BRPI0721581A2 - Processo de limpeza de cilindro de laminador e dispositivo correspondente - Google Patents

Processo de limpeza de cilindro de laminador e dispositivo correspondente Download PDF

Info

Publication number
BRPI0721581A2
BRPI0721581A2 BRPI0721581-9A BRPI0721581A BRPI0721581A2 BR PI0721581 A2 BRPI0721581 A2 BR PI0721581A2 BR PI0721581 A BRPI0721581 A BR PI0721581A BR PI0721581 A2 BRPI0721581 A2 BR PI0721581A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cleaning
zone
cylinder
work
nozzle
Prior art date
Application number
BRPI0721581-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Thomas Cacciatore
Ludovic Verzier
Original Assignee
Siemens Vai Metals Tech Sas
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Siemens Vai Metals Tech Sas filed Critical Siemens Vai Metals Tech Sas
Publication of BRPI0721581A2 publication Critical patent/BRPI0721581A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B21MECHANICAL METAL-WORKING WITHOUT ESSENTIALLY REMOVING MATERIAL; PUNCHING METAL
    • B21BROLLING OF METAL
    • B21B28/00Maintaining rolls or rolling equipment in effective condition
    • B21B28/02Maintaining rolls in effective condition, e.g. reconditioning
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B21MECHANICAL METAL-WORKING WITHOUT ESSENTIALLY REMOVING MATERIAL; PUNCHING METAL
    • B21BROLLING OF METAL
    • B21B28/00Maintaining rolls or rolling equipment in effective condition
    • B21B28/02Maintaining rolls in effective condition, e.g. reconditioning
    • B21B28/04Maintaining rolls in effective condition, e.g. reconditioning while in use, e.g. polishing or grinding while the rolls are in their stands

