BRPI0706918A2 - dispositivo para movimentação de cargas - Google Patents

dispositivo para movimentação de cargas Download PDF

Info

Publication number
BRPI0706918A2
BRPI0706918A2 BRPI0706918-9A BRPI0706918A BRPI0706918A2 BR PI0706918 A2 BRPI0706918 A2 BR PI0706918A2 BR PI0706918 A BRPI0706918 A BR PI0706918A BR PI0706918 A2 BRPI0706918 A2 BR PI0706918A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
platform
trailer
load
chassis
contact
Prior art date
Application number
BRPI0706918-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Dominique Camaly
Original Assignee
Innovep Sarl
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Innovep Sarl filed Critical Innovep Sarl
Publication of BRPI0706918A2 publication Critical patent/BRPI0706918A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62DMOTOR VEHICLES; TRAILERS
    • B62D63/00Motor vehicles or trailers not otherwise provided for
    • B62D63/06Trailers
    • B62D63/062Trailers with one axle or two wheels
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62DMOTOR VEHICLES; TRAILERS
    • B62D63/00Motor vehicles or trailers not otherwise provided for
    • B62D63/06Trailers
    • B62D63/08Component parts or accessories

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Handcart (AREA)
  • Loading Or Unloading Of Vehicles (AREA)
  • Control And Other Processes For Unpacking Of Materials (AREA)
  • Automobile Manufacture Line, Endless Track Vehicle, Trailer (AREA)
  • Auxiliary Methods And Devices For Loading And Unloading (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO PARA MOVIMENTAçãO DE CARGAS, que associa pelo menos um reboque (100) que pode ser acopíado a um veículo trator e/ou a outros reboques para formar um trem transportador e, pelo menos, uma plataforma (300) porta-carga (C), sendo que notável pelo fato de o reboque (100) compreender meios de rolamento (110) que sustentam um chassi (120) equipado com um módulo de carregamento e descarregamento (200) da plataforma (300) porta-carga (e), que combinam os meios de movimentação motorizados da plataforma (300) e os meios de posicionamento da dita plataforma (300) sobre o chassi, para que a plataforma (300) não fique mais em contato com o solo e fique em posição sobre o reboque (100).

