PT2164757E - Instalação para o enchimento de caixas com divisórias transversais - Google Patents

Instalação para o enchimento de caixas com divisórias transversais Download PDF

Info

Publication number
PT2164757E
PT2164757E PT08826322T PT08826322T PT2164757E PT 2164757 E PT2164757 E PT 2164757E PT 08826322 T PT08826322 T PT 08826322T PT 08826322 T PT08826322 T PT 08826322T PT 2164757 E PT2164757 E PT 2164757E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cells
hoppers
products
bars
hopper
Prior art date
Application number
PT08826322T
Other languages
English (en)
Inventor
Eric Aux
Original Assignee
Sidel Participations
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sidel Participations filed Critical Sidel Participations
Publication of PT2164757E publication Critical patent/PT2164757E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65BMACHINES, APPARATUS OR DEVICES FOR, OR METHODS OF, PACKAGING ARTICLES OR MATERIALS; UNPACKING
    • B65B39/00Nozzles, funnels or guides for introducing articles or materials into containers or wrappers
    • B65B39/006Grids for introducing bottles into cases
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65BMACHINES, APPARATUS OR DEVICES FOR, OR METHODS OF, PACKAGING ARTICLES OR MATERIALS; UNPACKING
    • B65B21/00Packaging or unpacking of bottles
    • B65B21/02Packaging or unpacking of bottles in or from preformed containers, e.g. crates
    • B65B21/08Introducing or removing single bottles, or groups of bottles, e.g. for progressive filling or emptying of containers
    • B65B21/12Introducing or removing single bottles, or groups of bottles, e.g. for progressive filling or emptying of containers using grippers engaging bottles, e.g. bottle necks
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65BMACHINES, APPARATUS OR DEVICES FOR, OR METHODS OF, PACKAGING ARTICLES OR MATERIALS; UNPACKING
    • B65B21/00Packaging or unpacking of bottles
    • B65B21/02Packaging or unpacking of bottles in or from preformed containers, e.g. crates
    • B65B21/14Introducing or removing groups of bottles, for filling or emptying containers in one operation
    • B65B21/18Introducing or removing groups of bottles, for filling or emptying containers in one operation using grippers engaging bottles, e.g. bottle necks

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Container Filling Or Packaging Operations (AREA)
  • Wrapping Of Specific Fragile Articles (AREA)
  • Details Of Rigid Or Semi-Rigid Containers (AREA)

