BRPI0610878A2 - máquina para fixação de rodas em veìculos - Google Patents

máquina para fixação de rodas em veìculos Download PDF

Info

Publication number
BRPI0610878A2
BRPI0610878A2 BRPI0610878-4A BRPI0610878A BRPI0610878A2 BR PI0610878 A2 BRPI0610878 A2 BR PI0610878A2 BR PI0610878 A BRPI0610878 A BR PI0610878A BR PI0610878 A2 BRPI0610878 A2 BR PI0610878A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
wheel
vehicle
bolts
support arm
machine
Prior art date
Application number
BRPI0610878-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Marti Laffitte Figueras
Original Assignee
Eurobarna De Caldereria S L
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Eurobarna De Caldereria S L filed Critical Eurobarna De Caldereria S L
Publication of BRPI0610878A2 publication Critical patent/BRPI0610878A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B23MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23PMETAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; COMBINED OPERATIONS; UNIVERSAL MACHINE TOOLS
    • B23P19/00Machines for simply fitting together or separating metal parts or objects, or metal and non-metal parts, whether or not involving some deformation; Tools or devices therefor so far as not provided for in other classes
    • B23P19/04Machines for simply fitting together or separating metal parts or objects, or metal and non-metal parts, whether or not involving some deformation; Tools or devices therefor so far as not provided for in other classes for assembling or disassembling parts
    • B23P19/06Screw or nut setting or loosening machines
    • B23P19/069Multi-spindle machines
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60BVEHICLE WHEELS; CASTORS; AXLES FOR WHEELS OR CASTORS; INCREASING WHEEL ADHESION
    • B60B29/00Apparatus or tools for mounting or dismounting wheels
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62DMOTOR VEHICLES; TRAILERS
    • B62D65/00Designing, manufacturing, e.g. assembling, facilitating disassembly, or structurally modifying motor vehicles or trailers, not otherwise provided for
    • B62D65/02Joining sub-units or components to, or positioning sub-units or components with respect to, body shell or other sub-units or components
    • B62D65/12Joining sub-units or components to, or positioning sub-units or components with respect to, body shell or other sub-units or components the sub-units or components being suspensions, brakes or wheel units

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Automobile Manufacture Line, Endless Track Vehicle, Trailer (AREA)
  • Automatic Assembly (AREA)
  • Machines For Laying And Maintaining Railways (AREA)
  • Toys (AREA)
  • Vehicle Cleaning, Maintenance, Repair, Refitting, And Outriggers (AREA)

Abstract

MAQUINA PARA FIXAçAO DE RODAS EM VEìCULOS A presente invenção se refere à uma máquina para fixar rodas em veículos. A máquina da presente invençãO pode ser utilizada para montar e fixar rodas em veículos de uma maneira totalmente automatizada ao longo de uma linha de montagem sem a interferência de operários. A invenção compreende uma bancada de alimentação de rodas (1) que é equipada com um elemento posicionador (23) para centralizar e elevar cada roda de modo que possa ser presa por um braço de suporte (2) e transportada a um prato giratório (3) que e ligado a um dispositivo de fornecimento de parafusos (4) que insere os parafusos na borda com o auxílio de um detector ótico. O braço de suporte (6) de uma bancada móvel contígua (5) contém uma chave inglesa múltipla Vi) a qual é utilizada nos parafusos. A montagem é subsequentemente inclinada em 900 de modo a posicionar a roda oposta ao cubo do veículo efinalmente inserir tal roda.

