BRPI1004784B1 - cabine de motorista de um veículo utilitário com um módulo de carcaça - Google Patents

cabine de motorista de um veículo utilitário com um módulo de carcaça Download PDF

Info

Publication number
BRPI1004784B1
BRPI1004784B1 BRPI1004784-0A BRPI1004784A BRPI1004784B1 BR PI1004784 B1 BRPI1004784 B1 BR PI1004784B1 BR PI1004784 A BRPI1004784 A BR PI1004784A BR PI1004784 B1 BRPI1004784 B1 BR PI1004784B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
roof
driver
module
central
cabin
Prior art date
Application number
BRPI1004784-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Eberhard Kneifel
Günther Mederle
Original Assignee
Man Truck & Bus Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Man Truck & Bus Ag filed Critical Man Truck & Bus Ag
Publication of BRPI1004784A2 publication Critical patent/BRPI1004784A2/pt
Publication of BRPI1004784B1 publication Critical patent/BRPI1004784B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62DMOTOR VEHICLES; TRAILERS
    • B62D33/00Superstructures for load-carrying vehicles
    • B62D33/06Drivers' cabs
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62DMOTOR VEHICLES; TRAILERS
    • B62D25/00Superstructure or monocoque structure sub-units; Parts or details thereof not otherwise provided for
    • B62D25/06Fixed roofs

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Body Structure For Vehicles (AREA)

Abstract

CABINE DE MOTORISTA DE UM VEÍCULO UTILITÁRIO COM UM MÓDULO DE CARCAÇA. É descrita uma cabine de motorista de um veículo utilitário com um módulo de carcaça, o qual apresenta uma parede frontal (8), duas paredes laterais (7), uma parede traseira (6), um chão de cabine de motorista (9) e uma construção de teto (10), as quais são unidas entre si, sendo que a construção de teto (10) fecha, pelo menos parcialmente, para cima o módulo de carcaça. A cabine de motorista descrita caracteriza-se pelo fato de a construção de teto (10) dispor de uma estrutura de teto com duas peças de teto laterais (3) limitando, cada uma, para cima pelo menos em secções, as paredes laterais (7) e com uma parte traseira de teto limitando para cima a parede traseira (6) unindo as partes de teto laterais (3), e sendo que é previsto um módulo de teto central (2), o qual pode ser colocado na estrutura de teto de forma tal que o módulo de teto central (2) em sua posição de montagem conecta-se à parte traseira de teto (4) assim como às partes de teto laterais (3) e se estende da parte traseira (4) até uma região acima de um vidro frontal (18) do veículo utilitário.

