BRPI1007491B1 - utensílio de cozinha doméstico equipado com um dispositivo de informação eletrônica - Google Patents

utensílio de cozinha doméstico equipado com um dispositivo de informação eletrônica Download PDF

Info

Publication number
BRPI1007491B1
BRPI1007491B1 BRPI1007491A BRPI1007491B1 BR PI1007491 B1 BRPI1007491 B1 BR PI1007491B1 BR PI1007491 A BRPI1007491 A BR PI1007491A BR PI1007491 B1 BRPI1007491 B1 BR PI1007491B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
control member
utensil
pressure
information device
sensor
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
murat Pascal
Laurent Baraille Éric
Original Assignee
Seb Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Seb Sa filed Critical Seb Sa
Publication of BRPI1007491A2 publication Critical patent/BRPI1007491A2/pt
Publication of BRPI1007491B1 publication Critical patent/BRPI1007491B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J27/00Cooking-vessels
    • A47J27/08Pressure-cookers; Lids or locking devices specially adapted therefor
    • A47J27/09Safety devices
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J27/00Cooking-vessels
    • A47J27/08Pressure-cookers; Lids or locking devices specially adapted therefor
    • A47J27/0802Control mechanisms for pressure-cookers

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Cookers (AREA)
  • Electric Ovens (AREA)

Abstract

utensílio de cozinha doméstico equipado com um dispositivo de informação eletrônica a invenção se refere a um utensílio doméstico de cozinha possuindo, em primeiro lugar, pelo menos um primeiro membro de controle (9) montado para se deslocar entre uma pluralidade de posições e projetado para permitir que o usuário aja sobre o funcionamento do referido utensílio e, em segundo lugar, informações de um dispositivo (60) conectado ao referido primeiro membro de controle (9), com a finalidade de emitir um sinal que é característico de, pelo menos, uma posição pré determinada do referido primeiro membro de controle (9), o referido utensílio doméstico de cozinha sendo caracterizado pelo fato do referido dispositivo de informação (60) e do referido primeiro membro de controle (9) serem interligados para fins de emissão de sinal, através de pelo menos um sensor (10, 11, 12) e através de pelo menos um ativador (13) projetado para ativar o referido sensor (10, 11, 12) remotamente quando o referido primeiro membro de controle (9) ocupa a referida primeira posição pré-determinada. a invenção se refere a utensílios para cozinhar alimentos.