Description

"DISPOSITIVO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS"
Campo da Invenção
A presente invenção pertence ao domínio demovimentação de cargas úteis, sustentadas por plataformas móveis e, emparticular, às adaptações que permitem a associação destes carros ouplataformas móveis aos meios de transporte.
Fundamentos da Invenção
No estado da técnica anterior, existem diversosdispositivos de movimentação de cargas, que garantem o transporte de cargasúteis associadas a plataformas móveis.
Em particular, no estado da técnica anterior, existemdispositivos de movimentação de cargas que oferecem reboque por meio de tremtransportador, do tipo que comporta pelo menos uma estrutura de apoio projetadapara o transporte de pelo menos uma carga, meios de rolamentos associados àdita estrutura de apoio e meios de acoplamento organizados para acoplar o ditoreboque a pelo menos outro reboque ou a um veículo do dito trem transportador.O dito reboque também inclui outra plataforma para receber a dita carga e seracoplado ao chassi de forma removível, sendo que a dita plataforma compreendemeios de rolamento auxiliares, para que possa ser deslocada em relação ao ditochassi, sendo que o dito chassi e a dita plataforma compreendem meios deorientação de deslocamento da plataforma em relação ao chassi.
As cargas não têm, obrigatoriamente, o mesmo destino,pois o princípio deste tipo de dispositivo é permitir o deslocamento independenteda plataforma em relação ao reboque, seja para carregamento oudescarregamento, sem o desacoplamento dos reboques do trem transportador.
O autor da presente invenção observou váriosinconvenientes nesses dispositivos de movimentação de cargas, como, porexemplo:
- Os reboques possuem quatro rodas, o que não permiteao o trem transportador realizar uma trajetória de via única, complicando,portanto, a capacidade de manobra de um determinado comboio;- As plataformas móveis carregadas são difíceis deintroduzir e retirar do chassi projetado para o reboque e esta falta de mobilidadedas plataformas é especialmente decorrente da importância da carga sustentada;
- As rodas das plataformas, até mesmo quandointroduzidas no chassi que participa do movimento de transporte, tornam atrajetória ainda mais difícil de ser administrada;
- As rodas das plataformas transportadas não sãoorientadas no sentido que permita o deslocamento da plataforma em relação aochassi, para efeitos de libertação da dita plataforma;
- As plataformas móveis são introduzidas com jogo nochassi e, conseqüentemente, ocorrem choques e puxões;
- Os meios de orientação são necessários para osmovimentos de introdução e de retirada da plataforma, em relação ao reboque,bem como os ditos meios de orientação prejudicam as possibilidades demobilidade;
- Para manter a rigidez, o chassi que abriga a plataformaabre apenas para um lado, o que permite acesso apenas de um lado, seja paracarregamento ou descarregamento;
- etc...
Descrição da Invenção
Diante de tais circunstâncias, o autor da presenteinvenção realizou pesquisas destinadas a proporcionar uma melhor solução paramovimentação de cargas associadas a plataformas móveis.
Estas pesquisas levaram à concepção de um dispositivopara movimentação de cargas, com base em uma associação de um reboque euma plataforma móvel particularmente otimizada, para resolver os problemasespecíficos da trajetória do trem transportador formado pelos reboques, bemcomo daqueles relacionados com a ligação da plataforma porta-carga com oreboque.
De acordo com a característica principal da presenteinvenção, o dispositivo para movimentação de cargas, que associa pelo menosum reboque que pode ser acoplado a um veículo trator e/ou a outros reboquespara formar um trem transportador e, pelo menos, uma plataforma porta-carga, énotável pelo fato de o reboque compreender meios de rolamento que sustentamum chassi equipado com um módulo de carregamento e descarregamento daplataforma porta-carga, que combinam os meios de movimentação motorizadosda plataforma e os meios de posicionamento da dita plataforma sobre o chassi,para que a plataforma não fique mais em contato com o solo e fique em posiçãosobre o reboque.
Esta característica da presente invenção éparticularmente vantajosa, pois evita o contato entre o solo e a plataforma durantea etapa de transporte. Além disso, apenas os meios de rolamento do reboqueparticipam do suporte da carga e da trajetória desta última durante a etapa detransporte. Além disso, os meios de rolamento da plataforma não sãodimensionados para transporte, reduzindo, assim, o custo.
Outra vantagem é que as etapas de carregamento edescarregamento são motorizadas. As cargas sendo particularmente pesadas, areunião e a libertação das plataformas porta-carga com o reboque não são maisdependentes da força física do operador do dispositivo para movimentação decargas. Além disso, a utilização de um meio motorizado garante a qualidade doposicionamento, pois proporciona boa repartição da carga em relação ao reboquee, conseqüentemente, um bom transporte. A motorização desta etapa também atorna mais rápida.
