PT734478E - Sistema de drenagem subterraneo - Google Patents

Sistema de drenagem subterraneo Download PDF

Info

Publication number
PT734478E
PT734478E PT95903719T PT95903719T PT734478E PT 734478 E PT734478 E PT 734478E PT 95903719 T PT95903719 T PT 95903719T PT 95903719 T PT95903719 T PT 95903719T PT 734478 E PT734478 E PT 734478E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
water
drainage system
underground drainage
wall
modules
Prior art date
Application number
PT95903719T
Other languages
English (en)
Inventor
Humberto Urriola
Original Assignee
Humberto Urriola
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=3777570&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT734478(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Humberto Urriola filed Critical Humberto Urriola
Publication of PT734478E publication Critical patent/PT734478E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02BHYDRAULIC ENGINEERING
    • E02B11/00Drainage of soil, e.g. for agricultural purposes
    • E02B11/005Drainage conduits
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E03WATER SUPPLY; SEWERAGE
    • E03FSEWERS; CESSPOOLS
    • E03F1/00Methods, systems, or installations for draining-off sewage or storm water
    • E03F1/002Methods, systems, or installations for draining-off sewage or storm water with disposal into the ground, e.g. via dry wells
    • E03F1/005Methods, systems, or installations for draining-off sewage or storm water with disposal into the ground, e.g. via dry wells via box-shaped elements
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T137/00Fluid handling
    • Y10T137/402Distribution systems involving geographic features

