PT1728924E - Dispositivo para reter massas ou corpos deslizantes - Google Patents
Dispositivo para reter massas ou corpos deslizantes Download PDFInfo
- Publication number
- PT1728924E PT1728924E PT06011101T PT06011101T PT1728924E PT 1728924 E PT1728924 E PT 1728924E PT 06011101 T PT06011101 T PT 06011101T PT 06011101 T PT06011101 T PT 06011101T PT 1728924 E PT1728924 E PT 1728924E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- structural support
- support rod
- elements
- weakening
- frame
- Prior art date
Links
Classifications
-
- E—FIXED CONSTRUCTIONS
- E02—HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
- E02D—FOUNDATIONS; EXCAVATIONS; EMBANKMENTS; UNDERGROUND OR UNDERWATER STRUCTURES
- E02D17/00—Excavations; Bordering of excavations; Making embankments
- E02D17/20—Securing of slopes or inclines
-
- E—FIXED CONSTRUCTIONS
- E01—CONSTRUCTION OF ROADS, RAILWAYS, OR BRIDGES
- E01F—ADDITIONAL WORK, SUCH AS EQUIPPING ROADS OR THE CONSTRUCTION OF PLATFORMS, HELICOPTER LANDING STAGES, SIGNS, SNOW FENCES, OR THE LIKE
- E01F7/00—Devices affording protection against snow, sand drifts, side-wind effects, snowslides, avalanches or falling rocks; Anti-dazzle arrangements ; Sight-screens for roads, e.g. to mask accident site
- E01F7/04—Devices affording protection against snowslides, avalanches or falling rocks, e.g. avalanche preventing structures, galleries
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Mining & Mineral Resources (AREA)
- Civil Engineering (AREA)
- Structural Engineering (AREA)
- General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Architecture (AREA)
- Paleontology (AREA)
- General Engineering & Computer Science (AREA)
- Devices Affording Protection Of Roads Or Walls For Sound Insulation (AREA)
- Pressure Welding/Diffusion-Bonding (AREA)
- Absorbent Articles And Supports Therefor (AREA)
- Physical Or Chemical Processes And Apparatus (AREA)
- Pit Excavations, Shoring, Fill Or Stabilisation Of Slopes (AREA)
Description
1
Descrição "Dispositivo para reter massas ou corpos deslizantes" A presente invenção refere-se a um dispositivo de retenção (isto é sustentação) ou travagem para corpos ou massas deslizantes (isto é que se movimentam de modo descendente) de/em declives, do tipo que compreende uma rede de captura que se encontra perifericamente fixa a uma armação de suporte, que se encontra, por sua vez, fixa ao terreno por meios mecânicos apropriados para ancoragem no solo.
Deverá ser observado que como "corpos deslizantes ou massas" pretende-se designar qualquer conjunto de entidades que compreendem em conjunto ou separadamente, rochas, solo, pedras, gravilha, neve, gelo, etc. que rompem de uma parede inclinada e tendem a deslizar para baixo sob a gravidade.
Neste sentido, os corpos deslizantes ou massas podem ser, por exemplo, deslizamentos de terras, desabamento de terras, rupturas do terreno, deslizamentos de neve ou mesmo avalanches.
Uma técnica conhecida é o de proporcionar dispositivos de retenção para corpos deslizantes ou massas que consistem em redes seguras numa posição estendida por uma armação obtida pelo acoplamento de várias vigas ou travessas metálicas ou de madeira. Esta armação é depois firmemente ancorada ao terreno por meio, por exemplo, de um conjunto de tirantes ligados a um ou mais postos que se encontram 2 profundamente implantados no solo. A função executada pela rede, que é geralmente fabricada de malhas sintéticas ou metálicas, é o de amortecer e/ou reter as massas ou corpos deslizantes, devido à forma e resiliência dos mesmos, sem impedir a passagem do vento ou outros eventos atmosféricas, permitindo que pequenos animais selvagens passem livremente através dos mesmos.