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Cleaning And De-Greasing Of Metallic Materials By Chemical Methods (AREA)
  • Cleaning In General (AREA)
  • Cleaning By Liquid Or Steam (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PROCESSO DE LIMPEZA DE CILINDRO DE LAMINADOR E DISPOSITIVO CORRES- PONDENTE".
A presente invenção refere-se à limpeza dos cilindros de Iami- nadores, em particular de Iaminadores de acabamento (skin-pass), utilizados na saída das linhas contínuas de galvanização, por jato de alta pressão.
Um Iaminador skin-pass compreende um par de cilindros de a- poio sobre os quais e apoiam um par de cilindros de trabalho entre os quais é laminada uma cinta galvanizada.
Quando de sua passagem entre os cilindros de trabalho, certas
partículas de zinco provenientes da superfície das cintas galvanizadas po- dem se colar sobre os cilindros de trabalho que podem também transferi-las sobre os cilindros de apoio.
Em conseqüência, essas partículas podem ser impressas sobre o revestimento da cinta a cada rotação dos cilindros e podem alterar sufici- entemente a qualidade de superfície para que o produto se torne invendável ou necessite de ser desclassificado.
Além disso, sobre certos Iaminadores de acabamento, tem-se necessidade de assegurar a lubrificação do entreferro dos cilindros de traba- 20 Iho com uma emulsão de água e de lubrificante, a fim de diminuir os esfor- ços para trações e alongamentos determinados. Resulta geralmente daí um depósito graxo sobre os cilindros de trabalho nas zonas que não estão em contato com a cinta.
E quando de uma mudança de produto a laminar, tendo uma largura de cinta maior, esse depósito graxo pode se revelar nefasto sobre as duas bordas da nova cinta e levar a um defeito de aparência visual desta.
Para prevenir esses inconvenientes, é conhecido o documento JP 9262607 no qual são utilizados meios de limpeza mecanizados dos cilin- dros por pulverização sob pressão de fluidos detergentes. Todavia, esses 30 dispositivos recorrem a bocais de pulverização à baixa pressão e com jato amplo que, se eles se mostram bastante eficazes para desengordurar os revestimentos de produto de lubrificação, graças ao efeito detergente do Ii quido pulverizado, não são, todavia, bastante eficazes para eliminar as partí- culas aderentes, notadamente as partículas de zinco.
Outros tipos de bocais de pulverização com jato estreito e com elevada energia são conhecidos. Esses bocais necessitam, por um lado, de 5 ajustar com precisão a distância entre o bocal e o cilindro a limpar, portanto, de se adaptar aos diâmetros dos diferentes cilindros de trabalho utilizados e, por outro lado, para ter uma cobertura do impacto dos jatos ao longo do ci- lindro, convém seja utilizar um número considerável dos bocais de pulveriza- ção, desrazoável em termos de custo e de complexidade mecânica, seja 10 utilizar um bocal montado sobre uma lança móvel.
A patente EP 0 995 504 descreve um dispositivo de limpeza, compreendendo lanças móveis, capazes de se deslocarem ao longo do ci- lindro, isto é, paralelamente ao seu eixo de rotação. Essa disposição impõe uma perfeita adaptação da velocidade de deslocamento da lança à velocida- de de rotação do cilindro em função da largura de impacto do jato.
Todavia, considerando-se a dimensão do impacto do jato relati- vamente pequena, é necessário ter uma velocidade de deslocamento relati- vamente lenta da(s) lança(s) de limpeza, a fim de garantir uma boa cobertura do impacto do jato.
Essa solução é, portanto, consumidora em tempo e em produtos
de limpezas.
A presente invenção propõe uma solução que permite otimizar a utilização dos dispositivos de pulverização, a fim de reduzir os consumos de fluidos - portanto, os dejetos - e de evitar as perdas de tempo.
Com esse objetivo em vista, segundo um primeiro de seus obje-
tos, a invenção se refere a um processo de limpeza de um cilindro de Iami- nador, compreendendo uma etapa de limpeza, quando da qual um bocal funciona em regime de limpeza, sendo deslocada paralelamente ao eixo do cilindro, segundo uma velocidade de limpeza.
De acordo com a invenção, o processo é essencialmente carac-
terizado pelo fato de compreender, além disso, uma etapa de determinação, quando da qual é determinada, sobre o cilindro, pelo menos uma zona de trabalho delimitada por uma posição de começo de trabalho e uma posição de fim de trabalho, e pelo fato de a etapa de limpeza ser limitada à zona de trabalho.
De acordo com um outro de seus objetivos, a invenção se refere também a um dispositivo de limpeza de pelo menos um cilindro de Iamina- dor, capaz de aplicar o processo, de acordo com a invenção. O dispositivo compreende;
- um bocal de limpeza configurado para aplicar sob pressão um produto de limpeza ao cilindro a limpar; e
- meios para deslocar o bocal.
De acordo com a invenção, o dispositivo é, essencialmente, ca- racterizado pelo fato de compreender, além disso:
- meios para determinar pelo menos uma zona de trabalho deli- mitada por uma posição de começo de trabalho e uma posição de fim de
