BRPI0615199A2 - elemento de absorÇço de som para meios de transporte, em particular para aeronaves - Google Patents
elemento de absorÇço de som para meios de transporte, em particular para aeronaves Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0615199A2 BRPI0615199A2 BRPI0615199-0A BRPI0615199A BRPI0615199A2 BR PI0615199 A2 BRPI0615199 A2 BR PI0615199A2 BR PI0615199 A BRPI0615199 A BR PI0615199A BR PI0615199 A2 BRPI0615199 A2 BR PI0615199A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- sound absorbing
- frame
- absorbing element
- sound
- base panel
- Prior art date
Links
Classifications
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B64—AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
- B64C—AEROPLANES; HELICOPTERS
- B64C1/00—Fuselages; Constructional features common to fuselages, wings, stabilising surfaces or the like
- B64C1/40—Sound or heat insulation, e.g. using insulation blankets
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B60—VEHICLES IN GENERAL
- B60R—VEHICLES, VEHICLE FITTINGS, OR VEHICLE PARTS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
- B60R13/00—Elements for body-finishing, identifying, or decorating; Arrangements or adaptations for advertising purposes
- B60R13/08—Insulating elements, e.g. for sound insulation
- B60R13/0815—Acoustic or thermal insulation of passenger compartments
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Physics & Mathematics (AREA)
- Acoustics & Sound (AREA)
- Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
- Soundproofing, Sound Blocking, And Sound Damping (AREA)
- Building Environments (AREA)
- Vehicle Interior And Exterior Ornaments, Soundproofing, And Insulation (AREA)
Abstract
ELEMENTO DE ABSORÇçO DE SOM PARA MEIOS DE TRANSPORTE, EM PARTICULAR PARA AERONAVES. Trata-se de um elemento de absorção de sons (1) para meios de transporte, em particular para aeronaves, que compreende, pelo menos, uma placa de absorção de sons (2 a 7) montada em uma placa de base (8) que está provida de uma multiplicidade de aberturas, em particular, uma tela perfurada (43) ou a similar usada para transmissão de sons. De acordo com a referida invenção, as placas de absorção de sons (2 a 7) são guarnecidas com uma moldura (9 a 14), pelo menos uma moldura (9 a 14) composta de um perfil de transmissão (30, 4?, 48) em, pelo menos, uma de determinadas seções em particular para a prevenção de fraturas de fadiga geradas por diferenças na rigidez entre a(s) moldura(s) (9 a 14) e a placa de base (8) A placa de base (8) que compreende uma multiplicidade de aberturas, em particular a tela perfurada (43), desse modo tornando possível a produção, quando combinada com as placas de absorção de sons (2 a 7) de um elemento de absorção de sons permeável ao ar (1).
Description
"ELEMENTO DE ABSORÇÃO DE SOM PARA MEIOS DE TRANS-PORTE, EM PARTICULAR PARA AERONAVES"
A invenção refere-se a um elemento de absorção desons para meios de transporte, em particular para aeronaves,composto de, pelo menos, um painel de absorção de sons ins-talado sobre um painel de base, no qual o painel de basecompreende uma multiplicidade de recessos, em particular umagrade perfurada ou similar para a transmissão de som.
Para o propósito de absorção de som em interioresde aeronaves são utilizados painéis superpostos que compre-endem um núcleo de estrutura alveolar como uma estrutura nú-cleo com camadas de cobertura em ambos os lados. O núcleo deestrutura alveolar, por exemplo, é formado usando papel No-mex® que está impregnado com resina fenólica, enquanto queas camadas de cobertura são executadas em material plásticoreforçado com fibras, em particular a partir de um denomina-do material prepeg. 0 termo material "prepreg" refere-se amateriais de tecido de fibra reforçada, tecidos intercaladoscom fibras reforçadas ou materiais de fibras reforçadas quetenham sido pré-impregnadas na fábrica com um sistema de re-sina adequada, por exemplo, uma resina epoxi ou similar, eentão, subseqüentemente, tratadas a temperaturas e pressõesadequadas sem quaisquer aditivos adicionais tais como, porexemplo, agentes de enrijecimento. Os tecidos intercaladoscom fibra reforçada, os materiais tecidos com fibras refor-çadas e as fibras reforçadas podem, por exemplo, compreenderfibras de carbono, fibras de vidro, fibras de aramide ou se-melhantes. No entanto, tais painéis superpostos não propor-cionam permeabilidade a gás em uma medida que vale a penamencionar.
Além disso, são conhecidos os elementos de absor-ção de sons nos quais uma camada de material de absorção desons está instalada entre as lâminas perfuradas de metal ousemelhantes. 0 peso por unidade de área de tais estruturasé, por via de regra, muito pesado para aplicações de enge-nharia de aeronaves.
0 objeto da presente invenção é criar um elementode absorção de sons para absorver o som em interiores de ae-ronaves, cujo elemento de absorção de som forneça uma perme-abilidade adequada de gás enquanto ao mesmo tempo seja leveno peso e durável.
O objeto de acordo com a invenção é alcançado porum elemento de absorção de sons de acordo com a reivindicação 1.