Estes dispositivos são geralmente empregues como barreiras de neve sendo que neste caso se encontram proporcionados em declives naqueles lados onde seja provável que rompa uma massa de neve, ou como retentores de solos, sendo que neste caso eles podem também estar pelo menos parcialmente colocados abaixo do nível do terreno e actuar como uma barreira estática para o solo para a estabilização dos declives, diques de rios e torrentes de sedimentos. A patente suíça CH-A-674998 em nome de STREIFF ensina a proporcionar um dispositivo de retenção para massas de neve, ou mesmo avalanches, do tipo em que uma armação com travessas rigidamente fixas uma à outra suporta uma rede que se encontra perifericamente, de modo solúvel, fixada a esta armação. Uma armação piramidal rígida é depois proporcionada para fixar a referida armação ao terreno por meio de meios de ancoragem que compreendem parafusos ou postos embutidos (isto é implantados) no terreno. Após ter sido instalada, a rede do dispositivo STREIFF é disposta e moldada de modo a absorver o 3 impacto e quebrar o fluxo de neve e gelo de possíveis deslizamentos de neve, massas de neve ou avalanches. A patente europeia EP-A-828897, em nome de LASER descreve um dispositivo para quebrar massas de neve tal como avalanches e deslizamentos de neve de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1 por meio de uma rede suportada, ao longo da periferia da mesma, por uma armação formada por travessas que se encontram cruzadas e fixadas uma à outra com algum espaço entre elas. Vários tirantes sendo intercalados entre as extremidades das referidas travessas e uma extremidade de uma escora, que se encontra, por sua vez, acoplada à armação na outra extremidade, ligam a referida armação a um elemento de ancoragem ao terreno. 0 modelo utilitário espanhol ES-U-1057315 em nome de FATZER refere-se a um dispositivo de retenção para massas deslizantes do tipo indicado acima em que a armação, do tipo que apresenta travessas cruzadas, se situa num plano e é articulável no referido plano de colocação. A US-A-5961099 descreve um sistema de rede de segurança para reter lodo ou detritos que inclui pelo menos uma unidade que compreende um painel em rede que se encontra colocado entre duas colunas e se encontra seguro a cabos contínuos do topo e do fundo. Adicionalmente vários elementos de segurança do sistema da rede de segurança encontram-se munidos com elementos que travagem ou meios de absorção de carga. 4
Estes dispositivos de retenção da técnica anterior para massas deslizantes são muito eficientes no caso de impacto contra objectos deslizantes, mas quando a energia cinética (ou momento linear) das referidas massas excede um certo limite, o dispositivo não é mais passivel de reter a massa deslizante. Deste modo, se todo o dispositivo desengrenar do terreno, ou a rede se desapertar da armação, ou mesmo quebrar, o dispositivo não é mais passivel de executar a função esperada.
De facto, nos dispositivos acima mencionados, a absorção do impacto é substancialmente exigida à rede de captura, essencialmente como uma função da sua elasticidade, forma e realização na armação. Quando a rede é sujeita a uma tensão que excede as suas caracteristicas de resiliência, são passíveis de ocorrer as condições acima de funcionamento anormal ou degradada do dispositivo.
Sendo assim, um objecto da presente invenção é o de proporcionar um dispositivo de retenção para massas deslizantes ou corpos do tipo que compreende uma rede de captura que se encontra fixa a uma armação ancorada ao terreno, que é passível de absorver impactos de massas munidas com um momento linear não negligenciável. É por isso um objecto da presente invenção proporcionar um dispositivo de retenção para massas deslizantes ou corpos que prove ser particularmente eficiente em reter estes corpos 5 deslizantes ou massas, sendo simultaneamente fácil de fabricar e instalar.
Este e outros objectivos são alcançados pelo dispositivo de retenção para corpos deslizantes de acordo com a primeira reivindicação independente e reivindicações dependentes posteriores. 0 dispositivo de retenção para corpos deslizantes ou massas de acordo com a presente invenção compreende as características da reivindicação 1. 0 proporcionamento de meios de enfraquecimento ou de ruptura que actuam na estrutura de pelo menos um dos referidos elementos semelhantes a haste, que consiste por exemplo em entalhes ou dobradiças entre os troços deste elemento semelhante a haste de suporte, mune a armação com uma capacidade aumentada de absorver o impacto contra massas deslizantes, devido à sua conformidade cada vez maior.
De acordo com um aspecto preferido da presente invenção, estes meios de enfraquecimento e/ou ruptura encontram-se proporcionados de modo a facilitar o colapso da estrutura do elemento semelhante a haste, nos quais eles se encontram proporcionados, no lado descendente do dispositivo, quando o último se encontra instalado.