Description

MÁQUINA PARA FIXAÇÃO DE RODAS EM VEÍCULOS
OBJETO DA INVENÇÃO
Refere-se a presente invenção, conforme otitulo da mesma, a uma máquina para a fixação de rodasem veículos e cujo objeto é obter, de uma maneira to-talmente automatizada, a montagem do conjunto de roda(conjunto de aro e pneu) nos discos ou cubos de veícu-los quando eles avançam em uma linha de montagem, sem ainterferência de operadores humanos.
A invenção é especialmente adequada paramontar rodas de automóveis, muito embora também possaser aplicada a outros tipos de veículos, uma vez que asalterações apropriadas tenham sido incorporadas à invenção.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
As linhas de montagem de veículos atuaisnão possuem um sistema automatizado para posicionar,afixar e montar rodas de veículos da maneira propostana presente invenção.
O sistema atualmente em uso é semi-automático, uma vez que envolve tanto operadores huma-nos como mecânicos. A roda é afixada ao veículo emdois estágios, um primeiro estágio durante o qual a ro-da é apresentada sobre o cubo ou disco do veículo, oqual é o elemento que normalmente contém os orifíciosrosqueados através dos quais se inserem os parafusos defixação da roda. Para completar esta operação o opera-dor humano utiliza um carro para transportar e posicio-nar a roda.
O segundo estágio da montagem envolve a-pertar os parafusos de modo que a roda fique firmementefixada ao veiculo. Para esta operação o operador huma-no usa a chave de aparafusar múltipla, uma ferramentaque em uma única operação fixa todos os parafusos daroda simultaneamente, evitando desta forma precisar a-pertar os parafusos um por vez.
Sendo assim, o processo de fixação da rodaenvolve dois estágios: apresentação e fixação, e osdois são implementados por um operador humano.
A máquina objeto da presente invenção eli-mina a necessidade de um operador humano em ambos osestágios do processo de montagem envolvendo a fixaçãode uma roda a um veiculo automotor em uma linha de montagem.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
Falando-se em termos gerais, a máquina pa-ra fixação de conjuntos de roda a veículos automotoresque constitui o objetivo da invenção é constituída poruma bancada de alimentação de rodas, que poderá ser au-tomática ou manual, uma vez que a mesma será manuseadapor um operador humano.
Uma vez que a roda a ser montada no veícu-lo é colocada na bancada de alimentação, ela é recebidapor um elemento de posicionamento que emerge da super-fície inferior da dita bancada de alimentação de rodas,e é colocada em uma posição centrada em relação a umbraço de suporte superior que agarra a roda eficiente-mente. Esta ação de agarramento também pode ser conse-guida por meio de um elemento do tipo grampo, ou tambémpor meio de um elemento pneumático dotado de um efeitode concha de sucção, que se aproxima do pneu para criarum campo de vácuo.
Uma vez a roda presa, o braço de suportesobe enquanto se movimenta horizontalmente para prendera roda em um prato giratório localizado na seção finalda dita bancada de alimentação de roda. Nesta seção ouestação de trabalho, existe um dispositivo de alimenta-ção de parafusos que fornece os parafusos que serãopré-montados nos orifícios do pneu. Neste local, obraço de suporte é abaixado e o campo de vácuo que es-tava segurando a roda é eliminado, permitindo que a ro-da seja colocada no prato giratório que também pode serproporcionado de forma a mover-se linearmente paratransportar a roda para outra bancada ou cremalheiramóvel que se desloca paralela à linha de montagem, soba mesma velocidade que o veículo no qual as rodas serãomontadas, e então de volta para iniciar um novo ciclo.
A razão pela qual este segundo prato é umprato giratório é a de permitir-lhe voltar-se para osorifícios do aro uma vez que os mecanismos de alimenta-ção de parafusos abaixam os mesmos. Esta operação érealizada por meio de um detector óptico. Uma outrafunção deste detector óptico quando da orientação doaro na posição é a de que uma vez que todos os orifí-cios foram ocupados pelos respectivos parafusos, eleajusta o aro em uma posição que permite que a chave deparafusos múltipla agarre todos eles simultaneamentetal como será explicado mais adiante.