Como sempre o painel ou painéis de absorção desons é/são guarnecidos por uma moldura, na(os) qual(is), pe-lo menos em uma moldura, pelo menos em algumas seções, estáinstalado um perfil de transição, em particular para a pre-venção de fraturas de fadiga devido a mudanças graduais darigidez entre, pelo menos, uma moldura e o painel de base, oelemento de absorção de sons de acordo com a invenção é per-meável ao gás e tem um peso leve por unidade de área enquan-to, ao mesmo tempo, fornece boa rigidez mecânica. Os perfisde transição que estão providos de acordo com a invenção,entre o painel de base e a moldura que guarnece os painéisde absorção de sons no interior do elemento de absorção desons, asseguram que o elemento de absorção de sons de acordocom a invenção seja, substancialmente, isento de qualquerfadiga, mesmo em prolongados períodos de operação.
De acordo com uma incorporação vantajosa do ele-mento de absorção de sons de acordo com a invenção, pelo me-nos, um perfil de transição compreende um material plásticoauto-adesivo. 0 material plástico auto-adesivo torna possí-vel a aplicação dos perfis de transição de uma maneira sim-ples. Ao mesmo tempo é alcançada uma boa conexão mecânicados perfis de transição entre os segmentos de guarnição e opainel de base. Os perfis de transição são, por exemplo,formados com um composto de vedação de dois componentes comoum material plástico, em particular com base em um polímerode polisulfeto, polímero de politioéter, polímero de vinili-denofluoreto, polímero de hexafluoropropileno (FPM), políme-ro de poliuretano ou semelhantes. Os perfis de transição po-dem, por exemplo, compreender uma geometria transversal noformato quadrado, retangular, côncavo, triangular ou quartode círculo e pode, por exemplo, ser na forma das denominadasmercadorias a metro. Pelo corte correspondente por compri-mento, os requeridos perfis de transição que correspondem àsdimensões geométricas da moldura podem ser formados a partirde mercadorias a metro. Como uma alternativa, os perfis detransição podem, por exemplo, também ser formados usando umdos materiais plásticos acima mencionados na forma de umcomposto cortado por lâmina ou de um composto pulverizado.
De acordo com uma incorporação adicional vantajosado elemento de absorção de sons, todas as molduras são for-madas com quatro segmentos de moldura, nas quais os segmen-tos de moldura são, essencialmente, conectados ao painel debase de modo a entrar em contato e aproximadamente em ângu-los retos entre si e, respectivamente, com a finalidade deformar uma moldura essencialmente retangular.
Devido à geometria simples, de preferência, retan-gular da moldura do elemento de absorção de sons de acordocom a invenção, a mesma pode ser produzida de modo simples eeconômico. Em uma incorporação preferida, os segmentos demoldura são colados sobre um painel de base com a finalidadede formar as molduras. Em uma variante de incorporação al-ternativa do elemento de absorção de sons os segmentos demoldura também podem estar firmemente conectados ao painelde base por meio de métodos de soldagem.
Uma incorporação vantajosa adicional da invençãoapresenta, pelo menos, um perfil de transição a ser conecta-do, pelo menos, em algumas seções a, pelo menos, um segmentode moldura e ao painel de base. Visto que os segmentos demoldura são colados ao painel de base, o painel de base po-de, essencialmente, nas regiões internas das molduras, serestimulado a oscilar em decorrência da energia do som impin-gida. Como o material do painel de base é, de preferência,fino, as denominadas mudanças graduais da rigidez resultamna região de transição em relação aos segmentos de molduracolados, em particular na região das superfícies internasdos segmentos de moldura, cujas mudanças graduais de rigidezpodem conduzir a sintomas de fadiga, em particular a fratu-ras de fadiga nessas regiões, de modo que os perfis de tran-sição estão instalados para efetivamente suprimir as fratu-ras de fadiga, em particular nas regiões de transição entreas superfícies internas dos segmentos de moldura e o painelde base.
De acordo com uma incorporação vantajosa adicio-nal, os segmentos de moldura compreendem perfis ocos, emparticular perfis ocos retangulares, para drenar a água epartículas estranhas. O uso de perfis ocos retangulares, e-fetivamente, possibilita proporcionar a rigidez ao painel debase, enquanto que ao mesmo tempo assegura uma facilidade defabricação. Além disso, os perfis ocos retangulares tambémproporcionam uma boa força mecânica com peso leve. E, alémdisso, as partículas de impurezas ou água que tenham entradopodem ser facilmente drenadas através dos perfis ocos retan-gulares.
Uma incorporação vantajosa adicional apresenta umacorreia de conexão a ser aplicada, respectivamente, aos seg-mentos de moldura nas regiões angulares das molduras de modoa proporcionar um fortalecimento mecânico. A aplicação dascorreias nas regiões angulares dos segmentos de moldura quetenham sido colados no painel de base proporciona um efetivofortalecimento mecânico às molduras formadas pelos segmentosde moldura. Nessa instalação, dependendo do número de seg-mentos de moldura que se concentram nas regiões angulares,as correias de conexão podem ser em formato angular, em for-mato de T ou em formato cruzado. As correias de conexão po-dem ser coladas ou então podem ser firmemente conectadas aossegmentos de moldura mediante o uso de métodos conhecidos desoldagem.
