BRPI0720944B1 - composição para tratamento na lavagem de roupas compreendendo um agente branqueador de substratos celulósicos - Google Patents

composição para tratamento na lavagem de roupas compreendendo um agente branqueador de substratos celulósicos Download PDF

Info

Publication number
BRPI0720944B1
BRPI0720944B1 BRPI0720944A BRPI0720944A BRPI0720944B1 BR PI0720944 B1 BRPI0720944 B1 BR PI0720944B1 BR PI0720944 A BRPI0720944 A BR PI0720944A BR PI0720944 A BRPI0720944 A BR PI0720944A BR PI0720944 B1 BRPI0720944 B1 BR PI0720944B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
bleaching agent
laundry treatment
treatment composition
composition according
compositions
Prior art date
Application number
BRPI0720944A
Other languages
English (en)
Inventor
Joseph Loughnane Brian
J Valenti Dominick
D'angelo Morrall Donna
Torres Eduardo
Steven Sadlowski Eugene
Homer Baker Keith
Lee Kott Kevin
D Kieken Laurent
J Starks Leonard
Robert Sivik Mark
A Valenti Michael
David Cummings Michael
D Moore Patrick
Michael Hong Xiaoyong
Original Assignee
Procter & Gamble
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Procter & Gamble filed Critical Procter & Gamble
Publication of BRPI0720944A2 publication Critical patent/BRPI0720944A2/pt
Publication of BRPI0720944B1 publication Critical patent/BRPI0720944B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/40Dyes ; Pigments
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/40Dyes ; Pigments
    • C11D3/42Brightening agents ; Blueing agents

Abstract

composição para tratamento na lavagem de roupas compreendendo um agente branqueador de substratos celulósicos. esta invenção se refere a composições para tratamento na lavagem de roupas incluindo, mas não se limitando às formulações de detergente líquido e/ou em pó para lavagem de roupa e às composições de amaciantes de tecido acrescentados durante o enxágue (rafs) que compõem tais agentes branqueadores. os agentes branqueadores são compostos de pelo menos dois componentes: ao menos um componente cromóf oro e ao menos um componente polimérico. componentes cromóforos adequados geralmente tornam fluorescentes as cores azul, vermelho, violeta e roxo quando expostas à luz ultravioleta, ou podem absorver a luz para refletir esses mesmos tons. os agentes branqueadores são ainda caracterizados por terem um valor do componente de dispersão do parâmetro de solubilidade de hansen menor ou igual a cerca de 17 mpa.

