PT2396098E - Filtro-prensa de acção combinada - Google Patents

Filtro-prensa de acção combinada Download PDF

Info

Publication number
PT2396098E
PT2396098E PT107117293T PT10711729T PT2396098E PT 2396098 E PT2396098 E PT 2396098E PT 107117293 T PT107117293 T PT 107117293T PT 10711729 T PT10711729 T PT 10711729T PT 2396098 E PT2396098 E PT 2396098E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
filter
press
pads
movable
headpiece
Prior art date
Application number
PT107117293T
Other languages
English (en)
Original Assignee
Tenova Spa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Tenova Spa filed Critical Tenova Spa
Publication of PT2396098E publication Critical patent/PT2396098E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D25/00Filters formed by clamping together several filtering elements or parts of such elements
    • B01D25/12Filter presses, i.e. of the plate or plate and frame type
    • B01D25/164Chamber-plate presses, i.e. the sides of the filtering elements being clamped between two successive filtering plates
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D25/00Filters formed by clamping together several filtering elements or parts of such elements
    • B01D25/12Filter presses, i.e. of the plate or plate and frame type
    • B01D25/19Clamping means for closing the filter press, e.g. hydraulic jacks
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C02TREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02FTREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02F11/00Treatment of sludge; Devices therefor
    • C02F11/12Treatment of sludge; Devices therefor by de-watering, drying or thickening
    • C02F11/121Treatment of sludge; Devices therefor by de-watering, drying or thickening by mechanical de-watering

