BRPI0620763A2 - tecidos de fabrico de papel - Google Patents

tecidos de fabrico de papel Download PDF

Info

Publication number
BRPI0620763A2
BRPI0620763A2 BRPI0620763-4A BRPI0620763A BRPI0620763A2 BR PI0620763 A2 BRPI0620763 A2 BR PI0620763A2 BR PI0620763 A BRPI0620763 A BR PI0620763A BR PI0620763 A2 BRPI0620763 A2 BR PI0620763A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
filaments
layer
filament
fabric
binding
Prior art date
Application number
BRPI0620763-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Ernest Fahrer
Monique Fagon
Original Assignee
Albany Int Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Albany Int Corp filed Critical Albany Int Corp
Publication of BRPI0620763A2 publication Critical patent/BRPI0620763A2/pt
Publication of BRPI0620763B1 publication Critical patent/BRPI0620763B1/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21FPAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
    • D21F1/00Wet end of machines for making continuous webs of paper
    • D21F1/0027Screen-cloths
    • D21F1/0036Multi-layer screen-cloths
    • D21F1/0045Triple layer fabrics
    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21FPAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
    • D21F1/00Wet end of machines for making continuous webs of paper
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10STECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10S162/00Paper making and fiber liberation
    • Y10S162/90Papermaking press felts

Landscapes

  • Paper (AREA)
  • Woven Fabrics (AREA)
  • Yarns And Mechanical Finishing Of Yarns Or Ropes (AREA)

Abstract

TECIDOS DE FABRICO DE PAPEL. Um tecido de camadas múltiplas que podem ser utilizado num processo de fabrico de papel. As camadas de tecido são ligadas em conjunto por pares plurais de filamentos de ligação de trama. Cada filamento de ligação dentro de um par tece um padrão de contorno diferente e combina-se com o outro filamento de ligação naquele par para formar um padrão de tecitura plano na camada superior. Cada um dos pares plurais é compreendido de filamentos de ligação que tecem diferentes padrões de contorno a partir do próximo par.

Description

"Tecidos de Fabrico de Papel"
Relatório Descritivo
Campo da Invenção
A presente invenção relaciona-se com as técnicas de fabrico de papel. Mais especificamente, a presente invenção relaciona-se com tecidos, tais como a formação de tecidos, para uso com um máquina de produção de papel.
Descrição do Estado da Técnica
Durante o processo de fabrico de papel, é formada uma trama de fibrosa celulósica depositando uma pasta fibrosa, isto é, uma dispersão aquosa de fibras de celulose, sobre um tecido de formação em deslocamento na seção de formação de uma máquina de papel. Uma grande quantidade da água é drenada a partir da pasta pelo tecido de formação, deixando a trama fibrosa celulósica sobre a superfície do tecido de formação.
A trama fibrosa celulósica recentemente formada procede a partir da seção de formação até uma seção de prensagem, que inclui uma série de nips de prensagem. A trama fibrosa celulósica passa pelos nips de prensagem suportada por um tecido de prensagem, ou, como é freqüentemente o caso, entre dois desses tecidos de prensagem. Nos nips de prensagem, a trama fibrosa celulósica é sujeita a forças de compressão que espremem a água a partir dela e que aderem as fibras celulósicas na trama umas às outras para transformar a trama fibrosa celulósica numa folha de papel. A água é aceita pelo tecido ou tecidos de prensagem e, idealmente, não retorna à folha de papel.
Deve ser observado que os tecidos de formação, prensagem e de secagem têm todos a forma de alças sem fim na máquina de papel e função no modo de transportadores. Deve ainda ser observado que o fabrico de papel é um processo contínuo que procede a velocidades consideráveis. Quer dizer, a pasta fibrosa é continuamente depositada sobre o tecido de formação na seção de formação, enquanto uma folha de papel recentemente fabricada é continuamente enrolada sobre rolos depois que sai da seção do secador.
Os tecidos de prensagem também participam no acabamen- to da superfície da folha de papel. Isto é, os tecidos de prensagem são projetados para terem superfícies lisas e estruturas uniformemente elásticas, de forma que, no curso de passagem através dos nips de prensagem, uma superfície lisa, isenta de marcas é conferida ao papel.
