BRPI1004224A2 - tanque para temperar massa contendo chocolate, uso de um tanque, e, processo para temperar massa contendo manteiga de cacau - Google Patents

tanque para temperar massa contendo chocolate, uso de um tanque, e, processo para temperar massa contendo manteiga de cacau Download PDF

Info

Publication number
BRPI1004224A2
BRPI1004224A2 BRPI1004224-5A BRPI1004224A BRPI1004224A2 BR PI1004224 A2 BRPI1004224 A2 BR PI1004224A2 BR PI1004224 A BRPI1004224 A BR PI1004224A BR PI1004224 A2 BRPI1004224 A2 BR PI1004224A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cocoa butter
tank
temperature
chocolate
tempering
Prior art date
Application number
BRPI1004224-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Mehran Rose
Konstantinos Paggios
Martin Thiele
Uwe Riedel
Original Assignee
Kraft Foods R & D Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Kraft Foods R & D Inc filed Critical Kraft Foods R & D Inc
Publication of BRPI1004224A2 publication Critical patent/BRPI1004224A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23GCOCOA; COCOA PRODUCTS, e.g. CHOCOLATE; SUBSTITUTES FOR COCOA OR COCOA PRODUCTS; CONFECTIONERY; CHEWING GUM; ICE-CREAM; PREPARATION THEREOF
    • A23G1/00Cocoa; Cocoa products, e.g. chocolate; Substitutes therefor
    • A23G1/0003Processes of manufacture not relating to composition or compounding ingredients
    • A23G1/0046Processes for conditioning chocolate masses for moulding
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23GCOCOA; COCOA PRODUCTS, e.g. CHOCOLATE; SUBSTITUTES FOR COCOA OR COCOA PRODUCTS; CONFECTIONERY; CHEWING GUM; ICE-CREAM; PREPARATION THEREOF
    • A23G1/00Cocoa; Cocoa products, e.g. chocolate; Substitutes therefor
    • A23G1/04Apparatus specially adapted for manufacture or treatment of cocoa or cocoa products
    • A23G1/18Apparatus for conditioning chocolate masses for moulding

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Confectionery (AREA)
  • Mixers Of The Rotary Stirring Type (AREA)

Abstract

TANQUE PARA TEMPERAR MASSA CONTENDO CHOCOLATE, USO DE UM TANQUE, E, PROCESSO PARA TEMPERAR MASSA CONTENDO MANTEIGA DE CACAU Um tanque (1) para temperar massa contendo manteiga de cacau é provido. Esse tanque equipado com um raspador (2) e um impulsor (5) é caracterizado pelo fato de que o impulsor (5) induz uma corrente descendente da massa contendo manteiga de cacau no tanque. O tanquepermite temperar a massa contendo manteiga de cacau em uma etapa única onde a temperatura é diminuída a partir de uma temperatura inicial de 53<198>C a 57<198>C para uma temperatura final de 30<198>C a 32<198>C.