De acordo com outra característica particularmentevantajosa da presente invenção, os meios de movimentação motorizada domódulo de carregamento e descarregamento da dita plataforma são formados porpelo menos uma ligação flexível com a qual entram em contato com a ditaplataforma e a colocam em movimento em um sentido ou outro, garantindo asubida ou a descida da plataforma em relação ao chassi.
A movimentação motorizada é, portanto, realizada pormeio de contato simples. Quando a ligação flexível fica em contato com aplataforma, o movimento linear da dita ligação flexível pode ser transmitido à ditaplataforma. A escolha tecnológica da movimentação por contato simplifica ossubconjuntos e participantes do processo.De acordo com outra característica particularmentevantajosa da presente invenção, o dito chassi é equipado, em sua parte inferior,com duas rodas de eixos coaxiais que constituem os meios de rolamento doreboque e são dispostas nas laterais do chassi, no centro do reboque.Conseqüentemente, a trajetória do trem transportador é mais fácil de sercontrolada, por meio do uso do trator, pois a trajetória dos reboques não ficalimitada e orientada por um meio de rolamento. A orientação destes meios derolamento depende diretamente da trajetória seguida pelo trator.
De acordo com outra característica particularmentevantajosa da presente invenção, o dito chassi inclui sensores que, em contatocom a plataforma, garantem a movimentação da ligação flexível. Assim, nãoapenas as operações de carregamento e descarregamento são motorizadas, maso funcionamento de carga também é automático, uma vez que a plataforma ficalocalizada em uma determinada posição em relação ao módulo de carregamento.Conseqüentemente, de acordo com a presente invenção, o sensor somente podeser ativado quando a plataforma estiver em uma posição na qual a ligação flexívelpossa transmitir, por contato, seu movimento à dita plataforma, para ocarregamento desta última sobre o reboque.
De forma mais específica, o autor da presente invençãoprojetou o módulo de descarregamento e descarregamento que é acionado pelodeslocamento de pelo menos uma corrente, sobre a qual a plataforma entra emcontato e que, em seu movimento linear, leva a plataforma para o centro doreboque.
Para facilitar esse contato e esta transmissão demovimento para carregamento ou descarregamento, a parte inferior da plataformaé equipada com patins que garantem o contato entre a dita plataforma e a ditaligação flexível. Esses patins ficam em contato com a ligação flexível quando aplataforma aciona o sensor.
De acordo com uma característica particularmentevantajosa da presente invenção, a dita ligação flexível adota uma trajetóriaascendente a partir da borda do reboque até o seu centro, para transmitir àplataforma um movimento de translação horizontal, bem como vertical.De forma mais específica, de acordo com outracaracterística da presente invenção, o módulo de carregamento edescarregamento adota uma estrutura simétrica em relação ao plano de simetrialongitudinal do reboque e oferece, nos dois lados do reboque, uma rampa deacesso transversal para a plataforma, para o carregamento e descarregamento.Esta estrutura simétrica é obtida por meio de um par de correntes formadas porelos, que constituem a dita ligação flexível e cuja trajetória ou caminho dodeslocamento forma um trapézio centralizado sobre o dito plano de simetrialongitudinal e cujos lados não-paralelos formam as ditas rampas.
O reboque da presente invenção pode,conseqüentemente, acomodar uma plataforma móvel em seus dois lados. Alémdisso, o lado da plataforma que recebe a carga do reboque não prejudica o ladode remoção e oferece liberdade total ao transportador.
Para facilitar a orientação da plataforma durante asetapas de carregamento e descarregamento, a dita plataforma é equipada comquatro rodas, sendo duas fixas e duas direcionais, o par de rodas fixas éorientado para permitir o movimento da plataforma, de acordo com a direçãoapropriada para a sua aproximação lateral do reboque. Conseqüentemente, atémesmo para o descarregamento, pelo menos um par de rodas é orientado nosentido do deslocamento.
Para evitar qualquer mau funcionamento de uma correnteem relação à outra, durante as etapas de carregamento e descarregamento, oautor da presente invenção vantajosamente incluiu pelo menos dois patins de ummesmo lado (frente ou atrás), que entram em contato com as correntes e sãomontados nas extremidades de um leme, ou seja, nas extremidades de um braçogiratório, em seu centro, e suscetível de mais ou menos levantar ou abaixar umpatim em relação ao outro, dependendo se está ou não em contato com acorrente que o coloca em movimento.
Os conceitos básicos da presente invenção foramexpostos acima em sua forma mais básica e outros detalhes e característicasficarão mais claros a partir da leitura da descrição abaixo e em relação aosdesenhos anexados, que apresentam, a título de exemplo não-limitador, umamodalidade de um dispositivo para movimentação de cargas, de acordo com apresente invenção.
Breve Descrição dos Desenhos
A Figura 1 é um desenho esquemático de uma vistafrontal de uma modalidade de um reboque, de acordo com a presente invenção.
