PT1495957E - Sistema de acoplamento entre a armação e o motor de um veículo a motor - Google Patents

Sistema de acoplamento entre a armação e o motor de um veículo a motor Download PDF

Info

Publication number
PT1495957E
PT1495957E PT04076966T PT04076966T PT1495957E PT 1495957 E PT1495957 E PT 1495957E PT 04076966 T PT04076966 T PT 04076966T PT 04076966 T PT04076966 T PT 04076966T PT 1495957 E PT1495957 E PT 1495957E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
motor vehicle
frame
motor
vehicle according
group
Prior art date
Application number
PT04076966T
Other languages
English (en)
Inventor
Alessandro Bagnoli
Original Assignee
Piaggio & C Spa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Piaggio & C Spa filed Critical Piaggio & C Spa
Publication of PT1495957E publication Critical patent/PT1495957E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62MRIDER PROPULSION OF WHEELED VEHICLES OR SLEDGES; POWERED PROPULSION OF SLEDGES OR SINGLE-TRACK CYCLES; TRANSMISSIONS SPECIALLY ADAPTED FOR SUCH VEHICLES
    • B62M7/00Motorcycles characterised by position of motor or engine
    • B62M7/12Motorcycles characterised by position of motor or engine with the engine beside or within the driven wheel
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62KCYCLES; CYCLE FRAMES; CYCLE STEERING DEVICES; RIDER-OPERATED TERMINAL CONTROLS SPECIALLY ADAPTED FOR CYCLES; CYCLE AXLE SUSPENSIONS; CYCLE SIDE-CARS, FORECARS, OR THE LIKE
    • B62K11/00Motorcycles, engine-assisted cycles or motor scooters with one or two wheels
    • B62K11/02Frames
    • B62K11/04Frames characterised by the engine being between front and rear wheels
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62KCYCLES; CYCLE FRAMES; CYCLE STEERING DEVICES; RIDER-OPERATED TERMINAL CONTROLS SPECIALLY ADAPTED FOR CYCLES; CYCLE AXLE SUSPENSIONS; CYCLE SIDE-CARS, FORECARS, OR THE LIKE
    • B62K11/00Motorcycles, engine-assisted cycles or motor scooters with one or two wheels
    • B62K11/02Frames
    • B62K11/10Frames characterised by the engine being over or beside driven rear wheel
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62KCYCLES; CYCLE FRAMES; CYCLE STEERING DEVICES; RIDER-OPERATED TERMINAL CONTROLS SPECIALLY ADAPTED FOR CYCLES; CYCLE AXLE SUSPENSIONS; CYCLE SIDE-CARS, FORECARS, OR THE LIKE
    • B62K2202/00Motorised scooters