Description

"TANQUE PARA TEMPERAR MASSA CONTENDO CHOCOLATE, USO DE UM TANQUE, E, PROCESSO PARA TEMPERAR MASSA CONTENDO MANTEIGA DE CACAU" CAMPO TÉCNICO
A presente invenção refere-se a um processo aperfeiçoado para
temperar massa contendo manteiga de cacau, incluindo manteiga de cacau, chocolate, equivalente de manteiga de cacau, substituto de manteiga de cacau e repositores, misturas de manteiga de cacau com gordura de leite anidra e/ou melhorador de manteiga de cacau, ou mistura de manteiga de cacau com outra gordura, preferivelmente a gordura de enchimento. Em particular, refere-se a um processo em uma etapa de tempera.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
O sabor e o paladar de chocolate e massas de tipo chocolate resultam da combinação dos componentes bem como do processo de fabricação. Chocolate contém partículas sólidas dispersadas ao longo de toda matriz derivada principalmente de manteiga de cacau e gordura de leite.
Manteiga de cacau que tipicamente é a gordura predominante em chocolate é um material polimórfico. Isto é, ela cristaliza em várias configurações de compactação de cristal diferentes (Wille e Lutton "Polymorfism of cocoa butter", J. Amer. Oil. Chem. Society/ Vol. 43 (1966), pags. 491-496). Geralmente, seis diferentes polimorfos são reconhecidos que constam na Tabela 1 abaixo.
Tabela 1
Polimorfo Tipo de estrutura Ponto de fusão aproximado [0C] Ponto de fusão relatado [°C] I parcialmente β' 0-5 0-18 II α 16-18 17-24 III β' 23-36 20-26 IV β' 26-28 25-28 V B 30-33 30-35 VI β 33-36 32-36
Formas I e II são produzidas, por exemplo, resfriando rapidamente o chocolate não temperado fundido em baixas temperaturas e são muito instáveis devido a seus baixos pontos de fusão. Formas III e IV fundem em temperaturas mais elevadas que Formas I e II mas não são as formas mais desejadas para a fabricação de produtos de confeitaria. Formas V e VI são as formas mais estáveis de manteiga de cacau. É desejável ter Forma V como a forma predominante em um chocolate bem temperado. Forma V transforma- se lentamente em Forma VI após um período de tempo. Forma VI é acreditada como sendo o resultado de transformação de Forma V, e não pode ser produzida nos processos de tempera em batelada ou contínuos convencionais. Essa forma de cristal é a forma polimórfica mais estável e não pode ser isotermicamente transformada em outras formas de cristais de fusão mais baixa. Produtos feitos com Forma VI têm as seguintes características:
• Melhor estabilidade térmica,
• Menor tendência ao branqueamento da gordura, e
• Melhor firmeza/ vigor, brilho.
Consequentemente, o processamento de chocolate está fortemente ligado à cristalização e comportamento polimórfico da fase de gordura. Antes de o chocolate poder ser satisfatoriamente processado a partir de líquido em sólido usando métodos convencionais, ele deve ser temperado após o que é suavemente resfriado para formar um chocolate endurecido tendo uma fase de gordura estável.
O processo convencional para temperar chocolate foi desenvolvido por Walter Kreuter (US 4.238.516) e compreende as seguintes etapas:
aquecer a massa de chocolate em uma primeira temperatura de, por exemplo, 4,5-60°C assim derretendo as gorduras de manteiga de cacau na massa;
- resfriar a massa em uma taxa de resfriamento branda a uma segunda temperatura de, por exemplo, 28-29°C, assim iniciando pré- cristalização da massa; - brandamente aquecer a massa em uma terceira temperatura de, por exemplo, 33—34°C em que a pré-cristalização está completa.
A tempera de chocolate é comumente executada em máquinas de têmpera automáticas que estão disponíveis, por exemplo, a partir de SOLLICE® e AASTED®. Durant a têmpera, a corrente de chocolate líquido é constantemente agitada enquanto sendo super resfriada à temperatura de cristalização de gordura de geralmente 27-31°C. Geralmente, essas máquinas de têmpera têm várias zonas com possibilidade de aquecimento e resfriamento e estão descritas, por exemplo, em EP 0 237 168, EP 0 654 222, DE 39 13 941, EP 0 289 849, EP 0 394 721 e EP 0 339 129.