Description

ΡΕ2164757 - 1 -
DESCRIÇÃO
"INSTALAÇÃO PARA O ENCHIMENTO DE CAIXAS COM DIVISÓRIAS TRANSVERSAIS" A presente invenção refere-se a uma instalação para encher caixas com divisórias transversais e, nomeadamente, caixas destinadas a receber produtos cuja forma e apresentação obrigam a cuidados especiais, ver documento US-A-4883860.
As caixas com divisórias transversais são, principalmente, utilizadas para embalar produtos que necessitam de ser protegidos durante o transporte, em particular, a fim de limitar o risco de danos no seu aspecto e na sua decoraçao. 0 encaixotamento mecanizado é, normalmente, utilizado para colocar produtos e, em particular, garrafas, em caixas, incluindo caixas com divisórias transversais. A mecanização permite encaixotar um lote de garrafas com um número de garrafas que corresponde ao número de células da referida caixa a encher. 0 lote de garrafas é manipulado por uma cabeça de preensão que faz trajectos de ida e volta entre a estação de recolha e a estação de encaixotamento. - 2 - ΡΕ2164757
Durante esse trajecto, e devido às acelerações, as garrafas podem mover-se e acontece que, no momento da sua descida para as células, não ficam posicionadas no eixo da sua respectiva célula.
Neste caso, colidem com as divisórias e provocam incidentes que podem ter um impacto sobre uma boa parte do lote.
Para facilitar a introdução das garrafas nas células também se conhece a utilização, como descrito no documento FR 2506260, por exemplo, de um equipamento complementar constituído por guias, ou tremonhas, que encaminham as garrafas para as referidas células para reduzir o risco de interferência com as divisórias.
Excepto para as garrafas situadas na periferia do lote, a tremonha tem uma abertura cuja secção corresponde à das células e, para essas garrafas periféricas, a secção da abertura da tremonha é mais generosa, mas é limitada pelas aberturas adjacentes das tremonhas centrais. A tremonha propriamente dita forma uma cruzeta por cima das células; reduzindo, apenas parcialmente, os incidentes de introdução e outros incidentes, como, por exemplo, a deterioração da decoração na superfície das garrafas e, em particular, uma deterioração dos rótulos acabados de colar. - 3 - ΡΕ2164757
Além disso, para instalações multi-uso, susceptíveis de processar diferentes formatos de produtos, a manipulação do equipamento, constituído por tremonhas, é uma operação relativamente complexa, devido à sua localização que dificulta o acesso e também devido ao seu peso.
Além disso, a montante destes incidentes de introdução, as operações de preparação das qarrafas sob a forma de lote(s), antes da sua recolha pela cabeça de preensão, geram, também elas, outros incidentes decorrentes de múltiplos contactos e atritos entre as garrafas ou com acessórios, como guias.
Esses contactos e atritos podem ter um efeito devastador sobre a apresentação das garrafas, por exemplo, deteriorando o seu aspecto e/ou degradando os rótulos.
Consequentemente, a utilização da mecanização para o encaixotamento fica, assim, limitada a produtos básicos, de forma simples, e que, acima de tudo, não correm o risco de degradação dos rótulos, entre outros.
No caso de produtos relativamente delicados, tipo frascos, garrafas, com uma forma particular e de alto valor acrescentado, a operaçao de encaixotamento é, frequentemente, realizada manualmente; cada produto é cuidadosamente colocado por um operador numa célula da caixa. - 4 - ΡΕ2164757 A presente invenção propõe uma solução de mecanização que permite o encaixotamento destes produtos "preciosos", cuja manipulação requer uma atenção especial.
Propõe uma instalação que permite reduzir à sua expressão mais simples o número de manipulações dos produtos entre a sua preparação (enchimento e etiquetagem) e a paletização das caixas cheias com estes produtos. A instalação de encaixotamento de acordo com a invenção pode eliminar muitas das causas de deterioração dos produtos ao limitar os contactos e atritos destrutivos; propõe uma mecanização suave, relativamente "macia", bem adequada a este tipo de produtos delicados, com alto valor acrescentado. A invenção assegura a introdução de uma fila de produtos nas suas respectivas células aceitando que estes produtos apresentam um elevado desvio, quando são conduzidos, pela cabeça de manipulação, por cima da fila das referidas células da caixa a encher.
Este desvio também pode ser provocado pelos próprios produtos e, em particular, no caso das garrafas, por uma acumulação de defeitos de forma, dadas as grandes tolerâncias no seu fabrico. A presente invenção permite aceitar um mau posicionamento dos produtos e, em particular, um - 5 - ΡΕ2164757 desalinhamento significativo numa direcção: a direcção que é perpendicular à fila dos referidos produtos; esta tolerância é relativamente grande em comparação com a dimensão da célula nesta direcção.
Em instalações que devem apresentar uma grande flexibilidade, a invenção também permite dispor de ferramentas mais fáceis de substituir; a sua localização torna-as mais acessíveis e o seu peso, modesto, permite uma manipulação mais fácil, sem a necessidade de utilizar equipamentos de elevação. 0 operador pode, ele próprio, armazenar as ferramentas num armazém perto do estabelecimento.
No caso de alguns produtos, de pequena dimensão, e para alguns acondicionamentos, de alta capacidade, é até possível aumentar o ritmo de encaixotamento, mantendo, ao mesmo tempo, as vantagens acima mencionadas. A invenção também propõe uma disposição das próprias tremonhas, permitindo essa disposição simplificar a montagem das guias, bem como a sua eventual substituição, em particular, as guias mais solicitadas, as que delimitam a grande abertura das referidas tremonhas. A instalação de acordo com a invenção refere-se, por conseguinte, ao encaixotamento de produtos delicados nas células de uma ou mais caixas com divisórias transversais; compreende, reunidos na mesma armação: - 6 - ΡΕ2164757 - pelo menos, um transportador para levar os produtos, em linha, até à estação de recolha e, pelo menos, um transportador para levar as caixas a encher até à estação de encaixotamento e para as evacuar, - uma cabeça de manipulação configurada para conduzir, pelo menos, um lote de produtos até à referida estação de recolha e para o transferir para a referida estação de encaixotamento para, pelo menos, uma fila de células da ou das caixas, - uma estrutura para encaminhar os produtos para a entrada das células, compreendendo essa estrutura, pelo menos, uma grelha que se estende longitudinalmente por cima do transportador das caixas, estando essa grelha dotada com várias tremonhas dispostas em linha(s) e cujo número corresponde ao número de células de cada fila da ou das caixas a encher e sendo a mesma móvel, por um lado, verticalmente, por cima das referidas caixas a encher, entre uma posição retraída, que permite a passagem das referidas caixas, e uma posição na qual as tremonhas se encontram numa posição activa para encaminhar cada produto na direcção da sua célula, e, por outro lado, transversalmente em relação ao sentido de deslocamento das referidas caixas para encher cada fila de células, umas a seguir às outras, tendo essas tremonhas uma abertura cuja secção de entrada é, aproximadamente, o dobro da secção das referidas células.
