Descrição
[001] A invenção refere-se a um assento para veículo que compreende uma parte de assento, o qual compreende uma parte de encosto e que compreende um dispositivo de guia linear para ajuste de translação do assento de veículo, em que o dispositivo de guia linear compreende um meio de trilho guia e um meio de trilho deslizante que deslizá- vel com relação ao mesmo, e em que um meio de apoio interage entre o meio de trilho deslizante e o meio de trilho guia e compreende pelo menos elementos de haste deslizante de forma a montar o meio de trilho deslizante com relação ao meio de trilho guia.
[002] A invenção refere-se adicionalmente ao uso de um elemento de haste deslizante ondulado.
[003] É conhecido a partir da técnica anterior no campo da construção de assentos de veículos prender meios de trilho, que são instalados de forma deslocável com relação uns aos outros, de um dispositivo de guia linear, para ajuste de translação de um assento de veículo, espaçados em relação um ao outro, por meio de meios de apoio de diferentes configurações, de uma maneira tal que idealmente os meios de trilho mutuamente correspondentes de um par de trilhos não ficam em atrito diretamente um contra o outro, de forma tal a proporcionar sempre uma ajustagem fácil do assento de veículo.
[004] Por exemplo, é conhecido um assento para veículo ajustável para duas ou mais pessoas a partir do relatório de patente DBP 1 082 138, e compreende um par de dispositivos de ajustagem de assento, com cada um dos dispositivos de ajustagem de assento compreendendo um trilho de rolamento inferior e um superior. Neste contexto, o trilho de rolamento inferior é fixado a um corpo de um veículo, enquanto o trilho de rolamento superior pode deslizar com relação ao trilho de rolamento inferior na sua direção longitudinal. Os dois trilhos de rolamento são espaçados em relação um ao outro através de um meio de apoio, que por um lado compreende roletes para este propósito, de maneira a espaçar os dois trilhos de rolamento em relação um ao outro. Por outro lado, são proporcionadas esferas do dispositivo de montagem, e interagem entre as bordas mutuamente sobrepostas dos dois trilhos de rolamento, de uma maneira tal que os dois trilhos de rolamento são mantidos com uma folga mínima com relação a um outro radialmente em relação à direção longitudinal. Não obstante, um inconveniente neste contexto é que cada um dos componentes dos dispositivos de ajuste de assento tem de ser manufaturado com uma baixa tolerância, de modo a ser capaz de assegurar um baixo nível de folga razoavelmente satisfatória, em particular entre os dois trilhos de rolamento.
[005] É conhecido ainda um assento para veículo motor ajustável horizontalmente e verticalmente a partir da publicação N°. DE 24 29 019 A1, em que trilhos desli-zantes são apoiados contra trilhos de guia, correspondentes aos mesmos, de um dispositivo de guia linear, novamente por meio de uma disposição de rolete e esfera, de maneira a fazer o ajuste de translação do assento de veículo motor com um mínimo possível de folga. Também neste caso são necessárias baixas tolerâncias dos componentes em vista de um nível de folga suficientemente baixo entre os trilhos de guia e os trilhos deslizantes.
[006] Além disso, é conhecida uma guia de trilho deslizante para assentos deslizantes de veículos a partir da publicação N°. DE 27 15 640 A1, em que um trilho guiado e um trilho de orientação são montados de forma deslizante em relação um ao outro, por um lado por meio de esferas e pelo outro por meio de um cordão de um material resiliente que é guiado em um bloco deslizante. Por meio do cordão do material resiliente, orientação isenta de folga é proporcionada entre os dois trilhos mutuamente correspondentes, mesmo quando a guia de trilho deslizante é descarregada. Não obstante, é um inconveniente que a condição isenta de folga entre os trilhos guiados e de orientação pode ser perdida prematuramente como um resultado da fadiga de material, especialmente do material resiliente do cordão.