Além disso, de acordo com um outro aspecto particular da presente invenção, os elementos semelhantes a haste de suporte que formam a armação apropriada para suportar a rede de captura encontram-se mutuamente riqidamente fixados um ao 6 outro e também ao terreno por meio de tirantes, de preferência feitos de cabo de aço, e por meio de pelo menos uma escora que é apropriada para ligar o ponto de acoplamento mútuo ou área dos elementos semelhantes a haste a um elemento de ligação ao terreno apropriado. Várias formas de realização da presente invenção serão agora descritas somente como exemplo, tomando como referência as figuras anexas. As figuras representam:
Figura 1 vista esquemática axonométrica de um dispositivo de acordo com um aspecto preferido da presente invenção, tirada no lado descendente do dispositivo; Figura 2 vista esquemática axonométrica do dispositivo da figura 1 tirada no lado ascendente do dispositivo; Figura 3 vista em pormenor axonométrica da área de acoplamento mútua dos elementos semelhantes a haste de suporte do dispositivo das figuras 1 e 2; Figura 4 vista esquemática axonométrica tirada ao longo do lado descendente de uma forma de realização particular do meio de enfraquecimento e/ou ruptura que pode estar proporcionado no dispositivo das figuras anteriores; Figura 5 vista esquemática axonométrica, tirada no lado descendente, de outra forma de realização especifica do meio de enfraquecimento e/ou ruptura 7 que pode estar proporcionado no dispositivo das figuras anteriores; e
Figura 6 vista esquemática de topo de um elemento semelhante a haste de suporte do dispositivo na figura 1 encontrando-se munida com uma forma de realização adicional do meio acima mencionado de enfraquecimento e/ou ruptura que actua na sua estrutura.
Em relação às figuras 1 a 2, o dispositivo 1 para reter corpos deslizantes, ou massas ao longo de um declive 9 compreende, tal como é conhecido na técnica, pelo menos uma rede de recolha 2 que se encontra fixada a uma armação 4a, 4b, 4c, 4d, 8a, 8b, 10 e meios 5a, 5b, 5c, 5d, 6, 7, 11 para ancorar a armação 4a, 4b, 4c, 4d, 8a, 8b, 10 ao terreno.
Mais particularmente, a rede de captura 2, que tem como objectivo travar quaisquer corpos deslizantes ou quebrar as massas de neve que chocam, compreende várias malhas concatenadas, que são feitas de fio sintético ou metálico, contornado por um cabo de fixação 3 que se encontra fixo às extremidades de vários elementos semelhantes a haste de suporte 4a, 4b, 4c, 4d, que, por sua vez, formam a armação acima mencionada.
Na forma de realização particular do dispositivo 1 tal como ilustrado nas figuras, a rede 2 encontra-se proporcionada em relação ao declive 9, ascendente a estes elementos semelhantes a haste de suporte 4a, 4b, 4c, 4d quando o dispositivo 1 se encontra instalado. Tal como os técnicos irão apreciar, a rede 2 pode também estar proporcionada descendente dos elementos semelhantes a haste 4a, 4b, 4c, 4d, sem fugir do que se encontra contemplado na presente invenção. Além disso, enquanto que a rede 2 tal como ilustrada e descrita na presente é do tipo com malhas concatenadas anulares, qualquer outro tipo de rede, tal como com malhas rectangulares ou rombóides, ou também do tipo com cabos retorcidos ou cruzados, pode ser alternativamente empregue no dispositivo de retenção e/ou travagem para corpos deslizantes, ou massas sendo o objecto da presente patente.
Deverá ser também notado que por "elemento semelhante a haste de suporte" quer dizer qualquer elemento estrutural que apresenta uma dimensão predominante em relação aos outros dois, e que, a partir de pelo menos uma área ou ponto de acoplamento mútuo com outros elementos semelhantes a haste de suporte, apresenta a função de suportar ou ligar pelo menos um troço da referida rede de captura 2.
No dispositivo 1 descrito na presente, os elementos semelhantes a haste de suporte 4a, 4b, 4c, 4d, que são de preferência realizados de longarinas ou travessas de aço, encontram-se mutuamente fixos em somente uma área de acoplamento mútua individual, que se encontra substancialmente no mesmo centro geométrico da rede 2. Na forma de realização particular do dispositivo 1, além disso, os elementos 4a, 4b, 4c, 4d, semelhantes a haste encontram-se 9 radialmente proporcionados relativamente a esta área de acoplamento mútua e consistem em duas travessas 4a, 4c e 4b, 4d, feitas de aço, que se encontram cruzadas e mutuamente fixas nesta área de acoplamento.
Em maior pormenor, em relação também à figura 3, as duas travessas 4a, 4c; 4b, 4d encontram-se integralmente fixadas uma à outra através de duas placas de suporte 8a, 8b, que se encontram devidamente moldados para reter as duas travessas 4a, 4c; 4b, 4d cruzadas num ângulo predeterminado e encontram-se também fixadas uma à outra por vários pernos 10, ou outros elementos roscadas equivalentes que se encontram proporcionados nos espaços entre as duas travessas cruzadas. As duas placas de suporte 8a, 8b e os parafusos 10 proporcionam uma fixação rigida entre as duas travessas 4a, 4c e 4b, 4d, que deste modo não apresentam qualquer grau de liberdade, isto é nenhum espaço é permitido entre eles.