Os tecidos de prensagem aceitam as grandes quantidades de água extraída do papel molhado no nip de prensagem. A fim de preencher esta função, deve haver literalmente espaço, comumente chamado de volume vazio, dentro do tecido de prensagem para onde a água vá e o tecido deve ter permeabilidade adequada durante toda a sua vida útil. Finalmente, os tecidos de prensagem devem ser capazes de impedir que a água aceite a partir do papel molhado retorne e umidifique o papel após a saída a partir do nip de prensagem.
A folha de papel procede finalmente para uma seção de secador, que inclui pelo menos uma série de ou cilindros secadores rotativos, que são interiormente aquecidos por vapor. A folha de papel recentemente formada é dirigida seqüencialmente num trajeto em serpentina ao redor de cada um na série de tambores por um tecido secador, que segura a folha de papel proximamente contra as superfí- cies dos tambores. Os tambores aquecidos reduzem o conteúdo de água da folha de papel a um nível desejável por evaporação.
Os tecidos fiados tomam muitas formas diferentes. Por exemplo, podem ser tecidos sem fim ou tecidos planos e, subseqüente- mente, tornados sem fim com uma costura.
A presente invenção relaciona-se especificamente com os tecidos de formação usados na seção de formação. A formação de tecidos desempenha um papel crítico durante o processo de fabrico de papel. Uma de suas funções, como implicado acima, é formar e carre- gar o produto de papel que está sendo fabricado para a seção de pren- sagem.
Todavia, a formação de tecidos também precisa resolver os temas da remoção de água e de formação de lâminas. Isto é, os tecidos de formação são projetados de forma a permitir que a água passe através (isto é, controlem a taxa de drenagem), ao mesmo tempo em que impedem as fibras e outros sólidos de passarem através da água. Se a drenagem ocorrer muito rapida ou muito lentamente, a qualidade da folha e a eficiência da máquina sofrem. Para controlar a drenagem, o espaço dentro do tecido de formação para que a água drene, comumen- te referido como volume vazio, deve ser corretamente projetado.
Os tecidos de formação contemporâneos são produzidos numa ampla variedade de estilos projetados para satisfazer os requisi- tos das máquinas de papel em que são instalados para os graus de papel que estão sendo fabricados. Geralmente, compreendem um tecido de base de monofilamento e podem ser de camadas únicas ou de camadas múltiplas. Os filamentos são tipicamente extrudados a partir de qualquer um de várias resinas poliméricas sintéticas, tais como resinas de poliamida e poliéster, usadas para estas finalidades por aquelas pessoas de capacidade ordinária nas técnicas de tecidos de máquina de papel.
O projeto de tecidos de formação envolve adicionalmente um compromisso entre o suporte de fibras e a estabilidade de tecidos pretendidos. Um tecido de malha fina pode proporcionar as proprieda- des pretendidas para a superfície de papel e de suporte de fibras, mas esse projeto pode ter a falta de estabilidade pretendida resultando numa curta vida do tecido. Em contraste, os tecidos de malha grossa proporcionam estabilidade e vida longa às custas do suporte das fibras e o potencial de marcação. Para minimizar a negociação do projeto e otimizar tanto o suporte como a estabilidade, foram desenvolvidos os tecidos de camadas múltiplas; por exemplo, em tecidos de camadas duplas e triplas, o lado de formação é projetado para suporte da folha e da fibra, enquanto o lado do desgaste é projetado para estabilidade, volume vazio e resistência ao desgaste.
Tanto os tecidos de camada dupla como de camada tripla são comumente usados na indústria do papel. Um tecido típico de camada dupla compreende um conjunto de filamentos de trama de formação (shutes) e um conjunto de filamentos de trama de desgaste entrelaçados por um conjunto de filamentos de urdidura. Embora os tecidos de camada tripla consistam essencialmente em dois tecidos, a camada de formação e a camada de desgaste, mantidas em conjunto por filamentos de ligação. Para um ou outro tipo de tecido, a ligação é extremamente importante para a integridade global do tecido. Um problema com tecidos de camadas múltiplas tem sido relativo ao escorregamento entre as camadas que quebra o tecido com o passar do tempo. Além disso, os filamentos de ligação podem romper a estrutura da camada de formação resultando na marcação do papel.