[007] Além disso, também é conhecido a partir da técnica anterior utilizar elementos de haste deslizante, em vez das esferas ou roletes descritos acima de um meio de apoio, de forma tal a montar os meios de trilho mutuamente correspondentes capazes de se deslocarem com relação um ao outro. Não obstante, neste contexto existe o problema de que mesmo se houver inicialmente uma condição isenta de folga, esta pode ser novamente perdida prematuramente como um resultado do desgaste do elemento de haste deslizante.
[008] Em princípio, é possível por meio das soluções descritas acima montar meios de trilho de guias lineares de um assento de veículo virtualmente sem folga com relação umas às outras. Não obstante, na maioria das soluções é necessária produção relativamente complexa para este propósito de maneira a produzir uma disposição aceitável dos meios de trilho e componentes de meios de apoio sem folga. Além disso, as disposições deste tipo muitas vezes falham de uma forma tal que depois de uma duração de uso particular do assento de veículo, que é muito menor do que o tempo médio de vida de um veículo, não é mais possível assegurar a cooperação dos meios de trilho sem folga de uma maneira satisfatória.
[009] A folga, especialmente nos meios de guia linear, muitas vezes conduz na prática a um curso vazio do elemento deslizante percebido na forma de golpes duros na eventualidade de carga mútua dentro do sistema de assento. Além disso, isto também funciona como um sistema de guia instável, uma vez que um grau de liberdade de rotação ocorre no sistema como um todo como um resultado da folga lateral.
[0010] O objetivo da presente invenção é portanto desenvolver assentos para veículos de uma forma tal que os seus dispositivos de guia lineares sejam construídos de modo a terem operação mais durável com relação à montagem isenta de folga e, além disso, de modo a ser mais simples na sua construção.
[0011] O objetivo da invenção é alcançado por meio de um assento para veículo que compreende uma parte de assento, que compreende uma parte de encosto e que compreende um dispositivo de guia linear para ajuste de translação do assento de veículo, em que o dispositivo de guia linear compreende um meio de trilho guia e um meio de trilho deslizante que é deslocável com relação ao mesmo, em que um meio de apoio interage entre o meio de trilho deslizante e o meio de trilho guia e compreende pelo menos elementos de haste deslizante de modo a montar o meio de trilho deslizante com relação ao meio de trilho guia, e em que o elemento de haste deslizante compreende um corpo de base ondulado alongado, sendo o elemento de haste deslizante dotado de um diâmetro externo efetivo que é maior, pelo menos quando o elemento de haste deslizante é descarregado radialmente, do que um diâmetro externo de núcleo do corpo de base ondulado alongado.
[0012] Como um resultado do elemento de haste deslizante configurado desta maneira, ou o seu corpo de base, consegue-se uma montagem isenta de folga extremamente durável com uma construção extremamente simples, especialmente entre os dois meios de trilho, uma vez que este elemento de haste deslizante somente pode entrar em contato operacional com os dois meios de trilho nas regiões.
[0013] Desta forma, um elemento elástico e/ou de amortecimento entre o meio de trilho deslizante e o meio de trilho guia é disponível durante um período muito mais longo de forma a assegurar uma montagem isenta de folga particularmente durável, em particular no sentido radial. Além disso, o meio de trilho deslizante pode deslizar muito mais facilmente como um resultado do contato operacional nas regiões.
[0014] Particularmente, o risco de encravamento indesejável da disposição do meio de trilho guia, meios de trilho deslizante e elemento de haste deslizante pode ser completamente evitado pela primeira vez, uma vez que o presente elemento de haste ondulada pode reagir de forma elás- tica radialmente, tal como exposto de forma mais detalhada em seguida.
[0015] Deste modo, os assentos para veículos podem ser vantajosamente deslocados com relação aos meios de ajuste longitudinal e/ou lateral ou com relação aos seus meios de mola horizontal.
[0016] Além disso, podem ser dispensados diâme-tros de haste diferentes, de modo a uniformizar as tolerâncias de fabricação com respeito ao meio de trilho guia e ao meio de trilho deslizante, e como um resultado a complexidade da montagem é enormemente reduzida. De forma vantajosa, compensação de tolerância, para a qual diferentes diâmetros de haste foram previamente sempre necessários, pode ser obtida desta maneira.
