PT1775256E - Mecanismo para abre-latas - Google Patents

Mecanismo para abre-latas Download PDF

Info

Publication number
PT1775256E
PT1775256E PT05111812T PT05111812T PT1775256E PT 1775256 E PT1775256 E PT 1775256E PT 05111812 T PT05111812 T PT 05111812T PT 05111812 T PT05111812 T PT 05111812T PT 1775256 E PT1775256 E PT 1775256E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
drive
wheel
cutting
opener
mechanism according
Prior art date
Application number
PT05111812T
Other languages
English (en)
Inventor
Pat Yin Mah
Mark Andrew Sanders
Original Assignee
Daka Res Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=35430212&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT1775256(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Daka Res Inc filed Critical Daka Res Inc
Publication of PT1775256E publication Critical patent/PT1775256E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B67OPENING, CLOSING OR CLEANING BOTTLES, JARS OR SIMILAR CONTAINERS; LIQUID HANDLING
    • B67BAPPLYING CLOSURE MEMBERS TO BOTTLES JARS, OR SIMILAR CONTAINERS; OPENING CLOSED CONTAINERS
    • B67B7/00Hand- or power-operated devices for opening closed containers
    • B67B7/30Hand-operated cutting devices
    • B67B7/34Hand-operated cutting devices with rotatable cutters

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Devices For Opening Bottles Or Cans (AREA)
  • Lock And Its Accessories (AREA)
  • Control And Other Processes For Unpacking Of Materials (AREA)
  • Confectionery (AREA)

