BRPI1102942A2 - dispositivo para acoplamento de elementos funcionais com uma fonte de abastecimento - Google Patents

dispositivo para acoplamento de elementos funcionais com uma fonte de abastecimento Download PDF

Info

Publication number
BRPI1102942A2
BRPI1102942A2 BRPI1102942-0A BRPI1102942A BRPI1102942A2 BR PI1102942 A2 BRPI1102942 A2 BR PI1102942A2 BR PI1102942 A BRPI1102942 A BR PI1102942A BR PI1102942 A2 BRPI1102942 A2 BR PI1102942A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
sliding door
functional elements
motor vehicle
chain
coupling
Prior art date
Application number
BRPI1102942-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Gerhard Lindner
Original Assignee
Nexans
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=43430645&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI1102942(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Nexans filed Critical Nexans
Publication of BRPI1102942A2 publication Critical patent/BRPI1102942A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02GINSTALLATION OF ELECTRIC CABLES OR LINES, OR OF COMBINED OPTICAL AND ELECTRIC CABLES OR LINES
    • H02G11/00Arrangements of electric cables or lines between relatively-movable parts
    • H02G11/006Arrangements of electric cables or lines between relatively-movable parts using extensible carrier for the cable, e.g. self-coiling spring
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60RVEHICLES, VEHICLE FITTINGS, OR VEHICLE PARTS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60R16/00Electric or fluid circuits specially adapted for vehicles and not otherwise provided for; Arrangement of elements of electric or fluid circuits specially adapted for vehicles and not otherwise provided for
    • B60R16/02Electric or fluid circuits specially adapted for vehicles and not otherwise provided for; Arrangement of elements of electric or fluid circuits specially adapted for vehicles and not otherwise provided for electric constitutive elements
    • B60R16/023Electric or fluid circuits specially adapted for vehicles and not otherwise provided for; Arrangement of elements of electric or fluid circuits specially adapted for vehicles and not otherwise provided for electric constitutive elements for transmission of signals between vehicle parts or subsystems
    • B60R16/027Electric or fluid circuits specially adapted for vehicles and not otherwise provided for; Arrangement of elements of electric or fluid circuits specially adapted for vehicles and not otherwise provided for electric constitutive elements for transmission of signals between vehicle parts or subsystems between relatively movable parts of the vehicle, e.g. between steering wheel and column

