PT1400031E - Menu de descoberta de rede ad hoc - Google Patents

Menu de descoberta de rede ad hoc Download PDF

Info

Publication number
PT1400031E
PT1400031E PT02738449T PT02738449T PT1400031E PT 1400031 E PT1400031 E PT 1400031E PT 02738449 T PT02738449 T PT 02738449T PT 02738449 T PT02738449 T PT 02738449T PT 1400031 E PT1400031 E PT 1400031E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
hoc network
service
hoc
information provider
wireless
Prior art date
Application number
PT02738449T
Other languages
English (en)
Inventor
Kai Nyman
Mikko Olkkonen
Stephane Bouet
Original Assignee
Nokia Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nokia Corp filed Critical Nokia Corp
Publication of PT1400031E publication Critical patent/PT1400031E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W48/00Access restriction; Network selection; Access point selection
    • H04W48/16Discovering, processing access restriction or access information
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L67/00Network arrangements or protocols for supporting network services or applications
    • H04L67/01Protocols
    • H04L67/10Protocols in which an application is distributed across nodes in the network
    • H04L67/104Peer-to-peer [P2P] networks
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L67/00Network arrangements or protocols for supporting network services or applications
    • H04L67/01Protocols
    • H04L67/10Protocols in which an application is distributed across nodes in the network
    • H04L67/104Peer-to-peer [P2P] networks
    • H04L67/1044Group management mechanisms 
    • H04L67/1046Joining mechanisms
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W8/00Network data management
    • H04W8/005Discovery of network devices, e.g. terminals