Os tecidos de camadas múltiplas incorporam com freqüên- cia um conceito de "filamento de ligação emparelhado" em que dois filamentos de ligação atuam em conjunto (isto é, como um par) para eficazmente tecer um contorno irrompível na superfície superior do tecido. As referências que descrevem tecidos com filamentos de ligação emparelhados incluem a Patente US 5.967.195 (a Patente "Ward"), a Patente US 5.826.627 (a Patente "Seabrook") e a Patente US 4.501.303 (a Patente "Osterberg"). Aqueles qualificados na técnica observarão que os tecidos são criados por tecelagem e têm um padrão de tecitura que se repete tanto na direção de urdidura ou de máquina (MD) como na direção de trama ou transversal de máquina (CD).
Os tecidos de camadas múltiplas, tais como os tecidos de camada tripla, podem ter resistência inaceitável à abrasão interna e/ou a tecitura pode soltar-se (isto é, os filamentos podem deslizar de suas posições originais dentro do padrão) durante o uso. A presente inven- ção proporciona um tecido que supera essas desvantagens.
Sumário da Invenção
Conseqüentemente, a presente invenção é um tecido de camadas múltiplas que pode ser utilizável nas seções de formação, prensagem e/ou de secagem de uma máquina de produção de papel.
A presente invenção é, de preferência, um tecido de fabrico de papel de camadas múltiplas que compreende uma primeira camada de filamentos na direção de máquina (MD), uma segunda camada de filamentos de MD, um primeiro sistema de filamentos emparelhados na direção transversal de máquina (CD) que compreende primeiros fila- mentos de ligação que tecem um primeiro padrão de contorno e segun- dos filamentos de ligação que tecem um segundo padrão de contorno diferente do primeiro padrão de contorno e um segundo sistema de filamentos emparelhados CD que compreendem terceiros filamentos de ligação que tecem um terceiro padrão de contorno e quartos filamentos de ligação que tecem um quarto padrão de contorno diferente do tercei- ro padrão de contorno. Cada par de filamentos de ligação é intrínseco à primeira camada e liga-se à segunda camada. Os primeiros e segundos sistemas de filamentos emparelhados de ligação de CD tecem padrões de contorno diferentes.
Outros aspectos da presente invenção incluem que o tecido pode ser um tecido de formação de camada tripla. A primeira camada que compreende uma primeira camada de filamentos de MD pode formar um lado de formação do tecido e a segunda camada que com- preende uma segunda camada de filamentos de MD podem formar um lado de desgaste do tecido. Os filamentos de ligação em cada par do primeiro sistema e do segundo sistema podem combinar-se para tecer cada filamento de MD na primeira camada de filamentos de MD. O tecido pode ainda compreender um terceiro sistema de filamentos de CD entrelaçados com a primeira camada entre pares do primeiro e do segundo sistemas de filamentos de ligação de CD e/ou um quarto sistema de filamentos de CD entrelaçados com a segunda camada de filamentos de MD. Pelo menos alguns dos filamentos de ligação podem tecer juntas duplas na segunda camada. O tecido pode ter relações de ligação do lado de formação de 1:1, 2:1, 3:2, 3:1 ou qualquer outra relação de shute conhecida na técnica. O tecido pode também ter lado de um formar para vestir lateral relação de shute de 1 : 1, 2: 1, 3 :2, 3 : 1, ou qualquer outra apropriada relação de shute. Os filamentos de MD na segunda camada podem ser um diâmetro diferente que na primeira camada. Pelo menos alguns dos filamentos de MD e filamentos de CD podem ser filamentos monofilamentares e poder ser um de filamentos de poliamida ou filamentos de poliéster. Pelo menos alguns dos filamen- tos de MD e filamentos de CD têm uma de uma cruz circulara-forma secional, uma cruz retangular-forma secional e uma cruz não redonda- forma secional.
Para os propósitos deste Pedido, os filamentos de direção transversal de máquina podem ser descritos como filamentos de CD, filamentos de trama, ou filamentos de shute. Os filamentos de ligação estão, de preferência, na direção transversal de máquina, mas, alterna- tivamente, podem estar na direção de máquina.
A presente invenção será, agora, descrita em detalhes mais completos, sendo feita referência às figuras de desenhos, que são identificadas abaixo em que os componentes correspondentes são identificados pelos mesmos números de referência.
