BRPI0702975B1 - aparelho de verificação de densidade de combustível para um motor de combustão interna - Google Patents

aparelho de verificação de densidade de combustível para um motor de combustão interna Download PDF

Info

Publication number
BRPI0702975B1
BRPI0702975B1 BRPI0702975A BRPI0702975A BRPI0702975B1 BR PI0702975 B1 BRPI0702975 B1 BR PI0702975B1 BR PI0702975 A BRPI0702975 A BR PI0702975A BR PI0702975 A BRPI0702975 A BR PI0702975A BR PI0702975 B1 BRPI0702975 B1 BR PI0702975B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
fuel
density
internal combustion
combustion engine
supply
Prior art date
Application number
BRPI0702975A
Other languages
English (en)
Inventor
Kawabata Norichika
Original Assignee
Denso Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=39075966&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0702975(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Denso Corp filed Critical Denso Corp
Publication of BRPI0702975A publication Critical patent/BRPI0702975A/pt
Publication of BRPI0702975B1 publication Critical patent/BRPI0702975B1/pt

Links

Landscapes

  • Electrical Control Of Air Or Fuel Supplied To Internal-Combustion Engine (AREA)
  • Combined Controls Of Internal Combustion Engines (AREA)
  • Supplying Secondary Fuel Or The Like To Fuel, Air Or Fuel-Air Mixtures (AREA)

Abstract

aparelho de verificação de densidade de combustível para um motor de combustão interna um valor de verificação de densidade é usado para corrigir a quantidade de combustível suprida a um motor de combustão interna de acordo com a densidade de combustível. um motor ecu (30) atualiza o valor de verificação de densidade de combustível baseado em uma distorção de um total de correção de relação ar-combustível, obtido sob o controle de relação ar-combustível, a partir de um valor de referência. um processo de verificação para esta atualização começa quando o combustível é suprido ao tanque de combustível (2). quando o processo de verificação inicia, o motor ecu (30) estima uma densidade de combustível depois do suprimento de combustível baseado na quantidade de combustível suprida, em um tipo de combustível suprido, e em um valor de verificação de densidade de combustível antes do suprimento de combustível, e reflete um resultado no valor de verificação de densidade de combustível. imediatamente depois do suprimento de combustível, o motor ecu (30) aciona uma bomba de combustível (20), circula o combustível via um regulador de pressão (12), e substitui o combustível em uma tubulação de combustível (4) e em uma tubulação de distribuição (8) pelo combustível suprido. durante o processo de verificação, o motor ecu (30) inibe o controle de purga.