Como alternativa à utilização das placas de suporte 8a, 8b e parafusos correspondentes 10, as duas travessas 4a, 4c; 4b, 4d, ou os elementos semelhantes a haste de suporte correspondentes podem ser integralmente fixados um ao outro numa dada área de acoplamento mútuo por soldagem ou directamente aparafusando os elementos 4a, 4b, 4c, 4d semelhantes a haste. A rigidez da fixação entre os referidos elementos semelhantes a haste de suporte 4a, 4b, 4c, 4d que formam a armação, e deste modo a rigidez da última, é particularmente 10 útil tendo em vista a resistência mecânica estática e precisão durante a instalação, quando o dispositivo 1 ilustrado dentro do mesmo é empregue como um retentor de solo, e encontra-se deste modo pelo menos parcialmente colocado abaixo do nivel do terreno.
As travessas 4a, 4c e 4b, 4d da armação também apresentam, nas suas extremidades, flanges de acoplamento apropriadamente furadas e/ou moldadas para reter o cabo de fixação periférico 3 para a rede 2.
Deverá ser notado que, de acordo com a expressão "elemento semelhante a haste" tal como utilizado na presente, qualquer travessa 4a, 4c e 4b, 4d do dispositivo 1 ilustrado na presente define deste modo dois elementos 4a, 4c e 4b, 4d semelhantes a haste distintos. Alternativamente, numa forma de realização (não apresentada) do dispositivo 1, os elementos semelhantes a haste 4a, 4b, 4c, 4d podem estar proporcionados por meio de quatro diferentes travessas, ou vigas, que se encontram fixas uma à outra.
Deverá também ser notado que a utilização de duas travessas sobrepostas 4a, 4c; 4b, 4d resulta nos elementos semelhantes a haste de suporte correspondentes 4a, 4b, 4c, 4d não ficarem coplanares um ao outro, sem que isto prejudique a eficiência do dispositivo 1. A armação de suporte da rede 2, que consiste, tal como descrito acima, nos elementos semelhantes a haste 4a, 4b, 4c, 4d e placas de suporte 8a, 8b seguros por parafusos 10, 11 encontra-se deste modo fixada ao terreno devido aos vários tirantes, ou escoras, 5a, 5b, 5c, 5d ligando cada um dos elementos semelhantes a haste 4a, 4b, 4c, 4d a um elemento de ligação ao terreno 6, 11, que consiste, no dispositivo particular 1 tal como ilustrado na presente, num corpo de acoplamento 6 para os tirantes 5a, 5b, 5c, 5d e um parafuso ou poste 11 sendo unido ao corpo 6, por exemplo por meio de um cabo de aço e que se destina a estar profundamente embutido no terreno.
De acordo com a técnica conhecida, os tirantes 5a, 5b, 5c, 5d podem ser feitos de cabos de aço e podem ligar o corpo 6 às extremidades dos elementos semelhantes a haste 4a, 4b, 4c, 4d.
Alternativamente, os pontos de engrenagem dos tirantes 5a, 5b, 5c, 5d com os respectivos elementos semelhantes a haste 4a, 4b, 4c, 4d podem estar localizados em qualquer ponto intermédio do mesmo, e particularmente podem estar proporcionados em, ou na proximidade do ponto médio destes elementos semelhantes a haste 4a, 4b, 4c, 4d relativamente à área de acoplamento mútua.
Entreposta entre a armação 4a, 4b, 4c, 4d, 8a, 8b, 10 e o corpo 6, pode estar adicionalmente uma escora de reforço 7 que pode ser feita de tubo de aço. A escora 7 que pode estar solidarizada com ou realizada numa só peça com o corpo de acoplamento 6, pode ser vantajosamente somente apoiada, ou contudo fixada, com pelo 12 menos um grau de liberdade, à armação 4a, 4b, 4c, 4d, 8a, 8b, 10, na área de acoplamento mútuo dos elementos semelhantes a haste 4a, 4b, 4c, 4d.