[0017] Dentro do significado da invenção, o diâmetro externo efetivo é representado pelas regiões de superfície geradas radialmente externas do corpo de base do elemento de haste deslizante tal como pelas regiões de superfície geradas radialmente internas do corpo de base.
[0018] Dentro do significado da invenção, o diâmetro de núcleo é diferençado pela seção transversal de material real do corpo de base do elemento de haste deslizante.
[0019] Uma estabilidade particularmente alta do elemento de haste deslizante pode ser garantida se o corpo de base tem um diâmetro de núcleo entre 2 mm e 15 mm. Nesta concretização é selecionado um diâmetro de núcleo de 4,85 mm.
[0020] Apesar do corpo de base ondulado do ele-mento de haste deslizante, o presente elemento de haste deslizante tem virtualmente a mesma capacidade de carga de um elemento de haste deslizante reto.
[0021] Desta forma, as regiões de superfície geradas radialmente externas formam picos de ondulação e as regiões de superfície geradas radialmente internas formam correspondentes depressões de ondulação na superfície periférica do elemento de haste deslizante, que são dispostas alternadamente ao longo da extensão longitudinal do elemento de haste deslizante. Neste contexto, os picos de onda representam os pontos de orientação deslizante reais dos elementos de haste deslizante.
[0022] O termo meio de haste de guia descreve um meio de trilho que é substancialmente fixo ou idealmente montado estacionário em um corpo de um veículo e no qual o meio de trilho deslizante é guiado em uma maneira de translação. Vantajosamente, o meio de trilho guia também pode ser formado a partir de um componente no lado do corpo, de uma maneira tal que um componente de meio de trilho separado para este propósito pode ser dispensado.
[0023] Deste modo, o termo meio de trilho deslizante basicamente descreve um meio de trilho que é guiado no meio de trilho guia. Ele é de preferência fixado ao assento de veículo ou a um chassi de assento de veículo ou mesmo formado pelo mesmo. Na última variante, um componente de meio deslizante separado pode ser novamente vantajosamente dispensado.
[0024] O termo radial descreve uma direção operacional no meio de guia linear que se estende de forma substancialmente transversal à extensão longitudinal do meio de guia linear, em particular do meio de trilho guia ou do meio de trilho deslizante.
[0025] No presente caso, meios de trilho separados ou individuais podem ser vantajosamente dispensados, uma vez que os meios de trilho podem ser manufaturados com uma tolerância mais baixa como um resultado do elemento de haste deslizante de acordo com a invenção, de uma maneira tal que eles também podem ser implementados por meio de outros componentes funcionais, nos quais são colocadas menores exigências no que se refere a tolerâncias de fabricação.
[0026] Deste modo, também é vantajoso para o meio de trilho guia e/ou o meio de trilho deslizante respectivamente, ser formado por pelo menos um componente funcional do assento de veículo.
[0027] Em conexão com a presente invenção, para os termos meios de trilho guia e meios de trilho deslizante, faz-se referência de uma maneira geral por motivos de simplicidade a meios de trilho. Os meios de trilho podem ser produzidos vantajosamente a partir de partes de metal de perfil de chapa laminada.
[0028] Neste contexto, os meios de trilho podem ser configurados em qualquer maneira virtualmente, desde que eles sejam dispostos mutuamente interagindo de forma tal que juntos formem um espaço de recepção de operação confiável no qual pelo menos um elemento de haste desli-zante pode ser disposto ao longo dos meios de trilho.
[0029] Para este propósito, regiões de face de extremidade correspondentes do meio de trilho guia e do meio de trilho deslizante, que se estendem na extensão lon gitudinal dos meios de trilho em cada caso, são vantajosamente construídos com perfil em forma de “C”, de uma forma tal que tanto no meio de trilho guia quanto no meio de trilho deslizante enganchem em torno do respectivo elemento de haste deslizante pelo menos em parte.