trabalho; e
- meios para limitar a etapa de limpeza à zona de trabalho.
Graças à invenção, é inútil deslocar a(s) lança(s) ao longo da
geratriz do cilindro a limpar, a limpeza pode ser seletiva, selecionando uma ou várias zonas de trabalho.
Outras características e vantagens da presente invenção apare-
cerão mais claramente com a leitura da descrição seguinte dada a título de exemplo ilustrativo e não Iimitativo e feita com referência às figuras anexa- das, nas quais:
- a figura 1 ilustra um corte transversal de um modo de realiza-
ção do dispositivo, de acordo com a invenção;
- a figura 2a ilustra um modo de realização de um dispositivo de regulagem axial, de acordo com a invenção;
- a figura 2b ilustra um corte, segundo o eixo XX da figura 2A;
- a figura 3A ilustra as posições de trabalho de repouso para um
lance e duas zonas de trabalho;
- a figura 3B ilustra as posições de trabalho de repouso para dois lances e duas zonas de trabalho; - a figura 3C ilustra as posições de trabalho de repouso para um lance e duas zonas de trabalho; e
- a figura 4 ilustra um outro modo de realização do dispositivo, de acordo com a invenção.
Com referência à figura 1, uma cinta metálica 1 a laminar passa
entre os cilindros de trabalho 2a, 2b de um Iaminador skin-pass. Esses cilin- dros de trabalho são eles próprios sustentados por cilindros de apoio 3A, 3B.
O dispositivo, de acordo com a invenção, compreende um bocal 61 de limpeza montado sobre uma lança e configurado para aplicar sob pre- paro um produto de limpeza ao cilindro a limpar.
Pelo menos um bocal é previsto para limpar pelo menos um ci- lindro, de modo que um bocal pode limpar vários cilindros e vários bocais limpar um só cilindro.
Cada lança é equipada com pelo menos um bocal, na espécie um único bocal respectivo.
Assim, em um modo de realização (figura 1, figura 3A), pelo me- nos uma lança 6a assegura a limpeza do cilindro de trabalho superior 2a, e pelo menos uma outra lança 6b assegura a limpeza do cilindro de trabalho inferior 2b. Para certas aplicações, pode-se prever pelo menos uma lança 7a 20 para assegurar a limpeza do cilindro de apoio superior 3A, e da mesma for- ma pode-se prever pelo menos uma outra lança 7b para assegurar a limpeza do cilindro de apoio inferior 3B.
Em um outro modo de realização (figura 3B), pelo menos um cilindro (ou cada cilindro) pode ser limpo por uma pluralidade de lanças, na espécie duas.
A invenção visa a limpar a título principal pelo menos um dos cilindros de trabalho.
As lanças 6a, 6b destinadas à limpeza de pelo menos um dos cilindros de trabalho compreendem um bocal de pulverização 61, e um corpo 62 alimentado com produto de limpeza, na espécie um fluido sobre pressão por uma tubulação flexível 63. O corpo 62 é suportado por um dispositivo de regulagem axial 64 ele mesmo sustentado por meios para deslocar o bocal, na espécie um dispositivo de translação 65.
Um exemplo de dispositivo de regulagem axial 64 é ilustrado nas figuras 2A e 2B, nas quais os movimentos de translação e de rotação são esquematizados por setas cheias.
O dispositivo de regulagem axial 64 compreende um suporte 641
montado giratório sobre a corrediça 652 do dispositivo de translação 65, a fim de permitir a regulagem do ângulo de inclinação α da lança 6a, 6b em relação ao cilindro 2a, 2b.
A rotação do suporte 641 em relação à corrediça 652 pode ser 10 motorizada, por exemplo, com um servomotor. É, então, possível nesse mo- do de realização apenas utilizar duas lanças giratórias, cada uma girando respectivamente a limpeza de um cilindro de trabalho 2, depois de um cilin- dro de apoio 3. Um primeiro elemento de comando 643 assegura a adapta- ção ao diâmetro dos cilindros.
Sobre o suporte 641 é montado uma outra corrediça 642 capaz
de se deslocar paralelamente ao eixo da lança 6a, 6b sob a ação do primeiro elemento de comando 643 apto a regular a posição relativa do bocal 61 a distância requerida da superfície 21 do cilindro de trabalho 2a, 2b.
O deslocamento da corrediça 652 pode ser realizado com um sistema com correia, conforme ilustrado na figura 2A, ou com corrente, ou ainda com parafuso com esfera. O acionamento é vantajosamente assegu- rado por um servomotor. A corrediça 652 é um carro orientado sobre uma travessa 651 por rodetes.
O dispositivo de translação 65 compreende a travessa 651 fixa- 25 da sobre o chassi do Iaminador skin-pass e da corrediça 652 capaz de se deslocar paralelamente ao eixo longitudinal do cilindro 2a, 2b sob a ação de um segundo elemento de comando 653 apto a assegurar o deslocamento do dispositivo de regulagem axial 64 que sustenta a lança 6a, 6b paralelamente ao eixo do cilindro de trabalho 2a, 2b.
Em um modo de realização não representado, o primeiro ele-
mento de comando 643 e o segundo elemento de comando 653 são os mesmos. De preferência, o bocal é colocado em movimento de translação, eventualmente de vaivém, paralelo ao eixo de rotação do cilindro a limpar, segundo uma primeira velocidade,
