PT710448E - Biscoito confeccionado a base de flocos de cereais e metedo para a sua producao - Google Patents

Biscoito confeccionado a base de flocos de cereais e metedo para a sua producao Download PDF

Info

Publication number
PT710448E
PT710448E PT95201663T PT95201663T PT710448E PT 710448 E PT710448 E PT 710448E PT 95201663 T PT95201663 T PT 95201663T PT 95201663 T PT95201663 T PT 95201663T PT 710448 E PT710448 E PT 710448E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
biscuit
moisture content
flakes
binder
cereals
Prior art date
Application number
PT95201663T
Other languages
English (en)
Inventor
Maria Luisa Solzi
Michela Petronio
Original Assignee
Barilla Alimentare Spa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Barilla Alimentare Spa filed Critical Barilla Alimentare Spa
Publication of PT710448E publication Critical patent/PT710448E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23LFOODS, FOODSTUFFS, OR NON-ALCOHOLIC BEVERAGES, NOT COVERED BY SUBCLASSES A21D OR A23B-A23J; THEIR PREPARATION OR TREATMENT, e.g. COOKING, MODIFICATION OF NUTRITIVE QUALITIES, PHYSICAL TREATMENT; PRESERVATION OF FOODS OR FOODSTUFFS, IN GENERAL
    • A23L7/00Cereal-derived products; Malt products; Preparation or treatment thereof
    • A23L7/10Cereal-derived products
    • A23L7/117Flakes or other shapes of ready-to-eat type; Semi-finished or partly-finished products therefor
    • A23L7/126Snacks or the like obtained by binding, shaping or compacting together cereal grains or cereal pieces, e.g. cereal bars

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Nutrition Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Bakery Products And Manufacturing Methods Therefor (AREA)
  • Confectionery (AREA)
  • Grain Derivatives (AREA)
  • Cereal-Derived Products (AREA)
  • Wrappers (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "BISCOITO CONFECCIONADO À BASE DE FLOCOS DE CEREAIS E MÉTODO PARA A SUA PRODUÇÃO" O presente invento diz respeito, em geral, à produção de biscoitos a uma escala industrial.
Além disso, mais particularmente, o presente invento diz respeito a um biscoito confeccionado à base de flocos de cereais e a um método comercial para proceder à sua produção.
No presente documento, o termo biscoito é utilizado para designar um produto alimentar doce, sólido e compacto, que contenha cereais e açúcares mas que não contenha farinha.
Os produtos confeccionados â base de flocos de cereais são conhecidos há já muito tempo e são utilizados em grande escala tanto como alimentos para consumir ao pequeno-almoço como para efectuar refeições ligeiras.
Existem basicamente duas grandes categorias de produtos de pastelaria confeccionados à base de cereais: pequenos blocos de cereais comprimidos e barras de cereais.
Os blocos de cereais comprimidos são constituídos por flocos de cereais, normalmente de aveia, que têm uma espessura extremamente reduzida e que são cozinhados e comprimidos tal como se apresentam, normalmente sem que se proceda ao adicionamento de quaisquer produtos aglutinantes. Nalguns casos menos frequentes, contêm também pequenas quantidades de cereais expandidos e extrudidos (milho, arroz, farelo) ou pequenos pedaços de frutos secos. Por vezes podem também ter uma cobertura de chocolate ou de outros produtos semelhantes.
Exemplos deste tipo de produtos em bloco são divulgados, por exemplo, através da patente do Reino Unido N° 1301250 e da patente EP-A-0586138. A estrutura deste tipo de blocos é extremamente leve e estaladiça e o seu sabor não é particularmente pronunciado, apesar do possível adicionamento de pequenas quantidades de açúcar ou de mel (3 a 5%), de malte (3 a 5%) e de sal. 1
Os blocos deste tipo são imersos numa substância líquida, constituída geralmente por leite, e são ingeridos com uma colher de uma maneira semelhante à utilizada para comer flocos de cereais tostados do tipo de flocos de milho.
Em virtude da inexistência de gorduras adicionadas e da utilização exclusiva de ingredientes naturais este tipo de blocos constitui um alimento extremamente saudável, tanto de um ponto de vista dietético como nutricional.
No entanto, os produtos deste tipo não são adequados para ser ingeridos tal como estão preparados, dado que se esboroam demasiadamente e que têm um sabor extremamente incipiente; devido à sua fraca consistência são extremamente difíceis de embeber sem se desintegrar, sobretudo se forem utilizadas bebidas quentes para o efeito. A segunda categoria de produtos confeccionados à base de flocos de cereais é constituída pelas barras de cereais, que podem ser comidas tal como estão preparadas, como uma refeição ligeira.
