BRPI1106579B1 - pneu - Google Patents

pneu Download PDF

Info

Publication number
BRPI1106579B1
BRPI1106579B1 BRPI1106579-6A BRPI1106579A BRPI1106579B1 BR PI1106579 B1 BRPI1106579 B1 BR PI1106579B1 BR PI1106579 A BRPI1106579 A BR PI1106579A BR PI1106579 B1 BRPI1106579 B1 BR PI1106579B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
layer portion
tread
tire
outer layer
rubber
Prior art date
Application number
BRPI1106579-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Toshiyuki Mafune
Original Assignee
Sumitomo Rubber Industries, Ltd.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sumitomo Rubber Industries, Ltd. filed Critical Sumitomo Rubber Industries, Ltd.
Publication of BRPI1106579A2 publication Critical patent/BRPI1106579A2/pt
Publication of BRPI1106579B1 publication Critical patent/BRPI1106579B1/pt

Links

Images

Landscapes

  • Tires In General (AREA)
  • Tyre Moulding (AREA)

Abstract

PNEU. O equilíbrio dinâmico da borracha de banda de rodagem é melhorado. Em um pneu tendo uma borracha de banda de rodagem , a borracha de banda de rodagem inclui um enrolamento de tira 10 formato por uma tira de borracha no formato de fita não vulcanizada sendo enrolada helicoidalmente. O enrolamento de tira 10 inclui uma porção de camada interna 11 formada em um lado interno na direção radial de pneu , e um porção de camada externa 12 que é enrolada sobre e para fora da porção de camada interna 11 na direção radial do pneu. A porção de camada externa 12 é posicionada de tal modo que uma direção helicoidal da tira de borracha da porção de camada externa 12 seja oposta a uma direção helicoidal da tira de borracha da porção de camada interna 11, e as duas extremidades laterais 12E da porção de camada externa 12 em uma direção de largura de banda de rodagem intersectam as duas extremidades laterais 11E da porção de camada interna 11 na direção de largura de banda rodagem.

