BR112013009285B1 - tecido de formação para fabricação de papel - Google Patents
tecido de formação para fabricação de papel Download PDFInfo
- Publication number
- BR112013009285B1 BR112013009285B1 BR112013009285-8A BR112013009285A BR112013009285B1 BR 112013009285 B1 BR112013009285 B1 BR 112013009285B1 BR 112013009285 A BR112013009285 A BR 112013009285A BR 112013009285 B1 BR112013009285 B1 BR 112013009285B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- fabric
- cmd
- threads
- background
- yarns
- Prior art date
Links
Images
Classifications
-
- D—TEXTILES; PAPER
- D21—PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
- D21F—PAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
- D21F1/00—Wet end of machines for making continuous webs of paper
- D21F1/0027—Screen-cloths
- D21F1/0036—Multi-layer screen-cloths
-
- D—TEXTILES; PAPER
- D21—PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
- D21F—PAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
- D21F1/00—Wet end of machines for making continuous webs of paper
Landscapes
- Paper (AREA)
- Woven Fabrics (AREA)
Abstract
TECIDO DE FORMAÇÃO PARA FABRICAÇÃO DE PAPEL. Um tecido de formação para fabricação de papel inclui uma série de unidade de repetição, em que cada uma das unidades de repetição inclui: um conjunto de fios direção de máquina (MD) de topo; um conjunto de fios direção cruzada da máquina (CMD) de topo entrelaçados com os fios de MD de topo para formar uma camada de tecido de topo, um conjunto de fios de MD de fundo; um conjunto de fios direção cruzada da máquina (CMD) de topo entrelaçados com os fios de MD de fundo para formar uma camada de tecido de fundo; e um conjunto de fios de costura entrelaçados com as camadas de tecido de topo e fundo. Os fios de MD de fundo e a CMD de fundo são tecidos tal como flutuações formadas pelos fios de CMD de fundo sob os fios de MD de fundo são pelo menos 1,8 mm de comprimento. Uma primeira razão de área de cobertura de fio de MD de topo para área de cobertura de fio de MD de fundo é menor do que 0,5 e uma segunda razão de área de seção transversal de fio de CMD para área de seção (...).
Description
[001] Este pedido está direcionado em geral a fabricação de papel, e mais especificamente a tecidos empregados em fabricação de papel.
[002] No processo de fabricação de papel de Fourdrinier, uma pasta fluida aquosa, ou suspensão, de fibras celulósicas (conhecidos como a “carga” de papel) é alimentada para o topo da pista superior de uma correia sem fim de fio tecido e/ou material sintético que viaja entre duas ou mais fileiras. A correia, geralmente referida como um “tecido de formação” provê uma superfície de fabricação de papel na superfície superior de sua pista superior que opera como um filtro para separar as fibras celulósicas da carga de papel do meio aquoso, desta forma formando uma folha contínua de papel úmida. O meio aquoso drena através de aberturas de malha do tecido de formação, conhecidas como orifícios de drenagem, por gravidade ou vácuo localizado na superfície inferior da pista superior (isto é, o “lado de máquina”) do tecido.
[003] Após deixar a seção de formação, a folha contínua de papel é transferida para uma seção de prensa da máquina de papel, onde ele é passado através de estreitamentos de um ou mais pares de rolos de pressão cobertos com outro tecido, tipicamente referidos como “feltro de prensa”. Pressão a partir dos rolos remove umidade adicional da folha contínua; a remoção de umidade é melhorada pela presença de uma camada de “manta” do feltro de prensa. O papel é então removido para uma seção de secagem para remoção adicional de umidade. Após a secagem, o papel está pronto para processamento secundário e acondicionamento.
[004] Como usado aqui, os termos direção da máquina (“MD”) e direção cruzada da máquina (“CMD”) se referem, respectivamente, a uma direção alinhada com a direção de percurso dos tecidos de fabricação de papel na máquina de fabricação de papel, e uma direção paralela à superfície de tecido e transversal à direção de percurso. Da mesma forma, referências direcionais à vertical em relação dos fios no tecido (por exemplo, abaixo, topo, fundo, abaixo, etc.) assumem que a superfície de fabricação de papel do tecido é o topo do tecido e a superfície lateral de máquina do tecido é o fundo do tecido.
[005] Tipicamente, tecidos de fabricantes de papel são fabricados como correias sem fim por uma de duas técnicas de tecelagem básicas. Na primeira destas técnicas, tecidos são tecidos planos por um processo de tecelagem plano, com suas extremidades sendo unidas para formar uma correia sem fim por qualquer um de um número de métodos de união bem conhecidos, tal como o desmantelamento e a nova tecelagem das extremidades juntas (comumente conhecido como emenda), ou costurando em uma aba de pino costurável ou uma dobra especial em cada extremidade, então tecendo novamente estes nos ciclos de pino costurável. Um número de máquinas de auto-união está disponível comercialmente, os quais para certos tecidos podem ser usados para automatizar pelo menos parte do processo de união. Em um tecido de fabricante de papel tecido, os fios deformados se estendem na direção da máquina e os fios de preenchimento se estendem na direção cruzada da máquina.