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Filtration Of Liquid (AREA)
  • Presses And Accessory Devices Thereof (AREA)
  • Press Drives And Press Lines (AREA)
  • Filtering Materials (AREA)
  • Oscillators With Electromechanical Resonators (AREA)
  • Lubrication Details And Ventilation Of Internal Combustion Engines (AREA)
  • Fats And Perfumes (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
Filtro-prensa de acção combinada 0 presente invento diz respeito a um filtro-prensa de acção combinada. Mais em particular, o invento diz respeito a um filtro-prensa para a desidratação de lamas, isto é um dispositivo para desidratar lamas (líquidos que contêm sólidos suspensos) por meio da sua filtração através das paredes de filtração de uma pluralidade de câmaras a seguir à redução de volume das mesmas câmaras obtido por meio de prensagem.
Sabe-se que um filtro-prensa é constituído por uma pluralidade de placas e telas alternadas que, aderindo entre si, formam câmaras dentro das quais a lama é bombeada a alta pressão. A seguir à prensagem, a fase sólida da lama é retida nos interstícios entre as placas e as estruturas, formando um painel de lama desidratada (permeato) e a fase líquida saí do filtro-prensa, com um teor de sólidos suspensos (filtrado) baixo. A subsequente recuperação da fase solida é obtida por abertura do filtro-prensa, quando os interstícios estão cheios com permeato.
De acordo com as soluções da arte anterior pertinente a este tipo de instalações, a pluralidade de placas filtrantes que constituem um filtro-prensa estão dispostas entre duas placas de fixação, uma estando imóvel e a outra sendo móvel. Todas as placas estão dispostas numa estrutura de suporte, constituída por dois varões longitudinais (substituídos por um varão superior apenas, nos dispositivos mais recentes) ligados nas suas extremidades por meio das suas peças de cabeça. Durante a filtração, as placas filtrantes estão bastante próximas umas das outras por meio da acção da placa de fixação 1 móvel. Após a filtração, o permeato pode ser removido das superfícies filtrantes colocadas nas placas filtrantes afastando a placa de fixação móvel e, desta forma, afastando as placas filtrantes para se ter um acesso fácil às superfícies filtrantes, por exemplo os pedidos de patente WO 2008/114303 e US 749140.
De acordo com a técnica anterior, além disso, a aproximação e aperto das placas filtrantes é feito por meio de um pistão, com a desvantagem de serem preciso, em simultâneo, um curso muito comprido (necessário para aproximar e afastar as placas) e uma elevada força de pressão.
Para resolver este problema, de acordo com o pedido internacional W02006/106463 propõe-se a aproximação de placas filtrantes por meio de uma placa móvel, deslocada por meio de um accionamento por correia compreendendo um motor eléctrico e uma correia sem-fim, que, após terminar a tarefa, é travada na posição por meio de parafusos, enquanto que o passo actual de pressão é atribuído a elementos insufláveis, chamados almofadas, colocados na placa móvel, cheios com fluido de pressão.
Além disso, para reduzir as forças de atrito em questão, as placas são proporcionadas com blocos deslizantes para movimentos nos varões.
Assim, de acordo com este documento da técnica anterior, a placa móvel só executa a aproximação das placas filtrantes, tarefa preparatória do passo de filtração, enquanto o verdadeiro passo de pressão é atribuído a elementos insufláveis, cheios com um fluido de pressão que executa o real esmagamento das placas. Em particular, a aproximação das placas filtrantes é feita por encosto da placa móvel até atingir a sua posição operacional e a travar numa tal posição por meio de 2 parafusos, proporcionados com pinos que entram dentro de furos de travamentos abertos na estrutura fixa do filtro-prensa. A solução de acordo com o pedido internacional WO2006/106463, na qual o travamento da placa móvel é feito com parafusos, apresenta o problema da posição de travamento ser fixa e, consequentemente, só ser possível usar o dispositivo com um número pré-definido de placas filtrantes. Como consequência, não só o dispositivo não pode ser usado com uma ou mais placas mais ou menos, dependendo de possíveis mudanças da quantidade de lamas a serem tratadas, mas também a possível fractura de uma das placas poderia implicar a impossibilidade de utilização do dispositivo, até que a placa danificada fosse reparada ou substituída. Além disso, a solução de acordo com o dito documento da técnica anterior implica a impossibilidade de se usar o dispositivo também quando é necessário efectuar-se a manutenção de uma única placa.
Além disso, os furos de alojamento para os pernos, tendo necessariamente a forma de uma ranhura, uma vez que o pacote filtrante pode ter uma dimensão diferente dependendo dos diferentes fabricantes, mas também para o mesmo fabricante variar de um lote de produção para outro, devido às tolerâncias de trabalho das placas, implica que, no caso das placas filtrantes serem mais finas, de forma a acomodar a folga devido às ranhuras, as almofadas têm de ser bastante insufladas, com a consequência da pressão máxima admissível ser menor, uma vez que está numa relação inversa com a abertura máxima.
Além disso, podem existir diferentes espessuras entre placas novas e usadas, uma vez que as telas novas têm uma espessura que diminui após as primeiras utilizações e nunca é compensada. Uma tal redução na espessura, em filtros-prensa com um grande número de placas filtrantes, pode atingir a dimensão 3 de vários centímetros após os primeiros dias de utilização. Também neste caso, esta folga pode ser compensada por insuflação das almofadas.
Finalmente, o sistema de aproximação e aperto preliminares por meio de travamento com parafusos não pode ser usado com os mais recentes filtros-prensa, em que os varões laterais são substituídas por um único varão superior.