De acordo com uma incorporação vantajosa adicio-nal, partindo das regiões angulares diagonalmente opostasde, pelo menos, uma moldura, uma correia de retenção esten-de-se, respectivamente, para a fixação do painel de absorçãode sons, do qual há pelo menos um, ao painel de base.
As correias de retenção, que estão dispostas dia-gonalmente e cruzadas, tornam possível fixar com segurançaos painéis de absorção de sons nas molduras. As correias deretenção podem estar conectadas nas regiões angulares dasmolduras por meio de conectores do tipo de grampos. Como umaalternativa para isso, as correias de retenção também podemser coladas às regiões angulares das molduras.
As incorporações vantajosas adicionais do elementode absorção de sons de acordo com a invenção estão divulga-das nas reivindicações adicionais da patente.
A seguir estão apresentados nos desenhos:
A Figura 1 é uma vista posterior do elemento de.absorção de sons de acordo com a invenção.
A Figura 2 é uma vista em perspectiva da área IIda Figura 1.
A Figura 3 é uma vista em perspectiva ampliada daárea III da Figura 2.
A Figura 4 é uma vista deflagrada ampliada da áreaIV da Figura 2.
A Figura 5 é uma vista em perspectiva de uma regi-ão angular do elemento de absorção de sons completamenteinstalado.Os elementos de construção idênticos nos desenhostêm os mesmos números de referência.
A Figura 1 apresenta uma vista posterior do ele-mento de absorção de sons de acordo com a invenção.
Na incorporação exemplar apresentada, o elementode absorção de sons 1 compreende seis painéis de absorção desons 2 a 7. Seis molduras essencialmente retangulares 9 a 14estão coladas ao painel de base 8. As molduras 9 até 14, emparticular, usadas para acomodar os painéis de absorção desons 2 a 7.
As molduras retangulares 9 a 14 compreendem quatrosegmentos horizontais de moldura 15 a 18 bem como um totalde nove segmentos verticais de moldura, dos quais, para finsde esclarecimento, somente o primeiro segmento de moldura19, que é representativo dos demais segmentos de moldura,apresenta um número de referência. Os segmentos de moldura,de preferência, compreendem perfis ocos retangulares com afinalidade de tornar possível a drenagem de água e partícu-las estranhas. Como uma alternativa, os segmentos de molduratambém podem compreender outros formatos de perfis, por e-xemplo, perfis quadrados ou similares. Em todos os casos, hácorreias de conexão coladas sobre as regiões angulares dasmolduras 9 a 14 para proporcionar fortalecimento mecânico àsmolduras 9 a 14, cujas correias de conexão, para fins de es-clarecimento, somente uma correia de conexão 20, que é re-presentativa das demais correias de conexão, apresenta umnúmero de referência. A correia de conexão 20 é em formatoangular com dois membros que estão instalados em ângulos re-tos entre si, porque dois segmentos de moldura se encontramnesta região. Dependendo do número (dois ou três) de segmen-tos de moldura contíguos, as outras correias de conexão po-dem ser em formato de T ou cruzadas. Nas regiões angularesdas molduras 9 a 14, os segmentos de moldura ficam contí-guos, essencialmente, em ângulos retos, onde mais uma vez,somente para fins de esclarecimento, a região angular 21 a-presenta um número de referência. Na região angular 21 tam-bém está provida uma correia de conexão que, somente parafins de esclarecimentos relacionados aos segmentos de moldu-ra contíguos 15, 19 e da correia de retenção 22, não estáapresentada no desenho.
Em cada caso, duas regiões angulares opostas deuma moldura 9 a 14 compreendem correias de retenção, dasquais somente a correias de retenção 22, 23 apresentam núme-ros de referência. Na totalidade, as correias de retençãofixam os painéis de absorção de sons 2 a 7 nas molduras 9 a14.
A Figura 2 apresenta uma vista parcial em perspec-tiva do elemento de absorção de sons 1 apresentado na Figura 1.
Os painéis de absorção de sons 6, 7 são guarneci-dos pelas, entre outros elementos, molduras 13 e 14. Confor-me apresentado na Figura 2, a correia de retenção 23 estáprojetada de modo a ser levemente angulada em ambas regiõesdas extremidades. Este projeto previne amplamente qualquerpressão para baixo sobre os painéis de absorção de sons nasregiões das extremidades das correias de retenção. Além dis-so, em ambas regiões das extremidades da correia de retenção23 estão providos orifícios perfurados para a fixação dacorreia de retenção 23 na moldura 14 ou no painel de base 8.