Description

UTENSÍLIO DE COZINHA DOMÉSTICO EQUIPADO COM UM DISPOSITIVO DE INFORMAÇÃO ELETRÔNICA
CAMPO TÉCNICO
A presente invenção refere-se ao campo geral técnico de utensílios de cozinha domésticos e em particular ao setor de panelas de pressão, isto é, de utensílios para cozimento sob pressão projetados para permitir que os alimentos ali contidos sejam cozidos sob pressão de vapor.
A presente invenção refere mais particularmente a um utensílio de cozimento doméstico que tem, em primeiro lugar, pelo menos um membro de controle montado para se deslocar entre uma pluralidade de posições e projetado para permitir que um usuário aja sobre o funcionamento do referido utensílio e, em segundo lugar, informações de um dispositivo conectado ao referido primeiro membro de controle membro com finalidade de gerar um sinal que é característico da posição do referido membro do primeiro controle.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Panelas de pressão domésticas são bem conhecidas. Tal panela de pressão é geralmente composta por um recipiente e por uma tampa projetada para ser montada e travada no recipiente para formar um gabinete de cozinha selado com a mesma. Tal panela de pressão é convencionalmente concebida para ser submetida à influência de uma fonte de calor (por exemplo, um fogão), de tal forma a permitir que o recipiente seja trazido à pressão e à temperatura e, assim, permitir que os alimentos contidos no referido gabinete sejam cozidos sob a pressão de vapor.
A operação de tal panela de pressão é conhecida e é governada por vários membros, como, por exemplo:
• Meios de bloqueio / desbloqueio capazes de travar e destravar a tampa em relação ao recipiente;
Petição 870190079928, de 16/08/2019, pág. 10/17
2/26 • Uma válvula reguladora de pressão que torna possível para manter a pressão no interior do recipiente em um nível de pressão pré-determinado -referida como a pressão de operação, e • Um membro de descompressão, que torna possível fazer com que a pressão no interior do recipiente caia, em particular no final do processo de cozimento, de modo que o usuário pode abrir a tampa em condições de segurança aceitáveis.
Cada uma destas funções é controlada pelo usuário por meio de um ou mais membros de controle correspondentes projetados para serem acionados manualmente pelo usuário.
Em particular, um utensílio de cozimento por pressão é notadamente fornecido com um membro de controle projetado para permitir que o usuário aja sobre o nível de pressão predominante no interior do recipiente sob pressão e, mais precisamente, permitindo ao usuário colocar o utensílio em uma operação específica num modo escolhido dentre os seguintes:
• Modo de um vazamento, em que o gabinete de cozinha é colocado em comunicação com o exterior, com vista a fazer com que a pressão dentro do utensílio se solte no final do cozimento, ou, inversamente, com vista a prevenir que a pressão se acumule no interior do utensílio, e • Uma pluralidade de modos de cozimento, cada um dos quais correspondendo a uma pressão de regulação particular de magnitude maior ou menor e projetados para certos tipos de alimentos.
Mais precisamente, no utensílio do estado da técnica acima referido, o membro de controle é constituído por um anel montado para girar sobre um eixo vertical correspondente ao eixo de simetria geral do utensílio.
Mais precisamente, neste utensílio do estado da técnica, o anel rotacionalmente montado interage com a válvula reguladora para modificar o andamento da mesma. Este o anel seletor de pressão,
3/26 portanto, torna possível selecionar três posições de pressão correspondentes a três andamentos diferentes da referida válvula e uma posição de abertura correspondente a um andamento mínimo da válvula que permite que a referida válvula abra tão logo se chegue a uma pressão extremamente baixa, compatível com abertura da trava da tampa, no interior do recipiente de cozimento. Neste utensílio do estado da técnica, o anel seletor de pressão é montado para se ligar a uma placa que é, em si, fixada sobre a tampa. A placa é fornecida com quatro pictogramas correspondentes, respectivamente, a uma posição de abertura e a três posições de cozimento que o anel de pressão seletor pode marcar. O anel de pressão seletor é, em si, uma marca de referência que é projetada para encontrar-se diante de um pictograma quando o anel seletor de pressão estiver na posição correspondente. , Colocando a marca no anel de pressão seletor em correspondência com um ou outro dos quatro pictogramas presentes na placa, o usuário pode selecionar, assim, uma posição específica correspondente ou para a posição de abertura, ou para uma das três posições de cozimento que são fornecidas . A mudança de uma das posições em questão para outra ocorre, como explicado acima, girando-se o anel seletor de pressão que se move, assim, angularmente entre as marcações e que pode, assim, ir de um pictograma para outro. Por meio deste sistema que coloca uma marca incorporada no seletor de anel de pressão em correspondência com um pictograma fixo, o usuário é informado em todos os momentos sobre qual é posição em que o anel seletor de pressão se encontra.
O usuário pode, assim, ter certeza de que a posição do anel seletor de pressão de fato corresponde ao uso que o usuário deseja fazer do utensílio.
Não há dúvida de que a panela de pressão do estado da técnica é geralmente satisfatória, no entanto, esta sofre de alguns inconvenientes.
A panela de pressão acima descrita continuamente deixa todos os pictogramas presentes na placa visíveis ao usuário, de modo que o usuário não é necessariamente capaz de ver, de relance, em qual
4/26 posição instantânea o anel de pressão seletor se encontra, e, portanto, qual o modo de operação da panela de pressão selecionado. Para acessar as informações que o usuário está procurando, este é obrigado a tomar medidas positivas para buscar qual é o pictograma em alinhamento com a marca. Frequentemente um usuário leigo não tem essa reação e, portanto, não percebe se a posição do anel seletor de pressão não corresponde à posição desejada.
Como a ergonomia e falta de clareza da informação podem levar o usuário a não usar a panela de pressão corretamente (por exemplo, o usuário pensa que um ciclo de tratamento térmico sob pressão foi lançado enquanto, na verdade, sem perceber, o referido usuário deixou o anel de pressão no seletor em posição de abertura), ou mesmo pode levar, em situação mais críticas e em combinação com outros fatores, a um risco de acidente, notadamente por queimaduras. Este problema pode ser agravado se a marca formada sobre o anel de pressão seletor e os pictogramas formados na placa, forem relativamente difíceis de distinguir visualmente, de modo que é, naturalmente, também difícil distinguir se eles estão ou não alinhados uns aos outros.
Isto se deve essencialmente ao fato de que, por razões de organização industrial e de durabilidade, a marca e os pictogramas são geralmente formados apenas por moldagem (formas recuadas ou projetando-se para fora) do material, respectivamente, do anel e da tampa, sem qualquer coloração adicional. A marca e os pictogramas, assim, aparecem em tom sobre tom em relação à parte que as acolhe, o que os torna muito difíceis de distinguir, em particular para um usuário que é leigo ou que é deficiente visual.
Além disso, se todos os pictogramas são continuamente visíveis para o usuário isto pode distorcer a percepção que o usuário tem do grau de dificuldade em Usar a panela de pressão. O grau de dificuldade é realmente baixo ou mesmo nulo, mas a multiplicidade dos símbolos visíveis pode sugerir para alguns usuários que a panela de pressão é
5/26 um dispositivo que é extremamente complexo e perigoso de operar e que, portanto, requer um processo de aprendizagem longo e enfadonho.
A fim de sanar os vários inconvenientes, um sistema que tem uma janela na qual aparece um pictograma correspondente à posição do membro controle foi criado.
Embora este sistema de janela tenha constituído um progresso em comparação com o estado da técnica acima descrito este não é, no entanto, adequado para todos os projetos de panela de pressão e pode, além disso, contribuir para aumentar o custo do utensílio em determinados projetos e montagens e um complicador para os respectivos modelos.
Além disso, tal sistema de janela não constitui a solução ideal no que diz respeito a informação para o usuário e não torna possível tranquilizar completamente todos os usuários sobre o uso que os mesmos fazem de suas panelas de pressão.
RESUMO DA INVENÇÃO
Objetos atribuídos à invenção são, consequentemente, para remediar os vários inconvenientes acima listados e propor um novo utensílio de cozinha, de preferência constituído por uma panela de pressão, que é de concepção extremamente confiável e compacta e que é particularmente simples, intuitivo, ergonômico, e seguro de usar.
Outro objeto da invenção é propor um novo utensílio doméstico de cozinha, de preferência constituído por uma panela de pressão, que é de design baseado em princípios que são particularmente simples, bem experimentados e testados, e barato.
Outro objeto da invenção é propor um novo utensílio doméstico de cozinha, de preferência constituído por uma panela de pressão, que é particularmente barato e robusto, e que é fácil de fabricar.
Outro objeto da invenção é propor um novo utensílio doméstico de cozinha, de preferência constituído por uma panela de pressão, que evita que o usuário comece um ciclo de cozimento sem ter previamente
6/26 selecionado uma posição de cozinhar.
Outro objeto da invenção é propor um novo utensílio doméstico de cozinha, de preferência constituído por uma panela de pressão, com características de funcionalidade, que permita utilização melhorada das mesmas e que permita ao usuário monitorar o ciclo de cozimento de modo simples e eficaz.
Outro objeto da invenção é propor um novo utensílio doméstico de cozinha, de preferência constituído por uma panela de pressão, que é de concepção geral substancialmente mais simples, leve e compacta do que os utensílios do estado da técnica, ao mesmo tempo em que apresenta novas funcionalidades possíveis.