Description

Campo Técnico
[0001] A presente invenção refere-se a pneus que per- mitem aperfeiçoamento de equilíbrio dinâmico.
Técnica Antecedente
[0002] Como sugerido, por exemplo, nos documentos de patente 1 a 3, enrolamentos de tira formados por tiras de borracha no formato de fita não vulcanizadas sendo helicoi- dalmente enroladas, têm sido convencionalmente utilizadas pa- ra borrachas de banda de rodagem de pneus. Tais enrolamentos de tira são mais vantajosos em que o enrolamento de tira não inclui junção, e uniformidade do pneu é aperfeiçoada, em com- paração com borrachas de banda de rodagem convencionais que são produzidas por extrusão de borracha de modo a ter um formato em seção transversal predeterminado, unida e formada em um formato anular.
Documentos da Técnica Antecedente Documentos de patente
[0003] Documento de patente 1 — Publicação de patente japonesa em aberto no. 2006-130880
[0004] Documento de patente 2 — publicação de patente japonesa em aberto no. 2006-62196
[0005] Documento de patente 3 — publicação de patente japonesa em aberto no. 2006-43908
Sumário da Invenção Problemas a serem Resolvidos pela Invenção
[0006] A figura 8(a) é uma vista plana desenvolvida que ilustra um enrolamento de tira convencional a em um es- tado enrolado como descrito acima, e a figura 8 (b) é uma vista em seção transversal tomada ao longo de uma linha A-A mostrada na figura 8(a). O enrolamento de tira a é formado do seguinte modo. Especificamente, um ponto de partida de en- rolamento b1 de uma tira de borracha b é fixado ao exterior de um corpo cilíndrico c, e a tira de borracha b é helicoi- dalmente enrolada até que um ponto final de enrolamento b2 seja atingido, desse modo formando o enrolamento de tira a. o enrolamento de tira a desse exemplo é formado como, por exem- plo, uma camada de base que é posicionada no lado mais inter- no de uma borracha de banda de rodagem na direção radial do pneu.
[0007] Entretanto, no enrolamento de tira a tendo a estrutura acima descrita, a tira de borracha b é diagonalmen- te enrolada em um ângulo a1 em relação à direção circunferen- cial de pneu, de modo que as duas extremidades laterais ae do enrolamento de tira a estendam diagonalmente em relação à direção cicunferencial. Como resultado, regiões triangulares que não têm a tira de borracha b fornecida nas mesmas são formadas além das extremidades laterais ae. Tais regiões tri- angulares podem causar deterioração de equilíbrio dinâmico (podem causar desequilíbrio dinâmico) em pneus, o que pode levar à geração de vibração durante rodagem.
[0008] A presente invenção é feita para superar os problemas acima mencionados. Um objetivo da invenção da reivindicação 1 é tornar disponível um pneu que permita aper- feiçoamento de equilíbrio dinâmico (redução de desequilíbrio dinâmico), com base nas características que um enrolamento de tira tem uma estrutura na qual uma porção de camada interna e uma porção de camada externa são formadas em uma direção ra- dial de pneu, e a porção de camada externa é posicionada de tal modo que uma direção helicoidal da tira de borracha da porção de camada externa é oposta a uma direção helicoidal da tira de borracha da porção de camada interna, e as duas ex- tremidades laterais da porção de camada externa em uma dire- ção de largura de banda de rodagem intersectam as duas ex- tremidades laterais da porção de camada interna na direção de largura de banda de rodagem.
[0009] Além disso, um objetivo da invenção da reivin- dicação 4 é tornar disponível um pneu que permita aperfeiçoa- mento de equilíbrio dinâmico (redução de desequilíbrio dinâmico), com base nas características de que um enrolamento de tira tem uma estrutura na qual uma porção de camada inter- na e uma porção de camada externa são formadas em uma direção radial de pneu, e a porção de camada externa é posicionada de tal modo que uma direção helicoidal da tira de borracha da porção de camada externa seja igual a uma direção helicoidal da tira de borracha da porção de camada interna, e as duas extremidades laterais da porção de camada externa em uma direção de largura de banda de rodagem são posicionadas além das duas extremidades laterais da porção de camada interna na direção de largura de banda de rodagem.
Solução para os Problemas
[00010] De acordo com a presente invenção, uma inven- ção de acordo com a reivindicação 1 é dirigida a um pneu que inclui: uma carcaça estendendo a partir de uma seção de banda de rodagem através de seções de flanco até núcleos de talão de seções de talão; uma camada de reforço de banda de rodagem que é posicionada sob a seção de banda de rodagem para fora da carcaça em uma direção radial de pneu, e que inclui uma camada de cinta; e uma borracha de banda de rodagem posicio- nada para fora da camada de reforço de banda de rodagem na direção radial de pneu, e a borracha de banda de rodagem in- clui um enrolamento de tira formado por uma tira de borracha no formato de fita não vulcanizada sendo helicoidalmente en- rolada, o enrolamento de tira inclui uma porção de camada in- terna formada em um lado interno na direção radial de pneu, e uma porção de camada externa que é enrolada sobre e para fora da porção de camada interna na direção radial de pneu, e a porção de camada externa é posicionada de tal modo que uma direção helicoidal da tira de borracha da porção de camada externa é oposta a uma direção helicoidal da tira de borracha da porção de camada interna, e as duas extremidades laterais da porção de camada externa em uma direção de largura de ban- da de rodagem intersectam as duas extremidades laterais da porção de camada interna na direção de largura de banda de rodagem.
