BRPI0611057A2 - processo para preparar uma solução de sais de ácido cianìdrico - Google Patents

processo para preparar uma solução de sais de ácido cianìdrico Download PDF

Info

Publication number
BRPI0611057A2
BRPI0611057A2 BRPI0611057-6A BRPI0611057A BRPI0611057A2 BR PI0611057 A2 BRPI0611057 A2 BR PI0611057A2 BR PI0611057 A BRPI0611057 A BR PI0611057A BR PI0611057 A2 BRPI0611057 A2 BR PI0611057A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
formamide
crude gas
process according
acid
hydroxide
Prior art date
Application number
BRPI0611057-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Andreas Deckers
Thomas Schneider
Helmuth Menig
Original Assignee
Basf Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Basf Ag filed Critical Basf Ag
Publication of BRPI0611057A2 publication Critical patent/BRPI0611057A2/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C01INORGANIC CHEMISTRY
    • C01CAMMONIA; CYANOGEN; COMPOUNDS THEREOF
    • C01C3/00Cyanogen; Compounds thereof
    • C01C3/08Simple or complex cyanides of metals
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C01INORGANIC CHEMISTRY
    • C01CAMMONIA; CYANOGEN; COMPOUNDS THEREOF
    • C01C3/00Cyanogen; Compounds thereof
    • C01C3/08Simple or complex cyanides of metals
    • C01C3/10Simple alkali metal cyanides

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Toxicology (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)

Abstract

PROCESSO PARA PREPARAR UMA SOLUçãO DE SAIS DE áCIDO CIANìDRICO. O presente pedido diz respeito a um processo para preparar uma solução de sais de ácido cianídrico, compreendendo as etapas de: a) preparar um gás bruto compreendendo ácido cianídrico mediante a desidratação de formamida até uma conversão de formamida<242> 97 % b) se apropriado, depurar do ácido o gás bruto obtido na etapa a); c) subsequentemente reagir o gás bruto obtido na etapa a) ou, se apropriado, na etapa b), com uma solução aquosa de um hidróxido, M(OH)~x~, em que M é selecionado do grupo consistindo em metais alcalinos e metais alcalino-terrosos, e x é dependente do estado de oxidação de M e é 1 ou 2.