Description

COMPOSIÇÃO PARA TRATAMENTO NA LAVAGEM DE ROUPAS COMPREENDENDO UM AGENTE BRANQUEADOR DE SÜBSTRATOS
CELULÓSICOS
CAMPO TÉCNICO
Esta invenção se refere a novos agentes branqueadores de substratos celulósicos. Os agentes branqueadores são compostos de pelo menos dois componentes: ao menos um componente cromóforo e ao menos um componente polimérico. Componentes cromôforos adequados geralmente tornam fluorescentes as cores azul, vermelho, violeta e roxo quando expostos à luz ultravioleta, ou podem absorver a luz para refletir esses mesmos tons. Os agentes branqueadores são ainda caracterizados por terem um valor do componente de dispersão do parâmetro de solubilidade de Hansen menor ou igual a cerca de 17 MPa0,5. Esses agentes branqueadores podem ser ideais para uso em composições para tratamento na lavagem de roupas que incluem, mas não se limitam a, formulações de detergente líquido e/ou em pó para a lavagem de roupas e composições de amaciantes de tecido acrescentadas durante o enxágue (RAFS, rinse added fabric softening).
ANTECEDENTES O uso de agentes branqueadores, quer alvejantes óticos ou agentes azulantes, em aplicações têxteis, é bem conhecido na técnica anterior. À medida que os substratos têxteis envelhecem, sua cor tende a desvanecer ou amarelar devido à exposição à luz, ar, solo e à degradação natural das fibras que compõem os substratos. Dessa forma, o propósito dos agentes branqueadores é geralmente alvejar visualmente esses substratos têxteis e se contrapor ao desvanecimento e amarelecimento dos substratos. Tipicamente, os agentes branqueadores podem ser encontrados em detergentes para lavagem de roupas, amaciantes de tecido ou auxiliares durante o enxágue e são, portanto, aplicados aos substratos têxteis durante o processo de lavagem de roupas. Entretanto, é importante que os agentes branqueadores consigam alvejar os substratos têxteis tratados sem causar manchas indesejáveis aos substratos têxteis.
Os substratos celulósicos, em particular, tendem a exibir um matiz amarelado depois de sua exposição à luz, ar e/ou sujeira. Ê frequentemente difícil reverter esse amarelecimento com os procedimentos normais de lavagem de roupa. Como resultado, existe uma necessidade de agentes branqueadores aprimorados que sejam capazes de eliminar a amarelidão exibida pelos substratos celulósicos em envelhecimento. A utilização de tais agentes branqueadores aperfeiçoados pode prolongar a vida útil dos substratos têxteis, como artigos de vestuário, roupas de mesa etc. A presente invenção oferece vantagens em relação às patentes US n° 4.137.243 e 5.039.782 e à publicação do pedido de patente US n° 2005/0288206 já que esta invenção tira vantagem dos compostos que têm um parâmetro de solubilidade de Hansen menor ou igual a cerca de 17 MPa0'5 e que emitem luz com comprimentos de onda na faixa do azul, vermelho, violeta, púrpura ou combinações dos mesmos quando expostos à luz ultravioleta (ou eles absorvem a luz para produzir os mesmos tons) a fim de neutralizar o amarelecimento dos substratos celulósicos. Esses compostos funcionam idealmente como agentes branqueadores de substratos celulósicos e podem ser incorporados às formulações de detergentes para lavagem de roupa para o uso dos consumidores durante o processo de lavagem de roupa.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Esta invenção se refere a novos agentes branqueadores de substratos celulósicos. Os agentes branqueadores são compostos de pelo menos dois componentes: ao menos um componente cromóforo e ao menos ura componente polimérico. Componentes cromóforos adequados geralmente tornam fluorescentes as cores azul, vermelho, violeta e roxo quando expostos à luz ultravioleta, ou podem absorver a luz para refletir esses mesmos tons. Os agentes branqueadores são ainda caracterizados por terem um valor do componente de dispersão do parâmetro de solubilidade de Hansen menor ou igual a cerca de 17 MPa0'5. Esta invenção também se refere às composições para tratamento na lavagem de roupas incluindo, mas não se limitando às formulações de detergente líquido e/ou em pó para lavagem de roupa e às composições de amaciantes de tecido acrescentadas durante o enxágue (RAFS) que compõem tais agentes branqueadores.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A figura 1 é uma representação gráfica dos valores do componente de dispersão do parâmetro de solubilidade de Hansen em comparação com os valores CIELab b* de vários agentes branqueadores após o ciclo 1 de enxágue.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Para uso na presente invenção, pretende-se que "substratos celulósicos" incluam qualquer substrato que compreende pelo menos uma maioria, em peso, de celulose. A celulose pode ser encontrada na madeira, algodão, linho, juta e cânhamo. Os substratos celulósicos podem se apresentar sob a forma de pós, fibras, polpa e artigos formados a partir de pós, fibras e polpa. As fibras celulõsicas incluem, mas não se limitam a, algodão, raiom (celulose regenerada), acetato (acetato de celulose), triacetato (triacetato de celulose) e misturas dos mesmos. Os artigos formados a partir das fibras celulõsicas incluem os artigos têxteis como os tecidos. Os artigos formados a partir da polpa incluem o papel.
Para uso na presente invenção, o termo "composição para tratamento na lavagem de roupas" inclui, exceto onde indicado em contrário, agentes de lavagem e/ou composições para tratamento de tecidos do tipo granular, em pó, líquidas, gel, em pasta, em barra e/ou em flocos.
Para uso na presente invenção, o termo "composição de tratamento de tecidos" inclui, exceto onde indicado em contrário, composições amaciantes de tecidos, composições para otimização de tecidos, composições para renovação de tecidos e combinações ,das mesmas. Essas composições podem, mas não precisam ser composições acrescentadas durante o enxágue.
Para uso na presente invenção, os artigos "o", "a", "um" e "uma", quando usados em uma reivindicação, significam um ou mais do que está sendo reivindicado ou descrito.
Para uso na presente invenção, os termos "incluir", "inclui" e "incluindo" destinam-se a ser não-limitadores.
Os métodos de teste apresentados na seção de métodos de teste do presente pedido precisam ser usados para determinar os valores respectivos dos parâmetros das . invenções dos requerentes.
Exceto onde especificado em contrário, todos os níveis de componente ou de composição referem-se à porção ativa daquele componente ou composição e são exclusivos de impurezas, por exemplo, solventes residuais ou subprodutos, os quais podem estar presentes em fontes comercialmente disponíveis de tais componentes ou composições.
Todas as porcentagens e razões são calculadas em peso, exceto onde indicado em contrário. Todas as porcentagens e razões são calculadas com base na composição total, exceto onde indicado em contrário.
Deve-se compreender que cada limite numérico máximo mencionado neste relatório descritivo inclui todos os limites numéricos inferiores, como se tais limites numéricos inferiores estivessem expressamente registrados no presente documento. Cada limite numérico mínimo mencionado neste relatório descritivo inclui cada um dos limites numéricos superiores, como se tais limites numéricos superiores estivessem expressamente registrados no presente documento. Cada intervalo numérico mencionado neste relatório descritivo inclui cada intervalo numérico mais restrito que esteja situado dentro deste intervalo numérico mais amplo, como se tais intervalos numéricos mais restritos estivessem expressamente registrados no presente documento.
Todos os documentos citados estão, em sua parte relevante, aqui incorporados, a título de referência; A citação de qualquer documento não deve ser interpretada como admissão de que este represente técnica anterior com respeito à presente invenção.
Os agentes branqueadores da presente invenção podem ser corantes, pigmentos ou corantes poliméricos que compreendem um constituinte cromóforo e um constituinte polimêrico. 0 constituinte cromóforo é caracterizado pelo fato de que emite ou absorve comprimento de onda na faixa do azul, vermelho, violeta, roxo ou combinações dos mesmos quando exposto à luz. De preferência, o constituinte cromóforo tem um valor do espectro de absorbância na faixa de cerca de 520 nanômetros a cerca de 640 nanômetros em água e, com mais preferência, de cerca de 570 nanômetros a cerca de 610 nanômetros em água. De preferência, o constituinte cromóforo tem um valor do espectro de emissão na faixa de cerca de 400 nanômetros a cerca de 480 nanômetros em água.
Exemplos de constituintes poliméricos adequados incluem as cadeias de polioxialquileno que têm múltiplas unidades de repetição. De preferência, os constituintes poliméricos incluem as cadeias de polioxialquileno que têm de 2 a cerca de 20 unidades de repetição e, com mais preferência, de 2 a cerca de 10 ou mesmo de cerca de 4 a cerca de 6 unidades de repetição. Alguns exemplos não-1imitadores de cadeias de polioxialquileno incluem óxido de etileno, óxido de propileno, oxido de glicidol, óxido de butileno e misturas dos mesmos. O agente branqueador da presente invenção pode ser caracterizado pela seguinte estrutura: Sendo que Ri e R2 podem ser independentemente selecionados dentre: a) [ (CH2CR'HO)x(CH2CR"HO)yH] sendo que R' é selecionado do grupo que consiste em H, CH3/ CH20 (CH2CH20) zH, e misturas dos mesmos; sendo que R' é selecionado do grupo que consiste em H, CH, CH20 (CH2CH20) ZH, e misturas dos mesmos; sendo que x + y ^ 5; sendo que y ^ 1; e sendo que z = 0 a 5; b) Ri = alquil, aril ou arilaquil e R2 = [ (CH2CR1 HO) x (CH2CR''HO) yH] sendo que R' é selecionado do grupo que consiste em H, CH3í CH20 (CH2CH20) zH, e misturas dos mesmos; sendo que R' é selecionado do grupo que consiste em H, CH, CH20 (CH2CH20) ZH, e misturas dos mesmos; sendo que x + y ^ 10; sendo que y ^ 1; e sendo que z = 0 a 5; c) Rx = [CH2CH2(OR3)CH2OR4] e R2 = [CH2CH2 (O R3)CH20 R4] sendo que R3 é selecionado do grupo que consiste em H, (CH2CH20)zH, e misturas dos mesmos; e sendo que z = 0 a 10; sendo que R4 é selecionado do grupo que consiste em grupos (Ci-Ci6) alquil, aril e misturas dos mesmos; e d) sendo que RI e R2 podem ser independentemente selecionados a partir do produto da adição de um amino com um dentre oxido de estireno, glicidil metil éter, isobutil glicidil éter, isopropil glicidil éter, t-butil glicidil éter, 2-etilexil glicidil éter e glicidilexadecil éter, seguido da adição de 1 a 10 unidades de óxido de alquileno.
Um agente branqueador preferencial da presente invenção pode ser caracterizado pela seguinte estrutura: sendo que R' ê selecionado do grupo que consiste em H, CH3, CH20 (CH2CH20) zH, e misturas dos mesmos; sendo que R' ê selecionado do grupo que consiste em H, CH, CH20 (CH2CH20) zH, e misturas dos mesmos; sendo que x + y ^ 5; sendo que y ^ 1; e sendo que z = 0 a 5;
Outra característica do agente branqueador da presente invenção é sua afinidade com o material celulósico. A afinidade pode ser determinada quantitativamente com o uso do componente de força de dispersão do parâmetro de solubilidade de Hansen. O parâmetro de solubilidade de Hansen é um sistema de medida com três componentes que inclui um componente de força de dispersão (õd) , um componente de ligação ao hidrogênio (õh) e um componente polar (δρ) . 0 parâmetro de solubilidade de Hansen "δ" ê derivado do fato de que a energia total de coesão, que é a energia necessária para romper todas as ligações de coesão, é a combinação das forças de dispersão (d) , as forças moleculares bipolares (p) e as forças de ligação ao hidrogênio (h) , de acordo com a seguinte equação: (1) As forças de dispersão são forças fracas de atração entre moléculas não-polares. A magnitude dessas forças depende da polarizabilidade da molécula, sendo que o parâmetro de solubilidade de Hansen em relação à dispersão, õd, tipicamente aumenta com o aumento do volume (e tamanho) da molécula, todas as outras propriedades permanecendo aproximadamente as mesmas. O parâmetro "δρ" aumenta com o aumento da polaridade da molécula.
Os parâmetros de solubilidade de Hansen são calculados a 25°C com o pacote de software ChemSW's Molecular Modeling Pro v.6.1.9 que usa um algoritmo com direitos de propriedade não publicados que é baseado em valores publicados no Handbook of Solubility Parameters and Other Parameters de autoria de Allan F. M. Barton (CRC Press, 1983) para os solventes obtidos experimentalmente por Hansen. Todos os valores do parâmetro de solubilidade de Hansen relatados da presente invenção são dados em unidades de MPa0,5 (raiz quadrada de megapascais). Hansen originalmente determinou o parâmetro de solubilidade de solventes para soluções de polímero. Enquanto o cálculo do parâmetro de solubilidade de Hansen tem sido usado corretamente em uma ampla gama de aplicações como na solubilidade de materiais biológicos, a caracterização de pigmentos, enchimentos e fibras, etc., até o momento não foi adaptado aos corantes polimêricos.
Dessa forma, para a produção de agentes branqueadores eficientes da presente invenção, é preferível que o componente da força de dispersão do parâmetro de solubilidade de Hansen, õ<a, seja inferior ou igual a cerca de 17 e, com mais preferência, inferior ou igual a cerca de 15. Pode também ser desejável que o componente da força de dispersão do parâmetro de solubilidade de Hansen seja de cerca de 12 a cerca de 17 e, com mais preferência, de cerca de 12 a cerca de 15.
Enquanto a afinidade do agente branqueador com o material celulósico parece correlacionar muito bem com o parâmetro do componente de dispersão de solubilidade de Hansen, a invenção não se limita ao uso de õd- Foram também considerados outros elementos descritivos moleculares que são direta ou indiretamente relacionados com õd como, por exemplo, polarizabilidade, raio de giro, volume molecular e os elementos descritivos de Jurs baseados nas cargas atômicas parciais mapeado na área superficial acessível a solventes. Entretanto, a qualidade de ajustamento das correlações univariantes de afinidade com esses elementos descritivos não foi tão boa quanto com õd.
Sem se ater à teoria, acredita-se que a afinidade dos agentes branqueadores com os substratos celulósicos pode ser atribuída às forças de Van der Waals, as forças de atração que existem entre moléculas eletricamente neutras em grande proximidade uma das outras. É também postulado que, se o substrato celulósico é composto de regiões porosas, o agente branqueador, ou porções do mesmo, pode ser fisicamente aprisionado nos poros da celulose, a depender do tamanho da molécula em comparação com o diâmetro dos poros. Esse aprisionamento físico pode proporcionar algum nível de durabilidade para proteger o agente branqueador de ser facilmente removido do substrato celulósico quanto exposto à lavagem ou ao enxágue.
Os agentes branqueadores descritos no presente relatório descritivo podem ser incorporados a uma composição para tratamento na lavagem de roupas incluindo, mas não se limitando a composições detergentes para lavagem de roupas e a composições para tratamento de tecidos. Tais composições compreendem um ou mais dos ditos agentes branqueadores e um ingrediente para tratamento na lavagem de roupas. O agente branqueador pode ser adicionado aos substratos celulósicos com o uso de uma variedade de técnicas de aplicação. Para aplicação aos substratos têxteis que contêm celulose, o agente branqueador é, de preferência, incluído como aditivo no detergente para lavagem de roupas. Dessa forma, a aplicação ao substrato têxtil que contém celulose ocorre, de fato, quando um consumidor adiciona o detergente para lavagem de roupas a uma máquina de lavar. De modo similar, composições de RAFS são tipicamente adicionadas durante o ciclo de enxágue, que vem depois de a solução detergente ter sido usada e substituída pela solução de enxágue nos processos típicos de lavanderia. Para aplicação aos substratos celulósicos de papel, o agente branqueador pode ser adicionado à mistura da polpa de papel antes da formação do papel como produto final.
As composições para tratamento na lavagem de roupas incluindo detergentes de lavanderia podem estar sob forma sólida ou líquida, inclusive sob a forma de um gel. A composição detergente para lavagem de roupas compreende um tensoativo em uma quantidade suficiente para a obtenção de propriedades de limpeza. O agente branqueador pode estar presente na composição detergente para lavagem de roupas em uma quantidade de cerca de 0,0001% a cerca de 10%, em peso, da composição, com mais preferência de cerca de 0,0001% a cerca de 5%, em peso, da composição e, com mais preferência ainda, de cerca de 0,0001% a cerca de 1%, em peso, da composição. A composição detergente para lavagem de roupas compreende um tensoativo em uma quantidade suficiente para a obtenção de propriedades de limpeza. Em uma modalidade, a composição detergente para lavagem de roupas compreende, em peso, de cerca de 5% a cerca de 90%, mais especificamente, de cerca de 5% a cerca de 70% e, mais especificamente ainda, de cerca de 5% a cerca de 40% do tensoativo. 0 tensoativo pode compreender tensoativos aniônicos, não-iônicos, catiônicos, zwiteriônicos e/ou anfotéricos. Em uma modalidade mais específica, a composição detergente compreende um tensoativo aniônico, um tensoativo não-iônico, ou misturas dos mesmos.
Os tensoativos aniônicos adequados, úteis à presente invenção, podem compreender qualquer dos tipos convencionais de tensoativo aniônico tipicamente usados em produtos detergentes líquidos. Estes incluem os ácidos alquil benzeno sulfônicos e seus sais, bem como materiais de sulfato de alquila alcoxilado ou não-alcoxilado.
Tensoativos aniônicos exemplificadores são os sais de metais alcalinos de ácidos alquil benzeno sulfônicos C.sub.10-16, de preferência ácidos alquil benzeno sulfônicos C.sub.11-14. De preferência, o grupo alquil é linear, e estes sulfonatos de alquil benzeno linear são conhecidos como "LAS". Os sulfonatos de alquil benzeno e, particularmente, os LAS, são bem conhecidos na técnica. Esses tensoativos e sua preparação são descritos, por exemplo, nas patentes US n° 2.220.099 e 2.477.383. São especialmente preferenciais os sulfonatos de alquil benzeno de sódio e potássio com cadeia linear, em que o número médio de átomos de carbono no grupo alquil é de cerca de 11 a 14. O sodio C11-C14, por exemplo, Ci2, LAS é um exemplo específico destes tensoativos.
Outro tipo exemplar de tensoativo aniônico compreende tensoativos à base de sulfato de alquila etoxilado. Estes materiais, também conhecidos como alquil éter sulfatos ou sulfatos de alquila polietoxilado, são os que correspondem à fórmula: R1 - -O- - (C2H40) n- -SO3M sendo que R' é um grupo alquil C8-C20, n ê de cerca de 1 a 20, e M é um cãtion formador de sais. Em uma modalidade específica, R' é alquil Cio-Cig, n é de cerca de 1 a 15, e M é sódio, potássio, amônio, alquil amônio ou alcanol amônio. Em modalidades mais específicas, R' é um Ci2-Ci6, n é de cerca de 1 a 6 e M é sódio.
Os alquil éter sulfatos serão geralmente usados sob a forma de misturas que compreendem comprimentos de cadeia de R' variáveis e graus variáveis de etoxilação. Frequentemente, estas misturas também conterão, inevitavelmente, alguns materiais de sulfato de alquila não-etoxilado, isto é, tensoativos da fórmula de sulfato de alquila etoxilado, sendo que n=0. Os sulfatos de alquila não-etoxilados podem também ser adicionados separadamente das composições desta invenção e usados como, ou em quaisquer, componentes de tensoativos aniônicos que podem estar presentes. Exemplos específicos de tensoativos não-etoxilados, por exemplo, tensoativos de alquil éter sulfato, são aqueles produzidos pela sulfatação de alcoóis graxos C8-C20 superiores. Os tensoativos à base de sulfato de alquila primários convencionais apresentam a fórmula geral: R0S03-M+, em que R é tipicamente um grupo hidrocarbila C8-C2o linear, que pode ser de cadeia linear ou ramificada, e M é um cátion de solubilização em água. Em modalidades esoecíficas. R é um oruno alauil Cm a Ci*. e M j_ · - u t ■ j. — — - * é metal alcalino, de forma mais específica, R é Ci2 a Ci4 e M é sódio.
Alguns exemplos não-limitadores específicos de tensoativos aniônicos úteis â presente invenção incluem: a) sulfonatos de alquil benzeno (LAS) Cn-C18; b) sulfatos de alquila (AS) Ci0-C2o primários, de cadeia ramificada e aleatórios; c) sulfatos de alquila Ci0-Ci8 secundários (2,3) tendo as fórmulas (I) e (II) : sendo que M nas fórmulas (I) e (II) é hidrogênio ou um cátion que proporciona neutralidade de carga, e todas as unidades de M, quer associadas a um tensoativo ou a um ingrediente de composto auxiliar, podem consistir em um átomo de hidrogênio ou em um cátion, dependendo da forma isolada pelo versado na técnica ou do pH relativo do sistema em que o composto é usado, com alguns exemplos não-limitadores de cátions preferenciais incluindo sódio, potássio, amônio, e misturas dos mesmos, e x é um número inteiro igual a ao menos cerca de 7, de preferência, ao menos cerca de 9, e y ê um número inteiro igual a ao menos 8, de preferência, ao menos cerca de 9; d) sulfatos de alcoxialquila Ci0-Ci8 (AE.sub.xS), em que x é, de preferência, de 1 a 30; e) carboxilatos alcoxialquila Ci0-Ci8 compreendendo, de preferência, de 1 a 5 unidades etóxi; f) sulfatos de alquila de cadeia média ramificada, conforme discutido na patente US n° 6.020.303 e na patente ÜS n° 6.060.443; g) sulfatos de alcoxialquila de cadeia média ramificada, conforme discutido na patente US η° 6.008.181 e na patente US n° 6.020.303; h) sulfonato de alquil benzeno modificado (MLAS), conforme discutido em WO 99/05243. WO 99/05242. WO 99/05244,- WO 99/05082. WO 99/05084, WO 99/05241, WO 99/07656, WO 00/23549 e WO 00/23548; i) sulfonato de éster metílico (MES); e j) alfa-olefina sulfonato (AOS).
Os tensoativos não-iônicos adequados, úteis à presente invenção, podem compreender qualquer dos tipos convencionais de tensoativos não-iônicos tipicamente usados em produtos detergentes líquidos. Estes incluem alcoóis graxos alcoxilados e tensoativos de óxido de amina. Os tensoativos não-iônicos normalmente líquidos são preferenciais para uso nos produtos detergentes líquidos da presente invenção.
Os tensoativos não-iônicos adequados para uso na presente invenção incluem os tensoativos não-iônicos alcoxilados de álcool. Os alcoxilados de álcool são materiais que correspondem à fórmula geral: R1 (CmH2m0)n0H, sendo que R1 é um grupo alquil C8 a Ci6, méde2a4, en fica na faixa de cerca de 2 a 12. De preferência, R1 é um grupo alquil, que pode ser primário ou secundário, que compreende de cerca de 9 a 15 átomos de carbono, com mais preferência de cerca de 10 a 14 átomos de carbono. Em uma modalidade, os alcoóis graxos alcoxilados também serão materiais etoxilados que contenham de cerca de 2 a 12 porções de óxido de etileno por molécula, com mais preferência, de cerca de 3 a 10 porções de óxido de etileno por molécula.
Os materiais de álcool graxo alcoxilado úteis nas composições detergentes liquidas da presente invenção terão, frequentemente, um balanço hidrofílico-lipofílico (HLB) que fica na faixa de cerca de 3 a 17. Com mais preferência, o HLB deste material ficará na faixa de cerca de 6 a 15, com a máxima preferência, de cerca de 8 a 15. Os tensoativos não-iônicos à base de álcool graxo alcoxilado estão disponíveis comercialmente sob os nomes Neodol e Dobanol, junto à Shell Chemical Company.