Breve Descrição dos Desenhos
Para um entendimento mais completo da invenção, é feita referência à descrição e desenhos anexos seguintes, em que:
a Figura 1 mostra vistas esquemáticas em seção reta de dois pares diferentes de contornos de filamentos de ligação para um tecido exemplificativo, de acordo com a presente invenção;
a Figura 2 é uma vista de uma superfície de formação de um tecido, de acordo com uma modalidade da presente invenção;
a Figura 3 mostra vistas de perfil do contorno de dois pares diferentes de filamentos de ligação a partir de um tecido, de acordo com a presente invenção;
a Figura 4 mostra vistas de perfil do contorno de dois pares diferentes de filamentos de ligação a partir de outro tecido, de acordo com a presente invenção;
a Figura 5 mostra vistas de perfil do contorno dos a) filamentos de urdidura, b) shute superior e c) shute da parte inferior de um tecido, de acordo com a presente invenção;
a Figura 6 mostra vistas esquemáticas em seção reta de dois pares diferentes de contornos de filamentos de ligação para um segundo tecido exemplificativo, de acordo com a presente invenção; e
a Figura 7 mostra vistas esquemáticas em seção reta de dois pares diferentes de contornos de filamentos de ligação para um terceiro tecido exemplificativo, de acordo com a presente invenção. Descrição Detalhada das Modalidades Preferidas
A invenção pertence a um tecido de camadas múltiplas tal como um tecido de camada tripla que pode ser utilizado num processo de fabrico de papel. Esses tecidos de camadas múltiplas incluem uma primeira camada (superior) e uma segunda camada (parte inferior) em que cada uma da primeira e da segunda camadas pode ter um sistema de filamentos na direção de máquina (MD) e filamentos na direção transversal de máquina (CD) entrelaçados com eles. A primeira camada pode ser um lado de papel ou camada de formação em que o papel celulósico/pasta de fibras é depositado durante o processo de fabrico de papel e a segunda camada pode ser um lado de máquina ou camada do lado de desgaste. As camadas de tecido são ligadas em conjunto por pares plurais de filamentos de ligação de trama. Cada filamento de ligação dentro de um par tece um padrão de contorno diferente e combina com o outro filamento de ligação naquele par para formar um padrão de tecitura plano na camada superior (isto é, uma seqüencia de ligação de suporte de lâmina (SSB)) ou, alternativamente, um padrão de tecitura não plano. Cada par é compreendido de filamentos de ligação que tecem padrões de contorno diferentes do par seguinte. Por exem- plo, o tecido pode ser um tecido de formação de camada tripla tendo dois pares SSB em que os filamentos de ligação no primeiro par tecem respectivamente dois e três contornos de tecitura planos na camada superior e o segundo par tece quatro e um contornos de tecitura planos, respectivamente.
Têm sido previamente propostos tecidos de camadas múltiplas que incorporam filamentos de ligação emparelhados em que os filamentos de ligação no par têm padrões de contorno diferentes. Todavia, os tecidos anteriores não incluíam diferentes emparelhamentos de filamentos de ligação plurais em que não só são os padrões de contorno diferentes dentro de cada par, mas os padrões de contorno também são diferentes entre os pares. Esta característica adicional da presente invenção permite maior flexibilidade no projeto de tecidos com características pretendidas.
As vantagens da presente invenção incluem uma superfície monoplana para marcação reduzida da superfície e lisura aperfeiçoada do papel. Os tecidos de acordo com a presente invenção têm boas características de estabilidade para correrem em máquinas de fabrico de papel de alta velocidade. Os tecidos presentes também têm um elevado número de pontos de contato que resultam em boa retenção do papel.
A Figura 1 mostra vistas esquemáticas em seção reta de dois pares diferentes de contornos de filamentos de ligação para um tecido exemplificativo, de acordo com a presente invenção. Na Figura 1, os contornos plurais de dois pares de filamentos de ligação são mostra- dos à medida que eles tecem com os filamentos de MD na camada da parte superior (de formação) 101 e ligam a camada da parte inferior (lado do desgaste) 102. No presente tecido, o primeiro par de filamentos de ligação 103, 104 alterna com o segundo par de filamentos de ligação 105, 106; com os filamentos intrínsecos de shute (não mostrados) tecidos entre cada par. Conforme explicado abaixo, este tecido exempli- ficativo é referido como tendo um padrão de contorno 4+1, 2+3. Os números indicam o número de juntas feitas por um filamento de ligação na camada superior. Para propósitos deste Pedido, é formada uma junta quando um filamento de CD passa por cima de um ou mais filamentos de MD sobre a superfície exterior do tecido. O mais indica a presença de um filamento de ligação seguinte; isto é, o outro filamento de ligação do par.