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Security & Cryptography (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Small-Scale Networks (AREA)
  • Communication Control (AREA)
  • Transceivers (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO "MENU DE DESCOBERTA DE REDE AD HOC" CAMPO DA INVENÇÃO: A invenção revelada refere-se amplamente a computação ubíqua e refere-se mais particularmente a melhorias nos sistemas sem fios de pequeno alcance. ANTECEDENTES DA INVENÇÃO:
SISTEMAS SEM FIOS DE PEQUENO ALCANCE
Os sistemas sem fios de pequeno alcance têm um alcance típico de até cem metros. Associam-se frequentemente com sistemas ligados à Internet para proporcionar comunicações de longa distância. A categoria de sistemas sem fios de pequeno alcance inclui redes de área pessoal sem fios (PANs) e redes de área local sem fios (LANs). Têm a caracteristica comum de operar em porções não licenciadas do espectro de rádio, normalmente na banda Médica,
Científica e Industrial de 2,4 GHz (ISM) ou na banda de Infra-estrutura de Informação Nacional não licenciada de 5 GHz (U-NII) . As redes de área pessoal sem fios utilizam dispositivos sem fios de baixa potência e baixo custo que têm um alcance típico de dez metros. 0 melhor exemplo conhecido de tecnologia de rede de área pessoal sem fios é o padrão Bluetooth, que opera na banda ISM de 2,4 GHz. Proporciona uma velocidade de pico de ligação através do ar de um Mbps e um consumo de potência baixo o suficiente para utilização em sistemas electrónicos portáteis, pessoais tais como PDAs e telefones móveis. As redes de área local sem fios operam geralmente a velocidades de pico mais altas de entre 10 a 100 Mbps e têm um alcance mais longo, que requer um maior consumo de potência. As redes de área local sem fios são tipicamente utilizadas como ligações sem fios de computadores laptop portáveis a uma LAN com fio, via um ponto de acesso (AP). Os exemplos de tecnologia de rede de 2 área local sem fios incluem o padrao de LAN sem fios IEEE 802.11 e o padrão de HIPERLAN, que opera na banda de U-NII de 5 GHz.
REDES AD HOC
Uma rede ad hoc é um sistema sem fios de pequeno alcance composto primariamente por dispositivos móveis sem fios que se associam durante um tempo relativamente curto para levar a cabo um propósito comum. Uma rede temporária tal como esta é chamada uma "piconet" no padrão Bluetooth, um "conjunto de serviço básico independente" (IBSS) no padrão de LAN Sem fios IEEE 802.11, uma "subnet" no padrão de HIPERLAN, e geralmente uma célula de rádio ou uma "microcélula" noutras tecnologias de LAN sem fios. As redes ad hoc têm a propriedade comum de ser uma colecção arbitrária de dispositivos sem fios que estão próximas fisicamente o suficiente para serem capazes de comunicar e que permutam informação numa base regular. As redes podem ser construídas rapidamente e sem muito planeamento. Os membros da rede ad hoc entram e saem à medida que se movem dentro e fora do alcance uns dos outros. A maioria das redes ad hoc opera ao longo de frequências de rádio não licenciadas a velocidades desde um a cinquenta e quatro Mbps utilizando protocolos de detecção de portador para compartilhar o espectro de rádio. A distância ao longo da qual se podem comunicar varia desde dez metros para piconets Bluetooth a mais de cem metros para microcélulas LAN sem fios num ambiente aberto. As redes ad hoc consistem primariamente em dispositivos móveis sem fios, mas podem também incluir um ou mais pontos de acesso que são dispositivos sem fios fixos, que operam como um servidor autónomo ou ligado como gateways a outras redes.
A TECNOLOGIA SEM FIOS DE PEQUENO ALCANCE BLUETOOTH 0 bluetooth é uma rede de rádio de pequeno alcance, destinada originalmente como uma substituição do cabo. Pode ser utilizado para criar redes ad hoc de até oito 3 dispositivos que operam em conjunto. 0 Bluetooth Special Interest Group, Specification Of The Bluetooth System, Versão 1.0B, Volumes 1 e 2, Dezembro de 1999, descreve os princípios de protocolos de comunicação e operação de dispositivos Bluetooth. Os dispositivos operam na banda de rádio de 2,4 GHz reservada para utilização geral por aplicações Industriais, Científicas e Médicas (ISM). Os dispositivos Bluetooth são desenhados para encontrar outros dispositivos Bluetooth dentro do seu alcance de comunicação de rádio de dez metros e para descobrir que serviços oferecem, utilizando um protocolo de descoberta de serviço (SDP) . A função de procura de SDP baseia-se nas ligações que estão a ser estabelecidas entre o dispositivo Bluetooth solicitante, num papel de cliente e o dispositivo Bluetooth de resposta, num papel de servidor. Uma vez que a ligação tenha sido estabelecida, pode ser utilizada para a descoberta de serviços no dispositivo Bluetooth de resposta e como se pode ligar aos mesmos.
Uma ligação entre dois dispositivos Bluetooth é iniciada por um dispositivo consultante que distribui uma mensagem de consulta que pesquisa outros dispositivos na sua proximidade. Qualquer outro dispositivo Bluetooth que está a ouvir por meios de execução de um rastreio de consulta, reconhecerá a mensagem de consulta e responderá. A resposta de consulta é um pacote de mensagem que contém o Endereço de Dispositivo Bluetooth do dispositivo de resposta (BD_ADDR). Um endereço de dispositivo Bluetooth é um endereço IEEE de 48 bits único que é gravado electronicamente em cada dispositivo Bluetooth. 0 dispositivo consultante utiliza a informação proporcionada no pacote de resposta de consulta, para preparar e enviar uma mensagem de localização ao dispositivo de resposta. Para estabelecer uma ligação, o dispositivo consultante tem de inserir o estado de localização. No estado de localização, o dispositivo 4 consultante transmitirá mensagens de localização iniciais ao dispositivo de resposta, utilizando o código de acesso e informação de temporização adquiridos no pacote de resposta de consulta. 0 dispositivo de resposta tem de estar em estado de rastreio de localização para permitir que o dispositivo consultante se ligue ao mesmo. Uma vez no estado de rastreio de localização, o dispositivo de resposta confirmará as mensagens de localização iniciais e o dispositivo consultante enviará um pacote de localização que proporciona a temporização e código de acesso do dispositivo consultante ao dispositivo de resposta. 0 dispositivo de resposta responde com um pacote de confirmação de localização. Isto possibilita que os dois dispositivos formem uma ligação e que ambos transitem para o estado de ligação. 0 dispositivo consultante que iniciou a ligação assume o papel de um dispositivo mestre e o dispositivo de resposta assume o papel de um dispositivo subordinado numa nova piconet de rede ad hoc.
Cada piconet tem um dispositivo mestre e até sete dispositivos subordinados. Toda a comunicação é direccionada entre o dispositivo mestre e cada respectivo dispositivo subordinado. 0 mestre inicia uma permuta de dados e o subordinado responde ao mestre. Quando dois dispositivos subordinados estão a comunicar um com o outro, têm de o fazer através do dispositivo mestre. 0 dispositivo mestre mantém o relógio de rede da piconet e controla quando cada dispositivo subordinado pode comunicar com o dispositivo mestre. Os membros da piconet de rede ad hoc entram e saem à medida que se movem dentro e fora do alcance do dispositivo mestre. As piconets suportam actividades distribuídas, tais como projectos de trabalho de colaboração, jogos de colaboração, gateways multi-utilizadores à Internet, e afins. Um dispositivo de utilizador que adere a uma piconet específica, realiza-o 5 para possibilitar que o seu utilizador participe na actividade de colaboração actualmente em execução.
Um Computador laptop com Bluetooth activado pode enviar a informação a uma impressora com Bluetooth activado na sala ao lado. Um forno de microondas com Bluetooth activado pode enviar uma mensagem a um telefone móvel com Bluetooth activado que anuncia que a refeição está pronta. 0 Bluetooth tornar-se-á a norma em telefones móveis, PCs, laptops e outros dispositivos electrónicos, possibilitando que utilizadores compartilhem informação, sincronizem dados, acedam à Internet, integrem em LANs ou accionem dispositivos electromecânicos, tais como destrancar um carro. Um passageiro pode escrever correios electrónicos no seu laptop num avião e, após aterrar, as mensagens podem ser encaminhadas automaticamente para a Internet por dispositivos Bluetooth localizados de maneira ubíqua em redor do terminal do aeroporto. Noutro exemplo, enquanto aguarda numa sala do aeroporto, o passageiro pode receber ofertas livres de impostos interessantes directamente no seu telefone móvel ou jogar jogos multi-jogadores com amigos. 0 PADRÃO DE LAN SEM FIOS IEEE 802.11
O Padrão de LAN Sem fios IEEE 802.11 define pelo menos duas especificações físicas (PHY) diferentes e uma especificação de controlo de acesso médio comum (MAC). O Padrão IEEE 802.11 (a) está concebido para a banda ISM de 2,4 GHz ou a banda de U-NII de 5 GHz, e utiliza multiplex por divisão da frequência ortogonal (OFDM) para fornecer até 54 Mbps de taxas de dados. O Padrão IEEE 802.11 (b) foi concebido para a banda ISM de 2,4 GHz e utiliza a expansão do espectro por sequência directa (DSSS) para fornecer até 11 Mbps de taxas de dados. O Padrão de LAN Sem fios IEEE
802.11 descreve dois componentes principais, a estação móvel e o ponto de acesso fixo (AP) . As redes ad hoc IEEE 802.11 têm uma configuração independente onde as estações 6
móveis comunicam-se directamente uma com a outra, sem suporte de um ponto de acesso fixo. As redes ad hoc IEEE 802.11 suportam actividades distribuídas similares àquelas das piconets Bluetooth. 0 padrão IEEE 802.11 proporciona dispositivos sem fios com características de consulta de serviço semelhantes às características de exploração e consulta por Bluetooth.
Para que uma estação móvel IEEE 802.11 possa comunicar com outras estações móveis numa rede ad hoc, é necessário primeiro encontrar as estações. 0 processo para encontrar outra estação é por consulta. Uma consulta activa requer que a estação de consulta transmita questões e invoque respostas de outras estações sem fios numa rede ad hoc. Numa consulta activa, a estação móvel transmitirá uma trama de solicitação de pesquisa. Se existir uma rede ad hoc no mesmo canal que corresponde à identidade ajustada do serviço (SSID) na tramade solicitação de pesquisa, uma estação nessa rede ad hoc responderá por meio do envio de uma trama de resposta de pesquisa à estação de consulta. A resposta de pesquisa inclui a informação necessária para que a estação de consulta aceda a uma descrição da rede ad hoc. A estação de consulta processará também quaisquer outros tramas de Beacon e de resposta de pesquisa recebida. Uma vez que a estação de consulta tenha processado quaisquer respostas, ou tenha decidido que não haverá resposta, pode alterar a outro canal e repetir o processo. Na conclusão da consulta, a estação acumulou informação sobre as redes ad hoc na sua proximidade. Uma vez que uma estação tenha realizado uma consulta que tem como resultado uma ou mais descrições de rede ad hoc, a estação pode escolher entrar numa das redes ad hoc. 0 Padrão de LAN sem fios IEEE 802.11 é publicado em três partes como IEEE 802.11 - 1999; IEEE 802.lla-1999; e IEEE 802.llb-1999, que estão disponíveis do web site de IEEE, Inc. http : / / grou per . leee . org/groups / 3 0 2 ./ 11.. 7 REDE DE ÁREA LOCAL VIA RÁDIO DE DESEMPENHO ELEVADO (HIPERLAN) O Padrão de HIPERLAN proporciona uma LAN sem fios com uma taxa de dados elevada de até 54 Mbps e um alcance médio de 50 metros. As LANs sem fiosHIPERLAN proporcionam distribuição multimédia com vídeo QoS, espectro reservado, e boa propagação de incorporação. Existem dois padrões HIPERLAN. A HIPERLAN Tipo 1 é um protocolo de acesso de canal dinâmico orientado por prioridade semelhante à Ethernet sem fios. A HIPERLAN Tipo 2 é um protocolo de acesso de canal reservado semelhante a uma versão sem fios de ATM. Ambas a HIPERLAN Tipo 1 e HIPERLAN Tipo 2 utilizam espectro dedicado a 5 GHz. A HIPERLAN Tipo 1 utiliza um equalizador de canal avançado para lidar com interferências de intersímbolos e multicaminhos de sinal. A HIPERLAN Tipo 2 evita estes problemas de interferência utilizando o OFDM e uma função de transformação de frequência. A especificação de HIPERLAN Tipo 2 oferece opções para taxas de bits de 6, 16, 36, e 54 Mbps. A camada física adopta um esquema de portador múltiplo OFDM utilizando 48 frequências portadoras por símbolo OFDM. Cada portador pode então ser modulado utilizando BPSK, QPSK, 16-QAM, ou 64-QAM para proporcionar taxas de dados diferentes. Os esquemas de modulação escolhidos para as taxas de bits mais elevadas alcançam débito no alcance 30 - 50 Mbps. A HIPERLAN Tipo 1 é um protocolo de acesso de canal dinâmico orientado por prioridade que pode formar redes ad hoc de dispositivos sem fios. As redes ad hoc de HIPERLAN Tipo 1 suportam actividades distribuídas semelhantes às das piconets Bluetooth e conjuntos básicos de serviço independente IEEE 802.11 (IBSS). O padrão de HIPERLAN Tipo 1 proporciona dispositivos sem fios com características de consulta de serviço semelhantes às das características de exploração e consulta por Bluetooth e as características de resposta e de solicitação de pesquisa IEEE 802.11. Uma 8 descrição geral dos princípios de HIPERLAN Tipo 1 de operação é proporcionada na publicação HIPERLAN Type 1 Standard, ETSI ETS 300 652, WA2 Dezembro de 1997. A HIPERLAN Tipo 2 é um protocolo de acesso de canal reservado que forma redes ad hoc. As redes ad hoc de HIPERLAN Tipo 2 suportam actividades distribuídas semelhantes às das redes ad hoc de HIPERLAN Tipo 1, piconets Bluetooth e conjuntos básicos de serviço independente IEEE 802.11 (IBSS). A HIPERLAN Tipo 2 proporciona comunicação de rádio de velocidade elevada com taxas de dados típicas desde 6 Mbps até 54 Mbps. Esta liga dispositivos portáteis com redes de banda larga que são baseados em IP, ATM e outras tecnologias. O modo centralizado é utilizado para operar HIPERLAN Tipo 2 como uma rede de acesso através de um ponto de acesso fixo. Além disso, uma capacidade de comunicação por ligação directa é proporcionada. Este modo é utilizado para operar HIPERLAN Tipo 2 como uma rede ad hoc sem estar dependente de uma infra-estrutura de rede celular. Neste caso um controlador central (CC), que é seleccionado dinamicamente entre os dispositivos portáteis, proporciona o mesmo nível de suporte de QoS como o ponto de acesso fixo. A mobilidade de utilizador restrito é suportada dentro da área de serviço local. A mobilidade em roaming de área ampla pode também ser suportada. Uma descrição geral dos princípios de HIPERLAN Tipo 2 de operação é proporcionada em Broadband Radio Access Networks (BRAN), HIPERLAN Type 2; System OverView, ETSI TR 101 683 VI. I. 1 (2000-02) e uma especificação mais detalhada da sua arquitectura de rede ad hoc é descrita em HIPERLAN Type 2, Data Link Control (DLC) Layer; Parte 4. Extension for Home Environment, ETSI TS 101761 - 4 VI. 2,1 (2000 - 12).
OUTROS PADRÕES SEM FIOS QUE SUPORTAM REDES AD HOC
Outros padrões sem fios suportam redes ad hoc. Os exemplos incluem o padrão de Rede de Área Pessoal Sem fios 9 (WPAN) IEEE 802.15, o padrão de Associação de Dados por Infravermelhos (IrDA), o padrão de Telecomunicações Sem Fios Digitais Melhoradas (DECT) , o padrão de Protocolo de Acesso Sem fios Partilhado (SWAP), o padrão sem fios de 3a Geração (3G) Japonês, e o padrão de Sistemas de Comunicação de Acesso Móvel de Multimédia (MMAC) da Associação Japonesa de Empresas e Indústrias de Rádio. O que é necessário é uma maneira de proporcionar um menu de descoberta de rede ad hoc a um dispositivo sem fios entrante, que lista as actividades colaborativas que estão a serem executadas actualmente de todas as redes ad hoc dentro do seu alcance. Seria ainda mais útil se o menu de descoberta de rede ad hocseleccionasse somente aquelas redes ad hoc que são de interesse particular ao utilizador entrante, ou que tenham a qualidade de sinal recebido mais alta. 0 documento EP 1 107 512 AI revela um dispositivo de comunicação com uma unidade de gestor de computação para controlar uma unidade de gestor de descoberta de serviço para proporcionar serviços disponíveis de uma ou mais redes de comunicação. O documento WO 01/35585 AI descreve um método e aparelho para proporcionar acesso selectivo a uma rede entre um dispositivo final e uma rede tal como a Internet através de um ou mais dispositivos de terminação de rede de acesso, o método incluindo determinar uma capacidade de acesso para cada dispositivo de terminação de rede de acesso e comparar a capacidade de acesso com uma capacidade de acesso preferida associada a uma preferência do utilizador.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO A invenção é definida pelas reivindicações.
Como é descrito nesta memória descritiva, quando uma rede ad hoc é formada inicialmente entre dois dispositivos sem fios de pequeno alcance, o dispositivo assume o papel 10 de um provedor de informação de rede ad hoc para a nova rede ad hoc. Neste papel, o dispositivo aloca uma hierarquia de navegação de classes de serviços na sua memória. As classes de serviços proporcionarão um registo para caracterizar a rede ad hoc. As caracteristicas da rede ad hoc armazenadas na memória podem incluir o tipo de programa de aplicação distribuída que está a ser executado actualmente, o número de membros, a identidade dos seus membros, e afins. À medida que são adicionados dispositivos adicionais à rede ad hoc participando na aplicação distribuída da rede ad hoc, estes contribuem na alteração do estado da rede. Com a finalidade de manter um registo do estado actual da rede ad hoc, cada dispositivo envia mensagens de actualização ao provedor de informação de rede ad hoc, para actualizar a sua memória. Esta informação pode ser frequentemente actualizada na memória para fornecer o estado actual de uma actividade, tal como a pontuação de um jogo de basebol colaborativo.
Além disso, quando um novo dispositivo sem fios de pequeno alcance entra no alcance de comunicação de qualquer membro da rede ad hoc, os seus sinais de consulta são respondidos por um membro que detecta a consulta. Se o membro de resposta for um provedor de informação de rede ad hoc, responde com informação acedida da sua memória que caracteriza a rede ad hoc. Se, ao invés disso, um dispositivo comum numa rede ad hoc for o primeiro a responder aos sinais de consulta do dispositivo entrante, o dispositivo de resposta responde com o endereço do provedor de informação de rede ad hoc. O dispositivo entrante então localiza o provedor de informação de rede ad hoc para obter a informação que caracteriza a rede ad hoc.
Como também descrito nesta memória descritiva, o endereço do dispositivo de Provedor de Informação numa nova rede ad hoc pode ser aprendido a partir de um sinal de Beacon transmitido periodicamente da rede ad hoc. Por 11 exemplo, quando é implementado de acordo com o padrao de LAN Sem fios IEEE 802.11 ou o Padrão de HIPERLAN Tipo 2 LAN sem fios, um sinal de Beacon é transmitido periodicamente para permitir que estações móveis localizem e identifiquem o dispositivo de provedor de informação numa rede ad hoc. O sinal de beacon especifica o endereço do dispositivo de provedor de informação na rede ad hoc. Quando um dispositivo entrante está próximo o suficiente da rede ad hoc para receber o sinal de beacon periódico de um dispositivo nessa rede, o dispositivo entrante conhecerá o endereço do dispositivo de provedor de informação nessa rede. Se o dispositivo entrante está a executar a opção de menu de descoberta de rede ad hoc, então o dispositivo entrante pode endereçar directamente um solicitação ao provedor de informação para o registos de serviço que caracteriza a rede ad hoc. 0 endereço do dispositivo de Provedor de Informação numa nova rede ad hoc pode ser um endereço predefinido. Por exemplo, quando é implementado de acordo com o padrão Bluetooth, Padrão de LAN Sem fios IEEE 802.11, ou o Padrão de HIPERLAN Tipo 2 LAN sem fios, o dispositivo de Provedor de Informação numa nova rede ad hoc pode ter um endereço predefinido para permitir que as estações móveis localizem e identifiquem o dispositivo de provedor de informação numa rede ad hoc. O endereço predefinido é conhecido de todo dispositivo entrante. Por exemplo, no padrão Bluetooth, o endereço predefinido pode ser o endereço do primeiro subordinado na rede ad hoc. Como outro exemplo, no padrão de LAN Sem fios IEEE 802.11, o endereço predefinido pode ser o endereço do primeiro dispositivo ou o segundo dispositivo na rede ad hoc.
Como ainda outro exemplo, no Padrão de HIPERLAN Tipo 2 LAN sem fios, o endereço predefinido pode ser o endereço do dispositivo de controlador central ou o segundo dispositivo na rede ad hoc. Quando um dispositivo entrante está próximo 12 o suficiente da rede ad hoc para receber um sinal de beacon periódico de um dispositivo nessa rede ou alternativamente para receber um resposta à sua consulta, o dispositivo entrante conhecerá o endereço predefinido do dispositivo de provedor de informação nessa rede. Se o dispositivo entrante está a executar a opção de menu de descoberta de rede ad hoc, então o dispositivo entrante pode endereçar directamente um solicitação ao provedor de informação utilizando o endereço predefinido, para obter o registos de serviço que caracteriza a rede ad hoc.
Como é também descrito no presente documento, o utilizador do dispositivo entrante sem fios de pequeno alcance pode especificar o tipo de caracteristicas de rede ad hoc de interesse. 0 utilizador pode estar à procura de serviços tais como uma impressora, máquina de fax, ou gateway de Internet pública. Estas preferências podem ser utilizadas para configurar a consulta pelo dispositivo entrante para uma classe especifica de dispositivo, tal como uma impressora ou máquina de fax. 0 utilizador pode estar à procura de aplicações tais como jogos distribuídos ou outras actividades colaborativas. Estas preferências podem ser utilizadas para configurar solicitações de serviço pelo dispositivo entrante para classes genéricas de serviços tais como jogos ou atributos de serviços específicos tais como programas de aplicação particular ou nomes de membros.
Também, se o dispositivo entrante entrar dentro do alcance de comunicação de diversas redes ad hoc, reúne informação que caracteriza cada rede ad hoc dos respectivos provedores de informação de rede ad hoc. Um menu de descoberta de rede ad hoc é então compilado no dispositivo entrante, que lista as caracteristicas das redes ad hoc dentro do seu alcance. 0 menu de descoberta de rede ad hoc lista as caracteristicas de cada rede ad hoc de resposta, de acordo com o tipo de caracteristicas de interesse ao 13 utilizador. Se o utilizador não especificou caracteristicas de interesse, então o menu de descoberta de rede classifica as redes ad hoc pela qualidade de sinal recebido dos dispositivos em cada respectiva rede ad hoc. 0 código de acesso para cada rede ad hoc é associado a cada respectiva entrada no menu. Quando o utilizador selecciona uma entrada do menu, o dispositivo entrante automaticamente adere à rede ad hoc seleccionada.
Os exemplos da métrica utilizada para classificar as redes ad hoc pela qualidade de sinal recebido incluem Taxa de Erro do Bit acumulada ao longo do tempo, Taxa de Erro do Pacote acumulada ao longo do tempo, força do sinal recebido, medições de qualidade de ligação, interferência de onda continua, interferência de co-canal, avaliação de canal limpo (prevenção de colisão), colisões por unidade de tempo, contagens de tentativas, e quadros cancelados por unidade de tempo. 0 dispositivo de utilizador entrante pode encontrar um dispositivo sem fios que não tem conhecimento da caracteristica de provedor de informação. 0 dispositivo de utilizador enviará sua solicitação de atributo de pesquisa de serviço usual perguntando se o dispositivo recebedor é um provedor de informação de rede ad hoc. Quando o dispositivo sem suporte recebe esta solicitação de atributo de pesquisa de serviço, não terá o atributo solicitado no seu registo de serviço, e assim responderá com uma Resposta de Erro. 0 dispositivo de utilizador reconhecerá esta resposta como uma indicação de que o dispositivo recebedor é um Dispositivo sem suporte. 0 dispositivo de utilizador reunirá então qualquer informação que pode ser derivada da resposta de consulta recebida do dispositivo sem suporte, incluindo sua Classe-de-dispositivo (CoD) , tal como "Máquina de fax" ou "Impressora". Esta informação pode ser listada pelo dispositivo de utilizador no menu de descoberta de rede ad 14 hoc. Opcionalmente, a listagem podem incluir uma designação tal como "Dispositivo Sem Suporte", no menu de descoberta de rede ad hoc. 0 dispositivo de utilizador pode também formular solicitações mais gerais adicionais numa solicitação de atributo de pesquisa de serviço subsequente. Se a solicitação de serviço subsequente tiver como resultado receber mais atributos informativos do dispositivo sem suporte, então esta informação pode também ser listada no Menu de descoberta de rede Ad Hoc.
Alternativamente, um provedor de informação de rede ad hoc primário e um provedor de informação de rede ad hoc secundário são criados em cada rede ad hoc. 0 dispositivo de cópia de segurança serve como um modo de espera quente que assume o papel de o dispositivo primário quando o dispositivo primário original deixa a rede ad hoc. 0 dispositivo mestre ou um dispositivo subordinado pode ser o provedor de serviço de informação de rede ad hoc primário ou o provedor de serviço de informação de rede ad hoc de cópia de segurança. Em outra alternativa, muitos ou todos os dispositivos numa rede ad hoc podem assumir o papel de provedor de informação de rede ad hoc. Então, quando um dispositivo entrante envia uma consulta à rede ad hoc, qualquer dispositivo pode responder no papel de um provedor de informação de rede ad hoc. Informação actualizada é partilhada com o dispositivo mestre e difundida a todos os outros dispositivos subordinados na rede ad hoc. Cada dispositivo na rede ad hoc então armazena um registo de serviço dinâmico em sua respectiva Memória, que contém a informação actualizada.
Quatro padrões de rede ad hoc de exemplo são descritos no presente documento. Estes são o padrão Bluetooth, o padrão de LAN Sem fios IEEE 802.11, a padrão de HIPERLAN Tipo 1, e o padrão de HIPERLAN Tipo 2. No entanto, além destes quatro padrões, os princípios descritos no presente documento também aplicam-se a outros padrões sem fios. O 15 princípio de um provedor de informação de rede ad hoc que fornece registos que caracterizam a rede ad hoc aos dispositivos consultantes é igualmente útil em muitos outros padrões sem fios. Isto aplica, por exemplo, ao padrão de Associação de Dados por Infravermelhos (IrDA), o padrão de Telecomunicações Sem fioss Digitais Melhoradas (DECT), o padrão de Protocolo de Acesso Sem fios Partilhado (SWAP), o padrão de Rede de Área Pessoal Sem fios (WPAN) IEEE 802.15, o padrão sem fios de 3a Geração (3G) japonês, e o padrão de Sistemas de Comunicação de Acesso móvel de Multimédia (MMAC) da Associação Japonesa de Empresas e Indústrias de Rádio. Isto possibilita que cada destes padrões sem fios para proporcionar um provedor de
informação de rede ad hoc que fornece registos que caracterizam a rede ad hoc aos dispositivos consultantes. DESCRIÇÃO DAS FIGURAS A Figura 1 mostra um aspecto de exemplo do dispositivo entrante sem fios 100 e o menu inicial 205 visualizado ao utilizador para seleccionar o modo de descoberta de rede ad hoc. Esta figura aplica-se a todos os padrões sem fios que suportam redes ad hoc. A Figura IA é um diagrama de rede que mostra diversas redes ad hoc e um dispositivo entrante Bluetooth 100 que está a pesquisar redes ad hoc remotas no modo de descoberta de rede ad hoc. A Figura 1B é um diagrama de rede que mostra o dispositivo entrante da Figura IA que navega ou que pesquisa os dispositivos Bluetooth remotos de resposta e que acede aos registos de serviço dos dispositivos de provedor de informação de rede ad hoc em múltiplas redes ad hoc. A Figura 1C é um diagrama de rede que mostra o dispositivo entrante da Figura 1B que selecciona atributos de interesse nos registos de serviço acedidos ou que 16 determina as características dos sinais recebidos dos dispositivos mestres nas múltiplas redes ad hoc. A Figura 1D é um diagrama de rede que mostra o dispositivo entrante da Figura 1C que forma um menu de descoberta de rede incluindo descrições de caracteristicas de rede ad hoc nas múltiplas redes ad hoc, tais como os programas de aplicação que estão a executar, derivadas dos registos de serviço e listadas de acordo com os atributos seleccionados ou classificadas de acordo com as caracteristicas de sinal. A Figura 1E é um diagrama de rede que mostra uma forma de realização alternativa da invenção, em que uma rede ad hoc pode ter múltiplos dispositivos de provedor de informação de rede ad hoc. A Figura 1F é um diagrama de rede que mostra em mais detalhe a forma de realização alternativa da invenção da Figura 1E, em que um dispositivo é um dispositivo de provedor de informação de rede ad hoc primário e um segundo dispositivo é um dispositivo de provedor de informação de rede ad hoc de cópia de segurança. A Figura 1G é um diagrama de rede que mostra em mais detalhe a forma de realização alternativa da invenção da Figura 1E, em que todos os dispositivos numa rede ad hoc são dispositivos de provedor de informação de rede ad hoc. A Figura 2A é um diagrama de blocos funcionais do dispositivo entrante sem fios 100 da Figura 1, que mostra os vários módulos de programa armazenados em sua memória para o grupo de protocolo de transporte, grupo de protocolo de middleware, e grupo de aplicação. Esta Figura aplica-se a todos os padrões sem fios que suportam redes ad hoc. A Figura 2B mostra um aspecto de exemplo do dispositivo entrante sem fios 100 da Figura 1 e o menu de descoberta de rede ad hoc visualizado ao utilizador com as redes ad hoc descobertas classificadas pela força do sinal 17 recebido. Esta Figura aplica-se a todos os padrões sem fios que suportam redes ad hoc. A Figura 2C mostra um aspecto de exemplo do dispositivo entrante sem fios 100 da Figura 1 e o menu de descoberta de rede ad hoc visualizado ao utilizador com as redes ad hoc descobertas listadas por meio das caracteristicas seleccionadas pelo utilizador, tais como por meio dos nomes de membros. Esta Figura aplica-se a todos os padrões sem fios que suportam redes ad hoc. A Figura 3 é uma diagrama de fluxo de rede do fluxo de processo numa rede ad hoc como um dispositivo mestre Bluetooth 104 liga-se com um primeiro dispositivo subordinado 106 que se torna o provedor de informação de rede ad hoc e liga-se com um segundo dispositivo subordinado 108 que não é um provedor de informação de rede ad hoc. 0 diagrama continua a mostrar o fluxo de processo para um dispositivo entrante Bluetooth 100 que está a executar no modo de descoberta de rede ad hoc e que interage com a rede ad hoc para preparar e visualizar um menu de descoberta de rede ad hoc. A Figura 3A é um diagrama de fluxo do programa de aplicação de criação de registo de serviço de SDP 280 em qualquer dispositivo Bluetooth, para criar o registo de serviço de SDP no dispositivo quando o dispositivo torna-se um membro de uma rede ad hoc. 0 diagrama mostra que um primeiro dispositivo subordinado que ocorre se torna o dispositivo de provedor de informação ad hoc para a rede ad hoc e que dispositivos subsequentes não são dispositivos de provedor de informação ad hoc. Numa forma de realização alternativa, um ou mais dispositivos subsequentes podem também tornar-se dispositivos de provedor de informação de rede ad hoc. A Figura 3B é um diagrama de fluxo do programa de aplicação de menu inicial 300 em qualquer dispositivo Bluetooth, para criar o menu inicial 205 visualizado ao 18 utilizador para seleccionar o modo de descoberta de rede ad hoc como é mostrado na Figura 1. Um submenu pode ser visualizado para possibilitar que o utilizador seleccione uma classe de dispositivo particular, uma classe de serviço particular, e/ou um atributo de serviço particular para procurar nas redes ad hoc remotas. A Figura 3C é um diagrama de fluxo de um programa de aplicação de basebol em rede de exemplo 320 num dispositivo Bluetooth, para conduzir um jogo de basebol em rede em resposta à selecção do utilizador da aplicação de menu inicial da Figura 3B. 0 programa inclui uma rotina de difusão mestre para encaminhar novos dados ao provedor de informação de rede ad hoc, se o dispositivo for um dispositivo mestre. 0 programa inclui chamadas a uma rotina de actualização mostrada na Figura 3E, que cria registos de serviço actualizados a serem enviados ao dispositivo mestre para encaminhar novos dados ao provedor de informação de rede ad hoc. A Figura 3D é um diagrama de fluxo do programa de aplicação de descoberta de rede ad hoc 412 num dispositivo sem fios, para conduzir descoberta de rede ad hoc em resposta à selecção do utilizador da aplicação de menu inicial da Figura 3B. O programa controla a interacção do dispositivo entrante sem fios 100 com redes ad hoc remotas, e passa a lista classificada resultante de redes ad hoc descobertas ao programa de menu de descoberta de rede ad hoc da Figura 3F. Esta Figura aplica-se a todos os padrões sem fios que suportam redes ad hoc. A Figura 3E é um diagrama de fluxo da rotina de actualização de registo de serviço 330 em qualquer dispositivo Bluetooth, que cria registos de serviço actualizados a serem enviados ao dispositivo mestre para encaminhar novos dados ao provedor de informação de rede ad hoc. A Figura 3F é um diagrama de fluxo do programa de menu de descoberta de rede ad hoc 340 em qualquer dispositivo 19
Bluetooth, para receber a lista classificada resultante de redes ad hoc descobertas do programa de aplicação de descoberta de rede ad hoc 412 da Figura 3D e visualizar o menu de descoberta de rede ad hoc mostrado na Figura 2C. A Figura 3G é um diagrama de fluxo de um programa de aplicação de colaboração de rede de exemplo 350 num dispositivo Bluetooth, para conduzir uma sessão de colaboração de rede em resposta à selecção do utilizador da aplicação de menu inicial da Figura 3B. O programa inclui uma rotina de difusão mestre para encaminhar novos dados ao provedor de informação de rede ad hoc, se o dispositivo for um dispositivo mestre. O programa inclui chamadas a uma rotina de actualização mostrada na Figura 3E, que cria registos de serviço actualizados a serem enviados ao dispositivo mestre para encaminhar novos dados ao provedor de informação de rede ad hoc. A Figura 4A mostra a estrutura de pacote Bluetooth para um pacote de consulta enviado pelo dispositivo entrante 100. A Figura 4B mostra a estrutura de pacote Bluetooth para um pacote de resposta de consulta enviado pelo provedor de informação de rede ad hoc 106. A memória intermédia de pacote de FHS 515 é também mostrada. A Figura 4C mostra a estrutura de pacote Bluetooth para um pacote de localização enviado pelo dispositivo entrante 100. A Figura 4D mostra a estrutura de pacote Bluetooth para um pacote de confirmação de localização enviado pelo provedor de informação de rede ad hoc 106. A Figura 4E mostra a estrutura de pacote Bluetooth para o pacote de solicitação de atributo de pesquisa de serviço de SDP enviado pelo dispositivo entrante 100 ao provedor de informação de rede ad hoc 106. A Figura 4F mostra a estrutura de pacote Bluetooth para a resposta à solicitação de atributo de pesquisa de 20 serviço de SDP, resposta enviada pelo provedor de informação de rede ad hoc 106 ao dispositivo entrante 100. A Figura 4G mostra a estrutura de pacote Bluetooth para o pacote de solicitação de atributo de pesquisa de serviço de SDP enviado pelo dispositivo entrante 100 ao provedor de informação de rede ad hoc 106. A Figura 4H mostra a estrutura de pacote Bluetooth para a resposta à solicitação de atributo de pesquisa de serviço de SDP, resposta enviada pelo provedor de informação de rede ad hoc 106 ao dispositivo entrante 100. A Figura 41 mostra a estrutura de pacote Bluetooth para o pacote de solicitação de atributo de pesquisa de serviço de SDP enviado pelo dispositivo entrante 100 ao provedor de informação de rede ad hoc 116. A Figura 4J mostra a estrutura de pacote Bluetooth para a resposta à solicitação de atributo de pesquisa de serviço de SDP, resposta enviada pelo provedor de informação de rede ad hoc 116 ao dispositivo entrante 100. A Figura 4K mostra a estrutura de pacote Bluetooth para o pacote de solicitação de atributo de pesquisa de serviço de SDP enviado pelo dispositivo entrante 100 ao provedor de informação de rede ad hoc 126. A Figura 4L mostra a estrutura de pacote Bluetooth para a resposta à solicitação de atributo de pesquisa de serviço de SDP, resposta enviada pelo provedor de informação de rede ad hoc 126 ao dispositivo entrante 100. A Figura 5 mostra o registo de serviço de SDP 600 no provedor de informação de rede ad hoc 106 antes da adição do dispositivo entrante 100 à rede ad hoc, como é mostrado na Figura IA. A Figura 5A mostra o registo de serviço de SDP 640 no dispositivo subordinado 108, como é mostrado na Figura IA. A Figura 5B mostra o registo de serviço de SDP 650 no dispositivo mestre 104, como é mostrado na Figura IA. 21 A Figura 5C mostra o registo de serviço de SDP 660 no dispositivo subordinado 100 (o dispositivo entrante) após ter aderido à rede ad hoc, como é mostrado na Figura 1D. A Figura 5D mostra o registo de serviço de SDP 600 no provedor de informação de rede ad hoc 106 após a adição de dispositivo entrante 100, como é mostrado na Figura 1D. A Figura 6A mostra o registo de serviço de SDP 600A no provedor de informação de rede ad hoc 116, como é mostrado nas Figuras IA e 1D. A Figura 6B mostra o registo de serviço de SDP 600B no provedor de informação de rede ad hoc 126, como é mostrado nas Figuras IA e 1D. A Figura 7 é um diagrama de rede de uma forma de realização alternativa da invenção, que mostra o dispositivo entrante IEEE 802.11 100(1) que forma um menu de descoberta de rede incluindo descrições de caracteristicas de rede ad hoc nas múltiplas redes ad hoc, derivadas dos registos de serviço e listadas de acordo com os atributos seleccionados ou classificadas de acordo com as caracteristicas de sinal. A Figura 7A mostra uma forma de realização alternativa a essa mostrada na Figura 4E, para a estrutura de pacote IEEE 802.11 para uma solicitação de sonda, enviada pelo dispositivo entrante 100(1) ao provedor de informação de rede ad hoc 106(1). A Figura 7B mostra uma forma de realização alternativa a essa mostrada na Figura 4F, para a estrutura de pacote IEEE 802.11 para uma resposta de pesquisa à solicitação de sonda da Figura 7A, esta resposta tem sido enviada pelo provedor de informação de rede ad hoc 106(1) ao dispositivo entrante 100(1) . A Figura 7C mostra o registo de serviço IEEE 802.11 600 (1) no provedor de informação de rede ad hoc 106(1) antes da adição de dispositivo entrante 100(1). 22 A Figura 8 é um diagrama de rede de uma forma de realização alternativa, que mostra o dispositivo entrante HIPERLAN Tipo 2 100(H2) que forma um menu de descoberta de rede incluindo descrições de características de rede ad hoc nas múltiplas redes ad hoc, derivadas dos registos de serviço e listadas de acordo com os atributos seleccionados ou classificadas de acordo com as características de sinal. A Figura 8A mostra uma forma de realização alternativa, que ilustra a estrutura de quadro de MAC de HIPERLAN Tipo 2, incluindo uma solicitação de recurso de canal aleatório, enviada pelo dispositivo entrante 100(H2) ao dispositivo de controlador central 104(H2), que solicita a capacidade de solicitação para um dos seguintes quadros. A Figura 8B mostra uma forma de realização alternativa, que ilustra a estrutura de quadro de MAC de HIPERLAN Tipo 2, incluindo uma solicitação para os registos de serviço de subnet, enviada no canal de ligação directa pelo dispositivo entrante 100(H2) ao provedor de informação de rede ad hoc 106(H2). A Figura 8C mostra uma forma de realização alternativa, que ilustra a estrutura de quadro de MAC de HIPERLAN Tipo 2, incluindo os registos de serviço de subnet solicitados, enviada no canal de ligação directa pelo provedor de informação de rede ad hoc 106 (H2) ao dispositivo entrante 100(H2).
A Figura 8D mostra o registo de serviço de HIPERLAN Tipo 2 600(H2) no provedor de informação de rede ad hoc 106 (H2) antes da adição de dispositivo entrante 100(H2). DISCUSSÃO DA FORMA DE REALIZAÇÃO PREFERIDA A Figura 1 aplica-se a todos os padrões sem fios que suportam redes ad hoc. A invenção do menu de descoberta de rede ad hoc pode ser descrita por meio da continuação do exemplo mencionado acima, de um passageiro que chegou num aeroporto e que está a aguardar agora no salão de aeroporto para um voo a outro destino. O passageiro carrega um 23 dispositivo sem fios 100, que pode ser na forma do Assistente Digital Pessoal (PDA) mostrado na Figura 1. No caminho ao salão de aeroporto, o passageiro passou por quiosques que proporcionam máquinas de fax e impressoras ao público que podem ser ligadas de maneira sem fios por meio de dispositivos sem fios montados nos quiosques. Sinais ao redor do aeroporto aconselham os passageiros a "Rastrear seu Sem fios" para anúncios de ofertas livres de impostos. O passageiro olha ao redor do salão e vê um número de outros passageiros concentrados nos seus laptops e PDAs. Diversos deles parecem que estão a colaborar um com o outro, uma vez que aderem em risadas animadas ou conversam enquanto trabalham nos seus computadores.
Na situação mostrada na Figura 1, existem duas redes ad hoc 102 e 112 e o dispositivo entrante sem fios do passageiro 100. O passageiro é curioso sobre estas actividades colaborativas em curso, uma vez que talvez possa enquanto passam o tempo de espera, aderir no jogo que está aparentemente a ser jogado pelos mais animados dos grupos. O passageiro gostaria de iniciar o programa de menu de descoberta de rede ad hoc que é uma das opções listadas no menu inicial 205 visualizado no dispositivo 100 da Figura 1, mas antes de fazê-lo, o passageiro deseja bloquear a listagem de certas classes de dispositivos, tais como as impressoras, máquinas de fax, e emissoras de anúncio que são vistas ao redor do aeroporto. Assim o passageiro começa pela selecção do menu inicial 205, a opção "SELECCIONAR CLASSES DE DISPOSITIVOS A SEREM BLOQUEADAS". O passageiro então introduz "IMPRESSORAS", "MÁQUINAS DE FAX", e ANÚNCIOS", e estas classes de dispositivos são listadas numa Lista de Opções de Pesquisa seleccionada pelo utilizador do menu inicial 205 da Figura 1.
Se o passageiro tivesse desejado alternativamente listar redes ad hoc que têm uma classe especifica de dispositivos, tais como "FOTOCOPIADORA" poderia ter seleccionado do menu inicial 205 da Figura 1, a opção "SELECCIONAR CLASSE DE DISPOSITIVO PARTICULAR" e então introduzido "FOTOCOPIADORA" no teclado numérico 208, e esta classe de dispositivos teria sido listada na Lista de Opções de Pesquisa. O passageiro também deseja listar redes ad hoc que tenham uma classe de serviço especifica tal como "NOME DE UTILIZADOR" assim selecciona do menu inicial 205, a opção "SELECCIONAR CLASSE DE SERVIÇO PARTICULAR" e então introduz "NOME DE UTILIZADOR" no teclado numérico 208, e esta classe de serviço é listada na Lista de Opções de Pesquisa. Alternativamente, o passageiro poderia ter listado redes ad hoc que tenham um atributo de serviço especifico tal como "PROGRAMA DE JOGO" pela selecção do menu inicial 205, a opção "SELECCIONAR ATRIBUTO DE SERVIÇO PARTICULAR" e então introduzir "PROGRAMA DE JOGO" no teclado numérico 208, e este atributo de serviço teria sido listado na Lista de Opções de Pesquisa. A Figura 1 mostra um aspecto de exemplo do dispositivo entrante sem fios 100 e o menu inicial 205 visualizado ao utilizador para seleccionar o modo de descoberta de rede ad hoc, produzido no browser 102 no visor 212. O utilizador pode seleccionar uma de quatro opções primárias:
1 - TELEFONE, INTERNET, PARTILHA DE FICHEIRO
2 - BASEBOL EM REDE
3 - COLABORAÇÃO
4 - DESCOBERTA DE REDE AD HOC
Se o utilizador selecciona a opção de descoberta de rede ad hoc, então o utilizador pode seleccionar uma de quatro opções de descoberta de rede num sub-menu: a-SELECCIONAR TODAS AS REDES AD HOC b-SELECCIONAR CLASSE DE DISPOSITIVO PARTICULAR c-SELECCIONAR CLASSE DE SERVIÇO PARTICULAR d-SELECCIONAR ATRIBUTO DE SERVIÇO PARTICULAR e-SELECCIONAR CLASSES DE DISPOSITIVOS A SEREM BLOQUEADAS 25
f-PESQUISA RÁPIDA 0 sub-menu possibilita que o utilizador especifique o tipo de caracteristicas de rede ad hoc de interesse. 0 utilizador pode seleccionar a opção b-SELECCIONAR CLASSE DE DISPOSITIVO PARTICULAR utilizando o teclado numérico 208, se estiver a procurar serviços tais como uma impressora, máquina de fax, ou fotocopiadora. Estas preferências podem ser utilizadas para configurar a consulta pelo dispositivo entrante 100 para uma classe especifica de dispositivo, tal como uma impressora ou máquina de fax. O utilizador pode seleccionar a opção c-SELECCIONAR CLASSE DE SERVIÇO PARTICULAR utilizando o teclado numérico 208, se estiver a procurar aplicações gerais tais como jogos distribuídos ou outras actividades colaborativas ou uma lista de todos os nomes de utilizador. Estas preferências podem ser utilizadas para configurar solicitações de serviço pelo dispositivo entrante para classes genéricas de serviços tais como jogos. O utilizador pode seleccionar a opção d-SELECCIONAR ATRIBUTO DE SERVIÇO PARTICULAR utilizando o teclado numérico 208, se estiver a procurar um programa de aplicação específica ou nomes de membros específicos. Estas preferências podem ser utilizadas para configurar as solicitações de serviço pelo dispositivo entrante para atributos de serviços específicos tais como "Basebol em rede" ou "Laptop do John". Dá-se ao utilizador uma opção de "PESQUISA RÁPIDA" no menu inicial 205 visualizado no dispositivo 100 da Figura 1, que verifica os dados recolhidos nas consultas que foram feitas, para determinar se o campo classe-de-dispositivo (CoD) para um dispositivo de resposta tem o estado de "PROVEDOR DE INFORMAÇÃO DE REDE AD HOC". Se for assim, isto encurtará a procura de informação que caracteriza essa rede ad hoc particular. O utilizador está agora pronto para iniciar a opção de menu de descoberta de rede ad hoc listada no menu inicial 26 205 da Figura 1. Quando o dispositivo de utilizador sem fios chega dentro do alcance de comunicação de qualquer membro de uma das redes ad hoc 102 ou 112, seus sinais de consulta são respondidos pelo primeiro membro que detecta a consulta. Por exemplo se esse primeiro membro for o provedor de informação de rede ad hoc 106 na rede ad hoc de basebol 102, o provedor de informação de rede ad hoc 106 responde na ligação 130 com informação acedida do seu registo de serviço que caracteriza a rede ad hoc. Se, ao invés disso, um dispositivo de provedor de não-informação 108 na rede ad hoc 102 for o primeiro a responder aos sinais de consulta do dispositivo entrante 100, o dispositivo 108 responde com o endereço do provedor de informação de rede ad hoc 106. O dispositivo de utilizador entrante 100 então localiza o provedor de informação de rede ad hoc 106 para obter a informação que caracteriza a rede ad hoc 102. Uma consulta e resposta similares serão obtidas do provedor de informação de rede ad hoc 116 na rede ad hoc de colaboração 112, o provedor de informação de rede ad hoc 116 que responde na ligação 130' com informação acedida do seu registo de serviço que caracteriza a rede ad hoc 112. 0 dispositivo de utilizador sem fios 100 então compila um menu de descoberta de rede ad hoc no dispositivo entrante, que lista as caracteristicas das redes ad hoc dentro do seu alcance. O menu de descoberta de rede ad hoc lista as caracterist icas de cada rede ad hoc de resposta, de acordo com o tipo de caracterist icas de interesse ao utilizador. Se o utilizador não especificou caracteristicas de interesse, então o menu de descoberta de rede classifica as redes ad hoc pela qualidade de sinal recebido dos dispositivos em cada respectiva rede ad hoc. O código de acesso para cada rede ad hoc é associado a cada respectiva entrada no menu. Quando o utilizador selecciona uma entrada do menu, o dispositivo entrante automaticamente 27 adere à rede ad hoc seleccionada.