Description

(54) Título: APARELHO DE VERIFICAÇÃO DE DENSIDADE DE COMBUSTÍVEL PARA UM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA (51) lnt.CI.: F02D 41/00; F02D 41/30; F02D 3/02; G01N 9/04 (30) Prioridade Unionista: 14/07/2006 JP 2006-194226 (73) Titular(es): DENSO CORPORATION (72) Inventor(es): NORICHIKA KAWABATA (85) Data do Início da Fase Nacional: 12/07/2007
Figure BRPI0702975B1_D0001
“APARELHO DE VERIFICAÇÃO DE DENSIDADE DE COMBUSTÍVEL PARA UM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA”
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção se refere a um aparelho de verificação de 5 densidade de um combustível de acordo com uma mudança em um estado de operação de um motor de combustão interna compatível com um combustível misturado com álcool sob o controle de relação ar-combustível. FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
Para um motor de combustão interna compatível com _10 combustível misturado com álcool, mudando uma densidade do combustível também muda uma relação ótima de ar-combustível para redução dos componentes perigosos na exaustão de gás. Tem sido convencional detectar a densidade do combustível e refletir um resultado de detecção na quantidade do suprimento de combustível.
Um sensor de densidade pode ser usado para detectar a densidade para este tipo de controle. Quando o sensor de densidade funciona inadequadamente, o motor de combustão interna não pode ser controlado otimamente.
A tecnologia convencional propõe o seguinte (por exemplo ver ΣΞ20 JP-5-163992A). Um aparelho de acordo com a tecnologia verifica uma densidade de combustível em uma distorção dos totais de correção da relação ar-combustível (sua média, para ser mais específico), encontrada quando uma relação ar-combustível é controlada por um motor de combustão interna, de um valor de referência. Baseado em um valor verificado, o aparelho corrige a quantidade de combustível suprida ao motor de combustão interna. O aparelho provê controle de tal forma que a relação ar-combustível da mistura de combustível suprida ao motor de combustão interna seja otimizada para reduzir componentes perigosos na exaustão de gás.
Ao trocar a densidade do combustível, troca-se não apenas componentes de exaustão saídos do motor de combustão interna, mas um sinal de detecção de um sensor da relação ar-combustível para detectar a relação ar-combustível a partir de uma densidade de oxigênio na exaustão do gás. O aparelho proposto incorpora um total de correção de relação ar5 combustível encontrado durante a execução do controle da relação arcombustível. O controle de relação ar-combustível controla a quantidade de suprimento de combustível de tal forma que a relação ar-combustível detectada pelo sensor de relação ar-combustível é ajustada para um valor alvo. O aparelho verifica as densidades do combustível baseado em uma distorção _J0 da quantidade de correção da relação ar-combustível a partir do valor de referência. O aparelho pode detectar a densidade do combustível sem usar o sensor de densidade.
O suprimento de combustível a um tanque de combustível muda a densidade do combustível. Mudando a densidade do combustível, muda os componentes de exaustão no motor de combustão interna. A quantidade de correção da relação ar-combustível é atualizada gradualmente de acordo com a mudança. Quando o valor está estabilizado, o aparelho proposto pode verificar precisamente a densidade do combustível. Leva muito tempo para verificar precisamente a densidade do combustível.
Σ20 Isto é proposto para que se estime rapidamente a densidade do combustível (por exemplo, ver JP-2003-120363A ). Esta tecnologia monitora um suprimento de combustível para um tanque de combustível. Quando o combustível é suprido ao tanque de combustível, a tecnologia aumenta ou diminui violentamente a quantidade de suprimento de combustível para um motor de combustão interna. A tecnologia detecta o comportamento de um sinal de detecção de um sensor da relação ar-combustível de acordo com a quantidade aumentada ou diminuída.
Para estimar a densidade do combustível, violentamente aumentado ou diminuído, a quantidade de combustível fornecida para um motor de combustão interna varia enormemente a relação ar-combustível de uma mistura de combustível provida ao motor de combustão interna. Um catalisador ou afim em um sistema de exaustão não pode remover um componente perigoso de uma exaustão de gás. O componente perigoso pode estar temporariamente em volta, após a exaustão. Altemativamente a mistura do combustível pode tomar-se muito pobre e causar falha na ignição.
Este problema pode ser evitado através da redução da quantidade de aumento ou diminuição da quantidade de combustível fornecida. Reduzindo-se a quantidade de aumento ou diminuição também se reduz uma mudança no sinal de detecção do sensor da relação ar-combustível, degradando-se assim a precisão da estimativa da densidade de combustível.
O método mencionado acima estima a densidade do combustível, aumentando ou diminuindo a quantidade de suprimento de combustível. O método precisa monitorar o comportamento do sinal de detecção enquanto a quantidade de combustível suprida é aumentada ou diminuída e o sinal de detecção do sensor da relação ar-combustível muda para um valor correspondente à quantidade do combustível suprido. O método não pode encurtar suficientemente o tempo necessário para a estimativa da densidade de combustível.
O combustível pode ficar na linha de suprimento de combustível que fornece combustível para uma válvula injetora de combustível a partir do tanque de combustível. Qualquer dos métodos acima mencionados não pode verificar nem estimar precisamente a densidade do combustível até que o combustível restante na linha de suprimento de combustível seja completamente consumido e substituído pelo combustível do tanque de combustível. Isto prolonga o tempo necessário para verificar ou estimar a densidade do combustível.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A presente invenção foi feita em consideração ao descrito anteriormente. É então um objeto da presente invenção ser capaz de verificar a densidade de combustível em um tanque de combustível de um motor de combustão interna compatível com combustível misturado com álcool depois do suprimento de combustível do tanque de combustível sem nenhuma influência sobre uma operação do motor de combustão interna.
Para atingir este objetivo, um aparelho para reconhecimento de densidade de combustível de acordo com a invenção é construído para verificar a densidade do combustível provido a um motor de combustão interna baseado em uma troca em um estado de operação do motor de combustão interna. Um exemplo desta mudança inclui uma distorção de um total de correção na relação ar-combustível, encontrada durante o controle da relação ar-combustível sobre o motor de combustão interna, a partir de um valor de referência. Quando um tanque de combustível é suprido com combustível, o dispositivo de detecção de suprimento de combustível detecta este fato. O dispositivo de determinação do tipo de combustível determina um tipo de combustível suprido.
Quando o dispositivo de determinação do tipo de combustível determina o tipo de combustível suprido, o dispositivo de estimativa de densidade do combustível estima uma densidade de combustível depois do
Í20 suprimento do combustível baseado no tipo de combustível determinado, a quantidade do combustível fornecida ao tanque de combustível, e um valor de verificação para a densidade de combustível antes do suprimento de combustível. Um resultado estimativo é refletido no valor de verificação para a densidade de combustível.
O aparelho de verificação de densidade de combustível de acordo com a invenção pode encurtar o tempo gasto enquanto o combustível é suprido ao tanque de combustível e o valor de verificação da densidade do combustível se aproxima de um valor correspondente à densidade de combustível atual.
A invenção estima que a densidade do combustível usando o tipo de combustível fornecido, a quantidade de combustível e o valor de verificação da densidade de combustível antes do suprimento do combustível. A quantidade de combustível fornecida não precisa ser aumentada ou diminuída para a estimativa. Durante a estimativa, não há possibilidades de uma emissão de exaustão degradada ou de uma falha na ignição do motor de combustão interna. O motor de combustão interna pode operar estavelmente.
Ao estimar a densidade do combustível depois do suprimento do combustível,a invenção usa o tipo do combustível fornecido e o seu total _J0 de combustível. Depois do suprimento de combustível, estes parâmetros necessitam ser obtidos. Um usuário pode, manualmente, dar entrada nos parâmetros depois do suprimento de combustível. A quantidade de combustível suprida pode ser obtida a partir de uma mudança na saída em um manômetro de combustível normalmente provido para o tanque de combustível. O tipo de combustível provido pode ser obtido de uma mudança em um sinal de detecção a partir de um sensor de relação ar-combustível depois do suprimento de combustível. Pode ser preferível dar entrada automaticamente naqueles parâmetros baseado nas saídas do manômetro de combustível e do sensor da relação ar-combustível.
Ξ20 Normalmente, a verificação da densidade de combustível usa a quantidade de correção de ar-combustível encontrada durante o controle da relação ar-combustível sobre o motor de combustão interno. O valor de verificação de densidade do combustível é atualizado baseado na distorção da quantidade de correção da relação ar-combustível, a partir do valor de referência. A verificação da densidade dó combustível pode usar outros parâmetros além da quantidade de correção de relação ar-combustível.
A densidade de combustível pode ser reconhecida a partir de um estado de operação do motor de combustão interno que varia com a densidade de combustível. A verificação da densidade de combustível está disponível pelo uso de um parâmetro representando o estado da operação tal como uma densidade de oxigênio no gás de exaustão além da quantidade de correção da relação ar-combustível.
O combustível é contido na linha de suprimento de combustível que se estende a partir do tanque de combustível para uma válvula de injeção de combustível. O combustível na linha de suprimento de combustível precisa ser completamente substituído pelo combustível do tanque de combustível de maneira a, verificar precisamente uma densidade de combustível depois do suprimento do combustível baseado em uma troca no estado da operação do motor de combustão interna.
É possível encurtar o tempo para substituir rapidamente o combustível na linha de suprimento de combustível pelo combustível suprido ao tanque de combustível, como a seguir. O motor de combustão interna é equipado com um regulador de pressão. O regulador de pressão retoma o combustível fornecido para uma válvula de injeção de combustível para o tanque de combustível via uma linha de retomo quando uma pressão de combustível na linha de suprimento de combustível excede uma pressão predeterminada. Quando o dispositivo de detecção de suprimento de combustível detecta suprimento de um combustível para o tanque de combustível, o dispositivo de controle de circulação de combustível aciona uma bomba de combustível de maneira que a pressão do combustível na linha de suprimento de combustível exceda uma pressão predeterminada para o regulador de pressão. Incidentemente, a bomba de combustível descarrega combustível do tanque de combustível para a linha de suprimento de combustível.
Isto toma possível encurtar o tempo de ajuste da densidade de combustível na linha de suprimento de combustível para aquela (densidade) depois do suprimento de combustível ao tanque de combustível e para a rápida verificação da densidade do combustível. Considera-se que o dispositivo de estimativa de densidade de combustível tenta refletir diretamente o resultado estimado da densidade de combustível no valor de verificação da densidade de combustível, enquanto o dispositivo de controle de circulação de combustível funciona para substituir o combustível na linha de suprimento de combustível pelo combustível do tanque de combustível. Entretanto, o valor de verificação de densidade de combustível fica excessivamente corrigido.Pode ser possível prolongar adversamente o tempo para estabilizar o valor de verificação.
Leva algum tempo para que o dispositivo de detecção de suprimento de combustível detecte o suprimento do combustível para o tanque de combustível e o dispositivo de controle de circulação de combustível complete a substituição do combustível na linha de suprimento de combustível. Durante este tempo, é preferível que o dispositivo de estimativa de densidade de combustível corrija o resultado de estimativa de densidade de combustível e leve este resultado para o valor de verificação de densidade de combustível de forma a diminuir a variação do valor reconhecido da densidade de combustível antes do suprimento de combustível correspondentemente à redução do tempo de circulação do combustível.
Esta técnica pode encurtar o tempo exigido quando o combustível é suprido ao tanque de combustível e em seguida a densidade do combustível na linha de suprimento de combustível atinge aquela (densidade) de depois do suprimento de combustível. Adicionalmente, a técnica pode evitar que o valor de verificação de densidade de combustível tenha sido corrigido excessivamente e mais adiante encurte o tempo necessário para estabilizar o valor de verificação de densidade de combustível depois do suprimento de combustível.
Quando o dispositivo de detecção do suprimento de combustível detecta o suprimento de um combustível ao tanque de combustível, o dispositivo de controle de circulação de combustível aciona a bomba de combustível para substituir o combustível na linha de suprimento de combustível com o combustível do tanque de combustível. Essa técnica pode ser aplicada mesmo a um aparelho de verificação de densidade de combustível que não é provido com o dispositivo de estimativa de densidade de combustível. O aparelho precisa apenas ser construído para verificar uma densidade de combustível de acordo com uma mudança no estado de operação do motor de combustão intemà tal como uma distorção na quantidade de correção da relação ar-combustível do valor de referência.
Quando um combustível é suprido ao tanque de combustível do aparelho de verificação de densidade de combustível que não é provido com o dispositivo de estimativa de densidade de combustível, a bomba de combustível é acionada para substituir o combustível na linha de suprimento de combustível com o combustível do tanque de combustível. Isto toma possível encurtar o tempo para substituir o combustível suprido ao motor de combustão interna com o combustível do tanque depois do suprimento de combustível e para verificar rapidamente a densidade de combustível.
Normalmente, o combustível é suprido ao tanque de combustível quando o motor de combustão intemà pára. O dispositivo de detecção de combustível detecta suprimento de um combustível ao tanque de combustível quando o motor de combustão interno pára. Neste caso, é preferível que o dispositivo de controle de circulação de combustível dirija a bomba de combustível para substituir o combustível suprido à linha de suprimento de combustível com o combustível do tanque de combustível.
O dispositivo de detecção de suprimento de combustível pode detectar o suprimento de combustível quando ele é permitido durante uma operação do motor de combustão interna. Também neste caso, o dispositivo de controle de circulação de combustível pode acionar a bomba de combustível para substituir o combustível na linha de suprimento de combustível pelo combustível suprido ao tanque de combustível. É preferível estabelecer o tempo de circulação de combustível (i.é., o tempo para acionar a bomba de combustível) necessário para substituir o combustível do tanque de combustível como maior que o tempo para parar o motor de combustão interna.
A razão é a seguinte. Quando o motor de combustão interna está operando, a abertura da válvula de ingestão de combustível diminui a pressão do combustível na linha de suprimento de combustível. Isto diminui a quantidade de combustível retomada para o tanque de combustível via linha de retomo do regulador de pressão.
A pressão de combustível na linha de suprimento de combustível diminui devido à injeção de combustível da válvula de injeção de combustível durante a operação do motor de combustão interna. É preferível compensar esta queda de pressão baseada no tempo de circulação do combustível para circular o combustível através do acionamento da bomba de combustível. O combustível é circulado a partir do tanque de combustível, a linha de suprimento de combustível, o regulador de pressão, a linha de retomo, e a seguir volta para o tanque de combustível. A quantidade de combustível circulada pode ser estabelecida como a quantidade necessária para substituir o combustível na linha de suprimento de combustível pelo o tanque de combustível independentemente se o motor de combustão interna esteja operando ou parado.
O combustível pode ser suprido ao tanque de combustível para circular o combustível durante uma operação do motor de combustão interna. Em tal caso, a bomba de combustível pode ser já acionada de modo a suprir a linha de suprimento de combustível com a quantidade de combustível equivalente àquela injetada a partir da válvula de injeção de combustível. Quando o dispositivo de detecção de suprimento de combustível detecta o suprimento de combustível durante a operação do motor de combustão interna, é preferível operar o dispositivo de controle de circulação da seguinte maneira.