Os objetos atribuídos à invenção são alcançados por meio de um utensílio doméstico de cozinha tendo, em primeiro lugar, pelo menos um membro do primeiro controle montado para se deslocar entre uma pluralidade de posições e projetado para permitir que o usuário aja sobre o funcionamento do referido utensílio e, em segundo lugar, um dispositivo de informação ligado ao referido primeiro membro de controle com a finalidade de emitir um sinal de natureza sonora e/ou visível que é característico de pelo menos uma primeira posição pré-determinada do referido primeiro membro de controle, o referido dispositivo de informação e o referido primeiro membro de controle sendo interligados, para os fins de emitir o referido sinal, por pelo menos por um sensor e através de pelo menos um ativador projetado para ativar o referido sensor remotamente quando o primeiro membro de controle ocupa a primeira referida posição predeterminada, de modo que o primeiro membro de controle chega à sua primeira posição predeterminada do referido dispositivo para emitir informações disse sinal.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Outros objetos e as vantagens da presente invenção aparecerão em mais detalhes com a leitura da seguinte descrição, feita com referência aos desenhos que acompanham o presente relatório descritivo, e
7/26 que são apresentados no sentido da não-limitação e de exemplos ilustrativos, em que:
• A Figura 1 é uma vista em perspectiva em partes de um detalhe de uma modalidade de uma panela de pressão doméstica da presente invenção;
• A Figura 2 é uma vista em corte do detalhe da modalidade da Figura 1;
• A Figura 3 é uma vista superior do detalhe da modalidade da Figura 1, o primeiro membro de controle do utensílio estando em uma posição de abertura que permite que a pressão predominante no interior do utensílio seja trazida de volta ou mantida em um valor compatível com a abertura da tampa lacrada do utensílio;
• A Figura 4 é vista de seção em corte do detalhe da modalidade das Figuras 1 a 3;
• A Figura 5 é uma vista em menor escala da Figura 3;
• A Figura 6 é uma vista superior do detalhe da Figura 5, com o primeiro membro de controle em uma posição de cozimento em primeiro lugar;
• A Figura 7 é uma vista superior do detalhe da modalidade das Figuras 5 e 6, com o primeiro membro de controle em uma segunda posição de cozimento;
• A Figura 8 é uma vista superior do detalhe das Figuras 5 a 7, com o primeiro membro de controle em uma terceira posição de cozimento;
• A Figura 9 é uma vista superior do detalhe das Figuras 5 a 8, com o primeiro membro de controle em uma quarta posição de cozimento.
8/26
MELHOR MODO DE APLICAÇÃO DA INVENÇÃO
A presente invenção se refere a um utensílio doméstico de cozinha (1), ou seja, um utensílio de cozinha que é projetado especificamente para permitir que os alimentos sejam cozidos em um ambiente 5 doméstico. Para este fim, o utensílio (1) da presente invenção é vantajosamente de natureza portável (isto é, pode ser movido manualmente) e de uma natureza independente. Particularmente, de preferência, e como mostrado nas figuras, o utensílio doméstico de cozinha (1) é constituído por uma panela de pressão, ou seja, forma um utensílio para cozinhar alimentos 10 sob pressão. Em tal situação, o utensílio de cozinha (1) é projetado para cozinhar alimentos em um nível de pressão significativamente mais elevada do que a pressão atmosférica e, por exemplo, superior à pressão atmosférica por um valor que fica na faixa de 10 quilopascal (kPa) a 90 kPa.
De preferência, o utensílio (1) da invenção é projetado 15 para ser trazido à pressão exclusivamente sob o efeito de uma fonte de calor (independentemente de se a fonte é incorporada ou externa), sem qualquer pressão externa sendo aplicada.
O utensílio doméstico de cozinha (1) da invenção vantajosamente inclui um recipiente (não mostrado), formando um receptáculo
0 de cozimento para receber o alimento a ser cozido. O utensílio (1) da invenção vantajosamente também inclui uma tampa (3) que foi projetada para ser montada e travada no recipiente, de modo a cooperar com ele para formar um gabinete de cozinha que é substancialmente selado, ou seja, que é suficientemente vedado para permitir que o utensílio (1) seja trazido à pressão. 25 A tampa (3) possui, de preferência, a forma de um disco em forma global e quando a referida tampa está montada e travada o referido recipiente, que se estende vantajosamente em um plano, se encontra substancialmente paralelo ao plano médio em que o fundo do recipiente (2) se estende. A tampa (3) é, de preferência, projetada para ser bloqueada ou desbloqueada no recipiente pelo
0 bloqueio / desbloqueio de meios de bloqueio / desbloqueio da tampa (3) em relação ao recipiente. Ao trancar-se a tampa (3) no recipiente se permite que o
9/26 gabinete de cozinha seja trazido à pressão sem qualquer risco da tampa (3) se deslocar de repente sob o efeito da pressão, com todos os riscos que tal súbito deslocamento da tampa possam causar ao usuário. Os meios de bloqueio / desbloqueio (4) podem ser de qualquer tipo conhecido para um técnico no assunto e, de maneira convencional, eles são adequados para ir de uma posição travada, na qual a tampa (3) é presa ao recipiente, para uma posição destravada, em que a tampa (3) pode ser livremente separada do recipiente. A título de exemplo de como os meios de bloqueio / desbloqueio (4) são utilizáveis no contexto da invenção, deve-se notar que os meios de bloqueio / desbloqueio podem ter mandíbulas ou segmentos, entendendo-se que a invenção não é de forma nenhuma limitada a um tipo particular de meio de bloqueio / desbloqueio (4).
Quando os meios de bloqueio / desbloqueio (4) têm mandíbulas, os meios de bloqueio / desbloqueio (4) abrem / fecham a tampa (3) em relação ao recipiente e compreendem duas mandíbulas montadas para mover-se em translação radial ao longo e em relação à tampa (3) por meio de braços de unidade correspondentes que se estendem em forma diametralmente oposta em relação ao eixo de simetria geral do utensílio (1). Tal sistema de travamento tendo mandíbulas é bem conhecido de um técnico no assunto, de modo que não é necessário descrevê-lo aqui em mais detalhes. Na modalidade mostrada nas figuras, os meios de bloqueio / desbloqueio (4) são constituídos por um sistema de baioneta que é bem conhecido per se e que implementa recipiente e rampas de tampa que estão interconectados sob o efeito da tampa (3) sendo voltada contra o recipiente. Como um sistema de bloqueio de baioneta também é bem conhecido de um técnico no assunto, não é necessário descrevê-lo aqui em mais detalhes.
O conjunto de utensílio doméstico de cozinha da invenção também possui pelo menos um primeiro membro de controle (9), projetado para permitir que um usuário aja sobre o funcionamento do utensílio de cozinha (1). Este primeiro membro de controle (9) pode, assim, permitir que o usuário opere, pelo menos em parte, uma ou mais das funções de uma
10/26 panela de pressão como, apenas a título de exemplo ilustrativo não-limitante, o bloqueio / desbloqueio da tampa (3) em relação ao recipiente e/ou descomprimir o gabinete de cozinha e/ou definir o nível de pressão de operação.
O primeiro membro de controle (9) em questão é moldado de forma que ele pode ser acionado pelo usuário, ou seja, para que ele possa ser manipulado, de preferência diretamente, pelo usuário de tal maneira que o referido usuário pode controlar manualmente a função correspondente (e de preferência a configuração correspondente).
De preferência, o primeiro membro de controle (9) é desenvolvido para atuar diretamente sobre o funcionamento do utensílio (1) e, de preferência, sobre a configuração do mesmo em resposta a uma ação manual do usuário.
O primeiro membro de controle (9) é montado para se deslocar entre uma pluralidade de posições, cada uma das quais correspondendo a uma operação específica e / ou de configuração (definição) do utensílio doméstico de cozinha (1). De preferência, cada posição do primeiro membro de controle (9) leva a uma posição predeterminada e facilmente identificável pelo usuário. Em outras palavras, cada posição do primeiro membro de controle (9) é vantajosamente indexada e, preferencialmente, marcada por ícones dispostos na tampa (3) (um exemplo de um ícone (15) é mostrado na Figura 3). Vantajosamente, o primeiro membro de controle (9) é projetado para ser móvel manualmente pelo usuário entre os suas diversas posições.
Na modalidade preferida mostrada nas figuras, o primeiro membro de controle (9) é projetado para permitir que o usuário aja sobre o nível de pressão predominante no interior do recipiente de cozimento.
Por exemplo, o primeiro membro de controle (9) é vantajosamente montado para mover-se entre, no mínimo:
• Em primeiro lugar, uma posição de abertura permitindo que a pressão predominante no interior do recipiente de cozinha
11/26 seja trazida de volta ou mantida em um valor compatível com o desbloqueio de segurança da tampa (3), e
Em segundo lugar, pelo menos uma posição que permite cozinhar sob pressão para levar o referido gabinete de cozinha a um valor de pressão compatível com desbloqueio seguro da tampa (3) em relação ao recipiente.
O segundo membro (9), portanto, vantajosamente constitui um membro operacional para a operação de controle do utensílio (1), permitindo ao usuário definir o nível de pressão predominante no interior do recipiente de cozimento formado pelo utensílio um em um nível predeterminado sendo possível, por exemplo, que este nível seja maior que a pressão atmosférica para fins de cozinhar alimentos sob pressão de vapor (posição de cozimento), ou de ser substancialmente igual ou mesmo ligeiramente maior que a pressão atmosférica, a fim de permitir que a tampa (3) seja aberta de forma segura (posição de abertura), sem qualquer risco da referida tampa ser arrancada sob o efeito da pressão. A expressão valor da pressão que é compatível com o desbloqueio de segurança da tampa, portanto, significa, aqui, um valor de pressão que é baixo o suficiente para evitar qualquer fenômeno da tampa (3) de repente se deslocar enquanto está sendo desbloqueada pelo usuário (abertura das mandíbulas ou retirada das rampas), o que poderia dar origem a um risco de lesões corporais no usuário. Tal valor de pressão compatível com o desbloqueio de segurança da tampa (3) é, por exemplo, preferencialmente não excedente da pressão atmosférica por um valor superior a 4 kPa.
