PT1693293E - Sistema de transmissão - Google Patents

Sistema de transmissão Download PDF

Info

Publication number
PT1693293E
PT1693293E PT06101180T PT06101180T PT1693293E PT 1693293 E PT1693293 E PT 1693293E PT 06101180 T PT06101180 T PT 06101180T PT 06101180 T PT06101180 T PT 06101180T PT 1693293 E PT1693293 E PT 1693293E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
wheeled vehicle
vehicle according
carriage
hinges
motor
Prior art date
Application number
PT06101180T
Other languages
English (en)
Inventor
Maurizio Marcacci
Original Assignee
Piaggio & C Spa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Piaggio & C Spa filed Critical Piaggio & C Spa
Publication of PT1693293E publication Critical patent/PT1693293E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62MRIDER PROPULSION OF WHEELED VEHICLES OR SLEDGES; POWERED PROPULSION OF SLEDGES OR SINGLE-TRACK CYCLES; TRANSMISSIONS SPECIALLY ADAPTED FOR SUCH VEHICLES
    • B62M7/00Motorcycles characterised by position of motor or engine
    • B62M7/02Motorcycles characterised by position of motor or engine with engine between front and rear wheels
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62MRIDER PROPULSION OF WHEELED VEHICLES OR SLEDGES; POWERED PROPULSION OF SLEDGES OR SINGLE-TRACK CYCLES; TRANSMISSIONS SPECIALLY ADAPTED FOR SUCH VEHICLES
    • B62M7/00Motorcycles characterised by position of motor or engine
    • B62M7/12Motorcycles characterised by position of motor or engine with the engine beside or within the driven wheel

