PT1485651E - Placa de fogão de vidro temperado ou de outros materiais termodegradáveis. - Google Patents

Placa de fogão de vidro temperado ou de outros materiais termodegradáveis. Download PDF

Info

Publication number
PT1485651E
PT1485651E PT03739599T PT03739599T PT1485651E PT 1485651 E PT1485651 E PT 1485651E PT 03739599 T PT03739599 T PT 03739599T PT 03739599 T PT03739599 T PT 03739599T PT 1485651 E PT1485651 E PT 1485651E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
burner
support surface
circular ring
ring
flame
Prior art date
Application number
PT03739599T
Other languages
English (en)
Inventor
Angelo Bettinzoli
Original Assignee
Sabaf Spa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sabaf Spa filed Critical Sabaf Spa
Publication of PT1485651E publication Critical patent/PT1485651E/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F24HEATING; RANGES; VENTILATING
    • F24CDOMESTIC STOVES OR RANGES ; DETAILS OF DOMESTIC STOVES OR RANGES, OF GENERAL APPLICATION
    • F24C3/00Stoves or ranges for gaseous fuels
    • F24C3/08Arrangement or mounting of burners
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F24HEATING; RANGES; VENTILATING
    • F24CDOMESTIC STOVES OR RANGES ; DETAILS OF DOMESTIC STOVES OR RANGES, OF GENERAL APPLICATION
    • F24C3/00Stoves or ranges for gaseous fuels
    • F24C3/08Arrangement or mounting of burners
    • F24C3/085Arrangement or mounting of burners on ranges
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F23COMBUSTION APPARATUS; COMBUSTION PROCESSES
    • F23DBURNERS
    • F23D14/00Burners for combustion of a gas, e.g. of a gas stored under pressure as a liquid
    • F23D14/02Premix gas burners, i.e. in which gaseous fuel is mixed with combustion air upstream of the combustion zone
    • F23D14/04Premix gas burners, i.e. in which gaseous fuel is mixed with combustion air upstream of the combustion zone induction type, e.g. Bunsen burner
    • F23D14/06Premix gas burners, i.e. in which gaseous fuel is mixed with combustion air upstream of the combustion zone induction type, e.g. Bunsen burner with radial outlets at the burner head
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F23COMBUSTION APPARATUS; COMBUSTION PROCESSES
    • F23DBURNERS
    • F23D2900/00Special features of, or arrangements for burners using fluid fuels or solid fuels suspended in a carrier gas
    • F23D2900/14Special features of gas burners
    • F23D2900/14062Special features of gas burners for cooking ranges having multiple flame rings

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Gas Burners (AREA)
  • Baking, Grill, Roasting (AREA)
  • Surface Treatment Of Glass (AREA)
  • Pre-Mixing And Non-Premixing Gas Burner (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
PLACA DE FOGÃO DE VIDRO TEMPERADO OU DE OUTROS MATERIAIS TERMODEGRADÁVEIS
Campo da invenção A presente invenção refere-se a uma placa de fogão de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1. 0 termo "placa de fogão" significa, na descrição que se segue, qualquer instalação para cozinhar produtos alimentares provida de um suporte para apoiar, pelo menos, um queimador desenhado para fornecer calor aos próprios produtos alimentares, compreendendo neste termo instalações, tais como, por exemplo, superfícies equipadas para cozinhar ou fogões de cozinha.
Antecedentes da invenção
Entre as pl acas de fogão para uso doméstico, faz parte da técnica conhecida a utilização, por razões que são principalmente técnicas e/ou dizem respeito à forma prática da manutenção, de superfícies para alojar (ou apoiar) um ou mais queimadores atmosféricos de gás, que são fabricados de materiais, cuja utilização não é apropriada na presença de elevadas emissões de calor, tais como, por exemplo, vidro temperado, aço esmaltado ou aço inoxidável. Estes materiais, de facto, sofrem uma degradação considerável nas suas características físicas, e, em particular, nas suas caracteristicas estruturais, quando estão na proximidade de fontes de calor com temperaturas elevadas.