[006] Na segunda técnica de tecelagem básica, tecidos são tecidos diretamente na forma de uma correia contínua com um processo de tecelagem sem fim. No processo de tecelagem sem fim, os fios deformados se estendem na direção cruzada da máquina e os fios de preenchimento se estendem na direção da máquina. Ambos os métodos de tecelagem descritos aqui acima são bem conhecidos na técnica, e o termo “correia sem fim” como usado aqui se referem a correias feitas por outro método.
[007] Suportes de fibra e folha efetivos são considerações importantes para fabricação de papel; especialmente para a seção de formação da máquina de fabricação de papel, onde a folha contínua úmida é inicialmente formada. Adicionalmente, os tecidos de fabricação devem exibir boa estabilidade quando eles são corridos em altas velocidades nas máquinas de fabricação de papel, e preferivelmente são altamente permeáveis para reduzir a quantidade de água retida na folha contínua quando ela é transferida para a seção de prensa da máquina de papel. Em ambas as aplicações de papel fino e tecido (isto é, papel para uso na impressão de qualidade, carbonização, cigarros, condensadores elétricos, e semelhantes) a superfície de fabricação de papel compreende uma estrutura de malha de fio fino ou finamente tecida.
[008] Tipicamente, tecidos finamente tecidos tais como aqueles usados em aplicações de tecido e papel fino incluem pelo menos alguns fios de direção cruzada da máquina ou de direção da máquina de diâmetro relativamente pequeno. Infelizmente, no entanto, tais fios tendem a ser delicados, levando a uma vida de superfície curta para o tecido. Além disso, o uso de fios menores também pode afetar adversamente a estabilidade mecânica do tecido (especialmente em termos de resistência inclinada, propensão a estreitamento e rigidez), que podem impactar negativamente tanto a vida de serviço quanto o desempenho do tecido.
[009] Para combater estes problemas associados com tecidos de tecelagem finos, tecidos de formação de múltiplas camadas foram desenvolvidos com fios de malha fina na superfície de formação de papel para facilitar a formação de papel e fios de malha grosseira no lado de contato de máquina para prover força e durabilidade. Por exemplo, tecidos foram construídos os quais empregam um conjunto de fios de direção da máquina que se entrelaçam com dois conjuntos de fios de direção cruzada da máquina para formar um tecido tendo uma superfície de formação de papel fino e uma superfície de lado de máquina mais durável. Estes tecidos formam parte de uma classe de tecidos os quais são em geral referidos como tecidos “de camada dupla”. Similarmente, tecidos foram construídos os quais incluem dois conjuntos de fios de direção da máquina e dois conjuntos de fios de direção cruzada da máquina que formam uma camada de tecido de lado de papel de malha fina e uma camada de tecido de lado de máquina mais grosseira. Nestes tecidos, os quais são parte de uma classe de tecidos em geral referidos como tecidos de “camada tripla”, as duas camadas de tecido são tipicamente ligadas por fios de costura separados. No entanto, eles também podem ser ligados usando fios de um ou mais conjuntos ou fios de direção da máquina e direção cruzada da máquina de fundo e de topo. Como tecidos de camada dupla ou tripla incluem conjuntos adicionais de fio como comparados a tecidos de camada única, estes tecidos tipicamente possuem um “calibre” maior (isto é, eles são mais grossos) do que tecidos de camada única comparáveis. Um tecido de camada dupla ilustrativo é mostrado na Patente US No. 4.423.755 de Thompson, e tecidos de camada tripla ilustrativos são mostrados na Patente US No. 4.501.303 de Osterberg, Patente US No. 5.152.326 de Vohringer, Patentes dos EUA Nos. 5.437.315 e 5.967.195 de Ward, e Patente US No. 6.745.797 de Troughton.
[0010] Drenagem eficiente de água a partir de tecido de formação pode ser uma questão para fabricação de papel. Uma solução para drenagem eficiente é proposta no Pedido de Patente US No. 2011/0100577 de Baumann, a descrição da qual é aqui incorporada por referência. Baumann descreve o uso de canais de engenharia formados pelos interstícios no tecido para prover drenagem eficiente. Pode ser desejável prover tecidos adicionais que se expandem neste conceito.