A bancada móvel também é dotada de outrobraço de suporte que recebe a roda proveniente da ban-cada fixa, adotando uma posição horizontal levantadaque primeiro permite-lhe acessar a roda e, então, mo-ver-se de volta vazio. Este braço incorpora o disposi-tivo de aparafusar múltiplo, que é concretizado portantos elementos acionadores de parafusos quantos para-fusos estão presentes na roda. O braço gira 90° paraadotar uma posição vertical, momento este em que ele éabaixado para segurar a roda, já perfeitamente posicio-nada e centrada pelo mecanismo de centralização apro-priado localizado nesta bancada móvel. Nesta disposi-ção, este último braço de suporte que leva o dispositi-vo de aparafusar a ele vinculado, sobe, deslocando-sede volta através do mesmo percurso que ele tinha per-corrido anteriormente na direção oposta e, então, gira90° para recuperar a sua posição horizontal, aproximan-do-se então em um percurso linear de maneira a trazeros respectivos parafusos pré-montados na roda para osorifícios rosqueados abertos no disco ou cubo do veícu-lo. A roda, uma vez que o dispositivo de aparafusarprende os parafusos, ficará perfeitamente montada aoveículo, em uma operação que, tal como foi observadoanteriormente, ocorre enquanto a bancada móvel se des-loca paralela e à mesma velocidade que o veiculo na li-nha de montagem.
Serão proporcionadas duas de tais máquinasna linha de montagem, sendo uma em cada lado da mesma,para permitir montar simultaneamente todas as rodas doveiculo.
Deverá ser igualmente observado que os me-canismos de suspensão dos veículos que são transporta-dos nas linhas de montagem param, adotando uma posiçãoconvergente, porque os veículos não têm rodas enquantosão transportados nas linhas de montagem, e isto fazcom que os eixos das rodas fiquem sem suporte, e os me-canismos de suspensão têm de apoiar o peso dos próprioscomponentes, o mecanismo de direção, freios, discos defreio, e outros, e o disco ou cubo que contém orifíciospara alojar os parafusos que servirão para fixar a rodaperdem a verticalidade. Deverá ser igualmente observa-do que existe uma alternativa para os discos que têmorifícios rosqueados para inserir os parafusos para fi-xar a roda, e que é a de que o disco ou cubo pode sus-tentar o parafuso de âncora rosqueado e a roda pode serpresa quando as porcas de fixação apropriadas são apa-rafusadas, tal como é também usual. A máquina em ques-tão pode perfeitamente realizar este tipo de montagemdupla com uma leve modificação. Outro fator a conside-rar é que o mecanismo de direção não é alinhado comprecisão e os ditos discos podem ser orientados para umou para o outro lado. Estes dois fatores constituemsérias desvantagens quando se monta a roda ao veiculo,uma vez que para montar apropriadamente os discos ondeos parafusos de roda serão alojados, os elementos têmde estar perfeitamente voltados para o braço de suportede roda de forma que os parafusos pré-montados na Rodapossam depois mover-se no sentido dos orifícios rosque-ados do disco e ser aparafusados de maneira correta pe-lo dispositivo de aparafusar múltiplo.
Este dispositivo inclui dois elementos mó-veis que serão movidos em duas direções perpendicula-res, um deles movimenta-se com um movimento verticalascendente/descendente que servirá para levantar o me-canismo de suspensão, e o outro movimenta-se horizon-talmente e servirá para alinhar o mecanismo de direçãoquando o disco, que está naturalmente livre, é pressio-nado lateralmente.
Outro fator a considerar é que a roda re-tida pelo braço de suporte adota uma posição específicaque corresponderá àquela dos cabeçotes de aparafusar dodispositivo de aparafusar múltiplo, enquanto o disco oucubo do veículo onde a roda será montada irá para otransportador de montagem com os orifícios posicionadosde uma maneira aleatória e, portanto, não alinhados comos parafusos que estão montados na roda.
Com a finalidade de se superar esta des-vantagem existe um cabeçote que faz o disco de veículogirar de uma maneira tal que os parafusos da roda sãoposicionados corretamente frente aos orifícios.Uma outra função desta máquina é a de de-tectar onde existe qualquer anomalia quando se prendemos parafusos ao veiculo. Desta maneira, se qualquer umdos parafusos não estiver fixado apropriadamente ao ve-ículo, os parafusos restantes na mesma roda serão des-parafusados e a roda retornada pelo braço de suportepara o ponto da bancada móvel que incorpora uma mesa deroletes inclinada a qual funciona de maneira a fazerretirar a roda.
Levando em consideração tudo o que foi ex-posto até aqui, as características funcionais mais es-senciais da máquina são as seguintes:
■ Prender as rodas por meio de um mecanismo devácuo conseguido pela eliminação do ar inter-mediário, ou efeito de concha de sucção.
Posicionamento/centralização das rodas em re-lação ao braço de suporte que fica imediata-mente acima delas por meio de um elemento deposicionamento.
■ Posicionamento dos orifícios do aro da roda aser montada que receberão os parafusos de fi-xação por meio de um detector óptico vincula-do ao elemento de posicionamento na área dealimentação de parafusos.
■ Posicionamento dos orifícios de disco do veí-culo na mesma disposição que os parafusos dopneu pertencentes à roda a ser montada..Centralização dos mecanismos de direção esuspensão do veículo.