Em particular, a utilização de superfícies de suporte de vidro temperado, um material que, nas suas composições » mais comuns, resiste pobremente a temperaturas superiores a 1 280°C, é em qualquer caso mais desejável, na medida em que o vidro temperado é capaz, do ponto de vista estético, bem como do ponto de vista de manutenção, de substituir a pirocerâmica, cuja utilização em placas de fogão conduz a custes extremamente elevados. A utilização de placas de fogão com uma superfície de apoio de pirocerâmica está de facto particularmente difundida tendo em conta as suas qualidades técnicas e as operações de limpeza simples que estas placas de fogão exigem. Apesar da fragilidade da pirocerâmica, o que implica a implementação de várias soluções de construção destinadas a evitar fracturas, por exemplo, devidas às diferentes taxas de expansão térmica dos materiais empregados (aço ou outros metais para o queimador e pirocerâmica para a superfície de suporte), as placas de fogão fabricadas do referido material não apresentam qualquer degradação estrutural ou mecânica aos esforços térmicos provenientes dos queimadores, mesmo que se prove serem particularmente caros e difíceis de modelar.
Para ultrapassar os inconvenientes atrás referidos e ao mesmo tempo manter as características estéticas e as características de utilização e de manutenção das placas de fogão com superfícies de suporte de pirocerâmica, têm sido produzidas superfícies de suporte de vidro temperado, as quais, contudo, têm provado ser extremamente sensíveis ao calor desenvolvido pelos queimadores, apresentando assim fenómenos desfavoráveis de resistência estrutural durante a utilização.
As temperaturas elevadas e a irradiação constante localizada na proximidade do queimador, às quais a superfície de vidro temperado é sujeita durante a combustão, bem como, a consequente presença de um acentuado gradiente de temperatura entre áreas adjacentes da superfície de vidro, conduzem frequentemente à formação de fracturas e/ou fenómenos de resistência estrutural da placa do fogão. Para resolver o problema acima citado, foi proposto aumentar o diâmetro das aberturas feitas para alojamento dos queimadores na superfície de vidro temperado e afixar em cada abertura uma placa metálica na superfície de suporte, numa posição correspondente ao queimador, para isolar a radiação vinda do queimador e do fundo do utensílio de cozinha e dirigida para a superfície de vidro temperado.
Esta solução, que propõe a utilização de placas metálicas com uma porção plana que não é de desprezar, serve para evitar fracturas na placa de fogão, mas fica esteticamente longe de ser agradável e constitui um obstáculo para a limpeza da placa de fogão.
Além disso, em formas de realização das placas de fogão conhecidas da técnica anterior, por exemplo, do pedido de Patente Inglesa GB-A-2068104, as referidas placas metálicas podem assumir a forma de recipientes côncavos ou de tabuleiros, em cujo centro fica alojado o queimador. Isto implica o inconveniente de acumulação de gordura e de cinzas na placa, com o consequente inconveniente na limpeza da placa de fogão, bem como, da necessidade de se atingir uma precisão considerável de fabricação e de montagem das placas que necessitam de ter tolerâncias reduzidas das dimensões, quando comparadas com as técnicas específicas pretendidas na fase de desenho.
Finalmente, os queimadores de gás utilizados com estas placas protectoras são geralmente do tipo em que a entrada de ar principal se verifica por baixo da placa de fogão, dadas as dimensões totais da própria placa protectora e os difíceis problemas envolvidos em construir as referidas entradas de ar acima da referida placa. Os queimadores de 3 gás, nos quais a circulação de ar principal de combustão vem da parte inferior da placa de fogão, são menos eficientes e, em regra, de maiores dimensões quando comparados com queimadores em que o ar principal entra na parte superior da placa de fogão e da mesma forma envolve a presença de entradas de ar apropriadamente desenhadas na superfície de suporte, as quais, sobretudo as de materiais frágeis, tais como, vidro temperado, podem tornar-se difíceis de produzir. 0 documento EP-A-0908682 divulga uma placa de fogão com uma superfície de suporte provida de, pelo menos, uma abertura, na qual é alojado um queimador de qás do tipo constituído por uma base de queimador, por uma cabeça de queimador com, pelo menos, uma coroa de chama, e um anel circular montado entre a cabeça do queimador e a referida superfície de suporte da placa de fogão.
Verificou-se como consequência a necessidade de encontrar uma solução alternativa às até agora identificadas, que possa permitir a utilização de superfícies de suporte para queimadores atmosféricos de gás feitas de vidro temperado, embora mantendo ainda as mesmas qualidades técnicas e facilidades de produção e de manutenção das superfícies de pirocerâmica e sem a necessidade de utilizar queimadores, em que a entrada de ar principal se encontre por baixo da placa de fogão.