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Power-Operated Mechanisms For Wings (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO PARA ACOPLAMENTO DE ELEMENTOS FUNCIONAIS COM UMA FONTE DE ABASTECIMENTO. A presente invenção refere-se a um dispositivo para o acoplamento de elementos funcionais integrados em uma porta corrediça de um veículo automotor, com ao menos uma fonte de abastecimento existente na carroceria do veículo automotor, por meio de linhas que se estendem entre os elementos funcionais e a fonte de abastecimento. A porta corrediça está montada em um vagonete de deslocamento que pode ser movido em vaivém na carroceria do veículo a utomotor essencialmente por toda a largura da abertura da porta (3). Linhas acopladas em um ponto de acoplamento (14) da fonte de abastecimento estão integradas em uma corrente condutora (16) que é constituída de elos de corrente estáveis mecanicamente interligados e móveis e que está prese com uma primeira extremidade na porta corrediça e uma segunda extremidade na região do ponto de conexão (14), de modo girável, na carroceria do veículo. No traçado da corrente condutora (16), próximo do ponto de acoplamento (14), está montado um joelho (19), pelo qual, a corrente condutora (16) com sua segunda extremidade é elevada para um nível situado acima da aresta superior do vagonete de deslocamento, enquanto que, no outro lado do joelho (19), com a porta corrediça na posição fechada, está disposta abaixo da aresta inferior do vagonete de deslocamento.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITIVO PARA ACOPLAMENTO DE ELEMENTOS FUNCIONAIS COM UMA FON- TE DE ABASTECIMENTO".
Descrição
A presente invenção refere-se a um dispositivo para acoplamen- to de elementos funcionais que estão integrados em uma porta corrediça de um veículo automotor, que na posição fechada, fecha a abertura da porta, com, ao menos, uma fonte de abastecimento existente na carroçeria do veí- culo automotor por meio de linhas que se estendem entre elementos funcio- nais e a fonte de abastecimento que estão integrados em uma corrente con- dutora que consiste em elos de correntes mecânicos e estabilizados intera- coplados e móveis, na qual, a porta corrediça está montada em um veículo automotor que na região do piso da carroceria do motor essencialmente po- de ser movido em vaivém sob toda a largura da abertura da porta e, no qual, a região da abertura da porta do veículo automotor, está previsto um ponto de acoplamento da fonte de abastecimento para acoplar as linhas e, no qual, a corrente condutora está presa com uma primeira extremidade na porta cor- rediça e com uma segunda extremidade na região do ponto de conexão na carroceria do veículo automotor.
Um dispositivo deste tipo é descrito no documento DE 20 2005 019 103 U1.
Nas portas de veículos automotores modernos, como, por e- xemplo, carros de passeio e caminhões - em seguida apenas chamado de veículo - estão integrados diferentes elementos funcionais que precisam ser abastecido com energia, ou seja, sinais. Esses elementos funcionais, por exemplo, são motores elétricos para dispositivos de elevação de janelas, elementos para bloqueio central, um air bag e alto-falantes. Geralmente isto se aplica a todas as portas de um veículo automotor, especialmente também para portas corrediças que para abrir não são giradas em dobradiças mais inicialmente serão extraídas lateralmente de uma parede lateral da carroce- ria do veículo para depois através dos chamados vagonetes móveis serem deslocados em paralelo para com esta parede lateral até que seja liberada uma correspondente abertura da porta na parede lateral para a entrada e saída de passageiros. Para fechar a porta corrediça os movimentos mencio- nados serão feitos na direção contrária.
Fontes de abastecimento - a seguir abreviadamente também chamadas "fontes" - no sentido da invenção são, por exemplo, uma fonte de corrente elétrica, um aparelho de rádio, um aparelho reprodutor de som e uma fonte de sinal para sinais elétricos ou ópticos, mas também fontes para o abastecimento hidráulico e pneumático. Nessas fontes são acopladas li- nhas adequadas que conduzem até os elementos funcionais em uma porta corrediça no veículo correspondente. "Linhas" podem, assim, ser linhas elé- tricas e ópticas, bem como, tubulações. No veículo automotor está previsto um ponto de conexão unido com a fonte, no qual, podem ser acopladas li- nhas, por exemplo, encaixe.
Para a extração, deslocamento e fechamento de uma porta cor- rediça existem nos veículos de diferentes fabricantes e diferentes mecanis- mos. Em todos os tipos de acabamento as linhas necessárias para o abas- tecimento dos elementos funcionais precisam poder acompanhar um percur- so de deslocamento relativamente longo da porta corrediça sem que exista o perigo de sua danificação. Além disso, as linhas terão de estar dispostas, de tal maneira, que não prejudiquem a entrada e a saída do veículo automotor.
A partir do documento inicialmente chamado DE 20 2005 019 103 U1 é descrito um dispositivo para acoplar elementos funcionais que es- tão integrados na porta corrediça de um veículo automotor com, ao menos, uma fonte de abastecimento existente na carroceria do veículo automotor, por meio de linhas que se estendem entre os elementos funcionais e a fonte de abastecimento e que estão integrados em uma corrente condutora que consiste em elos de corrente estáveis mecanicamente, móveis e interaco- plados. A corrente condutora está presa com uma primeira extremidade na porta corrediça e com uma segunda extremidade na região de um ponto de acoplamento da fonte de abastecimento na carroceria do veículo. A corrente condutora designada como corrente de arraste consiste em uma corrente de arraste superior e de uma corrente de arraste inferior que estão interligados por mancais giratórios. A corrente de arraste superior está acondicionada em um canal condutor existente dentro da porta corrediça.
A invenção tem como objetivo de conformar, de tal maneira, o dispositivo acima mencionado que, com a construção simples, por um lado, assegura a proteção eficaz das linhas e, por outro lado, não inibe o livre a- cesso ao veículo.