Description

- 1 -
DESCRIÇÃO "MECANISMO PARA ABRE-LATAS"
Descrição A presente invenção diz respeito a um mecanismo para utilização num abre-latas que pode possuir um meio de accionamento manual ou automático.
As latas são uma forma bem conhecida para embalar conservas e, regra geral, compreendem uma parte que é uma parede cilíndrica fechada em ambas as extremidades com uma tampa circular. A tampa é habitualmente fixa através de um rebordo direito existente em redor da extremidade da tampa que se curva para baixo numa forma em U invertido para prender na extremidade do cilindro.
Existem basicamente dois tipos vulgares de abre-latas. 0 primeiro tipo compreende um corte circular em redor da tampa próximo da sua extremidade, regra geral, no interior do rebordo direito. 0 segundo tipo compreende a utilização de uma lâmina de corte circular para fazer o corte em redor da parte da parede cilíndrica da lata. Habitualmente, o corte é feito próximo da extremidade da parte cilíndrica da lata, logo abaixo da tampa, de modo que, quando é efectuado um corte circular completo, a tampa, e uma pequena parte no final da parte cilíndrica da lata, é removida. Uma das vantagens deste segundo tipo de abre-latas é a de que a sua lâmina de corte é concebida para fazer um corte preciso, ao contrário da acção de arrancar que habitualmente se pode encontrar nos abre-latas do primeiro tipo. -2- A Patente do Reino Unido N° GB 2118134 AI descreve um abre-latas do segundo tipo composto por dois cabos articulados um ao outro, amovíveis entre uma posição aberta para engatarem numa lata e uma posição de corte fechada; uma roda motriz rotativa manual que engata no rebordo de uma lata e, após rotação, avança o abre-latas em redor da lata; e por uma roda cortadora circular colocada numa posição de corte em relação à roda motriz à medida que os cabos são colocados na posição fechada. A roda cortadora circular é instalada de maneira rotativa num dos cabos com o seu eixo deslocado do eixo de articulação. 0 outro cabo possui um espigão cilíndrico direito que se estende através de um respectivo orifício existente num dos cabos e em redor do qual o cabo é articulado em relação ao outro cabo. Um suporte para a roda motriz passa através e é girado no espigão com o eixo de rotação da roda motriz deslocada do eixo do espigão.
Os abre-latas do tipo geral descrito no documento GB 2118134 AI foram largamente comercializados durante uma série de anos com a marca Lift Off. Foram descritos vários melhoramentos a esses abre-latas em posteriores patentes, incluindo a Patente Canadiana N° CA 1200086 Al, e Patentes Europeias N°s EP 0193278 Al, EP 0202790 Al e EP 0574214 Al. 0 problema do abre-latas da patente GB 2118134 Al, e das suas posteriores variações é serem necessárias duas acções em separado para obter o corte. Primeiro, os dois cabos deverão estar juntos, habitualmente através de uma acção de compressão manual. Posteriormente, deverá proporcionar-se à roda motriz um movimento rotativo. O Requerente considerou que tal requisito para estes dois tipos de accionamento torna difícil automatizar na -3- totalidade um abre-latas deste tipo. De facto, o documento GB 2118134 AI tem em vista apenas o funcionamento manual. A Patente US 1365417 revela um mecanismo para utilização num abre-latas para uma lata de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1.
Em funcionamento, um mecanismo dentado existente no veio da roda motriz engrena inicialmente com um mecanismo dentado existente no veio da roda cortadora para fazer girar a lâmina de corte instalada de maneira excêntrica em redor do segundo eixo e para engate com a lata. Assim que se encontra na posição de corte, o mecanismo dentado existente no veio da roda motriz funciona livremente numa área côncava no mecanismo dentado existente no veio da roda cortadora, de modo que a lâmina cortadora se mantenha em posição para o corte. Assim que o corte é feito, a direcção da rotação da roda motriz é invertida, fazendo com que os mecanismos dentados engrenem e fazendo com que a lâmina cortadora se liberte do ajuste com a lata.
Idealizámos, neste momento, um mecanismo de abre-latas do tipo revelado em US 4365417, caracterizado pela dita posição de corte ser definida por um intervalo de corte correspondente a um segmento de rotação da roda cortadora, na qual a lâmina de corte se encontra suficientemente próxima da roda motriz para formar a dita linha de contacto, e por existir, na roda cortadora, meios de accionamento intermitente para fornecer um movimento intermitente entre a roda motriz e a roda cortadora, quando a lâmina de corte se encontra na posição de corte de modo a manter a linha de contacto no seu lugar durante um intervalo de corte suficiente para proporcionar um corte orbital completo em redor da parede cilindrica da lata. -4-
Está previsto um mecanismo para utilização num abre-latas. A lata é do tipo padrão e é, regra geral, composta por uma parede cilíndrica fechada em ambas as extremidades com uma tampa circular, fixa a cada uma das extremidades através de um rebordo direito em redor da extremidade da dita tampa, apertada em cada extremidade da dita parede cilíndrica. 0 mecanismo compreende um corpo, cuja principal função é fornecer uma base ou superfície para a instalação da roda motriz e roda cortadora. Deste modo, o corpo define, regra geral, uma forma plana relativamente simples, que, nalguns aspectos, pode ser complementada por características para alojar a recepção da lata e/ou facilitar a facilidade de utilização pelo utilização.
Instalada de maneira rotativa no dito corpo, em redor de um primeiro eixo rotativo, existe uma roda motriz para engatar no rebordo da lata.
Instalada de maneira rotativa no dito corpo, em redor de um segundo eixo rotativo, obrigatoriamente distinta do primeiro eixo rotativo, existe uma roda cortadora. A roda cortadora está disposta de modo a poder girar pela roda motriz. Regra geral, os dentes da roda motriz e a roda cortadora engrenam directamente juntos, apesar de as variações, nas quais existe uma relação indirecta de movimento, serem tidas em consideração.
Instalada de maneira excêntrica na roda cortadora encontra-se uma lâmina de corte. "Instalada de maneira excêntrica" significa que a lâmina de corte encontra-se instalada na roda cortadora de maneira excêntrica (ou "deslocada") em relação ao segundo eixo de rotação. Regra geral, a lâmina de corte possui um perfil circular, e a -5 - instalação excêntrica significa, pois, que, à medida que a roda cortadora gira, o ponto central da lâmina de corte circular gira também em redor desse eixo, de modo que a extremidade da lâmina de corte circular seja deslocada.
Em especial, a roda cortadora é girada para uma posição de corte, na qual a lâmina de corte é deslocada para uma posição em que forma uma linha de contacto com a roda motriz de modo tal que, em funcionamento, a lâmina de corte entra pela parede cilíndrica da lata para nela efectuar um corte, à medida que o abre-latas orbita relativamente ao seu redor. A posição de corte é definida por um intervalo de corte correspondente a um segmento de rotação da roda cortadora, na qual a lâmina de corte está suficientemente próxima da roda motriz para formar a linha de contacto. Ou seja, a linha de contacto de corte está no seu local durante um segmento de rotação da roda cortadora definida entre o ponto de rotação da roda cortadora na qual a lâmina de corte é colocada suficientemente próxima da roda motriz para apenas formar a linha de contacto de corte ao ponto de rotação da roda cortadora em que a lâmina de corte se movimenta suficientemente afastada da roda motriz para quebrar a linha de contacto de corte.
Poderá verificar-se que, para abrir totalmente a lata, o movimento de corte da lâmina de corte na parede cilíndrica da lata deverá permanecer no local para um intervalo de corte correspondente a mais do que um segmento de rotação da lata. De facto, é necessário um intervalo de corte correspondente a, pelo menos, uma órbita completa (isto é, uma rotação de 360 graus) da lata para a abertura completa. -6-
Conformemente, existem, na roda cortadora, meios de accionamento intermitente entre a roda motriz e a roda cortadora, quando a lâmina de corte se encontra na posição de corte, de modo a manter a linha de contacto no seu lugar para um intervalo de corte suficiente para fornecer um corte orbital completo em redor da parede cilíndrica da lata.
Essencialmente, poderá ser verificado que a função dos meios de accionamento intermitente é alargar o intervalo de corte, o suficiente para fornecer o corte orbital completo necessário. Os meios de accionamento intermitente proporcionam essa função através apenas do movimento intermitente (p. ex. : escalonado) entre a roda motriz e a roda cortadora, quando a lâmina de corte se encontra na posição de corte. Logo que tenha sido feito o corte orbital completo na parede da lata, a roda cortadora gira mais e para além da posição de corte, e a relação de movimento regular (isto é, não-intermintente) é restaurada entre as rodas cortadoras e motrizes. Convenientemente, os meios de accionamento intermitente compreendem um mecanismo Geneva, ou equivalente.
Adequadamente, a roda cortadora é prevista de modo tal que, na posição de corte, a relação de movimento habitual entre a roda motriz e a roda cortadora é libertada. Tal é, por exemplo, obtido através da remoção dos dentes do segmento da roda cortadora correspondente ao intervalo de corte (isto é, correspondente ao segmento de rotação da roda cortadora na qual a lâmina de corte está suficientemente próxima da roda motriz para formar uma linha de contacto de corte).
Os meios de accionamento intermitente necessários (que fornecem a relação de movimento intermitente entre a roda motriz e os dentes de accionamento principal da roda cortadora) são adequadamente obtidos através de proporcionar à roda motriz uma cavilha de accionamento (ou dente ou característica equivalente) disposta para uma acção de movimento intermitente com um elemento que engata de modo intermitente fornecido à roda cortadora. Convenientemente, o elemento que engata de modo intermitente compreende uma cremalheira curva dos dentes de accionamento (por ex., um segmento de um circulo completo dos dentes de accionamento intermitente) adequadamente colocados na roda cortadora. Manifestamente, a cavilha de accionamento não deve interagir com os dentes de accionamento principais da roda cortadora e, por isso, a cavilha de accionamento e os dentes de accionamento intermitente são adequadamente colocados para poder girar em redor de um plano rotativo espaçado do plano de rotação da roda motriz e da roda cortadora. De preferência, contudo, a cavilha de accionamento e os dentes de accionamento intermitente partilham o mesmo eixo de rotação que a roda motriz e a roda cortadora, respectivamente.