Description

Campo da invenção
[0001] A invenção refere-se a uma cabine de motorista de um veículo utilitário com um módulo de carcaça que apresenta uma parede frontal, duas paredes laterais, uma parede traseira, um chão de cabine de motorista e uma construção de teto, as quais são unidas entre si, sendo que a construção de teto fecha pelo menos parcialmente o módulo de carcaça para cima.
Antecedentes da invenção
[0002] Veículos utilitários, particularmente veículos de carga, dispõem de uma cabine de passageiros, conhecida também como cabine de motorista, a qual geralmente é unida de forma inclinável com o chassi. Na fabricação de uma cabine de motorista realiza-se primeiro a carcaça da cabine de motorista, na qual são unidos entre si os diferentes componentes da cabine de motorista. Em seguida, usualmente a cabine de motorista é pintada em uma cor desejada e finalmente, sobre o trajeto de uma linha de montagem, provida com os componentes de cabine de motorista desejados.
[0003] Neste contexto, conhece-se de DE 103 44 994 A1, um conjunto de montagem de cabine de motorista modular, a qual dispõe de uma parede frontal, duas paredes laterais, uma parede traseira e um chão de cabine de motorista. Essencialmente, para o conjunto de cabine de motorista descrito é previsto um espelho transversal no lado do teto na região da coluna em B. O espelho transversal garante a absorção das correspondentes forcas transversais na região do teto da cabine de motorista. Nas regiões anteriores e posteriores ao espelho transversal, a superfície de teto é fechada com ajuda dos elementos construtivos de teto adequados, os quais acomodam diferentes componentes do veículo.
[0004] Além disso, conhece-se da DE 10 2005 006 690 A1 uma cabine de motorista para um veículo utilitário, na qual é previsto, na região acima de um lugar de trabalho do motorista, um grande componente construtivo de revestimento externo de teto (“Dachauβenhautbauteil”). Para reforçar o teto de cabine de motorista é previsto também, neste caso, uma viga de teto na região da extensão longitudinal central do teto de cabine de motorista, a qual se estende transversal à direção de movimento. O componente construtivo de revestimento externo de teto descrito é realizado preferivelmente como janela panorâmica, porém, também pode servir à ventilação do veículo ou à absorção de componentes de veículo especiais.
[0005] As cabines de motoristas conhecidas do estado da técnica tem em comum, sobretudo, o fato de possuírem, na região do teto acima da coluna em B, uma viga de teto que serve para o reforço transversal. Este deve garantir, sobretudo, a absorção das forcas transversais presentes na região do teto. O teto deste tipo de veículo de carga é realizado usualmente como uma estrutura de folha de concha (“Blech- Schalenkonstruktion”) e tem a função de fechar a cabina por cima e contribui ademais para a rigidez e resistência da cabina de passageiros ou cabine de motorista. Para a montagem de um teto na produção de uma cabine de motorista são utilizados usualmente duas variantes de montagem diferentes. Ou o teto já é unido na produção da carcaça com as paredes laterais assim como com a parede traseira, ou um módulo de teto separado, particularmente um teto alto (“Hochdach”), é colocado e montado, após a preparação do resto da cabine de motorista, na montagem final desde cima sobre a carcaça de cabine de motorista.
[0006] Partindo das soluções técnicas conhecidas do estado da técnica, a invenção tem por objetivo disponibilizar uma estrutura de uma cabine de motorista de veículo utilitário com a qual podem ser pré-agrupados já com antecedência, de modo preferencial, um número de módulos funcionais da própria montagem de cabine de motorista, em um módulo de teto especial. Para isso deve ser alcançada uma flexibilidade especial em relação à composição e pré-agrupamento do módulo de teto. Com a construção de teto indicada deve ser possível ainda integrar um número de diferentes componentes de veículo, de modo fácil, no teto de uma cabine de motorista e ao mesmo tempo minimizar as despesas construtivas para o teto devido aos requerimentos de resistência e rigidez existentes.
Sumário da invenção
[0007] O objetivo anteriormente descrito é atingido com uma cabine de motorista para um veículo utilitário conforme a reivindicação 1. Formas de concretização vantajosas da invenção são o objeto das reivindicações dependentes e são explicadas na descrição a seguir fazendo referência parcial às figuras.