Quando o dispositivo de detecção de suprimento de combustível detecta suprimento de um combustível ao tanque de combustível, o dispositivo de controle de circulação de combustível determina, de acordo com a construção preferida, se a bomba de combustível é acionada ou não. Quando a bomba de combustível não é acionada o dispositivo de controle de circulação de combustível aciona-o para substituir o combustível na linha de suprimento de combustível pelo combustível do tanque de combustível, e a seguir para a bomba de combustível. Quando a bomba de combustível é acionada, o dispositivo de controle de circulação de combustível aumenta a quantidade de combustível descarregada pela bomba de combustível para substituir o combustível na linha de suprimento de combustível pelo combustível do tanque de combustível. O dispositivo de controle de circulação de combustível, a seguir, retoma a quantidade do combustível descarregada pela bomba de combustível para a quantidade original.
Adequadamente, quando o combustível é suprido ao tanque de combustível durante uma operação do motor de combustão interna, o dispositivo de controle de circulação de combustível pode evitar a injeção de combustível a partir da válvula de injeção de combustível através da
Σ20 diminuição da quantidade de combustível circulada através da linha de suprimento de combustível. O dispositivo de controle de circulação do combustível pode também substituir rapidamente o combustível na linha de suprimento de combustível pelo combustível do tanque de combustível.
O dispositivo de detecção de suprimento de combustível pode 25 detectar suprimento de um combustível ao tanque de combustível quando uma tampa do tanque de combustível é aberta, por exemplo. Entretanto, a abertura da tampa do tanque de combustível não significa necessariamente o suprimento de combustível. É preferível determinar suprimento de um combustível ao tanque de combustível quando a quantidade de combustível no tanque de combustível toma-se maior ou igual a uma quantidade padrão de suprimento predeterminado.
Isso toma possível simplificar e detectar precisamente o suprimento de um combustível ao tanque de combustível de acordo com uma mudança na saída no manômetro de combustível fornecido ao tanque de combustível.
A verificação de densidade de combustível pode ser sempre executada. O aparelho de verificação de densidade de combustível de acordo com a invenção é provido com o dispositivo de detecção de combustível para detectar o suprimento de um combustível ao tanque de combustível. A verificação de densidade de combustível pode ser executada depois que o dispositivo de detecção de suprimento de combustível detecta o suprimento de combustível até que o valor de verificação de densidade de combustível se tome quase constante.
Para este propósito, é preferível prover dispositivo de conservação de registro de suprimento de combustível. O dispositivo de conservação de registro de suprimento de combustível armazena uma anotação de suprimento de combustível quando o dispositivo de detecção de suprimento de combustível detecta o suprimento de combustível. A quantidade de suprimento de combustível é controlada daqui por diante baseada em um resultado de verificação de densidade de combustível. Conseqüentemente, uma distorção na quantidade da correção da relação arcombustível a partir de um valor de referência pode tomar menor que ou igual a um valor predeterminado. O dispositivo de conservação de registros de suprimento de combustível determina final de verificação de densidade de combustível e deleta o registro de suprimento de combustível armazenado. É preferível verificar a densidade de combustível apenas quando o dispositivo de conservação de registro de suprimento de combustível armazena o registro de suprimento de combustível.
Depois de um suprimento de combustível ao tanque de combustível, a densidade de combustível é verificada apenas quando necessária enquanto um aparelho de controle do motor de combustão interna controla a relação ar-combustível. É possível evitar uma operação de verificação desnecessária para o aparelho de controle do motor de combustão interna e reduzir cargas no processo de verificação de densidade de combustível.
De acordo com o aparelho de verificação de combustível acima mencionado, o dispositivo de conservação de registro de suprimento de combustível mantém o registro de suprimento de combustível depois de suprimento de um combustível ao tanque de combustível até que a verificação de densidade seja completada. Depois que o combustível é suprido ao tanque de combustível, o aparelho de controle do motor de combustão interna inicia o controle da relação ar-combustível. Antes de que a verificação de densidade de combustível esteja completa, o aparelho de controle pode interromper a operação correspondentemente à interrupção da operação do motor de combustão interna. Quando o aparelho de controle inicia daí por diante o controle da relação ar-combustível, a verificação de densidade de combustível também reinicia. Depois que o combustível é suprido ao tanque de combustível, é possível assegurar a completa verificação da densidade de combustível.
O motor de combustão interna usa um aparelho de controle conhecido que executa controle de purga para suprimento de combustível evaporado a partir do tanque de combustível para um sistema de absorção de ar do motor de combustão interna. Tal aparelho de controle pode ser provido com o aparelho de verificação de densidade de combustível de acordo com a invenção. Entretanto, quando o controle de purga é executado durante a verificação de densidade de combustível para suprir uma mistura de combustível a um motor de combustão interna, uma relação ar-combustível da mistura de combustível muda para o lado rico (da mistura). O valor de verificação de densidade de combustível também varia.
Para resolver este problema, é preferível prover o aparelho de verificação de densidade de combustível de acordo com a invenção com dispositivo de inibição do controle de purga, para inibir o controle de purga durante a verificação de densidade de combustível.
O dispositivo de inibição de controle de purgação pode evitar que o controle de purga a partir do valor de verificação de densidade de combustível, varie e prolongue o tempo para a verificação de densidade de combustível.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A Fig. 1 é um diagrama de construção mostrando a construção de um sistema de suprimento de combustível para suprimento de combustível misturado com álcool, a um motor de combustão interna;
A Fig. 2 é um diagrama de bloqueio mostrando a construção do esboço de um motor ECU;
A Fig. 3 é um fluxograma mostrando um processo de suprimento de combustível executado por um microcomputador em um motor ECU;
A Fig. 4 é um fluxograma mostrando o processo de determinação de suprimento de combustível;
A Fig. 5 é um fluxograma mostrando um processo de desligamento de um ECU;
A Fig. 6 é um fluxograma mostrando um processo de circulação de combustível executado pelo microcomputador no motor ECU;
A Fig. 7 é um fluxograma mostrando um processo de partida de circulação de combustível;
A Fig. 8 é um fluxograma mostrando um processo de cálculo de tempo de circulação de combustível;
A Fig. 9 é um fluxograma mostrando um processo de terminação de circulação de combustível;
A Fig. 10 é um fluxograma mostrando um processo de verificação de densidade de combustível executado pelo microcomputador no motor ECU;
A Fig. 11 é um fluxograma mostrando um processo de determinação do tipo de combustível;
A Fig. 12 é um fluxograma mostrando um processo de cálculo do valor de verificação de densidade de combustível;
A Fig. 13 é um fluxograma mostrando um processo de cálculo de valor de correção de densidade de combustível;
A Fig. 14 é um fluxograma mostrando um processo de limitação de correção de densidade de combustível;
A Fig. 15 é um diagrama explicativo mostrando uma operação do microcomputador para ler um total de combustível a parir de um manômetro de combustível;
As Figs. 16A e 16B são diagramas mostrando mapas usados para calcular um valor de correção de densidade de combustível;
A Fig. 17 é um diagrama explicativo mostrando um mapa usado para calcular um valor de verificação de densidade de combustível;
A Fig. 18 é um cronograma mostrando uma operação para atualizar um valor de verificação de densidade de combustível de acordo com a configuração; e
A Fig. 19 é um cronograma mostrando uma operação para atualizar um valor de verificação de densidade de combustível de acordo com a técnica anterior.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS CONFIGURAÇÕES PREFERIDAS
Uma configuração da presente invenção será descrita em detalhes adicionais com referência aos desenhos anexados.
A Fig. 1 é um diagrama de construção mostrando a construção de um sistema de suprimento de combustível para suprir combustível misturado com álcool a um motor de combustão interna a partir de um tanque de combustível 2 de um veículo.
O tanque de combustível 2 contém combustível misturado de álcool e gasolina (combustível misturado com álcool) necessário para operação de um motor de combustão interna (não mostrado). O tanque de combustível 2 é provido intemamente com uma bomba de combustível 20. A bomba de combustível 20 bombeia o combustível misturado com álcool (daqui em diante referenciado simplesmente como combustível) e pneumaticamente transporta - o para uma tubulação de distribuição 8 via uma linha de suprimento de combustível 4. A tubulação de distribuição 8 conectase com uma válvula de injeção de combustível (injetor) 6 para cada cilindro do motor de combustão interna.
A tubulação de distribuição 8 é provida com um regulador de pressão 12. Quando uma pressão de combustível interna excede uma pressão especificada, o regulador de pressão 12 retoma o combustível interno para o tanque de combustível 2 via uma tubulação de retomo 14. A pressão do combustível na tubulação de distribuição 8 pode ser ajustada para uma pressão constante através de operações da bomba de combustível 20 e do regulador de pressão 12.
O tanque de combustível 2 se conecta com uma iinhaevaporação 18 que guia combustível evaporado no tanque de combustível 2 para um recipiente 16. Quando uma válvula de controle de purga 20 é aberta, o combustível evaporado acumulado no recipiente 16 é suprido ao motor de combustão interna via uma linha de purga 22.
Uma extremidade aberta oposta ao recipiente 16 na linha de purga 22 é conectada a uma tubulação de absorção (não mostrada) do motor de combustão interna. Uma unidade de controle eletrônico 30 (daqui por diante referenciada como um motor ECU 30) para o controle do motor executa um controle de purga. Sob o controle de purga, a válvula de controle de purga 20 é aberta durante uma operação do motor de combustão interna para abrir a linha de purga 22. Quando a válvula de controle de purga 20 é aberta, o combustível evaporado acumulado no recipiente 16 é introduzido no motor de combustão interna devido a uma pressão negativa na tubulação de absorção.
O tanque de combustível 2 é provido intemamente com um manômetro de combustível 24 para detectar um total de combustível interno. Uma porta de suprimento de combustível do tanque de combustível 2 é provida com um comutador de facilitação da tampa 26 para detectar um estado fechado ou aberto da tampa 25 para lacrar a porta de suprimento. Na descrição abaixo, a palavra “comutador” é abreviada como SW.
O tanque de combustível 2 é montado no veículo. A porta de suprimento de combustível é provida dentro do corpo do veículo. Uma tampa de combustível 27 é formada no corpo do veículo para cobrir a porta de suprimento. A tampa de combustível 27 é provida com um comutador de tampa de combustível 28 para detectar um estado aberto ou fechado da tampa de combustível 27.
Um comutador de facilitação da tampa 26 e a tampa do combustível desligam quando as tampas correspondentes são fechadas. Esses comutadores ligam quando as tampas correspondentes são abertas.
O motor de combustão interna é provido com sensores para detectar estados de operação do motor de combustão interna. Um sensor de revolução 32 detecta o número de revoluções (NE) do motor de combustão interna, um sensor de total de ar absorvido 34 detecta um total de ar absorvido (Q), e um sensor de relação ar-combustível 36 detecta uma relação arcombustível (A/F) a partir de uma densidade de oxigênio no gás de exaustão.
O motor ECU 30 é suprido com sinais de detecção a partir dos sensores 32, 34, e 36 tanto quanto sinais de comutador a partir de um comutador de ignição 38, o comutador de facilitação da tampa 26, e o comutador da tampa de combustível 28 e sinais de detecção a partir do manômetro de combustível 24.
O motor ECU 30 incorpora sinais de entrada dos componentes para detectar um estado de operação do motor de combustão interna. Baseado no estado de operação, o motor ECU 30 calcula um volume de injeção de combustível (um intervalo de tempo para abrir o injetor, para ser mais específico) a partir do injetor provido para cada cilindro do motor de combustão interna. Desta maneira o motor ECU 30 provê controle de injeção de combustível para acionar o injetor 6. Conforme mostrado na FIG.2. o motor ECU 30 é construído principalmente a partir de um microcomputador 40 incluindo uma CPU, ROM RAM e afins.
O motor ECU 30 é provido com um suprimento de energia IC 42 para suprir energia aos circuitos internos do microcomputador 40 e afins. O suprimento de energia IC é suprido com energia de uma batería 50 montada no veículo, e gera uma voltagem de suprimento de energia para acionamento dos circuitos internos. Quando o comutador de ignição 38 é colocado na posição ON para ligar um relé principal 52, o suprimento de energia IC 42 gera a quantidade máxima de energia da voltagem de suprimento de energia principal necessária para operar normalmente o microcomputador 40 e os outros circuitos internos.
O motor ECU 30 é também provido com um circuito de acionamento de relé principal 44 para acionamento de um relé principal. Quando uma voltagem de suprimento de energia secundária é fornecida a partir do suprimento de energia IC 42, ligando o comutador de ignição 38 ou o comutador da tampa do combustível 28 permite ao circuito de acionamento do relé principal 44 acionar (ligar) o relé principal 52. O relé principal 52 supre uma voltagem de bateria ao suprimento de energia IC 42 e gera uma voltagem de suprimento de energia principal no suprimento de energia IC 42 para operar normalmente o microcomputador 40 e os outros circuitos internos. Depois que o relé principal 52 é acionado (ligado na posição on), desligando o comutador de ignição 38 ou o comutador da tampa de combustível 28 coloca o microcomputador 40 em espera. Nesse momento, o circuito de acionamento do relé principal 44 para (ou coloca na posição off) o relé principal 52.
Quando o comutador de ignição 38 ou o comutador da tampa de combustível 28 é ligado, o microcomputador 40 e os outros circuitos internos operam normalmente na voltagem de suprimento de energia principal fornecida pelo suprimento de energia IC 42. Quando ambos os comutadores, de ignição 38 e de tampa de combustível 28 são desligados, o micro computador 40 e os outros circuitos internos são mantidos em espera usando o suprimento de energia secundário do suprimento de energia IC 42.
O microcomputador 40 executa o controle de injeção de combustível da seguinte maneira. O microcomputador 40 calcula a quantidade de injeção básica baseada no número de revoluções (NE) detectadas pelo sensor de revolução 32 e a quantidade de ar absorvido (Q) detectada pela quantidade de ar absorvido. O microcomputador 40 corrige a quantidade de injeção básica baseada em uma temperatura (temperatura de água fria) do motor de combustão interna e determina o volume de injeção de combustível a partir do injetor 6. O microcomputador 40 aciona o injetor 6 de acordo com o volume de injeção de combustível.
O microcomputador 40 opera como mostrado na FIG. 18 correspondentemente ao modo regular de acionamento exceto aquecimento, aceleração e desaceleração do motor de combustão interna. Baseado em um sinal de detecção a partir do sensor de relação ar-combustível 36, o microcomputador determina se ou não um excesso de relação de ar da mistura de combustível fornecida ao motor de combustão interna está pobre (baixa relação ar-combustível) mais alta do que o valor ótimo “1” ou rica (alta relação ar-combustível) mais baixa do que o mesmo. De acordo com um resultado de determinação, o microcomputador 40 atualiza (aumenta ou diminui) a quantidade de correção da relação ar-combustível. O microcomputador 40 corrige o volume de injeção de combustível usando a quantidade de correção de relação ar-combustível. Desta maneira, o microcomputador 40 provê um controle de relação ar-combustível para ajuste da relação ar-combustível da mistura suprida ao motor de combustão interna para uma relação de ar-combustível alvo.
Durante a execução do controle de relação ar-combustível o microcomputador 40 executa os seguintes processos maiores, de acordo com a invenção. O microcomputador 40 encontra uma distorção a partir da válvula de referência (total de correção 0) para uma média de total de correção da relação ar-combustível atualizada pelo controle de relação ar-combustível.
Baseado na distorção, o microcomputador 40 executa um processo de verificação de densidade de combustível (densidade de álcool no caso desta configuração) no tanque de combustível 2. Mais adiante, o microcomputador 40 executa um processo de suprimento de combustível para detectar se ou não é suprido combustível (gasolina ou álcool) ao tanque de combustível 2. Mais adiante ainda, o microcomputador 40 executa um processo de circulação de combustível que aciona a bomba de combustível 20 depois do suprimento de combustível ao tanque de combustível 2 e substitui o combustível na linha de suprimento de combustível (linha de suprimento de combustível 4 e tubulação de distribuição 8) estendendo a partir do tanque de combustível 2 para o injetor 6 com o combustível do tanque de combustível 2.
