PT1589749E - Dispositivo digital de tomada de vista com captor de inclinação - Google Patents
Dispositivo digital de tomada de vista com captor de inclinação Download PDFInfo
- Publication number
- PT1589749E PT1589749E PT05300287T PT05300287T PT1589749E PT 1589749 E PT1589749 E PT 1589749E PT 05300287 T PT05300287 T PT 05300287T PT 05300287 T PT05300287 T PT 05300287T PT 1589749 E PT1589749 E PT 1589749E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- line
- screen
- movable
- view
- horizontal
- Prior art date
Links
Classifications
-
- G—PHYSICS
- G02—OPTICS
- G02B—OPTICAL ELEMENTS, SYSTEMS OR APPARATUS
- G02B27/00—Optical systems or apparatus not provided for by any of the groups G02B1/00 - G02B26/00, G02B30/00
- G02B27/32—Fiducial marks and measuring scales within the optical system
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04N—PICTORIAL COMMUNICATION, e.g. TELEVISION
- H04N23/00—Cameras or camera modules comprising electronic image sensors; Control thereof
- H04N23/60—Control of cameras or camera modules
- H04N23/63—Control of cameras or camera modules by using electronic viewfinders
- H04N23/633—Control of cameras or camera modules by using electronic viewfinders for displaying additional information relating to control or operation of the camera
Landscapes
- Physics & Mathematics (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Multimedia (AREA)
- Signal Processing (AREA)
- General Physics & Mathematics (AREA)
- Optics & Photonics (AREA)
- Studio Devices (AREA)
- Indication In Cameras, And Counting Of Exposures (AREA)
- Transforming Light Signals Into Electric Signals (AREA)
- Solid State Image Pick-Up Elements (AREA)
- Facsimile Scanning Arrangements (AREA)
Description
DESCRIÇÃO
DISPOSITIVO DIGITAL DE TOMADA DE VISTA COM CAPTOR DE INCLINAÇÃO A presente invenção refere-se a um dispositivo digital de tomada de vista, por exemplo, um aparelho fotográfico digital ou uma câmara digital.
Um tal dispositivo integra um captor de imagem constituído por materiais semicondutores que permitam obter imagens directamente sob a forma digital. Num dispositivo digital de tomada de vista, é o captor de imagem que substitui a película dos aparelhos fotográficos ou câmaras clássicos.
Este tipo de dispositivo digital expandiu-se muito nestes últimos anos. Os utilizadores de aparelhos fotográficos digitais podem, em particular, visualizar num ecrã a imagem digital captada pelo captor de imagem e decidir então validar a foto para a registar ou não em memória no dispositivo. Esta visualização em tempo real da imagem captada pelo aparelho fotográfico permite limitar as tomadas de vista não conseguidas.
No entanto, os aparelhos digitais de tomadas de vista não têm ajuda visual de inclinação e de enquadramento da tomada de vista. Assim, certas fotografias podem apresentar uma inclinação indesejável relativamente à linha de horizonte que não é forçosamente detectada pelo utilizador quando da visualização no ecrã do dispositivo. Em particular, quando a tomada de vista diz respeito a uma paisagem, por exemplo, uma paisagem de mar, o alinhamento com a linha do horizonte é difícil de obter visualmente.
Em certos aparelhos de fotografia clássicos, existem ajudas visuais à inclinação do objectivo. Estes meios são em geral constituídos por níveis de bolha integrados no aparelho e fornecem uma medida da inclinação do objectivo relativamente à horizontal.
Existem igualmente pés de suporte para câmara digital que integram níveis de bolha para regular a inclinação da câmara.
Podemos encontrar tais dispositivos, por exemplo, no sítio da internet seguinte: http://www.amaudfrlchphoto.com/gp recadrage access.btm.
Estes sistemas conhecidos são sistemas mecânicos pesados na concretização e volumosos.
Tais sistemas mecânicos de indicação da inclinação do aparelho não podem ser transpostos para um aparelho digital sem aumentar consideravelmente o seu peso. 0 documento JP-A-2003 280080 descreve um aparelho fotográfico digital que inclui um captor de inclinação e um ecrã de visualização da tomada de vista, no qual é apresentada uma linha de inclinação de referência. A invenção propõe um aparelho digital de tomada de vista que permite um controlo da inclinação do objectivo de tomada de vista.
