BRPI0816981B1 - método de operação para um trem de laminação, dispositivo de controle de um trem de laminação com múltiplas cadeiras e trem de laminação. - Google Patents
método de operação para um trem de laminação, dispositivo de controle de um trem de laminação com múltiplas cadeiras e trem de laminação. Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0816981B1 BRPI0816981B1 BRPI0816981A BRPI0816981A BRPI0816981B1 BR PI0816981 B1 BRPI0816981 B1 BR PI0816981B1 BR PI0816981 A BRPI0816981 A BR PI0816981A BR PI0816981 A BRPI0816981 A BR PI0816981A BR PI0816981 B1 BRPI0816981 B1 BR PI0816981B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- chair
- strip
- front part
- lamination
- outlet side
- Prior art date
Links
Classifications
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B21—MECHANICAL METAL-WORKING WITHOUT ESSENTIALLY REMOVING MATERIAL; PUNCHING METAL
- B21B—ROLLING OF METAL
- B21B37/00—Control devices or methods specially adapted for metal-rolling mills or the work produced thereby
- B21B37/68—Camber or steering control for strip, sheets or plates, e.g. preventing meandering
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B21—MECHANICAL METAL-WORKING WITHOUT ESSENTIALLY REMOVING MATERIAL; PUNCHING METAL
- B21B—ROLLING OF METAL
- B21B2263/00—Shape of product
- B21B2263/02—Profile, e.g. of plate, hot strip, sections
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B21—MECHANICAL METAL-WORKING WITHOUT ESSENTIALLY REMOVING MATERIAL; PUNCHING METAL
- B21B—ROLLING OF METAL
- B21B2273/00—Path parameters
- B21B2273/04—Lateral deviation, meandering, camber of product
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B21—MECHANICAL METAL-WORKING WITHOUT ESSENTIALLY REMOVING MATERIAL; PUNCHING METAL
- B21B—ROLLING OF METAL
- B21B2273/00—Path parameters
- B21B2273/12—End of product
- B21B2273/14—Front end or leading end
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B21—MECHANICAL METAL-WORKING WITHOUT ESSENTIALLY REMOVING MATERIAL; PUNCHING METAL
- B21B—ROLLING OF METAL
- B21B37/00—Control devices or methods specially adapted for metal-rolling mills or the work produced thereby
- B21B37/28—Control of flatness or profile during rolling of strip, sheets or plates
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Control Of Metal Rolling (AREA)
Abstract
método de operação para um trem de laminação, dispositivo de controle de um trem de laminação com múltiplas cadeiras e trem de laminação a presente invenção refere-se a um trem de laminação com múltiplas cadeiras de laminação, uma tira (2) passa sucessivamente através das cadeiras de laminação (1) individuais. a tira (2), - sempre como vista em relação a uma linha central de laminação (7) é passada por cada uma das cadeiras de laminação (1) com um respectivo deslocamento da parte frontal (v) conhecido e com um respectivo passo da parte frontal no lado de entrada (se) conhecido, e, portanto, a parte frontal (8) da tira (2) sai da respectiva cadeira de laminação (1) com o respectivo deslocamento da parte frontal (v), com um respectivo passo da parte frontal no lado de saída (sa) e com uma respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída (k). o respectivo passo da parte frontal no lado de saída (sa) é determinado baseado no respectivo passo da parte frontal no lado de entrada (se) e na respectiva redução de passe que acontece na respectiva cadeira de laminação (1). a respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída (k) da tira (2) é determinada baseada nos respectivos dados medidos e nos respectivos dados adicionais. a respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída (k) é utilizada para determinar uma respectiva intervenção de controle (s) para a respectiva cadeira de laminação (1), e/ou para a cadeira de laminação (1) disposta diretamente a jusante da respectiva cadeira de laminação (1) e para acionar a cadeira de laminação (1) correspondente de acordo com a respectiva intervenção de controle (s) determinada.
Description
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para MÉTODO DE OPERAÇÃO PARA UM TREM DE LAMINAÇÃO, DISPOSITIVO DE CONTROLE DE UM TREM DE LAMINAÇÃO COM MÚLTIPLAS CADEIRAS E TREM DE LAMINAÇÃO.
[001] A presente invenção refere-se a um método de operação para um trem de laminação que possui uma pluralidade de cadeiras de laminação através das quais uma tira passa sucessivamente, a tira sempre como vista em relação a uma linha central de laminação sendo passada dentro de cada uma das cadeiras de laminação com um respectivo deslocamento da parte frontal conhecido e um respectivo passo da parte frontal no lado de entrada conhecido, de modo que uma parte frontal de tira da tira é escoada a partir da respectiva cadeira de laminação com o respectivo deslocamento da parte frontal, com um respectivo passo da parte frontal no lado de saída e com uma respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída.
[002] A presente invenção adicionalmente refere-se a um programa de computador que possui um código de máquina que pode ser executado diretamente por um dispositivo de controle de um trem de laminação com múltiplas cadeiras, e a execuções do mesmo via o dispositivo de controle tem o efeito de que o dispositivo de controle opera o trem de laminação de acordo com tal método de operação.
[003] A presente invenção adicionalmente refere-se a um meio de dados possuindo um programa de computador do tipo descrito acima armazenado no meio de dados.
[004] Adicionalmente, a presente invenção refere-se a um dispositivo de controle de um trem de laminação com múltiplas cadeiras, o dispositivo de controle sendo configurado de modo tal que ele opera o trem de laminação de acordo com um método de operação descrito acima.
[005] Finalmente, a presente invenção refere-se a um trem de
Petição 870190034984, de 12/04/2019, pág. 4/41
2/28 laminação, no qual o trem de laminação possui uma pluralidade de cadeiras de laminação através das quais uma tira passa sucessivamente, e no qual o trem de laminação possui um dispositivo de controle do tipo descrito acima de modo que quando em operação, o trem de laminação é operado de acordo com um método de operação do tipo descrito acima.
[006] Quando uma tira está sendo laminada, podem ocorrer diferenças de tensão entre as bordas da tira. Uma das causas principais das diferenças de tensão é uma cunha no perfil da tira. Uma cunha no perfil da tira pode ter uma pluralidade de causas. Assim, por exemplo, a tira pode já ter um perfil em formato de cunha antes de ser laminada. Alternativamente, a cunha pode ser causada pela laminação na abertura dos cilindros de trabalho. Várias causas entram em discussão para conceder para a tira um perfil em formato de cunha. Por exemplo, a tira pode ter uma distribuição de temperatura em formato de cunha e a tira pode entrar na abertura dos cilindros de trabalho de forma excêntrica, ou a própria abertura dos cilindros de trabalho pode ser em formato de cunha. Combinações destas (e de outras) também são possíveis.
[007] É conhecido na técnica anterior ter as diferenças de tensão ocorrendo na tira pela disposição entre duas respectivas cadeiras de um elevador de circuito que é equipado com transdutores de força em ambos os braços laterais. Entretanto, os elevadores de circuito convencionais somente possuem medição de força lateral e, portanto, fornecem somente uma força total, mas não uma força diferencial entre as duas bordas da tira. Portanto, a distribuição de tensão na tira é desconhecida sem um elevador de circuito com sensores de força em ambos os lados. Portanto, é impossível predizer a direção na qual é tira é desviada quando a parte de baixo de tira corre para fora de uma das cadeiras de laminação. Entretanto, particularmente nas cadeiras
Petição 870190034984, de 12/04/2019, pág. 5/41
3/28 traseiras de um trem de laminação com múltiplas cadeiras, um ajuste do valor da conexão giratória ou de outros elementos de controle da cadeira de laminação disposta diretamente a jusante da respectiva cadeira de laminação não é possível rápido o suficiente de modo a impedir a parte de baixo de tira de bater contra uma guia lateral do trem de laminação.
[008] Adicionalmente, é conhecido na técnica anterior um controlador do trem de laminação para rastrear visualmente a parte frontal de tira à medida que a tira esta sendo passada e - de acordo com sua impressão pessoal de posição da tira e de ondulação da tira - estabelecer o ajuste da cadeira de laminação correntemente sendo atravessada pela parte frontal de tira (em particular, uma posição de rotação dos cilindros).
[009] O objetivo da presente invenção consiste em proporcionar opções por meio das quais seja possível detectar e/ou evitar uma cunha na tira, e/ou, seja possível detectar e/ou evitar diferenças de tensão entre as bordas da tira, sem isto exigir um elevador de circuito com aquisição de força em ambos os lados.
[0010] O objetivo é alcançado em termos de engenharia de processo por um método de operação possuindo os aspectos de acordo com a invenção. Refinamentos vantajosos do método de operação são para ser reunidos a partir das concretizações.
[0011] De acordo com a invenção, é proporcionado no caso de um método de operação do tipo descrito no começo
- no qual o respectivo passo da parte frontal no lado de saída é determinado com o auxílio do respectivo passo da parte frontal no lado de entrada da respectiva redução de passe acontecendo na respectiva cadeira de laminação,
- no qual a respectiva curvatura da parte frontal no lado da saída da tira é determinada com o auxílio dos respectivos dados medi-
Petição 870190034984, de 12/04/2019, pág. 6/41
4/28 dos e dos respectivos dados adicionais,
- no qual a respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída é utilizada para determinar uma respectiva intervenção de controle para a respectiva cadeira de laminação, e/ou para a cadeira de laminação disposta diretamente a jusante da respectiva cadeira de laminação, e
- no qual a respectiva cadeira de laminação e/ou a cadeira de laminação disposta diretamente a jusante da respectiva cadeira de laminação é / são acionadas de acordo com a respectiva intervenção de controle determinada.