Por seu lado, as barras de cereais podem ser divididas em duas subcategorias, ou seja, as barras que contêm um aglutinante à base de açúcar e as barras que contêm um aglutinante à base de gordura.
As barras que contêm um aglutinante à base de açúcar têm uma consistência que varia entre dura ou mole e elástica, consoante o tipo de açúcar utilizado.
Por exemplo, as barras moles que são designadas pela expressão inglesa "chewy granola bars" (barras de cereais moles) são preparadas através da utilização de uma solução aquosa à base de açúcares que fervem a baixas temperaturas como, por exemplo, a glicose, a sacarose, o açúcar invertido, a frutose, o mel, os melaços, etc., e têm um teor de água de cerca de 8 a 15%. Os flocos de cereais e os pedaços de frutos secos, que constituem cerca de 50% do peso total da barra, são misturados com a solução atrás referida de maneira a formar uma massa e, posteriormente, são aquecidos até atingir uma temperatura de cerca de 105 a 120° C, sendo frequentemente adicionada uma determinada quantidade de matérias gordas (1 a 10%) e de emulsionantes. 2
As barras que contêm um aglutinante à base de açúcar e que têm uma consistência dura são preparadas através da utilização de uma solução aglutinante à base de açúcares que fervem a elevadas temperaturas e que têm um baixo teor de humidade (< a 8%), que é utilizada juntamente com os flocos e com os frutos secos de maneira a formar a massa, e são aquecidas até atingir uma temperatura de cerca de 135° C, de forma a conferir uma consistência bastante dura ao produto final, depois de este ter arrefecido.
Por último, as barras de cereais que contêm um aglutinante à base de gordura são preparadas através da formação de uma massa gorda à base de flocos de cereais, sendo normalmente utilizadas gorduras vegetais e sendo adicionados outros ingredientes como, por exemplo, chocolate, açúcares, amêndoas, pasta de nozes, etc., que lhes conferem determinadas características organolépticas. Consoante a proporção dos ingredientes utilizados, a consistência destas barras pode variar entre extremamente mole ou dura e, regra geral, estas barras contêm diversos aditivos como, por exemplo, emulsionantes, proteínas hidrolisadas, amidos modificados, pectinas, gelatinas, etc.
Independentemente da categoria em que se enquadram, as barras de cereais acima referidas têm um teor de aglutinante à base de açúcar ou de gordura superior a 40% e, com efeito, a substância aglutinante constitui frequentemente o principal ingrediente da barra de cereais. É por este motivo que as barras de cereais actualmente comercializadas no mercado não constituem um alimento satisfatório do ponto de vista nutricional, embora por vezes tenham propriedades organolépticas extremamente boas e sejam adequadas para consumo enquanto refeições ligeiras. Na verdade, a elevada quantidade de aglutinantes que é utilizada significa que o produto acabado é composto por entre 30 e 80% de açúcares simples e por 6 a 30% de gordura, sendo estes valores considerados excessivos pela maior parte dos dietistas.
Além disso, a utilização em larga escala de aditivos e de adjuvantes tecnológicos aquando da preparação das referidas barras de cereais também não é aprovada pelos nutricionistas e pelos dietistas. 3
Em consequência, existe uma enorme necessidade de criar um produto de pastelaria confeccionado à base de flocos de cereais que conni1ie os requisitos dietéticos e nutricionais com os que se prendem exclusivamente com a existência de um sabor agradável.
Desta forma, o problema que está na base do presente invento consiste em encontrar uma forma de proporcionar um biscoito confeccionado à base de flocos de cereais que evite os problemas suscitados pelos produtos concebidos de acordo com artes anteriores e explicados acima.
Mais particularmente, quando comparados com os blocos de cereais comprimidos, os referidos biscoitos deverão apresentar melhores propriedades organolépticas de forma a permitir que possam ser ingeridos como refeições ligeiras, devendo também apresentar melhores propriedades estruturais de forma a permitir que possam ser mergulhados em bebidas quentes ou frias sem que fiquem reduzidos a uma polpa.
Além disso, quando comparados com as barras de cereais, os referidos biscoitos deverão poder ser ingeridos como uma refeição, imersos ou mergulhados em bebidas quentes ou frias e, em simultâneo, deverão dispor de melhores propriedades organolépticas e nutricionais.
De acordo com o invento, este problema é resolvido através da confecção de um biscoito que contenha entre 36 a 91% de flocos de cereais, caracterizado pelo facto de. conter uma quantidade de aglutinantes à base de açúcar equivalente a entre 7 e 28% da percentagem do peso relativamente ao peso total do biscoito e por ser isento da adição de quaisquer gorduras.