[00011] Além disso, no pneu de acordo com uma invenção da reivindicação 2 dependente da reivindicação 1, a borracha de banda de rodagem tem pelo menos duas camadas que incluem uma camada de base em um lado mais interno na direção radial do pneu, e uma camada de cobertura posicionada fora da camada de base, e o enrolamento de tira forma a camada de base.
[00012] Além disso, no pneu de acordo com uma invenção da reivindicação 3 dependente da reivindicação 1 ou reivindi- cação 2, um ponto de partida de enrolamento da tira de borra- cha da porção de camada externa é deslocado em 180 graus a partir de um ponto de partida de enrolamento da tira de borracha da porção de camada interna.
[00013] Uma invenção da reivindicação 4 é dirigida a um pneu que inclui: uma carcaça estendendo a partir de uma seção de banda de rodagem através de seções de flanco até nú- cleos de talão de seções de talão; uma camada de reforço de banda de rodagem que é posicionada sob a seção de banda de rodagem para fora da carcaça em uma direção radial de pneu, e que inclui uma camada de cinta; e uma borracha de banda de rodagem posicionada para fora da camada de reforço de banda de rodagem na direção radial de pneu, e a borracha de banda de rodagem inclui um enrolamento de tira formado por uma tira de borracha no formato de fita não vulcanizada sendo helicoi- dalmente enrolada, o enrolamento de tira inclui uma porção de camada interna formada em um lado interno na direção radial do pneu, e uma porção de camada externa que é enrolada sobre e para fora da porção de camada interna na direção radial do pneu, e a porção de camada externa é posicionada de tal modo que uma direção helicoidal da tira de borracha da porção de camada externa seja igual a uma direção helicoidal da tira de borracha da porção de camada interna, e as duas extremidades laterais da porção de camada externa em uma direção de largu- ra de banda de rodagem são posicionadas além das duas extre- midades laterais da porção de camada interna na direção de largura de banda de rodagem.
[00014] No pneu de acordo com uma invenção da reivin- dicação 5 com base na reivindicação 4, um ponto de partida de enrolamento da tira de borracha da porção de camada externa é deslocado em 180 graus a partir de um ponto de partida de en- rolamento da tira de borracha da porção de camada interna.
[00015] No pneu de acordo com uma invenção da reivin- dicação 6 baseada na reivindicação 4 ou reivindicação 5, a borracha de banda de rodagem tem pelo menos duas camadas que incluem uma camada de base em um lado mais interno na direção radial do pneu, e uma camada de cobertura posicionada fora da camada de base, e o enrolamento de tira forma a camada de base.
Efeito da Invenção
[00016] Na invenção de acordo com a reivindicação 1, o enrolamento de tira tem uma estrutura na qual a porção de camada interna e a porção de camada externa são formadas na direção radial do pneu, e a porção de camada externa é posi- cionada de tal modo que uma direção helicoidal da tira de borracha da porção de camada externa seja oposta a uma dire- ção helicoidal da tira de borracha da porção de camada inter- na, e as duas extremidades laterais da porção de camada ex- terna na direção de largura de banda de rodagem intersectam as duas extremidades laterais da porção de camada interna na direção de largura de banda de rodagem. Tal enrolamento de tira permite redução de uma área de regiões triangulares que não têm a tira de borracha fornecida nas mesmas, e que são formadas além das duas extremidades laterais da porção de camada interna, desse modo permitindo aperfeiçoamento de equilíbrio dinâmico (redução de desequilíbrio dinâmico) no pneu.
[00017] Além disso, na invenção de acordo com a reivindicação 4, o enrolamento de tira tem uma estrutura na qual a porção de camada interna e a porção de camada externa são formadas na direção radial do pneu, e a porção de camada externa é posicionada de tal modo que uma direção helicoidal da tira de borracha da porção de camada externa seja igual a uma direção helicoidal da tira de borracha da porção de cama- da interna, e as duas extremidades laterais da porção de camada externa na direção de largura de banda de rodagem são posicionadas além das duas extremidades laterais da porção de camada interna na direção de largura de banda de rodagem. Tal enrolamento de tira permite também redução de uma área de regiões triangulares que não têm a tira de borracha fornecida nas mesmas, e que são formadas além das duas extremidades laterais da porção de camada interna, desse modo permitindo aperfeiçoamento de equilíbrio dinâmico (redução de dese- quilíbrio dinâmico) no pneu.
Breve Descrição dos Desenhos
[00018] A figura 1 é uma vista em seção transversal que ilustra uma metade de porção direita de um pneu de acordo com modalidades da presente invenção.
[00019] A figura 2 é um desenvolvimento ilustrando uma camada de base de uma borracha de banda de rodagem mostrada na figura 1 em um estado enrolado.
[00020] A figura 3(a) é uma vista em seção transversal que ilustra somente uma porção de camada interna tomada ao longo de uma linha A-A mostrada na figura 2, e a figura 3(b) é uma vista em seção transversal que ilustra a porção de camada interna e uma porção de camada externa que são tomadas ao longo da linha A-A, em um estado separado.
[00021] A figura 4 é um desenvolvimento que ilustra uma camada de base em um estado enrolado de acordo com outra modalidade.
[00022] A figura 5 é um desenvolvimento que ilustra uma camada de base em um estado enrolado de acordo com outra modalidade.
[00023] A figura 6 é um desenvolvimento que ilustra uma camada de base em um estado enrolado de acordo ainda com outra modalidade da presente invenção.