De maneira conhecida em si, a primeira velocidade é sujeita a pelo menos um dos seguintes parâmetros: diâmetro do cilindro a limpar, ve- locidade de rotação desse cilindro, e largura de impacto do jato emitido pelo bocal sobre esse cilindro. Esse controle da velocidade em fase de limpeza é, por exemplo, utilizado pelo elemento de comando 653.
Em função do diâmetro conhecido do cilindro de trabalho e da inclinação α (figura 1) da lança 6a, 6b, em relação ao cilindro 2a, 2b, o ele- mento de comando 643 do dispositivo de regulagem axial 64 posiciona o bocal 61 a distância requerida da superfície 21 do cilindro de trabalho 2a, 2b.
O elemento de comando 643 que permite a regulagem da posi- ção do bocal em relação à superfície do cilindro pode ser acionado por um 15 macaco hidráulico ou pneumático, pode também ser equipado com um de- tector de posição ou, a título de alternativa, por um servomotor que aciona um mecanismo com roda e parafuso sem fim, com cremalheira, ou ainda com correia.
Em função da velocidade de rotação do cilindro de trabalho 2a, 20 2b, o elemento de comando 653 do dispositivo de translação 65 desloca o bocal 61 à velocidade requerida e controlada ao longo da superfície 21 do cilindro de trabalho 2a, 2b, a fim de garantir, com as rotações de cilindro, uma cobertura ótima do impacto do jato de limpeza, de modo que a totalida- de da superfície a limpar deste seja abrangida.
Determina-se assim um regime de limpeza, ou regime de traba-
lho, no qual o bocal é deslocado a uma velocidade de limpeza determinada, e projeta um fluido de limpeza a uma pressão de limpeza dada e uma vazão de limpeza determinada.
A invenção compreende, além disso, meios para determinar pelo menos uma zona de trabalho delimitada por uma posição de começo de tra- balho e uma posição de fim de trabalho sobre o cilindro a limpar, e meios para limitar a etapa de limpeza a essa zona de trabalho. Os meios para determinar pelo menos uma zona de trabalho são meios ópticos configurados para se obter pelo menos uma imagem dos cilin- dros e/ou da cinta.
Cada zona de trabalho pode compreender uma zona de cobertu-
ra R.
Em um modo de realização, figura 1, os meios ópticos compre- endem pelo menos uma câmera 8a, 8b, 8c, 8d, cuja imagem é transmitida a uma tela de controle presente em uma cabine de comando do laminador.
Um operador pode, então, apreciar as imagens transmitidas e determinar as posições de começo e de fim de trabalho para cada zona de trabalho.
Em um outro modo de realização, a determinação das zonas de trabalho é utilizada automaticamente por um sistema de detecção de defei- tos de superfície 10a, 10b (figura 4).
Um dispositivo ilumínador 101 ilumina a cinta revestida 1 na saí-
da do laminador skin-pass. Uma câmera CCD 102 de alta definição capta a imagem da cinta em passagem. Esses dispositivos são conhecidos, por e- xemplo, no pedido de patente EP 0 974 833.
A imagem adquirida pela câmera CCD 102 é transmitida a uma unidade de filtragem 103, cuja função é de eliminar as distorções devido à ornamentação e à não-uniformidade de iluminação.
As imagens filtradas são, em seguida, tratadas em uma unidade de tratamento de imagem 104 de tipo com detecção de contornos ou de ní- veis de cinza que permite colocar em evidência as zonas mais contrastadas consideradas como "zonas suspeitas", isto é, contendo provavelmente partí- culas a limpar.
Vantajosamente, de acordo com a invenção, não é obrigatória a utilização de modelos sofisticados de análise morfológicas, visando a discri- minar diferentes formas de defeitos.
Em um outro modo de realização, alternativo ou combinável, e
não representado, a limpeza do cilindro é determinada por uma etapa de medida do perfil da superfície desse cilindro. Para isso, o dispositivo, de acordo com a invenção, compreende meios para determinar pelo menos uma zona a limpar, esses meios para determinar pelo menos uma zona a limpar compreendendo meios de medida do perfil de superfície desse cilindro por triangulação por camada ou feixe 5 laser, as adesões de corpos estranhos (partículas de zinco, produtos de lu- brificação...) sendo medidas como variações do perfil medido.
Citar-se-á como referência comercial o produto scanCONTROL 2800 da sociedade MICRO EPSILON para a medida do perfil de superfície.
Uma linha laser é projetada sobre a superfície do cilindro a Iim- 10 par. Uma óptica de retorno reproduz a Iuz refletida dessa linha laser sobre a matriz de uma câmera, na espécie CMOS. A partir da imagem câmera, um controlador calcula não somente as informações de distância (eixo z), mas também a posição real ao longo da linha laser (eixo x), e sai os dois resulta- dos em um sistema de coordenadas bidimensional.
Uma representação em 3D é obtida pelo deslocamento do cap-
tador laser ao longo do cilindro.
Um captador de triangulação por feixe ou por camada laser pode ser montado sobre o suporte de lança 62. Ele varre a superfície do cilindro em rotação por deslocamento à grande velocidade da corrediça 652 sobre as corrediças 651 e libera informações de posição das zonas engorduradas a limpar com referência com o codificador de destilação da corrediça 652.