Uma outra melhoria para a solução dos problemas relacionados com a aproximação e aperto é representada pela patente alemã N.DE 199 04 637 Cl, que diz respeito a um filtro-prensa em que a placa de fixação móvel encosta às placas filtrantes por meio de um actuador hidráulico sendo então travada na posição atingida por meio de um sistema de ancoragem permitindo um número definido de posições de travamento. A partir deste momento começa a verdadeira pressão, as placas sendo pressionadas por um elemento insuflável tendo a forma de um anel, disposto na placa móvel, no qual é usado, de preferência, o mesmo fluido usado para o actuador que executa a aproximação.
Mesmo que represente uma melhoria em relação à solução que proporciona apenas uma posição de travamento, não obstante, nem este sistema permite a obtenção de uma aproximação óptima das placas. De facto, logo que a aproximação das placas tenha terminado, é sempre necessário recuar a placa de suporte móvel até que atinja a primeira posição de travamento disponível, perdendo-se assim eficiência no passo de pressão subsequente.
Além disso, muitas vezes a lama a ser filtrada pode estar demasiado líquida para ser tratada com eficácia nos filtros-prensa, tendo como consequência ser necessário parar o filtro-prensa à espera de uma lama mais espessa. Neste caso, o aparelho pára automaticamente durante a filtração e começa de 4 novo após horas, ou mesmo dias. No caso de um posicionamento discreto da peça de cabeça móvel, esta paragem implica a necessidade de manter a almofada insuflada até ao novo arranque, mantendo o dispositivo em operação para controlar a pressão nas almofadas e tendo o compressor a trabalhar, para compensar as fugas de ar sempre presentes numa linha pneumática.
Além disso, dispondo as almofadas na placa móvel limita as suas dimensões laterais moveis às definidas pela distância entre as calhas laterais, entre as quais as almofadas têm de estar livres para deslizar. A limitação nas dimensões das almofadas implica, como consequência, a limitação da pressão aplicável no passo de prensagem.
Tendo em vista o que foi referido acima, é evidente a necessidade de um filtro-prensa permitindo executar-se o passo de aproximação de placas sem qualquer limite, devido à necessidade de se adaptar a posição final da placa de fixação móvel como consequência de posições predefinidas, que não tomam em consideração a possibilidade de alteração do numero de placas filtrantes ou a espessura das telas das placas, e para usar elementos insufláveis cujas limitações não estão limitadas por considerações não ligadas rigidamente ao problema da prensagem.
Neste contexto, é apresentada a solução de acordo com o presente invento, com o objectivo de se proporcionar um filtro-prensa no qual seja sempre possível acomodar a folga entre placas e ser mesmo possível obter-se um determinado grau de compressão preliminar já durante o passo de aproximação das placas, implicando também uma simplificação dos componentes hidráulicos/pneumáticos, com poupança de dinheiro. 5
Estes e outros resultados são obtidos de acordo com o presente invento, proporcionando um filtro-prensa no qual o passo de aproximação da placa e a pré-compressão do pacote de filtros são atribuídos a um sistema constituído por parafusos sem-fim que, sendo actuados por motores, provocam o deslocamento da placa de fixação móvel, enquanto as almofadas hidráulicas ou pneumáticas, que têm a função de exercer a pressão de aperto real nas placas, estão dispostas na peça de cabeça fixa, em vez de na móvel. 0 objectivo do presente invento consiste, assim, em realizar um filtro-prensa permitindo ultrapassar os limites das soluções de acordo com a técnica anterior, e obtendo-se os resultados técnicos descritos previamente.
Outro objectivo do invento consiste no facto do dito filtro-prensa poder ser feito com custos substancialmente limitados, no que diz respeito, quer a custos de produção, quer a custos de gestão,
Por ultimo mas não menos importante, um objectivo do invento consiste em realizar um filtro-prensa que seja substancialmente simples, seguro e fiável.
Por isso, um objectivo especifico do presente invento é um filtro-prensa, compreendendo uma estrutura de suporte, constituída pelo menos por um varão ou guia longitudinal suportada nas suas extremidades opostas por uma peça de cabeça fixa num lado e por um pé no outro lado, uma peça de cabeça móvel suportada pela dita pelo menos uma guia, uma pluralidade de placas filtrantes dispostas lado a lado entre a dita peça de cabeça fixa e a dita peça de cabeça móvel, elementos ou almofadas pneumáticas para pressionar uma placa de compressão, em que a dita peça de cabeça móvel compreende furos cilíndricos roscados, montados em parafusos sem-fim cujas extremidades são 6 montadas de forma rotativa em suportes solidários com as guias respectivas.
De acordo com o presente invento, a dita estrutura de suporte é constituída por dois varões ou guias longitudinais laterais suportadas nas suas extremidades opostas por uma peça de cabeça fixa num lado e por um pé no outro lado, uma peça de cabeça móvel suportada pela dita guia, uma pluralidade de placas filtrantes dispostas lado a lado entre a dita peça de cabeça fixa e a dita peça de cabeça móvel, elementos ou almofadas pneumáticas servindo para pressionar e uma placa de compressão, a dita peça de cabeça móvel compreendendo dois braços, um de cada lado, que apresentam furos cilíndricos roscados respectivos, suportados por parafusos sem-fim respectivos cujas extremidades estão montadas de forma rotativa em suportes que são solidários com a dita estrutura de suporte