De acordo com a invenção a tarefa será solucionada pelo fato de que no decorrer da corrente condutora, na região do ponto de acoplamento previsto na carroceria de veículo, onde a corrente condutora está móvel de modo girável, está previsto um joelho, pelo o qual, a corrente é suspensa com a sua segunda extremidade para um nível que está situado acima da aresta superior do vagonete condutor, enquanto que, no outro lado do joe- lho, com a porta fechada, está acondicionada abaixo da aresta inferior do vagonete de deslocamento.
O ponto de conexão da fonte para ligar as linhas neste dispositi- vo pode ser prevista mais embaixo e, portanto, bem protegida contra solici- tações mecânicas no veículo automotor. As diferentes linhas estão acondi- cionadas dentro da corrente condutora mecanicamente protegida e com a mesma, na extensão do possível, estão integrados na região inferior do veí- culo, de maneira que, não são criados dificuldades ao livre acesso ao veícu- lo, bem como, a saída do mesmo por guamições que aumentem pela soleira da porta. Por um lado isto é realizado pelo fato de a corrente condutora, em virtude do joelho nela montado, na sua segunda extremidade montada na região do ponto de acoplamento acima do vagonete deslocável da porta cor- rediça, que assim, sem criar obstáculos e sem perigo de danos para a cor- rente condutora, ou seja, das linhas nela integradas com a porta corrediça aberta pode ser movida até a borda correspondente da abertura da porta. A abertura da porta fica assim, com a porta corrediça totalmente aberta, dispo- nível em toda sua largura para a entrada no veículo e para a saída. Por outro lado, o joelho permite com a porta corrediça fechada uma posição da corren- te condutora em uma região situada mais abaixo na carroceria do veículo. Portanto, para a corrente condutora, na estrutura da carroceria, será neces- sário apenas reduzido espaço de maneira que a soleira da abertura da porta - conforme já mencionado - pode se estender na parede lateral do veículo o mais possível embaixo na carroceria. A altura livre da abertura para entra no veículo e para sair do veículo pode, portanto, ser dimensionada com a maior dimensão possível.
Um exemplo de execução do objetivo da invenção está mostra- do nos desenhos.
As figuras mostram:
Figura 1 uma vista lateral de um veículo.
Figura 2 e 3 esquematicamente um recorte de uma abertura de porta de um veículo de acordo com a figura 1 em representação ampliada.
Figura 4 uma vista lateral de uma porta corrediça do veículo de acordo com a figura 1.
Figura 5 uma corrente condutora que pode ser usada na dispo- sição conforma a invenção, em uma ampliação maior.
Afigura 1 apresenta o veículo 1, por exemplo, uma van, em vista lateral. O veículo 1 possui uma porta corrediça 2 pela qual, uma abertura de porta 3 (figura 2 e 3) na sua parede lateral está fechada. Para abrir a porta corrediça 2, esta precisa ser inicialmente extraído um curto pedaço da pare- de lateral do veículo 1. Depois poderá ser deslocado na direção da seta 4 em paralelo para com a parede lateral do veículo 1 até tal extensão em que a abertura da porta 3 esteja liberada.
Para mover a porta corrediça 2 e especialmente para o seu des- locamento lateral, ela está presa embaixo em um chamado vagonete de des- locamento 5 que é conduzido na carroceria do veículo 1 podendo ser movido em vaivém na direção da seta dupla 6. Ao menos na sua região superior a porta corrediça possui outra retenção 7 que também é conduzida móvel den- tro da carroceria do veículo 1. O vagonete de deslocamento 5 penetra, por exemplo, com uma saliência 8 em uma ranhura condutora 9 (figura 3) previs- to na carroceria do veículo 1, pela qual, também é ali retido.
O vagonete de deslocamento 5 é deslocável dentro da abertura da porta 3 entre duas posições terminais 10 e 11 que são mostradas trace- jadas na figura 2. As figuras terminais 10 e 11 serão determinadas pelas limi- tações laterais 12 e 13 da abertura da porta 3. Quando o vagonete de deslo- camento 5 se encontrar na posição terminal 10, a porta corrediça 2 estará fechada. Na posição terminal 11 ela está aberta.
Na região da limitação 13 está previsto um ponto de acoplamen- to 14 para o acoplamento de linhas 15 (figura 5), indicada por uma caixinha, e que, na posição de montagem acopla elementos funcionais existentes na porta lateral 2 com ao menos uma fonte de abastecimento (fonte) existente no veículo 1. As linhas 15 podem ser equipas nas suas extremidades com dispositivos de encaixe, de modo que, podem ser ligados tanto com o ponto de acoplamento 14 como também com os elementos funcionais da porta corrediça 2 por encaixe.
Depois de sua montagem, as linhas 15 estão unidas fixamente com o ponto de acoplamento 14 e a porta corrediça 2. Entre esses dois pon- tos precisam estar previstos com mobilidade para que possam acompanhar os movimentos da porta corrediça 2. Para este movimento e também para sua proteção contra danos mecânicos, nas linhas 15 estão acondicionadas em uma corrente condutora 16 que consiste em uma variedade de elos de corrente 17 mecânicos e estáveis, móveis e interacoplados. A corrente con- dutora 16 está unida em uma de suas extremidades com a porta corrediça 2 e com sua outra extremidade na região do ponto de acoplamento 14 em um ponto de giro 18, indicado por um circulo, de forma girável.
Com a porta corrediça 2 fechada, a corrente condutora 16 de acordo com a figura 3 está situada com um comprimento essencial abaixa da ranhura condutora 9 na região do fundo da abertura da porta 3 e com uma região relativamente curta, acoplada ao ponto de giro 18, está acoplada acima da ranhura condutora 9. Estas diferentes alturas da corrente conduto- ra 16 relativamente ao fundo do veículo 1 são concretizadas por um joelho19 integrado no seu percurso, o qual, de acordo com o desenho, na figura 5, se estende aproximadamente em formato de S.
Pela suspensão da corrente condutora 16 e, portanto, das linhas15 na região do ponto de acoplamento 14 para um nível mais alto, situado acima da ranhura condutora 9, é assegurado que o vagonete de desloca- mento 5, com a porta corrediça 2 totalmente aberta, possa ocupar sua posi- ção final 11 sem que no seu movimento pela corrente condutora 16 encontre obstáculos, sendo que, esta corrente como indicação básica, deverá estar acondicionada na maior extensão possível na região inferior do veículo 1. Também são excluídos danos da corrente condutora 16 e das linhas 15 por ela envolta pelo vagonete de deslocamento 5 devido ao emprego do joelho19.