[0008] Conforme a invenção, uma cabine de motorista de um veículo utilitário com um módulo de carcaça, o qual apresenta uma parede frontal, duas paredes laterais, uma parede traseira, um chão de cabine de motorista e uma construção de teto, os quais são unidos entre si, sendo que a construção de teto fecha, pelo menos parcialmente, para cima o módulo de carcaça, é de tal modo realizada, que a construção de teto dispõe de uma estrutura de teto com duas peças de teto laterais limitando, cada uma, para cima pelo menos em secções, as paredes laterais e com uma parte traseira de teto unindo as partes de teto laterais, limitando para cima a parede traseira, e sendo que é previsto um módulo de teto central, o qual pode ser colocado de tal forma na estrutura de teto, que o módulo de teto central em sua posição de montagem conecta com a parte traseira de teto assim como nas partes de teto laterais e se estende da parte traseira de teto até uma região acima de um vidro frontal do veículo utilitário. Em uma concretização vantajosa da invenção, as partes de teto laterais estendem-se, cada uma, de ambas as colunas em A da cabine de motorista até as colunas traseiras. Segundo o tipo de cabine de motorista, dependendo de se trata-se de uma cabine de motorista de transporte de longa distância com cabine de dormir ou de uma cabine de motorista de transporte de curta distância, as colunas traseiras podem ser colunas em B ou colunas em C.
[0009] Com ajuda do módulo de teto central formado segundo a invenção é então possível fechar o teto de uma veículo utilitário com um único módulo, o qual se conecta tanto nas partes laterais como também na parte traseira do teto, sem que sejam previstos elementos de rigidez adicionais, particularmente elementos de rigidez transversal como vigas de teto, na região do teto. Assim, o módulo de teto central segundo a invenção é realizado de modo que as forcas transversais, que se apresentam entre a parte traseira de teto e uma região acima do vidro frontal, são absorvidas diretamente pelo módulo de teto central. Dessa forma, por um lado, são supérfluos espelhos transversais adicionais, e por outro lado, é conseguido um módulo de teto central que excede, na direção longitudinal do teto de cabine de motorista, aproximadamente toda a superfície da parede traseira da cabine de motorista até uma região acima do vidro frontal do veículo utilitário.
[0010] Essencialmente, é irrelevante para a concretização da invenção, se é prevista ainda uma parte de teto frontal para o reforço da cabine de motorista na região acima do vidro frontal, a qual una entre si as partes de cabine de motorista, isto é as colunas em A da cabine de motorista ou as partes de teto laterais, ou se o vidro frontal é fixado em sua região superior pelo menos em secções diretamente ao módulo de teto central. Se uma parte de teto frontal é prevista, uma concretização vantajosa da invenção consiste em que a parte de teto frontal apresente pelo menos duas superfícies de fixação, das quais uma serve à fixação do vidro frontal e a outra à fixação do módulo de teto central.
[0011] Particularmente na direção longitudinal do teto de cabine de motorista, o módulo de teto central conforme a invenção estende-se com isso sobre uma região maior que as partes construtivas de teto até agora conhecidas e com isso é apropriado para a absorção de um número de componentes de veículo. É essencial que o módulo de teto central seja inserido em uma estrutura de teto, a qual limita pelo menos parcialmente a parte externa do teto nos lados externos. A estrutura de teto é produzida durante a estrutura de cabine de motorista e é realizada ou fechada ou semi-aberta. Uma estrutura de teto fechada dispõe então de duas partes de teto laterais, uma parte traseira de teto assim como uma parte de teto frontal, enquanto a estrutura de teto semi-aberta dispõe apenas de duas parte de teto laterais e uma parte traseira de teto.
[0012] Em uma forma de concretização preferida da invenção, são terminadas, já na estrutura da cabine de motorista, as partes de teto laterais junto com as paredes laterais ou com estas unidas e/ou a parte traseira de teto é terminada junto com a parede traseira da cabine de motorista ou eventualmente diretamente com unida com esta. Somente em uma etapa posterior da montagem de cabine de motorista é fixado o módulo de teto central, realizado segundo a invenção, ao longo de seu perímetro externo nas partes de teto laterais, na parte traseira de teto, assim como na região frontal em uma parte de teto frontal e/ou ao vidro frontal.
[0013] De modo preferido, ao contrario das construções de teto até então conhecidas, a fixação do módulo de teto central, segundo a invenção, não ocorre partindo de cima nas paredes laterais assim como na parede traseira, senão que ele é ajustado entre as partes de teto laterais e a parte traseira de teto e fixado na parte de teto frontal e/ou vidro frontal.
[0014] Em uma concretização especial da invenção é imaginável que o módulo de teto central apresente pelo menos uma unidade funcional da cabine de motorista. Preferivelmente, o módulo de teto central dispõe para isso de pelo menos um componente de veículo eletrônico e/ou uma parte de acessório eletrônica. Desse modo é possível, já no pré-agrupamento do módulo de teto central, introduzir uma aba de teto, uma unidade de antena e/ou um elemento construtivo eletrônico, aparelhos de radio, medidor de velocidade, radio e/ou outros aparelhos de eletrônica.
