PT1068416E - Batente de porta para veiculo automovel - Google Patents

Batente de porta para veiculo automovel Download PDF

Info

Publication number
PT1068416E
PT1068416E PT82105471T PT99907300T PT1068416E PT 1068416 E PT1068416 E PT 1068416E PT 82105471 T PT82105471 T PT 82105471T PT 99907300 T PT99907300 T PT 99907300T PT 1068416 E PT1068416 E PT 1068416E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
braking
door
torsion bar
shaped
hinge
Prior art date
Application number
PT82105471T
Other languages
English (en)
Inventor
Morawetz Richard
Original Assignee
Scharwaechter Ed Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=7863467&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT1068416(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Scharwaechter Ed Gmbh filed Critical Scharwaechter Ed Gmbh
Publication of PT1068416E publication Critical patent/PT1068416E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05DHINGES OR SUSPENSION DEVICES FOR DOORS, WINDOWS OR WINGS
    • E05D11/00Additional features or accessories of hinges
    • E05D11/10Devices for preventing movement between relatively-movable hinge parts
    • E05D11/1028Devices for preventing movement between relatively-movable hinge parts for maintaining the hinge in two or more positions, e.g. intermediate or fully open
    • E05D11/1042Devices for preventing movement between relatively-movable hinge parts for maintaining the hinge in two or more positions, e.g. intermediate or fully open the maintaining means being a cam and a torsion bar, e.g. motor vehicle hinge mechanisms
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05YINDEXING SCHEME ASSOCIATED WITH SUBCLASSES E05D AND E05F, RELATING TO CONSTRUCTION ELEMENTS, ELECTRIC CONTROL, POWER SUPPLY, POWER SIGNAL OR TRANSMISSION, USER INTERFACES, MOUNTING OR COUPLING, DETAILS, ACCESSORIES, AUXILIARY OPERATIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, APPLICATION THEREOF
    • E05Y2900/00Application of doors, windows, wings or fittings thereof
    • E05Y2900/50Application of doors, windows, wings or fittings thereof for vehicles
    • E05Y2900/53Type of wing
    • E05Y2900/531Doors