Em vez disso, no que se refere a placas de fogão com uma superfície de suporte de aço inoxidável ou de outros materiais que são estruturalmente resistentes ao calor, mas esteticamente degradáveis, por exemplo, aço esmaltado, as referidas placas de fcgão tendem, na proximidade dos queimadores, a sofrer deformações e mudar de cor de forma permanente, tornando assim a placa de fogão, ela própria, algo desagradável do ponto de vista estético. 4
Também, relativamente aos materiais acima referidos, verificou-se a necessidade de encontrar soluções que permitam a sua utilização em placas de fogão providas de queimadores atmosféricos de gás, sem que ocorra qualquer degradação na aparência da referida placa de fogão.
As necessidades acima mencionadas são atingidas pela presente invenção, que proporciona uma solução surpreendente para os inconvenientes que aparecem, durante a utilização, na superfície de suporte das placas de fogão, que compreendem um ou mais queimadores atmosféricos de gás, de materiais que são física e/ou apenas estruturalmente degradáveis quando colocados na presença de fontes de calor.
Como consequência, um objecto da presente invenção é proporcionar um placa de fogão, com uma superfície de suporte para alojamento dos queimadores, fabricada de um material que é degradável na presença de emissões térmicas, que não apresente os inconvenientes acima referidos e que, ao mesmo tempo, tenha uma aparência agradável e seja simples de produzir e de manter.
Outro objecto da presente invenção é proporcionar uma placa de fogão com um suporte feito de um material que seja degradável na presença de emissões térmicas e seja provida de, pelo menos, um queimador de gás, no qual este último é do tipo que tem a entrada de ar principal feita por cima do suporte que aloja o próprio queimador.
Sumário da invenção
Os objectos acima referidos e outros são conseguidos pela presente invenção, de acordo com o que é reivindicado na primeira reivindicação independente e nas reivindicações dependentes subsequentes. A presente invenção pretende 5 proteger uma placa de fogão que tem um suporte fabricado de um material, cujas características físicas ou cuja estrutura são degradáveis na proximidade de fontes de calor e são providas de, pelo menos, uma abertura, em que é alojado, pelo menos, parcialmente, um queimador de gás do tipo que é constituído por uma base de queimador e uma cabeça de queimador com, pelo menos, uma coroa de chama. 0 referido queimador tem um anel circular fixado entre a coroa de chama e a superfície de suporte, tendo o referido anel um diâmetro igual ou maior que o diâmetro da referida coroa de chama e sendo feito de aço, ou de alumínio ou de ligas de alumínio ou de latão, ou de cerâmica, ou de tecnopolímeros de plástico com enchimentos cerâmicos, ou de fibras resistentes a temperaturas elevadas. A acção do anel circular, que tem, de um modo preferido, uma forma semelhante a um tronco de cone com a base maior virada para a superfície de suporte, é a de proteger esta superfície da radiação que vem do queimador e do recipiente aquecido, para evitar que, na proximidade do referido queimador, se formem gradientes de temperatura tais que possam causar a fractura da referida superfície de suporte. 0 anel circular tem também a função de dissipação do calor transmitido por radiação e por condução ao longo do queimador.
De acordo com uma característica preferida da presente invenção, o anel circular fica separado do suporte da placa de fogão, de tal maneira que o espaço existente entre o suporte e o anel circular permitirá a passagem de ar principal dirigido para o queimador, implicando isto a utilização de um queimador do tipo em que o ar principal entra pela parte superior da placa de fogão.
Desta maneira, a entrada de ar principal, que έ conduzido por um tubo horizontal Venturi (também conhecido por Venturi radial) , com o qual o queimador pode ser equipado, contribui para o arrefecimento, tanto do anel circular, como da superfície de suporte na proximidade do queimador.
De acordo com uma outra característica da presente invenção, o anel circular tem um diâmetro em planta superior ou igual ao diâmetro da abertura, na qual o queimador está alojado.
Numa forma de realização preferida da presente invenção, o queimador é do tipo constituído por duas ou mais coroas de chama, e a superfície de suporte é de vidro temperado.