Na forma de realização particular do dispositivo 1 descrito na presente, de acordo com a presente invenção, a escora 7 é inserida num casquilho 15 solidarizado ao esquadro 8b, de modo a estar livre para se movimentar ao longo do seu próprio eixo, isto é de um modo deslizante relativamente a esta placa de suporte 8b. Tal como será visível aos técnicos, isto facilita a instalação do dispositivo 1, enquanto assegura uma óptima estabilidade ao último. A escora 7, tirantes 5a, 5b, 5c, 5d e elemento de ligação ao terreno 6, 11 são uma forma de realização particular do referido meio de ancoragem do terreno da armação 4a, 4b, 4c, 4d, 8a, 8b, 10.
Deverá ser notado que estes meios de ancoragem ao terreno da armação 4a, 4b, 4c, 4d, 8a, 8b, 10 encontram-se proporcionados de modo a permitir que a última seja ancorada ao declive 9 ascendente à rede de captura 2. Contudo, a armação 4a, 4b, 4c, 4d, 8a, 8b, 10 da rede 2 pode ser ancorada ao terreno também para baixo desta rede 2, ao longo do declive 9.
De acordo com a presente invenção, pelo menos um dos elementos 4a, 4b, 4c, 4d semelhantes a haste apresenta meios de enfraquecimento e/ou ruptura que actuam na sua estrutura, que são passíveis de permitir aos mesmos colapsar, em pelo 13 menos um troço do mesmo, quando a energia cinética dos corpos deslizantes ou massas que chocam contra o mesmo excede um valor predefinido durante o passo de concepção.
De acordo com um aspecto preferido da presente invenção, os referidos meios de enfraquecimento ou ruptura encontram-se proporcionados de modo a facilitar o colapso da estrutura do elemento semelhante a haste aos quais eles se encontram associados descendente do declive 9. Neste caso, o impacto dos corpos ou massas deslizantes contra a rede 2 pode permitir a ruptura do elemento 4a, 4b, 4c, 4d semelhante a haste na direcção para a frente da massa deslizante, assegurando deste modo uma absorção adicional do impacto por todo o dispositivo 1.
Vantajosamente, o requerente verificou que estes meios de enfraquecimento e/ou ruptura que actuam na estrutura de pelo menos um elemento 4a, 4b, 4c, 4d semelhante a haste de suporte podem ser moldados e proporcionados neste elemento semelhante a haste de modo a actuar a uma distância que, relativamente ao ponto de acoplamento mútuo ou área dos elementos 4a, 4b, 4c, 4d semelhantes a haste do suporte, é menor do que ou igual a metade do comprimento do elemento semelhante a haste. Na forma de realização preferida da presente invenção, tal como apresentado na figura 4, estes meios de enfraquecimento e/ou ruptura podem estar proporcionados em todos os elementos semelhantes a haste 4a, 4b, 4c, 4d com o qual a armação do dispositivo 1 se encontra 14 munido, e consiste em entalhes 12a, 12b, 12c, 12d ou áreas lineares com uma secção transversal reduzida (isto é menor) que se encontram formadas ao longo da estrutura de cada elemento semelhante a haste 4a, 4b, 4c, 4d.
Particularmente, cada uma das travessas de aço 4a, 4c e 4b, 4d do dispositivo 1 ilustradas na figura 4 pode apresentar um par de entalhes 12a, 12c e 12b, 12d, que se encontram proporcionados para cima destas travessas e igualmente espaçadas relativamente à referida área de acoplamento mútua nos elementos semelhantes a haste, isto é igualmente espaçados relativamente às placas de suporte 8a, 8b. A profundidade dos entalhes 12a, 12b, 12c, 12d, o número em cada elemento semelhante a haste 4a, 4b, 4c assim como a sua colocação ao longo das travessas 4a, 4c e 4b, 4d determina a resistência das últimas ao impacto com os corpos deslizantes ou massas, e deste modo a quantidade de absorção da colisão correspondente pelo dispositivo 1.
Na forma de realização da figura 5, uma outra forma de realização do meio de enfraquecimento e/ou ruptura encontra-se representada de acordo com um aspecto preferido da presente invenção.
Nesta forma de realização, cada elemento semelhante a haste 4a, 4b, 4c, 4d apresenta um entalhe de passagem 13a, 13b, 13c, 13d que determina a separação do elemento semelhante a haste correspondente em dois segmentos 15 diferentes, que se encontram fixados um ao outro através de uma dobradiça 14a, 14b, 14c, 14d. A colocação dos entalhes 13a, 13b, 13c, 13d e respectivas dobradiças 14a, 14b, 14c, 14d é de modo a permitir a ruptura da estrutura, isto é a rotação correspondente dos segmentos superiores de cada elemento 4a, 4b, 4c, 4d semelhante a haste relativamente aos elementos inferiores, somente numa direcção descendente relativamente ao declive 9, isto é de acordo com a direcção das massas deslizantes que chocam contra a rede 2.