[0012] Em um primeiro refinamento possível do método de operação da invenção, é proporcionado que um respectivo deslocamento da parte frontal na cadeira intermediária da parte frontal de tira seja adquirido por meio de um dispositivo de aquisição de posição disposto entre a respectiva cadeira de laminação e a cadeira de laminação disposta diretamente a jusante da respectiva cadeira de laminação, e que os respectivos dados medidos correspondam ao respectivo deslocamento da parte frontal na cadeira intermediária, e os respectivos dados adicionais correspondam ao respectivo deslocamento da parte frontal e ao respectivo passo da parte frontal no lado de saída. Com este procedimento, a curvatura da parte frontal pode ser determinada com custo compensador de um modo particularmente simples e confiável. O dispositivo de aquisição de posição pode ser projetado pelo presente de qualquer modo desejado, contanto que ele possua a funcionalidade desejada. Por exemplo, o respectivo dispositivo de aquisição de posição pode ser projetado como um scanner de linha (scanner infravermelho, scanner de linha de diodo, etc.), ou como uma câmera de geração de imagens. Outros refinamentos também são possíveis. Como uma regra, os dispositivos de aquisição de posição são do mesmo projeto que os outros. Entretanto, isto não é obrigatório. O dispositivo de
Petição 870190034984, de 12/04/2019, pág. 7/41
5/28 aquisição de posição também pode ser projetado individualmente em cada caso de região da cadeira intermediária para região de cadeira intermediária.
[0013] Por exemplo, no escopo do último refinamento mencionado da presente invenção, ou seja, no caso da presença de dispositivos de aquisição de posição entre duas cadeiras de laminação, é possível diretamente, após a aquisição do deslocamento de intermediário da parte frontal da cadeira da respectiva cadeira de laminação, determinar o deslocamento da parte frontal e o passo da parte frontal no lado de entrada para a cadeira de laminação disposta diretamente a jusante da respectiva cadeira de laminação, para determinar o comando de controle para a cadeira de laminação disposta diretamente a jusante da respectiva cadeira de laminação, e emitir o comando de controle para a cadeira de laminação disposta diretamente a jusante da respectiva cadeira de laminação pelo menos no máximo quando a parte frontal de tira é introduzida na cadeira de laminação disposta diretamente a jusante da respectiva cadeira de laminação. O comando de controle é determinado neste caso, de modo que o deslocamento da parte frontal, o passo da parte frontal no lado de saída e/ou a curvatura da parte frontal no lado de saída seja/ sejam reduzidos de modo que a tira seja centralizada - com referência à linha central de laminação.
[0014] Entretanto, é proporcionado em um refinamento preferido da presente invenção
- que o respectivo deslocamento da parte frontal, o respectivo passo da parte frontal no lado de saída e a respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída sejam armazenados,
- que após a passagem da tira dentro da última cadeira de laminação do trem de laminação, a tira localizada entre as cadeiras de laminação seja sujeita à tensão,
- que a tira - sempre como vista em relação à linha central
Petição 870190034984, de 12/04/2019, pág. 8/41
6/28 de laminação - seja introduzida dentro de cada uma das cadeiras de laminação com um respectivo deslocamento conhecido da tira e com um respectivo passo da tira no lado de entrada, e seja escoada a partir da respectiva cadeira de laminação com o respectivo deslocamento da tira, com um respectivo passo da tira no lado de saída e com uma respectiva curvatura da tira no lado de saída,
- que o respectivo passo da tira no lado de saída seja determinado com o auxílio do respectivo passo da tira no lado de entrada e a respectiva redução de passe acontecendo na respectiva cadeira de laminação,
- que um respectivo deslocamento da tira da cadeira intermediária da tira seja adquirido por meio do dispositivo de aquisição de posição disposto diretamente a jusante da respectiva cadeira de laminação,
- que a respectiva curvatura da tira no lado da saída seja determinada com o auxílio do respectivo deslocamento da tira, do respectivo passo da tira no lado de saída e do respectivo deslocamento da tira da cadeira intermediária, e
- que o respectivo deslocamento da tira, o respectivo passo da tira no lado de saída e o respectivo deslocamento da tira da cadeira intermediária também sejam utilizados para determinar a respectiva intervenção de controle.
[0015] É possível que o respectivo comando de controle seja determinado dentro do escopo do último refinamento mencionado, em particular, de um modo tal que a respectiva intervenção de controle atue contra um desvio de uma parte de baixo de tira à medida que a parte de baixo de tira é escoada a partir da respectiva cadeira de laminação.
[0016] É possível que a respectiva cadeira de laminação e/ou a cadeira de laminação disposta diretamente a jusante da respectiva ca
Petição 870190034984, de 12/04/2019, pág. 9/41
7/28 deira de laminação seja acionada em um instante correspondendo à respectiva intervenção de controle determinada na qual a tira sendo introduzida na respectiva cadeira de laminação seja sujeita à tensão. Neste caso, em princípio, é de igual valor se a respectiva cadeira de laminação ou a cadeira de laminação disposta diretamente a jusante da respectiva cadeira de laminação for acionada de acordo com a respectiva intervenção de controle determinada.
[0017] Alternativamente, é possível que a respectiva cadeira de laminação e/ou a cadeira de laminação disposta diretamente a jusante da respectiva cadeira de laminar seja / sejam acionadas em um instante correspondendo à respectiva intervenção de controle determinada na qual a tira sendo introduzida na respectiva cadeira de laminação fica livre de tensão. É possível em princípio neste caso igualmente acionar a respectiva cadeira de laminação de acordo com a respectiva intervenção de controle determinada. Entretanto, a cadeira de laminação disposta diretamente a jusante da respectiva cadeira de laminação de preferência é acionada neste caso.
[0018] O deslocamento da parte frontal e o passo da parte frontal no lado de entrada da tira sendo introduzida na primeira cadeira de laminação devem ser conhecidos. Por exemplo, é possível estabelecer o deslocamento da parte frontal e/ou o passo da parte frontal no lado de entrada para valores definidos por meio de dispositivos de orientação adequados, por exemplo, para o deslocamento da parte frontal e para o passo da parte frontal no lado de entrada = 0. Alternativamente, é possível dispor a montante da primeira cadeira de laminação um dispositivo de aquisição de posição por meio do qual os valores correspondentes são adquiridos. Também é possível, em princípio, combinar as duas medidas. Por exemplo, uma das duas variáveis dentre o deslocamento da parte frontal e o passo da parte frontal no lado de entrada pode ser estabelecida para um valor definido por um dispositi
Petição 870190034984, de 12/04/2019, pág. 10/41
8/28 vo de orientação apropriado, enquanto o outro valor pode ser determinado pela aquisição da posição da tira.
[0019] A curvatura da tira entre duas cadeiras de laminação diretamente seguindo uma à outra é conhecido a partir do procedimento da invenção. Portanto, é possível utilizar o deslocamento da parte frontal e o passo da parte frontal no lado de saída da parte frontal de tira de uma cadeira de laminação específica, bem como a respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída em conjunto com a distância anteriormente conhecida a partir da cadeira de laminação disposta diretamente a jusante de modo a determinar o deslocamento da parte frontal e o passo da parte frontal no lado de entrada com os quais a tira é introduzida na cadeira de laminação disposta diretamente a jusante.
[0020] Assim, é possível para o respectivo deslocamento da parte frontal, que o respectivo passo da parte frontal no lado de saída e a respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída da respectiva cadeira de laminação sejam utilizados para determinar o respectivo deslocamento da parte frontal e o respectivo passo da parte frontal no lado de entrada para a cadeira de laminação disposta diretamente a jusante da respectiva cadeira de laminação.
[0021] Como uma alternativa a adquirir um deslocamento da parte frontal na cadeira intermediária e a determinar a curvatura da parte frontal no lado de saída com o auxílio (entre outras coisas) do deslocamento da parte frontal da cadeira intermediária adquirido, é possível que um modelo matemático-físico seja alimentado com o respectivo deslocamento da parte frontal e com o respectivo passo da parte frontal no lado de saída, com as quantidades reais da tira sendo introduzida na respectiva cadeira de laminação e da dita tira sendo escoada a partir da respectiva cadeira de laminação, bem como com as variáveis e parâmetros da respectiva cadeira de laminação, e que a respectiva
Petição 870190034984, de 12/04/2019, pág. 11/41
9/28 curvatura da parte frontal no lado de saída seja determinada por meio do modelo matemático-físico.
[0022] Este procedimento tem a vantagem de que ele pode ser executado muito rapidamente. Em particular, a curvatura da parte frontal no lado de saída pode ser determinada virtualmente ao mesmo tempo em que a parte frontal de tira está sendo introduzida dentro da respectiva cadeira de laminação. Portanto, é particularmente possível com este procedimento que a respectiva intervenção de controle seja determinada diretamente após a determinação da respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída, e, diretamente após a determinação da respectiva intervenção de controle, para a respectiva cadeira de laminação ser acionada de acordo com a respectiva intervenção de controle determinada.
