PT1334324E - Forno de fundição para ligas de metal adequado para o vazamento directo e contínuo de metal derretido - Google Patents

Forno de fundição para ligas de metal adequado para o vazamento directo e contínuo de metal derretido Download PDF

Info

Publication number
PT1334324E
PT1334324E PT01993806T PT01993806T PT1334324E PT 1334324 E PT1334324 E PT 1334324E PT 01993806 T PT01993806 T PT 01993806T PT 01993806 T PT01993806 T PT 01993806T PT 1334324 E PT1334324 E PT 1334324E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
holding tank
metal
dome
metal alloys
casting
Prior art date
Application number
PT01993806T
Other languages
English (en)
Inventor
Antonio Spoleto
Spoleto Antonio
Original Assignee
Hitech S R L
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=11451319&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT1334324(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Hitech S R L filed Critical Hitech S R L
Publication of PT1334324E publication Critical patent/PT1334324E/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F27FURNACES; KILNS; OVENS; RETORTS
    • F27DDETAILS OR ACCESSORIES OF FURNACES, KILNS, OVENS, OR RETORTS, IN SO FAR AS THEY ARE OF KINDS OCCURRING IN MORE THAN ONE KIND OF FURNACE
    • F27D3/00Charging; Discharging; Manipulation of charge
    • F27D3/14Charging or discharging liquid or molten material
    • F27D3/145Runners therefor
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F27FURNACES; KILNS; OVENS; RETORTS
    • F27BFURNACES, KILNS, OVENS, OR RETORTS IN GENERAL; OPEN SINTERING OR LIKE APPARATUS
    • F27B1/00Shaft or like vertical or substantially vertical furnaces
    • F27B1/10Details, accessories, or equipment peculiar to furnaces of these types
    • F27B1/21Arrangements of devices for discharging
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F27FURNACES; KILNS; OVENS; RETORTS
    • F27BFURNACES, KILNS, OVENS, OR RETORTS IN GENERAL; OPEN SINTERING OR LIKE APPARATUS
    • F27B3/00Hearth-type furnaces, e.g. of reverberatory type; Tank furnaces
    • F27B3/10Details, accessories, or equipment peculiar to hearth-type furnaces
    • F27B3/19Arrangements of devices for discharging
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F27FURNACES; KILNS; OVENS; RETORTS
    • F27DDETAILS OR ACCESSORIES OF FURNACES, KILNS, OVENS, OR RETORTS, IN SO FAR AS THEY ARE OF KINDS OCCURRING IN MORE THAN ONE KIND OF FURNACE
    • F27D3/00Charging; Discharging; Manipulation of charge
    • F27D2003/0085Movement of the container or support of the charge in the furnace or in the charging facilities
    • F27D2003/0089Rotation about a horizontal or slightly inclined axis