Em alternativa, sempre de acordo com o invento, a dita estrutura de suporte é constituída por um varão ou guia longitudinal superior suportada nas suas extremidades opostas por uma peça de cabeça fixa num lado e por um pé no outro lado, uma peça de cabeça móvel suportada pela dita guia, uma pluralidade de placas filtrantes dispostas lado a lado entre a dita peça de cabeça fixa e a dita peça de cabeça móvel, elementos ou almofadas pneumáticas servindo para pressionar e uma placa de compressão, a dita peça de cabeça móvel compreendendo, em cada canto, furos cilíndricos roscados, suportados por parafusos sem-fim respectivos cujas extremidades são montadas de forma rotativa em suportes que são solidários com a dita estrutura de suporte.
Em particular, de acordo com o invento, os ditos parafusos sem-fim são actuados por um motor. 7 de acordo com o invento,
De preferência, de acordo com o invento, as ditas almofadas e as ditas placas de compressão estão dispostas na dita peça de cabeça fixa, e podem ser dispostas antes ou depois da dita peça de cabeça fixa. É evidente a eficácia do filtro-prensa do presente invento, as vantagens sendo, em principio as seguintes: parafusos sem-fim, em relação a travamentos fixos de acordo com um número predefinido de posições, permitem um aperto correcto das placas, exigindo uma menor abertura das almofadas durante o passo de insuflação, com o consequente aumento da sua resistência a explosões e maior pressão de trabalho, e também um tempo de filtração menor e, por isso, uma maior produtividade; parafusos, comparados com travamentos fixos, permitem que o aparelho funcione mesmo que o número de placas filtrantes se altere; no caso de paragem devido à presença de uma lama que é demasiado líquida, o dispositivo pode ser interrompido e as almofadas podem ser esvaziadas sem perda de líquido entre as placas, interrompendo completamente a instalação e recomeçando quando uma lama mais grossa está disponível, com uma importante poupança de energia e maior segurança no caso de danos ou paragem da instalação; as almofadas, não estando limitadas pelos varões nas suas dimensões laterais, podem ser feitas com maiores dimensões com o consequente aumento de pressão no passo de prensagem; a posição das almofadas na peça de trabalho fixa, que está próxima do equipamento para a entrada do fluido de 8 insuflação, implica uma maior velocidade na insuflação e esvaziamento. 0 presente invento será descrito, para efeitos ilustrativos e não limitativos, de acordo com uma forma de realização preferida, com particular referencia às figuras dos desenhos anexos em que: - a figura 1 é uma vista em perspectiva de um filtro-prensa de acordo com uma primeira forma de realização do presente invento, num passo de prensagem, - a figura 2 é uma vista lateral d filtro-prensa da figura 1, no passo de prensagem, - a figura 3 é uma vista em perspectiva do filtro-prensa da figura 1, num passo de abertura, - a figura 4 é uma vista em perspectiva de um filtro-prensa de acordo com uma segunda forma de realização do presente invento, num passo de prensagem, - a figura 5 é uma vista em perspectiva de um filtro-prensa de acordo com uma terceira forma de realização do presente invento, no passo de prensagem, e - a figura 6 é uma vista em perspectiva de um filtro-prensa de acordo com uma quarta forma de realização do presente invento, num passo de prensagem.
Com referência às figuras 1-3, o filtro-prensa de acção combinada de acordo com o presente invento, identificado como um todo com o numero 10, é proporcionado com uma estrutura de suporte, constituído por dois varões ou guias longitudinais laterais 11 ligados nas suas extremidades por uma peça de cabeça 12 e um pé 13, nas guias 11 assentando uma pluralidade 9 de placas filtrantes 14 colocadas lado a lado entre a dita peça de cabeça fixa 12 e uma peça de cabeça móvel 15, constituindo as placas de fixação.
Nos seus lados, as placas filtrantes 14 são proporcionadas com hastes de suporte cilíndricas 16 assentando simplesmente nas guias 11 com redução de atrito. A peça de cabeça móvel 15 assenta, por seu lado, nas guias 11, por meio de hastes de suporte cilíndricas 17 com as quais é proporcionada, mas é também proporcionada com um braço 18 em cada lado tendo um furo cilíndrico roscado, engatado num parafuso sem-fim 18 solidário com a guia respectiva 11.
No lado da peça de cabeça fixa 12 o f iltro-prensa é proporcionado com almofadas 20 e uma placa de prensagem 21. Na forma de realização ilustrada com referência às figuras 1-3, as almofadas 20 são colocadas por trás da peça de cabeça fixa 12, mas podem também ser colocadas antes desta, tal como está ilustrado com referência à figura 4. O filtro-prensa 10 de acordo com o presente invento explora a acção combinada dos parafusos 19, accionados para rotação por meio de moto-redutores correspondentes 22 e de almofadas 20 (que podem ser insufladas com qualquer fluido) para comprimir as placas filtrantes 14 entre a peça de cabeça móvel 15 e a peça de cabeça fixa 12, actuando na placa de prensagem 21. O funcionamento do filtro-prensa é o seguinte: da posição ilustrada na figura 3, em que as placas filtrantes 14 estão abertas a seguir à limpeza que completou um ciclo de filtração prévio, os moto-redutores 22 accionam os parafusos 19, deslocando a peça de cabeça móvel 15 em direcção à peça de cabeça fixa 12, e aproximando as placas filtrantes 14 e almofadas 20 umas das outras. Quando se atinge a aproximação 10 máxima, ou primeiro esmagamento das placas filtrantes 14 e almofadas 20, assumindo a folga do posicionamento e da primeira compressão, os moto-redutores 22 param, o liquido a ser filtrado é bombeado na união de tubos 23 ilustrada com referência à figura 2, e nas almofadas 20 é insuflado ar comprimido (ou outro fluido) a média pressão. Isto implica uma segunda força de esmagamento, superior à devida previamente aos parafusos 19, assumindo a folga entre placas filtrantes 14, subsequentemente, as almofadas 20 são esvaziadas e, ao mesmo tempo, os parafusos 19 são deslocados, deslocando ainda mais a placa móvel 15 para acomodar a folga proveniente do compactação devido ao segundo esmagamento.