[0023] É até mesmo melhor combinar os dois refinamentos fundamentais da invenção (ou seja, utilizar o dispositivo de aquisição de posição, por um lado, e utilizar um modelo, por outro lado). É proporcionado neste caso
- que após a determinação da respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída por meio do modelo matemático-físico, um respectivo deslocamento da parte frontal da cadeira intermediária da tira seja adicionalmente adquirido por meio de um respectivo dispositivo de aquisição de posição disposto entre a respectiva cadeira de laminação e a cadeira de laminação disposta diretamente a jusante da respectiva cadeira de laminação, e
- que a respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída seja corrigida com o auxílio do respectivo deslocamento da parte frontal da cadeira intermediária adquirido, do respectivo deslocamento da parte frontal e com o respectivo passo da parte frontal no lado de saída.
[0024] Em um refinamento preferido do último procedimento cita
Petição 870190034984, de 12/04/2019, pág. 12/41
10/28 do, é proporcionado que o modelo matemático-físico seja adaptado com o auxílio de um desvio da respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída determinada por meio do modelo matemático-físico a partir da respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída corrigida. O modelo matemático-físico é assim treinado de modo que a curvatura da parte frontal no lado de saída, determinada com o auxílio do modelo matemático-físico, das tiras laminadas no futuro, precise ser corrida menos e menos, ou seja, o modelo é melhor e melhor adaptado para a realidade.
[0025] Com já mencionado, a respectiva intervenção de controle determinada em uma cadeira de laminação do trem de laminação pode ser emitida em vários instantes. Em particular, é possível que a cadeira de laminação disposta diretamente a jusante da respectiva cadeira de laminação seja acionada de acordo com a respectiva intervenção de controle determinada no máximo à medida que a tira está sendo passada por dentro da cadeira de laminação disposta diretamente a jusante da respectiva cadeira de laminação.
[0026] A respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída pode ser constante. Alternativamente, a respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída pode variar com a distância a partir da respectiva cadeira de laminação, por exemplo, ela pode ser uma função linear da distância ou ser constante nas seções.
[0027] De acordo com a invenção, o programa de computador possui código de máquina que pode ser executado diretamente por um dispositivo de controle de um trem de laminação com múltiplas cadeiras, e cuja execução, via o dispositivo de controle, tem o efeito de que o dispositivo de controle opera o trem de laminação de acordo com um método de operação do tipo da invenção. O meio de dados é configurado pela invenção de um modo tal que um programa de computador é armazenado no mesmo.
Petição 870190034984, de 12/04/2019, pág. 13/41
11/28 [0028] O objetivo é adicionalmente alcançado em termos de aparelho por um dispositivo de controle de um trem de laminação com múltiplas cadeiras e por um trem de laminação possuindo os aspectos de acordo com a invenção.
[0029] De acordo com a invenção, o dispositivo de controle é configurado de um modo tal que ele opera o trem de laminação de acordo com um método de operação da invenção. O trem de laminação possui uma pluralidade de cadeiras de laminação através das quais uma tira passa sucessivamente, e um dispositivo de controle do tipo descrito de modo que quando em operação, o trem de laminação é operado de acordo com o método de operação da invenção.
[0030] É preferido que o dispositivo de controle seja projetado como um dispositivo de controle de software programável que em operação executa um programa de computador do tipo descrito acima.
[0031] Vantagens e detalhes adicionais surgem a partir da descrição seguinte de concretizações ilustrativas em conjunto com os desenhos, dentre os quais, na ilustração dos princípios:
[0032] A figura 1 é um esquema de um trem de laminação com múltiplas cadeiras, [0033] A figura 2 apresenta o trem de laminação da figura 1 a partir de cima, [0034] A figura 3 apresenta um fluxograma, [0035] A figura 4 é um esquema de uma cadeira de laminação e da tira sendo introduzida na cadeira de laminação e da tira saindo da cadeira de laminação, [0036] A figura 5 é um esquema de uma seção do trem de laminação que é delimitada por duas cadeiras de laminação, [0037] A figura 6 apresenta um fluxograma, [0038] As figuras 7 e 8 são respectivamente esquemas de uma parte do trem de laminação da figura 1,
Petição 870190034984, de 12/04/2019, pág. 14/41
12/28 [0039] A figura 9 é um esquema de um refinamento possível do trem de laminação da figura 1, [0040] A figura 10 apresenta um fluxograma, [0041] A figura 11 apresenta uma modificação da figura 9, e [0042] A figura 12 apresenta um fluxograma.
[0043] De acordo com as figuras 1 e 2, um trem de laminação possui uma pluralidade de cadeiras de laminação 1. O trem de laminação é, portanto, projetado como um trem de laminação com múltiplas cadeiras de laminação. Na operação do trem de laminação, uma tira 2 passa através das cadeiras de laminação 1 sucessivamente. O trem de laminação adicionalmente possui um dispositivo de controle 3 que controla as cadeiras de laminação 1 e outros componentes do trem de laminação durante a operação do trem de laminação. O dispositivo de controle 3 é projetado de um modo tal que durante a operação ele opera o trem de laminação de acordo com um método de operação que é explicado em maiores detalhes abaixo.
[0044] O dispositivo de controle 3 pode ser projetado como um dispositivo de controle fisicamente conectado, como um dispositivo de controle que pode ser programado por conexão física, ou como um dispositivo de controle programável por software. Como uma regra, o dispositivo de controle 3 é projetado como um dispositivo de controle programável por software que em operação executa um programa de computador 4. O programa de computador 4 neste caso possui código de máquina 5 que pode ser executado diretamente pelo dispositivo de controle 3. A execução do código de máquina 5 pelo dispositivo de controle 3 tem o feito de que o dispositivo de controle 3 opera o trem de laminação de acordo com o método de operação da invenção.
[0045] O dispositivo de controle 3 pode ser programado pelo programa de computador 4 de qualquer modo desejado. Por exemplo, o programa de computador 4 pode já estar armazenado no dispositivo
Petição 870190034984, de 12/04/2019, pág. 15/41
13/28 de controle 3 no curso da produção do dispositivo de controle 3. Alternativamente, é possível, por exemplo, alimentar o programa de computador 4 para o dispositivo de controle 3 via uma conexão computador - computador. A título de exemplo, a conexão computador - computador pode ser uma interface com uma LAN ou com a Internet. A conexão computador - computador não é ilustrada nas figuras 1 e 2. Alternativamente, é possível por sua vez armazenar o programa de computador 4 no meio de dados 6, e alimentar o programa de computador 4 para o dispositivo de controle 3 via o meio de dados 6. O meio de dados 6 é ilustrado como um CD-ROM na figura 1 meramente a título de exemplo. Entretanto, ele alternativamente poderia ser projetado de outro modo, por exemplo, como um bastão de memória USB ou como um cartão de memória.
[0046] O princípio básico do método de operação da invenção é explicado em maiores detalhes abaixo em conjunto com a figura 3.
[0047] De acordo com a figura 3, o dispositivo de controle 3 inicialmente seleciona em uma etapa S1 a cadeira de laminação 1 dentro da qual a tira 2 é primeiramente passada. O dispositivo de controle 3 então controla o trem de laminação em uma etapa S2 de um modo tal que - como visto em relação à linha central de laminação 7 (compare as figuras 2 e 4) - a tira 2 é passada dentro da cadeira de laminação selecionada 1 com um deslocamento da parte frontal conhecido V e com um passo da parte frontal no lado de entrada conhecido SE. Devido à passagem por dentro da cadeira de laminação selecionada 1, uma parte frontal de tira 8 da tira 2 sai (em termos puramente de efeito) da cadeira de laminação selecionada 1 com o deslocamento da parte frontal V, com um passo da parte frontal no lado de saída SA e com uma curvatura da parte frontal no lado de saída K.
[0048] As circunstâncias baseadas nas quais o deslocamento da parte frontal V e o passo da parte frontal no lado de entrada SE são
Petição 870190034984, de 12/04/2019, pág. 16/41
14/28 conhecidos para a passagem pela primeira cadeira de laminação 1 podem ser de natureza diferente. Assim, por exemplo, é possível que lá estejam presentes dispositivos de orientação correspondentes que não são ilustrados nas figuras 1 e 2 e baseados nos quais o deslocamento da parte frontal V e o passo da parte frontal no lado de entrada SE devem ter valores predeterminados, por exemplo, o deslocamento da parte frontal V = 0 e o passo da parte frontal no lado de entrada SE = 0. Alternativamente, ou em adição, é possível proporcionar dispositivos de aquisição por meio dos quais o deslocamento da parte frontal V e/ou o passo da parte frontal no lado de entrada SE é/ são adquiridos a montante da primeira cadeira de laminação 1 e transmitidos para o dispositivo de controle 3.