A Figura 3 apresenta uma vista ampla da área IIIda Figura 2, na qual nesta região os molduras 11, 12, 13, 14com o segmento de moldura 17 bem como os segmentos de moldu-ra contíguos 24, 25. Os painéis de absorção de sons 4, 5, 67, não estão apresentados de modo que o painel de base 8 a-baixo dos referidos painéis de absorção de sons 4, 5, 6, 7não estão visíveis. Por meio de um conector do tipo de gram-po 26 como um meio de conexão, a correia de retenção 23 e ascorreias de retenção adicionais 27 a 29 estão conectadas aosegmento de moldura 17 colado sobre o painel de base 8. Emtodo caso, está instalado um perfil de transição 30 nos seg-mentos de moldura 17, 24, 25, em outras palavras, o referidoperfil de transição 30 está colado ao painel de base 8 e aorespectivo segmento de moldura. Somente um perfil de transi-ção 30, que é representativo dos demais perfis de transição,compreende um número de referência. Na incorporação apresen-tada, o perfil de transição 30 compreende uma geometriatransversal essencialmente triangular de modo que uma super-fície de membro do perfil de transição 30 repousa contra orespectivo segmento de moldura enquanto que a outra superfí-cie de membro repousa contra o painel de base 8 ou está co-lado à este painel de base 8. Nesta instalação o perfil detransição 30 ou o(s) perfil(s) de transição adicional(s)compreende(m) um material plástico elástico auto-adesivo. Osperfis de transição compreendem, por exemplo, um composto devedação de dois componentes, em particular com base em umpolímero de polisulfeto, polímero de politioéter, polímerode vinilidenofluoreto, polímero de hexafluoropropileno(FPM), polímero de poliuretano ou semelhantes. Como uma al-ternativa, os perfis de transição podem, por exemplo, tambémser formados usando um dos materiais plásticos acima mencio-nados na forma de um composto cortado por lâmina ou de umcomposto pulverizado.
Nas quatro regiões angulares 31 a 34, os perfis detransição não estão cortados em meia-esquadria de modo quepequenas áreas quadradas do painel de base 8 não estão co-bertas pelos perfis de transição ou pelo perfil de transi-ção 30, e de modo que o água e as partículas estranhas podemser drenadas. Uma correia de conexão colada 35 apresenta umformato cruzado com a finalidade de interconectar o segmentode moldura de passagem 17 e dois segmentos de moldura 24, 25que unem o primeiro a um ângulo reto ao painel de base 8 a-lém da conexão adesiva.
A Figura 4 apresenta uma vista deflagrada ampliadada área IV na Figura 2. 0 painel de absorção de sons 7 estáguarnecido pelo segmento de moldura 18 e pelo segmento demoldura 36. Os segmentos de moldura 18, 36 são colados sobreo painel de base 8 por meio de camadas adesivas 37, 38. Acorreia de retenção 23 está apresentada acima do painel deabsorção de sons 7. Além disso, os segmentos de moldura 18,36 estão interconectados por meio de uma correia de conexãocolada 39 com a finalidade de aumentar a força mecânica.
Neste processo a correia de conexão 39 está colada proa meiode uma camada adesiva 40. Com a finalidade de aperfeiçoar aforça da conexão mecânica entre o painel de base 8, os seg-mentos de moldura 18, 36, a correia de conexão 39 e a cor-reia de retenção 23, e com a finalidade de prover um padrãoadicional de carga em caso de falha da conexão adesiva, asregiões das extremidades dos componentes acima mencionadoscompreendem duas aberturas através das quais os dois conec-tores do tipo de grampo 41, 42 podem ser admitidos e fixadoscomo meios de conexão. Os conectores do tipo de grampo 41,10 42, de preferência, suportam a instalação sem o uso de fer-ramentas. Para fins de esclarecimento, os orifícios nos com-ponentes acima mencionados não apresentam quaisquer númerosde referência.
Pelo menos subjacente ao painel de absorção desons 7, o painel de base 8 compreende uma grade perfurada 43que é essencialmente usada para transmitir o som das ondassonoras impingidas na parte frontal 44 do elemento de absor-ção de sons 1 de acordo com a invenção aos painéis de absor-ção de sons 7. Além disso, na região das bordas interiores45, 46 dos segmentos de moldura 18, 36 estão instalados per-fis de transição auto-adesivos 47, 48 que compreendem, porexemplo, um geometria transversal triangular. Como uma al-ternativa, os perfis de transição 47, 48 também podem com-preender uma geometria transversal em formato quadrado, re-tangular, côncavo ou de quarto de círculo. Devido às suascaracterísticas auto-adesivas, os perfis de transição 47, 48estão firmemente conectados tanto pelas bordas interiores45, 46 quanto pelo painel de base 8, ou estão fixamente co-ladas ao último. Os perfis de transição 47, 48 são, em par-ticular, usados para reduzir o risco de fadiga de materialque ocorre na região da mudança gradual da rigidez que re-de absorção de sons 7 e os segmentos de moldura 18, 36 damoldura 14. Devido à sua fina espessura do material, a regi-ão interna 49 do painel de base 8 tende à oscilação mecânicaem decorrência de ondas de som impingidas, enquanto que naregião dos segmentos de moldura 18, 36 o estimulo à oscila-ção não vale a pena mencionar, do painel de base 8 é difi-cilmente possível, devido à alta rigidez mecânica da moldu-ra 7 e do painel de base 8 conectado à referida moldura 7,de modo que na região desta mudança gradual de rigidez pode-riam provavelmente ocorrer fraturas de fadiga caso não hou-vessem os perfis de transição 47, 48.