Esta forma de realização do meio de enfraquecimento e/ou ruptura que actua na estrutura dos elementos 4a, 4b, 4c, 4d semelhantes a haste de suporte encontra-se adaptada para ser repetida várias vezes através de cada elemento semelhante a haste 4a, 4b, 4c, 4d de modo que o último é composto por vários segmentos fixados por dobradiças 14a, 14b, 14c, 14d permitindo que os mesmos rodem de modo definido pela direcção de impacto dos corpos deslizantes ou massas.
Numa outra forma de realização do meio de enfraquecimento e/ou ruptura que actua na estrutura dos elementos 4a, 4b, 4c, 4d semelhantes a haste de suporte tal como apresentado na figura 6, pelo menos um elemento de suporte 4a encontra-se em corte transversal, por um entalhe de passagem 16, em dois segmentos de 17a, 17b que se encontram mutuamente fixados por uma placa de flexão 18 fixa 16 a estes segmentos por meio de parafusos ou outros meios de fixação roscados 19a, 19b.
Esta placa de flexão 18 pode também ser soldada em pelo menos um dos segmentos 17a, 17b proporcionando o referido elemento 4a semelhante a haste de suporte e ser fixada ao outro segmento 17b, 17a por meios roscados, ou também ser soldada a ambos os segmentos 17a, 17b. A placa de flexão 18, por exemplo uma placa de flexão de aço que apresenta uma espessura pequena, pode ser vantajosamente proporcionada ao longo do lado descendente do elemento 4a semelhante a haste de suporte correspondente, de modo a flectir e permitir a rotação correspondente dos dois segmentos 17a, 17b do modo definido pela direcção de impacto dos corpos deslizantes ou massas.
Naturalmente, sem fugir do escopo da presente invenção, esta forma de realização do meio de enfraquecimento e/ou ruptura pode ser repetida duas ou mais vezes a toda a extensão do elemento semelhante a haste de suporte 4a à qual se encontra associada, e pode também estar proporcionada em dois ou mais elementos 4a, 4b, 4c, 4d semelhantes a haste que formam a armação do dispositivo 1.
Lisboa, 27 de Janeiro de 2010.
Claims (19)
1 Reivindicações 1. Dispositivo de retenção (1) para corpos ou massas deslizantes do tipo que compreende pelo menos uma rede de captura (2) fixada perifericamente a uma armação munida com vários elementos semelhantes a haste de suporte estruturais (4a, 4b, 4c, 4d), e meios (6, 11) para ancorar a referida armação ao terreno, encontrando-se os referidos elementos semelhantes a haste de suporte estruturais mutuamente fixos (8a, 8b, 10) em somente uma área de acoplamento mútua individual, sendo o referido dispositivo caracterizado por pelo menos um dos elementos semelhantes a haste de suporte estruturais referidos compreender meios de enfraquecimento e/ou ruptura (12a, 12b, 12c, 12d; 13a, 14a, 13b, 14b, 13c, 13d, 14d, 16, 18, 19a, 19b) que actuam na sua estrutura para a colapsar.
2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido meio de enfraquecimento e/ou ruptura compreender pelo menos um troço que apresenta uma espessura reduzida (12a, 12b, 12c, 12d) do referido pelo menos um elemento semelhante a haste de suporte estrutural.
3. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por pelo menos um dos elementos semelhantes 2 a haste de suporte estrutural compreender dois ou mais segmentos unidos por linhas de fractura (13a, 13b, 13c, 13d; 16), sendo as referidas linhas de fractura os referidos meios de enfraquecimento e/ou ruptura.
4. Dispositivo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por as referidas linhas de fractura serem pelo menos cortes parciais formados no referido pelo menos um elemento semelhante a haste de suporte estrutural.
5. Dispositivo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por os referidos cortes dividirem completamente o referido pelo menos um elemento semelhante a haste de suporte estrutural em pelo menos dois segmentos (17a, 17b) que se encontram fixados um ao outro por placas de ligação (18) que se podem flectir.
6. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os referidos meios de enfraquecimento e/ou ruptura compreenderem pelo menos uma dobradiça de ligação (14a, 14b, 14c, 14d) entre elementos separados do referido pelo menos um elemento semelhante a haste de suporte estrutural. 3
7. Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o referido meio de enfraquecimento e/ou ruptura actuar nas proximidades dos elementos semelhantes a haste de suporte estruturais para o referido pelo menos um ponto de acoplamento mútuo ou área dos referidos vários elementos semelhantes a haste de suporte estrutural.