Quatro padrões sem fios de exemplo serão descritos em detalhe, para incorporar a invenção de rede ad hoc: [1] o padrão Bluetooth, [2] o padrão de LAN Sem fios IEEE 802.11, [3] o padrão de HIPERLAN Tipo 1, e [4] o padrão de HIPERLAN Tipo 2. No entanto, além destes quatro padrões sem fios, a invenção também se aplica a outros padrões sem fios. O principio da invenção de um provedor de informação de rede ad hoc que fornece registos que caracterizam a rede ad hoc aos dispositivos consultantes é igualmente útil em muitos outros padrões sem fios. A invenção aplica-se, por exemplo, ao padrão de Associação de Dados por Infravermelhos (IrDA), o padrão de Telecomunicações Sem fioss Digitais Melhoradas (DECT), o padrão de Protocolo de Acesso Sem fios Partilhado (SWAP), o padrão de Rede de Área Pessoal Sem fios (WPAN) IEEE 802.15, o padrão sem fios de 3a Geração (3G) japonês, e o padrão de Sistemas de Comunicação de Acesso móvel de Multimédia (MMAC) da Associação Japonesa de Empresas e Indústrias de Rádio. A invenção possibilita que cada um destes padrões sem fios proporcione um provedor de informação de rede ad hoc que fornece registos que caracterizam a rede ad hoc aos dispositivos consultantes. EXEMPLO DA INVENÇÃO IMPLEMENTADO NA TECNOLOGIA SEM FIOS DE PEQUENO ALCANCE BLUETOOTH A Figura IA mostra três redes ad hoc Bluetooth 102, 112, e 122 e o dispositivo entrante Bluetooth do passageiro 100 que opera actualmente no salão de aeroporto. Quando o dispositivo de utilizador Bluetooth chega dentro do alcance de comunicação de qualquer membro de uma das redes ad hoc, seus sinais de consulta são respondidos pelo primeiro membro que detecta a consulta. Por exemplo se esse primeiro membro for o provedor de informação de rede ad hoc 106 na piconet de basebol ad hoc 102, o provedor de informação de rede ad hoc 106 responde na ligação 130 com informação acedida do seu registo de serviço de SDP que caracteriza a 28 rede ad hoc, como é mostrado na Figura 1B. Se, ao invés disso, um dispositivo subordinado comum 108 na rede ad hoc 102 é o primeiro a responder aos sinais de consulta do dispositivo entrante 100, o subordinado 108 responde na ligação 131 com o endereço do provedor de informação de rede ad hoc 106, como é mostrado na Figura 1B. O dispositivo de utilizador entrante 100 então localiza o provedor de informação de rede ad hoc 106 para obter a informação que caracteriza a rede ad hoc 102.
As Figuras IA e 1B mostram que a piconet de basebol ad hoc 102 tem seu dispositivo mestre 104 ligado por meio da ligação 107 ao provedor de informação de rede ad hoc 106 que é um subordinado ao dispositivo mestre 104, e o mestre ligado por meio da ligação 109 ao dispositivo subordinado 108. As Figuras IA e 1B também mostram a piconet de colaboração ad hoc 112 com o dispositivo mestre 114 ligado por meio da ligação 117 ao provedor de informação de rede ad hoc 116 que é um subordinado ao dispositivo mestre 114, e ligado por meio da ligação 119 ao dispositivo subordinado 118. As Figuras IA e 1B mostram ainda a piconet de gateway de Internet ad hoc 122 com o dispositivo mestre 124 ligado por meio da ligação 127 ao provedor de informação de rede ad hoc 126 que é um subordinado ao dispositivo mestre 124, e ligado por meio da ligação 129 ao dispositivo subordinado 128. A Figura 1B mostra o dispositivo entrante 100 que navega ou que pesquisa os dispositivos Bluetooth remotos de resposta e que acede aos registos de serviço dos dispositivos de provedor de informação de rede ad hoc em múltiplas redes ad hoc. O provedor de informação de rede ad hoc 116 na piconet de colaboração ad hoc 112, responde na ligação 130' com informação acedida do seu registo de serviço de SDP que caracteriza a rede ad hoc 112. 0 provedor de informação de rede ad hoc 126 na piconet de gateway de Internet ad hoc 122, responde na ligação 130" 29 com informação acedida do seu registo de serviço de SDP que caracteriza a rede ad hoc 122. A Figura 1C é um diagrama de rede que mostra o dispositivo entrante 100 da Figura 1B que selecciona atributos de interesse nos registos de serviço acedidos ou que determina as caracteristicas dos sinais recebidos dos dispositivos mestres 104, 114, e 124 sobre as respectivas ligações 140, 140', e 140" nas respectivas redes ad hoc 102, 112, e 122. 0 dispositivo entrante selecciona atributos de interesse nos registos de serviço acedidos ou determina as caracteristicas dos sinais recebidos dos dispositivos mestres 104, 114, e 124 nas múltiplas piconets. A invenção então compila um menu de descoberta de rede no dispositivo entrante, que lista as caracteristicas das redes ad hoc dentro do seu alcance. A Figura 1D é um diagrama de rede que mostra o dispositivo entrante 100 da Figura 1C que forma um menu de descoberta de rede, como é mostrado na Figura 2B, incluindo descrições de caracteristicas de rede ad hoc nas múltiplas redes ad hoc 102, 112, e 122, tais como os programas de aplicação que estão a executar, derivadas dos registos de serviço e listadas de acordo com os atributos seleccionados ou classificadas de acordo com as caracteristicas de sinal. 0 menu de descoberta de rede lista as caracteristicas de cada rede ad hoc de resposta, de acordo com o tipo de caracteristicas de interesse. Se o utilizador não especificou caracteristicas de interesse, então o menu de descoberta de rede classifica as redes ad hoc pela qualidade de sinal recebido do dispositivo mestre em cada respectiva rede ad hoc. O código de acesso para cada rede ad hoc é associado a cada respectiva entrada no menu, como é mostrado na Figura 2B. O código de acesso endereça o pacote ao dispositivo mestre na rede ad hoc seleccionada. Quando o utilizador selecciona uma entrada do menu, o 30 dispositivo entrante utiliza o código de acesso para aderir automaticamente à rede ad hoc seleccionada. A Figura 1E é um diagrama de rede que mostra uma forma de realização alternativa da invenção, em que uma rede ad hoc 102' pode ter múltiplos dispositivos de provedor de informação de rede ad hoc. A piconet de gateway de Internet ad hoc alternativa 122' tem múltiplos provedores de informação de rede ad hoc 126 e 128. A Figura 1F mostra a forma de realização alternativa em mais detalhe, em que o dispositivo subordinado (1) 106 é o dispositivo de provedor de informação de rede ad hoc primário e dispositivo subordinado (2) 108 é o dispositivo de provedor de informação de rede ad hoc de cópia de segurança. Um provedor de informação de rede ad hoc primário e um provedor de informação de rede ad hoc secundário são criados em cada rede ad hoc . 0 dispositivo de cópia de segurança pode servir como um modo de espera quente que assume o papel do dispositivo primário quando o dispositivo primário original deixa a rede ad hoc. O dispositivo mestre 104 ou um dispositivo subordinado pode ser o provedor de serviço de informação de rede ad hoc primário ou o provedor de serviço de informação de rede ad hoc de cópia de segurança. A Figura 1G mostra a forma de realização alternativa da invenção da Figura 1E, em que todos os dispositivos 100, 104, 106, 108, 100' e 106' na rede ad hoc 102" são dispositivos de provedor de informação de rede ad hoc. Muitos ou todos os dispositivos numa rede ad hoc podem assumir o papel de provedor de informação de rede ad hoc. Então, quando um dispositivo entrante envia uma consulta à rede ad hoc, qualquer dispositivo pode responder no papel de um provedor de informação de rede ad hoc. Informação actualizada é partilhada com o dispositivo mestre 104 e difundida a todos os outros dispositivos subordinados 100, 106, 108, 100' e 106' na rede ad hoc nas ligações 107, 109, 31 130, 141, e 143. Cada disposit ivo na rede ad hoc então armazena um registo de serviço dinâmico em seu respectivo registo de serviço de SDP, que contém a informação actualizada. A Figura 2A é um diagrama de blocos funcionais do dispositivo entrante sem fios 100 da Figura 1. Esta Figura aplica-se a todos os padrões sem fios que suportam redes ad hoc. O dispositivo sem fios 100 pode ser incorporado como um computador laptop, computador palmtop, computador pessoal de mão, computador centrado em caneta, Assistente Digital Pessoal (PDA), scanner de mão e colector de dados, impressora de mão, ou similares. O diagrama de blocos funcionais da Figura 2A mostra os vários módulos de programa armazenados em sua memória 202 para o grupo de protocolo de transporte 214, grupo de protocolo de middleware 224, e grupo de aplicação 234. A memória 202 é ligada pelo barramento 204 ao rádio 206, o teclado numérico 208, o processador central 210, e o visor 212.
Para o padrão Bluetooth, o rádio 206 opera na banda de rádio ISM de 2,4 GHz e utiliza modulação de codificação de desvio de frequência gaussiana (GFSK) com um símbolo por bit, para proporcionar uma taxa de bits grosseira de 1 Mbps. A banda de rádio de ISM de 2,4 GHz é dividida em 79 canais, cada um sendo 1 MHz ampla. O rádio 206 opera num padrão de espectro espalhado por salto na frequência (FHSS) numa taxa de 1600 saltos por segundo. O padrão dos saltos é um padrão pseudo-aleatório que é baseado no valor de Endereço de Dispositivo Bluetooth do dispositivo (BD_ADDR). A potência de saída de pico irradiado do rádio 206 para um dispositivo Bluetooth de classe 3 é aproximadamente um mili-watt (0 dBm), que dá ao mesmo uma distância de comunicação máxima de aproximadamente 10 metros. Os dispositivos de classe 2 operam em 2,5 mili-watt (4 dBm) . Os dispositivos de classe 1 operam em 100 mili-watt (20 dBm), que dá aos mesmos um alcance máximo de 100 metros. 32
Os vários módulos de programa armazenados na memória 202 da Figura 2A são sequências de instruções operacionais que, quando são executadas pelo processador central 210, levam a cabo os métodos da invenção. O grupo de aplicação 234 inclui Criar Registo Para Novo Membro De programa de aplicação de piconet 280 (Fig. 3a), Programa de aplicação de menu inicial 300 (Fig. 3b), Programa de aplicação de pesquisa de rede ad hoc 412 (Fig. 3d), Programa de aplicação de actualização de registo de serviço 330 (Fig. 3e) , Programa de aplicação de menu de descoberta de rede 340 (Fig. 3f), Programa de aplicação de basebol em rede 320 (Fig. 3c), Programa de aplicação de colaboração de rede 350 (Fig. 3f) . Também são incluídos registo de serviço de SDP activo 600 (Fig. 5) e quadro de descoberta de rede 360. Também é incluído o quadro de Lista de Opções de Pesquisa 700, que é seleccionado pelo utilizador do menu inicial 205 da Figura 1. Também é incluído o quadro de resposta de consulta 710, que lista a informação essencial recolhida das mensagens de resposta de consulta, que é realizado pelo controlador de ligação no dispositivo de utilizador 100. Esta informação é requerida para fazer uma ligação com quaisquer dos dispositivos sem fios de resposta. Também é incluído o quadro de classificação de rede 720. As redes ad hoc classificadas são listadas no quadro de classificação 720 da Figura 2A. Também é incluída a memória intermédia de pacote de sincronização de salto de frequência (FHS) 515. 0 grupo de protocolo de middleware 224 inclui o Protocolo de descoberta de serviço 226 e a Permuta de Objecto 228. O grupo de protocolo de transporte 214 inclui o Protocolo de Adaptação e Controlo de Ligação Lógica (L2CAP) 220, a Banda de base Controlador de Ligação 216, e o Gestor de Ligação 218. O controlador de ligação leva a cabo operações de nível de ligação em diversas durações de pacote em resposta a comandos de nível mais alto do Gestor de Ligação. A Banda de base lida com a codificação e 33 decodificação de canal e gestão e controlo de temporização de nível baixo da ligação dentro de uma transferência de pacote de dados individual. A Figura 2B mostra um aspecto de exemplo do dispositivo entrante sem fios 100. Esta Figura aplica-se a todos os padrões sem fios que suportam redes ad hoc. It mostra o menu de descoberta de rede ad hoc visualizado no visor 212 ao utilizador com as redes ad hoc descobertas classificadas pela força do sinal recebido. 0 dispositivo entrante 100 determinou as características dos sinais recebidos dos dispositivos mestres 104, 114, e 124 sobre as respectivas ligações 140, 140', e 140" nas respectivas redes ad hoc 102, 112, e 122 na Figura 1C. 0 dispositivo entrante 100 então compila o menu de descoberta de rede no dispositivo entrante, que classifica as redes ad hoc dentro do seu alcance pela força do sinal recebido ou outra métrica da qualidade de sinal recebido. 0 dispositivo entrante 100 forma o menu de descoberta de rede, como é mostrado na Figura 2B, incluindo descrições de características de rede ad hoc nas múltiplas redes ad hoc 102, 112, e 122, tais como os programas de aplicação que estão a executar, derivadas dos registos de serviço e listadas de acordo com os atributos seleccionados ou classificadas de acordo com as características de sinal. Se o utilizador não especificou características de interesse, então o menu de descoberta de rede classifica as redes ad hoc pela qualidade de sinal recebido do dispositivo mestre em cada respectiva rede ad hoc. O código de acesso para cada rede ad hoc é associado a cada respectiva entrada no menu, como é mostrado na Figura 2B. O código de acesso endereça o pacote ao dispositivo mestre na rede ad hoc seleccionada. A Figura mostra o menu de descoberta de rede ad hoc no dispositivo entrante 100, com hiperligações 235 visualizadas com as redes ad hoc descobertas, para possibilitar que o utilizador adira rapidamente a uma rede 34 ad hoc seleccionada. A primeira rede ad hoc 102 é visualizada com a hiperligação "ACCESS_CODE_l". A segunda rede ad hoc 112 é visualizada com a hiperligação "ACCESS_C0DE_2". A terceira rede ad hoc 122 é visualizada com a hiperligação "ACCESS_CODE_3". Quando o utilizador selecciona uma entrada do menu, o dispositivo entrante utiliza o código de acesso para aderir automaticamente à rede ad hoc seleccionada. O menu de descoberta de rede ad hoc da Figura 2B lista as redes ad hoc com a ordem da piconet de basebol ad hoc 102 sendo a mais forte, a piconet de colaboração ad hoc 112 sendo a segunda mais forte, e a piconet de gateway de Internet pública 122 sendo a terceira mais forte em qualidade de sinal recebido. A Figura 2C mostra um aspecto de exemplo do dispositivo entrante sem fios 100. Esta Figura aplica-se a todos os padrões sem fios que suportam redes ad hoc. Mostra o menu de descoberta de rede ad hoc visualizado ao utilizador que lista as redes ad hoc descobertas por meio das caracteristicas seleccionadas pelo utilizador, tais como pelos nomes de utilizador. Neste exemplo, o utilizador seleccionou a opção c-SELECCIONAR CLASSE DE SERVIÇO PARTICULAR do menu inicial 205 da Figura 1, por exemplo, a procurar uma lista de todos os nomes de membros nas redes ad hoc 102, 112, e 122. Esta preferência é utilizada para configurar as solicitações de serviço de SDP aos provedores de informação de rede ad hoc por meio da limitação das solicitações à classe de serviço de Nomes de Utilizador. O dispositivo entrante 100 então compila o menu de descoberta de rede no dispositivo entrante, que lista as redes ad hoc dentro do seu alcance pelos nomes dos membros nas redes. O dispositivo entrante 100 forma o menu de descoberta de rede, como é mostrado na Figura 2C, incluindo descrições de caracteristicas de rede ad hoc nas múltiplas redes ad hoc 102, 112, e 122, tais como os programas de aplicação que estão a executar, derivadas dos registos de serviço e 35 listadas de acordo com a classe de serviço seleccionada de Nomes de Utilizador. 0 código de acesso para cada rede ad hoc é associado a cada respectiva entrada no menu, como é mostrado na Figura 2B. Quando o utilizador selecciona uma entrada do menu, o dispositivo entrante utiliza o código de acesso para aderir automaticamente à rede ad hoc seleccionada. 0 menu de descoberta de rede ad hoc da Figura 2C lista as redes ad hoc na ordem dos nomes de utilizador, agrupando-os em suas respectivas redes ad hoc. A Figura 3 é um diagrama de fluxo de rede do fluxo de processo na rede ad hoc 102 como o dispositivo mestre Bluetooth 104 liga-se com um primeiro dispositivo subordinado 106 que se torna o provedor de informação de rede ad hoc e então liga-se com um segundo dispositivo subordinado 108 que não é um provedor de informação de rede ad hoc. O diagrama continua a mostrar o fluxo de processo para o dispositivo entrante Bluetooth 100 que está a executar no modo de descoberta de rede ad hoc e que interage com a rede ad hoc 102 para preparar e visualizar um menu de descoberta de rede ad hoc. Inicio na etapa 250 para o dispositivo mestre 104 na Figura 3, quando a rede ad hoc 102 é inicialmente formada entre o mestre 104 e o primeiro dispositivo subordinado Bluetooth 106, o subordinado assume o papel de um provedor de informação de rede ad hoc para a nova piconet 102, na etapa 252. Esta parte do processo é mostrada em mais detalhe no diagrama de fluxo da Figura 3A. Na etapa 254, o subordinado 106 aloca uma hierarquia de navegação de classes de serviços em seu registo de serviço de SDP 600, como é mostrado na Figura 5, e aguarda qualquer mensagem de actualização do mestre na etapa 255. As classes de serviços no registo de serviço de SDP 600 proporcionarão um registo para caracterizar a rede ad hoc 102. As caracteristicas da rede ad hoc 102 a serem armazenadas no registo de serviço de SDP 600 podem incluir o tipo de programa de aplicação distribuída que está a ser 36 executado actualmente, o número de membros, a identidade de seus membros, e similares.
Como dispositivos adicionais subordinados, dispositivo 108, por exemplo, são adicionados à rede ad hoc 102 e participam na aplicação distribuída da rede ad hoc 102, contribuem na alteração do estado da rede 102. Com a finalidade de manter um registo do estado actual da rede ad hoc 102, cada dispositivo subordinado 108 envia mensagens de actualização ao dispositivo mestre 104, como é mostrado na etapa 261. Esta parte do processo é mostrada em mais detalhe no diagrama de fluxo da Figura 3C. As mensagens de actualização são retransmitidas na etapa 262 ao provedor de informação de rede ad hoc 106, para actualizar seu registo de serviço de SDP 600, como é mostrado na etapa 264. Esta parte do processo é mostrada em mais detalhe no diagrama de fluxo da Figura 3A. Esta informação pode ser com frequência actualizada no registo de serviço de SDP 600 para dar o estado actual de uma actividade, tal como a pontuação de um jogo de basebol colaborativo. A etapa 256 mostra o mestre 104 que se liga ao segundo dispositivo subordinado 108. Numa forma de realização, se o subordinado não for o primeiro subordinado na piconet, então assume o estado de não ser um provedor de informação de rede ad hoc, e portanto solicita o endereço do provedor de informação de rede ad hoc 106 na etapa 258. O segundo dispositivo subordinado 108 então escreve em sua memória o endereço do provedor de informação de rede ad hoc 106 e seu próprio estado como um não-provedor, como é mostrado na etapa 260. Esta parte do processo é mostrada em mais detalhe no diagrama de fluxo da Figura 3A.
Quando o novo dispositivo Bluetooth 100 chega dentro do alcance de comunicação de qualquer membro da rede ad hoc na etapa 266, começa a pesquisar com mensagens de consulta. Esta parte do processo é mostrada em mais detalhe no diagrama de fluxo da Figura 3D. Os sinais de navegação na 37 etapa 268 são respondidos pelo segundo dispositivo subordinado 108 que detecta a consulta na etapa 267, neste exemplo. Uma vez que o dispositivo 108 é um dispositivo subordinado comum na rede ad hoc 102, o subordinado 108 responde com o endereço do provedor de informação de rede ad hoc 106. 0 dispositivo entrante 100 então localiza o provedor de informação de rede ad hoc na etapa 270 para obter a informação que caracteriza a rede ad hoc 102. 0 provedor de informação de rede ad hoc 106 responde na etapa 272 com informação acedida do seu registo de serviço de SDP 600 que caracteriza a rede ad hoc 102, que retorna na etapa 274. A invenção então compila um menu de descoberta de rede no dispositivo entrante na etapa 276 da Figura 3. Esta parte do processo é mostrada em mais detalhe no diagrama de fluxo da Figura 3F. 0 menu de descoberta de rede lista as características das redes ad hoc dentro do seu alcance. Quando o utilizador selecciona uma entrada do menu, o dispositivo entrante automaticamente adere à rede ad hoc seleccionada. A Figura 3A é um diagrama de fluxo do programa de aplicação de criação de registo de serviço de SDP 280 num dispositivo Bluetooth, para criar o registo de serviço de SDP no dispositivo quando o dispositivo torna-se um membro de uma rede ad hoc. O diagrama mostra que um primeiro dispositivo subordinado que ocorre se torna o dispositivo de provedor de informação ad hoc para a rede ad hoc e que dispositivos subsequentes não são dispositivos de provedor de informação ad hoc. Numa forma de realização alternativa, um ou mais dispositivos subsequentes podem também tornar-se dispositivos de provedor de informação de rede ad hoc. O programa de aplicação de criação de registo de serviço de SDP 280 começa com a etapa 282 onde o dispositivo entra no estado ligado numa piconet e foi atribuido um número de membro (AM_ADDR) pelo dispositivo mestre. Então a etapa 283 decide se este dispositivo é o primeiro subordinado 38 (AM_ADDR = 1), que nesta forma de realização se torna o provedor de informação de rede ad hoc. Se este dispositivo for o primeiro subordinado, então o programa escreve o estado do dispositivo de "PROVEDOR DE INFORMAÇÃO DE REDE AD HOC" em dois lugares. A etapa 289 escreve este estado no campo de classe-de-serviço (CoD) 522 da memória intermédia de pacote de FHS 515 na Figura 4B. Então a etapa 290 escreve este estado como o atributo 614 no Registo de Serviço de SDP 600 da Figura 5. Então a etapa 292 aloca uma hierarquia de navegação de classes de serviços no registo de serviço de SDP do provedor de informação de rede ad hoc 600, como é mostrado na Figura 5. Um exemplo de tais classes de serviços é:
[1] TIPOS DE PROGRAMA NESTA PICONET
[2] MEMBROS NESTA PICONET
[3] TIPO DE ENCRIPTAÇÃO NESTA PICONET
[4] NÚMERO DE DISPOSITIVOS NESTA PICONET
[5] OUTRAS CLASSES DE SERVIÇOS EM PICONET A etapa 292 então flui até a etapa 295 que transfere o fluxo de programa ao programa de aplicação de menu inicial (FIG. 3B). A etapa 292 também flui até a etapa 294 que é um daemon thread que aguarda qualquer mensagem de actualização de outros dispositivos nesta piconet retransmitida pelo mestre. A etapa 294 flui até a etapa 296 que recebe mensagens de actualização de atributo de serviço retransmitidas pelo mestre. Então a etapa 298 actualiza atributos de serviços no registo de serviço de SDP de provedor de informação de rede ad hoc 600 . A etapa 298 então retorna à etapa 294 do daemon thread.
Se a decisão na etapa 283 fosse que este dispositivo não seja o primeiro subordinado, então o programa flui até a etapa 284 que solicita o endereço do provedor de informação de rede ad hoc do dispositivo mestre. Então a etapa 286 escreve o estado do dispositivo como "não-provedor de informação" como um atributo 646 em seu registo 39 de serviço de SDP 640 da Figura 5A. Então a etapa 288 escreve o endereço do provedor de informação de rede ad hoc como um atributo 648 em seu registo de serviço de SDP 640 da Figura 5A. A etapa 288 então flui até a etapa 295 que transfere o fluxo de programa ao programa de aplicação de menu inicial (FIG. 3B). A Figura 3B é um diagrama de fluxo do programa de aplicação de menu inicial 300 em qualquer dispositivo Bluetooth, para criar o menu inicial 205 visualizado ao utilizador para seleccionar o modo de descoberta de rede ad hoc como é mostrado na Figura 1. Um submenu pode ser visualizado para possibilitar que o utilizador seleccione uma classe de dispositivo particular, uma classe de serviço particular, e/ou um atributo de serviço particular para procurar nas redes ad hoc remotas. O utilizador do dispositivo entrante Bluetooth pode especificar o tipo de caracteristicas de rede ad hoc de interesse. 0 utilizador pode estar à procura de serviços tais como uma impressora, máquina de fax, ou gateway de Internet pública. Estas preferências podem ser utilizadas para configurar a consulta pelo dispositivo entrante para uma classe especifica de dispositivo, tal como uma impressora ou máquina de fax. O utilizador pode estar à procura de aplicações tais como jogos distribuídos ou outras actividades colaborativas. Estas preferências podem ser utilizadas para configurar solicitações de serviço de SDP pelo dispositivo entrante para classes genéricas de serviços tais como jogos ou atributos de serviços específicos tais como programas de aplicação ou nomes de membros. 0 programa de aplicação de menu inicial 300 começa com a etapa 302 para visualizar o menu inicial 205. Um exemplo do menu inicial 205 é:
1 - TELEFONE, INTERNET, PARTILHA DE FICHEIRO
2 - BASEBOL EM REDE 40
3 - COLABORAÇÃO
4 - DESCOBERTA DE REDE AD HOC
Então a etapa 304 aguarda que o utilizador entre numa selecção de opção de menu.
Se a etapa 305 determina que o utilizador selecciona a opção 1 - TELEFONE, INTERNET, PARTILHA DE FICHEIRO, então o programa flui até a etapa 306 para ir ao sub-menu de telefone, Internet, partilha de ficheiro.
Se a etapa 307 determina que o utilizador selecciona a opção 2 - BASEBOL EM REDE, então o programa flui até a etapa 308 para ir ao programa de aplicação de basebol em rede ad hoc (Fig. 3C)
Se a etapa 309 determina que o utilizador selecciona a opção 3 - COLABORAÇÃO, então o programa flui até a etapa 310 para ir ao programa de aplicação de colaboração de rede ad hoc (Fig. 3G)
Se a etapa 311 determina que o utilizador selecciona a opção 4 - DESCOBERTA DE REDE AD HOC, então o programa flui até a etapa 312 para visualizar o sub-menu. O sub-menu tem seis escolhas:
a-SELECCIONAR TODAS AS REDES AD HOC b-SELECCIONAR CLASSE DE DISPOSITIVO PARTICULAR c-SELECCIONAR CLASSE DE SERVIÇO PARTICULAR d-SELECCIONAR ATRIBUTO DE SERVIÇO PARTICULAR e-SELECCIONAR CLASSES DE DISPOSITIVOS A SEREM BLOQUEADAS f-PESQUISA RÁPIDA A etapa 315 determina se b-SELECCIONAR CLASSE DE DISPOSITIVO PARTICULAR, c-SELECCIONAR CLASSE DE SERVIÇO PARTICULAR, d-SELECCIONAR ATRIBUTO DE SERVIÇO PARTICULAR, ou e-SELECCIONAR CLASSES DE DISPOSITIVOS A SEREM BLOQUEADAS foi seleccionado. Se foi, então a etapa 318 ajusta a classe ou atributo à entrada de teclado numérico do utilizador e o programa flui até o programa de aplicação de pesquisa de rede ad hoc (Fig. 3D). Se a etapa 315 determina que "TODAS AS REDES" foi seleccionado, então a etapa 316 ajusta ambos 41 o atributo e classe a NULO e o programa flui até o programa de aplicação de pesquisa de rede ad hoc (Fig. 3D). Dá-se ao utilizador uma opção de "PESQUISA RÁPIDA" no menu inicial 205 visualizado no dispositivo 100 da Figura 1, que verifica os dados recolhidos no quadro de resposta de consulta 710 para determinar se o campo classe-de-dispositivo (CoD) 522 para um dispositivo de resposta tem o estado de "PROVEDOR DE INFORMAÇÃO DE REDE AD HOC". A Figura 3C é um diagrama de fluxo de um programa de aplicação de basebol em rede de exemplo 320 num dispositivo Bluetooth, para conduzir um jogo de basebol em rede em resposta à selecção do utilizador da aplicação de menu inicial da Figura 3B. O programa inclui uma rotina de difusão mestre 324 para encaminhar novos dados ao provedor de informação de rede ad hoc, se o dispositivo for um dispositivo mestre. O programa inclui uma rotina de pontuação de actualização 326 para chamar uma rotina de actualização mostrada na Figura 3E, que cria registos de serviço actualizados a serem enviados ao dispositivo mestre para encaminhar novos dados ao provedor de informação de rede ad hoc. O programa inclui uma rotina de jogar bola que é o programa de jogo principal que gera novos dados de jogo e chama a rotina de actualização mostrada na Figura 3E para criar registos de serviço actualizados a serem enviados via o dispositivo mestre ao provedor de informação de rede ad hoc. 0 programa de aplicação de basebol em rede 320 começa com a etapa 322 que determina que se o dispositivo local for uma piconet mestre, então o programa flui até a rotina de difusão 324, de outro modo flui até a rotina de pontuação de actualização 326. A rotina de difusão mestre 324 funciona se o presente dispositivo for um dispositivo mestre. A rotina de difusão mestre 324 determina se novos dados foram recebidos de um dispositivo subordinado, e se foram, então o programa 42 encaminha os novos dados ao provedor de informação de rede ad hoc. Se os novos dados foram gerados pelo dispositivo mestre, então o programa envia os novos dados ao provedor de informação de rede ad hoc. De outro modo o fluxo de programas à rotina de actualização 326. A rotina de pontuação de actualização 326 actualiza o marcador de jogo com novos dados em relação à pontuação. A rotina então chama a rotina de actualização de registo de serviço (Fig. 3E) para criar um registo de serviço actualizado. Se o dispositivo local não for o provedor de info de rede ad hoc, então o programa envia o registo de serviço actualizado ao dispositivo mestre para encaminhar ao provedor de informação de rede ad hoc. A rotina de pontuação de actualização 326 então flui até a rotina de jogar bola 328. A rotina de jogar bola 328 contém o programa de jogo principal de rede que gera novos dados de jogo. 0 programa então chama a rotina de actualização de registo de serviço (Fig. 3E) para criar registos de serviço actualizados. Se o dispositivo local não for o provedor de info de rede ad hoc, então o programa envia o registo de serviço actualizado ao dispositivo mestre para encaminhar ao provedor de info de rede ad hoc. A Figura 3D é um diagrama de fluxo do programa de aplicação de descoberta de rede ad hoc 412 num dispositivo sem fios. Esta Figura aplica-se a todos os padrões sem fios que suportam redes ad hoc. 0 programa de aplicação de descoberta de rede ad hoc 412 conduz a descoberta de rede ad hoc em resposta à selecção do utilizador da aplicação de menu inicial da Figura 3B. 0 programa controla a interacção do dispositivo entrante sem fios 100 com redes ad hoc remotas, e passa a lista classificada resultante de redes ad hoc descobertas ao programa de menu de descoberta de rede ad hoc da Figura 3F. 43 0 utilizador do dispositivo entrante sem fios pode especificar o tipo de caracterist icas de rede ad hoc de interesse. 0 utilizador pode estar à procura de serviços tais como uma impressora, máquina de fax, ou gateway de Internet pública. Estas preferências podem ser utilizadas para configurar a consulta pelo dispositivo entrante para uma classe específica de dispositivo (CoD) , tal como uma impressora ou máquina de fax. 0 utilizador pode estar à procura de aplicações tais como jogos distribuídos ou outras actividades colaborativas. Estas preferências podem ser utilizadas para configurar solicitações de serviço de SDP pelo dispositivo entrante para classes genéricas de serviços tais como jogos ou atributos de serviços específicos tais como programas de aplicação ou nomes de membros.
Se o dispositivo entrante entrar dentro do alcance de comunicação de diversas redes ad hoc, reúne informação que caracteriza cada rede ad hoc dos respectivos provedores de informação de rede ad hoc. A invenção então compila um menu de descoberta de rede no dispositivo entrante, que lista as características das redes ad hoc dentro do seu alcance. 0 menu de descoberta de rede lista as características de cada rede ad hoc de resposta, de acordo com o tipo de características de interesse. Se o utilizador não especificou características de interesse, então o menu de descoberta de rede classifica as redes ad hoc pela qualidade de sinal recebido do dispositivo mestre em cada respectiva rede ad hoc. 0 código de acesso para cada rede ad hoc é associado a cada respectiva entrada no menu de descoberta de rede ad hoc. Quando o utilizador selecciona uma entrada do menu, o dispositivo entrante automaticamente adere à rede ad hoc seleccionada. 0 programa de aplicação de descoberta de rede ad hoc 412 da Figura 3D tem seu ponto de entrada da aplicação de menu inicial (Fig. 3B) na etapa 400. A etapa de decisão 402 44 determina se uma aplicação de rede foi seleccionada, tal como o programa de basebol em rede ou colaboração. Se foi, então o programa flui até a etapa seleccionada 404 ou 406. A etapa 404 procede ao programa de aplicação de basebol em rede ad hoc de Fig. 3C. A etapa 406 procede ao programa de aplicação de colaboração de rede ad hoc de Fig. 3G. Ambos o programa de aplicação de basebol em rede ad hoc e o programa de aplicação de colaboração de rede ad hoc fazem a chamada ao programa de aplicação de actualização de registo de serviço de Fig. 3E e enviam registos actualizados ao mestre para retransmitir ao provedor de informação de rede ad hoc.
Se a etapa de decisão 402 da Figura 3D determina que a opção de descoberta de rede ad hoc foi seleccionada pelo utilizador, então o programa flui até a etapa 412 para começar o programa de pesquisa de rede ad hoc. A etapa 413 chama a controlador de ligação para enviar consultas a dispositivos sem fios remotos na área e para construir o quadro de resposta de consulta 710. Em qualquer momento particular um dispositivo Bluetooth está num dos diversos estados diferentes. Actualmente o dispositivo de utilizador 100 está no estado em espera, está inactivo, nenhum dado está a ser permutado, e o rádio 206 não está ligado. A etapa 413 invoca que o controlador de ligação entre no estado de consulta e comece o processo de tentar descobrir todos os dispositivos Bluetooth nos dez metros de alcance de comunicação. 0 dispositivo 100 começa a transmitir periodicamente pacotes de consulta. A Figura 4A mostra a estrutura de pacote Bluetooth para um pacote de consulta 500 enviado pelo dispositivo de utilizador entrante 100. O código de acesso de consulta geral (GIAC) do pacote 500 é reconhecido por todos os dispositivos Bluetooth como uma mensagem de consulta.
Durante o procedimento de consulta invocado pela etapa 413 da Figura 3D, quaisquer outros dispositivos sem fios 45 que estão no rastreio de estado de consulta, são rastreados para o recebimento de pacotes de consulta 500. Se um dispositivo sem fios remoto no rastreio de estado de consulta recebe o pacote de consulta 500, responderá com um pacote de resposta de consulta 510 que tem suficiente informação para possibilitar que o dispositivo de utilizador consultante 100 construa o quadro de resposta de consulta 710 de informação essencial requerida para fazer uma ligação. Qualquer pacote de consulta de reconhecimento de dispositivo sem fios remoto 500 pode responder. A Figura 4B mostra a estrutura de pacote de sincronização de salto de frequência Bluetooth (FHS) para um pacote de resposta de consulta 510. 0 exemplo mostrado é o pacote 510 enviado pelo provedor de informação de rede ad hoc 106 na Figura IA. A Figura 4B também mostra a memória intermédia de pacote de FHS 515 em que o pacote 510 foi construído pelo dispositivo 106. Como foi discutido para a Figura 3A, sempre que um dispositivo sem fios se torna um provedor de informação de rede ad hoc, a etapa 289 escreve no campo classe-de-dispositivo (CoD) 522 de sua memória intermédia de pacote de FHS 515, seu novo estado como "PROVEDOR DE INFORMAÇÃO DE REDE AD HOC".
Na etapa 413 da Figura 3D, o dispositivo de utilizador consultante 100 construi o quadro de resposta de consulta 710 com a informação na resposta de pacotes de consulta 510 recebida de dispositivos de resposta, tais como dispositivo 106. O quadro de resposta de consulta 710 mostra a informação essencial recolhida pelo controlador de ligação no dispositivo de utilizador consultante 100, que é requerida para fazer uma ligação com quaisquer dos dispositivos sem fios de resposta. Quaisquer dispositivos de resposta são sinalizados, tais como dispositivo 106, que têm uma campo classe-de-dispositivo (CoD) 522 com o estado de "PROVEDOR DE INFORMAÇÃO DE REDE AD HOC".
Existem diversas opções que podem ser programadas para a etapa de decisão 414 da Figura 3D, para processar os dados recolhidos no quadro de resposta de consulta 710. A etapa de decisão 414 podem ser programadas para determinar se o campo de classe-de-dispositivo (CoD) 522 para um dispositivo de resposta tem o estado de "PROVEDOR DE INFORMAÇÃO DE REDE AD HOC". Se for assim, então a etapa 415 flui até a etapa 416 para pesquisar os registos de serviço do provedor de informação de rede ad hoc. Uma vez que uma análise do campo classe-de-dispositivo (CoD) 522 somente requer um pacote de resposta de consulta 510 da Figura 4B, e não requer a conclusão de uma ligação entre os dois dispositivos, esta opção proporciona uma pesquisa rápida de dispositivos de resposta. Dá-se ao utilizador uma opção de "PESQUISA RÁPIDA" no menu inicial 205 visualizado no dispositivo 100 da Figura 1, que invoca que a etapa 415 verifique os dados recolhidos no quadro de resposta de consulta 710 para determinar se o campo de classe-de-dispositivo (CoD) 522 para qualquer dispositivo de resposta tem o estado de "PROVEDOR DE INFORMAÇÃO DE REDE AD HOC". A etapa de decisão 414 pode ser programada para determinar se o campo classe-de-dispositivo (CoD) 522 para um dispositivo de resposta tem outro tipo de classe-de-dispositivo (CoD) especificada pelo utilizador indicado no campo 522 que corresponde a uma entrada no quadro de lista de opções de pesquisa 700. Se for assim, então a etapa 417 flui até a etapa 418 para pesquisar os registos de serviço da outra classe de dispositivo. Esta opção pode ser tomada, por exemplo, onde o utilizador consultante especificou no quadro de lista de opções de pesquisa 700 que deseja pesquisar uma classe de dispositivo tal como "FOTOCOPIADORA". Uma ramificação de programa opcional pode ser executada neste ponto para o processamento especial opcional dos registos de serviço de tal dispositivo de resposta. Assim, quaisquer dispositivos com uma classe-de- 47 dispositivo desejada de "FOTOCOPIADORA" passariam à etapa 418. Neste exemplo, nenhum é encontrado. A etapa de decisão 414 pode ser programada para determinar se o campo classe-de-dispositivo (CoD) 522 para um dispositivo de resposta não tem nenhuma classe-de-dispositivo (CoD) especificada pelo utilizador indicada no campo 522 que corresponde a uma entrada no quadro de lista de opções de pesquisa 700. Se for assim, então o dispositivo de utilizador 100 pode ser programado na etapa 420 para navegar os registos de serviço desse dispositivo. Esta é uma opção útil onde existe uma possibilidade de que alguns dispositivos de provedor de informação de rede ad hoc substituam o valor de estado armazenado em seu campo classe-de-dispositivo 522. Uma opção de programa alternativo é para permitir que a etapa 420 navegue todos os dispositivos de resposta, independente da classe-de-dispositivo (CoD) indicada no campo 522. A etapa de decisão 414 pode ser programada para determinar se o utilizador especificou uma classe-de-dispositivo (CoD) a ser bloqueada. Se uma classe-de-dispositivo foi especificada a ser bloqueada, então o programa identifica quaisquer dispositivos listados na Lista de Opções de Pesquisa 700 como tendo a classe-de-dispositivo bloqueada. Quaisquer dispositivos que respondem à consulta que têm uma classe-de-dispositivo (CoD) que corresponde a uma das CoDs bloqueadas especificadas pelo utilizador, são ignorados. Assim, no exemplo acima, quaisquer dispositivos com uma classe-de-dispositivo bloqueada de "IMPRESSORAS", "MÁQUINAS DE FAX", ou ANÚNCIOS" são ignorados. 0 dispositivo sem fios solicitante 100 procede através das etapas 416, 418, e 420 da Figura 3D, de procura e/ou navegação para serviços nos registos de serviço de SDP no dispositivo de resposta 106. Como foi descrito acima em relação à Figura 3A, o provedor de informação de rede ad 48 hoc dispositivo 106 construiu o registo de serviço de SDP 600 que armazena registos de serviço numa hierarquia de navegação como é mostrado na Figura 5. Os registos de serviço são dispostos numa hierarquia estruturada como uma árvore que pode ser navegada. O dispositivo solicitante 100 pode começar pelo exame da raiz de navegação de público 602, e então seguir a hierarquia para fora das classes de serviços que são as ramificações da árvore, e de ai aos nós de folha, onde serviços individuais são descritos em registos de serviço. Para navegar as classes de serviços ou para obter informação especifica sobre um serviço, o dispositivo solicitante 100 e o dispositivo de resposta 106 permuta mensagens transportadas em pacotes de SDP. Existem dois tipos de pacotes de SDP discutidos aqui, o pacote de Solicitação de Atributo de Pesquisa de Serviço de SDP 560 mostrado na Figura 4E e o pacote de Resposta de Atributo de Pesquisa de Serviço de SDP 570 mostrado na Figura 4F. O pacote de Solicitação de SDP 560 carrega a Solicitação de Atributo de Pesquisa de Serviço de SDP 567 que inclui um padrão de procura de serviço 56 8 e uma lista de ID de atributo 569. O padrão de procura de serviço 56 8 é a descrição do padrão para o dispositivo de resposta 106 para coincidir no seu registo 600 da Figura 5. Se o dispositivo de resposta 106 tem o serviço solicitado, responde com o identificador do serviço. O identificador de serviço identifica o serviço para os quais os atributos estão a ser solicitados. A lista de ID de atributo 569 identifica os atributos que o dispositivo solicitante 100 está a solicitar. 0 pacote de resposta de SDP 570 retornou pelo dispositivo de resposta 106 na Figura 4F, transporta a Resposta de Atributo de Pesquisa de Serviço de SDP 577 que inclui uma lista identificadora de registo de serviço 578 e os atributos 579. A lista identificadora de registo de serviço 578 e os atributos 579 são passados então a etapa 421 da Figura 3D, onde os atributos para "PROVEDOR DE INFO" 49 são examinados para determinar se o dispositivo de resposta 106 num provedor de informação de rede ad hoc numa piconet. É visto na Figura 4F que o atributo 614" indica que o dispositivo de resposta 106 é de facto um provedor de informação de rede ad hoc.
As etapas 416, 418, e 420 da Figura 3D, fluem até a etapa 421 que examina os registos de serviço para identificar se o dispositivo de resposta é um provedor de informação de rede ad hoc para a sua respectiva piconet. Se a etapa de decisão 422 determina que o dispositivo de resposta 106 é um provedor de informação de rede ad hoc, como foi especificado no atributo 614 do registo 600 da Figura 5, então o programa passa à etapa 426. Alternativamente, se a etapa de decisão 422 determina que o dispositivo de resposta 108 não é um provedor de informação de rede ad hoc, como foi especificado no atributo 646 do registo 640 da Figura 5A, então a etapa 424 utiliza o endereço do provedor de informação de rede ad hoc 106 proporcionada no atributo 648 da Figura 5A, que está na mesma piconet como o dispositivo de resposta 108, para localizar o provedor de informação de rede ad hoc 106 para obter e pesquisar seus registos de serviço de SDP no seu registo 600 da Figura 5. A etapa 424 flui até a etapa 426 que lista os registos de serviço de todos os provedores de informação de rede ad hoc 106, 116, e 126 nas piconets de resposta. A etapa 426 lista os registos de serviço acedidos dos registos de serviço 600, 600A, e 600B nas Figuras 5, 6A, e 6B, respectivamente.
Numa forma de realização alternativa da invenção, o endereço do dispositivo de Provedor de Informação numa nova rede ad hoc pode ser um endereço predefinido. Por exemplo, quando a invenção está incorporada no padrão Bluetooth, Padrão de LAN Sem fios IEEE 802.11, ou o Padrão de HIPERLAN Tipo 2 LAN sem fios, o dispositivo de Provedor de Informação numa nova rede ad hoc pode ter um endereço 50 predefinido para permitir que as estações móveis localizem e identifiquem o dispositivo de provedor de informação numa rede ad hoc. O endereço predefinido é conhecido de todo dispositivo entrante. Por exemplo, no padrão Bluetooth, o endereço predefinido pode ser o endereço do primeiro subordinado na rede ad hoc. Como outro exemplo, no padrão de LAN Sem fios IEEE 802.11, o endereço predefinido pode ser o endereço do primeiro dispositivo ou alternativamente o segundo dispositivo na rede ad hoc. Como ainda outro exemplo, no Padrão de HIPERLAN Tipo 2 LAN sem fios o endereço predefinido pode ser o endereço do dispositivo de controlador central ou alternativamente o segundo dispositivo na rede ad hoc. Quando um dispositivo entrante está próximo o suficiente da rede ad hoc para receber um sinal de beacon periódico de um dispositivo nessa rede ou alternativamente para receber uma resposta à sua consulta, o dispositivo entrante conhecerá o endereço predefinido do dispositivo de provedor de informação nessa rede. Se o dispositivo entrante está a executar a opção de menu de descoberta de rede ad hoc, então o dispositivo entrante pode endereçar directamente uma solicitação ao provedor de informação utilizando o endereço predefinido, para obter os registos de serviço que caracteriza a rede ad hoc.
Alternativamente, se a etapa de decisão 422 da Figura 3D, determina que o dispositivo de resposta não tem suporte da invenção de provedor de rede ad hoc, então o programa flui até a etapa 423. Um Dispositivo Sem Suporte sem fios não tem conhecimento da característica de provedor de informação. Quando um Dispositivo Sem Suporte recebe a solicitação de atributo de pesquisa de serviço de SDP da Figura 4E do dispositivo de utilizador entrante 100, a lista de solicitação de ID de atributo 569 inclui o UUID: atributo INFO_PROVIDER 614'. O dispositivo sem suporte não tem este atributo no seu registo de serviço, e assim responderá com uma Resposta de Erro de SDP que a 51 solicitação continha uma Identificação de Registo de Serviço inválida. 0 dispositivo de utilizador entrante 100 detectará isto em 421. Então o programa flui até a etapa 423 onde o dispositivo de resposta pode ser listado com qualquer informação que pode ser derivada do seu pacote de resposta de consulta 510 da Figura 4B, incluindo sua Classe-de-dispositivo (CoD), tal como "Máquina de Fax" ou "Impressora". Esta informação pode ser listada com a designação "Dispositivo Sem Suporte", no menu de descoberta de rede ad hoc. Se existem algumas UUIDs gerais que podem ser formuladas pelo dispositivo de utilizador 100 numa solicitação de atributo de pesquisa de serviço de SDP subsequente 560 da Figura 4E, então a etapa 423 pode retransmitir outra solicitação de serviço. Se a solicitação de serviço retransmitida tiver como resultado receber mais atributos informativos do dispositivo sem suporte num pacote de resposta 570 da Figura 4F, então a etapa 423 pode ter também listadas as mesmas no menu de descoberta de rede ad hoc.
Então etapa de decisão 427 determina se o utilizador especificou quaisquer classes de serviços ou atributos de serviços de interesse. Se o utilizador especificou quaisquer classes de serviços ou atributos de serviços, então a etapa 432 analisa as classes de serviços ou atributos de serviços especificados e a etapa 434 classifica as redes ad hoc pelas classes de serviços ou atributos de serviços especificados. As redes ad hoc classificadas são listadas no quadro de classificação 720 da Figura 2A.
Alternativamente, se o utilizador não especificou quaisquer classes de serviços ou atributos de serviços, então a etapa 428 determina a qualidade do caracteristicas de sinal da rede ad hoc dispositivos mestres nas piconets de resposta. A qualidade das caracteristicas de sinal pode ser medida pela força do sinal recebido, a taxa de erro de 52 bits, ou outras métricas de qualidade de serviço (QoS) . Então a etapa 430 classifica as redes ad hoc pelas métricas de qualidade de serviço (QoS) . As redes ad hoc classificadas são listadas no quadro de classificação 720 da Figura 2A. Ambas a etapa 430 e 434 fluem até a etapa 436 em que o programa flui ao programa de aplicação de menu de descoberta de rede ad hoc de Fig. 3F.
Os exemplos da métrica utilizada para classificar as redes ad hoc pela qualidade de sinal recebido incluem Taxa de Erro do Bit acumulada ao longo do tempo, Taxa de Erro do Pacote acumulada ao longo do tempo, força do sinal recebido, medições de qualidade de ligação, interferência de onda continua (por exemplo, de fornos de microondas ou iluminação pública de vapor de sódio), interferência de co-canal, avaliação de canal limpo (prevenção de colisão), colisões por unidade de tempo, contagens de tentativas, e quadros cancelados por unidade de tempo. A Figura 3E é um diagrama de fluxo da rotina de actualização de registo de serviço 330 em qualquer dispositivo Bluetooth, que cria registos de serviço actualizados a serem enviados ao dispositivo mestre para encaminhar novos dados ao provedor de informação de rede ad hoc.
Como dispositivos adicionais subordinados são adicionados à rede ad hoc e participam na aplicação distribuída da rede ad hoc, contribuem na alteração do estado da rede. Com a finalidade de manter um registo do estado actual da rede ad hoc, cada dispositivo subordinado envia mensagens de actualização ao dispositivo mestre que são retransmitidas ao provedor de informação de rede ad hoc, para actualizar seu registo de serviço de SDP. Esta informação pode ser com frequência actualizada no registo de serviço de SDP para dar o estado actual de uma actividade, tal como a pontuação de um jogo de basebol colaborativo. 53 A rotina de actualização de registo de serviço 330 é chamada pelo programa de aplicação de basebol em rede 320 e o programa de aplicação de colaboração de rede 350. A rotina de actualização de registo de serviço 330 AJUSTA VALORES recebidos do programa de aplicação de basebol em rede 320 e o programa de aplicação de colaboração de rede 350 num formato que cumpre com o formato de registo de serviço de SDP. O programa então escreve registos de serviço actualizados ao registo de serviço de SDP local no formato requerido. A Figura 3F é um diagrama de fluxo do programa de menu de descoberta de rede ad hoc 340 num dispositivo Bluetooth, para receber a lista classificada resultante de redes ad hoc descobertas do programa de aplicação de descoberta de rede ad hoc 412 da Figura 3D e visualizar o menu de descoberta de rede ad hoc mostrado na Figura 2C.
Se o dispositivo entrante entrar dentro do alcance de comunicação de diversas redes ad hoc, reúne informação que caracteriza cada rede ad hoc dos respectivos provedores de informação de rede ad hoc. A invenção então compila um menu de descoberta de rede no dispositivo entrante, que lista as caracteristicas das redes ad hoc dentro do seu alcance. O menu de descoberta de rede lista as caracteristicas de cada rede ad hoc de resposta, de acordo com o tipo de caracteristicas de interesse. Se o utilizador não especificou caracteristicas de interesse, então o menu de descoberta de rede classifica as redes ad hoc pela qualidade de sinal recebido do dispositivo mestre em cada respectiva rede ad hoc. O código de acesso para cada rede ad hoc é associado a cada respectiva entrada no menu. Quando o utilizador selecciona uma entrada do menu, o dispositivo entrante automaticamente adere à rede ad hoc seleccionada. 54
0 programa de menu de descoberta de rede ad hoc 340 começa por meio da visualização do menu de descoberta de rede ad hoc. O menu de exemplo mostrado na Figura 3F é: OPÇÃO CADEIA 1 "BASEBALL CUBS VS. METS 3o TURNO PONTUAÇÃO 2 A 2" 2 "COLABORAÇÃO DE CAD PRECISA DE AJUDA PARA DESENHAR A ARMAÇÃO METÁLICA DA PONTE"
3 "INDIVÍDUOS LIGADOS AO DISPOSITIVO GATEWAY DE INTERNET" AGUARDAM SELECÇÃO O programa de menu de descoberta de rede ad hoc 340 aguarda o utilizador para fazer uma selecção de uma das opções. Se o utilizador selecciona a opção 1, por exemplo, então o programa envia uma localização ao dispositivo mestre de piconet de basebol ad hoc utilizando código de acesso de piconet de basebol ad hoc, com a finalidade de aderir a piconet de basebol ad hoc. Se o utilizador selecciona a opção 2, por exemplo, então o programa envia uma localização ao dispositivo mestre de colaboração ad hoc utilizando código de acesso de piconet de colaboração ad hoc, com a finalidade de aderir a piconet de colaboração ad hoc. Se o utilizador selecciona a opção 3, por exemplo, então o programa envia uma localização ao dispositivo mestre de gateway de Internet ad hoc utilizando código de acesso de piconet de gateway de Internet ad hoc, com a finalidade de aderir a piconet de gateway de Internet ad hoc. A Figura 3G é um diagrama de fluxo de um programa de aplicação de colaboração de rede de exemplo 350 num dispositivo Bluetooth, para conduzir uma sessão de colaboração de rede em resposta à selecção do utilizador da aplicação de menu inicial da Figura 3B. 0 programa inclui uma rotina de difusão mestre para encaminhar novos dados ao provedor de informação de rede ad hoc, se o dispositivo for um dispositivo mestre. O programa inclui chamadas a uma rotina de actualização mostrada na Figura 3E, que cria 55 registos de serviço actualizados a serem enviados ao dispositivo mestre para encaminhar novos dados ao provedor de informação de rede ad hoc. 0 programa inclui uma rotina de difusão mestre 354 para encaminhar novos dados ao provedor de informação de rede ad hoc, se o dispositivo for um dispositivo mestre. 0 programa inclui uma rotina de desenho de CAD de actualização 356 para chamar a rotina de actualização mostrada na Figura 3E, que cria registos de serviço actualizados a serem enviados ao dispositivo mestre para encaminhar novos dados ao provedor de informação de rede ad hoc. 0 programa inclui uma rotina de colaboração de rede de CAD que é o programa principal que gera novos dados e chama a rotina de actualização mostrada na Figura 3E para criar registos de serviço actualizados a serem enviados via o dispositivo mestre ao provedor de informação de rede ad hoc. 0 programa de aplicação de colaboração de rede 350 começa com a etapa 352 que determina que se o dispositivo local for uma piconet mestre, então o programa flui até a rotina de difusão 354, de outro modo flui até a rotina de pontuação de actualização 356. A rotina de difusão mestre 354 funciona se o presente dispositivo for um dispositivo mestre. A rotina de difusão mestre 354 determina se novos dados foram recebidos de um dispositivo subordinado, e se foram, então o programa encaminha os novos dados ao provedor de info de rede ad hoc. Se os novos dados foram gerados pelo dispositivo mestre, então o programa envia os novos dados ao provedor de info de rede ad hoc. De outro modo o programa flui à rotina de actualização 356. A rotina de desenho de CAD de actualização 356 actualiza o estado de desenho com novos dados em relação a a actividade de desenho de CAD. A rotina então chama rotina de actualização de registo de serviço (Fig. 3E) para criar 56 um registo de serviço actualizado. Se o dispositivo local não for o provedor de info de rede ad hoc, então o programa envia o registo de serviço actualizado ao dispositivo mestre para encaminhar ao provedor de info de rede ad hoc. A rotina de pontuação de actualização 356 então flui até a rotina de colaboração de rede de CAD 328. A rotina de colaboração de rede de CAD 358 contém o programa de rede principal que gera novos dados de desenho de CAD. 0 programa então chama a rotina de actualização de registo de serviço (Fig. 3E) para criar registos de serviço actualizados. Se o dispositivo local não for o provedor de info de rede ad hoc, então o programa envia o registo de serviço actualizado ao dispositivo mestre para encaminhar ao provedor de info de rede ad hoc. A Figura 4A mostra a estrutura de pacote Bluetooth para um pacote de consulta enviado pelo dispositivo de utilizador 100. No dispositivo de utilizador consultante 100, seu controlador de ligação 216 é chamado para enviar consultas a outros dispositivos Bluetooth na área, tal como o dispositivo de provedor de informação 106, e para construir um quadro de resposta de consulta 710 da Figura 2A. Em qualquer momento particular um dispositivo Bluetooth está num dos diversos estados diferentes. Se o dispositivo de utilizador consultante 100 está no estado em espera, está inactivo, nenhum dado está a ser permutado, e seu Bluetooth rádio 206 não está ligado. Seu controlador de ligação 216 é invocado a entrar no estado de consulta e a começar o processo de tentar descobrir todos os dispositivos Bluetooth nos dez metros de alcance de comunicação. O dispositivo de utilizador consultante 100 começa a transmitir periodicamente pacotes de consulta. A Figura 4A mostra a estrutura de pacote Bluetooth para um pacote de consulta 500 enviado pelo dispositivo de utilizador consultante 100 a todos os outros dispositivos na proximidade. O código de acesso de consulta geral (GIAC) 57 do pacote 500 é reconhecido por todos os dispositivos Bluetooth como uma mensagem de consulta.
Durante o procedimento de consulta, quaisquer outros dispositivos Bluetooth que estão no rastreio de estado de consulta, tal como o dispositivo de provedor de informação 106, são rastreados para o recebimento de pacotes de consulta 500. Se o dispositivo de provedor de informação 106 no rastreio de estado de consulta receber o pacote de consulta 500, responderá com um pacote de resposta de consulta 510 que tem suficiente informação para possibilitar que o dispositivo de utilizador consultante 100 construa seu quadro de resposta de consulta 710 de informação essencial requerida para fazer uma ligação. Qualquer pacote de consulta que reconhece dispositivo Bluetooth 500 pode responder. A Figura 4B mostra a estrutura de pacote de sincronização de salto de frequência Bluetooth (FHS) para um pacote de resposta de consulta 510 enviado pelo dispositivo de provedor de informação de rede ad hoc 106. A Figura 4B também mostra a memória intermédia de pacote 515 da Figura 2A, em que o pacote 510 foi construído pelo dispositivo de provedor de informação de rede ad hoc 106. A estrutura de pacote de FHS para um pacote de resposta de consulta 510 enviado pelo dispositivo de provedor de informação de rede ad hoc 106 inclui o código de acesso campo 512, o cabeçalho que inclui o campo de número de membro subordinado 514 em que AM_ADDR não está ainda atribuído e é ajustado a zero, o campo de tipo 516 e o campo de paridade 518. Outro campo de número de membro subordinado 524 também tem AM_ADDR ajustado a zero. O campo 522 contém a informação de classe-de-dispositivo (CoD) do dispositivo de provedor de informação de rede ad hoc. De acordo com a invenção, o campo 522 especifica que o dispositivo de resposta é um dispositivo de provedor de informação de rede ad hoc para a sua respectiva piconet. 58
Existem dois campos importantes na estrutura de pacote de FHS para um pacote de resposta de consulta 510, que proporcionam informação essencial sobre o dispositivo de provedor de informação de rede ad hoc 106 que possibilitam que o dispositivo de utilizador consultante 100 faça uma ligação ao dispositivo de provedor de informação de rede ad hoc 106: Campo 520 que contém o dispositivo de provedor de informação de rede ad hoc 106 BD_ADDR e campo 526 que contém o valor de relógio actual do dispositivo de provedor de informação de rede ad hoc 106. O dispositivo de utilizador 100 pode agora iniciar uma ligação com o dispositivo de provedor de informação de rede ad hoc 106. O dispositivo 100 utiliza a informação proporcionada no pacote de resposta de consulta 510, para preparar e enviar uma mensagem de localização ao dispositivo de provedor de informação de rede ad hoc 106. Para estabelecer uma ligação, o dispositivo de localização do utilizador 100 precisa entrar o estado de localização. O dispositivo de utilizador 100 invoca que o controlador de ligação 216 entre no estado de localização, onde transmitirá mensagens de localização ao dispositivo de provedor de informação de rede ad hoc 106 utilizando o código de acesso e informação de temporização adquiridos do pacote de resposta de consulta 510. O dispositivo de provedor de informação de rede ad hoc 106 precisa estar no estado de rastreio de localização para permitir que o dispositivo de localização do utilizador 100 se ligue com o mesmo. Uma vez que no estado de rastreio de localização, o dispositivo de provedor de informação de rede ad hoc 106 confirmará as mensagens de localização e o dispositivo de localização do utilizador 100 enviará um pacote de localização 530 mostrado na Figura 4C, que proporciona a temporização de ritmo de relógio e código de acesso do dispositivo de localização 100 ao dispositivo de provedor de informação de rede ad hoc 106. O dispositivo de provedor 59 de informação de rede ad hoc 106 responde com um pacote de confirmação de localização 550 mostrado na Figura 4D. Isto possibilita que os dois dispositivos formem uma ligação sem conexão assíncrona (ACL) e ambos dispositivos transitam no estado de ligação.
Quando o dispositivo de utilizador 100 envia uma mensagem de localização ao dispositivo de provedor de informação de rede ad hoc 106, envia o pacote de localização de FHS 530 da Figura 4C. 0 pacote de localização de FHS 530 precisa ter suficiente informação sobre o dispositivo de utilizador 100 para possibilitar que o dispositivo de provedor de informação de rede ad hoc 106 sincronize por si mesmo com o relógio do dispositivo de utilizador 100. Uma vez que o dispositivo de utilizador 100 iniciou a localização, será o dispositivo mestre na nova piconet sendo formada pelos dois dispositivos. De maneira importante, o dispositivo de provedor de informação de rede ad hoc 106, que se tornará o subordinado ao dispositivo de utilizador 100, precisa também conhecer o BD_ADDR do dispositivo de utilizador, uma vez que é o endereço do dispositivo mestre que é utilizado no código de acesso da piconet para a nova piconet que está a ser formada pelos dois dispositivos. A Figura 4C mostra a estrutura de pacote de sincronização de salto de frequência Bluetooth (FHS) para o pacote de localização 530 enviado pelo dispositivo de utilizador 100. É a memória intermédia de pacote de FHS 515 da Figura 2A, em que o pacote 530 foi construído pelo dispositivo de utilizador 100. A estrutura de pacote de FHS para um pacote de localização 530 enviado pelo dispositivo de utilizador 100 inclui o código de acesso campo 532 que contém o BD_ADDR do dispositivo de provedor de informação de rede ad hoc, o cabeçalho que inclui o campo de número de membro subordinado 534 em que AM_ADDR é agora atribuído o valor de um, o campo de tipo 536 e o campo de paridade 538. Outro campo de número de membro subordinado 544 também tem 60 AM_ADDR ajustado a um. 0 campo 542 contém a informação de classe-de-dispositivo (CoD) do dispositivo de utilizador.
Existem dois campos importantes na estrutura de pacote de FHS para o pacote de localização 530, que proporcionam a informação essencial sobre o dispositivo de utilizador 100 que possibilita que o dispositivo de provedor de informação de rede ad hoc 106 faça a ligação ao dispositivo de utilizador: Campo 540 que contém o BD_ADDR do utilizador e campo 546 que contém o valor de relógio actual do utilizador. A Figura 4D mostra a estrutura de pacote Bluetooth para um pacote de confirmação de localização 550 enviado pelo dispositivo de provedor de informação de rede ad hoc 106 de volta ao dispositivo de utilizador 100. 0 pacote 550 inclui o campo de código de acesso 552 para o dispositivo de utilizador 100 e o cabeçalho que contém campo 554 com o AM_ADDR de número de membro subordinado ajustado a um para o dispositivo de provedor de informação de rede ad hoc 106. O campo 556 é nulo. O campo de código de acesso 552 que o dispositivo de provedor de informação de rede ad hoc 106 retorna ao dispositivo de utilizador 100 contém uma palavra de sincronização que inclui a parte de endereço inferior (LAP) do BD_ADDR do utilizador. A Figura 4E mostra a estrutura de pacote Bluetooth para o pacote de solicitação de atributo de pesquisa de serviço de SDP 560 enviado pelo dispositivo entrante 100 ao provedor de informação de rede ad hoc 106. 0 pacote de Solicitação de SDP 560 transporta a Solicitação de Atributo de Pesquisa de Serviço de SDP 567 que inclui um padrão de procura de serviço 568 e uma lista de ID de atributo 569. 0 padrão de procura de serviço 568 é a descrição do padrão para o dispositivo de resposta 106 para coincidir no seu registo de serviço 600 da Figura 5. Se o dispositivo de resposta 106 tem o serviço solicitado, responde com o identificador do serviço. O identificador de serviço 61 identifica o serviço para os quais os atributos estão a ser solicitados. A lista de ID de atributo 569 identifica os atributos que o dispositivo solicitante 100 está a solicitar. O dispositivo de utilizador 100 está a solicitar informação especifica no "ESTADO DA PICONET" classe de serviço 606' do dispositivo de resposta 106, por meio da especificação do UUID: "PROVEDOR DE INFO" 614'. O UUID é o Identificador Único Universalmente, uma expressão de 128 bits que representa o nome do serviço. Neste caso o UUID representa "ESTADO DA PICONET". Um cliente a procurar um serviço especifica o UUID associado a essa classe de serviço, ou com um serviço especifico, em sua solicitação de pesquisa de serviço. O provedor de serviço responde por meio da correspondência desse UUID contra aqueles UUIDs dos serviços que disponibilizou. A estrutura de pacote Bluetooth para o pacote de solicitação de atributo de pesquisa de serviço de SDP da Figura 4E inclui o campo de código de acesso 563, o cabeçalho 561 que inclui o campo AM_ADDR 564 do dispositivo subordinado que é ajustado igual a um e o campo ACL 564', e o Campo de Unidade de Dados de Protocolo de SDP 562. O Campo de Unidade de Dados de Protocolo de SDP 562 inclui o campo ID de PDU 565, o campo ID de transacção 565', o campo de comprimento 566, e o campo de solicitação de atributo de pesquisa de serviço de SDP 567. A Figura 4F mostra a estrutura de pacote Bluetooth 570 para a resposta à solicitação de atributo de pesquisa de serviço de SDP, resposta enviada pelo provedor de informação de rede ad hoc 106 ao dispositivo entrante 100. O pacote de resposta de SDP 570 retornou pelo dispositivo de resposta 106 na Figura 4F, transporta a Resposta de Atributo de Pesquisa de Serviço de SDP 577 que inclui uma lista identificadora de registo de serviço 578 e os atributos 579 acedidos do registo de serviço 600 da Figura 5. A lista identificadora de registo de serviço 578 e os 62 atributos 579 são passados então a etapa 421 da Figura 3D, onde os atributos para "PROVEDOR DE INFO" são examinados para determinar se o dispositivo de resposta 106 é um provedor de informação de rede ad hoc numa piconet. É visto na Figura 4F que o atributo 614" denominado PROVEDOR DE INFO" tem um valor de "SIM", que indica que dispositivo de resposta 106 é de facto um provedor de informação de rede ad hoc. A estrutura de pacote Bluetooth para o pacote de resposta de atributo de pesquisa de serviço de SDP da Figura 4F inclui o campo de código de acesso 573, o cabeçalho 571 que inclui o campo AM_ADDR 574 do dispositivo subordinado que é ajustado igual a um e o campo ACL 574', e o Campo de Unidade de Dados de Protocolo de SDP 572. 0 Campo de Unidade de Dados de Protocolo de SDP 572 inclui o campo ID de PDU 575, o campo ID de transacção 575', o campo de comprimento 576, e o campo de resposta de atributo de pesquisa de serviço de SDP 577. A Figura 4G mostra a estrutura de pacote Bluetooth para o pacote de solicitação de atributo de pesquisa de serviço de SDP 580 enviado pelo dispositivo entrante 100 ao provedor de informação de rede ad hoc 106. O campo 582 contém o padrão de procura de serviço 584 e a lista de ID de atributo 586 para a classe de serviço "Nome de utilizador" 612'. O pacote de Solicitação de SDP 580 transporta a Solicitação de Atributo de Pesquisa de Serviço de SDP 582 que inclui um padrão de procura de serviço 584 e uma lista de ID de atributo 586. 0 padrão de procura de serviço 584 é a descrição do padrão para o dispositivo de resposta 106 para coincidir no seu registo de serviço 600 da Figura 5. Se o dispositivo de resposta 106 tem o serviço solicitado, responde com o identificador do serviço. O identificador de serviço identifica o serviço para os quais os atributos estão a ser solicitados. A lista de ID de atributo 586 identifica os atributos que o dispositivo 63 solicitante 100 está a solicitar. O dispositivo de utilizador 100 está a solicitar informação específica em a classe de serviço "Nome de utilizador" 612' do dispositivo de resposta 106, por meio da especificação do UUID: "NOME" 632'. A Figura 4G é similar à Figura 4E, excepto que é direccionada a uma classe de serviço diferente. A Figura 4H mostra a estrutura de pacote Bluetooth 590 para a resposta à solicitação de atributo de pesquisa de serviço de SDP, resposta enviada pelo provedor de informação de rede ad hoc 106 ao dispositivo entrante 100. O campo 592 contém a lista identificadora de registo de serviço 594 e os atributos 596 que foram solicitados no pacote de solicitação de atributo de pesquisa de serviço de SDP 580 enviado pelo dispositivo entrante 100. A lista identificadora de registo de serviço 594 e os atributos 596 são passados então a etapa 426 que lista os registos de serviço de todos os provedores de informação de rede ad hoc nas piconets de resposta. Então a etapa 432 da Figura 3D analisa as classes de serviços ou atributos de serviços especificados e a etapa 434 classifica as redes ad hoc pelas classes de serviços ou atributos de serviços especificados. As redes ad hoc classificadas são listadas no quadro de classificação 720 da Figura 2A. A etapa 432 da Figura 3D analisa os atributos para "NOME". A Figura 4H é similar à Figura 4F, excepto que é direccionada a uma classe de serviço diferente. A Figura 41 mostra a estrutura de pacote Bluetooth para o pacote de solicitação de atributo de pesquisa de serviço de SDP enviado pelo dispositivo entrante 100 ao provedor de informação de rede ad hoc 116. 0 padrao de procura de serviço 584A é a descrição do padrao para 0
dispositivo de resposta 116 para coincidir no seu registo de serviço 600A da Figura 6A. A Figura 41 é similar à Figura 4G, excepto que endereça um diferente provedor de informação de rede ad hoc 116 numa piconet diferente. A 64
Figura 4J mostra a estrutura de pacote Bluetooth para a resposta à solicitação de atributo de pesquisa de serviço de SDP, resposta enviada pelo provedor de informação de rede ad hoc 116 ao dispositivo entrante 100. A Figura 4K mostra a estrutura de pacote Bluetooth para o pacote de solicitação de atributo de pesquisa de serviço de SDP enviado pelo dispositivo entrante 100 ao provedor de informação de rede ad hoc 126 . O padrão de procura de serviço 584B é a descrição do padrão para o dispositivo de resposta 126 para coincidir no seu registo de serviço 600B da Figura 6B. A Figura 4K é similar à Figura 4G, excepto que é endereça a um diferente provedor de informação de rede ad hoc 126 numa piconet diferente. A Figura 4L mostra a estrutura de pacote Bluetooth para a resposta à solicitação de atributo de pesquisa de serviço de SDP, resposta enviada pelo provedor de informação de rede ad hoc 126 ao dispositivo entrante 100. A Figura 5 mostra o registo de serviço de SDP 600 no provedor de informação de rede ad hoc 106 antes da adição do dispositivo entrante 100 à rede ad hoc 102, como é mostrado na Figura IA. O registo de serviço de SDP 600 é uma hierarquia com a raiz elemento sendo a raiz de navegação de público 602. Debaixo da raiz de navegação de público 602 está o nivel de grupo. Existe somente um elemento no nivel de grupo, o grupo de membro 604. Debaixo do nivel de grupo está o nivel de classe de serviço. A classe de serviço de estado da piconet 606 e a classe de serviço de tipo de programa 608 descendem directamente da raiz de navegação de público 602 . A classe de serviço de tipo de dispositivo 610 e a classe de serviço de nome de utilizador 612 descendem do grupo de membro 604. Debaixo do nivel de classe de serviço é o nivel de atributo de serviço que tem elementos de atributo de serviço que descendem de a classe de serviço de estado da piconet 606, a classe de serviço de tipo de programa 608, a classe de serviço de 65 tipo de dispositivo 610, e a classe de serviço de nome de utilizador 612. A classe de serviço de estado da piconet 606 tem atributos de serviços 614, 616, e 618. O atributo de serviço 614 armazena o estado de o presente dispositivo 106 como sendo um provedor de informação de rede ad hoc e também seu último tempo de actualização. O atributo de serviço 616 armazena o estado de encriptação da presente piconet 102. O atributo de serviço 618 armazena o estado da presente piconet 102 como tendo três membros dispositivos e não parqueados dispositivos. A classe de serviço de tipo de programa 608 tem atributos de serviços 620 e 622. O atributo de serviço 620 armazena a identidade de um programa, o programa de colaboração, na presente piconet 102 e seu estado como não a executar. O atributo de serviço 622 armazena a identidade de um programa, a programa de basebol em rede, na presente piconet 102 e que está a ser executado actualmente. A pontuação actual é também armazenada como um valor de estado. A classe de serviço de tipo de dispositivo 610 tem atributos de serviços 624, 626, 628, e 630. O atributo de serviço 624 armazena um dispositivo atributo de um palmtop PDA para o dispositivo 104 e também armazena a versão Bluetooth que está a executar nesse dispositivo. Os atributos de serviços 626 e 628 sao similares para os respectivos dispositivos 106 e 108 na piconet 102 . 0 atributo de serviço 630 está vazio, uma vez que existem somente três dispositivos de membros actualmente na piconet 102 . A classe de serviço de nome de utilizador 612 tem atributos de serviços 632, 634, 636, e 638 . O atributo de serviço 632 armazena o nome de um primeiro utilizador e um atributo de estado com o valor de "Mets - Lançador". O atributo de serviço 634 armazena o nome de um segundo 6 6 utilizador e um atributo de estado com o valor de "Cubs -Em Bat". 0 atributo de serviço 636 armazena o nome de um terceiro utilizador e um atributo de estado com o valor de "Mets - Primeira Base". 0 atributo de serviço 638 está vazio, uma vez que existem somente três utilizadores actualmente na piconet 102. A Figura 5A mostra o registo de serviço de SDP 640 no dispositivo subordinado 108, como é mostrado na Figura IA. 0 estado de dispositivo 108 como "NÃO-PROVEDOR DE INFORMAÇÃO" é armazenado como atributo 646 em seu registo de serviço de SDP 640 da Figura 5A. A Figura 5B mostra o registo de serviço de SDP 650 no dispositivo mestre 104, como é mostrado na Figura IA. O estado de dispositivo 104 como "NÃO-PROVEDOR DE INFORMAÇÃO" é armazenado como atributo 656 em seu registo de serviço de SDP 650 da Figura 5B. A Figura 5C mostra o registo de serviço de SDP 660 no dispositivo subordinado 100 (o dispositivo entrante) após ter aderido à rede ad hoc, como é mostrado na Figura 1D. O estado de dispositivo 100 como "NÃO-PROVEDOR DE INFORMAÇÃO" é armazenado como atributo 666 em seu registo de serviço de SDP 660 da Figura 5C. A Figura 5D mostra o registo de serviço de SDP 600 no provedor de informação de rede ad hoc 106 após a adição de dispositivo entrante 100 à piconet 102, como é mostrado na Figura 1D. A diferença entre esta Figura e a Figura 5 é que o atributo de serviço 630 agora armazena dados do dispositivo adicionado recentemente 100 uma vez que existem agora quatro dispositivos de membros na piconet 102. De maneira similar, o atributo de serviço 638 agora armazena dados do dispositivo adicionado recentemente 100 uma vez que existem agora quatro utilizadores actualmente na piconet 102. A Figura 6A mostra o registo de serviço de SDP 600A no provedor de informação de rede ad hoc 116, como é mostrado nas Figuras IA e 1D. O registo de serviço de SDP 600A tem 67 uma hierarquia similar a essa para o registo 600 de dispositivo 106 na Figura 5, excepto que os seus números de referência têm um sufixo letra "A". A classe de serviço de estado da piconet 606A tem atributos de serviços 614A, 616A, e 618A. O atributo de serviço 614A armazena o estado do presente dispositivo 116 como sendo um provedor de informação de rede ad hoc e também seu último tempo de actualização. O atributo de serviço 616A armazena o estado de encriptação da presente piconet 112. O atributo de serviço 618A armazena o estado da presente piconet 112 como tendo três dispositivos de membros e dispositivos não parqueados. A Figura 6B mostra o registo de serviço de SDP 600B no provedor de informação de rede ad hoc 126, como é mostrado nas Figuras IA e 1D. O registo de serviço de SDP 600B tem uma hierarquia similar a essa para o registo 600 de dispositivo 106 na Figura 5, excepto que os seus números de referência têm um sufixo letra "B". A classe de serviço de estado da piconet 606B tem atributos de serviços 614B, 616B, e 618B. 0 atributo de serviço 614B armazena o estado do presente dispositivo 126 como sendo um provedor de informação de rede ad hoc e também seu último tempo de actualização. 0 atributo de serviço 616B armazena o estado de encriptação da presente piconet 122. O atributo de serviço 618B armazena o estado da presente piconet 122 como tendo três dispositivos de membros e dispositivos não parqueados. EXEMPLO DA INVENÇÃO IMPLEMENTADO EM O PADRÃO DE LAN SEM FIOS IEEE 802.11
A Figura 1 será discutida aqui uma vez que se aplica ao padrão de LAN Sem fios IEEE 802.11, por meio da anexação do sufixo "(1)" aos números de referência mostrados na Figura 1. Assim, na Figura 1, existem duas redes ad hoc IEEE 802.11 102(1) e 112(1) e o dispositivo entrante sem fios do passageiro 100(1). O Padrão de LAN Sem fios IEEE 68 802.11 descreve dois componentes principais, a estação móvel 100(1) e o ponto de acesso fixo (AP). As redes ad hoc IEEE 802.11 têm uma configuração independente onde as estações móveis 104(1), 106(1), e 108(1) comunicam-se directamente uma com a outra numa rede ad hoc independente 102(1) que tem suporte limitado ou nenhum suporte de um ponto de acesso fixo. O protocolo de controlo de acesso médio (MAC) regula o acesso à ligação física de RF. O MAC proporciona um mecanismo de acesso básico com avaliação de canal limpo, canal sincronização, e prevenção de colisão utilizando o princípio de Acesso Múltiplo de detecção de Portador (CSMA). Também proporciona consulta de serviço que é similar à consulta Bluetooth e operação de rastreio. 0 MAC, proporciona configuração de ligação, fragmentação de dados, autenticação, encriptação, gestão de potência. A arquitectura sem fios de LAN IEEE 802.11 é construída ao redor de um conjunto de serviço básico (BSS) de estações que se comunicam um com o outro. Quando todas as estações no BSS são estações móveis e não existe ligação a uma rede com fio, o BSS é chamado um BSS independente (IBSS) ou rede ad hoc. A rede ad hoc é a rede inteira e somente aquelas estações que se comunicam uma com a outra na rede ad hoc são parte da LAN. Uma rede ad hoc é tipicamente um rede de curta vida, com um pequeno número de estações, que é criado para um propósito particular, por exemplo, para permutar dados com um distribuidor automático ou para colaborar com outras estações. A Figura 7 é um diagrama de rede que mostra o dispositivo entrante IEEE 802.11 100(1) que forma um menu de descoberta de rede incluindo descrições de características de rede ad hoc nas múltiplas redes ad hoc, derivadas dos registos de serviço e listadas de acordo com os atributos seleccionados ou classificados de acordo com as características de sinal. 69
Numa rede ad hoc 102(1), as estações móveis 104(1), 106(1), e 108(1) comunicam-se todas directamente uma com a outra. As estações móveis 104(1) e 106(1) comunicam-se na ligação 107, estações móveis 104(1) e 108(1) comunicam-se na ligação 109, e estações móveis 108(1) e 106(1) comunicam-se na ligação 105. Nem toda a estação móvel pode ser capaz de comunicar-se com qualquer outra estação móvel, mas são todas parte da mesma rede ad hoc. Não existe também função de retransmissão numa rede ad hoc. Assim, se uma estação móvel precisa comunicar-se com outra, precisa estar em alcance directo de comunicação. 0 padrão IEEE 802.11 proporciona quatro serviços de estação-autenticação, desautenticação, privacidade, e distribuição de dados. Nos serviços de autenticação e desautenticação, a utilização da rede está permitida somente para utilizadores autorizados. 0 serviço de autenticação é utilizado para provar a identidade de uma estação a outra. Sem esta prova de identidade, a estação não está permitida a utilizar a LAN sem fios para a distribuição de dados. 0 serviço de desautenticação é utilizado para eliminar um utilizador autorizado anteriormente de qualquer utilização posterior da rede. O Identificador de BSS (BSSID) é um identificador único para uma rede ad hoc particular 102(1) de uma LAN sem fios IEEE 802.11. Seu formato é idêntico a esse de um Endereço de 48 bits IEEE. Numa rede ad hoc 102(1), o BSSID é um endereço individual administrado localmente que é gerado aleatoriamente pela estação que inicia a rede ad hoc. O padrão IEEE 802.11 proporciona quadros de gestão, por exemplo, como é mostrado na Figura 7A, para levar a cabo funções de gestão no nivel MAC. Todos os quadros de gestão incluem um corpo de quadro que transporta informação para levar a cabo a função de gestão particular. Existem oito elementos de informação de padrão 562(1) especificados 70 no padrão IEEE 802.11, cada um designado por um ID de elemento 565(1), que é um inteiro desde zero até 31, e um comprimento 566(1). Existem 224 IDs de elemento não atribuídos 565(1) que são reservados para utilização futura. Os elementos de informação reservada correspondentes 562(1) têm em consideração a extensão flexível dos quadros de gestão 560(1) para incluir nova funcionalidade sem afectar implementações antigas. As implementações antigas são capazes de entender os elementos antigos e ignorarão elementos com novos identificadores. O quadro de Beacon é um quadro de gestão que é transmitido periodicamente para permitir que as estações móveis localizem e identifiquem uma rede ad hoc. O quadro de Beacon inclui os campos: carimbo de data/hora, intervalo de beacon, e informação de capacidade. O carimbo de data/hora contém o valor do temporizador de sincronização da estação no momento em que o quadro foi transmitido. 0 campo de informação de capacidade é um campo de 16 bits que identifica as capacidades da estação. Os elementos de informação num quadro de Beacon são a identidade ajustada de serviço (SSID), as taxas suportadas, um ou mais conjuntos de parâmetros físicos, um conjunto de parâmetro livre de contenção opcional, um conjunto de parâmetro de rede ad hoc opcional, e um mapa de indicação de tráfico opcional. Não existe restrição no formato ou conteúdo da identidade ajustada de serviço de 32 bytes (SSID).
De acordo com uma forma de realização da invenção, o endereço do dispositivo de Provedor de Informação numa nova rede ad hoc pode ser aprendido de um sinal de Beacon transmitido periodicamente da rede ad hoc. O IEEE 802.11 quadro de Beacon é transmitido periodicamente para permitir que as estações móveis localizem e identifiquem o dispositivo de provedor de informação numa rede ad hoc. O quadro de Beacon inclui um sinal de beacon que especifica o endereço do dispositivo de provedor de informação 106(1) no 71 IBSS 102(1). Quando um dispositivo entrante 100(1) na Figura 7, está próximo o suficiente ao IBSS 102(1) para receber o sinal de beacon periódico de um dispositivo no IBSS, o dispositivo entrante 100(1) conhecerá o endereço do dispositivo de provedor de informação nesse IBSS. Se o dispositivo entrante 100(1) está a executar a opção de menu de descoberta de rede ad hoc, então o dispositivo entrante pode endereçar directamente uma solicitação ao provedor de informação 106(1) para os registos de serviço que caracteriza o IBSS 102(1) . A trama de solicitação de pesquisa 560(1) da Figura 7A, é um quadro de gestão que é transmitido por uma estação móvel 100(1) que tenta localizar rapidamente uma LAN sem fios IEEE 802.11. Pode ser utilizada para localizar uma LAN sem fios com uma identidade ajustada de serviço particular (SSID) ou para localizar qualquer LAN sem fios. A trama de solicitação de pesquisa 560(1) contém o atributo de solicitação de serviço 567(1). O efeito de receber uma solicitação de sonda 560(1) é fazer com que a estação 106(1), por exemplo, responda com uma resposta de pesquisa 570(1) da Figura 7B. De acordo com a invenção, quando um dispositivo entrante IEEE 802.11 sem fios chega dentro do alcance de comunicação de qualquer membro de um IEEE 802.11 rede ad hoc 102(1), seus sinais de consulta da trama de solicitação de pesquisa 560(1) são respondidos por um membro da rede ad hoc 102(1) que detecta a consulta. Se o membro de resposta é um provedor de informação de rede ad hoc 106(1), responde com uma resposta de pesquisa 570(1) que contém um atributo de serviço resposta 577(1) com informação acedida da sua memória que caracteriza a rede ad hoc. Se, ao invés disso, um dispositivo comum 108(1) numa rede ad hoc 102(1) é o primeiro a responder à trama de solicitação de pesquisa 560(1) sinais de consulta do dispositivo entrante 100(1), o dispositivo de resposta responde com uma resposta de pesquisa 570(1) que contém o 72 endereço do provedor de informação de rede ad hoc 106(1). O dispositivo entrante IEEE 802.11 100(1) então envia uma trama de solicitação de pesquisa 560(1) ao provedor de informação de rede ad hoc 106(1) para obter uma resposta de pesquisa 570(1) que contém a informação que caracteriza a rede ad hoc 102(1). 0 quadro de resposta de pesquisa 570(1) também inclui o carimbo de data/hora, intervalo de beacon, informação de capacidade, elementos de informação da identidade ajustada de serviço (SSID), taxas suportadas, um ou mais conjuntos de parâmetros físicos, o conjunto de parâmetro livre de contenção opcional, e o conjunto de parâmetro de rede ad hoc opcional. O quadro de autenticação é um quadro de gestão que é utilizado para conduzir uma permuta de quadros múltiplos entre estações que levam fundamentalmente à verificação da identidade de cada estação à outra. O quadro de autenticação inclui três campos: o número de algoritmo de autenticação, o número de sequência de transacção de autenticação, e o código de estado. Existe também um elemento de informação no quadro de autenticação, o texto de desafio. O elemento de informação de identidade ajustada de serviço (SSID) pode ter um comprimento de até 32 bytes. Não existe restrição no formato ou conteúdo da identidade ajustada de serviço (SSID). Pode ser uma cadeia terminada por nulo de caracteres de ASCII ou um valor binário multibyte. A escolha do valor e formato da identidade ajustada de serviço (SSID) é inteiramente até o utilizador ou administrador de rede. Existe um caso especial para a identidade ajustada de serviço (SSID), quando o comprimento é zero, que é a identidade de "difusão". A identidade de difusão é utilizada em solicitação de quadros de sonda 560(1) quando a estação móvel é que tenta para descobrir todas as LANs sem fios IEEE 802.11 em sua proximidade. A identidade ajustada de serviço (SSID) pode realizar a mesma 73 função informacional que essa descrita para a classe de dispositivo (CoD) no padrão Bluetooth, tal como designar um nó de dispositivo como uma impressora ou máquina de fax. Uma consulta pode ser configurada para uma classe especifica de dispositivo (CoD) a ser procurada no campo de identidade ajustada de serviço (SSID). A sincronização é o processo das estações numa rede ad hoc IEEE 802.11 que chegam na etapa uma com a outra, de modo que comunicação confiável é possível. O MAC proporciona o mecanismo de sincronização para permitir o suporte de camadas físicas que utilizam os saltos de frequência ou outros mecanismos com base no tempo onde os parâmetros da camada física mudam com o tempo. O processo envolve a sinalização para anunciar a presença de uma rede ad hoc, e consultar para encontrar uma rede ad hoc. Uma vez que uma rede ad hoc for encontrada, uma estação adere à rede ad hoc. Este processo é distribuído inteiramente em redes ad hoc, e confia numa base de tempo comum proporcionada por uma função de sincronização de temporizador (TSF). A TSF mantém um temporizador de 64 bits que está a executar a 1 MHz e actualizada pela informação de outras estações. Quando uma estação começa a operação, reinicia o temporizador a zero. O temporizador pode ser actualizado pela informação recebida em quadros de Beacon.
Numa rede ad hoc IEEE 802.11, não existe ponto de acesso (AP) para agir como a fonte de tempo central para a rede ad hoc. Numa rede ad hoc, o mecanismo de sincronização de temporizador é distribuído completamente entre as estações móveis da rede ad hoc. Uma vez que não existe AP, a estação móvel que inicia a rede ad hoc começará por meio da reiniciação de seu temporizador de TSF a zero e transmissão de um Beacon, escolhendo um período de beacon. Isto estabelece o processo de sinalização básico para esta rede ad hoc. Após a rede ad hoc ter sido estabelecida, cada estação na rede ad hoc tentará enviar um Beacon após chegar 74 o tempo de transmissão de beacon alvo. Para minimizar colisões reais dos quadros de Beacon transmitidos no meio, cada estação na rede ad hoc escolherá um valor de atraso aleatório que permitirá expirar antes de tentar sua transmissão de Beacon.
Com a finalidade de uma estação móvel comunicar com outras estações móveis numa rede ad hoc, é necessário primeiro encontrar as estações. 0 processo para encontrar outra estação é por meio de consulta. A consulta pode ser passiva ou activa. A consulta passiva envolve somente ouvir o tráfego de IEEE 802.11. A consulta activa requer que a estação de consulta transmita e invoque respostas das estações de IEEE 802.11. A consulta activa permite que uma estação móvel IEEE 802.11 encontre uma rede ad hoc ao mesmo tempo em que minimiza o tempo gasto na consulta. A estação faz isto por meio da transmissão activa de consultas que invocam respostas das estações numa rede ad hoc. Numa consulta activa, a estação móvel 100(1) moverá a um canal e transmitirá uma trama de solicitação de pesquisa 560(1). Se existir uma rede ad hoc 102(1) no canal que corresponde à identidade ajustada de serviço (SSID) na tramade solicitação de pesquisa 560 (I), a estação de resposta nessa rede ad hoc responderá por meio do envio de um quadro de resposta de pesquisa 570(1) à estação de consulta 100. Esta resposta de pesquisa 570(1) inclui a informação necessária para a estação de consulta 100(1) para extrair uma descrição da rede ad hoc 102(1). A estação de consulta 100(1) processará também qualquer outra resposta de pesquisa recebida 570(1) e quadros de Beacon. Uma vez que a estação de consulta 100(1) tenha processado quaisquer respostas, ou tenha decidido não haverá respostas, pode alterar a outro canal e repetir o processo. Na conclusão da consulta, a estação 100(1) acumulou a informação sobre as redes ad hoc em sua proximidade. 75
Uma estação móvel 100(1) pode combinar consulta com autenticação. Como a estação móvel 100(1) consulta outras redes ad hoc, iniciará uma autenticação quando encontre uma nova rede ad hoc.
Uma vez que uma estação tenha realizado uma consulta que tem como resultado uma ou mais descrições de rede ad hoc, a estação pode escolher aderir a uma das redes ad hoc. O processo de adesão é um processo puramente local que ocorre inteiramente interno à estação móvel IEEE 802.11. Não existe indicação no mundo exterior de que uma estação tenha aderido a uma rede ad hoc particular. Enquanto o padrão IEEE 802.11 descreve o que é requerido de uma estação para aderir a uma rede ad hoc, não descreve como uma estação deveria escolher uma rede ad hoc sobre outra.
Aderir a uma rede ad hoc requer todos os parâmetros físicos e MAC da estação móvel 100(1) sejam sincronizados com a rede ad hoc desejada 102(1). Para fazer isto, a estação 100(1) precisa actualizar seu temporizador com o valor do temporizador da descrição de rede ad hoc, modificada pela adição do tempo passado uma vez que a descrição tenha sido adquirida. Isto sincronizará o temporizador à rede ad hoc 102(1) . 0 BSSID da rede ad hoc 102(1) precisa ser adoptado, bem como os parâmetros na campo de informação de capacidade. Uma vez que este processo esteja completo, a estação móvel 100(1) aderiu à rede ad hoc 102(1) e está pronta para começar a comunicar com as estações na rede ad hoc 102(1) . A maior parte do diagrama de blocos funcionais da Figura 2A aplica-se à forma de realização da LAN sem fios IEEE 802.11 do dispositivo 100, bem como faz para a forma de realização Bluetooth. A Figura 2A, mostra os vários módulos de programa armazenados em sua memória 202 para o grupo de protocolo de transporte 214, grupo de protocolo de middleware 224, e grupo de aplicação 234. A memória 202 é ligada pelo barramento 204 ao teclado numérico 208, o 76 processador central 210, e o visor 212. A memória 202 é ligada pelo barramento 204 ao rádio 206, que no caso da forma de realização IEEE 802.11, é o rádio que tem o espectro RF e modulação especificados pelo padrão IEEE 802.11. O rádio 206 para dispositivos sem fios de LAN IEEE 802.11 opera na banda de rádio ISM de 2,4 GHz e utiliza uma variedade de tipos de modulação, que dependem do tipo de camada física definida para o dispositivo. Um primeiro tipo de dispositivo de camada fisica utiliza espectro espalhado por salto na frequência (FHSS) e modulação de codificação de desvio de frequência gaussiana (GFSK) com um símbolo por bit, para proporcionar uma taxa de bits grosseira de 1 Mbps. A banda de rádio de ISM de 2,4 GHz é dividida em três conjuntos de 22 canais de saltos de frequência cada, com cada canal sendo 1 MHz amplo. Dois outros tipos de dispositivo de camada física utilizam espalhamento do espectro por sequência directa (DSSS), a 1 Mbps utilizando modulação de codificação de desvio de fase binária diferencial (DBPSK) e outro a 2 Mbps utilizando modulação de codificação de desvio de fase quaternária diferencial (DQPSK). A Comissão de Comunicação Federal dos Estados Unidos (FCC) permite a utilização da banda de rádio ISM de 2,4 GHz sem uma licença se a potência de saída do transmissor for menor que 1 Watt.
Os módulos de programa armazenados na memória 202 são sequências de instruções operacionais que, quando são executadas pelo processador central 210, levam a cabo os métodos da invenção. A forma de realização da LAN sem fios IEEE 802.11 do dispositivo 100 utiliza substancialmente o mesmo grupo de aplicação 234, como faz a forma de realização Bluetooth. O grupo de aplicação 234 inclui o programa 280 para criar um registo 600(1) para um novo membro da rede ad hoc. 0 registo de serviço 600(1) para a forma de realização da LAN sem fios IEEE 802.11 é mostrado na Figura 7C. O grupo de aplicação 234 inclui Programa de 77 aplicação de menu inicial 300 que opera substancialmente nos mesmos princípios para a forma de realização da LAN sem fios IEEE 802.11 como faz para a forma de realização Bluetooth. O grupo de aplicação 234 inclui Programa de aplicação de pesquisa de rede ad hoc 412 que opera substancialmente nos mesmos princípios para a forma de realização da LAN sem fios IEEE 802.11 como faz para a forma de realização Bluetooth. O grupo de aplicação 234 inclui Programa de aplicação de actualização de registo de serviço 330 que opera substancialmente nos mesmos princípios para a forma de realização da LAN sem fios IEEE 802.11 como faz para a forma de realização Bluetooth. O grupo de aplicação 234 inclui Programa de aplicação de menu de descoberta de rede 340 que opera substancialmente nos mesmos princípios para a forma de realização da LAN sem fios IEEE 802.11 como faz para a forma de realização Bluetooth. 0 grupo de aplicação 234 inclui Programa de aplicação de basebol em rede 320 que opera substancialmente nos mesmos princípios para a forma de realização da LAN sem fios IEEE 802.11 como faz para a forma de realização Bluetooth. 0 grupo de aplicaçao 234 inclui Programa de aplicação de colaboração de rede 350 que opera substancialmente nos mesmos princípios para a forma de realização da LAN sem fios IEEE 802.11 como faz para a forma de realização Bluetooth. Também são incluídos o registo de serviço IEEE 802.11 600(1) da Figura 7C e o quadro de descoberta de rede 360. Também é incluído o quadro de Lista de Opções de Pesquisa 700, que é seleccionado pelo utilizador do menu inicial 205 da Figura 1. Também é incluído o quadro de resposta de consulta 710, que lista a informação essencial recolhida das mensagens de resposta de consulta recebida no dispositivo de utilizador 100. Esta informação é requerida para fazer uma ligação com quaisquer dos dispositivos sem fios de resposta. Também é incluído o quadro de classificação de rede 720. As redes ad 78 hoc classificadas são listadas no quadro de classificação 720 da Figura 2A. Também é incluído a memória intermédia de pacote 515 que armazena temporariamente pacotes para a forma de realização da LAN sem fios IEEE 802.11. O grupo de protocolo de middleware 224 e o grupo de protocolo de transporte 214 da Figura 2A são diferentes na forma de realização IEEE 802.11, dessa mostrada para a forma de realização Bluetooth. A especificação de LAN sem fios IEEE 802.11 proporciona uma descrição detalhada do grupo de protocolo de middleware 224 e o grupo de protocolo de transporte 214. Estes módulos são a Interface de Serviço de MAC, a Interface de Serviço de Gestão de MAC, a Subcamada de Controlo de acesso médio, a Gestão de MAC, a Interface de Serviço Físico, o Serviço de Gestão Física, a camada física, e a Gestão Física. O registo de serviço a pesquisar o processo do Protocolo de descoberta de serviço 226 na forma de realização IEEE 802.11, é um programa de aplicação que possibilita o dispositivo de resposta 106(1) para coincidir o padrão de procura de serviço 568 e a lista de ID de atributo 569 da solicitação de sonda 560(1), com as classes e atributos no registo de serviço IEEE 802.11 600 (I) no provedor de informação de rede ad hoc 106(1), e para responder com a lista identificadora de registo de serviço 578 e os atributos 579.
Quando o novo dispositivo IEEE 802.11 100(1) chega dentro do alcance de comunicação de qualquer membro da rede ad hoc, começa a pesquisar com mensagens de consulta. Esta parte do processo é mostrada em mais detalhe no diagrama de fluxo da Figura 3D. Os sinais de consulta são respondidos pelo segundo dispositivo IEEE 802.11 108(1) que detecta a consulta, neste exemplo. O dispositivo 108(1) responde com o endereço do provedor de informação de rede ad hoc 106(1). O dispositivo entrante 100(1) então envia uma solicitação de sonda ao provedor de informação de rede ad hoc para 79 obter a informação que caracteriza a rede ad hoc 102(1). 0 provedor de informação de rede ad hoc 106(1) responde com informação acedida do seu registo de serviço 600(1) da Figura 7C, que caracteriza a rede ad hoc 102(1), que retorna. A invenção então compila um menu de descoberta de rede no dispositivo entrante. Esta parte do processo é mostrada em mais detalhe no diagrama de fluxo da Figura 3F. O menu de descoberta de rede lista as características das redes ad hoc dentro do seu alcance. Quando o utilizador selecciona uma entrada do menu, o dispositivo entrante automaticamente adere à rede ad hoc seleccionada.
Então dispositivo 100(1) determina se o utilizador especificou quaisquer classes de serviços ou atributos de serviços de interesse. Se o utilizador especificou quaisquer classes de serviços ou atributos de serviços, então dispositivo 100(1) analisa as classes de serviços ou atributos de serviços especificados e classifica as redes ad hoc pelas classes de serviços ou atributos de serviços especificados. As redes ad hoc classificadas são listadas no quadro de classificação 720 da Figura 2A.
Alternativamente, se o utilizador não especificou quaisquer classes de serviços ou atributos de serviços, então dispositivo 100(1) determina a qualidade das caracteristicas de sinal das redes ad hoc de resposta. A qualidade das caracteristicas de sinal pode ser medida pela força do sinal recebido, a taxa de erro de bits, ou outras métricas de qualidade de serviço (QoS). Então dispositivo 100(1) classifica as redes ad hoc pelas métricas de qualidade de serviço (QoS) . As redes ad hoc classificadas são listadas no quadro de classificação 720 da Figura 2A. A invenção utiliza as extensões opcionais aos quadros de gestão IEEE 802.11, para proporcionar a funcionalidade adicional de passar o padrão de procura de serviço 568 e uma lista de ID de atributo 569 ao provedor de informação de rede ad hoc dispositivo 106(1). A Figura 7A mostra a 80 estrutura de pacote IEEE 802.11 para uma solicitação de sonda 560(1), enviada pelo dispositivo entrante 100(1) ao provedor de informação de rede ad hoc 106(1) . Isto é uma implementação alternativa à implementação Bluetooth mostrada na Figura 4E. A trama de solicitação de pesquisa 560(1) é um quadro de gestão que é transmitido por uma estação móvel que tenta localizar rapidamente uma LAN sem fios IEEE 802.11. Pode ser utilizada para localizar uma LAN sem fios com uma identidade ajustada de serviço particular (SSID) ou para localizar qualquer LAN sem fios. A trama de solicitação de pesquisa 560(1) contém elemento de informação 562(1) que tem o campo de ID de elemento 565(1) de valor 254. Isto é um valor normalmente não atribuído para o ID de elemento que é reservado para propósitos personalizados, tais como este. Os elementos de informação reservados têm em consideração a extensão flexível dos quadros de gestão para incluir nova funcionalidade sem afectar implementações antigas. As implementações antigas ignorarão elementos com novos identificadores tais como o valor 254. 0 campo de comprimento 566(1) especifica o comprimento dos conteúdos da elemento de informação 562(1). O elemento de informação 562(1) contém o padrão de procura de serviço 568 e uma lista de ID de atributo 569. O padrão de procura de serviço 56 8 é a descrição do padrão para o dispositivo de resposta 106(1) para coincidir no seu registo 600(1) da Figura 7C. Se o dispositivo de resposta 106(1) tem o serviço solicitado, responde com o identificador do serviço. O identificador de serviço identifica o serviço para os quais os atributos estão a ser solicitados. A lista de ID de atributo 569 identifica os atributos que o dispositivo solicitante 100(1) está a solicitar. A Figura 7C mostra o registo de serviço IEEE 802.11 600 (1) no provedor de informação de rede ad hoc 106(1) antes da adição de dispositivo entrante 100(1) . 81 A invenção utiliza as extensões opcionais aos quadros de gestão IEEE 802.11, para proporcionar a funcionalidade adicional de retornar à lista identificadora de registo de serviço 578 e os atributos 579 do provedor de informação de rede ad hoc dispositivo 106(1) . A Figura 7B mostra uma implementação alternativa à implementação Bluetooth mostrada na Figura 4F, da estrutura de pacote IEEE 802.11 para uma resposta de pesquisa 570(1) à solicitação de sonda 560(1) da Figura 7A, esta resposta 570(1) tem sido enviada pelo provedor de informação de rede ad hoc 106(1) ao dispositivo entrante 100(1). O efeito de receber uma solicitação de sonda 560(1) é fazer com que a estação responda com uma resposta de pesquisa 570(1) . O quadro de resposta de pesquisa contém quase todos a mesma informação como um quadro de Beacon, incluindo o carimbo de data/hora, intervalo de beacon, informação de capacidade, elementos de informação da identidade ajustada de serviço (SSID), taxas suportadas, um ou mais conjuntos de parâmetros físicos, o conjunto de parâmetro livre de contenção opcional, e o conjunto de parâmetro de rede ad hoc opcional. De acordo com a invenção, o quadro de resposta de pesquisa 570(1) contém elemento de informação 572(1) que tem o campo de ID de elemento 575(1) de valor 255. Este é um valor normalmente não atribuído para o ID de elemento que é reservado para propósitos personalizados, tais como este. Os elementos de informação reservados têm em consideração a extensão flexível dos quadros de gestão para incluir nova funcionalidade sem afectar implementações antigas. As implementações antigas ignorarão elementos com novos identificadores tais como o valor 255. 0 campo de comprimento 576(1) especifica o comprimento dos conteúdos da elemento de informação 572(1) . O elemento de informação 572(1) contém o atributo de serviço resposta 577(1) que inclui a lista identificadora de registo de serviço 578 e os atributos 579. A lista identificadora de registo de 82 serviço 578 e os atributos 579 são passados então a etapa 421 da Figura 3D, onde os atributos para "PROVEDOR DE INFO" são examinados para determinar se o dispositivo de resposta 106(1) num provedor de informação de rede ad hoc numa rede ad hoc. É visto na Figura 7B que o atributo 614" indica que dispositivo de resposta 106(1) é de facto um provedor de informação de rede ad hoc. REDE DE ÁREA LOCAL VIA RÁDIO DE DESEMPENHO ELEVADO (HIPERLAN) O Padrão de HIPERLAN proporciona uma LAN sem fios com uma taxa de dados elevada de até 54 Mbps e um alcance médio de 50 metros. As LANs sem fios de HIPERLAN proporcionam distribuição multimédia com video QoS, espectro reservado, e boa propagação de incorporação. Existem dois padrões HIPERLAN. A HIPERLAN Tipo 1 é um protocolo de acesso de canal orientado por prioridade dinâmico similar a Ethernet sem fios. A HIPERLAN Tipo 2 é protocolo de acesso de canal reservado similar a uma versão sem fios de ATM. Ambas a HIPERLAN Tipo 1 e HIPERLAN Tipo 2 utilizam espectro dedicado a 5 GHz. A HIPERLAN Tipo 1 utiliza um equalizador de canal avançado para lidar com interferência de intersimbolos e multicaminho de sinal. A HIPERLAN Tipo 2 evita estes problemas de interferência utilizando OFDM e uma função de transformação de frequência. A especificação de HIPERLAN Tipo 2 oferece opções para taxas de bits de 54, 36, 16, e 6 Mbps. A camada fisica adopta um esquema de portador múltiplo OFDM utilizando 48 frequências portadoras por simbolo OFDM. Cada portador pode então ser modulado utilizando BPSK, QPSK, 16-QAM, ou 64-QAM para proporcionar taxas de dados diferentes. Os esquemas de modulação escolhidos para as taxas de bits mais elevadas alcançam débito no alcance 30 - 50 Mb/s.
EXEMPLO DA INVENÇÃO IMPLEMENTADO EM PADRÃO DE HIPERLAN Tipo 1 83 A HIPERLAN Tipo 1 é um protocolo de acesso de canal orientado por prioridade dinâmico que concede a si mesmo bem à formação de redes ad hoc. A rede ad hoc de HIPERLAN Tipo 1 é uma colecção arbitrária de dispositivos sem fios que estão próximos fisicamente o suficiente para serem capazes de comunicar e que estão a permutar informação numa base regular. Os membros da rede ad hoc aderem e deixam à medida que se movem para dentro e para fora do alcance dos dispositivos na rede. As redes ad hoc de HIPERLAN Tipo 1 suportam actividades distribuídas similares a aquelas das piconets Bluetooth e conjuntos básicos de serviço independente IEEE 802.11 (IBSS).
As Figuras 1, 7A, 7B, e 7C serão discutidas aqui uma vez que se aplicam ao padrão de HIPERLAN Tipo 1, por meio da anexação do sufixo "(Hl)" aos números de referência mostrada naquelas figuras. 0 protocolo de acesso de canal orientado por prioridade dinâmico da padrão de HIPERLAN Tipo 1 proporciona dispositivos sem fios com características de consulta de serviço similares a aquelas das características de exploração e consulta por Bluetooth e as características de resposta e de solicitação de pesquisa IEEE 802.11. Assim, na Figura 1, existem duas redes ad hoc de HIPERLAN Tipo 1 102 (Hl) e 112 (Hl) e o dispositivo entrante sem fios do passageiro 100(Hl). As redes ad hoc de HIPERLAN Tipo 1 têm uma configuração independente onde as estações móveis 104(Hl), 106 (Hl), e 108(Hl) comunicam-se directamente uma com a outra numa rede ad hoc independente 102(Hl). A invenção utiliza as extensões opcionais aos pacotes de HIPERLAN Tipo 1, para proporcionar a funcionalidade adicional de passar o padrão de procura de serviço 568 e uma lista de ID de atributo 569 do dispositivo entrante 100(Hl) ao dispositivo de provedor de informação de rede ad hoc 106(Hl), de uma maneira similar a essa descrita na Figura 7A para a estrutura de pacote IEEE 802.11 para uma solicitação de sonda 560(1), 84 enviado pelo dispositivo entrante 100(1) ao provedor de informação de rede ad hoc 106(1). De maneira similar, a invenção utiliza as extensões opcionais aos pacotes de HIPERLAN Tipo 1, para proporcionar a funcionalidade adicional de retornar à lista identificadora de registo de serviço 578 e os atributos 579 do dispositivo de provedor de informação de rede ad hoc 106(Hl), de uma maneira similar a essa descrita na Figura 7B para a estrutura de pacote IEEE 802.11 para uma resposta de pesquisa 570(1) que foi enviada pelo provedor de informação de rede ad hoc 106(1) ao dispositivo entrante 100(1). O registo de serviço de HIPERLAN Tipo 1 600(Hl) no provedor de informação de rede ad hoc 106(Hl) antes da adição de dispositivo entrante 100 (Hl), é similar a essa descrita na Figura 7C para o registo de serviço IEEE 802.11 600(1).
Quando o novo dispositivo de HIPERLAN Tipo 1 100(Hl) chega dentro do alcance de comunicação de qualquer membro da rede ad hoc, começa a pesquisar com mensagens de consulta. Esta parte do processo é mostrada em mais detalhe no diagrama de fluxo da Figura 3D. Os sinais de consulta são respondidos pelo segundo dispositivo de HIPERLAN Tipo 1 108(Hl) que detecta a consulta, neste exemplo. O dispositivo 108(Hl) responde com o endereço do provedor de informação de rede ad hoc 106(Hl) . O dispositivo entrante 100(Hl) então envia uma solicitação de sonda ao provedor de informação de rede ad hoc para obter a informação que caracteriza a rede ad hoc 102(Hl). O provedor de informação de rede ad hoc 106(Hl) responde com informação acedida do seu registo de serviço 600(Hl) da Figura 7C, que caracteriza a rede ad hoc 102(Hl), que retorna. A invenção então compila um menu de descoberta de rede no dispositivo entrante. Esta parte do processo é mostrada em mais detalhe no diagrama de fluxo da Figura 3F. O menu de descoberta de rede lista as caracteristicas das redes ad hoc dentro do seu alcance. Quando o utilizador selecciona uma entrada do 85 menu, o dispositivo entrante automaticamente adere à rede ad hoc seleccionada.
Então dispositivo de HIPERLAN Tipo 1 100(Hl) determina se o utilizador especificou quaisquer classes de serviços ou atributos de serviços de interesse. Se o utilizador especificou quaisquer classes de serviços ou atributos de serviços, então dispositivo 100(Hl) analisa as classes de serviços ou atributos de serviços especificados e classifica as redes ad hoc pelas classes de serviços ou atributos de serviços especificados. As redes ad hoc classificadas são listadas no quadro de classificação 720 da Figura 2A.
Alternativamente, se o utilizador não especificou quaisquer classes de serviços ou atributos de serviços, então dispositivo de HIPERLAN Tipo 1 100(Hl) determina a qualidade das caracteristicas de sinal das redes ad hoc de resposta. A qualidade das caracteristicas de sinal pode ser medida pela força do sinal recebido, a taxa de erro de bits, ou outras métricas de qualidade de serviço (QoS). Então dispositivo 100(Hl) classifica as redes ad hoc pelas métricas de qualidade de serviço (QoS) . As redes ad hoc classificadas são listadas no quadro de classificação 720 da Figura 2A. EXEMPLO DA INVENÇÃO IMPLEMENTADO EM PADRÃO DE HIPERLAN Tipo 2 A HIPERLAN Tipo 2 é um protocolo de acesso de canal reservado que é capaz de formar redes ad hoc. A rede ad hoc de HIPERLAN Tipo 2 é uma colecção de dispositivos sem fios que estão próximos fisicamente o suficiente para serem capazes de comunicar e que estão a permutar informação numa base regular. Os membros da rede ad hoc aderem e deixam à medida que se movem para dentro e para fora do alcance dos dispositivos na rede. As redes ad hoc de HIPERLAN Tipo 2 suportam actividades distribuídas similares a aquelas das 86 piconets Bluetooth e conjuntos básicos de serviço independente IEEE 802.11 (IBSS).
As Figuras 1, 8, 8A, a 8D serão discutidas aqui uma vez que se aplicam ao padrão de HIPERLAN Tipo 2, por meio da anexação do sufixo "(H2)" aos números de referência mostrados naquelas figuras. A HIPERLAN Tipo 2 suporta dois modos de operação básicos, o modo Centralizado e o modo Directo, ambos os quais são mostrados na Figura 8. No modo Centralizado (algumas vezes denominado como o "sistema empresarial") , a subnet de Gateway de Internet Ad Hoc 122(H2) inclui um ponto de acesso 124(H2) que é ligado ao gateway de Internet 125 e a Internet 123, que serve aos dispositivos sem fios 126(H2) e 128(H2) associados ao mesmo. No modo centralizado, todo o tráfego tem que passar o ponto de acesso 124(H2), independente de se a permuta de dados é entre um dispositivo sem fios 126 (H2) e a rede de Internet 123 ou entre dispositivos sem fios 126(H2) e 128(H2) que pertencem a este ponto de acesso 124 (H2) . Uma rede de HIPERLAN Tipo 2 para ambiente de modo Centralizado consiste tipicamente num número de pontos de acesso, cada um dos mesmos a cobrir sua própria área geográfica. Juntos formam uma rede de acesso de rádio com cobertura total ou parcial de uma região. As áreas de cobertura podem sobrepor-se uma a outra, assim simplificando o encaminhamento de dispositivos sem fios dentro da rede de acesso de rádio. Cada ponto de acesso serve um número de dispositivos sem fios que têm que ser associados ao mesmo. No caso onde a qualidade da ligação de rádio degrada a um nivel inaceitável, o dispositivo sem fios pode mover a outro ponto de acesso por meio da realização de uma entrega. Até o ponto em que os dispositivos 126(H2) e 128(H2) possam chegar e deixar a subnet 122 (H2), a subnet é também considerada uma rede ad hoc. 87 0 modo Directo suporta redes ad hoc, tais como subnet 102(H2) e subnet 112(H2) da Figura 8. No modo Directo (algumas vezes denominado como o "sistema doméstico"), o acesso médio é gerido ainda de uma maneira centralizada por um controlador central 104(H2) ou 114(H2), respectivamente. No entanto, tráfego de dados de utilizador é permutado entre dispositivos sem fios 106(H2) e 108(H2) sem ir através do controlador central 104(H2). De maneira similar, o tráfego de dados de utilizador é permutado entre dispositivos sem fios 116 (H2) e 118 (H2) sem ir através do controlador central 114(H2). Um controlador central 104(H2) pode também ser ligado a uma rede principal, e assim é capaz de operar em ambos o modo directo e centralizado. A menor configuração num sistema de modo Directo de HIPERLAN Tipo 2 consiste num subnet individual, tal como subnet 102(H2). Em cada ponto em tempo somente um dispositivo sem fios de HIPERLAN Tipo 2 pode agir como o controlador central numa subnet.
Para o ambiente de modo Directo, a rede de HIPERLAN Tipo 2 é operada como uma rede ad hoc. O sistema de modo Directo de HIPERLAN Tipo 2 partilha as mesmas caracteristicas básicas com o sistema de modo Centralizado de HIPERLAN Tipo 2 por meio da definição da seguinte equivalência entre ambos sistemas: [1] Uma subnet na configuração de rede ad hoc é equivalente a uma célula na configuração de rede de acesso celular.
[2] Um controlador central na configuração de rede ad hoc é equivalente ao ponto de acesso na configuração de rede de acesso celular. No entanto, o controlador central é seleccionado dinamicamente de dispositivos portáteis de HIPERLAN Tipo 2 e pode ser entregue a outro dispositivo portátil, se o antigo deixa a rede.
[3] Múltiplas subnets num modo Directo tornam-se possíveis por ter múltiplos controladores centrais que operam em frequências diferentes. 0 protocolo básico de HIPERLAN Tipo 2 empilha no ponto de acesso/controlador central e suas funções são a camada física (PHY), a camada de Controlo de Ligação de Dados (DLC), e a camada de convergência (CL). A camada de convergência oferece serviço às camadas mais altas de programa de aplicação. A camada física distribui uma função de transporte de dados básica proporcionando um modem de banda de base e uma porta de RF. 0 modem de banda de base também contém uma função de correcção de erro de avanço. A camada de controlo de ligação de dados consiste na função de Controlo de Erro (EC), a função de controlo de acesso médio (MAC) e a função de controlo de ligação de rádio. É dividida nas funções de transporte de dados de utilizador e as funções de controlo.
0 controlo de acesso médio (MAC) é um protocolo de Duplex de Divisão de Tempo/Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo centralmente agendado (TDMA/TDD) mostrado nas Figuras 8A, 8B, e 8C. Centralmente agendado significa que o ponto de acesso/controlador central controla todas as transmissões no ar, incluindo uplink, downlink e fase de modo directo. Cada um dos dispositivos sem fios numa subnet pode solicitar a reserva de um ou mais intervalos de tempo para comunicação entre si mesmos e outro dispositivo na subnet. A estrutura básica na interface de ar gerada pelo protocolo MAC é mostrada na Figura 8A. Consiste numa sequência de quadros de MAC 800 de comprimento igual, com um 2 ms de duração. Cada quadro de MAC 800 consiste em diversas fases. Diversos dispositivos sem fios podem estourar consecutivamente suas transmissões em seus intervalos de tempo consecutivamente reservados dentro de uma fase. As fases de quadro de MAC mostradas na Figura 8A 89 incluem a fase de difusão 802, a fase de downlink 810, a fase de ligação directa 818, a fase de uplink 826, e a fase de acesso aleatório 834. A fase de downlink 810, fase de ligação directa 818, e fase de uplink 826 do quadro de MAC 800 contêm os intervalos de tempo de TDMA atribuídos para os estouros de transmissão de dados e controlo de cada dispositivo na subnet que solicitou um intervalo.
[1] Fase de difusão 802 : A fase de difusão 802 transporta o canal de controlo de difusão 804 e o canal de controlo de quadro 806 que são difundidos pelo controlador central 104(H2). O canal de controlo de difusão 804 mostrado na Figura 8A contém anúncios gerais e alguns bits de estado que anunciam o aspecto de informação de difusão mais detalhada na fase de downlink 810. De acordo com uma forma de realização da invenção, o canal de controlo de difusão 804 inclui um sinal de beacon que especifica o endereço do dispositivo de provedor de informação 106(H2) na subnet 102(H2) controlada pelo controlador central 104(H2). Quando um dispositivo entrante 100(H2) na Figura 8, está próximo o suficiente à subnet 102(H2) para receber o sinal de beacon periódico do controlador central 104(H2), o dispositivo entrante 100(H2) conhecerá o endereço do dispositivo de provedor de informação nessa subnet. Se o dispositivo entrante 100(H2) estiver a executar a opção de menu de descoberta de rede ad hoc, então o dispositivo entrante pode fazer uma solicitação de recurso na fase de acesso aleatório 834 do quadro de MAC ao controlador central 104(H2), requer um intervalo de tempo num quadro de MAC subsequente. O intervalo de tempo solicitado será utilizado pelo dispositivo entrante 100(H2) para enviar uma solicitação ao provedor de informação 106(H2) para os registos de serviço que caracteriza a subnet 90 102(Η2). Em outra forma de realização da invenção, o endereço do dispositivo de Provedor de Informação numa nova rede ad hoc pode ser um endereço predefinido. Por exemplo, quando a invenção está incorporada no Padrão de HIPERLAN Tipo 2 LAN sem fios, o dispositivo de Provedor de Informação numa nova rede ad hoc pode ter um endereço predefinido para permitir que as estações móveis localizem e identifiquem o dispositivo de provedor de informação numa rede ad hoc. O endereço predefinido é conhecido de todo dispositivo entrante. Por exemplo, no Padrão de HIPERLAN Tipo 2 LAN sem fios o endereço predefinido pode ser o endereço do dispositivo de controlador central ou alternativamente o segundo dispositivo na rede ad hoc. Quando um dispositivo entrante está próximo o suficiente da rede ad hoc para receber um sinal de beacon periódico de um dispositivo nessa rede ou alternativamente para receber uma resposta à sua consulta, o dispositivo entrante conhecerá o endereço predefinido do dispositivo de provedor de informação nessa rede. Se o dispositivo entrante está a executar a opção de menu de descoberta de rede ad hoc, então o dispositivo entrante pode endereçar directamente uma solicitação ao provedor de informação utilizando o endereço predefinido, para obter os registos de serviço que caracteriza a rede ad hoc. A fase de difusão 802 transporta o canal de controlo de quadro 806 que contém informação sobre a estrutura do quadro em curso 800, que contém a posição exacta dos intervalos de tempo para todos os estouros de transmissão seguintes, sua utilização e tipo de conteúdo. As mensagens no canal de controlo de quadro são concessões de recurso. Concessões de recurso alocam os intervalos de tempo de TDMA para 91 transmissões de cada dispositivo que solicitou um intervalo na subnet. [2] Fase de downlink 810: A fase de downlink 810 mostrada na Figura 8A transporta i nformação de controlo especifico de utilizador e dados de utilizador 812 e 814, transmitidos de ponto de acesso/controlador central 104(H2) aos dispositivos sem fios 106(H2) e 108(H2). Adicionalmente, a fase de downlink pode conter informação de difusão adicional que não cabe no campo de canal de controlo de difusão fixo 802 . A informação de controlo e dados de utilizador 812 e 814 são transmitidos como unidades de dados de protocolo (PDUs).
[3] Fase de ligação directa 818: A fase de ligação directa 818 mostrada na Figura 8A transporta tráfego de dados de utilizador 820 e 822 entre dispositivos sem fios 106 (H2) e 108 (H2) sem envolvimento directo do ponto de acesso/controlador central 104(H2) . O tráfego de dados de utilizador 820 e 822 são transmitidos como unidades de dados de protocolo (PDUs). No entanto, para o controlo de tráfego, o ponto de acesso/controlador central 104(H2) está envolvido indirectamente por meio do recebimento de Solicitações de Recursos 836 dos dispositivos sem fios 106 (H2) e 108 (H2) para estas ligações e transmissão de Concessões de Recurso no canal de controlo de quadro 806.
[4] Fase de uplink 826: A fase de uplink 826 mostrada na Figura 8A transporta controlo e dados de utilizador 828 e 830 dos dispositivos sem fios 106(H2) e 108(H2) ao ponto de acesso/controlador central 104(H2). Os dispositivos sem fios 106(H2) e 108 (H2) têm que solicitar capacidade para um dos quadros de MAC seguintes 800 com a finalidade de obter recursos concedidos pelo ponto de 92 acesso/controlador central 104(H2). 0 controlo e dados de utilizador 828 e 830 são transmitidos como unidades de dados de protocolo (PDUs).
[5] Fase de acesso aleatório 834: A fase de acesso aleatório 834 mostrada na Figura 8A transporta um número de canais de acesso aleatório 836. Os dispositivos sem fios aos quais nenhuma capacidade foi alocada na fase de uplink utilizam esta fase para a transmissão de informação de controlo. Dispositivos sem fios não associados 100(H2) utilizam canais aleatórios 836 para o primeiro contacto com um ponto de acesso/controlador central 104(H2). Esta fase é também utilizada por dispositivos sem fios que realizam a entrega para terem suas ligações permutadas num novo ponto de acesso/controlador central. A duração do canal de difusão 804 é fixa. A duração do canal de quadro 806, fase de downlink 810, fase de ligação directa 818, fase de uplink 826, e o número de canais aleatórios 834 são adaptados dinamicamente pelo controlador central 104(H2) que depende da situação de tráfego actual. Um controlador central 104(H2) pode ter diversas fases de downlink, ligação directa, e uplink e misturar as fases, contanto que a ordem seja mantida para cada dispositivo sem fios individual. As fases de downlink 810 , ligação directa 818, e uplink 826 consistem em dois tipos de unidades de dados de protocolo (PDUs): PDUs longas e PDUs curtas. As PDUs longas têm um tamanho de 54 bytes e contêm controlo ou dados de utilizador. As PDUs curtas com um tamanho de 9 bytes contêm somente dados de controlo e são geradas sempre pelo controlo de Ligação de Dados. Podem conter solicitações de recurso nas mensagens de solicitação de repetição automática, 93 uplink como mensagens de descarte e de confirmação ou informação de controlo de ligação de rádio. 0 mesmo tamanho de 9 bytes é também utilizado no canal aleatório 834. 0 canal aleatório 834 pode transportar somente mensagens de controlo de ligação de rádio e solicitações de recurso. 0 método de acesso ao canal aleatório 834 é um protocolo slotted Aloha. A resolução de colisão é com base num procedimento de término binário que é controlado pelos dispositivos sem fios. 0 ponto de acesso/controlador central pode decidir dinamicamente quantos intervalos de canal aleatório proporciona na fase de acesso aleatório 834 por quadro de MAC 800.
Um dispositivo sem fios que pretende se comunicar com um ponto de acesso/controlador central precisa ser associado a este ponto de acesso/controlador central. As razões são: [1] O ponto de acesso/controlador central sempre tem que criar alguns recursos para cada dispositivo sem fios associado, por exemplo, a conexão de controlo de ligação de rádio e um ID de MAC.
[2] O protocolo MAC é controlado centralmente pelo ponto de acesso/controlador central, independente de se opera em modo centralizado ou em modo directo.
As etapas do controlo de associação são: [1] Associação: A primeira etapa é a alocação de um ID de MAC a um dispositivo sem fios, seguido pela negociação das capacidades de ligação. Estas compreendem as camadas de convergência seleccionadas e outras caracteristicas. Ponto de acesso/controlador central e dispositivo sem fios decidem nesta etapa se encriptação e / ou autenticação são realizadas ou não e que mecanismos 94 de encriptação e autenticação são utilizados, respectivamente.
[2] Permuta de chave de encriptação: Esta etapa é realizada após a negociação de capacidade de ligação e é opcional. E com base no protocolo de permuta de chave Diffie-Hellmann. Os valores públicos e privados de Diffie-Hellmann são utilizados por ambos o ponto de acesso/controlador central e dispositivo sem fios para gerar e actualizar a chave de sessão.
[3] Autenticação: Esta etapa é realizada após a permuta de chave de encriptação e é opcional. A autenticação afecta ambos o dispositivo sem fios e ponto de acesso/controlador central, isto é, realizam uma autenticação mútua.
[4] Sinalização Beacon no ponto de acesso/controlador central: A Sinalização Beacon proporciona informação básica sobre caracteristicas essenciais e propriedades do ponto de acesso/controlador central que são difundidas em cada quadro de MAC. A função de controlo de associação proporciona alguns dos valores que são difundidos.
[5] Actualização de chave de encriptação: Esta caracteristica é opcional. Pode ser realizada periodicamente e é solicitada pelo ponto de acesso/controlador central.
[6] Desassociação: Esta caracteristica é realizada pelo dispositivo sem fios se possível. Esta pode não ser possível se o dispositivo sem fios perder repentinamente energia.
Cada dispositivo de HIPERLAN Tipo 2 consiste na camada física, o controlo de Ligação de Dados, e um ou múltiplas camadas de convergência. A camada de aplicação num dispositivo de modo Directo de HIPERLAN Tipo 2 utiliza os 95 serviços de controlo de ligação de dados através de uma camada de convergência especifica de aplicação.
Uma subnet 102(H 2) é criada quando o controlador central 104(H2) inicia a geração de canais de controlo de difusão válidos na fase de difusão 802 e permite que outros dispositivos se associem com sua subnet. Todos os dispositivos de uma subnet são sincronizados à frequência escolhida pelo controlador central 104(H2), e acedem o canal utilizando a estrutura de quadro de MAC 800 dada no canal de controlo de difusão 804 e canais de controlo de quadro 806 pelo controlador central 104(H2). A selecção do controlador central é dinâmica, e entrega totalmente integrada da responsabilidade do Controlador Central de um dispositivo sem fios com capacidade de controlador central a outro é possível.
Para obter uma estrutura de controlo unificada para ambos os modos de infra-estrutura e ad hoc de operação, o plano de controlo é mantido centralizado para todas as características gerais em modo ad hoc. Isto significa que somente o controlador central pode instruir um dispositivo sem fios a fazer alguma coisa. No entanto, controlo distribuído também se torna possível para algumas caracterí sticas de extensão em modo Directo por meio da introdução de canais de controlo lógicos, que podem ser utilizados para permuta directa de mensagens de controlo entre dispositivos sem fios.
No plano do utilizador, o modo ad hoc de HIPERLAN Tipo 2 utiliza extensivamente das conexões de utilizador de ligação directa. Isto melhora significativamente a eficácia de recurso, uma vez que num ambiente doméstico típico a maior parte do tráfego de utilizador é de natureza intra-célula. Como no modo infra-estrutura, o ID de MAC de 8 bits é utilizado para diferenciar dispositivos numa subnet, e o ID de 6-bits mais a fonte e IDs de MAC de destino são utilizadas para diferenciar ligações entre um par de 96 dispositivos, ou conexões de difusão/multidifusão que se originam de qualquer dispositivo sem fios em modo ad hoc.
As solicitações de Recursos 836 para ligação directa, canais de transporte longos e canais de transporte curtos são transmitidos no canal aleatório 834 ou num canal de controlo dedicado na fase de uplink 826. Nenhuma solicitação de recurso para ligação directa é enviada no canal de controlo de ligação da fase de ligação directa 818. Uma solicitação de recurso para uma ligação directa é sempre relacionada com uma ligação simples cuja direcção é determinada pelos IDs de MAC de fonte e destino em solicitações de recurso.
As concessões de recurso para ligação directa, canais de transporte longos e canais de transporte curtos são enviadas em canal de controlo de quadro 806. Uma concessão de recurso para uma ligação directa é sempre relacionada com uma ligação simples cuja direcção é determinada pelos IDs de MAC de fonte e destino na concessão de recurso.
Um canal de controlo dedicado na fase de ligação directa 818 é utilizado para permuta de mensagem de controlo de ligação de rádio entre quaisquer dois dispositivos de HIPERLAN Tipo 2 em modo directo, ou de um remetente em modo directo a um grupo de destinatários em modo directo. É mapeado a uma ligação directa, canal de transporte longo ou uma ligação directa, canal de transporte curto. Este canal lógico pode ser utilizado, por exemplo, para controlo de potência de ligação directa e calibragem de qualidade de ligação.
No Modo directo, a direcção de canais lógicos é distribuída como é mostrado na Figura 8. Na Figura 8, o dispositivo sem fios 106(H2) tem uma conexão de ligação directa 105 ao dispositivo sem fios 108 (H2) . Concessões de recurso são transmitidos pelo controlador central 104 (H2) no canal de controlo de quadro 806. Os recursos concedidos para conexões de ligação directa são relacionados com canal 97 de dados de utilizador de fase de ligação directa 818 para dados de utilizador e relacionados com canal de controlo de fase de ligação directa 818 para mensagens de controlo de solicitação de repetição automática. PDUs no canal de dados de utilizador de fase de ligação directa 818 e PDUs de descarte no canal de controlo de fase de ligação directa 818 são transmitidos directamente desde o dispositivo sem fios 106(H2) ao dispositivo sem fios 108(H2). PDUs de resposta de solicitação de repetição automática são transmitidos directamente desde o dispositivo sem fios 108(H2) ao dispositivo sem fios 106(H2). O controlador central 104(H2) não vigia o canal de dados de utilizador de fase de ligação directa 818 e canal de controlo de fase de ligação directa 818 se não é uma entidade de elemento da conexão de ligação directa. O próprio controlador central 104(H2) pode agir como um dispositivo sem fios e assim pode ser a fonte e/ou destino de conexões de ligação directa.
Na Figura 1, existem duas redes ad hoc de HIPERLAN Tipo 2 102(H2) e 112(H2) e o dispositivo entrante sem fios do passageiro 100(H2). As redes ad hoc de HIPERLAN Tipo 2 têm uma configuração independente onde as estações móveis 104(H2), 106(H2), e 108(H2) comunicam-se directamente uma com a outra numa rede ad hoc independente 102(H2), como é mostrado na diagrama de rede da Figura 8 e o quadro de MAC diagrama da Figura 8A. De acordo com a invenção, o padrão de procura de serviço 568 e uma lista de ID de atributo 569 são passados do dispositivo entrante 100 (H2) ao dispositivo de provedor de informação de rede ad hoc 106 (H2), como é mostrado no quadro de MAC diagrama da Figura 8B. De maneira similar, a invenção retorna a lista identificadora de registo de serviço 578 e os atributos 579 do dispositivo de provedor de informação de rede ad hoc 106(H2) ao dispositivo entrante 100(1), como é mostrado no quadro de MAC diagrama da Figura 8C. A Figura 8D mostra o registo de serviço de HIPERLAN Tipo 2 600(H2) no provedor 98 de informação de rede ad hoc 106 (H2), antes da adição de dispositivo entrante 100(H2). A Figura 8B mostra a estrutura de quadro de MAC de HIPERLAN Tipo 2 800' incluindo uma solicitação de registo de serviço 838 para os registos de serviço de subnet em subnet 102(H2). A solicitação de registo de serviço 838 é enviado na fase de ligação directa 818 pelo dispositivo entrante 100(H2) ao provedor de informação de rede ad hoc 106(H2). Tipicamente, a solicitação de registo de serviço 838 é maior que o comprimento de 54 bytes de uma PDU individual, assim diversos quadros de MAC consecutivos 800', 800Ά, 800'B, e 800'C são enviados, cada um contendo as respectivas partes consecutivas 840', 840'A, 840'B, e 840'C. A Figura 8C mostra a estrutura de quadro de MAC de HIPERLAN Tipo 2 800" incluindo uma resposta de registo de serviço 848 que contém os registos de serviço de subnet solicitados em subnet 102(H2). O resposta de registo de serviço 848 é enviado na fase de ligação directa 818 pelo provedor de informação de rede ad hoc 106 (H2) ao dispositivo entrante 100(H2). Tipicamente, a resposta de registo de serviço 848 é maior que o comprimento de 54 bytes de uma PDU individual, assim diversos quadros de MAC consecutivos 800", 800"A, 800"B, e 800"C são enviados, cada um contendo as respectivas partes consecutivas 850', 850'A, 850'B, e 850'C.
Quando o novo dispositivo de HIPERLAN Tipo 2 100(H2) chega dentro do alcance de comunicação de qualquer membro da rede ad hoc, começa a pesquisar sinais de beacon difundidos de controladores centrais em redes ad hoc. Os sinais de beacon do controlador central 104(H2) incluem o endereço do provedor de informação de rede ad hoc 106(H2). O dispositivo entrante 100(H2) então envia uma solicitação de recurso 836 ao controlador central 104(H2) que requer a alocação de intervalos de tempo de modo que possa se 99 comunicar com o provedor de informação de rede ad hoc 106(H2) na fase de ligação directa 818. O dispositivo entrante 100(H2) então envia uma solicitação de registo de serviço 838 ao dispositivo 106(H2) na fase de ligação directa 818 para obter a informação que caracteriza a rede ad hoc 102 (H2) . 0 provedor de informação de rede ad hoc 106(H2) responde com resposta de registo de serviço 848 que contém a informação acedida do seu registo de serviço 600(H2) da Figura 8D, que caracteriza a rede ad hoc 102(H2) . A Figura 8D mostra o registo de serviço de HIPERLAN Tipo 2 600 (H2) no provedor de informação de rede ad hoc 106(H2) antes da adição de dispositivo entrante 100(H2). A invenção então compila um menu de descoberta de rede no dispositivo entrante. Esta parte do processo é mostrada em mais detalhe no diagrama de fluxo da Figura 3F. O menu de descoberta de rede lista as caracteristicas das redes ad hoc dentro do seu alcance. Quando o utilizador selecciona uma entrada do menu, o dispositivo entrante automaticamente adere à rede ad hoc seleccionada.
Então o dispositivo de HIPERLAN Tipo 2 100(H2) determina se o utilizador especificou quaisquer classes de serviços ou atributos de serviços de interesse. Se o utilizador especificou quaisquer classes de serviços ou atributos de serviços, então dispositivo 100(H2) analisa as classes de serviços ou atributos de serviços especificados e classifica as redes ad hoc pelas classes de serviços ou atributos de serviços especificados. As redes ad hoc classificadas são listadas no quadro de classificação 720 da Figura 2A.
Alternativamente, se o utilizador não especificou quaisquer classes de serviços ou atributos de serviços, então dispositivo de HIPERLAN Tipo 2 100(H2) determina a qualidade das caracteristicas de sinal das redes ad hoc de resposta. A qualidade das caracteristicas de sinal pode ser medida pela força do sinal recebido, a taxa de erro de 100 bits, ou outras métricas de qualidade de serviço (QoS) . Então dispositivo 100(H2) classifica as redes ad hoc pelas métricas de qualidade de serviço (QoS) . As redes ad hoc classificadas são listadas no quadro de classificação 720 da Figura 2A. A invenção resultante proporciona um provedor de informação de rede ad hoc que fornece registos que caracterizam a rede ad hoc aos dispositivos consultantes. A invenção proporciona um menu de descoberta de rede ad hoc a um dispositivo sem fios entrante, que lista as actividades colaborativas que estão a serem executadas actualmente de todas as redes ad hoc dentro do seu alcance. 0 menu de descoberta de rede ad hoc pode seleccionar aquelas redes ad hoc que são de interesse particular ao utilizador entrante. O menu de descoberta de rede ad hoc pode seleccionar também aquelas redes ad hoc que têm a qualidade de sinal recebido mais alta.
Quatro padrões de rede ad hoc de exemplo foram descritos para incorporar a invenção, o padrão Bluetooth, o padrão de LAN Sem fios IEEE 802.11, o padrão de HIPERLAN Tipo 1, e o padrão de HIPERLAN Tipo 2. No entanto, além destes quatro padrões, a invenção também se aplica a outros padrões sem fios. 0 principio da invenção de um provedor de informação de rede ad hoc que fornece registos que caracterizam a rede ad hoc aos dispositivos consultantes, é igualmente útil em muitos outros padrões sem fios. A invenção aplica-se, por exemplo, ao padrão de Associação de Dados por Infravermelhos (IrDA), o padrão de Telecomunicações Sem fioss Digitais Melhoradas (DECT), o padrão de Protocolo de Acesso Sem fios Partilhado (SWAP), o padrão de Rede de Área Pessoal Sem fios (WPAN) IEEE 802.15, o padrão sem fios de 3a Geração (3G) japonês, e o padrão de Sistemas de Comunicação de Acesso móvel de Multimédia (MMAC) da Associação Japonesa de Empresas e Indústrias de Rádio. A invenção possibilita que cada um destes padrões 101 sem fios proporcione um provedor de informação de rede ad hoc que fornece registos que caracterizam a rede ad hoc aos dispositivos consultantes.
Embora uma forma de realização especifica da invenção tenha sido revelada, será entendido por peritos na especialidade que mudanças podem ser feitas à forma de realização especifica sem afastar-se do âmbito da invenção.

Claims (8)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Um método para proporcionar informação de rede ad hoc por um dispositivo de pequeno alcance sem fios (100), em que uma rede ad hoc (102) é um sistema sem fios de pequeno alcance composto de dispositivos de pequeno alcance sem fios móveis (108, 104, 106) que se associam para levar a cabo um propósito comum e em que pelo menos um dos dispositivos de pequeno alcance sem fios móveis é um provedor de informação de rede ad hoc (106), o método compreendendo: ao chegar dentro do alcance de comunicação de redes ad hoc plurais (102, 112, 122), recolher de um respectivo provedor de informação de rede ad hoc (106, 116, 126) de cada um dos registos de rede ad hoc que contêm classes de serviços e atributos que caracterizam a rede ad hoc (102, 112, 122), em que as classes de serviços e atributos incluem a informação referente a actividades colaborativas acessíveis na rede ad hoc; compilar um menu de descoberta de rede ad hoc que lista as classes de serviços e atributos que caracterizam cada uma das redes ad hoc plurais, em que o menu de descoberta de rede ad hoc classifica as redes ad hoc a partir das quais os registos foram recolhidos, com base em atributos de serviços ou classes de serviços especificados por um utilizador; visualizar o menu de descoberta de rede; receber uma selecção de utilizador de uma rede ad hoc do menu; aderir à rede ad hoc seleccionada.
2. O método de acordo com a reivindicação 1, em que os dispositivos de pequeno alcance sem fios móveis utilizam o padrão de LAN sem fios IEEE 802.11, ou o padrão Bluetooth, ou o padrão de Associação de Dados por Infravermelhos, ou o 2 padrão de Telecomunicações Sem fioss Digitais Melhoradas, ou o padrão de Protocolo Sem fioss Compartilhado, ou o padrão de Rede de Área Pessoal Sem fios IEEE 802.15, ou o padrão de Rede de Área Local de alto desempenho, ou o padrão de Sistemas de Comunicação de Acesso Móvel de Multimédia ou o padrão sem fios de 3a Geração Japonês.
3. O método de acordo com a reivindicação 1 ou reivindicação 2, que compreende: determinar se um utilizador especificou quaisquer classes de serviços ou atributos de serviços, em que, se o utilizador especificou quaisquer classes de serviços ou atributos de serviços, o menu de descoberta de rede ad hoc classifica as redes ad hoc a partir das quais os registos foram recolhidos com base nos atributos dos serviços ou classes de serviços especificados pelo utilizador, e em que, se o utilizador não especificou quaisquer classes de serviços ou atributos de serviços, o menu de descoberta de rede ad hoc classifica as redes ad hoc a partir das quais os registos foram recolhidos com base na qualidade de sinal recebido do provedor de informação de rede ad hoc de cada respectiva rede ad hoc. 4. 0 método de acordo com a reivindicação 1 ou reivindicação 2, em que recolher os registos compreende: enviar uma solicitação (567, 582, 582A, 582B, 567 [I], 838) a um respectivo provedor de informação de rede ad hoc de cada rede ad hoc, dita solicitação identificando caracteristicas que são de interesse para o utilizador do dispositivo entrante, ditas caracteristicas incluindo pelo menos um dos atributos de serviços e classes de serviços; e receber respostas (577, 592, 592A, 592B, 577 [I], 848) de um ou mais dos provedores de informação de rede ad hoc, cada uma das respostas compreendendo um 3 identificador que identifica pelo menos uma das caracteristicas que são de interesse para o utilizador e que estão associadas à respectiva rede ad hoc. 5. 0 método de acordo com a reivindicação 4, em que a solicitação inclui um padrão de procura de serviço e uma lista de ID de atributo, sendo o padrão de procura de serviçouma descrição de um padrão para um provedor de informação de rede ad hoc de resposta para coincidir no seu registo de serviço, a lista de ID de atributos que identifica os atributos solicitados pelo dispositivo entrante, e em que a resposta inclui uma lista de identificador de serviço e os atributos acedidos do registo de serviço do provedor de informação de rede ad hoc de resposta, em que um identificador de serviço identifica um serviço para o qual os atributos estão a ser solicitados. 6. 0 método de qualquer reivindicação anterior, que compreende: determinar se um utilizador especificou uma classe-de-dispositivo a ser bloqueada; e seassim for, identificar e ignorar qualquer provedor de informação de rede ad hoc com uma classe de dispositivo bloqueada.
7. Um dispositivo de pequeno alcance sem fios (100) para proporcionar informação de rede ad hoc, em que uma rede ad hoc (102) é um sistema sem fios de pequeno alcance composto por dispositivos de pequeno alcance sem fios móveis plurais (108, 104, 106) que se associam para levar a cabo um propósito comum e em que pelo menos um dos dispositivos de pequeno alcance sem fios móveis é um provedor de informação de rede ad hoc (106), o dispositivo compreendendo: um processador (210); uma memória (202) acoplada ao processador; 4 um visor (212); e um rádio (206) acoplado ao processador, o dispositivo sendo configurado: para recolher através do rádio, ao chegar dentro do alcance de comunicação de redes ad hoc plurais (102, 112, 122) de um respectivo provedor de informação de rede ad hoc (106, 116, 126) de cada um dos registos de rede ad hoc que contêm classes de serviços e atributos que caracterizam a rede ad hoc, em que as classes de serviços e atributos incluem informação que diz respeito a actividades colaborativas acessíveis na rede ad hoc; para compilar um menu de descoberta de rede ad hoc que lista as classes de serviços e atributos que caracterizam cada uma das redes ad hoc plurais, em que o menu de descoberta de rede ad hoc classifica as redes ad hoc a partir das quais os registos foram recolhidos com base em atributos de serviços ou classes de serviços especificados por um utilizador; para visualizar o menu de descoberta de rede no visor; para receber uma selecção de utilizador de uma rede ad hoc do menu; e para aderir à rede ad hoc seleccionada.
8. O dispositivo de pequeno alcance sem fios de acordo com a reivindicação 7, em que os dispositivos de pequeno alcance sem fios móveis utilizam o padrão de LAN sem fios IEEE 802.11, ou o padrão Bluetooth, ou o padrão de Associação de Dados por Infravermelhos, ou o padrão de Telecomunicações Sem Fios Digitais Melhoradas, ou o padrão de Protocolo Sem Fios Compartilhado, ou o padrão de Rede de Área Pessoal Sem Fios IEEE 802.15, ou o padrão de Rede de Área Local de alto desempenho, ou o padrão de Sistemas de Comunicação de Acesso Móvel de Multimédia ou o padrão sem fios de 3a Geração Japonês. 5 9. 0 dispositivo de pequeno alcance sem fios de acordo com a reivindicação 7 ou reivindicação 8, configurado: para determinar se um utilizador especificou quaisquer classes de serviços ou atributos de serviços, em que, se o utilizador especificou quaisquer classes de serviços ou atributos de serviços, o menu de descoberta de rede ad hoc classifica as redes ad hoc a partir das quais os registos foram recolhidos com base nos atributos de serviços ou classes de serviços especificados pelo utilizador, e em que, se o utilizador não especificou quaisquer classes de serviços ou atributos de serviços, o menu de descoberta de rede ad hoc classifica as redes ad hoc a partir das quais os registos foram recolhidos com base na qualidade de sinal recebido do provedor de informação de rede ad hoc de cada respectiva rede ad hoc.
10. O dispositivo de pequeno alcance sem fios de acordo com a reivindicação 7 ou reivindicação 8, em que o dispositivo é configurado para recolher os registos por ser configurado: para enviar uma solicitação (567, 582, 582A, 582B, 567[I], 838) a um respectivo provedor de informação de rede ad hoc de cada rede ad hoc, dito solicitação identificando caracteristicas que são de interesse ao utilizador do dispositivo entrante, ditas caracteristicas incluindo pelo menos um dos atributos de serviços e classes de serviços; e para receber respostas (577, 592, 592A, 592B, 577[I], 848) de um ou mais dos provedores de informação de rede ad hoc, cada uma das respostas compreendendo um identificador que identifica pelo menos uma das caracteristicas que são de interesse ao utilizador e que são associadas à respectiva rede ad hoc. 6 11. 0 dispositivo de pequeno alcance sem fios de acordo com a reivindicação 10, em que a solicitação inclui um padrão de procura de serviço e uma lista de ID de atributo, sendo o padrão de procura de serviço uma descrição de um padrão para um provedor de informação de rede ad hoc de resposta para coincidir no seu registo de serviço, a lista de ID de atributo que identifica os atributos solicitados pelo dispositivo entrante, e em que a resposta inclui uma lista de identificador de serviço e os atributos acedidos do registo de serviço do provedor de informação de rede ad hoc de resposta, em que um identificador de serviço identifica um serviço para o qual os atributos estão a ser solicitados.
12. O dispositivo de pequeno alcance sem fios de qualquer das reivindicações 7 a 11, configurado para: determinar se um utilizador especificou uma classe-de-dispositivo a ser bloqueada; e se assim for, identificar e ignorar qualquer provedor de informação de rede ad hoc com uma classe-de-dispositivo bloqueada.
13. Um programa de computador que quando executado por um processador faz com que este realize o método de qualquer das reivindicações 1 a 6.
PT02738449T 2001-06-27 2002-06-21 Menu de descoberta de rede ad hoc PT1400031E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US09/891,382 US6842460B1 (en) 2001-06-27 2001-06-27 Ad hoc network discovery menu

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1400031E true PT1400031E (pt) 2011-11-25

Family

ID=25398097

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT02738449T PT1400031E (pt) 2001-06-27 2002-06-21 Menu de descoberta de rede ad hoc

Country Status (7)

Country Link
US (2) US6842460B1 (pt)
EP (1) EP1400031B1 (pt)
CN (1) CN1266845C (pt)
AT (1) ATE528940T1 (pt)
DK (1) DK1400031T3 (pt)
PT (1) PT1400031E (pt)
WO (1) WO2003003610A1 (pt)

Families Citing this family (452)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2001034520A1 (en) * 1999-11-09 2001-05-17 Kao Corporation Process for preparing fine zeolite particles
US20010033554A1 (en) * 2000-02-18 2001-10-25 Arun Ayyagari Proxy-bridge connecting remote users to a limited connectivity network
GB0012195D0 (en) * 2000-05-19 2000-07-12 Nokia Networks Oy Location information services
US7146636B2 (en) * 2000-07-24 2006-12-05 Bluesocket, Inc. Method and system for enabling centralized control of wireless local area networks
US8761363B2 (en) * 2001-02-27 2014-06-24 Verizon Data Services Llc Methods and systems for automatic forwarding of communications to a preferred device
US8798251B2 (en) * 2001-02-27 2014-08-05 Verizon Data Services Llc Methods and systems for computer enhanced conference calling
US8494135B2 (en) * 2001-02-27 2013-07-23 Verizon Data Services Llc Methods and systems for contact management
US8472428B2 (en) * 2001-02-27 2013-06-25 Verizon Data Services Llc Methods and systems for line management
US7903796B1 (en) 2001-02-27 2011-03-08 Verizon Data Services Llc Method and apparatus for unified communication management via instant messaging
US8503639B2 (en) * 2001-02-27 2013-08-06 Verizon Data Services Llc Method and apparatus for adaptive message and call notification
US7912193B2 (en) * 2001-02-27 2011-03-22 Verizon Data Services Llc Methods and systems for call management with user intervention
US8472606B2 (en) * 2001-02-27 2013-06-25 Verizon Data Services Llc Methods and systems for directory information lookup
US8467502B2 (en) 2001-02-27 2013-06-18 Verizon Data Services Llc Interactive assistant for managing telephone communications
US8750482B2 (en) * 2001-02-27 2014-06-10 Verizon Data Services Llc Methods and systems for preemptive rejection of calls
US8873730B2 (en) * 2001-02-27 2014-10-28 Verizon Patent And Licensing Inc. Method and apparatus for calendared communications flow control
US8751571B2 (en) * 2001-02-27 2014-06-10 Verizon Data Services Llc Methods and systems for CPN triggered collaboration
US8488761B2 (en) * 2001-02-27 2013-07-16 Verizon Data Services Llc Methods and systems for a call log
US8488766B2 (en) * 2001-02-27 2013-07-16 Verizon Data Services Llc Methods and systems for multiuser selective notification
US8774380B2 (en) 2001-02-27 2014-07-08 Verizon Patent And Licensing Inc. Methods and systems for call management with user intervention
US8503650B2 (en) * 2001-02-27 2013-08-06 Verizon Data Services Llc Methods and systems for configuring and providing conference calls
US6976017B1 (en) * 2001-02-27 2005-12-13 Verizon Data Services Inc. Method and apparatus for context based querying
US8761355B2 (en) * 2002-11-25 2014-06-24 Telesector Resources Group, Inc. Methods and systems for notification of call to device
US7190476B2 (en) * 2001-06-29 2007-03-13 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Print by reference service communication protocol and interface
US7031661B2 (en) * 2001-06-29 2006-04-18 Hewlett-Packard Development, L.P. Portable wireless device and print device print by reference protocol
US7760375B2 (en) * 2001-06-29 2010-07-20 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Print by reference service method
US7299490B2 (en) * 2001-06-29 2007-11-20 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Portable wireless device and software for printing by reference
US7321443B2 (en) * 2001-06-29 2008-01-22 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Print device and program product for supporting print by reference methods
US20030002072A1 (en) * 2001-06-29 2003-01-02 Berkema Alan C. Print by reference communication methods for portable wireless device printing
US7385718B2 (en) * 2001-06-29 2008-06-10 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Print by reference method for portable wireless devices
US7222359B2 (en) * 2001-07-27 2007-05-22 Check Point Software Technologies, Inc. System methodology for automatic local network discovery and firewall reconfiguration for mobile computing devices
US7136914B2 (en) * 2001-08-06 2006-11-14 Ricoh Company, Ltd. System, computer program product and method for managing and controlling a local network of electronic devices
US6750897B1 (en) 2001-08-16 2004-06-15 Verizon Data Services Inc. Systems and methods for implementing internet video conferencing using standard phone calls
US7089298B2 (en) * 2001-08-20 2006-08-08 Nokia Corporation Naming distribution method for ad hoc networks
US7296075B2 (en) * 2001-08-23 2007-11-13 Anoto Ab Method, apparatus and system for connecting a portable unit to a particular server unit from among a plurality of server units
US20030046118A1 (en) * 2001-08-31 2003-03-06 O'donnell Mary E. Portal architecture for mobile platforms
DE60109157T2 (de) * 2001-09-03 2006-02-16 Sony International (Europe) Gmbh Handover eines zentralen Kontrollers in einem ad-hoc aufgebauten Netz
DE10145596A1 (de) 2001-09-15 2003-04-03 Philips Corp Intellectual Pty Netzwerk mit mehreren Sub-Netzwerken
US7248570B2 (en) * 2001-09-17 2007-07-24 Microsoft Corporation System and method for coordinating bandwidth usage of a communication channel by wireless network nodes
US7194263B2 (en) * 2001-09-17 2007-03-20 Microsoft Corporation System and method for concurrent operation of a wireless device in two disjoint wireless networks
US7522551B2 (en) * 2001-09-17 2009-04-21 Microsoft Corporation Method and apparatus for wireless routing on a plurality of different wireless channels
US20030064718A1 (en) * 2001-09-28 2003-04-03 Haines Robert E. Selective communication in a wireless network based on peer-to-peer signal quality
WO2003034661A1 (fr) * 2001-10-16 2003-04-24 Sony Corporation Systeme et procede de communication et dispositif et procede de traitement d'informations
US8204504B2 (en) 2001-10-26 2012-06-19 Rockstar Bidco Llp Wireless communications system and method
US7330472B2 (en) * 2001-10-26 2008-02-12 Sharp Laboratories Of America, Inc. System and method for hybrid coordination in a wireless LAN
US6845097B2 (en) * 2001-11-21 2005-01-18 Ixi Mobile (Israel) Ltd. Device, system, method and computer readable medium for pairing of devices in a short distance wireless network
US7522563B2 (en) * 2001-11-28 2009-04-21 Millennial Net, Inc. Network protocol
US7515568B2 (en) * 2001-12-11 2009-04-07 Motorola, Inc. Neighborhood wireless protocol with switchable ad hoc and wide area network coverage
US7039017B2 (en) * 2001-12-28 2006-05-02 Texas Instruments Incorporated System and method for detecting and locating interferers in a wireless communication system
US8699053B2 (en) * 2002-01-24 2014-04-15 Hewlett-Packard Development Company, L.P. System and method for mobile printing from a desktop operating system using a portable computing device
US20030145089A1 (en) * 2002-01-29 2003-07-31 Xerox Corporation System and method for enabling arbitrary components to transfer data between each other
EP1335537A1 (en) * 2002-02-01 2003-08-13 Thomson Licensing S.A. Method for evaluating radio links in a communication network
US9392120B2 (en) 2002-02-27 2016-07-12 Verizon Patent And Licensing Inc. Methods and systems for call management with user intervention
US20030235309A1 (en) * 2002-03-08 2003-12-25 Marinus Struik Local area network
US20030169462A1 (en) * 2002-03-11 2003-09-11 Netaphor Software, Inc. System and method for managing network devices
US20050180343A1 (en) * 2002-03-12 2005-08-18 Van Valkenburg Sander Method and device for wireless network formation
US7532862B2 (en) * 2002-03-19 2009-05-12 Apple Inc. Method and apparatus for configuring a wireless device through reverse advertising
US20050201342A1 (en) * 2002-03-27 2005-09-15 Randy Wilkinson Wireless access point network and management protocol
JP3785108B2 (ja) * 2002-03-28 2006-06-14 株式会社東芝 通信方法、通信装置、基地局装置及び端末装置
US20030185368A1 (en) * 2002-03-28 2003-10-02 Intel Corporation Methods and systems to install a network service
KR100465208B1 (ko) * 2002-04-02 2005-01-13 조광선 Ad-hoc 네트워크 병용 무선이동통신 시스템,통신장치, 및 통신방법
US7702775B2 (en) * 2002-04-08 2010-04-20 Airmagnet Inc. Monitoring a local area network
US20030199284A1 (en) * 2002-04-19 2003-10-23 Christiansen Robert D. Mobile device power modulation for detecting imaging device proximity
DE60308809T2 (de) * 2002-04-19 2007-08-23 Yamaha Corp., Hamamatsu Gerät zur Kommunikationsverwaltung
US7184423B2 (en) * 2002-04-23 2007-02-27 Machine Talker Inc. Self coordinated machine network
US8554915B2 (en) * 2002-05-15 2013-10-08 Telcordia Technologies Inc. Management of communication among network devices having multiple interfaces
JP4045536B2 (ja) * 2002-05-27 2008-02-13 日本電気株式会社 携帯情報端末装置
JP3928489B2 (ja) * 2002-06-07 2007-06-13 ソニー株式会社 通信方法、通信システム及び通信機器
US8787988B2 (en) 2003-01-29 2014-07-22 Intellectual Ventures I Llc Power management for wireless direct link
KR100477651B1 (ko) * 2002-06-12 2005-03-23 삼성전자주식회사 정보기기의 im 기반 인터페이스 장치
US7933293B2 (en) * 2002-06-12 2011-04-26 Xocyst Transfer Ag L.L.C. Link margin notification using return frame
USRE43127E1 (en) 2002-06-12 2012-01-24 Intellectual Ventures I Llc Event-based multichannel direct link
US8050360B2 (en) 2002-06-12 2011-11-01 Intellectual Ventures I Llc Direct link relay in a wireless network
US7948951B2 (en) * 2002-06-12 2011-05-24 Xocyst Transfer Ag L.L.C. Automatic peer discovery
US7339484B2 (en) * 2002-06-27 2008-03-04 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Event-driven discovery method and apparatus
JP3787538B2 (ja) * 2002-07-09 2006-06-21 キヤノン株式会社 無線通信装置および無線通信装置の制御方法
US7263377B1 (en) * 2002-07-25 2007-08-28 Cingular Wireless Ii, Llc System and method of assigning priority to remote units in a collision free multiple access protocol
US6985740B2 (en) * 2002-08-08 2006-01-10 Green Wireless Llc System for and method of providing priority access service and cell load redistribution
JP3988585B2 (ja) * 2002-08-27 2007-10-10 日本電気株式会社 公衆無線lanサービスエリア内通知装置および方法
EP1395074A1 (de) * 2002-08-30 2004-03-03 Siemens Aktiengesellschaft Verfahren zum Betrieb eines Endgerätes in einem Funkkommunikationssystem, Funkkommunikationssystem, Endgerät und Bestätigungseinheit für ein Funkkommunikationssystem
US7835328B2 (en) * 2002-09-13 2010-11-16 Strix Systems, Inc. Network access points using multiple devices
US20040066537A1 (en) * 2002-10-07 2004-04-08 Youden John J. Image storage device
US20040198223A1 (en) * 2002-10-08 2004-10-07 Loh Weng Wah Flow control in a bluetooth wireless communication system
US20040203371A1 (en) * 2002-10-08 2004-10-14 Hewlett Packard Company Error control in a bluetooth wireless communication system
JP2004136009A (ja) * 2002-10-21 2004-05-13 Nintendo Co Ltd 無線通信ゲームシステム
US8320301B2 (en) * 2002-10-25 2012-11-27 Qualcomm Incorporated MIMO WLAN system
US8570988B2 (en) * 2002-10-25 2013-10-29 Qualcomm Incorporated Channel calibration for a time division duplexed communication system
US20040081131A1 (en) 2002-10-25 2004-04-29 Walton Jay Rod OFDM communication system with multiple OFDM symbol sizes
US7002900B2 (en) * 2002-10-25 2006-02-21 Qualcomm Incorporated Transmit diversity processing for a multi-antenna communication system
US7986742B2 (en) 2002-10-25 2011-07-26 Qualcomm Incorporated Pilots for MIMO communication system
US8134976B2 (en) 2002-10-25 2012-03-13 Qualcomm Incorporated Channel calibration for a time division duplexed communication system
US8208364B2 (en) 2002-10-25 2012-06-26 Qualcomm Incorporated MIMO system with multiple spatial multiplexing modes
US8169944B2 (en) * 2002-10-25 2012-05-01 Qualcomm Incorporated Random access for wireless multiple-access communication systems
JP2004153438A (ja) * 2002-10-29 2004-05-27 Fujitsu Ltd 通信装置、その情報処理方法及び情報処理プログラム
US6909721B2 (en) * 2002-10-31 2005-06-21 Nokia Corporation Device detection and service discovery system and method for a mobile ad hoc communications network
AU2003274564A1 (en) * 2002-11-18 2004-06-15 Koninklijke Philips Electronics N.V. Recording device for community based recording
AU2003292473A1 (en) * 2003-01-10 2004-08-10 Koninklijke Philips Electronics N.V. Network and terminal for forming an adhoc network by responsive to an inquiry forwarded by a slave terminal, setting up by the master unit a connection with the terminal to be incorporated into the network
US20040181692A1 (en) * 2003-01-13 2004-09-16 Johanna Wild Method and apparatus for providing network service information to a mobile station by a wireless local area network
KR100530233B1 (ko) * 2003-02-17 2005-11-22 삼성전자주식회사 애드호크 네트워크로 연결가능한 기기를 사용자에게알려주어 사용자의 선택에 의해 효율적인 연결 설정을가능하게 해주는 블루투스 무선통신 장치 및 통신방법
US20040162804A1 (en) * 2003-02-18 2004-08-19 Michael Strittmatter System and method for searching for wireless devices
JP2006518507A (ja) * 2003-02-19 2006-08-10 コーニンクレッカ フィリップス エレクトロニクス エヌ ヴィ ポータブル装置間でのコンテンツアイテムのアドホック共有のためのシステムと、そのインタラクション方法
AU2004200734B2 (en) * 2003-02-26 2010-07-15 Wms Gaming Inc. Gaming management service in the service-oriented gaming network environment
US20060142086A1 (en) * 2003-02-26 2006-06-29 Blackburn Christopher W Progressive service in a service-oriented gaming network environment
US20040235563A1 (en) * 2003-02-26 2004-11-25 Blackburn Christopher W. Game update service in a service-oriented gaming network environment
JP2004255187A (ja) * 2003-02-26 2004-09-16 Wms Gaming Inc サービス指向ゲームネットワーク環境
DE60316909T2 (de) * 2003-03-03 2008-07-31 Sony Ericsson Mobile Communications Ab Verfahren zum Einrichten einer drahtlosen Nachrichtenverbindung
US8308567B2 (en) * 2003-03-05 2012-11-13 Wms Gaming Inc. Discovery service in a service-oriented gaming network environment
US20040243848A1 (en) * 2003-03-06 2004-12-02 Blackburn Christopher W. Authentication service in a service-oriented gaming network environment
US20040243849A1 (en) * 2003-03-06 2004-12-02 Blackburn Christopher W. Authorization service in a service-oriented gaming network environment
US7927210B2 (en) * 2003-03-17 2011-04-19 Wms Gaming Inc. Accounting service in a service-oriented gaming network environment
US7746834B1 (en) * 2003-03-17 2010-06-29 3Com Corporation Method of dynamically locating and connecting to a wireless device
JP4185498B2 (ja) * 2003-03-25 2008-11-26 富士通株式会社 通信端末および通信方法
US20040266532A1 (en) * 2003-03-27 2004-12-30 Blackburn Christopher W. Event management service in a service-oriented gaming network environment
JP2006522531A (ja) * 2003-04-04 2006-09-28 コーニンクレッカ フィリップス エレクトロニクス エヌ ヴィ 無線ネットワークにおける近接した装置及びサービスの発見
TW595159B (en) * 2003-04-04 2004-06-21 Admtek Inc Load balancing method of wireless local area network
CA2464514A1 (en) * 2003-04-16 2004-10-16 Wms Gaming Inc. Secured networks in a gaming system environment
US20040259633A1 (en) * 2003-04-16 2004-12-23 Gentles Thomas A. Remote authentication of gaming software in a gaming system environment
CA2464788A1 (en) * 2003-04-16 2004-10-16 Wms Gaming Inc. A gaming software distribution network in a gaming system environment
US7522731B2 (en) * 2003-04-28 2009-04-21 Firetide, Inc. Wireless service points having unique identifiers for secure communication
US7305459B2 (en) * 2003-04-28 2007-12-04 Firetide, Inc. Wireless service point networks
NO322710B1 (no) * 2003-04-29 2006-11-27 Telenor Asa En grensesnittanordning med apne og lukkede innretninger for kommunikasjon av tjenester i et personlig nettverk.
US20050128991A1 (en) * 2003-05-08 2005-06-16 Sriram Dayanandan Coordination between simultaneously operating Pico-Nets in high mobility wireless networks
US7421097B2 (en) 2003-05-27 2008-09-02 Honeywell International Inc. Face identification verification using 3 dimensional modeling
US20050227768A1 (en) * 2003-05-27 2005-10-13 Blackburn Christopher W Gaming network environment having a language translation service
GB0312489D0 (en) * 2003-05-30 2003-07-09 Nokia Corp Terminal setting change notification
JP3886934B2 (ja) * 2003-06-09 2007-02-28 株式会社東芝 無線通信装置、通信制御プログラム及び通信制御方法
JP4073885B2 (ja) 2003-06-17 2008-04-09 任天堂株式会社 ゲームシステム、ゲーム装置およびゲームプログラム
AU2003903139A0 (en) 2003-06-20 2003-07-03 Resmed Limited Breathable gas apparatus with humidifier
US7308675B2 (en) * 2003-08-28 2007-12-11 Ricoh Company, Ltd. Data structure used for directory structure navigation in a skeleton code creation tool
US7787423B2 (en) * 2003-09-10 2010-08-31 Panasonic Corporation Device and program product for the same
US20050058109A1 (en) * 2003-09-16 2005-03-17 Jan-Erik Ekberg Mechanism for improving connection control in peer-to-peer ad-hoc networks
US7545941B2 (en) * 2003-09-16 2009-06-09 Nokia Corporation Method of initializing and using a security association for middleware based on physical proximity
US7313120B2 (en) * 2003-09-16 2007-12-25 Nokia Corporation Application control in peer-to-peer ad-hoc communication networks
KR100631737B1 (ko) 2003-09-22 2006-10-09 삼성전자주식회사 무선 애드 혹 네트워크에서의 서비스 탐색 시스템 및 방법
US7260393B2 (en) 2003-09-23 2007-08-21 Intel Corporation Systems and methods for reducing communication unit scan time in wireless networks
JP4322614B2 (ja) * 2003-09-30 2009-09-02 株式会社スクウェア・エニックス 広告配信システム
US7716273B2 (en) * 2003-10-24 2010-05-11 Microsoft Corporation Systems and methods for projecting content from computing devices
KR20050040166A (ko) * 2003-10-27 2005-05-03 삼성전자주식회사 홈 네트워크의 장치를 제어하는 프록시 장치 및 그 방법
US8151280B2 (en) * 2003-10-27 2012-04-03 Microsoft Corporation Simple and dynamic configuration of network devices
US7515924B2 (en) * 2003-10-30 2009-04-07 Qualcomm Incorporated Method and module for operating independently of a remote terminal if an incoming pilot signal is not detected within a time period and enabling a pilot signal transmission
GB0325457D0 (en) * 2003-10-31 2003-12-03 Nokia Corp Service discovery
US20050130634A1 (en) * 2003-10-31 2005-06-16 Globespanvirata, Inc. Location awareness in wireless networks
JP4543657B2 (ja) * 2003-10-31 2010-09-15 ソニー株式会社 情報処理装置および方法、並びにプログラム
US9473269B2 (en) 2003-12-01 2016-10-18 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for providing an efficient control channel structure in a wireless communication system
US20050135286A1 (en) * 2003-12-23 2005-06-23 Nurminen Jukka K. Wireless extended proximity networks: systems, methods and program products
US20050143102A1 (en) * 2003-12-29 2005-06-30 Mcevilly Carlos I. Method and system for user-definable fun messaging
US20050149732A1 (en) * 2004-01-07 2005-07-07 Microsoft Corporation Use of static Diffie-Hellman key with IPSec for authentication
US7809835B2 (en) * 2004-02-06 2010-10-05 Reunamaeki Jukka Device discovery and connection establishment for ad hoc networks
CN101873639B (zh) * 2004-03-02 2012-05-23 松下电器产业株式会社 无线局域网实体的协商系统和方法
GB0406104D0 (en) * 2004-03-17 2004-04-21 Koninkl Philips Electronics Nv Connecting devices to a peer-to-peer network
JP2005269059A (ja) * 2004-03-17 2005-09-29 Fujitsu Ltd データ中継装置、データ中継方法およびデータ中継プログラム
FR2868644A1 (fr) * 2004-03-30 2005-10-07 Thomson Licensing Sa Methode de decouverte d'appareils connectes a un reseau ip et appareil implementant la methode
US20050220106A1 (en) * 2004-03-31 2005-10-06 Pierre Guillaume Raverdy Inter-wireless interactions using user discovery for ad-hoc environments
US7822412B2 (en) * 2004-04-21 2010-10-26 Hewlett-Packard Development Company, L.P. System and method for accessing a wireless network
JP4033302B2 (ja) 2004-05-07 2008-01-16 株式会社ソニー・コンピュータエンタテインメント 無線通信端末装置、無線インタフェース装置および無線ネットワーク参加方法
JP3698711B1 (ja) * 2004-05-07 2005-09-21 株式会社ソニー・コンピュータエンタテインメント ネットワーク識別子設定方法、通信方法および無線通信端末装置
US20060031367A1 (en) * 2004-06-04 2006-02-09 John Buford Instant messaging and presence using virtual devices
JP4421955B2 (ja) * 2004-06-24 2010-02-24 Okiセミコンダクタ株式会社 無線装置
US7570636B2 (en) 2004-06-29 2009-08-04 Damaka, Inc. System and method for traversing a NAT device for peer-to-peer hybrid communications
US8050272B2 (en) 2004-06-29 2011-11-01 Damaka, Inc. System and method for concurrent sessions in a peer-to-peer hybrid communications network
US8437307B2 (en) 2007-09-03 2013-05-07 Damaka, Inc. Device and method for maintaining a communication session during a network transition
US7933260B2 (en) 2004-06-29 2011-04-26 Damaka, Inc. System and method for routing and communicating in a heterogeneous network environment
US8009586B2 (en) 2004-06-29 2011-08-30 Damaka, Inc. System and method for data transfer in a peer-to peer hybrid communication network
US20060039347A1 (en) * 2004-08-18 2006-02-23 Fujitsu Limited Synchronous transmission network system
JP4456966B2 (ja) * 2004-09-17 2010-04-28 富士通株式会社 無線端末
JP4445829B2 (ja) * 2004-10-13 2010-04-07 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 移動端末及び移動通信方法
WO2007089217A2 (en) * 2004-11-05 2007-08-09 Kabushiki Kaisha Toshiba Network discovery mechanisms
US7904113B2 (en) * 2004-11-12 2011-03-08 Interdigital Technology Corporation Method and apparatus for detecting and selectively utilizing peripheral devices
US7330696B2 (en) * 2004-11-24 2008-02-12 Symbol Technologies, Inc. System and method for multi-mode radio operation
ATE379900T1 (de) * 2004-12-09 2007-12-15 Research In Motion Ltd VORRICHTUNG UND VERFAHREN FÜR ZWEI ODER MEHRERE ßDELIVERY TRAFFIC INDICATION MESSAGE (DTIM)ß PERIODEN IN DRAHTLOSEN NETZEN
US20060160537A1 (en) * 2005-01-14 2006-07-20 Research In Motion Limited Network selection when multiple networks are available in a coverage area
EP2076080A1 (en) * 2005-01-14 2009-07-01 Research In Motion Limited Network selection when muliple networks are available in a coverage area
US8005032B2 (en) * 2005-01-21 2011-08-23 Research In Motion Limited Maintaining delivery traffic indication message (DTIM) periods on a per-wireless client device basis
US7593417B2 (en) 2005-01-21 2009-09-22 Research In Motion Limited Handling broadcast and multicast traffic as unicast traffic in a wireless network
US7428747B2 (en) * 2005-01-25 2008-09-23 Sony Corporation Secure channel reservation
WO2006083696A2 (en) * 2005-02-01 2006-08-10 Exs, Inc. Hierarchical mesh network for wireless access
US20060172697A1 (en) * 2005-02-02 2006-08-03 Gallego Fernando P Information broadcasting and support system using mobile devices
KR100843072B1 (ko) * 2005-02-03 2008-07-03 삼성전자주식회사 무선 네트워크 시스템 및 이를 이용한 통신 방법
FR2882485A1 (fr) * 2005-02-18 2006-08-25 Thomson Licensing Sa Systeme a reseau local comprenant au moins un terminal telephonique et des terminaux multimedias
US7697894B2 (en) * 2005-03-01 2010-04-13 Nokia Corporation Method and system for tactile confirmation of service bookmarks
US7925715B2 (en) * 2005-03-14 2011-04-12 Qualcomm Incorporated Apparatus and methods for service programming of a wireless device on a wireless communications network
US7826408B1 (en) 2005-03-14 2010-11-02 Ozmo, Inc. Apparatus and method for integrating short-range wireless personal area networks for a wireless local area network infrastructure
WO2006099588A2 (en) * 2005-03-14 2006-09-21 H-Stream Wireless Method and apparatus for operating a wireless pan network using an overlay protocol that enhances co-existence with a wireless lan network
ATE537643T1 (de) * 2005-03-22 2011-12-15 Swisscom Ag Verfahren und system für die einrichtung eines peer-to-peer kommunikationskanals
US7912465B2 (en) * 2005-03-24 2011-03-22 Research In Motion Limited Scanning for wireless local area networks
DE602005001499T2 (de) * 2005-03-24 2008-02-07 Research In Motion Ltd., Waterloo Abtastung nach drahtlosen lokalen Netzwerken
US20060215621A1 (en) * 2005-03-24 2006-09-28 Research In Motion Limited Scanning for wireless local area networks
KR20060110426A (ko) * 2005-04-19 2006-10-25 삼성전자주식회사 단말 주파수 망을 이용하는 디지털 방송 시스템에서 데이터송수신 방법 및 장치와 그 시스템
US8036140B2 (en) * 2005-04-22 2011-10-11 Microsoft Corporation Application programming interface for inviting participants in a serverless peer to peer network
JP4900891B2 (ja) 2005-04-27 2012-03-21 キヤノン株式会社 通信装置及び通信方法
US7359674B2 (en) * 2005-05-10 2008-04-15 Nokia Corporation Content distribution & communication system for enhancing service distribution in short range radio environment
US7466749B2 (en) * 2005-05-12 2008-12-16 Qualcomm Incorporated Rate selection with margin sharing
US7440436B2 (en) * 2005-05-13 2008-10-21 Natural Lighting Systems, Inc. Self-organizing multi-channel mesh network
US20060268896A1 (en) * 2005-05-31 2006-11-30 Sakari Kotola System and method for services functionality
WO2006133087A2 (en) * 2005-06-03 2006-12-14 Ems Technologies, Inc. Method and system for discovering antenna line devices
US7647023B2 (en) * 2005-06-10 2010-01-12 Broadcom Corporation Frequency separation for multiple bluetooth devices residing on a single platform
JP4701018B2 (ja) * 2005-06-22 2011-06-15 キヤノン株式会社 通信装置及び通信方法
US7881238B2 (en) * 2005-06-30 2011-02-01 Microsoft Corporation Efficient formation of ad hoc networks
US20070011171A1 (en) * 2005-07-08 2007-01-11 Nurminen Jukka K System and method for operation control functionality
SG129309A1 (en) * 2005-07-14 2007-02-26 Matsushista Electric Ind Co Lt Method and system of wireless communication between devices
US8189517B2 (en) * 2005-07-29 2012-05-29 Avaya Inc. Broadcast/multicast data in a wireless network
TWI323110B (en) 2005-07-30 2010-04-01 Firetide Inc System and method for a shared access network
JP2007048150A (ja) * 2005-08-11 2007-02-22 Ricoh Co Ltd 無線通信装置、無線通信方法、無線通信プログラム、および該プログラムを記録した記録媒体
US8254913B2 (en) 2005-08-18 2012-08-28 Smartsky Networks LLC Terrestrial based high speed data communications mesh network
US7706822B2 (en) * 2005-08-24 2010-04-27 Motorola, Inc. Timing synchronization and beacon generation for mesh points operating in a wireless mesh network
GB0517488D0 (en) * 2005-08-26 2005-10-05 Univ Bradford Ad-hoc networking over umts protocol
US7869378B2 (en) * 2005-09-26 2011-01-11 Interdigital Technology Corporation Method and apparatus for sharing slot allocation schedule information amongst nodes of a wireless mesh network
US8576846B2 (en) * 2005-10-05 2013-11-05 Qualcomm Incorporated Peer-to-peer communication in ad hoc wireless network
CN1953446B (zh) 2005-10-21 2010-09-29 联想(北京)有限公司 通信系统和通信方法
US8077683B2 (en) 2005-11-03 2011-12-13 Interdigital Technology Corporation Method and system for performing peer-to-peer communication between stations within a basic service set
TW200719636A (en) * 2005-11-04 2007-05-16 Inst Information Industry Method for a direct link in wireless communication system
TW200729892A (en) 2005-11-16 2007-08-01 Nokia Corp System and method for establishing bearer-independent and secure connections
WO2007061998A2 (en) * 2005-11-22 2007-05-31 Wms Gaming Inc. A service-oriented gaming network environment
US7613426B2 (en) * 2005-12-20 2009-11-03 Microsoft Corporation Proximity service discovery in wireless networks
US8559350B2 (en) * 2005-12-20 2013-10-15 Microsoft Corporation Mechanism to convey discovery information in a wireless network
US8478300B2 (en) * 2005-12-20 2013-07-02 Microsoft Corporation Proximity service discovery in wireless networks
EP1804433A1 (en) * 2005-12-30 2007-07-04 Nederlandse Organisatie voor toegepast-natuurwetenschappelijk Onderzoek TNO Initialization of a wireless communication network
US8977275B2 (en) * 2005-12-30 2015-03-10 Google Technology Holdings LLC In-vehicle pico-cell system and methods therefor
US9014705B2 (en) * 2005-12-30 2015-04-21 Google Technology Holdings LLC In-vehicle pico-cell system and method therefor
EP1985142B1 (en) 2006-01-11 2011-09-28 QUALCOMM Incorporated Communications method and apparatus for transmitting priority information via beacon signals
US8811369B2 (en) 2006-01-11 2014-08-19 Qualcomm Incorporated Methods and apparatus for supporting multiple communications modes of operation
US7890745B2 (en) * 2006-01-11 2011-02-15 Intel Corporation Apparatus and method for protection of management frames
US8355363B2 (en) * 2006-01-20 2013-01-15 Cisco Technology, Inc. Intelligent association of nodes with PAN coordinator
CN101375519A (zh) * 2006-01-25 2009-02-25 科胜讯系统公司 发送通告指示
WO2007089023A1 (en) * 2006-01-31 2007-08-09 Matsushita Electric Industrial Co., Ltd. Method for selective service updates for communication networks
US8371932B2 (en) * 2006-02-07 2013-02-12 Wms Gaming Inc. Wager gaming network with wireless hotspots
KR100703330B1 (ko) * 2006-02-08 2007-04-03 삼성전자주식회사 휴대단말기에서 블루투스 통신을 위한 디바이스 검색방법
US20080013502A1 (en) * 2006-02-08 2008-01-17 Clark Alan R Wireless data bus
US8360887B2 (en) * 2006-02-09 2013-01-29 Wms Gaming Inc. Wagering game server availability broadcast message system
US7768926B2 (en) 2006-03-09 2010-08-03 Firetide, Inc. Effective bandwidth path metric and path computation method for wireless mesh networks with wired links
US8891497B1 (en) 2006-03-14 2014-11-18 Atmel Corporation Method and apparatus for coordinating a wireless PAN network and a wireless LAN network
US7782836B2 (en) * 2006-03-24 2010-08-24 Samsung Electronics Co., Ltd. Method and system for transmission of different types of information in wireless communication
CN101365879B (zh) * 2006-03-29 2011-04-13 伊格尔工业股份有限公司 可变容量型压缩机用控制阀
US8102813B2 (en) * 2006-04-28 2012-01-24 Microsoft Corporation Coordinating a transition of a roaming client between wireless access points using another client in physical proximity
US10681151B2 (en) 2006-05-15 2020-06-09 Microsoft Technology Licensing, Llc Notification framework for wireless networks
US20070264991A1 (en) * 2006-05-15 2007-11-15 Microsoft Corporation Services near me: discovering and connecting to available wireless services utilizing proximity discovery
CN101083581B (zh) * 2006-05-30 2010-05-26 明基电通(上海)有限公司 自组织对等网络中控制多播的方法及其装置
US20070281692A1 (en) * 2006-05-30 2007-12-06 Zing Systems, Inc. Location-specific delivery of promotional content to mobile consumer device
US8918905B2 (en) 2006-06-06 2014-12-23 Future Dial, Inc. Method and system to provide secure exchange of data between mobile phone and computer system
US7613156B2 (en) 2006-06-08 2009-11-03 Motorola, Inc. Method for energy efficient prospective peer discovery in an ad hoc network
US8259647B2 (en) * 2006-06-12 2012-09-04 Samsung Electronics Co., Ltd. System and method for wireless communication of uncompressed video having a link control and bandwidth reservation scheme for control/management message exchanges and asynchronous traffic
EP2033385A4 (en) * 2006-06-23 2013-08-21 Bae Sys Inf & Elect Sys Integ MOBILE AD HOC NETWORK SUPPORT (MANET) AND POINT TO MULTIPOINT (PMP) COMMUNICATIONS BETWEEN N UDS IN A WIRELESS NETWORK
US20080031208A1 (en) * 2006-08-04 2008-02-07 Microsoft Corporation Synchronization between wireless devices while saving power
US9596585B2 (en) * 2006-08-04 2017-03-14 Microsoft Technology Licensing, Llc Managing associations in ad hoc networks
US7860038B2 (en) * 2006-08-04 2010-12-28 Microsoft Corporation Wireless support for portable media player devices
US8619623B2 (en) 2006-08-08 2013-12-31 Marvell World Trade Ltd. Ad-hoc simple configuration
WO2008021079A2 (en) 2006-08-08 2008-02-21 Wms Gaming Inc. Configurable wagering game manager
US20080057294A1 (en) * 2006-09-01 2008-03-06 Fina Technology, Inc. High impact polystyrene tile
KR100765486B1 (ko) 2006-09-08 2007-10-10 삼성전자주식회사 근거리 무선통신용 휴대 단말기 사이의 관계 표시 방법
US8315193B2 (en) * 2006-09-14 2012-11-20 Marvell World Trade Ltd. AD-HOC network power save system and method
US8059011B2 (en) 2006-09-15 2011-11-15 Itron, Inc. Outage notification system
JP2008072536A (ja) * 2006-09-15 2008-03-27 Brother Ind Ltd 無線通信システム、通信端末及び無線通信プログラム
US8787210B2 (en) 2006-09-15 2014-07-22 Itron, Inc. Firmware download with adaptive lost packet recovery
US20080081616A1 (en) * 2006-09-30 2008-04-03 Wen Zhao Acquisition Techniques for Wireless Communications Systems
US8233456B1 (en) 2006-10-16 2012-07-31 Marvell International Ltd. Power save mechanisms for dynamic ad-hoc networks
US8732315B2 (en) * 2006-10-16 2014-05-20 Marvell International Ltd. Automatic ad-hoc network creation and coalescing using WiFi protected setup
US9308455B1 (en) 2006-10-25 2016-04-12 Marvell International Ltd. System and method for gaming in an ad-hoc network
KR101199390B1 (ko) * 2006-10-26 2012-11-12 엘지전자 주식회사 무선 네트워크에서의 채널 탐색 방법
US9060325B2 (en) * 2006-12-04 2015-06-16 Intel Corporation Method and apparatus for creating and connecting to an ad hoc wireless cell
US8160096B1 (en) * 2006-12-06 2012-04-17 Tadaaki Chigusa Method and system for reserving bandwidth in time-division multiplexed networks
KR100848129B1 (ko) * 2006-12-07 2008-07-24 한국전자통신연구원 유비쿼터스 환경에서 개인화 서비스를 제공하는 방법 및이를 위한 지능형 가젯
US8990248B1 (en) * 2006-12-13 2015-03-24 Cisco Technology, Inc. Peer-to-peer network image distribution hierarchy
US8625481B2 (en) * 2006-12-15 2014-01-07 Samsung Electronics Co., Ltd. Architecture for MANET over Bluetooth
US8000334B2 (en) * 2007-01-11 2011-08-16 Sprint Spectrum L.P. Methods and improvements for joining wireless mesh networks
GB0700801D0 (en) * 2007-01-16 2007-02-21 Nortel Networks Ltd Shared radio backhaul system
US8204910B2 (en) 2007-02-14 2012-06-19 Microsoft Corporation Media device presence management
US8806027B2 (en) * 2007-02-14 2014-08-12 Microsoft Corporation Nearby media device tracking
US7949073B2 (en) * 2007-02-28 2011-05-24 Freescale Semiconductor, Inc. Dual-mode system and method for receiving wireless signals
US8244249B1 (en) 2007-03-09 2012-08-14 Sprint Spectrum L.P. Methods and systems for a mesh-network takeover
JP4320680B2 (ja) * 2007-03-27 2009-08-26 ブラザー工業株式会社 通信装置、及び表示方法
US7729336B2 (en) * 2007-03-28 2010-06-01 Harris Corporation Synchronization and timing source priority in an ad-hoc network
US8401001B2 (en) 2007-03-28 2013-03-19 Intel Corporation Method and apparatus of connectivity recovery in wireless network
US7747223B2 (en) * 2007-03-29 2010-06-29 Research In Motion Limited Method, system and mobile device for prioritizing a discovered device list
JP4956281B2 (ja) 2007-05-29 2012-06-20 キヤノン株式会社 無線通信装置およびその制御方法
US8032414B2 (en) * 2007-06-12 2011-10-04 Gilbarco Inc. System and method for providing receipts, advertising, promotion, loyalty programs, and contests to a consumer via an application-specific user interface on a personal communication device
WO2009003501A1 (en) * 2007-07-02 2009-01-08 Telecom Italia S.P.A. Method and system for data management in communication networks
US8628420B2 (en) 2007-07-03 2014-01-14 Marvell World Trade Ltd. Location aware ad-hoc gaming
US7756151B2 (en) * 2007-07-16 2010-07-13 Lantiq Deutschland Gmbh Adaptive network to dynamically account for hidden nodes
US8681691B2 (en) * 2007-07-25 2014-03-25 Microsoft Corporation Base station initiated proximity service discovery and connection establishment
US7974574B2 (en) * 2007-07-25 2011-07-05 Microsoft Corporation Base station initiated proximity service discovery and connection establishment
US20090046598A1 (en) * 2007-08-17 2009-02-19 Qualcomm Incorporated System and method for acquiring or distributing information related to one or more alternate ad hoc service providers
US20090047966A1 (en) * 2007-08-17 2009-02-19 Qualcomm Incorporated Method for a heterogeneous wireless ad hoc mobile internet access service
US20090047930A1 (en) * 2007-08-17 2009-02-19 Qualcomm Incorporated Method for a heterogeneous wireless ad hoc mobile service provider
US9392445B2 (en) * 2007-08-17 2016-07-12 Qualcomm Incorporated Handoff at an ad-hoc mobile service provider
US20090073943A1 (en) * 2007-08-17 2009-03-19 Qualcomm Incorporated Heterogeneous wireless ad hoc network
US9398453B2 (en) 2007-08-17 2016-07-19 Qualcomm Incorporated Ad hoc service provider's ability to provide service for a wireless network
US20090049158A1 (en) * 2007-08-17 2009-02-19 Qualcomm Incorporated Ad hoc service provider topology
JP5171167B2 (ja) * 2007-09-05 2013-03-27 キヤノン株式会社 通信パラメータの設定処理を行う通信装置、当該通信装置の制御方法、並びにコンピュータプログラム
US8477944B2 (en) * 2007-09-28 2013-07-02 Hera Wireless S.A. Communication system, base station apparatus and terminal apparatus
WO2009043016A2 (en) 2007-09-28 2009-04-02 Damaka, Inc. System and method for transitioning a communication session between networks that are not commonly controlled
WO2009049325A1 (en) * 2007-10-12 2009-04-16 Pie Digital, Inc. System and method for automatic configuration and management of home network devices
US7881340B2 (en) * 2007-10-22 2011-02-01 The Johns Hopkins University Decentralized media access control for ad-hoc mobile wireless network
US8380859B2 (en) 2007-11-28 2013-02-19 Damaka, Inc. System and method for endpoint handoff in a hybrid peer-to-peer networking environment
US20090167486A1 (en) * 2007-12-29 2009-07-02 Shah Rahul C Secure association between devices
KR101421732B1 (ko) * 2008-01-11 2014-07-24 엘지전자 주식회사 메쉬 네트워크의 설정을 위한 능동 스캔 방법
US9105031B2 (en) * 2008-02-22 2015-08-11 Microsoft Technology Licensing, Llc Authentication mechanisms for wireless networks
JP5281312B2 (ja) * 2008-04-25 2013-09-04 キヤノン株式会社 通信装置及びその制御方法、コンピュータプログラム
US8314594B2 (en) * 2008-04-30 2012-11-20 Medtronic, Inc. Capacity fade adjusted charge level or recharge interval of a rechargeable power source of an implantable medical device, system and method
US8823382B2 (en) * 2008-04-30 2014-09-02 Medtronic, Inc. System and method for monitoring a power source of an implantable medical device
US8751010B2 (en) * 2008-04-30 2014-06-10 Medtronic, Inc. Time to next recharge session feedback while recharging an implantable medical device, system and method therefore
US8193766B2 (en) 2008-04-30 2012-06-05 Medtronic, Inc. Time remaining to charge an implantable medical device, charger indicator, system and method therefore
US8595501B2 (en) * 2008-05-09 2013-11-26 Qualcomm Incorporated Network helper for authentication between a token and verifiers
KR20090117560A (ko) * 2008-05-09 2009-11-12 엘지전자 주식회사 멀티-채널 무선 통신 네트워크에서의 다이렉트 링크 설정절차와 채널 할당 메커니즘
WO2010043761A1 (en) * 2008-10-17 2010-04-22 Nokia Corporation Method, apparatus and computer program product for providing composite capability information for devices in distributed networks
US8081627B2 (en) * 2008-10-24 2011-12-20 Mitac Technology Corp. System and method for wirelessly connecting diverse Ad-hoc network groups
KR20100052106A (ko) * 2008-11-10 2010-05-19 삼성전자주식회사 블루투스를 사용하는 컴퓨팅 기기에서 블루투스 기기 정보 획득 장치 및 방법
US20100131582A1 (en) * 2008-11-21 2010-05-27 Microsoft Corporation Unified Proxy Location Selection Mechanism
US20100136910A1 (en) * 2008-12-03 2010-06-03 Electronics And Telecommunications Research Institute Apparatus and method for device search for high-speed based bluetooth applications
JP5448434B2 (ja) * 2008-12-11 2014-03-19 キヤノン株式会社 通信装置、通信装置の制御方法、コンピュータプログラム
US8904177B2 (en) * 2009-01-27 2014-12-02 Sony Corporation Authentication for a multi-tier wireless home mesh network
US7961674B2 (en) * 2009-01-27 2011-06-14 Sony Corporation Multi-tier wireless home mesh network with a secure network discovery protocol
US8116336B2 (en) * 2009-01-27 2012-02-14 Sony Corporation Distributed IP address assignment protocol for a multi-hop wireless home mesh network with collision detection
KR101478030B1 (ko) * 2009-01-29 2014-12-31 삼성전자주식회사 블루투스 기기 검색 및 연결 방법과 이를 이용한 장치
US8964634B2 (en) * 2009-02-06 2015-02-24 Sony Corporation Wireless home mesh network bridging adaptor
JP5361463B2 (ja) * 2009-03-11 2013-12-04 キヤノン株式会社 通信装置、通信装置の制御方法、プログラム
US7990897B2 (en) 2009-03-11 2011-08-02 Sony Corporation Method and apparatus for a wireless home mesh network with network topology visualizer
US8285860B2 (en) 2009-03-16 2012-10-09 Apple Inc. Efficient service discovery for peer-to-peer networking devices
US20100233960A1 (en) * 2009-03-16 2010-09-16 Brian Tucker Service discovery functionality utilizing personal area network protocols
US10277683B2 (en) 2009-03-16 2019-04-30 Apple Inc. Multifunctional devices as virtual accessories
US20100235523A1 (en) * 2009-03-16 2010-09-16 Robert Garcia Framework for supporting multi-device collaboration
US9179367B2 (en) * 2009-05-26 2015-11-03 Qualcomm Incorporated Maximizing service provider utility in a heterogeneous wireless ad-hoc network
US8775633B2 (en) * 2009-07-08 2014-07-08 Nokia Corporation Service information exchange in wireless network
TWI410151B (zh) * 2009-08-28 2013-09-21 4Ipnet Inc 無線節點連接系統及方法,及其電腦程式產品
KR101598886B1 (ko) * 2009-10-13 2016-03-03 삼성전자주식회사 이동통신 단말기에서 무선랜을 이용한 피어투피어 연결 방법 및 장치
DE112010004293T5 (de) * 2009-11-06 2013-02-28 Research In Motion Limited Vorrichtung , System und Verfahren zum Auswählen, gemeinsamen Nutzen und anzeigen von elektronischem Inhalt
US20110111697A1 (en) * 2009-11-06 2011-05-12 Research In Motion Limited Device, system and method for selecting, sharing and displaying electronic content
JP5509802B2 (ja) * 2009-11-13 2014-06-04 ソニー株式会社 無線通信システム、無線通信装置、無線通信方法、およびプログラム
JP5499661B2 (ja) * 2009-11-30 2014-05-21 ソニー株式会社 無線通信装置およびプログラム
US8819219B2 (en) * 2009-12-23 2014-08-26 Apple Inc. Efficient service advertisement and discovery in multiple wireless networks
US8533507B2 (en) 2009-12-23 2013-09-10 Apple Inc. Efficient service advertisement and discovery in a peer-to-peer networking environment
US8892646B2 (en) 2010-08-25 2014-11-18 Damaka, Inc. System and method for shared session appearance in a hybrid peer-to-peer environment
US8725895B2 (en) 2010-02-15 2014-05-13 Damaka, Inc. NAT traversal by concurrently probing multiple candidates
US8874785B2 (en) 2010-02-15 2014-10-28 Damaka, Inc. System and method for signaling and data tunneling in a peer-to-peer environment
WO2011103719A1 (en) * 2010-02-26 2011-09-01 Nokia Corporation Base station aided mobile-relay candidate pre-selection and pre-deployment
JP5498212B2 (ja) * 2010-03-17 2014-05-21 任天堂株式会社 通信装置、通信制御プログラム、通信制御方法、および通信システム
US9043488B2 (en) 2010-03-29 2015-05-26 Damaka, Inc. System and method for session sweeping between devices
US9191416B2 (en) 2010-04-16 2015-11-17 Damaka, Inc. System and method for providing enterprise voice call continuity
US8352563B2 (en) 2010-04-29 2013-01-08 Damaka, Inc. System and method for peer-to-peer media routing using a third party instant messaging system for signaling
US8886118B2 (en) * 2010-05-11 2014-11-11 Plantronics, Inc. Information exchange via bluetooth service discovery protocol service records
US8446900B2 (en) 2010-06-18 2013-05-21 Damaka, Inc. System and method for transferring a call between endpoints in a hybrid peer-to-peer network
US8611540B2 (en) 2010-06-23 2013-12-17 Damaka, Inc. System and method for secure messaging in a hybrid peer-to-peer network
KR20120017821A (ko) * 2010-08-20 2012-02-29 삼성전자주식회사 휴대용 단말기에서 데이터를 공유하기 위한 장치 및 방법
JP5642464B2 (ja) * 2010-09-09 2014-12-17 富士通株式会社 情報処理装置
US8468010B2 (en) 2010-09-24 2013-06-18 Damaka, Inc. System and method for language translation in a hybrid peer-to-peer environment
US8743781B2 (en) 2010-10-11 2014-06-03 Damaka, Inc. System and method for a reverse invitation in a hybrid peer-to-peer environment
US20120144467A1 (en) * 2010-12-06 2012-06-07 Google Inc. Network Selection from a Menu
US8576996B2 (en) 2010-12-13 2013-11-05 Avaya Inc. This call
US8990273B2 (en) * 2011-01-13 2015-03-24 Apple Inc. Ad hoc file sharing
WO2012099390A2 (ko) * 2011-01-19 2012-07-26 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서 컨택트 검증 신호 송수신 방법 및 장치
JP5664273B2 (ja) * 2011-01-21 2015-02-04 ソニー株式会社 無線通信装置、プログラム、および無線通信システム
JP5190568B2 (ja) * 2011-02-23 2013-04-24 株式会社国際電気通信基礎技術研究所 無線基地局およびそれを用いた無線通信システム
CN102111192B (zh) * 2011-03-03 2014-09-10 中兴通讯股份有限公司 一种蓝牙连接方法及系统
US8593967B2 (en) * 2011-03-08 2013-11-26 Medium Access Systems Private Limited Method and system of intelligently load balancing of Wi-Fi access point apparatus in a WLAN
US8768352B2 (en) * 2011-03-22 2014-07-01 Intel Corporation Predefined roaming and idle channels
US8407314B2 (en) 2011-04-04 2013-03-26 Damaka, Inc. System and method for sharing unsupported document types between communication devices
US20120257245A1 (en) * 2011-04-08 2012-10-11 Mccoog Phillip A Autoselected print paths
US8694587B2 (en) 2011-05-17 2014-04-08 Damaka, Inc. System and method for transferring a call bridge between communication devices
WO2012160629A1 (ja) * 2011-05-20 2012-11-29 富士通株式会社 データ処理方法
JP5783250B2 (ja) * 2011-06-06 2015-09-24 富士通株式会社 データ通信方法およびデータ通信システム
US8478890B2 (en) 2011-07-15 2013-07-02 Damaka, Inc. System and method for reliable virtual bi-directional data stream communications with single socket point-to-multipoint capability
KR101797039B1 (ko) * 2011-08-31 2017-11-13 삼성전자주식회사 적어도 두 개의 디바이스간 무선 연결방법 및 이를 이용한 무선연결 가능한 디바이스
US8812680B2 (en) * 2011-09-14 2014-08-19 Qualcomm Incorporated Methods and apparatus for peer discovery interference management in a wireless wide area network
KR101860022B1 (ko) * 2011-09-21 2018-05-23 삼성전자 주식회사 사용자 단말에서 콜 수신자의 정보 제공 방법 및 장치
US8942197B2 (en) 2011-10-24 2015-01-27 Harris Corporation Mobile ad hoc network with dynamic TDMA slot assignments and related methods
US9071603B1 (en) * 2011-12-27 2015-06-30 Sirqul, Inc. Distributed display functionality on multiple mobile devices
US20140044005A1 (en) * 2012-01-19 2014-02-13 Xirrus, Inc. System and method for conducting wireless site surveys using wireless network design criteria
US9125158B2 (en) * 2012-02-06 2015-09-01 Qualcomm Incorporated Wideband detection of narrowband trigger signals
KR101968512B1 (ko) 2012-02-21 2019-04-12 삼성전자주식회사 Nfc를 이용한 멀티미디어 데이터 송수신 장치 및 방법
US10054933B2 (en) 2012-03-27 2018-08-21 Sirqul, Inc. Controlling distributed device operations
US9059923B2 (en) 2012-04-06 2015-06-16 Qualcomm Incorporated Devices and methods for beacon communication in ad-hoc networks
US8644413B2 (en) 2012-05-29 2014-02-04 Magnolia Broadband Inc. Implementing blind tuning in hybrid MIMO RF beamforming systems
US8649458B2 (en) 2012-05-29 2014-02-11 Magnolia Broadband Inc. Using antenna pooling to enhance a MIMO receiver augmented by RF beamforming
US8885757B2 (en) 2012-05-29 2014-11-11 Magnolia Broadband Inc. Calibration of MIMO systems with radio distribution networks
US8971452B2 (en) 2012-05-29 2015-03-03 Magnolia Broadband Inc. Using 3G/4G baseband signals for tuning beamformers in hybrid MIMO RDN systems
US8767862B2 (en) 2012-05-29 2014-07-01 Magnolia Broadband Inc. Beamformer phase optimization for a multi-layer MIMO system augmented by radio distribution network
US9860680B2 (en) * 2012-06-04 2018-01-02 Qualcomm Incorporated Automatic connection of bluetooth human interface devices
US9154204B2 (en) 2012-06-11 2015-10-06 Magnolia Broadband Inc. Implementing transmit RDN architectures in uplink MIMO systems
US9292864B2 (en) * 2012-06-20 2016-03-22 Intel Corporation Wireless communication device and methods for synched distributed advertisement for device-to-device discovery
US9400622B2 (en) 2012-06-29 2016-07-26 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Path independent print queues
CN103813325B (zh) * 2012-11-07 2017-06-06 株式会社理光 限定区域自组织网络的网络管理方法、通信设备和系统
TWI521905B (zh) * 2013-02-01 2016-02-11 寶貝安科技股份有限公司 藍牙裝置配對資訊交換方法及應用該方法的藍牙裝置的配對切換方法
US9343808B2 (en) 2013-02-08 2016-05-17 Magnotod Llc Multi-beam MIMO time division duplex base station using subset of radios
US8797969B1 (en) 2013-02-08 2014-08-05 Magnolia Broadband Inc. Implementing multi user multiple input multiple output (MU MIMO) base station using single-user (SU) MIMO co-located base stations
US8989103B2 (en) 2013-02-13 2015-03-24 Magnolia Broadband Inc. Method and system for selective attenuation of preamble reception in co-located WI FI access points
US20140226740A1 (en) 2013-02-13 2014-08-14 Magnolia Broadband Inc. Multi-beam co-channel wi-fi access point
US9155110B2 (en) 2013-03-27 2015-10-06 Magnolia Broadband Inc. System and method for co-located and co-channel Wi-Fi access points
US9674714B2 (en) 2013-03-14 2017-06-06 Comcast Cable Communications, Llc Systems and methods for providing services
US9204244B2 (en) * 2013-04-08 2015-12-01 Nokia Technologies Oy Method, apparatus, and computer program product for synchronization packet transmitter selection in a wireless network
US9100968B2 (en) 2013-05-09 2015-08-04 Magnolia Broadband Inc. Method and system for digital cancellation scheme with multi-beam
US9736801B1 (en) 2013-05-20 2017-08-15 Marvell International Ltd. Methods and apparatus for synchronizing devices in a wireless data communication system
US9521635B1 (en) * 2013-05-21 2016-12-13 Marvell International Ltd. Methods and apparatus for selecting a device to perform shared functionality in a deterministic and fair manner in a wireless data communication system
US9425882B2 (en) 2013-06-28 2016-08-23 Magnolia Broadband Inc. Wi-Fi radio distribution network stations and method of operating Wi-Fi RDN stations
US8995416B2 (en) * 2013-07-10 2015-03-31 Magnolia Broadband Inc. System and method for simultaneous co-channel access of neighboring access points
US9794810B1 (en) * 2013-07-16 2017-10-17 Cisco Technology, Inc. Obtaining accurate measurements of a channel parameter by a multi-radio device with a co-located interfering radio
US9027032B2 (en) 2013-07-16 2015-05-05 Damaka, Inc. System and method for providing additional functionality to existing software in an integrated manner
US9432925B2 (en) * 2013-08-05 2016-08-30 Nokia Technologies Oy Method, apparatus, and computer program product for hop count usage in cluster selection
US9497781B2 (en) 2013-08-13 2016-11-15 Magnolia Broadband Inc. System and method for co-located and co-channel Wi-Fi access points
JP2014030215A (ja) * 2013-09-05 2014-02-13 Canon Inc 通信装置、通信装置の制御方法、プログラム
US9060362B2 (en) * 2013-09-12 2015-06-16 Magnolia Broadband Inc. Method and system for accessing an occupied Wi-Fi channel by a client using a nulling scheme
US9088898B2 (en) 2013-09-12 2015-07-21 Magnolia Broadband Inc. System and method for cooperative scheduling for co-located access points
US9357016B2 (en) 2013-10-18 2016-05-31 Damaka, Inc. System and method for virtual parallel resource management
US9844057B2 (en) * 2013-10-21 2017-12-12 Qualcomm Incorporated Channel usage beacon signal design for cooperative communication systems
US9172454B2 (en) 2013-11-01 2015-10-27 Magnolia Broadband Inc. Method and system for calibrating a transceiver array
US10045181B2 (en) * 2013-11-11 2018-08-07 Lg Electronics Inc. Method and apparatus for Bluetooth connection
US9912415B2 (en) * 2013-11-12 2018-03-06 Qualcomm Incorporated Fast service discovery and pairing using ultrasonic communication
US8891598B1 (en) 2013-11-19 2014-11-18 Magnolia Broadband Inc. Transmitter and receiver calibration for obtaining the channel reciprocity for time division duplex MIMO systems
US8929322B1 (en) 2013-11-20 2015-01-06 Magnolia Broadband Inc. System and method for side lobe suppression using controlled signal cancellation
US8942134B1 (en) 2013-11-20 2015-01-27 Magnolia Broadband Inc. System and method for selective registration in a multi-beam system
US9277573B2 (en) 2013-11-21 2016-03-01 At&T Intellectual Property I, L.P. Method and apparatus for establishing an ad hoc communication with an unknown contact
US9014066B1 (en) 2013-11-26 2015-04-21 Magnolia Broadband Inc. System and method for transmit and receive antenna patterns calibration for time division duplex (TDD) systems
US9294177B2 (en) 2013-11-26 2016-03-22 Magnolia Broadband Inc. System and method for transmit and receive antenna patterns calibration for time division duplex (TDD) systems
US9042276B1 (en) 2013-12-05 2015-05-26 Magnolia Broadband Inc. Multiple co-located multi-user-MIMO access points
US9456082B2 (en) * 2013-12-12 2016-09-27 Lenovo Enterprise Solutions (Singapore) Pte. Ltd. Determining probable topics of conversation between users of two communication devices
US9398437B2 (en) 2013-12-16 2016-07-19 Nokia Technologies Oy Method, apparatus, and computer program product for service discovery in wireless short-range communication
US9380119B2 (en) 2013-12-16 2016-06-28 Nokia Technologies Oy Method, apparatus, and computer program product for network discovery
US9100154B1 (en) 2014-03-19 2015-08-04 Magnolia Broadband Inc. Method and system for explicit AP-to-AP sounding in an 802.11 network
US9172446B2 (en) 2014-03-19 2015-10-27 Magnolia Broadband Inc. Method and system for supporting sparse explicit sounding by implicit data
US9271176B2 (en) 2014-03-28 2016-02-23 Magnolia Broadband Inc. System and method for backhaul based sounding feedback
US9467222B1 (en) * 2014-04-23 2016-10-11 Fortify Technologies, LLC Systems and methods for parallel communication with multiple bluetooth devices
US9883472B1 (en) 2014-04-30 2018-01-30 Marvell International Ltd. Methods and apparatus for beaconing within a wireless network based on an indication of distance
US9326093B2 (en) * 2014-06-13 2016-04-26 Google Inc. Virtual bluetooth controller interfaces
US9667625B2 (en) * 2014-07-10 2017-05-30 Ricoh Company, Ltd. Access control method, authentication method, and authentication device
WO2016022574A1 (en) 2014-08-05 2016-02-11 Damaka, Inc. System and method for providing unified communications and collaboration (ucc) connectivity between incompatible systems
US10169927B2 (en) * 2014-08-21 2019-01-01 Honeywell International Inc. Methods and systems for monitoring vehicle systems using mobile devices
US9706591B2 (en) * 2014-11-05 2017-07-11 Intel Corporation Device to-device (D2D) transmit behavior
CN104378768A (zh) * 2014-11-13 2015-02-25 郑年怀 一种利用闲置网络资源构建公共WiFi无线网的方法
US10681479B2 (en) 2015-01-30 2020-06-09 Cassia Networks Inc. Methods, devices and systems for bluetooth audio transmission
US9769594B2 (en) 2015-01-30 2017-09-19 Cassia Networks Inc. Methods, devices and systems for increasing wireless communication range
US10178494B2 (en) 2015-01-30 2019-01-08 Cassia Networks Inc. Bluetooth transparent relay
US10440521B2 (en) * 2015-03-17 2019-10-08 Tenten Kabushiki Kaisha Connection-less mesh networking
WO2016151182A1 (en) 2015-03-24 2016-09-29 Nokia Technologies Oy Method, apparatus, and computer program product for service anonymity
US10225795B2 (en) 2015-04-07 2019-03-05 At&T Intellectual Property I, L.P. Resource-sensitive token-based access point selection
US20180146450A1 (en) * 2015-05-19 2018-05-24 Huawei Technologies Co., Ltd. Method for paging between nan devices, and nan device
US9693217B2 (en) 2015-05-26 2017-06-27 Nokia Technologies Oy Method, apparatus, and computer program product for service discovery proxy for wireless communication
US9736250B2 (en) * 2015-06-26 2017-08-15 Intel IP Corporation Non-network controller communication
EP3386240B1 (en) 2015-12-31 2021-08-11 Huawei Technologies Co., Ltd. Switchover method in master-slave network, master device, slave device, and system
US10091025B2 (en) 2016-03-31 2018-10-02 Damaka, Inc. System and method for enabling use of a single user identifier across incompatible networks for UCC functionality
WO2017193385A1 (zh) * 2016-05-13 2017-11-16 华为技术有限公司 无线连接建立方法及设备
EP3513597B1 (en) 2016-09-15 2023-07-12 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) Methods, first transmit device and relay device for supporting wireless communication
TW201826136A (zh) * 2017-01-13 2018-07-16 致伸科技股份有限公司 藍芽配對系統及藍芽配對系統的操作方法
EP3396994B1 (en) * 2017-04-27 2020-12-02 ABB Schweiz AG Local connection establishment
US10403059B2 (en) 2017-06-05 2019-09-03 Honeywell International Inc. Distributed vehicle monitoring systems and methods
US10511353B2 (en) * 2017-07-12 2019-12-17 Micron Technology, Inc. System for optimizing routing of communication between devices and resource reallocation in a network
US10516606B2 (en) 2017-07-12 2019-12-24 Micron Technology, Inc. System for optimizing routing of communication between devices and resource reallocation in a network
WO2019164268A1 (ko) * 2018-02-20 2019-08-29 엘지전자 주식회사 무선랜 시스템에서 무선 연결을 위한 방법 및 이를 이용한 무선 장치
US10728218B2 (en) * 2018-02-26 2020-07-28 Mcafee, Llc Gateway with access checkpoint
CN110300393B (zh) * 2018-03-23 2022-08-16 阿尔卑斯通信器件技术(上海)有限公司 蓝牙通信装置、蓝牙通信系统以及蓝牙通信方法
US10833799B2 (en) 2018-05-31 2020-11-10 Itron Global Sarl Message correction and dynamic correction adjustment for communication systems
TWI680681B (zh) * 2018-07-06 2019-12-21 小白投資有限公司 無線網路通訊連線方法
US11703342B2 (en) 2020-04-14 2023-07-18 Bank Of America Corporation Resilient vehicle route system
US11902343B1 (en) 2021-04-19 2024-02-13 Damaka, Inc. System and method for highly scalable browser-based audio/video conferencing
US11770584B1 (en) 2021-05-23 2023-09-26 Damaka, Inc. System and method for optimizing video communications based on device capabilities
US11394758B1 (en) 2021-07-02 2022-07-19 Rovi Guides, Inc. Systems and methods for selecting a local device in a collaborative environment

Family Cites Families (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5822309A (en) 1995-06-15 1998-10-13 Lucent Technologies Inc. Signaling and control architecture for an ad-hoc ATM LAN
JP3097581B2 (ja) 1996-12-27 2000-10-10 日本電気株式会社 アドホックローカルエリアネットワークの構成方法、通信方法及び端末
US6304556B1 (en) 1998-08-24 2001-10-16 Cornell Research Foundation, Inc. Routing and mobility management protocols for ad-hoc networks
DE69930918T2 (de) * 1999-01-25 2006-11-30 International Business Machines Corp. Dienstankündigungen in drahtlosen lokalen Netzen
US6104712A (en) 1999-02-22 2000-08-15 Robert; Bruno G. Wireless communication network including plural migratory access nodes
US6411815B1 (en) 1999-09-28 2002-06-25 Motorola, Inc. Communication system and method for arbitrating service requests
JP3583667B2 (ja) * 1999-09-30 2004-11-04 株式会社東芝 無線端末装置並びにデータ転送方法及び制御情報通知方法
US6965948B1 (en) * 1999-11-12 2005-11-15 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Method and apparatus for selective network access
AUPQ412899A0 (en) 1999-11-18 1999-12-09 Prescient Networks Pty Ltd A gateway system for interconnecting wireless ad-hoc networks
EP1107512A1 (en) * 1999-12-03 2001-06-13 Sony International (Europe) GmbH Communication device and software for operating multimedia applications
US6587835B1 (en) * 2000-02-09 2003-07-01 G. Victor Treyz Shopping assistance with handheld computing device
US6611259B1 (en) * 2000-02-16 2003-08-26 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) System and method for operating an electronic reading device user interface
US6459894B1 (en) 2000-02-22 2002-10-01 Motorola, Inc. Method and apparatus for assisting a user to find a communication resource of sufficient capacity
US6654720B1 (en) * 2000-05-09 2003-11-25 International Business Machines Corporation Method and system for voice control enabling device in a service discovery network
US7243356B1 (en) * 2000-05-09 2007-07-10 Sun Microsystems, Inc. Remote method invocation with secure messaging in a distributed computing environment
US20020012329A1 (en) * 2000-06-02 2002-01-31 Timothy Atkinson Communications apparatus interface and method for discovery of remote devices
AU2001263472A1 (en) * 2000-06-28 2002-01-08 Broadcom Corporation Multi-mode controller
US7272119B2 (en) * 2000-11-02 2007-09-18 Sharp Laboratories Of America, Inc. Methods and systems for quality of service in networks comprising wireless devices
US6614350B1 (en) * 2000-11-08 2003-09-02 3Com Corporation Method and system for effecting a security system upon multiple portable information devices
US20020068604A1 (en) * 2000-12-04 2002-06-06 Prabhakar Samuel Muthiah Wearable data device for use in a wearable data network
US7164885B2 (en) * 2000-12-18 2007-01-16 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Method and apparatus for selective service access
US7120129B2 (en) * 2001-03-13 2006-10-10 Microsoft Corporation System and method for achieving zero-configuration wireless computing and computing device incorporating same
US6792467B2 (en) * 2001-04-03 2004-09-14 Brycen Co., Ltd. Layer manager
US7127209B2 (en) * 2001-04-27 2006-10-24 Agere Systems Inc. Method and system for providing accurate service record using phone line detector
US20020184299A1 (en) * 2001-06-02 2002-12-05 Kae-Jy Chou Method for enlarging communication range of bluetooth data

Also Published As

Publication number Publication date
US7590086B2 (en) 2009-09-15
DK1400031T3 (da) 2011-11-14
US20050088980A1 (en) 2005-04-28
EP1400031B1 (en) 2011-10-12
WO2003003610A1 (en) 2003-01-09
CN1522503A (zh) 2004-08-18
EP1400031A1 (en) 2004-03-24
CN1266845C (zh) 2006-07-26
EP1400031A4 (en) 2010-01-13
ATE528940T1 (de) 2011-10-15
US6842460B1 (en) 2005-01-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7590086B2 (en) Ad hoc network discovery menu
US7089298B2 (en) Naming distribution method for ad hoc networks
US6970444B2 (en) System and method for self propagating information in ad-hoc peer-to-peer networks
EP1264440B1 (en) A method and equipment for supporting mobility in a telecommunication system
JP4219809B2 (ja) いくつかのサブネットワークを有するネットワーク
KR101632222B1 (ko) 무선랜 시스템에서 고속 링크 동기화 방법 및 장치
US20090141692A1 (en) Optimized ad hoc networking
US20110085530A1 (en) System and method for communication in a wireless mobile ad-hoc network
JP2008522507A (ja) インフラストラクチャベースのマルチホップ無線ネットワークにおけるmacアドレスプライバシー用の方式
KR20100021643A (ko) 무선 랜에서 외부 네트워크와의 인터워킹 절차 및 이를 위한 메시지 포맷
EP1947818B1 (en) A communication system and a communication method
Pattnaik et al. Fundamentals of Mobile Computing
Labiod et al. Wi-Fi TM, Bluetooth TM, ZigBee TM and WiMax TM
CN107852590A (zh) 在无线通信系统中执行发现的方法和装置
CA2661050C (en) Dynamic temporary mac address generation in wireless networks
KR20050090450A (ko) 무선 adhoc 네트워크들을 위한 다이나믹 네트워크형성
Koubaa et al. A fully distributed mediator based service location protocol in ad hoc networks
EP2252125A1 (en) Method for forming a multichannel broadband wireless network with a hierarchical tree structure
EP1343280A1 (en) Proxying method and system for wireless networks
Cano Reyes Integrated Architecture for Configuration and Service Management in MANET Environments
Baidya et al. Employing WiFi Direct to Build a Wireless Network over both 2.4 GHz and 5.8 GHz bands
Chaves-Dieguez et al. Improving effective contact duration in vehicular delay-tolerant networks
Zhang End to end architecture and mechanisms for mobile and wireless communications in the Internet