Ainda de acordo com a invenção, a estrutura de encaminhamento de produtos compreende um berço em forma de - 7 - ΡΕ2164757 U cujos dois braços paralelos suportam a ou as grelhas de tremonhas, sendo esse berço guiado verticalmente numa armação e manuseado através de meios adequados para posicionar as referidas tremonhas na posição activa ou inactiva em relação às células a encher, compreendendo cada um desses braços paralelos um carro que recebe uma extremidade da referida grelha, sendo esses carros guiados horizontalmente e podendo deslocar-se por cima da ou das caixas, pela acção de meios apropriados, para colocar as referidas tremonhas em correspondência com cada fila de células a encher.
De acordo com outra disposição da invenção, a instalação pode compreender carros configurados para acolher, pelo menos, duas grelhas de tremonhas, estando essas grelhas dispostas lado a lado para permitir, em cooperação com uma cabeça e uma chegada de produtos apropriados, o encaixotamento simultâneo de, pelo menos, duas filas de células, não adjacentes, da caixa.
Ainda de acordo com a invenção, cada carro compreende meios para acolher a ou as grelhas e esses meios são constituídos por pinos verticais nos quais as extremidades das referidas grelhas são enfiadas; sendo as referidas grelhas bloqueadas nesses pinos por meios complementares apropriados.
De acordo com outra disposição da invenção, a grelha de tremonhas é constituída por um par de barras - 8 - ΡΕ2164757 longitudinais e várias barras transversais das quais algumas são utilizadas para a montagem das referidas barras longitudinais, em que essas barras transversais e barras longitudinais determinam a forma e a secção das aberturas de passagem dos produtos nas referidas tremonhas, sendo essas aberturas delimitadas, ao nível das barras longitudinais, pelas paredes internas das referidas barras longitudinais e pelas referidas barras transversais e, abaixo do nível das referidas barras longitudinais, as referidas aberturas são prolongadas sob a forma de guias, sendo as referidas guias constituídas por lâminas flexíveis fabricadas em material termoplástico.
Ainda de acordo com a invenção, cada barra longitudinal da grelha é formada por um perfil constituído por uma chapa dobrada com: - uma superfície superior horizontal, - uma borda externa de rigidificação disposta em esquadria relativamente à referida superfície superior e - uma superfície interna que constitui a parede da parte superior de cada tremonha, compreendendo essa parede, ao nível de cada tremonha, pelo menos, um espigão que, quando dobrado para o interior do perfil, forma um tipo de grampo para permitir a fixação de diferentes laminas flexíveis, compreendendo essas lâminas flexíveis, por sua vez, uma configuração em forma de orifício alongado ao longo do seu comprimento e irao ficar imobilizadas, ao nível da sua extremidade superior ou talão, por bloqueio na dobra disposta em esquadria da barra longitudinal, entre a sua superfície superior e a sua borda externa. - 9 - ΡΕ2164757
De acordo com outra disposição da presente invenção, as barras transversais de montagem das barras longitudinais têm uma secção em forma de U invertido e acolhem a parte superior das lâminas flexíveis, em forma de diapasão, sendo as lâminas montadas por encaixe no referido U, por meio de uma cunha, que é mantida por parafusos interpostos entre as duas. A invenção será ainda mais detalhada na descrição que se segue em conjunto com os desenhos anexos, dados a titulo de exemplo e nos quais: - a figura 1 é uma vista em alçado esquemática da instalação, vista segundo a entrada dos produtos; a figura 2 representa uma caixa com divisórias transversais; - a figura 3 é uma vista em planta esquemática da instalação, sem a cabeça de manipulação dos produtos; - a figura 4 é uma vista parcial da instalação, que mostra o deslocamento transversal da grelha de tremonhas com a finalidade de colocar um segundo lote de garrafas na segunda fila de células da caixa; - a figura 5 mostra uma variante de realização da presente invenção para o encaixotamento simultâneo de duas filas de produtos utilizando várias grelhas de tremonhas e isto para o caso de caixas compreendendo uma pluralidade de filas de células; - a figura 6 é um corte da grelha e, em particular, um corte transversal da figura 3, segundo 6-6; -10- ΡΕ2164757 - a figura 7 é um corte da grelha e, em particular, um corte da figura 3, segundo 7-7, ao nivel de uma barra transversal que é utilizada para a montagem de duas barras longitudinais; - a figura 8 é um corte longitudinal parcial da grelha e, em particular, um corte da figura 7, segundo 8-8; - a figura 9 mostra a fixação de uma lâmina flexível numa barra longitudinal, por agrafagem e bloqueio. A instalação esquematizada nas figuras 1 e 3 permite realizar o encaixotamento de produtos (1), do tipo garrafas, em caixas (2) de tipo com divisórias transversais (3) , como a caixa representada na figura 2, no espaço ocupado pela máquina.
As divisórias transversais (3) delimitam células (4) nas quais se colocam os produtos (1) por deslizamento, ficando, assim, os produtos protegidos durante todo o tempo de transporte. A caixa representada na figura 2 é uma caixa do tipo "caixa americana" com abas (5).