Um outro tipo adequado de tensoativo não-iônico útil à presente invenção compreende os tensoativos de óxido de amina. Os óxidos de amina consistem em materiais que são geralmente denominados na técnica como não-iônicos "semipolares". Os óxidos de amina têm a fórmula: R(EO)x(PO)y(BO) ZN(0) (CH2R") 2-qH20. Nesta fórmula, R é uma porção hidrocarbila com cadeia relativamente longa que pode ser saturada ou insaturada, linear ou ramificada, e pode conter de 8 a 20, de preferência, de 10 a 16 átomos de carbono, e, com mais preferência, consiste em alquila primária Ci2 a C16. R' ê uma porção de cadeia curta selecionada, de preferência, dentre hidrogênio, metil e -CH2OH. Quando x+y+z for diferente de 0, EO é etileno-oxi, PO é propileno-oxi e BO é butileno-oxi. Os tensoativos de óxido de amina são ilustrados por óxido de alquil dimetil amina Ci2 a 14. .......... Alguns exemplos não-limitadores de tensoativos não-iônicos incluem: a) Etoxilados de alquila C12-C18f como os tensoativos não-iônicos NEODOL®, disponíveis junto à Shell; b) Alcoxilados de alquil fenol C6 a Ci2, em que as unidades alcoxilado são uma mistura de unidades oxietileno e oxipropileno; c) condensados de álcool Ci2-Ci8 e alquil fenol Cg-Cio com polímeros de bloco de óxido de etileno/óxido de propileno, como Pluronic®, disponível junto à BASF; d) alcoóis de cadeia média ramificada Ci4 -C22, BA, conforme discutido na patente US n° 6.150.322; e) alcoxilados de alquil com cadeia média ramificada Cu -C22, BAEX/ sendo que x é 1 a 30, conforme discutido na patente US n° 6.153.577, patente US n° 6.020.303 e patente US n° 6.093.856; f) polissacarídeos de alquila, conforme discutido na patente US n° 4.565.647 concedida a Llenado, em 26 de janeiro de 1986; especificamente, alquilpoliglicosídeos, conforme discutido na patente US n° 4.483.780 e patente US n° 4.483.779; g) poliidroxiamidas de ácido graxo, conforme discutido na patente US n° 5.332.528, WO 92/06162, WO 93/19146, WO 93/19038 e WO 94/09099; e h) tensoativos de álcool poli(oxialquilado) terminados em éter, conforme discutido na patente US n° 6.482.994 e WO 01/42408.
Nas composições detergentes para lavagem de roupas da presente invenção, o componente tensoativo detersivo pode compreender combinações de combinações de materiais tensoativos aniônicos e não-iônicos. Quando este for o caso, a razão entre o peso do aniônico e o peso do não-iônico estará, tipicamente, na faixa de 10:90 a 90:10, mais tipicamente de 30:70 a 70:30.
Os tensoativos catiônicos são bem conhecidos na técnica e alguns exeuplos não-limitadores destes incluem tensoativos de amônio quaternário que podem ter até 26 átomos de carbono. Exemplos adicionais incluem a) tensoativos de alcoxilado de amônio quaternário (AQA) , conforme discutido na patente US n° 6.136.769; b) dimetil hidroxietil amônio quaternário. conforme discutido na patente US n° 6.004.922; c) tensoativos catiônicos de poliamina, conforme discutido em WO 98/35002, WO 98/35003, WO 98/35004, WO 98/35005 e WO 98/35006; d) tensoativos de éster catiônico, conforme discutido na patente US n° 4.228.042, 4.239.660, 4.260.529 e patente US n° 6.022.844; e e) tensoativos amino, conforme discutido na patente US n° 6.221.825 e WO 00/47708, especificamente dimetil amido propilamina (APA).
Exemplos não-limitadores dos tensoativos zwiteriônicos incluem derivados de aminas secundárias e terciárias, derivados de aminas heterocíclicas secundárias e terciárias ou derivados de amônio quaternário, compostos de fosfônio quaternário ou sulfônio terciário. Vide a patente US n° 3.929.678 concedida a Laughlin et al., em 30 de dezembro de 1975, da coluna 19, linha 38 até a coluna 22, linha 48, para exemplos de tensoativos zwiteriônicos; betaina, incluindo alquil dimetil betaina e cocodimetil amido propil betaina, C8 a Ci8 (de preferência, óxidos de amina C12 a Ci8) e sulfo e hidróxi betainas, como N-alquil-Ν,Ν-dimetil amino-1-propanosulfonato, sendo que o grupo alquil pode ser C8 a Ci8, de preferência, Cio a Ci4.
Exemplos não-limitadores dos tensoativos anfolíticos incluem derivados alifáticos de aminas secundárias ou terciárias, ou derivados alifáticos de aminas heterocíclicas secundárias ou terciárias em que o radical alifático pode ser de cadeia linear ou ramificada. Um dos substituintes alifáticos contêm ao menos cerca de 8 átomos de carbono, tipicamente de cerca de 8 a cerca de 18 átomos de carbono, e ao menos um contém um grupo aniônico solubilizante em água, por exemplo carbóxi, sulfonato ou sulfato. Vide a patente US n° 3.929.678, concedida a Laughlin et al., em 30 de dezembro de 1975, na coluna 19, linhas 18 a 35, para exemplos de tensoativos anfolíticos.
Conforme observado, as composições podem estar sob a forma de um sólido, que pode ser um tablete ou particulado incluindo, mas não se limitando a partículas, flocos ou similares, ou as composições podem estar sob a forma de um líquido. As composições detergentes líquidas compreendem um veículo líquido aquoso não-ativo de superfície. Geralmente, ' a quantidade do veículo líquido aquoso não-ativo de superfície empregada nas composições da presente invenção será eficaz para solubilizar, suspender ou dispersar os componentes da composição. Por exemplo, as composições podem compreender, em peso, de cerca de 5% a cerca de 90%, mais especificamente de cerca de 10% a cerca de 70% e, mais especificamente ainda, de cerca de 20% a cerca de 70% do veículo líquido aquoso não-ativo de superfície. O tipo de veículo líquido aquoso não-ativo de superfície de mais baixo custo é, logicamente, a própria água. Consequentemente, o componente de veículo líquido aquoso não-ativo de superfície será geralmente compreendido em sua maior parte, se não em sua totalidade, de água. Embora outros tipos de líquidos miscíveis em água, como alcanóis, dióis, outros polióis, éteres, aminas e similares, tenham sido convencionalmente adicionados a composições detergentes líquidas como cossolventes ou estabilizantes, para os propósitos da presente invenção o uso desses líquidos miscíveis em água precisa ser minimizado para manter baixo o custo da composição. Consequentemente, o componente de veículo líquido aquoso dos produtos detergentes líquidos da presente invenção compreenderá, geralmente, água em concentrações na faixa de cerca de 5% a a cerca de 90%, com mais preferência de cerca de 20% a cerca de 70%, em peso da composição.
Composições detergentes podem conter, também, agentes de alvejamento. Agentes de alvejamento adequados incluem, por exemplo, fontes de peróxido de hidrogênio, como as descritas em detalhe no artigo de Kirk Othmer, incorporado na presente invenção, da Encyclopedia of Chemical Technology ("Enciclopédia de Tecnologia Química"), quarta edição (1992, John Wiley & Sons), v. 4, páginas 271 a 300, intitulado "Bleaching Agents (Survey) ". Essas fontes de peróxido de hidrogênio incluem as várias formas de perborato de sódio e percarbonato de sódio, incluindo várias formas revestidas e modificadas desses compostos. A fonte preferencial de peróxido de hidrogênio usada na presente invenção pode ser qualquer fonte conveniente, incluindo o próprio peróxido de hidrogênio. Por exemplo, perborato, isto é, perborato de sódio (qualquer hidrato mas, de preferência, o monoidrato ou o tetraidrato) , peroxiidrato de carbonato de sódio ou sais de percarbonato equivalentes, peroxiidrato de pirofosfato de sódio, peroxiidrato de uréia ou peróxido de sódio podem ser usados na presente invenção. São úteis, também, as fontes de oxigênio disponível como os alvejantes de persulfato (por exemplo, OXONE, produzido pela DuPont). 0 monoidrato de perborato de sódio e o percarbonato de sódio são particularmente preferíveis. As misturas de quaisquer fontes convenientes de peróxido de hidrogênio podem também ser usadas.
Um alvejante de percarbonato adequado contém partículas secas de tamanho médio na faixa de cerca de 500 micrômetros a cerca de 1.000 micrômetros, sendo que, no máximo, cerca de 10%, em peso, das ditas partículas são menores do que cerca de 200 micrômetros e, no máximo, cerca de 10%, em peso, das ditas partículas são maiores do que cerca de 1.250 micrômetros. Opcionalmente, o percarbonato pode ser revestido com um silicato, borato ou tensoativos solúveis em água. O percarbonato está disponível junto a várias fontes comerciais como FMC, Solvay e Tokai Denka.
As composições da presente invenção podem também conter, como agente de alvejamento, um material de alvejamento do tipo cloro. Esses agentes são bem conhecidos na técnica e incluem, por exemplo, o dicloroisocianurato de sódio ("NaDCC"). Entretanto, os agentes de alvejamento do tipo cloro são menos preferenciais para as composições que contêm enzimas. (a) Ativadores de alvejamento - De preferência, o componente alvejante de peroxigênio na composição é formulado com um ativador (precursor de perácido). O ativador está presente em teores de cerca de 0,01%, de preferência de cerca de 0,5%, com mais preferência de cerca de 1% a cerca de 15%, de preferência a cerca de 10%, com mais preferência a cerca de 8%, em peso, da composição. Um ativador de alvejamento, para uso na presente invenção, é qualquer composto que, quando usado em combinação com uma fonte de peróxido de hidrogênio, leva à produção local do perãcido correspondente ao ativador de alvejamento. Vários exemplos não-limitadores de ativadores são apresentados nas patentes US n° 5.576.282, 4.915.854 e 4.412.934. Vide, também, a patente US n° 4.634.551 para obter informações sobre outros alvejantes e ativadores típicos, úteis à presente invenção.
Os ativadores preferenciais são selecionados a partir do grupo consistindo em tetraacetil etileno diamina (TAED), benzoil caprolactama (BzCL), 4-nitrobenzoil caprolactama, 3-clorobenzoil caprolactama, benzoil oxibenzeno sulfonato (BOBS), nonanoil oxibenzeno sulfonato (NOBS), fenil benzoato (PhBz), decanoil oxibenzeno sulfonato (C10-OBS), benzoil valerolactama (BZVL), octanoil oxibenzeno sulfonato (Cs-OBS), ésteres peridrolisãveis e combinações dos mesmos, com a máxima preferência benzoil caprolactama e benzoil valerolactama. Os ativadores de alvejamento particularmente preferenciais na faixa de pH de cerca de 8 a cerca de 11 são aqueles que têm um grupo de saída OBS ou VL.
Ativadores de alvejamento hidrofóbicos preferenciais incluem, mas não se limitam a, nonanoiloxibenzeno sulfonato (NOBS); sal de sódio 4- [N-(nonanoil)amino hexanoiloxi]-benzeno sulfonato (NACA-OBS), um exemplo do qual é descrito na patente US n° 5.523.434; dodecanoiloxibenzeno sulfonato (LOBS ou C12-OBS); 10-undecenoiloxibenzeno sulfonato (UDOBS ou Cn-OBS com insaturação na posição 10) ; e ácido decanoiloxibenzõico (DOBA)..
Ativadores de alvejamento preferenciais são aqueles descritos na patente US n° 5.998.350 concedida a Burns et al., patente US n° 5.698.504 concedida a Christie et al., patente US n° 5.695.679 concedida a Christie et al., patente US n° 5.686.401 concedida a Willey et al., patente US n° 5.686.014 concedida a Hartshorn et al., patente US n° 5.405.412 concedida a Willey et al., patente US n° 5.405.413 concedida a Willey et al., patente US n° 5.130.045 concedida a Mitchel et al. e patente US n° 4.412.934 concedida a Chung et al. e no pedido de patente copendente n° de série 08/064.564, todos os quais estão aqui incorporados a título de referência. A razão molar entre a fonte de peroxigênio (como AvO) e o ativador de alvejamento na presente invenção situa-se geralmente na faixa de ao menos 1:1, de preferência de cerca 20:1, com mais preferência de cerca de 10:1 até 1:1, de preferência, até cerca de 3:1.
Ativadores de alvejamento substituídos quaternários também podem ser incluídos. As composições de lavanderia atuais compreendem, de preferência, um ativador de alvejamento quaternário substituído (QSBA) ou iam perácido quaternário substituído (QSP, de preferência um ácido percarboxílico quaternário substituído ou um ácido peroxiimídico quaternário substituído) ; com mais preferência, o primeiro destes. As estruturas QSBA preferenciais são descritas com mais detalhes na patente US n° 5.686.015 concedida a Willey et al., patente US n° 5.654.421 concedida a Taylor et al.. patente US n° 5.460.747 concedida a Gosselink et al., patente US n° 5.584.888 concedida a Miracle et al. e patente US n° 5.578.136 concedida a Taylor et al., todas as quais estão incorporadas na presente invenção a título de referência.
Ativadores de alvejamento altamente preferenciais úteis à presente invenção são substituídos por amida, conforme descrito nas patentes US n° 5.698.504, 5.695.679 e 5.686.014, cada uma das quais é citada anteriormente neste documento. Os exemplos preferenciais destes ativadores de alvejamento incluem: (6-octanamidocaproil) oxibenzenosulfonato, (6-nonanamidocaproil) oxibenzenosulfonato, (6 -decanamidocaproil)oxibenzenosulfonato e misturas dos mesmos.
Outros ativadores úteis são apresentados nas patentes US n° 5.698.504, 5.695.679 e 5.686.014, cada uma das quais é citada anteriormente neste documento, e na patente US n° 4.966.723 concedida a Hodge et al. Esses ativadores incluem ativadores do tipo benzoxazina, como um anel C6H4 ao qual ê fundido, nas posições 1,2, uma porção -C (O) OC (R1) =N- .
As nitrilas, como acetonitrilas e/ou amônio nitrilas, bem como outras nitrilas contendo nitrogênio quaternário, são uma outra classe de ativadores úteis à presente invenção. Alguns exemplos não-limitadores desses ativadores de alvejamento à base de nitrila são descritos nas patentes US n° 6.133.216, 3.986.972, 6.063.750, 6.017.464, 5.958.289, 5.877.315, 5.741.437, 5.739.327 e 5.004.558, e nos EP n° 790.244, 775.127, 1.017.773 e 1.017.776, e nos WO 99/14302, WO 99/14296 e WO96/40661, todos os quais estão incorporados à presente invenção a título de referência. A depender do ativador e de sua aplicação precisa, bons resultados de alvejamento podem ser obtidos a partir dos sistemas de alvejamento que têm um pH em uso de cerca de 6 a cerca de 13 e, de preferência, de cerca de 9,0 a cerca de 10,5. Tipicamente, por exemplo, os ativadores com porções removedoras de elétrons são usados para faixas de pH quase neutro ou abaixo de neutro. Álcalis e agentes tampão podem ser utilizados para garantir tal pH.
Ativadores acil lactama, conforme descritos nas patentes US n°. 5.698.504, 5.695.679 e 5.686.014, cada uma das quais é citada anteriormente neste documento, são muito úteis à presente invenção, especialmente os caprolactamas acilas (vide, por exemplo, WO 94-28102 A) e os valerolactamas acila (vide a patente US n° 5.503.639 cedida a Willey et al. aqui incorporada a título de referência). (b) Peróxidos orgânicos, especialmente os peróxidos de diacila - Estes são amplamente ilustrados por Kirk Othmer na Encyclopedia of Chemical Technology v. 17, John Wiley & Sons, 1982, nas páginas 27 a 90, e especialmente nas páginas 63 a 72, estando esse documento aqui incorporado a título de referência. Se um peróxido de diacila é usado, deverá ser, de preferência, um que exerça mínimo impacto adverso no tratamento dos tecidos, incluindo o cuidado com a cor. (c) Catalisadores de alvejante contendo metal -As composições e métodos da presente invenção pode também opcionalmente incluem catalisadores de alvejante contendo metal, de preferência catalisadores de alvejamento contendo manganês e cobalto.
Um tipo de catalisador de alvejante contendo metal é um sistema catalisador que contém um cátion de metal de transição com atividade catalítica definida para alvejante, como cátions de cobre, ferro, titânio, rutênio, tungstênio, molibdênio ou manganês, um cátion de metal auxiliar com pouca ou nenhuma atividade catalítica para alvejante, como cátions de zinco ou alumínio, e um sequestrado que tem constantes de estabilidade definidas para os cátions de metal catalíticos e auxiliares, particularmente ácido etilenodiamino tetra-acético, etileno diamino tetra(ácido metileno fosfônico) , e sais solúveis em água dessas substâncias. Esses catalisadores são apresentados na patente US n° 4.430.243 concedida a Bragg.
Complexos metálicos de manganês - Caso se deseje, as composições da presente invenção podem ser catalisadas por meio de um composto de manganês. Esses compostos e teores de uso são bem conhecidos na técnica e incluem, por exemplo, os catalisadores à base de manganês apresentados na patentes US n° 5.576.282, 5.246.621, 5.244.594, 5.194.416 e 5.114.606; bem como nas publicações de pedidos de patentes européias n° 549.271 Al, 549.272 Al, 544.440 A2 e 544.490 Al. Os exemplos preferenciais desses catalisadores de alvejante incluem MnIV2(u-0)3 (l,4,7-trimetil-l,4,7- triazaciclononano) 2 (PF6) 2, Mni:tI2 (u-0) 1 (u-OAc) 2 (1,4,7-trimetil-1,4,7-triazaciclononano) 2 (C104) 2, MnIV4 (u-0) s(1,4,7- triazaciclononano) 4 (C104)4, MnmMnIV4 (u-0) 1 (u-OAc) 2- (1,4,7- trimetil-1,4,7-triazaciclononano) 2 (C104) 3, MnIV(l,4,7- trimetil-1,4,7-triazaciclononano) - (OCH3)3(PF6) e misturas dos mesmos. Outros catalisadores de alvejamento à base de metal incluem aqueles apresentados nas patentes US n° 4.430.243 e 5.114.611. 0 uso de manganês com vários ligantes complexos para melhorar o alvejamento é também relatado nos seguintes documentos: patentes US n° 4.728.455,.284.944, 5.246.612, 5.256.779, 5.280.117, 5.274.147, 5.153.161 e 5.227.084.
Complexos metálicos de cobalto - Catalisadores de alvejante à base de cobalto úteis para a presente invenção são conhecidos, e são descritos, por exemplo, nas patentes US n° 5.597.936, 5.595.967 e 5.703.030; e em M. L. Tobe, "Base Hydrolysis of Transition-Metal Complexes", Adv. Inorg. Bioinorg. Mech., (1983), 2, páginas 1 a 94. O catalisador de cobalto da máxima preferência aqui utilizável consiste em sais de acetato de pentamina de cobalto de fórmula [Co (NH3) 50Ac] Ty, em que "OAc" representa uma porção acetato e "Ty" é um ânion e, especialmente, cloreto de acetato de pentamina de cobalto, [Co (NH3) 5OAc] Cl2, bem como [Co (NH3) 5OAc] (OAc) 2, [Co(NH3)5OAc] (PF6)2, [Co(NH3)5OAc] (S04) , [Co(NH3)5OAc] (BF4)2 e [Co (NH3) 5OAc] (N03) 2 ("PAC", neste documento).
Esses catalisadores à base de cobalto são prontamente preparados por procedimentos conhecidos, como os ensinados, por exemplo, nas patentes US n° 6.302.921, 6.287.580, 6.140.294, 5.597.936, 5.595.967 e 5.703.030; no artigo de Tobe e nas referências citadas nesses documentos; e na patente US n° 4.810.410; J. Chem, Ed. (1989), 66 (12), 1043 a 45; "The Synthesis and Characterization of Inorganic Compounds, W.L. Jolly (Prentice-Hall;1970), páginas 461 a 3, Inorg. Chem., 18, 1497 a 1502 (1979); Inorg. Chem., 21, 2881 a 2885 (1982); Inorg. Chem■, 18, 2023 a 2025 (1979); Inorg. Synthesis, 173 a 176 (1960); e Journal of Physical Chemistry, 56, 22 a 25 (1952).
Complexos de metais de transição de ligantes macropolicíclicos rígidos - As composições da presente invenção podem também incluir adequadamente como catalisador de alve jante um complexo de metais de transição de um ligante macropolicíclico rígido. A quantidade utilizada é uma quantidade cataiiticamente eficaz, adequadamente cerca de 1 ppb ou mais, por exemplo até cerca de 99,9%, mais tipicamente cerca de 0,001 ppm ou mais, de preferência de cerca de 0,05 ppm a cerca de 500 ppm (em que "ppb" significa partes por bilhão, em peso, e "ppm" significa partes por milhão, em peso).
Catalisadores de alvejamento à base de metal de transição de ligantes macrocíclicos rígidos que são adequados para uso nas composições da presente invenção podem, em geral, incluir compostos conhecidos onde estes se adaptam à definição da presente invenção, bem como, com mais preferência, qualquer um dentre um grande número de compostos inovadores expressamente projetados para o presente processo de lavanderia ou usos em lavanderia, e são ilustrados, de forma não limitadora, por qualquer um dos seguintes: Dicloro-5,12-dimetil-l,5,8,12-tetraazabiciclo [6.6.2]hexadecano manganês(II) Dicloro-5,12-dietil-l,5,8,12-tetraazabiciclo[6.6.2]hexadecano manganês(II) Diaquo-5,12-dimetil-l,5,8,12-tetraazabiciclo[6.6.2]hexadecano manganês(II) Hexafluorofosfato Diaquo-5,12-dietil-l,5,8,12-tetraazabiciclo[6.6.2]hexadecano manganês(II) Hexafluorofosfato Aquo-hidróxi-5,12-dimetil-l,5,8,12 tetraazabiciclo[6.6.2]hexadecano Manganês(III) hexafluorofosfato Diaquo-5,12-dimetil-l,5,8,12-tetrazabiciclo[6.6.2]hexadecano manganês(II) Tetrafluoroborato Dicloro-5,12-dimetil-l,5,8,12 tetraazabiciclo [6.6.2]hexadecano Manganês(III) hexafluorofosfato Dicloro-5,12-dietil-l,5,8,12-tetraazabiciclo[6.6.2]hexadecano manganês(III) Hexafluorofosfato Dicloro-5,12-di-n-butil-l,5,8,12-tetraazabiciclo [6.6.2]hexadecano Manganês(II) Dicloro-5,12-dibenzil-l,5,8,12-tetraazabiciclo[6.6.2]hexadecano manganês(II) Dicloro-5-n-butil-12-metil-l,5,8,12-tetraazabiciclo [6.6.2]hexadecano Manganês(II) Dicloro-5-n-octil-12-metil-l,5,8,12-tetraazabiciclo[6.6.2]hexadecano Manganês(II) Dicloro-5-n-butil-12-metil-l,5,8,12-tetraazabiciclo [6.6.2]hexadecano Manganês(II).
Por uma questão prática, mas não por força de uma limitação, as composições e métodos da presente invenção podem ser adaptadas para oferecer algo na ordem de ao menos uma parte por cem milhões da espécie ativa de catalisador de alvejante na composição que compreende um fluido lipofílico e um sistema de alvejamento, e fornecerá, de preferência, de cerca de 0,01 ppm a cerca de 25 ppm, mais preferencialmente, de cerca de 0,05 ppm a cerca de 10 ppm e, com a máxima preferência, de cerca de 0,1 ppm a cerca de 5 ppm, da espécie do catalisador de alvejante na composição que compreende um fluido lipofílico e um sistema de alvejamento. (d) Compostos de reforço de alve jante - As composições da presente invenção podem compreender um ou mais compostos de reforço de alvejante. Compostos de reforço de alvejante proporcionam o aumento na eficiência do alvejamento nas aplicações em temperatura mais baixa. Os reforçadores de alve jante agem em conjunto com as fontes convencionais de alvejamento com peroxigênio para proporcionar o aumento da eficiência do alvejamento. Isso é, normalmente, realizado através da formação local de um agente de transferência de oxigênio ativo como um dioxirano, uma oxaziridina ou um oxaziridínio. Alternativamente, dioxiranos, oxaziridinas e oxaziridínios pré-formados podem ser usados.
Dentre os compostos de reforço de alvejante adequados para uso de acordo com a presente invenção encontram-se iminas catiônicas, iminas zwiteriônicas, iminas aniônicas e/ou iminas poliiônicas que têm uma carga líquida de cerca de +3 a cerca de -3, e misturas das mesmas. Esses compostos de reforço de alvejante à base de iminas da presente invenção incluem as que têm a estrutura geral: [I] em que R1 - R4 pode ser um hidrogênio ou um radical não-substituído ou substituído selecionado do grupo consistindo em fenil, aril, anel heterocíclico, alquil e radicais cicloalquils.
Dentre os compostos de reforço de alvejante preferenciais encontram-se reforçadores de alvejante zwiteriônicos, que são descritos nas patentes US n° 5.576.282 e 5.718.614. Outros compostos de reforço de alvejante incluem reforçadores de alvejante catiônicos descritos nas patentes US n° 5.360.569, 5.442.066, 5.478.357, 5.370.826, 5.482.515, 5.550.256; e WO 95/13351, WO 95/13352 e WO 95/13353.
Fontes de peroxigênio são bem conhecidas na técnica e a fonte de peroxigênio empregada na presente invenção pode compreender qualquer uma dessas bem conhecidas fontes, incluindo compostos de peroxigênio bem como compostos que, sob as condições de uso do consumidor, proporcionam uma quantidade eficaz de peroxigênio localmente. A fonte de peroxigênio pode incluir uma fonte de peróxido de hidrogênio, a formação local de um ânion perãcido através da reação de uma fonte de peróxido de hidrogênio e um ativador de alvejamento, compostos perácidos pré-formados ou misturas de fontes adequadas de peroxigênio. Obviamente, o versado na técnica reconhecerá que outras fontes de peroxigênio podem ser empregadas sem se afastar do escopo da invenção. Os compostos de reforço de alvejante, quando presentes, são empregados, de preferência, em conjunto com uma fonte de peroxigênio nos sistemas de alvejamento da presente invenção. (e) Perácido pré-formados - Também adequados como agentes de alvejamento são os perácidos pré-formados. Composto perácido pré-formado, para uso na presente invenção, é qualquer composto conveniente que é estável e que, sob as condições de uso do consumidor, fornece uma quantidade eficaz de perácido ou ânion perácido. O composto perácido pré-formado pode ser selecionado a partir do grupo consistindo em ácidos e sais percarboxílicos, ácidos e sais percarbônicos, ácidos e sais perimxdicos, ácidos e sais peroximonosulfúricos, e misturas dos mesmos. Exemplos desses compostos encontram-se descritos na patente US n° 5.576.282 concedida a Miracle et al.
Uma categoria de ácidos peroxicaboxílicos orgânicos adequados tem a seguinte fórmula geral: em que R é um grupo alquileno ou alquileno substituído que contém de 1 a aproximadamente 22 átomos de carbono ou um grupo fenileno ou fenileno substituído, e Y é hidrogênio, halogênio, alquil, aril, -C(0)0H ou -C(0)00H.
Os peroxiácidos orgânicos apropriados para uso na presente invenção podem conter um ou mais grupos peróxi e podem ser alifáticos ou aromáticos. Quando o ácido peroxicaboxílico orgânico é alifático, o perácido não substituído tem a seguinte fórmula geral: em que Y pode ser, por exemplo, H, CH3, CH2Cl, C(0)OH, ou C(0)OOH; e n é um número inteiro de 0 a 20. Quando o ácido peroxicaboxílico orgânico é aromático, o perácido não substituído tem a seguinte fórmula geral: onde Y pode ser, por exemplo, hidrogênio, alquil, alquil halogênio, halogênio, C(0)0H ou C(0)0OH.