A seguir, a descrição do processo de suprimento de combustível, do processo de circulação de combustível, e do processo de verificação de densidade de combustível executado pelo microcomputador 40.
A FIG, 3 é um fluxograma mostrando o processo de
Figure BRPI0702975B1_D0002
suprimento de combustível, executado pelo microcomputador 40.
O processo de suprimento de combustível é executado repetidamente durante uma operação normal do microcomputador 40. Quando o processo inicia, ele determina na etapa SI 10 se ou não o comutador da tampa do combustível 28 liga e a tampa de combustível 27 para cobertura da porta de suprimento do tanque de combustível 2 está aberta.
Quando o comutador da tampa do combustível 28 desliga (a tampa de combustível 27 fechada), o processo de abastecimento de combustível termina. Quando o comutador da tampa de combustível 28 liga (a tampa de combustível 27 aberta), o processo prossegue para a etapa S120 e determina se ou não o comutador da tampa de combustível 28 liga e o circuito de acionamento do relé principal 44 aciona o relé principal 52 para iniciar o microcomputador 40.
Quando é determinado na etapa SI20 que o comutador da tampa de combustível 28 desliga e o relé principal 52 é acionado para iniciar o microcomputador 40, o processo prossegue para a etapa SI30. O processo armazena um registro de partida indicando a operação do comutador da tampa do combustível 28 na memória (RAM ou afim), e em seguida prossegue para a etapa S140.
Quando é determinado na etapa SI20 que o microcomputador 40 já está ativo antes de ligar o comutador da tampa de combustível 28, o processo prossegue para a etapa SI35. O processo limpa o registro de partida indicando a operação do comutador da tampa do combustível 28, e em seguida prossegue para a etapa SI40.
Na etapa SI40, o processo passa o controle para o processo de determinação de suprimento a ser descrito mais tarde (ver FIG.4). O processo de determinação de suprimento de combustível determina se ou não o combustível está atualmente suprido ao tanque de combustível 2. Quando o combustível está suprido, o processo de determinação de suprimento de combustível calcula a quantidade de suprimento.
Um marcador de registro de suprimento de combustível é estabelecido (ligado) quando o processo de determinação de suprimento de combustível determina o suprimento de combustível na etapa SI40. Baseado no marcador de registro de suprimento de combustível, o processo principal determina na etapa SI50 se ou não existe um registro de suprimento de combustível ao tanque de suprimento de combustível 2. Pode ser determinado na etapa S150 que o marcador de registro de suprimento de combustível está reinicializado (desligado) e não há registro de suprimento de combustível ao tanque de combustível 2. Neste caso, o processo passa o controle ao processo de desligamento ECU na etapa SI90 e em seguida termina. O processo de desligamento ECU será descrito mais tarde (ver FIG.5).
Por outro lado, pode ser determinado na Etapa SI50 que o marcador de registro de suprimento de combustível está estabelecido (ligado) e há um marcador de suprimento de combustível para o tanque de combustível 2. Neste caso, o processo estabelece (liga) uma marcador de inibição de purga. O objetivo é inibir o controle de purga até a conclusão da verificação de densidade de combustível depois do suprimento de combustível (gasolina ou álcool) ao tanque de combustível 2. Na Etapa SI70, o processo inibe a válvula de controle de purga 20 de ser acionada. Na Etapa SI90, o processo passa o controle ao processo de desligamento ECU e em seguida termina.
O processo de determinação de suprimento de combustível na Etapa S140 é executado como mostrado na FIG. 4.
O processo de determinação de suprimento de combustível na inicia na etapa S140. Na etapa S141, o processo obtém um total de combustível no tanque de combustível 2, antes do suprimento de combustível.
Depois que o comutador da tampa de combustível 28 é determinado para ser ligado na etapa SI 10, o processo na etapa S141 é executado primeiro, como se segue. O processo detecta a quantidade de combustível (isto é, a quantidade de combustível antes do suprimento de combustível) no tanque de combustível 2 via o manômetro de combustível 24 e armazena a quantidade de combustível detectada na memória (por exemplo, RAM). Depois disso, o processo é executado através da leitura da quantidade de combustível armazenada.
De acordo com a configuração, o microcomputador 40 lê a quantidade de combustível no tanque de combustível 2 a partir do manômetro de combustível 24 como mostrado na FIG. 15. O microcomputador 40 substitui a quantidade de combustível no tanque de combustível 2 por um nível de combustível escalonado nas unidades de totais especificados (cinco litros na FIG. 15) O microcomputador lê este nível de combustível como a quantidade de combustível.
Na Etapa SI42, o processo determina se ou não o comutador de facilitação da tampa 26 liga e se ou não a tampa de combustível 25 para lacrar a porta de suprimento do tanque de combustível 2 está aberta.
Quando o comutador de facilitação da tampa 26 desliga e a tampa 25 está fechada, nenhum combustível (gasolina ou álcool) é suprido ao tanque de combustível 2. O processo de determinação de suprimento de combustível termina.
Quando o comutador de facilitação da tampa 26 liga e a tampa está aberta, o processo prossegue para a etapa S143 e obtém a quantidade de combustível atual (nível de combustível, para ser mais específico) no tanque de combustível 2 via o manômetro de combustível 24.
Na Etapa S144, o processo subtrai a quantidade de combustível antes do suprimento de combustível obtida na Etapa S141 a partir da quantidade de combustível atual, obtida na Etapa S143. Desta maneira, o processo calcula a quantidade de suprimento de combustível, de gasolina ou álcool suprida ao tanque de combustível 2 depois da tampa 25 do tanque de combustível 2 ser aberta. Na Etapa SI45, o processo determina se ou não a quantidade de suprimento de combustível calculada é maior que ou igual a uma quantidade padrão de suprimento predeterminado.
Na etapa S145, pode ser determinado que a quantidade de suprimento de combustível não é maior que ou igual a quantidade padrão de suprimento. Neste caso é determinado que nenhum combustível seja suprido. O processo de terminação de suprimento de combustível termina em seguida.
Na etapa S145, por outro lado, pode ser determinado que a quantidade de suprimento de combustível seja maior ou igual a quantidade padrão de suprimento. Neste caso, é determinado que o combustível seja suprido ao tanque de combustível 2. Na etapa 146, o processo estabelece (liga) o marcador de registro de suprimento de combustível. Na etapa S147, o processo estabelece (liga) um marcador de circulação de combustível para executar o processo de circulação de combustível a ser descrito mais adiante. Na etapa S148, o processo estabelece (liga) um marcador de determinação de tipo de combustível indicando a necessidade de determinação de um tipo de combustível a ser suprido. O processo de determinação de suprimento de combustível em seguida termina.
Durante a determinação de suprimento de combustível, o processo estabelece (liga) o marcador de registro de suprimento de combustível, o marcador de circulação de combustível, e o marcador de determinação de tipo de combustível. Esses marcadores de finalização tanto quanto os marcadores de finalização de inibição de purga são armazenados na área de memória (RAM) capaz de armazenar estados on/off (liga/desliga) dos marcadores de finalização mesmo quando o microcomputador 40 se toma em espera.
O processo de desligamento ECU na etapa S190 é executado como mostrado na FIG. 5.
Na etapa S191, o processo de desligamento ECU determina se
Figure BRPI0702975B1_D0003
ou não a tampa de combustível 27 está fechada para desligar o comutador da tampa de combustível 28.
Quando o comutador da tampa de combustível 28 não desliga, o processo de desligamento ECU termina. Quando o comutador da tampa de combustível 28 desliga, o processo prossegue para a etapa SI92 para determinar se ou não o marcador de circulação de combustível está reinicializado (desligado). Esta etapa determina se ou não o processo de circulação de combustível (a ser descrito) é executado para a circulação de combustível.
Pode ser determinado na etapa SI92 que o marcador de circulação de combustível está estabelecida (ligado) e o processo de circulação de combustível está atualmente executada para circulação de combustível. Neste caso, o processo de desligamento ECU termina. Pode ser determinado na etapa SI92 que o marcador de circulação de combustível está reinicializado (desligado) e o processo de circulação de combustível não é executado para circulação de combustível. Neste caso, o processo prossegue para a etapa S193 e determina se ou não há uma anotação de partida baseada no comutador da tampa do combustível 28.
Quando não há registro de partida baseado no comutador da tampa de combustível 28, o processo de desligamento ECU termina. Quando há registro de partida baseado no comutador da tampa de combustível 28, o processo prossegue para a etapa SI94 para retomar o motor ECU 30 para o estado de espera. O processo edita uma instrução para desligar o relé principal 52 para o circuito de acionamento do relé principal 52. A seguir o processo de desligamento ECU termina.
A FIG.6 é um fluxograma mostrando o processo de circulação de combustível executado pelo microcomputador 40.
Imediatamente depois que o combustível (gasolina ou álcool) é suprido ao tanque de combustível 2, o processo de circulação de combustível aciona a bomba de combustível 20 de forma a suprir o combustível a uma vazão alta. O processo circula o combustível no tanque de combustível 2 a partir da linha de suprimento de combustível 4, a tubulação de distribuição 8, o regulador de pressão 12, a tubulação de retomo 14, em seguida para o tanque de combustível 2, nesta ordem. O processo prontamente substitui o combustível na linha de suprimento de combustível (linha de suprimento de combustível 4 e tubulação de distribuição 8) do tanque de combustível 2 para o injetor 6 pelo combustível suprido ao tanque de combustível 2. De forma semelhante ao processo de suprimento de combustível, o processo de circulação de combustível é executado repetidamente durante uma operação normal de um microcomputador 40.
Na etapa S210, o processo de determinação de combustível determina se ou não o marcador de circulação de combustível está estabelecido (ligado). Sem que o marcador de combustível esteja estabelecido (ligado), não há necessidade de circulação de combustível. O processo de circulação de combustível então termina.Quando o marcador de terminação de circulação de combustível está estabelecido (ligado), o processo prossegue para a etapa S220 e passa o controle para o processo de partida de circulação de combustível.
Como mostrado na FIG.7, o processo de partida de circulação de combustível determina se ou não a bomba de combustível 20 pára (etapa S221). Quando a bomba de combustível 20 para (Sim na etapa S221), o processo aciona a bomba de combustível 20 de forma a suprir o combustível a uma vazão alta a partir da bomba de combustível 20 (etapa S222). O processo armazena um registro de acionamento de bomba de combustível através do processo de circulação de combustível (etapa S223). Quando a bomba de combustível 20 já está acionada (Não na Etapa S221), o processo determina se a bomba de combustível 20 está acionada para suprir o combustível a uma vazão padrão ou já está acionada para suprir o combustível a uma vazão alta
Figure BRPI0702975B1_D0004
(etapa S224). A bomba de combustível 20 fornece o combustível em uma vazão padrão de forma a suprir o combustível durante uma operação do motor de combustão interna. Quando a bomba de combustível 20 é acionada de maneira a suprir o combustível na vazão padrão (Sim na etapa S224), o processo aciona a bomba de combustível 20 de maneira a suprir o combustível a uma vazão alta (etapa S225).
Como um resultado, a bomba de combustível 20 supre o combustível a uma vazão alta a partir do tanque de combustível 2 para o injetor 6. Uma pressão de combustível aumenta na linha de suprimento de combustível (linha de suprimento de combustível 4 e tubulação de distribuição 8). O combustível suprido ao injetor 6 retoma ao tanque de combustível 2 a partir do regulador de pressão 12 via a tubulação de retomo 14.
Quando o processo de partida de circulação de combustível na etapa S220 termina, o processo prossegue para a Etapa S230 e passa o controle para o processo de cálculo de tempo de circulação de combustível. Este processo calcula um tempo de circulação de combustível a partir de um ponto de tempo quando a bomba de combustível 20 inicia circulando o combustível na etapa S220 para um ponto de tempo quando o combustível no tanque de combustível 2 substitui o combustível na linha de suprimento de combustível (linha de suprimento de combustível 4 e tubulação de distribuição 8).
O processo de cálculo de tempo de circulação de combustível na Etapa S230 é executado como mostrado na FIG.8.
Na Etapa S231 ,o processo de cálculo de tempo de circulação de combustível configura um tempo de circulação de combustível como uma referência. Quando o motor de combustão interna para, a bomba de combustível 20 é acionada para suprimento do combustível a uma vazão alta. Leva algum tempo para substituir o combustível na linha de suprimento de combustível (linha de suprimento de combustível 4 e tubulação de distribuição 8) com o combustível do tanque de combustível 2. É provido um tempo predeterminado ligeiramente mais longo ou igual ao tempo exigido. O tempo predeterminado é configurado como o tempo de circulação de combustível.
Na etapa S232, o processo determina se ou não o motor de combustão interna está operando. Isto é feito pela determinação de se ou não o motor de combustão interna está rodando, isto é, o número de revoluções NE é maior que 0, baseado em um sinal de detecção do sensor de revolução 32. Quando o motor de combustão interna não está operando, o processo prossegue para a Etapa S234. Quando o motor de combustão interna está operando, o processo prossegue para a Etapa S233.
Na Etapa S233, o processo configura um tempo de circulação de combustível adicionando um tempo de correção ao tempo de circulação de combustível configurado na etapa S231. O tempo de correção é usado para compensar uma diminuição do volume de circulação de combustível correspondente a uma diminuição da pressão na linha de suprimento de combustível (linha de suprimento de combustível 4 e tubulação de distribuição 8) devido à injeção de combustível a partir do injetor 6. O processo então prossegue para a etapa S234.
Na etapa S234, o processo determina se ou não a circulação de combustível está incompleta durante a operação anterior do microcomputador 40 (no percurso mais recente). Acionando o motor de combustão interna pode reiniciar o microcomputador 40 a partir de um ponto de tempo quando o processo de partida de circulação de combustível na etapa S220 inicia a circulação do combustível a um ponto de tempo quando a circulação de combustível é completada. Neste caso, a circulação de combustível é interrompida. Na etapa S234, o processo determina se ou não a circulação de combustível é interrompida baseada em um tempo de circulação de combustível contínuo, a ser descrito mais adiante.
Quando é determinado na etapa S234 que a circulação de combustível não está incompleta para o mais recente percurso, o processo prossegue para a etapa S236. Quando é determinado na Etapa S234 que a circulação de combustível está incompleta para o mais recente percurso, o processo reconfígura o tempo de circulação de combustível. Isto é feito subtraindo-se o tempo (tempo contínuo de circulação de combustível) para a circulação de combustível a partir do tempo de circulação de combustível configurado na etapa S252 ou S254. A circulação de combustível é executada através do acionamento da bomba de combustível 20 a uma vazão alta durante a operação anterior do microcomputador 40. O processo então prossegue para a Etapa S236.
Na etapa S236, o processo estabelece o mais recente tempo de circulação de combustível configurado nas etapas S231, S233 ou S235 como um tempo de circulação de combustível usado para o controle. Então, o processo de cálculo de tempo de circulação de combustível termina.
Quando o processo de cálculo de tempo de circulação de combustível termina na etapa S230, o processo principal prossegue para a etapa S240 e inicia a medida do tempo de circulação de combustível contínuo, inicializando e incrementando um contador de tempo. O contador de tempo mede o tempo verdadeiramente decorrido depois do início da circulação de combustível na etapa S220.
O tempo de circulação de combustível contínuo pode ser obtido a partir de um valor de contagem do contador de tempo incrementado na etapa S240. Na etapa S250, o processo determina se ou não o tempo de circulação de combustível contínuo excede o tempo de circulação de combustível calculado na etapa S230. Desta maneira, o processo determina se ou não a bomba de combustível 20 está acionada para circular o combustível e com sucesso substituir o combustível na linha de suprimento de combustível (linha de suprimento de combustível 4 e tubulação de distribuição 8) pelo combustível do tanque de combustível 2. Isto é, fica determinado se ou não a circulação de combustível está completada.
Quando é determinado na etapa S250 que a circulação de combustível está incompleta, o processo retoma à etapa S240 e incrementa o contador de tempo. O processo repete a etapa S250 e espera pelo tempo de circulação de combustível para continuar depois do começo da circulação de combustível.