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Vertical, Hearth, Or Arc Furnaces (AREA)
  • Refinement Of Pig-Iron, Manufacture Of Cast Iron, And Steel Manufacture Other Than In Revolving Furnaces (AREA)
  • Casting Support Devices, Ladles, And Melt Control Thereby (AREA)
  • Furnace Charging Or Discharging (AREA)
  • Muffle Furnaces And Rotary Kilns (AREA)
  • Crucibles And Fluidized-Bed Furnaces (AREA)
  • Manufacture Of Alloys Or Alloy Compounds (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
FORNO DE FUNDIÇÃO PARA LIGAS DE METAL ADEQUADO PARA O VAZAMENTO DIRECTO E CONTÍNUO DE METAL DERRETIDO A presente invenção refere-se a um sistema de fundição para ligas de metal de segunda fusão com um tipo especial de conexão entre as partes primárias do sistema de fundição, a cúpula e o reservatório de espera especialmente conformada e apta a rodar, de modo a realizar um sistema de produção combinada sem interrupção do ciclo de trabalho.
Estado da Técnica
Em sistemas de tecnologia de fundição tradicionais, podem ser individualizadas três fases na execução do ciclo de fundição ligadas aos três elementos primários: o forno de fundição, o canal, ou canais, de vazamento e o reservatório de espera. A primeira fase é constituída pelo carregamento, no forno de fundição ou cúpula, dos fragmentos da liga e o seu derretimento. Durante esta fase é necessário providenciar uma grande quantidade de energia térmica para produzir o calor específico necessário para derreter o material e, além disso, uma quantidade de energia, calor latente, necessária para manter a fase líquida do metal durante o tempo em que é completado o derretimento de todos os fragmentos presentes na cúpula. A segunda fase consiste na sopragem do forno e consequente arrefecimento parcial para permitir o vazamento do material derretido, através de 1 canais de vazamento especiais, em direcção ao reservatório de espera. Os canais de vazamento, são geralmente vias abertas que proporcionam o arrefecimento do material derretido. A terceira e última fase é constituída pela transformação do material em liga no reservatório de espera com correcções e adições de metal assim como a adição de energia térmica, constituindo o calor específico e latente, necessário para recuperar a energia dissipada durante o inevitável arrefecimento antes e durante a segunda fase. Os longos períodos de derretimento e vazamento desta técnica favorecem a absorção de uma quantidade assinalável de gás do material derretido, muito do qual se encontra no reservatório e muitas vezes tem, também, de se aplicar a um tipo de correcção que passa pela adição no banho, através da injecção de azoto líquido, para desgaseificar a liga de modo a obter lingotes isentos de defeitos.
Propósitos e Objectivos da Invenção
Um propósito da presente invenção é eliminar os inconvenientes da técnica precedente através da realização de um sistema de fundição o qual, com uma conexão especial, permite o vazamento de um modo directo e contínuo do metal derretido da cúpula para o reservatório de espera o qual é apto a rodar, e daí para o molde de lingote, diminuindo os custos de energia, gestão e tempo de trabalho e, ao mesmo tempo, também alcançar boas condições de segurança porque os empregados não estão em contacto com o material derretido uma vez que o ciclo de fabrico acontece, na prática, completamente em ambiente fechado. 2 0 ciclo de fabrico continuo evita, além disso, as interrupções, para a sopragem e o vazamento da primeira parte da fundição com inferior fornecimento, na segunda parte, de energia térmica suplementar, e assim poupar combustível, tempo e mão-de-obra.
Descrição das Figuras e Modo de Realização da Invenção A Fig. 1 mostra de um modo esquemático, uma vista lateral de uma secção do sistema de fundição. A Fig. 2 mostra de um modo esquemático, uma vista de cima e em secção do sistema de fundição. A Fig. 3 mostra de um modo esquemático o canal de conexão rotativo.
Na forma actual preferida da presente invenção e com referência às figuras em anexo assinala-se a cúpula (1) de forma essencialmente cúbica com paredes de material refractário (2) rodeado por um invólucro de metal (3), no qual se encontra de um lado o queimador (4), do outro lado a porta de carregamento (5) e do lado oposto, centralmente em posição inferior, uma abertura (6) através da qual o metal derretido se escapa para atingir, através do canal de vazamento (7), o reservatório de espera de forma esférica (8) o qual se encontra colocado num plano abaixo, numa cova (9) , sustentado por elementos de suporte (10) . 0 canal de vazamento (7) realiza uma ligação especial rotativa, entre a cúpula (1) e o reservatório de espera (8), constituída por dois corpos cilíndricos ocos de secção circular, 3 adequadamente isolados do calor (11, 12), fixados cada um deles por uma extremidade (13, 14) respectivamente à cúpula (1) e ao reservatório de espera (8) e a outra extremidade livre de cada um deles (15, 16), inserida coaxialmente uma na outra. Entre os dois corpos cilíndricos (11. 12) encontra-se uma distância interna de não mais do que alguns centímetros de modo que por dentro possa rodar sem causar fricção em comparação com a parte exterior. 0 reservatório de espera de forma esférica (8) é constituído por dois hemisférios colocados um no outro, de paredes refractárias (17) e isoladas do calor (18) rodeados por um invólucro metálico (19) e posicionado numa cova (19) sustentado por suportes (10) de tal modo que a sua circunferência média tem praticamente a mesma altura do canal de vazamento (7).
Os fragmentos de metal após derreterem um certo tempo na cúpula, vêm pela abertura (6) e através do canal de vazamento (7) alcançam o reservatório de espera esférico (8), onde sofrem um tratamento subsequente, e no final quando o resultado desejado é obtido, através de um mecanismo motorizado o reservatório de esfera esférico (8) é rodado em torno do eixo (tal como mostrado na Fig. 2 é o eixo central longitudinal do sistema de fundição), então muito do liquido surge do orifício de saída (21) para alcançar o molde de lingote.
Como pode ser claramente visto a invenção preenche completamente os seus objectivos. 4
De facto, em virtude dos princípios físicos e termodinâmicos da isotropia, a forma geométrica particular adoptada (corpo esférico) pelo reservatório de espera, exalta e melhora todo o procedimento do ciclo tecnológico de produção. Aliás graças à conexão particular realizada entre a cúpula e o reservatório de espera do sistema de fundição (apesar de separados, resultam, na operação, unidos através da ligação rotativa), as ditas partes constituintes podem operar ao mesmo tempo realizando, assim, um sistema de derretimento contínuo com uma poupança notável de combustível, de tempo e de mão-de-obra; conseguem, além disso, uma economia em percentagem superior a cinquenta por cento em comparação com os padrões dos sistemas da técnica anterior. 5