[0030] Neste contexto, uma folga vertical máxima de 0,6 mm e uma folga lateral máxima de 0,8 mm são vantajosamente proporcionadas entre os dois meios de trilho mutuamente correspondentes, mesmo com um período de uso extremamente longo. Uma folga vertical ou uma folga lateral que é deste valor baixo pode ser considerada virtualmente insignificantemente pequena em relação a um assento de veículo e virtualmente sem folga dentro do significado da invenção.
[0031] Escusado será dizer que o elemento de haste deslizante também pode ser formado pelos corpos de base diferentes. Em condição ideal, ele compreende um corpo de base alongado que tem uma seção transversal material substancialmente redonda.
[0032] Diferente da guia de trilho deslizante a partir de DE 27 15 640 A1, que foi mencionada no início, no presente caso, de acordo com a invenção, a montagem isenta de folga do meio de trilho deslizante no meio de trilho guia pode ser obtida como um resultado da forma do elemento de haste deslizante, e não como um resultado da seleção de material do cordão.
[0033] Desta forma, o elemento de haste deslizante usado neste contexto não é diferençado por um material resiliente, tal como um elastômero. Em vez disso, idealmente o presente elemento de haste deslizante consiste de um material plástico mais duro, tal como um termoplástico, e como um resultado ele pode ser produzido por um método muito simples. Não obstante, também poderão ser usados materiais termofixos, muito embora eles sejam materiais mais frágeis e portanto mais suscetíveis a golpes e impactos.
[0034] Se o elemento de haste deslizante for de superfície revestida com Teflon, o elemento de haste deslizante pode ser formado vantajosamente com uma superfície gerada particularmente resistente ao desgaste. Além disso, propriedades de deslizamento particularmente boas também podem ser obtidas com um revestimento de Teflon deste tipo, e desta maneira a ajustagem do assento de veículo pode ser realizada com menos esforço.
[0035] Opcionalmente, o corpo de base do presente elemento de haste deslizante também pode ser feito de um metal ou assemelhado se ele tiver um revestimento de Teflon de redução de fricção.
[0036] Em qualquer caso, por meio de uma seleção de material apropriado em relação ao corpo de base, propriedades de amortecimento do elemento de haste deslizante podem ser vantajosamente estabelecidas de uma maneira cumulativa. Isto é vantajoso com relação a diferentes campos básicos de uso do assento de veículo, por exemplo, em relação a um veículo comercial ou veículo de passageiros. Deste modo, especialmente como um resultado do corpo de base ondulado do presente elemento de haste deslizante, um meio de amortecimento que atua radialmente pode ser vantajosamente proporcionado entre os dois meios de trilho do dispositivo de guia linear do assento de veículo.
[0037] Neste contexto, uma variante de configuração preferida proporciona que o elemento de haste deslizante compreende um elemento elástico espiral radial. Desta forma em particular, pode ser assegurado com uma construção simples que o elemento de haste deslizante seja ondulado na direção da sua extensão longitudinal e deste modo também seja formado com uma pluralidade de curvas de uma forma tal que a superfície gerada da mesma entra apenas em contato com o meio de trilho guia e o meio de trilho deslizante nas regiões.
[0038] Vantajosamente, o presente elemento de haste deslizante tem um passo de mais de 5 mm, de prefe-rência mais do que 10 mm, e menos do que 50 mm, de pre-ferência menos do que 20 mm, entre as regiões de superfí-cie geradas radialmente externas individuais. Como um re-sultado, pode ser proporcionado que um número suficiente-mente grande de regiões de superfície geradas radialmente externas deste tipo são fornecidos no elemento de haste deslizante de modo a alcançar a funcionalidade desejada.
[0039] Dentro do significado da invenção, o termo passo refere-se a um passo helicoidal com espaçamento entre duas regiões de superfície geradas radialmente externas mais estreitamente adjacentes, independente de onde estas duas regiões de superfície geradas radialmente externas mais estreitamente adjacentes estão localizadas na periferia do elemento de haste deslizante. Neste contexto, o espaçamento é medido substancialmente paralelo a e na direção da extensão longitudinal do elemento de haste deslizante.