[0049] Na etapa S3, o dispositivo de controle 3 utiliza o passo da parte frontal no lado de entrada SE e uma redução de passe ocorrendo na cadeira de laminação selecionada 1 para determinar o passo da parte frontal no lado de saída SA. Em particular, a redução de passe no lado de saída SA pode ser determinada de acordo com a relação vE
SA= — .SE (1) vA [0050] Aqui, vE e vA são a velocidade do lado de entrada e do lado de saída da tira 2 em relação à cadeira de laminação selecionada
1. As velocidades vE e vA estão ligadas com a redução de passe pela equação de continuidade.
[0051] Adicionalmente, o dispositivo de controle 3 determina a curvatura da parte frontal no lado de saída K da tira 2 em uma etapa S4. Aqui, a determinação é executada com o auxílio de dados medidos e de dados adicionais. Tanto os dados medidos como os dados adicionais se referem aqui à cadeira de laminação instantaneamente selecionada 1. Tipos possíveis de determinação são explicados em mais detalhes abaixo em conexão com refinamentos possíveis da presente
Petição 870190034984, de 12/04/2019, pág. 17/41
15/28 invenção.
[0052] Em uma etapa S5, o deslocamento da parte frontal V, o passo da parte frontal no lado de saída SA e a curvatura da parte frontal no lado de saída K da parte frontal de tira 8 são armazenados para a cadeira de laminação selecionada 1 - em conjunto com a designação para esta cadeira de laminação 1. A etapa S5 é importante no escopo de um refinamento possível da presente invenção.
[0053] É possível determinar uma intervenção de controle S diretamente após a determinação da curvatura da parte frontal no lado de saída K. Isto é ilustrado em uma etapa S6. Da mesma forma é ilustrado na etapa S6 que é altemativamente possível determinar a intervenção de controle S não realmente diretamente, mas antes da tira 2 ser passada pela cadeira de laminação 1 disposta diretamente a jusante da cadeira de laminação 1 selecionada. Entretanto, em ambos os casos, a etapa S6 é somente opcional, e, portanto, é ilustrada somente por tracejado na figura 3. Se ela estiver presente, a intervenção de controle S é determinada pela utilização da curvatura da parte frontal no lado de saída K, se apropriado, por se fazer uso adicional do passo da parte frontal no lado de saída SA e/ou do deslocamento da parte frontal V. A intervenção de controle S é determinada neste pedido para a cadeira de laminação selecionada 1 e/ou para a cadeira de laminação 1 disposta diretamente a jusante da cadeira de laminação selecionada 1. Se apropriado, também é possível determinar duas intervenções de controle S mutuamente diferentes, cada uma dentre as duas intervenções de controle S sendo determinada para a cadeira de laminação selecionada 1 e para a cadeira de laminação 1 disposta diretamente a jusante da cadeira de laminação selecionada 1.
[0054] Quando a etapa S6 está presente, a cadeira de laminação 1 para a qual a intervenção de controle S determinada na etapa S6 é determinada, é acionada em uma etapa S7 de acordo com a interven
Petição 870190034984, de 12/04/2019, pág. 18/41
16/28 ção de controle S determinada. Entretanto, desde que ela é uma consequência da etapa S6, a etapa S7 da mesma forma é somente opcional, e, portanto, ilustrada somente por tracejado na figura 3.
[0055] Quando a intervenção de controle determinada S é determinada para a cadeira de laminação selecionada 1, é preferível que a intervenção de controle S seja determinada diretamente após a determinação da curvatura da parte frontal no lado de saída K, e que a cadeira de laminação selecionada 1 seja acionada diretamente após a determinação da intervenção de controle S de acordo com a intervenção de controle S determinada. Quando a intervenção de controle S é emitida na etapa S7 para a cadeira de laminação 1 disposta diretamente a jusante da cadeira de laminação selecionada 1, é suficiente que a intervenção de controle S seja determinada em qualquer instante desejado no qual a tira 2 não tenha ainda sido passada dentro da cadeira de laminação 1 disposto diretamente a jusante da cadeira de laminação selecionada 1. Isto é devido a ser suficiente neste caso que a cadeira de laminação 1 disposta diretamente a jusante da cadeira de laminação selecionada 1 seja acionada no máximo quando a tira 2 é passada de acordo com a intervenção de controle determinada S dentro da cadeira de laminação 1 disposta diretamente a jusante da cadeira de laminação selecionada 1.
[0056] Em uma etapa S8, o dispositivo de controle 3 verifica se a cadeira de laminação instantaneamente selecionada 1 é a última cadeira de laminação 1 do trem de laminação 1. Se este não for o caso, o dispositivo de controle 3 seleciona a próxima cadeira de laminação 1 em uma etapa S9 e determina o deslocamento da parte frontal V e o passo da parte frontal no lado de entrada SE para esta cadeira de laminação 1. Isto é devido à relação
U’(x) = F.x 2 +SA-x+k (2)
Petição 870190034984, de 12/04/2019, pág. 19/41
17/28 aplicar-se (para pequenas curvaturas da parte frontal no lado de saída K, o qual é o caso na prática) ao deslocamento V” da parte frontal de tira 8 a partir da linha central de laminação 7 em função da distância x a partir da respectiva cadeira de laminação 1. Por consequência, os valores KA, SA e V da cadeira de laminação precedente 1, e a distância da cadeira G conhecida podem ser utilizados imediatamente para determinar o deslocamento da parte frontal V para a cadeira de laminação 1 mais recentemente selecionada. O passo da parte frontal no lado de entrada SE correspondente para a cadeira de laminação 1 mais recentemente selecionada é produzido de um modo similar com o auxílio da relação
SE = K x + SA (3), o símbolo de referência SE na equação 3 referindo-se à cadeira de laminação 1 mais recentemente selecionada, e os símbolos de referência K e SA referindo-se à cadeira de laminação 1 disposta diretamente a montante. Como antes, a distância da cadeira G deve ser utilizada para x.
[0057] Após a etapa S9 ter sido processada, o dispositivo de controle 3 volta para a etapa S2.
[0058] Se for decidido na etapa S8 que a última cadeira de laminação 1 já foi selecionada, o dispositivo de controle continua para uma etapa S10. Na etapa S10, a tira 2 é sujeita à tensão, pelo menos se ela estiver localizada entre as cadeiras de laminação 1. A laminação então é continuada em uma etapa S11.
[0059] Durante a laminação, a tira 2 é introduzida - sempre como vista em relação à linha central de laminação - dentro de cada uma das cadeiras de laminação 1 com um respectivo deslocamento da tira V' e com um respectivo passo da tira no lado de entrada SE'. Adicionalmente, a tira 2 sai a partir de cada uma das cadeiras de laminação 1 com o respectivo deslocamento da tira V', com um respectivo passo
Petição 870190034984, de 12/04/2019, pág. 20/41
18/28 da tira no lado de saída SA' e com uma respectiva curvatura da tira no lado de saída K'. Os deslocamentos da tira V', os passos da tira SE', SA' e as curvaturas da tira no lado de saída K' não precisam aqui ser os mesmos valores que os valores anteriormente determinados para a parte frontal de tira 8. Contudo, a situação é que os valores são conhecidos. Também é possível que os mesmos alterem com o tempo. Contudo, os valores podem ser determinados.
[0060] Isto é devido ao fato de que os valores do lado de entrada V', SE' para a primeira cadeira de laminação 1 são conhecidos. Portanto, é possível, em conjunto com a redução de passe, determinar os valores do lado de saída SA', K' para a primeira cadeira de laminação
1. Entretanto, dado o conhecimento dos valores do lado de saída SA', K' de uma respectiva cadeira de laminação 1, é possível - de um modo similar às equações 2 e 3 acima - determinar os valores do lado de entrada V', SE' para a cadeira de laminação 1 respectivamente disposta diretamente a jusante. Em particular, é, portanto, possível, primeiramente adquirir ou determinar os valores do lado de entrada (deslocamento da tira V' e passo da tira no lado de entrada SE') em uma etapa S12 para cada uma das cadeiras de laminação 1, e então, determinar o respectivo passo da tira no lado de saída SA' com o auxílio do respectivo passo da tira no lado de entrada SE' e a respectiva redução de passe ocorrendo na respectiva cadeira de laminação 1. Adicionalmente, é possível determinar a respectiva curvatura da tira no lado da saída K' de um modo similar à respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída K.
[0061] De modo a realizar a etapa S12 de forma confiável, é sensível determinar as respectivas curvaturas no lado de saída K, K' do modo mais confiável. Portanto, é preferível continuar de acordo com a figura 5 de modo que um dispositivo de aquisição de posição 10 seja respectivamente disposto entre duas cadeiras de laminação 1 em cada
Petição 870190034984, de 12/04/2019, pág. 21/41
19/28 caso - de preferência na região de um elevador de circuito 9. Com o auxílio dos dispositivos de aquisição de posição 10, é possível - em cada caso com referência à cadeira de laminação 1 disposta diretamente a montante - adquirir um respectivo deslocamento da parte frontal da cadeira VZ da parte frontal de tira 8. Neste caso, o respectivo deslocamento da parte frontal na cadeira intermediária VZ, o respectivo deslocamento da parte frontal V e o respectivo passo da parte frontal no lado de saída SA da parte frontal de tira 8 podem ser utilizados com o auxílio da relação
IVZ +SA‘L + V (4) para determinar a respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída K para a cadeira de laminação 1 disposta diretamente a montante do respectivo dispositivo de aquisição de posição 10. Aqui, L é a distância do respectivo dispositivo de aquisição de posição 10 a partir da cadeira de laminação 1 disposta diretamente a montante. De um modo similar, também é possível, durante a laminação da tira 2, ou seja, enquanto a tira 2 é sujeita à tensão, determinar um deslocamento intermediário da tira da cadeira VZ' e, com o auxílio do deslocamento intermediário da tira da cadeira VZ', em conjunto com o passo da tira no lado de saída SA' e o deslocamento da tira V' da tira 2 para a cadeira de laminação 1 disposta diretamente a montante, a curvatura da tira no lado da saída K' correspondente. Este procedimento é ilustrado esquematicamente na figura 6, nas qual as etapas S4 e S12 da figura 3 são ilustradas de forma correspondente.