Quando as placas filtrantes 14 e almofadas 20, pressionadas pela placa móvel 15, chegam de novo à placa fixa 12, esmagadas pela placa de prensagem 21, os moto-redutores 22 param e o ar comprimido (ou outro fluido) é gradualmente introduzido até à pressão máxima das almofadas 20. Ao mesmo tempo, o liquido a ser filtrado é bombeado para a sedimentação 23, ilustrada na figura 2, começando no passo de filtração. O objectivo destes dois esmagamentos é o de assumir a folga entre as placas filtrantes 14, a placa de prensagem 21, as placas fixa 12 e móvel 15, e para proporcionar a maior primeira compressão possível às placas filtrantes 14, e para permitir às almofadas 20, subsequentemente após a sua insuflação, apenas a expansão mínima devida exclusivamente à restante compressão devido à elasticidade de alguns materiais. O passo subsequente, após completar o passo de prensagem, é o esvaziamento das almofadas 20 que, sendo as próprias almofadas próximas de dispositivos pneumáticos ou hidráulicos, também dispostos na peça de cabeça fixa 12, ou de alguma forma perto dela, será muito rápido. Ao mesmo tempo, a placa de 11 prensagem 21 é destravada e os parafusos 19 actuados, afastando as placas 14 até que atinjam a posição ilustrada na figura 3, permitindo a remoção de permeato acumulado nas placas filtrantes 14, agora abertas. A figura 4 ilustra um filtro-prensa do mesmo tipo que o ilustrado nas figuras 1-3, mas em que as almofadas 20 e a placa de prensagem 21 estão dispostas antes da peça de cabeça fixa 12 . A figura 5 ilustra um filtro-prensa em que a aproximação se faz com um pistão hidráulico, mas apresentando uma solução optimizado do passo de compressão em relação às soluções da técnica anterior, devido ao facto das almofadas, colocadas no lado da peça de cabeça fixa 2 mais do que na peça móvel 15, não terem as limitações dimensionais devido à estrutura de suporte das placas filtrantes.
Finalmente, a figura 6 ilustra um filtro-prensa 60 com uma calha superior 61. Neste caso, a estrutura de suporte é constituída pela calha superior 61 suportando uma pluralidade de placas filtrantes 64 dispostas lado a lado entre uma peça de cabeça fixa 62 e uma peça de cabeça móvel 65 representando as placas de fixação. A peça de cabeça móvel 65 está pendurada, por seu lado, na calha superior 61 e é proporcionada, em cada canto 68, com um furo cilíndrico roscado, engatado com um parafuso sem-fim 69. Os quatro parafusos sem-fim 69 são feitos rodar pelos moto-redutores correspondentes 72. O filtro-prensa de acção combinada de acordo com o presente invento apresenta uma série de vantagens quando comparado com a técnica anterior, que será explicada com referência à forma de realização das figuras 1-3, masque 12 estão também presentes na forma de realização das figuras subsequentes.
Em primeiro lugar, a combinação da acção das almofadas 20 e parafusos 19 permite um aperto muito forte das placas filtrantes 14, esmagando-as contra a peça de cabeça 21. A vantagem subsequente é uma abertura mínima das almofadas 20 durante o passo de insuflação, com o aumento subsequente da sua resistência à explosão e maior pressão de trabalho, e um tempo inferior de insuflação e, assim, uma maior produtividade.
Em comparação com as soluções proporcionando posições de travamento fixas na peça de cabeça móvel, a utilização do parafuso 19 torna o dispositivo expansível ou redimensionável, permitindo a possibilidade de se acrescentarem ou removerem muito rapidamente placas filtrantes 14, dependendo de qualquer necessidade de trabalho possível e sem qualquer necessidade de modificar a estrutura dos dispositivos, e sem necessidade de os parar.
Além disso, a combinação da acção de compressão exercida pelas almofadas 20 e parafusos 19 é a de obtenção, na presença de variações da espessura das placas filtrantes 14, ou mesmo apenas devido à suas telas, quando se substituem devido a fractura ou necessidades de alterações no processo de produção, uma possibilidade completa e automática de adaptação, mesmo com alterações de muitos cilindros.
No que diz respeito à posição das almofadas 20, estando elas na peça de cabeça fixa 12, mais do que na peça de cabeça móvel 15, é possível produzir-se almofadas maiores, com o consequente aumento da pressão no passo de prensagem.
Além disso, a posição das almofadas 20 na peça de cabeça fixa 12, seja externa (figuras 1-3) ou interna (figura 4), mas de qualquer forma próxima do equipamento para a entrada do 13 fluido de insuflação, implica uma maior velocidade durante a operação de insuflação e esvaziamento, com uma diminuição do tempo de trabalho. A posição das almofadas 20 e do equipamento hidráulico, eléctrico e pneumático na peça de cabeça fixa 12 permite um melhor controlo e manutenção por parte do operador, uma vez que este pode trabalhar com total segurança, afastado de qualquer componente em movimento, em particular quando as almofadas estão colocadas no exterior da peça de cabeça fixa 12.
Outra vantagem decorrente do deslocamento das almofadas 20 da placa móvel 15 para a placa fixa 12 e da utilização de parafusos 19 para a prensagem é o facto de haver a possibilidade de se dispor o motor eléctrico 22, e todo o equipamento eléctrico, hidráulico ou pneumático, afastado das placas filtrantes e fora da área de descarga das lamas, que, devido às características deste tipo de dispositivos, é muito suja e não é compatível com equipamento complexo.
Outra vantagem, não menos importante, e que será acrescentada à referida acima, é a possibilidade de se usar um sistema de aproximação e aperto preliminares obtido com os parafusos também nos filtros-prensa mais recentes, em que os varões laterais são substituídas por um único varão superior. O presente invento foi descrito com objectivos ilustrativos, não limitativos, de acordo com as suas forma de realização preferidas, mas deve entender-se que podem ser feitas variações e modificações por quem tem competência na técnica, sem que se afastem do âmbito de protecção, tal como está definido pelas reivindicações anexas.
Lisboa, 12 de Abril de 2013. 14