[0011] Como um primeiro aspecto, modalidades da invenção são direcionadas para um tecido de formação para fabricação de papel que compreende uma série de unidades de repetição. Cada uma das unidades de repetição compreende: um conjunto de fios de direção da máquina (MD) de topo; um conjunto de fios direção cruzada da máquina (CMD) de topo entrelaçados com os fios de MD de topo para formar uma camada de tecido de topo; um conjunto de fios de MD de fundo; um conjunto de fios de CMD de fundo entrelaçados com os fios de MD de fundo para formar uma camada de tecido de fundo; e um conjunto de fios de costura entrelaçados com as camadas de tecido de topo e fundo. Os fios de MD de fundo e a CMD de fundo são tecidos tal como flutuações formadas pelos fios de CMD de fundo sob os fios de MD de fundo são pelo menos 1,8 mm em comprimento. Uma primeira razão de área de cobertura de fio de MD de topo para área de cobertura de fio de MD de fundo é menor do que 0,5 e uma segunda razão de área de seção transversal de fio de CMD para área de seção transversal de fio de MD de fundo é maior do que 2,0. Nesta estrutura, o tecido pode prover, entre outros, drenagem melhorada. A drenagem pode ser controlada devido à estrutura especial na lado de corrida do tecido em combinação com uma área de superfície aberta aumentada no lado do papel. Ainda, a estrutura de lado de corrida pode prover rigidez de curvamento aumentada e desgaste de lado de máquina.
[0012] Como um segundo aspecto, modalidades da invenção são direcionadas a um tecido de formação para fabricação de papel que compreende uma série de unidades de repetição, cada uma das unidades de repetição compreendendo: um conjunto de fios de MD de topo; um conjunto de fios de CMD de topo entrelaçados com os fios de MD de topo para formar uma camada de tecido de topo; um conjunto de fios de MD de fundo; um conjunto de fios de CMD de fundo entrelaçados com os fios de MD de fundo para formar uma camada de tecido de fundo; e um conjunto de fios de costura entrelaçados com as camadas de tecido de topo e fundo. Os fios de MD de fundo e a CMD de fundo são tecidos tal como flutuações formadas pelos fios de CMD de fundo sob os fios de MD de fundo estão entre cerca de 1,8 mm e 3,0 mm em comprimento. Uma primeira razão de área de cobertura de fio de MD de topo para área de cobertura de fio de MD de fundo está entre cerca de 0,3 e 0,5 e uma segunda razão de área de seção transversal de fio de CMD para área de seção transversal de fio de MD de fundo está entre cerca de 2,0 e 15,0.
[0013] Figura 1 é uma vista de fundo de um tecido de fabricação de papel de acordo com modalidades da presente invenção, em que o lado de corrida (ou lado de máquina) do tecido é mostrado.
[0014] Figura 2 é uma seção transversal do tecido da Figura 1 que mostra fios de CMD de topo e fundo típicos.
[0015] Figura 3 é um diagrama esquemático que representa a camada de topo do tecido da Figura 1 que mostra o lado de papel do mesmo. No diagrama, caixas escurecidas indicadas nas quais um fio de CMD de topo ou fio de costura passa sobre um fio de MD de topo.
[0016] Figura 4 é uma seção transversal do tecido da Figura 1 que mostra fios de costura típicos.
[0017] Figura 5 é uma vista de fundo do lado de máquina de um tecido de fabricação de papel de acordo com modalidades alternativas da presente invenção.
[0018] Figura 6 é uma vista de fundo de um tecido de fabricação de papel de acordo com modalidades adicionais da invenção, em que o lado de corrida do tecido é mostrado.
[0019] Figura 7 é uma vista de fundo de um tecido de fabricação de papel de acordo com mais modalidades adicionais da invenção, em que o lado de corrida do tecido é mostrado.
[0020] A presente invenção será descrita agora mais completamente a segui, na qual as modalidades da invenção são mostradas. Esta invenção pode, no entanto, ser incorporada em diferentes formas e não devem ser interpretadas como limitada às modalidades definidas aqui. Ao invés disso, estas modalidades são providas de forma que esta descrição estará completa e finalizada, e irá conter completamente o escopo da invenção para aqueles peritos na técnica. Nos desenhos, números semelhantes se referem a elementos semelhantes através dela. Espessuras e dimensões de alguns componentes podem ser exageradas para clareza.
[0021] A menos que seja definido de outra forma, todos os termos (incluindo termos técnicos e científicos) usados aqui possuem o mesmo significado como comumente entendido por um de perícia comum na técnica a qual a invenção pertence. Será entendido adicionalmente que termos, tais como aqueles definidos em dicionários usados comumente, devem ser interpretados como tendo um significado que é consistente com seu significado no contexto da técnica relevante e não serão interpretados em um sentido idealizado ou no geral formal a menos que expressamente definido assim aqui.
