BRPI0819339B1 - elemento de reflexão para jato-percussão e método de jato-percussão tendo o mesmo - Google Patents

elemento de reflexão para jato-percussão e método de jato-percussão tendo o mesmo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0819339B1
BRPI0819339B1 BRPI0819339A BRPI0819339A BRPI0819339B1 BR PI0819339 B1 BRPI0819339 B1 BR PI0819339B1 BR PI0819339 A BRPI0819339 A BR PI0819339A BR PI0819339 A BRPI0819339 A BR PI0819339A BR PI0819339 B1 BRPI0819339 B1 BR PI0819339B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
reflection
projectiles
jet
percussion
pipe
Prior art date
Application number
BRPI0819339A
Other languages
English (en)
Inventor
Tange Akira
Sumiyoshi Isao
Takahashi Ken
Sugawara Masato
Kawai Masayoshi
Wakabayashi Yutaka
Original Assignee
Nhk Spring Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nhk Spring Co Ltd filed Critical Nhk Spring Co Ltd
Publication of BRPI0819339A2 publication Critical patent/BRPI0819339A2/pt
Publication of BRPI0819339B1 publication Critical patent/BRPI0819339B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B24GRINDING; POLISHING
    • B24CABRASIVE OR RELATED BLASTING WITH PARTICULATE MATERIAL
    • B24C1/00Methods for use of abrasive blasting for producing particular effects; Use of auxiliary equipment in connection with such methods
    • B24C1/10Methods for use of abrasive blasting for producing particular effects; Use of auxiliary equipment in connection with such methods for compacting surfaces, e.g. shot-peening
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B24GRINDING; POLISHING
    • B24CABRASIVE OR RELATED BLASTING WITH PARTICULATE MATERIAL
    • B24C3/00Abrasive blasting machines or devices; Plants
    • B24C3/32Abrasive blasting machines or devices; Plants designed for abrasive blasting of particular work, e.g. the internal surfaces of cylinder blocks
    • B24C3/325Abrasive blasting machines or devices; Plants designed for abrasive blasting of particular work, e.g. the internal surfaces of cylinder blocks for internal surfaces, e.g. of tubes
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T428/00Stock material or miscellaneous articles
    • Y10T428/24Structurally defined web or sheet [e.g., overall dimension, etc.]
    • Y10T428/24273Structurally defined web or sheet [e.g., overall dimension, etc.] including aperture
    • Y10T428/24322Composite web or sheet
    • Y10T428/24331Composite web or sheet including nonapertured component

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Golf Clubs (AREA)
  • Projection Apparatus (AREA)
  • Bridges Or Land Bridges (AREA)
  • Electrophonic Musical Instruments (AREA)
  • Grinding Of Cylindrical And Plane Surfaces (AREA)
  • Finish Polishing, Edge Sharpening, And Grinding By Specific Grinding Devices (AREA)

Abstract

elemento de reflexão para jatopercussão e método de jato-percussão tendo o mesmo a presente invenção refere-se à porção de reflexão (20) do elemento de reflexão (1) que é movida ao longo da superfície interna no furo do cano (w) a partir da abertura de entrada do furo do cano (w) para a abertura de saída do seu furo. nesse caso, a porção de reflexão (20) é guiada pela porção de guia (30) fornecida em ambos os lados da porção de reflexão (20). os projéteis, que são projetados para a superfície interna no furo do cano (w), alcançam a porção de reflexão (20) através dos furos da porção de guia (30) do lado de entrada e os mesmos são refletidos para a superfície interna no furo do cano (w). desde que os projéteis possam ser refletidos para o interior da superfície interna no furo do cano (w), a tendência que os projéteis possam ser movidos para o exterior da superfície interna no furo da porção curvada (p) pode ser pequena. portanto, desde que o afinamento da parede do cano (w) pode ser executado, o cano (w) possa ser forte e a redução do peso do cano (w) pode ser simultaneamente executada. como resultado, a utilidade e a versatilidade podem ser melhoradas e o elemento de reflexão (1) pode ser usado facilmente na superfície interna no furo do cano (w) tendo a porção curvada.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para ELEMENTO DE REFLEXÃO PARA JATO-PERCUSSÃO E MÉTODO DE JATOPERCUSSÃO TENDO O MESMO.
Campo técnico [001] A presente invenção refere-se a um elemento de reflexão para jato-percussão e a um método de jato-percussão tendo o elemento de reflexão. Em particular, a mesma refere-se a um aperfeiçoamento em uma técnica de projeção de projéteis para uma superfície interna de um furo de um cano.
Antecedente da Técnica [002] Em um método de jato-percussão, projéteis são projetados para uma superfície de um produto, de modo que uma superfície limpa seja formada pela remoção da superfície ou um estresse residual compressivo é fornecido para a superfície pela sua deformação plástica. Dessa maneira, o método de jato-percussão é vantajoso para aperfeiçoamento no tempo de duração e na confiabilidade do produto. Um dispositivo do tipo de pressão direta, no qual projéteis são injetados e transportados por um gás compressivo, e um dispositivo do tipo de sucção, no qual os projéteis são incluídos em um fluxo de gás tendo uma diferença de pressão, são usados como um dispositivo de projeção do jato-percussão.
[003] O método de jato-percussão é usado para um cano (por exemplo, um estabilizador oco ou uma mola espiral oca) tendo um furo. Em um cano, uma parede do mesmo é afinada a fim de reduzir o seu peso. O cano não pode ser rachado a partir de uma superfície externa que é tipicamente submetida a jato-percussão, mas o mesmo pode ser rachado a partir de uma superfície interna do mesmo. Portanto, a superfície interna é submetida a jato-percussão, de modo que a redução de peso pelo afinamento da parede do cano e a extensão do tempo de duração possam ser simultaneamente melhoradas.