Quando é determinado na etapa S250 que o tempo de circulação de combustível contínuo excede o tempo de circulação de combustível e a circulação de combustível é completada, o processo prossegue para a etapa S260 e reinicializa (desliga) o marcador de circulação de combustível. Na etapa S270, o processo passa o controle para o processo de terminação de circulação de combustível. O processo de circulação de combustível então termina.
O processo de terminação de circulação de combustível retoma a um estado de acionamento da bomba de combustível 20 de acordo com o processo de terminação de circulação de combustível na etapa S220. O processo de terminação de circulação é executado como mostrado na FIG.9.
O processo de terminação de circulação determina se ou não a bomba de combustível 20 está atualmente acionada (etapa S271). Quando a bomba de combustível 20 é acionada (Sim na Etapa S271), o processo determina se ou não um registro de acionamento da bomba de combustível 20 através do processo de circulação de combustível está armazenado (etapa S272). Quando o registro de acionamento da bomba de combustível 20 está armazenada (Sim na etapa S272) o processo pára o acionamento da bomba de combustível 20 (etapa S273). O processo deleta o registro de acionamento da bomba de combustível 20 através do processo de circulação de combustível (etapa S274). Quando o registro de acionamento da bomba de combustível 20
Figure BRPI0702975B1_D0005
através do processo de circulação de combustível não é armazenado (não na etapa S272)o processo determina se ou não a bomba de combustível 20 é acionada a uma vazão alta(etapa 275). Quando a bomba de combustível 20 é acionado a uma vazão alta (sim na etapa S275) o processo força a bomba de combustível 20 a ser acionada numa vazão padrão (etapa S276) /
A FIG. 10 é um fluxograma mostrando o processo de ' verificação de densidade de combustível executado pelo microcomputador 40.
O processo de verificação de densidade de combustível é repetidamente executado durante uma operação normal do microcomputador 40, de forma semelhante ao processo de suprimento de combustível e ao processo de circulação de combustível, como mencionado acima. Depois de parar, o processo determina na etapa S310 se ou não o marcador de registro de combustível está estabelecido (ligado). Esta etapa determina se ou não a verificação de densidade de combustível está atualmente completada depois de determinação do suprimento de combustível do tanque de combustível 2,
Quando o marcador do registro de suprimento de combustível não está estabelecido (ligado), é determinado que a verificação de densidade de combustível está completa. O processo de verificação de densidade de combustível termina. Quando o marcador de registro de suprimento de combustível está estabelecido (ligado), é determinado que a verificação de densidade de combustível não está completa. O processo prossegue para a etapa S230 e determina se ou não o marcador de inibição de purga está estabelecido (ligado).
Quando é determinado na Etapa S320 que o marcador de registro de suprimento de combustível não está estabelecido (ligado) o controle de purga pode ser executado. O processo de verificação de densidade de combustível então termina. Quando é determinado na etapa S320 que o marcador de registro de suprimento de combustível está estabelecido (ligado), o processo prossegue para a etapa A330 e determina se ou não o marcador do tipo de combustível está reinicializado (desligado).
Quando o marcador de determinação do tipo de combustível não está reinicializado (desligado), nenhum tipo é especificado para o combustível suprido ao tanque de combustível 2. O processo prossegue para a etapa S380 e passa o controle para o processo de determinação do tipo de combustível. O processo de verificação de densidade de combustível então termina.
O processo de determinação de tipo de combustível na etapa S380 é executado como mostrado na FIG.l 1.
Na etapa S381, o processo de determinação de tipo de combustível determina, baseado em um sinal de detecção do sensor de relação ar-combustível 36 se ou não o motor de combustão interna está suprido com a mistura de combustível em uma relação ar-combustível pobre. Quando a relação ar-combustível é pobre, o processo prossegue para a etapa S382 e apaga um contador rico. Na etapa S383, o processo incrementa um contador pobre e prossegue para a etapa S384.
Na etapa S384, o processo determina se ou não um valor do contador pobre é maior do que um padrão de combustível predeterminado. Isto é, o processo determina se ou não um período de tempo da relação pobre ar-combustível se toma maior do que o período de tempo predeterminado encontrado pelo padrão de combustível e um ciclo de execução do processo de verificação de densidade de combustível.
Quando é determinado na etapa S384 que o valor do contador pobre é menor que ou igual ao padrão de combustível, o processo de determinação do tipo de combustível termina. Quando é determinado na etapa S384 que o valor do contador pobre é maior que o padrão de combustível, a relação ar-combustível é assumida como pobre por um tempo mais longo do que o período de tempo predeterminado. É possível assumir que o abastecimento de combustível aumenta a densidade do álcool ou diminui a densidade da gasolina do combustível suprido ao motor de combustão interna. Na etapa S385, o processo determina que o álcool é suprido atualmente como combustível para o tanque de combustível 2. O processo armazena esta informação na memória (por exemplo, RAM). Na etapa S3 86, o processo reinicializa (desliga) o marcador de determinação do tipo de combustível. O processo de determinação do tipo de combustível então termina.
Quando é determinado na etapa S381 que aquela relação arcombustível é rica, o processo prossegue para a etapa S387 e limpa o contador pobre, Na etapa S388, o processo incrementa o contador rico e prossegue para aetapaS389.
Na etapa S389, o processo determina se ou não um valor de contador rico é maior do que um padrão de combustível predeterminado. Isto é, o processo determina se ou não um período de tempo da relação arcombustível se toma maior do que o período de tempo predeterminado.
Quando é determinado na etapa S389 que o valor do contador rico é menor que ou igual ao padrão de combustível, o processo de determinação do tipo de combustível termina. Quando é determinado na etapa S389 que o valor do contador rico é maior do que o padrão de combustível, a relação ar-combustível é assumida como rica por um tempo mais longo do que o período de tempo predeterminado. É possível assumir que o suprimento de combustível diminui a densidade do álcool ou aumenta a densidade da gasolina do combustível suprido ao motor de combustão interna. Na Etapa S390, o processo determina que a gasolina é atualmente suprida como combustível para o tanque de combustível 2. O processo armazena esta informação na memória (por exemplo, RAM). Na Etapa S391, o processo reinicializa (desliga) o marcador de determinação de tipo de combustível. O processo de determinação de tipo de combustível então termina.
Quando é determinado na etapa S330 que o marcador de determinação do tipo de combustível está reinicializado (desligado), o processo prossegue para a etapa S340 e determina se ou não a condição de verificação de densidade de combustível está satisfeita. Na etapa S340, por exemplo, é determinado se ou não o controle da relação ar-combustível está atualmente executado e se as mudanças na relação ar-combustível, de pobre para rica, ou vice-versa. De uma maneira alternativa, é determinado se ou não uma distorção na quantidade da correção da relação ar-combustível a partir do valor de referência excede um valor limiar predeterminado.
Quando é determinado na etapa S340 que a condição de verificação de densidade de combustível não está satisfeita, o processo de verificação de densidade de combustível termina. Quando é determinado na etapa S340 que a condição de verificação de densidade de combustível está satisfeita, o processo prossegue para a etapa S350 e passa o controle para o processo de cálculo do valor de verificação de densidade do combustível. Este processo calcula o valor de verificação de densidade baseado na quantidade de correção atualizada da relação ar-combustível, pelo controle de relação arcombustível.
Na etapa S360, o processo determina se ou não o processo de cálculo do valor de verificação da densidade de combustível na etapa S350 completa o cálculo do valor de verificação de densidade de combustível. Quando o cálculo do valor de verificação de densidade de combustível está incompleto, o processo de verificação de densidade de combustível termina.
Quando o cálculo do valor de verificação de densidade de combustível está completo, o processo prossegue para a etapa S370 e reinicializa (desliga) o marcador de registro de suprimento de combustível para inibir a verificação de densidade de combustível até o próximo suprimento de combustível. Na etapa S372, o processo reinicializa (desliga) o marcador de inibição de purga para habilitar o controle de purga. Na etapa S374, o processo permite que a válvula 20 de controle de purga seja acionada. O processo de verificação de densidade de combustível termina então.
A FIG. 12 é um fluxograma mostrando o processo de cálculo de valor de verificação de densidade de combustível, na etapa S350.
Na etapa S410 como mostrado na FIG. 12, o processo de cálculo de valor de verificação de densidade de combustível determina se ou não a verificação de densidade de combustível foi completada depois da determinação do suprimento de combustível ao tanque de combustível 2.
Quando a verificação de densidade de combustível está completa, o processo de cálculo de valor de verificação de densidade de combustível termina. Quando a verificação de densidade de combustível está incompleta, o processo prossegue para a etapa S420 e calcula um valor de correção de densidade de combustível para ajustar o valor de verificação de densidade de combustível ao valor correspondente à densidade de combustível depois do suprimento de combustível.
O processo de cálculo do valor de correção de densidade de combustível na etapa S420 é executado com mostrado na FIG. 13. O processo determina se ou não ele calculou um valor de correção de densidade de combustível depois da determinação de suprimento de combustível para o tanque de combustível 2 (etapa S421). Quando o valor de correção de densidade de combustível foi calculado (Sim na etapa S421) o processo de cálculo de valor de correção de densidade de combustível termina. Quando o valor de correção de densidade de combustível não foi calculado (Não na etapa S421), o processo usa o manômetro de combustível 24 para obter a quantidade de combustível (nível de combustível) no tanque de combustível 2 depois do suprimento de combustível. O processo calcula a quantidade de combustível suprida ao tanque de combustível 2 encontrando a diferença entre a quantidade de combustível obtida e a quantidade de combustível (nível de combustível) antes do abastecimento de combustível (etapa S422). O processo obtém o valor de verificação de densidade de combustível antes do suprimento de combustível ao tanque de combustível 2 (etapa S423). O
Figure BRPI0702975B1_D0006
processo calcula o valor de correção de densidade de combustível usando um mapa de cálculo de valor de correção de densidade de combustível cujos parâmetros incluem a quantidade de combustível suprida ao tanque de combustível 2 e o valor de densidade de verificação de combustível antes do suprimento de combustível.
São providos dois tipos de mapas de cálculo de valor de correção de densidade de combustível. O mapa na Fig. 16A é usado para suprir gasolina de maneira a encontrar um valor de correção de densidade de combustível quando a gasolina é suprida ao tanque de combustível 2. O mapa na FIG. 16B é usado para suprir álcool de maneira a encontrar um valor de correção de densidade de combustível quando o álcool é suprido ao tanque de combustível 2. O processo de cálculo de valor de correção de densidade de combustível (ver etapa S424 para maiores detalhes) seleciona o mapa usado para cálculo do valor de correção de densidade de combustível baseado na determinação sobre o combustível suprido (gasolina ou álcool) resultando do processo de determinação de tipo de combustível.
Quando o processo de cálculo de valor de correção de densidade de combustível na etapa S240 termina, o processo prossegue para a etapa S340 e passa o controle para o processo de limitação de correção de densidade de combustível que limita a correção do valor de verificação de densidade de combustível baseado no valor de correção de densidade de combustível.
O valor de correção de densidade de combustível pode ser usado para corrigir excessivamente o valor de verificação de densidade de combustível quando o processo de circulação de combustível não completa a circulação de combustível, isto é, o combustível suprido ao motor de combustão interna gradualmente troca para a densidade de combustível de depois do suprimento de combustível. O processo de limitação de correção de densidade de combustível limita a correção.
Figure BRPI0702975B1_D0007
O processo de limitação de correção de densidade de combustível é executado como mostrado na FIG. 14. Na etapa S431, o processo determina se ou não o marcador de circulação de combustível está estabelecido (ligado). Isto é, esta etapa determina se ou não a circulação de combustível depois do suprimento de combustível está incompleta. Quando o marcador de circulação de combustível está reinicializado (desligado) para completar a circulação de combustível depois do suprimento de combustível, o processo de limitação de correção de densidade de combustível termina. Quando o marcador de circulação de combustível está estabelecido (ligado) para ocasionar que a circulação de combustível seja incompleta, o processo prossegue para a etapa S432.
Na etapa S432, o processo obtém a quantidade de combustível (gasolina ou álcool) suprida ao tanque de combustível 2. A quantidade de combustível é calculada na etapa S422. Na etapa S433, o processo obtém o tempo de circulação de combustível contínuo, a partir do contador de tempo. O contador de tempo é incrementado na etapa S240 cada vez que a circulação e combustível á executada.
Na etapa S434, o processo calcula um coeficiente de limitação de correção (menor que 1) usando a quantidade de suprimento de combustível e o tempo de circulação de combustível contínuo obtido na etapa S432 e S433 e um mapa de cálculo de coeficiente de limitação de correção (ver FIG. 17). O coeficiente de limitação de correção é usado para limitar a correção do valor de verificação de densidade de combustível baseado no valor de correção de densidade de combustível. A quantidade de suprimento de combustível e o tempo de circulação de combustível contínuo são usados como parâmetros do mapa de cálculo de coeficiente de limitação de correção. Na etapa S435, o processo corrige o valor de correção de densidade de combustível multiplicando o coeficiente de limitação de correção calculado e o valor de correção de densidade de combustível juntos. O processo de limitação de correção de densidade de combustível então termina.
Aumentando a quantidade de combustível suprida ao tanque de combustível 2 prolonga o tempo exigido para substituir o combustível na linha de suprimento de combustível (linha de suprimento de combustível 4 e tubulação de distribuição 8) com o combustível suprido. Como mostrado na FIG. 17, o mapa de cálculo de coeficiente de limitação de correção é configurado de maneira que o coeficiente de limitação de correção se tome pequeno como o tempo de circulação de combustível contínuo diminui e a quantidade de suprimento de combustível aumenta.
Quando o processo de limitação de correção de densidade de combustível na etapa S430 termina, o processo prossegue para a etapa S440 e calcula um valor de verificação de densidade de combustível estimada correspondente à densidade de combustível depois do suprimento de combustível. Isto é feito adicionando-se o valor de verificação de densidade de combustível excluindo o valor de correção de densidade de combustível e o valor de correção de densidade de combustível obtido nas etapas S420 e S430.
Na etapa S450, o processo atualiza o valor de verificação de densidade de combustível estimada calculado na etapa S440 de maneira a diminuir uma distorção da quantidade da correção da relação ar-combustível calculada pelo controle de relação ar-combustível a partir do valor de referência. O processo estabelece o valor de verificação de densidade de combustível estimado atualizado usado para o controle de injeção de combustível para corrigir o volume de injeção de combustível.
O processo na etapa S450 encontra uma média dos totais de correção de relação ar-combustível que são lidas durante os processos anteriores e atuais na etapa S450. O processo corrige o valor de verificação de densidade de combustível estimado de acordo com uma distorção da média do valor de referência. Como mostrado na FIG. 18, o processo na etapa S450 é executado para o primeiro tempo no ponto de tempo tl depois que o processo de verificação de densidade de combustível começa. Neste ponto de tempo, não há total de correção de ralação ar-combustível anterior. O valor de verificação de densidade de combustível estimado encontrado na etapa S440 é diretamente estabelecido como o valor de verificação de densidade de combustível usado para o controle de injeção de combustível. Depois disso, as condições de verificação são satisfeitas nos pontos de tempo t2 e t3 e assim por diante. Nestes pontos de tempo, o valor de verificação de densidade de combustível é atualizado de acordo com uma distorção da quantidade de correção da relação ar-combustível do valor de referência.