Além disso, estão providos dois grampos que, depreferência, sejam eletricamente condutíveis, que tambémcompreendem um orifício e que serve para estabelecer cone-xões condutivas entre os segmentos de moldura 18, 36 e opainel de base 8. Os grampos 50, 51 estão conectados aos co-nectores do tipo de grampos 41, 42, os segmentos de moldura18, 36, o painel de base 8, a correia de conexão 39 e a cor-reia de retenção 23.
Além disso, meios de vedação 52, 53, por exemplo,na forma de vedações elásticas planas ou semelhantes, estãoinstalados nos segmentos de molduras. Os meios de vedação52, 53 possibilitam uma conexão amplamente a prova de gás, aprova de fumaça e a prova de pressão do elemento de absorçãode sons 1 para elementos de construção adicionais (não apre-sentados em pormenores).
A Figura 5 apresenta a região angular do elementode absorção de sons 1, da Figura 4, de acordo com a invençãoem seu estado completamente instalado.
0 painel de absorção de sons 7 é guarnecido pelosegmento de moldura 18 e pelo segmento de moldura 36. Emuma região angular 54 o segmento de moldura 18 e o segmentode moldura 36 que na incorporação exemplar apresentada sãoformados com o uso de perfis ocos retangulares, são interco-nectados de modo que se unem a um ângulo de aproximadamente99°. Nesta instalação os segmentos de moldura 18, 36 são co-lados sobre o painel de base 8 e, além disso, em uma regiãoangular 54 os mesmos estão conectados por meio de uma cor-reia de conexão em formato angular colada 39. Na região an-gular 54, a correia de conexão 39, os segmentos de moldura18, 36 e o painel de base 8 estão envolvidos pelos grampos50, 51 com a finalidade de estabelecer uma conexão eletrica-mente condutiva entre os segmentos de moldura 18, 36 e opainel de base 8. Nesta instalação, o painel de base 88, ossegmentos de moldura 18, 36, a correia de conexão 39 bem co-mo os dois grampos 50, 51 estão adicionalmente conectadospor meio de conectores do tipo de grampo 41, 42. Além disso,os meios de vedação 52, 53 foram aplicados aos segmentos demoldura 18, 36.
Devido ao fato de que os segmentos de moldura 18,36 da moldura 14, cujos segmentos de moldura 18, 36 compre-endem perfis retangulares, estão somente conectados de modoa ficar contíguos em ângulos retos na região angular 54, aspartículas estranhas, por exemplo, grãos de areia ou águaque encontram passagem podem sair através da abertura 55 nosegmento de moldura 18. Portanto, todas as molduras usadaspara envolver ou mecanicamente fixar os painéis de absorçãode sons do elemento de absorção de sons 1 estão habilitadosa drenar e, por exemplo, estão protegidos de processos cor-rosivos em decorrência de umidade que não pode ser drenada.
0 painel de base, os segmentos de moldura e ascorreias de conexão podem compreender quer materiais metáli-cos quer materiais plásticos. Dependendo do material usado,a conexão dos segmentos de moldura conectados ao painel debase ou a conexão dos segmentos de moldura às correias deconexão, pode ser efetuada por quaisquer métodos adesivosdesejados, por métodos de soldagem ou soldadura, em particu-lar por pontos de soldagem, soldagem por ultra-som, soldagema laser ou similares.
Por exemplo, alumínio, liga de alumínio, aço, ligade aço, aço inoxidável ou ligas de titânio podem ser usadoscomo materiais metálicos para os segmentos de moldura, parao painel de base e das correias de conexão. Como uma alter-nativa, os segmentos de moldura, o painel de base e as cor-reias de conexão também podem ser formados mediante a utili-zação do material "prepreg" previamente impregnado, em par-ticular com resinas de epoxi reforçado com fibra de carbonoou similar. Além disso, as resinas de poliéster, as resinasfenólicas e resinas BMI também podem ser consideradas comomateriais não-metálicos, em cada caso com reforço de fibrasque compreendem fibras de vidro, fibras de carbono, fibrasde aramide ou semelhantes.
Se os segmentos de moldura, o painel de base e ascorreias de conexão são, pelo menos, em parte fabricadas dematerial metálico, neste caso, por exemplo, interconectadaspor meio de uma conexão de solda ou conexão de soldadura,não há necessidade de equipar com grampos para estabeleceruma conexão condutiva.
Os painéis de absorção de sons podem compreenderquaisquer materiais absorventes de som, por exemplo, lã mi-neral, espuma de plástico, lã de vidro, materiais de fibratecidos ou similares.