Petição 870190048625, de 24/05/2019, pág. 9/29
2/18 [004] Nesse método de jato-percussão, vários elementos especiais são usados para projetar os projéteis para uma superfície interna de um furo de um cano. Por exemplo, em uma técnica proposta em Shotpeener Summer 2004, uma mangueira é fornecida como um elemento especial em uma abertura do lado de projeção do projétil de um bico, e a mesma é disposta em uma superfície interna de um furo de um cano.
[005] Entretanto, na técnica proposta em Shotpeener Summer
2004, a mangueira não pode passar ao longo da superfície interna no furo, dependendo do diâmetro interno do furo do cano e da forma do mesmo. Nesse caso, quando o diâmetro interno da mangueira é pequeno, a quantidade de projeção dos projéteis é diminuída. Devido a isso, é necessário trocar a mangueira de acordo com o diâmetro interno do furo do cano e da sua forma, de modo que a troca do ajuste do aparelho do jato-percussão é necessária. Dessa maneira, desde que tempo é consumido e o custo é aumentado, a utilidade e a versatilidade geral são insuficientes.
[006] A fim de resolver o problema acima, a Publicação do Pedido de Patente Japonesa Não examinado N° H5-138535 propôs que um elemento de reflexão seja fornecido como um elemento especial em uma superfície interna de um furo de um cano em formato de haste de modo a ficar virado para a abertura de entrada de um bico. Nessa técnica, o cano é movido por um dispositivo móvel ao longo de uma direção axial do cano, de modo que o elemento de reflexão seja movido relativamente à superfície interna no furo do cano.
[007] Entretanto, na técnica proposta na Publicação do Pedido de
Patente Japonesa Não examinado N° H5-138535, o conjunto do cano é movido em relação ao bico e ao elemento de reflexão, de modo que seja difícil aplicar essa técnica em um furo de um cano tendo uma porção curvada.
Petição 870190048625, de 24/05/2019, pág. 10/29
3/18 [008] Ao invés de um método de jato-percussão, por exemplo, a
Publicação do Pedido de Patente Japonesa Não examinado N° 2002137166 propôs uma técnica em que um estresse residual compressivo é produzido em uma superfície interna de um furo de um cano pelo uso de um aparelho de aumento de superfície. No aparelho de aumento de superfície dessa técnica, uma porção de eixo e um elemento de colisão conectado a mesma são girados, e o elemento de colisão é colidido na superfície interna no furo do cano. Entretanto, em consideração ao uso prático, é difícil realizar essa técnica.
Descrição da invenção [009] Um objetivo da presente invenção é proporcionar um elemento de reflexão para o jato-percussão e um método de jatopercussão tendo o elemento de reflexão, que podem melhorar a utilidade e a versatilidade e que podem ser facilmente usados em uma superfície interna de um furo de uma porção curvada de um cano. [0010] De acordo com um aspecto da presente invenção, um elemento de reflexão para jato-percussão é usado para refletir os projéteis projetados no jato-percussão. O elemento de reflexão inclui: um fio, uma porção de reflexão que é fornecida ao redor do fio e reflete os projéteis, uma porção de guia que é fixada em ambos os lados da porção de reflexão ao redor do fio e tem um furo através do qual os projéteis passam em uma direção axial do fio.
[0011] No aspecto da presente invenção, a porção de reflexão é fornecida ao redor do fio e a porção de guia é fixada em ambos os lados da porção de reflexão ao redor do fio. Dessa maneira, quando a porção de reflexão é disposta na superfície interna no furo do cano, a porção de reflexão fica posicionada dentro de uma faixa predeterminada do eixo geométrico do cano no furo do mesmo. Quando os projéteis são projetados de uma abertura de entrada do furo do cano no qual o elemento de reflexão está disposto na superfície interna na maneira
Petição 870190048625, de 24/05/2019, pág. 11/29
4/18 acima, os projéteis alcançam a porção de reflexão através do furo da porção de guia no lado de entrada, e os mesmos são dessa maneira refletidos para a superfície interna no furo do cano. Depois que os projéteis colidem na superfície interna no furo do cano, os projéteis são ejetados da abertura de saída através do furo da porção de guia no lado de saída.
[0012] Desde que os projéteis sejam refletidos pelo elemento de reflexão para a superfície interna no furo do cano dessa maneira, o fluxo dos projéteis pode ser controlado ajustando apropriadamente a posição de formação, o ângulo inclinado da superfície de reflexão da porção de reflexão e assim por diante. Dessa maneira, o jatopercussão pode ser executado sobre uma porção desejada da superfície interna no furo do cano. Quando o fio é movido na superfície interna no furo do cano na projeção dos projéteis, o jato-percussão pode ser executado sobre várias porções desejadas, ou o jato-percussão pode ser sequencialmente executado sobre uma região desejada ao longo da direção axial do furo do cano.
[0013] Os efeitos do elemento de reflexão da presente invenção podem ser maximamente exercidos quando o elemento de reflexão é usado para um cano tendo uma porção curvada. Na técnica convencional, como mostrado na figura 9, quando uma porção curvada P é formada no cano W, o fluxo dos projéteis fica posicionado de maneira excêntrica para o exterior P2 da superfície interna (isto é, o exterior P2 da superfície interna) do furo na porção curvada P pela força centrífuga ou similares. Devido a isso, o jato-percussão pode ser suficientemente executado sobre o exterior P2 da superfície interna do furo na porção curvada P, mas o interior P1 da superfície interna (isto é, o interior P1 da superfície interna) do furo na porção curvada P pode ser insuficientemente executado. Na figura 9, a direção da seta f representa o local dos projéteis passando através do exterior da superfície in
Petição 870190048625, de 24/05/2019, pág. 12/29
5/18 terna proveniente da abertura de entrada do cano W para a porção curvada P, e a direção da seta f representa o local dos projéteis passando através do interior da superfície interna proveniente da abertura de entrada do cano W para a porção curvada P.