[0022] A terminologia usada aqui é para o proposito de descrever modalidades particulares apenas e não é intencionada a ser limitante da invenção. Como usado aqui, as formas singulares “um”, “uma”, “o” e “a” também são intencionados para incluir as formas plurais, a menos que o contexto claramente indica de outra forma. Será entendido adicionalmente que os termos “compreende” e/ou “compreendendo”, quando usados nesta especificação, especificam a presença de funcionalidades, inteiros, etapas, operações, elementos e/ou componentes declarados, mas não excluem a presença ou adição de uma ou mais funcionalidades, inteiros, etapas, operações, componentes e/ou grupos dos mesmos. Como usada aqui a expressão “e/ou” incluem quaisquer e outras combinações de um ou mais itens listados associados.
[0023] Em adição, termos espacialmente relativos, tais como “sob”, “abaixo”, “inferior”, “sobre”, “acima”, “superior” e semelhantes, podem ser usados aqui para facilidade de descrição para descrever um elemento relação de funcionalidade a outro elemento ou funcionalidade como ilustrado nas figuras. Será entendido que os termos espacialmente relativos são intencionados para englobar diferentes orientações do dispositivo em uso ou operação em adição à orientação representada nas figuras. O dispositivo pode ser orientado de outra forma (girado 90 graus ou em outras orientações) e os descritores espacialmente relativos usados aqui interpretados desta maneira.
[0024] Construções ou funções bem conhecidas não podem ser descritas em detalhe pela brevidade e/ou clareza.
[0025] Como usados aqui, os termos “direção da máquina” (MD) e “direção cruzada da máquina” (CMD) se referem, respectivamente, a uma direção alinhada com a direção de percurso do tecido de fabricante de papel em uma máquina de fabricação de papel, e uma direção paralela à superfície de tecido e transversal à direção de percurso. Ainda, ambos os métodos de tecelagem sem fim e de tecelagem plana descritos aqui acima são bem conhecidos nesta técnica, e o termo “correia sem fim” como usado aqui se refere a correias feitas por ambos os métodos.
[0026] Com referência agora as Figuras, um tecido de fabricação de papel, designado amplamente por 100, é mostrado nas Figuras 1 a 4. A Figura 1 mostra o lado de corrida (“RS”) do tecido 100 (isto é, o lado que faceia para a máquina de fabricação de papel, também referido aqui como o lado “de fundo” do tecido 100), e a Figura 3 mostra o lado de papel (“PS”) ou o lado “de topo” do tecido 100.
[0027] Com referência a Figura 1, o lado que corre do tecido 100 inclui doze fios de MD de fundo 9 a 20 e doze fios de CMD de fundo 21 a 32 que formam uma camada de fundo 101. Os fios de CMD de fundo 21 a 32 são entrelaçados com os fios de MD de fundo 9 a 20 em uma sequência “sobre 2/por baixo 10” (para propósitos de referência, aqui os termos “sobre” e “sob” são usados com relação ao lado de papel do tecido 10 estando “para cima” e o lado que corre estando “para baixo”, como é mostrado nas Figuras 2 a 4, com o entendimento de que a vista de fundo da Figura 1, fios vistos como passando “sobre” outros fios na verdade passam “sob” aqueles fios com o lado de papel escolhido como estando “para cima”). Com uma sequência “sobre 2/por baixo 10”, uma “flutuação” de 10 fios é formada por cada fio de CMD de fundo 21 a 32 abaixo de dez fios de MD de fundo. Por exemplo, o fio de CMD de fundo 32 passa sobre os fios de MD de fundo 9 e 10 e sob os fios de MD de fundo 11 a 20, desta forma formando a flutuação de dez fios mencionada anteriormente sob os fios de MD de fundo (ver a Figura 2).
[0028] Cada fio de CMD de fundo está deslocado de seus vizinhos de fio de CMD de fundo imediatos por cinco fios de MD de fundo. Por exemplo, o fio de CMD de fundo 32 passa sobre os fios de MD de fundo 9 e 10, pelos quais sei fio vizinho de CMD de fundo imediato 21 passa sobre os fios de MD de fundo 14 e 15, que são deslocados dos fios de MD de fundo 9 e 10 por cinco fios de MD de fundo cada. Os fios de MD de fundo remanescentes seguem um padrão de deslocamento similar (ver a Figura 1).
[0029] A Figura 3 ilustra a camada de topo 102 do tecido 100, a qual inclui oito fios de MD de topo, doze fios de CMD de topo 51 a 62, e doze pares de fios de costura 71a, 71b a 82a, 82b, com um par de fios de costura estando localizado entre fios de CMD de topo adjacentes. Os fios de MD de topo 1 a 8, os fios de CMD de topo 51 a 62 e os pares de fios de costura 71a, 71b a 82a, 82b são entrelaçados para formar uma superfície tecida plana na camada de topo 102.