Mais especificamente, a invenção refere-se a um dispositivo digital de tomada de vista caracterizado por compreender: um ecrã de visualização da tomada de vista, no qual é apresentada, pelo menos, uma linha de inclinação de referência; 2 um captor de inclinação preparado para apresentar no ecrã, pelo menos, um cursor móvel relativamente à referida linha de inclinação de referência; um interface homem-máquina preparado para comandar o deslocamento da linha de inclinação de referência.
De acordo com uma forma de realização, pelo menos, uma linha vertical móvel e/ou, pelo menos, uma linha horizontal móvel são apresentadas no ecrã de visualização.
De acordo com uma característica, o interface homem-máquina está preparado para comandar o deslocamento da referida, pelo menos, uma linha vertical e/ou horizontal paralelamente aos bordos do ecrã.
De acordo com uma característica, o interface homem-máquina está preparado para comandar a rotação da referida, pelo menos, uma linha de inclinação de referência.
De acordo com uma forma de realização, o cursor móvel compreende, pelo menos, uma linha de inclinação móvel preparada para se confundir com, pelo menos, uma linha de referência apresentada no ecrã.
De acordo com uma forma de realização, o cursor móvel compreende, pelo menos, um ponto móvel preparado para se colocar sobre, pelo menos, uma linha de referência apresentada no ecrã.
De acordo com uma forma de realização, uma multiplicidade de linhas horizontais fixas e uma multiplicidade de linhas verticais fixas são apresentadas no ecrã de tomada de vista para formar um quadriculado.
De acordo com uma característica, pelo menos, uma linha horizontal fixa e, pelo menos, uma linha vertical fixa são colocadas, respectivamente, no centro da altura e no centro da largura do ecrã. 3
De acordo com uma característica, pelo menos, uma linha horizontal fixa e, pelo menos, uma linha vertical fixa, são colocadas, respectivamente, no limite do terço da altura e do terço da largura do ecrã.
As particularidades e vantagens da invenção aparecerão mais claramente com a leitura da descrição que se segue, feita a titulo de exemplo ilustrativo e não limitativo, com referência às figuras anexas, nas quais: a figura 1 é um esquema de principio de um dispositivo digital de tomada de vista de acordo com a invenção; a figura 2 é um esquema de princípio da obtenção de tomada de vista pelo dispositivo da figura 1; a figura 3 é um esquema de um ecrã de visualização de tomada de vista de acordo com uma primeira forma de realização da invenção; a figura 4 é um esquema de um ecrã de visualização de tomada de vista de acordo com uma segunda forma de realização da invenção; a figura 5 é um esquema de um ecrã de visualização de tomada de vista de acordo com uma terceira forma de realização da invenção. 0 dispositivo digital de tomada de vista de acordo com a invenção compreende um ecrã para permitir a visualização por um utilizador da tomada de vista a efectuar. Neste ecrã de visualização é apresentada, pelo menos, uma linha de inclinação de referência. Por inclinação de referência, pode entender-se uma linha horizontal ou vertical, mas igualmente uma diagonal determinada. 0 dispositivo de acordo com a invenção compreende igualmente um captor de inclinação preparado para apresentar no ecrã, pelo menos, um cursor móvel relativamente à referida linha de inclinação de referência. 4 0 utilizador pode assim inclinar o aparelho de tomada de vista para posicionar o cursor móvel numa ou noutra das linhas de inclinação de referência afim de orientar melhor a sua tomada de vista. A ou as linhas de inclinação de referência podem constituir igualmente uma ajuda para o enquadramento da tomada de vista. 0 dispositivo de acordo com a invenção vai ser descrito mais especificamente com referência à figura 1 ilustrativa. 0 dispositivo 10 de acordo com a invenção é destinado a realizar tomadas de vista digitais. Pode tratar-se de um aparelho fotográfico ou de um camescópio (aparelho portátil com câmara de vídeo e gravador magnético) ou qualquer outro aparelho preparado para a recolha de imagens e as voltar a transcrever de forma digital numa memória.