[0014] Em contraste, como mostrado na figura 4, no elemento de reflexão 1 da presente invenção, quando a porção de reflexão 20 fornecida ao redor do fio 10 passa através da porção curvada P na projeção dos projéteis, os projéteis podem ser refletidos pela superfície de reflexão para o interior da superfície interna do furo na porção curvada ajustando apropriadamente a posição de formação da porção de reflexão, o ângulo inclinado da sua superfície de reflexão e assim por diante. Dessa maneira, desde que a tendência que os projéteis possam ser movidos para o exterior da superfície interna no furo da porção curvada P pode ser pequena, a condição processada da superfície interna do cano W pode ser uniforme. Como um resultado, o afinamento da parede do cano W pode ser executado, o cano W pode ser forte e a redução de peso do cano W pode ser simultaneamente executada. Na figura 4, o numeral de referência 40 representa um recurso de fixação para uma porção de guia 30.
[0015] No elemento de reflexão 1 da presente invenção, a fim de obter os efeitos acima pelo jato-percussão, a função da porção de guia 30 é importante quando a porção de guia 30 passa através da porção curvada P. Se a porção de guia 30 não é fornecida em ambos os lados da porção de reflexão 20 ao redor do fio 10, a porção de reflexão 20 fica posicionada de maneira excêntrica para o interior da superfície interna do furo na porção curvada P da mesma maneira que o local do fio 10 mostrado na figura 8 quando passando através da porção curvada P. Devido a isso, o espaço é pequeno entre a porção de reflexão 20 e o interior da superfície interna do furo da porção curvada P, de modo que seja difícil obter os efeitos de reflexão pela porção de reflePetição 870190048625, de 24/05/2019, pág. 13/29
6/18 xão 20.
[0016] Em contraste, no elemento de reflexão do elemento de reflexão, como mostrado na figura 4, desde que a porção de guia 30 seja fixada em ambos os lados da porção de reflexão 20 ao redor do fio 10, o local da porção de reflexão 20 quando passando através da porção curvada P pode ser ajustado em uma posição desejada (por exemplo, uma posição próxima ao centro do diâmetro interno do furo na porção curvada P) ajustando apropriadamente a posição de formação da porção de reflexão, o ângulo inclinado da sua superfície de reflexão e assim por diante. Portanto, os efeitos de reflexão pela porção de reflexão 20 podem ser obtidos, de modo que os efeitos acima pelo jatopercussão possam ser obtidos.
[0017] Nessa modalidade, o jato-percussão pode ser executado efetivamente sobre as posições desejadas da superfície interna no furo do cano e esse efeito pode ser obtido usando a estrutura simples em que a porção de reflexão e a porção de guia são fornecidas ao redor do fio. Desde que o movimento da porção de reflexão e da porção de guia no furo do cano possa ser executado usando o fio, é desnecessário mudar a quantidade de projeção dos projéteis de acordo com a forma do cano. Como resultado, a utilidade e a versatilidade podem ser melhoradas e o elemento de reflexão pode ser usado facilmente na superfície interna no furo do cano tendo a porção curvada.
[0018] De acordo com uma modalidade preferida da presente invenção, o elemento de reflexão pode usar várias construções a fim de executar o jato-percussão efetivamente. Por exemplo, a porção de reflexão pode ser fornecida de modo giratório ao redor do fio. Nesse aspecto, a porção de reflexão pode girar apropriadamente ao redor do fio quando recebendo os impactos pelos projéteis, pressão do gás ou similares, a reflexão pela porção de reflexão pode ser eficientemente executada.
Petição 870190048625, de 24/05/2019, pág. 14/29
7/18 [0019] De acordo com outro aspecto da presente invenção, um método de jato-percussão inclui o elemento de reflexão da presente invenção e o elemento de reflexão reflete os projéteis para a superfície interna do cano. No aspecto da presente invenção, os mesmos efeitos que esses do elemento de reflexão da presente invenção podem ser obtidos.
[0020] De acordo com uma modalidade preferida da presente invenção, o método de jato-percussão pode usar várias construções a fim de executar o jato-percussão efetivamente. Por exemplo, no método de jato-percussão, o furo do cano pode ter duas aberturas em ambos os lados do cano. Na projeção dos projéteis, os projéteis podem ser injetados de uma (abertura de entrada) das aberturas para a superfície interna usando um dispositivo de injeção, e os projéteis ejetados de outra (abertura de saída) das aberturas podem ser coletados por um dispositivo de coleta. Nesse caso, a quantidade do gás coletado pelo dispositivo de coleta é controlada desejavelmente para não ser menor do que a quantidade de gás injetado pelo dispositivo de injeção. Em geral, a velocidade de movimento dos projéteis pode ser diminuída de acordo com o movimento dos projéteis se movendo da abertura de entrada para a abertura de saída na passagem ao longo da superfície interna do furo do cano. Entretanto, no aspecto acima da presente invenção, desde que a quantidade do gás coletado pelo dispositivo de coleta é controlada para não ser menor do que a quantidade do gás injetado pelo dispositivo de projeção de projétil, a diminuição na velocidade do movimento dos projéteis na superfície interna no furo do cano pode ser inibida, de modo que o jato-percussão pode ser executado efetivamente.
Efeitos da invenção [0021] De acordo com o elemento de reflexão para o jatopercussão e o método de jato-percussão que o utiliza, a utilidade e a
Petição 870190048625, de 24/05/2019, pág. 15/29
8/18 versatilidade podem ser melhoradas, e o elemento de reflexão pode ser usado facilmente na superfície interna no furo do cano tendo a porção curvada.
Breve descrição dos desenhos [0022] A figura 1 é uma vista em perspectiva mostrando uma estrutura de um elemento de reflexão de uma modalidade de acordo com a presente invenção.
[0023] A figura 2 é uma vista frontal mostrando uma porção de reflexão de um elemento de reflexão mostrado na figura 1.
[0024] A figura 3 é uma vista frontal mostrando uma porção de guia de um elemento de reflexão mostrado na figura 1.