[0030] Como pode ser visto nas Figuras 2 e 3, um fio de CMD de topo típico, tal como fio de CMD de topo 62, segue uma sequência “por cima 1/por baixo 1” enquanto ele se tece com os fios de MD de topo 1 a 8. Como exemplificado na Figura 4 pela costura do par de fios 82a, 82b, cada fio de costura se entrelaça com três fios de MD de topo (passando sobre dois fios de MD de topo e sob o fio de MD de topo entre eles) e passa sob um fio de MD de fundo. Por exemplo, fio de costura 82a passa sobre fios de MD de topo 2 e 4 e sob o fio de MD de topo 3, e passa sob o fio de MD de fundo 17, enquanto o fio de costura 82b passa sobre os fios de MD de topo 6 e 8 e sob o fio de MD de fundo 11. Assim, junto os fios de costura 82a, 82b (e cada outro par) formam o equivalente de um fio de CMD de topo que tece na sequência “por cima 1/por baixo 1” seguida pelos fios de CMD de topo. Como resultado, juntos os fios de MD de topo 1 a 8, os fios de CMD de 61 a 72, e as porções dos fios de costura 81a, 81b a 92a, 92b que tecem com os fios de MD de topo formam uma superfície de tecelagem plana para a camada de topo 102. Tais construções de superfície de topo são bem conhecidas (exemplificado na, por exemplo, Patente US No. 5.967.195 de Ward, a descrição da qual é aqui incorporada) e não precisa ser descrita em detalhe.
[0032] Em particular, tecidos que exibem uma combinação de (a) uma razão de área de seção transversal de fio de CMD de RS/área de seção transversal de fio de MD de RS de > 2,0; (b) flutuações de CMD de RS maiores do que 1,8 mm, e (c) uma razão de área de cobertura de fio de MD de OS para área de cobertura de fio de MD de RS de < 0,5, pode ser vantajosa. Este arranjo pode prover canais de drenagem de engenharia tais como aqueles descritos na Publicação de Patente mencionada anteriormente US No. 2011/0100577 de Baumann. Ainda, este arranjo pode prover uma flutuação de RS relativamente longa, a qual pode aumentar o volume de desgaste do tecido. O volume de desgaste também pode ser aumentado pela articulação de RS dupla formada pelo fio de MD de fundo, já que esta pode gerar ondulação suficiente em diâmetros de fio de CMD de fundo. Também pode haver menos umidade em elementos de vácuo grande devido a relativa estrutura de lado de fundo fechada.
[0033] Em relação as condições (a) a (c) acima, razões de área de seção transversal de fio de MCD de RS/área de seção transversal de fio de MD de RS (isto é, condição (a) acima) pode estar entre cerca de 2,0 e 15,0 em algumas modalidades, e entre cerca de 2,0 e 10,0 em outras modalidades. Comprimentos de flutuação de CMD de RS (isto é, condição (b) acima) pode estar entre 1,8 mm e 3,5 mm em algumas modalidades, e entre cerca de 1,8 mm e 3,0 mm em outras modalidades. A razão de área de cobertura de fio de MD de RS para área de cobertura de fio de MD de RS (condição (c) acima) pode estar entre cerca de 0,3 e 0,5 em algumas modalidades, e entre cerca de 0,4 e 0,5 em outras modalidades.
[0034] A Figura 5 ilustra um lado que corre alternativo para o tecido 100. Nesta modalidade (designado em 101’), os fios de CMD de fundo 21’ a 32’ são entrelaçados com os fios de MD de fundo 9’ a 20’ para formar flutuações de CMD de 10 fios (como é o caso com o tecido 100), mas cada fio de CMD de fundo está deslocado por sete fios de MD de fundo a partir de um fio de CMD adjacente e por três fios de MD de fundo a partir do outro fio de CMD adjacente. Por exemplo, o fio de CMD de fundo 22’ passa sobre fios de MD de fundo 17’, 18’. O fio de CMD de fundo adjacente 21’ passa sobre os fios de MD de fundo 10’, 11’, e está portanto deslocado do fio de CMD de fundo 22’ por sete fios de MD de fundo. O fio de CMD de fundo adjacente 23’ passa sobre os fios de MD de fundo 20’, 9’, e está portanto deslocado do fio de CMD de fundo 22’ por três fios de MD de fundo. Este padrão é repetido através do lado que corre 101’.
[0035] A Figura 6 mostra uma modalidade alternativa do lado que corre 201 de um tecido 200, no qual é similar ao tecido 100 com a exceção de que os fios de CMD de fundo 121 a 132 seguem uma sequência “por cima 1/por baixo 1/por cima 1 /por baixo 9” com relação aos fios de MD de fundo 109 a 120. Os fios restantes (isto é, os fios de MD de topo, os fios de CMD de topo, e os fios de costura) podem seguir o mesmo padrão de tecelagem que o tecido 100. As vantagens de volume de desgaste exibidas pelo tecido 100 também podem ser aproveitadas pelo tecido 200, como um arranjo de duas articulações de MD de lado de fundo separadas por apenas um fio de MD de fundo podem prover tanto uma flutuação de CMD de lado de fundo relativamente longa (2,76 mm) e ondulação suficiente para grandes diâmetros de fio CMD de fundo.