Para o primeiro par de ligação do tecido mostrado na Figura 1, o primeiro filamento de ligação 103 começa na camada superior 101 e passa sobre o filamento de MD 1, debaixo do filamento de MD 3, por cima do filamento de MD 5, debaixo do filamento de MD 7, por cima de filamento de MD 9, debaixo do filamento de MD 11, por cima do fila- mento de MD 13 e debaixo do filamento de MD 15 onde cruza com o segundo filamento de ligação 104. Desta maneira, o primeiro filamento de ligação forma quatro juntas na camada superior. O primeiro fila- mento de ligação atravessa, então, para a camada da parte inferior 102 e liga-se ao filamento de MD 18 antes de atravessar de volta para a camada superior onde cruza com o segundo filamento de ligação 102 debaixo do filamento de MD 19 para completar uma repetição do padrão de tecitura. Conseqüentemente, o primeiro filamento de ligação é designado como tendo um padrão de contorno de 4. O segundo fila- mentos de ligação 104 começa o padrão na camada da parte inferior 102 onde se liga ao filamento de MD 8, antes de atravessar para a camada superior 101 debaixo do filamento de MD 15. O segundo filamento de ligação 104 passa sobre o filamento de MD 17 para formar a sua única junta na camada superior antes de retornar à camada da parte inferior debaixo do filamento de MD 19 para completar a repetição do padrão de tecitura. Conseqüentemente, o segundo filamento de ligação é designado como tendo um padrão de contorno de 1 e este primeiro par é identificado por seus padrões de filamentos de ligação como 4+1. Note-se que o primeiro e o segundo contornos dos filamen- tos de ligação combinam-se para tecer cada um dos outros filamentos de MD na camada superior, produzindo, assim, um padrão de tecitura plano na camada superior. Também é de se notar que, neste caso, o par de ligação é intrínseco à camada superior, mas simplesmente liga a camada da parte inferior.
De modo semelhante ao segundo par de ligação, o terceiro filamento de ligação 105 começa na camada superior 101 e passa por cima do filamento de MD 1, debaixo do filamento de MD 3, por cima do filamento de MD 5 e debaixo do filamento de MD 7 onde cruza com o quarto filamento de ligação 106. Desta maneira, o terceiro filamento de ligação forma duas juntas na camada superior. O terceiro filamento de ligação atravessa, então, para a camada inferior 102 e liga-se ao fila- mento de MD 14 antes de atravessar de volta para a camada superior onde cruza com o quarto filamento de ligação 106 debaixo do filamento de MD 19 para completar uma repetição do padrão de tecitura. O quarto filamento de ligação 106 começa o padrão na camada inferior 102 onde ele se liga ao filamento de MD 4 antes de atravessar para a camada superior 101 debaixo do filamento de MD 7. O quarto filamen- to de ligação 106 passa sobre o filamento de MD 9, debaixo do filamento de MD 11, por cima do filamento de MD 13, debaixo do filamento de MD 15 e por cima do filamento de MD 17 para formar três juntas na cama- da superior antes de retornar à camada inferior debaixo do filamento de MD 19 para completar a repetição do padrão de tecitura. Conseqüen- temente, o segundo par de ligação é identificado por seus padrões de contorno de filamento de ligação como 2+3. Em conseqüência, este tecido exemplificativo é referido como tendo um padrão de contorno 4+1, 2+3.
Numerosas permutações de contornos de filamentos de ligação são englobados pela presente invenção. Por exemplo, os tecidos de acordo com a presente invenção podem também ter padrões de contorno 2+3, 1+4; 3+2, 1+4; 2+3, 4+1; e 3+2, 4+1. Sem dúvida, estes padrões de contorno são exemplos simplesmente representativos da invenção e são possíveis muitas permutações adicionais como seria evidente para uma pessoa qualificada na técnica.