Description

"PROCESSO PARA PREPARAR UMA SOLUÇÃO DE SAIS DE ÁCIDOCIANÍDRICO"
DESCRIÇÃO
A presente invenção diz respeito a um processo para prepararuma solução de sais de ácido cianídrico, a qual compreende a preparação deum gás bruto contendo ácido cianídrico pela desidratação da formamida, seapropriado submetendo-se o gás bruto resultante a depuração do ácido esubseqüente reação do gás bruto resultante com um hidróxido de metal,M(OH)x.
Os sais de ácido cianídrico, especialmente de cianeto de sódioe de potássio, encontram amplo uso para produzir vários produtos químicos,tais como agentes de complexação, precursores da cafeína e precursoresfarmacêuticos. Além disso, os sais de cianeto, especialmente o cianeto desódio e, também, o cianeto de cálcio, são usados em grandes quantidades paraa extração de ouro pela lixiviação do cianeto dos minérios.
A preparação dos sais de ácido cianídrico mediante aneutralização do ácido cianídrico com hidróxidos de metal, especialmentehidróxidos de metais alcalinos tais como o hidróxido de sódio, em soluçõesaquosas, é conhecida daqueles habilitados na técnica. O ácido cianídrico podeser neutralizado primeiramente isolando-se o ácido cianídrico do gás deprocesso bruto na forma pura, condensando-o e depois reagindo-o comhidróxidos de metal na fase líquida. Não obstante o sal de cianeto resultanteseja muito puro e uma solução em água de cerca de 30 % em peso não tenhavirtualmente nenhuma cor intrínseca, o procedimento acima descrito é técnicae energeticamente muito complexo.
De modo a que se seja capaz de operar a reação do ácidocianídrico com hidróxidos de metal com um menor nível de complexidade doaparelho, em cujo caso é da mesma forma possível reduzir o consumo deenergia, é vantajoso preparar os sais de cianeto reagindo-se diretamente o gásde processo bruto com hidróxidos de metal sem isolamento do ácidocianídrico puro.
Por exemplo, a US 4.847.062 diz respeito a um processo parapreparar cristais de cianeto de sódio mediante a reação do gás bruto quecontenha ácido cianídrico e seja preparado por meio do processo deAndrussow, compreendendo óxidos de carbono e água, com hidróxido desódio. A concentração de hidróxido de sódio é elevada o suficiente paraabsorver o ácido cianídrico e evitar a polimerização do ácido cianídrico, masbaixa o suficiente para prevenir a reação do carbonato de sódio, que éformada pela reação dos óxidos de carbono com hidróxido de sódio, com oácido cianídrico. O cianeto de sódio resultante é subseqüentemente isolado dasolução de cianeto de sódio na forma de cristais.
A US 3.619.132 diz respeito a um processo para prepararcianetos de metais alcalinos pela reação de um gás bruto livre de dióxido decarbono contendo ácido cianídrico com hidróxido de metal alcalino aquosoem uma primeira etapa em uma pressão abaixo da pressão atmosférica paraformar o cianeto de metal alcalino, e subseqüente cristalização do cianeto demetal alcalino em uma segunda etapa em uma pressão abaixo da pressão naprimeira etapa. O ácido cianídrico pode ser obtido de acordo com a US3.619.132 por meio de vários processos, por exemplo do monóxido decarbono e amônia, da formamida ou dos hidrocarbonetos e amônia.
Tipicamente, o ácido cianídrico é preparado industrialmentepela reação de hidrocarbonetos, especialmente o metano, com amônia(processo de Andrussow, processo de BMA). Tanto no processo deAndrussow quanto no processo de BMA, o uso de um catalisador de metalnobre é necessário.
Outros meios de preparar ácido cianídrico é a desidratação daformamida. Neste caso, inicialmente o metanol e o formiato de metila sãopreparados do gás de síntese (CO/H2), o formiato de metila então sendotransamidado com amônia em formamida. A formamida é termicamente lábile se decompõe em altas temperaturas em ácido cianídrico e água. Estaclivagem é muito seletiva. Desta maneira, é obtenível um gás de clivagem quetem uma alta concentração de ácido cianídrico e também simplesmentepequenas quantidades de amônia ou de outras substâncias gasosas tais comoCO2, CO ou H2. Além disso, o processo para preparar ácido cianídricomediante a desidratação da formamida tem a vantagem de que nenhumcatalisador de metal nobre dispendioso tem de ser usado, e de que o processotem um baixo nível de complexidade do aparelho.
Processos para preparar ácido cianídrico pela desidratação daformamida são especificados, por exemplo, nas EP-A O 209 039, DE-A 101385 53 e WO 2004/050587.
A desidratação da formamida sob pressão reduzida tem origemna seguinte equação (I):
HCONH2 HCN + H2O (I).
A EP-A 0 209 039 apresenta um processo para clivartermoliticamente a formamida na presença de oxigênio atmosférico através deóxido de alumínio altamente sinterizado ou corpos conformados de óxido dealumínio-óxido de silício ou através de corpos conformados de cromo-níquel-aço inoxidável resistentes à corrosão em alta temperatura.
A DE-A 101 385 53 diz respeito a um processo de preparar oácido cianídrico mediante a desidratação catalítica da formamida gasosa napresença de oxigênio atmosférico, o processo sendo realizado na presença deum catalisador compreendendo ferro na forma de ferro metálico e/ou de óxidode ferro.
A WO 2004/050587 diz respeito a um processo para prepararácido cianídrico mediante a desidratação catalítica a formamida gasosa em umreator que tenha uma superfície interna do reator composta de um açocontendo ferro e também cromo e níquel, e também a um reator para prepararácido cianídrico mediante desidratação catalítica da formamida gasosa, oreator tendo uma superfície interna do reator composta de um ácido contendoferro e também cromo e níquel.
Um processo de preparação para preparar soluções de sais decianeto partindo-se do ácido cianídrico que tenha sido obtido peladesidratação da formamida, não é apresentado nas EP-A 0 209 039, DE-A101 385 53 e WO 2004/050587.
É desejável preparar soluções de sais de cianeto que tenhamuma alta pureza, especialmente soluções que tenham mínima ou nenhuma corintrínseca.