Description

1
Descrição "Sistema de acoplamento entre a armação e o motor de um veículo a motor" A presente invenção refere-se a um sistema de acoplamento entre a armação e o motor de um veículo a motor.
Especificamente, a invenção refere-se a um sistema do tipo acima mencionado, estudado e realizado em particular para reduzir a passagem das vibrações produzidas por exemplo por um motor de combustão interna, e os efeitos de torção em relação ao plano vertical de um motociclo, mas que pode ser utilizado para qualquer sistema ou meio equivalente àquele indicado. A seguir, a descrição refere-se a uma aplicação numa mota, sendo contudo visível que não se encontra limitada a esta utilização específica.
Tal como é sabido, actualmente estã a aumentar rapidamente o rendimento dos propulsores em particular nos motociclos e motas. Isto implica a necessidade de prever, no estágio da concepção, uma atenção particular em munir os motociclos com sistemas passíveis de assegurar o conforto durante a condução, por isso a redução nas vibrações, e a segurança do condutor.
Actualmente são conhecidos dispositivos que permitem a atenuação das vibrações, compreendendo tais dispositivos articulações mecânicas ' tais como braços oscilatórios, colocados entre o motor e a armação. 2 A presença de tais dispositivos não permite contudo um bloqueio efectivo na passagem das vibrações do motor para a armação devido â potência de propulsão cada vez maior.
Os sistemas actuais exigem também o posicionamento do motor para trás em relação ao centro do veículo e, consequentemente, implica a ocorrência de momentos de rotação devido à distribuição não-baricentrica das forças do peso. É sabido também como as partes fundamentais de um motociclo, isto é o motor, a roda de accionamento com a suspensão correspondente, e a armação, são colocadas sob tensão independentemente umas das outras, sendo por isso apropriado não só diminuir a propagação de vibrações do motor para a armação mas também munir a estrutura global com a rigidez adequada que permita que as tensões de torção, às quais as várias partes do motociclo são sujeitas, sejam reduzidas. 0 documento JP 62 039379 A descreve um veículo a motor de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1 com um sistema de acoplamento entre a armação e o motor, compreendendo o referido sistema de acoplamento pelo menos dois grupos de ligação entre a referida armação e o referido motor.
Também, os documentos US 4 487 285 A, o US 4 412 597 A, US 2 950 625 A, e JP 56 013266 A descrevem sistemas de acoplamento entre a armação e o motor de um veículo a motor em que os grupos de ligação se encontram localizados em várias posições diferentes em relação aos motores.
Tendo em vista o acima mencionado, existe claramente a necessidade da existência de um sistema tal como aquele de
I 3 acordo com a presente invenção, que permite que seja criado o acoplamento entre a armação e o motor que minimize a propagação das vibrações e que, simultaneamente, aumente a rigidez do meio em relação ao seu plano vertical.
Por isso, o objectivo da presente invenção é o de resolver os problemas da técnica anterior e proporcionar um veículo a motor que apresenta um sistema de acoplamento entre o motor e a armação que permite que a passagem das vibrações entre a armação e motor seja efectivamente reduzida.
Um outro objectivo da presente invenção é o de permitir a instalação do motor na posição central em relação ao veículo, em vez de uma posição para trás em direcção à traseira tal como as concepções actuais prevêem.
Finalmente, o objectivo adicional da presente invenção é o de realizar um veículo a motor que apresente um sistema de acoplamento entre o motor e a armação que seja de construção simples e económico.
Estes e outros objectivos são obtidos pelo veículo a motor que apresenta um sistema de acoplamento de acordo com a presente invenção com as características da reivindicação 1 anexa.
As características e vantagens adicionais da presente invenção deverão tornar-se visíveis da descrição seguinte, dada com fins indicativos e não limitativos em relação aos desenhos anexos. As figuras representam:
Figura 1 vista lateral do lado direito de uma mota ou veículo a motor munido com um sistema de acoplamento de acordo com a presente invenção; 4
Figura 2 vista de cima do motor da mota da figura 1,-Figura 3 vista lateral ampliada da esquerda de um pormenor de um grupo de ligação traseiro;
Figura 4 vista lateral ampliada da direita do grupo de ligação traseiro oposto em relação àquele da figura 3;