[0015] Uma outra forma de concretização da invenção prevê que o módulo de teto central apresente pelo menos um espaço de armazenamento. Neste sentido é imaginável que o módulo de teto central segundo a invenção seja realizado como um módulo compacto altamente integrado, no qual, por exemplo, na região dianteira são previstos os correspondentes espaços de armazenamento. Com este tipo de forma construtiva garante-se de forma vantajosa que as partes de teto laterais, a parte traseira de teto e/ou uma parte de teto frontal sejam fabricadas, de modo vantajoso em termos de custos, na produção da estrutura da cabine de motorista e que, adicionalmente, em dependência dos desejos do consumidor, sejam inseridos no módulo de teto central componentes de cabine de motorista necessários, que também sejam pré-agrupados com estes em uma unidade de montagem, e sejam incluídos somente depois junto com o módulo de teto central na construção de teto produzida em estrutura.
[0016] De modo preferido é eventualmente imaginável que o módulo de teto central apresente pelo menos um elemento estrutural de um dispositivo de aquecimento, ventilação, climatização e/ou esfriamento. Neste sentido, é imaginável, por um lado, que os aparelhos de aquecimento, ventilação e/ou climatização servem para o fornecimento direto da cabine de motorista, e por outro lado é possível que a região do módulo de teto central seja previsto um agregado de esfriamento, com o qual é alimentado com o frio necessário um espaço de carga previsto para o esfriamento da carga transportada. Naturalmente, podem ser construídos, no pré-agrupamento do módulo de teto central, alternativamente ou para complementar os componentes anteriormente mencionados outros elementos estruturais, como protetores de marcas, luzes intermitentes, antenas de radio, dispositivo de sinal acústico, extintores, alçapão de teto (“dachausstiege”), dispositivo de iluminação, assim como tanto para as regiões internas quanto as externas, monitores, telas e/ou auto-falantes.
[0017] Em uma outra forma de concretização especial da invenção, a construção de teto é realizada pelo menos parcialmente como estrutura de folha de concha. Preferivelmente, o módulo de teto central é integrado, por meio de uma junção por solda, rebite, parafuso e/ou colagem, na construção de teto ou unido com as partes de teto laterais, a parte traseira de teto e/ou uma parte de teto frontal. Uma concretização vantajosa da invenção prevê neste sentido que o módulo de teto central seja integrado na construção de teto de tal modo que seja formada uma superfície plana externa em uma linha de junção entre o módulo de teto central e as partes de teto laterais, entre o módulo de teto central e a parte traseira de teto e/ou entre o módulo de teto central e uma parte de teto frontal. De modo vantajoso, uma integração tal do módulo de teto central com a construção de teto é conseguida fazendo com que as superfícies correspondentes percorrendo a direção perimetral do módulo de teto central sejam unidas ao choque com os correspondentes elementos estruturais, que formam a estrutura de teto descrita, da construção de teto.
[0018] Uma concretização vantajosa prevê ainda que o módulo de teto central conforme a invenção apresente pelo menos parcialmente um material de um material sintético. De modo preferido, adéquam-se aqui um material sintético fortalecedor de fibras, preferivelmente um material sintético fortalecedor a base de fibras de vidro e/ou de carbono. Com um modo construtivo deste tipo realizam-se reduções de peso, que por sua vez contribuem para o melhoramento da economia e da compatibilidade ambiental de um veículo utilitário.
[0019] Uma outra forma de concretização propõe que o vidro frontal do veículo utilitário seja unido pelo menos em secções com o módulo de teto central encontrando-se na posição de montagem. De modo preferido, neste caso é prevista, na posição de montagem, uma superfície de conexão apropriada na região dianteira do módulo de teto central, na qual é possível colocar, durante a montagem da cabine de motorista, primeiro um cordão adesivo e em seguida é possível colar o vidro frontal. Para uma forma de concretização tal da invenção, prescinde-se de forma consciente de uma parte de teto frontal para o enrijecimento da construção de teto na região dianteira da cabine de motorista, de modo que as forcas correspondentes, as quais podem-se tratar tanto de forcas transversais como também das forcas exercidas sobre o vidro frontal, podem ser eventualmente absorvidas pelo modulo de teto central realizado conforme a invenção. O módulo de teto central é, em uma construção de teto deste tipo, dimensionado ou desenhado de forma apropriada, em relação a sua resistência assim como a sua rigidez.
Breve descrição das figuras
[0020] A continuação a invenção será descrita com referência às figuras, sem restrição do escopo geral da invenção.
[0021] A figura 1 é uma vista frontal de uma cabine de motorista de veículo utilitário com teto alto e módulo de teto central separado, pré-agrupado;
[0022] A figura 2 é uma vista posterior de um cabine de motorista de veículo utilitário com teto alto e módulo de teto central pré-agrupado separado, assim como
[0023] A figura 3 é um cabine de motorista de veículo utilitário e um módulo de teto central na posição de montagem.
Descrição detalhada da invenção