Os ácidos monoperóxi típicos aqui utilizáveis incluem peroxiácidos de alquil e aril, como: (i) ácido peroxibenzóico e ácido peroxibenzóico de anel substituído, por exemplo, ácido peróxi-a-naftóico, ácido monoperoxiftálico (sal de magnésio hexahidrato) e o-ácido carbóxi benzamido peroxi hexanóico (sal de sódio), (ii) ácidos monoperóxi de arilalquila alifáticos e alifáticos substituídos, por exemplo, ácido peroxiláurico, ácido peroxiesteãrico, ácido N-nonanoilaminoperoxicapróico (NAPCA), ácido N,N-(3-octilsuccinoila) aminoperoxicapróico (SAPA) e ácido N,N-ftaloilaminoperoxicapróico (PAP), (iii) amidoperoxiãcidos, por exemplo, monononilamido do ácido peroxi succínico (NAPSA) ou do ácido peroxi adípico (NAPAA).
Os diperoxiácidos típicos aqui utilizáveis incluem diperoxiácidos de alquila e diperoxiácidos de arila, como: (i) ácido 1,12-diperoxidodecanodióico, (ii) ácido 1,9-diperoxiazelaico, (iii) ácido diperoxibrassílico, ácido diperoxissebácico e ácido diperoxiisoftãlico, (iv) ácido 2-decildiperoxibutano-l,4-dióico, (v) ácido 4,4'-sulfonil bisperoxibenzôico.
Tais agentes de alvejamento são apresentados nas patentes US n° 4.483.781, concedida a Hartman, e 4.634.551, concedida a Burns et al. e no pedido de patente européia 0.133.354, de Banks et al.; e na patente US n° 4.412.934, concedida a Chung et al. As fontes também incluem ácido 6-nonilamino-6-oxoperoxicapróico, conforme descrito na patente US n° 4.634.551, concedida a Burns et al. Compostos de persulfato como, por exemplo, OXONE, fabricado comercialmente pela E.I. DuPont de Nemours, de Wilmington, DE, EUA, podem também ser empregados como uma fonte adequada de ácido peroximonosulfúrico. PAP é apresentado, por exemplo, nas patentes US n° 5.487.818, 5.310.934, 5.246.620, 5.279.757 e 5.132.431. (f) Fotobranqueadores - Fotobranqueadores adequados para uso nas composições de tratamento da presente invenção incluem, mas não se limitam a, os fotobranqueadores descritos nas patentes US n° 4.217.105 e 5.916.481. (g) Alvejamento enzimático - Sistemas enzimáticos podem ser usados como agentes de alvejamento. O peróxido de hidrogênio pode também estar presente pela adição de um sistema enzimático (isto é, uma enzima e um substrato, portanto) que é capaz de gerar peróxido de hidrogênio no início ou durante o processo de lavagem e/ou enxágue. Esses sistemas enzimáticos são apresentados no pedido de patente EP 91202655.6 depositado em 9 de outubro de 1991.
As composições e os métodos da presente invenção podem usar sistemas de alvejamento alternativos como ozônio, dióxido de cloro e similares. 0 alvejamento com ozônio pode ser realizado pela introdução de gás contendo ozônio que tem um conteúdo de ozônio de cerca de 20 a cerca de 3 00 g/m3 na solução que deve entrar em contato com os tecidos. A proporção entre gás e líquido na solução deveria ser mantida de cerca de 1:2,5 a cerca de 1:6. A patente US n° 5.346.588 descreve um processo para a utilização de ozônio como uma alternativa aos sistemas de alvejamento convencionais e está aqui incorporada a título de referência.
As composições detergentes da presente invenção podem também incluir qualquer quantidade de ingredientes opcionais adicionais. Estes incluem componentes convencionais de composições detergentes para lavagem de roupas, como corantes não-tonalizantes, builders detersivos, enzimas, estabilizantes de enzimas (como propileno glicol, ácido bórico e/ou bórax), supressores de espuma, agentes de suspensão de sujeiras, agentes de liberação de sujeiras, outros agentes de benefício para tratamento de tecidos, agentes de ajuste de pH, agentes quelantes, argilas esmectitas, solventes, hidrótropos e estabilizadores de fase, agentes estruturantes, agentes inibidores de transferência de corantes, agentes de opacidade, clareadores óticos, perfumes e agentes corantes. Os diversos ingredientes opcionais da composição detergente, caso estejam presentes nas composições da presente invenção, precisam ser utilizados em concentrações convencionalmente empregadas para causar o efeito desejado à composição ou à operação de lavagem. Frequentemente, a quantidade total de tais ingredientes opcionais da composição detergente pode situar-se na faixa de cerca de 0,01% a cerca de 50%, com mais preferência de cerca de 0,1% a cerca de 30%, em peso da composição.
As composições detergentes líquidas estão sob a forma de uma solução aquosa ou dispersão uniforme ou suspensão de tensoativo, agente branqueador e certos outros ingredientes opcionais, alguns dos quais podem normalmente estar sob forma sólida, tendo sido combinados com os componentes normalmente líquidos da composição, como o álcool etoxilado não-iônico líquido, o veículo líquido aquoso e quaisquer outros ingredientes opcionais normalmente líquidos. Essa solução, dispersão ou suspensão precisa ter uma estabilidade de fase aceitável e, tipicamente, terá uma viscosidade que fica na faixa de cerca de 0,1 Pa.s (100 cps) a 0,6 Pa.s (600 cps), com mais preferência de cerca de 0,15 Pa.s (150 cps) a 0,4 Pa.s (400 cps). Para os propósitos desta invenção, a viscosidade é medida por um aparelho viscosímetro Brookfield LVDV-II+ usando um fuso n° 21.
As composições detergentes líquidas da presente invenção podem ser preparadas mediante a combinação de seus componentes em qualquer ordem que seja conveniente, e mediante a misturação, por exemplo por agitação, da combinação de componentes resultante para formar uma composição detergente líquida de fase estável. Em um processo preferencial para o preparo destas composições, é formada uma matriz líquida contendo ao menos uma grande proporção e, de preferência, substancialmente a totalidade dos componentes líquidos como, por exemplo, tensoativo não-iônico, veículos líquidos não-ativos de superfície e outros componentes líquidos opcionais, sendo os ditos componentes líquidos totalmente misturados mediante a aplicação de agitação com cisalhamento a essa combinação de líquidos. Por exemplo, uma rápida agitação com o auxílio de um agitador mecânico pode ser utilmente empregada. Enquanto é mantida a agitação com cisalhamento, podem ser adicionados substancialmente todos os tensoativos aniônicos e os ingredientes sólidos. Dá-se continuidade a agitação da mistura, e, se necessário, pode ser aumentada neste ponto para formar uma solução ou uma dispersão uniforme de particulados insolúveis de fase sólida na fase liquida. Depois que alguns ou todos dentre os materiais em forma sólida forem adicionados nesta mistura agitada, as partículas de qualquer material enzimático a serem incluídas, por exemplo, pepitas de enzima, são incorporadas. Como uma variação do procedimento de preparo da composição acima descrita, um ou mais dos componentes sólidos pode ser acrescentado à mistura sob a forma de uma solução ou de uma pasta de partículas pré-misturadas com uma porção mínima de um ou mais componentes líquidos. Após a adição de todos os componentes da composição, dá-se continuidade à agitação da mistura durante um período de tempo suficiente para formar composições com as características de viscosidade e estabilidade de fase indispensáveis. Frequentemente, isso compreenderá uma agitação durante um período de cerca de 30 a 60 minutos.
Em uma modalidade alternativa para a formação das composições detergentes líquidas, o agente branqueador é primeiramente combinado a um ou mais componentes líquidos, de modo a formar uma pré-mistura de agente branqueador, a qual é adicionada a uma formulação de composição contendo uma porção substancial, por exemplo mais de 50%, mais especificamente, mais de 70% e, ainda mais especificamente, mais de 90%, em peso, do restante dos componentes da composição detergente para lavagem de roupas· Por exemplo, na metodologia acima descrita, tanto a pré-mistura de agente branqueador como o componente de enzima são adicionados em um estágio final da adição de componentes. Em uma outra modalidade, o agente branqueador é encapsulado antes da adição à composição detergente, sendo suspenso em um líquido estruturado, e sendo essa suspensão adicionada a uma formulação de composição contendo uma porção substancial do restante dos componentes da composição detergente para lavagem de roupas.
Conforme observado anteriormente, as composições detergentes podem estar sob forma sólida. As formas sólidas adequadas incluem tabletes e particulados como, por exemplo, grânulos, partículas ou flocos. Várias técnicas para formação de composições detergentes sob essas formas sólidas são bem conhecidas na técnica e podem ser usadas na presente invenção. Em uma modalidade, por exemplo, quando a composição está sob a forma de uma partícula granular, o agente branqueador é fornecido sob a forma de um particulado, opcionalmente incluindo componentes adicionais, porém não todos os componentes da composição detergente para lavagem de roupas. O particulado de agente branqueador é combinado com um ou mais particulados adicionais contendo o restante dos componentes da composição detergente para lavagem de roupas. Além disso, o agente branqueador, que inclui, opcionalmente, componentes adicionais da composição detergente para lavagem de roupas, mas não todos eles, pode ser fornecido sob uma forma encapsulada, e o agente branqueador encapsulado ê combinado com os particulados contendo um restante substancial de componentes da composição detergente para lavagem de roupas.
As composições desta invenção, preparadas conforme descrito anteriormente neste documento, podem ser usadas para formar soluções aquosas de lavagem para uso na lavagem de tecidos. Geralmente, uma quantidade eficaz dessas composições é adicionada à água, de preferência em uma máquina de lavar roupas automática convencional, para formar essas soluções aquosas para lavanderia. A solução aquosa para lavagem assim formada é, então, colocada em contato, de preferência sob agitação, com os tecidos a serem lavados. Uma quantidade eficaz das composições detergentes líquidas da presente invenção, adicionada â água para formar soluções aquosas para lavanderia, pode compreender quantidades suficientes para formar de cerca de 500 a 7.000 ppm de composição em uma solução aquosa para lavagem. Com mais preferência, de cerca de 1.000 a 3.000 ppm das composições detergentes da presente invenção, serão fornecidos em uma solução aquosa para lavagem.
Composições para tratamento de tecidos / Composições de amaciantes de tecido acrescentadas durante o enxágue Em outra modalidade específica, os agentes branqueadores da presente invenção podem estar incluídos em uma composição para tratamento de tecidos. A composição para tratamento de tecidos pode ser formada por pelo menos um agente branqueador e uma composição para amaciamento de tecidos acrescentada ao enxágue ("RAFS" também conhecida como composição condicionadora de tecidos acrescentada durante o enxágue). Exemplos de composições condicionadoras acrescentadas durante o enxágue típicas podem ser encontrados no pedido de patente provisório n° de série US 60/687582 depositado em 8 de outubro de 2004. As composições para amaciamento de tecidos acrescentadas durante o enxágue, da presente invenção, pode compreender (a) um ativo amaciante de tecido e (b) um corante de tiazólio. A composição para amaciamento de tecidos acrescentada durante o enxágue pode compreender de cerca de 1% a cerca de 90%, em peso, do ativo amaciante de tecido (FSA) , com mais preferência de cerca de 5% a cerca de 50%, em peso, do ativo amaciante de tecido (FSA). O agente branqueador pode estar presente na composição para amaciamento de tecidos acrescentada durante o enxágue em uma quantidade de cerca de 0,5 ppm a cerca de 50 ppm, com mais preferência de cerca de 0,5 ppm a cerca de 30 ppm.
Em uma modalidade da invenção, o ativo amaciante de tecido (deste ponto em diante do presente documento "FSA", fabric softening active) é um composto de amônio quaternário adequado ao amaciamento de tecido na etapa de enxágue. Em uma modalidade, o FSA é formado a partir de um produto de reação de um ácido graxo e um aminoálcool obtendo misturas de mono, di, e, em uma modalidade, compostos de triéster. Em outra modalidade, o FSA compreende um ou mais compostos amaciantes de amônio quaternário como, mas não se limitando a, um composto de amônio monoalquil quaternário, um composto diamino quaternário e um composto de amônio quaternário diéster, ou uma combinação dos mesmos.
Em um aspecto da invenção, o FSA compreende uma composição de composto de amônio quaternário diéster (deste ponto em diante do presente documento "DQA", diester quaternary ammonium). Em determinadas modalidades da presente invenção, as composições de compostos DQA também abrangem uma descrição de FSAs diamido e FSAs com ligações misturadas de amido e éster, bem como as ligações diéster supracitadas, todos mencionados, na presente invenção, como DQA.
Um primeiro tipo de DQA ("DQA (1)") adequado como um FSA no presente CFSC inclui um composto que compreende a fórmula: em que cada R substituinte é hidrogênio, um grupo alquil ou hidroxialquil com cadeia curta Ci-C6, de preferência, Ci- C3, por exemplo, grupo metil (de máxima preferência), etil, propil, hidroxietil e similares, poli (C2-3 alcóxi) , de preferência, polietóxi ou benzil, ou misturas dos mesmos; cada m é 2 ou 3; cada n é de 1 a cerca de 4, de preferência, 2; cada Y é -0-(0)C-, -C(0)-0-, -NR-C(O)-, ou -C(O) -NR- e é aceitável que cada Y seja igual ou diferente; a soma dos carbonos em cada R1, mais um, quando Y ê -O-(O) C-ou -NR-C(O) -, é C12-C22, de preferência Ci4-C2o, com cada R1 sendo um grupo hidrocarbila ou hidrocarbila substituído; é aceitável que R1 seja insaturado ou saturado e ramificado ou linear mas, de preferência, é linear; é aceitável que cada R1 seja igual ou diferente mas, de preferência, estes são iguais; e X' pode ser qualquer ânion compatível amaciante, de preferência, cloreto, brometo, metilsulfato, etilsulfato, sulfato, fosfato e nitrato, com mais preferência cloreto ou metilsulfato. Os compostos de DQA preferenciais são, tipicamente, constituídos pela reação de alcanolaminas, como MDEA (metil dietanol amina) e TEA (trietanol amina) com ácidos graxos. Alguns materiais que, tipicamente, resultam dessas reações incluem N,N-di(acil-oxietil)-Ν,Ν-cloreto de dimetil amônio ou N,N-di(acil-oxietil)-Ν,Ν-metilsulfato de metil hidróxi etil amônio, sendo que o grupo acil é derivado de gorduras animais, ácidos graxos insaturados e poliinsaturado, por exemplo, sebo, sebo endurecido, ácido oléico, e/ou ácidos graxos parcialmente hidrogenados, derivados de óleos vegetais e/ou óleos vegetais parcialmente hidrogenados, como, óleo de canola, óleo de açafrão, óleo de amendoim, óleo de girassol, óleo de milho, óleo de soja, óleo de talóleo, óleo de farelo de arroz, óleo de babaçu, etc.
Alguns exemplos não-limitadores de ácidos graxos adequados são mencionados na patente US 5.759.990 na coluna 4, linhas 45 a 66. Em uma modalidade, o FSA compreende outros ativos em adição ao DQA (1) ou DQA. Em ainda outra modalidade, o FSA compreende apenas DQA (1) ou DQA e é isento, ou essencialmente isento, de qualquer outro composto de amônio quaternário ou outros ativos. Em ainda outra modalidade, o FSA compreende a amina precursora que é usada para produzir o DQA.
Em um outro aspecto da invenção, o FSA compreende um composto, identificado como DTTMAC que compreende a fórmula: sendo que cada m é 2 ou 3, cada R1 é um C6 a C22, de preferência, C14 a C2o, porém, não mais que um sendo menor que cerca de Ci2 e, então, o outro ê de ao menos cerca de 16, hidrocarbila, ou substituinte de hidrocarbila substituída, de preferência, alquil ou alquenil Ci0 a C20 (alquil insaturada, incluindo alquil poliinsaturada, também denominado, às vezes, "alquileno"), com a máxima preferência, alquil ou alquenil C12 a Cx8, e ramificado ou não-ramifiçado. Em uma modalidade, o valor de iodo (IV) do FSA é de cerca de 1 a 70; cada R é H ou uma cadeia curta Ci-C6, de preferência, um grupo alquil ou hidroxialquil Ci-C3, por exemplo, metil (de máxima preferência), etil, propil, hidróxi etil e similares, benzil ou (R2 Ο) 2-4H em que cada R2 é um grupo alquileno Ci_6; e A" é um ânion compatível amaciante, de preferência, cloreto, brometo, metilsulfato, etilsulfato, sulfato, fosfato ou nitrato; com mais preferência, cloreto ou metilsulfato.
Exemplos desses FSAs incluem sais de dialquil dimetil amônio e sais de dialquileno-dimetil amônio, como dissebo dimetil amônio e metil sulfato de dissebo dimetil amônio. Exemplos de sais de dialquileno-dimetil amônio comercialmente disponíveis utilizáveis na presente invenção são cloreto de sebo dimetil amônio diidrogenado e cloreto de di-sebo dimetil amônio disponíveis junto à Degussa sob os nomes comerciais de Adogen® 442 e Adogen® 470, respectivamente. Em uma modalidade, o FSA compreende outros ativos em adição ao DTTMAC. Em ainda outra modalidade, o FSA compreende apenas compostos do DTTMAC e é isento, ou essencialmente isento, de qualquer outro composto de amônio quaternário ou outros ativos.
Em uma modalidade, o FSA compreende um FSA descrito na publicação de patente US n° 2004/0204337 Al, publicada em 14 de outubro de 2004 por Corona et al., a partir dos parágrafos 30 a 79. Em outra modalidade, o FSA é descrito na publicação de patente US n° 2004/0229769 Al, publicada em 18 de novembro de 2005, por Smith et al., nos parágrafos 26 a 31; ou na patente US n° 6.494.920, na coluna 1, linha 51 et seq. detalhando um "esterquat" ou um sal de éster de trietanolamina de ácido graxo quaternizado.
Em uma modalidade, o FSA é escolhido a partir de ao menos um dos seguintes: cloreto de disseboil oxietil dimetil amônio, cloreto de seboil oxietil dimetil amônio diidrogenado, cloreto de dissebo dimetil amônio, metilsulfato de disseboil oxietil dimetil amônio, cloreto de seboil oxietil dimetil amônio diidrogenado, cloreto de seboil oxietil dimetil amônio diidrogenado, ou combinações dos mesmos.
Em uma modalidade, o FSA pode incluir, também, composições de compostos contendo amida. Exemplos de compostos compreendendo diamida podem incluir, mas não se limitam a, metilsulfato de metil bis(amido etila de sebo)2-hidróxi etilamônio (disponível junto à Degussa sob os nomes comercial de Varisoft 110 e Varisoft 222) . Um exemplo de um composto contendo amida-éster é o N-[3-(estearoil amino) propil] -N- [2- (estearoilóxi) etóxi) etil) ] -N-metilamina.
Outra modalidade específica da invenção fornece uma composição para amaciamento de tecidos acrescentada durante o enxágue, compreendendo ainda um amido catiônico. Os amidos catiônicos são apresentados em US 2004/0204337 Al. Em uma modalidade, a composição para amaciamento de tecidos acrescentada durante o enxágue compreende de cerca de 0,1% a cerca de 7% do amido catiônico, em peso, da composição para amaciamento de tecidos. Em uma modalidade, o amido catiônico é HCP401, disponível junto à National Starch.
Ingredientes adequados para tratamento na lavagem de roupas Embora não sejam essenciais para os propósitos da presente invenção, a lista não limitadora de ingredientes para tratamento na lavagem de roupas, ilustrados mais adiante neste documento, são adequados ao uso nas composições para tratamento na lavagem de roupas e podem ser desejavelmente incorporados a determinadas modalidades da invenção como, por exemplo, para auxiliar ou acentuar o desempenho para tratamento do substrato a ser limpo ou para modificar a estética da composição, como é o caso de perfumes, colorantes, corantes ou similares. Entende-se que esses compostos servem, em adição aos componentes que foram anteriormente mencionados, para qualquer modalidade particular. A quantidade total desses compostos auxiliares pode estar na faixa de cerca de 0,1% a cerca de 50%, ou mesmo de cerca de 1% a cerca de 30%, em peso, da composição para tratamento na lavagem de roupas. A natureza exata desses componentes adicionais, bem como seus níveis de incorporação, dependerá da forma física da composição e da natureza da operação de limpeza em que será utilizada. Os ingredientes para tratamento na lavagem de roupas adequados incluem, mas não se limita a, polímeros, por exemplo, polímeros catiônicos, tensoativos, builders, agentes quelantes, agentes inibidores de transferência de corantes, dispersantes, enzimas e estabilizantes enzimáticos, materiais catalíticos, ativadores de alvejamento, agentes poliméricos dispersantes, agentes de remoção de sujeira e argila/agentes antirredeposição, alvejantes, supressores de espuma, corantes, sistemas para liberação de perfume e de perfume adicional, agentes elastificantes de estrutura, amaciantes de tecidos, veículos, hidrótropos, elementos auxiliares ao processamento e/ou pigmentos. Além da descrição abaixo, exemplos adequados desses outros compostos auxiliares, bem como seus níveis de uso, são encontrados nas patentes US n° 5.576.282, n° 6.306.812 BI e n° 6.326.348 Bl, que estão aqui incorporadas, por referência.
Conforme consta, os ingredientes para tratamento na lavagem de roupas não são essenciais às composições detergentes para lavagem de roupas dos requerentes. Portanto, determinadas modalidades das composições dos Requerentes não contêm um ou mais dos seguintes materiais auxiliares: ativadores de alvejamento, tensoativos, builders, agentes quelantes, agentes inibidores de transferência de corantes, dispersantes, enzimas, e estabilizantes enzimáticos, complexos catalíticos metálicos, agentes poliméricos dispersantes, agentes de remoção de sujeira e argila/agentes antirredeposição, alvejantes, supressores de espuma, corantes, sistemas para liberação de perfume e de perfume adicional, agentes elastificantes de estrutura, amaciantes de tecidos, veículos, hidrótropos, elementos auxiliares ao processamento e/ou pigmentos. No entanto, quando estão presentes um ou mais compostos auxiliares, estes podem estar presentes conforme detalhado abaixo: Tensoativos - As composições de acordo com a presente invenção podem compreender um tensoativo ou um sistema tensoativo no qual o tensoativo pode ser selecionado dentre tensoativos não-iônicos, tensoativos aniônicos, tensoativos catiônicos, tensoativos anfolíticos, tensoativos zwiteriônicos, tensoativos não-iônicos semipolares. O tensoativo está, tipicamente, presente em teores de cerca de 0,1%, de cerca de 1%, ou mesmo de cerca de 5%, em peso, das composições de limpeza, e ate cerca de 99,9%, até cerca de 80%, ou mesmo até cerca de 35% e, até cerca de 30%, em peso, das composições de limpeza.
Builders - As composições da presente invenção podem compreender um ou mais builders detergentes ou sistemas de builder. Quando presentes, as composições compreenderão, tipicamente, ao menos cerca de 1% de builder, ou de cerca de 5% ou 10% a cerca de 80%, 50%, ou mesmo 30%, em peso, do dito builder. Builders incluem, mas não se limitam a metal alcalino, amônio e alcanol amônio sais de polifosfatos, silicatos de metal alcalino, alcalino-terrosos e carbonatos de metal alcalino, compostos de builder alumino silicato policarboxilato, éter hidróxi policarboxilatos, copolímeros de anidrido maléico com etileno ou éter vinil metílico, 1,3,5-tri-idróxi benzeno-2,4,6-trisulfônico e ácido carbóxi metil óxi sucínico, os vários metais alcalinos, amônios e sais de amônio substituídos dos ácidos poliacéticos, como ácido etilenodiaminotetra-cético e ácido nitrilo triacético, e policarboxilatos, como ácido melítico, ácido sucínico, ácido oxidi succínico, ácido polimaléico, benzeno 1,3,5-ácido tricarboxílico, ácido carbóxi metil óxi succínico e sais solúveis dos mesmos.
Agentes quelantes - As composições da presente invenção podem também, opcionalmente, conter um ou mais agentes quelantes de cobre, ferro e/ou manganês. Se utilizados, os agentes quelantes geralmente compreenderão de cerca de 0,1% em peso da composição da presente invenção a cerca de 15%, ou mesmo de cerca de 3,0% a cerca de 15% em peso das composições da presente invenção.
Agentes inibidores de transferência de pigmentos -As composições da presente invenção podem conter também um ou mais agentes inibidores de transferência de pigmentos. Agentes poliméricos inibidores de transferência de corantes adequados incluem, mas não se limitam a, polímeros de polivinil pirrolidona, polímeros de poliamina N-óxido, copolímeros de N-vinil pirrolidona e N-vinil imidazole, polivinil oxazolidonas e polivinil imidazoles, ou misturas dos mesmos. Quando presentes nas composições da presente invenção, os agentes inibidores de transferência de corantes encontram-se em teores na faixa de cerca de 0,0001%, de cerca de 0,01%, de cerca de 0,05% em peso da composição para limpeza a cerca de 10%, cerca de 2%, ou mesmo cerca de 1% em peso da composição para limpeza.