[0040] O passo helicoidal, que pode ser controlado como um parâmetro, determina o número de pontos de ori- entação deslizante ou a força de mola/taxa de mola que atua na direção radial depois da instalação.
[0041] Vantajosamente, o elemento de haste deslizante é formado com torção espiral ao longo da sua extensão longitudinal. Como um resultado, o elemento de haste deslizante de acordo com a invenção pode ser produzido de uma maneira particularmente simples.
[0042] Vantajosamente, por meio de um elemento de haste deslizante em forma de parafuso particular, por um lado pode ser proporcionado um meio de apoio isento de folga particularmente durável, e por outro lado pode ser proporcionado cumulativamente um meio de amortecimento.
[0043] É ainda vantajoso se o elemento de haste deslizante compreender uma pluralidade de elevações radi-ais na sua periferia, e que as elevações radiais sejam dispostas na direção periférica de uma maneira tal que o elemento de haste deslizante pode apenas entrar em contacto operacional com o meio de trilho nos pontos.
[0044] Deste modo, outra concretização variante vantajosa proporciona que o elemento de haste deslizante, pelo menos quando descarregado radialmente, esteja radialmente em contacto operacional, ao longo da sua extensão longitudinal, com o meio de trilho guia e/ou o meio de trilho deslizante somente nos pontos.
[0045] Como um resultado, o presente elemento de haste deslizante difere em dos elementos de haste deslizante convencionais, uma vez que eles estão em contato operacional com os meios de deslizamento pelo menos ao longo de linhas, em particular na direção da sua extensão longitudinal. Não obstante, como um resultado em particular as propriedades elásticas do presente elemento de haste deslizante não podem ser alcançadas, ou só podem ser obtidas em uma extensão insuficiente.
[0046] É ainda vantajoso se o elemento de haste deslizante formar um envoltório, que encerra um volume tridimensional ao longo da extensão longitudinal do elemento de haste deslizante que é maior do que um volume tridimensional compreendido pelo elemento de haste deslizante. Dentro do significado da invenção, o envoltório é definido por meio das regiões de superfície gerada radialmente externas do elemento de haste deslizante.
[0047] Especialmente como um resultado do corpo de base ondulado do presente elemento de haste deslizante, um meio elástico que atua radialmente também pode ser proporcionado vantajosamente entre os dois meios de trilho do dispositivo de guia linear do assento de veículo, de uma maneira tal que pode ser garantida uma condição isenta de folga particularmente durável entre o meio de trilho guia e o meio de trilho deslizante.
[0048] É particularmente vantajoso se o elemento de haste deslizante for dotado de uma extensão elástica radial de mais que 0,3 mm, de preferência mais do que 0,5 mm, e menos do que 5 mm, de preferência menos do que 1,5 mm, de forma ideal menos do que 0,75 mm. Por meio de uma extensão elástica radial deste tipo, pode ser garantida uma condição isenta de folga invulgarmente duradoura.
[0049] É ainda vantajoso se o elemento de haste deslizante for disposto inclinado radialmente entre o meio de trilho guia e o meio de trilho deslizante de uma manei- ra tal que o meio de trilho deslizante fique disposto montado isento de folga com relação ao meio de trilho guia.
[0050] Montagem vantajosa em particular do pre-sente elemento de haste deslizante entre os dois meios de trilho pode ser obtida com uma construção simples se o elemento de haste deslizante compreender um corpo de base que tem uma seção transversal de material substancialmente uniforme ao longo da extensão longitudinal do elemento de haste deslizante, sendo o corpo de base disposto excentricamente a partir do eixo central do elemento de haste deslizante nas regiões.
[0051] Para poder ser capaz de transferir de forma durável forças relativamente grandes que atuam entre o meio de trilho deslizante e o meio de trilho guia, é vantajoso se o meio de apoio compreenda elementos de corpo de rolete.