Tais soluções de sais de cianeto devem ser preparadas em umprocesso que não tenha quaisquer etapas dispendiosas e de purificaçãoinconveniente.
O presente pedido, portanto, proporciona um processo parapreparar soluções de sais de cianeto que tenham mínima cor intrínseca eevitem as etapas dispendiosas e de purificação inconveniente.
Este objeto é alcançado por um processo para preparar umasolução de sais de cianeto, compreendendo as etapas de:
a) preparar um gás bruto compreendendo ácido cianídricomediante a desidratação da formamida até uma conversão de formamida > 97%, preferivelmente > 97,5 %, mais preferível > 98 %;
b) se apropriado, depurar do ácido o gás bruto obtido na etapa a);
c) subseqüentemente reagir o gás bruto obtido na etapa a) ou,se apropriado, na etapa b), com uma solução aquosa de um hidróxido de metal, M(OH)x, em que M seja selecionado do grupo consistindo de metaisalcalinos e metais alcalino-terrosos, e χ seja dependente do estado deoxidação de M e seja 1 ou 2.
A conversão da formamida na etapa a) do processo de acordocom a invenção foi determinada por espectroscopia infravermelha mediante adeterminação da quantidade de formamida no gás do processo.
As soluções aquosas dos sais de cianeto obtidos na etapa c)não possuem nenhuma, ou simplesmente baixa, cor intrínseca. O número dacor das soluções aquosas que são preparadas pelo processo de acordo com ainvenção é geralmente < 40 APHA, preferivelmente < 25 APHA, maispreferível < 6 APHA. O número da cor é medido nas soluções aquosas quetenham um conteúdo do sal de ácido cianídrico preparado de 30 % em peso.O número de cor APHA é determinado pela DIN 53409 (determinação donúmero da cor de Hazen; método APHA).
Foi observado que, surpreendentemente, as soluções aquosasde sais de cianeto com baixa cor intrínseca, especialmente com um número decor APHA como mencionado acima, são obtidos quando uma conversão deformamida particularmente elevada é obtida na etapa a) do processo deacordo com a invenção. Em uma conversão de formamida de < 97 %, sãoobtidas soluções aquosas do sal de cianeto que têm números de cor APHAsignificativamente mais elevados.
Etapa a)
Na etapa a), um gás bruto compreendendo ácido cianídrico éinicialmente preparado. Este é preparado na presente invenção mediante adesidratação da formamida, preferivelmente a formamida gasosa, até que umaconversão da formamida > 97 %, preferivelmente > 97,5 %, mais preferível >98 %. A formamida pode ser desidratada por qualquer processo conhecidodaqueles habilitados na técnica pelo qual uma conversão da formamida depelo menos 97 % pode ser obtida.
Em geral, o gás bruto obtido na etapa a) compreende ummáximo de 3,0 % em peso de formamida, preferivelmente um máximo de 2,5% em peso de formamida, mais preferível um máximo de 2,0 % em peso deformamida. A quantidade de formamida é determinada por espectroscopiainfravermelha.Processos adequados são especificados, por exemplo, nasEP-A 0 209 039, DE-A 101 385 53 e WO 2004/050587. O processoprossegue geralmente de acordo com a equação (I) que é estabelecida acima.
A formamida usada pode ser obtida, por exemplo, preparando-se primeiro o metanol e o formiato de metila do gás de síntese (CO/H2) edepois transamidando-se o formiato de metila com amônia para darformamida.
Em uma forma de realização, a etapa a) pode ser realizada deuma maneira tal que a formamida líquida seja evaporada em um trocador decalor, especialmente em um trocador de calor de feixes em tubo sob umapressão geralmente de 1 a 350 mbar e nas temperaturas geralmente de 80 a200 °C. Ainda dentro do tubo evaporador, os vapores de formamida sãoaquecidos geralmente até temperaturas de 300 a 480 °C. Entretanto, existetambém a possibilidade de superaquecer o vapor de formamida a temperaturasde 300 a 480 0C por meio de um trocador de feixes em tubo.
Preferência é dada à adição subseqüente de ar ou de oxigênioaos vapores resultantes de formamida em uma quantidade de 5 a 100 kg dear/1000 kg, preferivelmente de 20 a 80 kg de ar/1000 kg de vapor deformamida. A fração de ar ou a fração de oxigênio podem, se apropriado, seradicionadas no estado pré-aquecido. Este suprimento de oxigênio ou de arserve tanto para aumentar a conversão da formamida quanto para aumentar aseletividade do HCN.
Os vapores de formamida ou, se o ar ou o oxigênio tiveremsido adicionais, a mistura de formamida-ar ou de formamida-oxigênio são, naclivagem real da formamida em um reator, preferivelmente em um reatortubular, mais preferível em um reator multitubular, aquecidos a temperaturasde 300 a 650 °C, preferivelmente de 450 a 600 °C, mais preferível de 500 a540 °C.
Os reatores usados são reatores tubulares, especialmentereatores multitubulares, preferência sendo dada ao uso de um reator que tenhauma superfície interna do reator composta de um aço contendo ferro etambém cromo e níquel. Um tal reator é apresentado, por exemplo, na WO2004/050587. Quando este reator é usado, não existe nenhuma necessidade deusar outros catalisadores ou elementos internos.
Entretanto, é também possível usar outros reatores conhecidosdaqueles habilitados na técnica, na etapa a) do processo de acordo com ainvenção. É igualmente possível, no processo de acordo com a etapa a), usarcatalisadores ou elementos internos como apresentado, por exemplo, na EP-A0 209 039, na qual os corpos conformados altamente sinterizados consistindode 50 a 100 % em peso de óxido de alumínio e de 50 a 0 % em peso dedióxido de silício, ou corpos conformados de cromo-níquel-aço inoxidávelresistentes à corrosão em alta temperatura, são usados, ou catalisadores comoapresentados na DE-A 101 385 53, em que é usado um catalisador quecompreenda ferro em qualquer forma, preferivelmente na forma de ferrometálico e/ou como óxido de ferro. Estes catalisadores podem serintroduzidos no reator na forma de porções aleatórias ou em uma porçãoestruturada, por exemplo na forma de um misturador estático produzido deaço.
A pressão na etapa a) do processo de acordo com a invenção égeralmente de 30 a 350 mbar, preferivelmente de 50 a 250 mbar, maispreferível de 100 a 250 mbar.