Claims (7)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Filtro-prensa (10, 60) compreendendo uma estrutura de suporte, constituída pelo menos por um varão ou guia longitudinal (11, 61) suportada nas suas extremidades opostas por uma peça de cabeça fixa (12, 62) num lado e por um pé (13, 63) no outro lado, uma peça de cabeça móvel (15, 65) suportada pela dita pelo menos uma guia (11, 61), uma pluralidade de placas filtrantes (14, 64) dispostas lado a lado entre a dita peça de cabeça fixa (12, 62) e a dita peça de cabeça móvel (15, 65), elementos ou almofadas pneumáticas (20, 70) para pressionar uma placa de compressão (21, 71), caracterizado por a dita peça de cabeça móvel (15, 65) compreender furos cilíndricos roscados, montados em parafusos sem-fim (19, 69) cujas extremidades são montadas de forma rotativa em suportes solidários com as guias respectivas (11, 61).
  2. 2. Filtro-prensa (10, 60) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a dita estrutura de suporte ser constituída por dois varões ou guias longitudinais laterais (11) suportadas nas suas extremidades opostas por uma peça de cabeça fixa (12) num lado e por um pé (13) no outro lado, uma peça de cabeça móvel (15) suportada pela dita guia (11), uma pluralidade de placas filtrantes (14) dispostas lado a lado entre a dita peça de cabeça fixa (12) e a dita peça de cabeça móvel (15), elementos ou almofadas pneumáticas (20) servindo para pressionar e uma placa de compressão (21), a dita peça de cabeça móvel (15) compreendendo dois braços (18), um de cada lado, que apresentam furos cilíndricos roscados respectivos, 1 suportados por parafusos sem-fim respectivos (19) cujas extremidades estão montadas de forma rotativa em suportes que são solidários com a dita estrutura de suporte.
  3. 3. Filtro-prensa (10, 60) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a dita estrutura de suporte ser constituída por um varão ou guia longitudinal superior (61) suportada nas suas extremidades opostas por uma peça de cabeça fixa (62) num lado e por um pé (63) no outro lado, uma peça de cabeça móvel (65) suportada pela dita guia (61) , uma pluralidade de placas filtrantes (64) dispostas lado a lado entre a dita peça de cabeça fixa (62) e a dita peça de cabeça móvel (65), elementos ou almofadas pneumáticas (70) servindo para pressionar e uma placa de compressão (71), a dita peça de cabeça móvel (65) compreendendo, em cada canto, furos cilíndricos roscados, suportados por parafusos sem-fim respectivos (69) cujas extremidades são montadas de forma rotativa em suportes que são solidários com a dita estrutura de suporte.
  4. 4. Filtro-prensa (10, 60) de acordo com qualquer uma das reivindicações, caracterizados por os ditos parafusos sem-fim (19, 69) serem actuados por um motor (22, 72).
  5. 5. Filtro-prensa (10, 60) de acordo com qualquer uma das reivindicações, caracterizado por as ditas almofadas (20, 70) e a dita placa de compressão (21, 71) estarem dispostas na dita peça de cabeça fixa (12, 72).
  6. 6. Filtro-prensa (10, 60) de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por as ditas almofadas (20, 70) e dita placa de compressão (21, 71) poderem ser montadas na dita peça de cabeça fixa (12, 72). 2
  7. 7. Filtro-prensa (10, 60) de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por as ditas almofadas (20, 70) e a dita placa de compressão (21, 71) estarem dispostas antes da dita peça de cabeça fixa (12, 72) . Lisboa, 12 de Abril de 2013. 3
PT107117293T 2009-02-10 2010-02-10 Filtro-prensa de acção combinada PT2396098E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT000002A ITMS20090002A1 (it) 2009-02-10 2009-02-10 Filtropressa ad azione combinata