Dispersantes - As composições da presente invenção podem também conter dispersantes. Os materiais orgânicos solúveis em água adequados são os ácidos homo ou copoliméricos, ou seus sais, em que o ácido policarboxílico contenha ao menos dois radicais carboxila separados um do outro por não mais de dois átomos de carbono.
Enzimas - As composições podem compreender uma ou mais enzimas detergentes que conferem desempenho de limpeza e/ou vantagens de tratamento de tecidos. Os exemplos de enzimas apropriadas incluem, mas não se limitam a, hemicelulases, peroxidases, proteases, celulases, xilanases, lipases, fosfolipases, esterases, cutinases, pectinases, ceratanases, redutases, oxidases, fenoloxidases, lipoxigenases, ligninases, pululanases, tanases, pentosanases, malanases, β-glicanases, arabinosidases, hialuronidase, condroitinase, lacase, e amilases ou misturas das mesmas. Uma combinação típica ê um coquetel de enzimas aplicáveis convencionais, como protease, lipase, cutinase e/ou celulase, em conjunto com amilase.
Estabilizantes enzimáticos - As enzimas para uso nas composições, por exemplo, detergentes podem ser estabilizadas por várias técnicas. As enzimas empregadas neste caso podem ser estabilizadas pela presença de fontes solúveis de água de íons de cálcio e/ou magnésio nas composições finais que fornecem tais íons às enzimas.
Complexos de metal catalíticos - As composições dos requerentes podem incluir complexos de metal catalíticos. Um tipo de catalisador de alvejante contendo metal é um sistema catalisador que contém um cãtion de metal de transição com atividade catalítica definida para alvejante, como cátions de cobre, ferro, titânio, rutênio, tungstênio, molibdênio ou manganês, um cãtion de metal auxiliar com pouca ou nenhuma atividade catalítica para alvejante, como cátions de zinco ou alumínio, e um sequestrado que tem constantes de estabilidade definidas para os cátions de metal catalíticos e auxiliares, particularmente ácido etilenodiamino tetraacético, etileno diamino tetra(ácido metileno fosfônico), e sais solúveis em água dessas substâncias. Esses catalisadores são apresentados na patente US n° 4.430.243.
Se for desejado, as composições da presente invenção podem ser catalisadas por meio de um composto de manganês. Esses compostos e teores de uso são bem conhecidos na técnica e incluem, por exemplo, os catalisadores baseados em manganês apresentados na patente US n° 5.576.282.
Os catalisadores de alvejamento à base de cobalto úteis à presente invenção são conhecidos e são descritos, por exemplo, nas patentes US n° 5.597.936 e 5.595.967. Esses catalisadores à base de cobalto são prontamente preparados mediante procedimentos conhecidos, conforme descrito, por exemplo, nas patentes US n° 5.597.936 e 5.595.967.
As composições da presente invenção podem, também, adequadamente incluir um complexo de metais de transição de um ligante macropolicíclico rígido - abreviado como "LMR" (macropolycyclic rigid ligand). Por uma questão de prática, mas sem que isto constitua uma limitação, as composições e processos de limpeza da presente invenção podem ser ajustados para oferecer algo na ordem de ao menos uma parte por cem milhões da espécie de LMR do agente de benefício no meio de lavagem aquoso e pode oferecer cerca de 0,005 ppm a cerca de 25 ppm, de cerca de 0,05 ppm a cerca de 10 ppm e, ou mesmo de cerca de 0,1 ppm a cerca de 5 ppm, do LMR no líquido de lavagem.
Os metais de transição preferenciais no presente catalisador alvejantes à base de metal de transição incluem manganês, ferro e cromo. Os LMRs preferenciais para uso na presente invenção são um tipo especial de ligante ultra-rígido em ponte cruzada, como 5,12-dietil-1,5,8,12-tetraazabiciclo[6.6.2]hexadecano.
Os LMRs de metal de transição adequados são prontamente preparados mediante procedimentos conhecidos, como aqueles descritos, por exemplo, em WO 00/32601 e na patente US n° 6.225.464.
Exemplos Os exemplos a seguir são fornecidos para ilustrar, adicionalmente, os agentes branqueadores inovadores da presente invenção; entretanto, eles não devem ser entendidos como limitando a invenção como definida nas reivindicações anexadas ao presente documento. De fato, deve ficar óbvio aos versados na técnica que várias alterações e modificações podem ser feitas nesta invenção sem que se desvie do escopo e espírito da invenção. Todas as partes e porcentagens dadas nestes exemplos são expressas em peso exceto onde indicado em contrário. Todos os valores do parâmetro de solubilidade de Hansen relatados na presente invenção são dados em unidades de MPa0,5. Métodos de preparação e teste de amostras A. Preparação de amostras Cada amostra é preparada pela adição de 0,5 gramas de agente branqueador (0,1% com base no peso do substrato celulósico) a uma solução contendo 3 gramas de detergente em pó para lavagem de roupas (detergente em pó para lavagem de roupas AATCC) e 500 mL de água na temperatura ambiente. Cada carregamento de corante é corrigido com respeito à absorbância para garantir quantidade igual de unidades de cor. A formulação é então combinada a 50 gramas de pó celulósico (disponível junto à Aldrich) e a mistura é agitada durante 10 minutos. A mistura é então filtrada para separar as partículas de celulose do líquido, e permite-se que as partículas de celulose sequem ao ar. Tanto as partículas de celulose quanto o líquido são medidos quanto à cor com o uso de um espectrofotômetro Gretag Macbeth Color Eye 7000A, conforme descrito anteriormente.
As partículas de celulose são então colocadas em um recipiente contendo 500 mL de água da torneira e agitadas durante 10 minutos. A mistura é filtrada para separar as partículas de celulose do líquido, e permite-se que as partículas de celulose sequem novamente ao ar. Tanto as partículas de celulose quanto o líquido são medidos novamente quanto à cor com o uso do espectrofotômetro Gretag Macbeth Color Eye 7000A, conforme descrito anteriormente. Uma amostra de controle é também preparada que contenha partículas de celulose não tratadas (sem que lhe tenha sido adicionado qualquer agente branqueador).
Os agentes branqueadores mostrados nas tabelas IA e 1B são preparados conforme descrito na presente invenção e testados quanto a vários parâmetros. Todos os corantes violeta são sintetizados de acordo com o procedimento apresentado na patente US n° 4.912,203, concedida a Kluger et al. Note-se também, que o oxido de etileno, õxido de propileno e óxido de butileno são mostrados abaixo com sua designação típica de "EO," "PO" e "BO, " respectivamente. A composição e o comprimento médio dos componentes poliméricos dos agentes branqueadores nas tabelas IA e 1B são obtidos a partir da fórmula: (Bloco 1 + Bloco 2 + Bloco 3)/(número de cadeias). Por exemplo, a estrutura típica do violeta tiofeno_5EO consiste de um cromôforo tiofeno com 2 cadeias no nitrogênio, uma igual a 3EO e outra igual a 2E0. Terminais de cadeia encontram-se presentes em todos os componente poliméricos.
Tabela ΙΑ - Identificação dos agentes branqueadores da invenção (a) grupos EO são adicionados ao grupo terminal OH.
Tabela 1B - Identificação dos agentes branqueadores da invenção (a) grupos EO são adicionados ao grupo terminal OH.
B. Cálculo de brancura: índice de brancura CIELab b*, Ganz e CIE 0 índice de brancura ("WI", whiteness index) ê uma avaliação quantitativa de cor que é calculada por uma formula que inclui três componentes de medição de cor -matiz, saturação e luminosidade - que é, então, indexada a um valor padrão de brancura. Várias fórmulas de brancura podem ser usadas para medir a brancura em substratos à base de celulose. Duas fórmulas comuns são o "índice de brancura de Ganz" e o "índice de brancura CIE". O índice de brancura de Ganz é expresso pela fórmula: WI = (D*Y) + (P*x) + (Q*y) + C, em que Y, x e y são valores colorimétricos e D, P, Q e C são parâmetros de fórmula. O índice de brancura CIE é expresso pela fórmula: WI = Y- (800*x) - (1700*y) + 813,7, em que Y, x e y são valores colorimétricos. Informações adicionais estão disponíveis na publicação de Rolf Griesser, Ciba-Geigy Ltd, "Whiteness and Tint", de junho de 1993 . A cor de superfície de um artigo pode ser quantificada com o uso de uma série de medições - L*, a* e b* - geradas mediante a medição das amostras com um espectrofotômetro. 0 equipamento usado para esse teste é um espectrofotômetro Gretag Macbeth Color Eye 7000A. O programa de software usado é o "Color imatch." "L" é a medida da quantidade de branco ou preto em uma amostra; valores mais altos de "L" indicam uma amostra de cor mais clara. Uma medida da quantidade de vermelho ou verde em uma amostra é determinada pelos valores de "a*". Uma medida da quantidade de azul ou amarelo em uma amostra é determinada pelos valores de "b*". valores mais baixos (mais negativos) de b* indicam mais azul em uma amostra.
Ainda outra medição da cor relativa de um substrato é o DE CMC. 0 DE CMC é uma medida da diferença de cor como um todo com respeito a todos os espaços uniformes de cor, em que o DE CMC representa a magnitude de diferenças entre uma cor e uma referência (nesse caso, um padrão puro de branco) . Quanto mais alto o valor DE CMC, mais pronunciada será a diferença de cor. Em outras palavras, valores DE CMC menores representam cores que se encontram mais próximas do branco. O espectrofotômetro Gretag Macbeth Color Eye 7000A calcula os valores DE CMC com base no comprimento de onda e nos dados de reflectância de cada amostra. C. Cálculo de propriedades moleculares A estrutura típica de cada agente branqueador da invenção ê desenhada com o software de modelagem molecular Material Studio (disponível junto à Accelrys, Inc.). A geometria de cada estrutura é otimizada ao se minimizar sua energia com o módulo Forcite com o uso do campo de força semi-empírico Universal e do sistema de atribuição de carga Qeq. A ligação N=N dos colorantes diazo é calculada a aproximadamente 1,270-1,275 angstrons em comparação com a distância média da ligação N=N de 1,25 angstrons. Esses valores . são ligeiramente mais curtos do que aqueles relatados por Liu Jun-na et al., isto ê, aproximadamente 1,3 angstrons, que são calculados para os corantes diazo difenila com o pacote de software Gaussian 98 e o método B3LYP/6-311G (Liu Jun-na, Chen Zhi-rong e Yuan Shen-feng, Journal of Zhejiang University Science, 6B(6), 2005, páginas 584 a 589).
Depois da otimização da geometria de todas as estruturas, vários elementos descritivos são calculados. Os elementos descritivos podem ser categorizados segundo as seguintes categorias: 1. Estrutural, 2. Funcional, 3. Energética, 4. Topológica, 5. Espacial e 6. Termodinâmica.
Todos os elementos descritivos são calculados com o módulo QSAR do software do Material Studio, exceto quanto ao número total de grupos EO e grupos PO no cromóforo, o parâmetro de solubilidade de Hansen (parâmetro de solubilidade) e o número do equilíbrio hidrófilo-lipófilo (MW_HLB) . Os dois últimos parâmetros são calculados com o software de modelagem molecular ChemSW Pro. Os elementos descritivos são selecionados como elementos preditores potenciais da afinidade do agente branqueador com o substrato celulósico. A tabela 2 resume alguns dos parâmetros de teste que são usados para caracterizar os agentes branqueadores da presente invenção.
Tabela 2 - Sumário dos parâmetros de teste Resultados dos testes Teste 1: Testes de brancura como determinados pelos valores b* do CIELab e pelo índice de brancura de Ganz Os exemplos de 1 a 17 são testados quanto â brancura a fim de se determinar os valores b* CIELab e os valores do índice de brancura de Ganz ("Ganz WI") . Os resultados do teste são fornecidos na tabela 3. Valores b* CIELab inferiores (mais negativos) e valores Ganz WI mais positivos indicam que um efeito de azulamento ou branqueamento é exibido pelas partículas celulósicas tratadas.
Tabela 3 - Resultados dos testes quanto à brancura como determinada pelos valores b* CIELab e pelo índice Ganz de brancura Os resultados dos testes indicam que o exemplo 2, que continha 5 unidades de repetição de oxido de etileno, e o exemplo 12, que continha uma unidade de glicidol, tiveram o melhor desempenho sob essas condições de teste. Os dados revelam uma correlação relativamente linear entre os valores b* de cor CIELab e os valores Ganz WI. Um ajuste de regressão linear para todos os pontos dos dados tem um valor de regressão de R2 = 0,988.
Teste 2: Medição dos valores b* CIELab e dos valores do componente de dispersão do parâmetro de solubilidade de Hansen Os exemplos de 1 a 17 são testados a fim de se determinar os valores b* CIELab e os valores do componente de dispersão do parâmetro de solubilidade de Hansen. Note-se que os exemplos de 1 a 14 contêm um cromóforo violeta tiofeno, enquanto os exemplos de 15 a 17 contêm colorantes trifenil metano. Os exemplos 18 a 25 são testados a fim de se determinar o valor do componente de dispersão do parâmetro de solubilidade de Hansen apenas.
Os resultados dos testes são fornecidos na tabela 4. Valores b* CIELab mais elevados indicam que um efeito de azulamento ou branqueamento é exibido pelas partículas celulósicas tratadas. "N/A" indica que os dados não estão disponíveis.
Tabela 4 - Valores b* ClELab medidos e valores do componente de dispersão do parâmetro de solubilidade de Hansen Os resultados dos testes revelam uma correlação relativamente linear entre o parâmetro de azulamento, b* CIELab e o valor do componente de dispersão do parâmetro de solubilidade de Hansen. O valor b* de cor diminui (isto é, o desempenho do azulamento aumenta) linearmente à medida que õd diminui.
Um ajuste de regressão linear para todos os pontos dos dados tem um valor de regressão de R2 = 0,763. A linha de regressão tem a seguinte equação: (2) Teste 3: Predição dos valores b* CIELab com base nos valores do componente de dispersão do parâmetro de solubilidade de Hansen Os exemplos de 1 a 10 e de 15 a 17 são primeiramente usados para treinar um modelo com base no valor do componente de dispersão do parâmetro de solubilidade de Hansen. O valor b* CIELab é calculado para esses exemplos com o uso da equação 3, conforme mostrado abaixo, que utiliza o valor do componente de dispersão obtido após o ciclo 1 de enxágue: (3) Esta equação é muito similar à equação 2, que ê derivada com o uso de todos os exemplos. O modelo representado pela equação 3 é validado com os compostos de testes nos exemplos 11 a 14. A equação 3 ê usada para gerar predições quanto ao valor b* CIELab das moléculas nos exemplos 11 a 14 (moléculas de teste) antes de essas moléculas serem sintetizadas e testadas quanto à eficiência do branqueamento. Os valores b* CIELab previstos obtidos a partir da equação 3 são comparados aos valores medidos obtidos anteriormente com o espectrofotômetro Gretag Macbeth Color Eye 7000A. É também determinada a diferença percentual entre os valores b* de cor medidos e os valores b* de cor previstos.
Os valores do componente de dispersão e os valores b* CIELab previstos são também determinados quanto aos exemplos comparativos 1 e 2. O exemplo comparativo 1 é um corante azul polimérico â base de antraquinona apresentado no exemplo III da patente US n° 4.127.243 concedida a Farmer. O exemplo comparativo 2 é o violeta básico 3, como apresentado na tabela 2 da publicação do pedido de patente US n° 2005/0288206 concedido a Sadlowski et al.
Os resultados do teste são fornecidos na tabela 5 e na figura 1. "N/A" indica que os dados não estão disponíveis.
Tabela 5 - Valores b* CIELab previstos com base nos valores do componente de dispersão do parâmetro de solubilidade de Hansen apôs o pós-enxágue 1 0 exemplo 11 (violeta tiofeno_5EO_COCH3) e o exemplo 12 (violeta tiofeno_glicidol) são sintetizados e testados para verificar que o modelo pode explicar os efeitos da funcionalidade dos terminais da cadeia polimérica. 0 exemplo 12 tem quatro grupos hidroxila, enquanto os agentes branqueadores com grupos finais EO ou PO têm somente 2 grupos hidroxila. 0 exemplo 11 tem aproximadamente o mesmo tamanho do exemplo 12, mas os terminais acetato são menos polares do que os grupos OH. A figura 1 fornece uma representação gráfica dos dados. A frase "violeta tiofeno" é mostrada como "violeta", e "trifenil metano" é mostrado como "TPM" na figura 1. Os pontos de dados representam os valores de cor b* CIELab. A linha contínua representa a equação 3, que ê a dos dados previstos. A correlação linear entre o valor de cor b* e õd sugere que, quanto menor a molécula, mais pronunciada é a deposição referente ao pó celulósico. O tamanho do composto do agente branqueador pode influenciar sua habilidade de acessar e penetrar pelos poros do pó celulósico. Além disso, os agentes branqueadores que têm um terminal mais polar nas cadeias da molécula, ou aqueles agentes branqueadores que têm um número maior de grupos com extremidades polares, exibiram maior eficácia no azulamento. Os cálculos mostram, também, que os agentes branqueadores que contêm trifenil metano são agentes branqueadores preferenciais.
Formulações de detergentes exemplificadoras Formulações la a 11: Formulações de detergente líquido As tabelas 6A e 6B fornecem exemplos de formulações de detergente líquido que incluem pelo menos um agente branqueador da presente invenção. As formulações são mostradas, na tabela 6A, como formulações de la até lf e, na tabela 6B, como formulações de 1 g até 1 1.
Tabela 6A - Formulações de detergente líquido que compreendem o agente branqueador da invenção Tabela 6B - Formulações de detergente líquido que compreendem o agente branqueador da invenção Notas de rodapé das formulações la a 11: 1 sal de sódio do ácido dietileno triamina pentaacético 2 sal de sódio do dietileno triamina pentaquis metileno fosfônico 2 sal de sódio do ácido etilenodiaminotetraacético 4 um corante não-tonalizante usado para ajustar a cor da fórmula 5 fórmula compacta, embalada como uma dose unitizada na película de álcool polivinílico 6 colorante alcoxilado antraquinona com eficiência de tonalização >10 e 30 a 85% de removabilidade pela lavagem 7 colorante alcoxilado triofeno com eficiência de tonalização >10 e 30 a 85% de removabilidade pela lavagem 8 colorante alcoxilado trifenil metano com eficiência de tonalização >10 e 30 a 85% de removabilidade pela lavagem 9 Acusol OP301 Formulações 2a a 2e: Formulações de detergente granular A tabela 7 fornece exemplos de formulações de detergente granular que incluem pelo menos um agente branqueador da presente invenção. As formulações são mostradas na tabela 7 como formulações 2a até 2e.
Tabela 7 - Formulações de detergente granular que compreendem o agente branqueador da invenção Composições exemplificadoras para tratamento de tecidos Formulações 3a a 3d: Composições líquidas para tratamento de tecidos A tabela 8 fornece exemplos de composições líquidas para tratamento de tecidos que incluem pelo menos um agente branqueador da presente invenção. As composições são mostradas na tabela 8 como formulações 3a até 3e.
Tabela 8 - Composições líquidas para tratamento de tecidos que compreendem o agente branqueador da invenção a Cloreto de N,N-di(seboil oxietil)-Ν,Ν-dimetil amônio. k Amido catiônico à base de amido de milho ou amido de batata comum, contendo 25% a 95% de amilose e um grau de substituição de 0,02 a 0,09, e com uma viscosidade medida como fluidez da água tendo um valor de 50 a 84. c Copolímero de oxido de etileno e tereftalato que tem a seguinte fórmula descrita na patente US 5.574.179 na coluna 15, linhas 1 a 5, sendo que cada X ê metil, cada n é 40, u é 4, cada R1 consiste, essencialmente, em porções de 1,4-fenileno, cada R2 consiste, essencialmente, em etileno, porções de 1,2-prolileno, ou misturas dos mesmos. d Ácido dietileno triamina pentaacético. e KATHON® CG disponível junto à Rohm and Haas Co. f Agente antiespumante à base de silicone disponível junto à Dow Corning Corp. sob o nome comercial de DC2310. 9 4,4'-bis- (2-sulfoestiril) bifenil dissódico, disponível junto à Ciba Specialty Chemicals, k Cloreto de amônio cocometil etoxilado [15], disponível junto â Akzo Nobel.
Consequentemente, a presente invenção apresenta um agente branqueador de substratos celulósicos que compreende pelo menos um componente cromóforo que compreende um colorante tiofeno ou trifenil metano e pelo menos um componente polimérico, sendo que o agente branqueador possui um valor do componente de dispersão do parâmetro de solubilidade de Hansen menor ou igual a cerca de 17 MPa0'5. Um detergente para lavagem de roupas contendo tal agente branqueador é também contemplado pela presente invenção. 0 agente branqueador da presente invenção inclui um agente branqueador de substratos celulósicos que compreende pelo menos um componente cromóforo que compreende um colorante tiofeno e pelo menos um componente polimérico, sendo que o agente branqueador é caracterizado pela seguinte estrutura: Sendo que Ri e R2 podem ser independentemente selecionados dentre: a) [ (CH2CR'HO)x(CH2CR"HO)yH] sendo que R' é selecionado do grupo que consiste em H, CH3, CH20 (CH2CH20) zH, e misturas dos mesmos; sendo que R' é selecionado do grupo que consiste em H, CH, CH20 (CH2CH20) ZH, e misturas dos mesmos; sendo que x + y < 5; sendo que y ^ 1; e sendo que z = 0 a 5; b) Ri = alquil, aril ou arilalquil e R2 = [ (CH2CR 1 HO) x (CH2CR"HO) yH] sendo que R' é selecionado do grupo que consiste em H, CH3/ CH20 (CH2CH20) zH, e misturas dos mesmos; sendo que R' é selecionado do grupo que consiste em H, CH, CH20 (CH2CH20) ZH, e misturas dos mesmos; sendo que x + y ^ 10; sendo que y ^ 1; e sendo que z = 0 a 5; c) Ri = [CH2CH2(OR3)CH2OR4] e R2 = [CH2CH2(0 R3)CH20 RJ sendo que R3 é selecionado do grupo que consiste em H, (CH2CH20)zH, e misturas dos mesmos; e sendo que z = 0 a 10; sendo que R4 é selecionado do grupo que consiste em grupos (Ci-Ci6) alquil, aril e misturas dos mesmos; e d) sendo que RI e R2 podem ser independentemente selecionados a partir do produto da adição de amino com um dentre óxido de estireno, glicidil metil éter, isobutil glicidil éter, isopropil glicidil éter, t-butil glicidil éter, 2-etilexil glicidil éter, glicidilexadecil éter, seguido da adição de 1 a 10 unidades de óxido de alquilenp.
Um agente branqueador potencial da presente invenção inclui um agente branqueador de substratos celulósicos que compreende pelo menos um componente cromóforo que compreende um colorante tiofeno e pelo menos um componente polimérico, sendo que o agente branqueador é caracterizado pela seguinte estrutura: sendo que R' é selecionado do grupo que consiste em H, CH3, CH20 (CH2CH2OzH, e misturas dos mesmos; sendo que R' é selecionado do grupo que consiste em H, CH, CH20 (CH2CH20) ZH, e misturas dos mesmos; sendo que x + y ^ 5; sendo que y ^ 1; e sendo que z = 0 a 5.
Adicionalmente, a presente invenção apresenta um agente branqueador caracterizado por um valor de cor b* CIELab ("b") e um valor do componente de dispersão do parâmetro de solubilidade de Hansen ("õd") , sendo que "b" e "õd" exibem uma correlação aproximadamente linear um com o outro de acordo com a seguinte equação: b = l,00(õd) - 23. Um detergente para lavagem de roupas contendo tal agente branqueador ê também contemplado pela presente invenção.
Dessa forma, acredita-se que seja uma vantagem da presente invenção empregar o modelo preditivo para auxiliar na seleção dos compostos que contêm cromóforo idealmente adequados como agentes branqueadores. Os resultados dos testes aqui fornecidos tendem a indicar que a deposição do agente branqueador no pó celulósico pode ser controlada, pelo menos em parte, pelo tamanho do composto do agente branqueador e pela funcionalidade do terminal de cadeia. Os resultados dos testes também sugerem que as moléculas maiores podem ser muito volumosas para penetrar pelos poros do pó celulósico, o que pode diminuir o efeito branqueador após múltiplos ciclos de lavagem e/ou enxágue.
Embora modalidades específicas da presente invenção tenham sido ilustradas e descritas, deve ficar óbvio aos versados na técnica que várias outras alterações e modificações podem ser feitas sem que se desvie do espírito e escopo da invenção. Portanto, pretende-se cobrir nas reivindicações anexas todas essas alterações e modificações que se enquadram no escopo da presente invenção.
REIVINDICAÇÕES