Esta instalação esquematizada nas figuras 1 e 3 compreende uma armação (6) genérica na qual se encontram colocados: - o transportador (7) que transporta os produtos (1) acabados até à estação (11) de recolha, chegando os produtos em linha; um segundo transportador (7'), cuja função será explicada posteriormente, é representado a tracejado finos ao lado do transportador (7); -11- ΡΕ2164757 - o transportador (8), que transporta a ou as caixas (2) celulares a encher para a estação (12) de encaixotamento; - a cabeça (13) de manipulação que retira os produtos (1) da referida estação (11) de recolha e que os transfere para a referida estação (12) de encaixotamento; - a estrutura (14) de encaminhamento que compreende as tremonhas (15), sendo as tremonhas interpostas entre a referida cabeça (13) e as caixas (2) para posicionar os produtos (1), de forma precisa, na fila de células (4) apropriada das referidas caixas; - meios, sob a forma de autómato, não representado, para controlar e coordenar o conjunto dos movimentos dos componentes constitutivos da referida instalação.
Os produtos (1) chegam, por exemplo, directamente, da unidade de enchimento e preparação, não representada; estão dispostos em linha na parte inferior (16) do transportador (7), guiados entre guias (17) e avançam para a estação (11) de recolha até encontrarem um batente (18), cuja posição é ajustada para centrar o lote de produtos a encaixotar em relação à estação (12) de encaixotamento. A cabeça (13) de manipulação de produtos (1) compreende uma série de elementos (19) de preensão do tipo pinças ou, como representado nas figuras, do tipo ventosas, também denominados tulipas. -12- ΡΕ2164757
Estes elementos (19) de preensão estão dispostos ao longo de uma linha e podem, por meio de uma ferramenta (20) apropriada, serem afastados uns dos outros para ajustar a distância entre dois produtos (1) adjacente e adaptar esta distância ao esquema de repartição, antes de os introduzir nas células (4) das diferentes caixas (2) na estação (12) de encaixotamento. A cabeça (13) é móvel verticalmente, por um lado, para remover os produtos (1) da estação (11) de recolha e, por outro lado, para introduzi-los nas caixas (2) na estação (12) de encaixotamento. Ela desloca-se transversalmente em relação ao transportador (7) e ao transportador (8) para transferir os produtos (1) entre as duas estações (11) e (12). A operação de encaixotamento é executada fila a fila. Um lote de produtos (1) é recolhido na estação (11) de recolha; este lote apresenta-se sob a forma de uma fila de produtos (1) e, no exemplo da figura 3, este lote compreende três grupos de produtos (1); cada grupo compreende um certo número de produtos que corresponde ao número de células (4) de cada caixa (2) e o número de grupos corresponde ao número de caixas a encher, ou seja, três caixas, como representado na figura 3. O número de operação para encher as caixas (2) corresponde ao número de filas de células (4). As caixas (2) representadas nas figuras compreendem três filas de -13- ΡΕ2164757 células (4) e são preenchidas através da manipulaçao e transferência de três lotes de produtos (1).
Quando o número de filas é muito mais significativo, pode-se, como ilustrado na figura 5 e detalhado abaixo, executar um enchimento simultâneo de várias filas de células (4), que não são adjacentes.
Para realizar esta operação de encaixotamento, independentemente da forma de realização, os produtos são guiados para as células (4) através de tremonhas (15), com uma tremonha por produto (1) e por célula (4). 0 conjunto das tremonhas (15) forma, como é visível na figura 3, uma espécie de grelha (22) que se estende longitudinalmente ao longo do transportador (8). Esta grelha (22) e as tremonhas (15) serão descritas, em seguida, mais detalhadamente, em associação com as figuras 6-9 .
Estas tremonhas (15) permitem encaminhar os produtos (1) de forma correcta e, em particular, permitem corrigir, eficazmente, uma diferença relativamente grande entre a posição real dos referidos produtos (1) e a sua posição teórica, que deve ser centrada sobre o eixo da célula (4) de acolhimento.
Pelo facto de as tremonhas (15) estarem dispostas ao longo de uma única linha, a sua secção de entrada é configurada de modo a ser tão grande quanto possível. Esta -14- ΡΕ2164757 secção (15) de entrada das tremonhas é quase o dobro da secção das células (4) de cada caixa (2), como é visível abaixo, em particular na figura 6.
Na realização exemplificativa, a forma da secção (15) de entrada das tremonhas é rectangular. Esta forma está relacionada com a forma da célula de acolhimento; pode ser oval ou substancialmente oval, por exemplo. A dimensão desta entrada, na direcção longitudinal da grelha (22), corresponde à das células (4), mas a sua dimensão na direcção transversal é aproximadamente o dobro da das referidas células.
Além disso, para cada grupo de tremonhas (15), a secção de entrada das referidas tremonhas situadas nas extremidades dos referidos grupos é ainda maior, aproximadamente o triplo da secção da célula (4). A grelha (22) faz parte da estrutura (14) de encaminhamento discutida acima.
Esta estrutura (14) compreende um tipo de berço (23) que suporta a grelha (22); este berço (23) tem a forma de U com dois braços (24) que se estendem por cima do transportador (8). 0 berço (23) é móvel, verticalmente, guiado por calhas (25) integradas na armação (6) e dispostas lateralmente. -15- ΡΕ2164757
Um elemento motor (26), visível na figura 3, controla o movimento vertical do berço (23) por meio de correntes (27) sem-fim dispostas lateralmente e por um veio de transmissão, que está localizado na parte superior da armação (6). 0 berço (23) apresenta, ainda, a particularidade de poder ser totalmente retraído para permitir, nomeadamente, o acesso à estação (12) de encaixotamento. Por um lado, visível na figura 3, o berço (23) é suportado e articulado num eixo (28) vertical integrado com a armação (6); por outro lado, é suportado por uma placa (29) integrada na referida armação (6) e na qual pode ser bloqueado, estando a placa (29) integrada na parte móvel da outra calha (25). 0 deslocamento vertical do berço (23) é, pelo menos, igual a um valor que corresponde à soma da altura das abas (5) da caixa (2), se as houver, e a profundidade de penetração das tremonhas (15) nas células (4). A grelha (22) é accionada pelo berço (23) e também se move transversalmente em relação ao sentido de movimento das caixas (2) para servir cada fila de células (4) das referidas caixas (2).