Claims (2)

1. Dispositivo para o acoplamento de elementos funcionais, inte- grados em uma porta corrediça (2) de um veículo automotor, que na posição fechada, fecha uma abertura de porta, com ao menos uma fonte de abaste- cimento integrado na carroceria do veículo automotor, por meio de linhas (15), que se estendem entre os elementos funcionais e a fonte de abasteci- mento, estando integrados em uma corrente condutora (16) que consiste em elos de corrente (17) estabilizados mecanicamente móveis e interacoplados, na qual, a porta corrediça (2) está montada em um vagonete de desloca- mento (5) que pode ser movida em vaivém essencialmente por toda a largu- ra da abertura da porta na região de fundo da carroceria, e, na qual, a região da abertura da porta, no veículo automotor, está previsto um ponto de aco- plamento (14) da fonte de abastecimento para o acoplamento das linhas (15) e, na qual, a corrente condutora (16) está presa com uma primeira extremi- dade na porta corrediça (2) e com uma segunda extremidade na região do ponto de acoplamento (14) na carroceria do veículo automotor, caracterizado pelo fato de que, no traçado da corrente condutora (16), na região do ponto de acoplamento (14) existente na carroceria do veículo automotor, onde a corrente condutora (16) está presa girável, está montado um joelho (19), pe- Io qual, a mesma é suspensa com sua segunda extremidade para um nível que está situado acima da aresta superior do vagonete de deslocamento (5), enquanto que no outro lado do joelho (19), com a porta corrediça (2) fecha- da, estará disposta abaixo da aresta inferior do vagonete de deslocamento (5).
2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pe- lo fato de que, na corrente condutora (16) estão previstas linhas elétricas e/ou ópticas, bem como, tubulações.
BRPI1102942-0A 2010-06-17 2011-06-16 dispositivo para acoplamento de elementos funcionais com uma fonte de abastecimento BRPI1102942A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP10305649A EP2397374B1 (de) 2010-06-17 2010-06-17 Vorrichtung zum Verbinden von Funktionselementen mit einer Versorgungsquelle

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1102942A2 true BRPI1102942A2 (pt) 2012-11-27

Family

ID=43430645

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1102942-0A BRPI1102942A2 (pt) 2010-06-17 2011-06-16 dispositivo para acoplamento de elementos funcionais com uma fonte de abastecimento

Country Status (3)

Country Link
US (1) US8544936B2 (pt)
EP (1) EP2397374B1 (pt)
BR (1) BRPI1102942A2 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2011200086A (ja) * 2010-03-24 2011-10-06 Sumitomo Wiring Syst Ltd 給電用配索構造
US9956928B2 (en) * 2015-06-30 2018-05-01 Fca Us Llc Track assembly for sliding vehicle door
JP6807035B2 (ja) * 2018-02-05 2021-01-06 住友電装株式会社 電線ガイド装置