Claims (12)
1. Elemento de absorção de sons (1) para meios detransporte, em particular para aeronaves, CARACTERIZADO pelofato de que compreende, pelo menos, um painel de absorção desons (2-7) instalado em uma placa de base (8), com a placade base (8) composta de uma multiplicidade de recessos, emparticular, uma grade perfurada (43) ou similar usada paratransmissão de sons, sendo que, em cada caso, o painel ou ospainéis de absorção de sons (2 a 7) está/estão guarnecidoscom uma moldura (9 a 14), na qual em pelo menos uma moldura(9 a 14), pelo menos em algumas seções, está instalado umperfil de transição (30, 47, 48), em particular, para a pre-venção de fraturas de fadiga devido a mudanças graduais darigidez entre, pelo menos, uma moldura (9 a 14) e a placa debase (8).
2. Elemento de absorção de sons (1), de acordo coma reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que, pelo me-nos, um perfil de transição (30, 47, 48) compreende um mate-rial plástico auto-adesivo.
3. Elemento de absorção de sons (1), de acordo coma reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADO pelo fato de que amoldura ou molduras (9—14) são, cada uma, formada com quatrosegmentos de moldura (15-19, 24, 25, 36), nas quais os seg-mentos de moldura (15-19, 24, 25, 36) são essencialmente co-nectados ao painel de base (8) de modo a ficar contíguos,aproximadamente em ângulos retos entre si, com a finalidadede formar uma moldura essencialmente retangular (9-14).
4. Elemento de absorção de sons (1), de acordo comqualquer uma das reivindicações 1 a 3, CARACTERIZADO pelofato de que, pelo menos, um perfil de transição (30, 47, 48)está conectado, pelo menos em algumas seções, a pelo menosum segmento de moldura (15-19, 24, 25, 36) e ao painel debase (8).
5. Elemento de absorção de sons (1), de acordo comqualquer uma das reivindicações de 1 a 4, CARACTERIZADO pelofato de que os segmentos de moldura (15-19, 24, 25, 36) com-preendem perfis ocos, em particular perfis ocos retangula-res, com a finalidade de tornar possível a drenagem da águae das partículas estranhas.
6. Elemento de absorção de sons (1), de acordo comqualquer uma das reivindicações de 1 a 5, CARACTERIZADO pelofato de que nas regiões angulares (21, 31-34, 54) das moldu-ras (9-14), em cada caso, está aplicada uma correia de cone-xão (20, 35, 39) aos segmentos de moldura (15-19, 24, 25, 36) para proporcionar um fortalecimento mecânico.
7. Elemento de absorção de sons (1), de acordo comqualquer uma das reivindicações de 1 a 6, CARACTERIZADO pelofato de que, iniciando pelas regiões angulares diagonalmenteopostas (21, 31-34, 54) de pelo menos uma moldura (9-14), emcada caso estende-se uma correia de retenção (22, 23, 27-29)para a fixação de, pelo menos, um painel de absorção de sons(2-7) ao painel de base (8).
8. Elemento de absorção de sons (1), de acordo comqualquer uma das reivindicações de 1 a 7, CARACTERIZADO pelofato de que as correias de retenção (22, 23, 27-29) nas re-giões angulares (21, 31-34, 54) das molduras (9-14) estãoconectadas mediante o uso de meios de conexão, em particu-lar, de conectores do tipo de grampo (41, 42) ou similares,ao painel de base (8).
9. Elemento de absorção de sons (1), de acordo comqualquer uma das reivindicações de 1 a 8, CARACTERIZADO pelofato de que, pelo menos, um segmento de moldura (15-19, 24,- 25, 36) , pelo menos, em algumas seções compreende, pelo me-nos, um meio de vedação (52, 53), em particular uma vedaçãoplana ou similar.
10. Elemento de absorção de sons (1), de acordocom qualquer uma das reivindicações de 1 a 9, CARACTERIZADOpelo fato de que na região de, pelo menos, um segmento demoldura (15-19, 24, 25, 36), pelo menos, um grampo (50/51)está instalado de modo a proporcionar uma conexão condutivaao painel de base (8).
11. Elemento de absorção de sons (1), de acordocom qualquer uma das reivindicações de 1 a 10, CARACTERIZADOpelo fato de que, pelo menos, um painel de absorção de sons(2-7) compreende um material de absorção de sons, em parti-cular, de espuma de plástico, lã de vidro, lã mineral ou si-milar.