Para este fim, cada braço (24) do berço (23) compreende um carro (30) para receber as extremidades da grelha (22). Estes carros (30), visíveis na figura 3, são guiados por meio de calhas (31) e são manobrados por meio -16- ΡΕ2164757 de um elemento motor (32) por meio de correntes (33) sem-fim. Cada uma destas correntes (33) é guiada por intermédio de um conjunto de rodas dentadas, em que uma das rodas (34') está localizada na extremidade de cada braço (24) e a outra roda (34) situa-se ao nível do fundo do U; as duas rodas (34) são motrizes, integradas num mesmo veio (35) que está ligado ao elemento motor (32), estendendo-se esse veio (35) entre os braços (24), guiado por estes últimos.
Na figura 1, as tremonhas (15) estão na posição retraída depois de terem contribuído para o posicionamento dos produtos (1) na primeira fila de células (4) das caixas (2); na figura 4, estas tremonhas (15) estão na posição activa de encaminhamento para guiar cada produto (1), conduzido pela cabeça (13), para a sua célula (4) respectiva da segunda fila.
No caso de uma caixa (2) que compreendesse um grande número de filas de células (4), o enchimento pode ser realizado de forma mais rápida utilizando várias grelhas (22) que encaminham os produtos para filas de células (4) não adjacentes.
Esta variante é representada na figura 5. A instalação compreende duas grelhas (22), que estão espaçadas entre si e que executam, cada uma e sucessivamente, o enchimento de três filas de células (4). -17- ΡΕ2164757
Estas grelhas (22) são montadas do mesmo modo em carros (30) e são móveis, accionadas pelas correntes (33), sendo essas correntes accionadas, como detalhado anteriormente, pelo elemento motor (32) e pelo veio (35) que se estende entre os dois braços (24).
No caso de utilização de duas grelhas (22), ou mais, a chegada dos produtos (1) pode ser feita em duas linhas com dois transportadores de alimentação: o transportador (7) e um transportador (7'), como representado a tracejado fino na figura 3.
Neste caso, a cabeça (13) de manipulação está, consequentemente, equipada com uma ferramenta (20') que compreende várias filas de tulipas (19), como representado na figura 5, tendo essas tulipas um espaçamento que pode ser ajustado transversalmente para, além disso, adaptar a sua disposição ao esquema de distribuição dos produtos (1) na ou nas caixas (2). A grelha (22) é constituída por duas barras (36) longitudinais e várias barras (37, 38) transversais que correspondem, por exemplo, à delimitação dos grupos de células (4) das diferentes caixas (2). Estas barras (37, 38) transversais também são utilizadas para a montagem das duas barras (36) longitudinais.
Como representado na figura 3, para além disso e em perspectiva, a grelha (22) é fixa aos carros (30) por -18- ΡΕ2164757 meio de simples pinos (39) verticais integrados nos referidos carros e que são bloqueados nos referidos carros (30) por meios adequados, do tipo cavilhas.
Esta montagem permite mudar facilmente o modelo de tremonha (15) no caso de instalações flexíveis susceptíveis de processar produtos (1) de diferentes formatos.
Além disso, a mudança da grelha (22) é grandemente facilitada pelo facto de o seu peso ser razoável e pela possibilidade de retracção do berço (23) que permite colocar a referida ou as referidas grelhas (22) ergonomicamente ao alcance do ou dos operadores que até podem utilizar pegas para as manipular. A figura 6 mostra um corte transversal da grelha (22) ao nível de uma tremonha (15). A dimensão da abertura da entrada E desta tremonha (15), na direcção transversal, é de, aproximadamente, o dobro da dimensão D da célula (4) formada pela divisória transversal (3). A entrada da tremonha (15) é delimitada por duas barras (36) longitudinais. Estas barras (36) longitudinais são moldadas em forma de perfis de secção em U a partir de uma chapa dobrada. Cada perfil compreende: - bordas (40) exteriores verticais que proporcionam uma determinada inércia, - uma superfície (41) superior horizontal e uma -19- ΡΕ2164757 parede (42) interna inclinada que forma o funil e, em particular, um lado da parte superior da tremonha (15). São estas duas paredes (42), dispostas frente a frente, que formam, com as barras (37, 38) transversais, a parte superior da tremonha (15) de introdução de produtos (1) nas células (4) da caixa.
As barras (38) transversais que formam a parede superior da tremonha (15) apresentam-se sob a forma de uma placa disposta verticalmente; esta placa é inserida nas aberturas (44) dispostas nas paredes (42) das barras (36) longitudinais e pode estender-se até às bordas (40) e ser utilizada na montagem das referidas barras (36) longitudinais por meio de pernos, não representados, do tipo porca prisioneiro. A parte inferior da tremonha (15) compreende guias em forma de lâminas flexíveis fabricadas em material termoplástico. Estas guias consistem em lâminas (45) que prolongam as paredes (42) e lâminas (46) que prolongam as paredes transversais constituídas por barras (37, 38) transversais.
As lâminas (45) apresentam-se sob a forma de tiras flexíveis fabricadas em material termoplástico e são bloqueadas, como representado na figura 9, às barras (36) longitudinais. -20- ΡΕ2164757
Para este fim, o rebordo inferior da parede (42) da barra (36) longitudinal compreende saliências (47) que, quando dobradas ao longo da superfície interna da referida parede (42), funcionam como grampos para as diferentes lâminas (45) .
Cada lâmina (45) compreende um orifício (48) de forma oblonga, o que permite enfiá-la na saliência (47) correspondente e fixar a referida lâmina (45) colocando a sua extremidade superior no ângulo interno formado pela borda (40) e a superfície (41) superior da barra (35) longitudinal.
Para remover a lâmina (45) do seu alojamento, um orifício (49) é proporcionado na superfície (41) superior da barra (35) longitudinal, para permitir a passagem de uma ferramenta para soltar a extremidade da referida lâmina (45) do ângulo no qual está bloqueada e poder extrai-la da saliência (47).
As lâminas (46) prolongam as barras (38) transversais e são fixas às paredes (42) das barras longitudinais ou em guias complementares, não representadas, sob a forma de cones, instaladas nos cantos de cada tremonha (15).
Ao nível das barras (37) transversais, as lâminas (46) são configuradas, como representado na figura 8, em forma de diapasão e são imobilizadas por encaixe. A -21- ΡΕ2164757 travessa (37) tem uma secção em forma de U invertido; acolhe a parte superior da lâmina (46) em forma de diapasão, sendo a lâmina fixa por um calço (50) de secção trapezoidal que é aplicado e mantido por meio de parafusos (51) que estão dispostos entre este último e a referida travessa (37), figura 7.
Lisboa, de 27 de Setembro de 2012