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP3570317B2 (ja) * 1999-12-14 2004-09-29 住友電装株式会社 自動車用スライドドアのワイヤハーネス配索構造
JP3954802B2 (ja) * 2000-04-11 2007-08-08 矢崎総業株式会社 自動車用スライドドアの給電装置
JP3788922B2 (ja) * 2001-09-27 2006-06-21 住友電装株式会社 ハーネスガイドの連結部構造
US6685253B1 (en) * 2001-10-31 2004-02-03 Lear Corporation Power sliding door wire housing
US7082720B2 (en) * 2002-06-25 2006-08-01 Sumitomo Wiring Systems, Ltd. Cable guide and power supply apparatus for a vehicle slide door
JP3836758B2 (ja) * 2002-07-01 2006-10-25 本田技研工業株式会社 ケーブル支持部構造
JP2004142704A (ja) * 2002-10-28 2004-05-20 Sumitomo Wiring Syst Ltd スライドドアのケーブル配索支持部構造
US6781058B1 (en) * 2003-02-20 2004-08-24 Stoneridge Inc., Alphabet Division Cable guide assembly for a vehicle sliding door
US7730669B2 (en) * 2003-09-22 2010-06-08 Sumitomo Wiring Systems, Ltd. Device for guiding a conductor path for slide door
JP4136905B2 (ja) * 2003-11-13 2008-08-20 株式会社椿本チエイン 水平設置型ケーブル保護案内装置
DE102004058870B4 (de) 2004-12-06 2012-11-22 Brose Fahrzeugteile Gmbh & Co. Kommanditgesellschaft, Coburg Schiebetür für Kraftfahrzeuge und Verfahren zu deren Montage
DE202005019103U1 (de) * 2004-12-06 2006-04-06 Brose Fahrzeugteile Gmbh & Co. Kommanditgesellschaft, Coburg Kabelführungsgruppe sowie Schiebetür für Kraftfahrzeuge
JP4721043B2 (ja) * 2005-06-14 2011-07-13 住友電装株式会社 スライドドアのハーネスガイド
JP2007159369A (ja) * 2005-12-08 2007-06-21 Sumitomo Wiring Syst Ltd ケーブルのガイド装置
JP4913690B2 (ja) * 2007-07-27 2012-04-11 古河電気工業株式会社 スライドドア用給電装置

Also Published As

Publication number Publication date
US8544936B2 (en) 2013-10-01
EP2397374A1 (de) 2011-12-21
US20110308165A1 (en) 2011-12-22
EP2397374B1 (de) 2012-12-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7669368B2 (en) Sliding door for motor vehicles and method for the assembly thereof
ES2694877T3 (es) Sistema y dispositivo de acoplamiento para el acoplamiento automático de una máquina móvil, en particular de una grúa apiladora de contenedores, a un suministro móvil así como acoplamiento para ello
BR102013002355A2 (pt) Rede de energia para topo de máquinas de mineração móveis
ITMI980216A1 (it) Automezzo
BRPI1102942A2 (pt) dispositivo para acoplamento de elementos funcionais com uma fonte de abastecimento
CN108883802A (zh) 电动车辆的驱动装置
CN111946191A (zh) 滑动车门及车辆
CN202421594U (zh) 通信托盘、抽屉柜和通信机架
CN105313650A (zh) 用于优选为公共车辆的机动车辆的枢转门结构
JP5860425B2 (ja) 開き戸
CN104790967B (zh) 一种带plc可编程控制器的地铁隧道
CN203022542U (zh) 新型侧转门
ES2339716T3 (es) Herraje.
JP2010037762A (ja) 車両用自動開閉装置
US1997199A (en) Railway crossing gate
CN203601187U (zh) 一种分体式前保险杠
CN104709116B (zh) 地铁隧道的汇流排接头装置
CN106004684A (zh) 车辆用脚踏板
CN204354937U (zh) 一种车载储物盒
ES2604158T3 (es) Aparato electrodoméstico con una puerta retráctil en un espacio de almacenamiento y eje de giro desplazable de una unidad de cojinete así como procedimiento para la apertura y cierre de una puerta de este tipo
CN203766632U (zh) 一种车载内藏式可伸缩踏步结构
ES2822651T3 (es) Cabina para vehículo industrial que comprende una escalera lateral extraíble para permitir el acceso a dicha cabina
ES2831864T3 (es) Sistema de elevación para un vidrio de emergencia de un vehículo
JP6430779B2 (ja)
CN104149802B (zh) 铁路客车车门驱动机构安装装置及铁路客车

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B11E Dismissal acc. art. 34 of ipl - requirements for examination incomplete
B11T Dismissal of application maintained [chapter 11.20 patent gazette]