Description

1 7%
Descrição “Sistema de drenagem subterrâneo” A presente invenção refere-se a um sistema de drenagem e, em particular, a um tal sistema concebido para não só recolher a água em excesso como também reenviar a água purificada para o ambiente, o mais próximo possível do ponto onde é recolhida. A água arejada e pura permite actividades aeróbicas negantrópicas no horizonte do solo tanto acima dos, como nos próprios estratos de drenagem.
Durante muitos séculos, o desenvolvimento da terra envolveu a instalação de uma infra-estrutura que começa com pontos de recolha, tais como caleiras e baixadas pluviais, a preparação de bermas e baixadas fluviais, grelhas e colectores, calhas abertas ou fechadas e canais abertos ou fechados, tanques de retenção e outros. Estes pontos de recolha primários conduzem, por sua vez, a tubos que, por seu turno, alimentam tubos ou canais para as águas de tempestades, de alimentação que, eventualmente conduzem a afluentes e a ribeiros e, finalmente, ao mar. Este processo existente, com a sua concentração de saída e o esgotamento resultante do teor de oxigénio da água, é uma das maiores causas da contaminação e do esgotamento da flora e da fauna no plante, desde o tempo dos romanos. A contínua urbanização das zonas rurais naturais, que substitui e altera o solo arável permeável por superfícies impermeáveis, altera e contamina a água superficial natural e os aquíferos nos terrenos, dando como resultado um aumento dramático da superfície de escoamento contaminada, com o resultado de inundações, tanto de menor como de muito grande importância, pois a água que normalmente teria sido absorvida pelo solo e pela flora, concentra-se nos canais impermeáveis feitos pelo homem, onde o teor de oxigénio da água é grandemente reduzido, -em comparação com o da água no ambiente natural. A água que entra nestes sistemas anaeróbicos impermeáveis fica sujeita a degradação entrópica, visto que muitos detritos, óleo e outras impurezas podem entrar no sistema, muitas vezes através dos lancis. O teor de oxigénio na água, que diminui pela mistura de matéria orgânica e poluentes, diminui continuamente à medida que passa através do sistema para os rios ou para o mar. A acumulação de lixo e lama nos sistemas de drenagem provoca a formação de poças anaeróbicas estagnadas, que podem ser um terreno propício para a criação de mosquitos e causa de doenças, em especial nos canais de drenagem abertos.
Muita lama e solo se dirigem para o interior dos sistemas de drenagem e, além disso, a carga adicional nos afluentes e nos rios provoca mais erosão, donde resultam obstruções de lama, desastrosas, e a diminuição do teor de oxigénio nos rios, lagos e eventualmente no mar. É este o mais importante problema ecológico da actualidade.
Os campos desportivos tomaram-se grandes ofensores da ecologia. As superfícies para o jogo tomam-se impraticáveis para a sua prática, devido ao desequilíbrio da água no primeiro horizonte do solo. Água a mais ou água a menos conduz à degradação da estrutura física do solo. O atraso resultante para a vegetação induz a utilização de grandes quantidades de produtos químicos, como solução para manter os campos relvados. Mas isso aumenta a contaminação das águas escorrentes.
Quando se compara a situação indesejável atrás mencionada com a situação natural não desenvolvida, pode ver-se há grandes volumes de águas escorrentes que estão a ser transportadas para maiores distâncias e isso com uma grande taxa de aumento. Nos sistemas naturais, a água da chuva é filtrada através do solo, mantendo um teor de oxigénio saudável, vai sendo continuamente limpa por essas filtrações através do solo, da areia e dos estratos rochosos e é transportada lentamente para os aquíferos.
Por conseguinte, é um objecto da presente invenção imitar o mais possível os padrões naturais de drenagem, proporcionando-se um sistema subterrâneo que proporciona não só a colheita e o transporte da água de tempestades, como também a reposição dessa água no ambiente, através de superfícies porosas, num local o mais próximo possível do ponto onde foi recolhida. É já conhecido, do pedido de patente EP 0 439 890, proporcionar uma bacia de captação subterrânea, na qual se recolhe a água e que é uma câmara estrutural com paredes perfuradas. Em tomo da câmara há um tecido geotêxtil, na forma de um saco, sendo a ideia que a água e o ar na câmara possam escoar-se através das paredes e do saco para o terreno circundante. A bacia de retenção tem a forma de uma câmara única e é difícil construí-la com grandes dimensões. Sugere-se um sifão para levar água da bacia de retenção para sítios afastados. A patente USA 4 765 643 apresenta, por sua lado, um sistema em que uma manga de tecido geotêxtil tem três porções interligadas, para usar em ligação com um tubo principal e um tubo lateral. A patente FR-A-2 659 996, por outro lado, apresenta um sistema de drenagem superficial, que compreende painéis de drenagem, que assentam numa membrana impermeável, para definir uma camada de drenagem horizontal, de modo que a água drenada alimenta horizontalmente a camada de drenagem. A patente GB 2 266 647 apresenta uma disposição um tanto semelhante, mas neste caso os painéis têm uma parede superior perfurada e uma parede inferior impermeável, para impedir que a água passe para baixo da camada de drenagem.
De acordo com a invenção, proporciona-se um sistema de drenagem subterrâneo que define o armazenamento da água e/ou canalizações de água que compreendem uma estrutura que é envolvida em material geotêxtil (9) permeável à água e da qual e para a qual a água pode escoar-se para e a partir do terreno envolvente, caracterizado por a referida estrutura (4) compreender uma pluralidade de módulos (4), em forma de caixa que suporta cargas, dispostas adjacentes, cada uma das quais tem painéis de parede (1, 8), com furos que as atravessam, de modo que a água pode escoar-se para dentro e para fora das canalizações e/ou dos depósitos de armazenamento, através dos painéis das paredes, sendo os referidos depósitos e/ou canalizações feitos de materiais porosos, para permitir que a água se escoe em todas as direcções, através dos materiais, de modo que, em utilização, a água penetra passando dos referidos depósitos e/ou canalizações para a terra circundante. O sistema de drenagem de acordo com a invenção define formas de realização de depósitos e/ou canalizações da presente invenção tem a capacidade de alterar o deslocamento da água natural substituindo os sistemas feitos pelo homem, entrópicos, impermeáveis, por um sistema natural entrópico, com melhoramento resultante na qualidade da flora e da fauna. O solo arável permeável ou as estruturas superficiais com um coeficiente de compactação reduzido são importantes para assegurar a penetração no interior do sistema Nas formas de reálização preferidas da presente invenção, a drenagem aeróbica posiciona electrostaticamente os finos do solo acima do geoíêxtil hidrófilo que circunda a estrutura da presente invenção. O material fino é repelido e substituído por partículas maiores, permitindo que água limpa, oxigenada, passe através das mesmas, melhorando assim as capacidades de drenagem. Isso interromperá a estratificação normal, por dimensões do solo, criando assim as condições necessárias para o crescimento saudável e rápido da flora e a proliferação resultante da fauna. As plantas têm assim as condições ideais de solo, sem a necessidade de fertilizantes artificiais. A fauna e a flora proliferam naturalmente de uma maneira equilibrada.
Descreve-se agora a invenção, a título de exemplo, com referência aos desenhos anexos, cujas figuras representam:
As fig. 1, 2 e 3, vistas em corte de sistemas de drenagem de acordo com formas de realização da presente invenção; A fig. 4, um módulo para definir canalizações de uma forma de realização da presente invenção; A fig. 5, uma outra forma de realização da presente invenção; A fig. 6, uma vista esquemática de uma estrutura de módulos discretos de acordo com uma forma de realização da presente invenção; A fig. 7, um módulo de célula de drenagem apropriado para a construção de formas de realização da presente invenção;
As fig. 8a, 8b, 8c, algumas formas de tanques ou canais, de acordo com algumas formas de realização da presente invenção; A fig. 9, um sistema total de gestão da água para uma casa, que utiliza formas de realização da presente invenção; 6
As fig. 10 e 11, esquematicamente, a utilização de um tanque de retenção para irrigar árvores de parques e faixas medianas.
Durante a chuva, devido ao uso extensivo de alcatrão, betão e edifícios, a absorção natural de água no solo é limitada a pequenas áreas de parques e jardins.
Com os sistemas existentes, a água da chuva escoa-se pelas ruas e passeios, que são feitos de material impermeável à água e escoa-se para as caleiras, através de grelhas, para as canalizações subterrâneas impermeáveis. Como é evidente, as águas correntes transportam lixo, através das grelhas, para o interior das canalizações. Usualmente, as canalizações ligam-se a tubos de maior diâmetro ou canais abertos para as águas correntes ou de drenagem. Os canais e as canalizações subterrâneas para as águas das tempestades, abertos, existentes são usualmente construídos para transportar a água corrente em excesso para uma massa de água de grandes dimensões, por exemplo um lado ou o mar. O canal de drenagem aberto convencional, com paredes de betão, é aberto, permitindo a entrada de resíduos orgânicos naturais, tais como folhas, coipos de animais e solo, bem como resíduos produzidos pelos homens, tais como plásticos. Este material é recolhido ao longo de todo o comprimento do dreno e deposita-se nos sistemas fluviais e, fínalmente, no mar.
Devido à elevada concentração de material orgânico, o oxigénio da água escoa-se e isso, juntamente com a lama e outros poluentes arrastados, degrada os nossos sistemas fluviais.
Como as paredes de betão e as canalizações impermeáveis são substancialmente impermeáveis à água, a água é retirada do ambiente, no local onde entra no canal, com uma oportunidade mínima de essa água entrar imediatamente na 7 água no solo.