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2396098E true PT2396098E (pt) 2013-04-18

Family

ID=41066109

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT107117293T PT2396098E (pt) 2009-02-10 2010-02-10 Filtro-prensa de acção combinada

Country Status (21)

Country Link
US (1) US8900450B2 (pt)
EP (1) EP2396098B1 (pt)
JP (1) JP5129395B2 (pt)
CN (1) CN102307637B (pt)
AP (1) AP2011005846A0 (pt)
AU (1) AU2010213388B2 (pt)
BR (1) BRPI1008329B1 (pt)
CA (1) CA2751847C (pt)
CL (1) CL2011001907A1 (pt)
DK (1) DK2396098T3 (pt)
EA (1) EA017761B1 (pt)
EG (1) EG26467A (pt)
ES (1) ES2403230T3 (pt)
IT (1) ITMS20090002A1 (pt)
MX (1) MX2011008380A (pt)
NZ (1) NZ594637A (pt)
PE (1) PE20120681A1 (pt)
PL (1) PL2396098T3 (pt)
PT (1) PT2396098E (pt)
WO (1) WO2010092612A1 (pt)
ZA (1) ZA201106000B (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IT202000007498A1 (it) * 2020-04-08 2021-10-08 Italprogetti S P A Filtropressa con testate fisse

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP6027605B2 (ja) * 2011-04-27 2016-11-16 ジーイー・ヘルスケア・バイオサイエンス・アクチボラグ クロスフロー濾過カセットホルダ
DE202011050628U1 (de) * 2011-07-04 2011-08-19 Gölz GmbH Filterpresse
RU2524968C2 (ru) * 2013-02-19 2014-08-10 Геннадий Леонидович Багич Устройство очистки воды способом кристаллизации
RU2525494C2 (ru) * 2013-02-19 2014-08-20 Геннадий Леонидович Багич Бытовое устройство приготовления легкой воды
FR3002866B1 (fr) 2013-03-08 2018-02-02 Noe Jacquier Energie Dispositif et procede de desamiantage
EP3473319A1 (en) * 2017-10-18 2019-04-24 Metso Sweden Ab Filter plate assembly and method for separating the solid components from the liquid components of a slurry
CN109020141A (zh) * 2018-08-27 2018-12-18 深圳市纯水号水处理科技有限公司 一种海水淡化污泥处理用智能化压滤机
CN111410397B (zh) * 2020-04-27 2022-01-18 深圳华净环境科技有限公司 一种污泥处理装置