A Figura 2 é um desenho esquemático de uma vistasuperior do reboque da Figura 1.
A Figura 3 é um desenho esquemático de uma vistalateral do reboque da Figura 1.
A Figura 4 é um desenho esquemático de uma vista
frontal de uma modalidade de uma plataforma, de acordo com a presenteinvenção.
A Figura 5 é um desenho esquemático de uma vistasuperior da plataforma da Figura 4.
A Figura 6 é um desenho esquemático de uma vistalateral da plataforma da Figura 4.
A Figura 7 é um desenho esquemático de uma vistalateral em corte, de acordo com o plano de corte de referência A-A deacoplamento da plataforma móvel sobre o reboque.
A Figura 8 é um desenho esquemático de uma vistasuperior da posição ilustrada na Figura 7 e sobre a qual está localizado o plano decorte A-A.
A Figura 9 é um desenho esquemático de uma vistalateral em corte, de acordo com o mesmo plano de corte de referência A-A daplataforma montada sobre o reboque.
A Figura 10 é um desenho esquemático de uma vistasuperior da posição ilustrada na Figura 9.
Descrição das Modalidades Favoritas
De acordo com as ilustrações nos desenhos das Figuras1, 2 e 3, o reboque de referência (100) pode ser acoplado a um veículo trator e/oua outros reboques, para formar um trem transportador, trator e outros reboquesque não são ilustrados para maior clareza.De acordo com a presente invenção, o reboque (100)compreende meios de rolamento (110) que suporta um chassi (120), reunindo ummódulo de carregamento e descarregamento motorizado (200) da plataforma(300), que aparece nas Figuras de 4 a 10, sendo que o módulo de carregamentotambém garante o posicionamento da dita plataforma (300) sobre o chassi (120),para o transporte da plataforma (300) sobre o chassi (120).
O chassi (120) é equipado, em sua frente e em suatraseira, com barras de acoplamento (121 e 122), que ficam dispostas no eixolongitudinal, ou seja, no eixo de avanço do reboque (100), para assegurar asfunções de acoplamento e equilíbrio do reboque, em relação às rodas.
Conforme ilustração, uma das barras de acoplamento(122) inclui um mastro de comando (400) equipado com botões de pressão (410)que são colocados a uma altura conveniente para o comando do módulo decarregamento e descarregamento (200). Conseqüentemente, de acordo com umacaracterística particularmente vantajosa da presente invenção, cada reboque(100) inclui um módulo de comando (400) do módulo de carregamento edescarregamento (200).
O chassi (120) sustenta meios de detecção, como, porexemplo, sensores de contato (123 e 124), sobre os quais a plataforma (300) batepara ativar o módulo de carregamento (120).
O chassi (120) também é equipado, em sua parte inferior,com duas rodas (125 e 126) de eixos coaxiais, que constituem os meios derolamento (110) do reboque (100) e são dispostas nas laterais do chassi (200), nocentro do reboque (100).
De acordo com a modalidade ilustrada e de acordo comuma característica da presente invenção, o dito módulo de carregamento edescarregamento (200), que garante a movimentação da plataforma (300), éformado por pelo menos uma ligação flexível com a qual fica em contato com adita plataforma e a coloca em movimento, seja em um sentido ou em outro,garantindo a subida ou a descida da dita plataforma (300) sobre o dito módulo e,conseqüentemente, sobre o reboque.De forma mais precisa, o módulo de carregamento edescarregamento (200 e 300) da plataforma (300) coloca em movimento duascorrentes (210 e 220), que adotam, separadas uma da outra, mas commovimentos de forma sincronizada, a mesma trajetória de deslocamento.
Conforme ilustração, esta trajetória de deslocamento assume a forma de umtrapézio e segue uma declividade sobre os dois lados do reboque (100). Estesplanos inclinados permitem acompanhar o movimento e uma trajetória de subidaou descida da plataforma (300), de acordo com a direção do movimento ilustradopela seta dupla (F1).
Evidentemente, o chassi (120) é equipado com um motore um meio de transmissão de movimento (não mostrados porque estão cobertospor um capô), que asseguram o movimento sincronizado das ditas correntes.
O dispositivo da presente invenção associa o reboquedescrito acima a uma plataforma (300) ilustrada pelas Figuras 4, 5, 6, 7 e 8. Estaplataforma móvel porta-carga (300) foi projetada para colaborar com o módulo decarregamento e descarregamento (200) do reboque (100).
Esta plataforma (300) é constituída de uma moldura (310),cuja parte superior recebe a carga a ser transportada, simbolizada por traçoscurtos interrompidos e simbolizada por (C).
A parte inferior da moldura (310) é equipada com meiosde rolamento da dita plataforma (300), constituídos aqui por dois pares de rolos(321, 322 e 323, 324). Conforme ilustração, o primeiro par (321, 322) é fixo,enquanto o segundo par (323, 324) é direcional.