De preferência, os meios de accionamento intermitente são adicionalmente dotados de meios de controlo para prevenir a rotação intermitente da roda cortadora (seja para a frente como para trás, ou, de preferência, ambos) diferente da resposta ao engate de accionamento da cavilha de accionamento com os dentes de accionamento intermitente. Os meios de controlo podem funcionar adicionalmente para alinhar a cavilha de accionamento com os dentes de accionamento intermitente para assegurar uma fácil interacção de accionamento -8- intermitente.
Convenientemente, os meios de controlo compreendem uma cavilha de controlo (ou dentes, ou caracteristica equivalente) existente na roda motriz e colocada para se movimentar para engatar/desengatar uma cremalheira curva de dentes de controlo (por ex. : um segmento de um circulo completo dos dentes de controlo) prevista na roda cortadora. 0 movimento de engate/desengate da cavilha de controlo com a cremalheira curva pode, por exemplo, ser obtido através de uma caracteristica de engate/desengate adequada (por ex.: um ou mais excêntricos, ou outra superfície (s) de controlo), disposta de tal modo que a cavilha de controlo desengata a cremalheira curva antes do engate da cavilha de accionamento com o elemento que engata de modo intermitente e nele engata posteriormente a cavilha curva.
Quando são utilizados um ou mais excêntricos para proporcionar características de engate/desengate, estes podem estar colocados no mesmo eixo de rotação ou num eixo de rotação separado da roda motriz. Deste modo, a roda cortadora nunca tem liberdade de movimentos, podendo, por exemplo, fazer com que não corte a lata ou fique dessincronizada com a roda motriz.
Em alternativa, os meios de controlo compreendem uma superfície de controlo (por ex.: uma parede circular aberta direita) existente na roda motriz e disposta para engatar/desengatar uma ou mais (por ex.: um par espaçado) cavilhas de controlo. 0 movimento de engate/desengate da superfície de controlo com uma ou mais cavilhas pode, por exemplo, ser tal que a superfície de controlo liberte uma ou mais cavilhas antes do engate da cavilha de accionamento -9- com o elemento que engata de modo intermitente e nele engate posteriormente uma ou mais cavilhas de controlo. Deste modo, a roda cortadora não tem, mais uma vez, qualquer liberdade de movimentos, podendo, por exemplo, fazer com que não corte a lata ou fique dessincronizada com a roda motriz. Este tipo de mecanismo de controlo pode ser considerado como uma "parede giratória Geneva". Uma vantagem desta abordagem é a sua simplicidade.
Noutro aspecto, os meios de controlo compreendem um elemento de espaçamento existente na roda motriz e colocado para interacção de espaçamento intermitente com a roda cortadora, tal como para afastar a cavilha de accionamento dos dentes de accionamento intermitente (e, desse modo, prevenir qualquer acção de accionamento que não na posição de accionamento intermitente). Deste modo, a interacção de espaçamento entre a cavilha de accionamento e os dentes de accionamento intermitente ocorre antes do ponto de engate da cavilha de accionamento com o elemento que engata de modo intermitente e o espaçamento mais uma vez nele posteriormente existente. Regra geral, o espaçamento existe ao longo dos eixos de rotação da roda motriz e cortadora.
Num aspecto, o elemento de espaçamento compreende uma parede curva direita (por ex.: uma parede circular aberta) existente na roda motriz disposta para interacção com a base da roda cortadora, tal como para empurrar (isto é, espaçar) a roda cortadora para longe (por ex.: para cima) da roda motriz para além da posição de accionamento intermitente desejada (por ex.: correspondente à abertura na parede circular).
Este mecanismo necessita do movimento da roda cortadora para uma posição de corte, na qual a lâmina de - 10- corte forma uma linha de contacto com a roda motriz. É desejável que a linha de contacto seja tão eficaz quanto possivel.
Convenientemente, existe pois uma anilha de espaçamento na roda cortadora, sendo que a anilha de espaçamento partilha o mesmo segundo eixo de rotação. A anilha de espaçamento possui um dispositivo de ligação para ligar à roda cortadora, de tal modo que ambos possam girar juntos durante o corte. A anilha de espaçamento é, regra geral, feita de material elástico, por ex. borracha ou um polimero sintético adequado. A utilização deste tipo de material elástico fornece uma maior tolerância de aperto. Por outro lado, permite a maximização do ângulo do segmento de corte.
Adequadamente, o dispositivo de ligação da anilha de espaçamento compreende um espigão não circular direito (p. ex. em quadrado) previsto para se projectar num orifício não-circular (p. ex.: em quadrado) correspondente existente na roda cortadora.
De acordo com um outro aspecto desta invenção, existe um abre-latas que compreende o mecanismo em cima descrito e meios de accionamento para o accionamento da respectiva roda motriz. 0 abre-latas compreende, regra geral, um recipiente formado para a recepção da lata e/ou com características que facilitam a facilidade de utilização. Deste modo, por exemplo, podem existir características de aperto para facilitar o manuseamento manual.
Num aspecto, os meios de accionamento são adaptados para o accionamento manual e podem incluir quaisquer meios adequados de accionamento manual giratório para a roda - 11 - motriz. Noutro aspecto, os meios de accionamento são adaptados para automatização (isto é, accionamento eléctrico) e podem incluir quaisquer meios adequados de accionamento giratório automático para a roda motriz.
Meios de accionamento manual ou automático adequado podem fornecer accionamento directo ou podem transferir o accionamento através de qualquer engrenagem adequada (por ex. : através de uma caixa de velocidades) ou qualquer componente/aparelho disposto para proporcionar vantagem mecânica (por ex.: alavanca, excêntrico ou roldana).
Os meios de accionamento automáticos adequados podem ser alimentados por qualquer motor ou máquina adequada, mas, regra geral, são alimentados por um motor eléctrico, pela rede eléctrica ou por bateria. 0 accionamento inicial dos meios de accionamento está, de preferência, previsto para fazer girar a roda cortadora para a posição de corte na qual a lâmina de corte entra através da parede cilíndrica da lata, sendo que um accionamento adicional dos meios de accionamento é colocado para fazer girar a roda motriz para fazer com que o abre-latas orbite em redor da lata para nela fazer o corte.
Ainda outro accionamento dos meios de accionamento está, de preferência, previsto para fazer girar a roda cortadora para longe da dita posição de corte após a realização do corte. De acordo com ainda outro aspecto desta invenção, o abre-latas aqui descrito é utilizado para a remoção da tampa de uma lata.
Segue-se uma descrição dos modelos desta invenção com referência aos desenhos que a acompanham, nos quais: A Figura 1 apresenta uma vista lateral de um - 12- primeiro mecanismo de abre-latas aqui na posição inicial (isto é, a lata está desengatada); A Figura 2 apresenta uma vista em corte ao longo da Secção X-X da figura 1; A Figura 3 apresenta uma vista de cima do primeiro mecanismo de abre-latas da Figura 1 na posição inicial (isto é, a lata está desengatada) e a sua interacção com a lata; A Figura 4 apresenta uma vista em corte ao longo da Secção A-A da Figura 3;
As Figuras 5a a 5g apresentam vistas debaixo do primeiro mecanismo de abre-latas da Figura 1 e da sua interacção com uma lata durante partes sequenciais de uma operação de abertura de uma lata;
As Figuras 6a a 6g apresentam vistas em corte debaixo obtidas ao longo da Secção Y-Y do primeiro mecanismo de abre-latas da Figura 1 e da sua interacção com uma lata durante partes sequenciais de uma operação de abertura de uma lata;
As Figuras 7a a 7g apresentam vistas em corte debaixo obtidas ao longo da Secção Z-Z do primeiro mecanismo de abre-latas da Figura 1 e da sua interacção com uma lata durante partes sequenciais de uma operação de abertura de uma lata; A Figura 8 apresenta uma vista de perspectiva debaixo de uma segundo mecanismo de abre-latas desta invenção na posição de corte (isto é, a lata está engatada); A Figura 9 apresenta uma vista em corte virada para baixo para a roda motriz do segundo mecanismo de abre-latas desta invenção na posição de corte (isto é, a lata está -13- engatada). A Figura 10 apresenta um abre-latas, incluindo o mecanismo abre-latas desta invenção e a sua interacção com uma lata;
As Figuras 11a e 11b, respectivamente, apresentam vistas de perspectiva de cima e debaixo de um abre-latas automático, incluindo o mecanismo de abre-latas; A Figura 12 apresenta uma vista de perspectiva do abre-latas automático das Figuras lia e 11b com a sua parte de cima removida; e A Figura 13 apresenta uma vista desmantelada do abre-latas automático das Figuras 11a e 11b.
No que diz respeito aos desenhos, as Figuras 1 a 4 apresentam um primeiro mecanismo de abre-latas aqui na posição inicial (isto é, a lata está desengatada). O mecanismo compreende uma roda motriz dentada (10) instalada no fuso de accionamento (12) colocado para rotação em redor do eixo de accionamento (14) . Também instalado no fuso de accionamento (12) encontra-se uma engrenagem de accionamento (16), disposta para engrenar com o dentado exterior (23) da engrenagem de accionamento da cortadora (22) existente na roda cortadora (20) para poder girar no cortador rotativo (21) em redor do eixo da roda cortadora (24). Poderá observar-se na Figura 2 que, no lado esquerdo da engrenagem de accionamento da cortadora (22), faltam vários dentados exteriores (23) , sendo substituídos por dentados interiores (25) e dentado de cremalheira curva direita (26), cuja função de ambos será clarificado numa próxima descrição. A roda cortadora (20) é ainda dotada de uma lâmina de corte circular (28), nela instalada de maneira - 14- excêntrica de tal modo que à medida que a roda cortadora gira em redor do seu eixo (24) a lâmina de corte (28) aproxima-se da roda motriz (10) para formar uma linha de contacto entre elas. A formação desta linha de contacto, em funcionamento, corresponde a uma posição de corte na qual a lâmina de corte (28) passa através da parede cilíndrica (2) de uma lata (1) (ver Figura 4) para aí efectuar um corte à medida que o abre-latas orbita relativamente em seu redor.