A máquina objeto da invenção, muito emboradestinada preferencialmente para montagem das rodas deveículos a motor, também pode ser usada para montar ro-das em qualquer outro tipo de veículo.
A seqüência operacional da máquina podeser sumariada como se segue:
Uma vez que a roda foi colocada no pratogiratório, o elemento de posicionamento é levantado pa-ra localizar o orifício central do aro, quando este úl-timo é posicionado corretamente e centrado. Em segui-da, o detector óptico permite que o prato giratório fa-ça girar a roda até o feixe laser não mais detectarqualquer superfície, o que significa que ele encontrouum dos orifícios abertos no aro para receber o parafusocorrespondente. A etapa seguinte consiste em o orifí-cio receber o parafuso por meio de um dispositivo desuprimento de parafusos localizado na parte superior dobraço. Este dispositivo será configurado por dois ei-xos, o primeiro recebe o parafuso por meio de um tuboconectado a um recipiente que contém os parafusos, mo-vimenta-se horizontalmente até colocar o parafuso naparte inferior do segundo eixo - vertical -, que apanhao parafuso e move-se descendentemente colocar o parafu-so em um dos orifícios do pneu. A operação de centra-lização mediada pelo detector óptico e a ação dos doiseixos descrita imediatamente acima é repetida até todosos orifícios no pneu terem sido preenchidos com os cor-respondentes parafusos. Existe uma possibilidade dealimentar os parafusos aos pares em vez de individual-mente como descrito.
Enquanto os parafusos foram colocados nopneu, o braço de suporte recebeu uma nova roda e posi-cionou-a corretamente na bancada de suprimento de rodaspelo seu elemento de posicionamento.
A operação seguinte nesta seqüência da má-quina é o abaixamento dos braços de suporte, que se mo-vimentam descendentemente para agarrar as rodas tal co-mo descrito anteriormente, e uma vez que elas foram a-garradas eles levantam-se novamente, movendo-se hori-zontalmente para posicionar a seguinte: o braço de su-porte inicial coloca a roda do prato giratório enquantoo outro braço de suporte agarra a roda e carrega a mes-ma com os parafusos montados no pneu na bancada móvel.Uma vez que as duas rodas foram colocadas nos seus no-vos locais, os dois braços recuperam a sua posição ini-cial para iniciarem então um novo ciclo de trabalho.
Deverá ser observado que a máquina é entãodividida em dois setores independentes. 0 primeiro éfixo e corresponde à parte da máquina que contém a ban-cada de suprimento e os braços de suporte. 0 segundosetor, que contém a bancada móvel, também é dotado deum braço de suporte para o dispositivo de aparafusar eoutros elementos. A razão desta parte da máquina sermóvel é porque uma vez que a primeira roda do veiculofoi agarrada, esta parte da máquina desloca-se para aoutra extremidade do veiculo para montar a segunda rodado mesmo lado do veiculo. Enquanto a máquina está sen-do deslocada, o braço de suporte apanha a roda prontana bancada de suprimento de rodas e, portanto, o veícu-lo na linha de montagem será movido entre as ditas má-quinas que montarão cada uma delas, as rodas dos ladosrespectivos do veiculo.
Antes de o braço posicionar a roda no vei-culo, outros elementos intervém para orientar perfeita-mente os discos e cubos do veiculo. 0 elemento seguin-te que intervém é o cabeçote cuja função é posicionaros elementos do disco de uma maneira tal que eles ficamfrente aos parafusos de roda, tal como descrito anteri-ormente, e para este fim, o dito cabeçote, depois que adireção e a condição perpendicular dos componentes daroda foram devidamente corrigidas, executa um movimentoascendente até ficar frente ao disco do veiculo. Entãoele aproxima-se até que as orelhas do cabeçote entremem contacto com o disco e sejam então ocultadas dentrodo cabeçote, uma vez que elas são equipadas com molas.Em seguida, este cabeçote gira até as orelhas localiza-rem os orifícios do disco do veículo e penetrarem nosmesmos, e deste modo localizado o cabeçote continua agirar até levá-las para a posição na qual os ditos ori-fícios ficarão perfeitamente frente aos parafusos pré-montados na roda e retidos pelo dispositivo de aparafu-sar múltiplo.
Os desenhos anexos foram incluídos parafacilitar a compreensão das características da inven-ção. Estes desenhos, que são comentados na seção se-guinte, são uma parte integrante do relatório descriti-vo e as suas figuras têm finalidade ilustrativa e nãode limitação da presente invenção.
DESCRIÇÃO BREVE DOS DESENHOS
A Figura 1 é uma vista em perspectiva damáquina objeto da invenção cuja função é segurar as ro-das de veículos motorizados.
A Figura 2 é uma outra vista em perspecti-va da mesma máquina olhada por um lado diferente.
a Figura 3 é uma vista em perspectiva dabancada móvel e seus elementos associados.