[0052] Com relação a um aspecto adicional da invenção, o presente objetivo também é alcançado pelo uso de um elemento de haste deslizante ondulado para montagem isenta de folga de dois trilhos de guia de um dispositivo de guia linear de um assento de veículo, que são montados de forma deslocável em relação um ao outro. Vantajosamente, um elemento de haste deslizante simplesmente ondulado pode ser usado como um elemento de montagem para montar um meio de trilho deslizante e um meio de trilho guia dos meios de guia linear do assento de veículo isento de folga.
[0053] Vantagens adicionais, objetivos e propriedades da presente invenção são descritos por meio dos desenhos em anexo e da descrição seguinte, que mostram e descrevem a título de exemplo um assento para veículo que com- preende em particular um dispositivo de guia linear que compreende meios de trilho guia que compreende meios de trilho deslizante e que compreende meios de apoio, que tem pelo menos um elemento de haste deslizante ondulado, para manter o meio de trilho guia e o meio de trilho deslizante espaçados em relação um ao outro. Nos desenhos: A Figura 1 é uma vista lateral traseira esquemática de um assento de veículo que compreende um dispositivo de guia linear que compreende dois pares de guia de trilhos, cada um consistindo de um meio de trilho guia, um meio de trilho deslizante e um meio de apoio, que tem pelo menos um elemento de haste deslizante ondulado, para manter o meio de trilho guia e o meio de trilho deslizante espaçados em relação um ao outro. A Figura 2 é um detalhe esquemático do meio de guia linear do assento de veículo da Figura 1. A Figura 3 é uma vista frontal de um desenho esquemático de um dos pares de meios de trilho dos meios de guia linear do assento de veículo das Figuras 1 e 2. A Figura 4 é uma vista em perspectiva esquemática do elemento de haste deslizante ondulado dos meios de guia linear do assento de veículo das Figuras 1 a 3. A Figura 5 é uma vista lateral esquemática do elemento de haste deslizante ondulado dos meios de guia linear do assento de veículo das Figuras 1 a 4. A Figura 6 é uma vista frontal esquemática do elemento de haste deslizante ondulado dos meios de guia linear do assento de veículo das Figuras 1 até 5 que tem um diâmetro externo de núcleo reconhecível e diâmetro externo efetivo. A Figura 7 é uma vista seccional esquemática ao longo da linha de seção A-A do elemento de haste deslizante ondulado dos meios de guia linear do assento de veículo das Figuras 1 a 6. A Figura 8 é uma vista seccional esquemática ao longo da linha de seção B-B do elemento de haste deslizante ondulado dos meios de guia linear do assento de veículo das Figuras 1 a 7; e A Figura 9 é uma vista seccional esquemática ao longo da linha de seção C-C do elemento de haste deslizante ondulado dos meios de guia linear do assento de veículo das Figuras 1 a 8.
[0054] O assento para veículo 1 ilustrado nas Figuras 1 e 2 compreende basicamente uma parte de assento 2, uma parte de encosto 3 e um meio de guia linear 4, por meio dos quais o assento de veículo 1 pode ser ajustado para a frente de uma forma de translação na direção longitudinal 5 com relação a uma direção de movimento para a frente 6 de um veículo 7 (não ilustrado em maiores detalhes), e de volta contra a dita direção de movimento para a frente 6, quando uma alavanca de operação 8 é acionada correspondentemente para destravar um meio de trava (não ilustrado) dos meios de guia linear 4.
[0055] O dispositivo de guia linear 4 é fixado a um suporte elástico e de amortecimento 11 do lado do corpo no lado superior 10 por meio de uma unidade de montagem 9.
[0056] Entre outras coisas, os meios de guia linear 4 compreendem dois pares de meios de trilho 15 e 16, que asseguram o ajuste de translação do assento de veículo 1 com relação ao suporte elástico e de amortecimento 11 do lado do corpo.
[0057] Tal como pode ser observado claramente em particular a partir do desenho da Figura 3, cada um dos pares de meios de trilho 15 e 16 respectivamente compreendem um meio de trilho guia 17 (somente numerado neste contexto a título de exemplo) e um meio de trilho deslizante 18 (também somente numerado neste contexto a título de exemplo) que é deslocável com relação ao mesmo.