[0062] Como uma alternativa ou em adição à determinação de acordo com a etapa S6, em uma etapa S13, uma respectiva intervenção de controle S é determinada com referência a cada uma das cadeiras de laminação 1. Em uma etapa S14, a respectiva cadeira de laminação 1 e/ou a cadeira de laminação 1 disposta diretamente a ju
Petição 870190034984, de 12/04/2019, pág. 22/41
20/28 sante da respectiva cadeira de laminação 1 são / é acionada de um modo correspondente a isto.
[0063] A determinação da respectiva intervenção de controle S é executada no curso da etapa S13 também pela utilização do respectivo deslocamento da tira V', do respectivo passo da tira no lado de saída SA' e do respectivo deslocamento intermediário da tira da cadeira VZ'. A respectiva intervenção de controle S é determinada no curso da etapa S13, ou seja, tanto por utilizar a respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída K, o respectivo passo da parte frontal no lado de saída SA e o respectivo deslocamento da parte frontal V, bem como por utilizar o respectivo deslocamento da tira V', o respectivo passo da tira no lado de saída SA', e o respectivo deslocamento intermediário da tira da cadeira VZ'. Assim como utilizando o respectivo deslocamento intermediário da tira da cadeira VZ', ponderação igual é dada neste caso para utilizar a respectiva curvatura da tira no lado da saída K', devido ao fato de que estas duas variáveis podem ser convertidas uma para a outra imediatamente.
[0064] Em particular, é possível determinar uma linha original da tira com o auxílio das respectivas variáveis de parte frontal V, SA, K, para determinar uma linha instantânea da tira com o auxílio das respectivas variáveis da tira V', SA', K' e interpretar a diferença entre estas duas linhas como um estado de tensão na tira 2. No curso da etapa S13, este conhecimento pode ser utilizado para o propósito de determinar a respectiva intervenção de controle S de um modo tal que a respectiva intervenção de controle S atue contra o desvio de uma parte de baixo de tira 11 da tira 2 à medida que a parte de baixo de tira 11 sai da respectiva cadeira de laminação 1.
[0065] Por exemplo, como ilustrado na figura 7, é possível para a respectiva cadeira de laminação 1 e/ou para a cadeira de laminação 1 disposta diretamente a jusante da respectiva cadeira de laminação 1
Petição 870190034984, de 12/04/2019, pág. 23/41
21/28 ser acionada em um instante correspondendo à respectiva intervenção de controle S determinada na qual a tira 2 sendo introduzida na respectiva cadeira de laminação 1 é (ainda) sujeita à tensão. Alternativamente, como ilustrado na figura 8, é possível para a respectiva cadeira de laminação 1 e/ou para a cadeira de laminação 1 disposta diretamente a jusante da respectiva cadeira de laminação 1 ser acionada em um instante correspondendo à respectiva intervenção de controle S determinada na qual a tira sendo introduzida na respectiva cadeira de laminação 1 está (já) livre de tensão.
[0066] Nestes dois casos, ou seja, tanto no refinamento de acordo com a figura 7 como no refinamento de acordo com a figura 8, a respectiva intervenção de controle S deve, obviamente, ter sido determinada antecipadamente pelo dispositivo de controle 3. A respectiva intervenção de controle S de preferência é determinada neste caso diretamente antecipadamente. Entretanto, é possível como uma alternativa determinar a respectiva intervenção de controle S em uma distância definida no tempo adiante do acionamento da respectiva cadeira de laminação 1 e/ou da cadeira de laminação 1 disposta diretamente a jusante da respectiva cadeira de laminação 1.
[0067] Foi explicado acima um procedimento no qual a curvatura da parte frontal no lado de saída K ou a curvatura da tira no lado da saída K' foi determinada uma vez, e assumido como sendo constante dentro de uma seção do trem de laminação (ou seja, entre duas cadeiras de laminação 1 respectivamente diretamente adjacentes). Entretanto, outros procedimentos também são possíveis.
[0068] Por exemplo, é possível proporcionar dois ou mais dispositivos de aquisição de posição 10 por seção do trem de laminação. A disposição dos dispositivos de aquisição de posição 10 é ideal neste caso quando os dispositivos de aquisição de posição 10 são separados de forma uniforme uns dos outros. Por exemplo, um dispositivo de
Petição 870190034984, de 12/04/2019, pág. 24/41
22/28 aquisição de posição 10 pode ser respectivamente disposto no meio entre duas cadeiras de laminação 1 respectivamente diretamente adjacentes, e um dispositivo de aquisição de posição adicional 10 pode ser disposto diretamente a montante da respectiva cadeira de laminação 1. Entretanto, na prática, pode ser necessário por razões de predominância, desviar desta disposição - a qual é ideal em termos de precisão de medição.
[0069] Quando dois ou mais dispositivos de aquisição de posição 10 são proporcionados por seção do trem de laminação, é possível para o curso da curva da tira 2 entre duas respectivas cadeiras de laminação 1 diretamente adjacentes serem aproximadas não somente por um polinômio de segundo grau (ou seja, com a curvatura K ou K' constante), mas por meio de um polinômio, por exemplo, de terceiro grau (ou seja, com a curvatura K ou K' variando de forma linear como visto na direção de andamento da tira).
[0070] Independentemente de se as curvaturas K e K' entre duas respectivas cadeiras de laminação 1 diretamente adjacentes são constantes ou uma função da localização x na direção de andamento da tira, é possível, em particular, aplicar a teoria de Bernoulli-Euler de feixe transversal, a qual é conhecida pó si, para alcançar uma conclusão de uma diferença de tensão Δσ de borda da tira 12 para borda da tira 12 com o auxílio das curvaturas K e K' ideais. Isto é porque é válido para a diferença de tensão Δσ que
Δσ =
6M(jc) b2h (5) [0071] Aqui, b é a largura da tira, h é a espessura da tira e M corresponde ao torque flexional local. O torque flexional local M é, para sua parte, ligado com as curvaturas K e K' pela relação
EI (6)
Petição 870190034984, de 12/04/2019, pág. 25/41
23/28 [0072] Aqui, E é o módulo de elasticidade da tira 2, se apropriado para a temperatura instantânea da tira, e I é o momento de superfície axial da seção transversal da tira na direção da espessura da tira. O momento de superfície axial I é determinado aqui pela relação hb* (7).
[0073] A figura 9 apresenta uma possibilidade para determinar as curvaturas no lado de saída K, K' sem a necessidade de um dispositivo de aquisição de posição 10 de acordo com a figura 5. De acordo com a figura 9, um modelo matemático-físico 12 é implementado no dispositivo de controle 3. De acordo com a figura 10, em uma etapa S21, o respectivo deslocamento da parte frontal V e o respectivo passo da parte frontal no lado de saída SA são alimentados para cada cadeira de laminação 1 para o modelo matemático-físico 13. Adicionalmente, na etapa S21, variáveis reais da tira 2 sendo introduzida na respectiva cadeira de laminação 1, e da tira 2 correndo para fora da respectiva cadeira de laminação 1 são alimentadas para o modelo matemático-físico 13. Finalmente, variáveis e parâmetros da respectiva cadeira de laminação 1 são alimentados na etapa S21 para o modelo matemático-físico 13. Em uma etapa S22, a respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída K, K' é então determinada por meio do modelo matemático-físico 13.
[0074] O modelo matemático-físico 12 é baseado, primeiramente, na idéia de que a curvatura da parte frontal no lado de saída K da tira a jusante de cada uma das cadeiras de laminação 1 segue a relação
2ÁvA bvA (8).
[0075] Aqui, AvA é a diferença de velocidade com a qual as bordas da tira 12 saem da respectiva cadeira de laminação 1.
Petição 870190034984, de 12/04/2019, pág. 26/41
24/28 [0076] Uma declaração similar também é verdade, adicionalmente, para outras variáveis Δ. Assim, por exemplo, vE é a velocidade na qual o meio da tira 2 é introduzida na cadeira de laminação 1 respectivamente considerada, e ΔvE é a diferença de velocidade na qual as bordas da tira 12 são introduzidas na da cadeira de laminação 1 respectivamente considerada.
[0077] Adicionalmente, a equação de continuidade
(9) [0078] aplica-se - tanto localmente como visto através da largura da tira b, como de forma global. Aqui hA e hE que se referem à respectiva cadeira de laminação 1 são a espessura da tira no lado de saída e no lado de entrada, respectivamente.
[0079] Quando resolvida para a velocidade no lado de saída vA, a equação 9 produz a equação linearizada para as diferenças de velocidade lateral ao redor do centro da tira através da largura da tira b como Δί d vEhE fAvE ! AhE ÁhA VhA \ vE + hE hA (10).