A Figura 4 é outra vista em perspectivadaquela ilustrada na Figura 3, a partir de um ponto deobservação diferente.
DESCRIÇÃO DA CONCRETIZAÇÃO PREFERIDA
Com referência às figuras numeradas lista-das anteriormente, pode-se observar como a máquina cujafunção é segurar as rodas de veículos motorizados obje-to da presente invenção, apresenta uma bancada 1 presaao piso próximo da linha de montagem que transporta osveículos nos quais as rodas serão montadas desta manei-ra automatizada. A bancada 1 recebe a roda em um ele-mento posicionador de centralização que distribui amesma por meio do braço de suporte 2 que pode mover-severticalmente e horizontalmente. Este braço sustentaum ou vários elementos de agarramento que são aplicadoscontra o pneu com um efeito de concha de sucção segurá-lo perfeitamente.
Então, o braço de suporte 2 desloca-se ho-rizontalmente para colocar a roda no prato giratório 3localizado abaixo do dispositivo alimentador de parafusos 4.
0 prato giratório 3 inclui outro elementode posicionamento de rodas que opera por meio de um de-tector óptico para fazer o prato 3 girar e parar em umaposição angular na qual os orifícios do aro podem rece-ber sucessivamente, um por um, ou aos pares, os parafu-sos que o dispositivo de alimentação de parafusos 4distribui a partir da posição vertical correta.
Existe outro braço de suporte 2 nesta es-tação de trabalho da linha de montagem que agarra a ro-da com os parafusos já posicionados nela e a movimentasobre a bancada seguinte, que é uma bancada móvel, eque irá acompanhar o veículo até a roda ter sido com-pletamente fixada.
0 número 6 refere-se ao braço de suporteda bancada móvel 5 que recolhe a roda e que tem a capa-cidade de inclinar-se 90° para apresentar a roda nafrente do cubo do veículo que está sendo transportadopela linha de montagem.
0 dispositivo de aparafusar múltiplo 7 éfixado ao braço de suporte 6, que inclui tantos dispo-sitivos de aparafusar quantos parafusos existem na ro-da. Quando o braço de suporte 6 apanha a roda com osparafusos nela posicionados, ele sobe verticalmente a-través das guias 8 e sistemas de acionamento do tipoeixo-porca 9. Então ele gira 90° por meio do motor 10e o sistema de haste de conexão 11 e 12 e tirante 13,movendo-se finalmente no sentido do cubo do veiculo pa-ra montar a roda.
O cubo do veiculo, antes de a roda sermontada, já foi posicionado na posição correta para re-ceber os parafusos provenientes do aro voltado paraseus orifícios rosqueados. Este posicionamento é con-seguido por meio dos três dispositivos que podem serclaramente observados nas figuras com os números 14, 15e 16. O primeiro, ou dispositivo 14, levanta a suspen-são de maneira que o cubo pode ser ajustado em uma po-sição vertical (ele pode ser levantado e abaixado pormeio dos cilindros-guia 17). O segundo dispositivo, oudispositivo 15, orienta o cubo alinhando o mecanismo dedireção e posiciona-o paralelo ao aro (movendo-o paratrás e para diante deslizando horizontalmente nas guias18). O terceiro dispositivo, ou dispositivo 16, é umcabeçote que faz o disco ou cubo girar de forma queseus orifícios possam ser posicionados defronte dos pa-rafusos j [a instalados nas rodas, e para este efeitofoi incluído o prato 19. O prato 19 é equipado com o-relhas retrateis 20 que entram nos orifícios do cubouma vez que o dito cabeçote tenha sido posicionado naaltura certa pelo elevador 21 e então inicia o giro atéele encontrar os ditos orifícios, introduzindo-se porsi mesmos nos mesmos elasticamente e completando entãoo movimento de rotação até ficarem frente aos parafusosda roda. Então, o prato 19 retira-se para permitir quea roda se mova para diante. A operação é completadadepois que o dispositivo de aparafusar múltiplo foi a-cionado.
Se o dispositivo de aparafusar encontrarqualquer anomalia quando aparafusa estes parafusos nocubo ou disco do veiculo, todos os parafusos anterior-mente instalados são desparafusados e a roda é retorna-da pelo braço de suporte 6 para a rampa ou mesa de ro-letes 22 (vide Figura 2).
A Figura 2 mostra a mesa giratória 3 nabancada fixa 1 e como o elemento central 23 da roda de-positada pelo braço de suporte 2 pode emergir do seulanço interno.
Pelo outro lado, observa-se que o disposi-tivo alimentador de parafusos 4 (os parafusos mostradosneste caso) que os insere nos orifícios do aro da roda,inclui o eixo tubular vertical 24 através do qual osparafusos são distribuídos na posição correta a partirdo recipiente de parafusos que não está ilustrado nafigura. 0 desviador 25 transporta-o sob o eixo impul-sor 26 que o insere. 0 prato 3 então gira para permi-tir que a roda ofereça outro orifício para receber umnovo parafuso e assim por diante até todos os quatroorifícios serem completados (mostrado neste caso).