[0058] Os meios de trilho guia 17 são fixados de forma estacionária no suporte elástico e de amortecimento 11 do lado do corpo por meio da unidade de montagem 9. Os meios de trilho deslizante 18 são correspondentemente fixados de forma estacionária a uma armação de assento de veículo 19 que fica colocada abaixo da parte de assento 2.
[0059] Além disso, com relação ao par de meios de trilho guia 15 ou 16, os meios de guia linear 4 compreendem um meio de apoio 20 em cada caso (vide Figura 3), que compreende por um lado elementos de corpo de rolete 21 comercialmente convencionais na forma de mancais de roletes cilíndricos 22 e por outro lado elementos de haste deslizante 23, de acordo com a invenção, cada um compreendendo um corpo de base ondulado alongado 24. Conseqüentemente, os elementos de haste deslizante 23 também ondulam na direção da extensão longitudinal 25 do mesmo.
[0060] Os mancais de rolete cilíndricos 22 escoram o meio de trilho guia 17 e o meio de trilho deslizante 18 um contra o outro de forma tal que o meio de trilho deslizante 18 pode ser deslocado de uma forma de translação com relação ao meio de trilho guia 17 ao longo da direção longitudinal 5.
[0061] O meio de trilho deslizante 18 é substancialmente envolvido lateralmente no sentido radial pelo meio de trilho guia 17. Neste contexto, o meio de trilho guia 17 e o meio de trilho deslizante 18 são de perfil laminado de uma forma tal que, nas regiões de face de extremidade respectivas 30 e 31 (somente numerado neste contexto a título de exemplo) que se estendem na direção longitudinal 5, tanto em um lado do par de meios de trilho direito 32 quanto em um lado do par de meios de trilho esquerdo 33, um espaço receptor 34 ou 35 para receber um elemento de haste deslizante 23 é formado em cada caso.
[0062] Pela inserção dos elementos de haste deslizante ondulados 23, o meio de trilho guia 17 e o meio de trilho deslizante 18, em cooperação com os mancais de role- tes cilíndricos 22, são inclinados radialmente 36 (vide em particular as Figuras 4 e 5) com relação um ao outro sem folga.
[0063] Neste contexto, a direção operacional radial 36 refere-se ao eixo central 37, que se estende na extensão longitudinal 25, do elemento de haste deslizante 23.
[0064] Tal como pode ser observado claramente de forma simples a partir do desenho da Figura 3, de acordo com a invenção, o corpo de base ondulado 24 tem um diâmetro interno efetivo 40 que é maior, pelo menos quando o elemento de haste deslizante 23 está descarregado radialmente 36, do que um diâmetro externo de núcleo 41 do corpo de base ondulado 24.
[0065] Como um resultado, propriedades elásticas muito boas por um lado e de forma assemelhada boas propriedades de amortecimento por outro lado são inerentes ao elemento de haste deslizante 23.
[0066] Além disso, como um resultado da forma ondulada do corpo de base 24, uma montagem isenta de folga boa e durável do meio de trilho deslizante 18 no meio de trilho guia 17 e vice versa é alcançada com uma construção simples.
[0067] Além disso, a resistência de fricção entre o elemento de haste deslizante 23 e o meio de trilho guia 17 e o meio de trilho deslizante 18 é enormemente reduzida, uma vez que o elemento de haste deslizante 23 agora interage somente com o meio de trilho guia 17 e meio de trilho deslizante 18 nas regiões ou de forma ideal nos pontos. Deste modo, forças de ajustagem mais baixas precisam ser aplicadas para ajustar o assento de veículo.
[0068] As propriedades de deslizamento do elemento de haste deslizante 23 com relação ao meio de trilho de guia 17 e ao meio de trilho deslizante 18 podem ser mais aperfeiçoadas pelo fato de que o elemento de haste deslizante 23 tem a superfície revestida com Teflon.