[00024] A figura 7(a) é uma vista em seção transversal que ilustra somente uma porção de camada interna tomada ao longo de uma linha A-A mostrada na figura 6, e a figura 7(b) é uma vista em seção transversal que ilustra a porção de camada interna e uma porção de camada externa que são tomadas ao longo da linha A-A em um estado separado.
[00025] A figura 8 é um desenvolvimento que ilustra uma camada de base convencional em um estado enrolado.
Descrição de Modalidades
[00026] A seguir, as modalidades da presente invenção serão descritas com referência aos desenhos.
[00027] A figura 1 é uma vista em seção transversal de meridiano de pneu que ilustra uma metade de porção direita de um pneu 1 incluindo um eixo geométrico de pneu de acordo com a presente modalidade.
[00028] O pneu 1 inclui: uma carcaça 6 que estende a partir de uma seção de banda de rodagem 2 através de seções de flanco 3 até núcleos de talão 5 de seções de talão 4; uma camada de reforço de banda de rodagem 8 que é posicionada sob a seção de banda de rodagem 2 para fora da carcaça 6 na dire- ção radial de pneu; e uma borracha de banda de rodagem 9 po- sicionada para fora da camada de reforço de banda de rodagem 8 na direção radial do pneu. Nas presentes modalidades, o pneu 1 para uso em carros de passageiro é ilustrado.
[00029] A carcaça 6 é formada de pelo menos uma lona de carcaça tendo uma estrutura radial na qual cordões de car- caça são posicionados, por exemplo, em 80 graus a 90 graus em relação ao equador do pneu C. Na presente modalidade, a car- caça C é formada de uma lona de carcaça 6A tendo a estrutura radial como descrito acima. Como cordões de carcaça, por ex- emplo, cordões de fibra orgânica como cordões de fibra de poliéster, cordões de fibra de náilon, cordões de fibra de raiom, e cordões de fibra de aramida são utilizados, e/ou cordões de aço podem ser utilizados conforme necessário. Além disso, a lona de carcaça 6A inclui uma porção principal de corpo 6a estendendo a partir da seção de banda de rodagem 2 através das seções de flanco 3 até os núcleos de talão 5 das seções de talão 4; e porções redobradas 6b que estendem a partir da porção principal do corpo 6a, e são formadas por redobrar os cordões de carcaça em torno dos núcleos de talão 5 a partir do lado interno em direção ao lado externo na di- reção axial do pneu.
[00030] A camada de reforço de banda de rodagem 8 é formada de modo a incluir uma camada de cinta 7. A camada de cinta 7 é formada de pelo menos duas lonas de cinta. Na pre- sente modalidade, a camada de cinta 7 é formada de duas lonas de cinta 7A e 7B que são posicionadas no lado interno e lado externo, respectivamente, na direção radial do pneu. Pelo me- nos duas lonas de cinta, isto é, as lonas de cinta 7A e 7B na presente modalidade, são formadas de modo a ter cordões de cinta inclinadas por um pequeno ângulo como um ângulo que va- ria de 10 graus a 40 graus, em relação ao equador de pneu C, e são posicionadas uma no topo da outra de modo a serem ori- entadas em tais direções, respectivamente, que os cordões de cinta intersectam entre si. Como os cordões de cinta, cordões de aço são utilizados na presente modalidade. A camada de re- forço de banda de rodagem 8 pode incluir, por exemplo, uma camada de banda conhecida além da camada de cinta 7.
[00031] A borracha de banda de rodagem 9 inclui duas camadas, isto é, uma camada de cobertura 9A e uma camada de base 9B. A camada de cobertura 9A é posicionada no lado ex- terno na direção radial do pneu e forma uma superfície de contato com o solo. A camada de base 9B é posicionada no lado mais interno na direção radial do pneu, e é formada utilizan- do uma composição de borracha diferente daquela para a camada de cobertura 9A.
[00032] Além disso, na presente modalidade, a camada de base 9B da borracha de banda de rodagem 9 é formada de um enrolamento de tira 10 obtido por uma tira de borracha no formato de fita não vulcanizada b sendo enrolada helicoidal- mente.
[00033] O enrolamento de tira 10 inclui: uma porção de camada interna 11 formada no lado interno na direção radial de pneu; e uma porção de camada externa 12 que é enrolada so- bre e para fora da porção de camada interna 11 na direção ra- dial de pneu, como mostrado na figura 2, e a figura 3 ilus- trando a seção transversal tomada ao longo da linha A-A mostrada na figura 2. Na presente modalidade, o enrolamento de tira 10 é formado da porção de camada interna 11 e a por- ção de camada externa 12. Além disso, a mesma composição de borracha é utilizada para a porção de camada interna 11 e a porção de camada externa 12, e a porção de camada interna 11 e a porção de camada externa 12 são formadas utilizando as tiras de borracha b, respectivamente, que são diferentes en- tre si.
[00034] A porção de camada interna 11 é formada de tal modo que um ponto de partida de enrolamento 11a da tira de borracha é fixada em qualquer posição de referência (a se- guir, essa posição é mencionada como uma “posição de zero grau”) na direção circunferencial de pneu em um lado de ex- tremidade E1 da porção de camada interna 11 em uma direção de largura de banda de rodagem. Além disso, a tira de borracha b da porção de camada interna 11 é helicoidalmente enrolada em uma direção indicada por uma seta a1 de modo a manter um ângulo pequeno a1, como aproximadamente 0,3 graus a 1 grau, em relação à direção circunferencial de pneu, e colocar as extremidades laterais adjacentes da tira de borracha uma no topo da outra. Um ponto final de enrolamento 11b da tira de borracha b da porção de camada interna 11 é posicionado na posição (a posição de zero grau) que casa com o ponto de par- tida de enrolamento 11a na direção circunferencial de pneu.