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Lock And Its Accessories (AREA)
  • Closing And Opening Devices For Wings, And Checks For Wings (AREA)
  • Hinge Accessories (AREA)
  • Braking Arrangements (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "BATENTE DE PORTA PARA VEÍCULO AUTOMÓVEL" O invento diz respeito a um batente de porta para veículo automóvel de acordo com o conceito principal da reivindicação 1. O batente de porta para veículo automóvel definido no início da presente descrição foi divulgado pelo documento DE 36 05 434 C.
Este tipo de batente de porta é conhecido num grande número de modelos, sendo que evoluiu, entretanto, para dois modelos principais, distinguindo-se um por ser dotado de uma barra de retenção da porta com um corpo de travagem e de retenção accionado por mola provido de saliências ou reentrâncias que formam rampas de travagem ou encaixes, e o outro por ser dotado de um segmento de encaixe que apresenta rebaixos ou saliências formando encaixes e de uma barra de torção elástica que forma directa ou indirectamente o corpo de retenção ou de travagem. Ambas as versões mencionadas, independentemente das suas formas específicas, têm em comum o facto de, em serviço, devido à deformação da mola de carga motivada pela actuação conjunta do elemento de travagem com as rampas de travagem ou os encaixes, provocarem necessariamente também um movimento entre o referido corpo de travagem e de retenção e a barra de torção que o solicita,, embora esse movimento possa ser relativamente reduzido de acordo com a concepção do modelo. Estes movimentos relativos entre a mola de carga e o corpo de travagem e de retenção conduzem, decorrido algum tempo de funcionamento do batente da porta, a um atrito e também a sintomas de desgaste, no mínimo em um dos dois componentes, designadamente na mola de carga e/ou no corpo de travagem e de -2- f
/
retenção o que naturalmente dá origem a uma alteração das superfícies, em particular ao aumento de rugosidade da superfície. Esta condição verificada nas superfícies que se movem uma contra a outra conduz necessariamente, em primeiro lugar, à formação de ruídos ao dar-se o movimento relativo de ambas as partes. Além disso, a maior rugosidade das superfícies dos dois componentes que se movem um contra o outro provoca um aumento da força necessária para iniciar o movimento relativo dos mesmos, com a consequência, de um movimento relativo só se verificar a partir de um aumento de força em função da progressão do aumento do atrito das superfícies. Este fenómeno conduz, no caso de batentes de portas, ao iniciar brusco de um movimento relativo entre a mola e os corpos de travagem e retenção após o esgotamento de um curso de deslocação previsto como curso de travagem para o corpo de travagem e de retenção e, paralelamente, ao aumento de ruído muito desagradável e indesejável nos batentes de portas.
Um problema semelhante verifica-se em batentes de portas de
barras de torção, ou melhor, naqueles dispositivos de batentes, em que a barra de torção elástica, que constitui a mola de carga pode ter a forma de S ou de C, se encontra apoiada através de um troço da sua haste num rebaixo em forma de ranhura na folha da dobradiça de um dos seus batentes, e também no rebaixo em forma de ranhura da superfície de apoio oposta devido ao inevitável movimento relativo da haste da barra de torção. Ambos os problemas deste tipo de batente de portas são sobejamente conhecidos e, no passado, foram solucionados ou tentou-se solucioná-los, de modo relativamente dispendioso, de acordo com o tipo de construção do batente, quer por aplicação de casquilhos de apoio da chumaceira, quer pela colocação de revestimentos com materiais de apoio não necessitando de manutenção. A aplicação de casquilhos de apoio da chumaceira é, do mesmo modo que os revestimentos de apoio deslizantes, relativamente dispendiosa, dado ser necessário o fabrico e montagem de um componente adicional e, por outro lado, a colocação de revestimentos constituídos por materiais não carecendo dc assistência nos vários componentes se encontrar também vinculada a despesas consideráveis.
Com base na patente US-A-5 026 103 e de acordo com o estado da técnica são conhecidos batentes para portas em que o problema do atrito e do desgaste é resolvido mediante a utilização de casquilhos de apoio da chumaceira e/ou de rolos com revestimentos que não carecem de assistência. Na US-A-4 574 422 é utilizada, devido à flexão por carga e não devido ao desgaste por atrito, uma mola de fixação em aço com superfície endurecida.
Deste modo, a presente invenção propõe-se aperfeiçoar um batente para portas de veículos do tipo definido no início desta descrição, em que, conservando as suas características fundamentais, por um lado se evitam as despesas com o emprego de casquilhos de apoio da chumaceira ou a utilização de revestimentos em material que não carece de assistência, tal como atrás foi descrito mas, por outro, se eliminam os inconvenientes causados pelo aumento crescente do atrito entre as superfícies em contacto, em particular da mola de carga e do corpo de retenção, dado o funcionamento constante do equipamento.
Este problema é solucionadodo por meio de um batente de portas para veículo automóvel concebido de acordo com as características das reivindicações da patente.
Sem o auxílio dos mencionados recursos adicionais e, por isso, sem quaisquer despesas de montagem adicionais pode inicialmente conseguir-se que, durante a normal vida útil de um veículo e, portanto, de um batente de portas, ou se evite completamente o atrito na zona das superfícies de contacto entre o corpo de travagem e de retenção e a mola de carga ou, pelo menos, este seja reduzido ao mínimo, com o resultado de nunca mais ocorrer qualquer aumento indesejável do atrito nas mencionadas superfícies que trabalham em conjunto. A importante vantagem das medidas utilizadas pelo presente invento consiste no facto de poderem ser aplicadas com os mesmos resultados, independemente do tipo de batente, seja um batente de barra de torção ou batente com corpo de travagem e barra de retenção, incluindo também outras possibilidades de eliminação de possíveis fontes de ruído. Com uma configuração especial, o sistema criado pela presente invenção permite a eliminação da ocorrência de atrito entre as superfícies dos componentes em contacto, designadamente da mola de carga e do seu apoio, que tem a sua origem no aumento de aspereza das superfícies. De facto, o invento consiste basicamente, na simplicidade das medidas criadas, destinadas a evitar o desgaste nas zonas das superfícies entre a mola de carga e o corpo de travagem e retenção, porém a sua utilização principal não está limitada apenas à aplicação na zona da mola de carga que se encontra em contacto com o corpo de travagem e retenção. Um outro aspecto das medidas criadas pelo presente invento, consiste no facto de elas, em princípio, também poderem ser aplicadas em qualquer sistema de construção de batentes de porta que se baseie na actuação conjunta dos corpos de travagem e de retenção com uma barra de retenção da porta provida de rampas de travagem e de retenção.