Figura 5 vista lateral ampliada da esquerda do grupo de ligação frontal;
Figura 6 vista de cima, em corte parcial, de uma segunda forma de realização do grupo de ligação frontal; Figura 7 vista de cima, em corte parcial, de uma terceira forma de realização do grupo de ligação frontal; Figura 8 vista lateral da direita de uma forma de realização alternativa respectivamente dos grupos de ligação traseiros e frontais; e
Figura 9 vista de cima dos grupos de ligação apresentados na figura 8 fixos, de acordo com a presente invenção, num motor.
Em relação às figuras anexas é possível ver um motor 1 de uma mota que compreende a solução da presente invenção. 0 motor 1 encontra-se ligado â armação 2 por meio de dois grupos de ligação traseiros 3, 4 e um grupo de ligação frontal 5.
Os grupos de ligação traseiros 3, 4 encontram-se proporcionados lateralmente ao cárter 8 do motor 1 numa posição correspondente, mas em lados opostos da própria caixa cárter 8. 5
Tal como apresentado na figura 1, devido aos grupos de ligação traseiros 3, 4, o motor 1 encontra-se posicionado numa posição central em relação ao veículo a motor, ao contrário das soluções de acordo com a técnica anterior que prevêem uma posição colocada atrás em direcção à parte traseira. Mais especificamente, o motor encontra-se posicionado na parte central do veículo, de modo a reduzir a formação de momentos de rotação devido ao aumento da distância entre o ponto de aplicação da força do peso do motor 1 e o centro da massa da mota.
Deste modo ê obtido um veículo a motor com uma estrutura mais compacta e por isso menos sujeita a momentos de rotação possíveis. O grupo de ligação 3, tal como pode ser visto melhor na figura 2, encontra-se proporcionado lateralmente ao cárter 8 no veio de accionamento 16, enquanto que o restante grupo de ligação 4 se encontra novamente proporcionado no veio de accionamento 16, mas no lado oposto do próprio cárter 8.
Em particular, o grupo de ligação 3, novamente tal como pode ser visto na figura 2, encontra-se encaixado directamente no veio de accionamento 16 a jusante de uma bobina de transmissão 17 do movimento para a corrente 18.
No lado oposto do cárter 8, numa posição correspondente, tal como descrito anteriormente, o outro grupo de ligação 4 encontra-se proporcionado ligado fixamente ao motor 1 por meio de um pino de projecção 7 solidarizado ao cárter 8.
Embora nas figuras ilustradas os dois grupos de ligação traseiros (3, 4) estejam previstos no veio de accionamento é 6 contudo possível realizar os mesmos distanciados dele sem fugir do escopo de protecção de presente patente.
As figuras 3 e 4 mostram respectivamente os dois grupos de ligação traseiros 3, 4 de acordo com a presente invenção, compreendendo cada grupo 3, 4 uma unidade de rolos 20, 20' e um bloco silenciador 21, 21' . A unidade de rolos é o elemento mecânico utilizado para a ligação entre o bloco silenciador 21, 21' e o veio accionador 18 ou pino de projecção 7.
Para um tal objectivo, tal como se encontra melhor ilustrado nas figuras 3 e 4, a unidade de rolos prevê duas chumaceiras concêntricas, solidarizadas, respectivamente, com o bloco silenciador 21, 21' e com o veio de accionamento 16 ou com o pino 7, entre as quais os rolos de rolamentos se encontram proporcionados. O bloco silenciador, realmente responsável pela atenuação das vibrações, contém pelo menos parcialmente a unidade de rolos e encontra-se fixamente ligado à mesma por meio de um acoplamento forçado, alternativamente por soldagem ou outro sistema de acoplamento.
Numa forma de realização alternativa, os grupos de ligação podem ser constituídos somente pelo bloco silenciador 21, 21' ou somente pela unidade de rolos 20, 20'.
Os grupos de ligação 3, 4 encontram-se por sua vez acoplados com grampos dè suporte 13 fixados à armação de modo a assegurar, sensivelmente no plano vertical, exclusivamente movimentos do motor. 7
Uma forma de realização alternativa adicional prevê que os grupos de ligação traseiros 3, 4 compreendam duas articulações 25, 25' articuladas numa extremidade à armação 2 e na outra extremidade ao motor 1 de modo a permitir o movimento do motor somente no plano vertical, por outras palavras oposto â tracção da correia no plano horizontal.
Pormenorizadamente, a articulação 25, que compreende uma haste de ligação, encontra-se articulada numa extremidade da mesma à armação 2 e na outra extremidade ao veio de accionamento 16, em que a articulação 25', que consiste também numa haste de ligação, encontra-se articulada numa extremidade da mesma à armação 2 e na outra extremidade no pino 7.