[00035] Por outro lado, a porção de camada externa 12 é formada de tal modo que um ponto de partida de enrolamento 12a da tira de borracha b seja fixado na posição de zero grau na direção circunferencial do pneu no lado da outra ex- tremidade E2 da porção de camada externa 12 na direção de largura de banda de rodagem. Além disso, a tira de borracha b da porção de camada externa 12 também é helicoidalmente en- rolada em uma direção indicada por uma seta a2 de modo a man- ter um ângulo pequeno a2 (na presente modalidade, α1 = α2), como aproximadamente 0,3 grau a 1 grau, em relação à direção circunferencial, e colocar as extremidades laterais adjacen- tes da tira de borracha uma no topo da outra. Desse modo, a porção de camada externa 12 é formada de tal modo que a dire- ção helicoidal da tira de borracha b da porção de camada ex- terna 12 seja oposta à direção helicoidal da tira de borracha b da porção de camada interna 11. Um ponto final de en- rolamento 12b da tira de borracha b da porção de camada ex- terna 12 é posicionada na posição (a posição de zero grau) que casa com o ponto de partida de enrolamento 12a na direção circunferencial de pneu.
[00036] Além disso, a porção de camada externa 12 é posicionada de tal modo que as duas extremidades laterais 12E e 12E da porção de camada externa 12 na direção de largura de banda de rodagem estendem em tal direção oposta de modo a in- tersectar as duas extremidades laterais 11E e 11E da porção de camada interna 11 na direção de largura de banda de roda- gem.
[00037] O enrolamento de tira 10 tendo a estrutura co- mo descrito acima é formado de tal modo que uma porção de regiões triangulares que não têm tira de borracha fornecida nas mesmas, e são formadas além das duas extremidades laterais 11E da porção de camada interna 11 é coberta pela porção de camada externa 12, de modo que a área das regiões triangulares possa ser reduzida. Portanto, o pneu 11 inclu- indo o enrolamento de tira 10 da presente modalidade permite aperfeiçoamento de equilíbrio dinâmico (redução de dese- quilíbrio dinâmico) e permite que vibração grada durante rodagem em alta velocidade seja reduzida de forma eficaz. Além disso, a camada de base 9B é posicionada de modo a estar mais próxima à camada de cinta 7 na região da borracha de banda de rodagem. Tal aperfeiçoamento do equilíbrio dinâmico na camada de base 9B permite que deformação da camada de cin- ta 7 durante rodagem seja estabilizada, e permite que vibra- ção gerada durante rodagem seja reduzida com eficácia aumen- tada .
[00038] A figura 4 e a figura 5 mostram outras modali- dades. Nessas modalidades, o ponto de partida do enrolamento 12a (e o ponto final de enrolamento 12b) da tira de borracha da porção de camada externa 12 é posicionado de modo a ser deslocado a partir do ponto de partida de enrolamento 11a (e o ponto final de enrolamento 11b) da tira de borracha da por- ção de camada interna 11 na direção circunferencial de pneu. Especificamente, na modalidade mostrada na figura 4, o ponto de partida de enrolamento 12a (e o ponto final de enrolamento 12b) da tira de borracha da porção de camada externa 12 é posicionado de modo a ser deslocado em 90 graus a partir do ponto de partida de enrolamento 11a (e o ponto final de en- rolamento 11b) da tira de borracha da porção de camada inter- na 11. Similarmente, na modalidade mostrada na figura 5, o ponto de partida de enrolamento 12a (e o ponto final de en- rolamento 12b) da tira de borracha da porção de camada exter- na 12 é posicionado de modo a ser deslocado em 180 graus a partir do ponto de partida de enrolamento 11a (e o ponto fi- nal de enrolamento 11b) da tira de borracha da porção de camada interna 11.
[00039] A figura 6 mostra ainda outra modalidade da presente invenção.
[00040] A presente modalidade é igual às modalidades descritas acima em que o enrolamento de tira 10 inclui: a porção de camada interna 11 formada no lado interno na dire- ção radial de pneu; e a porção de camada externa 12 que é en- rolada sobre e para fora da porção de camada interna 11 na direção radial do pneu. Entretanto, na presente modalidade, a porção de camada externa 12 é formada de tal modo que a dire- ção helicoidal da tira de borracha da porção de camada exter- na 12 seja igual à direção helicoidal da tira de borracha da porção de camada interna 11, e adicionalmente as duas ex- tremidades laterais da porção de camada externa 12 na direção de largura de banda de rodagem são posicionadas além das duas extremidades laterais da porção de camada interna 11 na dire- ção de largura de banda de rodagem.
[00041] A porção de camada interna 11 de acordo com a presente modalidade tem a mesma estrutura que a porção de camada interna 11 de acordo com a modalidade descrita acima com referência à figura 2.
[00042] A porção de camada externa 12 é formada de tal modo que a direção helicoidal da tira de borracha b da porção de camada externa 12 é igual à direção helicoidal da tira de borracha b da porção de camada interna 11, isto é, a tira de borracha b da porção de camada externa 12 é enrolada helicoi- dalmente em uma direção indicada por uma seta a1. Além disso, a porção de camada externa 12 de acordo com a presente modal- idade é formada de tal modo que o ponto de partida de en- rolamento 12a da tira de borracha b da porção de camada ex- terna 12 é fixada em uma posição que está no lado de uma ex- tremidade E1 da porção de camada interna 11 na direção de largura de banda de rodagem, e é deslocada a partir da posição de zero grau por 180 graus na direção circunferencial do pneu. Além disso, a tira de borracha b da porção de camada externa 12 também é enrolada helicoidalmente em uma direção indicada por uma seta a1 de modo a manter um ângulo pequeno o2 (na presente modalidade, α1=α2) como aproximadamente 0,3 grau a 1 grau, em relação à direção circunferencial do pneu, e colocar as extremidades laterais adjacentes da tira de borracha uma no topo da outra. O ponto final de enrolamento 12b da tira de borracha b da porção de camada externa 12 é posicionada na posição (posição de 180 graus) que casa com o ponto de partida de enrolamento 12a na direção circunferen- cial do pneu.