Claims (15)

1. Composição para tratamento na lavagem de roupas caracterizada pelo fato de que compreende um ingrediente para tratamento na lavagem de roupas e um agente branqueador, o dito agente branqueador compreendendo: (a) pelo menos um componente cromóforo que compreende um colorante tiofeno, e (b) pelo menos um componente polimérico; sendo que o agente branqueador é caracterizado pela seguinte estrutura: sendo que Ri e R2 podem ser independentemente selecionados a partir de: a) [(CH2CR'HO)x(CH2CR"HO)yH], sendo que R' é selecionado do grupo que consiste em H, CH3, CH20 (CH2CH20) ZH, e misturas dos mesmos; sendo que R'' é selecionado do grupo que consiste em H, CH20 (CH2CH20) ZH, e misturas dos mesmos; sendo que x + y < 5; sendo que y ^ 1; e sendo que z = 0 a 5; b) Ri = [CH2CH (0R3) CH2OR4] e R2 = [CH2CH (0R3) CH20 R4] , sendo que R3 é selecionado do grupo que consiste em H, (CH2CH20)zH, e misturas dos mesmos; e sendo que z = 0 a 10; sendo que R4 é selecionado do grupo que consiste em grupos alquil (C1-C16) , aril e misturas dos mesmos; e c) o produto da adição de amino de óxido de estireno, glicidil metil éter, isobutil glicidil éter, isopropil glicidil éter, t-butil glicidil éter, 2- etilexil glicidil éter e glicidilexadecil éter, seguido da adição de 1 a 10 unidades de óxido de alquileno.
2. Composição para tratamento na lavagem de roupas, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o agente branqueador compreende uma cadeia de polioxialquileno que tem de 2 a 20 unidades de repetição.
3. Composição para tratamento na lavagem de roupas, de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que o agente branqueador compreende pelo menos dois grupos hidroxila, de preferência, os ditos pelo menos dois grupos hidroxila são porções hidroxila primárias.
4. Composição para tratamento na lavagem de roupas, de acordo com as reivindicações 1, 2 ou 3, caracterizada pelo fato de que o agente branqueador compreende um colorante polimérico à base de tiofeno alcoxilado.
5. Composição para tratamento na lavagem de roupas, de acordo com as reivindicações 1, 2, 3 ou 4, caracterizada pelo fato de que o agente branqueador possui um valor do componente de dispersão do parâmetro de solubilidade de Hansen menor ou igual a 17 MPa0,5, de preferência, de 12 a 17 MPa0,5.
6. Composição para tratamento na lavagem de roupas, de acordo com as reivindicações 1, 2, 3 ou 4, caracterizada pelo fato de que o cromóforo do agente branqueador tem um espectro de absorbância em água de 520 nanômetros a 640 nanômetros.
7. Composição para tratamento na lavagem de roupas, de acordo com as reivindicações 1, 2, 3 ou 4, caracterizada pelo fato de que o cromóforo do agente branqueador tem um espectro de emissão em água de 400 nanômetros a 480 nanômetros.
8. Composição para tratamento na lavagem de roupas caracterizada pelo fato de que compreende um ingrediente para tratamento na lavagem de roupas e um agente branqueador, o dito agente branqueador compreendendo: (a) pelo menos um componente cromóforo que compreende um colorante tiofeno; e (b) pelo menos um componente polimérico; sendo que o agente branqueador possui um valor do componente de dispersão do parâmetro de solubilidade de Hansen menor ou igual a 17 MPa0,5, de preferência, de 12 a 17 MPa0'5.
9. Composição para tratamento na lavagem de roupas, de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo fato de que o agente branqueador compreende uma cadeia de polioxialquileno que tem de 2 a 20 unidades de repetição.
10. Composição para tratamento na lavagem de roupas, de acordo com as reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ou 9, caracterizada pelo fato de que o agente branqueador compreende pelo menos dois grupos hidroxila, de preferência, os ditos pelo menos dois grupos hidroxila são porções hidroxila primárias.
11. Composição para tratamento na lavagem de roupas, de acordo com as reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 ou 10, caracterizada pelo fato de que o agente branqueador compreende um colorante polimérico à base de tiofeno alcoxilado.
12. Composição para tratamento na lavagem de roupas, de acordo com as reivindicações 8, 9, 10 ou 11, caracterizada pelo fato de que o cromóforo do agente branqueador tem um espectro de absorbância em água de 520 nanômetros a 640 nanômetros.
13. Composição para tratamento na lavagem de roupas, de acordo com as reivindicações 8, 9, 10 ou 11, caracterizada pelo fato de que o cromóforo do agente branqueador tem um espectro de emissão em água de 400 nanômetros a 480 nanômetros.
14. Composição para tratamento na lavagem de roupas, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o agente branqueador é caracterizado pela seguinte estrutura: sendo que R' é selecionado do grupo que consiste em H, CH3, CH20 (CH2CH20) zH, e misturas dos mesmos; sendo que R' ' é selecionado do grupo que consiste em H, CH20(CH2CH20) ZH, e misturas dos mesmos; sendo que x + y ^ 5; sendo que y ^ 1; e sendo que z = 0 a 5.
15. Composição para tratamento na lavagem de roupas, de acordo com a reivindicação 14, caracterizada pelo fato de que o agente branqueador compreende uma cadeia de polioxialquileno que tem de 2 a 20 unidades de repetição, de preferência, de 4 a 6 unidades de repetição.
BRPI0720944A 2007-01-19 2007-01-19 composição para tratamento na lavagem de roupas compreendendo um agente branqueador de substratos celulósicos BRPI0720944B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/IB2007/050192 WO2008087497A1 (en) 2007-01-19 2007-01-19 Laundry care composition comprising a whitening agent for cellulosic substrates