Considerando uma forma preferencial de realização da invenção, está previsto que a mencionada mola que actua conjuntamente com um corpo de travagem e retenção, confine tanto na sua zona de contacto com o corpo de travagem e de retenção como na sua zona de contacto com um suporte ou encaixe, apresente uma superfície endurecida . Deste modo, obtém-se , como complemento das vantagens resultantes do modo de execução básico, de acordo com a reivindicação principal, a vantagem adicional da eliminação de fontes de ruído, em virtude de uma possível alteração da rugosidade das superfícies.
Numa configuração vantajosa de um batente de porta típico com barra de torção elástica combinada com uma dobradiça podeainda estar previsto que a primeira peça aplicada numa parte do dispositivo da porta seja formada por um segmento provido de encaixes e a segunda peça do dispositivo da porta seja formada por uma barra de torção elástica e pelo corpo de retenção e travagem, por um rolete que está apoiado no braço de carga livre da barra de torção elástica e que o braço de carga da referida barra apresente uma superfície endurecida ao longo da secção longitudinal que forma o apoio do rolete.
Segundo uma configuração específica de acordo com o invento de um batente de porta com barra de torção elástica combinada com uma dobradiça, pode ainda estar previsto que a mencionada barra de torção elástica seja dotada de uma forma em S ou C e, na parte da haste, esteja apoiada num rebaixo em forma de ranhura, na folha de uma aba da dobradiça e, na extremidade da zona do braço de carga livre, esteja equipada com um rolete que constitui o apoio do corpo de retenção e travagem.
Como no caso do funcionamento de um batente de porta equipado com uma barra de torção elástica actuando como mola de carga também ocorre uma torção da barra de torção elástica na sua fixação ou suporte, o equipamento pode ser aperfeiçoado por meio de uma barra de torção elástica em forma de S ou C combinada com uma dobradiça, por forma a que uma parte da haste da barra de torção elástica em forma de S ou C, apoiada na ranhura na folha da aba da dobradiça tenha pelo menos na zona do seu perímetro que se encontra em contacto com a ranhura, a superfície endurecida. -6-
J
Para uma forma de configuração diferente e simplificada, cm particular de um batente de porta combinado com uma dobradiça, sugere-se, em princípio, que o braço de carga livre da barra de torção elástica em forma de S ou C apoiado pela sua haste num rebaixo em forma de ranhura na folha da aba da dobradiça forme o corpo de travagem e retenção através de uma secção longitudinal da sua extremidade e, nesta zona, apresente numa parte do seu perímetro uma superfície endurecida. O presente invento é descrito seguidamente em pormenor por meio de um desenho com base num exemplo de execução: O desenho mostra
Na fig. 1 Uma representação esquemática de um batente de porta com barra de torção, combinado com uma dobradiça
Na fig. 2 Vista lateral de uma barra de torção elástica em forma de S O batente de porta de barra de torção elástica combinado com uma dobradiça que é apresentado no desenho para ser aplicado, especialmente, em portas suspensas por gonzos, é constituído por uma dobradiça com duas abas 2 e 3 ligadas uma à outra de forma articulada por meio de um pemo 1, em que a aba 2 está fixada ao corpo da porta, não assinalado no desenho, e a aba 3 está fixada de forma amovível à coluna da porta, também não representada, e também por um batente com barra de torção elástica 4. A aba 3 representada no exemplo de execução, que se pode fixar de forma amovível à coluna da porta, é constituída por uma peça em chapa dobrada em forma de U, sendo que na aba 5 superior do U, disposta transversalmente em relação ao eixo da dobradiça, se encontra configurado um segmento de encaixe 8 do batente da porta 4, composto por saliências 6 e reentrâncias 7 alternadas, apresentando em baixo, na aba 9 da peça em U, disposta transversalmente em relação ao eixo da dobradiça, uma saliência -7- em forma de pino paralela e no mesmo sentido de um prolongamento 10 do pemo 1 da dobradiça que ultrapassa a altura da mesma. A aba 2 da dobradiça apresenta uma secção transversal em L que se insere na aba da dobradiça 3, sendo fixada, de forma a poder girar, por meio do pemo 1 da dobradiça à aba 3 da mesma e através da outra aba perfilada 13 à porta. O batente de barra de torção elástica 4 unido à dobradiça por efeito da sua construção apresenta, no presente exemplo de realização, uma barra de torção elástica em forma de S, que está apoiada através do troço da haste 14 numa ranhura 19 existente na folha da aba 2 da dobradiça e apoiada contra esta através de um braço de apoio 16; sendo que a zona que forma o braço de carga 17 ultrapassa, em cima, as duas abas 2 e 3 da dobradiça. O braço de carga 17 da barra de torção elástica actua conjuntamente com o segmento de encaixe 8 do batente da porta 4 configurado na aba 5 da forma em U da aba 3 da dobradiça e constituído por uma sequência de saliências 6 e reentrâncias 7 alternadas, abrangendo neste exemplo de execução três posições de encaixe para a porta.. Conforme é visível em pormenor, em particular na fig. 2, o braço de carga 17 da barra de torção elástica apresenta uma superfície endurecida 18 ao longo do troço longitudinal que actua em conjunto com o segmento de encaixe 8. Verifica-se também na fig. 2 que o troço da haste 14 da barra de torção pode apresentar numa parte do perímetro do troço longitudinal que, quando da montagem do batente foi inserido numa ranhura 19 da aba 2 da dobradiça, uma superfície endurecida 20.
Lisboa, 19 de Novembro de 2001
LUIS SILVA CARVALHO Agente Oficial da Propriedade Industrial RUA VÍCTOR CORDON, 14 i2oo ur :a