O tamanho do feixe é, por exemplo, de 1 a 150 mm, e, de prefe- rência, entre 10 e 100 mm.
Vantajosamente, o dispositivo, de acordo com a invenção, com- preende, além disso, meios de sopro de ar, na espécie um bocal de sopro de ar comprimido, cooperando com esses meios para determinar pelo menos uma zona a limpar, a fim de secar a superfície do cilindro a analisar.
Vantajosamente, um opérculo permite proteger a janela de trian- gulação durante as etapas de limpeza.
A detecção visual ou automática de defeitos permite definir os
limites de uma zona de trabalho 20, 21 ou de uma zona a limpar 10, 11, 12.
Uma zona de trabalho 20, 21, 22 compreende uma posição de começo de trabalho, na espécie
- B e D na figura 3A,
- B e B’ na figura 3B; e
-1 na figura 3C,
e uma posição de fim de trabalho, na espécie e respectivamente
- C e E na figura 3A,
- C e C’ na figura 3B, e
- J na figura 3C.
Uma zona de trabalho compreende uma zona a limpar eventu- almente aumentada de uma ou duas zonas de cobertura R.
Uma zona a limpar 10, 11 (zona hachuriada nas figuras 3A, 3B, 3C) é delimitada por uma posição de começo de zona a limpar, na espécie
- B e G na figura 3A;
- B e B’ na figura 3B, e -K figura 3C,
e uma posição de fim de zona a limpar, na espécie e respectivamente
- F e E na figura 3A,
- F e F' na figura 3B, e
- L figura 3C.
Por exemplo:
a posição A representa uma posição de repouso para uma pri- meira lança 6 (figuras 3A, 3B, 3C) e a posição A’ representa uma posição de repouso para uma segunda lança 6’(figura 3B).
A figura 3A ilustra um modo de realização no qual a etapa de 25 limpeza é utilizada por uma única lança 6. Um cilindro 2 compreende uma primeira zona a limpar 10 e uma segunda zona a limpar 11. Nesse exemplo, as zonas a limpar correspondem às extremidades do cilindro 2 que não es- tão em contato com a cinta laminada 1, e define-se, respectivamente às zo- nas a limpar, uma primeira zona de trabalho 20 e uma segunda zona de tra- 30 balho 21, da qual cada uma compreende uma zona de cobertura R, na es- pécie de mesma dimensão.
A figura 3B ilustra uma variação da figura 3A na qual as mesmas zonas devem ser limpas e as mesmas zonas de trabalho são definidas, mas a limpeza é usada respectivamente por uma primeira lança 6 e uma segunda lança 6’. As posições A’, B’, C’ são as simétricas das posições A, B, C da figura 3B para a segunda lança 6’. Em um modo de realização não represen- 5 tado, as posições de repouso A e A’ podem ficar situadas do mesmo lado do cilindro 2.
A figura 3C ilustra um modo de realização no qual a etapa de limpeza é utilizada por uma única lança 6. Um cilindro 2 compreende uma zona a limpar 12 correspondente à superfície da cinta laminada 1. Define-se 10 uma zona de trabalho 22 compreendendo na espécie uma primeira e uma segunda zona de cobertura R, situadas em cada extremidade da largura da cinta laminada 1.
Para ilustrar uma utilização, tipicamente, se posiciona previa- mente um bocal de limpeza em uma posição de repouso A.
Em uma etapa de transporte, o bocal é deslocado paralelamente
ao eixo do cilindro a partir de uma posição de fim de trabalho, e/ou até uma posição de começo de trabalho.
Na espécie:
- até uma posição de começo de trabalho, isto é, a partir do po- sicionamento de repouso A até a posição B (figuras 3A, 3B);
- a partir de uma posição de fim de trabalho de uma outra zona de trabalho, isto é, a partir da posição C até à posição D, figura 3A;
- e/ou até à posição de repouso, isto é, a partir de uma posição de fim de trabalho de uma zona de trabalho, por exemplo, a partir da posição
E até à posição A (figura 3A), ou a partir da posição C até a posição A (figura 3B) e partir da posição C’ até à posição A’(figura 3B), e a partir da posição J (figura 3C) até à posição A.
Uma vez a zona de trabalho determinada, a etapa de limpeza pode, graças à invenção, ser limitada a essa zona de trabalho.
A limitação é utilizada, graças a uma etapa de transporte durante
a qual o bocal funciona em regime diferente do regime de limpeza, e é des- locada paralelamente ao eixo do cilindro a partir de uma posição de fim de trabalho, e/ou até uma posição de começo de trabalho.
Nessa etapa de transporte, o bocal funciona em regime diferente do regime de limpeza.
O regime de funcionamento é caracterizado por pelo menos um dos seguintes parâmetros: velocidade de deslocamento, vazão fornecida pelo bocal, e pressão do fluido de limpeza na saída do bocal.
Em um modo de realização, quando da etapa de transporte, o deslocamento do bocal fora dessa zona de trabalho é feito a uma segunda velocidade, dita velocidade de transporte, diferença da primeira velocidade, dita velocidade de limpeza, na espécie superior.
Vantajosamente, a segunda velocidade é não sujeita à velocida- de de rotação do cilindro, e, de preferência, máxima em função dos meios para deslocar o bocal.