[0036] A Figura 7 ilustra o lado que corre 301 de outro tecido, projetado amplamente em 300, de acordo com modalidades da invenção. O lado que corre 301 inclui doze fios de MD de fundo 309 a 320 e doze fios de CMD de fundo 321 a 332. Os fios de CMD de fundo 321 a 332 são entrelaçados com os fios de MD de fundo 309 a 320 em um padrão de “por cima 1/por baixo 1”, tal como os fios de CMD de fundo 321 a 332 formam flutuações de lado que corre de 11 fios. Como pode ser visto na Figura 7 (e como foi o caso para o tecido da Figura 5), cada fio de CMD de fundo está deslocado por sete fios de MD de fundo a partir de um fio de CMD adjacente e por três fios de MD de fundo a partir de um fio de CMD adjacente. Por exemplo, o fio de CMD de fundo 322 passa sobre o fio de MD de fundo 318. O fio de CMD de fundo adjacente 321 passa sobre o fio de MD de fundo 311, e está portanto deslocado a partir do fio de CMD de fundo 322 por sete fios de MD de fundo. O fio de CMD de fundo adjacente 323 passa sobre o fio de MD de fundo 309, e está portanto deslocado do fio de CMD de fundo 322 por três fios de MD de fundo. Este padrão é repetido através do lado que corre 301.
[0037] A Tabela 2 mostra que diferentes combinações de diâmetros de fio podem preencher as condições (a) a (c) discutidas acima. As propriedades definidas na Tabela 2 são aplicáveis a qualquer um dos tecidos 100, 200, 300.
[0038] Resultados de testes indicam, em comparação com um tecido de formação de camada tripla padrão, um impacto no comportamento de drenagem de cerca de 25% de drenagem aumentada e cerca de 1 a 2% de secagem maior (absoluta); uma área aberta de superfície maior de até 3 a 4% (absoluta); rigidez de dobramento cerca de 10% maior e potencial de desgaste cerca de 20% maior. Aqueles peritos na técnica irão perceber que outros padrões de tecelagem também podem ser empregados. Por exemplo, nos tecidos 100, 200, 300 a razão de fios de CMD de topo efetivos (isto é, o número de fios de CMD de topo e pares de fios de costura) para fios de CMD de fundo é 2:1. Esta razão pode ser variada, já que tecidos que possuem razões de 1:1, 3:2, 5:2 ou mesmo 3:1 também podem ser empregados. Adicionalmente, apesar de uma razão de fios de CMD de topo para pares de fios de costura de 1:1 é mostrada, esta razão também pode variar, por exemplo 2:1 ou 3:1 também pode ser usada.
[0039] O anterior é ilustrativo da presente invenção e não deve ser interpretado como limitante da mesma. Apesar de modalidades exemplares desta invenção terem sido descritas, os peritos na técnica irão prontamente perceber que muitas modificações são possíveis nas modalidades exemplares sem materialmente fugir dos novos ensinamentos e vantagens desta invenção. Desta maneira, todas tais modificações são intencionadas a estarem incluídas dentro do escopo desta invenção como citada nas reivindicações.
Claims (7)
1. Tecido de formação para fabricação de papel (100), compreendendo uma série de unidades de repetição, cada uma das unidades de repetição compreendendo: um conjunto de fios de direção da máquina (MD) de topo (1-8); um conjunto de fios direção cruzada da máquina (CMD) de topo (61-72) entrelaçados com os fios de MD de topo (1-8) para formar uma camada de tecido de topo (102); um conjunto de fios de MD de fundo (9-20); um conjunto de fios de CMD de fundo (21-32) entrelaçados com os fios de MD de fundo (9-20) para formar uma camada de tecido de fundo (101); um conjunto de fios de costura (71-82) entrelaçados com as camadas de tecido de topo (102) e fundo (101); em que os fios de MD de fundo (9-20) e a CMD de fundo (21-32) são tecidos tal como flutuações formadas pelos fios de CMD de fundo (21-32) sob os fios de MD de fundo (9-20) são pelo menos 1,8 mm em comprimento; e em que uma primeira razão de área de cobertura de fio de MD de topo para área de cobertura de fio de MD de fundo é menor do que 0,5; caracterizado pelo fato de que: em que uma segunda razão de área de seção transversal de fio de CMD para área de seção transversal de fio de MD de fundo é maior do que 2,0.
2. Tecido de formação para fabricação de papel (100) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os fios de MD de topo (1-8), os fios de CMD de topo (61-72), e os fios de costura (71-82) se combinam para formar uma tecelagem plana na superfície de topo (102) do tecido (100).