Um tal dispositivo 10 é bem conhecido e inclui, entre outras coisas, uma caixa 11 na qual estão colocados dispositivos electrónicos de tratamento e uma objectiva 12 que inclui lentes de focagem. Um visor 13 está previsto na caixa 11 afim de permitir a um utilizador visionar o objecto a captar em tomada de vista. A caixa 11 inclui igualmente um captor 14 de imagem, por exemplo, um captor de transferência de carga designado CCD, ou seja, Charge Couple Device, em Inglês (Dispositivo de Acoplamento de Carga); ou um captor de injecção de carga, designado CID, ou seja, Charge Injection Device, em Inglês (Dispositivo de Injecção de Carga). Um tal captor inclui uma matriz de elementos semicondutores foto sensíveis que respondem por um sinal eléctrico a estímulos luminosos. O captor 14 de imagem recebe um feixe 15 luminoso proveniente das lentes da objectiva 12 e transmite um sinal eléctrico representativo da iluminação recebida pixel por pixel a uma unidade de tratamento electrónico, não representada, por exemplo, um microprocessador. 5 0 dispositivo 10 inclui também um ecrã 20 de visualização, no qual a unidade de tratamento electrónico pode apresentar o resultado da imagem captada pelo captor 14 de imagem. Em certos modelos, o ecrã 20 pode assim substituir o visor 13, uma vez que o utilizador pode visualizar a sua tomada de vista no ecrã e decidir ou não conservar em memória a tomada de vista apresentada. O dispositivo 10 de acordo com a invenção inclui, por outro lado, um captor 17 de inclinação montado na caixa 11 e ligado ao dispositivo electrónico de tratamento. Este captor 17 de inclinação está preparado para fornecer um sinal representativo da inclinação do captor 14 de imagem relativamente a uma linha de referência, por exemplo, a linha do horizonte. 0 captor 17 de inclinação pode ser um inclinómetro. Um inclinómetro pode detectar o alinhamento com uma linha de inclinação fixa, em geral, uma linha horizontal ou vertical. Um tal captor pode estar colocado num dispositivo de pequena dimensão, por exemplo, um aparelho digital de tomada de vista.
De acordo com uma forma de realização possível, o inclinómetro pode ser constituído por, pelo menos, duas placas sólidas parcialmente condutoras paralelas uma à outra. Um primeiro e um segundo materiais isolantes não miscíveis entre si são colocados entre as placas. 0 primeiro material tem uma constante díeléctrica superior à do segundo material. Os primeiro e segundo materiais podem ser dois líquidos não miscíveis entre si e com densidades diferentes; ou um líquido e um gás não miscível no referido líquido.
As placas e os materiais eléctricos formam um condensador de capacidade variável. Em função da inclinação do captor de inclinação, e portanto do captor de imagem, a 6 repartição dos materiais entre as placas altera e modifica o valor da capacidade do inclinómetro para fornecer um sinal representativo da inclinação do captor de imagem relativamente a uma linha fixa de referência de inclinação. Por exemplo, o primeiro material pode ser um liquido, por exemplo, glicol, e o segundo material pode ser um gás inerte qualquer. 0 inclinómetro pode incluir ruais de duas placas afim de detectar inclinações em 360°. 0 captor 17 de inclinação pode ser também constituído por um microssistema electromecânico, conhecido pelo nome de MEM para Micro Electro Mechanical em Inglês (Mecânica Micro Eléctrica). Um tal sistema MEM pode incluir um acelerómetro e/ou um giroscópio. De acordo com a inclinação do sistema MEM, a força da gravidade pode obrigar a um deslocamento mecânico que induz um sinal eléctrico representativo da aceleração do elemento mecânico móvel.