O tem de permanência médio da formamida sobre a superfíciedo reator é geralmente de 0,01 a 0,25 s, preferivelmente de 0,01 a 0,15 s.
A Etapa a) do processo de acordo com a invenção pode serconduzida em uma faixa de ampla carga. Em geral, a carga superficial é de 1a 100 kg de formamida/m de área superficial do reator, preferivelmente de5 a80 kg de formamida/m de área superficial do reator, mais preferível de 10 a50 kg de formamida/m de área superficial do reator.Etapa b)
Se a clivagem da formamida na etapa a) for muito seletiva, éobtido um gás bruto que, além da água, tem uma alta concentração de ácidocianídrico e também pequenas quantidades de amônia ou outras substânciasgasosas tais como CO2, Co e H2. O gás bruto obtido na etapa a) pode,portanto, ser usado diretamente na etapa c) para se obter soluções de sal decianeto com apenas baixa cor intrínseca, caso haja alguma.
Entretanto, é também possível remover por lavagem a amôniaformada em pequenas quantidades na etapa a) mediante a depuração de ácidoantes da reação na etapa c). O ácido usado pode ser qualquer ácido mineral,preferivelmente o ácido sulfurico ou o ácido fosfórico.
A depuração de ácido dos gases brutos contendo formamida éconhecida daqueles habilitados na técnica e pode ser realizada por processosconhecidos daqueles habilitados na técnica (Ullmann's Encyclopedia ofIndustrial Chemistry 6~ edição capítulo HCN). Preferência particular é dada àdepuração com ácido sulfurico, muito particular preferência à depuração comácido sulfurico concentrado (95 a 96 % em peso de H2SO4).
A depuração de ácido sulfurico é geralmente realizada de umamaneira tal que o gás bruto obtido na etapa a) é passado através do ácidosulfurico concentrado. Este geralmente tem a temperatura de 5 a 40 °C, depreferência de 10 a 30 °C, mais preferível de 15 a 25 °C.
Etapa c)
Na etapa c), o gás bruto obtido na etapa a) é reagido(neutralizado), ou, se apropriado, o gás bruto obtido na etapa b) é reagido,com um hidróxido de metal.
O hidróxido de metal usado é um hidróxido da fórmulaM(OH)x em que M é selecionado do grupo consistindo em metais alcalinos emetais alcalino-terrosos, χ é dependente do estado de oxidação de M e é 1 ou2.Os metais alcalinos usados com preferência são Li, Na e K,mais preferível Na e K, e o mais preferível Na. Os metais alcalino-terrososusados com preferência são o Mg e o Ca, mais preferível Ca. O hidróxidousado é mais preferível seja um hidróxido em que M seja Na ou K e χ seja 1.
Hidróxidos preferidos são, assim, NaOH e KOH, muito particular preferênciasendo dada a NaOH. Observar-se-á que também é possível usar misturas dediferentes hidróxidos de metal.
O hidróxido é usado na forma de uma solução aquosa.
Na etapa c), muito particular preferência é assim dada ao usode uma solução de NaOH ou KOH em água. Especialmente preferida é umasolução de NaOH na água.
A solução do hidróxido compreende geralmente de 5 a 50 %em peso, preferivelmente de 15 a 50 % em peso, mais preferível de 30 a 50 %em peso, do hidróxido usado.
A reação na etapa c) é realizada geralmente nas temperaturasde 5 a 100 °C, preferivelmente de 10 a 80 °C, mais preferível de 20 a 60 0C.
A etapa c) é realizada geralmente pela passagem do gás brutoque é obtido na etapa a) ou, se apropriado, na etapa b), e compreende ácidocianídrico em uma solução aquosa que compreende um hidróxido M(OH)x.
Hidróxidos preferidos já foram especificados acima.
Em geral, o gás bruto contendo ácido cianídrico é introduzidona solução contendo o hidróxido até que um excedente de hidróxidogeralmente de 0,1 a 5 % em peso, preferivelmente de 0,2 a 2,0 % em peso,seja obtido. Quando este excesso de hidróxido tiver sido obtido, a introduçãodo gás bruto contendo o ácido cianídrico é interrompida.
Uma solução do sal de cianeto desejado em água é obtida. Oconteúdo de sais de cianeto na solução depende da quantidade de hidróxidousada na solução.
Em geral, é obtida uma solução em que um conteúdo do sal decianeto desejado de 5 a 40 % em peso, preferivelmente de 15 a 35 % em peso,mais preferível de 25 a 35 % em peso.
A solução resultante compreendendo o sal de cianeto desejadotem um número de cor APHA (da DIN 53 409) geralmente < 40,preferivelmente <25, mais preferível < 6.
Tais números de cor baixos são alcançados apenas quando sejausado um gás bruto compreendendo ácido cianídrico que é preparado na etapa
a) do processo de acordo com a invenção, o que significa que a conversão daformamida na etapa a) é > 97 %, preferivelmente > 97,5 %, mais preferível >98 %. Nas conversões da formamida inferiores, são obtidas as soluções desais de cianeto que têm números de cor significativamente mais elevados,como é conhecido nos exemplos anexos.
Em uma forma de realização preferida, a etapa c) do processode acordo com a invenção é realizada de uma tal maneira que o gás bruto quecontém o ácido cianídrico e é obtido na etapa a) ou, se apropriado, na etapab), é passado com uma temperatura geralmente de 60 a 150 °C,preferivelmente de 80 a 120 °C, mais preferível de 90 a 110 °C, dentro de umvaso, por exemplo um vaso agitado. O vaso é inicialmente carregado comuma solução aquosa contendo um hidróxido, hidróxidos e quantidades dehidróxidos preferidas sendo aquelas especificadas acima. A etapa c)(neutralização) é realizada geralmente nas temperaturas acima mencionadas eé possível, por exemplo, esfriar o vaso externamente. Preferência é dada amonitorar regularmente o conteúdo de hidróxido livre por amostragem, einterromper a introdução de gás no excesso de hidróxido acima mencionado.
Entretanto, é da mesma forma possível e abrangido pelapresente invenção realizar o processo de acordo com a invenção contínua ousemicontinuamente. Aparelho e condições de processo adequadas para odesempenho contínuo ou semicontínuo do processo de acordo com ainvenção, por exemplo colunas de gotejamento enchidas com elementosinternos (porções aleatórias, porções estruturadas, etc.) com resfriamentoexterno, são conhecidas daqueles versados na técnica.