Claims (7)

  1. -1 -
    REIVINDICAÇÕES 1. Batente de porta para veículo automóvel constituído por um primeiro componente que pode ser colocado numa parte do dispositivo da porta, na porta ou na coluna da porta e um segundo componente que pode ser colocado na outra parte do dispositivo da porta, sendo que entre os dois componentes existe pelo menos um corpo de travagem e retenção tendo, no mínimo, uma mola, e em que um dos dois componentes é constituído por um elemento móvel em relação ao outro componente, provido de rampas de travagem ou encaixes que actuam em conjunto com corpos de travagem e retenção providos de mola e distribuídos de forma a corresponder às posições previstas de travagem da porta, caracterizado por a barra de torção elástica que actua em conjunto com o corpo de travagem e retenção apresentar uma superfície endurecida, pelo menos na zona (18) de contacto com o corpo de travagem e retenção.
  2. 2. Batente de porta para veículo automóvel, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a mola que actua em conjunto com o corpo de travagem e de retenção apresentar, tanto na zona (18) de contacto com o corpo de travagem e de retenção, como na zona (20) de contacto com um suporte ou fixação, uma superfície endurecida.
  3. 3. Batente de porta para veículo automóvel, de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado por o primeiro componente montado numa parte do dispositivo da porta, apresentar um segmento (8) provido de encaixes e o segundo componente colocado na outra parte do dispositivo da porta, ser constituído por uma barra de torção elástica e por um corpo de travagem e retenção, formado por um rolete apoiado no braço de carga livre da barra de -2- torção elástica e por o braço da carga da barra de torção apresentar unia superfície endurecida ao longo da secção longitudinal que forma o apoio do rolete.
  4. 4. Batente de porta para veículo automóvel, de acordo com as reivindicações 1 a 3, caracterizado por a barra de torção elástica ter a forma de S ou de C e através de um troço da sua haste (14) estar apoiada num rebaixo em forma de ranhura (19) na folha da aba da dobradiça (2) assim como, através do seu braço de apoio (16), estar apoiada contra a folha da dobradiça dessa mesma aba (2).
  5. 5. Batente de porta para veículo automóvel, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por a barra de torção elástica em forma de S ou de C que através de um troço da sua haste (14) está apoiada num rebaixo em forma de ranhura (19) na folha da aba da dobradiça (2) estar equipada na extremidade do braço de carga livre (17) com um rolete que forma o corpo de travagem e retenção.
  6. 6. Batente de porta para veículo automóvel, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por o braço de carga livre (17), que através de um troço da sua haste está apoiado num rebaixo em forma de ranhura (19) na folha da aba da dobradiça (2) e que forma através de uma secção longitudinal da sua extremidade o elemento de travagem e retenção, apresentar uma superfíce endurecida (18).
  7. 7. Batente de porta para veículo automóvel, de acordo com as reivindicações 4 a 6, caracterizado por o troço da haste (14) da barra de torção elástica em forma de S ou C que está apoiada através de um segmento do seu comprimento num rebaixo em forma de ranhura (19) na folha de uma aba da -3- dobradiça, se apresentar endurecida na secção longitudinal que se encontra encaixada no rebaixo em forma de ranhura, pelo menos na zona (20) do seu perímetro que se encontra encaixada na referida ranhura (19) da folha da dobradiça. Lisboa, 19 de Novembro de 2001
    LUIS SILVA CARVALHO Agente Oficial da. Propriedade Industrial RUA VICTOR CORDON, 14 1200 LISBOA
PT82105471T 1998-04-03 1999-01-28 Batente de porta para veiculo automovel PT1068416E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19814940A DE19814940A1 (de) 1998-04-03 1998-04-03 Kraftwagentürfeststeller