O primeiro membro de controle (9), portanto, torna possível fazer com que o utensílio (1) seja descomprimido (correspondente à posição de abertura) ou que o referido utensílio seja colocado em uma configuração de cozimento (correspondente à posição de cozimento). De preferência, o primeiro membro de controle (9) é adequado para atingir uma pluralidade de posições de cozimento distintas, cada uma das quais corresponde a um valor específico de operação de pressão, para um
12/26 determinado tipo de alimento. Assim, o usuário pode, à vontade, colocar o membro de controle (9) em sua posição de abertura ou em pelo menos uma posição de cozimento, por exemplo, duas, três, ou quatro posições de cozimento diferentes; cada uma das quais correspondendo a um nível de cozimento pré-determinado específico regulado pelo meio regulador (5) que é descrito em mais detalhes abaixo.
O primeiro membro de controle (9), portanto, de preferência constitui um membro seletor de pressão que torna possível não só definir o nível de pressão de cozimento mas também fazer com que o utensílio (1) seja compactado. Por exemplo, na modalidade mostrada nas figuras, o membro de controle (9) constitui um membro seletor de pressão que é montado para se mover entre as quatro seguintes posições:
• Uma posição de abertura que também pode ser referida como uma posição de descompressão (mostrada nas Figuras 3 e 5), em que o interior do gabinete é colocado em comunicação com o exterior através de uma seção de fluxo de alívio que é suficiente para permitir que a pressão predominante no interior do recipiente de cozimento seja trazida de volta ou mantida em um valor compatível com o desbloqueio de segurança da tampa (3);
• Uma primeira posição de cozimento (mostrada na Figura 6) que permite que a pressão se forme no interior do recipiente de cozimento num primeiro valor pré-determinado, regulado pelo meio regulador de pressão (5) e otimizado para cozinhar vegetais, do tipo de feijão verde, por exemplo;
Uma segunda posição de cozimento (mostrada nas Figuras 1, 2, 4 e 7) que permite que a pressão se forme no interior do recipiente de cozimento num segundo valor de pressão pré-determinado, que é maior que o primeiro valor de pressão pré-determinado, o referido segundo valor de pressão pré-determinado também sendo regulado pelo meio regulador de pressão (5) e sendo otimizado para alimentos ricos em amido, como batata, por exemplo;
13/26 • Uma terceira posição de cozimento (mostrada na Figura 8) que permite que a pressão se forme no interior do recipiente de cozimento num terceiro valor de pressão pré-determinado, que é maior que o segundo valor de pressão pré-determinado, e que é regulado pelo meio regulador de pressão (5), o referido terceiro valor de pressão pré-determinado sendo otimizado para cozinhar carne, por exemplo, e • Uma quarta posição de cozimento (mostrada na Figura 9), que permite que a pressão se forme no interior do recipiente de cozimento num quarto valor de pressão pré-determinado, que é maior que o terceiro valor de pressão pré-determinado, e que é otimizado para cozinhar peixes, por exemplo, o referido quarto valor pré-determinado de pressão também sendo regulado pelo meio regulador de pressão (5).
Vantajosamente, em uma forma convencional, o meio regulador de pressão (5) compreende uma válvula reguladora de classificação (50), ou seja, a referida válvula (50) é submetida a uma força de retorno ajustável continuamente calibrada que a compele de volta para uma posição de fechamento, e que interrompe qualquer comunicação fluida com o interior do gabinete de cozinha e dele para fora. No exemplo mostrado nas figuras, a válvula reguladora (50) inclui um assento de válvula (51), que forma uma passagem axial em duto através da tampa (3), de modo a colocar o interior do invólucro em comunicação com o exterior. A válvula (50) também tem um corpo de válvula, por si só formado por uma esfera (52) para fechar o assento (51) e uma manga (53) integral com a esfera de fechamento (52) e montada para deslizar axialmente no assento (51). Uma mola (54) se interpõe entre a manga (53) e uma cobertura (55) da posição axial da referida tampa e, mais especialmente, a sua altura em relação à tampa (3) é controlada por meio de um sistema convencional de rampas, pelo primeiro membro de controle (9).
A cobertura (55), portanto, torna possível definir a compressão da mola (54) e, portanto, definir o nível de retorno da força exercida pela mola (54) na esfera de fechamento (52), o referido nível de força de retorno correspondendo à válvula de classificação (50).
14/26
A cobertura (55) é, portanto, capaz de se mover entre várias posições correspondentes às respectivas várias posições de cozimento e de descompressão.
Por exemplo, a posição de descompressão corresponde a uma classificação mínima da válvula, de modo que a referida válvula está substancialmente submetida a apenas seu próprio peso, em que o peso é muito pequeno, a fim de permitir que o utensílio (1) seja descomprimido. A modalidade de tal avaliação para a válvula (50) é bem conhecida per se.
Nesta modalidade vantajosa, o primeiro membro de controle (9) é montado para ligar a tampa (3) e torna possível controlar tanto a descompressão quanto sua avaliação, agindo sobre a posição axial da tampa (55). De preferência, o primeiro membro de controle (9) compreende um anel montado rotacionalmente (56) para ligar à tampa (3), e a partir deste com um botão de controle (11 A) projetado para ser fácil para o usuário segurar e através do qual o usuário pode girar o primeiro membro de controle (9) e, assim, o anel rotacionalmente montado (56). O projeto da válvula nominal é descrita apenas a título de ilustração e de forma não-limitante, já que é bem conhecida por si só na área.
Vantajosamente, o utensílio tem um segundo membro de controle (6) projetado para permitir que o usuário aja sobre o bloqueio / desbloqueio da tampa (3) em relação ao recipiente, o referido segundo membro de controle (6) sendo distinto do primeiro membro de controle (9), ou seja, o primeiro membro de controle (9) não torna possível que este aja sobre o bloqueio / desbloqueio da tampa (3) em relação ao recipiente (2). O segundo membro de controle (6) pode ser de qualquer tipo conhecido para um técnico no assunto.
Por exemplo, quando os meios de bloqueio / desbloqueio (4) são constituídos por um sistema que tem garras, o segundo membro de controle (6) pode compreender uma alavanca rotativa ou botão que torna possível fazer com que as mandíbulas se movam radialmente. No exemplo mostrado nas figuras de (meios de bloqueio / desbloqueio (4) do tipo
15/26 baioneta), o segundo membro de controle (6) pode apenas compreender um par de alças, respectivamente providas no ou integrais com o recipiente e providas na ou integrais com a tampa e permitindo que o usuário as mova do recipiente e da tampa de modo a fazer com que as rampas do recipiente e da tampa se interconectem.
O utensílio domeestico de cozinha (1) da invenção também tem um dispositivo de informação (60) ligado ao referido primeiro membro de controle (9) de modo a emitir, de preferência, um sinal (70) para atrair a atenção do usuário, que é característico de pelo menos uma primeira posição pré-determinada do referido membro de (9). Em outras palavras, existe uma ligação funcional entre o dispositivo de informação (60) e do primeiro membro de controle (9) para que o primeiro membro de controle (9) alcance a primeira posição pré-determinada fazendo com que o dispositivo de informações (60) emita o sinal (70) característico (ou, em outras palavras, representante) da primeira posição em questão. Assim, o dispositivo de informação (60) é conectado ao primeiro membro controle (9) de forma a emitir um sinal (70) característico de pelo menos uma primeira posição prédeterminada do referido membro de controle (9), assim que a referida primeira posição pré-determinada é alcançada pelo primeiro membro de controle (9).
Por meio desta provisão técnica, o usuário (ou um dispositivo externo) é vantajosamente informado de forma particularmente confiável e compreensível da presença do primeiro membro de controle (9) em sua primeira posição pré-determinada, que, naturalmente, corresponde ao utensílio (1) estar em um estado específico, conforme explicado abaixo.
Por exemplo, quando o primeiro membro de controle (9) é constituído, como mostrado nas figuras, por um seletor de pressão controlando tanto a válvula de classificação (50) quanto a descompressão do utensílio (1), a primeira posição pré-determinada podendo vantajosamente corresponder à posição de abertura ou a uma posição de cozimento.
Assim, no exemplo mostrado na Figura 1, o primeiro membro de controle (9) está em sua segunda posição de cozimento, o que,
16/26 neste exemplo, correspondente a esta posição pré-determinada em primeiro lugar, a referida segunda posição de cozimento em questão fazendo com que o dispositivo de informações (60) exiba um sinal (70) constituído por uma imagem (neste exemplo, algumas batatas) simbolizando a pressão de operação selecionada (o que, neste exemplo, é particularmente adequado para cozer os alimentos ricos em amido).