8. Dispositivo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o referido meio de enfraquecimento e/ou ruptura actuar a uma distância igual a ou menor do que metade do comprimento de cada elemento semelhante a haste de suporte estrutural do referido pelo menos um ponto de acoplamento mútuo ou área.
9. Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por os referidos meios de enfraquecimento e/ou ruptura se encontrarem proporcionados de modo a facilitar a ruptura da estrutura do referido elemento semelhante a haste de suporte estrutural no lado descendente do dispositivo, quando o último é instalado.
10. Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por os referidos vários 4 elementos semelhantes a haste de suporte estruturais se encontrarem rigidamente fixos um ao outro.
11. Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por os referidos elementos semelhantes a haste de suporte estrutural serem pelo menos três e se encontrarem radialmente proporcionados relativamente um ao outro e relativamente à referida área de acoplamento mútua.
12. Dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por os referidos meios para ancorar a referida armação ao terreno compreenderem vários tirantes (5a, 5b, 5c, 5d) que se encontram fixos, numa extremidade dos mesmos, aos referidos vários elementos semelhantes a haste de suporte estrutural, e na outra extremidade dos mesmos, a um elemento (6, 11) de ligação ao terreno.
13. Dispositivo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por os referidos meios para ancorar a referida armação ao terreno compreenderem pelo menos uma escora (7) intercalada entre a referida armação e referido membro de ligação ao terreno. 5
14. Dispositivo de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por a referida pelo menos uma escora se encontrar fixada, com pelo menos um grau de liberdade, à referida armação.
15. Dispositivo de acordo com as reivindicações 12, 13 ou 14, caracterizado por os referidos tirantes serem feitos de cabo metálico.
16. Aplicação do dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores como barreira de neve.
17. Aplicação do dispositivo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 15 como um retentor de solo.
18. Apl icação do dispositivo de acordo com a reivindicação 17, como barreira estática para o solo, para estabilização dos declives, diques de rios e torrentes de sedimentos.
19. Aplicação de acordo com as reivindicações 17 ou 18, caracterizado por o referido dispositivo se encontrar pelo menos colocado abaixo do nível do terreno. Lisboa, 27 de Janeiro de 2010.
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
IT001020A ITMI20051020A1 (it) | 2005-05-31 | 2005-05-31 | Dispositivo di contenimento di corpi, o masse, frananti |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT1728924E true PT1728924E (pt) | 2010-02-03 |
Family
ID=36888918
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT06011101T PT1728924E (pt) | 2005-05-31 | 2006-05-30 | Dispositivo para reter massas ou corpos deslizantes |
Country Status (8)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP1728924B1 (pt) |
AT (1) | ATE449883T1 (pt) |
DE (1) | DE602006010617D1 (pt) |
ES (1) | ES2336349T3 (pt) |
HK (1) | HK1098802A1 (pt) |
IT (1) | ITMI20051020A1 (pt) |
PT (1) | PT1728924E (pt) |
SI (1) | SI1728924T1 (pt) |
Families Citing this family (14)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
ITVR20090005U1 (it) * | 2009-03-31 | 2010-10-01 | Betonform S R L | Dispositivo di contenimento, cosiddetto dispositivo fermaneve, paravalanghe, paramassi, o simile dispositivo. |
FR2949480B1 (fr) * | 2009-09-01 | 2011-09-23 | Heaven Climber Invest H C Invest | Module pour barriere de protection contre les risques naturels et barriere de protection |
EP2575423B1 (en) | 2010-03-26 | 2014-11-26 | Santorum, Lucillo | Structure for the protection and/or consolidation of slopes |