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US749140A (en) * 1904-01-05 Filter-press
US301795A (en) * 1884-07-08 Press
US2071891A (en) * 1933-11-20 1937-02-23 Meura Paul Filter
JPS4328772Y1 (pt) * 1964-12-17 1968-11-26
FI58723C (fi) * 1974-12-24 1981-04-10 Ishigaki Mech Ind Filterpress
JPS6024312U (ja) * 1983-07-26 1985-02-19 株式会社クボタ フイルタ−プレス
JPS6024311U (ja) * 1983-07-26 1985-02-19 株式会社クボタ フイルタ−プレス
JPH07124414A (ja) * 1993-06-16 1995-05-16 Kurita Mach Mfg Co Ltd フィルタプレスの濾板締付装置
JPH1043511A (ja) * 1996-07-31 1998-02-17 Miyamoto Riken Kogyo Kk 脱水分離処理装置
DE19904637C1 (de) * 1999-02-05 2000-03-09 Hoesch & Soehne Eberhard Filterpresse zur Trennung von Suspensionen
CN1135133C (zh) * 2001-03-30 2004-01-21 朱兴源 高效能全自动压滤机及压滤方法
US20080230461A1 (en) * 2005-04-04 2008-09-25 Horst Christian Schulte Filter Press with Novel Filter Pack Clamping Arrangement
ITMS20070006A1 (it) * 2007-03-19 2008-09-20 Stefano Tongiani Filtropressa idropneumatica

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IT202000007498A1 (it) * 2020-04-08 2021-10-08 Italprogetti S P A Filtropressa con testate fisse

Also Published As

Publication number Publication date
ES2403230T3 (es) 2013-05-16
JP5129395B2 (ja) 2013-01-30
CA2751847A1 (en) 2010-08-19
AP2011005846A0 (en) 2011-08-31
CL2011001907A1 (es) 2012-04-13
MX2011008380A (es) 2011-11-01
NZ594637A (en) 2013-10-25
CN102307637A (zh) 2012-01-04
US20120048791A1 (en) 2012-03-01
AU2010213388B2 (en) 2014-10-02
EG26467A (en) 2013-11-14
WO2010092612A1 (en) 2010-08-19
EA017761B1 (ru) 2013-02-28
AU2010213388A1 (en) 2011-09-08
PE20120681A1 (es) 2012-06-15
JP2012517335A (ja) 2012-08-02
BRPI1008329B1 (pt) 2019-09-03
CA2751847C (en) 2017-03-21
EA201101198A1 (ru) 2012-01-30
PL2396098T3 (pl) 2013-07-31
DK2396098T3 (da) 2013-04-22
US8900450B2 (en) 2014-12-02
BRPI1008329A2 (pt) 2016-02-23
EP2396098B1 (en) 2013-01-16
ITMS20090002A1 (it) 2010-08-11
EP2396098A1 (en) 2011-12-21
CN102307637B (zh) 2014-08-06
ZA201106000B (en) 2012-10-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2396098E (pt) Filtro-prensa de acção combinada
CN220100649U (zh) 一种圈梁模板加固装置
CN108296199A (zh) 一种微电机壳的清洗装置
CN218557124U (zh) 一种可快速更换的机器人夹具
CN218328937U (zh) 一种真空耙式干燥机
CN216909885U (zh) 一种水处理膜组件超声波清洗装置
CN214212801U (zh) 压力管道焊接支持装置
JP5490047B2 (ja) フィルタプレス装置及びその運転方法
CN114536043A (zh) 一种用于铣床加工的夹具定位机构
CN207630875U (zh) 一种汽车维修轮胎更换装置
CN208178605U (zh) 悬挂式自动保压推瘤机构
CN219825133U (zh) 一种稳定型启闭机
CN217914163U (zh) 一种带有旋转功能的固定夹具
CN221145558U (zh) 一种方便回收的管道安装架
CN217654353U (zh) 一种电厂汽机疏水热量回收装置
CN221539168U (zh) 一种bmc注塑模具内腔打磨装置
CN220426773U (zh) 一种五金模架
CN218106977U (zh) 一种智能陶瓷过滤机
CN118188659B (zh) 一种用于高效清洗机的高压大流量液压元件
CN218927562U (zh) 大型泵体转子拆卸治具
CN210176309U (zh) 一种用于行车吊装彩钢板的吊装装置
CN218774603U (zh) 一种超滤化学清洗装置
CN212803552U (zh) 一种化工原料泵固定装置
CN209024097U (zh) 一种脱模用的行车
CN221626976U (zh) 一种水利护坡加强修复装置