Em um modo realização, quando da etapa de transporte, a va- zão, isto é, a quantidade de produto de limpeza pelo bocal por uma unidade de tempo, é diferente da vazão de limpeza, na espécie inferior, liberado quando da etapa de limpeza.
Em um modo de realização, durante a etapa de transporte do bocal, o produto de limpeza é aplicado ao cilindro a limpar sob uma segunda pressão diferente da primeira (pressão de limpeza), na espécie inferior até mesmo a uma pressão nula (corte da alimentação com produto de limpeza).
Por exemplo, em função da largura conhecida da cinta 1, o ele- mento de comando 653 do dispositivo de regulagem axial 65 posiciona à velocidade máxima o bocal 61 ao longo da superfície 21 do cilindro de traba- Iho 2a, 2b, a fim de fazer começar e parar a limpeza exatamente onde esta é necessária.
No exemplo da figura 3A, a lança 6 passa à velocidade máxima de sua posição de repouso A para a posição de começo de limpeza B de um depósito de emulsão secada 9a correspondente a uma borda da mesa do 30 cilindro, depois assegura a limpeza à velocidade controlada de limpeza de B a C, vai em seguida se posicionar à velocidade máxima no começo D do segundo depósito de emulsão secada 9b, depois assegura a limpeza à velo- cidade de limpeza controlada de D a E e volta enfim à velocidade máxima à posição de repouso A. A cobertura R permite ajustar a zona de trabalho.
No exemplo da figura 3B, dispõe-se de duas lanças 6, 6’ que vão, cada uma, à velocidade máxima de sua posição de repouso A, A’ às 5 posições respectivas de começo de trabalho B, B/ de depósitos de emulsão secada 9a, 9b, depois asseguram a limpeza à velocidade controlada de B e B’ a C e C1 respectivamente e voltam à velocidade máxima à sua posição de repouso respectiva A, A’.
No exemplo da figura 3C, a lança 6 vai à velocidade máxima de 10 sua posição de repouso A à posição de começo de trabalho I, depois asse- gura a limpeza à velocidade de limpeza controlada de I a J, a fim de limpar as partículas de zinco coladas pela cinta 1, depois volta à velocidade máxi- ma à sua posição de repouso A. Nesse exemplo, a zona de trabalho 22 compreende uma primeira zona, a montante, de cobertura que se estende a 15 partir da posição de começo de trabalho I até à posição de começo de zona da zona a limpar K, e uma segunda zona, a jusante, de cobertura que se estende a partir da posição de fim de zona da zona a limpar L até à posição de fim de trabalho J.
Uma unidade de comando 105 determina os começos e os fins 20 de zonas a limpar, acrescentando-se eventualmente no meio de uma zona de trabalho uma cobertura R nos contornos das zonas suspeitas desde o seu aparecimento e libera nos acionadores os comandos de deslocamento (regime de limpeza em uma zona de trabalho e regime diferentes fora da zona de trabalho).
A título de alternativa, a unidade de comando 105, desde o apa-
recimento de zonas suspeitas, libera nos acionadores 653 comandos de deslocamento (regime de limpeza em uma zona de trabalho e regime dife- rentes fora da zona de trabalho), permitindo assegurar, segundo os casos, a limpeza da largura completa de um cilindro ou da única largura correspon- 30 dente àquela do contato com a cinta aumentada de uma ou umas cobertu- ra(s) R ou ainda das únicas partes extremas dos cilindro que não estão em contato com a cinta aumentadas das coberturas R (figuras 3A, 3B, 3C). O acionamento da operação de limpeza pode ser realizado au- tomaticamente ou de modo manual.
A invenção não está limitada aos modos de realização anterior- mente descritos. Outras variantes são possíveis, por exemplo:
em um modo de realização, figura 1, lanças 7a, 7b podem ser
utilizadas, a fim de limpar também cilindros de apoio. Nesse caso, elas po- dem ser fixadas na mesma corrediça 652 que as lanças 6a, 6b. Embora se substituam menos frequentemente os cilindros de apoio 3A, 3B que os cilin- dros de trabalho 2a, 2b e que o ajuste da distância entre o bocal 71 easu- 10 perfície 31 do cilindro não o necessita obrigatoriamente, as lanças 7a, 7b podem também dispor de seu próprio dispositivo de regulagem axial.
Em um modo de realização (figura 1), para certas aplicações, o dispositivo compreende, além disso, rampas de pulverização de emulsão lubrificante 4a, 4b para assegurar a lubrificação do entreferro 5.
Em um outro modo de realização não representado, uma câme-
ra CCD pode ser instalada solidária a cada corpo de lança 62. Cada câmera mostra imagens da superfície dos cilindros (de trabalho e de apoio, caso o suporte 641 seja montado giratório sobre a corrediça 652 de maneira motori- zada, conforme visto anteriormente), durante as fases de laminação, nas 20 quais as etapas de limpeza não são utilizadas. Essas imagens são tratadas de maneira clássica (Sistema de Inspeção Automática de Superfície) e as variantes de contraste identificadas, após tratamento, como sendo sujeiras comandam a colocação em ação das lanças de limpeza. Um diafragma pro- tege vantajosamente o objetivo das câmeras durante a limpeza.

Claims (20)

1. Processo de limpeza de um cilindro (2, 3) de laminador, compreendendo uma etapa de limpeza, quando da qual um bocal funciona em regime de limpeza, sendo deslocada paralelamente ao eixo do cilindro, segundo uma velocidade de limpeza, caracterizado pelo fato de compreender, além disso, uma etapa de determinação, quando da qual é determinada, sobre o cilindro (2, 3), pelo menos uma zona de trabalho (20, 21, 22) delimitada por uma posição de começo de trabalho (B, B’, D, I) e uma posição de fim de trabalho (C, C’, E, J) e pelo fato de a etapa de limpeza ser limitada à zona de trabalho (20,21,22).
2. Processo de limpeza, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender uma etapa de transporte, quando da qual 0 bocal, que funciona em regime diferente do regime de limpeza, é deslocado paralelamente ao eixo do cilindro (2, 3) a partir de uma posição de fim de trabalho (C, C’, E, J) e/ou até a uma posição de começo de trabalho (B, B’, D, I).
3. Processo de limpeza, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de, quando da etapa de transporte, o bocal ser deslocado de uma posição de fim de trabalho (C) de uma primeira zona de trabalho (20) até uma posição de começo de trabalho (D) de uma segunda zona de trabalho (21).
4. Processo de limpeza, de acordo com uma das reivindicações 2 a 3, caracterizado pelo fato de, quando da etapa de transporte, a vazão do produto de limpeza aplicado pelo bocal, ser inferior à vazão de limpeza.
5. Processo de limpeza, de acordo com uma das reivindicações 2 a 4, caracterizado pelo fato de, quando da etapa de transporte, a pressão do produto de limpeza aplicada pelo bocal ser inferior à pressão de limpeza.
6. Processo de limpeza, de acordo com uma das reivindicações 2 a 5, caracterizado pelo fato de, quando da etapa de transporte, a velocidade de transporte ser superior à velocidade de limpeza.
7. Processo de limpeza, de acordo com uma das reivindicações1a 6, caracterizado pelo fato de a zona de trabalho (20, 21, 22) compreen- der uma zona a limpar (10, 11, 12) delimitada por uma posição de começo de zona a limpar (B, B’, G, K) e uma posição de fim de zona a limpar (F, E, F, L).
8. Processo de limpeza, de acordo com a reivindicação 7, carac- terizado pelo fato de a zona de trabalho (21, 22) compreender, além disso, uma primeira zona de cobertura (R) que se estende a partir da posição de começo de trabalho (D, I) até a posição de começo de zona a limpar (G, K).
9. Processo de limpeza, de acordo com a reivindicação 7 ou 8, caracterizado pelo fato de a zona de trabalho (20, 21, 22) compreender, a- lém disso, uma segunda zona de cobertura (R) que se estende, a partir da posição de fim de zona (F, F’, L) da zona a limpar (10, 11, 12) até a posição de fim de trabalho (C, C’, J).
10. Processo de limpeza, de acordo com uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de a zona de trabalho (20, 21, 22) ser prede- terminada em função da largura da cinta laminada (1).
11. Processo de limpeza, de acordo com a reivindicação 10, de- pendente de uma das reivindicações 7 a 9, caracterizado pelo fato de a zona a limpar (12) ser delimitada pelas duas bordas (K, L) da cinta laminada (1).
12. Processo de limpeza, de acordo com a reivindicação 10, de- pendente de uma das reivindicações 7 a 9, caracterizado pelo fato de a zona a limpar (10, 11) ser delimitada, por um lado, por uma borda do cilindro (B, B’, E) e, por outro lado, pela borda (F, F’, G) da cinta laminada (1) a mais próxima dessa borda do cilindro.
13. Processo de limpeza, de acordo com uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo fato de a zona de trabalho ser determinada por controle óptico da limpeza do cilindro e/ou da limpeza da cinta laminada.
14. Processo de limpeza, de acordo com a reivindicação 13, no qual a limpeza do cilindro é determinada por uma etapa de medida do perfil da superfície desse cilindro.
15. Dispositivo de limpeza de pelo menos um cilindro de Iamina- dor, capaz de aplicar o processo, como definido em qualquer uma das rei- vindicações precedentes, o dispositivo compreendendo: - um bocal de limpeza (61) configurado para aplicar sob pressão um produto de limpeza no cilindro (3, 4) a limpar; e - meios (641, 642, 652) para deslocar o bocal, caracterizado pelo fato de compreender, além disso: - meios para determinar pelo menos uma zona de trabalho deli- mitada por uma posição de começo de trabalho e uma posição de fim de trabalho; e - meios para limitar a etapa de limpeza à zona de trabalho.
16. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 15, no qual os meios para deslocar o bocal são configurados para deslocar o bocal, de a- cordo com uma primeira velocidade na zona de trabalho, e de acordo com uma segunda velocidade diferente da primeira velocidade fora dessa zona de trabalho.
17. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicação 15 ou 16, compreendendo, além disso, um segundo bocal (71) de limpeza configurada para limpar esse cilindro a limpar ou um outro cilindro do Iami- nador.
18. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 15 a 17, no qual os meios para determinar pelo menos uma zona de trabalho sobre o cilindro a limpar compreendem meios ópticos (102) para adquirir uma imagem da superfície do produto laminado, e meios de tratamento (103, 104) da imagem obtida.
19. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 15 a 18, compreendendo, além disso, meios para determinar pelo menos uma zona a limpar, esses meios para determinar pelo menos uma zona a limpar, compreendendo meios de medida do perfil de superfície desse cilin- dro por triangulação por camada ou feixe laser.
20. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 19, compreen- dendo, além disso, meios de sopro de ar que cooperam com esses meios para determinar pelo menos uma zona a limpar.
BRPI0721581-9A 2007-04-18 2007-12-20 Processo de limpeza de cilindro de laminador e dispositivo correspondente BRPI0721581A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0702813 2007-04-18
FR0702813A FR2915118B1 (fr) 2007-04-18 2007-04-18 Procede de nettoyage de cylindre de laminoir et dispositif correspondant
PCT/FR2007/052577 WO2008129141A1 (fr) 2007-04-18 2007-12-20 Procede de nettoyage de cylindre de laminoir et dispositif correspondant