Além disso, estes canais abertos acumulam resíduos e lama, bem como porções de água estagnada, que causa doenças e constituem terrenos ideais para a criação de mosquitos, ratos e outros insectos. Canais para as águas das tempestades, de grandes dimensões, profundos, abertos são também um perigo para crianças pequenas e animais e um perigo potencial para o trânsito de veículos.
Mesmo no caso de um sistema de drenagem fechado, que utiliza tubos subterrâneos, a lama, o lixo e poluentes são varridos para dentro dos tubos, através dos pontos de recolha das caleiras, tais como drenos, diminuindo assim o teor de oxigénio da água e sendo de novo levados poluentes para o nosso sistema fluvial. A concentração do fluxo pelos sistemas de drenagem convencionais é a causa mais importante das inundações nas áreas baixas das cidades.
As formas de realização da presente invenção como as representadas nas fig. 1,2 e 3 separam, por filtração, sólidos da água e diminuem a redução de oxigénio na água contida nos tubos da presente invenção, em comparação com os canais para as águas de escorrência, devido à rugosidade da parede da superfície e à turbulência daí resultante. A forma de realização representada na fig. 1, compreende três camadas de tubos ou tanques porosos (4), enterrados numa camada de areia (5). Devido à natureza porosa dos tubos ou tanques, a água (6) passa do solo arável (7) para o interior dos tubos ou tanques (4), onde se acumula, ou se escoa, para o ponto de recolha apropriado. A água pode facilmente escoar-se do tubo superior para o tubo inferior e para fora, através das paredes do tubo, para a água do solo, ao longo do comprimento do tubo. Qualquer água que se desloque pelo comprimento do tubo é filtrada e oxigenada.
Na fíg. 4 está representada lima forma de realização, na qual uma secção ou módulo de tubo (4) é feito de paredes de betão perfuradas (8), com saliências (2) que se ajustam no interior de cavidades (3), nas paredes transversais interiores (1). Unem-se módulos de canalização para formar uma estrutura, sendo essa estrutura envolvida num geotecido.
Embora possa usar-se qualquer material poroso, tal como betão, a forma de realização representada na fig. 1 compreende tubos de plástico de módulos (4), com paredes duplas perfuradas (8), para proporcionar resistência estrutural e permeabilidade à estrutura com uma camada de material geotêxtil (9), colocado em tomo da estrutura. O conjunto da estrutura é envolvido por areia limpa (10). Em certas circunstâncias, nem todas as paredes precisam de ser perfuradas. A forma de realização representada na fig. 2 utiliza três camadas, cada uma com quatro tubos porosos constituídos por módulos (4). A construção da forma de realização é semelhante à da fig. 1.
Os tubos de drenagem da fíg. 4 podem ser construídos a partir de módulos de painéis de células de drenagem (11), como se descreve mais adiante, com referência à fíg. 8. Estes painéis de células (11) são colocados por baixo do ombro (12) de uma estrada (13). Os painéis de células de drenagem (11) são envolvidos em material geotêxtil (9) que, por sua vez, é enterrado no enchimento (10) de areia limpa Os painéis de células de drenagem (11) ajudam o transporte da água para o tanque de retenção (36), a partir do qual a água penetra, gradualmente (38), de novo na água do solo.
Na fig. 5 representa-se uma variante desta construção, na qual a camada superior (17) dos painéis de células (11) de parede dupla é coextensiva com o ombro (12) da estrada, embora se situe por baixo do ombro da estrada e se estenda para além do ombro da estrada para o interior da área relvada adjacente (14) e forme a superfície superior do canal (15).
Pode ver-se que o canal (15) de secção rectangular tem uma parede superior e uma parede inferior, e duas paredes laterais, construídas por módulos de painéis de células (1) de drenagem de parede dupla, sendo analogamente envolvidos por material geotêxtil (9) e areia limpa (10).
Proporciona-se também um tanque (16), permeável ou semi-permeável, por baixo da camada horizontal superior (17) de material de células de drenagem, entre a estrada (13) e o canal (15). Este tanque é rectangular e construído a partir de painéis de células de drenagem de parede dupla, envolvidos por material geotêxtil e enterrados em areia limpa. Pode ver-se que a água escorrente (não representada) proveniente da estrada (13) correrá para o ombro (12), devido ao abaulamento da estrada, sendo depois filtrada para baixo, através do ombro permeável e do material geotêxtil, para o espaço vazio entre as duas paredes dos painéis de células de drenagem (11). Esta água pode depois escoar-se através da camada superior (17) do material de células de drenagem, no sentido indicado pela seta (18), para a área relvada adjacente (14). Na eventualidade de um grande aguaceiro produzir não só águas escorrentes provenientes da estrada como também a saturação da área relvada (14), então as águas escorrentes da estrada primeiro encherão o tanque de retenção (16) e, depois, uma vez o tanque de retenção cheio, encherão o canal (15). O tanque (16) reterá água e permitirá depois, lentamente, que a água penetre no terreno circundante. A água escorrente é portanto contida uma área adjacente àquela onde se originou e pode penetrar lentamente através das camadas de solo, depois da chuva inicial.
Na situação em que se produz mais água escorrente que aquela que pode ser retida pelo tanque (16), o canal (15) aceita então mais dessa água e, inicialmente, actua como depósito secundário. No entanto, o canal (15) tem uma certa inclinação, como sucede nos canais convencionais para as águas de tempestades, de modo que o molhamento excessivo da área ilustrada na fíg. 6, que excede a capacidade do tanque (16), pode conduzir a que a água escorrente seja transportada para uma área adjacente (não representada), pelo canal (15).
Porém, o canal (15) é essencialmente diferente dos canais existentes para as águas de tempestades, pelo facto de a água neles contida ter sido primeiramente filtrada, antes de entrar no canal e, em segundo lugar, pode sair do canal através das paredes do canal permeáveis à água, no primeiro local disponível onde o solo circundante não esteja saturado. Desta maneira, distribui-se água limpa para o local não saturado mais próximo daquele em que se originou essa água. A fíg. 6 ilustra um processo para a construção de um canal de drenagem utilizando painéis de drenagem discretos de células, planos, para formar módulos individuais com duas câmaras (19) e (20). Compreende-se que cada um dos módulos é constituído por um tecto (21), um pavimento (22) e três paredes verticais (23). Colocando os módulos topo-a-topo e unindo-os com elementos de união (não representados) os módulos com extremidades abertas podem formar uma conduta de comprimento indefinido. Como pode ver-se na fig. 1, a conduta formada pelos módulos é colocada numa vala (24), que foi previamente forrada com areia limpa (10) e material geotêxtil (9). Depois de completar a montagem da conduta e de envolver completamente com o material geotêxtil (9), a vala (24) pode preencher-se primeiramente com areia e depois, se necessário, com outro material (não representado).
Na fíg. 7 está representada uma forma de módulo de células de drenagem, no qual os painéis de células de drenagem (11) compreendem paredes (25) e (26) paralelas, planas e afastadas, com elementos de reforço (27) interpostos entre as mesmas. Neste exemplo, as aberturas (28) em cada uma das paredes (25) e (26) são substancialmente rectangulares e estão dispostas em xadrez, alternando com secções (29) planas, substancialmente rectangulares, que suportam cargas, com as mesmas dimensões. Estas secções resistentes (29) estão bem adaptadas para suportar material geotêxtil. Nesta forma de realização dos painéis de células de drenagem, as aberturas (28) num dos lados estão desalinhadas das aberturas no lado oposto, proporcionando-se assim um efeito deflector da água que passa entre os mesmos. Este produto pode ser feito de materiais plásticos por moldação por injecção.
Os módulos dos canais poderiam ser feitos de qualquer material, com as paredes de qualquer espessura desejada, com perfurações de quaisquer dimensões.
De preferência os módulos dos canais têm dois lados abertos opostos, mas podem ser completamente fechados.
Os tanques ou canalizações das formas de realização da presente invenção podem ter o formato modular, podendo unir-se módulos em qualquer número desejado, para formar um tubo, como na fig. 8a ou um depósito (39), com dois tubos (40) e (41) como mostra a fig. 8b, ou como tubo curvo (42) como mostra a fig. 8c.
Como se representa na fig. 11, a utilização de uma forma de realização da presente invenção aumenta grandemente a recolha da água da chuva que cai no local. A água é recolhido por absorção directa, através do solo, quer canalizada para tanques permeáveis a partir de áreas duras. A utilização de tanques de percolação ou retenção (36) permite a penetração gradual de água limpa de novo no aquífero, como se mostra nas fíg. 10 e 11. Quando os tanques de retenção (36) recebem água escorrente, ela é libertada lentamente para o solo adjacente a árvores, ou similares, para assegurar a sua irrigação apropriada.
Como pode ver-se claramente a partir de todas as formas de realização representadas nas fíg. 1 a 11 e, em especial, nas fíg. 8 a, b, c, os módulos têm a configuração de caixas e dispõem-se uns adjacentes aos outros. Como é evidente a partir das fíg. 1 e 6 e das descrições aqui feitas, os módulos estão dispostos para formar uma estrutura de armazenamento e de canalização da água, sendo a estrutura envolvida com um geotêxtil, de modo que a água pode escapar-se, através dos módulos e do geotêxtil envolvente, para o solo circundante.
Portanto, a presente invenção proporciona um sistema de recolha e drenagem que retém e distribui a água da chuva numa área o mais próxima possível da queda da chuva.
Lisboa, 19 de Outubro de 2001
1269-063 l.ISBOA