[00043] Além disso, as duas extremidades laterais 12E da porção de camada externa 12 na direção de largura de banda de rodagem são posicionadas além das duas extremidades laterais 11E da porção de camada interna 11 na direção de largura de banda de rodagem.
[00044] O enrolamento de tira 10 tendo a estrutura co- mo descrita acima é formado de tal modo que, como nas modali- dades descritas acima, uma porção das regiões triangulares que não têm tira de borracha fornecida nas mesmas, e são for- madas além das duas extremidades laterais 11E da porção de camada interna 11 é cobertura pela porção de camada externa 12, de modo que a área das regiões triangulares pode ser re- duzida. Portanto, o pneu 1 incluindo o enrolamento de tira 10 da presente modalidade também permite aperfeiçoamento de equilíbrio dinâmico (redução de desequilíbrio dinâmico) e permite que a vibração gerada durante rodagem em alta veloci- dade seja eficazmente reduzida.
[00045] Também na presente modalidade, o ponto de par- tida de enrolamento 12a da tira de borracha da porção de camada externa 12 é preferivelmente deslocada a partir do ponto de partida de enrolamento 11a da tira de borracha da porção de camada interna 11. Particularmente preferivelmente, o ponto de partida de enrolamento 12a da tira de borracha da porção de camada externa 12 é deslocado a partir do ponto de partida do enrolamento 11a da tira de borracha da porção de camada interna 11, em 90 graus ou em 180 graus (desvio de ± 5 graus pode ser permitido como tolerância) como na presente modalidade. Desse modo, de acordo com experimentos, é confir- mado que o equilíbrio dinâmico é aperfeiçoado com eficácia aumentada, e a presente invenção é vantajosa também em uni- formidade de um pneu.
[00046] Embora várias modalidades da presente invenção tenham sido desse modo descritas, a espessura e a largura da tira de borracha b podem ser determinadas de modo a ter vários valores de acordo com prática comum. Preferivelmente, a espessura varia aproximadamente de 0,3 mm a 1,5 mm, e a largura W aproximadamente varia de 15 mm a 35 mm. Quando a largura é menor do que 15 mm ou quando a espessura é menor do que 0,3 mm, o enrolamento necessita ser realizado um número grande de vezes para obter o enrolamento de tira tendo uma largura predeterminada e uma espessura predeterminada, de mo- do que a produtividade tenda a ser reduzida. Por outro lado, quando a largura é maior do que 35 mm ou quando a espessura é maior do que 1,5 mm, tende a ser difícil formar um formato em seção transversal da borracha de banda de rodagem com ex- atidão aumentada.
Exemplos
[00047] Pneus radiais experimentais de 225/45ZR17 para uso em carros de passageiros foram produzidos utilizando uma borracha de banda de rodagem que tinha a estrutura fundamen- tal mostrada na figura 1, e que tinha a camada de base baseada nas especificações indicadas na Tabela 1, e a uni- formidade e similar de cada pneu foi medida. No exemplo ex- perimental 1, modos descritos com referência à figura 2 até a figura 5 foram implementados. No exemplo experimental 2, um modo descrito com referência à figura 6 foi implementado. Além disso, nos exemplos convencionais, os dois enrolamentos de tira mostrados na figura 8 foram colocados um no topo do outro (as extremidades laterais da porção de camada interna e a porção de camada externa foram totalmente alinhados entre si). As especificações diferentes daquelas indicadas na Tabela 1 foram iguais entre os mesmos.
[00048] Uma uniformidade foi medida, utilizando uma máquina de teste de fazer curva, em conformidade com as con- dições de teste de uniformidade definidas em JASO C607:2000, para obter uma RFV (variação de força radial), uma RH1 (as duas amplitudes de um componente de freqüência básico obtido de forma de onda variável através de transformada Fourier), uma LFV (variação de força lateral), um SB (desequilíbrio em peso em um plano de rotação), um DB superior (desequilíbrio em peso em múltiplos planos de rotação medidos em lado não- matriz do pneu), e um DB inferior (desequilíbrio de peso em múltiplos planos de rotação medidos no lado de matriz de pneu). Uma velocidade para avaliação foi de 30 km/h. cada avaliação é representada como uma média (N) obtida de 20 pneus, e é indicada como um índice calculado na assunção de que um valor no exemplo convencional seja 100. Quanto menor o valor, melhor o resultado. Os resultados dos testes e simi- lares são indicados na Tabela 1. Tabela 1 Exemplo experimental 1 (modos descritos com referência à figura 2 a figura 5)
Figure img0001
Figure img0002
Exemplo experimental 2 (modo descrito com referência à figura 6).
Figure img0003
Figure img0004
[00049] De acordo com os resu Ltados dos testes, pode ser confirmado que os pneus de acordo com os exemplos são mais excelentes em uniformidade e equilíbrio dinâmico do que os pneus de acordo com exemplos convencionais. Descrição dos caracteres de referência 1 pneu 2 seção de banda de rodagem 9 borracha de banda de rodagem 10 enrolamento de tira 11 porção de camada interna 12 a ponto de partida de enrolamento de tira de porção de camada interna 13 b ponto final de enrolamento de tira de porção de camada interna 14 porção de camada externa 15 a ponto de partida de enrolamento de tira de porção de camada externa 16 b ponto final de enrolamento de tira de porção de camada externa