[0025] A figura 4 é uma vista do corte transversal mostrando um exemplo de uma condição na qual o elemento de reflexão da presente invenção passa através de uma porção curvada de um cano.
[0026] A figura 5 é uma vista frontal mostrando uma construção esquemática de um aparelho de jato-percussão usando o elemento de reflexão de uma modalidade de acordo com a presente invenção.
[0027] A figura 6 é um diagrama explicando um ponto de medição no qual um estresse residual é medido em um cano.
[0028] A figura 7 é um gráfico mostrando os resultados do estresse residual medido em cada ponto de medição de um cano.
[0029] A figura 8 é uma vista do corte transversal mostrando o local de um fio em uma porção curvada do cano.
[0030] A figura 9 é uma vista do corte transversal explicando o local dos projéteis em uma porção curvada do cano no jato-percussão convencional.
Explicação dos numerais de referência [0031] O numeral de referência 1 representa um elemento de reflexão, o numeral de referência 10 representa um fio, o numeral de referência 20 representa uma porção de reflexão, o numeral de referên
Petição 870190048625, de 24/05/2019, pág. 16/29
9/18 cia 30 representa uma porção de guia, o numeral de referência 33 representa um furo de passagem do projétil, o numeral de referência 120 representa um dispositivo de projeção de projétil (dispositivo de injeção), o numeral de referência 170 representa um dispositivo de coleta (dispositivo de coleta), o símbolo de referência P representa uma porção curvada e o símbolo de referência W representa um cano.
Melhor modo para execução da invenção
1. Construção da modalidade
A. Construção do elemento de reflexão [0032] Uma modalidade da presente invenção será explicada a seguir com referência aos desenhos. A figura 1 é uma vista em perspectiva mostrando uma estrutura de um elemento de reflexão 1 de uma modalidade de acordo com a presente invenção. A figura 2 é uma vista frontal mostrando uma porção de reflexão 20 do elemento de reflexão 1 mostrado na figura 1. A figura 3 é uma vista frontal mostrando uma porção de guia 30 do elemento de reflexão 1 mostrado na figura 1. O elemento de reflexão 1 é equipado com um fio 10. A porção de reflexão 20 refletindo os projéteis é fornecida de maneira giratória ao redor do fio 10. As porções de guia 30 guiando a porção de reflexão 20 são fixadas em ambos os lados da porção de reflexão 20 ao redor do fio 10. Por exemplo, um pino de conformar 40 é usado como um meio para fixação da porção de guia 30 no fio 10. O fio 10 é um fio hiperelástico ou similar, que é desejavelmente resistente ao desgaste e é elástico de modo a se mover em um cano curvado.
[0033] Como mostrado na figura 2, por exemplo, o elemento de reflexão 20 tem um furo do fio 21 e porções de palheta 22. O fio 10 penetra no furo do fio 10. As porções de palheta 22 se estendem a partir do furo do fio 21 para o exterior da direção radial. Por exemplo, as porções de palheta 22 são simétricas de maneira rotacional com relação ao furo do fio 21. Por exemplo, o número das porções de pa
Petição 870190048625, de 24/05/2019, pág. 17/29
10/18 lheta 22, que são separadas por 90 graus, é quatro. Cada porção de palheta 22 tem uma porção de extremidade frontal 22A, uma porção afilada 22B e uma porção de extremidade posterior 22C. A porção de extremidade posterior 22C tem uma seção transversal mais larga do que essa da porção de extremidade frontal 22A. A porção afilada 22B tem uma superfície inclinada que conecta suavemente a porção de extremidade frontal 22A e a porção de extremidade posterior 22C, e a porção afilada 22B é mais grossa da porção de extremidade frontal 22A para a porção de extremidade posterior 22C. A superfície inclinada da porção afilada 22B funciona como uma superfície de reflexão para refletir os projéteis.
[0034] A porção de guia 30 tem um furo do fio 31, porções de suporte 32 e furos de passagem do projétil 33. As porções de suporte 32 se estendem do furo do fio 31 para o exterior da direção do raio. Os furos de passagem do projétil 33 são formados entre as porções de suporte 32. Por exemplo, as porções de suporte 32 são simétricas de maneira rotacional em relação ao furo do fio 31. Por exemplo, o número das porções de suporte 32, que são separadas por 120 graus, é três. Espaços abertos são formados como os furos de passagem do projétil 33 entre as porções de suporte 32 próximas entre si. A porção de guia 30 tem desejavelmente um diâmetro maior do que esse da porção de reflexão 20. Desde que a porção de guia 30 seja fixada pelo pino de conformar 40, o movimento da porção de guia 30 em uma direção axial do fio 10 é impedido mesmo quando a porção de guia 30 recebe impactos por projéteis, pressão do gás ou similares. O pino de conformar 40 próximo a ambos os lados da porção de reflexão 20 restringe o movimento da porção de reflexão 20 na direção axial do fio 10 dentro de uma distância predeterminada.
[0035] O elemento de reflexão 1 é um exemplo do elemento de reflexão da presente invenção. O elemento de reflexão 1 não é limita
Petição 870190048625, de 24/05/2019, pág. 18/29
11/18 do ao aspecto acima e o mesmo pode ser modificado dentro da faixa da presente invenção. Por exemplo, a porção de reflexão 20 pode ser fixada por um recurso de fixação (por exemplo, o pino de conformar 40). Nesse aspecto, mesmo quando a porção de reflexão 20 recebe impactos por projéteis, pressão do gás ou similares, a rotação da porção de reflexão 20 ao redor do fio 10 é impedida, e o movimento da porção de reflexão 20 em uma direção axial do fio 10 é impedido. A forma da porção de palheta 22 pode ser simétrica de modo rotacional e, por exemplo, a mesma é cônica. Alternativamente, a forma da porção de palheta 22 pode ter uma superfície de reflexão virada para uma direção predeterminada. A porção de palheta 22 tem uma forma para refletir os projéteis em uma direção desejada e a direção de reflexão é determinada quer a porção de reflexão 20 seja fixada no fio 10 ou não, e é determinada ajustando apropriadamente a posição de formação, o ângulo inclinado da superfície de reflexão da porção de palheta 22 e assim por diante.