Em particular, EP 0237168 descreve um método de temperar composições de gordura comestível tais como chocolate que envolve controlar a temperatura da composição a uma temperatura pré-determinada, passando a composição controlada por temperatura continuamente através de um trocador de calor, monitorando a consistência da composição sendo descarregada do trocador de calor e usando isso para controlar o resfriamento da composição no trocador de calor. Monitorar a consistência pode, por exemplo, ser efetuada monitorando a diferença de pressão através do trocador de calor usando transdutores de pressão. No entanto, os métodos de técnica anterior são insatisfatórios
porque eles requerem maquinários complicados.
Além disso, não foi possível produzir Forma VI a partir da massa derretida contendo manteiga de cacau sob as condições estáticas dos processos de técnica anterior. Na técnica anterior, transição para Forma VI poderia apenas ser conseguida através do efeito de memória de manteiga de cacau ou processo de semeadura tal como descrita em, por exemplo, WO 01/06863 e WO 00/72695.
EP 0 525 524 descreve um método para fazer cristais de Forma VI por um tratamento térmico que requer resfriamento e aquecimento. O processo de resfriamento é muito mais forte que nos métodos anteriores, e causaria uma solidificação da massa contendo cacau, sob condições estáticas. Essa solidificação é prevenida conduzindo o método em um recipiente de fluxo contínuo pequeno (com um volume de 0,25 - 10 litros sob elevado cisalhamento. O método usa mistura com eixo simples, e a velocidade rotacional é controlada através de variação de rpm. Esta operação de cisalhamento tem um maior efeito na direção longitudinal que na radial.
Entretanto, não foi previamente possível projetar o aparelho de têmpera em forma de modo a assegurar um tempo de residência, desempenho de mistura que permite prover cristais de Forma VI em uma etapa e que pode ser conduzido em vasos maiores.
Sumário da invenção
Surpreendentemente, os presente inventores descobriram agora que conduzindo o processo de têmpera em um tanque específico, o processo de têmpera pode ser simplificado e cristais de Forma VI podem ser obtidos. Em adição, o processo da invenção resulta em uma maior quantidade de cristais que o processo de técnica anterior, isto é, aproximadamente mais do que 1% e até 20 % como comparado a 0,5-1 %. Isso resulta em um chocolate que é mais estável e é menos propenso ao branqueamento da gordura. Em particular, a presente invenção é dirigida a um tanque (1)
para temperar a massa contendo chocolate, que é equipado com um raspador (2) e um impulsor (5), caracterizado pelo fato de que o impulsor (5) induz uma corrente descendente da massa contendo manteiga de cacau no tanque.
Além disso, a invenção refere-se a um processo para temperar massa contendo manteiga de cacau caracterizado pelo fato de que a temperatura é diminuída a partir de uma temperatura inicial de 53°C a 57°C a uma temperatura final de 3 0°C a 34°C em uma etapa única.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Fig. 1 mostra uma forma de realização do tanque de acordo com a invenção. Fig. 2 mostra uma seção transversal do tanque, incluindo o raspador e o impulsor.
Fig. 3 mostra um formato particularmente preferido para o impulsor usado na presente invenção.
Fig. 4 mostra uma comparação do perfil de temperatura de acordo com a invenção e a da técnica anterior.
Fig. 5 mostra uma análise XRPD de uma amostra de chocolate obtida com o processo da invenção.
FORMA DE REALIZAÇÃO PREFERIDA DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se a um tanque para temperar massa contendo manteiga de cacau, em particular, chocolate, que inclui um raspador e um impulsor. Uma forma de realização exemplar de um tanque de acordo com a invenção é descrita na Fig. 1.