Claims (7)

  1. ΡΕ2164757 - 1 - REIVINDICAÇÕES 1. Instalação de encaixotamento de produtos nas células (4) de uma ou mais caixas (2) com divisórias transversais, compreendendo essa instalação, reunidos numa mesma armação (6): - pelo menos, um transportador (7, 7') para levar os produtos (1), em linha, até à estação (11) de recolha e, pelo menos, um transportador (8) para levar as caixas a encher até à estação (12) de encaixotamento e para as evacuar, - uma cabeça (13) de manipulação configurada para conduzir, pelo menos, um lote de produtos (1) que se apresenta sob a forma de uma fila até à referida estação (11) de recolha e para o transferir para a referida estação (12) de encaixotamento para, pelo menos, uma fila de células (4) da ou das caixas a encher, - uma estrutura (14) para encaminhar os produtos (1) para a entrada das células (4), compreendendo essa estrutura (14) , pelo menos, uma grelha (22) que se estende longitudinalmente por cima do transportador (8) das caixas (2), estando essa grelha (22) dotada com várias tremonhas (15) dispostas em linha(s) e cujo número corresponde ao número de células (4) de cada fila da ou das caixas (2) a encher, caracterizada por essa grelha (22) ser móvel, por - 2 - ΡΕ2164757 um lado, verticalmente, por cima das referidas caixas (2), entre uma posição retraída, que permite a passagem das referidas caixas (2), e uma posição na qual as referidas tremonhas (15) se encontram numa posição activa para encaminhar cada produto para a sua respectiva célula (4), e, por outro lado, transversalmente em relação ao sentido de deslocamento das referidas caixas (2) para encher cada fila de células (4), umas a seguir às outras, tendo essas tremonhas (15) uma abertura cuja secção de entrada é, aproximadamente, o dobro da secção das células (4).
  2. 2. Instalação de encaixotamento, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a estrutura (14) de encaminhamento de produtos (1) compreender um berço (23) em forma de U cujos dois braços (24) paralelos suportam a ou as grelhas (22) de tremonhas (15), sendo esse berço (23) guiado verticalmente na armação (6) e manuseado através de meios adequados para posicionar as referidas tremonhas (15) na posição activa ou inactiva em relação às células (4) a encher, compreendendo cada um desses braços (24) um carro (30) que recebe uma extremidade da referida grelha (22), sendo esses carros (30) guiados horizontalmente e podendo deslocar-se por cima da ou das caixas (2), pela acção de meios apropriados, para colocar as tremonhas (15) em correspondência com cada fila de células (4) a encher.
  3. 3. Instalação de encaixotamento, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por compreender carros (30) configurados para acolher, pelo menos, duas grelhas - 3 - ΡΕ2164757 (22) de tremonhas (15), estando essas grelhas (22) dispostas lado a lado para permitir, em cooperação com uma cabeça (13) e uma chegada de produtos apropriados, o encaixotamento simultâneo de, pelo menos, duas filas de células (4), não adjacentes, da caixa.
  4. 4. Instalação de encaixotamento, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por cada carro (30) compreender meios para acolher a ou as grelhas (22) e esses meios serem constituídos por pinos (39) verticais nos quais as extremidades das referidas grelhas (22) são enfiadas; sendo as referidas grelhas bloqueadas nesses pinos (39) por meios complementares apropriados.
  5. 5. Instalação de encaixotamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada por a grelha (22) de tremonhas (15) ser constituída por um par de barras (36) longitudinais e várias barras (37,38) transversais delimitando as tremonhas (15) das quais algumas são utilizadas para a montagem das referidas barras (36) longitudinais, em que essas barras (37, 38) transversais e barras (36) longitudinais determinam a forma e a secção da abertura de entrada das referidas tremonhas (15) para a passagem dos produtos (1), em que essas aberturas correspondem a funis que são delimitados, por um lado, por paredes (42) internas das referidas barras (36) longitudinais e pelas referidas barras (37, 38) transversais e, por outro lado, por guias que se estendem - 4 - ΡΕ2164757 por baixo das referidas barras (36) longitudinais e barras (37, 38) transversais.
  6. 6. Instalação de encaixotamento, de acordo com a reivindicação 5, caracterizada por cada barra (36) longitudinal da grelha (22) ser constituída por um perfil constituído por uma chapa dobrada com: - uma superfície (41) superior horizontal, - uma borda (40) externa de rigidificação disposta em esquadria e - uma superfície (42) interna que constitui uma das paredes da tremonha (15), compreendendo essa parede, ao nível de cada tremonha (15), pelo menos, um espigão que, quando dobrado para o interior do perfil, forma um tipo de grampo (47) para permitir a fixação de diferentes laminas (45) flexíveis que prolongam a referida superfície (42), compreendendo essas lâminas flexíveis, ao longo do seu comprimento, uma configuração em forma de orifício alongado e ficando imobilizadas, ao nível da sua extremidade superior ou talão, por bloqueio na dobra disposta em esquadria da barra (36) longitudinal, entre a sua superfície (41) superior e a sua borda (40) externa.
  7. 7. Instalação de encaixotamento, de acordo com a reivindicação 6, caracterizada por as barras (37) transversais de montagem das barras (36) longitudinais terem uma secção em forma de U invertido e acolherem a parte superior das lâminas (46) flexíveis, em forma de diapasão, sendo as lâminas (46) montadas por encaixe no ΡΕ2164757 - 5 - referido L parafusos Lisboa, 27 í, por meio de uma cunha (50), que é mantida por interpostos entre as duas. de Setembro de 2012
PT08826322T 2007-06-15 2008-06-13 Instalação para o enchimento de caixas com divisórias transversais PT2164757E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0704246A FR2917380B1 (fr) 2007-06-15 2007-06-15 Installation pour le remplissage de caisse a croisillons