A parte inferior da moldura (310) da plataforma (300) éigualmente equipada com patins (330), que garantem o contato e a transmissãodo movimento entre a plataforma (300) e as ditas correntes (210 e 220). Deacordo com a modalidade ilustrada da presente invenção, a plataforma (300) éequipada com quatro patins de contato (330), que constituem dois pares, um paranterior e um par posterior, sendo que o espaçamento entre os patins de cada parcorresponde ao espaçamento entre as duas correntes sobre as quais eles entramem contato.A moldura (310) também é equipada com uma zona decontato (340) da plataforma com os sensores (123 e/ou 124), cuja ativação acionao movimento do módulo de carregamento (200). Esta zona de contato (340) ficacentralizada em relação à plataforma (300) e é deslocada em relação à borda, demodo a entrar primeiramente em contato com o sensor (124).
As principais etapas de funcionamento do dispositivo dapresente invenção são ilustradas nas Figuras 7, 8, 9 e 10.
O operador do dispositivo para movimentação de cargascoloca a plataforma móvel (300) em aproximação lateral do reboque (100) eorienta a dita plataforma (300), de modo que a parte da lateral da moldura (310)equipada com a zona de contato (340) fica de frente para uma das rampasformadas pelos pares de correntes (210 e 220) do módulo de carregamento edescarregamento (200). Uma elevação da plataforma (300) irá garantir o apoio dadita zona de contato (340) sobre o sensor (124), que se afasta e comanda omovimento na direção do carregamento do motor de acionamento das correntes(210 e 220).
De acordo com uma característica particularmentevantajosa da presente invenção, o posicionamento dos diferentes subconjuntosparticipantes nesta etapa de aproximação é projetado de tal forma que:- Se a zona de contato (340) entrar em contato com osensor (124 e 123), os patins ficarão alinhados com as correntes e o movimentoserá iniciado;- Se a zona de contato (340) não se apoiar sobre osensor, a plataforma esbarrará na borda do reboque (100) sem desencadear omovimento através da corrente, porque a plataforma (300) ficará, então, malorientada.
Além disso, o posicionamento dos diferentessubconjuntos é projetado de tal forma que, quando a zona de contato (340) temapoio suficiente sobre o sensor (124), os patins (330) situados à frente daplataforma (300) já ficam em contato com o plano inclinado formado pelascorrentes (210 e 220), para que o movimento linear da corrente possa sertransmitido para os patins e, conseqüentemente, para a plataforma (300).Depois que a dita plataforma acoplou no plano inclinado,apenas as rodas traseiras (324 e 323) continuam em contato com o solo. Sendo omovimento das correntes linear e sincronizado, a plataforma é impulsionada eguiada pelo módulo de carregamento (200).
Na etapa de carregamento, o movimento das correntescontinua até a posição ilustrada nas Figuras 9 e 10.
Após o acoplamento dos primeiros patins (330) e de seudeslocamento para o alto e para o outro lado do reboque (100), os patinslocalizados na parte traseira da plataforma também entram em contato com asditas correntes (210 e 220), facilitando, portanto, o movimento da plataforma(300).
A disposição na forma de trapézio das duas correntes,sendo que o dito trapézio fica centralizado em relação ao eixo de simetrialongitudinal, permite manter a plataforma posicionada sobre o módulo decarregamento, formando um contato na forma de "V" com os patins (330) daplataforma (300). Uma vez em posição sobre o reboque, as rodas da plataformajá não entram em contato com o solo.
Devido à estrutura simétrica, o carregamento ou odescarregamento pode ser feito pelos dois lados do reboque, duplicando,portanto, as possibilidades do comboio.
Para melhor cooperar com os lados não-paralelos dotrapézio formado pelas correntes (210 e 220), os ditos patins adotam umasuperfície de contato cilíndrica convexa com as correntes.
Além disso, os patins (330) localizados na frente daplataforma (300), isto é, aqueles localizados do lado das rodas (321 e 322) emdireção fixa, são montados nas duas extremidades de um braço (350) montado deforma giratória na altura de seu centro, sobre um eixo (351) fixado à moldura(310) e projetado para esta finalidade. Este braço (350) serve de leme e permiteequilibrar o funcionamento dos dois lados da plataforma pelas correntes. Estacaracterística da presente invenção, na verdade, torna possível evitar qualquermau funcionamento, principalmente durante a etapa de descarregamento, na qualo primeiro contato da plataforma com o solo é realizado com as rodas direcionais,o que pode provocar uma lacuna de contato e uma trajetória cuja direção não sejaparalela à direção seguida pelas correntes. Essa lacuna de contato é recuperadapelo dito leme (350), o que evita o contato com um patim que esteja muito baixo eprivilegia o contato com um patim que permaneça muito alto.
Deve-se observar que o dispositivo foi descrito acima erepresentado a título de apresentação e não de limitação. Evidentemente, váriasdisposições, modificações e melhorias podem ser feitas no exemplo acima, semque se desvie do âmbito da presente invenção.
Por exemplo, o autor da presente invenção planejou o trator10 como um veículo elétrico, que transmite essa energia para diferentes reboques,assegurando, portanto, a tração. Conseqüentemente, o módulo de comando (400)e o módulo de carregamento e descarregamento e associados utilizam, nestecaso, esta energia.