O tanque é equipado com um misturador de múltiplos eixos incluindo um raspador 2 e um impulsor 5. O raspador tem um braço ou mais, e preferivelmente 3 braços. O impulsor 5 geralmente tem uma ou mais lâminas, preferivelmente 4 lâminas.
Uma vista em seção transversal do tanque 1 que mostra a disposição do raspador 2 e do impulsor 5 está descrita em Fig. 2. O raspador 2 e o impulsor 5 rodam na direção das setas 7. As esferas de influência 6 do raspador 2 e do impulsor 5 estão também indicadas na Fig. 2.
O impulsor 5 é projetado de modo a induzir uma corrente descendente na massa contendo manteiga de cacau. O projeto específico do impulsor provê velocidade elevada rotacional através de agitação tridimensional. Isso, por sua vez, permite um controle uniforme da temperatura no tanque e uma têmpera de uma etapa. Além disso, é assumido que o processo de têmpera específico da presente invenção resulta em cristais de Forma VI de manteiga de cacau. Em uma forma de realização preferida do impulsor; a corrente descendente na massa contendo manteiga de cacau é induzida por uma seção da(s) lâmina(s) em que a largura diminui na direção descendente do tanque. Um formato particularmente preferido do impulsor é mostrado na Fig. 3.
Em uma forma de realização particularmente preferida, o tanque 1 é equipado com um tubo para circulação de produto 10. Um dispositivo para medir a pressão 12 pode ser instalado nesse tubo para circulação de produto 10. Esta configuração permite medir uma queda de pressão e deste modo a viscosidade da massa, assim possibilitando a avaliação do estado de cristalização da massa contendo manteiga de cacau.
Como mostrado na Fig. 1, o tanque 1 é ainda equipado com diferentes canos para circulação de água quente 11, vapor 13 e CIP (limpeza em local) 14. Ainda é equipado com um controle e um indicador de temperatura.
O tanque de acordo com a presente invenção difere de tanques usados no processo Kreuter de técnica anterior em que foi especificamente projetado para manter a temperatura constante enquanto provendo funcionalidade de cisalhamento elevado.
O tanque da presente invenção permite ajustar a velocidade do raspador 2 e o impulsor 5 com base na tensão de cisalhamento requerida. Em particular, a velocidade de impulsor pode ser 22-114 rpm, e a velocidade de raspador pode ser 11-57 rpm com um fator proporcional de impulsor para raspador de 2.
Em outra forma de realização, a presente invenção provê um processo para temperar massa contendo manteiga de cacau caracterizado pelo fato de que a temperatura é diminuída de uma temperatura inicial de 53°C a 57°C a uma temperatura final de 30°C a 34°C, preferivelmente a temperatura final de 30°C a 32°C, em uma etapa única. Em uma forma de realização preferida, o processo da presente invenção não envolve aquecimento subsequente da massa contendo manteiga de cacau.
Um exemplo preferido do perfil de temperatura usado no processo de acordo com a presente invenção é mostrado na Fig. 4 em comparação ao perfil de temperatura do processo Kreuter da técnica anterior.
É derivável de Fig. 4 que o processo da presente invenção não envolve super resfriamento da massa a uma temperatura menor que 3 O0C e o subseqüente reaquecimento da massa.
Assim, o processo da invenção permite um procedimento de têmpera mais curto em comparação com a técnica anterior. Em contraste ao processo Kreuter onde a duração do processo de têmpera é dependente da capacidade do aparelho e está tipicamente dentro da faixa de 3 a 8 horas para um aparelho tendo uma capacidade de até 8000 kg, o tempo necessário para o processo de têmpera da presente invenção é independente do tamanho da batelada mas depende da temperatura e das condições de cisalhamento. O tanque da presente invenção preferivelmente permite um
carregamento e descarregamento contínuo da massa contendo manteiga de cacau. Em uma forma de realização particularmente preferida, o processo da presente invenção é deste modo conduzido de maneira contínua.