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2164757E true PT2164757E (pt) 2012-10-04

Family

ID=38982635

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT08826322T PT2164757E (pt) 2007-06-15 2008-06-13 Instalação para o enchimento de caixas com divisórias transversais

Country Status (10)

Country Link
US (1) US20100180544A1 (pt)
EP (1) EP2164757B1 (pt)
JP (1) JP2010529934A (pt)
CN (1) CN101801793B (pt)
BR (1) BRPI0813907A8 (pt)
ES (1) ES2390525T3 (pt)
FR (1) FR2917380B1 (pt)
MX (1) MX2009013784A (pt)
PT (1) PT2164757E (pt)
WO (1) WO2009007546A2 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8454067B2 (en) * 2010-10-28 2013-06-04 Standard Knapp Inc. Adjustable gripper head assembly
FR2971235A1 (fr) 2011-02-07 2012-08-10 Sidel Participations Dispositif de prehension et d'encaissage d'un lot de produits
KR101300385B1 (ko) * 2012-03-30 2013-08-26 백경율 액체용기의 팩킹장치
DE102013108177A1 (de) * 2013-07-30 2015-02-05 Khs Gmbh Vorrichtung zum Transportieren und Einsetzen von Trennelementen in Verpackungseinheiten
DE102014221218A1 (de) * 2014-10-20 2016-04-21 Krones Aktiengesellschaft Vorrichtung und Verfahren zum Umgang mit Artikeln
CN106184911B (zh) * 2016-08-24 2019-08-16 广州珐玛珈智能设备股份有限公司 一种装箱机
IT201800006715A1 (it) * 2018-06-27 2019-12-27 Attrezzatura e metodo per l’imballaggio di oggetti
KR102263389B1 (ko) * 2019-06-25 2021-06-10 (주) 제이이엔지 배터리셀 삽입 지그
CN111547294B (zh) * 2020-05-21 2022-05-24 合肥语江生物科技有限公司 一种瓶装化妆品包装设备