Claims (6)

1. Pneu caracterizado pelo fato de compreender: uma carcaça estendendo a partir de uma seção de banda de rodagem através de seções de flanco até núcleos de talão de seções de talão; uma camada de reforço de banda de rodagem que é posicionada sob a seção de banda de rodagem para fora da carcaça em uma direção radial de pneu, e que inclui uma camada de cinta, e uma borracha de banda de rodagem posicionada para fora da camada de reforço de banda de rodagem na direção radial de pneu, em que a borracha de banda de rodagem inclui um enrolamento de tira formado por uma tira de borracha no formato de fita não vulcanizada sendo enrolada helicoidalmente, o enrolamento de tira inclui uma porção de camada interna formada em um lado interno na direção radial de pneu, e uma porção de camada externa que é enrolada sobre e para fora da porção de camada interna na direção radial do pneu, e a porção de camada externa é posicionada de tal modo que uma direção helicoidal da tira de borracha da porção de camada externa é oposta a uma direção helicoidal da tira de borracha da porção de camada interna, e as duas extremidades laterais da porção de camada externa em uma direção de largura de banda de rodagem intersectam as duas extremidades laterais da porção de camada interna na direção de largura de banda de rodagem.
2. Pneu, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a borracha de banda de rodagem tem pelo menos duas camadas que incluem uma camada de base em um lado mais interno na direção radial de pneu, e uma camada de cobertura posicionada externa à camada de base e o enrolamento de tira forma a camada de base.
3. Pneu, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que um ponto de partida de enrolamento da tira de borracha da porção de camada externa é deslocado em 180 graus a partir de um ponto de partida de enrolamento da tira de borracha da porção de camada interna.
4. Pneu caracterizado pelo fato de compreender: uma carcaça estendendo a partir de uma seção de banda de rodagem através de seções de flanco até núcleos de talão de seções de talão; uma camada de reforço de banda de rodagem que é posicionada sob a seção de banda de rodagem para fora da carcaça em uma direção radial de pneu, e que inclui uma camada de cinta, e uma borracha de banda de rodagem posicionada para fora da camada de reforço de banda de rodagem na direção radial de pneu, em que a borracha de banda de rodagem inclui um enrolamento de tira formado por uma tira de borracha no formato de fita não vulcanizada sendo enrolada helicoidalmente, o enrolamento de tira inclui uma porção de camada interna formada em um lado interno na direção radial de pneu, e uma porção de camada externa que é enrolada sobre e para fora da porção de camada interna na direção radial do pneu, e a porção de camada externa é posicionada de tal modo que uma direção helicoidal da tira de borracha da porção de camada externa é igual a uma direção helicoidal da tira de borracha da porção de camada interna, e as duas extremidades laterais da porção de camada externa em uma direção de largura de banda de rodagem são posicionadas além das duas extremidades laterais da porção de camada interna na direção de largura de banda de rodagem, e um ponto de partida de enrolamento da tira de borracha da porção de camada externa é deslocado em 180 graus a partir de um ponto de partida de enrolamento da tira de borracha da porção de camada interna.
5. Pneu, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a referida porção de camada externa pode também ser posicionada de tal modo que uma direção helicoidal da tira de borracha da porção de camada externa é a mesma que uma direção helicoidal da tira de borracha da porção de camada interna, e as duas extremidades laterais da porção de camada externa em uma direção de largura de banda de rodagem intersectam as duas extremidades laterais da porção de camada interna na direção de largura de banda de rodagem, e em que a borracha de banda de rodagem tem pelo menos duas camadas que incluem uma camada de base em um lado mais interno na direção radial de pneu, e uma camada de cobertura posicionada fora da camada de base.
6. Pneu, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que um ponto de partida de enrolamento da tira de borracha da porção de camada externa é deslocado em 180 graus a partir de um ponto de partida de enrolamento da tira de borracha da porção de camada interna.
BRPI1106579-6A 2010-12-16 2011-12-16 pneu BRPI1106579B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2010280793A JP5222352B2 (ja) 2010-12-16 2010-12-16 空気入りタイヤ
JP2010-280793 2010-12-16