A massa contendo cacau, temperada de acordo com a presente invenção, pode ser selecionada de manteiga de cacau, chocolate, equivalente de manteiga de cacau, substituto de manteiga de cacau e repositores. Em adição, pode ser uma mistura de manteiga de cacau com gordura de leite anidra e/ou melhorador de manteiga de cacau, ou uma mistura de manteiga de cacau com outra gordura, preferivelmente uma gordura de enchimento. Neste aspecto, o termo "manteiga de cacau" refere-se à
gordura dos grãos da fruta de Theobroma cacao, 100% gordura.
O termo "equivalente de manteiga de cacau" (CBE) refere-se a uma gordura vegetal composta de 2-oleo-desaturados triacilgliceróis simétricos de ácidos graxos C16 e Cl 8. Eles devem ser compatíveis com manteiga de cacau nas proporções normalmente usadas em chocolate.
O termo "melhorador de manteiga de cacau" (CBI) significa uma versão mais dura de CBE devido ao teor de ácidos esteárico-oléico-
r
esteárico contendo triacilglicerol. E usado em formulações de chocolate tendo um elevado teor de gordura de leite ou aquelas destinadas para climas tropicais.
O termo "repositor de manteiga de cacau" (CBR) refere-se a uma gordura de não têmpera diferindo em composição de manteiga de cacau e o CBE e CBI de têmpera. Ela é produzida por fracionamento e hidrogenação de óleos ricos em ácidos graxos Cl6 e Cl8.
O termo "substituto de manteiga de cacau" (CBS) significa uma gordura com base em óleo de coco e de palma, fracionada e hidrogenada. Devido à sua fraca miscibilidade com manteiga de cacau, CBS é preferivelmente usada com pó de cacau de baixo teor de gordura (10-12% de gordura) apenas.
Essas definições estão em linha com LEXICON OF LIPID NUTRITION, Pure Appl. Chem. 2000, Vol. 73, No. 4, pp. 685- 744. Exemplo
Massa de chocolate tendo a seguinte composição foi usada:
Açúcar 28 % Licor de cacau 42% Manteiga de cacau 22% Pó de cacau 8%
Durante este experimento, o tanque foi operado com uma velocidade de impulsor de 114 rpm e uma velocidade de raspador de 57 rpm.
A massa de chocolate foi fundida em uma temperatura de 50- 55 0C na cabine de aquecimento três dias antes das experiências. Manteiga de cacau quente líquida 50-55 0C ou chocolate quente foi usado para enxaguar o tanque e aquecer a linha de processamento completa.
20
25 f Agua quente foi circulada no tanque isolado com uma camisa dupla, assim levando o sistema a uma temperatura de operação desejada de 55±2°C. O tanque foi cheio com 55±2 0C de massa de chocolate quente através de tampa acessível no topo do tanque. Essa massa de chocolate quente foi imediatamente agitada usando o raspador e o impulsor. Durante o tempo de processamento, a massa de chocolate foi circulada no tubo de circulação para medir a queda de pressão.
A massa de chocolate foi resfriada para 31±1°C com uma taxa constante de 0,43°C/min durante aproximadamente 1 hora.
Usando a válvula de amostragem, aproximadamente 1000 g de chocolate quente foram extraídos em uma bolsa plástica especialista para aplicações de produtos de confeitaria e então subsequente transferidos para moldes tendo uma temperatura de 3 0°C. Após encher, os moldes foram vibrados e colocados em uma câmara de resfriamento tendo uma temperatura de 4°C durante aproximadamente 30 minutos. Os tabletes resultantes foram removidos dos moldes e embrulhados com papel alumínio. Estas amostras foram usadas para análise.
Uma análise XRPD da massa de chocolate obtida é mostrada em Fig. 5. E claramente derivável dos picos a 20=22-25° que cristais de Forma VI foram obtidos na massa.
Números de referência
1.Tanque
2. Raspador
3. Eixo de raspador
4. Eixo de motor
5. Impulsor
6. Esferas de influência
7. Direção de rotação
8. Camisa isolada do tanque 10. Tubo para circulação de produto
11. Tubo para circulação de água quente
12. Dispositivo para medição de pressão
13. Tubo para circulação de vapor 14. CIP
15. Motor
20. Largura do impulsor
21. Comprimento do impulsor