Vantajosamente, como mencionado no exemplo anterior, o dispositivo de informação (60) foi projetado para que o sinal característico (70) da primeira posição pré-determinada do membro de controle (9) é de tipo audível e / ou visível. No entanto, é perfeitamente possível, em uma modalidade que não foi reivindicada e que forma uma invenção independente por si só, que o sinal (70) seja meramente um sistema elétrico (ou óptico, etc) de sinal de que é imperceptível para o usuário, o sinal (70) sendo usado para controlar um dispositivo adicional. No exemplo acima mencionado (mostrado na Figura 1) em que a primeira posição prédeterminada corresponde a uma posição de cozimento adequada para cozer os alimentos ricos em amido, o sinal característico (70) é exclusivamente do tipo visível. Para este fim, o dispositivo de informação (60) naturalmente inclui vantajosamente uma tela (61) projetada para exibir pelo menos um sinal (por exemplo, um pictograma que simboliza o tipo de alimento ao qual a pressão selecionada pelo usuário é especificamente adequada) correspondente ao referido sinal característico (70) da primeira posição pré-determinada do referido primeiro membro de controle (9). A tela do monitor (61) em questão pode ser baseada em qualquer tecnologia conhecida para um técnico no assunto e pode, por exemplo, ser constituída por uma tela de tipo de Painel de Cristal Líquido (LCD).
Vantajosamente, o dispositivo de informação (60) também é projetado para emitir um sinal sonoro, além de ou em vez do sinal visível exibido pela tela (61). Também é bem possível que o dispositivo de informação (60) e que o primeiro membro de controle (9) sejam interligados de tal maneira que o dispositivo de informação (60) seja desenhado para emitir um
17/26 sinal característico de uma única posição do primeiro membro de controle (9), nenhum sinal sendo emitido quando o primeiro membro de controle (9) não está nessa posição que corresponde à posição acima mencionada como primeiro lugar pré-determinado.
Por exemplo, o dispositivo de informação (60) pode ser vantajosamente concebido para emitir um sinal de alarme, sempre que o primeiro membro de controle (9) estiver na posição de abertura. O referido sinal de alarme pode, por exemplo, consistir de um sinal sonoro contínuo ou periódico, de preferência sendo de natureza estridente, para avisar ao usuário do fato de que o primeiro membro de controle (9) está em uma posição de abertura. Isto evita que o usuário, inadvertidamente, lance um ciclo de cozimento enquanto o primeiro membro (9) está na posição de abertura e enquanto o gabinete de cozinha não pode ser trazido à pressão.
Naturalmente, o sinal de alarme pode combinar a geração de um som de alarme com o aparecimento, na tela (61), de um sinal de alarme que é opcionalmente emissor de luz e / ou intermitente, de modo a atrair a atenção do usuário.
Naturalmente, a emissão acima mencionada do sinal de alarme cessa tão logo o primeiro membro de controle (9) deixa a sua posição de abertura e encontra-se na posição de cozimento. Também é possível que o dispositivo de informações (60) seja concebido para emitir um sinal de alarme, sempre que o primeiro membro de controle (9) não esteja na posição de cozimento (ou fora de qualquer das posições cozimento quando uma pluralidade de tais posições existir).
Isso evita que o usuário, inadvertidamente, lance um ciclo de cozimento, quando a posição de cozimento é selecionada indevidamente e o primeiro membro de controle (9) encontra-se, por exemplo, inadvertidamente entre duas posições de cozimento pré-determinadas.
Naturalmente, é bem possível que o primeiro membro de controle (9) e o dispositivo de informação (60) sejam interligados de forma que, para cada posição que o primeiro membro de controle (9) puder ocupar, o
18/26 dispositivo de informação (60) emita um sinal característico da posição em questão. Assim, quando o membro de controle (9) puder levar a até cinco posições diferentes, ou seja, uma posição de abertura (permitindo que o utensílio (1) seja descompactado) e quatro posições de cozimento, cada uma das quais corresponda a uma classificação específica para a válvula (50) e o dispositivo de informação (60) emita um sinal diferente para cada uma dessas posições, o referido sinal sendo projetado para que o usuário possa distinguir muito rapidamente a posição em que o primeiro membro de controle (9) se encontra.
De acordo com a invenção, o referido dispositivo de informação (60) e o referido primeiro membro de controle (9) são interligados, para fins de emissão do referido sinal característico (70) na referida primeira posição pré-determinada, através de pelo menos um sensor (10, 11, 12) e através de pelo menos um ativador (13) projetado para disparar o referido sensor (10, 11, 12) remotamente quando o membro de controle (9) estiver em sua primeira posição pré-determinada, de modo que o primeiro membro de controle (9) ao alcançar a primeira posição pré-determinada faz com que o dispositivo de informações (60) emita o referido sinal (70). Em outras palavras, o dispositivo de informação (60) coopera com o primeiro membro de controle (9) através de um conector sem contato funcional, estabelecido por meio de pelo menos um ativador (13) que pode influenciar de forma remota, sem contato direto ou interação mecânica direta, pelo menos um sensor (10, 11, 12) de tal maneira que o sensor (10, 11, 12) atingido desta forma, responda fazendo com que o dispositivo de informações (60) emita o sinal característico (70) da primeira posição pré-determinada.
De preferência, a fim de melhorar o grau de precisão das informações disponibilizadas ao usuário (ou a um dispositivo externo), o dispositivo de informação (60) e o primeiro membro de controle (9) são interligados através de uma pluralidade de sensores (10, 11, 12) (por exemplo, através de três sensores, ou seja, um sensor de esquerda 10, um sensor intermediário 11 e um sensor de direita 12), e através de um único ativador (13)
19/26 projetado para ativar seletivamente um ou mais dos referidos sensores (10, 11, 12), em função da posição do primeiro membro de controle (9).
O uso desta ligação de contato funcional entre o dispositivo de informação (60) e o primeiro membro de controle (9) torna possível conferir um caráter particularmente confiável e robusto ao utensílio (1), ao mesmo tempo que limita o risco de acumulação de sujeira. A solução técnica escolhida também permite que a complexidade e o tamanho total da mecânica do utensílio (1) não sejam aumentados, e permite que o dispositivo de informação (60) permaneça inteiramente independente de modo que é perfeitamente possível que o referido dispositivo de informação seja montado removivelmente no utensílio (1).
Vantajosamente, o ativador (13) é incorporado ao primeiro membro de controle (9), ou seja, é integral com o referido primeiro membro (9) e é, portanto, montado para se mover com o mesmo.
Vantajosamente, o sensor (10, 11, 12) é montado para ficar em posição de forma estacionária sobre o utensílio (1), e é preferencialmente incorporado ao dispositivo de informações (60). Assim, na modalidade particularmente vantajosa mostrada nas figuras, o ativador (13) volta com o primeiro membro de controle (9), enquanto que o sensor (10, 11, 12) permanece estacionários em posições pré-determinadas.
Vantajosamente, e como mostrado nas figuras, o ativador (13) é projetado para se mover em um caminho substancialmente circular sobre o eixo de rotação X-X do primeiro membro de controle (9), os sensores sendo dispostos em um arco circular que é substancialmente concêntrico em tomo do eixo de rotação X-X do primeiro membro de controle (9) a alguma distância um do outro, de modo que a distância entre o ativador (13) e os sensores (10, 11, 12) varia em função da posição ocupada pelo primeiro membro de controle (9), a referida distância tornando possível, quando é pequena o suficiente, que os sensores (10, 11, 12) sintam a ativação que é gerada, de preferência de forma contínua, pelo ativador (13). Assim, o movimento do membro controle (9) entre as suas diferentes posições
20/26 indexadas torna possível trazer o ativador (13) e os sensores (10, 11, 12) em proximidade, seletivamente, a fim de ativar ou um único de tais sensores, ou uma pluralidade dos referidos sensores, ou mesmo nenhum dos referidos sensores.
Vantajosamente, cada sensor (10, 11, 12) é um sensor magnético, enquanto que o ativador (13) compreende um ímã. Assim, cada sensor magnético (10, 11, 12) é capaz de gerar um sinal, por exemplo, um sinal elétrico em resposta ao sensor (10, 11, 12) em questão ser submetido ao campo magnético exercido pelo ímã do ativador (13). Vantajosamente, o sensor (ou cada um deles) (10, 11, 12) é um sensor magneto-resistivo, preferencialmente do tipo Complementary Metal Oxide Semiconductor (CMOS).
O uso de um sensor magneto-resistivo é particularmente vantajoso na medida em que tolera uma certa margem de erro no posicionamento relativo do sensor e do ativador e atinge o referido sensor através do ativador. Isto significa que a tolerância no posicionamento relativo do ativador (13) e do sensor (10, 11, 12) pode ser relativamente grande sem prejudicar a confiabilidade das informações comunicadas ao usuário (ou a qualquer dispositivo externo).
O uso de tecnologia C-MOS também torna possível ter sensores (10, 11, 12) que são extremamente leves e compactos, e que são fáceis de reprojetar em projetos existentes de panela de pressão sem que seja necessário fazer alterações de design complexas. O uso de tais sensores magnéticos do tipo magneto-resistivo tipo C-MOS, assim, torna possível, a baixo custo, se adquirir um sistema de informação que é extremamente confiável (não há risco de entupimento com a sujeira, ou de apreensão mecânica) e que é de fácil ajuste, o pequeno tamanho dos sensores (10, 11, 12) ainda tornando possível aumentar o número dos referidos sensores sem significativamente influenciar o tamanho da mecânica geral. O uso de outros sensores (tais como relês, reeds ou comutadores), no entanto, sendo perfeitamente possível sem ir além do âmbito da invenção.
21/26
Naturalmente, a invenção não é de forma nenhuma limitada a uma modalidade com par ativador (13) e sensor (10, 11, 12) baseado em um princípio magneto-resistivo. Por exemplo, é bem possível que o ativador (13) componha um ímã enquanto o sensor (ou cada um deles) (10, 11, 12) seja um sensor magneto-indutivo. Também é bem possível que o ativador (13) compreenda uma fonte de luz, enquanto que o sensor (ou cada um deles) (10, 11, 12) seja um sensor óptico.