As soluções obtidas no processo de acordo com a invençãopodem ser diluídas ainda pela adição de outro solvente aquoso ouconcentradas por processos adequados conhecidos daqueles habilitados natécnica. É da mesma forma possível isolar o sal de cianeto obtido na solução.Processos adequados para isolar o sal de cianeto são conhecidos daqueleshabilitados na técnica.
As soluções obtidas pelo processo de acordo com a invençãosão preferivelmente usadas diretamente ou após leve diluição adicional. Maispreferível, o conteúdo de sais de cianeto nas soluções fornecidas para outrouso, é de 10 a 40 % em peso, preferivelmente de 15 a 35 % em peso, maispreferível de 30 a 35 % em peso.
Os exemplos que seguem fornecem ilustração adicional dainvenção.
EXEMPLOS
A Preparação de um gás bruto contendo ácido cianídrico
Exemplo Al (da invenção)
Um tubo de reação de 4,5 m de comprimento produzido de aço1.4541 (aço V2A) com um diâmetro interno de 10 mm e um diâmetro externode 12 mm, é levado eletricamente a uma temperatura externa constante de 520°C. O tubo de reação tem uma área superficial específica de 400 m /m . Apressão interna no tubo é de 100 mbar abs. e é gerada por uma bomba devácuo.
Em um evaporador a montante, que se acha da mesma formasob a pressão de reação, 1,3 kg/h de formamida é evaporado a 145 0C epassado em cima do tubo de reação. Além disso, 13 NL de ar/h sãoalimentados na conexão entre o evaporador e o tubo de reação.
Na extremidade do tubo de reação, uma amostra é tomada eanalisada quanto a seus constituintes. A análise deu uma conversão deformamida de 98,5 % e uma seletividade de ácido cianídrico com base naformamida de 93,2 %.
Exemplo A2 (exemplo comparativo)
Um tubo de reação de 4,5 m de comprimento produzido de aço1.4541 (aço V2A) com um diâmetro interno de 10 mm e um diâmetro externode 12 mm, é levado eletricamente a uma temperatura externa constante de 500°C. O tubo de reação tem uma área superficial específica de 400 m /m . Apressão interna no tubo é de 200 mbar abs. e é gerada por uma bomba devácuo.
Em um evaporador a montante, que se acha da mesma formasob a pressão de reação, 2,4 kg/h de formamida são evaporados a 185 0C epassados em cima do tubo de reação. Além disso, 18 NL de ar/h sãoalimentados na conexão entre o evaporador e o tubo de reação.
Na extremidade do tubo de reação, uma amostra é tomada eanalisada quanto a seus constituintes. A análise deu uma conversão deformamida de 94,0 % e uma seletividade de ácido cianídrico com base naformamida de 93,8 %.
B. Preparação das soluções de sal de cianeto
Exemplo B1a (da invenção)
Para preparar o gás bruto contendo o ácido cianídrico:exemplo A1 (conversão da formamida: 98,5 %; seletividade do ácidocianídrico: 93,2 %).
A composição do gás bruto obtido no exemplo Al é comosegue (em % em peso): 55,5 % de HCN; 38,0 % de água; 1,5 % deformamida; 1,7 % de NH3; 2,9 % de CO2; 0,2 % de H2; 0,2 % de CO.
Para a remoção do NH3, o gás bruto é passado através de ácidosulfürico concentrado esfriado (20 °C). O gás bruto obtido desta maneira nãocontém qualquer NH3 detectável.A neutralização é efetuada pela passagem do gás brutocontendo o HCN (temperatura do gás bruto: 100 °C) dentro de um vasoagitado de 25 litros em que cerca de 10 litros de uma solução aquosa deNaOH a 40 % em peso são inicialmente carregados. Durante a neutralização a40 0C (resfriamento externo), o conteúdo de NaOH livre é monitoradoconstantemente (amostragem). Em um excedente de cerca de 0,5 % de NaOH,a introdução de gás é interrompida. Pequenas quantidades de água são usadaspara estabelecer um conteúdo de cianeto de 30 % em peso. O líquido decianeto assim obtido tem um número de cor APHA de 1.
Exemplo B2b (exemplo comparativo)
Processo para preparar o gás bruto compreendendo o ácidocianídrico: exemplo A2 (conversão da formamida: 94,0 %; seletividade doácido cianídrico: 93,8 %).
A composição do gás bruto obtido no exemplo A2 foi como aseguir (em % em peso): 53,0 % de HCN; 36,0 % de água; 6,0 % deformamida; 1,7 % de NH3; 2,9 % de CO2; 0,2 % de H2; 0,2 de CO.
Para a remoção do NH3, o gás bruto é passado através de ácidosulfurico concentrado esfriado (20 °C). O gás bruto obtido desta maneira nãocontém qualquer NH3 detectável.
A neutralização é efetuada pela passagem do gás brutocontendo o HCN (temperatura do gás bruto: 100 °C) dentro de um vasoagitado de 25 litros em que cerca de 10 litros de uma solução aquosa deNaOH a 40 % em peso são inicialmente carregados. Durante a neutralização a40 0C (resfriamento externo), o conteúdo de NaOH livre é monitoradoconstantemente (amostragem). Em um excedente de cerca de 0,5 % de NaOH,a introdução de gás é interrompida. Pequenas quantidades de água são usadaspara estabelecer um conteúdo de cianeto de 30 % em peso. O líquido decianeto assim obtido tem um número de cor APHA de 55.
TABELA 1Relaciona outros exemplos e exemplos comparativos dainvenção.
<table>table see original document page 15</column></row><table>
1) Os Exemplos Blb e Blc são realizados analogamente aoExemplo B la, exceto que um gás bruto compreendendo ácido cianídrico quetenha a composição especificada na Tabela 1, é usado em cada caso;
2) Os Exemplos B2a e B2c são realizados analogamente aoExemplo B2b, exceto que um gás bruto contendo o ácido cianídrico que tenhaa composição especificada na Tabela 1, é usado em cada caso;
3) Conversão da formamida [%];
4) Conteúdo de HCN no gás bruto usado [% em peso];
5) Conteúdo de H2O no gás bruto usado [% em peso];
6) Conteúdo de formamida (FA) no gás bruto usado [% empeso];
7) Conteúdo de NH3 no gás bruto usado [% em peso];
8) Conteúdo de CO2 no gás bruto usado [% em peso];
9) Conteúdo de CO no gás bruto usado [% em peso];
10) Conteúdo de H2 no gás bruto usado [% em peso];
11) Número de cor APHA de uma solução a 30 % em peso emágua (da DIN 53 409)
A Tabela 1 torna claro que, em uma conversão de formamida< 97 %, são obtidas soluções dos sais de cianeto que têm um número de corAPHA significativamente mais elevado do que as soluções que sãopreparadas partindo-se de um gás bruto compreendendo ácido cianídrico, aconversão da formamida sendo > 97 %.

