ao corpo. Em alternativa, a tira pode ser fixada ao corpo e cobrir a tampa. Quando a tira é arrancada, a tampa já pode rodar. A US-A-5.050.779 proporciona uma patilha elástica que vai encaixar numa abertura formada na tampa e que toma difícil, para uma criança, rodar a tampa. A referida patilha deve ser puxada para fora, como na Fig. 6, ao mesmo tempo que se roda a tampa. A US-A-5.040.702 tem uma tira envolvente que pode ser arrancada e que apresenta uns ombros que engatam numas saliências formadas no corpo, de forma que a tampa não pode ser rodada até que a tira seja removida. A US-A-4.204.614 tem uma patilha que é solicitada por uma mola e que tem que ser pressionada no sentido de cima para baixo para se poder rodar a tampa.
Finalmente, a US-A-4.257.561 apresenta um arranjo semelhante ao do documento anterior, com excepção de que neste caso uma patilha situada na parte da frente vai encaixar numa abertura formada na tampa, a fim de impedir a rotação até que a patilha seja pressionada no sentido de cima para baixo.
Existe a necessidade de se poder dispor de um bocal de distribuidor em que um patilha de bloqueamento, que se estenda no sentido de trás para a frente e que seja unitária com uma parede da bomba, vá bloquear o -3- fimcionamento da bomba até que seja removida.
Em resumo, a invenção é um dispositivo de distribuição de líquido para montagem num recipiente compreendendo um corpo que apresenta uma parte de parede superior e uma extremidade anterior. O conjunto do bocal compreende um casquilho na extremidade anterior do corpo e uma tampa do bocal montada de forma rotativa no referido casquilho, tendo a tampa uma abertura numa parede lateral adjacente à extremidade anterior do corpo. A invenção compreende também uma patilha de bloqueamento alongada tendo uma parte posterior que é unitária com a referida parte de parede superior do corpo e que se acha ligada à referida parte de parede superior do corpo num local situado no lado de trás da referida extremidade anterior. A patilha tem uma parte central que se estende no sentido de trás para a frente a partir da parte posterior e que se acha disposta na abertura formada na tampa do bocal. A patilha tem também uma parte anterior que pode ser agarrada com um dedo e que se estende no sentido de trás para a frente a partir da referida parte central, e que, devido ao facto de estar colocada na abertura, impede o movimento relativo entre a tampa do bocal e o corpo até que a patilha de bloqueamento seja arrancada da parede superior.
Outros objectivos e características da invenção tomar-se-ão evidentes para os entendidos na matéria através do estudo das especificações e dos desenhos que serão apresentados a seguir, a totalidade dos quais divulgam formas não limitativas da invenção. Nos desenhos: a Fig. 1 é uma vista parcial em perspectiva da parte do bocal de uma distribuidor com bomba, que constitui um modo de realização da invenção; a Fig. 2 é uma vista em planta da parte do bocal de uma distribuidor com bomba representada na Fig. 1; a Fig. 3 é uma vista semelhante à Fig. 1, mas com a patilha de bloqueamento arrancada; -4- a Fig. 4 é uma vista parcial e em corte, tendo o corte sido feito segundo a linha 4-4 da Fig. 2; e a Fig. 5 é uma vista parcial, em corte e a escala aumentada, tendo o corte sido feito segundo a linha 5-5 da Fig. 2. A zona do bocal de uma distribuidor com bomba, que constitui um modo de realização da invenção é geralmente designada pelo número de referência 10 na Fig. 1. Essa zona compreende um corpo distribuidor 12 que apresenta uma parte de parede superior 14 e uma extremidade anterior 16. Num local da parte de parede superior adjacente à extremidade anterior encontra-se formado um entalhe 18 que se estende no sentido da frente para trás.
Como é convencional, o corpo 12 (Fig. 4) é formado com um casquilho tubular 20 (não apresentado) que se estende para o lado de fora a partir do corpo. A tampa 22 do bocal é montada de forma rotativa no casquilho 20 por meios bem conhecidos na técnica. Conforme melhor apresentado na Fig. 3, na extremidade posterior da parte lateral da tampa encontra-se formada uma abertura 24 que se estende no sentido de trás para a frente. A estrutura interna do casquilho e da tampa são de tal forma que a não ser que a tampa seja rodada relativamente ao corpo 12 a partir da posição inoperacional, o escoamento do líquido através do bocal é bloqueado. Isto é também conhecido no âmbito da técnica, por exemplo, na US-A-4.257.561.