[0080] As variáveis do lado de entrada (ou seja, as variáveis com a letra final E) são conhecidas neste caso sem exceção, especificamente a priori para a cadeira de laminação 1 atravessada primeiro, e via o cálculo apropriado com o auxílio do modelo matemático-físico 12 para as outras cadeiras de laminação 1. Novamente, a espessura (média) da tira no lado de saída hA é conhecida - baseado na redução de passe conhecida. A diferença da espessura da tira no lado de saída ,\hA é produzida por equacionar as duas relações (11)
FW + AFW = FW + (AhA - As) cG + FW — cG
Petição 870190034984, de 12/04/2019, pág. 27/41
25/28 dFW cFlf'' ÕFW ÕFW
FW + &FW = FW + ---ME +--ÁhA+—--Δσ£ + ---Δλ4 +
ÈhE õhA õaE 5σΑ
ÕFW Alr. ÕFW ÕkF ÕFW Λ õFW A
--Δλγ 4----* Δ/ H---ΔίΖ 4---Δν
ÕkF ÕkF ÕT 0μ dy (12) para * FW 5FW Λ Z7 QFW Λ UFW Λ
A.y 4--T- AÇYj 4--------Ar? rT 4--Δθ£ 4- ' Δθ4 4-...4- ~~~~-~Δν τ , cG~ cG{ õhE ôc£ θσΑ dy ÁM =..............................................................'...........................= cG õhA (13) [0081] Aqui, nas equações 11 até 13, FW significa a força de laminação, s o espaço entre os cilindros de trabalho, cG a rigidez da cadeira. kF a resistência à deformação, T a temperatura da tira 2, μ o coeficiente de fricção no espaço entre os cilindros de trabalho, e y a excentricidade (correspondendo ao deslocamento da parte frontal V) com a qual a tira 2 passa através da cadeira de laminação 1 respectivamente considerada.
[0082] As variáveis de entrada correspondentes do modelo matemático-físico 13 precisam ser conhecidas neste caso pelo dispositivo de controle 3. Entretanto, isto normalmente é o caso na prática, e assim, a diferença de altura no lado de saída AhA pode ser determinada. [0083] O procedimento descrito acima em conjunto com a figura 9 opera muito rapidamente. Em particular, a curvatura da parte frontal no lado de saída K fica disponível praticamente imediatamente. Por consequência, é possível em princípio reagir igualmente rapidamente. Em particular, como já mencionado em princípio e ilustrado na figura 10 outra vez, é possível determinar a respectiva intervenção de controle S diretamente após a determinação da respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída K, e acionar a respectiva cadeira de laminação 1 diretamente após a determinação da respectiva intervenção de controle S de acordo com a respectiva intervenção de controle S determinada. Neste caso, frequentemente existe uma reação da respectiva cadeira de laminação 1 antes da parte frontal de tira 8 ser introduzida
Petição 870190034984, de 12/04/2019, pág. 28/41
26/28 na cadeira de laminação 1 disposta diretamente a jusante. Entretanto, seria possível, em princípio, estabelecer de volta o acionamento da respectiva cadeira de laminação 1 até que a parte frontal de tira 8 tenha sido introduzida na cadeira de laminação 1 disposta diretamente a jusante.
[0084] No caso do procedimento de acordo com a figura 10, a tira 2 possui uma curvatura da parte frontal K que é constante nas seções. O comprimento das seções individuais K é, entretanto, substancialmente menor, como uma regra, do que a distância G das cadeiras de laminação 1 de uma para a outra. A determinação do deslocamento da parte frontal V” em função da posição da tira 2 no trem de laminação, portanto, não é mais tão facilmente possível como anteriormente descrito. Entretanto, ainda é possível, desde que as seções individuais confinam uma com a outra continuamente.
[0085] É possível projetar o procedimento das figuras 9 e 10 de um modo isolado, ou seja, sem proporcionar dispositivos de aquisição de posição 10 entre as cadeiras de laminação 1. Entretanto, é preferível realizar o procedimento das figuras 9 e 10 de acordo com a figura 11 em conjunto com os dispositivos de aquisição de posição 10. Neste caso, em adição às etapas S21 e S22 da figura 10, de acordo com a figura 12, é possível
- primeiro, adquirir o respectivo deslocamento da parte frontal na cadeira intermediária VZ em uma etapa S26 por meio do respectivo dispositivo de aquisição de posição 10, e
- então, corrigir, em uma etapa S27, a curvatura da parte frontal no lado de saída K, determinada com o auxílio do modelo matemático-financeiro 13, com o auxílio do respectivo deslocamento da parte frontal na cadeira intermediária VZ adquirido, com o respectivo deslocamento da parte frontal V e com o respectivo passo da parte frontal no lado de saída SA.
Petição 870190034984, de 12/04/2019, pág. 29/41
27/28 [0086] Como uma regra, a respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída K é calculada mais uma vez aqui no curso da etapa S27 de acordo com as variáveis citadas anteriormente (deslocamento da parte frontal V, passo da parte frontal no lado de saída SA e deslocamento da parte frontal na cadeira intermediária VZ). A curvatura da parte frontal no lado de saída mais recentemente calculada K então substitui a curvatura da parte frontal no lado de saída K determinada anteriormente com o auxílio do modelo matemático-físico 13. Altemativamente, uma aproximação pelo menos substancial, por exemplo, por 70, 75 ou 80%, é possível.
[0087] Em adição à etapa S27, uma etapa S28 adicionalmente pode estar presente. Na etapa S28, o modelo matemático-físico 13 é adaptado com o auxílio de um desvio da respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída K determinada por meio do modelo matemático-físico 13 a partir da respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída corrigida K. O modelo matemático físico 13 como tal é assim adaptado para as circunstâncias reais de modo que a curvatura da parte frontal no lado de saída K é determinada de forma mais eficaz pelo modelo matemático-físico 13 para as tiras 2 laminadas em um instante posterior.
[0088] Como já mencionado, quando é feito uso do modelo matemático-físico 13, é possível determinar a respectiva intervenção de controle S muito rapidamente, e acionar a respectiva cadeira de laminação 1 muito rapidamente de acordo com a respectiva intervenção de controle S. No curso do procedimento de acordo com as figuras 11 e 12, é, portanto, requerido determinar uma curvatura eficaz (média) da parte frontal KM da tira 2 enquanto considerando as intervenções de controle S respectivamente determinadas com o auxílio do modelo matemático-físico 13 e das alterações desse modo efetuadas na respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída K, e utilizar a curvatura
Petição 870190034984, de 12/04/2019, pág. 30/41
28/28 média eficaz da parte frontal KM como uma base para comparar a etapa S27 ou a adaptação da etapa S28. Por exemplo, é possível determinar a respectiva curvatura da parte frontal cilindricamente em cada caso com o auxílio do modelo matemático-físico 13, e então, determinar a curvatura média eficaz da parte frontal KM - por exemplo, por meio da relação
KM ~Q-a)K(i-Y) + aK(i) (14).
[0089] Na equação 14 acima, i corresponde ao respectivo ciclo de varredura, α é um fator de ponderação adequadamente determinado que se situa entre zero e um. O fator de ponderação α pode ser constante com o tempo ou variável com o tempo, ele de preferência diminui no curso do tempo.
[0090] A presente invenção possui uma pluralidade de vantagens. Em particular, ela opera de forma confiável e pode ser implementada de um modo simples e igualmente ser adaptada para trens de laminação existentes.
[0091] A descrição acima serve exclusivamente para explicar a presente invenção. Em contraste, é pretendido que o escopo de proteção da presente invenção seja somente determinado pelas concretizações.
Claims (16)
- REIVINDICAÇÕES1. Método de operação para um trem de laminação que apresenta uma pluralidade de cadeiras de laminação (1) através das quais uma tira (2) passa sucessivamente,- sendo que a tira (2) - sempre como vista em relação a uma linha central de laminação (7) - sendo passada por cada uma das cadeiras de laminação (1) com um respectivo deslocamento da parte frontal (V) conhecido e com um respectivo passo da parte frontal no lado de entrada (SE) conhecido, de modo que uma parte frontal de tira (8) da tira (2) seja escoada a partir da respectiva cadeira de laminação (1) com o respectivo deslocamento da parte frontal (V), com um respectivo passo da parte frontal no lado de saída (SA) e com uma respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída (K), caracterizado pelo fato de que- o respectivo passo da parte frontal no lado de saída (SA) é determinado com auxílio do respectivo passo da parte frontal no lado de entrada (SE) e da respectiva redução de passe acontecendo na respectiva cadeira de laminação (1),- a respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída (K) da tira (2) é determinada com auxílio de respectivos dados medidos e de respectivos dados adicionais,- a respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída (K) é utilizada para determinar uma respectiva intervenção de controle (S) para a respectiva cadeira de laminação (1) e/ou para a cadeira de laminação (1) disposta diretamente a jusante da respectiva cadeira de laminação (1), e- a respectiva cadeira de laminação (1) e/ou a cadeira de laminação (1) disposta diretamente a jusante da respectiva cadeira de laminação (1) é acionada de acordo com a respectiva intervenção de controle (S) determinada.Petição 870190058189, de 24/06/2019, pág. 5/20
- 2/62. Método de operação, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que um respectivo deslocamento da parte frontal na cadeira intermediária (VZ) da parte frontal de tira (8) é adquirido por meio de um respectivo dispositivo de aquisição de posição (10) disposto entre a respectiva cadeira de laminação (1) e a cadeira de laminação (1) disposta diretamente a jusante da respectiva cadeira de laminação (1), e sendo que os respectivos dados medidos correspondem ao respectivo deslocamento da parte frontal na cadeira intermediária (VZ), e os respectivos dados adicionais correspondem ao respectivo deslocamento da parte frontal (V) e ao respectivo passo da parte frontal no lado de saída (SA).