Breve descrição dos desenhos
Segue-se agora uma descrição puramente a título de exemplo não limitativo de uma forma de realização preferida da presente invenção com a ajuda das figuras anexas, nas quais: a Figura 1 é uma vista em perspectíva de topo de uma placa de fogão fabricada de material termicamente degradável, compreendendo uma multiplicidade de queimadores atmosféricos de gás de acordo com uma característica particular da presente invenção; a Figura 2 é uma vista de perfil, parcialmente em corte transversal, de um queimador de gás provido de três coroas de chama, utilizado numa placa de fogão fabricada de material termicamente degradável de acordo com outra característica da presente invenção; a Figura 3 é uma vista em corte transversal lateral do queimador da Figura 2; e 7 a Figura 4 é uma vista em perspectiva parcialmente em corte de um queimador provido de apenas uma coroa de chama de acordo com uma caracteristica da presente invenção.
Descrição pormenorizada de algumas formas de realização preferidas da invenção A presente invenção está relacionada, com referência à Figura 1, com a utilização de, pelo menos, um queimador 2, 3a, 3b ou 3c de gás com uma ou mais coroas de chama e uma placa de fogão, por exemplo, urna placa de fogão doméstico, provida de uma superfície 1 de suporte de um material cujas características físicas, ou estrutura, são degradáveis na presença de fontes de calor, tais como, por exemplo, vidro temperado, aço inoxidável ou aço esmaltado. A presente invenção refere-se também a uma placa de fogão com uma superfície de suporte feita de um material degradável. A Figura 1 ilustra, então, puramente a título de exemplo não limitativo, uma placa de fogão provida de uma superfície 1 de suporte, por exemplo, feita de vidro temperado, na qual está disposto, em bases proporcionadas propositadamente, um queimador 2 com três coroas de chama e três queimadores 3a, 3b, 3c com apenas uma coroa de chama.
Como ilustrado na Figura 2, o queimador 2 compreende, de acordo com apresente invenção, uma base 4 de queimador e uma cabeça 5 de queimador que apoiam as três coroas de chama, acima mencionadas, bem como um anel 9 circular colocado entre as coroas de chama e a superfície 1 de suporte. A coroa de chama mais exterior, definida na cabeça 5 do queimador por orifícios 26 periféricos, pode ser vista na Figura 2. A base 4 do queimador 2 está alojada na abertura circular feita na referida superfície 1 de suporte (e 8 colocada numa posição correspondente à porção designada por 22 na Figura 2), suportada por uma multiplicidade de moías 8 planas colocadas em oposição a uma flange 7 circular, entre as quais é colocada a porção da superfície 1 de suporte adjacente à abertura de alojamento. 0 queimador 2 tem também uma grelha G de suporte para um recipiente de cozinha.
Mais particularmente, com referência à Figura 3, o queimador 2 compreende uma base 4 colocada por baixo da superfície 1 de suporte, que é fabricada de vidro temperado, na qual é fixado um injector 23 de gás combustível. A base 4 apresenta ramificações ou projecções 24 periféricas que actuam na base da superfície 1 de suporte e transportam, tanto a flange 7, como as molas 8 planas. As molas 8 de acoplamento à flange 7 circular e as suas ligações mútuas, após a primeira interposição das orlas da abertura de alojamento do queimador 2, permitem a fixação estável da base 4 do queimador à superfície 1 de suporte.
Em formas de realização alternativas (não ilustradas), a base 4 do queimador 2 pode ficar alojada numa abertura circular da superfície 1 de suporte, sem ficar em contacto com ela e sendo suportada, por exemplo, por meios elásticos, num elemento estrutural da placa de fogão situada por baixo da superfície 1 de suporte e não visível para o utilizador.