[0024] A figura 1 mostra uma cabine de motorista de veículo utilitário 1, a qual dispõe de uma parede traseira 6, duas paredes laterais 7, uma parede frontal 8, um chão de cabine de motorista 9, assim como uma construção de teto 10. Na fabricação de uma cabine de motorista de veículo utilitário deste tipo, após concluir a cabine de motorista, usualmente ocorre então a pintura e depois o acabamento, em cujo trajeto são montadas todos as partes de cabine de motorista, particularmente do interior. Nessa trajetória de produção, a carcaça de cabine de motorista é realizada, comparativamente, de forma vantajosa em termos de custo, já que a mesma é automatizada e com isso caracteriza-se por um muito baixo uso de pessoas, em comparação com uma linha de montagem. Por esta razão valoriza-se por um lado a produção de, na medida do possível, muitas peças da cabine de motorista na região da carcaça de cabine de motorista, assim como com a junção das mesmas e, por outro lado, minimizar os tempos de montagem na linha principal de montagem, fazendo com que fora dessas regiões sejam já pré-agrupados um número de componentes de cabine de motorista para a fácil manipulação dos módulos.
[0025] Essencial, na concretização, mostrada na figura 1, de uma cabine de motorista de veículo utilitário 1 é que a construção de teto 2 dispõe de uma parte traseira de teto 4, duas partes de teto laterais 3 assim como de uma parte de teto frontal 5, as quais formam uma estrutura de teto fechada. Entre a parte de teto frontal 5, a parte traseira de teto 4 assim como ambas as partes de teto laterais 3 tem-se previsto uma espaço oco, de modo que o teto 10 da cabine de motorista 1 nessa região ainda não foi fechado para cima. A cabine de motorista 1 representada apresenta, sobretudo, a vantagem de que as peças construtivas de teto anteriormente mencionadas, ou seja a parte traseira de teto 5, as partes de teto laterais 3 assim como a parte de teto frontal 5, são fabricadas já na produção da carcaça da cabine de motorista 1 e, como explicado antes, de forma particularmente vantajosa em termos de custo. A parte de teto frontal 5, neste caso, assume como funções essências, por um lado, disponibilizar uma superfície de montagem para a fixação do vidro frontal 18 em sua região superior e, por outro lado, reforçar a cabine de motorista na região da coluna em A 12, na direção transversal.
[0026] Preferivelmente paralela à fabricação da carcaça da cabine de motorista 1 ocorre a fabricação e pré-agrupamento de um módulo de teto central 2. O módulo de teto central 2 representado na figura 1 dispõe, após a finalização do pré- agrupamento, de duas luzes intermitentes 15, uma unidade de antena 16, uma aba de teto 17, assim como um espaço 14 na região dianteira. Da mesma forma, são integrados no módulo de teto central 2, também, as necessárias linhas de cabo assim como, os eventualmente necessários componentes eletrônicos. O pré-agrupamento do módulo de teto central 2 ocorre aqui de modo apropriado em uma região fora da linha de montagem da cabine de motorista.
[0027] Depois de completar a carcaça de cabine de motorista e da pintura, a cabine de motorista 1 é colocada na já mencionada linha de montagem principal de cabine de motorista, onde é completada com os componentes desejados pelo consumidor. Durante essa montagem de linha ocorre também a integração do módulo de teto central 2 na abertura prevista dentro da construção de teto 10. Para isso, o módulo de teto central 2 é colocado desde cima dentro da estrutura de teto prevista, também na região entre a parte a parte de teto frontal 5, a parte traseira de teto 4, ambas as partes de teto laterais 3, e unido com as mesmas ao longo de seu perímetro. Em dependência da escolha do material selecionado para o módulo de teto central 2 ocorre a fixação do módulo de teto central 2 na construção de teto 10, através de solda e/ou colagem.
[0028] Depois da integração do módulo de teto central 2, a cabine de motorista 1 é fechada para cima. Apenas através do acionamento do retentor de teto 17 é liberada uma abertura no módulo de teto central 2 e com isso no teto 10.
[0029] O módulo de teto central 2 estende-se na direção longitudinal da cabine de motorista 1 a partir da parte traseira de teto 4 até a parte de teto frontal 5 em uma região acima do vidro frontal 18. A linha de junção que passa ao longo do perímetro do módulo de teto central 2 entre o módulo de teto central 2 e a parte traseira de teto 4, a parte de teto frontal 5 assim como as partes de teto laterais 3 forma uma passagem plana entre o módulo de teto central 2 e as partes construtivas limitantes da construção de teto 10.