O que é essencial para a simplicidade e confiabilidade do utensílio (1) é a implementação de uma ligação não-mecânica funcional, sem qualquer contato direto, entre o primeiro membro de controle (9) e o dispositivo de informação (60).
A descrição a seguir é dada, essencialmente, com referência a um ativador (13) compreendendo um ímã e sensores (10, 11, 12) de tipo magneto-resistivos C-MOS por razões de simplicidade de descrição e de concisão. Neste exemplo, e em uma modalidade particularmente vantajosa, o dispositivo de informação (60) se encontra na forma de um módulo eletrônico fornecido com um circuito impresso (14) em que os sensores (10, 11, 12) são montados, de preferência diretamente. De preferência, como mostrado nas figuras, os sensores são espaçados uniformemente e em um arco circular concêntrico no caminho circular do imã (13), onde o ímã possui vantajosamente uma forma arqueada e concêntrica com o seu próprio caminho. A fim de codificar a posição do primeiro membro de controle (9) sobre de todo o curso angular do mesmo, os sensores (10, 11, 12) são espaçados uniformemente em um setor angular entre eles que é igual ou que é uma fração do setor angular correspondente do curso angular do primeiro membro de controle (9) entre cada uma de suas posições. O circuito impresso (14) é parte de uma unidade de processamento que torna possível transformar os sinais emitidos pelos sensores (10, 11, 12) em um sinal (70) que é vantajosamente compreensível para o usuário e que é, por exemplo, exibido na tela (61) ou emitido na forma de um som por meios adequados. Assim, quando é animado pelo ímã do ativador (13), cada sensor (10, 11, 12) emite um sinal
22/26 elétrico principal que é transformado pela unidade de processamento (incluindo o circuito impresso (14)) no referido sinal característico (70) da posição do primeiro membro de controle (9).
Os circuitos impressos (14) constituem, portanto, meios para o processamento do sinal que permitem que o sinal elétrico gerado por cada sensor (10, 11, 12), quando este é submetido suficientemente ao campo magnético gerado pelo ímã do ativador (13), seja transformado em um sinal de informação (70) que é de preferência perceptível e compreensível para o usuário.
Vantajosamente, o dispositivo de informação (60) tem, em primeiro lugar, meios de detecção para detectar quando um valor de pressão pré-determinado é atingido dentro do gabinete de cozinha e, em segundo lugar, um temporizador funcionalmente ligado, os referidos meios de detecção desencadeando o referido temporizador logo que o referido valor de pressão pré-determinado é detectado. Em outras palavras, o dispositivo de informação (60) tem, então, um temporizador que é acionado assim que a pressão de cozimento é iniciada. Os meios de detecção para detectar quando um valor de pressão pré-determinada é alcançado podem vantajosamente compreender um sensor de temperatura, a fim de detectar uma temperatura que representa a pressão predominante no interior do recipiente de cozimento.
Por exemplo, um temporizador é descrito no documento de patente FR2834193, cujo conteúdo é aqui incorporado por referência. A presente invenção, assim, por fornecer tal temporizador de detecção de temperatura com sensores magneto-resistivos e um ímã no membro controle (9), faz com que seja possível aumentar consideravelmente os recursos de funcionalidade do temporizador, com uma tela e produção de som através dos quais pode-se, por exemplo, informar ao usuário da posição ocupada pelo primeiro membro de controle (9).
Por meio da modalidade de uma conexão sem fio funcional, baseada em um sensor remotamente sendo ativado por um ativador é possível, portanto, trazer novas propriedades aos temporizadores de panela
23/26 de pressão do estado da técnica, sem ter que fazer alterações de design complexas ou caras.
O timer que é descrito no documento de patente FR2834193 é funcionalmente ligado a um sensor de temperatura projetado para sentir o aumento da temperatura, resultante da passagem de vapor através de uma saída de vapor com o qual a panela de pressão que incorpora o cronômetro é fornecida.
Assim, em uma modalidade particular, a presente invenção, traz esta vantagem no diz respeito a um utensílio de cozimento sob pressão, incluindo, em primeiro lugar, um membro de controle de descompressão montado para se mover entre uma posição de descompressão e pelo menos uma posição de cozimento e, em segundo lugar, um sensor de temperatura funcionalmente ligado através de um circuito elétrico a um temporizador de uma forma como que para acionar o referido temporizador como uma função da temperatura detectada na panela de pressão, o referido circuito elétrico incluindo um interruptor reed, enquanto que os meios de controle de descompressão são equipados com um ímã de modo que, quando os meios de controle de descompressão estão na posição de descompressão, o referido ímã e o referido ILS interagem para interromper a ligação funcional entre o sensor de temperatura e o temporizador.
A operação de um utensílio (1) da presente invenção é descrita a seguir com referência em particular às Figuras 5 a 9.
O utilizador começa por colocar a comida no recipiente do utensílio de cozinha (1) e depois coloca a tampa (3) no recipiente e o bloqueia nela por meio do sistema de baioneta, tornando possível que as rampas do recipiente e da tampa se interconectem. Nesta fase, o primeiro membro de controle (9) está na posição de abertura, enquanto o dispositivo de informação (60) está desligado.
O usuário, então, se prepara para utilizar os meios adequados (botões, por exemplo) para programar um tempo de tratamento térmico sob pressão no dispositivo de informação (60) que, como mencionado acima, também incorpora uma função de temporizador.
Para este fim, o usuário aciona (por exemplo, acionando um interruptor ou empurrando um dos botões acima mencionados) o 5 dispositivo de informação (60), ou seja, o usuário faz com que o circuito impresso (14) seja movido a eletricidade. O referido circuito impresso é, portanto, capaz de processar todos os sinais elétricos primários que o alcançarem a partir dos referidos sensores (10, 11, 12), dependendo ou não dos referidos sensores serem ativados com o ímã do ativador (13). Nesta fase, 10 ou seja, quando o primeiro membro de controle (9) está na posição de abertura, o ímã do ativador (13) encontra-se suficientemente longe de todos os sensores (10, 11, 12) sem nenhum deles ser ativado. Os circuitos impressos (14), assim, detectam que nenhum dos sensores (10, 11, 12) foi ativado e assim, em troca, fazendo com que um sinal de alarme seja emitido para tornar 15 possível sinalizar ao usuário que o referido usuário não selecionou uma posição de pressão.
Por exemplo, e como mencionado acima, o referido sinal de alarme pode consistir de um sinal relativamente repetitivo e estridente audível, opcionalmente associado com um sinal visível (por exemplo, um piscar 20 e/ou uma emissão de sinal de luz) que aparecem na tela (61).
Confrontado com este sinal de alarme, o usuário pode então manipular o primeiro membro de controle (9) de modo a colocá-lo em uma das quatro posições de pressão pré-determinada fornecidas no utensílio (1) mostradas nas figuras. Assim, se o primeiro membro de controle (9) é 25 colocado na primeira posição de cozimento, mostrada na Figura 6, o ímã do ativador (13) é suficientemente próximo do sensor direito (12) o ativa, mas como está suficientemente distante dos outros dois sensores (10, 11) estes não são ativados.
Os circuitos impressos (14), assim, detectam que o 3 0 sensor direito (12) foi ativado enquanto os outros dois sensores (10, 11) não foram, causando assim a emissão de um sinal específico, que é característico
25/26 desta primeira posição de cozimento.
Se o usuário seleciona a segunda posição de cozimento (mostrada na Figura 7), o ímã do ativador (13) está suficientemente próximo do sensor intermediário (11) e do sensor direito (12) para ativá-los, 5 mas suficientemente longe do sensor (10) para que o referido sensor esquerdo não seja ativado. Os circuitos impressos (14), assim, detectam que o sensor intermediário (11) e o sensor direito (12) estão ativados, causando assim a emissão de um sinal característico do sinal da segunda posição de cozimento. Se o primeiro membro de controle (9) for trazido para a sua terceira posição de 10 cozimento, como mostrado na Figura 8, o ímã do ativador (13) está suficientemente longe do sensor direito (12) para ativá-lo, mas suficientemente próximo ao sensor esquerdo (10) e ao sensor intermediário (11) para ativá-los.
Os circuitos impressos (14), assim, detectam esta configuração de ativação particular e, em troca, faz com que um sinal 15 específico seja emitido, que é característico da referida terceira posição de cozimento. Uma lógica semelhante é implementada com a quarta posição de cozimento, em que somente o sensor (10) é ativado, causando assim a geração de um sinal característico da referida quarta posição de coimento.
Assim, o sistema ativador / sensor fornecido pela 20 presente invenção, em particular na modalidade preferida mostrada nas figuras, torna possível codificar numericamente a posição do primeiro membro de controle (9) e, portanto, gerar informações elétricas, eletrônicas, visíveis e / ou sonoras que são características da posição ocupada pelo primeiro membro de controle (9).
Em uma modalidade alternativa (não mostrada nas figuras), o ativador (13) não tem um ímã único, mas sim uma pluralidade de ímãs distintos que são espaçados angularmente, a fim de fazer possíveis combinações de codificação adicionais. Por exemplo, a utilização de dois ímãs angularmente espaçados, além de formar o ativador (13), pode tornar possível 3 0 ativar o sensor (10) e o sensor direito (12) sem a ativação do sensor intermediário (11), que não é possível na modalidade acima descrita.
26/26
A invenção torna possível orientar o usuário com precisão e confiabilidade no uso do utensílio de cozinha (1), o que é particularmente reconfortante para o usuário.
SUSCEPTIBILIDADE DE APLICAÇÃO INDUSTRIAL
A invenção é susceptível de aplicação industrial na concepção, fabrico, e uso de utensílios domésticos de cozinha.