[0036] Por exemplo, a porção de guia 30 pode ser formada de modo que os projéteis possam passar através da mesma. O número das porções de guia 30 pode ser plural, se necessário. Nesse caso, cada posição das porções de guia 30 é apropriadamente definida. Por exemplo, um recurso para fixação da porção de guia 30 no fio 10 pode não ser limitado ao pino de conformar 40 e o mesmo pode ser outro recurso.
B. Construção do aparelho de jato-percussão [0037] Um aparelho de jato-percussão 100 usando o elemento de reflexão 1 será explicado principalmente com referência à figura 5. A figura 5 é uma vista frontal mostrando uma construção esquemática do aparelho de jato-percussão 100 usando o elemento de reflexão 1. Por exemplo, o aparelho de jato-percussão 100 é um aparelho de jatopercussão do tipo de pressão direta no qual os projéteis são injetados
Petição 870190048625, de 24/05/2019, pág. 19/29
12/18 e transportados por um gás compressivo. O aparelho de jatopercussão 100 é equipado com um pedestal de fixação 110, um dispositivo de projeção de projétil 120, uma porção transportadora de projétil 130, uma porção de projeção de projétil 140, uma porção de separação 150, uma porção de coleta de projétil 160, um dispositivo de coleta 170, um mecanismo transportador de fio 180 e uma porção de ejeção do fio 190. Na figura 5, as direções da seta mostram a direção de fluxo dos projéteis.
[0038] Por exemplo, um estabilizador oco como o cano W é fixado no pedestal de fixação 110. O estabilizador oco tem uma porção de torção N, porções de braço O e porções curvadas P. A porção de torção N é fixada no pedestal de fixação 110. As porções de braço O se estendem para baixo de ambos os lados da porção de torção N. As porções curvadas conectam a porção de torção N e as porções de braço O. O elemento de reflexão 1 é disposto em um furo do cano W. No elemento de reflexão 1, uma porção de extremidade frontal do fio 10 fica posicionada no mecanismo transportador do fio 180 e a porção de reflexão 20 fica posicionada em um lado da abertura de entrada do furo do cano W. Na porção de reflexão 20, a porção de extremidade frontal 22A fica posicionada para o lado da abertura de entrada do furo do cano W, a porção da extremidade posterior 22C fica posicionada para um lado da abertura de saída do furo do cano W e a superfície de reflexão da porção afilada 22B fica inclinada para o lado da abertura de entrada do furo do cano W.
[0039] O dispositivo de projeção do projétil 120 injeta projéteis por um gás compressivo. Na porção transportadora do projétil 130, o dispositivo de coleta 170, o dispositivo de projeção do projétil 120 e a porção de projeção do projétil 140 são conectados e os projéteis são transportados entre os mesmos através da porção transportadora do projétil 130. A porção de projeção do projétil 140 conecta a abertura de
Petição 870190048625, de 24/05/2019, pág. 20/29
13/18 entrada do furo do cano W e a porção transportadora do projétil 130. Na porção de separação 150, os projéteis e o elemento de reflexão 1 são separados, os projéteis são coletados na porção de coleta 160 e o elemento de reflexão 1 é coletado para o mecanismo transportador do fio 180.
[0040] A porção de coleta do projétil 160 conecta a porção de separação 150 e o dispositivo de coleta 170. Os projéteis ejetados da abertura de saída do cano W são transportados para o dispositivo de coleta 170 através da porção de coleta do projétil 160. O dispositivo de coleta 170 remove a poeira misturada com os projéteis e o mesmo transporta os projéteis para o dispositivo de projeção do projétil 120. Nesse caso, a quantidade do gás coletado pelo dispositivo de coleta 170 é desejavelmente controlada para ser maior que a quantidade do gás injetado pelo dispositivo de projeção do projétil 120. O mecanismo transportador do fio 180 tem lagartas 181 e 182 viradas uma para a outra. No mecanismo transportador do fio 180, as lagartas 181 e 182 mantêm o fio 10 do elemento de reflexão 1 e os mesmos giram em uma direção predeterminada, de modo que o fio 10 seja transportado para a porção de ejeção do fio 190.
[0041] O aparelho de jato-percussão 100 é um exemplo de um aparelho usando o elemento de reflexão da presente invenção, e o aparelho de jato-percussão 100 pode ser outro aparelho que possa usar o elemento de reflexão da presente invenção. O cano W não é para ser limitado a um estabilizador oco e ele pode ser um cano metálico (por exemplo, uma mola oca) tendo um furo.
2. Ação da modalidade [0042] A ação do aparelho de jato-percussão 100 será explicada a seguir com referência às figuras 1 a 5. No aparelho de jato-percussão 100, a projeção dos projéteis é executada sobre a superfície interna no furo do cano W enquanto a porção de reflexão 20 do elemento de re
Petição 870190048625, de 24/05/2019, pág. 21/29
14/18 flexão 1 é movida ao longo da superfície interna no furo do cano W, como descrito a seguir.
[0043] Quando o dispositivo de projeção de projétil 120 injeta projéteis por um gás compressivo, os projéteis são projetados da abertura de entrada do furo do cano W através da porção transportadora de projétil 130 e da porção de projeção do projétil 140. Embora os projéteis projetados sejam refletidos para a superfície interna no furo pelo elemento de reflexão 1, os projéteis se movem no furo e os mesmos são ejetados da abertura de saída do furo do cano W. Os projéteis ejetados são coletados para a porção de coleta do projétil 160 e os mesmos são transportados para o dispositivo de coleta 170. Depois que a poeira misturada com os projéteis transportados é removida pelo dispositivo de coleta 170, os projéteis são transportados para o dispositivo de projeção do projétil 120 e os mesmos são reutilizados para a projeção a partir daí.