Claims (10)

1. Processo para preparar uma solução de sais de ácidocianídrico, caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de:a) preparar um gás bruto compreendendo ácido cianídricomediante a desidratação da formamida até uma conversão de formamida > 97b) se apropriado, depurar do ácido o gás bruto obtido na etapaa);c) subseqüentemente reagir o gás bruto obtido na etapa a) ou,se apropriado, na etapa b), com uma solução aquosa de um hidróxido,M(OH)x, em que M é selecionado do grupo consistindo de metais alcalinos emetais alcalino-terrosos, e χ é dependente do estado de oxidação de M e é 1ou 2.
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que o ácido cianídrico é preparado na presença de ar ou oxigênio.
3. Processo de acordo com as reivindicações 1 ou 2,caracterizado pelo fato de que a etapa a) do processo é realizada de 300 a 6500C.
4. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1a 3, caracterizado pelo fato de que a carga superficial é de 1 a 100 kg deformamida/m2 de área superficial do reator.
5. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1a 4, caracterizado pelo fato de que a etapa a) do processo é realizada em umreator que tem uma superfície interna do reator composta de um aço contendoferro e, também, cromo e níquel.
6. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1a 5, caracterizado pelo fato de que a depuração do ácido na etapa b) é umadepuração de ácido sulfurico.
7. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1a 6, caracterizado pelo fato de que M na etapa c) do processo é um metalalcalino selecionado de Li, Na e K, e χ é 1.
8. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1a 7, caracterizado pelo fato de que o hidróxido na etapa c) do processo éNaOH.
9. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1a 8, caracterizado pelo fato de que a solução aquosa do hidróxido na etapa c)do processo compreende de 5 a 50 % em peso do hidróxido.
10. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1a 9, caracterizado pelo fato de que a reação na etapa c) é realizada de 5 a 100
BRPI0611057-6A 2005-06-07 2006-05-31 processo para preparar uma solução de sais de ácido cianìdrico BRPI0611057A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102005026326A DE102005026326A1 (de) 2005-06-07 2005-06-07 Verfahren zur Herstellung von Salzen der Blausäure
DE102005026326.7 2005-06-07
PCT/EP2006/062751 WO2006131467A2 (de) 2005-06-07 2006-05-31 Verfahren zur herstellung von salzen der blausäure