Quando o valor de verificação de densidade de combustível estimado é atualizado na etapa S450, o processo prossegue para a etapa S460. Na etapa S460, o processo atualiza o valor de verificação de densidade de combustível original (excluindo o valor de correção) usado para calcular o valor de verificação de densidade de combustível estimado na etapa S440 de acordo com a quantidade de correção usada para atualizar aquele valor estimado na etapa S450.
Na etapa S470, o processo determina se ou não uma relação de mudança do valor de verificação de densidade de combustível (excluindo o valor de correção) atualizada na Etapa S460 satisfaz uma porcentagem predeterminada (por exemplo, 1%). Quando a relação de mudança satisfaz a porcentagem especificada, é determinado que o valor de verificação de densidade de combustível é equivalente à densidade do combustível. O processo prossegue para a Etapa S480 e encontra o valor de verificação de densidade de combustível adicionando o valor de verificação de densidade de combustível (excluindo o valor de correção) atualizado na etapa S460 ao o valor de correção de densidade de combustível encontrado nas etapas S420 e S430. O processo estabelece que este valor de verificação de densidade de combustível será usado pelo controle de injeção de combustível para corrigir um volume de injeção de combustível até o próximo suprimento de combustível.
Na etapa S490, o processo armazena informações sobre conclusão da verificação de densidade de combustível depois do suprimento de combustível. O processo de cálculo de valor de verificação de densidade v\ de combustível então termina. Quando é determinado na etapa S470 que a relação de mudança do valor de verificação de densidade de combustível (excluindo o valor de correção) não satisfaz a porcentagem especificada, a verificação de densidade de combustível precisa continuar. O processo de cálculo de valor de verificação de densidade de combustível termina sem prosseguir para a etapa S490.
Como mencionado acima, o motor ECU 30, de acordo com a configuração, normalmente opera o microcomputador 40 para executar o processo de suprimento de combustível, não apenas quando o comutador de ignição 38 é ligado, mas também quando o comutador da tampa do combustível 28 é ligado.
O processo de suprimento de combustível determina se ou não o tanque de combustível 2 está suprido com combustível. Isto é feito executando-se o processo de determinação de suprimento de combustível (etapa SI40) quando o comutador da tampa de combustível 28 liga. Adequadamente, o motor ECU 30 pode detectar um suprimento de combustível para o tanque de combustível 2, independentemente se o motor de combustão interna para ou está operando.
O processo de determinação de suprimento de combustível encontra um total de suprimento de combustível a partir da quantidade de combustível detectada pelo manômetro de combustível 24 quando a tampa 25 do tanque de combustível 2 está aberta. O suprimento de combustível para o tanque de combustível 2 é determinado quando a quantidade de suprimento de combustível é maior ou igual que a quantidade padrão de suprimento (etapas
S142 a S145). É possível detectar precisamente o suprimento de combustível.
Quando o processo de determinação de combustível detecta um suprimento de combustível para o tanque de combustível 2, o processo de verificação de densidade de combustível executa o processo de determinação do tipo de combustível para determinar o tipo de combustível suprido (etapa S380). Quando o processo de determinação do tipo de combustível determina o tipo de combustível, o processo de cálculo de valor de verificação de densidade de combustível inicia (etapa S350).
O processo de cálculo de valor de verificação de densidade de combustível corrige o valor de verificação de densidade de combustível para a densidade de combustível do tanque de combustível depois do suprimento de combustível (etapa S440) baseado no tipo de combustível determinado pelo processo de determinação do tipo de combustível e pela quantidade de suprimento de combustível. O processo atualiza o valor de verificação de densidade de combustível corrigido baseado na distorção da quantidade de correção de relação ar-combustível do valor de referência (etapas S450 e S460). Desta maneira, o valor de verificação de densidade de combustível é atualizado. Isto é, a densidade de combustível é verificada.
Adequadamente com a configuração, como mostrado na FIG. 18, o ponto de tempo tl indica imediatamente depois da execução do processo de cálculo de valor de verificação de densidade de combustível depois do suprimento de combustível ao tanque de combustível 2. Neste ponto, o valor de correção de densidade de combustível é usado para corrigir o valor de verificação de densidade de combustível para um valor correspondente à densidade de combustível depois do suprimento de combustível. O subseqüente processo de cálculo de valor de verificação de densidade de combustível pode rapidamente convergir o valor de verificação de densidade de combustível em um valor ótimo correspondente à densidade de combustível atual.
Figure BRPI0702975B1_D0008
Um aparelho convencional atualiza o valor de verificação de densidade de combustível simplesmente baseado em uma distorção da quantidade de correção da relação ar-combustível do valor de referência. Como mostrado na FIG. 19, leva um longo tempo para convergir o valor de verificação de densidade de combustível para um valor ótimo (56% na FIG. 19) correspondendo à densidade de combustível atual. A configuração encontra um valor de correção de densidade de combustível imediatamente depois do suprimento de combustível e corrige o valor de verificação de densidade de combustível. O valor de verificação de densidade de combustível pode rapidamente convergir para o valor ótimo. É possível encurtar o tempo para convergir o valor de verificação de densidade de combustível para o valor ótimo.
A configuração estima uma densidade de combustível depois do suprimento de combustível para o tanque de combustível 2. Especificamente, a configuração encontra um valor de correção de densidade de combustível para corrigir o valor de verificação de densidade de combustível. Neste momento, a configuração não aumenta ou diminui a quantidade de suprimento de combustível ao motor de combustão interna. Não há possibilidades de uma emissão de exaustão degradada ou uma falha na ignição do motor de combustão interna. O motor de combustão interna pode operar estavelmente.
De acordo com a configuração, o processo de cálculo de valor de verificação de densidade de combustível é executado apenas quando o marcador de registros de suprimento de combustível está estabelecido. O marcador de registros de suprimento de combustível está estabelecido quando o processo de determinação de suprimento de combustível detecta o suprimento de combustível para o tanque de combustível 2 (etapa SI46). Este marcador é reinicializado (etapa S370) quando o processo de cálculo de valor de verificação de densidade de combustível determina que o valor de
Figure BRPI0702975B1_D0009
verificação de densidade de combustível converge para um valor ótimo, ou mais especificamente, quando uma relação de mudança do valor de verificação de densidade de combustível satisfaz a porcentagem especificada.
A configuração pode limitar a verificação de densidade de combustível para um periodo enquanto o valor de verificação de densidade de combustível converge para um valor ótimo depois do suprimento do tanque de combustível 2. É possível diminuir uma carga de processamento no microcomputador 40.
O marcador de registro de suprimento de combustível permanece para ser reinicializado mesmo quando o microcomputador 40 entra o estado de espera. Quando o microcomputador 40 entra o estado de espera sem concluir a verificação de densidade de combustível, por exemplo, reiniciando o microcomputador 40 depois disso, resume a verificação de densidade de combustível. O valor de verificação de densidade de combustível pode se equilibrar com a densidade de combustível no tanque de combustível 2 sem executar sempre a verificação de densidade de combustível.
Quando o processo de suprimento de combustível detecta o suprimento de combustível para o tanque de combustível 2, o marcador de registro de suprimento de combustível e o marcador de circulação de combustível são estabelecidos (etapa S147). Quando o marcador de circulação de combustível está estabelecido, o processo de circulação de combustível aciona a bomba de combustível 20 de maneira a injetar o combustível a uma vazão grande.
Quando o combustível é suprido ao tanque de combustível 2, o combustível na linha de suprimento de combustível (linha de suprimento de combustível 4 e tubulação de distribuição 8) é rapidamente substituído pelo combustível suprido ao tanque de combustível 2. Esta substituição é executada independentemente se motor de combustão interna está operando ou parado. Incidentalmente, a linha de suprimento de combustível se estende desde o tanque de combustível 2 até o injetor 6. Depois que o combustível é suprido, o processo de cálculo de valor de verificação de densidade de combustível pode rapidamente convergir o valor de verificação de densidade de combustível para um valor ótimo.
Quando a bomba de combustível 20 é acionada para circular o combustível durante uma operação de combustão interna, o processo de circulação de combustível adiciona um tempo de correção ao tempo de circulação de combustível. O tempo de circulação de combustível se toma mais longo do que aquele tempo gasto quando o motor de combustão interna de parada pára (etapa S233). Quando o motor de combustão interna está operando, o injetor 6 injeta o combustível para diminuir uma pressão. Isto pode prolongar o tempo exigido para substituir o combustível na linha de suprimento de combustível (linha de suprimento de combustível 4 e tubulação de distribuição 8) pelo combustível do tanque de combustível 2. Não obstante, o tempo de circulação de combustível pode ser estabelecido correspondendo ao tempo prolongado. O processo de circulação de combustível pode substituir com confiança o combustível da linha de suprimento de combustível pelo combustível do tanque de combustível 2.
O processo de circulação de combustível usa o marcador de circulação para determinar se ou não circular o combustível pelo acionamento da bomba de combustível 20. Da mesma forma que o marcador de registro de suprimento de combustível, o marcador de circulação de combustível mantém seu estado mesmo quando o microcomputador 40 entra o estado de espera.
Quando o microcomputador 40 entra o estado de espera sem concluir a verificação de densidade de combustível depois do suprimento de combustível, o processo de circulação pode substituir o combustível na linha de suprimento de combustível (linha de suprimento de combustível 4 e tubulação de distribuição 8) pelo combustível do tanque de combustível 2.
Neste caso, o tempo de circulação de combustível pode ser estabelecido subtraindo-se o tempo de circulação de combustível contínuo anterior (etapa S235). Isto evita que se prolongue desnecessariamente o tempo para acionar a bomba de combustível 20. É possível minimizar a energia consumida pela bomba de combustível 20.
Quando o combustível é suprido ao tanque de combustível 2 durante a operação do motor de combustão interna, a bomba de combustível 20 pode ser acionada já para suplementar o combustível injetado pelo injetor
6. Quando a bomba de combustível já está acionada para circular o combustível, o processo de circulação de combustível aumenta a quantidade de combustível injetada pela bomba de combustível 20 (etapa S225). Quando o tempo de circulação de combustível decorre para terminar a circulação de combustível, o processo de circulação de combustível retoma a quantidade de combustível injetada da bomba de combustível 20 para a quantidade original (etapa S296).
Quando o combustível é suprido ao tanque de combustível 2 durante a operação do motor de combustão interna, o processo pode prevenir uma diminuição na quantidade de combustível que é injetada a partir do injetor 6 e é circulado através da linha de suprimento de combustível (linha de suprimento de combustível 4 e tubulação de distribuição 8). O processo pode substituir rapidamente o combustível da linha de suprimento de combustível pelo combustível do tanque de combustível. Depois da circulação do combustível, o combustível pode ser continuamente suprido à linha de suprimento de combustível.
O processo de verificação de densidade de combustível executa o processo de cálculo de valor de verificação de densidade de combustível (etapa S350) enquanto o processo de circulação de combustível está circulando o combustível. Neste ponto, o processo de limitação de correção de densidade de combustível (etapa S430) limita a correção do valor
Figure BRPI0702975B1_D0010
de verificação de densidade de combustível. Para fazer isto, o processo corrige o valor de correção de densidade de combustível calculado pelo processo de cálculo de valor de correção de densidade de combustível (etapa S420) de acordo com o tempo de circulação de combustível contínuo.
Quando o combustível na linha de suprimento de combustível (linha de suprimento de combustível 4 e tubulação de distribuição 8) é substituído pelo combustível do tanque 2, a configuração pode prevenir que o valor de verificação de densidade de combustível seja excessivamente corrigido para um valor correspondente à densidade de combustível depois da substituição. A configuração pode também prevenir uma correção excessiva do valor de verificação de densidade de combustível a partir do prolongamento do tempo exigido para convergir o valor de verificação de densidade de combustível para um valor ótimo.
De acordo com a configuração, o processo de suprimento de combustível detecta um suprimento de combustível ao tanque de combustível 2 e estabelece o marcador de registro de suprimento de combustível. Neste momento, o processo estabelece o marcador de inibição de purga para inibir o controle de purga (etapa SI60). O processo inibe a válvula de controle 20 de purga de ser acionada ou aberta (etapa SI70). Quando a verificação de densidade de combustível está completa, o marcador de inibição de purga (etapa S372) é reinicializado para permitir que a válvula de controle de purga 20 seja acionada ou aberta (etapa S374).
A configuração pode resolver o seguinte problema. O controle de purga abre a válvula de controle de purga 20 durante a verificação de densidade de combustível. Um sistema de absorção de ar do motor de combustão interna é suprido com um vapor de combustível acumulado no recipiente 16. O vapor de combustível suprido varia o valor de verificação de densidade de combustível e prolonga o tempo para a verificação de densidade de combustível.
De acordo com a configuração, o motor ECU 30 funciona como o aparelho de verificação de densidade de combustível de acordo com a invenção. Dentre os processos executados pelo microcomputador 40 do motor ECU 30, o processo de determinação de suprimento da FIG.4 é equivalente ao dispositivo de detecção de suprimento de combustível da invenção. O processo de determinação do tipo de combustível da FIG. 11 é equivalente ao \ dispositivo de determinação do tipo de combustível da invenção. O processo de circulação de combustível da FIG.6 é equivalente ao dispositivo de controle de circulação da invenção.
No processo de cálculo de valor de verificação de densidade de combustível da FIG 12, o processo, nas etapas S420 até S440 calcula um valor de correção de densidade de combustível e corrige o valor de verificação de densidade e combustível. Este processo é equivalente ao dispositivo de estimativa de densidade de combustível da invenção. No processo de determinação de suprimento de combustível, o processo nas etapas S146 e S370 estabelece o marcador de registro de suprimento de combustível e o reinicializa quando o processo de verificação de densidade de combustível completa o cálculo do valor de verificação de densidade de combustível. A memória do microcomputador 40 armazena o marcador de registro de suprimento de combustível. O processo nas etapas S146 e S370 e a memória são equivalentes ao dispositivo de manter o registro de suprimento de combustível da invenção. No processo de suprimento de combustível da FIG.3, o processo nas etapas S160 e S170 estabelece o marcador de inibição de purga e inibe a purga da válvula de controle 20 de ser acionada. O processo nas etapas S160 e S170 é equivalente ao dispositivo de inibição de controle de purga da invenção.
Enquanto foi descrita a configuração preferida específica da presente invenção, deve ser entendido que a presente invenção não se limita a esta configuração, mas pode ser configurada de várias outras maneiras dentro do espírito e da essência da invenção.
Quando o combustível é suprido ao tanque de combustível 2 de acordo com a configuração, o processo de circulação de combustível na FIG. 6 substitui o combustível na linha de suprimento de combustível (tubulação de combustível 4 e tubulação de distribuição 8) pelo combustível no campo de combustível 2, O processo de verificação de densidade de / V combustível na FIG. 10 encontra um valor de verificação de densidade de combustível estimado depois do suprimento de combustível a partir de um valor de correção de densidade de combustível e um valor de verificação de densidade de combustível (excluindo o valor de correção) e atualiza o valor de verificação de densidade de combustível estimado. Desta maneira, é possível rapidamente verificar a densidade de combustível depois do suprimento de combustível. Esses processos precisam ser sempre executados em combinação um com outro. Um aparelho de verificação de densidade de combustível convencional pode diminuir o tempo exigido para a verificação de densidade de combustível simplesmente executando o processo de circulação de combustível na FIG. 6 depois do suprimento de combustível ou estimativa de uma densidade de combustível depois do suprimento de combustível para refletir a densidade no valor de verificação de densidade de combustível.