Numa concretização preferencial do invento, uma quantidade de até 40% do peso do biscoito poderá ser composta por pedaços de frutos ou de vegetais que tenham um teor de humidade de entre 2 e 30% e até 23,5% de cereais extrudidos, expandidos ou tufados com um teor de humidade de entre 2 e 7%, sendo percentagens do peso do biscoito em relação ao seu peso total. 0 termo cereais extrudidos, expandidos ou tufados destina-se a designar produtos alimentares que são obtidos através da cozedura e extrusão de massas â base de farinhas de cereais como as que são comummente utilizadas, entre 4 outros aspectos, como alimentos de pequeno-almoço destinados a ser ingeridos depois de mergulhados em bebidas quentes ou frias (normalmente, em leite).
Os aglutinantes à base de açúcar adequados para atingir o propósito do invento deverão ser preferencialmente compostos por soluções constituídas por sacarídeos comestíveis (monossacarídeos, dissacarídeos, trissacarídeos, oligoeeacarídeos e polissacarídeos) como, por exemplo, a glicose, a frutose, a maltose, a sacarose, os xaropes, o mel, os melaços, as compotas e o extracto de malte que, possivelmente, podem ser misturados entre si. O mel constitui um aglutinante que é particularmente adequado para atingir o propósito do invento.
Embora possa ser utilizado qualquer cereal comestível para atingir o objectivo do invento, os exemplos preferenciais de cerais que podem fazer parte dos ingredientes em floco presentes no biscoito são constituídos por trigo, milho, cevada, aveia, arroz, milho painço e trigo americano.
De preferência, as dimensões dos flocos de cereais deverão situar-se entre os intervalos percentuais apresentados em seguida: 0,3 a 5,1% 5,2 a 10,0% 50,9 a 69,8% 17,4 a 26,2% 6,1 a 8,5% 3 a 5,4% Não Peneirados 4,5 mm 4,0 mm 2,5 mm 1,4 mm 0,56 mm
Peneirados 0,56 mm
Entre os tipos de frutos e de vegetais que podem ser utilizados enquanto ingredientes constituintes do biscoito que é objecto do invento é possível mencionar, por exemplo, as maçãs, as peras, as ameixas, os damascos, as uvas, os pêssegos, as cerejas, as bananas, o coco, as cenouras, as avelãs, as amêndoas, as nozes, os amendoins, as sementes de sésamo e a linhaça.
Os intervalos de distribuição percentual preferenciais, no que se refere às dimensões dos pedaços de frutos, deverão corresponder aos que são apresentados em seguida: 5 Não peneirados 3,350 3,100 2,800 2,500 2,000
Peneirados 2,000 mm 0,3 a 5,4% mm 4,3 a 10,2% mm 18,7 a 28,7% mm 35,7 a 47,2% mm 16,8 a 23,9% mm 9,6 a 12,3%
Os cereais extrudidos, expandidos ou tufados que poderão ser utilizados na confecção dos biscoitos que são objecto do invento têm por base, por exemplo, o milho, o arroz, a cevada, a aveia, o trigo e os farelos.
Uma receita utilizada tipicamente contém as percentagens destes cereais extrudidos, expandidos ou tufados apresentadas em seguida: 0 a 20% 0 a 100% 0 a 15% 0 a 100% 6 a 10% 0,5 a 1% 3 a 5%
Farinha de trigo
Farinha ou grãos de milho
Farinha ou grãos de cevada
Farinha de arroz Açúcar
Sal
Malte
Os intervalos de distribuição percentual, no que se refere às dimensões dos cereais extrudidos, expandidos ou tufados, deverão corresponder aos que são apresentados em seguida: Não peneirados 4,000 mm 0% 3,000 mm Máximo de 10,5%
Peneirados 2,000 mm Máximo de 15%
Os biscoitos de acordo com o invento, para além de serem isentos da adição de quaisquer gorduras são também isentos de quaisquer aditivos alimentares, facto que os torna extremamente saudáveis de um ponto de vista nutricional.
De um ponto de vista dietético, o baixo teor em aglutinantes à base de açúcar também contribui para aumentar o valor nutricional dos biscoitos de acordo com o invento.
As características dietéticas e nutricionais do biscoito de acordo com o invento são extremamente boas e 6 estão aliadas a propriedades organolépticas extremamente boas e também a boas propriedades de consistência estrutural, que é estaladiça e que se esboroa facilmente, o que permite que o biscoito seja ingerido tal como está preparado, enquanto refeição ligeira, ou que seja mergulhado ou imerso em bebidas quentes ou frias como, por exemplo, leite, chá, café, etc.