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Vehicle Body Suspensions (AREA)
  • Axle Suspensions And Sidecars For Cycles (AREA)
  • Arrangement Or Mounting Of Propulsion Units For Vehicles (AREA)
  • Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)
  • Vibration Prevention Devices (AREA)
  • Transmitters (AREA)
  • Motor Power Transmission Devices (AREA)
  • General Details Of Gearings (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
Sistema de transmissão O presente invento refere-se a veículo de duas rodas.
Mais especificamente, o invento refere-se a um veículo de duas rodas com um sistema do tipo transmissão estudado e produzido, em particular, para reduzir a passagem de vibrações produzidas, por exemplo, por um motor de combustão interna, para reduzir os efeitos de torção em relação ao plano vertical de um motociclo, e para permitir que o motor não tenha ligações directas com a carroçaria, permitindo assim que se mova livremente, mas que possa ser usado para qualquer sistema ou meios equivalentes ao indicado. É bem sabido que, actualraente, o desempenho dos propulsores de motociclos e motos em particular aumentam muito rapidamente. Isto cria a necessidade de se tomar uma atenção particular, na fase do projecto, ao fornecimento de motociclos com sistemas capazes de garantirem conforto na condução e, assim, uma redução nas vibrações e segurança para o condutor. São conhecidos, actualmente, dispositivos que permitem o amortecimento de vibrações, compreendendo os ditos dispositivos articulações mecânicas tais como braços oscilantes e / ou almofadas, inseridas entre o grupo motor e a carroçaria.
Devido ao aumento na potência de propulsão, a presença destes dispositivos, não permite., no entanto, um bloqueio efectivo da passagem de vibrações do grupo motor para a carroçaria. A patente US 2 004/1.24 032 descreve um veículo de duas rodas com um sistema de transmissão de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1. 1
Em vista do que foi especificado acima, existe a necessidade evidente de proporcionar um veículo de duas rodas com um sistema de transmissão, tal como o que estã de acordo com o presente invento, que minimize a propagação de vibrações e garanta, simultaneamente, um alinhamento perfeito entre o eixo do carreto e o eixo da roda traseira. 1
Um objectivo do presente invento consiste, assim, em resolver os problemas da técnica conhecida proporcionando um sistema de acoplamento entre o grupo motor e a carroçaria, que reduza efectivamente a passagem de vibrações entre a carroçaria e o grupo motor.
Outro objectivo do presente invento consiste em proporcionar um veículo de duas rodas com um sistema de transmissão que permita um alinhamento perfeito entre o eixo do carreto e o eixo da roda traseira.
Finalmente, um objectivo adicional do presente invento consiste em proporcionar um veículo de duas rodas com um sistema de transmissão tendo uma grande simplicidade estrutural e funcional.
Estes e outros objectivos são conseguidos pelo veículo de duas rodas com o sistema de transmissão de acordo com o presente invento que tem, as características indicadas na reivindicação 1 anexa.
As características e vantagens adicionais do presente invento serão tornadas mais evidentes a partir da descrição seguinte, proporcionada para efeitos ilustrativos e não limitativos, com referencia aos desenhos anexos, em que: a figura 1 é um alçado lateral esquemático de uma primeira representação do sistema de transmissão de acordo com o presente invento; a figura 2 é uma vista esquemática do grupo de transmissão do binário-motor da primeira representação do 2 sistema de transmissão de acordo com o presente invento, ilustrado na figura 1; e - a figura 3 é um alçado lateral esquemático de uma segunda representação do sistema de transmissão de acordo com o presente invento.
Com referência às figuras anexas, estas ilustram uma moto, compreendendo o sistema de transmissão 100 de acordo com o presente invento. O sistema de transmissão 100 de um veículo do tipo equipado com um grupo motor 1 fixo através de meios de fixação 4 à carroçaria 5 do veículo, um carreto de transmissão 2 que transfere o movimento da roda motora 27 e um grupo de transferência 3 do binário-motor entre o grupo motor 1 e o dito carreto 2. 0 grupo de transferência 3, de acordo com o presente invento, compreende, com vantagem, pelo menos duas articulações 14, 15 na representação preferida ilustrada nas figuras, donde a primeira está ligada funcionalmente ao dito grupo motor 1 e a segunda está ligada funcionalmente ao dito carreto 2. As duas articulações 14, 15 estão ligadas uma à outra graças a pelo menos um eixo de ligação 7.
Tal como está ilustrado nas figuras, graças às articulações 14, 15, as vibrações do grupo motor 1 para a transmissão não são transmitidas ou, em qualquer caso, são reduzidas sígnificativamente.
Como pode ser visto na figura 2, as duas articulações 14, 15 são feitas com juntas universais, mas podem ser também feitas com juntas de velocidade constante, também incluídas no âmbito de protecção do presente invento. 0 alojamento de uma união 14 no grupo motor 1 substitui o seu eixo de saída. Através do eixo de ligação 7, a junta 14 no 3 motor 1 transmite o movimento para a outra junta 15 ligada ao carreto 2.
As duas articulações ou juntas 14, 15, de acordo com o presente invento, são livres, com vantagem, para deslizar longitudinalmente em relação aos seus próprios eixos, de modo a recuperar as variações na distância entre as duas juntas 14, 15, devido ao movimento relativo entre o grupo motor 1 e o carreto 2.