Claims (16)

1. Tanque (1) para temperar massa contendo chocolate, que é equipado com um raspador (2) e um impulsor (5), caracterizado pelo fato de que o impulsor (5) induz uma corrente descendente da massa contendo manteiga de cacau no tanque.
2. Tanque (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o impulsor (5) compreende uma seção em que a largura da(s) lâmina(s) diminui na direção descendente do tanque.
3. Tanque (1) de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que ele é ainda equipado com um tubo para circulação de produto (10).
4. Tanque (1) de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que um dispositivo para medir a pressão (12) é instalado no tubo para circulação de produto (10).
5. Uso de um tanque de acordo com qualquer uma de reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de ser para temperar massa contendo manteiga de cacau.
6. Uso de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que a temperatura é diminuída de uma temperatura inicial de 53 0C a 57°C para uma temperatura final de 30°C a 34°C em uma etapa única.
7. Uso de acordo com a reivindicação 5 ou 6, caracterizado pelo fato de que resulta na formação de cristais de Forma VI.
8. Uso de acordo com qualquer uma de reivindicações 5 a 7, caracterizado pelo fato de que a massa contendo manteiga de cacau é selecionada a partir de manteiga de cacau, chocolate, equivalente de manteiga de cacau, substituto de manteiga de cacau e repositores.
9. Uso de acordo com qualquer uma de reivindicações 5 a 7, caracterizado pelo fato de que a massa contendo manteiga de cacau é uma mistura de manteiga de cacau com gordura de leite anidra e/ou melhorador de manteiga de cacau, ou uma mistura de manteiga de cacau com outra gordura, preferivelmente uma gordura de enchimento.
10. Processo para temperar massa contendo manteiga de cacau, caracterizado pelo fato de que a temperatura é diminuída a partir de uma temperatura inicial de 53°C a 57°C para uma temperatura final de 30°C a 34°C em uma etapa única.
11. Processo de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que ele não envolve subseqüente aquecimento.
12. Processo de acordo com a reivindicação 10 ou 11, caracterizado pelo fato de ser conduzido de uma maneira contínua.
13. Processo de acordo com qualquer uma de reivindicações 10 a 12, caracterizado pelo fato de ser conduzido em um tanque de acordo com qualquer uma de reivindicações 1 a 4.
14. Processo de acordo com qualquer uma de reivindicações 10 a 13, caracterizado pelo fato de resultar na formação de cristais de Forma VI.
15. Processo de acordo com qualquer uma de reivindicações 10 a 14, caracterizado pelo fato de que a massa contendo manteiga de cacau é selecionada dentre manteiga de cacau, chocolate, equivalente de manteiga de cacau, substituto de manteiga de cacau e repositores.
16. Processo de acordo com qualquer uma de reivindicações 10 a 14, caracterizado pelo fato de que a massa contendo manteiga de cacau é uma mistura de manteiga de cacau com gordura de leite anidra e/ou melhorador de manteiga de cacau, ou uma mistura de manteiga de cacau com outra gordura, preferivelmente uma gordura de enchimento.
BRPI1004224-5A 2009-11-06 2010-11-04 tanque para temperar massa contendo chocolate, uso de um tanque, e, processo para temperar massa contendo manteiga de cacau BRPI1004224A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP09175246.9A EP2319328B1 (en) 2009-11-06 2009-11-06 Process for tempering chocolate