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1068416E true PT1068416E (pt) 2002-02-28

Family

ID=7863467

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT82105471T PT1068416E (pt) 1998-04-03 1999-01-28 Batente de porta para veiculo automovel

Country Status (11)

Country Link
EP (1) EP1068416B1 (pt)
JP (1) JP2002510764A (pt)
CN (1) CN1296545A (pt)
AU (1) AU2712199A (pt)
BR (1) BR9909374A (pt)
CZ (1) CZ20003586A3 (pt)
DE (3) DE19814940A1 (pt)
ES (1) ES2163326T3 (pt)
MX (1) MXPA00009687A (pt)
PT (1) PT1068416E (pt)
WO (1) WO1999051841A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6687953B1 (en) 2000-10-13 2004-02-10 Ventra Group Inc. Torsion spring door check device
DE10346809B4 (de) * 2003-10-06 2005-12-15 Ise Innomotive Systems Europe Gmbh Türscharnier
CN104074424B (zh) * 2014-06-26 2016-04-06 齐齐哈尔轨道交通装备有限责任公司 一种车辆及其车门组件
CN106285259B (zh) * 2015-05-18 2018-03-13 比亚迪股份有限公司 叉车的车门的锁止装置、叉车的车门以及具有其的叉车
CN109665086B (zh) * 2019-01-31 2023-12-05 江苏恒铭达航空设备有限公司 带有门体开关保护结构的直升机
EP3805497B1 (en) 2019-10-10 2022-06-22 MAGNA STEYR Fahrzeugtechnik AG & Co KG Door check assembly