Tal como poderá ser novamente verificado, a posição de corte é definida através de um intervalo de corte correspondente a um segmento de rotaçao da roda cortadora (20) na qual a lâmina de corte (28) se encontra suficientemente próxima da roda motriz (10) para formar a linha de contacto.
Tal como poderá ser visto com maior nitidez nas Figuras 1 e 4, a roda cortadora (20) é, pois, dotada de uma anilha de espaçamento (30) e um dispositivo de ligação (31) sendo que ambos partilham o eixo de rotação (24) com a roda cortadora (20). O dispositivo de ligação (31) compreende um espigão não-circular direito, que se projecta num orifício não-circular correspondente existente na roda cortadora (28) e sobreposto pela anilha de extremidade (32) . A função da anilha de espaçamento (30) é principalmente formar uma cavidade (34) para a recepção da tampa saliente (4) da lata. 0 requerente descobriu que o agarrar a lata é melhorado, sendo que a anilha de espaçamento (30) compreende um material elástico (p. ex. : borracha ou um polímero sintético). A roda cortadora (20) possui ainda um meio de accionamento intermitente para fornecer um accionamento intermitente entre a roda motriz (10) e a roda cortadora - 15- (20) quando a lâmina de corte (28) se encontra na posição de corte de modo a manter a linha de contacto no seu lugar durante um intervalo de corte suficiente para fornecer um corte orbital completo em redor da parede cilíndrica (2) da lata (1). A intermitência do accionamento é essencialmente proporcionada pela abertura ("dentado em falta") no dentado exterior (23) da engrenagem de accionamento da cortadora (22), provocando uma quebra na interacção engrenada com a engrenagem de accionamento (16) da roda motriz (10). Nesse momento, a cavilha de accionamento (18) interage com o dentado de cremalheira curva direita (26) de modo tal que, para cada rotação da roda motriz (10), a roda cortadora (20) é impulsionada por um dente da cremalheira curva (26). Por último, a roda cortadora (20) é impulsionada o suficiente para que, mais uma vez, a engrenagem de accionamento (16) engrena com o dentado exterior (23) da engrenagem de accionamento da cortadora (22), retomando, deste modo, o accionamento regular entre a roda motriz (10) e a roda cortadora (20). O accionamento intermitente pode, pois, ser considerado como um tipo de mecanismo Geneva. Para o funcionamento eficaz do abre-latas, deverá ser considerado que o período de accionamento intermitente deverá corresponder essencialmente ao intervalo de corte necessário para fornecer um corte orbital completo em redor da parede cilíndrica (2) da lata (1).
Numa melhoria ao meio básico de accionamento intermitente, existe ainda uma função de controlo para controlar (isto é, manter) a roda cortadora (20) durante o intervalo de corte. Deste modo, tal como ilustra a Figura 2, a barra de controlo (40) , instalada em ambos o fuso de -16- accionamento (12) e o cortador rotativo (21) (e lateralmente accionável em relação a ele), é dotada de uma cavilha de controlo (42) que engrena intermitentemente durante o intervalo de corte com o dentado interior (25) da roda cortadora (20). Em mais detalhe, a cavilha de controlo (42) está disposta para engatar/desengatar o dentado interior (25) na roda cortadora (20). 0 movimento de engate/desengate da cavilha de controlo (42) com o dentado interior (25) é obtido através da interacção dos dois excêntricos (43,44). Estes são o excêntrico (44), que desengata a cavilha de controlo (42) com uma face interior (41) da barra de controlo (40), e o excêntrico (43), que engata a cavilha de controlo (42) através da interacção com a parede (45) . O excêntrico (43) pode, nos modelos, ser substituído por uma mola. A colocação é tal que a cavilha de controlo (42) desengata o dentado interior (25) mesmo antes do engate da cavilha de accionamento (18) com o dentado de cremalheira curva direita (26) dos meios de accionamento intermitente. Deste modo, a roda cortadora (20) nunca tem liberdade de movimentos, podendo, por exemplo, fazer com que não corte a lata (1) ou fique dessincronizada com a roda motriz (10). A função dos meios de accionamento intermitente, e dos seus meios de controlo associados, pode ser melhor compreendida através da referência às Figuras 5a a 5g, 6a a 6g, e 7a a 7g, que ilustram passos sequenciais na abertura de uma lata. Para simplificação, são apenas classificadas as características "activas" relevantes de cada desenho.
As Figuras 5-7a ilustram o mecanismo de abertura da lata (1) das Figuras 1 a 4 na posição inicial, na qual a lâmina de corte circular (28) da roda cortadora (20) se - 17- encontra totalmente separada da roda motriz (10), de tal modo que não se forma qualquer linha de contacto entre elas. O dentado exterior (23) da roda cortadora (20) engrena com a roda motriz (10) para permitir a rotação accionável da cortadora (20) regular através da roda motriz.
Nas Figuras 5-7b, a roda motriz (10) foi girada para fazer rodar, de modo accionável, a roda cortadora (20) e aproximar a lâmina de corte (28) da roda motriz (10) e, deste modo, formar uma linha de contacto entre elas para a recepção da parede (2) da lata (1) . Esta posição corresponde, pois, ao momento anterior do inicio do intervalo de corte.
Nas Figuras 5-7c, a roda motriz (10) girou mais e para além do último dente (27) do dentado exterior (23), de tal modo que a interacção de accionamento regular entre a roda motriz (10) e os dentados exteriores (23) da roda cortadora (20) foi quebrada. Isto corresponde ao inicio do intervalo de corte e o mecanismo de accionamento intermitente entra agora em acção. Tal como ilustra a Figura 6c, a cavilha de accionamento (18) é colocada em engrenagem com o primeiro dente (29) do dentado de cremalheira curva direita (26). Adicionalmente, a cavilha de accionamento (42) na barra de controlo (40) interage com o dentado interior (25) da roda cortadora (20) para controlar (por ex.: fechar) qualquer movimento indesejado.
Nas Figuras 5-7d, a roda motriz (10) girou ainda mais, mas esta rotação não resulta em qualquer accionamento rotativo da roda cortadora (20), pois a cavilha de accionamento (18) já não se encontra engrenada com o dentado de cremalheira curva direita (26). Adicionalmente, -18- a interacção bloqueada entre a cavilha de accionamento (42) e o dentado interior (25) da roda cortadora (20) bloqueia qualquer movimento indesejado.
Nas Figuras 5-7e, a roda motriz (10) girou para, novamente, colocar a cavilha de accionamento (18) em engrenagem accionável com o dentado de cremalheira curva direita (26) de modo tal que a rotação adicional da roda motriz (10) resulte numa rotação "impulsionada" da roda cortadora (20). Antes de ocorrer este "impulso", o engate entre a cavilha de comando (42) e o dentado interior (25) da roda cortadora (20) é quebrado em resposta à acção do excêntrico (44) que actua na face interna (41) da barra de controlo (40), empurrando a barra de controlo (40) para longe da roda motriz (10) para desengatar a cavilha de accionamento do dentado interior (25), permitindo, deste modo, o movimento de "impulso" desejado da roda cortadora (20) .
As Figuras 5-7f apresentam a posição do mecanismo na parte final do intervalo de corte (ou seja, mesmo no final do período de accionamento intermitente e mesmo antes do desengate da lâmina de corte (28) da sua interacção de corte com a lata (1)). A roda motriz (10) girou ainda mais, para conduzir a cavilha de accionamento (18) numa engrenagem accionável com o dente final do dentado de cremalheira curva direita (26), de tal modo que a rotação adicional da roda motriz (10) resulta numa última rotação de "impulso" da roda cortadora (20). Tal como anteriormente, para permitir a ocorrência deste "impulso", a cavilha de accionamento (42) e o dentado interior (25) da roda cortadora (20) são desengatados (novamente em resposta à acção do excêntrico (44) que actua no rebordo interno -19- (41) da barra de controlo (40)). Agora, contudo, a engrenagem de accionamento (16) é aproximada para engrenar com o primeiro dente (33) do dentado exterior (23) de tal forma que o accionamento regular entre a roda motriz (10) e a roda cortadora (20) possa ser retomado, tal como ilustrado nas Figuras 5-7g.
As Figuras 5-7g correspondem, pois, à posição após o final do intervalo de corte. A lâmina de corte (28) é deslocada para longe da parede (2) da lata (1) e a linha de contacto com a roda motriz (10) está prestes a ser partido de tal modo que a lata (1) (com a tampa cortada) possa ser removida do mecanismo de corte.
As Figuras 8 e 9 apresentam um segundo mecanismo de abre-latas desta invenção, no qual o mecanismo base de accionamento intermitente corresponde ao mecanismo do primeiro mecanismo de abre-latas das Figuras 1 a 7g, mas em que é aplicado um mecanismo de controlo alternativo.
Assim, as Figuras 8 a 9 apresentam um segundo mecanismo de abre-latas desta invenção na posição de corte. O mecanismo compreende uma roda motriz dentada (110) instalada no fuso de accionamento (112) preparado para rotação em redor de um eixo de accionamento. Também instalado no fuso de accionamento (112) está uma engrenagem de accionamento (116), colocada para engrenar com o dentado exterior (123) da engrenagem e accionamento da cortadora (122) existente na roda cortadora (120) para a respectiva rotação accionável no cortador rotativo (121) em redor de um eixo da roda cortadora. Na Figura 8 poderá ser observado que, no lado esquerdo da engrenagem de accionamento da cortadora (122), faltam vários dentados exteriores (123), sendo substituídos por dentados de cremalheira curvos (126) -20- correspondentes a esta mesma característica do primeiro mecanismo de abre-latas.