Além disso, os biscoitos de acordo com o invento prestam-se facilmente à colocação de uma cobertura de chocolate, de açúcar de pasteleiro ou outras coberturas utilizadas comummente na indústria de pastelaria. 0 presente invento diz também respeito a um método para a produção do biscoito confeccionado à base de flocos de cereais descrito acima. O referido método inclui os passos sucessivos apresentados em seguida: - Humedecer uma mistura de cereais moídos ou de grãos de cereais granulados ou inteiros e efectuar o cozimento da mistura de maneira a obter um produto que tenha um teor de humidade de 14 a 25%;
Reduzir a flocos o produto obtido, tendo estes também um teor de humidade de 14 a 25%;
Misturar imediatamente os flocos, após a sua formação, com um aglutinante â base de açúcar e, possivelmente, com água, de maneira a obter uma massa que tenha um teor de humidade de entre 15 e 30%;
Conferir ã massa obtida a forma de biscoitos, através de compressão; - Secar os biscoitos obtidos até que atinjam um teor de humidade de 2 a 5%.
Para obter maiores vantagens, o passo de cozimento acima referido deverá ser levado a cabo sob pressão.
De preferência, o aglutinante à base de açúcar deverá ser seleccionado a partir do grupo que inclui as soluções de sacarídeos comestíveis (monossacarídeos, dissacarídeos, trissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos) como, por exemplo, a glicose, a frutose, a maltose, a sacarose, os xaropes, o mel, os melaços, as compotas e o extracto de malte que, possivelmente, podem ser misturados entre si e que deverão ser preferencialmente utilizados em quantidades que variem entre 8 e 28%, com base na percentagem de peso relativa ao peso total da massa. 7 O mel constitui um aglutinante que é particularmente adequado para ser utilizado no método descrito pelo invento.
Antes de se efectuar o passo de enformação dos biscoitos, o método descrito no presente invento deverá incluir, de preferência, um passo em que a massa composta pelos flocos e pelo açúcar permaneça a levedar durante um período de tempo de até 45 minutos. Obviamente, a duração do período de levedura, que deverá ser determinada através de experiências efectuadas com base num contacto alargado entre os flocos e o aglutinante, poderá ser reduzida gradualmente até zero minutos caso o tempo de mistura dos flocos e do aglutinante sofra um prolongamento equivalente.
Numa concretização preferencial do invento, o método destinado à produção de biscoitos à base de flocos de cereais inclui a adição, durante o passo de mistura, de pedaços de frutos ou de vegetais que tenham um teor de humidade de entre 2 e 30% e a adição de cereais extrudidos, expandidos ou tufados que tenham um teor de humidade de entre 2 e 7%. O método destinado à produção de biscoitos à base de flocos de cereais de acordo com o invento é descrito em seguida de forma mais pormenorizada e fazendo referência ao desenho anexo, incluído apenas na qualidade de exemplo não limitativo, no qual: A Figura 1 é um diagrama esquemático em blocos referente a um aparelho destinado a por em prática o método de acordo com o invento.
Os cereais moídos ou os grãos de cereais granulados ou inteiros, de um ou mais tipos, são transferidos de um silo de armazenagem (1) para um forno de extrusão convencional (2) depois de terem sido misturados com água num dispositivo misturador (2a). 0 produto extrudido, que deverá ter um teor de humidade de 14 a 25%, será então colocado num aparelho de confecção de flocos (3) , também de tipo convencional, onde será convertido em flocos que deverão ter uma espessura de 0,2 a 0,6 mm e um teor de humidade de 14 a 25%. Os flocos deverão ter esta dimensão reduzida de forma a que seja possível atingir a distribuição dimensional indicada acima como sendo preferencial, de maneira a efectuar a passagem 8 por uma peneira e a proceder à eliminação dos flocos que não consigam passar através de uma rede de 4,5 mm.
Os flocos, que deverão ter um teor de humidade de 14 a 25%, serão então colocados num dispositivo misturador convencional (4) , no qual será também colocado um aglutinante à base de açúcar. Poderão também ser fornecidos ao referido dispositivo misturador outros ingredientes opcionais como, por exemplo, pedaços de frutos secos ou de vegetais e cereais extrudidos, expandidos ou tufados.
Depois de concluído o processo de mistura, que tem uma duração de cerca de 5 a 45 minutos, a massa obtida é enviada para um tanque de recolha (5) no qual permanece a levedar durante um período adicional de mais 5 a 45 minutos.