- 3. Método de operação, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que- o respectivo deslocamento da parte frontal (V), o respectivo passo da parte frontal no lado de saída (SA) e a respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída (K) são armazenados,- após passar a tira (2) pela última cadeira de laminação (1) do trem de laminação, a tira (2) localizada entre as cadeiras de laminação (1) é sujeita à tração,- a tira (2) - sempre como vista em relação à linha central de laminação (7) - é introduzida dentro de cada uma das cadeiras de laminação (1) com um respectivo deslocamento da tira (V') conhecido e com um respectivo passo da tira no lado de entrada (SE') conhecido, e é escoada a partir da respectiva cadeira de laminação (1) com o respectivo deslocamento da tira (V'), com um respectivo passo da tira no lado de saída (SA') e com uma respectiva curvatura da tira no lado da saída (K'),- o respectivo passo da tira no lado de saída (SA') é determinado com auxílio do respectivo passo da tira no lado de entrada (SE') e com a respectiva redução de passe acontecendo na respectivaPetição 870190058189, de 24/06/2019, pág. 6/203/6 cadeira de laminação (1),- um respectivo deslocamento intermediário da tira da cadeira (VZ') da tira (2) é adquirido por meio do dispositivo de aquisição de posição (10) disposto diretamente a jusante da respectiva cadeira de laminação (1),- a respectiva curvatura da tira no lado da saída (K') é determinada com auxílio do respectivo deslocamento da tira (V'), do respectivo passo da tira no lado de saída (SA') e do respectivo deslocamento intermediário da tira da cadeira (VZ'), e- o respectivo deslocamento da tira (V'), o respectivo passo da tira no lado de saída (SA') e respectivo deslocamento intermediário da tira da cadeira (VZ') também são utilizados para determinar a respectiva intervenção de controle (S).
- 4. Método de operação, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a respectiva intervenção de controle (S) é determinada de um modo tal que a respectiva intervenção de controle (S) age contra um desvio de uma parte de baixo de tira (11) da tira (2) à medida que a parte de baixo de tira (11) é escoada a partir da respectiva cadeira de laminação (1).
- 5. Método de operação, de acordo com a reivindicação 3 ou 4, caracterizado pelo fato de que a respectiva cadeira de laminação (1) e/ou a cadeira de laminação (1) disposta diretamente a jusante da respectiva cadeira de laminação (1) são/é acionada em um instante correspondendo à respectiva intervenção de controle (S) determinada no qual a tira (2) sendo introduzida dentro da respectiva cadeira de laminação (1) é sujeita à tração.
- 6. Método de operação, de acordo com a reivindicação 3 ou 4, caracterizado pelo fato de que a respectiva cadeira de laminação (1) e/ou a cadeira de laminação (1) disposta diretamente a jusante da respectiva cadeira de laminação (1) são/é acionada em um instante corPetição 870190058189, de 24/06/2019, pág. 7/204/6 respondendo à respectiva intervenção de controle (S) determinada no qual a tira (2) sendo introduzida na respectiva cadeira de laminação (1) fica livre de tração.
- 7. Método de operação, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o respectivo deslocamento da parte frontal (V), o respectivo passo da parte frontal no lado de saída (SA) e a respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída (K) da respectiva cadeira de laminação (1) são utilizados para determinar o respectivo deslocamento da parte frontal (V) e o respectivo passo da parte frontal no lado de entrada (SE) para a cadeira de laminação (1) disposta diretamente a jusante da respectiva cadeira de laminação (1).
- 8. Método de operação, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que um modelo matemático-físico (13) é alimentado com o respectivo deslocamento da parte frontal (V) e com o respectivo passo da parte frontal no lado de saída (SA), com as quantidades reais da tira (2) sendo introduzidas na respectiva cadeira de laminação (1) e da tira (2) sendo escoada a partir da respectiva cadeira de laminação (1), bem como com variáveis e parâmetros da respectiva cadeira de laminação (1), e sendo que a respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída (K) é determinada por meio do modelo matemático-físico (13).
- 9. Método de operação, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que- após a determinação da respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída (K) por meio do modelo matemático-físico (13), um respectivo deslocamento da parte frontal na cadeira intermediária (VZ) da tira (2) é adicionalmente adquirido por meio de um respectivo dispositivo de aquisição de posição (10) disposto entre a respectiva cadeira de laminação (1) e a cadeira de laminação (1) dispostaPetição 870190058189, de 24/06/2019, pág. 8/205/6 diretamente a jusante da respectiva cadeira de laminação (1), e- a respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída (K) é corrigida com o auxílio do respectivo deslocamento da parte frontal na cadeira intermediária (VZ) adquirido, do respectivo deslocamento da parte frontal (V) e do respectivo passo da parte frontal no lado de saída (SA).
- 10. Método de operação, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o modelo matemático físico (13) é adaptado com o auxílio de um desvio da respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída (K) determinada por meio do modelo matemático-físico (13) a partir da respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída (K) corrigida.
- 11. Método de operação, de acordo com qualquer uma das reivindicações 8 a 10, caracterizado pelo fato de que a respectiva intervenção de controle (S) é determinada diretamente após a determinação da respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída (K), e sendo que diretamente após a determinação da respectiva intervenção de controle (S), a respectiva cadeira de laminação (1) é acionada de acordo com a respectiva intervenção de controle (S) determinada.
- 12. Método de operação, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4 ou 8 a 10, caracterizado pelo fato de que a cadeira de laminação (1) disposta diretamente a jusante da respectiva cadeira de laminação (1) é acionada de acordo com a respectiva intervenção de controle (S) determinada no máximo à medida que a tira (2) está sendo passada pela cadeira de laminação (1) disposta diretamente a jusante da respectiva cadeira de laminação (1).
- 13. Método de operação, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo fato de que a respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída (K) é constante.
- 14. Método de operação, de acordo com qualquer uma dasPetição 870190058189, de 24/06/2019, pág. 9/206/6 reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo fato de que a respectiva curvatura da parte frontal no lado de saída (K) varia com uma distância (x) a partir da respectiva cadeira de laminação (1).
- 15. Dispositivo de controle de um trem de laminação com múltiplas cadeiras, caracterizado por ser configurado de um modo tal que ele opera o trem de laminação de acordo com um método de operação, como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 14.