Mais uma vez, a roda cortadora (120) é dotada de uma lâmina de corte circular (128), nela instalada excentricamente de tal modo que, à medida que a roda cortadora gira em redor do seu eixo, a lâmina de corte (128) é aproximada da roda motriz (110) para formas uma linha de contacto entre elas. A formação desta linha de contacto, em funcionamento, corresponde a uma posição de corte na qual a lâmina de corte (128) passa através da parede cilíndrica de uma lata para aí efectuar um corte à medida que o abre-latas orbita relativamente em seu redor. Mais uma vez, a posição de corte é definida através de um intervalo de corte correspondente a um segmento de rotação da roda cortadora (120) na qual a lâmina de corte (128) se encontra suficientemente próxima da roda motriz (110) para formar a linha de contacto. A roda cortadora é, também, dotada de uma anilha de espaçamento (130) e possui uma função idêntica à função do primeiro mecanismo de abre- latas. A roda cortadora (120) possui ainda um meio de accionamento intermitente para fornecer um accionamento intermitente entre a roda motriz (110) e a roda cortadora (120) quando a lâmina de corte (128) se encontra na posição de corte de modo a manter a linha de contacto no seu lugar durante um intervalo de corte suficiente para fornecer um corte orbital completo em redor da parede cilíndrica da lata. A intermitência do accionamento é essencialmente proporcionada pela abertura ("dentado em falta") no dentado exterior (123) da engrenagem de accionamento da cortadora -21 - (122), provocando uma quebra na interacção engrenada com a engrenagem de accionamento (116) da roda motriz (110). Nesse momento, a cavilha de accionamento (118) interage com o dentado de cremalheira curva direita (126) de tal modo que, para cada rotação da roda motriz (110), a roda cortadora (120) é impulsionada por um dente da cremalheira curva (126) . Por último, a roda cortadora (120) é impulsionada o suficiente para que, mais uma vez, a engrenagem de accionamento (116) engrena com o dentado exterior (123) da engrenagem de accionamento da cortadora (122), retomando, deste modo, o accionamento regular entre a roda motriz (110) e a roda cortadora (120) .
Numa melhoria ao meio básico de accionamento intermitente, existe ainda uma função de controlo para controlar (isto é, manter) a roda cortadora (120) durante o intervalo de corte. A função de controlo é dotada de uma parede circular aberta direita (125) (formando uma superfície de controlo) existente na roda motriz (110) e disposta para engatar/desengatar várias cavilhas de controlo espaçadas (142a-d) existentes na roda cortadora (120). Em mais detalhe, as cavilhas de controlo (142a,142d) encontram-se no exterior da parede (125) e as duas cavilhas (142b,142c) no interior da parede. A interacção dos vários pares de cavilhas (por ex. : 142a e 142b, 142b e 142c, 142c e 142d, ou 142d e 142a) com a parede curva (125) na roda motriz pode proporcionar o engate desejado da roda cortadora (120) . O movimento de engate/desengate da parede circular aberta (125) com as várias cavilhas de controlo (142a-d) é tal que a parede (125) desengata as várias cavilhas de controlo (142a-d) antes do engate da cavilha de accionamento (118) com a cremalheira curva (126) e engata -22- as várias cavilhas de controlo (142a-d) depois disso. Assim, mais uma vez a roda cortadora (120) nunca tem liberdade de movimentos, podendo, de outro modo, fazer com que não corte a lata ou fique dessincronizada com a roda motriz (110) . Este tipo de mecanismo de controlo pode ser considerado como uma "parede giratória Geneva". A Figura 10 ilustra um abre-latas manual (250) desta invenção, podendo incluir tanto o primeiro como o segundo mecanismos de abre-latas, tal como descrito com referência aos desenhos anteriores. 0 abre-latas (250) compreende um corpo (252) que define um cabo (254), uma forquilha (256) para receber a parte da tampa (4) de uma lata (1), e um suporte (258) para encostar na tampa (4) . O mecanismo de abre-latas (200) pousa numa cavidade definida pelo corpo (252). É instalado um manipulo de torção (260) para a rotação no eixo de accionamento (214) de tal modo que a respectiva rotação resulta no accionamento rotativo fornecido à roda motriz do mecanismo de abre-latas (200). Esta versão de abre-latas (250) é dotada de um corpo aberto (252). Noutras variações, é também possivel um corpo semi-fechado com mecanismo (200) no interior. O corpo (250) pode ser composto por qualquer material rígido adequado (por ex. : do termoplástico aos metais) para alojar e espaçar o mecanismo (200) e é concebido de modo adequado para uma utilização ergonómica.
As Figuras 11a a 13 apresentam diferentes vistas de um abre-latas automático (350) da invenção, incluindo o primeiro mecanismo de abre-latas (300), tal como descrito com referência aos desenhos anteriores. No modelo alternativo, o segundo mecanismo de abre-latas das Figuras 8 e 9 é substituído. Esta versão do abre-latas automático -23- (350) pode ser colocado numa lata (1), e assim que é iniciado (através do botão (360)), conduz a roda cortadora para a posição de corte, na qual a lâmina de corte entra através da parede cilíndrica da lata, sendo que os meios de accionamento fazem girar a roda motriz para que o abre-latas orbite em redor da lata para nela formar o corte.
Após uma rotação, a tampa (4) é cortada e a roda cortadora é deslocada da sua posição de corte. O abre-latas automático (350) pode, pois, ser retirado, e a tampa cortada (4) pode também ser retirada. O abre-latas automático (350) compreende um corpo em forma de charuto (nas variações são possíveis outras formas) formado por partes do corpo superior (352) e do fundo (353) iguais, e um cabo (354) para o utilizador poder agarrar. A parte do corpo superior (352) possui um botão com molas (360), podendo ser utilizado para accionar o motor eléctrico (362), alimentado por baterias (363a,363b) para o funcionamento automático do mecanismo do abre-latas. A parte do fundo (353) possui uma forma para a recepção da parte da tampa de uma lata (não apresentada) na forquilha (356). A entrar na forquilha (356) pode observar-se a roda motriz (310) e a lâmina de corte circular (328), que numa operação de corte forma uma linha de contacto de corte na lata.
Em funcionamento, o motor eléctrico fornece accionamento ao mecanismo do abre-latas (300) na roda motriz (310) através do jogo de engrenagens (364a-c). O motor eléctrico (362) responde ao comando do botão eléctrico (360), que por sua vez pode directamente accionar o interruptor (368) (ou, em alternativa, indirectamente, por ex.:, com um microinterruptor). O abre-latas (350) está -24- disposto para se desligar automaticamente no final da operação de abertura de uma lata através de um carne de paragem (369) instalado na roda cortadora (320). Poderão existir outros sensores ou interruptores, por ex., para prevenir o arranque quando a lata (1) não se encontra presente, ou quando a parte inferior do corpo (353) foi removida para limpeza, etc. 0 motor eléctrico (362) pode, em alternativa, ser controlado por outro microprocessador lógico, por ex., etc. para fornecer funções extra, tais como o aceleramento da entrada e fases de saida do ciclo, accionamento de dois ou mais ciclos para latas maiores, monitorização do estado da bateria, monitorização do consumo da corrente, e/ou sensor do final da operação de corte.
As caracteristicas essenciais do mecanismo de abre-latas correspondem àquelas descritas em pormenor com referência às Figuras 1 a 7g. Deste modo, o mecanismo compreende uma roda motriz dentada (310) instalada num fuso de accionamento (312) colocado para girar em redor de um eixo de accionamento. Também instalado no fuso de accionamento (312) está uma engrenagem de accionamento (316), colocada para engrenar com o dentado exterior (323) da engrenagem de accionamento da cortadora (322) existente na roda cortadora (320) para uma rotação accionável no cortador rotativo (321) em redor de um eixo da roda cortadora. Na parte da engrenagem de accionamento da cortadora (322) faltam vários dentes exteriores (323), sendo substituídos por dentados interiores (não visiveis) e dentado de cremalheira curva direita (326) . A roda cortadora (320) é dotada de uma lâmina de corte circular (328), excentricamente nela instalada de tal -25- modo que, à medida que a roda cortadora gira em redor do seu eixo, a lâmina de corte (328) é aproximada à roda motriz (310) para formar uma linha de contacto entre elas. A formação desta linha de contacto, em funcionamento, corresponde a uma posição de corte na qual a lâmina de corte (28) passa através da parede cilíndrica (2) de uma lata, para aí efectuar um corte à medida que o abre-latas orbita relativamente em seu redor. Mais uma vez, a posição de corte é definida por um intervalo de corte correspondente a um segmento de rotação da roda cortadora (320) na qual a lâmina de corte (328) se encontra suficientemente próxima à roda motriz (310) para formar a dita linha de contacto. A roda cortadora é também dotada de uma anilha de espaçamento (330) com um dispositivo de ligação do espigão quadrado (331) e uma anilha de extremidade (332), e possui uma função idêntica à função do primeiro mecanismo de abre-latas. Também visível é uma barra de controlo (340), instalada tanto no fuso de accionamento (312) e no cortador rotativo (321) (lateralmente móvel relativamente a ele), dotada de uma cavilha de controlo (342) que engrena intermitentemente durante o intervalo de corte com o dentado interior (325) da roda cortadora (320) (tal como anteriormente descrito).
Poderá também existir uma engrenagem de mola ou uma engrenagem sem-fim, no jogo de engrenagens (364a-c) antes da roda motriz (310), podendo ser utilizada por mola de compressão para engatar e manualmente girar o mecanismo em caso de bloqueio devido a bateria fraca. -26-
REFERÊNCIAS CITADAS NA DESCRIÇÃO
Esta lista de referências citadas pelo requerente é apenas para a conveniência do leitor. A mesma não faz parte do documento de Patente Europeia. Embora muito cuidado tenha sido tomado na compilação das referências, erros e omissões não podem ser excluídos e o IEP não assume qualquer responsabilidade neste sentido.
Documentos de Patente citados na descrição
• GB 2118134 AI • CA 1200086 AI • EP 0193278 AI • EP 0202790 AI • EP 0574214 AI • US 4365417 A
[0004] [0005] [0006] [0005] [0005] [0005] [0005] [0007][0009]