[0044] Nessa projeção dos projéteis, o elemento de reflexão 1 é movido na superfície interna no furo do cano W. Depois do início da projeção dos projéteis, o fio 10 do elemento de reflexão 1 é transportado para a porção de ejeção do fio 190 pelo mecanismo transportador de fio 180. Portanto, a porção de reflexão 20 do elemento de reflexão 1 é movida na superfície interna no furo do cano W a partir da abertura de entrada do furo do cano W para a sua abertura de saída.
[0045] Nesse caso, os projéteis, que são projetados para a superfície interna no furo do cano W, alcançam a porção de reflexão 20 através dos furos de passagem do projétil 33 da porção de guia 30 do lado de entrada e os mesmos são refletidos para a superfície interna no furo do cano W. Em particular, na modalidade, desde que a porção de reflexão 20 seja proporcionada de modo giratório, a porção de reflexão 20 gira apropriadamente quando recebendo os impactos pelos projéteis, pressão do gás ou similares. Desde que as porções de pa
Petição 870190048625, de 24/05/2019, pág. 22/29
15/18 lheta 22 do elemento de reflexão 1 sejam formadas para serem simétricas de modo rotacional com relação ao eixo geométrico do fio 10, os projéteis são aleatoriamente refletidos para a superfície interna no furo do cano W pela superfície de reflexão da porção afilada 22B da porção de palheta 22. Esses projéteis são ejetados da abertura de saída do furo do cano W através dos furos de passagem do projétil 33 depois de colididos com a superfície interna no furo do cano W.
[0046] A porção de reflexão 20 é guiada pela porção de guia 30, que é fornecida em ambos os lados da porção de reflexão 20, de modo a ficar posicionada dentro de uma faixa predeterminada a partir do eixo geométrico do cano W no furo do cano W. Nesse caso, por exemplo, o eixo geométrico da porção de reflexão 20 fica posicionado dentro da região próxima do eixo geométrico do cano W. Em particular, essa orientação pela porção de guia 30 é vantajosa para o caso no qual a porção de reflexão 20 passa através da porção curvada P como mostrado na figura 4. Dessa maneira, desde que os projéteis sejam refletidos para o interior da superfície interna no furo do cano W pela superfície de reflexão da porção afilada 22B da porção de palheta 22, a tendência que os projéteis possam ser movidos para o exterior da superfície interna no furo na porção curvada P pode ser pequena. Esse efeito pode ser obtido com segurança no caso no qual a porção de guia 30 tem um diâmetro maior do que esse da porção de reflexão 20.
[0047] Como descrito acima, a projeção dos projéteis é executada sobre a superfície interna no furo do cano W enquanto a porção de reflexão 20 do elemento de reflexão 1 é movida na superfície interna no furo do cano W. Dessa maneira, desde que o jato-percussão pode ser executado sobre a superfície geral do furo do cano W, a condição processada da superfície interna do cano W possa ser uniforme. Como resultado, desde que o afinamento da parede do cano W pode ser executado, o cano W pode ser forte e a redução de peso do cano W
Petição 870190048625, de 24/05/2019, pág. 23/29
16/18 pode ser executada simultaneamente.
[0048] Nessa modalidade, o jato-percussão pode ser executado efetivamente sobre as posições desejadas da superfície interna no furo do cano W e esse efeito pode ser obtido usando a estrutura simples em que a porção de reflexão 20 e a porção de guia 30 são fornecidas ao redor do fio 10. Desde que o movimento da porção de reflexão 20 e da porção de guia 30 no furo do cano W possa ser executado usando o fio 10, é desnecessário mudar a quantidade de projeção dos projéteis de acordo com a forma do cano W. Como resultado, a utilidade e a versatilidade podem ser melhoradas e o elemento de reflexão 1 pode ser usado facilmente na superfície interna no furo do cano W tendo a porção curvada.
[0049] Em particular, desde que a porção de reflexão 20 seja fornecida de modo giratório ao redor do fio 10, a porção de reflexão 20 pode girar apropriadamente ao redor do fio 10 quando recebendo os impactos por projéteis, pressão do gás ou similares, de modo que a eficiência da reflexão possa ser melhorada. Desde que a quantidade do gás coletado pelo dispositivo de coleta 170 seja controlada para ser maior do que a quantidade do gás injetado pelo dispositivo de projeção do projétil 120, a diminuição na velocidade do movimento na superfície interna no furo do cano W pode ser inibida, de modo que o jatopercussão possa ser efetivamente executado.
[0050] A explicação da modalidade de acordo com a presente invenção usa o aspecto no qual a porção de reflexão 20 é movida sequencialmente na superfície interna no furo do cano W, e a presente invenção não é limitada a esse aspecto e várias modificações podem ser usadas. Por exemplo, a porção de reflexão é parada na superfície interna no furo do cano W e a projeção dos projéteis é executada. Dessa maneira, o jato-percussão pode ser executado sobre a posição desejada na superfície interna no furo do cano W. Além disso, essa
Petição 870190048625, de 24/05/2019, pág. 24/29
17/18 ação é repetida, de modo que o jato-percussão possa ser executado sobre várias posições desejadas na superfície interna no furo do cano W.
Exemplo [0051] A modalidade da presente invenção será explicada a seguir com referência ao exemplo. Em um exemplo da presente invenção, o aparelho de jato-percussão mostrado na figura 5 foi usado e o jatopercussão foi executado sobre a superfície interna no furo do cano W que é um estabilizador, enquanto o elemento de reflexão da presente invenção mostrado na figura 1 foi movido no mesmo. Em um exemplo comparativo, o aparelho de jato-percussão mostrado na figura 5 foi usado e o jato-percussão foi executado sobre a superfície interna no furo do cano W da mesma maneira como no exemplo, exceto que o elemento de reflexão da presente invenção não foi usado. A dureza do estabilizador oco foi de aproximadamente HRC (dureza Rockwell escala C) 40. O fio do elemento de reflexão era um fio cortado tendo um diâmetro de 0,67 mm.