Claims (9)

1. - Máquina para fixação de rodas em veí-culos, operação essa que é realizada de uma maneira au-tomatizada na linha de montagem, a dita máquina compre-endendo uma bancada (1) de alimentação de rodas, e umdispositivo de aparafusar múltiplo (7) montado em umbraço de suporte (6) de uma bancada contígua (5);caracterizada pelo fato de que:um elemento de posicionamento (23) locali-zado na bancada (1) de alimentação de rodas recebe asditas rodas que emergem da superfície inferior da ditabancada e centraliza as mesmas em referência a um braçode suporte (2), o dito braço de suporte (2) retém a ro-da pneumaticamente por meio de um efeito de concha desucção, e levanta e transporta a roda em um prato gira-tório (3) localizado na extremidade da dita bancada (1)de alimentação de rodas, e o dito prato giratório (3) éequipado com um alimentador de parafusos ou porcas (4)que fornecerá os parafusos ou porcas necessários paraprender a roda ao cubo do veículo, e com um detectoróptico de um elemento para posicionar os orifícios ouparafusos de âncora do aro em relação aos parafusos ouporcas, respectivamente, do alimentador (4) de parafu-sos ou porcas e, também, em relação ao dispositivo deaparafusar múltiplo (7), o braço de suporte (6) sendo oreceptor da roda que já sustenta os parafusos ou porcasde fixação, e capaz de inclinar-se 90° para apresentarou posicionar a roda voltada para o cubo ou disco doveículo quando este se desloca na correia transportado-ra da linha de montagem e contendo os ditos orifíciosou parafusos de âncora.
2. - Máquina para fixação de rodas em veí-culos, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadapelo fato de que a segunda bancada (5) é móvel e acom-panha o veículo, quando este se desloca, para trás epara diante, para receber uma nova roda e inseri-la nocubo restante no mesmo lado do mesmo veículo, ou no cu-bo do veículo seguinte que é transportado na linha demontagem.
3. - Máquina para fixação de rodas em veí-culos, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadapelo fato de que o disco ou cubo do eixo do veículo sedispõe verticalmente angulado a "0" graus mediante umcabeçote com dois eixos: um vertical (14) que pode mo-ver-se para cima e para baixo para levantar o mecanismode suspensão e o outro (15) horizontal para alinhar omecanismo de direção.
4. - Máquina para fixação de rodas em veícu-los, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pe-lo fato de ser previsto um cabeçote (16) vinculado àbancada móvel (5) e capaz de deslocar-se com movimentoascendente/descendente e provido de meios de posiciona-mento que fazem avançar transversalmente e podem fazergirar o cubo ou disco do veículo com relação à posiçãoda roda prestes a ser montada.
5. - Máquina para fixação de rodas em veí-culos, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadapelo fato de que os referidos meios de posicionamentosão determinados por orelhas retráteis (20) que emergemde um prato (19) no qual possuem idêntica distribuiçãoàquela dos orifícios do cubo ou disco da roda, aproxi-mando o prato (19) até o cubo e girando para confrontare em seguida arrastá-la até que ocupe a posição angularcorreta.
6. - Máquina para fixação de rodas em veícu-los, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pe-lo fato de ser provida de um detector o qual detectaqualquer anomalia no ajuste dos parafusos ou porcas defixação da roda, e se for o caso desparafusa aquelesque já foram ajustados pelo dispositivo de aparafusar(7), e a roda afetada é rejeitada pelo braço de suporte(6) que a leva para uma rampa de rolamento inclinadapara ser descartada.
7. - Máquina para fixação de rodas em veícu-los, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pe-lo fato de que o elemento centralizador (23) se compõede um cilindro vertical cuja base é terminada por umalargamento ajustado ao espaço central do aro e possuium flange externo que suporta o referido aro.
8. - Máquina para fixação de rodas em veícu-los, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pe-lo fato de que o dispositivo alimentador (4) de parafu-sos ou porcas que os localiza nos orifícios ou parafu-sos de âncora, respectivamente, do aro, está constituí-do por dois eixos, um eixo vertical tubular (24) querecebe o parafuso na posição correta vindo de um reci-piente de parafusos, e deslocando-se lateralmente medi-ante um desviador (25) até que ocupe a posição do se-gundo eixo (26), também vertical e tubular que descepara inseri-lo no orifício correspondente do aro, gi-rando depois a roda até que sejam fixados todos os pa-rafusos.
9. - Máquina para fixação de rodas em veicu-lo Ios, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pe-lo fato de que o dispositivo de aparafusar múltiplo (7)incorpora tantos dispositivos de aparafusar quantos se-jam necessários na roda, descendo verticalmente pararecebê-los, e mantendo-se em posição durante o giro de 90° do braço de suporte e durante o deslocamento hori-zontal do mesmo para inserir a roda no cubo ou disco doveículo e efetuar a manobra de aperto.
BRPI0610878-4A 2005-06-06 2006-05-23 máquina para fixação de rodas em veìculos BRPI0610878A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ESP200501352 2005-06-06
ES200501352A ES2264637B2 (es) 2005-06-06 2005-06-06 Maquina para la sujecion de ruedas en vehiculos.
PCT/ES2006/000273 WO2006131577A1 (es) 2005-06-06 2006-05-23 Maquina para la sujecion de ruedas en vehiculos objeto de la invencion