Claims (29)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Mecanismo para utilização num abre-latas de uma lata (1), sendo que a dita lata (1) compreende uma parede cilíndrica (2) fechada em cada extremidade com uma tampa circular (4) nela fixa através de um rebordo direito em redor do bordo da dita tampa (4) que se prende a cada dita extremidade da dita parede cilíndrica (2), sendo que o dito mecanismo compreende: um corpo; rotativamente instalada ao dito corpo em redor de um primeiro eixo (14), uma roda motriz (10) para engate no rebordo da lata (1); rotativamente instalada ao dito corpo em redor de um segundo eixo (24), e podendo girar através da acção da dita roda motriz (10), uma roda cortadora (20); instalada de modo excêntrico na dita roda cortadora (20), uma lâmina de corte (28) móvel na rotação da roda cortadora (20) para uma posição de corte na qual a lâmina de corte (28) forma uma linha de contacto com a roda motriz (10) de tal modo que a lâmina de corte (28) entra através da parede cilíndrica da lata (1) para aí fazer um corte à medida que o abre-latas orbita em seu redor; caracterizado por a dita posição de corte ser definida por um intervalo de corte correspondente a um segmento de rotação da roda cortadora (20) na qual a lâmina -2- de corte (28) está suficientemente próxima da roda motriz (10) pata formar a dita linha de contacto; e instalados na roda cortadora (20), meios de accionamento intermitente (26,18) para fornecer um accionamento intermitente entre a roda motriz (10) e a roda cortadora (20), quando a lâmina de corte (28) se encontra na posição de corte, de tal modo a manter a linha de contacto no seu lugar durante um intervalo de corte suficiente para fornecer um corte orbital completo em redor da parede cilíndrica da lata (1).
  2. 2. Um mecanismo de abre-latas de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a roda motriz (10) e a roda cortadora (20) se encontrarem numa relação de accionamento directo.
  3. 3. Um mecanismo de abre-latas de acordo com uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado por a lâmina de corte (28) possuir uma forma circular.
  4. 4. Um mecanismo de abre-latas de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por meios de accionamento intermitente (26,18) compostos por um mecanismo Geneva.
  5. 5. Um mecanismo de abre-latas de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por, na posição de corte, a relação de accionamento habitual (16,23) entre a roda motriz (10) e a roda cortadora (20) estar desengatada. -3-
  6. 6. Um mecanismo de abre-latas de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por a roda cortadora (20) ter falta de dentes no seu segmento correspondente ao intervalo de corte.
  7. 7. Um mecanismo de abre-latas de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado por meios de accionamento intermitente compostos por uma cavilha de accionamento (18) na roda motriz (10) colocada para a acção de accionamento intermitente com um elemento que engata de modo intermitente (26) na roda cortadora (20) .
  8. 8. Um mecanismo de abre-latas de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o elemento que engata de modo intermitente (26) ser composto por uma cremalheira curva com dentes de accionamento intermitente (29) na roda cortadora (20).
  9. 9. Um mecanismo de abre-latas de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por a cavilha de accionamento (18) e os ditos dentes de accionamento intermitente (29) girarem em redor de um plano rotacional espaçado do plano rotacional da roda motriz (10) e da roda cortadora (20).
  10. 10. Um mecanismo de abre-latas de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por a cavilha de accionamento (18) e os dentes de accionamento intermitente -4- (29) partilharem o mesmo eixo de rotação que a roda motriz (10) e a roda cortadora (20), respectivamente.
  11. 11. Um mecanismo de abre-latas de acordo com qualquer uma das reivindicações 8 a 10, caracterizado por os meios de accionamento intermitente serem dotados de meios de controlo (42) para prevenir a rotação intermitente da roda cortadora (20), que não em resposta ao engate do accionamento da cavilha de accionamento (18) com os dentes de accionamento intermitente (29) .
  12. 12. Um mecanismo de abre-latas de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por os meios de controlo (42) funcionarem também para alinhar a cavilha de accionamento (18) com os dentes de accionamento intermitente (29) para garantir a interacção do accionamento intermitente regular.
  13. 13. Um mecanismo de abre-latas de acordo com uma das reivindicações 11 ou 12, caracterizado por meios de controlo que compreendem uma cavilha de controlo (42) existente na roda motriz (10) e dispostos para o movimento de engate/desengate de uma cremalheira curva (25) dos dentes de controlo existentes na roda cortadora (20).
  14. 14. Um mecanismo de abre-latas de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por o movimento de engate/desengate da cavilha de controlo (42) e a dita cremalheira curva (25) dos dentes de controlo estarem sob o controlo de um ou mais excêntricos (43,44). -5-
  15. 15. Um mecanismo de abre-latas de acordo com uma das reivindicações 11 ou 12, caracterizado por os meios de controlo compreenderem uma superficie de controlo (125) existente na roda motriz (10) e disposta para engatar/desengatar uma ou mais cavilhas de controlo (142a-d) existentes na roda cortadora (20).
  16. 16. Um mecanismo de abre-latas de acordo com a reivindicação 15, caracterizado por a superficie de controlo compreender uma parede circular (125) aberta direita quebrada e um par de cavilhas de controlo espaçadas (142a, 142b/142c, 142d) que se encontram na roda cortadora (20) .
  17. 17. Um mecanismo de abre-latas de acordo com uma das reivindicações 11 ou 12, caracterizado por meios de controlo que compreendem um elemento de espaçamento (125) existente na roda motriz (10) e disposto para a interacção do espaçamento intermitente com a roda cortadora (20), de modo a espaçar a cavilha de accionamento (118) dos dentes de accionamento intermitente (29).
  18. 18. Um mecanismo de abre-latas de acordo com a reivindicação 17, caracterizado por o elemento de espaçamento compreender uma parede curva direita (125) existente na roda motriz (10) e disposta para interacção com a base da roda cortadora (20) , de modo a empurrar a roda cortadora (20) para longe da roda motriz (10) de maneira diferente da posição de accionamento intermitente.
  19. 19. Um mecanismo de abre-latas de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 18, caracterizado por -6- uma anilha de espaçamento (30) existente na roda cortadora (20), sendo que a anilha de espaçamento (30) partilha o mesmo segundo eixo de rotação.
  20. 20. Um mecanismo de abre-latas de acordo com a reivindicação 19, caracterizado por a anilha de espaçamento (30) possuir um dispositivo de ligação para ligação à roda cortadora (20) de modo que ambas possam girar juntas durante a acção de corte.
  21. 21. Um mecanismo de abre-latas de acordo com a reivindicação 20, caracterizado por o dispositivo de ligação ser composto por um espigão não circular direito disposto para se projectar num orifício não circular correspondente existente na roda cortadora (20).
  22. 22. Um mecanismo de abre-latas de acordo com a reivindicação 21, caracterizado por o dito espigão não circular direito e o dito orifício não circular correspondente possuírem uma forma quadrada.
  23. 23. Um mecanismo de abre-latas de acordo com qualquer uma das reivindicações 19 a 22, caracterizado por a anilha de espaçamento (30) compreender um material elástico (p. ex.: borracha ou um polímero sintético).
  24. 24. Um abre-latas compreendendo um mecanismo de abre-latas de qualquer uma das reivindicações 1 a 23, caracterizado por possuir meios de accionamento (362/260) para accionar a sua roda motriz (10). -7 -
  25. 25. Um abre-latas de acordo com a reivindicação 24, caracterizado por possuir uma caixa (352,353).
  26. 26. Um abre-latas de acordo com uma das reivindicações 24 ou 25, caracterizado por meios de accionamento (260) adaptados para o accionamento manual.
  27. 27. Um abre-latas de acordo com uma das reivindicações 24 ou 25, caracterizado por meios de accionamento (362) adaptados para o accionamento eléctrico.
  28. 28. Um abre-latas de acordo com qualquer uma das reivindicações 24 a 27, caracterizado por o accionamento inicial dos meios de accionamento (362/260) ser concebido para fazer girar a roda cortadora (20) para a dita posição de corte na qual a lâmina de corte (28) entra através da parede cilíndrica da lata (1) , sendo que o accionamento adicional dos meios de accionamento (362/260) é concebido para fazer girar a roda motriz (10) para fazer com que o abre-latas orbite em redor da lata (1) para formar nela o dito corte.
  29. 29. Um abre-latas de acordo com a reivindicação 28, caracterizado por ainda um accionamento complementar dos meios de accionamento (362/260) ser concebido para fazer girar a roda cortadora (20) para longe da posição de corte após a conclusão do dito corte. Lisboa, 8/06/2010
PT05111812T 2005-10-12 2005-12-07 Mecanismo para abre-latas PT1775256E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB0520686A GB2431389A (en) 2005-10-12 2005-10-12 Mechanism for a can opener