Qualquer outra tecnologia de captor de inclinação pode ser considerada no quadro da presente invenção, na condição de o captor ser de uma tecnologia permitindo uma miniaturização suficiente para ser incluído num dispositivo digital de tomada de vista. Em particular, o captor de inclinação pode ser um composto montado em superfície numa placa de circuito impresso designada por SMD para Surface Mounted Device, em Inglês (Dispositivo Montado em Superfície). 0 diagrama de blocos da figura 2 ilustra esquematicamente uma tomada de vista com um dispositivo 10 de acordo com a invenção. A luz 15 proveniente do objecto a captar em tomada de vista é focada por uma lente 16 da objectiva 12 do dispositivo 10 no captor 14 de imagem que fornece dados da captura de imagem, de forma bem conhecida. Aliás, o captor 7 17 de inclinação fornece um sinal de inclinação. Além disso, o captor 17 de inclinação e o captor de imagem devem estar colocados fisicamente no mesmo plano 100 no interior da caixa 11 do dispositivo 10. A unidade de tratamento electrónico do dispositivo recebe assim dados de recolha de imagem e dados de obtenção de um sinal de inclinação. Os dados de imagem são, por um lado, guardados em memória e, por ouro lado, transmitidos a uma unidade de gestão de apresentação ligada ao ecrã 20 de visualização. O sinal de inclinação conhecido pelo captor 17 é tratado pela unidade electrónica que transmite então um sinal de inclinação de referência à unidade de gestão da apresentação. O captor de inclinação pode portanto detectar a inclinação relativamente à horizontal, depois a unidade de tratamento transforma este sinal em linha de referência a apresentar que pode ser horizontal, vertical ou diagonal. 0 ecrã 20 de visualização está assim preparado para apresentar a imagem captada pela objectiva do dispositivo de tomada de vista, assim como um elemento representativo da inclinação desta tomada de vista. 0 ecrã 20 do dispositivo de acordo com a invenção apresenta, pelo menos, uma linha 21 de inclinação de referência e, pelo menos, um cursor 25 móvel.
De acordo com a forma de realização ilustrada na figura 2, o ecrã 20 apresenta uma linha 21 fixa vertical e uma linha 22 fixa horizontal e uma linha 25 de inclinação móvel representativa do sinal de inclinação do captor 14 de imagem. De acordo com uma forma de realização, quando a linha 25 móvel se confunde com a linha 22 fixa horizontal, a imagem da tomada de vista fica bem alinhada relativamente ao horizonte. 8
As figuras 3 a 5 ilustram várias formas de realização dos meios de indicação de inclinação do aparelho de tomada de vista.
Em todo o caso, este dispositivo digital de tomada de vista inclui um ecrã 20 de visualização da tomada de vista, no qual é apresentada, pelo menos, uma linha 21, 22 de inclinação de referência e um captor 17 de inclinação preparado para apresentar no ecrã 20, pelo menos, um cursor 25 móvel relativamente à referida linha 21, 22 de inclinação de referência. Em seguida, as linhas de inclinação de referência serão ilustradas na vertical e/ou na horizontal, mas fica entendido que não podem ser na diagonal.
De acordo com uma primeira forma de realização, ilustrada na figura 3, uma linha 21 vertical e uma linha 22 horizontal são apresentadas no ecrã 20 de visualização. O cursor 25 móvel é constituído por uma linha de inclinação móvel correspondente à linha 30 de horizonte. Esta linha 25 móvel está preparada para se confundir com a linha 22 horizontal. Fica entendido que o cursor 25 móvel pode ser igualmente uma linha de inclinação móvel preparada para se confundir com a linha 21 vertical. Fica também entendido que só uma linha 22 horizontal pode ser apresentada no ecrã 20 com um cursor 25 móvel constituído por uma linha móvel preparada para se confundir com esta linha 22 horizontal; ou apenas uma linha 21 vertical pode ser apresentada no ecrã 20 com um cursor 25 móvel constituído por uma linha móvel preparada para se confundir com esta linha 22 vertical.
De acordo com uma segunda forma de realização, ilustrada na figura 4, uma linha 21 vertical e uma linha 22 horizontal são apresentadas igualmente no ecrã 20 de visualização. 0 cursor 25 móvel é constituído por dois 9 pontos móveis preparados para se colocarem, respectivamente, na linha 22 horizontal e na linha 21 vertical. Fica entendido que o cursor 25 móvel pode ser constituído por um único ponto móvel preparado para se colocar numa ou noutra das linhas 21, 22 de inclinação fixa.
Fica igualmente entendido que o cursor 25 móvel pode compreender, pelo menos, uma linha de inclinação móvel como na figura 3 e, pelo menos, um ponto móvel como na figura 4, mas isto teria tendência a sobrecarregar demasiadamente o ecrã 20 de visualização em detrimento da imagem de tomada de vista a visualizar.