Claims (7)

1 π Reivindicações 1. Sistema de drenagem subterrânea, que define o armazenamento e/ou a canalização de água, que compreende uma estrutura, que é envolvida por um material geotêxtil (9) permeável à água, e no qual a água pode ser contida e podendo escoar-se do mesmo ou para o mesmo, proveniente do solo envolvente, caracterizado por a referida estrutura (4) compreender uma pluralidade de módulos (4) na forma de caixas, que suportam cargas, e dispostas umas adjacentes às outras, tendo cada um dos módulos painéis de parede (1,8) com furos que as atravessam, de modo que a água possa escoar-se para e do armazenamento e/ou da canalização, através dos painéis das paredes, sendo o referido armazém e/ou a referida canalização feitos de material poroso, para permitir que a água se escoe em todos os sentidos através dos materiais, de modo que, em utilização, a água penetre na terra envolvente a partir do referido armazenamento e/ou canalização.
2. Sistema de drenagem subterrâneo de acordo com a reivindicação 1, no qual um módulo compreende dois painéis (8) de parede exterior perfurada opostos, estendendo-se pelo menos dois painéis de parede, perfurados (1), transversalmente entre os mesmos, e meios de ligação, na forma de cavidades (3) e pemos (2) que se adaptam às cavidades, situados em painéis de parede adjacentes (8), para fixar painéis adjacentes mutuamente.
3. Sistema de drenagem subterrâneo de acordo com a reivindicação 1, no qual cada módulo de painel de parede compreende duas paredes (25, 26) planas, separadas, e componentes de reforço (27) entre as mesmas, com aberturas (28) situadas em paredes opostas.
4. Sistema de drenagem subterrâneo de acordo com a reivindicação 3, no 2 2 « ι qual as aberturas (28) numa parede (25) estão desalinhadas em relação às aberturas (28) da outra parede (26).
5. Sistema de drenagem subterrâneo de acordo com a reivindicação 1, no qual a estrutura compreende um comprimento de canalização, formando o geotêxtil um manto exterior.
6. Sistema de drenagem subterrâneo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, no qual a estrutura compreende uma pluralidade de canalizações, cada uma em contacto com a canalização adjacente, de modo que a água pode escoar-se não só ao longo da canalização respectiva como também entre canalizações adjacentes, cobrindo o invólucro de material geotêxril (9) pelo menos as perfurações da superfície exterior da pluralidade de canalizações, com uma camada de areia (10) que envolve o geotêxtil (9).
7. Sistema de drenagem subterrâneo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, que inclui uma camada única de painéis (11) de parede modulares, cobertos com material geotêxtil permeável à água para transportar água para a estrutura.
PT95903719T 1993-12-14 1994-12-14 Sistema de drenagem subterraneo PT734478E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
AUPM2944A AUPM294493A0 (en) 1993-12-14 1993-12-14 Underground drainage system

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT734478E true PT734478E (pt) 2002-01-30

Family

ID=3777570

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95903719T PT734478E (pt) 1993-12-14 1994-12-14 Sistema de drenagem subterraneo

Country Status (10)

Country Link
US (1) US5810510A (pt)
EP (1) EP0734478B1 (pt)
AT (1) ATE205275T1 (pt)
AU (1) AUPM294493A0 (pt)
CA (1) CA2179150A1 (pt)
DE (1) DE69428211T2 (pt)
DK (1) DK0734478T3 (pt)
ES (1) ES2161858T3 (pt)
PT (1) PT734478E (pt)
WO (1) WO1995016833A1 (pt)