A Figura 2 é uma vista de superfície de formação de um tecido exemplificativo de acordo com a presente invenção. Os filamen- tos horizontais mais escuros são shutes intrínsecos de camadas de formação 207 tecidos num padrão de tecitura plano. Alternando entre estes shutes estão pares de filamentos de ligação 2+3 (205, 206) e filamentos de ligação 4+1 (203,204). Conseqüentemente, este tecido exemplificativo tem um shute lateral de formação 1:1 para a relação do par de ligação.
As Figuras 3 e 4 são vistas de perfil do contorno de dois pares diferentes de filamentos de ligação extraídos a partir de dois tecidos produzidos de acordo com o ensinamento da presente invenção. Na Figura 3, o primeiro par compreende um primeiro filamento de ligação 303 e um segundo filamento de ligação 304 para produzir um padrão de contorno 4+1. Enquanto isso, o segundo par tem um terceiro filamento de ligação 305 e um quarto filamento de ligação 306 que formam um padrão de contorno 3+2. Igualmente na Figura 4, o primei- ro par compreende um primeiro filamento de ligação 403 e um segundo filamento de ligação 404 para produzir um padrão de contorno 4+1; enquanto o segundo par tem um terceiro filamento de ligação 405 e um quarto filamento de ligação 406 que formam um padrão de contorno 2+3. Desta maneira, os filamentos de ligação na Figura 3 são a partir de um tecido 4+1, 3+2 e os da Figura 4 são de um tecido 4+1, 2+3.
A Figura 5 mostra vistas de perfil do contorno dos a) fila- mentos de urdidura, b) do shute superior e c) do shute inferior a partir de um tecido, de acordo com a presente invenção. O perfil de contorno do filamento de urdidura da camada superior 501 indica um padrão de tecitura de superfície plana. O filamento de urdidura da camada inferior 502 é freqüentemente de um diâmetro maior do que o filamento de urdidura da camada superior, a fim de melhorar a resistência ao desgaste do tecido. O shute superior 507 também reflete a planície padrão de tecitura de superfície. O shute inferior 508 também é tipica- mente de um diâmetro maior para resistência ao desgaste. O shute inferior pode também formar flutuadores ou corredores sobre a superfí- cie inferior do tecido. Os shutes superior e inferior são intrínsecos às respectivas camadas e são tecidos entre os pares de filamentos de ligação. A relação de shute dos tecidos presentes pode ser variada ajustando o número de shutes superiores e inferiores ou por não ter nenhuns shutes funcionais superiores nem inferiores.
A Figura 6 mostra vistas esquemáticas em seção reta de dois pares diferentes de contornos de filamentos de ligação para um segundo tecido exemplificativo de acordo com a presente invenção. Na Figura 6, são mostrados os contornos plurais de dois pares de filamen- tos de ligação à medida que eles tecem com os filamentos de MD na camada superior (de formação) 601 e ligam a camadas inferior (lado do desgaste) 602. No tecido presente, o primeiro par de filamentos de ligação 603, 604 alterna com o segundo par de filamentos de ligação 605, 606; com os filamentos de shute intrínsecos (não mostrados) tecidos entre cada par. Este segundo tecido exemplificativo tem um padrão de contorno 3+2, 4+1. Note-se que, neste tecido, um dos filamentos de ligação em cada par forma um contorno de junta dupla (também referido como uma fecho duplo) sobre a superfície do lado do desgaste do tecido. Especificamente, o filamento de ligação 604 liga-se aos filamentos de MD 4 e 8 na camada inferior 602 e o filamento de ligação 606 liga-se aos filamentos de MD 6 e 10 na camada inferior 602 para formar uma junta dupla na superfície do lado do desgaste.
Outro aspecto da presente invenção inclui padrões que não produzem um padrão de tecitura plano sobre a superfície de formação de papel do tecido. Por exemplo, a Figura 7 mostra vistas esquemáticas em seção reta de dois pares diferentes de contornos de filamentos de ligação (primeiro par 703, 704 e segundo par 705, 706) que produzem um padrão de três sheds sobre a superfície de formação do papel. Como o tecido exemplificativo mostrado na Figura 6, o tecido mostrado na Figura 7 também tem um padrão de contorno 3+2, 4+1, mas o seu padrão repete-se a cada 15 molduras em lugar de a cada 10 molduras. Conseqüentemente, o tecido na Figura 7 exige um tear de armação 30 para tecer em lugar de um tear de armação 20 como exigido pelo tecido na Figura 6. Para produzir o padrão de três sheds, cada par de fila- mento de ligação tece em baixo de cada terceiro filamento de MD na camada superior. Também é de notar que o quarto filamento de ligação 706 forma um contorno de junta dupla na camada inferior. Muitos outros padrões de superfície de tecitura não plana são englobados pela invenção, incluindo padrões que exigem teares tendo um grande núme- ro de armações.