3. Tecido de formação para fabricação de papel (100) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os fios de costura (71-82) são fios de costura (71-82) de CMD.
4. Tecido de formação para fabricação de papel (100) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as flutuações formadas pelos fios de CMD de fundo (21-32) são entre 1,8 e 3,5 mm.
5. Tecido de formação para fabricação de papel (100) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a primeira razão está entre 0,3 e 0,5.
6. Tecido de formação para fabricação de papel (100) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a segunda razão está entre 2,0 e 15,0.
7. Tecido de formação para fabricação de papel (100) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o diâmetro dos fios de MD de fundo (9-20) está entre 0,13 e 0,3 mm
Applications Claiming Priority (5)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
US42244310P | 2010-12-13 | 2010-12-13 | |
US61/422443 | 2010-12-13 | ||
US13/312207 | 2011-12-06 | ||
US13/312,207 US8267125B2 (en) | 2010-12-13 | 2011-12-06 | Papermaking forming fabric with long bottom CMD yarn floats |
PCT/US2011/063863 WO2012082505A1 (en) | 2010-12-13 | 2011-12-08 | Papermaking forming fabric with long bottom cmd yarn floats |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112013009285A2 BR112013009285A2 (pt) | 2016-07-26 |
BR112013009285B1 true BR112013009285B1 (pt) | 2020-07-28 |
Family
ID=46198124
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR112013009285-8A BR112013009285B1 (pt) | 2010-12-13 | 2011-12-08 | tecido de formação para fabricação de papel |
Country Status (10)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US8267125B2 (pt) |
EP (1) | EP2652196B1 (pt) |
JP (1) | JP5801414B2 (pt) |
KR (1) | KR101472233B1 (pt) |
CN (1) | CN103384739A (pt) |
AU (1) | AU2011344191B2 (pt) |
BR (1) | BR112013009285B1 (pt) |
CA (1) | CA2810263C (pt) |
MX (1) | MX2013006654A (pt) |
WO (1) | WO2012082505A1 (pt) |
Families Citing this family (3)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE102013108399B3 (de) * | 2013-08-05 | 2014-11-27 | ANDRITZ KUFFERATH GmbH | Papiermaschinensieb, dessen laufseite querfäden mit unterschiedlicher flottierungslänge aufweist |
CA3082335C (en) * | 2018-02-12 | 2022-08-23 | Huyck Licensco Inc. | Multi-layer papermaker's forming fabric with auxiliary bottom md yarns |
US20240191431A1 (en) * | 2022-12-07 | 2024-06-13 | Voith Patent Gmbh | Structured fabric with discrete elements |
Family Cites Families (18)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE3146385C2 (de) * | 1981-11-23 | 1985-10-31 | Hermann Wangner Gmbh & Co Kg, 7410 Reutlingen | Doppellagiges Gewebe als Bespannung für Papiermaschinen |
US4709732A (en) | 1986-05-13 | 1987-12-01 | Huyck Corporation | Fourteen harness dual layer weave |
US5238536A (en) * | 1991-06-26 | 1993-08-24 | Huyck Licensco, Inc. | Multilayer forming fabric |
JP3165839B2 (ja) * | 1991-11-21 | 2001-05-14 | ウエーベック コーポレーション | 多層フェルト布 |
JP3474039B2 (ja) * | 1995-09-22 | 2003-12-08 | 日本フイルコン株式会社 | 製紙用二層織物 |
US6123116A (en) * | 1999-10-21 | 2000-09-26 | Weavexx Corporation | Low caliper mechanically stable multi-layer papermaker's fabrics with paired machine side cross machine direction yarns |
US6244306B1 (en) * | 2000-05-26 | 2001-06-12 | Weavexx Corporation | Papermaker's forming fabric |
US6253796B1 (en) * | 2000-07-28 | 2001-07-03 | Weavexx Corporation | Papermaker's forming fabric |
US7243687B2 (en) * | 2004-06-07 | 2007-07-17 | Weavexx Corporation | Papermaker's forming fabric with twice as many bottom MD yarns as top MD yarns |
JP4440085B2 (ja) * | 2004-11-26 | 2010-03-24 | 日本フイルコン株式会社 | 工業用二層織物 |
US7484538B2 (en) * | 2005-09-22 | 2009-02-03 | Weavexx Corporation | Papermaker's triple layer forming fabric with non-uniform top CMD floats |
US7581567B2 (en) * | 2006-04-28 | 2009-09-01 | Weavexx Corporation | Papermaker's forming fabric with cross-direction yarn stitching and ratio of top machine direction yarns to bottom machine direction yarns of 2:3 |
US7743795B2 (en) * | 2006-12-22 | 2010-06-29 | Voith Patent Gmbh | Forming fabric having binding weft yarns |