De acordo com a técnica conhecida, por cima da base 4, e nela confinada de forma amovível, existe uma cabeça de queimador que tem um corpo 12 central, fechado por uma tampa 10 de topo e equipado, uma vez mais de acordo com a técnica anterior, com um tubo 11 Venturi horizontal (ou Venturi radial) para mistura do gás com o ar principal e com uma câmara de distribuição com orifícios virados para o 9
exterior e desenhados de maneira a definir uma primeira coroa de chama central. A cabeça do queimador compreende também um corpo 13 em forma de toro que tem sobreposta uma tampa 14 em anel e está ligado ao Venturi 11 horizontal e/ou à câmara de distribuição do corpo 12 por canais radiais apropriados (não ilustrados), e que apresenta uma série de orifícios interiores e uma série de orifícios exteriores desenhados para definir, respectivamente, uma segunda coroa de chama e uma terceira coroa de chama. A segunda coroa de chama está, em particular, colocada em oposição à primeira coroa de chama central. E o queimador 2 é, além disso, provido de uma grelha 6, desenhada para suportar um recipiente de cozinha. 0 queimador 2, além disso, é do tipo em que o ar principal 1 entra nele, devido à sucção exercida pelo Venturi 11 da parte superior da superfície 1 de suporte, penetra, guia canais (não ilustrados), na câmara definida pela base 4 do queimador, e é depois misturado com o gás que sai do bocal 23 no referido Venturi 11 horizontal (ou Venturi radial). 0 queimador do tipo acima referido é conhecido do pedido de patente EP-A-0903538 ou do documento EP-A-0797048.
De acordo com a presente invenção, o queimador 2 apresenta igualmente um anel 9 circular, que é feito do mesmo material ou de um material diferente do material do queimador, montado coaxial ao eixo vertical do referido queimador e entre as coroas de chama e a superfície 1 de suporte de vidro temperado. Com vantagem, como claramente emerge do que se segue, o anel 9 é separado da superfície 1 de suporte e o ar | principal é obrigado a entrar no queimador por cima da superfície 1 de suporte e por baixo do anel 9. 10 A presença do anel 9 circular, que é convenientemente fixado entre a fonte de calor representada pela coroa ou coroas de chama e a superfície 1 de suporte feita de vidro temperado, constitui uma protecção adequada da superfície 1 de suporte feita de vidro temperado relativamente à radiação vinda das coroas de chama e, ainda que numa menor extensão, também da radiação proveniente do utensílio de cozinha aquecido. A acção de protecção atrás mencionada, a qual proporciona o abaixamento da temperatura das áreas da superfície 1 de suporte na proximidade do queimador 2, provaram com surpresa ser suficiente para evitar a degradação substancial do material de que é feita a superfície 1 de suporte. No caso de vidro temperado, por exemplo, a interposição do anel 9 evita o aparecimento de fracturas e torna possível a utilização do referido material económico na produção de placas de fogão. Também, quando utilizado com superfícies de aço inoxidável ou de aço esmaltado, o anel 9 tem permitido a redução ou eliminação da formação de halos ou deformações da superfície 1 de suporte.
Além disso, o influxo de ar 1 principal accionado pelo Venturi 11, no espaço entre o anel 9 e a superfície 1 de suporte, que está substancialmente à temperatura ambiente, contribui para um arrefecimento por convecção, tanto da superfície 1 de suporte, como do anel 9 circular. A contribuição do fluxo de ar | principal na acção do arrefecimento local é considerada particularmente importante, ainda que não essencial, no caso de materiais frágeis, tais como o vidro temperado.
Finalmente, o anel 9 actua também parcialmente como sumidouro térmico, por condução, do calor produzido peio próprio queimador 2, reduzindo assim a temperatura deste último na proximidade do anel 9 e, por isso, a temperatura na proximidade da abertura de alojamento do queimador na superfície 1 de suporte.
De acordo com a presente invenção, o diâmetro em planta do anel 9 circular é maior que o diâmetro da abertura feita na superfície 1 de suporte de vidro temperado e também maior que o diâmetro em planta da coroa de chama mais exterior definida pelo corpo 13 em forma de toro. Desta forma, o anel 9 estende-se, em planta, da base 4 do queimador ou da cabeça 5 do queimador até para além da coroa de chama ao longo do perímetro exterior do corpo 13 em forma de toro.
As dimensões acima referidas do anel 9, que são muito maiores que as dimensões de anéis semelhantes de queimadores proporcionados em placas de fogão tradicionais, permitem uma protecção eficaz da superfície de suporte que fica por baixo. 0 anel 9, como pode ver-se na Figura 3, tem além disso, de um modo preferido, uma forma substancialmente semelhante a um tronco de cone com a base maior virada para a superfície 1 de suporte de maneira a evitar que qualquer resíduo possível de alimentos que possa sair do utensílio de cozinha se cole ao anel 9, com o risco da sua combustão. Formas de realização alternativas do anel 9 com uma forma convexa provaram ser igualmente eficazes.