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1775256E true PT1775256E (pt) 2010-06-16

Family

ID=35430212

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT05111812T PT1775256E (pt) 2005-10-12 2005-12-07 Mecanismo para abre-latas

Country Status (16)

Country Link
US (1) US7437825B2 (pt)
EP (1) EP1775256B1 (pt)
JP (1) JP4854386B2 (pt)
CN (2) CN1948123B (pt)
AT (1) ATE460381T1 (pt)
AU (1) AU2005242172B2 (pt)
CA (1) CA2529680C (pt)
CY (1) CY1110920T1 (pt)
DE (1) DE602005019887D1 (pt)
DK (1) DK1775256T3 (pt)
ES (1) ES2342406T3 (pt)
GB (1) GB2431389A (pt)
HK (1) HK1091092A1 (pt)
PL (1) PL1775256T3 (pt)
PT (1) PT1775256E (pt)
SI (1) SI1775256T1 (pt)

Families Citing this family (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2431389A (en) * 2005-10-12 2007-04-25 Daka Res Inc Mechanism for a can opener
US7574808B2 (en) 2005-12-12 2009-08-18 Daka Research Inc. (Br. Virg. Isl Corp.) Mechanism for can opener
US7596874B2 (en) * 2005-12-12 2009-10-06 Daka Research Inc. Mechanism for can opener
US8443518B2 (en) * 2007-12-28 2013-05-21 Stephen Fisher Blister package opener
GB2453615B (en) * 2008-06-18 2010-06-09 Hui Ling Lee Can opener
US8371033B2 (en) * 2010-08-18 2013-02-12 Joseph Michael CANTORE, III Electric can opener and method of opening a can
US8539682B2 (en) * 2010-08-27 2013-09-24 Daka Research Inc. (British Virgin Islands Corporation) Rotary can opener
DE202011109579U1 (de) 2011-12-27 2012-01-26 Dieter Lindner Haltevorrichtung
US8955227B2 (en) * 2012-09-03 2015-02-17 Hui-Ling Lee Can opener
CN103058110A (zh) * 2013-01-22 2013-04-24 胡云龙 一种安全罐头刀
GB201311135D0 (en) * 2013-06-21 2013-08-07 Kalogroulis Alexander Can opener mechanism
USD772665S1 (en) 2015-05-11 2016-11-29 Telebrands Corp. Can opener
CN106672875B (zh) * 2015-11-06 2018-10-26 李惠玲 开罐器
CN111285312B (zh) * 2018-12-10 2022-06-24 宝群电子科技(上海)有限公司 西林瓶处理设备
USD987396S1 (en) * 2020-12-22 2023-05-30 Kitchen Mama Llc Electric can opener
USD964132S1 (en) 2021-10-26 2022-09-20 Edlund Company, Llc Can opener drive gear
CN114620664B (zh) * 2022-04-26 2024-03-22 广东新宝电器股份有限公司 一种直流自动旋转边缘切割开罐器
CN115028125B (zh) * 2022-07-29 2024-03-29 青岛山海家居用品有限公司 一种开罐器结构及其使用方法
USD1018230S1 (en) * 2023-09-05 2024-03-19 Shenzhen Songrui Electric Appliance Technology Co., Ltd. Electric can opener
CN117246965B (zh) * 2023-11-14 2024-03-01 珠海市科力通电器有限公司 开罐机