Families Citing this family (147)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AUPN817896A0 (en) * 1996-02-21 1996-03-14 Nicholas, Douglas Ian Stormwater sediment and litter trap
DE29614106U1 (de) * 1996-08-14 1996-09-26 Elwa Wassertechnik Gmbh Regenwasserfilter
US6638424B2 (en) * 2000-01-19 2003-10-28 Jensen Enterprises Stormwater treatment apparatus
NL1004876C2 (nl) * 1996-12-23 1998-06-24 Ballast Nedam Grond & Wegen B Werkwijze voor het maken van een reservoir, en reservoirsysteem.
AT2243U1 (de) * 1997-09-18 1998-07-27 Fleischhacker Gerhard Vorrichtung zum aufbau einer flüssigkeitsdurchlässigen bodenbelagsplatte, schachtabdeckung od.dgl.
ES2171091B1 (es) * 1998-09-23 2003-06-01 Mercado Jose Aibar Mejora del ciclo hidrogeologico subterraneo por recarga subterranea, ycontrol de fuertes avenidas que puedan producir inundaciones.
US6602408B1 (en) * 1998-10-30 2003-08-05 Edward B. Berkey Filtration system for water garden reservoir
AUPP884399A0 (en) * 1999-02-24 1999-03-25 Urriola, Christian Drainage Structures
AUPP894699A0 (en) * 1999-02-26 1999-03-25 Ecologic Holdings Pty Ltd Improved water treatment system and method
US6277274B1 (en) 1999-04-16 2001-08-21 Larry Steven Coffman Method and apparatus for treating stormwater runoff
AUPQ349099A0 (en) 1999-10-18 1999-11-11 Urriola, Humberto Modular drainage channels
KR20010099883A (ko) * 1999-10-21 2001-11-09 추후기재 저수 블록, 저수 블록용 연결 부재 및 빗물 저장/침투구조물
FR2801914B1 (fr) * 1999-12-06 2002-10-18 Gilles Giora Structure de retention d'eau d'ecoulement
US6350374B1 (en) 2000-01-19 2002-02-26 Jensen Enterprises, Inc. Stormwater treatment apparatus
US7638065B2 (en) * 2000-01-19 2009-12-29 Jensen Precast Stormwater treatment apparatus and method
DE20002627U1 (de) 2000-02-15 2000-05-04 Kirchner Fraenk Rohr Sickereinrichtung mit Filtereinrichtung
US6372128B1 (en) 2000-05-16 2002-04-16 LE GROUP BERGER LTéE/BERGER GROUP LTD. Biofiltering device for treating wastewater
US6506298B2 (en) 2000-04-10 2003-01-14 Berger Group Ltd. Biofiltering system for treating wastewater effluent
DE10055323C1 (de) 2000-11-08 2002-01-17 Sendenhorst Kunststoffroehren Dreidimensionale Struktur aus Gitterplatten
DE10055327C1 (de) 2000-11-08 2002-01-24 Sendenhorst Kunststoffroehren Gitterplatte mit unterschiedlichen Strebenabständen
US7341661B2 (en) * 2000-11-16 2008-03-11 Unit Process Technologies, L.L.C. Clarification and sorptive-filtration system for the capture of constituents and particulate matter in liquids and gases
US6468942B1 (en) * 2000-11-16 2002-10-22 John J. Sansalone Absorptive-filtration media for the capture of waterborne or airborne constituents
US6659687B1 (en) * 2001-01-12 2003-12-09 James Donlin Subterranean fluid distribution and drainage system
AU2002254044B9 (en) * 2001-02-27 2007-03-22 Royal Ten Cate (Usa), Inc. Method and system for processing waste
US6702517B2 (en) 2001-08-10 2004-03-09 Advanced Drainage Systems, Inc. Pipe assembly for collecting surface water runoff and associated methods
US6730225B1 (en) * 2001-09-04 2004-05-04 Michael L. Duke Wastewater treatment system and method
KR20030021953A (ko) * 2001-09-10 2003-03-15 박부고 빗물 재활용 저수장치
US20030082004A1 (en) * 2001-10-31 2003-05-01 Dennis Wilkerson Bunker drain system
US6835314B2 (en) * 2002-03-08 2004-12-28 Infrastructure Alternatives Method and apparatus for remediating wastewater holding areas and the like
US7025076B2 (en) * 2002-08-30 2006-04-11 Charles River Watershed Association Rainwater recovery system
US20080149188A1 (en) * 2002-08-30 2008-06-26 Charles River Watershed Association Modular blocks for rainwater recovery system
US7022235B2 (en) * 2002-09-17 2006-04-04 The White Oak Partnership, L.P. Wastewater biological treatment system and method therefor
US6991402B2 (en) * 2002-10-17 2006-01-31 Stormtrap Llc Methods and modules for an underground assembly for storm water retention or detention
DE20219139U1 (de) * 2002-12-10 2004-04-22 Heitker, Martin Versickerungs- und Rückhalteanlage für Regenwasser
US7029201B1 (en) 2003-08-28 2006-04-18 Ch2M Hill, Inc. Utility line bedding for storm water management and storm water management system and method
DE10351240A1 (de) * 2003-11-03 2005-06-02 Fränkische Rohrwerke Gebr. Kirchner Gmbh & Co. Kg Rigole
US7080480B2 (en) * 2004-01-15 2006-07-25 Urban Root L.L.C. Integrated tree root and storm water system
EP1607534A1 (en) * 2004-06-18 2005-12-21 Wavin B.V. Infiltration block
FR2877360A1 (fr) * 2004-11-03 2006-05-05 Laurent Sauzade Dispositif de recuperation, de drainage et de recyclage des eaux de pluies
EA011474B1 (ru) * 2005-02-04 2009-04-28 Кьюбеко Системс Лимитед Заглубляемая ливневая система
US7270747B2 (en) * 2005-03-11 2007-09-18 Henry Happel Storm water drain system
US20060242915A1 (en) * 2005-04-29 2006-11-02 Frost Gregory C Article for use in a fluid diversion system
US7473055B2 (en) * 2005-07-27 2009-01-06 Geostorage Corporation Water retention system
DE102005044714A1 (de) * 2005-09-19 2007-03-22 Rehau Ag + Co. Vorrichtung zur Versickerung für Regenwasser
CA2576600C (en) 2006-02-08 2010-05-11 Brentwood Industries, Inc. Water drain tank or channel module
US20070227094A1 (en) * 2006-03-14 2007-10-04 Larach Oscar Modular raintank
US20080124175A1 (en) * 2006-05-09 2008-05-29 Darrell Riste Water extraction panels system
GB2440449B (en) * 2006-07-26 2012-01-18 Polypipe Civils Ltd A soakaway