Além disso, o anel 9 circular pode ser construído separadamente do queimador 2 e acoplado, por justaposição das várias partes, a este último, mas pode também fazer parte integrante de um elemento do próprio queimador 2. Por exemplo, o anel 9 pode ser acoplado a um queimador do tipo descrito em EP-A-0797048, i.e., um queimador que é constituído por uma placa metálica interior com forma que permita a separação das circulações de fluido, podendo o 12 referido anel 9 constituir uma peça única com a placa de metal interior, simplificando assim consideravelmente a sua produção.
Materiais apropriados para a produção do anel 9 são o aço, as ligas de alumínio (Al-Si ou Al-Ni) ou outras ligas ou materiais metálicos, tais como latão, ou então cerâmicas ou tecnopolímeros plásticos com enchimento cerâmico ou com enchimento de fibras resistentes a temperaturas elevadas. A Figura 4 ilustra outra forma de realização da presente invenção, na qual, numa placa de fogão provida de uma superfície 1 de suporte feita de material degradável termicamente, é montado um queimador 3 atmosférico de gás do tipo que compreende apenas uma coroa de chama. 0 queimador 3 compreende: uma base 15 de queimador montada num alojamento feito na superfície 1 de suporte; meios elásticos para acoplar a superfície 1 de suporte constituída por uma ou mais molas 21 planas e uma flange 20 circular a ser montada em oposição às referidas molas; uma cabeça 16 de queimador; e uma tampa 17 de topo. A base 15 é mantida em posição graças à interposição das orlas do orifício para alojamento da superfície 1 de suporte entre a mola 21 e a flange 20 circular e compreende uma câmara, no interior da qual está montado um injector 23 ligado a uma tubagem 25 para fluido para fornecimento de gás combustível. A cabeça 16 de queimador compreende um Venturi 18 horizontal, constituído, de acordo com a técnica conhecida, por uma porção de secção reduzida e por uma câmara de expansão radial, e é envolvida pela tampa 17. Nas extremidades radiais da câmara de expansão, existe uma porção para distribuição da mistura | de gás-ar principal, que apresenta uma série de orifícios que fornam a coroa de chama do queimador 3. O queimador 3 apresenta, da mesma 13 maneira, ligado pela interposição de peças, um anel 19 circular, que se estende da cabeça 16 do queimador até para além da coroa de chama. 0 referido anel 19 circular é separado da superfície 1 de suporte para permitir o influxo de ar principal entre a referida superfície 1 de suporte e o anel 19. Também, utilizando o queimador 3, ilustrado na Figura 4, o efeito de protecção da irradiação e do arrefecimento da superfície 1 de suporte pelo fluxo i de ar principal de entrada, obtido graças ao anel 19, permite a utilização de placas de fogão providas de superfícies de suporte feitas de materiais degradáveis termicamente, tais como, por exemplo, vidro temperado, aço inoxidável ou aço esmaltado.
Lisboa, 4 de Junho de 2007 14

Claims (7)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Placa de fogão tendo uma superfície (1) de suporte que é provida de, pelo menos, uma abertura, no interior da qual é alojado, pele menos, parcialmente, um queimador (2 ) de gás do tipo que compreende uma base (4) de queimador e uma cabeça (5) de queimador tendo, pelo menos, uma coroa de chama, bem como, um anel (9) circular montado entre a referida, pelo menos, uma coroa de chama e a referida superfície (1) de suporte, caracterizada por a referida superfície de suporte ser fabricada de um material, cujas características físicas ou a estrutura são degradáveis na proximidade de fontes de calor, e por o referido anel (9) circular ter um diâmetro em planta igual ou maior que o diâmetro da referida coroa de chama e ser feita de aço, ou de alumínio, ou de ligas de alumínio ou de latão, ou de cerâmica, ou de tecnopolímeros de plástico com enchimento cerâmico ou com enchimento de fibras, que são resistentes a temperaturas elevadas.
  2. 2. Placa de fogão de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o referido anel (9) circular ser fixado a uma distância da referida superfície de suporte e por o ar ( |) principal ser recebido por cima da superfície (1) de suporte e por baixo do referido anel (9) circular.