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1106579A2 BRPI1106579A2 (pt) 2013-04-09
BRPI1106579B1 true BRPI1106579B1 (pt) 2021-01-05

Family

ID=46338083

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1106579-6A BRPI1106579B1 (pt) 2010-12-16 2011-12-16 pneu

Country Status (3)

Country Link
JP (1) JP5222352B2 (pt)
CN (1) CN102529589B (pt)
BR (1) BRPI1106579B1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP6077281B2 (ja) * 2012-11-22 2017-02-08 東洋ゴム工業株式会社 空気入りタイヤ及びその製造方法
JP6084444B2 (ja) * 2012-11-22 2017-02-22 東洋ゴム工業株式会社 空気入りタイヤ及びその製造方法
US20140138006A1 (en) * 2012-11-22 2014-05-22 Toyo Tire & Rubber Co., Ltd. Pneumatic tire and manufacturing method of the same
JP6587924B2 (ja) * 2015-12-17 2019-10-09 Toyo Tire株式会社 タイヤ
JP6822170B2 (ja) * 2017-01-24 2021-01-27 住友ゴム工業株式会社 空気入りタイヤ
JP6750639B2 (ja) * 2018-01-30 2020-09-02 住友ゴム工業株式会社 空気入りタイヤ

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP4315526B2 (ja) * 1998-07-08 2009-08-19 株式会社ブリヂストン 帯状未加硫ゴムの積層方法
JP4308978B2 (ja) * 1999-06-17 2009-08-05 横浜ゴム株式会社 重荷重用空気入りラジアルタイヤ
JP5013636B2 (ja) * 2000-05-24 2012-08-29 株式会社ブリヂストン タイヤ構成部材の成形方法
JP4868561B2 (ja) * 2001-01-11 2012-02-01 東洋ゴム工業株式会社 タイヤ及びタイヤ製造方法
JP2002347135A (ja) * 2001-05-29 2002-12-04 Bridgestone Corp タイヤの製造方法
JP4290475B2 (ja) * 2003-05-16 2009-07-08 東洋ゴム工業株式会社 空気入りタイヤ及びその空気入りタイヤの製造方法
JP4589684B2 (ja) * 2004-08-26 2010-12-01 住友ゴム工業株式会社 タイヤ用ゴム部材の製造方法及び空気入りタイヤ
JP4891613B2 (ja) * 2005-12-28 2012-03-07 住友ゴム工業株式会社 タイヤ用ゴム部材の製造方法

Also Published As

Publication number Publication date
CN102529589A (zh) 2012-07-04
JP5222352B2 (ja) 2013-06-26
BRPI1106579A2 (pt) 2013-04-09
JP2012126301A (ja) 2012-07-05
CN102529589B (zh) 2016-01-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1106579B1 (pt) pneu
JP2010115935A (ja) 空気入りタイヤ及びその製造方法
JP6897189B2 (ja) 空気入りタイヤ及びその製造方法
US10850574B2 (en) Pneumatic tire
BR112013002687B1 (pt) Pneumático
US11453255B2 (en) Pneumatic tire with electrically conductive rubber within rim cushion rubber
JP6759703B2 (ja) 空気入りタイヤ及びその製造方法
JP2014189086A (ja) 空気入りタイヤ
JP2015157547A (ja) 空気入りタイヤ
JP5831650B2 (ja) 空気入りタイヤ
BRPI0720145B1 (pt) pneumático radial para carga pesada
JP5779703B1 (ja) タイヤ
JP6253141B2 (ja) 空気入りタイヤ
US20170291459A1 (en) Run-flat tire
JP6129718B2 (ja) 空気入りタイヤ
JP6481295B2 (ja) 空気入りタイヤ
JP5598234B2 (ja) 空気入りタイヤ
JP6458499B2 (ja) 空気入りタイヤ
JP2019006279A (ja) 帯状部材、及び空気入りタイヤ
CN113508043B (zh) 摩托车用轮胎
US11518199B2 (en) Pneumatic tire
JP6476668B2 (ja) 空気入りタイヤ
JP2004074935A (ja) 空気入りラジアルタイヤ
JP6435725B2 (ja) 空気入りタイヤ
JP2016159852A (ja) 空気入りタイヤ

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 16/12/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.