[0052] No exemplo e no exemplo comparativo, a medição do estresse residual foi executada nos canos W submetidos a jatopercussão. Como mostrado na figura 6, os pontos de medição eram os pontos externos e os pontos internos na superfície interna mostrada pelas marcas A a C da porção curvada P no lado da entrada, e os pontos de medição eram os pontos externos e os pontos internos na superfície interna mostrada pelas marcas D a F da porção curvada P no lado de saída. Cada direção de seta na figura 6 mostra o lado da projeção do projétil e o lado da ejeção do projétil.
[0053] No exemplo, como mostrado na figura 7, o estresse residual compressivo -300 MPa a -600 MPa foi provido em todos os pontos externos e os pontos internos na superfície interna mostrada pelas marcas A a F da porção curvada P. Em contraste, no exemplo compa
Petição 870190048625, de 24/05/2019, pág. 25/29
18/18 rativo, o estresse residual compressivo produzido em todos os pontos externos e os pontos internos na superfície interna mostrados pelas marcas A a F da porção curvada P era aproximadamente zero.
[0054] Como confirmado pelos resultados acima, quando os projéteis foram projetados para o cano tendo a porção curvada usando o elemento de reflexão da presente invenção, o jato-percussão pôde ser executado sobre o interior da superfície interna no furo da porção curvada tão efetivamente quanto sobre o exterior da superfície interna do mesmo. Dessa maneira, foi confirmado que o elemento de reflexão da presente invenção pôde melhorar o tempo de duração da superfície interna no furo do cano e a sua durabilidade, e o mesmo pôde, dessa maneira, obter os efeitos da presente invenção. No exemplo, o cano W não era limitado ao estabilizador oco e o mesmo pode ser uma mola espiral oca.

Claims (6)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Elemento de reflexão (1) para jato-percussão, que é usado para refletir os projéteis projetados no jato-percussão, compreendendo:
    um fio (10); e uma porção de reflexão (20) que é fornecida ao redor do fio (10) e reflete os projéteis;
    caracterizado pelo fato de que uma porção de guia (30) que é fixada em ambos os lados da porção de reflexão (20) ao redor do fio (10) e tem um furo através do qual os projéteis passam em uma direção axial do fio (10), em que a porção de reflexão (20) é fornecida de modo giratório ao redor do fio (10).
  2. 2. Elemento de reflexão (1) para jato-percussão, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o número da porção de guia (30), fornecida em ambos os lados da porção de reflexão (20) ao redor do fio (10), é plural.
  3. 3. Método de jato-percussão, caracterizado pelo fato de que compreende:
    o elemento de reflexão (1) para jato-percussão, como definido na reivindicação 1 ou 2, em que o elemento de reflexão (1) é disposto em uma superfície interna de um furo de um cano (W), e o elemento de reflexão (1) reflete os projéteis para a superfície interna do cano (W).
  4. 4. Método de jato-percussão, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o cano (W) tem pelo menos uma dentre porções curvadas (P).
  5. 5. Método de jato-percussão, de acordo com a reivindica-
    Petição 870190048625, de 24/05/2019, pág. 27/29
    2/2 ção 3 ou 4, caracterizado pelo fato de que o fio (10) é movido na superfície interna no furo do cano (W) ao longo de uma direção axial do furo do cano (W) na projeção dos projéteis.
  6. 6. Método de jato-percussão, de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 5, caracterizado pelo fato de que o furo tem duas aberturas em ambos os lados do cano (W), e na projeção dos projéteis, os projéteis são injetados a partir de uma das aberturas para a superfície interna usando um dispositivo de injeção (120), os projéteis são refletidos em direção à superfície interna no furo pela porção de reflexão (20), de modo que o jato-percussão seja executado na superfície interna no furo do cano (W), os projéteis ejetados de outra das aberturas são coletados por um dispositivo de coleta (170), e uma quantidade de gás coletada pelo dispositivo de coleta (170) é controlada para não ser menor do que uma quantidade do gás injetada pelo dispositivo de injeção (120).