Conforme mencionado previamente, a presente invenção é uma derivação do conceito de ligação de suporte de lâmina (SSB) em que os filamentos de ligação são tipicamente parte da estrutura de suporte do tecido. Em geral, estes filamentos de ligação são filamentos emparelhados de ligação de trama intrínsecos à camada de formação e ligam-se simplesmente com a camada do lado de desgaste, embora estes filamentos de ligação possam também ser intrínsecos à camada de do lado de desgaste. Numa modalidade preferida da presente invenção, os filamentos de ligação combinam-se para produzir um padrão de tecitura plano com os filamentos MD do lado de cima e são, portanto, intrínsecos à camada superior.
Outros aspectos da presente invenção incluem que o padrão pode ter relações de shute de ligação do lado de formação de 1:1, 2:1, 3:2, 3:1 ou qualquer outra relação de shute conhecida na técnica. A relação de shute de ligação do lado de formação é aqui definida como sendo a relação de shutes do lado de formação (ou filamentos de CD regulares) para os pares de filamentos de ligação na camada de forma- ção do tecido; em que cada par de filamentos de ligação conta como um único shute. O tecido pode também ter uma relação de shute do lado de formação para o lado de desgaste de 1:1, 2:1, 3:2, 3:1 ou qualquer outra relação de shute apropriada. Cada um dos filamentos de ligação pode atuar simplesmente de forma a ligar-se ao lado de desgaste ou pode tecer integralmente com o padrão do lado de desgaste. Os filamentos de ligação podem ser feitos dos mesmos materiais ou diferentes e ser de diâmetros diferentes. Os filamentos de ligação podem também formar contornos de juntas duplas sobre a superfície do lado do desgaste do tecido. Um ou ambos os filamentos de ligação em cada par podem ser intrínsecos à estrutura da camada do lado do desgaste. Os filamentos de ligação podem correr na direção transversal de máquina ou alterna- tivamente na direção de máquina. Os pares de filamentos de ligação podem formar um padrão de tecitura plano ou um padrão de tecitura não plano na camada superior. Os tecidos de acordo com a presente invenção podem ser tecidos em teares de vários tamanhos, incluindo, mas, sem limitação, teares de 20, 30, 40 e 48 armações. Note-se, estes exemplos são exemplos simplesmente representativos da invenção e não se pretende que limitem a invenção.
O tecido de acordo com a presente invenção pode compre- ender filamentos monofilamentares. Os filamentos podem ser monofi- lamentos de poliéster e/ou alguns podem ser de poliéster ou de polia- mida. Além disso, o tecido pode compreender filamentos multifilamen- tares, dobrados ou filamentos monofilamentares, filamentos de compo- nentes duplos e/ou quaisquer outros filamentos apropriados conheci- dos na técnica. Os filamentos podem ter um formato em seção reta circular com um ou mais diâmetros diferentes. Além diss, além de um formato em seção reta circular, um ou mais filamentos podem ter outras formas de seção reta tais como um formato de seção reta retan- gular ou outro formato de seção reta não redondo.
Além disso, embora a presente invenção tenha sido descrita como utilizável para o processo de fabrico de papel, a presente invenção não fica limitada a isso. Isto é, o tecido presente pode ser utilizado para outros usos.
As modificações ao acima descrito seriam óbvias para aquelas pessoas de capacidade ordinária na técnica, mas não levariam a invenção assim modificada para além do âmbito da presente inven- ção. As Reivindicações a seguir devem ser interpretadas de modo a cobrir essas situações.