Para o mesmo efeito, como alternativa ou para além do eixo de ligação 7, pode também existir um eixo telescópico.
Os meios de fixação do grupo motor 1 à carroçaria 5 compreendem meios de fixação elásticos e / ou meios de fixação articulados, tais como braços, almofadas ou suportes elásticos que limitam a passagem de vibrações do dito grupo motor 1 para o resto do veículo.
De acordo com uma primeira representação, os meios de fixação compreendem um tirante ligado à frente ao dito grupo motor 1 e um par de almofadas e / ou suportes elásticos fixos à carroçaria 5 e ao dito tirante.
As ditas almofadas e / ou suportes elásticos têm uma dureza variável nos planos vertical, horizontal e transversal para suportar o grupo motor 1 e, ao mesmo tempo, garantir liberdade de movimento necessária para limitar a passagem de vibrações.
Os meios de fixação compreendem também duas caixas com rolos, situadas atrás no grupo motor 1 e dois tirantes de ligação.
Cada tirante de ligação está articulado ao nível de uma extremidade a uma caixa e a outra extremidade a pelo menos um suporte elástico, tendo por seu lado o seu ponto de apoio na dita carroçaria 5 de forma a permitir a rotação do dito tirante de ligação. 4
Como alternativa aos suportes elásticos, podem ser usados rolamentos ou outros elementos, facilmente disponíveis a técnicos no campo, que permitem a rotação dos tirantes de ligação.
Alternativamente, em frente do grupo motor 1, podem ser previstos um ou mais tirantes de ligação, articulados ao grupo motor 1 e â carroçaria 5, possivelmente através de meios de suportes elásticos e / ou almofadas. O carreto 2 transmite movimento para a roda traseira 27 por meio de um dispositivo de transmissão por correia ou corrente final 26.
Está previsto um garfo 28, com uma forma conhecida, entre o carreto 2 e a roda traseira 27. Em particular, o garfo traseiro 2 8 está situado entre o carreto 2 e uma roda guia 29 fixa à roda traseira 27.
Numa primeira representação, ilustrada na figura 1, o carreto 2 está fixo à carroçaria 5 por meio de um estribo lateral de suporte 31. Desta forma, não existem ligações directas entre a carroçaria 5 e o grupo motor 1 que pode, desta forma, mover-se mais livremente, sem transmitir vibrações à carroçaria 5. Em particular, o carreto 2, como está melhor ilustrado na figura 2, roda em rolamentos 32 alojados no estribo suporte 31 fixo à carroçaria 5.
De acordo com esta primeira representação, o garfo traseiro 28 tem, com vantagem, o seu ponto de apoio quer directamente na carroçaria 5 e também por meio de um estribo suporte 31, e roda em caixas com rolos em rolamentos de esferas, não visíveis directamente, contidos pelo mesmo garfo 28 . 0 garfo dianteiro, não ilustrado, está articulado â carroçaria e roda em rolamentos de esferas contidos no tubo pequeno. As suspensões dianteira e traseira estão assim 5 acopladas à carroçaria por meio de rolamentos, toda a porção de ciclo do veículo garantindo assim, uma elevada precisão de condução. A ausência de elementos elásticos na ligação entre o garfo 2 8 e a carroçaria 5, que suporta o carreto 2, permite que o eixo do carreto 2, o ponto de apoio do garfo 28 e, assim, a roda traseira 27, sejam mantidas paralelas para todo o movimento da suspensão traseira 33. O paralelismo do eixo melhora a operação do dispositivo com uma transmissão final 26, do carreto 2 para a roda traseira 27, que pode ser efectuada, como foi referido acima, com uma corrente de rolos ou, em alternativa, com uma correia dentada, A figura 3 ilustra uma segunda representação do sistema de transmissão 100 de acordo com o presente invento, completamente semelhante ao ilustrado na figura 1, excepto pelo facto do carreto 2 ser solidário com o garfo 28. Por outras palavras, o carreto 2 não. é suportado pelo estribo suporte 31, mas pelo próprio garfo 28.
Em detalhe, o carreto 2 é suportado por uma extremidade saliente 34 do garfo 28. 0 garfo 28, por outro lado, tal como está ilustrado na representação da figura 1, é suportado pela carroçaria, por meio de um estribo suporte 31 que, tal como está melhor ilustrado na figura, tem uma forma diferente em relação ao anterior.
De acordo com esta representação, a distância entre eixos entre o carreto 2 e a roda guia é mantida constante, existindo um aumento, no entanto, no movimento relativo entre o carreto 2 e o grupo motor 1. Neste esquema, de facto, o sistema de transmissão permite, quer o movimento do motor nos seus suportes elásticos, quer o do carreto 2, que segue os movimentos da suspensão traseira. A presença simultânea no 6 garfo 28 do eixo de rotação do carreto 2, o ponto de apoio do garfo 28 e a roda traseira, permitem o funcionamento óptimo da transmissão final que mantém constante, neste caso, a pré-tensão do conjunto.
Na base da descrição acima, pode observar-se que a vantagem fundamental do presente invento consiste em reduzir a passagem de vibrações do motor para o veículo e libertar o motor em relação à carroçaria. A diferente rigidez radial, axial e de torção dos suportes elásticos e meios de fixação 4 dão ao grupo motor 1 a liberdade de movimento necessária para limitar a passagem de vibrações e contrariar os movimentos que influenciam a condução do veículo.
Além disso, a presença de juntas entre o grupo motor 1 e o carreto 2 permite que não haja ligações directas entre a carroçaria e o grupo motor que pode, consequentemente, mover-se livremente.
Lisboa, 22 de Julho de 2008 7