Claims (14)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Utensílio de cozinha domestico (1) possuindo, em primeiro lugar, pelo menos um primeiro membro de controle (9) montado para se deslocar entre uma pluralidade de posições e projetado para permitir que o usuário aja sobre o funcionamento do referido utensílio (1) e, em segundo lugar, um dispositivo de informação (60) conectado ao referido primeiro membro de controle (9) com a finalidade de emitir um sinal (70) de natureza sonora e/ou visível que é característico de pelo menos uma primeira posição pré-determinada do referido primeiro membro de controle (9), caracterizado pelo fato de que o referido dispositivo de informação (60) e o referido primeiro membro de controle (9) são interligados, para fins de emissão do referido sinal (70), através de pelo menos um sensor (10, 11, 12) e através de pelo menos um ativador (13) que compreende um ímã exercendo um campo magnético, o referido ativador (13) sendo projetado para disparar o referido sensor (10, 11, 12) remotamente, sem contato, ao submetê-lo ao referido campo magnético, quando o primeiro membro de controle (9) ocupa a referida primeira posição pré-determinada, de modo que o alcance, pelo primeiro membro de controle (9), de sua primeira posição pré-determinada, controle o referido dispositivo de informação (60) para emitir o referido sinal (70).
  2. 2. Utensílio (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o referido ativador (13) é incorporado no primeiro membro de controle (9).
  3. 3. Utensílio (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o referido sensor (10, 11, 12) é incorporado no dispositivo de informação (60).
  4. 4. Utensílio (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizado pelo fato do referido sensor (10, 11, 12) ser um sensor magneto-resistivo.
  5. 5. Utensílio (1), de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato do referido sensor (10, 11, 12) ser um sensor do tipo C-MOS.
    Petição 870190079928, de 16/08/2019, pág. 11/17
    2/3
  6. 6. Utensílio (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 4 ou 5, caracterizado pelo fato do referido ativador (13) compreender um ímã.
  7. 7. Utensílio (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato do referido dispositivo de informação (60) e do referido primeiro membro de controle (9) serem interligados através de:
    • uma pluralidade de sensores (10, 11, 12), e • um ativador único (13) projetado para ativar seletivamente um ou mais dos referidos sensores (10, 11, 12) como uma função da posição do primeiro membro de controle (9).
  8. 8. Utensílio (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 7, caracterizado pelo fato de ser constituído por uma panela de pressão contendo um recipiente e uma tampa (3) projetada para bloquear o referido recipiente para formar um fechamento de cozimento com ela.
  9. 9. Utensílio (1), de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo primeiro membro de controle (9) ser projetado para permitir que o usuário aja sobre o nível de pressão predominante no interior do recipiente de cozimento.
  10. 10. Utensílio (1), de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de ter um segundo membro de controle (6) projetado para permitir que o usuário aja sobre o bloqueio / desbloqueio da tampa (3) em relação ao recipiente, o referido segundo membro de controle (6) sendo distinto do primeiro membro de controle (9).
  11. 11. Utensílio (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 9 ou 10, caracterizado pelo primeiro membro de controle (9) ser montado para se mover entre, pelo menos, a primeira posição que permite que a abertura da pressão predominante no interior do recipiente de cozinha seja trazida de volta ou mantida em um valor compatível com o desbloqueio seguro da tampa (3) e, em segundo lugar, pelo menos uma posição que
    Petição 870190079928, de 16/08/2019, pág. 12/17
    3/3 permite que a pressão de cozimento aumente dentro do referido gabinete de cozinha para um nível de pressão incompatível com desbloqueio seguro da tampa (3).
  12. 12. Utensílio (1), de acordo com a reivindicação 11,
    5 caracterizado pelo dispositivo de informação (60) ser projetado para emitir um sinal de alarme, quando o primeiro membro de controle (9) estiver na posição de abertura.
  13. 13. Utensílio (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações de 9 a 12, caracterizado pelo dispositivo de informação (60)
    10 compreender um primeiro meio de detecção para detectar quando um valor de pressão pré-determinado é atingido no interior do recipiente, e um segundo temporizador funcionalmente ligado ao referido meio de detecção de modo a desencadear o referido temporizador assim que for detectado que o referido valor de pressão pré-determinada foi alcançado.
  14. 15 14. Utensílio (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 13, caracterizado pelo o dispositivo de informação (60) ainda compreender uma tela (61) projetada para exibir pelo menos um sinal correspondente ao referido sinal (70) característico da primeira posição prédeterminada do referido primeiro membro de controle (9).
BRPI1007491 2009-01-15 2010-01-14 utensílio de cozinha doméstico equipado com um dispositivo de informação eletrônica BRPI1007491B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0950237A FR2940900B1 (fr) 2009-01-15 2009-01-15 Autocuiseur muni d'un dispositif electronique d'information
PCT/FR2010/050051 WO2010081994A2 (fr) 2009-01-15 2010-01-14 Autocuiseur muni d'un dispositif electronique d'information