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0610878A2 true BRPI0610878A2 (pt) 2010-11-30

Family

ID=37498149

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0610878-4A BRPI0610878A2 (pt) 2005-06-06 2006-05-23 máquina para fixação de rodas em veìculos

Country Status (14)

Country Link
US (1) US20090297307A1 (pt)
EP (1) EP1894823A1 (pt)
JP (1) JP2008542121A (pt)
CN (1) CN101247984A (pt)
AU (1) AU2006256711A1 (pt)
BR (1) BRPI0610878A2 (pt)
CA (1) CA2610982A1 (pt)
EC (1) ECSP088075A (pt)
ES (1) ES2264637B2 (pt)
MA (1) MA30197B1 (pt)
MX (1) MX2007015331A (pt)
NO (1) NO20080069L (pt)
RU (1) RU2008100023A (pt)
WO (1) WO2006131577A1 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN113927283A (zh) * 2021-10-19 2022-01-14 天王电子(深圳)有限公司 手表螺钉后盖自动装配机及装配方法

Families Citing this family (27)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8776345B2 (en) 2008-01-30 2014-07-15 Honda Motor Co., Ltd. Tire mounting apparatus
CN102211710B (zh) * 2011-05-12 2013-04-17 西安理工大学 汽车轮胎装配系统
CN102303658B (zh) * 2011-06-01 2012-11-14 广汽本田汽车有限公司 一种轮胎自动供送系统
KR101162897B1 (ko) * 2011-12-30 2012-07-05 김상필 허브너트 코킹장치
CN103419015B (zh) * 2012-05-24 2015-08-19 南车青岛四方机车车辆股份有限公司 动车组轮对轴端螺母扭紧装置
ES2539625B2 (es) * 2013-11-29 2016-07-28 Texas Controls Sl Sistema robótico y centralita hidráulica automática para ayuda al apriete
CN104464488A (zh) * 2014-12-11 2015-03-25 余斌 一种实现智能生产线的教具
CN104772621B (zh) * 2015-05-07 2017-03-29 湖北精川智能装备股份有限公司 一种可变径变位拧紧汽车轮毂螺栓的装配机台
CN107790981B (zh) * 2016-08-31 2023-06-30 上海永乾机电有限公司 一种全自动轮胎装配线及其控制方法
CN109454436B (zh) * 2017-08-19 2022-02-08 文洪财 用于自动安装/拆卸圆形阵列螺纹紧固件的装置和方法
WO2019210390A1 (en) * 2018-05-03 2019-11-07 Hongcai Wen Apparatus and methods for robotically servicing a vehicle wheel
CN109132533B (zh) * 2018-09-11 2024-05-24 苏州富强科技有限公司 螺丝夹紧机构及螺丝输送装置
CN109290780B (zh) * 2018-10-19 2024-02-02 深圳市宝源机电设备有限公司 一种自动拧紧机
CN109277811B (zh) * 2018-12-03 2023-09-26 无锡市朗恒自动化设备有限公司 一种轮毂上丝机
US11648677B2 (en) * 2019-05-28 2023-05-16 Vehicle Service Group, Llc Automatic wheel changer robot
CN110788591B (zh) * 2019-11-26 2020-12-01 江苏玉河教玩具有限公司 一种吊车玩具车轮自动装配设备
CN111098955B (zh) * 2019-12-10 2020-11-06 燕山大学 用于铰卡车车轮的双卡爪式装配机
CN111230440B (zh) * 2020-03-04 2022-03-08 青岛海关技术中心 一种轮胎自动螺丝机
CN112008381B (zh) * 2020-07-22 2022-06-14 南京中车浦镇城轨车辆有限责任公司 一种轨道车辆多轴拧紧装置
CN112124001B (zh) * 2020-10-12 2021-11-02 辽宁工程技术大学 一种汽车车轮组合式装配台架
CN112404928A (zh) * 2020-11-02 2021-02-26 库卡机器人制造(上海)有限公司 轮胎及螺钉供料系统
CN113369875B (zh) * 2021-06-18 2022-05-20 广州市日睛自动化机械有限公司 一种机油盖组装机
CN113566713B (zh) * 2021-07-25 2023-08-22 上海远迹新材料有限公司 一种汽车轮毂轮辋宽度检测装置及检测方法
CN113581326B (zh) * 2021-08-10 2022-05-03 宁波奔野重工股份有限公司 一种用于拖拉机生产用轮胎定位设备
CN115055950B (zh) * 2022-06-09 2024-02-09 山东顺安达汽车科技股份有限公司 一种环保型车桥生产车间装配用制动毂组装设备
CN115229726B (zh) * 2022-08-17 2023-03-28 恒业世纪安全技术有限公司 一种防爆音腔自动安装设备
CN116691227B (zh) * 2023-08-04 2023-12-01 华达汽车科技股份有限公司 一种车轮安装支架及其安装方法