GB2444550A (en) * 2006-12-05 2008-06-11 Source Control Systems Ltd Modular storage and infiltration system for liquids
WO2008073818A2 (en) * 2006-12-08 2008-06-19 Ohio University Improved exfiltration device
US20090050215A1 (en) * 2007-08-20 2009-02-26 Hayes Joseph E Aquifer restoration device
WO2009029562A1 (en) * 2007-08-24 2009-03-05 Denver Plastics - Co Subsurface storage system
GB2453713A (en) * 2007-09-03 2009-04-22 Univ Coventry Structural drainage module
US8366923B1 (en) 2007-11-19 2013-02-05 Tom Happel Telescoping post supports and sliding lid systems for filter baskets
DE202007016846U1 (de) * 2007-11-30 2008-03-13 Heitker, Michael Rigole zur Speicherung und/oder Versickerung/Rückhaltung von Oberflächenwasser
US7686540B2 (en) * 2007-12-11 2010-03-30 Astral Property Pty Ltd Transport corridor infiltration system
US9546044B2 (en) 2008-02-06 2017-01-17 Oldcastle Precast, Inc. Method and apparatus for capturing, storing, and distributing storm water
US8113740B2 (en) * 2008-02-06 2012-02-14 Oldcastle Precast, Inc. Method and apparatus for capturing, storing, and distributing storm water
US8985897B2 (en) 2008-02-06 2015-03-24 Oldcastle Precast, Inc. Method and apparatus for capturing, storing, and distributing storm water
US20090279953A1 (en) * 2008-05-12 2009-11-12 Cudo Stormwater Products, Inc Modular underground water management systems
US7661904B2 (en) * 2008-05-13 2010-02-16 Salvatore Maggiacomo Water conservation and distribution system
US8062531B1 (en) 2008-07-31 2011-11-22 Lane Enterprises, Inc. Underground stormwater management system and method
US7918996B1 (en) 2008-09-08 2011-04-05 De Bruijn Hans Stormwater filter bag
US11879246B2 (en) 2009-03-05 2024-01-23 Stormtrap Llc Module and method for managing water and other fluids
US8770890B2 (en) 2009-03-05 2014-07-08 Stormtrap Llc Module and assembly for managing the flow of water
WO2010126480A1 (en) * 2009-04-27 2010-11-04 Dodds Donald J Systems of and methods for fluid intakes and outlets that minimize environmental impact
US8221029B2 (en) * 2009-05-22 2012-07-17 Tanya R. Sanchez Water drainage and harvesting system for an artificial turf environment
US8157991B2 (en) * 2009-11-20 2012-04-17 Hok Product Design, Llc Segmental bio-retention basin system
US8834066B2 (en) * 2009-11-20 2014-09-16 Hok Product Design, Llc Segmental bio-retention basin system
US8602681B1 (en) * 2010-02-18 2013-12-10 Structural Plastics, Inc. Modular storm water infiltration apparatus
WO2011133970A1 (en) 2010-04-23 2011-10-27 Arrow Concrete Products, Inc. Integrated bulk fluids management system
US8882441B2 (en) * 2010-07-07 2014-11-11 ATOPIA Research Deployable wind power and battery unit
US8491797B1 (en) 2010-07-16 2013-07-23 Tom Happel Pivoting panel, pylon and inflow gap for stormwater screen system
WO2012032391A1 (en) * 2010-09-06 2012-03-15 National University Of Singapore A drainage system
KR101195242B1 (ko) 2011-02-09 2012-10-29 한국건설기술연구원 옥상 배수구 캡 및 이를 이용한 일시저류 가능한 옥상 구조물
RU2504622C1 (ru) * 2012-06-15 2014-01-20 Алексей Владимирович Горев Резервуар для накопления и хранения поверхностных, ливневых и технических вод и способ его изготовления
US9162169B1 (en) 2012-09-01 2015-10-20 Guy Alan Stivers Flexible filter hand bags for catch basins
US9175463B1 (en) 2012-09-01 2015-11-03 Guy Alan Stivers Methods for modular catch basins
US9593477B1 (en) 2012-09-01 2017-03-14 Guy Alan Stivers Modular catch basins
US9487421B2 (en) 2012-09-01 2016-11-08 Jeff Howard Coffman Modular high performance bioswale and water treatment system and method
GB2505503B (en) * 2012-09-03 2017-04-12 Polypipe Ltd Subterranean drainage structure and base unit therefor
KR101290305B1 (ko) * 2012-10-17 2013-07-26 김우진 인공암 패널 및 이의 제조방법
KR101303860B1 (ko) * 2012-10-17 2013-09-04 김우진 인공암 조형물 및 이의 시공방법
US9085474B2 (en) 2012-12-28 2015-07-21 Lean Environment Inc. Modular system for storm water and/or waste water treatment
DE202013001342U1 (de) * 2013-02-09 2014-02-10 J.H. & Wilhelm Finger Gmbh & Co Kg Versickerungselement
JP6091933B2 (ja) * 2013-03-05 2017-03-08 株式会社Ihiインフラシステム 貯水槽用壁ユニット
US9139971B2 (en) 2013-03-26 2015-09-22 Alton F. Parker Aggregate replacement
US9206574B2 (en) * 2013-03-26 2015-12-08 Alton F. Parker Aggregate replacement
US9593783B2 (en) 2013-03-26 2017-03-14 Alton F. Parker Aggregate replacement
US10907338B1 (en) 2013-05-30 2021-02-02 Oldcastle Infrastructure, Inc. Hinged variable flow skimmer and shelf system
US10238993B1 (en) 2013-05-30 2019-03-26 Suntree Technologies Holdings, Llc Dual screen treatment systems with debris ramps and screened deflectors
US10472815B1 (en) 2013-05-30 2019-11-12 Oldcastle Infrastructure, Inc. Hydro-variant baffle cartridge system
US10926199B1 (en) 2013-05-30 2021-02-23 Oldcastle Infrastructure, Inc. Round baffle box water treatment system with at least one sidewall baffle
US10183240B1 (en) 2013-05-30 2019-01-22 Suntree Technologies Holdings, Llc Nutrient removal filtration system and method
JP6304678B2 (ja) * 2013-08-12 2018-04-04 晴明 山崎 貯水槽及びユニットパネル
GB2518657A (en) * 2013-09-27 2015-04-01 Greenblue Urban Ltd Panel for prevention of soil compaction
JP2015224450A (ja) * 2014-05-27 2015-12-14 株式会社トーテツ 雨水貯留システム
US9045874B1 (en) 2014-06-03 2015-06-02 The American Drain Company, LLC Drain assembly for use in an outdoor setting
US9267278B1 (en) * 2014-08-21 2016-02-23 James Gibson Modular landscaping and waterproofing system
NL1040958B1 (en) 2014-09-19 2016-09-29 Wavin Bv A plastic infiltration unit, a system comprising a plurality of plastic infiltration units.
NL1040956B1 (en) 2014-09-19 2016-09-29 Wavin Bv A plastic infiltration unit, a system comprising a plurality of plastic infiltration units, a method of manufacturing an injection molded plastic pillar for an infiltration unit, a plastic base plate for use with a plastic infiltration unit, and a plastic infiltration system for deployment underground comprising a plastic infiltration unit and a plastic base plate.
ES2535576B1 (es) * 2014-11-05 2016-02-17 Moag Xxv, S.L. Sistema de gestión del agua de lluvia y riego en un terreno
US10017920B1 (en) * 2015-04-07 2018-07-10 Charles Jacob (CJ) Huxford Conveyance drain emitter
US9775303B2 (en) 2015-04-10 2017-10-03 Deeproot Green Infrastructure, Llc More efficient structural cell for facilitating tree root growth
US10214891B2 (en) 2015-05-12 2019-02-26 Michael Kimberlain Modular stormwater capture system
CN105256697B (zh) * 2015-11-10 2017-07-11 上海勘测设计研究院有限公司 一种人工草皮运动场的雨水生态调蓄系统
US20170158432A1 (en) * 2015-12-07 2017-06-08 Geo Products LLC Water collection system
JP2017115438A (ja) * 2015-12-24 2017-06-29 株式会社 林物産発明研究所 貯留槽の周囲に管材を配設し浸透槽とした貯留浸透兼用槽
CN105464203B (zh) * 2016-01-15 2017-07-14 中国地质科学院水文地质环境地质研究所 交互式湿沉降净化调蓄系统
US10151083B2 (en) * 2016-04-21 2018-12-11 Bio Clean Environmental Services, Inc. Honeycomb module and underground storage system
US9732508B1 (en) * 2016-04-21 2017-08-15 Bio Clean Environmental Services, Inc. Hexagonal module and assembly for storage of water underground
US10151096B2 (en) 2016-04-21 2018-12-11 Bio Clean Environmental Services, Inc. Tessellation square module and underground storage system
US11220815B2 (en) 2016-04-21 2022-01-11 Bio Clean Environmental Services, Inc. Underground storage system with V shaped support legs
GB2551981B (en) * 2016-06-30 2020-08-19 Sel Environmental Ltd Tank
US10047511B2 (en) * 2016-09-05 2018-08-14 Shahriar Eftekharzadeh Two level stormwater channel
US11952767B2 (en) * 2016-09-13 2024-04-09 Bio Clean Environmental Services, Inc. Underground storage system with V shaped support legs
CN107842057A (zh) * 2016-09-19 2018-03-27 陈瑞文 沙漠造水系统
US11536017B2 (en) 2016-10-26 2022-12-27 Envirokeeper, LLC Modular precast concrete water storage device and system
WO2018083346A1 (de) 2016-11-07 2018-05-11 Hewitech Gmbh & Co. Kg Vorrichtung zur bildung von befahrbaren, zu entwässerunas- und/oder wasserspeicherzwecken ins erdreich eingebrachten hohlräumen
CN110621623B (zh) 2016-11-10 2022-11-18 伊卡夫公司 蒸发面板
USD810857S1 (en) * 2016-11-16 2018-02-20 Pre-Con Products Cell for water management system
USD810858S1 (en) * 2016-11-16 2018-02-20 Pre-Con Products Cell for water management system
USD811518S1 (en) * 2016-11-16 2018-02-27 Pre-Con Products Cell for water management system
CN106638890A (zh) * 2017-01-13 2017-05-10 重庆大学 广场排水沟的设计方法及带该方法得到的排水沟的广场
US10584471B2 (en) 2017-06-15 2020-03-10 James Bradford Boulton Integrated retaining wall and fluid collection system
WO2019028478A2 (en) 2017-08-04 2019-02-07 Ecovap, Inc. EVAPORATION PANEL SYSTEMS AND METHODS
USD864366S1 (en) 2017-09-21 2019-10-22 Ecovap, Inc. Evaporation panel
DE102017122055A1 (de) * 2017-09-22 2019-03-28 ENREGIS GmbH Versickerungssystem
WO2019089999A1 (en) 2017-11-01 2019-05-09 Ecovap, Inc. Evaporation panel assemblies, systems, and methods
US10364564B2 (en) * 2017-11-29 2019-07-30 Xuejie Liu Super drainage system and method for flood control
CN108159744B (zh) * 2018-01-03 2021-01-29 中国农业大学 一种装备式低压渗透组合过滤器
FR3080389B1 (fr) * 2018-04-18 2021-11-12 Jean Pierre Dautais Dispositif de couveture et de dispersion d'un effluent sur une surface d'infiltration
DE102018111300A1 (de) * 2018-05-11 2019-11-14 ACO Severin Ahlmann GmbH & Co Kommanditgesellschaft Füllkörperrigoleneinheit, Füllkörperrigolensystem und Schachtelement
BE1026473B1 (nl) 2018-06-28 2020-02-13 M H C N V Regenwater tank
WO2020124071A1 (en) 2018-12-14 2020-06-18 Stormtrap Llc Module and assembly for underground management of fluids for shallow-depth applications
US10625185B1 (en) * 2019-03-01 2020-04-21 Precision Dewatering, Llc Portable filtration apparatus, systems and methods
DE102019108120A1 (de) * 2019-03-28 2020-10-01 ENREGIS GmbH Speicher-/Versickerungssystem und Verfahren zur Zwischenspeicherung eines Fluids in einem Speicher-/Versickerungssystem
IT201900009675A1 (it) * 2019-06-20 2020-12-20 Ross Srl Unipersonale Sistema di captazione, raccolta e distribuzione di acque me-teoriche e mezzi per l’attuazione del sistema
CN110984350A (zh) * 2019-12-04 2020-04-10 北京林业大学 一种具有蓄水、减振和灌溉功能的蓄水系统
DE202020104086U1 (de) 2020-07-15 2020-09-30 Funke Kunststoffe Gmbh Hülle und Bausatz für einen Wasserspeicher
BE1028583B1 (nl) 2020-09-04 2022-04-04 Ecobeton Water Tech Nv Watertank
US11655625B2 (en) * 2020-12-16 2023-05-23 Donna Woodrum Floodwater redistribution assembly
DE102021102651A1 (de) * 2021-02-04 2022-08-04 Aco Ahlmann Se & Co. Kg Oberflächenentwässerungssystem sowie Verfahren zum Herstellen eines solchen
CN113250157B (zh) * 2021-06-03 2023-01-10 邯郸市水利水电勘测设计研究院 一种农业灌溉防渗渠道结构
CN114635353B (zh) * 2022-04-11 2022-10-14 王兴磊 一种桥梁用排水防堵装置
ES2960260A1 (es) * 2022-08-02 2024-03-01 Sist Urbanos Drenaje Sostenible S L Procedimiento y sistema para preparacion de un terreno para cultivos de regadio
GR1010448B (el) * 2022-08-23 2023-04-26 Παναγιωτης Γεωργιου Κατσαβριας Κλιμα και κλιματικες αλλαγες

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4756643A (en) * 1986-04-25 1988-07-12 Dennis Hurley Apparatus for placement of lateral drain lines onto a main drainage line for prefabricated composite drainage structures
US4793728A (en) * 1987-05-13 1988-12-27 Construction Supply, Inc. Subsurface water drainage system
EP0446200A1 (en) * 1988-04-05 1991-09-18 Wavin B.V. Rainwater storage
US4988235A (en) * 1988-04-27 1991-01-29 Dennis Hurley System for draining land areas through siphoning from a permeable catch basin
FR2639845B1 (fr) * 1988-12-02 1992-03-27 Deshayes Jean Pierre Dispositif d'epuration d'un liquide charge d'impuretes et sac filtrant en faisant partie
FR2659996B1 (fr) * 1990-03-20 1992-11-20 Induplast Sa Dispositif a structure alveolaire d'irrigation ou de drainage des terrains de jeux.
JPH083443Y2 (ja) 1992-04-24 1996-01-31 有限会社クリーン・アップ・システム 排水・保水装置
US5727901A (en) * 1996-01-18 1998-03-17 Rennie; David G. Collection tank

Also Published As

Publication number Publication date
WO1995016833A1 (en) 1995-06-22
DE69428211D1 (de) 2001-10-11
AUPM294493A0 (en) 1994-01-13
EP0734478A1 (en) 1996-10-02
EP0734478A4 (en) 1998-07-08
CA2179150A1 (en) 1995-06-22
US5810510A (en) 1998-09-22
ES2161858T3 (es) 2001-12-16
DK0734478T3 (da) 2001-11-26
DE69428211T2 (de) 2002-06-06
EP0734478B1 (en) 2001-09-05
ATE205275T1 (de) 2001-09-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT734478E (pt) Sistema de drenagem subterraneo
US7056058B2 (en) Transport corridor drainage systems
ES2296329T3 (es) Sistema para la recogida de fluidos.
US7686540B2 (en) Transport corridor infiltration system
CN108193758B (zh) 海绵城市道路收蓄排水结构
GB2266647A (en) Drainage box
EP0938615B1 (de) Bodenflächenintegriertes wasserspeicher-, -führungs- und -behandlungssystem mit integrierbarem boden- und gewässerschutz
KR101904147B1 (ko) 에코 도시 조경시스템
JP3284346B2 (ja) 地下貯水システム
CN213709024U (zh) 一种海绵城市绿道渗排水系统
KR101440988B1 (ko) 저영향개발 방식의 가로환경 식재플랜터 구조물을 이용한 침투형 빗물저류 시스템
CN101886424B (zh) 渗透井保水系统
JP3115445U (ja) 自然集水式排砂排水管
JP2802282B2 (ja) かん養型貯留施設
AU704302B2 (en) Underground drainage system
CN114592574A (zh) 一种智能景观排水方法及排水装置
JP2915389B1 (ja) 濾過式貯水槽装置
JP3002436B2 (ja) 雨水流出防止施設
CN212026140U (zh) 一种水利工程用植草沟
RU2770692C1 (ru) Способ предупреждения поступления поверхностных вод с территории площадных и точечных источников загрязнения
CN212294957U (zh) 渗滞型调蓄海绵停车场
CN114197605B (zh) 一种节水型雨水湿塘及构建方法
Gardens Rain Gardens
CN205189100U (zh) 一种下沉式集透水装置
CN105369852A (zh) 一种下沉式集透水装置