EP2385174A1 (en) * | 2010-12-27 | 2011-11-09 | Centrum Dopravního Vyzkumu, V.v.i. | Fastening pin for geosynthetics |
FR2971273B1 (fr) * | 2011-02-03 | 2013-08-02 | Acro Btp | Ecran metallique souple pour retenue collinaire et confortement de sol |
IT1404819B1 (it) | 2011-02-10 | 2013-11-29 | Betonform S R L | Dispositivo di contenimento |
FR2992335B1 (fr) * | 2012-06-21 | 2014-08-29 | Acro Btp | Structure de soutenement, dispositif de soutenement associe et dispositif d'amenagement de bord de piste skiable utilisant ceux-ci |
WO2014111755A1 (en) | 2013-01-16 | 2014-07-24 | Incofil Srl | Umbrella-shaped structure for the protection and/or consolidation of slopes |
EP2848737B1 (de) * | 2013-09-13 | 2016-11-02 | Mair Wilfried GmbH / Srl | Verbauungsschild |
FR3026117B1 (fr) * | 2014-09-24 | 2018-03-09 | Technologie Alpine De Securite -Tas | Dispositif de retenue de materiaux et systeme de retenue de materiaux comprenant un tel dispositif de retenue |
JP6681681B2 (ja) * | 2015-08-10 | 2020-04-15 | 吉佳エンジニアリング株式会社 | 受圧板 |
FR3045682B1 (fr) | 2015-12-16 | 2019-07-12 | Technologie Alpine De Securite -Tas | Dispositif de retenue de materiaux |
JP6847444B2 (ja) * | 2017-02-15 | 2021-03-24 | 吉佳エンジニアリング株式会社 | 斜面保護システム |
FR3117136B1 (fr) * | 2020-12-04 | 2024-01-12 | Sbj & Co Sa | Structure de soutènement et dispositif de soutènement correspondant |
Family Cites Families (2)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
IT1288181B1 (it) * | 1996-03-29 | 1998-09-11 | Ennio Lattisi | Elemento fermaneve a rete con struttura ad ombrello. |
US5961099A (en) * | 1998-01-23 | 1999-10-05 | Brugg Cable Products, Inc. | Safety net system for debris and mud slides |
-
2005
- 2005-05-31 IT IT001020A patent/ITMI20051020A1/it unknown
-
2006
- 2006-05-30 EP EP06011101A patent/EP1728924B1/en not_active Not-in-force
- 2006-05-30 PT PT06011101T patent/PT1728924E/pt unknown
- 2006-05-30 AT AT06011101T patent/ATE449883T1/de active
- 2006-05-30 DE DE602006010617T patent/DE602006010617D1/de active Active
- 2006-05-30 SI SI200630495T patent/SI1728924T1/sl unknown
- 2006-05-30 ES ES06011101T patent/ES2336349T3/es active Active
-
2007
- 2007-05-07 HK HK07104839.0A patent/HK1098802A1/xx not_active IP Right Cessation
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
DE602006010617D1 (de) | 2010-01-07 |
SI1728924T1 (sl) | 2010-02-26 |
ITMI20051020A1 (it) | 2006-12-01 |
HK1098802A1 (en) | 2007-07-27 |
ES2336349T3 (es) | 2010-04-12 |
EP1728924A1 (en) | 2006-12-06 |
ATE449883T1 (de) | 2009-12-15 |
EP1728924B1 (en) | 2009-11-25 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT1728924E (pt) | Dispositivo para reter massas ou corpos deslizantes | |
US3390865A (en) | Safety fences | |
US3210051A (en) | Highway safety guard | |
US4930752A (en) | Highway fencing | |
EA023110B1 (ru) | Узел дорожного ограждения, разрушающаяся опорная стойка для дорожного ограждения и способы их сборки и применения | |
JP5830747B2 (ja) | 防護柵 | |
EP2456920A2 (de) | Sicherheitsnetz auf wasser oder auf grundboden | |
JP2016148139A (ja) | 防護柵 | |
KR101554357B1 (ko) | 교량에 설치되는 확장인도교 및 이의 시공 방법 | |
KR102091924B1 (ko) | 도로의 충격흡수 받침대 | |
JP3143816U (ja) | 落石防護ネット構造 | |
JP2003213972A (ja) | フェンス構造体 | |
KR101530081B1 (ko) | 완충슬롯을 갖는 와이어로프 완충장치 및 이를 이용한 낙석방지시설 시공 방법 | |
BR112019015847A2 (pt) | Montagem de barreira de proteção para absorção de colisão | |
JP4996198B2 (ja) | 衝撃吸収フェンス | |
EP2725139A1 (de) | Schutzzaun gegen Steinschlag | |
JPH11148113A (ja) | 落石防止、雪崩予防柵及びポケット式落石予防網 | |
JPH0144580Y2 (pt) | ||
JP5490670B2 (ja) | 落石防護ネット構造 | |
KR20160092002A (ko) | 방호책 | |
JP2002115213A (ja) | 防護柵 | |
DE2807432A1 (de) | Lawinenverbauung | |
RU171282U1 (ru) | Вертикальная стойка тросового дорожного ограждения | |
KR100629909B1 (ko) | 도로용 이단 보조시설구조를 갖는 낙석 방지장치 | |
KR200397552Y1 (ko) | 고강도 낙석방지책 |