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0611057A2 true BRPI0611057A2 (pt) 2011-02-22

Family

ID=37024043

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0611057-6A BRPI0611057A2 (pt) 2005-06-07 2006-05-31 processo para preparar uma solução de sais de ácido cianìdrico

Country Status (15)

Country Link
US (1) US20080203355A1 (pt)
EP (1) EP1890966A2 (pt)
CN (1) CN101218177A (pt)
AP (1) AP2007004270A0 (pt)
AR (1) AR057345A1 (pt)
AU (1) AU2006256840A1 (pt)
BR (1) BRPI0611057A2 (pt)
CA (1) CA2610981A1 (pt)
DE (1) DE102005026326A1 (pt)
MX (1) MX2007015207A (pt)
NZ (1) NZ563912A (pt)
PE (1) PE20070058A1 (pt)
RU (1) RU2384526C2 (pt)
WO (1) WO2006131467A2 (pt)
ZA (1) ZA200800091B (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN101379204B (zh) 2006-02-03 2012-01-11 巴斯夫欧洲公司 用于氰化物浸提提取金和银的含金属氰化物水溶液
US8894961B2 (en) 2009-05-22 2014-11-25 E I Du Pont De Nemours And Company Sodium cyanide process
CN102502707B (zh) * 2011-10-26 2014-04-23 重庆紫光化工股份有限公司 从含氢氰酸混合气中提纯氢氰酸的方法
CN104556151B (zh) * 2013-10-12 2018-01-23 西北大学 一种普鲁士蓝的制备方法
DE102015211233A1 (de) * 2015-06-18 2016-12-22 Epc Engineering Consulting Gmbh Effizientes Verfahren zum Entgiften von cyanidhaltigen Abgasen und Abwässern in einem Verfahren zur Herstellung von Alkalimetallcyaniden
DE102015211231A1 (de) * 2015-06-18 2016-12-22 Epc Engineering Consulting Gmbh Weiterentwickelte Anlage zur Herstellung von Natriumcyanid
CN105481722B (zh) * 2016-01-22 2017-08-25 江苏亚邦染料股份有限公司 一种1,4‑二氨基‑2,3‑二氰基蒽醌的制备方法