Family Cites Families (34)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1556385A (en) * 1922-12-07 1925-10-06 Quicsafe Mfg Corp Can opener
DE379929C (de) * 1923-01-16 1923-08-31 Quicksafe Mfg Company Buechsenoeffner mit einstellbar an einem Halter gelagertem, drehbarem Schneidmesser und einer mit diesem kuppelbaren, drehbaren Reibrolle
US1945137A (en) * 1932-02-23 1934-01-30 Dahl Martin Can opener
US2522382A (en) * 1945-06-02 1950-09-12 Nat Machine Products Can opener
US2461015A (en) * 1946-04-10 1949-02-08 Andrew H Withrow Can opener and reshaper
US2522383A (en) * 1946-09-23 1950-09-12 Nat Machine Engineers Can opener
US2592936A (en) * 1947-06-23 1952-04-15 John C Hockery Can opener
US2718056A (en) * 1953-05-28 1955-09-20 Burnett Fred Scissor can opener
GB820996A (en) * 1957-05-10 1959-09-30 Lindahls Mek Ab Improvements in and relating to can openers
GB1215196A (en) * 1968-11-12 1970-12-09 Geo Salter & Co Ltd Can opener
US3689997A (en) * 1970-06-22 1972-09-12 Rival Manufacturing Co Electric can opener with removable hand lever and frame engaging pin assembly
US3740840A (en) * 1971-10-26 1973-06-26 Imp Knife Ass Co Inc Electric can opener with can sensing means
FR2187674B1 (pt) * 1972-06-07 1977-06-17 Thoren Olof
US4365417A (en) * 1980-08-01 1982-12-28 Evert Rosendahl Tin opener
DE8210859U1 (de) 1982-04-15 1982-08-19 Mike & Kremmel Ltd., Kowloon, Hongkong Dosenoeffner
US4563818A (en) * 1983-08-01 1986-01-14 Mike & Kremmel Limited Can openers
CA1200086A (en) 1984-04-09 1986-02-04 Mike & Kremmel Limited Can openers
GB8502070D0 (en) 1985-01-28 1985-02-27 Mike & Kremmel Ltd Can openers
GB8512549D0 (en) * 1985-05-17 1985-06-19 Mike & Kremmel Ltd Can openers
US5022159A (en) * 1989-11-29 1991-06-11 Chef'n Corporation Hand-held can opener
EP0503931B1 (en) * 1991-03-13 1996-02-14 Prestige Group Uk Plc Can opener
GB9212170D0 (en) 1992-06-09 1992-07-22 Mike & Kremmel Ltd A can opener
US5313708A (en) * 1992-12-04 1994-05-24 The Rival Company Can opener
US5664333A (en) * 1996-06-17 1997-09-09 Hardman; Tonia C. Hand held and base operated can opener combination
GB2327662B (en) * 1997-07-30 1999-06-23 Ki Mee Kitchenware Limited Can opener
SG71859A1 (en) * 1998-03-06 2000-04-18 So Shun Can opener
US6298563B1 (en) * 1999-12-08 2001-10-09 Kathy Yeadon Electric can opener with a horizontally oriented blade
US6351889B1 (en) * 2000-01-13 2002-03-05 The Holmes Group, Inc. Adjustable-height can opening appliance
US6516524B1 (en) * 2000-10-23 2003-02-11 Hamilton Beach/Proctor-Silex, Inc. Battery operated portable can opener
US6739061B1 (en) * 2002-09-13 2004-05-25 Sherry L. Montel Automatic can opener
US6886260B1 (en) * 2003-11-12 2005-05-03 Hui Ling Lee Electromotive can opener
US20050235501A1 (en) * 2004-04-23 2005-10-27 Shun So Handheld electric-powered can opener
US7168170B1 (en) * 2005-08-10 2007-01-30 Kwok Kuen So Can opener
GB2431389A (en) * 2005-10-12 2007-04-25 Daka Res Inc Mechanism for a can opener

Also Published As

Publication number Publication date
AU2005242172B2 (en) 2010-12-09
JP2007106496A (ja) 2007-04-26
PL1775256T3 (pl) 2010-08-31
CN1948123A (zh) 2007-04-18
CA2529680C (en) 2013-07-16
ES2342406T3 (es) 2010-07-06
DE602005019887D1 (de) 2010-04-22
DK1775256T3 (da) 2010-06-21
US20070044326A1 (en) 2007-03-01
JP4854386B2 (ja) 2012-01-18
CN200999193Y (zh) 2008-01-02
EP1775256A1 (en) 2007-04-18
AU2005242172A1 (en) 2007-04-26
EP1775256B1 (en) 2010-03-10
CN1948123B (zh) 2010-08-11
US7437825B2 (en) 2008-10-21
CY1110920T1 (el) 2015-06-10
ATE460381T1 (de) 2010-03-15
CA2529680A1 (en) 2007-04-12
SI1775256T1 (sl) 2010-07-30
GB2431389A (en) 2007-04-25
HK1091092A1 (en) 2007-01-05
GB0520686D0 (en) 2005-11-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1775256E (pt) Mecanismo para abre-latas
AU2008100259A4 (en) Mechanism for Can Opener
US7596874B2 (en) Mechanism for can opener
ES2317123T3 (es) Modulo de extraccion para un dispositivo de produccion de bebidas a partir de capsulas.
CN208246894U (zh) 一种手抓包生产用原料裁切装置
BRPI0509370B1 (pt) mecanismo de trava para um dispensador em combinação com um rolo de material trocável, mecanismo de trava em combinação com um tampão de extremidade, uso do mesmo, dispensador para rolos de papel trocáveis e método para inserir um rolo de material trocável com pelo menos um tampão de extremidade em um mecanismo de trava
BR102012030762A2 (pt) Unidade para prender rodas reservas nos veículos
CN201945802U (zh) 驱动组件、感光鼓及处理盒
ES2326540T3 (es) Aparato domestico con activacion central.
BR102012026141A2 (pt) Grupo para escaldar
KR200435941Y1 (ko) 캔 오프너 기구 및 이를 채용한 캔 오프너
RU42037U1 (ru) Устройство для укупорки стеклянной тары металлическими крышками
CN109047909B (zh) 一种电圆锯的控制结构
CN216613994U (zh) 一种改良型开罐器
CN107811498A (zh) 一种易开合盖机构的电热压力器具
PT10768U (pt) Dispositivo para bicicletas ou outros veículos accionados por pedais
JPH0247894Y2 (pt)
CH435104A (fr) Machine à encercler les paquets, avec bloc-noueur automatique
JPS5828628Y2 (ja) 剣道練習具
CN109230719A (zh) 一种纸张输送装置
JPH08128093A (ja) ロータンクのハンドル装置
CN201237490Y (zh) 一种具有离合机构的卷尺
CH101210A (fr) Dispositif de contact électrique dans les horloges dont le remontage est effectué automatiquement, au moyen d'un moteur électrique rotatif.
PT8484U (pt) Sacarrolhas aperfeicoado
BE643522A (pt)