12. Elemento de absorção de sons (1), de acordocom qualquer uma das reivindicações de 1 a 11, CARACTERIZADOpelo fato de que, pelo menos, um painel de base (8) e ossegmentos de moldura (15-19, 24, 25, 36) compreendem, pelomenos, um material metálico ou um material plástico.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
DE102005039767.0 | 2005-08-23 | ||
DE102005039767A DE102005039767B4 (de) | 2005-08-23 | 2005-08-23 | Schalldämmelement für Verkehrsmittel, insbesondere für Luftfahrzeuge |
PCT/EP2006/008291 WO2007022973A2 (de) | 2005-08-23 | 2006-08-23 | Schalldämmelement für verkehrsmittel, insbesondere für luftfahrzeuge |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0615199A2 true BRPI0615199A2 (pt) | 2011-05-10 |
Family
ID=37506745
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0615199-0A BRPI0615199A2 (pt) | 2005-08-23 | 2006-08-23 | elemento de absorÇço de som para meios de transporte, em particular para aeronaves |
Country Status (9)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US7837007B2 (pt) |
EP (1) | EP1917185B1 (pt) |
JP (1) | JP5047968B2 (pt) |
CN (1) | CN101242990A (pt) |
BR (1) | BRPI0615199A2 (pt) |
CA (1) | CA2618106C (pt) |
DE (2) | DE102005039767B4 (pt) |
RU (1) | RU2409501C2 (pt) |
WO (1) | WO2007022973A2 (pt) |
Families Citing this family (10)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE102008037143A1 (de) * | 2008-08-08 | 2010-02-11 | Airbus Deutschland Gmbh | Isolationsaufbau zum thermischen und akustischen Isolieren eines Luftfahrzeugs |
FR2936219B1 (fr) * | 2008-09-23 | 2010-09-17 | Airbus France | Structure de fuselage pour fixation combinee de matelas d'isolation et d'equipements, aeronef incorporant une telle structure. |
CN104507797B (zh) * | 2012-07-06 | 2017-11-07 | C&D佐迪阿克公司 | 带有声学材料的飞机内部面板 |
US8997923B2 (en) * | 2013-08-12 | 2015-04-07 | Hexcel Corporation | Sound wave guide for use in acoustic structures |
CN105059210B (zh) * | 2015-08-07 | 2019-04-05 | 郑州宇通客车股份有限公司 | 一种面板固定结构和隔断及具有该隔断的车辆 |
EP3412893B1 (de) * | 2017-05-17 | 2020-03-11 | BDD Beteiligungs GmbH | Isolierverkleidung |
RU2688566C1 (ru) * | 2018-06-07 | 2019-05-21 | Федеральное государственное унитарное предприятие "Крыловский государственный научный центр" | Локальный вибропоглотитель |
EP3824149B1 (en) * | 2018-07-20 | 2023-06-21 | DK Gevels B.V. | Wall assembly |
RU2713264C1 (ru) * | 2019-04-18 | 2020-02-04 | Федеральное государственное унитарное предприятие "Крыловский государственный научный центр" | Вибропоглотитель |
US20220010549A1 (en) * | 2020-07-09 | 2022-01-13 | James G. Thompson | Noise Barriers and Methods of Their Manufacture |
Family Cites Families (22)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US2118998A (en) * | 1937-08-10 | 1938-05-31 | Boeing Aircraft Co | Interior trim for aircraft |
US2819032A (en) * | 1953-10-20 | 1958-01-07 | Douglas Aircraft Co Inc | Aircraft fuselage having panel damping material |
US3021916A (en) * | 1959-04-06 | 1962-02-20 | William G Kemp | Reinforced acoustical unit |
FR1490522A (fr) * | 1966-04-19 | 1967-08-04 | Dassault Avions | Procédé et matériel d'insonorisation pour véhicules |
US4084366A (en) * | 1975-11-14 | 1978-04-18 | Haworth Mfg., Inc. | Sound absorbing panel |
US4416349A (en) * | 1981-09-30 | 1983-11-22 | The Boeing Company | Viscoelastically damped reinforced skin structures |
US4706422A (en) | 1984-07-06 | 1987-11-17 | Ashton Geoffrey B | Space divider |
JPS6183743A (ja) * | 1984-10-01 | 1986-04-28 | 新日本コア株式会社 | 吸音性を有する遮音パネル |
US4751979A (en) * | 1985-05-16 | 1988-06-21 | Airborne Express, Inc. | Engine noise suppression kit for the nacelles of a jet aircraft |
US5483778A (en) * | 1991-04-03 | 1996-01-16 | Scrivener; Paul | Modular panel system having a releasable tongue member |
DE9215618U1 (de) | 1992-11-17 | 1993-03-04 | Franke, Thomas, 57577 Hamm | Schallschutzsystem |
DE4413009A1 (de) | 1994-04-15 | 1995-10-19 | Naeher Georg Gmbh | Schallabsorber für Kraftfahrzeuge |
FR2733262B1 (fr) | 1995-07-07 | 1997-06-13 | Eurosilence | Dispositif d'isolation acoustique |
US6167665B1 (en) * | 1996-06-07 | 2001-01-02 | Herman Miller, Inc. | Corner post for a wall panel system |
US5768845A (en) * | 1996-10-04 | 1998-06-23 | Skyline Displays, Inc. | Module panel and assembly |
JPH10288990A (ja) * | 1997-04-15 | 1998-10-27 | Ishikawajima Harima Heavy Ind Co Ltd | 吸音材支持装置 |
DE19846436A1 (de) | 1998-10-08 | 2000-04-13 | Abb Patent Gmbh | Schallschutzsystem und Schallschutzelement für eine elektrische Maschine |