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1596119A (en) * 1926-02-18 1926-08-17 California Cyanide Company Inc Process for making calcium cyanogen compounds and the product thereof
US3015539A (en) * 1957-07-08 1962-01-02 Du Pont Production of cyanide salts
BE793869Q (fr) * 1967-10-27 1973-05-02 Degussa Procede de production de cyanures alcalins
DE3525749A1 (de) * 1985-07-19 1987-01-29 Basf Ag Verfahren zur spaltung von formamid zu blausaeure und wasser
US4847062A (en) * 1987-09-24 1989-07-11 E. I. Du Pont De Nemours And Company Process for production of sodium cyanide
DE10138553A1 (de) * 2001-08-06 2003-05-28 Basf Ag Blausäure aus Formamid
DE10256578A1 (de) * 2002-12-04 2004-06-17 Basf Ag Blausäure aus Formamid
CA2600552A1 (en) * 2005-03-11 2006-09-21 Nevada Chemicals, Inc. Producing calcium cyanide at a mine site using easily transportable starting materials

Also Published As

Publication number Publication date
AR057345A1 (es) 2007-11-28
EP1890966A2 (de) 2008-02-27
RU2007148740A (ru) 2009-07-20
CN101218177A (zh) 2008-07-09
AP2007004270A0 (en) 2007-12-31
WO2006131467A3 (de) 2007-04-19
WO2006131467A2 (de) 2006-12-14
DE102005026326A1 (de) 2006-12-14
NZ563912A (en) 2009-12-24
AU2006256840A1 (en) 2006-12-14
MX2007015207A (es) 2008-02-22
RU2384526C2 (ru) 2010-03-20
ZA200800091B (en) 2009-08-26
CA2610981A1 (en) 2006-12-14
PE20070058A1 (es) 2007-02-04
US20080203355A1 (en) 2008-08-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0611057A2 (pt) processo para preparar uma solução de sais de ácido cianìdrico
JP5767217B2 (ja) ガス流からアンモニアを回収するための方法および装置
TWI505992B (zh) 從安德盧梭(andrussow)法中之氨排氣器回收熱之方法
US7335798B2 (en) Method of producing cumene hydroperoxide
ES206185A1 (es) UN PROCEDIMIENTO PARA LA FABRICACIoN DE COMPUESTOS ORGáNICOS NITROGENADOS.
US7514059B2 (en) Method for the production of hydrocyanic acid
EP3558941A1 (en) Method for preparing methionine
ES2374441T3 (es) Método mejorado para la producción de ácido cianhídrico.
US2723184A (en) Recovery of hydrocyanic acid
JPH06329615A (ja) アミノエタンスルホン酸ソーダ、または、n−置換アミノエタンスルホン酸ソーダの製造方法
US6388102B2 (en) Process for the preparation of trioxane and polyoxymethylene copolymers
JP2002502402A (ja) メタノールからホルムアルデヒドを製造する方法
KR20070038566A (ko) 플루오로메탄 제조방법 및 제품
US6472566B2 (en) Apparatus for the preparation of formaldehyde from methanol
US6362305B1 (en) Method for producing formaldehyde from methanol
US4319044A (en) Process for recovering useful components from waste gas of methionine synthesis
US3975502A (en) Process for recovery of hydrogen cyanide
SU210374A1 (ru) Способ очистки теллура
UA59915A (uk) Спосіб одержання гідроксиламінсульфату
SU349169A1 (pt)
US3557230A (en) Production of chloromethanes
US821457A (en) Production of cyanogen compounds.
CH632240A5 (en) Urea production process
JP2016519644A (ja) ホルムアミド−触媒からのシアン化水素酸の合成法
JP2006104099A (ja) ドデカンジカルボン酸の製造方法

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO NO ORIGINAL, TRASLADO OU FOTOCOPIA AUTENTICADA.

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 9A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2310 DE 14-04-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.