Claims (10)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Aparelho de verificação de densidade de combustível para um motor de combustão interna, em que:
    o aparelho de verificação de densidade de combustível detecta 5 uma relação de ar-combustível de uma mistura de combustível suprida a um motor de combustão interna compatível com um combustível misturado com álcool a partir de um componente de exaustão do motor de combustão interna, o aparelho de verificação de densidade de combustível é provido para um aparelho de controle do motor de combustão interna para corrigir a
    10 quantidade de combustível suprida ao motor de combustão interna de forma que a relação de ar-combustível atinja uma relação de ar-combustível alvo, o referido aparelho de verificação de densidade de combustível compreendendo:
    um dispositivo de detecção de suprimento de combustível (24) 15 para detectar suprimento de um combustível para um tanque de combustível (2) do motor de combustão interna; e um dispositivo de determinação de um tipo de combustível (30) para determinar um tipo de combustível suprido quando aquele dispositivo de detecção de suprimento de combustível (24) detecta suprimento do combustível
    20 para o tanque de combustível (2);
    caracterizado pelo fato de que:
    o aparelho de verificação de densidade de combustível verifica uma densidade de combustível do combustível suprido ao motor de combustão interna de acordo com uma mudança em um estado de operação do motor de
    25 combustão interna e refletindo um resultado no controle sobre a quantidade de combustível suprida, o referido aparelho de verificação de densidade de combustível compreendendo adicionalmente:
    um dispositivo de estimativa de densidade de combustível (30)
    Petição 870180058615, de 05/07/2018, pág. 6/12 para, quando o dito dispositivo de detecção de suprimento de combustível (24) detectar suprimento do combustível ao tanque de combustível e dito dispositivo de determinação do tipo de combustível (30) determinar o tipo de combustível suprido, estimar a densidade de combustível após o suprimento de combustível
    5 com base no tipo de combustível determinado, na quantidade de combustível suprida ao tanque de combustível (2) e num valor de verificação de densidade de combustível antes do suprimento de combustível, e refletir um resultado da estimativa no valor de verificação de densidade de combustível.
  2. 2. Aparelho de verificação de densidade de combustível para um 10 motor de combustão interna de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que:
    o motor de combustão interna tem uma Unha de suprimento de combustível (4) estendendo-se do tanque de combustível (2) até a válvula de injeção de combustível (6),
    15 a Unha de suprimento de combustível (4) é provida com um regulador de pressão (12) para retomar um combustível suprido a uma válvula de injeção de combustível (6) para o tanque de combustível via uma linha de retomo quando uma pressão de combustível naquela Unha de suprimento de combustível excede uma pressão predeterminada,
    20 o aparelho de verificação de densidade de combustível é provido com uma bomba de combustível (20) para bombear um combustível desde o tanque de combustível (2) para a linha de suprimento de combustível (4); e o aparelho de verificação de densidade de combustível é provido com o dispositivo de controle de circulação de combustível (30) para, quando o
    25 dispositivo de detecção de suprimento de combustível detectar suprimento de um combustível para o tanque de combustível (2), acionar a bomba de combustível (20) tal que uma pressão de combustível na Unha de suprimento de combustível (4) exceda a pressão predeterminada, e substitua um combustível na Unha de suprimento de combustível com o combustível suprido ao tanque de combustível.
    Petição 870180058615, de 05/07/2018, pág. 7/12
  3. 3. Aparelho de verificação de densidade de combustível para um motor de combustão interna de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que:
    dito dispositivo de estimativa de densidade de combustível (30) 5 corrige um resultado de estimativa da densidade de combustível de tal maneira a diminuir uma variação do valor de verificação de densidade de combustível antes do suprimento de combustível correspondentemente à redução de um tempo de circulação do combustível e reflete o dito resultado em um valor de verificação para a densidade de combustível enquanto o dispositivo de detecção
    10 de suprimento de combustível detecta suprimento de um combustível para um tanque de combustível e o dispositivo de controle de circulação de combustível completa reposição do combustível na Unha de suprimento de combustível.
  4. 4. Aparelho de verificação de densidade de combustível para um motor de combustão interna, em que:
    15 o aparelho de verificação de densidade de combustível detecta uma relação de ar-combustível de uma mistura de combustível suprida a um motor de combustão interna com um combustível misturado com álcool a partir de um componente de exaustão do motor de combustão interna, o aparelho de verificação de densidade de combustível é provido
    20 para um aparelho de controle do motor de combustão interna para corrigir a quantidade de um combustível suprida ao motor de combustão interna tal que a relação de ar-combustível alcance uma relação de ar-combustível alvo, o motor de combustão interna tem uma Unha de suprimento de combustível (4) estendendo-se do tanque de combustível (2) até a válvula de
    25 injeção de combustível (6), o referido aparelho de verificação de densidade de combustível compreendendo:
    um dispositivo de detecção de suprimento de combustível (24) para detectar suprimento do combustível para o tanque de combustível (2) do
    Petição 870180058615, de 05/07/2018, pág. 8/12 motor de combustão interna; e uma bomba de combustível (20) para bombear o combustível do tanque de combustível (2) para a linha de suprimento de combustível (4);
    caracterizado pelo fato de que:
  5. 5 o aparelho de verificação de densidade de combustível verifica uma densidade de combustível do combustível suprido ao motor de combustão interna de acordo com uma mudança em um estado de operação do motor de combustão interna e refletindo um resultado no controle sobre a quantidade de suprimento de combustível,
    10 a dita Unha de suprimento de combustível (4) é provida com um regulador de pressão (12) para retomar um combustível suprimido para aquela válvula de injeção de combustível (6) para o tanque de combustível (2) via uma Unha de retomo (14) quando uma pressão de combustível na referida Unha de suprimento de combustível (4) excede uma pressão predeterminada,
    15 o referido aparelho de verificação de densidade de combustível compreendendo adicionalmente:
    um dispositivo de controle de circulação de combustível (30) para, quando o dito dispositivo de detecção de suprimento de combustível (24) detectar suprimento de um combustível ao tanque de combustível (2), acionar
    20 a bomba de combustível (20) de tal maneira que uma pressão de combustível na Unha de suprimento de combustível (4) exceda a pressão predeterminada, e substituir um combustível na Unha de suprimento de combustível (4) com o combustível suprido ao tanque de combustível (2).
    5. Aparelho de verificação de densidade de combustível para um
    25 motor de combustão interna de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 4, caracterizado pelo fato de que:
    quando o motor de combustão interna pára e dito dispositivo de detecção de suprimento de combustível (24) detecta suprimento do combustível para o tanque de combustível (2), o dispositivo de controle de circulação de
    Petição 870180058615, de 05/07/2018, pág. 9/12 combustível (30) aciona a bomba de combustível (20) e substitui o combustível na Unha de suprimento de combustível (4) pelo combustível suprido pelo tanque de combustível (2).
  6. 6. Aparelho de verificação de densidade de combustível para um 5 motor de combustão interna de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que:
    quando o dito dispositivo de detecção de suprimento (24) detecta um suprimento do combustível para um tanque de combustível (2) durante uma operação do motor de combustão interna, o dispositivo de controle de circulação
    10 de combustível (30) aciona a bomba de combustível (20), substitui o combustível da Unha de suprimento de combustível (4) pelo combustível suprido ao tanque de combustível (2), e estabelece um tempo de circulação de combustível que é necessário à reposição maior do que aquele que é necessário quando o motor de combustão interna pára.
    15
  7. 7. Aparelho de verificação de densidade de combustível para um motor de combustão interna de acordo com a reivindicação 2 ou 4, caracterizado pelo fato de que:
    quando o dispositivo de detecção de suprimento de combustível (30) detecta suprimento do combustível para um tanque de combustível (2), o
    20 dispositivo de controle de circulação de combustível determina se ou não a bomba de combustível (20) é acionada, quando a bomba de combustível (20) não é acionada, o referido dispositivo de controle de circulação de combustível (30) começa acionando a bomba de combustível (20), substitui um combustível na Unha de suprimento
    25 de combustível (4) com o combustível suprido ao tanque de combustível (2), e pára a bomba de combustível (20), e quando a bomba de combustível (20) é acionada, o dispositivo de controle de circulação de combustível (30) aumenta a quantidade de combustível descarregada da bomba de combustível (20), substitui o combustível na bnha de
    Petição 870180058615, de 05/07/2018, pág. 10/12 suprimento de combustível (4) pelo combustível suprido pelo referido tanque de combustível (2), e retoma a quantidade de combustível descarregada da bomba de combustível (20) para um total de descarga original.
  8. 8. Aparelho de verificação de densidade de combustível para um 5 motor de combustão interna de acordo com a reivindicação 1 ou 4, caracterizado pelo fato de que:
    quando um total de combustível no tanque de combustível (2) excede uma quantidade padrão de suprimento predeterminado, o dispositivo de detecção de suprimento de combustível (24) determina que o combustível seja
    10 suprido ao tanque de combustível (2).
  9. 9. Aparelho de verificação de densidade de combustível para um motor de combustão interna de acordo com a reivindicação 1 ou 4, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente:
    um dispositivo de manutenção de registro de suprimento de um 15 combustível (30) que armazena um registro de suprimento que representa uma detecção de suprimento de um combustível para o tanque de combustível (2) pelo dispositivo de detecção de suprimento de combustível (24) e daí em diante deleta o registro de suprimento de combustível armazenado quando um controle sobre um total de combustível suprido com base em um resultado verificado da
    20 densidade de combustível leva o controle de relação de ar-combustível causar uma distorção da quantidade de correção da relação de ar-combustível a partir de um valor de referência menor do que ou igual a um valor predeterminado, em que a verificação da densidade de combustível é executada quando
    25 o dito dispositivo de manutenção de registro de suprimento de um combustível armazena um registro de suprimento de combustível.
  10. 10. Aparelho de verificação de densidade de combustível para um motor de combustão interna de acordo com a reivindicação 1 ou 4, caracterizado pelo fato de que:
    Petição 870180058615, de 05/07/2018, pág. 11/12 o aparelho de controle é construído para executar um controle de purga que supre um combustível evaporado do tanque de combustível (2) para um sistema de absorção de ar de um motor de combustão interna, e o aparelho de verificação de densidade de combustível (30) é 5 provido com dispositivo de inibição de controle de purga que inibe o controle de purga de ser executado durante a verificação da densidade de combustível.
    Petição 870180058615, de 05/07/2018, pág. 12/12
    1/15
BRPI0702975A 2006-07-14 2007-07-12 aparelho de verificação de densidade de combustível para um motor de combustão interna BRPI0702975B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2006194226A JP4529957B2 (ja) 2006-07-14 2006-07-14 内燃機関の燃料濃度学習装置