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2917164A1 (de) * 1979-04-27 1980-11-06 Scharwaechter Gmbh Co Kg Zwangsgesteuertes scharnier mit zwei schwenkachsen
US4574422A (en) * 1984-08-06 1986-03-11 Compagnie Industrielle De Mecanismes Resiliently biased shoes for maintaining a vehicle door in an open position
DE3605434C2 (de) * 1986-02-20 1994-02-03 Scharwaechter Gmbh Co Kg Befestigung für ein mit einem Türfeststeller baulich vereinigtes Türscharnier
DE3902879A1 (de) * 1989-02-01 1990-08-02 Scharwaechter Gmbh Co Kg Federabstuetzung fuer einen kraftwagentuerfeststeller
DE4207650A1 (de) * 1992-03-11 1993-09-16 Schaeffler Waelzlager Kg Vorrichtung zur arretierung von fahrzeugtueren
IT1267162B1 (it) * 1994-11-23 1997-01-28 Gammastamp Spa Elemento elastico per un dispositivo fermaporta di un veicolo, e dispositivo fermaporta comprendente tale elemento elastico.
DE29604089U1 (de) * 1996-03-05 1997-07-03 Ed. Scharwächter GmbH + Co KG, 42855 Remscheid Drehstab-Türfeststeller für Kraftwagentüren
DE19608496A1 (de) * 1996-03-05 1997-09-11 Scharwaechter Gmbh Co Kg Drehstab-Türfeststeller für Kraftwagentüren
DE29617865U1 (de) * 1996-10-15 1997-01-16 ED. Scharwächter GmbH & Co. KG, 42855 Remscheid Türfeststeller für Kraftwagentüren

Also Published As

Publication number Publication date
CN1296545A (zh) 2001-05-23
EP1068416B1 (de) 2001-08-22
JP2002510764A (ja) 2002-04-09
ES2163326T3 (es) 2002-01-16
AU2712199A (en) 1999-10-25
BR9909374A (pt) 2001-12-18
DE19814940A1 (de) 1999-10-14
WO1999051841A1 (de) 1999-10-14
CZ20003586A3 (cs) 2002-06-12
DE19980601D2 (de) 2001-05-10
DE59900210D1 (de) 2001-09-27
EP1068416A1 (de) 2001-01-17
MXPA00009687A (es) 2002-07-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
DE3120201C2 (pt)
BR112012011456A2 (pt) Dispositivo de deslizamento para veículo.
PT1068416E (pt) Batente de porta para veiculo automovel
JPH04283102A (ja) キヤスタ
DE10036441A1 (de) Kopfstütze für eine Fahrzeugsitz
BRPI0601950A8 (pt) Estrutura para montagem de assento de veículo e veículo
BR102013000717B1 (pt) Assento para veículo
BR0102626A (pt) Dobradiça com trava de porta integrada
CA2343341C (en) Power clamps
BR9803978A (pt) Gonzo de fecho para um equipamento de fecho de veículo automotor.
DE102007053444B4 (de) Einradrolle
PT99900B (pt) Conjunto de dobradica desmontavel
EP0144639B1 (de) Weitwinkelscharnier
PT738350E (pt) Grampo de fixacao flexivel para caminho de ferro resistente a se soltar ou a ser removido
DE3536545A1 (de) Laengsverschiebbarer, insbesondere in kraftfahrzeugen anzuordnender sitz
JP3631317B2 (ja) 可動型手摺
PT85782B (pt) Distanciador de ajustamento automatico para travoes de disco e peca em bruto para a fabricacao do corpo desse distanciador
CH399085A (de) Kippfederungseinrichtung
HUT61931A (en) Brake-operating device for railway vehicles
JPH0312945Y2 (pt)
JPS5938856Y2 (ja) 自動車用扉の蝶番装置
GB2119640A (en) Seat slide mechanism
JP2004237860A (ja) 車両用サイドテーブルの支持構造
PT89128B (pt) Travao de tambor de regulacao automatica
JPH0312946Y2 (pt)