- 16. Trem de laminação, sendo que- o trem de laminação apresenta uma pluralidade de cadeiras de laminação (1) através das quais uma tira (2) passa sucessivamente, caracterizado pelo fato de que- o trem de laminação apresenta um dispositivo de controle (3), como definido na reivindicação 15, de modo que quando em operação, o trem de laminação é operado de acordo com um método de operação, como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 14.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
DE102007043793 | 2007-09-13 | ||
DE102008007247A DE102008007247A1 (de) | 2007-09-13 | 2008-02-01 | Betriebsverfahren für eine Walzstraße mit Krümmungserkennung |
PCT/EP2008/060967 WO2009037064A1 (de) | 2007-09-13 | 2008-08-21 | Betriebsverfahren für eine walzstrasse mit krümmungserkennung |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0816981A2 BRPI0816981A2 (pt) | 2015-03-24 |
BRPI0816981B1 true BRPI0816981B1 (pt) | 2019-10-22 |
Family
ID=40348701
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0816981A BRPI0816981B1 (pt) | 2007-09-13 | 2008-08-21 | método de operação para um trem de laminação, dispositivo de controle de um trem de laminação com múltiplas cadeiras e trem de laminação. |
Country Status (8)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US8752409B2 (pt) |
EP (1) | EP2188074B1 (pt) |
CN (1) | CN101801553B (pt) |
BR (1) | BRPI0816981B1 (pt) |
DE (1) | DE102008007247A1 (pt) |
PL (1) | PL2188074T3 (pt) |
RU (1) | RU2481166C2 (pt) |
WO (1) | WO2009037064A1 (pt) |
Families Citing this family (5)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE102008007247A1 (de) | 2007-09-13 | 2009-03-19 | Siemens Aktiengesellschaft | Betriebsverfahren für eine Walzstraße mit Krümmungserkennung |
CN102641903B (zh) * | 2011-02-16 | 2014-10-01 | 宝山钢铁股份有限公司 | 炉卷轧机轧件头尾跑偏控制方法 |
EP2527052A1 (de) | 2011-05-24 | 2012-11-28 | Siemens Aktiengesellschaft | Betriebsverfahren für eine Walzstraße |
JP6863532B1 (ja) | 2019-06-20 | 2021-04-21 | Jfeスチール株式会社 | 熱間圧延鋼帯の蛇行制御方法、蛇行制御装置及び熱間圧延設備 |
JP6801833B1 (ja) | 2019-07-22 | 2020-12-16 | Jfeスチール株式会社 | 熱間圧延鋼帯の蛇行制御方法、蛇行制御装置及び熱間圧延設備 |
Family Cites Families (32)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US3184938A (en) * | 1965-05-25 | Methods and apparatus for automatical- ly threading strip rolling mills | ||
US2292535A (en) * | 1938-08-19 | 1942-08-11 | Acme Steel Co | Strip rolling apparatus |
DE2115344C3 (de) * | 1971-03-30 | 1978-04-27 | Schloemann-Siemag Ag, 4000 Duesseldorf | Regelanordnung für ein Walzgerüst zum Walzen von Walzband |
US4149395A (en) * | 1977-12-23 | 1979-04-17 | General Electric Company | Method and apparatus for correcting camber in rolled metal workpiece |
JPS55103212A (en) * | 1979-01-31 | 1980-08-07 | Nippon Kokan Kk <Nkk> | Rolling method |
JPS5739018A (en) * | 1980-08-22 | 1982-03-04 | Nippon Steel Corp | Rolling method for controlling plane camber of rolled material in rolling mill line including vertical rolling stand |
JPS5913506A (ja) * | 1982-07-14 | 1984-01-24 | Kawasaki Steel Corp | 厚板圧延におけるキヤンバ制御方法 |
JPS59189011A (ja) * | 1983-04-12 | 1984-10-26 | Ishikawajima Harima Heavy Ind Co Ltd | 圧延材の蛇行及び横曲り制御方法及びその装置 |
JPH0616892B2 (ja) * | 1984-05-10 | 1994-03-09 | 三菱電機株式会社 | 圧延材のキヤンバ−制御による蛇行制御方法 |
JPS61242712A (ja) * | 1985-04-19 | 1986-10-29 | Mitsubishi Electric Corp | 圧延材の板幅制御装置 |
SU1340851A1 (ru) | 1986-04-03 | 1987-09-30 | Всесоюзный научно-исследовательский и проектно-конструкторский институт металлургического машиностроения им.А.И.Целикова | Способ устранени серповидности полосы |
JPS63123511A (ja) | 1986-11-12 | 1988-05-27 | Hitachi Ltd | 蛇行制御装置 |
JPS63171213A (ja) | 1987-01-08 | 1988-07-15 | Mitsubishi Heavy Ind Ltd | 圧延材の蛇行量検出方法 |
FR2615765B1 (fr) * | 1987-05-29 | 1992-09-04 | Usinor Aciers | Procede et dispositif de determination du sabre d'une tole |
US4794773A (en) * | 1987-07-29 | 1989-01-03 | Monarch Machine Tool Company | Method of measuring camber |
JPS6448615A (en) * | 1987-08-20 | 1989-02-23 | Nippon Steel Corp | Camber control method for cold rolling |
JPH0773733B2 (ja) * | 1987-08-25 | 1995-08-09 | 新日本製鐵株式会社 | 圧延中における金属板のキャンバ−形状・蛇行量の測定方法 |
JPH0220608A (ja) * | 1988-07-05 | 1990-01-24 | Sumitomo Metal Ind Ltd | 圧延材の蛇行制御方法 |
JPH04266414A (ja) | 1991-02-19 | 1992-09-22 | Kobe Steel Ltd | 板圧延時の蛇行制御装置 |
DE4416364B4 (de) * | 1993-05-17 | 2004-10-28 | Siemens Ag | Verfahren und Regeleinrichtung zur Regelung eines Prozesses |
US5722279A (en) * | 1993-09-14 | 1998-03-03 | Nippon Steel Corporation | Control method of strip travel and tandem strip rolling mill |
DE59505012D1 (de) * | 1995-03-16 | 1999-03-11 | Siemens Ag | Verfahren und vorrichtung zur führung eines prozesses |
IT1280176B1 (it) * | 1995-05-25 | 1998-01-05 | Danieli Off Mecc | Blocco di curvatura-bilanciamento per gabbia di laminazione a quarto per nastri o lamiere |
US6035259A (en) * | 1997-06-18 | 2000-03-07 | Eastman Kodak Company | Web material camber measurement apparatus and method |
DE10106527A1 (de) * | 2001-02-13 | 2002-08-29 | Sms Demag Ag | Verfahren zum Betreiben einer Walzstraße sowie Steuerungssystem für eine Walzstraße |
DE10116273A1 (de) * | 2001-03-31 | 2002-10-10 | Sms Demag Ag | Verfahren zum Betreiben einer Walzstraße sowie eine entsprechend ausgebildete Walzstraße |
WO2004082860A1 (ja) * | 2003-03-20 | 2004-09-30 | Nippon Steel Corporation | 金属板材の圧延方法および圧延装置 |
DE102004043790A1 (de) | 2004-09-08 | 2006-03-09 | Betriebsforschungsinstitut VDEh - Institut für angewandte Forschung GmbH | Verfahren und Vorrichtung zum Walzen eines Metallbands |
DE102005028711A1 (de) * | 2005-06-20 | 2006-12-28 | Siemens Ag | Verfahren zur Regelung und/oder Steuerung eines verstellbaren Rollensegmentes in einer Stranggießanlage |
US7823428B1 (en) * | 2006-10-23 | 2010-11-02 | Wright State University | Analytical method for use in optimizing dimensional quality in hot and cold rolling mills |
DE102006059709A1 (de) * | 2006-12-18 | 2008-06-19 | Siemens Ag | Walzverfahren für ein Band |
DE102008007247A1 (de) | 2007-09-13 | 2009-03-19 | Siemens Aktiengesellschaft | Betriebsverfahren für eine Walzstraße mit Krümmungserkennung |
-
2008
- 2008-02-01 DE DE102008007247A patent/DE102008007247A1/de not_active Withdrawn
- 2008-08-21 CN CN2008801071613A patent/CN101801553B/zh active Active
- 2008-08-21 US US12/677,605 patent/US8752409B2/en active Active
- 2008-08-21 WO PCT/EP2008/060967 patent/WO2009037064A1/de active Application Filing
- 2008-08-21 RU RU2010114570/02A patent/RU2481166C2/ru active
- 2008-08-21 EP EP08803135A patent/EP2188074B1/de active Active
- 2008-08-21 PL PL08803135T patent/PL2188074T3/pl unknown
- 2008-08-21 BR BRPI0816981A patent/BRPI0816981B1/pt active IP Right Grant
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
US8752409B2 (en) | 2014-06-17 |
US20100242566A1 (en) | 2010-09-30 |
CN101801553A (zh) | 2010-08-11 |
DE102008007247A1 (de) | 2009-03-19 |
RU2010114570A (ru) | 2011-10-20 |
BRPI0816981A2 (pt) | 2015-03-24 |
PL2188074T3 (pl) | 2013-04-30 |
EP2188074B1 (de) | 2012-11-21 |
RU2481166C2 (ru) | 2013-05-10 |
EP2188074A1 (de) | 2010-05-26 |
CN101801553B (zh) | 2012-09-05 |
WO2009037064A1 (de) | 2009-03-26 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BRPI0816981B1 (pt) | método de operação para um trem de laminação, dispositivo de controle de um trem de laminação com múltiplas cadeiras e trem de laminação. | |
BR112013015399B1 (pt) | linha e método de laminação a quente | |
BRPI0807342A2 (pt) | Método de operação de um dispositivo de bobinamento utilizado para bobinar ou desbobinar uma fita metálica, e dispositivo de controle e dispositivo de bobinar para o mesmo | |
ES2326372T3 (es) | Metodo y aparato para laminar una placa de material metalico. | |
JP4685777B2 (ja) | 板材圧延におけるウェッジの設定・制御方法 | |
JP4962334B2 (ja) | 圧延機の制御方法 | |
US20100326155A1 (en) | Operating method for a multi-stand rolling mill train with strip thickness determination on the basis of the continuity equation | |
JP4808670B2 (ja) | スキンパス圧延の形状制御方法 | |
BRPI0914872B1 (pt) | método de operação para um mecanismo de laminação contínua | |
JP2018015766A (ja) | 熱間仕上圧延における鋼板尾端蛇行制御方法 | |
US11850644B2 (en) | Zigzagging control method for workpiece | |
JP4268582B2 (ja) | 板厚制御方法及び板厚・形状非干渉制御方法 | |
TW201803656A (zh) | 修邊機的控制裝置 | |
JPS6111123B2 (pt) | ||
JP2004050217A (ja) | タンデム圧延機の張力制御装置 | |
JP2020093281A (ja) | 圧延ラインの数学モデル算出装置および制御装置 | |
BR112020025472B1 (pt) | Dispositivo de controle de espessura de placa e método de controle de espessura de placa | |
KR100780425B1 (ko) | 온도보상을 통한 압연 제어장치 및 그 제어방법 | |
JP7126399B2 (ja) | 板材の搬送装置 | |
JP3838831B2 (ja) | 熱間圧延機のセットアップ方法 | |
KR20190078342A (ko) | 연속 압연기 제어 장치 및 방법 | |
KR100558787B1 (ko) | 조질압연에서의 연신율 제어 방법 | |
KR20030028903A (ko) | 임팩트 드롭 보상량 연산 제어시스템 및 그 연산 제어방법 | |
JPH0994604A (ja) | テンションレベラを備える圧延設備の被圧延板材形状制御方法 | |
JPH0360810A (ja) | 冷間タンデム圧延における形状制御方法 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B25A | Requested transfer of rights approved |
Owner name: PRIMETALS TECHNOLOGIES GERMANY GMBH (DE) |
|
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette] | ||
B06T | Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette] | ||
B06A | Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette] |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 22/10/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. |