Claims (5)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Sistema de fundição para ligas de metal de segundo derretimento compreendendo uma cúpula, um canal de vazamento e um reservatório de espera de forma esférica caracterizado por o canal de vazamento para o líquido derretido com uma ligação rotativa (7), da cúpula (1) para o reservatório de espera (8), ser constituído por dois corpos ocos cilíndricos de secção circular (11, 12), adequadamente isolados do calor, fixados cada um deles por uma extremidade (13, 14) respectivamente à cúpula (1) e ao reservatório de espera (8) e a outra extremidade livre de cada um (15, 16) inserida coaxialmente uma na outra, e através de um mecanismo motorizado, o reservatório de espera (8) pode rodar em torno de um eixo longitudinal I do sistema de fundição, permitindo a ida directa e contínua do metal derretido através do orifício de saída (21) e encher o molde de lingote.
  2. 2. Sistema de fundição para ligas de metal de segundo derretimento de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por a cúpula (1) ter uma forma essencialmente cúbica com paredes de material refractário (2) rodeadas por um invólucro de metal (3) , no qual está presente de um lado o queimador (4) , do outro lado a porta de carregamento (5), e do lado oposto da porta de carregamento, centralmente numa posição inferior, uma abertura (6) pela qual o 6 metal derretido se escapa para alcançar, através do canal de vazamento (7), o reservatório de espera de forma esférica (8).
  3. 3. Sistema de fundição para ligas de metal de segundo derretimento de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por o canal de vazamento (7) realizar uma ligação rotativa entre a cúpula (1) e o reservatório de espera (8) e entre os dois corpos cilíndricos (11, 12), e haver uma distância interna de alguns centímetros de modo que o interior possa rodar sem causar fricção em comparação com o exterior.
  4. 4. Sistema de fundição para ligas de metal de segundo derretimento de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por o reservatório de espera de forma esférica (8) ser constituído por dois hemisférios ocos colocados um no outro, com paredes refractárias (17) e isoladas do calor (18) rodeadas por um invólucro metálico (19) e parcialmente posicionado numa cova (9) sustentado por suportes (10) de tal modo que a sua circunferência média ser praticamente da mesma altura que o canal de vazamento (7).
  5. 5. Sistema de fundição para ligas de metal de segundo derretimento de acordo com as reivindicações 1 e 4 caracterizado por na proximidade da circunferência média do reservatório de espera esférico (8) estar colocado um queimador (20) e o orifício de saída (21) do metal líquido. 7
PT01993806T 2000-11-13 2001-11-07 Forno de fundição para ligas de metal adequado para o vazamento directo e contínuo de metal derretido PT1334324E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT000075A ITNA20000075A1 (it) 2000-11-13 2000-11-13 Forno fusorio per leghe di metallo atto allo sversamento diretto e continuo del metallo fuso.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1334324E true PT1334324E (pt) 2007-01-31

Family

ID=11451319

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT01993806T PT1334324E (pt) 2000-11-13 2001-11-07 Forno de fundição para ligas de metal adequado para o vazamento directo e contínuo de metal derretido

Country Status (11)