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1007491A2 BRPI1007491A2 (pt) 2016-08-30
BRPI1007491B1 true BRPI1007491B1 (pt) 2019-11-26

Family

ID=41055575

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1007491 BRPI1007491B1 (pt) 2009-01-15 2010-01-14 utensílio de cozinha doméstico equipado com um dispositivo de informação eletrônica

Country Status (9)

Country Link
US (1) US9763531B2 (pt)
EP (1) EP2387338B1 (pt)
JP (1) JP5771530B2 (pt)
CN (1) CN102368935B (pt)
BR (1) BRPI1007491B1 (pt)
ES (1) ES2704294T3 (pt)
FR (1) FR2940900B1 (pt)
TR (1) TR201821172T4 (pt)
WO (1) WO2010081994A2 (pt)

Families Citing this family (30)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN104720601B (zh) * 2013-12-23 2018-04-13 珠海格力电器股份有限公司 烹饪器具
FR3016118B1 (fr) * 2014-01-07 2016-02-05 Seb Sa Systeme de cuisson modulaire et procede afferent
FR3016117B1 (fr) * 2014-01-07 2016-02-05 Seb Sa Systeme de cuisson a utilisation assistee
WO2015124434A1 (de) 2014-02-24 2015-08-27 BSH Hausgeräte GmbH Haushaltsgerät mit stelleinrichtung
FR3020564B1 (fr) 2014-04-30 2016-06-03 Seb Sa Ensemble electronique d'information du fonctionnement d'appareils electromenagers
DE102014111596A1 (de) * 2014-08-13 2016-02-18 Vorwerk & Co. Interholding Gmbh Küchengerät
FR3028403B1 (fr) 2014-11-13 2017-09-01 Seb Sa Systeme de cuisson sous pression equipe d'un dispositif de collecte de donnees
US10009965B2 (en) 2015-01-28 2018-06-26 Samsung Electronics Co., Ltd. Gas detection apparatus, cooking apparatus, and method of controlling the apparatuses
TR201908535T4 (tr) * 2015-06-04 2019-07-22 Seb Sa Basınçlı pişirme aparatına yönelik supap ve bu tür bir supap ile donatılan basınçlı pişirme aparatı.
FR3036938B1 (fr) * 2015-06-04 2017-07-14 Seb Sa Autocuiseur equipe d'un support et d'un couvercle mobile relativement audit support
US10588443B2 (en) * 2016-03-04 2020-03-17 CE Brands, LLC Smart slow cooker
EP3584845B1 (en) 2017-02-15 2022-05-04 Soko Kagaku Co., Ltd. Method for producing nitride semiconductor ultraviolet light emitting element, and nitride semiconductor ultraviolet light emitting element
CA3126261C (en) 2017-08-09 2023-06-20 Sharkninja Operating Llc Cooking device and components thereof
RU2693290C1 (ru) 2017-09-08 2019-07-02 Кукко Электроникс Ко., Лтд. Электрическая скороварка
US20200297003A1 (en) * 2017-10-13 2020-09-24 National Presto Industries, Inc. Electric pressure canner with digital control
USD914447S1 (en) 2018-06-19 2021-03-30 Sharkninja Operating Llc Air diffuser
CN109452870A (zh) * 2018-06-26 2019-03-12 浙江苏泊尔家电制造有限公司 烹饪器具
CN110652197A (zh) * 2018-06-29 2020-01-07 浙江绍兴苏泊尔生活电器有限公司 压力烹饪器具
USD883015S1 (en) 2018-08-09 2020-05-05 Sharkninja Operating Llc Food preparation device and parts thereof
USD934027S1 (en) 2018-08-09 2021-10-26 Sharkninja Operating Llc Reversible cooking rack
USD883014S1 (en) 2018-08-09 2020-05-05 Sharkninja Operating Llc Food preparation device
USD903413S1 (en) 2018-08-09 2020-12-01 Sharkninja Operating Llc Cooking basket
CN212788226U (zh) 2019-02-25 2021-03-26 沙克忍者运营有限责任公司 烹饪系统
US20190254476A1 (en) 2019-02-25 2019-08-22 Sharkninja Operating Llc Cooking device and components thereof
CN112006547B (zh) * 2019-05-31 2022-04-22 佛山市顺德区美的电热电器制造有限公司 烹饪器具的上盖组件和烹饪器具
USD982375S1 (en) 2019-06-06 2023-04-04 Sharkninja Operating Llc Food preparation device
USD918654S1 (en) 2019-06-06 2021-05-11 Sharkninja Operating Llc Grill plate
US11647861B2 (en) 2020-03-30 2023-05-16 Sharkninja Operating Llc Cooking device and components thereof
USD961330S1 (en) * 2020-07-16 2022-08-23 Midea Group Co., Ltd. Electric cooker lid
USD960640S1 (en) * 2020-07-16 2022-08-16 Midea Group Co., Ltd. Lid for a pressure cooker

Family Cites Families (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2702906A1 (de) * 1977-01-25 1978-07-27 Braun & Kemmler Dampfdruckkochtopf
DE2910789A1 (de) * 1979-03-19 1980-10-09 Silit Werke Kurzzeitmesser, insbesondere zur kochzeitueberwachung bei dampfdruckkochtoepfen o.dgl.
US4571580A (en) * 1983-04-29 1986-02-18 Winteler Hans R Sonic temperature warning device for lids of cooking vessels
US4567763A (en) * 1983-09-27 1986-02-04 The United States Of America As Represented By The United States Secretary Of Interior Passive encoder for range knobs
DE3408436A1 (de) * 1984-03-08 1985-09-12 Licentia Patent-Verwaltungs-Gmbh, 6000 Frankfurt Anzeige-einrichtung fuer einen elektroherd
FR2634914A1 (fr) * 1988-08-01 1990-02-02 Terraillon Dispositif electronique de controle pour autocuiseur
US5048400A (en) * 1989-12-22 1991-09-17 Matsushita Electric Industrial Co., Ltd. Pressure cooker with sensor
FR2753874B1 (fr) * 1996-09-25 1999-02-19 Dispositif d'arret automatique pour friteuse electrique
US6154201A (en) * 1996-11-26 2000-11-28 Immersion Corporation Control knob with multiple degrees of freedom and force feedback
IT1296831B1 (it) * 1997-12-02 1999-08-02 Guatta Andrea S P A Apparecchio per la misurazione e la segnalazione della temperatura interna di un recipiente
FR2783686B1 (fr) * 1998-09-28 2000-11-17 Seb Sa Dispositif de securite a l'ouverture d'un appareil de cuisson sous pression a fermeture a baionnettes
US7038667B1 (en) * 1998-10-26 2006-05-02 Immersion Corporation Mechanisms for control knobs and other interface devices
US7571675B1 (en) * 1999-10-22 2009-08-11 Carico International, Inc. Lid for cooking pan
FR2834193B1 (fr) 2001-12-27 2004-04-09 Seb Sa Appareil de cuisson d'aliments sous pression comportant un capteur de temperature
FR2836807B1 (fr) * 2002-03-08 2004-07-16 Seb Sa Appareil de cuisson d'aliments sous pression a dispositif de commande de verouillage/deverouillage rotatif
DE10360016B3 (de) * 2003-12-19 2005-07-07 Siemens Ag Bedienvorrichtung mit digitalen Hallsensoren
EP1593329B1 (en) * 2004-05-04 2007-03-14 Datalogic S.P.A. Apparatus with cartridges for the preparation of drinks, with activation following the reading of an optical code carried by the cartridge
WO2007042958A2 (en) * 2005-10-12 2007-04-19 Koninklijke Philips Electronics N.V. Magnetic sensor device with field compensation
JP4785042B2 (ja) * 2005-12-08 2011-10-05 株式会社パロマ 加熱調理器
CN201019515Y (zh) * 2007-05-29 2008-02-13 黄振雄 一种电压力锅的功能设置、指示装置
CN101707953B (zh) * 2007-06-19 2011-11-23 Amc国际阿尔法金属工艺公司 用于显示蒸煮器工作状态的设备
FR2918862B1 (fr) * 2007-07-20 2009-10-09 Seb Sa Autocuiseur pourvu d'une fenetre d'information
FR2922428A1 (fr) * 2007-10-23 2009-04-24 Seb Sa Autocuiseur pourvu d'un systeme de securite a la surpression
FR2954073B1 (fr) * 2009-12-23 2012-11-16 Seb Sa Appareil electrique de cuisson des aliments

Also Published As

Publication number Publication date
JP2012515033A (ja) 2012-07-05
FR2940900A1 (fr) 2010-07-16
CN102368935A (zh) 2012-03-07
TR201821172T4 (tr) 2019-01-21
ES2704294T3 (es) 2019-03-15
CN102368935B (zh) 2014-09-17
EP2387338A2 (fr) 2011-11-23
US9763531B2 (en) 2017-09-19
WO2010081994A3 (fr) 2010-09-10
WO2010081994A2 (fr) 2010-07-22
BRPI1007491A2 (pt) 2016-08-30
FR2940900B1 (fr) 2012-01-06
US20120012010A1 (en) 2012-01-19
EP2387338B1 (fr) 2018-11-28
JP5771530B2 (ja) 2015-09-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1007491B1 (pt) utensílio de cozinha doméstico equipado com um dispositivo de informação eletrônica
JP5395376B2 (ja) 情報窓が組み込まれた圧力調理器
TWI389657B (zh) 壓力鍋
JP5193717B2 (ja) 遮蔽部付き圧力調理器
CN104757873B (zh) 模块式蒸煮系统以及与所述系统相关的方法
US11363904B2 (en) Electric cooker
CN208876126U (zh) 电水壶
WO2009155663A1 (en) Kettle and base
ES2566532T3 (es) Dispositivo de aparato de cocción
BRPI1004964A2 (pt) utensÍlio domÉstico elÉtrico
US2750916A (en) Heat indicator for pot handles
CN103079438A (zh) 一种儿童防烫伤饮水机
JP7403172B2 (ja) 炊飯器
CN114340457A (zh) 食品加工机
US20170295997A1 (en) Capacitive touch faceplate for a blender
WO1998058577A1 (en) Electrical device for the preparation of infusions
CN206836779U (zh) 一种养生壶底座
KR102123679B1 (ko) 전기밥솥 및 이의 제어방법
US4382176A (en) Temperature control arrangement for an electrical heating appliance
CN108013734A (zh) 应急烹饪方法和烹饪器具
CN103908150B (zh) 一种电压力烹饪器具
TWM586338U (zh) 爐火開關定時器
KR20170132227A (ko) 개선된 디스플레이를 구비하는 조리 관리 장치
JP7222619B2 (ja) 炊飯器
JP6750924B2 (ja) 調理器具

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: EXPLIQUE A DIVERGENCIA NO NOME DE UM DOS INVENTORES QUE CONSTA NA PUBLICACAO INTERNACIONAL "PASCAL MURAT" E O CONSTANTE DA PETICAO INICIAL NO 020110074229 "MARIE-PIERRE MURAT".

B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 14/01/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 14/01/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS