BRPI0603961B1 - tecido e método para fabricação de papel - Google Patents

tecido e método para fabricação de papel Download PDF

Info

Publication number
BRPI0603961B1
BRPI0603961B1 BRPI0603961A BRPI0603961A BRPI0603961B1 BR PI0603961 B1 BRPI0603961 B1 BR PI0603961B1 BR PI0603961 A BRPI0603961 A BR PI0603961A BR PI0603961 A BRPI0603961 A BR PI0603961A BR PI0603961 B1 BRPI0603961 B1 BR PI0603961B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
yarns
cmd
yarn
fabric
sewing
Prior art date
Application number
BRPI0603961A
Other languages
English (en)
Inventor
Keven John Ward
Original Assignee
Weavexx Corp
Weavexx Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Weavexx Corp, Weavexx Llc filed Critical Weavexx Corp
Publication of BRPI0603961A publication Critical patent/BRPI0603961A/pt
Publication of BRPI0603961B1 publication Critical patent/BRPI0603961B1/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21FPAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
    • D21F1/00Wet end of machines for making continuous webs of paper
    • D21F1/0027Screen-cloths
    • D21F1/0036Multi-layer screen-cloths

Landscapes

  • Paper (AREA)
  • Woven Fabrics (AREA)

Abstract

tecido e método para fabricação de papel um tecido para fabricação de papel inclui uma série de unidade de repetição, cada uma das unidades de repetição incluindo: um conjunto de fios de md de topo; um conjunto de fios de cmd de topo intertrançados com o conjunto de fios de topo md; um primeiro conjunto de fios de md de fundo, o primeiro conjunto de fios de md fundo arranjado em pares: um segundo conjunto de fios md de fundo, o segundo conjunto de fios de md de fundo arranjado como fios simples; um conjunto de fios de cmd de fundo intertrançados com o primeiro e segundo conjuntos de fios de md de fundo; e um conjunto de pares de fios de costura intertrançados com os fios de cmd de topo e fundo, cada par de fios de costura de md formando um sanduíche com um respectivo fio de md de fundo imediatamente adjacente do segundo conjunto. cada um dos fios de um par do primeiro conjunto de fios de md de fundo é intertrançado com os fios de cmd de fundo na mesma configuração.

Description

“TECIDO E MÉTODO PARA FABRICAÇÃO DE PAPEL” Campo da Invenção Este pedido é direcionado, em geral, à fabricação de papel e, mais especificaménté a tecidos empregados na fabricação de papel.
Fundamentos da Invenção No processo de fabricação de papel Fourdrinier convencional, uma pasta fluida aquosa, ou suspensão, de fibras celulósicas (conhecida como matéria-prima do papel) é alimentada no topo da faixa superior de uma correia sem fim de fio trançado e/ou material sintético que se desloca entre dois ou mais cilindros. A correia, ffeqüentemente referida como “tecido de formação”, provê uma superfície de fabricação de papel na superfície superior de sua faixa superior, que opera como um filtro para separar as fibras celulósicas da matéria-prima do papel do meio aquoso, formando deste modo uma trama de papel seco. O meio aquoso drena através das aberturas da malha do tecido de formação, conhecidas como orifícios de drenagem, por gravidade ou localizadas por vácuo na superfície inferior da faixa superior (isto é, o “lado da máquina”) do tecido.
Após deixar a seção de formação, a trama de papel é transferida para uma seção de prensagem da máquina de papel, onde é passada através das presilhas de um ou mais pares de cilindros de pressão cobertos com um outro tecido, tipicamente referido como um “feltro de pressão”. A pressão dos cilindros remove a umidade adicional da trama; a remoção da umidade é ffeqüentemente reforçada pela presença de uma camada de preenchimento do “feltro de pressão”. O papel é então transferido para uma seção de secagem para remoção" adicional-de-umidade. Após-a secagem, o papel está pronto para processamento secundário e embalagem.
Conforme usado aqui, os termos direção de máquina (“MD") e direção de máquina transversal (“CMD”) se referem, respectivamente, a uma direção alinhada com a direção de deslocamento do tecido para fabricação de papel na máquina de fabricação de papel, e uma direção paralela à superfície do tecido e transversal à direção de deslocamento. De modo similar, referências direcionais à relação vertical dos fios no tecido (por exemplo, acima, abaixo, topo, fundo, sob, etc.) supõem que a superfície de fabricação, de papel do tecido é o topo do tecido e a superfície do lado da máquina do tecido é o fundo do tecido.
Tipicamente, tecidos de fabricação de papel são fabricados como correias sem fim por uma dentre duas técnicas básicas de tecelagem. Na primeira destas técnicas, os tecidos são trançados planos por um processo de tecelagem plano, com suas extremidades sendo unidas para formar uma correia sem fim por qualquer um dentre um número de métodos de junção bem conhecidos, tais como desmontagem e novo trançado das extremidades juntas (comumente conhecido como emenda) ou costurando em uma aba unida por alfinetes ou uma dobradura especial em cada extremidade, e então a tecendo novamente em malhas unidas por alfinetes. Um número de máquinas de auto-junção são atualmente disponíveis comercialmente, as quais para certos tecidos podem ser usadas para automatizar pelo menos parte do processo de junção. Em um tecido para fabricação de papel de trançado plano, os fios de urdidura se estendem na direção da máquina e os fios de preenchimento se estendem na direção transversal da máquina.
Na segunda técnica de tecelagem básica, os tecidos são trançados diretamente na forma de uma correia contínua com um processo de tecelagem sem fim. No processo de tecelagem sem fim, os fios de urdidura se estendem na direção transversa da máquina e os fios de preenchimento se estendem na direção da máquina. Ambos· métodos-de -tecelagem-descritos-acima são bem conhecidos na técnica, e o termo “correia sem fim” conforme usados aqui, referem-se a correias feitas por qualquer método.
Suporte efetivo de folhas e fibras são considerações importantes na fabricação de papel, especialmente na seção de formação da máquina de fabricação de papel, onde a trama seca é inicialmente formada. Adicionalmente, os tecidos de formação deveríam apresentar boa estabilidade quando são deslocados a altas velocidades nas máquinas de fabricação de papel, e preferivelmente são altamente permeáveis para reduzir a quantidade de água retida na trama quando esta é transferida para a seção de prensagem da máquina de papel. Em ambas aplicações de papel de seda e papel fino (por exemplo, papel para uso em impressão de qualidade, carbono, cigarros, condensadores elétricos e similares) a superfície de fabricação de papel compreende uma estrutura fmamente trançada ou malha de fio fino.
Tipicamente, tecidos fmamente trançados tais como aqueles usados em aplicações de papel fino e papel de seda incluem pelo menos alguns fios de direção de máquina de pequeno diâmetro ou direção transversal de máquina. Lamentavelmente, entretanto, tais fios tendem a ser delicados, conduzindo a uma vida curta da superfície para o tecido. Ainda mais, o uso de fios menores pode também afetar negativamente a estabilidade mecânica do tecido (especialmente em termos de resistência à torção, propensão a estreitamento e rigidez), que pode impactar negativamente a vida em serviço e o desempenho do tecido.
Para combater estes problemas associados a tecidos de tecelagem fina, tecidos de formação multicamada tem sido desenvolvidos com fios de malha fina na superfície de formação do papel, para facilitar a formação do papel e fios de malha mais grossa no lado de contato da máquina, para prover força e durabilidade. Por exemplo, tem sido construídos tecidos que empregam um conjunto de fios de direção de máquina que se entrelaçam com dois conjuntos “dê fios de direção transversal de- máquina, para formar um tecido possuindo uma superfície de formação de papel fina e uma superfície do lado da máquina mais durável. Estes tecidos fazem parte de uma classe de tecidos que são geralmente referidos como tecidos de “camada dupla”. Similarmente, tem sido construídos tecidos que incluem dois conjunto de fios de direção de máquina e dois conjuntos de fios de direção transversal de máquina, que formam uma camada de tecido do lado do papel de malha fina e uma camada separada, mais grossa, de tecido do lado da máquina. Nestes tecidos, quê fazem parte de uma classe de tecidos geralmente referida como tecidos de “camada tripla”, as duas camadas de tecido são tipicamente unidas por fios de costura separados. Entretanto, podem também ser unidos usando fios de um ou mais dos conjuntos da direção transversal de máquina do fundo e topo e fios de direção de máquina. Tecidos de camada dupla e tripla incluem conjuntos adicionais de fios, se comparados a tecidos de camada única, estes tecidos tipicamente possuem um “calibre” mais alto (isto é, são mais grossos) do que tecidos de camada única comparáveis. Um tecido de camada dupla ilustrativo é mostrado na Patente U.S. 4.423.755 de Thompson e tecidos de camada tripla ilustrativos são mostrados na Patente U.S. 4.501.303 de Osterberg, Patente U.S. 5.152.326 de Vohringer, Patentes U.S. Nos. 5.437.315 e 5.967.195 de Ward, e Patente U.S. 6.745.797 de Troughton. A Patente U.S. 6.896.009 e o Pedido de Patente U.S. Série No. 11/207.277 co-pendente e co-concedido, depositados em 18 de Agosto de 2005, descrevem um número de tecidos de formação multicamada que são de “urdidura costurada”. Em algumas situações, tais tecidos podem ser mais fáceis de fabricar do que tecidos de formação de “trama de fio perpendicular ao comprimento costurada” e/ou podem apresentar propriedades de desempenho desejáveis. Entretanto, ainda há uma demanda de tipos adicionais de tecidos de “urdidura costurada” para satisfazer ao vasto conjunto de necessidades de_fãbricação de papel.
Sumário da Invenção Como um primeiro aspecto, realizações da presente invenção são direcionadas a um tecido para fabricação de papel, compreendendo uma série de unidades de repetição, cada uma das unidades de repetição incluindo: um conjunto de fios de MD de topo; um conjunto de fios de CMD de topo intertrançados com o conjunto de fios de topo MD; um primeiro conjunto de fios de MD de fundo, o primeiro conjunto de fios de MD de fundo arranjado em pares; um segundo conjunto de fios de MD de fundo, o segundo conjunto de fios de MD de fundo arranjado como fios simples; um conjunto de fios de CMD de fundo intertrançados com o primeiro e segundo conjuntos de fios de MD de fundo; e um conjunto de pares de fios de costura intertrançados com os fios de CMD de topo e fondo, cada par de fios de costura de MD formando um sanduíche com um respectivo fio de MD de fondo imediatamente adjacente do segundo conjunto. Cada um dos fios de um par do primeiro conjunto de fios de MD de fondo é intertrançado com os fios de CMD de fondo na mesma configuração.
Como um segundo aspecto, realizações da presente invenção são direcionadas a um tecido para fabricação de papel, compreendendo uma série de unidades de repetição, cada uma das unidades de repetição incluindo: um conjunto de fios de MD de topo; um conjunto de fios de CMD de topo intertrançados com o conjunto de fios de topo MD; um primeiro conjunto de fios de MD de fondo, o primeiro conjunto de fios de MD de fundo arranjado em pares; um segundo conjunto de fios de MD de fondo, o segundo conjunto de fios de MD de fondo arranjado como fios simples; um conjunto de fios de CMD de fondo intertrançados com o primeiro e segundo conjuntos de fios de MD de fondo; e um conjunto de pares de fios de costura intertrançados com os fios de CMD de topo e fundo, cada par de fios de costura de MD formando um sanduíche com um respectivo fio de MD de fondo imediatamente adjacente ~do segundo- conjunto^Cadaum-dos fios -de um par-do -primeiro conjunto de fios de MD de fondo é intertrançado com os fios de CMD fondo na mesma configuração. Também, cada par de fios de fondo do primeiro conjunto é posicionado sob um fio de MD do topo.
Como um terceiro aspecto, realizações da presente invenção são direcionadas a um tecido para fabricação de papel, compreendendo uma série de unidades de repetição, cada uma das unidades de repetição incluindo: um conjunto de fios de direção de máquina (MD); um conjunto de fios de direção transversa de máquina (CMD) intertrançados com o conjunto .de fí.os_ de MD de topo; um primeiro conjunto de fios de fundo MD, cada um dos fios do primeiro conjunto tendo uma seção reta achatada; um segundo conjunto de fios de fundo MD, o segundo conjunto de fios de fundo MD arranjado como fios singelos; um conjunto de fios de CMD de fundo intertrançado com o primeiro e segundo conjuntos de fios de fundo MD; e um conjunto de pares de fios de costura de MD intertrançado com os fios de CMD de topo e fundo, cada par de fios de costura de MD formando um sanduíche com um respectivo fio de MD de fundo imediatamente adjacente do segundo conjunto, Como um quarto aspecto, realizações da presente invenção são direcionadas a um método para fabricação de papel, compreendendo as etapas de: (a) prover um tecido para fabricação de papel, o tecido compreendendo: um conjunto de fios de MD de topo; um conjunto de fios de CMD de topo intertrançados com o conjunto de fios de topo MD; um primeiro conjunto de fios de MD de fundo, o primeiro conjunto de fios de MD de fondo arranjado em pares; um segundo conjunto de fios de MD de fondo, o segundo conjunto de fios de MD de fondo arranjado como fios simples; um conjunto de fios de CMD de fondo intertrançados com o primeiro e segundo conjuntos de fios de MD de fondo; e um conjunto de pares de fios de costura intertrançados com os fios de CMD de topo e fondo, cada par de fios de costura de MD formando um sanduíche com um respectivo fio de MD de fondo imediatamente adjacente do segundo conjunto; Onde cada umrdosfios deum par-do primeiro-conjunto de fios de MD de fimdo é intertrançado com os fios de CMD de fondo na mesma configuração; (b) depositar matéria-prima de papel no tecido para fabricação de papel; e (c) remover a umidade da matéria-prima de fabricação de papel.
Breve Descrição das Figuras Figura 1 é uma vista superior de uma unidade de repetição de um tecido de formação de acordo com realizações da presente invenção.
Figura 2 é uma vista inferior da unidade de repetição do tecido da Figura 1.
Figuras 3A-3F são vistas em corte obtidas de fios de direção de máquina típicos do tecido das Figuras 1 e 2.
Figura 4 é uma vista superior de uma unidade de repetição de um tecido de formação de acordo com outras realizações da presente invenção.
Figura 5 é uma vista de fundo da unidade de repetição do tecido da Figura 4.
Figuras 6A-6F são vistas em corte obtidas de fios de direção de máquina típicos do tecido das Figuras 4 e 5.
Figura 7 é uma vista superior de uma unidade de repetição de um tecido de formação de acordo com realizações adicionais da presente invenção.
Figura 8 é uma vista inferior da unidade de repetição do tecido da Figura 7.
Figuras 9A-9F são vistas em corte obtidas de fios de direção de máquina típicos do tecido das Figuras 7 e 8.
Figura 10 é uma vista em corte obtida de um fio de CMD de topo típico do tecido das Figuras 7 e 8.
Figura 11 é uma seção obtida de um fio de CMD de topo típico de uma realização de tecido alternativo que emprega fios de MD de fundo que são de seção reta achatada.
Descricão Detalhada das Realizações da Invenção A presente invenção será descrita mais particularmente a seguir com referência aos desenhos que a acompanham. A invenção não é destinada a ser limitada à realizações ilustradas; ao invés disso, estas realizações são destinadas a expor plenamente e completamente a invenção aos especialistas nesta técnica. Nos desenhos, números iguais se referem a elementos iguais diretamente. Espessuras e dimensões de.alguns componentes podem ser exageradas para clareza.
Funções ou construções bem conhecidas podem não ser descritas em detalhe para brevidade e/ou clareza.
Conforme usada aqui, a expressão “e/ou” inclui quaisquer e todas as combinações de um ou mais dos itens listados associados. A terminologia usada aqui é para a finalidade de descrever realizações particulares somente e não é destinada a ser limitante da invenção. Como usadas aqui, a formas singulares “um”, “uma” e “o” são destinadas a incluir igualmente as formas no plural, a menos que o contexto claramente indique o contrário. Será adicionalmente entendido que os termos “compreende” e/ou “compreendendo”, quando usados nesta especificação, especificam a presença das características declaradas, inteiros, etapas, operações, elementos, e/ou componentes, mas não impedem a presença ou adição de uma ou mais outras características, inteiros etapas, operações, elementos, componentes, e/ou grupos destes. A menos que especificado de outro modo, todos os termos (incluindo termos técnicos e científicos) usados aqui têm o mesmo significado comumente entendido por um especialista na técnica à qual esta invenção pertence. Será adicionalmente entendido., que termos, tais como aquele definidos em dicionários comumente usados, devem ser interpretados como tendo um significado que e consistenter com seu significado-no_contexto da técnica relevante e não serão interpretados em um sentido idealizado ou demasiadamente formal, a menos que assim expressamente definido.
Embora as figuras abaixo somente mostrem unidades de repetição únicas dos tecidos aqui ilustrados, aqueles especialistas na técnica verificarão que, em aplicações comerciais, as unidades de repetição mostradas NAS figuras seriam repetidas muitas vezes, am ambas direções de máquina e transversal à máquina, para formar um grande tecido adequado para uso em uma máquina de fabricação de papel.
Retomando agora às Figuras 1-3F, uma unidade de repetição de um tecido de formação de acordo com realizações da presente invenção, designada amplamente em 10, é aqui ilustrado. A unidade de repetição 10 inclui três fios de MD de topo 11-13, três pares de fios de costura de MD 21a, 21b-23a, 23b, doze fios de CMD de topo 31-42, seis fios de MD de fundo dispostos empares 51a, 51b-53a, 53b, três fios de MD de fundo 61-63 e seis fios de CMD de fundo não dispostos em pares 71-76. O intertrançado destes fios é descrito abaixo.
Como pode ser visto nas Figuras 1 e 3E, cada um dos fios de MD de topo 11-13 é intertrançado com os fios de CMD de topo 31-42 em uma seqüência “sobre 1/sob 1”, na qual os fios de MD de topo 11-13 passam através dos fios de CMD de topo de numeração impar 31,33,35,37,39,41 e sob os fios de CMD de topo de numeração par 32,34,36,38,40,42.
Como pode ser visto na Figura 1, cada par de fios de costura 21a, 21b-23a, 23b está localizado entre dois MD de topo. Como pode ser visto nas Figuras 1, 3A e 3C, cada um dos pares de fios de costura 21a-23b se combina para atuar como um único fio para completar a configuração de tecelagem comum na superfície de topo do tecido 10. Mais especificamente, cada um dos fios de costura passa através de três fios de CMD de topo de numeração par, com os fios de costura designados com um “a” passando através de um conjunto de três fios de CMD-de topo de-numeração ímpar, _e cada um dos fios de costura designados com um “b” passando através de um conjunto dos restantes três fios de CMD de topo de numeração ímpar. Por exemplo, o fio de costura 21a passa através dos fios de CMD de topo 36,38 e 40 enquanto passa abaixo dos fios de CMD de topo 35, 37, 39 e 41, e o fio de costura 21b passa através dos fios de CMD de topo 42, 32 e 34 enquanto passa abaixo dos fios de CMD de topo 41, 31, 33 e 35. Então, os fios de costura 21a, 21b juntos formam um MD de topo “composto” que segue um trajeto global “sobrè 1/sob 1” relativo aos fios de CMD de topo. O fio de MD de topo “composto” assim formado passa através do fios de CMD de numeração ímpar formando deste modo uma configuração de tecelagem comum com os fios de MD de topo, na superfície de topo, ou de fabricação de papel, do tecido 10.
Cada par de fios de costura é deslocado de seus pares de fios de costura vizinhos por dois fios de CMD de topo. Isto pode ser visto pelo exame da Figura 1, onde os fios de costura 21a, 21b passam ambos abaixo do fio de CMD de topo 35 à medida que se deslocam entre as camadas do topo e do fundo do tecido 10. Movendo para cima na Figura 1 e para os fios de costura 22a, 22b, estes fios passam ambos abaixo do fio de CMD de topo 33 (que está deslocado do fio de CMD de topo 35 de dois fios de CMD de topo) à medida que estes se deslocam entre as camadas do topo e do fundo. A camada do fundo do tecido 10 é ilustrada na Figura 2. A camada do fundo inclui fios de MD de fundo dispostos em pares 51a, 51b-53a, 53b, fios de MD de fundo não dispostos em pares 61-63, fios de costura 21a, 21b-23a, 23b e fios de CMD de fundo 71-76. os fios de MD de fundo dispostos em pares, que estão localizados abaixo de um fio de MD de topo correspondente, se intertrançam como um par com os fios de CMD de fundo em uma seqüência “sobre 2/sob 1”. Por exemplo, referindo-se às Figuras 2, 3D e 3F, os fios de MD de fundo 51a, 51b passam através dos fios de CMD de fundo 73,74, sobo ficTdê CMD de fundo 75, através dos fios de CMD de_ fundo 76,71 e sob o fio de CMD de fundo 72. Cada fio de MD de fundo não disposto em par também segue uma seqüência “sobre 2/sob 1” à medida que se intertrança com os fios de CMD de fundo. Por exemplo, o fio de MD de fundo não disposto em par 61 passa através dos fios de CMD de fundo 72,73 sob o fio de CMD de fundo 74, através dos fios de CMD de fimdo 75, 76 e sob o fio de CMD de fundo 71 (ver Figuras 2 e 3B) Os fios de MD de fundo dispostos em pares, que estão localizados sob um fio de MD de topo correspondente, se. inter trançam como um par como os fios de CMD de fimdo em uma seqüência de repetição “sobre 2/sob 1”. Por exemplo, referindo-se às Figuras 2, 3D e 3F, os fios de MD de fundo 51a, 51b, passam através dos fios de CMD de fimdo 73,74, sob o fio de CMD de fimdo 75, através dos fios de CMD de fimdo 76, 71 e sob o fio de CMD de fimdo 72, Cada fio de MD de fundo não disposto em par também segue ume seqüência “sobre 2/sob Γ à medida que se intertrança com os fios de CMD de fimdo. Por exemplo, o fio de MD de fundo 61 passa através dos fios de CMD de fundo 71,72, sob o fio de CMD de fimdo 73, através dos fios de CMD de fundo 74, 75 e sob o fio de CMD de fundo 76 (ver Figuras 2 e 3B).
Referindo-se novamente à Figura 2, cada par de fios de costura Ebrma um sanduíche com um fio de MD de fimdo não disposto em par (por exemplo, fios de costura 21a, 21b formam sanduíche com o fio de MD de fundo 61), e cada fio de costura forma uma articulação sob um fio de CMD de fundo. Conforme usado aqui, “articulação” refere-se a uma porção de um fio que, intertrançando-se com outros fios, passa acima ou abaixo de um outro fio único, ao passo que um “flutuador” refere-se a uma porção de um fio que passa acima ou abaixo de fios múltiplos adjacentes. Cada articulação formada por um fio de costura é posicionada ao lado de uma articulação formada imediatamente adjacente a um fio de MD de fimdo não disposto em par, de tal modo que cada par de fios d'e costura e fios de MD de fimdo não dispostos em pares formam pares de articulações similares às articulações dispostas em pares dos fios de MD de fundo dispostos em pares. Por exemplo, o fio de MD de fundo não disposto em par 61 forma articulações abaixo dos fios de CMD de fundo 71 e 74 (ver Figuras 3A-3C). O fio de costura 21b forma uma articulação sob o fio de CMD de fundo 71 e o fio de costura 21a forma uma articulação sob o fio de CMD de fundo 74. cada par de fios de MD de fundo dispostos em pares é deslocado de seu fio de MD de fimdo não disposto em par vizinho der um fio dè CMD de fundo. Por exemplo, o fio. de MD de fundo 61 não disposto em par forma uma articulação sob o fio de CMD de fundo 71 e os fios de fundo dispostos em pares 51a, 51b formam articulações sob o fio de CMD de fundo 72. como um resultado, os pares de articulações na superfície de fundo formam uma diagonal.
Uma unidade de repetição de um outro tecido de acordo com realizações da presente invenção é designado amplamente em 110 e ilustrado nas Figuras 4-6F. A unidade de repetição 110 inclui quatro fios de MD de topo 111-114, quatro pares de fios de costura de MD 121a, 121b-124a, 124b, dezesseis fios de CMD de topo 131-134, oito fios de MD de fundo dispostos em pares 151a, 151b-154a, 154b, quatro fios de MD de fundo não dispostos em pares 161-164 e oito fios de CMD de fimdo 171-178. O intertrançamento destes fios é descrito abaixo.
Como pode ser visto nas Figuras 4 e 6B, cada um dos fios de MD de topo 111-114 é intertrançado com os fios de CMD de topo 131-146 em uma seqüência “sobre 1/sob 1”, na qual os fios de MD de topo 111-114 passam através dos fios de CMD de topo de numeração ímpar 131, 133, 135, 137,139,141,143 e 145 e sob os fios de CMD de topo de numeração par 132, 134,136,138,140,142,144,146.
Como pode ser visto na Figura 4, cada par de fios de costura 121a, 121b-124a, 124b está localizado entre dois MD de topo. Como os fios de costura do tecido 10 descritos ãclma e como^pode ser visto-nas-Eiguras.4, 6D e 6F, cada um dos pares de fios de costura 121a-124b se combina para atuar como um único fio para completar a configuração de tecelagem comum na superfície de topo do tecido 10. Mais especificamente, cada um dos fios de costura passa através de quatro fios de CMD de topo de numeração par, com os fios de costura designados com um “a” passando através de um conjunto de quatro fios de CMD de topo de numeração par, e cada um dos fios de costura designados com um “b” passando através de um conjunto dos restantes quatro- fios de GMD de topo de. numeração par, Por exemplo, o fio de costura 121a passa através dos fios de CMD de topo 142, 144, 146 el32, enquanto passa abaixo dos fios de CMD de topo 35, 37, 39 e 41, e o fio de costura 21b passa através dos fios de CMD de topo 42, 32 e 34 enquanto passa abaixo dos fios de CMD de topo 141, 143, 145, 131 e 133 e o fio de costura 121b passa através dos fios de CMD de topo 134, 136, 138 e 14, enquanto passa abaixo dos fios de CMD de topo 133, 135, 137, 139 e 141. Os fios de costura 121a, 121b formam juntos um MD de topo “composto” que segue um trajeto global “sobre 1/sob 1” enquanto se intertrançam com os fios de CMD de topo. O fio de MD de topo “composto” formado pelos fios de costura passa através dos fios de CMD de numeração par formando deste modo uma configuração de tecelagem comum com os fios de MD de topo, na superfície de topo, ou.de fabricação de papel, do tecido 10.
Cada par de fios de costura é deslocado de seus pares de fios de costura vizinhos por quatro fios de CMD de topo. Isto pode ser visto pelo exame da Figura 4, onde os fios de costura 121a, 121b passam ambos abaixo do fio de CMD de topo 133 à medida que se deslocam entre as camadas do topo e do fundo do tecido 10. Movendo para cima na Figura 4 e para os fios de costura 122a, 122b, estes fios passam ambos abaixo do fio de CMD de topo 137 (que está deslocado do fio de CMD de topo 133 de quatro fios de CMD de topo) à medida que estes se deslocam entre as camadas do topo e do fundo. A camada do fundo do tecido 110 é ilustrada na Figura 5. A camada do fundo inclui fios de MD de fundo dispostos em pares 151a, 151b-154a, 154b, fios de MD de fundo não dispostos em pares 161-164, fios de costura 121a, 121b-124a, 124b e fios de CMD de fundo 171-178. Os fios de MD de fundo dispostos em pares, que estão localizados abaixo de um fio de MD de topo correspondente, se intertrançam como um par com os fios de CMD de fundo em uma sequência “sobre 3/sob 1”. Por exemplo, referindo-se às Figuras 5,6A e 6C, os fios de MD de fondolSla, 151b passam através do fio de CMD de fundo 176, através dos fios de CMD de fundo 177,178, 171 e sob o fio de CMD de fundo 172. Cada fio de MD de fundo não disposto em par também segue uma seqüência “sobre 2/sob 1” à medida que se intertrança com os fios de CMD de fundo. Por exemplo, o fio de MD de fundo não disposto empar 161 passa através dos fios de CMD de fundo 178,171,172, sob o fio de CMD de fundo 173, através dos fios de CMD de fundo 174,175, 176 e sob o fio de CMD de fundo 177 (ver Figuras 5 e 6E).
Referindo-se novamente à Figura 5, cada par de fios de costura forma um sanduíche com um fio de MD de fundo não disposto em par (por exemplo, fios de costura 121a, 121b formam sanduíche com o fio de MD de fundo 61). Cada fio de costura forma uma articulação sob um fio de CMD de fundo ao lado de uma articulação formada pelo fio de MD de fundo não disposto em par imediatamente adjacente, de tal modo que cada par de fio de costura e os fios de MD de fundo não dispostos em pares formam pares de articulações similares às articulações dispostas em pares dos fios de MD de fundo dispostos em pares. Por exemplo, o fio de MD de fundo 161 não disposto em par forma articulações sob os fios de CMD de fundo 173 e 177, e o fio de costura 121b forma uma articulação sob o fio de CMD de fundo 177 (ver Figuras 6D e 6F). Cada par de fios de MD de fundo disposto em par é deslocado de seu fio de MD de fundo não disposto em par, de um fio de CMD de fundo. Por exemplo, o fio-de MD de fundo 161-nãadisp_os.to em par forma uma articulação sob o fio de CMD de fundo 173, e os fios de fundo dispostos em pares 151a, 151b formam articulações sob o fio de CMD de fondo 172. como um resultado, os pares de articulações na superfície de fondo formam uma diagonal.
Pode ser visto que, na realização ilustrada, os fios de MD de fundo “a” dispostos em pares são menores em diâmetro do que os fios de MD de fundo “b”. Pode ser desejável em algumas realizações que os fios “a” coincidam com o diâmetro dos fios de costura, de tal modo que as articulações dispostas em pares (a) dos fios de MD de fundo dispostos em pares e (b) os pares de articulações dos fios de MD de fundo não dispostos em pares e os fios de costura sejam de mesma dimensão. Os especialistas na técnica verificarão que, em outras realizações (tais como aquelas das Figuras 1-3F e Figuras 7-9F) os fios de MD de fundo dispostos em pares “a” e “b” podem ser do mesmo diâmetro.
Uma unidade de repetição de um tecido adicional de acordo com realizações da presente invenção é designada amplamente em 210 e ilustrada nas Figuras 4-6F, A unidade de repetição 210 inclui cinco fios de MD de topo 211-215, cinco pares de fios de costura de MD 221a, 221b-225a, 225b, vinte fios de CMD de topo 231-250, dez fios de MD de fundo dispostos em pares 251a, 25 lb-255a, 255b, cinco fios de MD de fundo não dispostos em pares 261-265 e dez fios de CMD de fundo 271-280. O intertrançamento destes fios é descrito abaixo.
Como pode ser visto nas Figuras 7 e 9B, cada um dos fios de MD de topo 211-215 é intertrançado com os fios de CMD de topo 231-250 em uma seqüência “sobre 1/sob 1”, na qual os fios de MD de topo 211-215 passam através dos fios de CMD de topo de numeração ímpar 231,233, 235, 237,239, 241,243,245,247,249 e sob os fios de CMD de topo de numeração par 232,234,236,238,240,242,244,246,248,250.
Como pode ser visto-na "Figura -7rcada-par-de fios_d_e ..costura 221a, 221b-225a, 225b está localizado entre dois MD de topo. Como os fios de costura do tecido 10 descritos acima e como pode ser visto nas Figuras 7, 9D e 9F, cada um dos pares de fios de costura 221a-225b se combina para atuar como um único fio para completar a configuração de tecelagem comum na superfície de topo do tecido 210. Mais especificamente, cada um dos fios de costura passa através de cinco fios de CMD de topo de numeração par, com os fios de costura designados com um “a” passando através de um conjunto de cinco fios de CMD de topo de numeração par, e cada um dos fios de costura designados com um ‘V passando através de um conjunto dos restantes cinco fios de CMD de topo de numeração par. Por exemplo, o fio de costura 221a passa através dos fios de CMD de topo 249,231,233 235,237 e 239, e o fio de costura 221b passa através dos fios de CMD de topo 240, 242, 244, 246 e 248, enquanto passa abaixo dos fios de CMD de topo 239, 241, 243,245,247 e 249. Os fios de costura 221a, 221b formam juntos um MD de topo “composto” que segue um trajeto global “sobre 1/sob 1” enquanto se intertrançam com os fios de CMD de topo. O fio de MD de topo “composto” formado pelos fios de costura passa através dos fios de CMD de numeração par formando deste modo uma configuração de tecelagem comum com os fios de MD de topo, na superfície de topo, ou de fabricação de papel, do tecido 21.0.
Cada par de fios de costura é deslocado de seus pares de fios de costura vizinhos por dois fios de CMD de topo. Isto pode ser visto pelo exame da Figura 7, onde os fios de costura 221a, 221b passam ambos abaixo do fio de CMD de topo 239 à medida que se deslocam entre as camadas do topo e do fundo do tecido 210. Movendo para baixo na Figura 7 e para os fios de costura 222a, 222b, estes fios passam ambos abaixo do fio de CMD de topo 241 (que está deslocado do fio de CMD de topo 239 de dois fios de CMD de topo) à medida que estes se deslocam entre as camadas do topo e do fundo. A camada do fundo do tecido 210 é ilustrada na Figura 8. A camada do fundo inclui fios de MD de fundo dispostos em pares 251a, 251b-255a, 255b, fios de MD de fundo não dispostos em pares 261-265, fios de costura 221a, 221b-225a, 225b e fios de CMD de fundo 271-280. Os fios de MD de fundo dispostos em pares, que estão localizados abaixo de um fio de MD de topo correspondente, se intertrançam como um par com os fios de CMD de fundo em uma seqüência “sobre 4/sob 1”. Por exemplo, referindo-se às Figuras 7,9A e 9C, os fios de MD de fundo 251a, 251b passam através dos fios de CMD de fundo 271-274, sob o fio de CMD de fundo 275, através dos fios de CMD de fundo 276-279 e sob o fio de CMD de fundo 280. Cada fio de MD de fundo não disposto em par também segue uma seqüência “sobre 4/sob 1” à medida que se intertrança com os fios de CMD de fundo. Por exemplo, o fio de MD de fundo não disposto em par 261 passa através dos fios de CMD de fundo 271,272, sob o fio de CMD de fundo 273, através dos fios de CMD de fundo 274-277, sob o fio de CMD de fundo 278 e através dos fios de CMD de fundo 279,280 (ver Figuras 8 e 9E).
Referindo-se novamente à Figura 8, cada par de fios de costura forma um sanduíche com um fio de MD de fundo não disposto em par (por exemplo, fios de costura 221a, 221b formam sanduíche com o fio de MD de fundo 261). Cada fio de costura forma uma articulação sob um fio de CMD de fundo ao lado de uma articulação formada pelo fio de MD de fundo não disposto em par imediatamente adjacente, de tal modo que cada par de fio de costura e os fios de MD de fundo não dispostos em pares formam pares de articulações similares às articulações dispostas em pares dos fios de MD de fundo dispostos em pares. Por exemplo, o fio de MD de fundo 261 não disposto em par forma articulações sob os fios de CMD de fundo 273 e 278 (ver Figura 9E). O fio de costura 221b forma uma articulação sob o fio de CMD de fundo 273 e o fio de costura 221a forma uma articulação sob o fio de CMD de fundo 278~(vér Fipras 9D e-9F-).
Cada par de fios de MD de fundo disposto em par é deslocado de seu fio de MD de fundo disposto em par vizinho, de um fio de CMD de fundo. Por exemplo, os fios de MD de fundo 251a, 251b dispostos em pares passam sob o fio de CMD de fundo 275, e os fios de MD de fundo dispostos empares 252a, 252b passam sob o fio de CMD de fundo 276, que é deslocado do fio de CMD de fundo 276 de um fio de CMD de fundo. Cada fio de MD de fundo não disposto em par é também deslocado de seu fio de MD de fundo não disposto em par vizinho de um fio de CMD de fundo. Por exemplo, o fio de MD de fundo não disposto em par 261 forma uma articulação sob o fio de CMD de fundo 273 e o fio de CMD de fundo não disposto em par 262 forma uma articulação sob o fio de CMD de fundo 274, que está deslocado do fio de CMD de fundo 273 de um fio de CMD de fimdo. Como um resultado, os pares de articulações formados pelos fios de MD de fimdo dispostos em pares na superfície de fundo formam uma diagonal sobre ela, e os pares de articulações formados por um fio de MD de fimdo não disposto em par e um fio de costura formam uma segunda diagonal na superfície do fimdo. As articulações formadas pelos fios de MD de fimdo dispostos em pares são deslocadas das articulações formadas por um fio de MD de fimdo não disposto em par e um fio de costura são deslocados um do outro de dois fios de CMD de fimdo.
Como pode ser visto na Figura 10, os fios de MD de fimdo dispostos em pares 251a, 251b-255a, 255b são tecidos juntos com os fios de CMD de fimdo 271-280. Como tal, em algumas realizações os fios de MD de fimdo dispostos em pares podem ser substituídos por um único fio de MD de fimdo de seção reta achatada. £sta substituição é ilustrada na Figura 11, na qual os fios de MD de fimdo dispostos em pares 251a, 251b-255a, 255b do tecido 200 são substituídos pelos fios de MD de fundo 351-355 em um tecido 300. A configuração de tecelagem do tecido 300 pode ser a mesma do tecido 200, com a..exceção de que os fios de MD de fundo achatados 351-355 seguem os trajetos dos pares de fios de MD de fundo 251a, 251b-255a, 255b (ver também fio de CMD de fimdo típico 371). Uma substituição similar de fios achatados pelos fios de MD de fundo dispostos em pares pode ser feita nas outras realizações de tecido aqui descritas. Tipicamente, o fio achatado terá uma altura similar à do fio de MD de fundo pelo qual é substituído e uma largura similar à de dois fios de MD de fundo pelos quais é substituído. A forma dos fios utilizados nos tecidos da presente invenção pode variar, dependendo das propriedades desejadas, do tecido para fabricação de papel final. Por exemplo, os fios podem fios de mono filamento, fios de mono filamento achatado como descrito acima, fios multi filamento, fios multi filamento ou mono filamento trançados, fios fiados ou qualquer combinação destes. Também, os materiais constituindo os fios empregados no tecido da presente invenção podem ser aqueles comumente usados em tecido para fabricação de papel. Por exemplo, os fios podem ser formados de poliéster, poliamida (nylon), polipropileno, aramida ou similares. O artífice especialista deveria selecionar um material de fio de acordo com a aplicação particular do tecido final. Em particular, fios mono filamento redondos formados de poliéster ou poliamida são preferidos.
Tecidos tais como aqueles ilustrados acima podem demonstrar força de emenda melhorada, comparados a tecidos anteriores similares, que podem permitir o uso de menos extremidades para unir o tecido. Aumentos na área livre do tecido e/ou permeabilidade podem também ser alcançados.
Com relação a um outro aspecto da presente invenção, métodos para confeccionar papel são providos. Com relação a estes métodos, um dos tecidos de formação de fabricação de papel típicos aqui descritos são providos, e o papel é então feito aplicando a matéria-prima de papel ao tecido de formação e então removendo a umidade da matéria-prima de papel. Como os detalhes de como a matéria-prima de papel é aplicada ao tecido de formação e como a umidade é removida da matéria-prima de_ papel são bem conhecidos pelos especialistas na técnica, detalhes adicionais com relação a este aspecto da presente invenção não precisam ser providos aqui.
As realizações precedentes são ilustrativas da presente invenção e não são consideradas como limitantes desta. Embora realizações típicas desta invenção tenham sido descritas, os especialistas na técnica facilmente verificarão que muitas modificações são possíveis nas realizações típicas, sem se afastar materialmente dos novos ensinamentos e vantagens desta invenção. Consèqüentemente, todas tais modificações são destinadas a serem incluídas dentro do escopo desta invenção, conforme definido nas reivindicações. A invenção é definida pelas reivindicações seguintes, com equivalentes das reivindicações a serem incluídos.
REIVINDICAÇÕES

Claims (13)

1. Tecido para fabricação de papel, compreendendo: fios alinhados com a direção de trajeto do tecido numa máquina de fabricação de papel, sendo a direção chamada de direção de máquina e sendo abreviada como MD; c. fios alinhados em paralelo à superfície do tecido e em transversal à direção de trajeto, sendo a direção chamada de direção de máquina transversal e sendo abreviada como CM D, o tecido compreendendo uma série de unidades de repetição, cada uma das unidades de repetição incluindo: um conjunto de fios de direção de máquina (MD) de topo (11-13); um conjunto de fios de direção transversal de máquina (CMD) de topo (31-42) inteitrançados com o conjunto de fios de MD de topo (11-13); um primeiro conjunto de fios de MD de fundo (51a, 5Ib-53a, 53b), o primeiro conjunto de fios de MD de fundo (51a, 51b-53a, 53b) arranjado em pares; um segundo conjunto de fios de MD de fundo (61-63), o segundo conjunto de fios de MD de fundo (61-63 ) arranjado como fios únicos; e, um conjunto de fios de CMD de fundo (71 -76) inteitrançados com o primeiro e segundo conjuntos de fios de MD de fundo (51a, 51b~53a, 53b, 6163), caracterizado pelo fato de que: um conjunto de pares de fios de costura de MD (21a, 2Ib-23a, 23b) fica intertrançado com os fios de CMD de topo e fundo (31-42 e 71 -76), cada par de fios de costura de MD (21 a, 21b-23a, 23b) formando um sanduíche com um fio de MD de fundo (61 -63) respectivo, imediaiamenie adjacente, do segundo conjunto; c, cada um dos fios de um par de primeiro conjunto de fios de MD de fundo (51 a, 51 b-53a, 53b) se intertrança com os fios de CMD de fundo (71-76) na mesma configuração.
2. Tecido de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os fios do primeiro conjunto de fios de MD de fundo (51a, 51b-53a, 53b) formam articulações abaixo dos fios de CMD de fundo (71-76) individuais.
3. Tecido de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que os fios do primeiro conjunto de fios de MD de fundo (51a, 51b-53a, 53b) passam entre 2 e 4 fios de CMD de fundo (71-76) entre as articulações formadas sob os fios de CMD de fundo (71 -76).
4. Tecido de acordo com a reivindicação I, caracterizado pelo fato de que os fios do segundo conjunto de fios de MD de fundo (61-63) formam articulações abaixo de fios de CMD de fundo (71 -76) individuais.
5. Tecido de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que os fios do primeiro conjunto de fios de MD de fundo (51a, 51b-53a, 53b) formam articulações abaixo dos fios de CMD de fundo (71-76) individuais.
6. Tecido de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que os fios do segundo conjunto (61063) passam entre 2 e 4 fios de CMD de fundo (71-76) entre as articulações formadas sob os fios de CMD de fundo (71-76).
7. Tecido de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que cada fio de costura (21, 2 Ib-23a, 23b) forma uma articulação sob um fio de CMD de fundo (71-76).
8. Tecido de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que cada articulação de fio de costura é formada sob o fio de CMD de fundo (71-76), sob o qual o fio de CMD de fundo (71-76) imediatamente adjacente do segundo conjunto (61-63) forma uma articulação.
9. Tecido de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os fios de MD de topo (11-13), os fios de costura (21, 21b-23a, 23b), e os fios de CMD de topo (31-42) se intertrançam para formar uma superfície de fabricação de papel de tecelagem comum.
10. Tecido de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que cada par de fios de MD de fundo (51a, 51b-53a, 53b) do primeiro conjunto fica posicionado sob um fio de MD de topo (11-13).
11. Método para fabricação de papel, caracterizado pelo fato de compreender as etapas de: (a) prover um tecido para fabricação de papel como definido na reivindicação 1; (b) depositar a matéria-prima de papel no tecido para fabricação de papel; e, (c) remover umidade da matéria-prima de fabricação de papel.
12.
Método de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que cada par de fios de MD de fundo (51a, 51b-53a, 53b) do primeiro conjunto fica posicionado sob um fio de MD de topo (11-13).
BRPI0603961A 2005-09-27 2006-09-26 tecido e método para fabricação de papel BRPI0603961B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/235,760 US7219701B2 (en) 2005-09-27 2005-09-27 Papermaker's forming fabric with machine direction stitching yarns that form machine side knuckles

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0603961A BRPI0603961A (pt) 2007-08-21
BRPI0603961B1 true BRPI0603961B1 (pt) 2016-11-29

Family

ID=37596396

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0603961A BRPI0603961B1 (pt) 2005-09-27 2006-09-26 tecido e método para fabricação de papel

Country Status (10)

Country Link
US (1) US7219701B2 (pt)
EP (1) EP1767692B1 (pt)
JP (1) JP4350737B2 (pt)
CN (1) CN1952257B (pt)
AR (1) AR056540A1 (pt)
AT (1) ATE486997T1 (pt)
AU (1) AU2006222665B2 (pt)
BR (1) BRPI0603961B1 (pt)
CA (1) CA2559163C (pt)
DE (1) DE602006017942D1 (pt)

Families Citing this family (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6896009B2 (en) * 2003-03-19 2005-05-24 Weavexx Corporation Machine direction yarn stitched triple layer papermaker's forming fabrics
US7059359B2 (en) * 2003-05-22 2006-06-13 Voith Fabrics Warp bound composite papermaking fabric
JP4440085B2 (ja) * 2004-11-26 2010-03-24 日本フイルコン株式会社 工業用二層織物
US7445032B2 (en) * 2005-05-05 2008-11-04 Astenjohnson, Inc. Bulk enhancing forming fabrics
JP2006322109A (ja) * 2005-05-19 2006-11-30 Nippon Filcon Co Ltd 工業用二層織物
NO338649B1 (no) * 2005-05-19 2016-09-26 Nippon Filcon Kk Industriell tolagsstruktur
JP4563260B2 (ja) * 2005-06-14 2010-10-13 日本フイルコン株式会社 工業用二層織物
FI118856B (fi) * 2005-10-06 2008-04-15 Tamfelt Pmc Oy Paperikonekudos
EP2213787B1 (en) * 2007-10-05 2019-12-04 Nippon Filcon Co., Ltd. Industrial two-layer fabric
CN101644010B (zh) * 2009-08-25 2014-09-17 袁丽君 过滤及造纸用织物
US8251103B2 (en) 2009-11-04 2012-08-28 Weavexx Corporation Papermaker's forming fabric with engineered drainage channels
CN102086547A (zh) * 2009-12-08 2011-06-08 袁丽君 过滤及造纸用织物
CN102086548A (zh) * 2009-12-08 2011-06-08 袁丽君 过滤及造纸用织物
CN102094348B (zh) * 2009-12-09 2015-10-14 袁丽君 过滤及造纸用织物
DE102010017055A1 (de) 2010-05-21 2011-11-24 Andritz Technology And Asset Management Gmbh Blattbildungssieb
WO2012047511A1 (en) * 2010-09-28 2012-04-12 Huyck Licensco Inc. Fabric for non-woven web forming process and method of using same
WO2012140992A1 (ja) * 2011-04-11 2012-10-18 日本フイルコン株式会社 不織布用多層織物
JP6243193B2 (ja) * 2013-11-01 2017-12-06 日本フエルト株式会社 抄紙用フェルト
FI128025B (en) * 2017-03-24 2019-08-15 Valmet Technologies Oy industrial Textiles
EP3752671B1 (en) * 2018-02-12 2024-04-03 Huyck Licensco Inc. Multi-layer papermaker's forming fabric with auxiliary bottom md yarns
USD1027460S1 (en) * 2020-09-26 2024-05-21 Casper Sleep Inc. Woven textile

Family Cites Families (127)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2172430A (en) 1937-10-14 1939-09-12 Lawrence Duck Company Single ply drier felt with asbestos facing
US2327756A (en) * 1941-10-15 1943-08-24 Us Rubber Co Electrically conductive fabric
US2554034A (en) 1948-08-18 1951-05-22 Orr Felt & Blanket Company Papermaker's felt
US2831235A (en) * 1955-12-22 1958-04-22 Russell Mfg Co Method of making stretchable woven fabric
US3094149A (en) 1960-11-14 1963-06-18 Orr Felt & Blanket Company Paper makers felt
US3325909A (en) 1966-01-27 1967-06-20 Huyck Corp Fabric for pumping fluids
US3711627A (en) * 1969-12-12 1973-01-16 K Maringulov Device for electrical connection of electric and electronic components and method of its manufacture
US4093512A (en) 1975-04-23 1978-06-06 Huyck Corporation Papermakers belts having ultra-high modulus load bearing yarns
US4289173A (en) 1975-10-30 1981-09-15 Scapa-Porritt Limited Papermakers fabrics
US4529013A (en) 1975-10-30 1985-07-16 Scapa-Porritt Limited Papermakers fabrics
GB1572905A (en) 1976-08-10 1980-08-06 Scapa Porritt Ltd Papermakers fabrics
DE2736796C3 (de) 1977-08-16 1981-08-27 Hermann Wangner Gmbh & Co Kg, 7410 Reutlingen Papiermaschinensieb und Verfahren zu dessen Herstellung
US4290209A (en) 1978-05-17 1981-09-22 Jwi Ltd. Dryer fabric
USRE33195E (en) 1978-08-04 1990-04-10 Asten Group, Inc. Fabrics for papermaking machines
US4244543A (en) 1979-01-08 1981-01-13 Exxon Research & Engineering Co. Support roller or rocker for hot expanding pipe lines
US4453573A (en) 1980-02-11 1984-06-12 Huyck Corporation Papermakers forming fabric
US4344464A (en) * 1980-07-11 1982-08-17 Huyck Corporation Endless forming fabrics with bi-crimp characteristics
US4438788A (en) 1980-09-30 1984-03-27 Scapa Inc. Papermakers belt formed from warp yarns of non-circular cross section
SE430425C (sv) 1981-06-23 1986-09-19 Nordiskafilt Ab Formeringsvira for pappers-, cellulosa- eller liknande maskiner
US4633596A (en) 1981-09-01 1987-01-06 Albany International Corp. Paper machine clothing
DE3146385C2 (de) 1981-11-23 1985-10-31 Hermann Wangner Gmbh & Co Kg, 7410 Reutlingen Doppellagiges Gewebe als Bespannung für Papiermaschinen
SE441016B (sv) 1982-04-26 1985-09-02 Nordiskafilt Ab Formeringsvira for pappers-, cellulosa- eller liknande maskiner
DE3224760A1 (de) 1982-07-02 1984-01-05 Thomas Josef Heimbach GmbH & Co, 5160 Düren Band zum einsatz in nasspressen von papiermaschinen
US4414263A (en) 1982-07-09 1983-11-08 Atlanta Felt Company, Inc. Press felt
DE3301810C2 (de) 1983-01-20 1986-01-09 Hermann Wangner Gmbh & Co Kg, 7410 Reutlingen Verbund-Gewebe als Bespannung für den Blattbildungsteil einer Papiermaschine
SE435739B (sv) 1983-02-23 1984-10-15 Nordiskafilt Ab Formeringsvira av dubbelvevnadstyp
DE3307144A1 (de) 1983-03-01 1984-09-13 Hermann Wangner Gmbh & Co Kg, 7410 Reutlingen Papiermaschinenbespannung in einer gewebebindung, die keine in laengsrichtung verlaufenden symmetrieachse aufweist
DE3329739C1 (de) 1983-08-17 1985-01-10 Hermann Wangner Gmbh & Co Kg, 7410 Reutlingen Mehrlagige Bespannung fuer Papiermaschinen
FR2560242B1 (fr) 1984-02-29 1986-07-04 Asten Fabriques Feutres Papete Toile destinee en particulier aux machines a papier, et son procede de preparation
US4755420A (en) 1984-05-01 1988-07-05 Jwi Ltd. Dryer fabric having warp strands made of melt-extrudable polyphenylene sulphide
US4813459A (en) * 1984-09-25 1989-03-21 Semtronics Corporation Stretchable material having redundant conductive sections
US4577256A (en) * 1984-09-25 1986-03-18 Semtronics Corporation Woven stretchable grounding strap
US4731281A (en) 1984-10-29 1988-03-15 Huyck Corporation Papermakers fabric with encapsulated monofilament yarns
US4642261A (en) 1984-12-21 1987-02-10 Unaform Inc. Papermakers fabric having a tight bottom weft geometry
US4636426A (en) 1985-01-04 1987-01-13 Huyck Corporation Papermaker's fabric with yarns having multiple parallel monofilament strands
US4654748A (en) * 1985-11-04 1987-03-31 Coats & Clark, Inc. Conductive wrist band
DE3615304A1 (de) 1986-05-06 1987-11-12 Wangner Gmbh Co Kg Hermann Bespannung fuer den blattbildungsteil einer papiermaschine
US4709732A (en) 1986-05-13 1987-12-01 Huyck Corporation Fourteen harness dual layer weave
DE3634649A1 (de) 1986-10-10 1988-04-14 Wangner Gmbh Co Kg Hermann Bespannung fuer den blattbildungsteil einer papiermaschine mit zusaetzlichen, flottierenden querfaeden groesserer rapportlaenge
US4676278A (en) 1986-10-10 1987-06-30 Albany International Corp. Forming fabric
DE3635000A1 (de) 1986-10-14 1988-04-21 Oberdorfer Fa F Doppellagiges papiermaschinensieb mit grob strukturierter laufseite und fein strukturierter papierseite
US4759975A (en) 1986-11-06 1988-07-26 Asten Group, Inc. Papermaker's wet press felt having multi-layered base fabric
CA1277209C (en) 1986-11-28 1990-12-04 Dale B. Johnson Composite forming fabric
US4705601A (en) 1987-02-05 1987-11-10 B.I. Industries, Inc. Multi-ply paper forming fabric with ovate warp yarns in lowermost ply
FI78329B (fi) 1987-02-10 1989-03-31 Tamfelt Oy Ab Pappersmaskinduk.
DE3705345A1 (de) 1987-02-19 1988-09-01 Oberdorfer Fa F Verbundgewebe als bespannung fuer den blattbildungsteil einer papiermaschine
DE3713510A1 (de) 1987-04-22 1988-11-10 Oberdorfer Fa F Papiermaschinensieb aus einem doppellagigen gewebe
DE3801051A1 (de) 1988-01-15 1989-07-27 Wangner Gmbh Co Kg Hermann Doppellagige bespannung fuer den blattbildungsbereich einer papiermaschine
US4989647A (en) 1988-04-08 1991-02-05 Huyck Corporaiton Dual warp forming fabric with a diagonal knuckle pattern
CA1320410C (en) 1988-06-27 1993-07-20 Takuo Tate Papermakers' double layer type fabrics
JP2558153B2 (ja) 1988-08-30 1996-11-27 日本フイルコン株式会社 ワイヤマークを改善した単織製紙用織物
JP2558155B2 (ja) 1988-08-31 1996-11-27 日本フイルコン株式会社 製紙面に補助緯糸の水平面を形成した製紙用一重織物
US4909284A (en) 1988-09-23 1990-03-20 Albany International Corp. Double layered papermaker's fabric
US5052448A (en) 1989-02-10 1991-10-01 Huyck Corporation Self stitching multilayer papermaking fabric
DE3909534A1 (de) 1989-03-22 1990-09-27 Oberdorfer Fa F Formiersieb fuer die nasspartie einer papiermaschine
US4942077A (en) 1989-05-23 1990-07-17 Kimberly-Clark Corporation Tissue webs having a regular pattern of densified areas
US4967805A (en) 1989-05-23 1990-11-06 B.I. Industries, Inc. Multi-ply forming fabric providing varying widths of machine direction drainage channels
DE3923938A1 (de) 1989-07-19 1991-01-31 Oberdorfer Fa F Formiergewebe fuer die nasspartie einer papiermaschine
US4987929A (en) 1989-08-25 1991-01-29 Huyck Corporation Forming fabric with interposing cross machine direction yarns
DE3938159A1 (de) 1989-11-16 1991-05-23 Oberdorfer Fa F Verbundgewebe fuer papiermaschinensiebe
JP2558169B2 (ja) 1990-03-27 1996-11-27 日本フイルコン株式会社 製紙面に補助緯糸の水平面を形成した製紙用一重織物
US5025839A (en) 1990-03-29 1991-06-25 Asten Group, Inc. Two-ply papermakers forming fabric with zig-zagging MD yarns
AT393521B (de) 1990-05-08 1991-11-11 Hutter & Schrantz Ag Gewebe aus kunststoff-monofilamenten fuer den einsatz als entwaesserungssieb einer papiermaschine
US5199467A (en) 1990-06-06 1993-04-06 Asten Group, Inc. Papermakers fabric with stacked machine direction yarns
US5067526A (en) 1990-08-06 1991-11-26 Niagara Lockport Industries, Inc. 14 harness dual layer papermaking fabric
US5116478A (en) 1990-11-05 1992-05-26 Nippon Filcon Co., Ltd. Extendable and heat shrinkable polyester mono-filament for endless fabric
US5101866A (en) 1991-01-15 1992-04-07 Niagara Lockport Industries Inc. Double layer papermakers fabric having extra support yarns
EP0627987B1 (en) 1991-11-21 1998-07-15 Weavexx Corporation Multilayer felts
US5219004A (en) 1992-02-06 1993-06-15 Lindsay Wire, Inc. Multi-ply papermaking fabric with binder warps
US5228482A (en) 1992-07-06 1993-07-20 Wangner Systems Corporation Papermaking fabric with diagonally arranged pockets
US5368696A (en) 1992-10-02 1994-11-29 Asten Group, Inc. Papermakers wet press felt having high contact, resilient base fabric with hollow monofilaments
DE4302031C1 (de) 1993-01-26 1993-12-16 Heimbach Gmbh Thomas Josef Trockensieb sowie Verfahren zu dessen Herstellung
JP3076703B2 (ja) 1993-09-06 2000-08-14 日本フイルコン株式会社 製紙用経糸一重緯糸二重織物
US5421374A (en) 1993-10-08 1995-06-06 Asten Group, Inc. Two-ply forming fabric with three or more times as many CMD yarns in the top ply than in the bottom ply
US5421375A (en) 1994-02-28 1995-06-06 Wangner Systems Corporation Eight harness double layer forming fabric with uniform drainage
US5437315A (en) 1994-03-09 1995-08-01 Huyck Licensco, Inc. Multilayer forming fabric
US5429686A (en) 1994-04-12 1995-07-04 Lindsay Wire, Inc. Apparatus for making soft tissue products
US5454405A (en) 1994-06-02 1995-10-03 Albany International Corp. Triple layer papermaking fabric including top and bottom weft yarns interwoven with a warp yarn system
US5456293A (en) 1994-08-01 1995-10-10 Wangner Systems Corporation Woven papermaking fabric with diagonally arranged pockets and troughs
US5542455A (en) 1994-08-01 1996-08-06 Wangner Systems Corp. Papermaking fabric having diagonal rows of pockets separated by diagonal rows of strips having a co-planar surface
US5709250A (en) 1994-09-16 1998-01-20 Weavexx Corporation Papermakers' forming fabric having additional fiber support yarns
US5518042A (en) 1994-09-16 1996-05-21 Huyck Licensco, Inc. Papermaker's forming fabric with additional cross machine direction locator and fiber supporting yarns
US5983953A (en) 1994-09-16 1999-11-16 Weavexx Corporation Paper forming progess
US5482567A (en) 1994-12-06 1996-01-09 Huyck Licensco, Inc. Multilayer forming fabric
US5520225A (en) 1995-01-23 1996-05-28 Wangner Systems Corp. Pocket arrangement in the support surface of a woven papermaking fabric
US5746257A (en) 1995-07-06 1998-05-05 Asten, Inc. Corrugator belt seam
US5555917A (en) 1995-08-11 1996-09-17 Wangner Systems Corporation Sixteen harness multi-layer forming fabric
US5641001A (en) 1995-08-16 1997-06-24 Huyck Licensco, Inc. Papermaker's fabric with additional cross machine direction yarns positioned in saddles
US5651394A (en) 1996-02-02 1997-07-29 Huyck Licensco, Inc. Papermakers fabric having cabled monofilament oval-shaped yarns
GB9604602D0 (en) 1996-03-04 1996-05-01 Jwi Ltd Composite papermaking fabric with paired weft binder yarns
US5937914A (en) 1997-02-20 1999-08-17 Weavexx Corporation Papermaker's fabric with auxiliary yarns
US5857498A (en) 1997-06-04 1999-01-12 Weavexx Corporation Papermaker's double layer forming fabric
US5823232A (en) * 1997-06-25 1998-10-20 Zweigart & Sawitzki Embroidery fabric strip with deformable, shape-retaining properties
US5881764A (en) * 1997-08-01 1999-03-16 Weavexx Corporation Multi-layer forming fabric with stitching yarn pairs integrated into papermaking surface
US5967195A (en) 1997-08-01 1999-10-19 Weavexx Corporation Multi-layer forming fabric with stitching yarn pairs integrated into papermaking surface
US6210771B1 (en) * 1997-09-24 2001-04-03 Massachusetts Institute Of Technology Electrically active textiles and articles made therefrom
SE511107C2 (sv) 1997-12-15 1999-08-09 Albany Int Corp Vävd vira
US6158478A (en) 1998-04-14 2000-12-12 Astenjohnson, Inc. Wear resistant design for high temperature papermachine applications
GB9811089D0 (en) 1998-05-23 1998-07-22 Jwi Ltd Warp-tied composite forming fabric
US6112774A (en) 1998-06-02 2000-09-05 Weavexx Corporation Double layer papermaker's forming fabric with reduced twinning.
WO2000004225A1 (en) 1998-07-16 2000-01-27 Asten, Inc. Soft-faced dryer fabric
US6237644B1 (en) * 1998-09-01 2001-05-29 Stewart Lister Hay Tissue forming fabrics
NO984294D0 (no) * 1998-09-16 1998-09-16 Lars Petter Andresen Beskyttelsesplagg
US6148869A (en) 1998-12-17 2000-11-21 Wangner Systems Corporation Dual layer papermaking fabric formed in a balanced weave
GB2351505A (en) * 1999-06-29 2001-01-03 Jwi Ltd Two-layer woven fabric for papermaking machines
US6276402B1 (en) * 1999-08-23 2001-08-21 Astenjohnson, Inc. Multilayer papermakers fabric
GB9924012D0 (en) * 1999-10-12 1999-12-15 Stone Richard Forming fabric woven with warp triplets
US6123116A (en) 1999-10-21 2000-09-26 Weavexx Corporation Low caliper mechanically stable multi-layer papermaker's fabrics with paired machine side cross machine direction yarns
US6179013B1 (en) * 1999-10-21 2001-01-30 Weavexx Corporation Low caliper multi-layer forming fabrics with machine side cross machine direction yarns having a flattened cross section
US6585006B1 (en) * 2000-02-10 2003-07-01 Weavexx Corporation Papermaker's forming fabric with companion yarns
US6244306B1 (en) * 2000-05-26 2001-06-12 Weavexx Corporation Papermaker's forming fabric
CA2311916C (en) * 2000-06-19 2003-08-05 Abraham Sacks Improved wire mesh and lath
US6253796B1 (en) * 2000-07-28 2001-07-03 Weavexx Corporation Papermaker's forming fabric
US6289939B1 (en) * 2000-08-24 2001-09-18 C. M. Offray & Son, Inc. High conductivity launder resistant grounding tape
US6379506B1 (en) * 2000-10-05 2002-04-30 Weavexx Corporation Auto-joinable triple layer papermaker's forming fabric
US6341504B1 (en) * 2001-01-31 2002-01-29 Vivometrics, Inc. Composite elastic and wire fabric for physiological monitoring apparel
US6745797B2 (en) * 2001-06-21 2004-06-08 Weavexx Corporation Papermaker's forming fabric
JP3956341B2 (ja) * 2001-06-29 2007-08-08 日本フイルコン株式会社 工業用多層織物
JP4005382B2 (ja) * 2002-02-18 2007-11-07 日本フイルコン株式会社 工業用多層織物
FI112261B (fi) * 2002-05-06 2003-11-14 Tamfelt Oyj Abp Paperikonekudos
JP3938511B2 (ja) * 2002-05-30 2007-06-27 日本フイルコン株式会社 工業用多層織物
US6834684B2 (en) * 2002-10-24 2004-12-28 Albany International Corp. Paired warp triple layer forming fabrics with optimum sheet building characteristics
US20040102118A1 (en) * 2002-11-27 2004-05-27 Hay Stewart Lister High permeability woven members employing paired machine direction yarns for use in papermaking machine
US6837277B2 (en) * 2003-01-30 2005-01-04 Weavexx Corporation Papermaker's forming fabric
US7059357B2 (en) * 2003-03-19 2006-06-13 Weavexx Corporation Warp-stitched multilayer papermaker's fabrics
US6896009B2 (en) * 2003-03-19 2005-05-24 Weavexx Corporation Machine direction yarn stitched triple layer papermaker's forming fabrics
US7195040B2 (en) * 2005-02-18 2007-03-27 Weavexx Corporation Papermaker's forming fabric with machine direction stitching yarns that form machine side knuckles