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0720944A2 BRPI0720944A2 (pt) 2013-03-26
BRPI0720944B1 true BRPI0720944B1 (pt) 2017-05-30

Family

ID=38475950

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0720944A BRPI0720944B1 (pt) 2007-01-19 2007-01-19 composição para tratamento na lavagem de roupas compreendendo um agente branqueador de substratos celulósicos

Country Status (11)

Country Link
EP (2) EP2192169B1 (pt)
JP (1) JP5122583B2 (pt)
CN (1) CN101583704B (pt)
AT (2) ATE486927T1 (pt)
BR (1) BRPI0720944B1 (pt)
CA (1) CA2673239C (pt)
DE (1) DE602007010350D1 (pt)
ES (2) ES2355763T3 (pt)
MX (1) MX2009007746A (pt)
PL (2) PL2192169T3 (pt)
WO (1) WO2008087497A1 (pt)

Families Citing this family (337)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2680619B1 (fr) * 1991-08-21 1993-12-24 Sgs Thomson Microelectronics Sa Predicteur d'image.
BRPI0807362B1 (pt) 2007-01-26 2017-05-23 Unilever Nv composição detergente para lavagem de roupas e método doméstico para tratamento de um artigo têxtil
EP2166078B1 (en) * 2008-09-12 2018-11-21 The Procter & Gamble Company Laundry particle made by extrusion comprising a hueing dye
EP2163608A1 (en) * 2008-09-12 2010-03-17 The Procter & Gamble Company Laundry particle made by extrusion comprising a hueing dye and fatty acid soap
EP2228429A1 (en) 2009-03-13 2010-09-15 Unilever PLC Shading dye and catalyst combination
PL2354214T3 (pl) * 2010-01-06 2012-10-31 Unilever Nv Stosunek środków powierzchniowo czynnych w barwnikowych formulacjach
EP2563893B1 (en) 2010-04-29 2014-05-14 Unilever PLC Bis-heterocyclic azo dyes
WO2011163457A1 (en) 2010-06-23 2011-12-29 The Procter & Gamble Company Product for pre-treatment and laundering of stained fabric
EP2588288B1 (en) 2010-07-02 2015-10-28 The Procter and Gamble Company Process for making films from nonwoven webs
EP2588653B1 (en) 2010-07-02 2018-06-20 The Procter and Gamble Company Method of treating a fabric article
MX345025B (es) 2010-07-02 2017-01-12 Procter & Gamble Producto detergente.
MX2012015187A (es) 2010-07-02 2013-05-09 Procter & Gamble Metodo para suministrar un agente activo.
WO2012003300A2 (en) 2010-07-02 2012-01-05 The Procter & Gamble Company Filaments comprising a non-perfume active agent nonwoven webs and methods for making same
WO2012052305A1 (en) 2010-10-22 2012-04-26 Unilever Plc Improvements relating to laundry products
CN103210073B (zh) * 2010-11-12 2016-06-08 宝洁公司 噻吩偶氮染料和包含它们的衣物洗涤护理组合物
US8715368B2 (en) 2010-11-12 2014-05-06 The Procter & Gamble Company Thiophene azo dyes and laundry care compositions containing the same
AR086281A1 (es) 2011-05-05 2013-12-04 Danisco Us Inc Composiciones y metodos que comprenden variantes de serina proteasas
WO2012151480A2 (en) 2011-05-05 2012-11-08 The Procter & Gamble Company Compositions and methods comprising serine protease variants
ES2544539T3 (es) 2011-05-26 2015-09-01 Unilever N.V. Composición líquida para lavandería
ES2671329T3 (es) 2011-06-01 2018-06-06 Unilever N.V. Composición detergente líquida que contiene polímero colorante
MX2013014021A (es) * 2011-06-03 2014-01-23 Procter & Gamble Composiciones que comtienen colorantes par el cuidado en el lavado de ropa.
US9163146B2 (en) * 2011-06-03 2015-10-20 Milliken & Company Thiophene azo carboxylate dyes and laundry care compositions containing the same
US8888865B2 (en) 2011-06-03 2014-11-18 The Procter & Gamble Company Thiophene azo carboxylate dyes and laundry care compositions containing the same
US20140371435A9 (en) 2011-06-03 2014-12-18 Eduardo Torres Laundry Care Compositions Containing Thiophene Azo Dyes
US8828920B2 (en) 2011-06-23 2014-09-09 The Procter & Gamble Company Product for pre-treatment and laundering of stained fabric
US20120324655A1 (en) 2011-06-23 2012-12-27 Nalini Chawla Product for pre-treatment and laundering of stained fabric
EP2725912A4 (en) 2011-06-29 2015-03-04 Solae Llc BAKERY COMPOSITIONS WITH SOYAMOL PROTEINS ISOLATED FROM PROCESSING STREAMS
EP2540824A1 (en) 2011-06-30 2013-01-02 The Procter & Gamble Company Cleaning compositions comprising amylase variants reference to a sequence listing
ES2550051T3 (es) 2011-07-21 2015-11-04 Unilever N.V. Composición líquida para el lavado de ropa
EP2737043B1 (en) 2011-07-25 2017-01-04 The Procter and Gamble Company Detergents having acceptable color
EP2551335A1 (en) 2011-07-25 2013-01-30 The Procter & Gamble Company Enzyme stabilized liquid detergent composition
EP2744881B1 (en) 2011-08-15 2016-01-20 The Procter and Gamble Company Detergent compositions containing pyridinol-n-oxide compounds
WO2013043852A2 (en) 2011-09-20 2013-03-28 The Procter & Gamble Company Easy-rinse detergent compositions comprising isoprenoid-based surfactants
MX2014003280A (es) 2011-09-20 2014-05-13 Procter & Gamble Composiciones detergentes que comprenden sistemas surfactantes sostenibles que comprenden surfactantes derivados de isoprenoides.
WO2013043803A2 (en) 2011-09-20 2013-03-28 The Procter & Gamble Company Detergent compositions comprising specific blend ratios of isoprenoid-based surfactants
AR088757A1 (es) 2011-09-20 2014-07-02 Procter & Gamble Composiciones detergentes con alta espuma que comprenden surfactantes con base de isoprenoide
US20130072413A1 (en) 2011-09-20 2013-03-21 The Procter & Gamble Company DETERGENT COMPOSITIONS COMPRISING PRIMARY SURFACTANT SYSTEMS COMPRISING HIGHLY BRANCHED ISOPRENOID-BASED and OTHER SURFACTANTS
CA2853487C (en) 2011-11-11 2016-08-02 Sherri Lynn Randall Surface treatment compositions including shielding salts
RU2605065C2 (ru) 2012-01-04 2016-12-20 Дзе Проктер Энд Гэмбл Компани Волокнистые структуры, содержащие частицы.
CN106906573B (zh) 2012-01-04 2019-08-27 宝洁公司 具有不同密度的多个区域的含活性物质纤维结构
MX368218B (es) 2012-01-04 2019-09-24 Procter & Gamble Estructuras fibrosas que contienen activos con multiples regiones.
RU2612215C2 (ru) 2012-02-03 2017-03-03 Дзе Проктер Энд Гэмбл Компани Композиции, содержащие липазы, и способы обработки поверхности
WO2013142486A1 (en) 2012-03-19 2013-09-26 The Procter & Gamble Company Laundry care compositions containing dyes
CN104204198B (zh) 2012-04-02 2018-09-25 诺维信公司 脂肪酶变体以及编码其的多核苷酸
US20150132831A1 (en) 2012-05-16 2015-05-14 Novozymes A/S Compositions Comprising Lipase and Methods of Use Thereof
US9249379B2 (en) 2012-06-21 2016-02-02 Conopco, Inc. Liquid laundry detergent
US10246692B2 (en) 2012-07-12 2019-04-02 Novozymes A/S Polypeptides having lipase activity and polynucleotides encoding same
ES2625064T3 (es) 2012-07-17 2017-07-18 Unilever N.V. Composición de detergente brillante
BR112015001137A2 (pt) 2012-07-26 2017-06-27 Procter & Gamble composições de limpeza líquidas com enzimas e baixo ph
EP2712915A1 (en) 2012-10-01 2014-04-02 The Procter and Gamble Company Methods of treating a surface and compositions for use therein
EP2911760A1 (en) 2012-10-24 2015-09-02 The Procter & Gamble Company Anti foam compositions comprising aryl bearing polyorganosilicons
US9133421B2 (en) 2012-10-24 2015-09-15 The Procter & Gamble Company Compositions comprising anti-foams
EP2740785A1 (en) 2012-12-06 2014-06-11 The Procter and Gamble Company Use of composition to reduce weeping and migration through a water soluble film
US20140162929A1 (en) 2012-12-06 2014-06-12 The Procter & Gamble Company Soluble pouch comprising hueing dye
ES2834373T3 (es) 2013-02-19 2021-06-17 Procter & Gamble Método para lavado de un tejido
EP2767579B1 (en) 2013-02-19 2018-07-18 The Procter and Gamble Company Method of laundering a fabric
EP2767582A1 (en) 2013-02-19 2014-08-20 The Procter and Gamble Company Method of laundering a fabric
US9631164B2 (en) 2013-03-21 2017-04-25 Novozymes A/S Polypeptides with lipase activity and polynucleotides encoding same
US9193939B2 (en) 2013-03-28 2015-11-24 The Procter & Gamble Company Cleaning compositions containing a polyetheramine, a soil release polymer, and a carboxymethylcellulose
EP2984221A1 (en) 2013-04-12 2016-02-17 The Procter & Gamble Company Fibrous structures exhibiting improved whiteness index values
EP2984217A1 (en) 2013-04-12 2016-02-17 The Procter & Gamble Company Fibrous structures comprising polysaccharide filaments
CA2909453C (en) 2013-04-12 2018-05-15 The Procter & Gamble Company Hydroxyl polymer fiber structures comprising ammonium alkylsulfonate salts and methods for making same
WO2014177369A1 (en) * 2013-05-03 2014-11-06 Unilever Plc Alkoxylated bis azo dyes
CN105209612A (zh) 2013-05-14 2015-12-30 诺维信公司 洗涤剂组合物
CN105229116A (zh) 2013-05-28 2016-01-06 宝洁公司 包含光致变色染料的表面处理组合物
EP3019603A1 (en) 2013-07-09 2016-05-18 Novozymes A/S Polypeptides with lipase activity and polynucleotides encoding same
EP3046969A1 (en) * 2013-09-18 2016-07-27 The Procter & Gamble Company Laundry care composition comprising carboxylate dye
WO2015042086A1 (en) 2013-09-18 2015-03-26 The Procter & Gamble Company Laundry care composition comprising carboxylate dye
EP3047009B1 (en) 2013-09-18 2018-05-16 The Procter and Gamble Company Laundry care composition comprising carboxylate dye
CN105555934A (zh) * 2013-09-18 2016-05-04 宝洁公司 包含噻吩偶氮羧化物染料的衣物洗涤护理组合物
US9834682B2 (en) 2013-09-18 2017-12-05 Milliken & Company Laundry care composition comprising carboxylate dye
DE112014005598B4 (de) 2013-12-09 2022-06-09 The Procter & Gamble Company Faserstrukturen einschließlich einer Wirksubstanz und mit darauf gedruckter Grafik
EP2899260A1 (en) 2014-01-22 2015-07-29 Unilever PLC Process to manufacture a liquid detergent formulation
EP3097175B1 (en) 2014-01-22 2018-10-17 The Procter and Gamble Company Fabric treatment composition
WO2015112339A1 (en) 2014-01-22 2015-07-30 The Procter & Gamble Company Fabric treatment composition
EP3097174A1 (en) 2014-01-22 2016-11-30 The Procter & Gamble Company Method of treating textile fabrics
WO2015112338A1 (en) 2014-01-22 2015-07-30 The Procter & Gamble Company Method of treating textile fabrics
CN105849121B (zh) 2014-01-22 2020-12-29 诺维信公司 具有脂肪酶活性的多肽和编码它们的多核苷酸
US20150210964A1 (en) 2014-01-24 2015-07-30 The Procter & Gamble Company Consumer Product Compositions
EP3107989A1 (en) 2014-02-19 2016-12-28 The Procter & Gamble Company Composition comprising benefit agent and aprotic solvent
US9556406B2 (en) 2014-02-19 2017-01-31 Milliken & Company Compositions comprising benefit agent and aprotic solvent
EP3110779A1 (en) 2014-02-25 2017-01-04 The Procter & Gamble Company A process for making renewable surfactant intermediates and surfactants from fats and oils and products thereof
WO2015130653A1 (en) 2014-02-25 2015-09-03 The Procter & Gamble Company A process for making renewable surfactant intermediates and surfactants from fats and oils and products thereof
CN111500552A (zh) 2014-03-12 2020-08-07 诺维信公司 具有脂肪酶活性的多肽和编码它们的多核苷酸
EP3119865B1 (en) * 2014-03-17 2020-04-29 Unilever Plc. Domestic method of treating a textile with an azo-dye
US20150275143A1 (en) 2014-03-27 2015-10-01 The Procter & Gamble Company Cleaning compositions containing a polyetheramine
US9719052B2 (en) 2014-03-27 2017-08-01 The Procter & Gamble Company Cleaning compositions containing a polyetheramine
WO2015158237A1 (en) 2014-04-15 2015-10-22 Novozymes A/S Polypeptides with lipase activity and polynucleotides encoding same
JP2017518407A (ja) 2014-05-06 2017-07-06 ミリケン・アンド・カンパニーMilliken & Company ランドリーケア組成物
CN106459937A (zh) 2014-05-27 2017-02-22 诺维信公司 用于产生脂肪酶的方法
AR100606A1 (es) 2014-05-27 2016-10-19 Novozymes As Variantes de lipasas y polinucleótidos que las codifican
WO2015187757A1 (en) 2014-06-06 2015-12-10 The Procter & Gamble Company Detergent composition comprising polyalkyleneimine polymers
EP2987848A1 (en) 2014-08-19 2016-02-24 The Procter & Gamble Company Method of laundering a fabric
EP2987849A1 (en) 2014-08-19 2016-02-24 The Procter and Gamble Company Method of Laundering a Fabric
WO2016032992A1 (en) 2014-08-27 2016-03-03 The Procter & Gamble Company Detergent composition comprising a cationic polymer
US9951297B2 (en) 2014-08-27 2018-04-24 The Procter & Gamble Company Detergent composition compromising a cationic polymer containing a vinyl formamide nonionic structural unit
WO2016032991A1 (en) 2014-08-27 2016-03-03 The Procter & Gamble Company Detergent composition comprising a cationic polymer
WO2016032995A1 (en) 2014-08-27 2016-03-03 The Procter & Gamble Company Method of treating a fabric
US9617502B2 (en) 2014-09-15 2017-04-11 The Procter & Gamble Company Detergent compositions containing salts of polyetheramines and polymeric acid
US20160090552A1 (en) 2014-09-25 2016-03-31 The Procter & Gamble Company Detergent compositions containing a polyetheramine and an anionic soil release polymer
WO2016049388A1 (en) 2014-09-25 2016-03-31 The Procter & Gamble Company Fabric care compositions containing a polyetheramine
BR112017005767A2 (pt) 2014-09-25 2017-12-12 Procter & Gamble composições de limpeza contendo uma polieteramina
US9388368B2 (en) 2014-09-26 2016-07-12 The Procter & Gamble Company Cleaning compositions containing a polyetheramine
CN107001994A (zh) 2014-11-17 2017-08-01 宝洁公司 有益剂递送组合物
EP4067485A3 (en) 2014-12-05 2023-01-04 Novozymes A/S Lipase variants and polynucleotides encoding same
US20160289609A1 (en) 2015-03-30 2016-10-06 The Procter & Gamble Company Solid free-flowing particulate laundry detergent composition
WO2016160870A1 (en) 2015-03-30 2016-10-06 The Procter & Gamble Company Solid free-flowing particulate laundry detergent composition
EP3075829B1 (en) 2015-03-30 2018-02-07 The Procter and Gamble Company Solid free-flowing particulate laundry detergent composition
MX2017012565A (es) 2015-03-30 2018-01-25 Procter & Gamble Composicion detergente solida particulada para lavanderia de flujo libre.
EP3075826B1 (en) 2015-03-30 2018-01-31 The Procter and Gamble Company Solid free-flowing particulate laundry detergent composition
EP3075824B1 (en) 2015-03-30 2018-02-21 The Procter and Gamble Company Solid free-flowing particulate laundry detergent composition
PL3075827T3 (pl) 2015-03-30 2018-08-31 The Procter & Gamble Company Stała sypka rozdrobniona kompozycja detergentowa do prania
EP3075828B1 (en) 2015-03-30 2018-02-07 The Procter and Gamble Company Solid free-flowing particulate laundry detergent composition
EP3075823A1 (en) 2015-03-30 2016-10-05 The Procter and Gamble Company A spray-dried laundry detergent base particle
US20160289612A1 (en) 2015-04-02 2016-10-06 The Procter & Gamble Company Solid free-flowing particulate laundry detergent composition
CN107429197B (zh) * 2015-04-02 2020-04-21 宝洁公司 自由流动的固体颗粒状衣物洗涤剂组合物
US20160289610A1 (en) 2015-04-02 2016-10-06 The Procter & Gamble Company Solid free-flowing particulate laundry detergent composition
WO2016176296A1 (en) 2015-04-29 2016-11-03 The Procter & Gamble Company Method of laundering a fabric
JP2018517803A (ja) 2015-04-29 2018-07-05 ザ プロクター アンド ギャンブル カンパニー 布地の処理方法
JP2018521149A (ja) 2015-04-29 2018-08-02 ザ プロクター アンド ギャンブル カンパニー 洗剤組成物
WO2016176280A1 (en) 2015-04-29 2016-11-03 The Procter & Gamble Company Method of treating a fabric
CN107624127A (zh) 2015-04-29 2018-01-23 宝洁公司 处理织物的方法
CN111718806B (zh) 2015-05-04 2022-01-04 美利肯公司 在洗衣护理组合物中作为上蓝剂的隐色三苯甲烷着色剂
WO2016184944A1 (en) 2015-05-19 2016-11-24 Novozymes A/S Odor reduction
BR112017024403B1 (pt) 2015-05-27 2022-03-08 Unilever Ip Holdings B.V. Composição de detergente para lavagem de roupas e método doméstico de tratamento de um tecido
WO2016192905A1 (en) 2015-06-02 2016-12-08 Unilever Plc Laundry detergent composition
EP3307129A1 (en) 2015-06-11 2018-04-18 The Procter and Gamble Company Device and methods for applying compositions to surfaces
WO2016202739A1 (en) 2015-06-16 2016-12-22 Novozymes A/S Polypeptides with lipase activity and polynucleotides encoding same
WO2017001673A1 (en) 2015-07-01 2017-01-05 Novozymes A/S Methods of reducing odor
CN114292829A (zh) 2015-07-06 2022-04-08 诺维信公司 脂肪酶变体以及编码它们的多核苷酸
BR112018006212B1 (pt) 2015-10-01 2022-04-12 Unilever Ip Holdings B.V. Composição de detergente em pó formada por carbonato sem fosfato e método de tratamento doméstico de um tecido
EP3153426B1 (en) 2015-10-06 2018-07-18 The Procter & Gamble Company Flexible box bag comprising soluble unit dose detergent pouch
EP3153425B1 (en) 2015-10-06 2018-07-04 The Procter and Gamble Company Flexible box bag comprising detergent powder and a scoop
US10155868B2 (en) * 2015-10-13 2018-12-18 Milliken & Company Whitening agents for cellulosic substrates
US10597614B2 (en) 2015-10-13 2020-03-24 The Procter & Gamble Company Whitening agents for cellulosic substrates
US9902923B2 (en) 2015-10-13 2018-02-27 The Procter & Gamble Company Polyglycerol dye whitening agents for cellulosic substrates
US9745544B2 (en) 2015-10-13 2017-08-29 The Procter & Gamble Company Whitening agents for cellulosic substrates
JP2019502779A (ja) 2015-11-26 2019-01-31 ザ プロクター アンド ギャンブル カンパニー プロテアーゼを含む液体洗剤組成物及び封入リパーゼ
CN108431217B (zh) 2015-12-01 2022-06-21 诺维信公司 用于产生脂肪酶的方法
BR112018016129B1 (pt) 2016-02-17 2022-06-07 Unilever Ip Holdings B.V. Composição de detergente para lavagem de roupas e método doméstico de tratamento de um tecido
WO2017140392A1 (en) 2016-02-17 2017-08-24 Unilever Plc Whitening composition
BR112018068068B1 (pt) 2016-03-21 2023-04-18 Unilever Ip Holdings B.V. Composição aquosa líquida de detergente para lavagem de roupas e método doméstico de tratamento de um tecido
EP3440172B1 (en) 2016-04-08 2019-08-21 Unilever PLC Laundry detergent composition
PL3243898T3 (pl) 2016-05-09 2019-08-30 The Procter & Gamble Company Kompozycja detergentowa zawierająca enzym przekształcający kwas oleinowy
PL3243896T3 (pl) 2016-05-09 2020-03-31 The Procter And Gamble Company Kompozycja detergentowa zawierająca dekarboksylazę kwasu tłuszczowego
EP3372662B1 (en) 2016-05-09 2020-07-22 The Procter & Gamble Company Detergent composition
WO2017198438A1 (en) 2016-05-17 2017-11-23 Unilever Plc Liquid laundry detergent compositions
CN109153941A (zh) 2016-05-17 2019-01-04 荷兰联合利华有限公司 液体洗衣洗涤剂组合物
US11326152B2 (en) 2016-07-18 2022-05-10 Novozymes A/S Lipase variants, polynucleotides encoding same and the use thereof
CN109790491B (zh) 2016-09-27 2021-02-23 荷兰联合利华有限公司 家用洗衣方法
RU2709518C1 (ru) 2016-10-03 2019-12-18 Дзе Проктер Энд Гэмбл Компани Композиция моющего средства для стирки с низким показателем ph
CN109790486A (zh) 2016-10-03 2019-05-21 宝洁公司 低ph衣物洗涤剂组合物
PL3301153T3 (pl) 2016-10-03 2020-03-31 The Procter & Gamble Company Proces sporządzania suszonych rozpyłowo cząstek detergentu do prania
CN109790487A (zh) 2016-10-03 2019-05-21 宝洁公司 衣物洗涤剂组合物
MX2019003848A (es) 2016-10-03 2019-06-24 Procter & Gamble Composición detergente para lavandería.
EP3301163A1 (en) 2016-10-03 2018-04-04 The Procter & Gamble Company Low ph laundry detergent composition
HUE047452T2 (hu) 2016-10-03 2020-04-28 Procter & Gamble Alacsony ph értékû mosószerkészítmény
HUE046500T2 (hu) 2016-10-03 2020-02-28 Procter & Gamble Mosószerkészítmény
WO2018067482A1 (en) 2016-10-03 2018-04-12 The Procter & Gamble Company Laundry detergent composition
BR112019007851B1 (pt) 2016-10-18 2022-10-18 Unilever Ip Holdings B.V. Composição detergente para lavagem de roupas e método doméstico de tratamento de um tecido
BR112019006576A2 (pt) 2016-11-01 2019-07-02 Milliken & Co corantes leuco como agentes de azulamento em composições de cuidados de lavanderia
WO2018085315A1 (en) 2016-11-01 2018-05-11 The Procter & Gamble Company Leuco colorants as bluing agents in laundry care compositions, packaging, kits and methods thereof
MX2019005120A (es) 2016-11-01 2019-06-20 Procter & Gamble Colorantes leuco como agentes de azulado en composiciones para el cuidado de la ropa.
US20180119056A1 (en) 2016-11-03 2018-05-03 Milliken & Company Leuco Triphenylmethane Colorants As Bluing Agents in Laundry Care Compositions
JP6907318B2 (ja) 2016-12-02 2021-07-21 ザ プロクター アンド ギャンブル カンパニーThe Procter & Gamble Company 酵素を含む洗浄組成物
WO2018102479A1 (en) 2016-12-02 2018-06-07 The Procter & Gamble Company Cleaning compositions including enzymes
US10550443B2 (en) 2016-12-02 2020-02-04 The Procter & Gamble Company Cleaning compositions including enzymes
EP3555255B1 (en) 2016-12-15 2020-06-24 Unilever PLC Laundry detergent composition
EP3339417A1 (en) 2016-12-22 2018-06-27 The Procter & Gamble Company Laundry detergent composition
EP3339407A1 (en) 2016-12-22 2018-06-27 The Procter & Gamble Company Laundry detergent composition
EP3339415A1 (en) 2016-12-22 2018-06-27 The Procter & Gamble Company Laundry detergent composition
EP3339416A1 (en) 2016-12-22 2018-06-27 The Procter & Gamble Company Laundry detergent composition
EP3339418A1 (en) 2016-12-22 2018-06-27 The Procter & Gamble Company Laundry detergent composition
EP3339413A1 (en) 2016-12-22 2018-06-27 The Procter & Gamble Company Laundry detergent composition
EP3339419A1 (en) 2016-12-22 2018-06-27 The Procter & Gamble Company Laundry detergent composition
EP3339414A1 (en) 2016-12-22 2018-06-27 The Procter & Gamble Company Laundry detergent composition
EP3339421A1 (en) 2016-12-22 2018-06-27 The Procter & Gamble Company Laundry detergent composition
WO2018118825A1 (en) 2016-12-22 2018-06-28 The Procter & Gamble Company Laundry detergent composition
US11697904B2 (en) 2017-01-27 2023-07-11 The Procter & Gamble Company Active agent-containing articles that exhibit consumer acceptable article in-use properties
US11697906B2 (en) 2017-01-27 2023-07-11 The Procter & Gamble Company Active agent-containing articles and product-shipping assemblies for containing the same
US11697905B2 (en) 2017-01-27 2023-07-11 The Procter & Gamble Company Active agent-containing articles that exhibit consumer acceptable article in-use properties
CN110177600B (zh) 2017-01-27 2023-01-13 宝洁公司 表现出消费者可接受的制品应用特性的含活性剂的制品
US11078445B2 (en) 2017-05-05 2021-08-03 Novozymes A/S Compositions comprising lipase and sulfite
EP3649222B1 (en) 2017-07-07 2024-03-13 Unilever IP Holdings B.V. Whitening composition
BR112020000205B1 (pt) 2017-07-07 2023-10-31 Unilever Ip Holdings B.V. Composição de limpeza para a lavagem de tecidos e método doméstico de tratamento de um tecido
CA3073362A1 (en) 2017-09-27 2019-04-04 Novozymes A/S Lipase variants and microcapsule compositions comprising such lipase variants
CA3074613A1 (en) 2017-10-12 2019-04-18 The Procter & Gamble Company Leuco colorants in combination with a second whitening agent as bluing agents in laundry care compositions
EP3694973A1 (en) 2017-10-12 2020-08-19 The Procter & Gamble Company Leuco colorants as bluing agents in laundry care compositions
TWI715878B (zh) 2017-10-12 2021-01-11 美商美力肯及公司 隱色著色劑及組成物
CA3074938A1 (en) 2017-10-12 2019-04-18 The Procter & Gamble Company Leuco colorants as bluing agents in laundry care composition
WO2019079435A2 (en) * 2017-10-20 2019-04-25 Everyone's Earth Inc. BLEACHING COMPOSITIONS FOR FABRIC CONTAINING CELLULOSE
JP7230043B2 (ja) 2017-11-01 2023-02-28 ミリケン・アンド・カンパニー ロイコ化合物、着色剤化合物、およびそれらを含有する組成物
CN111479912B (zh) 2017-11-30 2021-08-10 联合利华知识产权控股有限公司 包含蛋白酶的洗涤剂组合物
WO2019110462A1 (en) 2017-12-04 2019-06-13 Novozymes A/S Lipase variants and polynucleotides encoding same
EP3720955B1 (en) 2017-12-08 2023-06-14 Novozymes A/S Alpha-amylase variants and polynucleotides encoding same
US20210123033A1 (en) 2018-02-08 2021-04-29 Novozymes A/S Lipases, Lipase Variants and Compositions Thereof
WO2019154955A1 (en) 2018-02-08 2019-08-15 Novozymes A/S Lipase variants and compositions thereof
ES2901780T3 (es) 2018-02-23 2022-03-23 Unilever Ip Holdings B V Película soluble en agua que comprende aminopolicarboxilato
EP3546557B1 (en) 2018-03-28 2020-10-07 The Procter & Gamble Company Catalase inhibition during a laundering process
EP3546555A1 (en) 2018-03-28 2019-10-02 The Procter & Gamble Company Process for preparing a spray-dried laundry detergent particle
EP3546559A1 (en) 2018-03-28 2019-10-02 The Procter & Gamble Company Laundry detergent composition
EP3546560A1 (en) 2018-03-28 2019-10-02 The Procter & Gamble Company Laundry detergent composition
EP3546558A1 (en) 2018-03-28 2019-10-02 The Procter & Gamble Company Laundry detergent composition
EP3546554A1 (en) 2018-03-28 2019-10-02 The Procter & Gamble Company Spray-drying process
MX2020010114A (es) 2018-03-28 2020-11-06 Procter & Gamble Proceso para preparar una particula detergente secada por aspersion para lavanderia.
CN111971372B (zh) 2018-04-03 2022-03-11 联合利华知识产权控股有限公司 染料颗粒
WO2019219302A1 (en) 2018-05-17 2019-11-21 Unilever Plc Cleaning composition comprising rhamnolipid and alkyl ether carboxylate surfactants
EP3775127B1 (en) 2018-05-17 2022-07-20 Unilever IP Holdings B.V. Cleaning composition
CA3102261C (en) 2018-06-20 2023-10-03 The Procter & Gamble Company A fabric care or home care product comprising polysaccharide derivatives
EP3594319B1 (en) 2018-07-12 2021-05-05 The Procter & Gamble Company A solid free-flowing particulate laundry detergent composition
BR112021000774A2 (pt) 2018-07-17 2021-04-13 Unilever Ip Holdings B.V. Uso de ramnolipídio em um sistema de tensoativo para detergentes para lavagem manual
CN112703246A (zh) 2018-09-17 2021-04-23 联合利华知识产权控股有限公司 洗涤剂组合物
WO2020104156A1 (en) 2018-11-20 2020-05-28 Unilever Plc Detergent composition
EP3884025B1 (en) 2018-11-20 2022-06-08 Unilever Global Ip Limited Detergent composition
CN113056550B (zh) 2018-11-20 2022-10-28 联合利华知识产权控股有限公司 洗涤剂组合物
EP3884026A1 (en) 2018-11-20 2021-09-29 Unilever Global Ip Limited Detergent composition
WO2020104155A1 (en) 2018-11-20 2020-05-28 Unilever Plc Detergent composition
WO2020109227A1 (en) 2018-11-28 2020-06-04 Unilever N.V. Large particles
US20200190433A1 (en) 2018-12-14 2020-06-18 The Procter & Gamble Company Foaming Fibrous Structures Comprising Particles and Methods for Making Same
US20220098525A1 (en) 2019-01-22 2022-03-31 Conopco, Inc., D/B/A Unilever Laundry detergent
CN113330102B (zh) * 2019-01-22 2023-06-02 联合利华知识产权控股有限公司 洗衣洗涤剂
EP3963037A1 (en) 2019-04-29 2022-03-09 The Procter & Gamble Company A process for making a laundry detergent composition
EP3750979A1 (en) 2019-06-12 2020-12-16 Unilever N.V. Use of laundry detergent composition
EP3750978A1 (en) 2019-06-12 2020-12-16 Unilever N.V. Laundry detergent composition
EP3754010A1 (en) 2019-06-17 2020-12-23 The Procter & Gamble Company A solid free-flowing particulate laundry detergent composition comprises a detersive surfactant and a linear polyamine salt
US20220372408A1 (en) 2019-06-28 2022-11-24 Conopco, Inc., D/B/A Unilever Detergent composition
CN113993981A (zh) 2019-06-28 2022-01-28 联合利华知识产权控股有限公司 洗涤剂组合物
WO2020260006A1 (en) 2019-06-28 2020-12-30 Unilever Plc Detergent compositions
BR112021022423A2 (pt) 2019-06-28 2022-01-04 Unilever Ip Holdings B V Composição detergente e método doméstico de tratamento de tecidos
US20220364020A1 (en) 2019-06-28 2022-11-17 Conopco, Inc., D/B/A Unilever Detergent composition
CN114008184A (zh) 2019-06-28 2022-02-01 联合利华知识产权控股有限公司 洗涤剂组合物
CN114207123A (zh) 2019-07-02 2022-03-18 诺维信公司 脂肪酶变体及其组合物
US11485934B2 (en) 2019-08-02 2022-11-01 The Procter & Gamble Company Foaming compositions for producing a stable foam and methods for making same
EP4017956B1 (en) 2019-08-21 2023-03-15 Unilever IP Holdings B.V. Detergent solid composition
WO2021037878A1 (en) 2019-08-27 2021-03-04 Novozymes A/S Composition comprising a lipase
BR112022003050A2 (pt) 2019-09-02 2022-05-17 Unilever Ip Holdings B V Composição detergente de lavagem de roupas aquosa e método doméstico para tratar um tecido
EP3798290B1 (en) 2019-09-30 2022-08-17 The Procter & Gamble Company Use of an anionically-modified cellulosic polymer as a dye transfer inhibitor during a textile laundering process
AR120142A1 (es) 2019-10-07 2022-02-02 Unilever Nv Composición detergente
US20210148044A1 (en) 2019-11-15 2021-05-20 The Procter & Gamble Company Graphic-Containing Soluble Articles and Methods for Making Same
US20210269747A1 (en) * 2020-03-02 2021-09-02 Milliken & Company Composition Comprising Hueing Agent
US11718814B2 (en) 2020-03-02 2023-08-08 Milliken & Company Composition comprising hueing agent
WO2021185956A1 (en) 2020-03-19 2021-09-23 Unilever Ip Holdings B.V. Detergent composition
WO2021185870A1 (en) 2020-03-19 2021-09-23 Unilever Ip Holdings B.V. Detergent composition
WO2021247801A1 (en) 2020-06-05 2021-12-09 The Procter & Gamble Company Detergent compositions containing a branched surfactant
EP4162018B1 (en) 2020-06-08 2024-01-31 Unilever IP Holdings B.V. Method of improving protease activity
HUE062018T2 (hu) 2020-07-06 2023-09-28 Procter & Gamble Eljárás szemcsés mosószerkészítmény elõállítására
CN116057158A (zh) 2020-07-27 2023-05-02 联合利华知识产权控股有限公司 酶和表面活性剂用于抑制微生物的用途
WO2022122267A1 (en) 2020-12-08 2022-06-16 Unilever Ip Holdings B.V. Oleyl alcohol and process of production
WO2022043042A1 (en) 2020-08-28 2022-03-03 Unilever Ip Holdings B.V. Detergent composition
CN116018396A (zh) 2020-08-28 2023-04-25 联合利华知识产权控股有限公司 洗涤剂组合物
CN116096703A (zh) 2020-08-28 2023-05-09 联合利华知识产权控股有限公司 表面活性剂和洗涤剂组合物
EP4204530A1 (en) 2020-08-28 2023-07-05 Unilever IP Holdings B.V. Detergent composition
US20230287300A1 (en) 2020-08-28 2023-09-14 Conopco, Inc., D/B/A Unilever Surfactant and detergent composition
EP4217455A1 (en) 2020-09-24 2023-08-02 Unilever IP Holdings B.V. Composition
US20230365889A1 (en) 2020-09-24 2023-11-16 Conopco, Inc., D/B/A Unilever Composition
EP3978589A1 (en) 2020-10-01 2022-04-06 The Procter & Gamble Company Narrow range alcohol alkoxylates and derivatives thereof
EP4225883A1 (en) 2020-10-09 2023-08-16 The Procter & Gamble Company Packaged laundry detergent product
WO2022093189A1 (en) 2020-10-27 2022-05-05 Milliken & Company Compositions comprising leuco compounds and colorants
BR112023008326A2 (pt) 2020-10-29 2023-12-12 Novozymes As Variantes de lipase e composições compreendendo tais variantes de lipase
CN116670261A (zh) 2020-11-13 2023-08-29 诺维信公司 包含脂肪酶的洗涤剂组合物
WO2022122425A1 (en) 2020-12-07 2022-06-16 Unilever Ip Holdings B.V. Composition
CN116568788A (zh) 2020-12-07 2023-08-08 联合利华知识产权控股有限公司 组合物
EP4256012A1 (en) 2020-12-07 2023-10-11 Unilever IP Holdings B.V. Composition
WO2022122474A1 (en) 2020-12-07 2022-06-16 Unilever Ip Holdings B.V. Composition
US20240002751A1 (en) 2020-12-17 2024-01-04 Conopco, Inc., D/B/A Unilever Cleaning composition
WO2022128786A1 (en) 2020-12-17 2022-06-23 Unilever Ip Holdings B.V. Use and cleaning composition
WO2022129374A1 (en) 2020-12-18 2022-06-23 Unilever Ip Holdings B.V. Detergent composition
EP4305140A1 (en) 2021-03-09 2024-01-17 Unilever IP Holdings B.V. Composition
EP4323493A1 (en) 2021-04-15 2024-02-21 Unilever IP Holdings B.V. Composition
WO2022219132A1 (en) 2021-04-15 2022-10-20 Unilever Ip Holdings B.V. Composition
WO2022219112A1 (en) 2021-04-15 2022-10-20 Unilever Ip Holdings B.V. Composition
EP4323280A1 (en) 2021-04-15 2024-02-21 Unilever IP Holdings B.V. Composition
EP4323492A1 (en) 2021-04-15 2024-02-21 Unilever IP Holdings B.V. Composition
WO2022228903A1 (en) 2021-04-30 2022-11-03 Unilever Ip Holdings B.V. Composition
BR112023022693A2 (pt) 2021-04-30 2024-01-23 Unilever Ip Holdings B V Composição detergente para lavagem de roupas, método doméstico de tratamento de um artigo têxtil e recipiente
WO2022228950A1 (en) 2021-04-30 2022-11-03 Unilever Ip Holdings B.V. Composition
AU2022266030A1 (en) 2021-04-30 2023-08-03 Unilever Global Ip Limited Composition
CN116964184A (zh) 2021-04-30 2023-10-27 联合利华知识产权控股有限公司 组合物
WO2022248108A1 (en) 2021-05-28 2022-12-01 Unilever Ip Holdings B.V. A liquid laundry detergent composition comprising c16 and c18 alcohol ethoxylate surfactant and/or c16 and c18 alkyl ether sulphate
EP4347933A1 (en) 2021-05-28 2024-04-10 The Procter & Gamble Company Natural polymer-based fibrous elements comprising a surfactant and methods for making same
BR112023026713A2 (pt) 2021-06-24 2024-03-12 Unilever Ip Holdings B V Composição de limpeza em dose unitária
EP4108754A1 (en) 2021-06-25 2022-12-28 The Procter & Gamble Company A process for making a packaged laundry detergent powder
EP4108756A1 (en) 2021-06-25 2022-12-28 The Procter & Gamble Company A laundry detergent powder
EP4112707A1 (en) 2021-06-30 2023-01-04 The Procter & Gamble Company Fabric treatment
EP4123005B1 (en) 2021-07-19 2024-03-06 The Procter & Gamble Company Cleaning composition comprising bacterial spores
AU2022323136A1 (en) 2021-08-05 2024-01-25 Unilever Global Ip Limited Composition
WO2023012093A1 (en) 2021-08-05 2023-02-09 Unilever Ip Holdings B.V. Method
CN117795044A (zh) 2021-08-05 2024-03-29 联合利华知识产权控股有限公司 方法
WO2023041694A1 (en) 2021-09-20 2023-03-23 Unilever Ip Holdings B.V. Detergent composition
WO2023051978A1 (en) 2021-09-29 2023-04-06 Unilever Ip Holdings B.V. Composition
WO2023057537A1 (en) 2021-10-08 2023-04-13 Unilever Ip Holdings B.V. Laundry composition
WO2023057367A1 (en) 2021-10-08 2023-04-13 Unilever Ip Holdings B.V. Laundry composition
WO2023057604A2 (en) 2021-10-08 2023-04-13 Unilever Ip Holdings B.V. Laundry composition
WO2023057322A1 (en) 2021-10-08 2023-04-13 Unilever Ip Holdings B.V. Composition
WO2023057532A2 (en) 2021-10-08 2023-04-13 Unilever Ip Holdings B.V. Composition
WO2023057323A2 (en) 2021-10-08 2023-04-13 Unilever Ip Holdings B.V. Composition
WO2023057530A2 (en) 2021-10-08 2023-04-13 Unilever Ip Holdings B.V. Composition
WO2023057531A2 (en) 2021-10-08 2023-04-13 Unilever Ip Holdings B.V. Composition
WO2023067073A1 (en) 2021-10-21 2023-04-27 Unilever Ip Holdings B.V. Detergent compositions
US20230129953A1 (en) 2021-10-26 2023-04-27 Conopco, Inc., D/B/A Unilever Composition
WO2023116569A1 (en) 2021-12-21 2023-06-29 Novozymes A/S Composition comprising a lipase and a booster
EP4212608A1 (en) 2022-01-14 2023-07-19 The Procter & Gamble Company A method of making a spray-dried laundry detergent particle
WO2023144071A1 (en) 2022-01-28 2023-08-03 Unilever Ip Holdings B.V. Laundry composition
WO2023150903A1 (en) 2022-02-08 2023-08-17 The Procter & Gamble Company A method of laundering fabric
WO2023150905A1 (en) 2022-02-08 2023-08-17 The Procter & Gamble Company A method of laundering fabric
EP4234672A1 (en) 2022-02-24 2023-08-30 The Procter & Gamble Company Water-soluble unit dose article comprising a fibrous non-woven sheet and a hueing dye particle
EP4234666A1 (en) 2022-02-24 2023-08-30 The Procter & Gamble Company Water-soluble unit dose article comprising a fibrous non-woven sheet and a surfactant system
US20230348817A1 (en) 2022-04-27 2023-11-02 The Procter & Gamble Company Liquid detergent formulation
EP4279570A1 (en) 2022-05-19 2023-11-22 The Procter & Gamble Company A process for making a particulate laundry detergent composition
WO2023227335A1 (en) 2022-05-27 2023-11-30 Unilever Ip Holdings B.V. Liquid composition comprising linear alkyl benzene sulphonate, methyl ester ethoxylate and alkoxylated zwitterionic polyamine polymer
WO2023227375A1 (en) 2022-05-27 2023-11-30 Unilever Ip Holdings B.V. Laundry liquid composition comprising a surfactant, an aminocarboxylate, an organic acid and a fragrance
WO2023227421A1 (en) 2022-05-27 2023-11-30 Unilever Ip Holdings B.V. Laundry liquid composition comprising a surfactant, an alkoxylated zwitterionic polyamine polymer, and a fragrance
WO2023227332A1 (en) 2022-05-27 2023-11-30 Unilever Ip Holdings B.V. Laundry liquid composition comprising a surfactant, an alkoxylated zwitterionic polyamine polymer and a protease
WO2023227331A1 (en) 2022-05-27 2023-11-30 Unilever Ip Holdings B.V. Composition comprising a specific methyl ester ethoxylate surfactant and a lipase
WO2023247664A2 (en) 2022-06-24 2023-12-28 Novozymes A/S Lipase variants and compositions comprising such lipase variants
EP4299702A1 (en) 2022-06-27 2024-01-03 The Procter & Gamble Company A solid free-flowing particulate laundry detergent composition
EP4299703A1 (en) 2022-06-27 2024-01-03 The Procter & Gamble Company A solid free-flowing particulate laundry detergent composition
EP4299701A1 (en) 2022-06-27 2024-01-03 The Procter & Gamble Company A solid free-flowing particulate laundry detergent composition
EP4299704A1 (en) 2022-06-27 2024-01-03 The Procter & Gamble Company A method of laundering and drying fabric
EP4321604A1 (en) 2022-08-08 2024-02-14 The Procter & Gamble Company A fabric and home care composition comprising surfactant and a polyester
WO2024037920A1 (en) 2022-08-16 2024-02-22 Unilever Ip Holdings B.V. Method of producing a laundry composition
WO2024037918A1 (en) 2022-08-16 2024-02-22 Unilever Ip Holdings B.V. Method of producing laundry composition
WO2024037921A1 (en) 2022-08-16 2024-02-22 Unilever Ip Holdings B.V. Laundry composition comprising carrageenan, benefit agent and sodium chloride
WO2024056331A1 (en) 2022-09-13 2024-03-21 Unilever Ip Holdings B.V. Washing machine and washing method
WO2024056278A1 (en) 2022-09-13 2024-03-21 Unilever Ip Holdings B.V. Washing machine and washing method
WO2024056333A1 (en) 2022-09-13 2024-03-21 Unilever Ip Holdings B.V. Washing machine and washing method
WO2024056334A1 (en) 2022-09-13 2024-03-21 Unilever Ip Holdings B.V. Washing machine and washing method
EP4342970A1 (en) 2022-09-21 2024-03-27 Milliken & Company Coloured fabric hueing dye agent particles
EP4342969A1 (en) 2022-09-21 2024-03-27 The Procter & Gamble Company A solid detergent cleaning composition
EP4349947A1 (en) 2022-10-05 2024-04-10 Unilever IP Holdings B.V. Laundry liquid composition
EP4349942A1 (en) 2022-10-05 2024-04-10 Unilever IP Holdings B.V. Laundry liquid composition
EP4349946A1 (en) 2022-10-05 2024-04-10 Unilever IP Holdings B.V. Unit dose fabric treatment product
EP4349944A1 (en) 2022-10-05 2024-04-10 Unilever IP Holdings B.V. Laundry liquid composition
EP4349945A1 (en) 2022-10-05 2024-04-10 Unilever IP Holdings B.V. Laundry liquid composition
EP4349943A1 (en) 2022-10-05 2024-04-10 Unilever IP Holdings B.V. Laundry liquid composition
EP4349948A1 (en) 2022-10-05 2024-04-10 Unilever IP Holdings B.V. Laundry liquid composition
WO2024074247A1 (en) 2022-10-06 2024-04-11 Unilever Ip Holdings B.V. Composition