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS6018405A (ja) * 1983-07-13 1985-01-30 Nissan Motor Co Ltd タイヤ自動取付装置に用いるハブボルト位置検出装置
US5125298A (en) * 1983-11-14 1992-06-30 Smith Chalmers O Automatic wheel assembly mounting system
JPS6124679A (ja) * 1984-07-12 1986-02-03 Nissan Jidosha Hanbai Kk 自動車の組立てラインにおける車輪の取付装置
GB2204840B (en) * 1987-05-21 1992-01-22 Honda Motor Co Ltd Automatic wheel attachment apparatus
JP2563898B2 (ja) * 1985-11-19 1996-12-18 本田技研工業株式会社 ハブの角度修正兼位置検出ロボツト
JPS63181589U (pt) * 1987-05-18 1988-11-24
JPH01155139U (pt) * 1988-04-14 1989-10-25
JPH0569249A (ja) * 1991-09-05 1993-03-23 Suzuki Motor Corp 車輪自動搭載システム
JPH05270459A (ja) * 1992-03-27 1993-10-19 Suzuki Motor Corp 車輪取付装置
JP3280439B2 (ja) * 1992-12-07 2002-05-13 旭テック株式会社 車両用タイヤの搬送装置
JP3316086B2 (ja) * 1993-07-02 2002-08-19 マツダ株式会社 車輪の取付装置及び取付方法
JP3042270B2 (ja) * 1993-08-30 2000-05-15 トヨタ自動車株式会社 車輪の組付け装置
US5707094A (en) * 1996-06-12 1998-01-13 Chrysler Corporation Battery lift apparatus for electric vehicles
JP4000228B2 (ja) * 1999-01-18 2007-10-31 本田技研工業株式会社 タイヤ組み付け方法および装置

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN113927283A (zh) * 2021-10-19 2022-01-14 天王电子(深圳)有限公司 手表螺钉后盖自动装配机及装配方法

Also Published As

Publication number Publication date
RU2008100023A (ru) 2009-07-20
ES2264637B2 (es) 2009-05-25
NO20080069L (no) 2008-03-05
EP1894823A1 (en) 2008-03-05
AU2006256711A1 (en) 2006-12-14
MA30197B1 (fr) 2009-02-02
US20090297307A1 (en) 2009-12-03
MX2007015331A (es) 2008-10-27
CA2610982A1 (en) 2006-12-14
WO2006131577A1 (es) 2006-12-14
ECSP088075A (es) 2008-04-28
CN101247984A (zh) 2008-08-20
JP2008542121A (ja) 2008-11-27
ES2264637A1 (es) 2007-01-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0610878A2 (pt) máquina para fixação de rodas em veìculos
US4848005A (en) Rearrangeable supporting and positioning fixture, particularly for parts measurable on a gauging machine
JP3316086B2 (ja) 車輪の取付装置及び取付方法
ES2549672T3 (es) Dispositivo para inflar neumáticos
JPS597032A (ja) 生タイヤの供給装置
CN109264399A (zh) Pcb放板机
CN111776745A (zh) 一种汽车挡风玻璃转运装配夹持装置
CN106514691B (zh) 圆形产品拾取喷码机
CN210533725U (zh) 一种用于重卡车车轮的动平衡检测装置
CN114161725B (zh) 一种一次性输液器上静脉针的自动组装装置
CN111070964B (zh) 车轮自动抓取装置及其方法和车轮自动拆装装置
CN213481721U (zh) 一种用于铁路货车轮对的检测装置
CN217597128U (zh) 一种自动吸附上料吹气落料的机械手
CN218926791U (zh) 一种滚轮式管道焊接工装
CN217867103U (zh) 一种易装卸的运输台机电设备
CN219026594U (zh) 一种机车制动盘组装用的螺栓和螺母组装结构
CN219455635U (zh) 一种用于临床医学检测的涂片装置
CN220245251U (zh) 一种用于货叉搬运设备的夹持机构
CN219839427U (zh) 半导体晶棒取棒车
CN218403063U (zh) 一种自动下盘漆包机收线头
CN221113984U (zh) 车辆侧围板转运设备
CN211540179U (zh) 螺母自动锁紧装置
CN112122835B (zh) 一种高效率焊接机器人工作站
CN211549984U (zh) 一种用于真空泵的安装固定装置
CN117583997A (zh) 一种螺旋桨打磨设备

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2139 DE 03/01/2012.