De acordo com as formas de realização, as linhas 21, 22 de inclinação de referência podem estar fixas no ecrã, por exemplo, estarem, respectivamente, colocadas no centro da largura e da altura do ecrã 20; ou serem móveis no ecrã, por exemplo, serem deslocáveis paralelamente aos bordos do ecrã 20. Para este efeito um interface homem-máquina pode incluir comandos para deslocar uma linha 21, 22 fixa de inclinação afim de a colocar sobre uma marca de referência da imagem a captar em tomada de vista. Por exemplo, um recorte de falésia pode ficar alinhado com uma linha vertical móvel colocada numa porção lateral do ecrã. Assim, as linhas 21, 22 de inclinação podem, não só ser utilizadas para controlar a inclinação da imagem relativamente à horizontal, mas igualmente para centrar a imagem em relação a certos objectos a captar na tomada de vista.
De acordo com uma forma de realização possível, as linhas de inclinação de referência podem ser móveis em inclinação. Para este efeito, um interface homem-máquina pode incluir comandos para aplicar uma rotação a uma linha 21, 22 de inclinação de referência afim de a colocar numa marca de referência da imagem a captar em tomada de vista; 10 por exemplo, para tomadas de vista aéreas ou para qualquer outra necessidade do fotógrafo. Um tal comando de rotação da linha de inclinação de referência pode ser utilizado igualmente para passar de um modo de apresentação de uma linha de referência horizontal para um modo de apresentação de uma linha de referência vertical.
De acordo com uma forma de realização, ilustrada na figura 5, uma multiplicidade de linhas horizontais fixas e uma multiplicidade de linhas verticais fixas são apresentadas no ecrã de tomada de vista para formar um quadriculado. De um modo preferido, pelo menos, uma destas linhas constitui a linha 21, 22 de inclinação de referência, relativamente à qual se posiciona o cursor 25 móvel. 0 quadriculado constituído por esta multiplicidade de linhas vl, v2, v3 verticais e hl, h2, h3 horizontais fixas permite centrar a imagem relativamente a certos objectos captados em tomada de vista e pode assim substituir as linhas fixas ou móveis de inclinação relativamente aos bordos do ecrã anteriormente descritos.
De acordo com uma forma de realização, ilustrada na figura 5, pelo menos, uma linha h2 horizontal fixa e, pelo menos, uma linha v2 vertical fixa são, respectivamente, colocadas no centro W/2 da altura W e no centro L/2 da largura L do ecrã 20. Aliás, pelo menos, uma linha hl, h3 horizontal fixa e pelo menos uma linha vl, v3 vertical fixa são colocadas, respectivamente, no limite do terço W/3 da altura W e do terço L/3 da largura L do ecrã 20. Esta colocação das linhas verticais e horizontais fixas permite responder à maior parte das necessidades de enquadramento encontradas pelos profissionais da fotografia. Ά invenção permite assim propor um dispositivo de tomada de vista que permite um controlo óptimo da 11 inclinação e do enquadramento da tomada de vista por um utilizador.
Lisboa, 6 de Março de 2007 12
Claims (9)
- REIVINDICAÇÕES 1. Dispositivo (10) digital de tomada de vista, caracterizado por compreender: um ecrã (20) de visualização da tomada de vista, no qual é apresentada, pelo menos, uma linha (21, 22) de inclinação de referência; um captor (17) de inclinação preparado para apresentar no ecrã (20), pelo menos, um cursor (25) móvel relativamente à referida linha (21, 22) de inclinação de referência; um interface homem-máquina preparado para comandar o deslocamento da linha de inclinação de referência.
- 2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, pelo menos, uma linha (21) vertical móvel e/ou, pelo menos, uma linha (22) horizontal móvel serem apresentadas no ecrã (20) de visualização.
- 3. Dispositivo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o referido interface homem- máquina estar preparado para comandar o deslocamento da referida, pelo menos, linha (21) vertical e/ou (22) horizontal paralelamente ao bordos do ecrã (20).
- 4. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido interface homem- máquina estar preparado para comandar a rotação da linha (21, 22} de inclinação de referência.
- 5. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por o cursor (25) móvel 1 compreender, pelo menos, uma linha de inclinação móvel preparada para se confundir com, pelo menos, uma linha (21, 22) de inclinação de referência.
- 6. Dispositivo de acordo com as reivindicações 1 a 5, caracterizado por o cursor (25) móvel compreender, pelo menos, um ponto móvel preparado para se colocar sobre, pelo menos, uma linha (21, 22) de inclinação de referência.
- 7. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 6, caracterizado por uma multiplicidade de linhas (hl, h2, h3) horizontais fixas e uma multiplicidade de linhas (vl, v2, v3) verticais fixas serem apresentadas no ecrã (20) de tomada de vista para formar um quadriculado.