Claims (10)

1. DISPOSITIVO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS,que associa pelo menos um reboque (100) que pode ser acoplado a um veículotrator e/ou outros reboques para formar um trem transportador e, pelo menos,uma plataforma (300) porta-carga (C)1 caracterizado pelo fato de o dito reboque(100) compreender meios de rolamento (110) que sustentam um chassi (120)equipado com um módulo de carregamento e descarregamento (200) daplataforma (300) porta-carga (C)1 que combinam os meios de movimentaçãomotorizados da plataforma (300) e os meios de posicionamento da dita plataforma(300) sobre o chassi, para que a plataforma (300) não fique mais em contato como solo e fique em posição sobre o reboque (100).
2. DISPOSITIVO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS,de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de os ditos meios demovimentação da dita plataforma (300) serem formados por pelo menos umaligação flexível (210 e 220) com a qual a plataforma (300) entra em contato e cujamovimentação em uma direção ou outra assegura a subida ou a descida daplataforma (300), em relação ao chassi (120).
3. DISPOSITIVO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS,de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o dito chassi (120)incluir, em sua parte inferior, duas rodas (125 e 126) de eixos coaxiais, queconstituem os meios de rolamento (110) do reboque (100).
4. DISPOSITIVO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS,de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo fato de o dito chassi(120) incluir sensores (123 e 124) que, em contato com a plataforma (300),asseguram a movimentação da ligação flexível (210 e 220).
5. DISPOSITIVO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS,de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo fato de a dita ligaçãoflexível (210 e 220) ser uma corrente formada por elos, por meio da qual aplataforma (300) entra em contato.
6. DISPOSITIVO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS,de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo fato de a parte inferiorda dita plataforma (300) ser equipada com patins (330) para assegurar o contatoentre a dita plataforma (300) e a dita ligação flexível (210 e 220).
7. DISPOSITIVO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS,de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo fato de o dito chassi(120) ser equipado com um motor e um meio de transmissão de movimento, queassegura o movimento sincronizado das duas ligações flexíveis (210 e 220).
8. DISPOSITIVO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS,de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo fato de as ditasligações flexíveis (210 e 220) adotarem uma trajetória ascendente a partir daborda do reboque (100) até o seu centro, para transmitir à dita plataforma (300)um movimento de translação horizontal, bem como vertical.
9. DISPOSITIVO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS,de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o módulo decarregamento e descarregamento (200) adotar uma estrutura simétrica emrelação ao plano de simetria longitudinal do reboque (100) e oferece, nos doislados do reboque (100), uma rampa de acesso transversal para a plataforma(300), para o carregamento e descarregamento, sendo que a dita estruturasimétrica é obtida por meio de um par de correntes formadas por elos (210 e 220)e cuja trajetória ou caminho do deslocamento forma um trapézio centralizadosobre o dito plano de simetria longitudinal e cujos lados não-paralelos formam asditas rampas.
10. DISPOSITIVO PARA MOVIMENTAÇÃO DECARGAS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a ditaplataforma (300) ser equipado com quatro rodas, incluindo duas fixas (321 e 322)e duas direcionais (323 e 324).
BRPI0706918-9A 2006-02-20 2007-02-19 dispositivo para movimentação de cargas BRPI0706918A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0650593A FR2897569B1 (fr) 2006-02-20 2006-02-20 Dispositif de manutention
FR0650593 2006-02-20
PCT/FR2007/000292 WO2007096509A1 (fr) 2006-02-20 2007-02-19 Dispositif de manutention