Embora não seja indispensável para obter o biscoito acabado, o referido passo de levedura permite que os flocos sejam embebidos tanto quanto possível no aglutinante à base de açúcar, de maneira a facilitar o processo de enformação efectuado no passo seguinte e de maneira a melhorar as características estruturais do biscoito acabado.
Deverá também notar-se que o embebimento óptimo dos flocos no aglutinante à base de açúcar poderá ser atingido durante períodos de levedura mais curtos que os que são indicados acima, desde que o passo de mistura dos flocos e do aglutinante seja prolongado por um período de tempo equivalente.
Depois de decorrido o período de levedura a massa é colocada num aparelho de enformação (6) , no qual é medida e comprimida em moldes adequados de maneira a enformar os biscoitos que, em seguida, serão sujeitos a secagem a uma temperatura de cerca de 100 a 200° C num secador de túnel (7) , durante um período de tempo suficiente para obter biscoitos que tenham um teor de humidade de 2 a 5%.
Como é óbvio, no método de acordo com o invento poderá ser utilizado de forma eficaz qualquer tipo de secador correntemente em uso na indústria alimentar em lugar do secador de túnel (7).
As características e vantagens adicionais do presente invento tornar-se-ão aparentes com a análise dos exemplos fornecidos em seguida através de um exemplo não limitativo. 9
Nos exemplos fornecidos, caso não seja especificado o contrário, todas as quantidades são expressas em partes ou percentagens do peso. EXEMPLO 1
Procedeu-se ao humedecimento, à cozedura e à extrusão de uma mistura composta por 70 partes de farinha de trigo e 30 partes de farinha de milho, num forno de extrusão do tipo descrito acima. Depois de ter sido sujeita a uma acção mecânica e de ter sido aquecida (120° C) no referido aparelho, a mistura foi extrudida sob a forma de aletria, passando a ter um teor de humidade de 15%. A aletria extrudida foi então colocada num aparelho de confecção de flocos, no qual foi convertida em flocos com uma espessura de cerca de 0,3 +/- 0,2 mm e com um teor de humidade de 15%. As dimensões dos flocos foram seguidamente reduzidas e controladas através da passagem por uma peneira com uma rede de 4,5 mm, tendo-se procedido â eliminação dos flocos que não passaram através da peneira.
Em seguida, durante 5 minutos procedeu-se à mistura dos flocos que ainda tinham um teor de humidade de 15%, sendo estes misturados com mel e água em quantidades suficientes para formar uma mistura de 8 partes de mel e de 92 partes de flocos com um teor de humidade de 16,5% e tendo-se em seguida deixado esta mistura a levedar durante 15 minutos antes de se proceder ao seu envio para o passo de enformação. Neste último passo, obtiveram-se pequenos blocos que foram depois sujeitos a secagem a uma temperatura de 120° C durante um período de 20 minutos, de maneira a obter os biscoitos acabados que tinham um teor de humidade de 3,5% e um teor, em percentagem relativamente ao peso, de 7,7% de mel e de 88,8% de milho e de flocos de cereais. EXEMPLO 2
Procedeu-se à mistura de 36,6 partes de flocos milho, de aveia e de trigo (num rácio percentual de 20:20:60), tendo essa mistura sido preparada da forma explicada no exemplo anterior e tendo um teor de humidade de 23%. Os referidos ingredientes foram misturados durante 5 minutos com 27,7 partes de xarope preparado a partir da mistura de 35 partes de mel, 35 partes de frutose e 30 partes de xarope de glicose com um elevado teor de maltose (DE 42-43) , bem 10 como 8,7 partes de ameixas secas (com um teor de humidade de 8%), 5 partes de avelãs (com um teor de humidade de 3%) e 22 partes de arroz tufado (com um teor de humidade de 2%) e, por último, uma quantidade de água suficiente para obter uma massa com um teor de humidade de 28%. A massa obtida foi deixada a levedar durante 15 minutos antes de passar para o passo de enformação. Após este último passo, foram obtidos pequenos blocos que foram depois sujeitos a secagem a uma temperatura de 150° C durante um período de 15 minutos, de maneira a obter os biscoitos acabados que tinham um teor de humidade de 3% e um teor de 33% flocos de milho, de aveia e de trigo, 23,8% de xarope, 9,3% de ameixas secas, 5,6% de avelãs e 25,3% de arroz tufado, em percentagem relativamente ao peso. EXEMPLO 3