- 8. Dispositivo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por, pelo menos, uma linha (h2) horizontal fixa e, pelo menos, uma linha (v2) vertical fixa serem, respectivamente, colocadas no centro da altura (W/2) e no centro da largura (L/2) do ecrã.
- 9. Dispositivo de acordo com a reivindicação 7 ou 8, caracterizado por, pelo menos, uma linha (hl, h3) horizontal fixa e, pelo menos, uma linha (vl, v3) vertical fixa estarem, respectivamente, colocadas no limite do terço (W/3) da altura e do terço (L/3) da largura do ecrã. Lisboa, 6 de Março de 2007 o
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
FR0404104A FR2869184B1 (fr) | 2004-04-19 | 2004-04-19 | Dispositif numerique de prise de vue avec capteur d'inclinaison |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT1589749E true PT1589749E (pt) | 2007-03-30 |
Family
ID=34942549
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT05300287T PT1589749E (pt) | 2004-04-19 | 2005-04-18 | Dispositivo digital de tomada de vista com captor de inclinação |
Country Status (8)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US7948548B2 (pt) |
EP (1) | EP1589749B1 (pt) |
CN (1) | CN100411425C (pt) |
AT (1) | ATE348481T1 (pt) |
DE (1) | DE602005000326T2 (pt) |
ES (1) | ES2279492T3 (pt) |
FR (1) | FR2869184B1 (pt) |
PT (1) | PT1589749E (pt) |
Families Citing this family (5)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CN101674415B (zh) * | 2005-09-09 | 2011-12-07 | 佳能株式会社 | 摄像设备 |
JP4079379B2 (ja) * | 2005-12-26 | 2008-04-23 | エッチ・アール・エス コンサルタントサービス有限会社 | 心エコー診断教育装置 |
US8089549B2 (en) | 2007-09-19 | 2012-01-03 | Ricoh Company, Ltd. | Imaging apparatus capable of detecting and displaying information with respect to an incline thereof |
JP2011205468A (ja) * | 2010-03-26 | 2011-10-13 | Sony Corp | 撮像装置及びプログラム |
JP2011211493A (ja) * | 2010-03-30 | 2011-10-20 | Sony Corp | 撮像装置、表示方法及びプログラム |
Family Cites Families (18)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US63200A (en) * | 1867-03-26 | Improvement in teee diggers | ||
US5557358A (en) * | 1991-10-11 | 1996-09-17 | Minolta Camera Kabushiki Kaisha | Camera having an electronic viewfinder for displaying an object image under different photographic conditions |
JPH0696743A (ja) | 1992-09-10 | 1994-04-08 | Toshiba Lighting & Technol Corp | 高圧放電灯 |
JP3184043B2 (ja) * | 1994-05-10 | 2001-07-09 | キヤノン株式会社 | カメラ |
JPH08218194A (ja) | 1995-02-10 | 1996-08-27 | Nippon Steel Corp | 耐久性に優れた金属ガスケットとその製造方法 |
JPH10122857A (ja) * | 1996-10-24 | 1998-05-15 | Sony Corp | 傾斜角センサおよびそれを用いた電子表示式水平インジケータ付き撮像装置 |
JP4521071B2 (ja) * | 1999-03-15 | 2010-08-11 | 富士フイルム株式会社 | 構図補助機能付きディジタル・スチル・カメラおよびその動作制御方法 |
CH696994A5 (de) * | 2000-04-25 | 2008-02-29 | Rainer Mockler | Digitale Kamera, insbesondere digitale Fotokamera oder digitale Videokamera und Verfahren zur Erfassung und Bearbeitung von digitalisierten Bildern |
JP2001318417A (ja) * | 2000-05-09 | 2001-11-16 | Takashi Miyaoka | カメラ |
JP2002015041A (ja) | 2000-06-29 | 2002-01-18 | Nippon Signal Co Ltd:The | 手売乗車券入力装置 |
JP3300331B2 (ja) | 2000-09-01 | 2002-07-08 | 本田技研工業株式会社 | 円筒状金属製被鋳込み部材の製造方法 |
JP3480446B2 (ja) * | 2001-01-11 | 2003-12-22 | ミノルタ株式会社 | デジタルカメラ |
JP4570270B2 (ja) | 2001-04-06 | 2010-10-27 | ホシザキ電機株式会社 | 飲料供給装置 |
JP3768135B2 (ja) * | 2001-09-28 | 2006-04-19 | 三洋電機株式会社 | ディジタルカメラ |
JP2003219239A (ja) * | 2002-01-24 | 2003-07-31 | Canon I-Tech Inc | デジタルカメラ |
JP2003280080A (ja) * | 2002-03-20 | 2003-10-02 | Yamaha Corp | 撮影装置 |
JP4031678B2 (ja) * | 2002-07-08 | 2008-01-09 | 松下電器産業株式会社 | 旋回式カメラ装置 |
JP2004138737A (ja) * | 2002-10-16 | 2004-05-13 | Sharp Corp | 撮像装置 |
-
2004
- 2004-04-19 FR FR0404104A patent/FR2869184B1/fr not_active Expired - Fee Related
-
2005
- 2005-04-14 US US11/108,003 patent/US7948548B2/en not_active Expired - Fee Related
- 2005-04-18 PT PT05300287T patent/PT1589749E/pt unknown
- 2005-04-18 ES ES05300287T patent/ES2279492T3/es active Active
- 2005-04-18 EP EP05300287A patent/EP1589749B1/fr not_active Not-in-force
- 2005-04-18 AT AT05300287T patent/ATE348481T1/de not_active IP Right Cessation
- 2005-04-18 DE DE602005000326T patent/DE602005000326T2/de active Active
- 2005-04-19 CN CNB2005100672298A patent/CN100411425C/zh not_active Expired - Fee Related
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
DE602005000326T2 (de) | 2007-06-21 |
EP1589749B1 (fr) | 2006-12-13 |
EP1589749A1 (fr) | 2005-10-26 |
CN100411425C (zh) | 2008-08-13 |
ATE348481T1 (de) | 2007-01-15 |
US7948548B2 (en) | 2011-05-24 |
DE602005000326D1 (de) | 2007-01-25 |
US20050231600A1 (en) | 2005-10-20 |
ES2279492T3 (es) | 2007-08-16 |
CN1691756A (zh) | 2005-11-02 |
FR2869184B1 (fr) | 2006-09-29 |
FR2869184A1 (fr) | 2005-10-21 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US10237455B2 (en) | Camera system | |
JP6811313B2 (ja) | カメラおよび撮影アセンブリ | |
PT1589749E (pt) | Dispositivo digital de tomada de vista com captor de inclinação | |
CN106791360A (zh) | 生成全景视频的方法及装置 | |
JP2001141423A (ja) | 画像撮像装置及び画像処理装置 | |
CN106101567A (zh) | 拍摄光线调整方法、装置和移动终端 | |
KR20160002330A (ko) | 카메라 제어 장치, 카메라 제어 방법, 및 기록 매체 | |
EP3474535B1 (en) | Image synthesis method and device for mobile terminal | |
EP1345422A1 (en) | A device and a method for determining the orientation of an image capture apparatus | |
KR101342248B1 (ko) | 파노라마 영상 촬영용 카메라 거치대 | |
CN103973948A (zh) | 摄像设备 | |
JP2007267063A (ja) | 画像撮像装置 | |
US20180176467A1 (en) | Apparatus and associated methods for virtual reality image capture | |
JP6275358B1 (ja) | 距離算出システム、方法及びプログラム | |
JP4933086B2 (ja) | 多焦点カメラの撮像ユニット取付構造 | |
KR101219164B1 (ko) | 항공사진 촬영을 위한 중심초점 확보형 카메라 장치 | |
CN107800956A (zh) | 摄像设备、控制方法和存储介质 | |
KR101011803B1 (ko) | 촬영 영역 표시 기능을 구비하는 카메라 | |
US10484613B2 (en) | Image capturing control apparatus capable to perform notification for change of capturing range associated with indicating inclusion of mikire, method of controlling, and storage medium | |
JP3187026B2 (ja) | パノラマ撮影装置 | |
JP2008042696A (ja) | 監視カメラおよび監視カメラシステム | |
CN220570624U (zh) | 图像捕获系统和图像捕获装置 | |
CN205787582U (zh) | 倒金字塔型vr三维全景照相机 | |
KR100929019B1 (ko) | 파노라마 사진 촬영 장치 및 방법 | |
JP2024151448A (ja) | 撮像装置 |