As articulações 25, 25', respectivamente, podem estar articuladas no veio accionador 16 e no pino 7 directamente ou através da interposição de um bloco silenciador ou unidade de rolos.
As duas hastes de articulação ou ligação 25, 25' podem também, mas não necessariamente, estar ligadas uma à outra pelo tubo 31 para formar um único sistema articulado, tal como apresentado na figura 3.
Numa posição frontal, tal como descrito anteriormente, o sistema de acoplamento prevê um grupo de ligação adicional 5.
Em particular, tal como pode ser visto nas figuras 1, 2 e 5, encontra-se previsto um bloco silenciador 21" anti-vibração como grupo de ligação frontal 5, inserido num tubo transversal 12 solidarizado ao motor 1. 0 bloco silenciador 8 encontra-se por sua vez fixamente ligado, através do grampo de suporte 14, à armação 2.
Numa forma de realização alternativa, pode ser previsto um braço oscilante 22 ou um braço duplo oscilante 22' como grupo de ligação frontal 5. No primeiro caso, apresentado na figura 6, o braço oscilante 22 encontra-se fixamente ligado numa extremidade ao motor 1 e encontra-se articulado, na outra extremidade, à armação 2.
Pormenorizadamente, para permitir o acoplamento entre o motor 1 e braço oscilante 22, encontra-se previsto um tubo transversal 23 solidarizado ao motor 1, em que para apoiar na atenuação das vibrações, encontram-se previstos dois blocos silenciadores 24 entre o braço oscilante 22 e a armação 2.
Por outro lado, nò caso de utilização de um braço oscilante duplo 22', apresentado na figura 7, este encontra-se articulado numa extremidade num tubo transversal 23', solidarizado ao motor 1, e na outra extremidade à armação 2.
De acordo com outra forma de realização, não apresentada, o grupo de ligação 5 pode compreender um grampo moldado articulado no motor e na armação em vários pontos.
Para tal, para articular o grampo à armação, encontram-se previstas uma ou mais hastes de ligação e pelo menos uma suspensão de mola.
De acordo com esta forma de realização, os blocos silenciadores podem também ser previstos colocados entre a suspensão de mola e o grampo moldado.
Nas figuras 8 e 9 encontra-se ilustrada uma forma de realização adicional do grupo de ligação 5, em que um par de 9 articulações 26 e 26' se encontra articulado à armação 2 para permitir a fixação da parte frontal do motor 1 de modo a eliminar os movimentos horizontais do motor.
As duas articulações ou hastes de ligação 26, 26' podem também, mas não necessariamente, estar ligadas uma à outra por um tubo 30 de modo a formar um único sistema articulado, tal como apresentado na figura 9.
As duas hastes de ligação 26, 26' estendem-se com o troço de projecção 32 para engrenar nos dois amortecedores 27 e 28.
Os dois amortecedores 27, 28 encontram-se suportados e solidarizados à armação através do grampo 29. A engrenagem do troço de projecção 32 com os amortecedores 27, 28 elimina a possibilidade de rotação do motor no plano vertical.
Com base na descrição anterior, pode verificar-se que a vantagem fundamental da presente invenção é o da redução da passagem de vibrações do motor para o veículo.
As ligações traseiras 3, 4 entre a armação e o motor 1 são, por isso, executadas directamente através de unidades de rolos e/ou blocos silenciadores e/ou articulações permitindo que a fiabilidade do acoplamento seja aumentada e reduzindo o fenómeno da amplificação das vibrações. Os blocos silenciadores permitem também um acoplamento elástico em relação à armação.
As diferentes rigidezes radiais, axiais, e de torção, dos blocos silenciadores do grupo de ligação frontal 5 permitem que o motor seja deixado com a liberdade de 10 movimento necessária para limitar a passagem de vibrações e para contrariar os movimentos que influenciam a condução do veiculo.
Além disso, o sistema de acoplamento de acordo com a presente invenção permite que o braço de transmissão e suspensão traseira não esteja montado rigidamente ao motor, tal como acontece inversamente nos sistemas de acoplamento de armação-motor da técnica anterior. A presente invenção foi descrita para efeitos de ilustração e não como limitação, de acordo com as suas formas de realização preferidas, mas deverá ser entendido que variações e/ou modificações podem ser proporcionadas pelos técnicos sem fugir do escopo correspondente de protecção, tal como definido nas reivindicações anexas.
Lisboa, 28 de Fevereiro de 2008