Procedeu-se à mistura de 50 partes de flocos trigo e de cevada (num rácio percentual de 80:20), tendo esta mistura sido preparada da forma descrita no Exemplo 1 e tendo ambas as partes um teor de humidade de 20%. Os referidos ingredientes foram misturados durante 5 minutos com 20 partes de xarope preparado da forma descrita no Exemplo 2 e tendo também sido misturadas 6 partes de damascos secos (com um teor de humidade de 8%) , 6 partes de maçãs secas (com um teor de humidade de 20%) , 5 partes de pedaços de amendoins (com um teor de humidade de 3%) , 5 partes de pedaços de amêndoas (com um teor de humidade de 3%) , 5 partes de peras secas (com um teor de humidade de 20%) , 3 partes de arroz estaladiço (com um teor de humidade de 2%) e, por último, uma quantidade de água suficiente para obter uma massa com um teor de humidade de 25%. A massa obtida foi deixada a levedar durante 15 minutos e, em seguida, foi enviada para o passo de enformação através do qual se obtiveram pequenos blocos que foram depois sujeitos a secagem a uma temperatura de 180° C durante um período de 10 minutos, de maneira a obter os biscoitos acabados. Estes últimos tinham um teor de humidade de 4% e continham 37,6% de flocos de trigo, 9,4% de flocos de cevada, 17,3% de xarope, 6,5% de damascos secos, 5,6% de maçãs secas, 5,7% de pedaços de amendoins, 5,7% de pedaços de amêndoas, 4,7% de peras secas e 3,5% de arroz estaladiço, em percentagem relativamente ao peso. ll
Lisboa, 0 5 ABR. 2001
Dr? MARTA BOBÒNE
Agente OfíciaJ ds Propriedade Industrial Ruo Almeida o Sousa, 43 - Ϊ 350 US80A 12

Claims (13)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. - Um biscoito que inclui entre 36 e 91% de flocos de cereais e entre 7 e 28% de um aglutinante à base de açúcar, por percentagem de peso com base no peso total do biscoito, estando o referido biscoito isento da adição de quaisquer gorduras e sendo caracterizado pelo facto de também conter até 40% de pedaços de frutas ou de vegetais, por percentagem de peso com base no peso total do biscoito, e tendo um teor de humidade de entre 2 e 30% e até 23,5% de cereais extrudidos, expandidos ou tufados com um teor de humidade de entre 2 e 7%.
  2. 2. - Um biscoito, de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o aglutinante ser seleccionado a partir do grupo que é composto por soluções constituídas por sacarídeos comestíveis (monossacarídeos, dissacarídeos, trissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos) como, por exemplo, a glicose, a frutose, a maltose, a sacarose, os xaropes, o mel, os melaços, as compotas, o extracto de malte e as misturas que contêm estes ingredientes.
  3. 3. - Um biscoito, de acordo com a Reivindicação 2, caracterizado pelo facto de os flocos de cereais serem seleccionados a partir do grupo que é composto por trigo, milho, cevada, aveia, arroz, milho painço e trigo americano.
  4. 4. - Um biscoito, de acordo com a Reivindicação 2, caracterizado pelo facto de o aglutinante ser composto por mel.
  5. 5, - Um biscoito, de acordo com a Reivindicação 2, caracterizado pelo facto de os frutos ou vegetais serem seleccionados a partir do grupo que é composto por maçãs, peras, ameixas, damascos, uvas, pêssegos, cerejas, bananas, coco, cenouras, avelãs, amêndoas, nozes, amendoins, sementes de sésamo e linhaça.
  6. 6. - Um biscoito, de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado pelo facto de os cereais extrudidos, expandidos ou tufados se basearem numa mistura de um ou mais cereais seleccionados a partir do grupo que é composto por trigo, milho, cevada, aveia e arroz. 1
  7. 7. - Um biscoito, de acordo com qualquer das Reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo facto de estar isento de quaisquer aditivos alimentares.
  8. 8. - Um método para a produção de um biscoito, de acordo com qualquer das Reivindicações 1 a 7, que inclui os passos sucessivos apresentados em seguida: humedecer uma mistura de cereais moídos ou de grãos de cereais granulados ou inteiros e efectuar o cozimento da mistura de maneira a obter um produto que tenha um teor de humidade de 14 a 25%; reduzir a flocos o produto obtido, tendo estes também um teor de humidade de 14 a 25%; misturar imediatamente os flocos, após a sua formação, com um aglutinante à base de açúcar e, possivelmente, com água, de maneira a obter uma massa que tenha um teor de humidade de entre 15 e 30%; conferir à massa obtida a forma de biscoitos, através de compressão; secar os biscoitos obtidos até que atinjam um teor de humidade de 2 a 5%.