Claims (12)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Veículo de duas rodas tendo um sistema de transmissão (100) do tipo equipado com um grupo motor (1), fixo por um meio de fixação à carroçaria (5) do veículo, um carreto de transmissão (2) que transfere o movimento para a roda traseira (27) e um grupo de transferência (3) do binário-motor entre o grupo motor (1) e o dito carreto (2) caracterizado por o dito grupo de transferência (3) compreender duas articulações (14, 15) donde a primeira está ligada funcionalmente ao dito grupo motor (1) e a segunda estã ligada funcionalmente ao dito carreto (2) , as ditas pelo menos duas articulações (14, 15) estando ligadas uma à outra graças a pelo menos um eixo de ligação (7).
  2. 2. Veículo de duas rodas de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as ditas pelo menos duas articulações (14, 15) serem juntas universais.
  3. 3. Veiculo de duas rodas de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as ditas pelo menos duas articulações (14, 15) serem juntas com velocidade constante.
  4. 4. Veículo de duas rodas de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por as ditas pelo menos duas articulações (14, 15) serem livres de se deslocar ao longo do seu próprio eixo de rotação.
  5. 5. Veículo de duas rodas de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por o dito pelo menos um eixo de articulação (7) ser um eixo telescópico.
  6. 6. Veículo de duas rodas de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por os ditos meios de fixação do grupo motor (1) à dita carroçaria (5) compreenderem meios de fixação elásticos e / ou meios de fixação articulados 1 para reduzir a passagem de vibrações do dito grupo motor (1) para a dita carroçaria (5).
  7. 7. Veículo de duas rodas de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por os ditos meios de fixação compreenderem um tirante ligado à frente ao dito grupo motor (1) e pelo menos um par de almofadas e / ou suportes elásticos fixos à dita carroçaria (5) e ao dito tirante,
  8. 8. Veículo de duas rodas de acordo com as reivindicações 6 ou 7, caracterizado por os ditos meios de fixação compreenderem pelo menos uma caixa com rolos, pelo menos um tirante de ligação articulado ao nível de uma extremidade à dita pelo menos uma caixa e a outra extremidade a pelo menos um suporte elástico, tendo por seu lado o seu ponto de apoio na dita carroçaria (5) de forma a permitir a rotação do dito tirante de ligação.
  9. 9. Veículo de duas rodas de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por o dito carreto (2) transmitir o movimento da dita roda traseira {27) por meio de um dispositivo de transmissão por correia ou corrente final.
  10. 10. Veículo de duas rodas de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por compreender um garfo (28) entre o dito carreto (2) e a dita roda traseira (27) e pelo menos estribo suporte (31) permitindo que a carroçaria (5) suporte o dito garfo traseiro.
  11. 11. Veículo de duas rodas de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por o dito carreto (2) ser suportado para rodar sobre o dito estribo suporte (31).
  12. 12. Veículo de duas rodas de acordo com as reivindicações 1 a 10, caracterizado por o dito carreto (2) ser solidário com o dito garfo traseiro (28). Lisboa, 22 de Julho de 2008 2
PT06101180T 2005-02-18 2006-02-02 Sistema de transmissão PT1693293E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT000248A ITMI20050248A1 (it) 2005-02-18 2005-02-18 Sistema di trasmissione