Claims (15)

1 Reivindicações 1. Veículo a motor com um sistema de acoplamento entre a armação (2) e o motor (1) , compreendendo o referido sistema de acoplamento pelo menos um grupo de ligação frontal {5) e dois grupos de ligação traseiros (3, 4); encontrando-se os dois grupos de ligação traseiros (3, 4) colocados lateralmente nos lados opostos do referido motor (1) de modo a acoplar à referida armação (2) para permitir exclusivamente os movimentos do referido motor (1) sensivelmente no plano vertical do veículo a motor, caracterizado por os referidos dois grupos de ligação (3, 4) se encontrarem colocados no veio de accionamento (16) do referido motor (1), encontrando-se um grupo de ligação traseiro (3) directamente inserido no referido veio de accionamento (16) e encontrando-se o outro grupo de ligação traseiro (4) inserido num pino (7) que se projecta do motor (1) no lado oposto àquele do referido veio de accionamento (16).
2. Veículo a motor de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por cada grupo de ligação traseiro (3, 4) compreender pelo menos um dispositivo de unidade de rolo (20, 20').
3. Veículo a motor de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por cada grupo de ligação traseiro (3, 4) compreender pelo menos um bloco silenciador (21, 21'). 2
4. Veículo a motor de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por cada grupo de ligação traseiro (3, 4) compreender pelo menos um dispositivo de unidade de rolos (20, 20') e pelo menos um bloco silenciador (21, 21') acoplados um ao outro.
5. Veículo a motor de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por cada grupo de ligação traseiro (3, 4) se encontrar acoplado à armação por meio de um suporte (13),
6. Veículo a motor de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por cada grupo de ligação traseiro (3, 4) compreender pelo menos uma articulação (25, 25') articulada à referida armação (2) e ao referido motor (D
7. Veículo a motor de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por a referida pelo menos uma articulação (25, 25') compreender uma baste de ligação.
8. Veículo a motor de acordo com as reivindicações 6 e 7, caracterizado por cada articulação (25, 25') se encontrar ligada à outra através de um tubo (30) para formar um sistema articulado único.
9. Veículo a motor de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o referido grupo de ligação 3 frontal (5) compreender pelo menos um bloco silenciador (21) inserido num tubo transversal (12) solidarizado ao motor (1).
10. Veículo a motor de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por o referido grupo de ligação frontal (5) se encontrar acoplado à referida armação (2) através de um grampo de suporte (14) apropriado para engrenar o referido bloco silenciador (21").
11. Veículo a motor de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 8, caracterizado por o referido grupo de ligação frontal (5) compreender pelo menos um braço oscilante (22) ligado fixamente ao motor (1) e articulado na armação (2).
12. Veículo a motor de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 8, caracterizado por o referido grupo de ligação frontal (5) compreender pelo menos um braço oscilante duplo (22') articulado numa extremidade ao motor (1) e na outra extremidade à armação (2).
13. Veículo a motor de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 8, caracterizado por o referido grupo de ligação (5) compreender pelo menos duas articulações (26, 26')/ articuladas ao motor (1) e à armação (2), e pelo menos um amortecedor (27, 28) mantido solidarizado à referida 4 armação (2) através de um grampo 29 fixo à referida armação (2) .
14. Veículo a motor de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por as referidas pelo menos duas articulações (26, 26') compreenderem cada uma pelo menos uma haste de ligação (26 e 26') articulada ao motor (1) e à armação (2) e em engrenagem com o referido pelo menos um amortecedor (27, 28).
15. Veículo a motor de acordo com qualquer das reivindicações 13 ou 14, caracterizado por as articulações (26, 26') se encontrarem ligadas uma à outra por meio de um tubo (31) para formar um único sistema articulado Lisboa, 28 de Fevereiro de 2008
PT04076966T 2003-07-09 2004-07-07 Sistema de acoplamento entre a armação e o motor de um veículo a motor PT1495957E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT001400A ITMI20031400A1 (it) 2003-07-09 2003-07-09 Sistema di accoppiamento tra telaio e gruppo motore di un motoveicolo.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1495957E true PT1495957E (pt) 2008-03-10

Family

ID=33446437

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT04076966T PT1495957E (pt) 2003-07-09 2004-07-07 Sistema de acoplamento entre a armação e o motor de um veículo a motor

Country Status (11)