[0030] Uma característica essencial do módulo de teto central 2 representado consiste em que ele se estende como elementos construtivo único desde a parte traseira de teto 4 até uma região acima do vidro frontal 18 do veículo utilitário. As forcas transversais, que aparecem durante o movimento do veículo utilitário na região do teto 10 entre a parte traseira de teto 4 e o vidro frontal 18, são absorvidas pelo módulo de teto central 2 de forma confiável. Espelhos transversais adicionais ou travessas ou vigas transversais, aproximadamente na região da coluna em B 13, não são necessários devido à forma de concretização da construção de teto 10 representado na figura 1. Se um reforço do módulo de teto central 2 na direção transversal é necessário, ou as regiões individuais são dimensionadas ou construídas de modo apropriado e/ou, funcionalmente, são selecionados materiais resistentes. Eventualmente, devido ao tipo de veículo, reforços transversais necessários são integrados diretamente no módulo de teto central 2 e introduzidos junto com o módulo de teto central 2, na linha de montagem principal, na estrutura de teto da construção de teto 10. Dessa forma, antes da montagem de um módulo de teto central 2 segundo a figura , não são previstos elementos de reforço transversal desse tipo, os quais são introduzidos durante a fabricação da cabine de motorista na carcaça de cabine de motorista formada pela parte traseira de teto 4, as partes de teto laterais 3 e a parte de teto frontal 5.
[0031] Complementando a figura 1, na figura 2 tem-se representada uma vista posterior da cabine de motorista de veículo utilitário 1, com alto teto e módulo de teto central 2, antes de sua integração na estrutura de cabine de motorista formada pela parte de teto frontal 5, a parte traseira de teto 4 assim como ambas as partes de teto laterais 3. Uma cabine de motorista 1, como mostrada nas figuras 1 e 2, a qual dispõe de uma assim chamado alto teto, caracteriza-se, sobretudo, pelo fato de que ela oferece ao motorista em seu interior muito espaço e, usualmente, espaço de cabeça confortável. Para a concretização segundo a invenção de uma construção de teto 10 não é, contudo, necessário que o teto 10 seja realizado como o chamado alto teto. Além disso, a construção de teto 10 segundo a invenção pode ser usada tanto para tetos altos como também para tetos normais.
[0032] Na figura 2 é representado também um módulo de teto central 2 que pode ser fixado no perímetro, sobre superfícies de junção, à parte traseira de teto 4, às partes de teto laterais 3 e à parte de teto frontal 3. As partes de teto 3, 4, 5, as quais não são formadas através do módulo de teto central 2, podem ser fabricadas já no trajeto da produção de carcaça de cabine de motorista e unidas com os componentes de carcaça restantes. Dessa forma, são possíveis custos menores claros na fabricação de uma cabine de motorista em comparação com os trajetos de fabricação conhecidos.
[0033] A figura 3 mostra um módulo de teto central 2 realizado e pré-agrupado segundo a invenção em sua posição de montagem. O módulo de teto central 2 é colocado na estrutura de teto formada pela parte de teto frontal 5, a parte traseira de teto 4 assim como ambas as partes de teto laterais 3, e unido, no choque, com os correspondentes elementos construtivos de teto ao longo de seu perímetro externo. O teto 10 da cabine de motorista 1 é assim fechado para cima. A conexão do módulo de teto central 2 ao componentes de teto que o circundam no perímetro ocorre de modo que ao longo da linha de junção perimetral, também da superfície de choque, ocorre uma passagem plana entre o módulo de teto central 2 e as partes de teto 3, 4, 5. Depois da integração do módulo de teto central 2 não é possível reconhecer mais imediatamente que as partes de teto que forma originalmente a estrutura de teto foram fabricadas na fabricação de carcaça da cabine de motorista, enquanto o módulo de teto central 2 foi inserido apenas mais tarde na estrutura de teto, como componente construtivo compacto altamente integrável.
[0034] Devido ao pré-agrupamento do módulo de teto central 2 com os componentes de veículo necessários ou desejados pelos consumidores, como neste caso as luzes intermitentes 15, a antena de radio 16, a aba de teto 17, assim como os compartimentos 14 na região dianteira do alto teto, pode ser realizada uma construção vantajosa em termos de custo da cabine de motorista 1.
[0035] O módulo de teto central 2 estende-se na direção longitudinal da cabine de motorista 1 sobre a maior parte do teto de cabine de motorista 10. Apenas a parte traseira de teto 4, a qual limita o módulo de teto central 2 para trás, assim como as partes de teto laterais, que limitam o módulo lateralmente, dispõem de superfícies horizontais, as quais formam uma pequena parte do revestimento externo (“Auβenhaut”) do teto na região lateral ou traseira do teto de cabine de motorista 10.
[0036] Com a solução técnica descrita é particularmente possível fabricar uma carcaça de cabine de motorista de modo vantajoso em termos de custos, na qual é colocado na região do teto um módulo de teto central 2 pré-agrupado com um número de componentes já integrados. 1 cabine de motorista 3 módulo de teto central 4 parte de teto lateral 5 parte traseira de teto 6 parte de teto frontal 7 parede traseira 8 parede lateral 9 parede frontal 10 chão de cabine de motorista 11 construção de teto 12 porta de cabine de motorista 13 coluna em A 14 coluna em B 15 espaço de armazenamento 16 luz intermitente 17 antena 18 aba de teto 19 vidro frontal.