  3. 3. Placa de fogão de acordo com a reivindicação 1 ou reivindicação 2, caracterizada por o referido queimador ser do tipo compreendendo uma cabeça (5) de queimador com duas ou mais coroas de chama. 1
  4. 4. Placa de fogão de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizada por o referido anel (9) circular ter um diâmetro em planta maior ou igual que o diâmetro da referida abertura, na qual o queimador está alojado.
  5. 5. Placa de fogão de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizada por o anel (9) circular ter uma forma que é substancialmente a de um tronco de cone e/ou uma forma convexa.
  6. 6. Placa de fogão de acordo com a reivindicação 5, caracterizada por a base maior do referido anel circular estar virada para a superfície de suporte.
  7. 7. Placa de fogão de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizada por a referida superfície de suporte da placa de fogão ser fabricada de vidro temperado ou de aço inoxidável ou de aço esmaltado. Lisboa, 4 de Junho de 2007
PT03739599T 2002-02-18 2003-01-30 Placa de fogão de vidro temperado ou de outros materiais termodegradáveis. PT1485651E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT2002MI000315A ITMI20020315A1 (it) 2002-02-18 2002-02-18 Piano di cottura in vetro temprato o altro materiale termicamente degradabile

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1485651E true PT1485651E (pt) 2007-06-18

Family

ID=11449278

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT03739599T PT1485651E (pt) 2002-02-18 2003-01-30 Placa de fogão de vidro temperado ou de outros materiais termodegradáveis.

Country Status (22)

Country Link
US (1) US20050145239A1 (pt)
EP (1) EP1485651B1 (pt)
JP (1) JP2005517887A (pt)
KR (1) KR20040095220A (pt)
CN (1) CN2557834Y (pt)
AR (1) AR038507A1 (pt)
AT (1) ATE358259T1 (pt)
AU (1) AU2003245049B2 (pt)
BR (1) BR0307694A (pt)
CA (1) CA2475080A1 (pt)
CO (1) CO5611222A2 (pt)
DE (1) DE60312832T2 (pt)
ES (1) ES2285140T3 (pt)
IL (1) IL163446A (pt)
IT (1) ITMI20020315A1 (pt)
MX (1) MXPA04008027A (pt)
NZ (1) NZ534596A (pt)
PL (1) PL371118A1 (pt)
PT (1) PT1485651E (pt)
RU (1) RU2311590C2 (pt)
SI (1) SI1485651T1 (pt)
WO (1) WO2003069231A1 (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ITUD20030137A1 (it) * 2003-06-23 2004-12-24 Sami Srl Bruciatore a tripla corona.
EP1512908A1 (en) * 2003-09-05 2005-03-09 Electrolux Home Products Corporation N.V. Gas burner
CN100360850C (zh) * 2005-07-14 2008-01-09 宁波方太厨具有限公司 具有易清洁的活动式装饰板的燃烧器
EP2295868B1 (de) 2009-09-09 2016-10-26 BSH Hausgeräte GmbH Gaskochfeld sowie Gasherd mit diesbezüglichem Gaskochfeld
JP5296718B2 (ja) * 2010-01-28 2013-09-25 東京瓦斯株式会社 加熱調理機器
EP2366953B1 (en) * 2010-03-18 2016-06-15 Electrolux Home Products Corporation N.V. Gas cooking appliance
EP2447605B1 (en) 2010-10-27 2012-12-05 Electrolux Home Products Corporation N.V. Heating element and method of manufacturing a base body of a heating element
AU2010366054B2 (en) * 2010-12-22 2015-06-11 Sabaf S.P.A. Gas burner
ITTO20110078U1 (it) 2011-07-29 2013-01-30 Indesit Co Spa Bruciatore di gas, in particolare per un apparecchio di cottura per alimenti
ITTO20110960A1 (it) * 2011-10-24 2013-04-25 Indesit Co Spa Griglia di supporto per apparecchi domestici
ES2621792T3 (es) * 2011-11-04 2017-07-05 Electrolux Home Products Corporation N.V. Conjunto de quemador de gas, placa de cocina de gas y electrodoméstico con quemadores de gas