DE19916838A1 (de) | 1999-04-14 | 2000-11-02 | Andreas H Stranz | Statisch berechenbares und selbst tragendes Schalldämmelement |
DE20016051U1 (de) * | 2000-09-15 | 2002-02-21 | FAIST Automotive GmbH & Co. KG, 86381 Krumbach | Schallabsorbierende Verbundplatte |
US6883277B2 (en) * | 2001-06-15 | 2005-04-26 | Kimball International, Inc. | Floor-to-ceiling wall panel system |
RU2211898C1 (ru) | 2002-01-18 | 2003-09-10 | Андрианов Рудольф Алексеевич | Строительная панель |
RU28098U1 (ru) | 2002-07-02 | 2003-03-10 | Общество с ограниченной ответственностью "ИФК-Джетс" | Вибропоглощающая облицовка для отсеков и поперечных перегородок летательного аппарата |
-
2005
- 2005-08-23 DE DE102005039767A patent/DE102005039767B4/de not_active Expired - Fee Related
-
2006
- 2006-08-23 CA CA2618106A patent/CA2618106C/en not_active Expired - Fee Related
- 2006-08-23 US US11/990,861 patent/US7837007B2/en not_active Expired - Fee Related
- 2006-08-23 DE DE502006008345T patent/DE502006008345D1/de active Active
- 2006-08-23 WO PCT/EP2006/008291 patent/WO2007022973A2/de active Application Filing
- 2006-08-23 CN CNA2006800304706A patent/CN101242990A/zh active Pending
- 2006-08-23 EP EP06777042A patent/EP1917185B1/de not_active Not-in-force
- 2006-08-23 RU RU2008111010/11A patent/RU2409501C2/ru not_active IP Right Cessation
- 2006-08-23 JP JP2008527391A patent/JP5047968B2/ja not_active Expired - Fee Related
- 2006-08-23 BR BRPI0615199-0A patent/BRPI0615199A2/pt not_active IP Right Cessation
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
US20090133958A1 (en) | 2009-05-28 |
EP1917185A2 (de) | 2008-05-07 |
WO2007022973A2 (de) | 2007-03-01 |
DE102005039767B4 (de) | 2012-06-21 |
RU2008111010A (ru) | 2009-09-27 |
DE502006008345D1 (de) | 2010-12-30 |
CN101242990A (zh) | 2008-08-13 |
EP1917185B1 (de) | 2010-11-17 |
WO2007022973A3 (de) | 2007-05-31 |
CA2618106C (en) | 2012-04-24 |
JP2009505880A (ja) | 2009-02-12 |
DE102005039767A1 (de) | 2007-03-01 |
CA2618106A1 (en) | 2007-03-01 |
JP5047968B2 (ja) | 2012-10-10 |
US7837007B2 (en) | 2010-11-23 |
RU2409501C2 (ru) | 2011-01-20 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BRPI0615199A2 (pt) | elemento de absorÇço de som para meios de transporte, em particular para aeronaves | |
US5612117A (en) | Core-board | |
BR112014005197B1 (pt) | Estrutura acústica, estrutura precursora, método para fabricar uma estrutura acústica, aeronave e nacela para um motor de aeronave para fixação de septos em estrutura de favo de mel acústica | |
US4908254A (en) | Removable or hinged component for covering openings in the fuselage of an aircraft | |
BRPI0621653A2 (pt) | elemento tipo sanduìche para revestimento interno de absorção de som de meio de transporte, especialmente para revestimento interno de absorção de som de células de fuselagem de avião | |
WO2002095135A1 (en) | Sound-proof wall made of frp, and method of producing the same | |
WO2006103307A2 (es) | Pala para generadores eólicos | |
BR102012012991A2 (pt) | Painel integralmente endurecido e aeronave | |
ITPD20080327A1 (it) | Struttura di concentratore solare | |
US20090056237A1 (en) | Shelter and associated method of assembly | |
CN103910064A (zh) | 回旋连杆和设置有该连杆的飞行器发动机支架 | |
TW201339417A (zh) | 後箱區段,具有後箱區段的轉子葉片及具有此一轉子葉片之風力發電設備 | |
CN109312723B (zh) | 具有后框架结构的风轮机机舱 | |
US11465765B2 (en) | Engine pylon for coupling a jet engine to a wing of an aircraft | |
CN109763584A (zh) | 一种钢板阻尼器可更换的消能减震装置 | |
BR112021008244A2 (pt) | fabricação de lâmina de turbina eólica segmentada | |
KR20170008692A (ko) | 벽 구조 | |
TWM383012U (en) | Frame module of curtain wall | |
JPH11500194A (ja) | 足場装置 | |
US20100043450A1 (en) | System for attaching an engine to the structure of an aircraft, such as a sail wing aircraft | |
JP6982102B2 (ja) | 軌道車両の頭部モジュール | |
JP4059634B2 (ja) | 空間骨組構造体の制振構造 | |
CN218881271U (zh) | 隔音铝单板幕墙 | |
CN212154241U (zh) | 一种建筑结构楼面板的加固结构 | |
CN211597123U (zh) | 一种建筑保温层 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B25D | Requested change of name of applicant approved |
Owner name: AIRBUS OPERATIONS GMBH (DE) Free format text: NOME ALTERADO DE: AIRBUS DEUTSCHLAND GMBH |
|
B08F | Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette] | ||
B08K | Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette] |
Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2476 DE 19-06-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013. |