  9. 9. - Um método, de acordo com a Reivindicação 8, caracterizado pelo facto de o aglutinante â base de açúcar ser seleccionado a partir do grupo que é composto por soluções constituídas por sacarídeos comestíveis (monossacarídeos, dissacarídeos, trissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos) como, por exemplo, a glicose, a frutose, a maltose, a sacarose, os xaropes, o mel, os melaços, as compotas e o extracto de malte, que poderão ser misturados entre si e utilizados em quantidades que poderão variar entre 8 e 28%, por percentagem de peso com base no peso total da massa.
  10. 10. - Um método, de acordo com a Reivindicação 9, caracterizado pelo facto de o aglutinante seleccionado ser composto por mel.
  11. 11. - Um método, de acordo com a Reivindicação 10, caracterizado pelo facto de incluir um passo em que a massa resultante da mistura dos ingredientes é deixada a levedar durante um período de 5 a 45 minutos, antes de ser transferida para o passo de enformação.
  12. 12. - Um método, de acordo com qualquer das Reivindicações 8 a 11, caracterizado pelo facto de, durante 2 o passo de mistura, incluir a adição de pedaços de frutos ou de vegetais que tenham um teor de humidade de entre 2 e 30%, fi/on a adição de cereais extrudidos, expandidos ou tufados que tenham um teor de humidade de entre 2 e 7%.
  13. 13. - Um biscoito conf eccionado à base de cereais que é obtido através do método descrito de acordo com qualquer das Reivindicações 8 a 12. Lisboa, 0 5 A8R. 2881
    Dr? MARTA BOBONE Agente Oficial da Propriedade Industrial Rua Almeida & Sousa. A3 - 1350 LISBOA 3
PT95201663T 1994-11-03 1995-06-20 Biscoito confeccionado a base de flocos de cereais e metedo para a sua producao PT710448E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ITMI942232A IT1271053B (it) 1994-11-03 1994-11-03 Biscotto a base di fiocchi di cereali e metodo per la sua produzione.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT710448E true PT710448E (pt) 2001-07-31

Family

ID=11369800

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95201663T PT710448E (pt) 1994-11-03 1995-06-20 Biscoito confeccionado a base de flocos de cereais e metedo para a sua producao

Country Status (18)

Country Link
EP (1) EP0710448B1 (pt)
JP (1) JPH08173014A (pt)
CN (1) CN1088567C (pt)
AT (1) ATE200185T1 (pt)
AU (1) AU2327195A (pt)
BR (1) BR9504203A (pt)
CA (1) CA2152832A1 (pt)
DE (1) DE69520542T2 (pt)
DK (1) DK0710448T3 (pt)
ES (1) ES2158036T3 (pt)
GR (1) GR3036080T3 (pt)
IT (1) IT1271053B (pt)
PE (1) PE40796A1 (pt)
PL (1) PL179958B1 (pt)
PT (1) PT710448E (pt)
SI (1) SI0710448T1 (pt)
TR (1) TR199501360A2 (pt)
ZA (1) ZA955506B (pt)

Families Citing this family (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP3046799B2 (ja) * 1998-06-25 2000-05-29 久美 佐藤 焼菓子、パン、および焼菓子の製法、並びにパン生地用組成物
GB0022719D0 (en) * 2000-09-15 2000-11-01 Mars Uk Ltd Food product
DE60202664T2 (de) * 2002-04-23 2006-04-06 Société des Produits Nestlé S.A. Biskuitmasse welche extrudierbar ist bei negativen Temperaturen, Herstellungsverfahren der Biskuitmasse und Verwendung der Biskuitmasse in Komposit-Eiskonfekte
JP4783550B2 (ja) * 2003-12-25 2011-09-28 日本製粉株式会社 大腸ガン抑制剤及びそれを含む食品
JP2006027716A (ja) * 2004-07-21 2006-02-02 Sayuri Satou 食品原材料等表示媒体
US20070042077A1 (en) * 2005-08-17 2007-02-22 Cargill, Incorporated Deer attractant
US7829128B2 (en) * 2006-06-30 2010-11-09 Kraft Foods Global Brands Llc Production of whole grain-containing composite food products
CN101579083B (zh) * 2009-06-11 2013-04-17 陈义 一种采用冷冻方法制成自然松脆的饼干及其制备工艺
CA2697758A1 (en) * 2010-03-24 2011-09-24 Normerica Inc. Food composition comprising germinated seeds or grains