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0706918A2 true BRPI0706918A2 (pt) 2011-04-12

Family

ID=37114252

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0706918-9A BRPI0706918A2 (pt) 2006-02-20 2007-02-19 dispositivo para movimentação de cargas

Country Status (11)

Country Link
US (1) US8235642B2 (pt)
EP (1) EP1986883B1 (pt)
AT (1) ATE474740T1 (pt)
AU (1) AU2007217317B2 (pt)
BR (1) BRPI0706918A2 (pt)
CA (1) CA2640530C (pt)
DE (1) DE602007007897D1 (pt)
ES (1) ES2349354T3 (pt)
FR (1) FR2897569B1 (pt)
MX (1) MX2008010619A (pt)
WO (1) WO2007096509A1 (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8534694B2 (en) * 2009-09-30 2013-09-17 Donald D. Banwart Powered converter dolly and securing device
US9126644B2 (en) 2009-09-30 2015-09-08 Donald D. Banwart Powered converter dolly and securing device
RU2527300C1 (ru) * 2012-12-21 2014-08-27 Федеральное государственное бюджетное образовательное учреждение высшего профессионального образования "Ярославская государственная сельскохозяйственная академия" Аэрационный биореактор
DE202013102199U1 (de) * 2013-05-21 2013-06-06 Lr Intralogistik Gmbh Trailerzuganhänger
DE202014101510U1 (de) 2014-03-31 2015-01-22 Lr Intralogistik Gmbh Trailerzuganhänger mit Traggestell für einen Transportwagen
CN107444932A (zh) * 2016-05-31 2017-12-08 广州达意隆包装机械股份有限公司 一种机器人自动装车系统
DE102016121095A1 (de) * 2016-11-04 2018-05-09 A&A Logistik-Equipment GmbH & Co. KG Routenzuganhänger
US10077158B2 (en) * 2017-01-11 2018-09-18 Toyota Motor Engineering & Manufacturing North America, Inc. Cargo transport system including motorized pallet
US10787184B2 (en) 2017-04-06 2020-09-29 Twenty-First Century Transportation Systems, Inc,. Intermodal transportation system including guide rails and autonomous transport dollies
US10449954B2 (en) 2017-05-30 2019-10-22 Brian P. Layfield Method and apparatus for an active convertor dolly
CN107364745A (zh) * 2017-08-31 2017-11-21 龙合智能装备制造有限公司 自动装车系统承载台传动结构