Family Cites Families (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2615363A (en) * 1947-03-19 1952-10-28 Ici Ltd Machine for charging detonator carrying plates
US3057136A (en) * 1960-08-11 1962-10-09 Emhart Mfg Co Grid
NL6707010A (pt) * 1967-05-19 1968-11-20
US3555770A (en) * 1969-01-28 1971-01-19 Lodge & Shipley Co Case packer
US3788034A (en) * 1972-04-03 1974-01-29 T Hartness Grid set for an article loading machine
NL7411132A (nl) * 1973-08-25 1975-02-27 Auto Egg Bristol Limited Inrichting voor het verdelen van voorwerpen in bakken.
US3908339A (en) * 1974-01-09 1975-09-30 Simplimatic Eng Co Packer grid and fingers assembly
US3929234A (en) * 1974-12-23 1975-12-30 Henningsen Foods Article transfer and spacer means
US4170096A (en) * 1978-07-20 1979-10-09 Wild Anton J Packer grid block assembly with detachable guiding fingers
FR2506260B1 (fr) * 1981-05-19 1985-12-06 Socar Dispositif d'encaissage de recipients, tels que bouteilles
US4473987A (en) * 1982-07-14 1984-10-02 Wild Anton J Double case loading bottle packer grid assembly
DE3416962A1 (de) * 1984-05-08 1985-11-21 Anton J. Kenilworth N.J. Wild Zentrierrahmen zum verpacken von flaschen in kaesten
NL8600225A (nl) * 1986-01-30 1987-08-17 Staalkat Bv Werkwijze en inrichting voor het verpakken van eieren of soortgelijke kwetsbare voorwerpen.
US4833860A (en) * 1987-02-10 1989-05-30 Hartness International Grid structure
US4726167A (en) * 1987-02-10 1988-02-23 Hartness International Grid finger assemblies
US5150563A (en) * 1991-09-25 1992-09-29 Hartness International, Inc. Square and/or round container packing device
US5212932A (en) * 1992-06-24 1993-05-25 Standard-Knspp, Inc. Apparatus for loading frangible articles inverted into packing case
US5653088A (en) * 1996-01-18 1997-08-05 Cline; Bobby G. Apparatus and method for attaching an individual finger to a birdie block
JP4192306B2 (ja) * 1998-08-31 2008-12-10 澁谷工業株式会社 物品案内装置
JP2001039410A (ja) * 1999-05-24 2001-02-13 Nambu Electric Co Ltd 物品の選別包装装置
CN2433184Y (zh) * 2000-02-14 2001-06-06 宁波联丰轻机制造有限公司 装箱机井字架单瓶导瓶装置
AU2005219410B2 (en) * 2004-02-27 2011-04-14 Standard Knapp Inc. Packaging machine
CN2716142Y (zh) * 2004-05-27 2005-08-10 广州市亚贝尔自动化设备有限公司 一种装箱机用链爪调整装置
US7895814B1 (en) * 2008-03-06 2011-03-01 Milkco, Inc. Case loader and method

Also Published As

Publication number Publication date
CN101801793B (zh) 2012-05-30
WO2009007546A3 (fr) 2009-04-16
EP2164757B1 (fr) 2012-07-04
JP2010529934A (ja) 2010-09-02
EP2164757A2 (fr) 2010-03-24
FR2917380A1 (fr) 2008-12-19
WO2009007546A2 (fr) 2009-01-15
FR2917380B1 (fr) 2010-03-12
CN101801793A (zh) 2010-08-11
ES2390525T3 (es) 2012-11-13
BRPI0813907A8 (pt) 2019-01-22
BRPI0813907A2 (pt) 2014-12-30
MX2009013784A (es) 2010-03-01
US20100180544A1 (en) 2010-07-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2164757E (pt) Instalação para o enchimento de caixas com divisórias transversais
ES2485301T3 (es) Máquina de agrupamiento de productos con vistas a su encajonado
BR102016007584A2 (pt) empilhador de saco
US2684799A (en) Casing machine
WO2020124751A1 (zh) 高速泡罩装盒一体机
BR112017015286B1 (pt) Sistema, dispositivo e método para impressão sobre ovos
ES2668423T3 (es) Una máquina encartonadora y un procedimiento de funcionamiento de esta
PT2086841E (pt) Dispositivo para transferência de pranchas montadas sob a forma de caixa de cartão
US9126768B2 (en) Conveyor for forming at least one batch of products
US6691856B1 (en) Conveyor track of the smart-track type
ES2499465T5 (es) Método y línea para transportar recipientes, en concreto botellas
JP3734832B2 (ja) 梱包機のカートン安定化方法及び装置
BRPI1010535B1 (pt) instalação para alimentação de grupos de produtos a uma máquina de embalagem
US3574291A (en) Packaging apparatus
PT852559E (pt) Dispositivo e processo para a formatacao de recipientes de vidro de modo a formarem uma camada de uma palete
PT2174869E (pt) Método e dispositivo para o enchimento rápido de tabuleiros com artigos individuais.
CN114802910B (zh) 全自动软袋整列装箱机
JP4524828B2 (ja) 物品移載装置
CN210793897U (zh) 面膜包装机
BRPI0704924B1 (pt) embaladora para bandejas de incubatório
JP2005145558A (ja) 箱詰装置
ES2770307T3 (es) Aparato de inserción
BRPI0712287A2 (pt) dispositivo para o tratamento de embalagens master tubulares, flexìveis
PT1800541E (pt) Farinha de trigo macio com alto teor de farelo, processo para a sua produção e produtos de pastelaria que o contêm.
CN220577587U (zh) 一种鸡蛋入盒机