BRPI0819339A 2007-11-20 2008-11-14 elemento de reflexão para jato-percussão e método de jato-percussão tendo o mesmo BRPI0819339B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2007300472A JP5066430B2 (ja) 2007-11-20 2007-11-20 ショットピーニング用反射部材およびそれを用いたショットピーニング方法
PCT/JP2008/070776 WO2009066617A1 (ja) 2007-11-20 2008-11-14 ショットピーニング用反射部材およびそれを用いたショットピーニング方法

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0819339A2 BRPI0819339A2 (pt) 2015-05-19
BRPI0819339B1 true BRPI0819339B1 (pt) 2019-10-22

Family

ID=40667440

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0819339A BRPI0819339B1 (pt) 2007-11-20 2008-11-14 elemento de reflexão para jato-percussão e método de jato-percussão tendo o mesmo

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8297092B2 (pt)
EP (1) EP2216136B1 (pt)
JP (1) JP5066430B2 (pt)
KR (1) KR101473043B1 (pt)
CN (1) CN101868325B (pt)
BR (1) BRPI0819339B1 (pt)
ES (1) ES2534475T3 (pt)
WO (1) WO2009066617A1 (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5631184B2 (ja) * 2010-12-03 2014-11-26 日本発條株式会社 中空ばねおよびその製造方法
CN103350402B (zh) * 2013-05-28 2016-05-04 武汉澳特玛车桥孝感有限公司 快速清除多弯头赛车排气管内壁氧化层的方法及其装置
JP6703022B2 (ja) 2017-03-30 2020-06-03 日本発條株式会社 中空スタビライザと、スタビライザ製造装置と、中空スタビライザの製造方法
JP6794900B2 (ja) 2017-03-30 2020-12-02 株式会社デンソー 流体通路装置の製造方法および流体通路装置
WO2019003397A1 (ja) 2017-06-28 2019-01-03 三菱製鋼株式会社 中空スタビライザーの製造方法
EP3653414B1 (en) * 2017-07-14 2023-06-28 NHK Spring Co., Ltd. Vehicle stabilizer, and shot peening jig with stabilizers
DE102018130100B4 (de) * 2018-11-28 2020-07-23 Jens-Werner Kipp Strahlverfahren und Strahlvorrichtung
DE102019201656A1 (de) 2019-02-08 2020-08-13 MTU Aero Engines AG Verfahren zum glätten einer oberfläche eines bauteils
JP7238702B2 (ja) * 2019-08-30 2023-03-14 新東工業株式会社 ショット処理装置及びショット処理方法
CN110802523B (zh) * 2019-11-14 2021-08-31 常州优越喷丸加工有限公司 一种金属表面喷丸硬化方法
BR112021026280A2 (pt) 2020-05-15 2022-03-03 Mitsubishi Steel Mfg Mola oca e método de fabricação da mesma
CN111705196B (zh) * 2020-05-29 2021-07-20 江苏大学 一种一次喷丸可实现双面加工装置
CN113832336B (zh) * 2021-10-22 2022-10-28 北京理工大学 筒类构件的残余应力消减方法

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1590573A (en) * 1923-03-20 1926-06-29 Ray F Frye Toy
US2821814A (en) * 1953-01-05 1958-02-04 J C Fennelly Company Sandblasting tool
JPH0736982B2 (ja) * 1991-11-18 1995-04-26 日本発条株式会社 板ばね目玉部のショットピーニング装置
DK0574771T3 (da) * 1992-06-19 1997-10-27 Ivan Markocic Stråleslibeindretning
WO1994020263A1 (en) * 1993-03-03 1994-09-15 Wp-System Aktiebolag Blast-cleaning system
JPH07276232A (ja) 1994-04-01 1995-10-24 Osaka Gas Co Ltd 合成樹脂ライニング管路のクリーニング方法
DE29807792U1 (de) * 1998-04-30 1999-09-09 Kipp Vorrichtung zum Abstrahlen der Innenflächen von Rohren
EP1035947B1 (de) * 1997-12-05 2002-01-16 KIPP, Jens-Werner Strahlverfahren zum reinigen von rohren
JP4059421B2 (ja) * 2000-10-31 2008-03-12 新東工業株式会社 ショットピ−ニング装置
DE10132451A1 (de) * 2001-07-04 2003-01-30 Bosch Gmbh Robert Vorrichtung zum Abtragen von einem im Inneren eines Werkstücks angeordneten Material
JP3321153B1 (ja) * 2001-08-17 2002-09-03 有信株式会社 清掃・研磨・下地処理装置及び方法
JP2004074309A (ja) * 2002-08-12 2004-03-11 Ishikawajima Harima Heavy Ind Co Ltd ショット投射方法
EP1398112B1 (de) * 2002-09-11 2005-11-09 Baiker AG Einrichtung und Verfahren zur Strahlbehandlung von Kanalinnenwänden
CN1986161A (zh) 2005-12-23 2007-06-27 上海汽车股份有限公司中国弹簧厂 空心稳定杆的内壁喷丸方法

Also Published As

Publication number Publication date
JP5066430B2 (ja) 2012-11-07
KR20100091190A (ko) 2010-08-18
CN101868325A (zh) 2010-10-20
BRPI0819339A2 (pt) 2015-05-19
WO2009066617A1 (ja) 2009-05-28
EP2216136A4 (en) 2012-10-10
CN101868325B (zh) 2015-12-16
US8297092B2 (en) 2012-10-30
JP2009125827A (ja) 2009-06-11
US20100281938A1 (en) 2010-11-11
EP2216136B1 (en) 2015-01-07
EP2216136A1 (en) 2010-08-11
ES2534475T3 (es) 2015-04-23
KR101473043B1 (ko) 2014-12-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0819339B1 (pt) elemento de reflexão para jato-percussão e método de jato-percussão tendo o mesmo
ES2314968T3 (es) Conjunto de piston neumatico para un conjunto desviador.
EP3043056B1 (en) Exhaust duct for a gas turbine engine
JP4993442B2 (ja) 強い圧力波を分流するためのパルスデトネーション装置
CN1078664C (zh) 双门式推力换向器装置
US8894004B1 (en) Folding articulating wing mechanism
US8973504B2 (en) Bullet including an air-guiding recess
ES2538263T3 (es) Cierre de tetones giratorios y arma
US20090075558A1 (en) Toy vehicle track set
JP2007010308A5 (pt)
US7913763B2 (en) Washing a cylindrical cavity
ES2930403T3 (es) Cabezal abrasivo de múltiples boquillas
JP4274292B2 (ja) パチンコ機における玉戻り防止装置
RU2184261C2 (ru) Осесимметричное сверхзвуковое реактивное сопло с изменением ориентации с помощью управляемого кольца
JP4519162B2 (ja) 内燃機関
CN104100404A (zh) 具有带有空气转向突起的进气管道的内燃发动机汽缸盖
JP2010043837A5 (pt)
JP2015523501A (ja) ノズルから出る流れを軸外に向けることによる、燃料放出の方向付け
JP2003517126A (ja) 個々に取り外し及び可逆挿入可能なスチームタービンノズル
CN106965914A (zh) 一种高速后方喷射及一体旋转方式的船舶用推进装置
EP3189220B1 (en) Multicylinder internal combustion engine with exhaust manifold
JPH11208206A (ja) スポーク挿入装置
KR200407139Y1 (ko) 유체의 흐름 확인장치
KR840000695A (ko) 공기분사식직기에 있어서 위입방법 및 그 장치
EP3067119A1 (en) Long-distance fluid ejection apparatus

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 22/10/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.