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0702975A BRPI0702975A (pt) 2008-02-26
BRPI0702975B1 true BRPI0702975B1 (pt) 2018-10-09

Family

ID=39075966

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0702975A BRPI0702975B1 (pt) 2006-07-14 2007-07-12 aparelho de verificação de densidade de combustível para um motor de combustão interna

Country Status (2)

Country Link
JP (1) JP4529957B2 (pt)
BR (1) BRPI0702975B1 (pt)

Families Citing this family (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP4883321B2 (ja) * 2008-02-25 2012-02-22 三菱自動車工業株式会社 内燃機関の制御装置
JP4672048B2 (ja) 2008-06-09 2011-04-20 三菱電機株式会社 内燃機関制御装置
KR100980932B1 (ko) 2008-07-02 2010-09-07 현대자동차주식회사 차량 연료 시스템에서의 연료량 제어 방법
JP5015877B2 (ja) * 2008-08-01 2012-08-29 富士重工業株式会社 エンジンの制御装置
JP4561906B2 (ja) * 2008-08-21 2010-10-13 トヨタ自動車株式会社 フレキシブル燃料内燃機関の燃料供給装置
JP4853503B2 (ja) * 2008-08-26 2012-01-11 トヨタ自動車株式会社 内燃機関の制御装置
JP5035805B2 (ja) * 2008-09-18 2012-09-26 三菱自動車工業株式会社 エンジンの制御装置
JP4985986B2 (ja) * 2008-10-07 2012-07-25 三菱自動車工業株式会社 燃料のアルコール濃度推定装置
JP4776704B2 (ja) * 2009-02-05 2011-09-21 三菱電機株式会社 内燃機関の制御装置
JP5751148B2 (ja) * 2011-11-28 2015-07-22 株式会社デンソー 燃料供給システム
JP6213507B2 (ja) * 2015-03-19 2017-10-18 トヨタ自動車株式会社 内燃機関の制御装置
US10914264B2 (en) * 2016-06-23 2021-02-09 Toyota Jidosha Kabushiki Kaisha Air-fuel ratio control apparatus and method for internal combustion engine
JP7050649B2 (ja) 2018-11-08 2022-04-08 愛三工業株式会社 内燃機関システム
JP7294236B2 (ja) * 2020-05-21 2023-06-20 トヨタ自動車株式会社 燃料供給装置の制御装置

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2515268A1 (fr) * 1981-10-28 1983-04-29 Inst Francais Du Petrole Procede et dispositifs de reglage automatique pour moteurs a combustion interne utilisant des polycarburants
JPH0526087A (ja) * 1991-07-19 1993-02-02 Fuji Heavy Ind Ltd Ffv用エンジンの始動制御方法及び始動補助装置
JPH055433A (ja) * 1991-06-26 1993-01-14 Nissan Motor Co Ltd 内燃機関の燃料供給装置
JPH0626414A (ja) * 1992-07-08 1994-02-01 Fuji Heavy Ind Ltd Ffv用エンジンの始動制御方法
JPH0666175A (ja) * 1992-08-20 1994-03-08 Unisia Jecs Corp 2サイクル内燃機関の空燃比制御装置
JPH06229340A (ja) * 1993-01-30 1994-08-16 Suzuki Motor Corp アルコール燃料供給装置
JP2004278449A (ja) * 2003-03-18 2004-10-07 Nissan Motor Co Ltd 内燃機関の燃料性状推定装置

Also Published As

Publication number Publication date
JP2008019830A (ja) 2008-01-31
BRPI0702975A (pt) 2008-02-26
JP4529957B2 (ja) 2010-08-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0702975B1 (pt) aparelho de verificação de densidade de combustível para um motor de combustão interna
JP4355713B2 (ja) Lpiガスインジェクターシステムとこれを利用した燃料漏れ防止方法、及び始動不良防止方法
US9371802B2 (en) Exhaust gas recirculation apparatus of engine with supercharger
BRPI0715852A2 (pt) aparelho de controle para motor de combustço interna
BRPI0904849B1 (pt) Aparelho para detecção de viscosidade de combustível
BRPI0801185B1 (pt) Controlador de suprimento de combustível para um motor de combustível flexível
JP2007211789A5 (pt)
JP2007211789A (ja) エバポガスパージシステムのリーク診断装置
JP2010019199A (ja) 内燃機関の制御装置
BRPI0902488B1 (pt) controlador de temperatura de combustível para um motor de combustão interna
JP2010043531A (ja) 内燃機関の燃料噴射制御装置
JP2020047375A (ja) ガス供給システム、ガス供給システムを備える燃料電池システム、ガス供給システムの制御方法
JP2009091963A (ja) 筒内噴射式内燃機関の停止後燃圧制御装置
JP4304468B2 (ja) 内燃機関の油温推定装置
BR112012016680B1 (pt) dispositivo de detecção de anormalidade para motor de combustão interna.
JP4605293B2 (ja) フレックス燃料機関の燃料供給制御装置
JP6594467B2 (ja) パージシステムの故障診断装置
JP2007231861A (ja) 内燃機関の油温推定装置
JP2001152971A (ja) 内燃機関の排気還流制御装置
JP2009191743A (ja) 異常判定装置
BRPI0702927B1 (pt) controlador de motor de um motor bicombustível
JP2009204322A (ja) 燃料の蒸気圧計測装置
JP2007137321A (ja) ハイブリッド車両の内燃機関制御装置
JP2010059946A (ja) 内燃機関の燃料供給装置
JP2006177288A (ja) エンジンの燃料系異常検出装置

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B09X Republication of the decision to grant [chapter 9.1.3 patent gazette]

Free format text: REPUBLICACAO DO PARECER DE DEFERIMENTO NOTIFICADO NA RPI NO 2484, DE 14/08/2018

B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 09/10/2018, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 17A ANUIDADE.