Na parede superior 14 do corpo encontra-se formada a patilha de bloqueamento 30. A patilha compreende uma parte posterior 32 que se acha ligada à parede superior 14 por meio de uns pares de pontes de ligação de ligação 34 que se acham espaçadas ao longo da referida parte posterior. Estendendo-se no sentido de trás para a frente a partir da parte posterior 32, encontra-se a parte -5- central 36. Esta parte apresenta umas abas laterais descendentes 38 (Fig. 4) e uma aba frontal 40 a qual se estende, até certo ponto, conforme representado, para o interior da abertura 24 formada na tampa do bocal.
Finalmente, a patilha estende-se· no sentido de trás para a frente, a partir da parte central 36, em direcção à parte anterior 42 que pode ser agarrada com um dedo e que compreende a extremidade distai da patilha. Na face inferior da parte da frente 44 podem ser formadas umas nervuras transversais 44 próprias para fazer com que seja mais fácil agarrar a referida parte da frente da patilha.
Com a parte central 36 disposta na abertura 24 da tampa do bocal, será evidente que a tampa não pode rodar e mantém-se na posição inoperacional. Na realidade, só depois da parte frontal 42 ser puxada para cima e para trás, de forma a arrancar a patilha da parede, fracturando as pontes de ligação de ligação 34, é que a parte central pode ser removida da abertura 24 e a tampa 22 pode ser rodada para outras posições de rotação. Por exemplo, nessas posições, é possível efectuar-se a descarga através do orifício 50 do bocal, e essa descarga pode selectivamente ser feito no modo "pulverização" ou no modo "jacto". É evidente que a presente invenção transmite imediatamente ao utilizador uma perfeita compreensão de que a patilha, que se estende no sentido de trás para a frente para tapar parcialmente o bocal, deve ser arrancada antes de se poder utilizar o distribuidor (Fig. 2). Ao mesmo tempo, conforme o estado em que se encontrar, intacto ou removido, o bocal indica se o distribuidor ainda não foi usado ou se já foi usado. Devido ao facto se encontrar geralmente à face da parede, a patilha apresenta um aspecto aerodinâmico.
Lisboa, 6 de Junho de 2000
JORGE CRUZ
Agente Oficial da Propriedade Industrial'
RUA VICTOR CORDONi 14 1200 LISBOA
Claims (8)
- REIVINDICAÇÕES 1. Distribuidor manual para montagem num recipiente, compreendendo o referido distribuidor: a. um corpo de bomba (12) tendo uma parte de parede (14) e uma extremidade anterior; b. um conjunto de bocal compreendendo um casquilho (20) na referida extremidade anterior do referido corpo e uma tampa (22) do bocal montada de forma rotativa no referido casquilho, encontrando-se num lado da tampa adjacente à extremidade anterior do corpo formada uma abertura (24); c. uma patilha de bloqueamento alongada (30) que apresenta uma parte posterior (32) que é unitária com a referida parte de parede (14) do referido corpo e que se acha ligada de uma forma destacável à referida parte de parede (14) do referido corpo num local situado para o lado de trás da referida extremidade anterior, apresentando a referida patilha uma parte central (36) que se estende no sentido de trás para a frente a partir da referida parte posterior e que se acha disposta na referida abertura (24) formada na tampa do bocal, apresentando a patilha uma parte anterior (42) que pode ser agarrada com um dedo e que se estende no sentido de trás para a frente a partir da referida parte central, indo a referida parte central (36), devido ao facto de estar colocada na abertura (24), impedir a realização de qualquer movimento de rotação entre a referida tampa (22) do bocal e o referido corpo (12) até que a referida parte anterior seja puxada para cima e para trás de maneira a arrancar a referida patilha de bloqueamento da referida parte de parede e a fazer com que a referida parte central se vá deslocar para fora da abertura formada na referida tampa do bocal.
- 2. Distribuidor manual de acordo com a reivindicação 1, em que a parte posterior (32) da patilha (30) se acha ligada à referida parte de parede -2- por meio de umas pontes de ligação quebradiças (34) que são unitárias com a patilha e se acham espaçadas ao longo da parte de parede.
- 3. Distribuidor manual de acordo com a reivindicação 1 ou 2, em que a parte de parede (14) é uma parte de parede superior e a parte posterior (32) da patilha (30) se acha disposta num entalhe (18) formado na parte de parede superior e a superfície superior da parte posterior se encontra ao nível da superfície superior da parte de parede superior.