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0721581A2 true BRPI0721581A2 (pt) 2014-02-25

Family

ID=38445706

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0721581-9A BRPI0721581A2 (pt) 2007-04-18 2007-12-20 Processo de limpeza de cilindro de laminador e dispositivo correspondente

Country Status (9)

Country Link
EP (1) EP2134480B1 (pt)
KR (1) KR101115134B1 (pt)
CN (1) CN101646507B (pt)
BR (1) BRPI0721581A2 (pt)
DK (1) DK2134480T3 (pt)
ES (1) ES2410087T3 (pt)
FR (1) FR2915118B1 (pt)
PL (1) PL2134480T3 (pt)
WO (1) WO2008129141A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102010033753A1 (de) * 2010-06-04 2011-12-08 Sms Siemag Ag Einrichtung zum Reinigen und Trocknen von Walzgerüsten
CN103170504B (zh) * 2013-03-01 2016-03-30 柳燕明 气垫无摩擦轧机清辊器及气垫无摩擦轧机清辊方法
CN103680928B (zh) * 2013-12-24 2015-12-02 天威保变(秦皇岛)变压器有限公司 一种线圈内径纸板筒的预处理工艺
WO2018050920A1 (de) 2016-09-19 2018-03-22 Sms Group Gmbh Walzenbearbeitung im laufenden prozess
CN111451283B (zh) * 2020-03-19 2021-08-03 武汉钢铁有限公司 一种辊面刮刀智能集控方法和系统

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS6297705A (ja) * 1985-10-22 1987-05-07 Nippon Kokan Kk <Nkk> 圧延ロ−ルの欠陥検出除去装置
US5460023A (en) * 1991-09-13 1995-10-24 International Rolling Mill Consultants Inc. Roll surface restoration system and method
CN1121935C (zh) * 1998-05-01 2003-09-24 W·L·戈尔及同仁股份有限公司 可重复定位的喷嘴组件
FR2781570B1 (fr) * 1998-07-21 2000-08-25 Lorraine Laminage Dispositif de detection des defauts superficiels de bandes metalliques en defilement
DE19848174A1 (de) * 1998-10-20 2000-05-04 Bwg Bergwerk Walzwerk Verfahren und Vorrichtung zum Reinigen von Walzen und/oder Rollen in Bandgießanlagen, Walzwerken und/oder Bandprozeßlinien, insbesondere Dressierwerken o. dgl. Nachwalzwerken
ATE279300T1 (de) * 2000-08-22 2004-10-15 Linde Ag Verfahren und vorrichtung zur entfernung metallischer verunreinigungen
EP1304174A1 (de) * 2001-10-19 2003-04-23 Aluminium Norf GmbH Verfahren zur Aufbereitung von Walzen
KR20040034896A (ko) * 2002-10-17 2004-04-29 주식회사 포스코 위치 및 시간제어 기능을 갖춘 롤표면 진공 소제 장치 및방법

Also Published As

Publication number Publication date
EP2134480B1 (fr) 2013-03-06
KR101115134B1 (ko) 2012-03-05
CN101646507A (zh) 2010-02-10
CN101646507B (zh) 2012-03-21
FR2915118A1 (fr) 2008-10-24
DK2134480T3 (da) 2013-04-29
PL2134480T3 (pl) 2013-08-30
EP2134480A1 (fr) 2009-12-23
FR2915118B1 (fr) 2009-06-05
KR20090122996A (ko) 2009-12-01
ES2410087T3 (es) 2013-06-28
WO2008129141A1 (fr) 2008-10-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0721581A2 (pt) Processo de limpeza de cilindro de laminador e dispositivo correspondente
JPS63310437A (ja) カレンダー、平滑化機等のロールの清浄装置
US3786779A (en) Overhead rail cleaner and oiler
EP1855819A1 (en) Method of degreasing metal sheets
CN108139305A (zh) 用于检测条带中的缺陷的设备
CN113070184B (zh) 一种狭缝挤出涂布头的清洁装置及清洁方法
JP4677911B2 (ja) ボイラ伝熱管の肉厚検査装置および方法
NL2018631B1 (nl) Werkwijze voor het reinigen van een bedrukte baan flexibel materiaal, alsmede een inrichting daarvoor
CN220104950U (zh) 一种钛及钛合金板材的超声探伤装置
KR102135156B1 (ko) 롤 표면 이물질 제거장치 및 방법
US11828024B2 (en) System, control system, an inspection system, and a method of controlling and cleaning a steam box
BE1008573A6 (fr) Dispositif pour l&#39;inspection de la surface d&#39;un cylindre de laminoir.
KR20200086388A (ko) 스트립의 단부 검출 장치 및 브러싱 장치
JP2001065545A (ja) ロール表面の清掃装置
EP0013036A1 (en) A method of optical inspection for surface defects and the use of apparatus for carrying out said method
KR100983660B1 (ko) 연속소둔라인 탈지설비의 스트립 부착 이물질 제거장치
FI114107B (fi) Puhdistus- ja pinnoituslaitteisto sekä menetelmä liikkuvaa pintaa varten
CN220169907U (zh) 一种烘干辊辅助烘干装置及电镀系统
KR102243533B1 (ko) 교체형 롤크리닝장치
RU2008666C1 (ru) Установка для ультразвукового контроля сварных швов труб
KR101524795B1 (ko) 지석을 이용한 도금강판의 표면검사장치
SU188687A1 (pt)
CN115931520A (zh) 一种桥梁拉索表面检测装置
KR20210053580A (ko) 압연롤 표면의 이물질 제거장치
KR20030055572A (ko) 스트립의 표면결함 검출장치

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2285 DE 21/10/2014.