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1693293E true PT1693293E (pt) 2008-07-31

Family

ID=36206377

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT06101180T PT1693293E (pt) 2005-02-18 2006-02-02 Sistema de transmissão

Country Status (11)

Country Link
EP (1) EP1693293B1 (pt)
CN (1) CN1821009A (pt)
AT (1) ATE393082T1 (pt)
DE (1) DE602006000953T2 (pt)
DK (1) DK1693293T3 (pt)
ES (1) ES2306363T3 (pt)
IT (1) ITMI20050248A1 (pt)
PL (1) PL1693293T3 (pt)
PT (1) PT1693293E (pt)
SI (1) SI1693293T1 (pt)
TW (1) TW200633869A (pt)

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2004114870A (ja) * 2002-09-26 2004-04-15 Honda Motor Co Ltd 低床式車両のリヤクッション取付構造
ITMI20031400A1 (it) * 2003-07-09 2005-01-10 Piaggio & C Spa Sistema di accoppiamento tra telaio e gruppo motore di un motoveicolo.

Also Published As

Publication number Publication date
DE602006000953T2 (de) 2009-06-10
ES2306363T3 (es) 2008-11-01
DK1693293T3 (da) 2008-08-25
ITMI20050248A1 (it) 2006-08-19
EP1693293B1 (en) 2008-04-23
EP1693293A1 (en) 2006-08-23
ATE393082T1 (de) 2008-05-15
PL1693293T3 (pl) 2008-10-31
CN1821009A (zh) 2006-08-23
DE602006000953D1 (de) 2008-06-05
SI1693293T1 (sl) 2008-10-31
TW200633869A (en) 2006-10-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP1826110B1 (en) Motorcycle with drive shaft
US4469188A (en) Articulated tricycle
ES2463771T3 (es) Cubo motorizado que comprende medios de acoplamiento y de desacoplamiento
US7730988B2 (en) Rear wheel suspension for a motorcycle and swing arm attachment structure for a motorcycle
US20040231910A1 (en) Vehicle with articulated drive sprocket
JP2001328410A (ja) 鞍乗り型車輌
JPH0134829B2 (pt)
PT1642814E (pt) Chassis
JP2008087586A (ja) 自動二輪車の後輪懸架装置
PT1379428E (pt) Eixo de roda traseira para motociclos com veio de transmissão cardan
ES2635592T5 (es) Accionamiento para vehículos sobre carriles
EP3689702B1 (fr) Bogie de véhicule ferroviaire et véhicule ferroviaire associé
KR900002128B1 (ko) 독립차륜현가장치
PT1693293E (pt) Sistema de transmissão
US1953749A (en) Automotive vehicle
US3029888A (en) Driving transmission for vehicles having multiple driven wheel axles
JP2015093652A (ja) 車両のサスペンション装置
KR850006675A (ko) 독립차륜 현가장치
BR112016019481B1 (pt) Sistema para acondicionar um motor de veículo
CN101148189B (zh) 两轮摩托车的后轮驱动装置
PT1495957E (pt) Sistema de acoplamento entre a armação e o motor de um veículo a motor
EP1481886A2 (en) Coupling system between frame and rear engine-suspension group of a motor vehicle
JPH02162186A (ja) 自動二輪車のパワーユニット懸架装置
PT1910159E (pt) Sistema de direcção, de suspensão e de fixação para rodas de motociclo
KR20070014783A (ko) 프로펠러 샤프트용 센터 베어링 장치