- 4. Distribuidor manual de acordo com a reivindicação 3, em que o entalhe (18) e a parte posterior (32) da patilha são geralmente rectangulares.
- 5. Distribuidor manual de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a abertura formada na tampa do bocal é um entalhe praticado na parte de trás da parede lateral da tampa.
- 6. Distribuidor manual de acordo com a reivindicação 5, em que o entalhe (18) formado na parte de parede superior e o entalhe (24) formado na tampa se acham alinhados um em relação ao outro.
- 7. Distribuidor manual de acordo com a reivindicação 2, em que as pontes de ligação (34) compreendem duas pontes de ligação espaçadas situadas num dos lados da parte posterior e alinhadas respectivamente com duas pontes de ligação espaçadas situadas no lado oposto da parte posterior.
- 8. Distribuidor manual de acordo com qualquer uma das -3 - reivindicações anteriores, em que a patilha (30) é um elemento substancialmente plano. Lisboa, 6 de Junho de 2000JORGE CRUZ Agente Oficial da Propriedade Industrial RUA VICTOR CORDONi 14 1200 LISBOA
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
US08/538,667 US5662246A (en) | 1995-10-03 | 1995-10-03 | Tamper-deterrent nozzle for pump dispensers |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT767007E true PT767007E (pt) | 2000-08-31 |
Family
ID=24147911
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT96115795T PT767007E (pt) | 1995-10-03 | 1996-10-02 | Bocal anti-violacao para distribuidor com bomba |
Country Status (9)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US5662246A (pt) |
EP (1) | EP0767007B1 (pt) |
JP (1) | JP2847070B2 (pt) |
AT (1) | ATE190871T1 (pt) |
DE (1) | DE69607278T2 (pt) |
DK (1) | DK0767007T3 (pt) |
ES (1) | ES2144181T3 (pt) |
GR (1) | GR3033720T3 (pt) |
PT (1) | PT767007E (pt) |
Families Citing this family (12)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US5975370A (en) * | 1998-03-16 | 1999-11-02 | Owens-Illinois Closure Inc. | Tamper-evident plunger-hold-down attachment for pump dispenser |
USD418755S (en) * | 1998-09-23 | 2000-01-11 | Owens-Illinois Closure Inc. | Dispenser nozzle |
US6126090A (en) * | 1999-01-12 | 2000-10-03 | Calmar Inc. | Nozzle cap for trigger sprayer |
US6186366B1 (en) | 1999-05-11 | 2001-02-13 | Calmar Inc. | Fluid dispenser with child-resistant nozzle assembly |
DE10064630A1 (de) * | 2000-12-22 | 2002-06-27 | Pfeiffer Erich Gmbh & Co Kg | Spender für Medien |
KR100483682B1 (ko) * | 2001-05-07 | 2005-04-18 | 셍-고벵 칼마 인코퍼레이티드 | 어린이에게 안전한 노즐 어셈블리를 구비한 유체 디스펜서 |
US6845922B2 (en) * | 2003-06-10 | 2005-01-25 | Continental Afa Dispensing Company | Child resistant indexing nozzle for a trigger sprayer |
US7472806B2 (en) * | 2005-09-13 | 2009-01-06 | Meadwestvaco Calmar, Inc. | Child resistant manually actuated dispensing device |
US8651335B2 (en) * | 2007-04-23 | 2014-02-18 | Meadwestvaco Calmar, Inc. | Tamper evident nozzle shield and methods for using the same |
US20080308655A1 (en) * | 2007-06-13 | 2008-12-18 | Jian Jun Yuan | Trigger Sprayer Structure with Children Protection Functions |
DE202011000379U1 (de) | 2011-02-18 | 2012-05-21 | Louvrette Gmbh Design & Packaging | Pumpspender mit Qualitätssicherungshülse |
KR101183079B1 (ko) * | 2012-03-27 | 2012-09-20 | 김용준 | 각종용기의 펌프 안전장치 |
Family Cites Families (8)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US4204614A (en) * | 1978-09-28 | 1980-05-27 | Diamond International Corporation | Fluid dispenser having a spring biased locking mechanism for a safety nozzle cap |