EP2607789B1 (en) * 2011-12-22 2017-02-01 Indesit Company S.p.A. A cooking top, in particular for household use
ITTO20111190A1 (it) * 2011-12-22 2013-06-23 Indesit Co Spa Piano di cottura, in particolare ad uso domestico
CN107975830B (zh) * 2017-05-25 2023-11-17 宁波方太厨具有限公司 一种灶具支架
US11085645B2 (en) * 2018-05-31 2021-08-10 Haier Us Appliance Solutions, Inc. Eductor for a gas cooktop appliance

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3123751C3 (de) * 1981-06-15 1998-01-29 Sabaf Spa Gasbrenner für eine Kochplatte
DE4125308C2 (de) * 1991-07-31 2002-06-13 Isphording Germany Gmbh Gasbrenner
DE797048T1 (de) 1996-03-19 1998-03-12 Sabaf Spa Gasbrenner für Küchengeräte
JP3711182B2 (ja) * 1997-01-20 2005-10-26 株式会社ハーマンプロ コンロ用ガスバーナ
EP0908682B1 (en) * 1997-10-08 2002-04-17 SABAF S.p.A. Gas burner for domestic appliances
US6299436B1 (en) * 1997-10-20 2001-10-09 Bsh Home Appliances Corporation Plurality fingered burner
FR2804496B1 (fr) * 2000-01-28 2002-07-19 Sourdillon Sa Bruleur a gaz a multiples couronnes de flammes
IT1318126B1 (it) * 2000-07-06 2003-07-23 Sabaf Spa Bruciatore con separatore interno
DE20016145U1 (de) * 2000-09-18 2001-01-18 Schott Glas Kochfeld mit mindestens einem atmosphärischen Gasbrenner

Also Published As

Publication number Publication date
ITMI20020315A1 (it) 2003-08-18
SI1485651T1 (sl) 2007-06-30
RU2004127919A (ru) 2006-02-10
EP1485651A1 (en) 2004-12-15
PL371118A1 (en) 2005-06-13
RU2311590C2 (ru) 2007-11-27
KR20040095220A (ko) 2004-11-12
EP1485651B1 (en) 2007-03-28
IL163446A (en) 2009-06-15
CA2475080A1 (en) 2003-08-21
CO5611222A2 (es) 2006-02-28
DE60312832T2 (de) 2007-08-16
MXPA04008027A (es) 2004-11-26
CN2557834Y (zh) 2003-06-25
ES2285140T3 (es) 2007-11-16
AR038507A1 (es) 2005-01-19
JP2005517887A (ja) 2005-06-16
ATE358259T1 (de) 2007-04-15
AU2003245049A1 (en) 2003-09-04
AU2003245049B2 (en) 2008-03-20
BR0307694A (pt) 2005-01-04
ITMI20020315A0 (it) 2002-02-18
NZ534596A (en) 2006-07-28
US20050145239A1 (en) 2005-07-07
WO2003069231A1 (en) 2003-08-21
DE60312832D1 (de) 2007-05-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1485651E (pt) Placa de fogão de vidro temperado ou de outros materiais termodegradáveis.
US3830216A (en) Countertop heating apparatus
US3773027A (en) Countertop heating apparatus
PT1563225E (pt) Queimador a gás com alimentação separada das coroas de chama
RU2012127293A (ru) Конфорка для приготовления блюда на медленном огне, приклепленная к горелке
ES2838173T3 (es) Disposición de soportes de batería de cocción para un campo de cocción a gas y campo de cocción a gas
US6148811A (en) Combined burner and grate
US5643481A (en) Double bowl electric cooktop cooling
CN207674514U (zh) 一种用于燃气灶的聚能组件
CN109990325A (zh) 一种用于燃气灶的聚能组件
CN112815360A (zh) 一种灶具
US6691699B1 (en) Cooking plate
CN218583219U (zh) 一种双层聚能隔热炉架
CN217592577U (zh) 一种新型节能火锅炉
CN217057629U (zh) 一种面板定位锅架的燃气灶安装结构
CN215372478U (zh) 一种灶具保洁火盖结构
US2379524A (en) Gas burner
JP3081176U (ja) 卓上コンロ
CN217524624U (zh) 一种电热慢煮水箱
JP3851984B2 (ja) カセットコンロ
KR100247615B1 (ko) 가열 조리기의 양면 그릴
JPS5918246Y2 (ja) 火ばち
CN110822488A (zh) 一种红外燃烧器和燃气灶具
BR102017021397A2 (pt) Aperfeiçoamento introduzido em churrasqueira e método aperfeiçoado de cocção de alimentos
GB453149A (en) Improvements in or relating to hotplates fitted with boiling burners, for gas cookers