Claims (10)

1. Cabine de motorista de um veículo utilitário com um módulo de carcaça, o qual apresenta uma parede frontal (8), duas paredes laterais (7), uma parede traseira (6), um chão de cabine de motorista (9) e uma construção de teto (10), as quais são unidas entre si, sendo que a construção de teto (10) fecha, pelo menos parcialmente, para cima o módulo de carcaça, sendo que a construção de teto (10) tem uma estrutura de teto com duas peças de teto laterais (3) limitando, cada uma, para cima pelo menos em secções, as paredes laterais (7) e com uma parte traseira de teto limitando para cima a parede traseira (6) unindo as partes de teto laterais (3), e sendo que é previsto um módulo de teto central (2), o qual pode ser colocado na estrutura de teto de forma tal que o módulo de teto central (2) em sua posição de montagem conecta-se à parte traseira de teto (4) assim como às partes de teto laterais (3) e se estende da parte traseira (4) até uma região acima de um vidro frontal (18) do veículo utilitário, caracterizadapelo fato de o vidro frontal (18) do veículo utilitário ser conectado, pelo menos parcialmente, diretamente ao módulo de teto central (2) o qual está na posição de montagem.
2. Cabine de motorista, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadapelo fato de o módulo de teto central (2) apresentar pelo menos uma unidade funcional do veículo utilitário.
3. Cabine de motorista, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizadapelo fato de o módulo de teto central (2) apresentar pelo menos um componente eletrônico de veículo e/ou um acessório eletrônico.
4. Cabine de motorista, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizada pelo fato de o módulo de teto central (2) apresentar pelo menos um espaço de armazenamento (14).
5. Cabine de motorista, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizada pelo fato de o módulo de teto central (2) apresentar pelo menos um componente de um dispositivo de aquecimento, de ventilação, de climatização e/ou esfriamento.
6. Cabine de motorista, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 5, caracterizada pelo fato de o módulo de teto central (2) compreender pelo menos parcialmente um material sintético, particularmente uma material sintético reforçado com fibras.
7. Cabine de motorista, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 6, caracterizada pelo fato de a construção de teto (10) ser realizada pelo menos parcialmente como uma construção de concha em folha metálica.
8. Cabine de motorista, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 6, caracterizada pelo fato de o módulo de teto central (2) poder ser unida com a construção de teto (10) através de uma junção por solda, rebite, parafuso e/ou colagem.
9. Cabine de motorista, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 7, caracterizada pelo fato de o módulo de teto central (2) ser integrado de tal modo na estrutura de teto da construção de teto (10) que em uma linha de junção entre o módulo de teto central (2) e as partes de teto laterais (3) e/ou entre o módulo de teto central (2) e a parte traseira de teto (4) é formada uma superfície externa plana.
10. Cabine de motorista, de acordo com qualquer uma das a 9, caracterizada pelo fato de o módulo ser unido por choque com as partes de teto parte traseira de teto (4).
BRPI1004784-0A 2009-11-18 2010-11-18 cabine de motorista de um veículo utilitário com um módulo de carcaça BRPI1004784B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102009053750.3 2009-11-18
DE102009053750A DE102009053750A1 (de) 2009-11-18 2009-11-18 Fahrerhaus eines Nutzfahrzeugs mit Mittendachmodul