Country Link
EP (1) EP1334324B1 (pt)
JP (1) JP4129914B2 (pt)
CN (1) CN100365366C (pt)
AT (1) ATE338930T1 (pt)
AU (1) AU2002222507A1 (pt)
DE (1) DE60122920T2 (pt)
DK (1) DK1334324T3 (pt)
ES (1) ES2295237T3 (pt)
IT (1) ITNA20000075A1 (pt)
PT (1) PT1334324E (pt)
WO (1) WO2002039044A2 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ITSA20030004A1 (it) * 2003-01-16 2004-07-17 Antonio Spoleto Sistema a forno rotante per la fusione senza sale di materiali metallici.
IT1396275B1 (it) 2009-11-09 2012-11-16 Hitech S R L Impianto di fonderia di leghe di alluminio, completamente modulare.
CN105043096A (zh) * 2015-07-01 2015-11-11 江苏中储能源装备有限公司 一种紧凑型相变储热介质熔化炉

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE1069340B (de) * 1959-11-19 Balzers Vakuum Gesellschaft mit beschränkter Haftung, Frankfurt/M.-Süd Vorrichtung zum Gießen und gleichzeitigen- Entgasen von Metallen
US2193034A (en) * 1936-05-08 1940-03-12 Mars Georg Apparatus for treating materials under reduced pressure
NO147204C (no) * 1980-06-30 1983-02-23 Ardal Og Sunndal Verk Fremgangsmaate og anordning for diskontinuerlig inntapping av flytende metall i et vakuumkammer som kontinuerlig vedlikeholder vakuum
CN86203076U (zh) * 1986-06-30 1987-04-08 机械工业部上海电缆研究所 无氧铜熔铸流槽系统装置
JPH0783575A (ja) * 1993-09-08 1995-03-28 Mitsubishi Materials Corp 溶湯抜出用樋

Also Published As

Publication number Publication date
JP2004513327A (ja) 2004-04-30
DK1334324T3 (da) 2007-01-15
EP1334324A2 (en) 2003-08-13
WO2002039044A2 (en) 2002-05-16
ATE338930T1 (de) 2006-09-15
ES2295237T3 (es) 2008-04-16
EP1334324B1 (en) 2006-09-06
DE60122920D1 (de) 2006-10-19
JP4129914B2 (ja) 2008-08-06
ITNA20000075A1 (it) 2002-05-13
AU2002222507A1 (en) 2002-05-21
CN100365366C (zh) 2008-01-30
ITNA20000075A0 (it) 2000-11-13
CN1394272A (zh) 2003-01-29
WO2002039044A3 (en) 2002-08-22
DE60122920T2 (de) 2007-06-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2356721T3 (es) Artesa para colar metales fundidos.
CN209006660U (zh) 一种自动浇注装置
CN103357837A (zh) 真空感应离心铸造设备及铸造钛合金铸件的方法
CN107892464A (zh) 电极砖推进设备及电熔玻璃窑炉
CN201787812U (zh) 液压倾动式圆形铝液熔炼保温炉
CN109047684A (zh) 一种自动锡球铸造机
CN207552161U (zh) 电极砖推进设备及电熔玻璃窑炉
PT1334324E (pt) Forno de fundição para ligas de metal adequado para o vazamento directo e contínuo de metal derretido
BR112013016697B1 (pt) processo de controle do limpador de refrigerante de molde de lingotamento contínuo
CN212962771U (zh) 倾倒式感应熔炼炉
ES2233472T3 (es) Procedimiento y dispositivo de trasiego de un material fundido contenido en un crisol.
ES2318190T3 (es) Dispositivo de contencion e baño metalico colocado entre los rodillos de cristalizacion de una maquina de colada continua.
CN208139828U (zh) 可倾式熔化炉
CN209006633U (zh) 一种自动锡球铸造机
ES2589410T3 (es) Boquilla de colada continua para una varilla, alambre o tubería en una colada de metal vertical ascendente
CN112556419A (zh) 一种铝炉的流动铝水槽自动辅助机构
JPS59141347A (ja) 連続鋳造用鋳型
CN220507662U (zh) 一种底注式真空熔炼炉放料改善系统
CN109341339A (zh) 一种底铸式感应悬浮冷坩埚及浇注方法
CN212917537U (zh) 一种铝液注入浇口杯
JPH09268314A (ja) スキッドボタン装置
CN218224606U (zh) 一种铸造浇注用定向冷却装置
JPH10193080A (ja) るつぼ形自動注湯炉
CN208382872U (zh) 三蓄热式再生铝合金溶液保温炉
CN211645297U (zh) 钒钛磁铁矿冶炼高炉渣口保护结构