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1004224A2 true BRPI1004224A2 (pt) 2013-02-26

Family

ID=41479382

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1004224-5A BRPI1004224A2 (pt) 2009-11-06 2010-11-04 tanque para temperar massa contendo chocolate, uso de um tanque, e, processo para temperar massa contendo manteiga de cacau

Country Status (13)

Country Link
US (1) US20110212238A1 (pt)
EP (1) EP2319328B1 (pt)
JP (1) JP2011097937A (pt)
CN (1) CN102138612B (pt)
AR (1) AR078933A1 (pt)
AU (1) AU2010241186B2 (pt)
BR (1) BRPI1004224A2 (pt)
CA (1) CA2719611C (pt)
IL (1) IL209020A0 (pt)
NZ (1) NZ588965A (pt)
PL (1) PL2319328T3 (pt)
RU (1) RU2562843C2 (pt)
ZA (1) ZA201007915B (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DK2522228T3 (da) * 2011-05-12 2014-05-26 Bühler AG Anordning og fremgangsmåde til batchvis fremstilling af podekrystalsuspensioner baseret på et vegetabilsk fedt
KR101426503B1 (ko) 2012-06-13 2014-08-06 주식회사 태환자동화산업 카카오 가공 장치
JP2016539646A (ja) * 2013-12-10 2016-12-22 エイエイケイ、アクチボラグ (ピーユービーエル)Aak Ab (Publ) 改良された植物性脂肪
WO2016115557A1 (en) * 2015-01-16 2016-07-21 CocoTerra Company Chocolate processing system and method
DE102015012848A1 (de) * 2015-10-06 2017-04-06 Eisenmann Se Vorrichtung zur Temperierung von Gegenständen sowie Verfahren zur Steuerung einer Vorrichtung zur Temperierung von Gegenständen
DK3190410T3 (en) * 2016-11-03 2018-12-03 Aasted Aps Apparatus and process for testing confectionery pulp samples
CN108260690A (zh) * 2016-12-30 2018-07-10 天津市福厦食品有限公司 一种新型巧克力生产用保温缸
KR102025490B1 (ko) * 2018-03-30 2019-09-25 신일순 초콜릿 템퍼링장치
BE1026421B1 (nl) * 2018-07-02 2020-02-03 Mol Dart Bvpa Chocoladetempereermachine en werkwijze voor temperen van chocolade
US11470853B2 (en) 2019-03-15 2022-10-18 CocoTerra Company Interface and application for designing a chocolate-making experience

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2289934A (en) * 1939-12-04 1942-07-14 Baker Perkins Co Inc Agitating and pumping mechanism
US2638329A (en) * 1947-06-05 1953-05-12 Wegner Machinery Corp Apparatus for treating chocolate or the like
GB700205A (en) * 1950-12-08 1953-11-25 Mikrovaerk As Improvements in or relating to machines for tempering chocolate and similar masses
DE2450515C3 (de) 1974-10-24 1981-01-15 Kreucoha Ag, Zug (Schweiz) Verfahren und Vorrichtung zum VorkristaUisieren von kakaobutterhaltigen Massen
JPS60164437A (ja) * 1984-02-03 1985-08-27 Sanwa Kosan Kk チョコレ−トの製造法
GB8602946D0 (en) * 1986-02-06 1986-03-12 Cadbury Ltd Tempering edible compositions
DE3714663A1 (de) 1987-05-02 1988-11-10 Sollich Gmbh & Co Kg Verfahren und vorrichtung zum kontinuierlichen aufbereiten von zu verarbeitenden kakaobutterhaltigen oder aehnlichen fetthaltigen massen
DE3913941C1 (pt) * 1989-04-27 1990-04-19 Sollich Gmbh & Co Kg, 4902 Bad Salzuflen, De
JP2860802B2 (ja) * 1989-09-27 1999-02-24 森永製菓株式会社 チョコレートの成形方法
DE4125463A1 (de) * 1991-08-01 1993-02-04 Deutsches Inst Lebensmitteltec Verfahren und vorrichtung zur kontinuierlichen, gesteuerten strukturierung, insbesondere kristallisation von stoffsystemen in fliessfaehigem zustand, insbesondere fetthaltigen massen, wie schokolademasse
DK170963B1 (da) 1993-11-23 1996-04-09 Aasted Mikroverk Aps Apparat til temperering af chokoladelignende masser
US5878036A (en) * 1995-12-20 1999-03-02 Spartz; Michael K. Wireless telecommunications system utilizing CDMA radio frequency signal modulation in conjunction with the GSM A-interface telecommunications network protocol
KR100211739B1 (ko) * 1997-05-21 1999-08-02 서평원 다중주파수 환경에서의 가상셀 경계를 이용한 핸드오프 제어방법
US6144861A (en) * 1998-04-07 2000-11-07 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson Downlink power control in a cellular mobile radio communications system
DK1180941T3 (da) 1999-05-29 2003-03-31 Inst Lebensmittelwissenschaft Fremgangsmåde til fremstilling af fedtsmeltebaserede podningskrystalsuspensioner
NL1012691C2 (nl) 1999-07-23 2001-01-24 Stichting Tech Wetenschapp Werkwijze voor het bereiden van chocolade.
BRPI0400056B1 (pt) * 2004-02-11 2017-03-21 Meller Equipamentos E Tecnologia Indústria E Comércio Ltda máquina tipo concha, instalação e processo para fabricação de massa de chocolate
FR2894845B1 (fr) * 2005-12-16 2008-02-29 Total Sa Procede de preparation d'une emulsion calibree
EP1859686A1 (en) * 2006-05-22 2007-11-28 Puratos N.V. Method to crystallize real chocolate in the form of stable Beta V polymorphic crystals
CN201308076Y (zh) * 2008-10-13 2009-09-16 如皋市包装食品机械有限公司 一种全自动巧克力调温机