Also Published As

Publication number Publication date
JP2007092268A (ja) 2007-04-12
US7219701B2 (en) 2007-05-22
CN1952257B (zh) 2012-06-20
EP1767692B1 (en) 2010-11-03
EP1767692A2 (en) 2007-03-28
CA2559163A1 (en) 2007-03-27
CA2559163C (en) 2009-06-23
EP1767692A3 (en) 2008-04-30
ATE486997T1 (de) 2010-11-15
BRPI0603961A (pt) 2007-08-21
US20070068591A1 (en) 2007-03-29
AR056540A1 (es) 2007-10-10
AU2006222665A1 (en) 2007-04-19
CN1952257A (zh) 2007-04-25
AU2006222665B2 (en) 2007-11-01
DE602006017942D1 (de) 2010-12-16
JP4350737B2 (ja) 2009-10-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0603961B1 (pt) tecido e método para fabricação de papel
US7275566B2 (en) Warped stitched papermaker's forming fabric with fewer effective top MD yarns than bottom MD yarns
AU2006200664B2 (en) Papermaker's forming fabric with machine direction stitching yarns that form machine side knuckles
KR100865773B1 (ko) 비균일 상부 cmd 플로트를 구비하는 제지용 삼중층성형직물
US8196613B2 (en) Multi-layer papermaker's forming fabric with paired MD binding yarns
BRPI0408438B1 (pt) Tecido para fabricação de papel de camada tripla costurado em fio de direção de máquina
BRPI0920100B1 (pt) tecido para fabricação de papel
JP2007297768A (ja) 製紙業者用三層地合構成織物及び紙の製造方法
US7624766B2 (en) Warped stitched papermaker's forming fabric
US7487805B2 (en) Papermaker's forming fabric with cross-direction yarn stitching and ratio of top machined direction yarns to bottom machine direction yarns of less than 1
BR112013009285B1 (pt) tecido de formação para fabricação de papel
KR100830573B1 (ko) 기계측 너클을 형성하는 기계방향 접결사를 가진 제지기용성형 직물
MXPA06011022A (en) Papermaker's forming fabric with machine direction stitching yarns that form machine side knuckles

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: WEAVEXX, LLC (US)

B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: WEAVEXX, LLC (US)

B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: WEAVEXX, LLC (US)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 29/11/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.