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4137243A (en) * 1976-08-24 1979-01-30 Milliken Research Corporation Polymeric anthraquinone derived colorants
EP0006271B2 (en) * 1978-06-20 1986-01-22 THE PROCTER &amp; GAMBLE COMPANY Washing and softening compositions containing nonionic brightener
CA1243669A (en) * 1984-06-25 1988-10-25 Edward W. Kluger Reactive colorants
ZA857810B (en) * 1984-10-17 1987-05-27 Colgate Palmolive Co Softening and anti-static liquid detergent composition
DE3911950A1 (de) * 1989-04-12 1990-10-18 Basf Ag Marineblaue und schwarze farbstoffmischungen
US5039782A (en) * 1990-12-11 1991-08-13 Lever Brothers Company, Division Of Conopco, Inc. Polymeric whitening agent
SG88788A1 (en) * 2000-08-31 2002-05-21 Milliken Asia Pte Ltd Laundry bars comprising non-staining high molecular weight water soluble polymeric colorants
GB0212995D0 (en) * 2002-06-06 2002-07-17 Unilever Plc Ligand and complex for catalytically bleaching a substrate
AR049538A1 (es) * 2004-06-29 2006-08-09 Procter & Gamble Composiciones de detergentes para lavanderia con colorante entonador eficiente
EP1794276B1 (en) * 2004-09-23 2009-04-29 Unilever PLC Laundry treatment compositions
US7342113B2 (en) * 2004-11-18 2008-03-11 Milliken & Company Colorant compositions

Also Published As

Publication number Publication date
EP2104729B1 (en) 2010-11-03
CN101583704A (zh) 2009-11-18
EP2192169B1 (en) 2012-05-09
ATE486927T1 (de) 2010-11-15
BRPI0720944A2 (pt) 2013-03-26
ES2355763T3 (es) 2011-03-30
EP2192169A1 (en) 2010-06-02
ATE557080T1 (de) 2012-05-15
JP2010515838A (ja) 2010-05-13
WO2008087497A1 (en) 2008-07-24
CA2673239A1 (en) 2008-07-24
ES2386873T3 (es) 2012-09-04
JP5122583B2 (ja) 2013-01-16
PL2104729T3 (pl) 2011-04-29
MX2009007746A (es) 2009-07-27
CN101583704B (zh) 2013-05-15
DE602007010350D1 (de) 2010-12-16
PL2192169T3 (pl) 2012-10-31
EP2104729A1 (en) 2009-09-30
CA2673239C (en) 2012-07-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11946025B2 (en) Whitening agents for cellulosic substrates
BRPI0720944B1 (pt) composição para tratamento na lavagem de roupas compreendendo um agente branqueador de substratos celulósicos
ES2626626T3 (es) Nuevos agentes blanqueadores para sustratos celulósicos
BR112018004953B1 (pt) Agentes de branqueamento para substratos celulósicos
EP3362542B1 (en) Laundry care compositions comprising whitening agents for cellulosic substrates
EP3362543B1 (en) Laundry care compositions comprising whitening agents for cellulosic substrates
BR112018010281B1 (pt) Partículas ocultas e composição para lavagem de roupa
BR112018004931B1 (pt) Agentes branqueadores para substratos celulósicos
CN108137936B (zh) 用于纤维素基材的新型增白剂

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]