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1004784A2 BRPI1004784A2 (pt) 2013-03-19
BRPI1004784B1 true BRPI1004784B1 (pt) 2021-03-02

Family

ID=43606397

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1004784-0A BRPI1004784B1 (pt) 2009-11-18 2010-11-18 cabine de motorista de um veículo utilitário com um módulo de carcaça

Country Status (4)

Country Link
EP (1) EP2325065B1 (pt)
CN (1) CN102060056B (pt)
BR (1) BRPI1004784B1 (pt)
DE (1) DE102009053750A1 (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2013087466A (ja) * 2011-10-17 2013-05-13 Kobelco Contstruction Machinery Ltd キャブおよび建設機械
DE102012212967A1 (de) * 2012-07-24 2014-01-30 Siemens Aktiengesellschaft Zugkopfteil
DE102012213019B4 (de) * 2012-07-25 2014-12-04 Siemens Aktiengesellschaft Zugkopfteil
US20150001895A1 (en) * 2013-06-27 2015-01-01 David Ronsen Apparatus and method to retrofit a recessed shelf into the front end of a van for mounting a condenser
DE102013012927A1 (de) 2013-08-02 2015-02-05 Man Truck & Bus Ag Verfahren zum Aufbau eines Nutzfahrzeug-Fahrerhauses
CN103963848A (zh) * 2014-04-19 2014-08-06 东风商用车有限公司 一种商用车驾驶室顶盖结构
CN104475997A (zh) * 2014-11-17 2015-04-01 长春轨道客车股份有限公司 动车组三维曲面司机室铝结构模块化制造方法
DE102016212512A1 (de) 2016-07-08 2018-01-11 Volkswagen Aktiengesellschaft Karosserie-Dachstruktur für ein Fahrzeug
FR3085337B1 (fr) * 2018-08-31 2021-01-15 Alstom Transp Tech Cabine pour vehicule ferroviaire et procede d'assemblage
CN109278871A (zh) * 2018-11-16 2019-01-29 安徽安凯汽车股份有限公司 一种客车前顶盖板
JP7212865B2 (ja) * 2019-09-27 2023-01-26 いすゞ自動車株式会社 車両のキャブ構造
CN114291007B (zh) * 2022-02-16 2023-07-14 一汽解放汽车有限公司 驾驶室内饰护板结构、驾驶室以及汽车
CN114655322B (zh) * 2022-03-04 2022-08-19 威海广泰空港设备股份有限公司 碳纤维驾驶室

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3773378A (en) * 1972-08-22 1973-11-20 D Lewis Vehicle overhead console
SE504608C2 (sv) * 1995-09-14 1997-03-17 Scania Cv Ab Fordonshytt samt förfarande vid sammansvetsning
CN2389097Y (zh) * 1999-09-16 2000-07-26 东风柳州汽车有限公司 载货汽车双卧驾驶室
US6682129B2 (en) * 2002-06-24 2004-01-27 International Truck Intellectual Property Company, Llc Flare module truck sleeper cab assembly
US7252585B2 (en) * 2003-06-12 2007-08-07 Kubota Corporation Work-vehicle cabin having air-conditioning unit
DE10344994A1 (de) 2003-09-27 2005-04-21 Daimler Chrysler Ag Modular aufgebaute Fahrerhausbaureihe
JP4526071B2 (ja) * 2004-11-09 2010-08-18 Udトラックス株式会社 ハイルーフ仕様キャブのメタル構造
DE102005006690B4 (de) 2005-02-15 2007-06-14 Daimlerchrysler Ag Fahrerhaus für ein Nutzfahrzeug
US8083286B2 (en) * 2008-03-21 2011-12-27 Magna International Inc. Sleeper cab assembly for vehicle

Also Published As

Publication number Publication date
DE102009053750A1 (de) 2011-05-19
CN102060056A (zh) 2011-05-18
BRPI1004784A2 (pt) 2013-03-19
EP2325065B1 (de) 2017-05-03
EP2325065A3 (de) 2013-04-17
CN102060056B (zh) 2016-12-07
EP2325065A2 (de) 2011-05-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1004784B1 (pt) cabine de motorista de um veículo utilitário com um módulo de carcaça
US8690218B2 (en) Vehicle body structure with body reinforcement behind the second row of seats
CN100390007C (zh) 车辆的后部车体结构
US20060108834A1 (en) Motor vehicle body comprising a support structure composed of large-size partial modules
JPH0241981A (ja) 自動車の前部車体構造
JP5041128B2 (ja) フードヒンジブラケットの取付構造
JP2014118109A (ja) 車両のセンターピラー下部車体構造
US10286963B2 (en) Structural nodes for a motor vehicle bodywork
JP5346799B2 (ja) 車体上部構造
JP2009208537A (ja) 自動車の後部車体構造
JP2008155714A (ja) 車両の車体構造
JPH11235984A (ja) 自動車の車体構造
JPH02114070A (ja) 自動車の前部車体構造
JP4071269B1 (ja) 鉄道車両用の天井ユニット
JP2019196104A (ja) 車両の側部車体構造
KR101823431B1 (ko) 자동차용 멀티 루프 장치
JP4666254B2 (ja) キャブオーバ型車両の乗降口周縁部構造
JP3194846U (ja) ハイデッカバスのルーフ構造
JP2000038165A (ja) 自動車の車体下側部補強構造
JP2010234955A (ja) 車体後部構造
JPH11115810A (ja) 自動車の前部車体構造
JP2000247258A (ja) 自動車の側部車体構造
JP7006491B2 (ja) 車両の車体構造
CN208855731U (zh) 车身前围结构和车辆
ES2297112T3 (es) Autobus con una estructura de vehiculo constituida por un armazon basico y una parte de techo.

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: MAN TRUCK AND BUS AG (DE)

Free format text: NOME ALTERADO DE: MAN NUTZFAHRZEUGE AG

B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/03/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.