US8926308B2 (en) 2010-04-21 2015-01-06 Intercontinental Great Brands Llc Dough extruders and methods
DE102010035105A1 (de) * 2010-08-23 2012-02-23 Bahlsen Gmbh & Co. Kg Imbissprodukt und Verfahren zu dessen Herstellung
EP2629632B1 (en) * 2010-10-22 2018-03-14 Piermarco Piatti Formulation comprising arginine, use and preparation thereof
JP5114604B1 (ja) * 2012-06-26 2013-01-09 株式会社ちぼり 煎餅様焼き菓子の製造方法
RU2547461C1 (ru) * 2013-12-06 2015-04-10 Общество с ограниченной ответственностью "Питание" Способ производства бисквитного полуфабриката
CN104886216A (zh) * 2015-06-30 2015-09-09 贵州黄平靓鸥桑综合开发有限公司 一种低糖饼干
CN107660577A (zh) * 2016-07-28 2018-02-06 中央军委后勤保障部军需装备研究所 一种应急压缩食品及其制备方法
RU2704994C1 (ru) * 2019-02-21 2019-11-01 Федеральное государственное бюджетное образовательное учреждение высшего образования "Оренбургский государственный университет" Способ получения зерновых хлебцев
CN109770032A (zh) * 2019-02-28 2019-05-21 西藏自治区农牧科学院农业研究所 一种藜麦米花糖及其制作方法

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3733206A (en) 1970-07-13 1973-05-15 Nat Biscuit Co Continuous process for the manufacture of cereal food products
US5275830A (en) * 1992-06-19 1994-01-04 The Quaker Oats Company Reduced-fat, ready-to-eat food item
US5413805A (en) * 1992-08-31 1995-05-09 Kraft Foods, Inc. Low or no fat granola cereal mix and process
US5360619B1 (en) * 1993-10-01 2000-02-22 Peterson Alexander Inc Cereal food ingredients from waxy barley

Also Published As

Publication number Publication date
IT1271053B (it) 1997-05-26
AU2327195A (en) 1996-05-09
CN1122202A (zh) 1996-05-15
PL179958B1 (pl) 2000-11-30
DE69520542D1 (de) 2001-05-10
TR199501360A2 (tr) 1996-06-21
ATE200185T1 (de) 2001-04-15
PL309524A1 (en) 1996-05-13
ITMI942232A1 (it) 1996-05-03
ITMI942232A0 (it) 1994-11-03
JPH08173014A (ja) 1996-07-09
EP0710448A1 (en) 1996-05-08
CA2152832A1 (en) 1996-05-04
ES2158036T3 (es) 2001-09-01
BR9504203A (pt) 1997-04-01
DE69520542T2 (de) 2001-08-23
GR3036080T3 (en) 2001-09-28
PE40796A1 (es) 1996-10-02
ZA955506B (en) 1996-02-13
SI0710448T1 (en) 2001-06-30
DK0710448T3 (da) 2001-06-18
CN1088567C (zh) 2002-08-07
EP0710448B1 (en) 2001-04-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT710448E (pt) Biscoito confeccionado a base de flocos de cereais e metedo para a sua producao
CN104244723B (zh) 非烘焙格兰诺拉麦片产品和制备的方法
CN105050425B (zh) 松脆格兰诺拉麦片块及其制得的产品
EP1143811B1 (en) Food particulate
JP4201281B2 (ja) 焼菓子
US20090022867A1 (en) Potato stick candy and process for producing the same
KR101687824B1 (ko) 흰찰쌀보리를 이용한 에너지바의 제조방법
CN103621598B (zh) 一种菊苣椒盐月饼
RU2456808C2 (ru) Жировая начинка или паста на основе плодов
US3162535A (en) Preparation of directly consumable food ration wheat products
JP2023144050A (ja) パンケーキおよびパンケーキプレミックス
JP4655071B2 (ja) クリスピーな食感を有するソフトな焼き菓子
KR100560176B1 (ko) 시리얼 바의 제조 방법 및 이에 의해 제조된 시리얼 바
KR101944314B1 (ko) 쌀가루를 이용한 과실 와플 및 이의 제조방법
RU2493719C2 (ru) Способ производства кондитерских изделий
Akesowan et al. Quality and sensory profile evaluation of gluten-free sapodilla-wild almond seed bar with stevia as partial sugar substitution
RU2653880C1 (ru) Десертный продукт
RU2755477C1 (ru) Способ изготовления кондитерских изделий
RU2760707C1 (ru) Способ изготовления фруктовой пастилы
RU2757602C1 (ru) Способ изготовления глазированных конфет из орехосодержащей массы с добавлением марципана
RU2728962C1 (ru) Способ изготовления кондитерских изделий
JP7067999B2 (ja) グラノラバー及びその製造方法
JP3043180B2 (ja) 成形食品
JP2021185892A (ja) 菓子、複合菓子、及び菓子の製造方法
Pedcharat et al. Development of food from children made of broken milled rice for wheat allergy