Also Published As

Publication number Publication date
JP2011097937A (ja) 2011-05-19
IL209020A0 (en) 2011-02-28
CA2719611A1 (en) 2011-05-06
CA2719611C (en) 2018-07-10
EP2319328A1 (en) 2011-05-11
AR078933A1 (es) 2011-12-14
AU2010241186B2 (en) 2014-10-09
US20110212238A1 (en) 2011-09-01
ZA201007915B (en) 2011-09-28
CN102138612B (zh) 2015-09-30
EP2319328B1 (en) 2014-09-03
CN102138612A (zh) 2011-08-03
NZ588965A (en) 2011-09-30
AU2010241186A1 (en) 2011-05-26
PL2319328T3 (pl) 2015-01-30
RU2562843C2 (ru) 2015-09-10
RU2010144626A (ru) 2012-05-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1004224A2 (pt) tanque para temperar massa contendo chocolate, uso de um tanque, e, processo para temperar massa contendo manteiga de cacau
BRPI0711507A2 (pt) método para preparar uma composição de chocolate, composição de chocolate, produto alimentar e uso de um produto de chocolate
JP2014526267A (ja) 熱帯適合化剤
KR102546904B1 (ko) 내열성 초콜릿 및 그 제조 방법
BR112015025034B1 (pt) chocolate contendo água e método de produção do chocolate contendo água
JP2022120160A (ja) 低温喫食用油脂加工食品およびそれと組み合わせた食品
WO2017111683A1 (en) Process for producing a seed suspension
BRPI0810313B1 (pt) &#34;frozen aerated sweet and process for manufacturing a sweet frozen aerial&#34;
Miskandar et al. Effect of emulsion temperature on physical properties of palm oil‐based margarine
WO2014142648A1 (en) Fat based composition for frozen or chilled food products
US20160037791A1 (en) Process for the production of stable emulsions
Lannes et al. Physical interactions between cupuassu and cocoa fats
RU2706469C2 (ru) Пищевой продукт, содержащий жировые кристаллы масла какао, и способ его изготовления
CN111328883B (zh) 一种非氢化油脂组合物及其在食品中的应用
EP0765606B1 (en) Process for retarding fat bloom in fat-based confectionery masses
BR112018008285B1 (pt) Emulsão, produto alimentício e processo para produção de uma emulsão
US2207034A (en) Process of making edible coating for frozen products
BR112018008284B1 (pt) Emulsão e processo para produção da mesma
WO2022117596A1 (en) Method for preparing a chocolate product
CN117042619A (zh) 用于制备巧克力产品的方法
BR112019018943B1 (pt) Chocolate para cobertura de sorvete e método para suprimir a geração de off-flavors
Varzakas 11 Chocolate Manufacturing
JPS58193656A (ja) 固形物を安定に内蔵する氷菓の製造法
BR102014025659A2 (pt) Polymoric transition control process that induces fat bloom in chocolates and chocolates obtained by this process
JPH03240440A (ja) 新規な製菓用仕上げ材

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]