US4257561A (en) * | 1979-06-05 | 1981-03-24 | Ethyl Products Company | Child-resistant dispensing nozzle assembly |
US4971227A (en) * | 1989-06-02 | 1990-11-20 | Calmar, Inc. | Manually actuated dispensing pump sprayer having a removable nozzle locking element |
US5040701A (en) * | 1989-06-02 | 1991-08-20 | Calmar Inc. | Manually actuated dispensing pump sprayer having a removable nozzle locking element |
US5050779A (en) * | 1990-07-13 | 1991-09-24 | Calmar Inc. | Dispenser having child-resistant nozzle assembly |
US5161716A (en) * | 1990-07-13 | 1992-11-10 | Calmar Inc. | Dispenser having child-resistant nozzle assembly |
US5169032A (en) * | 1992-02-24 | 1992-12-08 | Afa Products Inc. | Tamper evident sprayer/nozzle assembly |
JP2586511Y2 (ja) * | 1993-08-11 | 1998-12-09 | 哲也 多田 | 手動式トリガ−タイプディスペンサ− |
-
1995
- 1995-10-03 US US08/538,667 patent/US5662246A/en not_active Expired - Fee Related
-
1996
- 1996-10-02 ES ES96115795T patent/ES2144181T3/es not_active Expired - Lifetime
- 1996-10-02 PT PT96115795T patent/PT767007E/pt unknown
- 1996-10-02 DE DE69607278T patent/DE69607278T2/de not_active Expired - Fee Related
- 1996-10-02 EP EP96115795A patent/EP0767007B1/en not_active Expired - Lifetime
- 1996-10-02 AT AT96115795T patent/ATE190871T1/de not_active IP Right Cessation
- 1996-10-02 DK DK96115795T patent/DK0767007T3/da active
- 1996-10-03 JP JP8297000A patent/JP2847070B2/ja not_active Expired - Fee Related
-
2000
- 2000-06-16 GR GR20000401410T patent/GR3033720T3/el unknown
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
DE69607278T2 (de) | 2000-10-19 |
ES2144181T3 (es) | 2000-06-01 |
EP0767007A1 (en) | 1997-04-09 |
DE69607278D1 (de) | 2000-04-27 |
US5662246A (en) | 1997-09-02 |
DK0767007T3 (da) | 2000-07-17 |
GR3033720T3 (en) | 2000-10-31 |
JPH09215955A (ja) | 1997-08-19 |
EP0767007B1 (en) | 2000-03-22 |
ATE190871T1 (de) | 2000-04-15 |
JP2847070B2 (ja) | 1999-01-13 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT767007E (pt) | Bocal anti-violacao para distribuidor com bomba | |
ES2203624T3 (es) | Cartucho para aplicar un medicamento en un ojo. | |
ES2215393T3 (es) | Distribuidor de productos liquidos. | |
ES2694800T3 (es) | Pulverizador para terapia nasal | |
PT94117A (pt) | Pulverizador actuado manualmente com um elemento amovivel imobilizacao de injector rotativo | |
US5287624A (en) | Very easy | |
ES2240914T3 (es) | Dispensador de liquidos resistente a niños. | |
CN101244410B (zh) | 触发式液体喷出器 | |
BRPI0608663A2 (pt) | dispositivo de injeÇço | |
AR038962A1 (es) | Conjunto de rociadores multiples, y metodo para su utilizacion | |
US3107033A (en) | Aerosol cap and button | |
PT88725B (pt) | Dispositivo de inalacao | |
ES2368889T3 (es) | Cabezal de un dispositivo de dispensación de fluido. | |
ES2278876T3 (es) | Conjunto de boquilla resistente a los niños para distribuidor de fluidos. | |
BRPI0405521A (pt) | Pulverizador de lìquido acionado por gatilho e método de operar pulverizador de lìquido acionado por gatilho resistente à criança | |
JP4993710B2 (ja) | ノズルカバー | |
JP2004148298A (ja) | トリガー駆動液体スプレー | |
ES2933991T3 (es) | Camisa de inhalador con fijación del tapón | |
KR930021412A (ko) | 수정기 | |
JP2004008268A (ja) | 消火用ノズル及び可搬式消火装置 | |
US20120031398A1 (en) | Nasal spray device | |
KR20010033411A (ko) | 분말 물질의 흡입 방법 | |
JP2004230347A (ja) | トリガー式液体噴出器 | |
JPH08318185A (ja) | トリガー式液体噴出容器 | |
JP2007196189A (ja) | トリガー式液体噴出器 |