US7487805B2 (en) * | 2007-01-31 | 2009-02-10 | Weavexx Corporation | Papermaker's forming fabric with cross-direction yarn stitching and ratio of top machined direction yarns to bottom machine direction yarns of less than 1 |
US20090183795A1 (en) * | 2008-01-23 | 2009-07-23 | Kevin John Ward | Multi-Layer Papermaker's Forming Fabric With Long Machine Side MD Floats |
IT1391374B1 (it) * | 2008-10-08 | 2011-12-13 | Feltri Marone S P A | Tessuto triplo di fabbricazione della carta |
US7766053B2 (en) * | 2008-10-31 | 2010-08-03 | Weavexx Corporation | Multi-layer papermaker's forming fabric with alternating paired and single top CMD yarns |
US8251103B2 (en) * | 2009-11-04 | 2012-08-28 | Weavexx Corporation | Papermaker's forming fabric with engineered drainage channels |
-
2011
- 2011-12-06 US US13/312,207 patent/US8267125B2/en active Active
- 2011-12-08 JP JP2013544568A patent/JP5801414B2/ja active Active
- 2011-12-08 BR BR112013009285-8A patent/BR112013009285B1/pt active IP Right Grant
- 2011-12-08 WO PCT/US2011/063863 patent/WO2012082505A1/en active Application Filing
- 2011-12-08 MX MX2013006654A patent/MX2013006654A/es active IP Right Grant
- 2011-12-08 EP EP11799569.6A patent/EP2652196B1/en active Active
- 2011-12-08 AU AU2011344191A patent/AU2011344191B2/en active Active
- 2011-12-08 CA CA2810263A patent/CA2810263C/en active Active
- 2011-12-08 KR KR1020137012289A patent/KR101472233B1/ko active IP Right Grant
- 2011-12-08 CN CN2011800519925A patent/CN103384739A/zh active Pending
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
MX2013006654A (es) | 2013-08-09 |
AU2011344191B2 (en) | 2014-06-05 |
EP2652196B1 (en) | 2017-02-22 |
JP5801414B2 (ja) | 2015-10-28 |
CA2810263A1 (en) | 2012-06-21 |
US8267125B2 (en) | 2012-09-18 |
JP2014503706A (ja) | 2014-02-13 |
CA2810263C (en) | 2015-06-23 |
KR20130102606A (ko) | 2013-09-17 |
WO2012082505A1 (en) | 2012-06-21 |
KR101472233B1 (ko) | 2014-12-11 |
EP2652196A1 (en) | 2013-10-23 |
US20120145348A1 (en) | 2012-06-14 |
BR112013009285A2 (pt) | 2016-07-26 |
AU2011344191A1 (en) | 2013-04-11 |
CN103384739A (zh) | 2013-11-06 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US7219701B2 (en) | Papermaker's forming fabric with machine direction stitching yarns that form machine side knuckles | |
US6253796B1 (en) | Papermaker's forming fabric | |
JP4602955B2 (ja) | 製紙用の三層地合構成織物 | |
US7766053B2 (en) | Multi-layer papermaker's forming fabric with alternating paired and single top CMD yarns | |
US7275566B2 (en) | Warped stitched papermaker's forming fabric with fewer effective top MD yarns than bottom MD yarns | |
KR100732001B1 (ko) | 기계측 너클을 형성하는 기계방향 접결사를 구비한 제지용성형직물 | |
BRPI0817343B1 (pt) | Método para formar um tecido industrial laminado costurável em máquina e tecido industrial laminado costurável em máquina formado pelo dito método | |
BRPI1007068B1 (pt) | Tecido de máquina de fabricação de papel. | |
JP4500827B2 (ja) | 製紙業者用三層地合構成織物及び紙の製造方法 | |
BRPI0620763A2 (pt) | tecidos de fabrico de papel | |
BR112013009285B1 (pt) | tecido de formação para fabricação de papel | |
BRPI0400259B1 (pt) | Feltro de prensa de fabricação de papel costurado com pino com fios na direção transversal da máquina tecidos em tecelagem dreher nos laços da costura | |
US8251103B2 (en) | Papermaker's forming fabric with engineered drainage channels | |
BR112019021017B1 (pt) | Tecido para um feltro de prensa e método de fabricação de um tecido para um feltro de prensa para uma máquina de fabricação de papel | |
BRPI0317861B1 (pt) | tecido de fabricação de papel para uso como tecido prensado emendado em uma máquina de fabricação de papel | |
BR112020009966B1 (pt) | Tecido para fabricação de papel que compreende uma série de unidades repetidas | |
BR112020009966A2 (pt) | tecido de formação de fabricante de papel de multicamadas com fios md auxiliares inferiores |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette] | ||
B06T | Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 08/12/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. |