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1387163A (en) * 1920-05-24 1921-08-09 Munzlinger Richard Dumping-truck
GB445239A (en) * 1934-09-03 1936-04-06 Andre Pierre Rene Crescent Improvements in and relating to articulated lorries to facilitate the handling of transferable load containers
SE349262B (pt) * 1967-04-27 1972-09-25 Foco Nederland Nv
US4290733A (en) * 1980-01-28 1981-09-22 Lahman Manufacturing Company, Inc. Forage stack mover
FI64782C (fi) * 1981-11-30 1984-01-10 Elevator Gmbh Plockanordning foer rullpallar
US4597709A (en) * 1983-08-01 1986-07-01 Aioi Seiki K.K. Transferring device for dies and the like
US4632626A (en) * 1985-03-11 1986-12-30 Shea Kenneth E O Trailer for loading and hauling agricultural bins
FR2677314B1 (fr) * 1991-06-10 1993-10-22 Perrot Pierre Wagon special permettant en fonctionnement autonome la recuperation ou la mise a disposition des bogies pour rail - route dans n'importe quelle gare.
US5505580A (en) * 1994-04-22 1996-04-09 Alstad; John A. Refuse handling system

Also Published As

Publication number Publication date
FR2897569B1 (fr) 2009-02-13
CA2640530C (fr) 2015-01-13
MX2008010619A (es) 2008-10-17
US20090060695A1 (en) 2009-03-05
US8235642B2 (en) 2012-08-07
AU2007217317B2 (en) 2012-11-29
CA2640530A1 (fr) 2007-08-30
ES2349354T3 (es) 2010-12-30
ATE474740T1 (de) 2010-08-15
FR2897569A1 (fr) 2007-08-24
WO2007096509A1 (fr) 2007-08-30
EP1986883A1 (fr) 2008-11-05
AU2007217317A1 (en) 2007-08-30
DE602007007897D1 (de) 2010-09-02
EP1986883B1 (fr) 2010-07-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0706918A2 (pt) dispositivo para movimentação de cargas
JP5212836B2 (ja) ワーク搬送設備
JP2005501767A5 (pt)
ES2371524T3 (es) Vehículo de suelo de aeropuerto accionable por motor eléctrico.
JP4101038B2 (ja) 駐車施設における入出車装置
JPS6150853B2 (pt)
ES2301927T3 (es) Carro movil sobre dos carriles con mecanismo elevador.
TW200403178A (en) Carrying apparatus
JP2573699B2 (ja) 自走体使用の搬送設備
JPH075167Y2 (ja) 駐車場設備
ES2254056T3 (es) Sistema de carga y descarga de un area de almacenamiento.
JPH01248209A (ja) 搬送駆動車及び台車搬送装置
JP3503728B2 (ja) 搬送車の被案内部構造
CN113148689A (zh) 一种组合式搬运车
KR920000596B1 (ko) 주차장치에 있어서의 자동차 이송장치
CN219566637U (zh) 一种rgv小车
JPH074296Y2 (ja) 駐車場設備
JP2023107186A (ja) 搬送装置
JP2591902B2 (ja) 駐車場設備
JP3663263B2 (ja) 搬送車
JPH0115568Y2 (pt)
ES2524557T3 (es) Dispositivo para la toma y transferencia de portadores de carga
JP2023014790A (ja) 牽引治具
JP4264815B2 (ja) 物品搬送車用の搬送台車
JPH0621808Y2 (ja) 自走体使用の搬送装置

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 10A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]