Country Link
EP (1) EP1495957B1 (pt)
CN (1) CN100391781C (pt)
CY (1) CY1107213T1 (pt)
DE (1) DE602004010331T2 (pt)
DK (1) DK1495957T3 (pt)
ES (1) ES2298673T3 (pt)
IT (1) ITMI20031400A1 (pt)
PL (1) PL1495957T3 (pt)
PT (1) PT1495957E (pt)
SI (1) SI1495957T1 (pt)
TW (1) TW200508063A (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ITMI20050248A1 (it) * 2005-02-18 2006-08-19 Piaggio & C Spa Sistema di trasmissione
JP4532380B2 (ja) * 2005-09-29 2010-08-25 本田技研工業株式会社 自動二輪車

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2950625A (en) * 1957-03-14 1960-08-30 Motobecane Ateliers Transmission using a change speed gear with a single expandible pulley
GB1219896A (en) * 1967-06-08 1971-01-20 Norton Villiers Ltd Improvements in or relating to chain driven vehicles
US3722612A (en) * 1970-06-17 1973-03-27 Norton Villiers Ltd Chain driven vehicles
JPS5613266A (en) * 1979-07-12 1981-02-09 Yamaha Motor Co Ltd Method of mounting engine
AU539919B2 (en) * 1980-09-22 1984-10-25 Honda Giken Kogyo Kabushiki Kaisha Motorcycle frame
US4487285A (en) * 1982-01-12 1984-12-11 Honda Motor Co., Ltd. Engine suspension system
JPH0698948B2 (ja) * 1985-08-16 1994-12-07 ヤマハ発動機株式会社 車両用エンジンの防振装置
JPH1016573A (ja) * 1996-06-28 1998-01-20 Suzuki Motor Corp エンジンマウントブラケット
CN2294907Y (zh) * 1997-03-21 1998-10-21 光阳工业股份有限公司 摩托车引擎悬吊装置

Also Published As

Publication number Publication date
CN1576152A (zh) 2005-02-09
DE602004010331T2 (de) 2008-10-16
TW200508063A (en) 2005-03-01
DE602004010331D1 (de) 2008-01-10
EP1495957A3 (en) 2006-04-05
CN100391781C (zh) 2008-06-04
PL1495957T3 (pl) 2008-04-30
SI1495957T1 (sl) 2008-06-30
EP1495957A2 (en) 2005-01-12
DK1495957T3 (da) 2008-04-07
ITMI20031400A1 (it) 2005-01-10
EP1495957B1 (en) 2007-11-28
CY1107213T1 (el) 2012-11-21
ES2298673T3 (es) 2008-05-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2263536T3 (es) Estructura de montaje de motor en una motocicleta.
TWI326646B (pt)
KR950001462B1 (ko) 엔진의 배기장치
ES2336337T3 (es) Estructura de brazo oscilante.
ES2376553T3 (es) Estructura de bastidor.
JP2008087586A (ja) 自動二輪車の後輪懸架装置
US7207408B2 (en) Reinforcing support structure for a three-wheeled motor vehicle, and three-wheeled motor vehicle incorporating same
US4436174A (en) Vehicular power unit supporting device
BRPI0914664B1 (pt) Motocicleta
PT1495957E (pt) Sistema de acoplamento entre a armação e o motor de um veículo a motor
US5219306A (en) Vibration absorbing structure of outboard motor
ES2538039T3 (es) Vehículo
ES2524459T3 (es) Dispositivo de suspensión para una unidad de potencia de tipo pivotante
KR20020096855A (ko) 자동 이륜차의 핸들 구조
EP1481886B1 (en) Coupling system between frame and rear engine-suspension group of a motor vehicle
PT1693293E (pt) Sistema de transmissão
JPH02162186A (ja) 自動二輪車のパワーユニット懸架装置
JP2887874B2 (ja) 車両のエンジン懸架装置
JP2015157508A (ja) 自動二輪車のエンジン懸架装置
JPH0547033Y2 (pt)
JPS63166679A (ja) 自動二輪車等のスイングア−ム
JPS6260914A (ja) 自動二輪車の排気装置
JP3166504B2 (ja) 自動二輪車の熱交換器取付構造
JPH06179387A (ja) 自動2輪車の後輪懸架装置
JPS5930594B2 (ja) 自動二輪車の駆動ユニツト懸架装置