[0069] O elemento de haste deslizante 23 é formado com uma torção espiral ao longo de uma extensão longitudinal 25 do mesmo, de uma maneira tal que regiões de superfície 42 externas geradas radialmente 36 ficam dispostas distribuídas não somente na extensão longitudinal 25 do elemento de haste deslizante 23, mas também com relação à extensão periférica 43. Isto também pode ser visto claramente a partir do desenho da Figura 3, em que as regiões de superfície 42 externas geradas radialmente 36 são cada uma delas representadas pelo menor diâmetro externo de núcleo 41 em várias posições do par de meios de trilho tanto do lado direito quanto do lado esquerdo 32 e 33, também representado por linha circular tracejada. Desta forma, também sob condições de carga normal, somente as regiões de superfície geradas externas 42 do elemento de haste deslizante 23 entram em contato operacional com o meio de trilho guia 17 e o meio de trilho deslizante 18, respectivamente.
[0070] Deste modo, o elemento de haste deslizante 23 é formado como um elemento elástico em espiral radial 44 que tem um passo de 10 mm, sendo o presente passo representado, dentro do significado da invenção, por um espaçamento 45 (vide Figura 4) entre duas regiões de superfície 42 geradas externas radialmente 36 mais estreitamente adjacentes.
[0071] Como um resultado das regiões de superfície 42 geradas externas radialmente 36, o elemento de haste deslizante ondulado 23 define um envoltório 50 (vide Figura 4), que encerra um volume tridimensional ao longo da extensão longitudinal 25 do elemento de haste deslizante 23 que é maior do que um volume tridimensional compreendido pelo elemento de haste deslizante 23. Como um resultado, nesta concretização pode ser obtida uma excursão radial elástica 51 de 0,75 mm com uma construção simples.
[0072] Nesta concretização, o elemento de haste deslizante 23 tem um comprimento 52 de 87,5 mm.
[0073] Adicionalmente, os desenhos das Figuras 5 a 9 mostram ainda o elemento de haste deslizante 23 em uma vista lateral (Figura 5), em uma vista frontal (Figura 6) e em várias vistas seccionais transversais (Figuras 7 a 9) ao longo das linhas de seção A-A, B-B e C-C. Uma vez que os desenhos também são auto-explicativos das descrições acima, e a fim de evitar repetições, eles não serão comentados explicitamente.
[0074] Escusado será dizer que a concretização exposta anteriormente é meramente uma primeira configuração do assento para veículo de acordo com a invenção que compreende um elemento de haste deslizante que compreende um corpo de base ondulado. Desta forma, a configuração da invenção não fica limitada a esta primeira concretização.
[0075] Todos os aspectos expostos nos documentos do pedido são reivindicados como essenciais para a invenção se eles forem novos, individualmente ou em combinação, em relação à técnica anterior. Lista dos números de referência 1 assento de veículo 2 parte de assento 3 parte de encosto 4 meio de guia linear 5 direção longitudinal 6 direção de movimento para frente 7 veículo 8 alavanca de operação 9 unidade de montagem 10 lado superior 11 suporte elástico e de amortecimento do lado do corpo 15 primeiro par de meio de trilho 16 segundo par de meio de trilho 17 meio de trilho guia 18 meio de trilho deslizante 19 armação de assento de veículo 20 meios de apoio 21 elementos de rolete de corpo 22 mancal de rolete cilíndrico 23 elementos de haste deslizante 24 corpo de base ondulado 25 extensão longitudinal 30 regiões de face de extremidade do meio de trilho guia 31 regiões de face de extremidade do meio de trilho deslizante 32 lado do par de meio de trilho direito 33 lado do par de meio de trilho esquerdo 34 espaço receptor direito 35 espaço receptor esquerdo 36 radial 37 eixo central 40 diâmetro externo efetivo 41 diâmetro externo de núcleo 42 regiões de superfície geradas externas 43 extensão periférica 44 elemento elástico espiral radial 45 espaçamento 50 envoltório 51 curso elástico radial 52 comprimento