Claims (12)

"Tecidos de Fabrico de Papel"
1. Tecido de Fabrico de Papel, que compreende: uma primeira camada de filamentos na direção de máquina (MD); uma segunda camada de filamentos de MD; um primeiro sistema de filamentos emparelhados na direção transversal de máquina (CD) que compreende primeiros fila- mentos de ligação que tecem um primeiro padrão de contorno e segun- dos filamentos de ligação que tecem um segundo padrão de contorno diferente do primeiro padrão de contorno; um segundo sistema de filamentos emparelhados CD que compreende terceiros filamentos de ligação que tecem um terceiro padrão de contorno e quartos filamentos de ligação que tecem um quarto padrão de contorno diferente do terceiro padrão de contorno; em que os filamentos emparelhados CD do primeiro e do segundo sistemas são, cada um, intrínsecos à primeira camada e cada um se liga à segunda camada; e em que o primeiro e o segundo sistemas de filamentos emparelhados CD tecem padrões de contorno diferentes, caracterizado por que cada um do primeiro, do segundo, do terceiro e do quarto filamentos forma um número diferente de juntas sobre uma camada superior do referido tecido.
2. Tecido de Fabrico de Papel, de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado por que o tecido é um tecido que forma camadas triplas ligadas em trama.
3. Tecido de Fabrico de Papel, de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado por que a primeira camada de filamentos de MD forma um lado formador de tecido e a segunda camada de filamentos de MD forma um lado de desgaste do tecido.
4. Tecido de Fabrico de Papel, de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado por que compreende ainda um terceiro sistema de filamentos de CD entrelaçados com a primeira camada de filamentos de MD entre pares do primeiro e do segundo sistemas de filamentos de ligação.
5. Tecido de Fabrico de Papel, de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado por que compreende ainda um quarto sistema de fila- mentos de CD entrelaçados com a segunda camada de filamentos de MD.
6. Tecido de Fabrico de Papel, de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado por que os filamentos de ligação em cada par do primeiro e do segundo sistemas combinam-se para tecer cada filamento de MD na primeira camada.
7. Tecido de Fabrico de Papel, de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado por que pelo menos alguns dos filamentos de ligação tecem juntas duplas na segunda camada.
8. Tecido de Fabrico de Papel, de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado por que pelo menos alguns dos filamentos de MD e filamentos de CD são filamentos monofilamentares.
9. Tecido de Fabrico de Papel, de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado por que pelo menos alguns dos filamentos de MD e dos filamentos de CD são um de filamentos de poliamida ou filamentos de poliéster.
10. Tecido de Fabrico de Papel, de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado por que pelo menos alguns dos filamentos de MD e dos filamentos de CD têm um dentre um formato de seção reta circular, um formato de seção reta retangular e um formato de seção reta não redonda.
11. Tecido de Fabrico de Papel, que compreende: uma primeira camada de filamentos na direção transversal de máquina (CD); uma segunda camada de filamentos de CD; um primeiro sistema de filamentos emparelhados de direção de máquina (MD) que compreende primeiros filamentos de ligação que tecem um primeiro padrão de contorno e segundos filamentos de ligação que tecem um segundo padrão de contorno diferente do primeiro padrão de contorno; um segundo sistema de filamentos emparelhados de MD que compreende terceiros filamentos de ligação que tecem um terceiro padrão de contorno e quartos filamentos de ligação que tecem um quarto padrão de contorno diferente do terceiro padrão de contorno; em que os filamentos emparelhados de MD do primeiro e do segundo sistemas são, cada um, intrínsecos à primeira camada e cada um se liga à segunda camada; e em que os primeiros e os segundos sistemas de filamentos emparelhados de MD tecem diferentes padrões de contorno caracterizado por que cada um do primeiro, do segundo, do terceiro e do quarto filamentos forma um número diferente de juntas sobre uma camada superior do referido tecido.
12. Tecido de Fabrico de Papel, de acordo com a Reivindicação 11, caracterizado por que o tecido é um tecido formador de camadas triplas de urdidura ligada.
BRPI0620763-4A 2005-12-29 2006-12-14 Paper manufacturing fabrics BRPI0620763B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/321,031 2005-12-29
US11/321,031 US7357155B2 (en) 2005-12-29 2005-12-29 Different contour paired binders in multi-layer fabrics
PCT/US2006/047811 WO2007075372A1 (en) 2005-12-29 2006-12-14 Multi-layer fabric with paired binder yarns having different contour patterns

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0620763A2 true BRPI0620763A2 (pt) 2012-09-18
BRPI0620763B1 BRPI0620763B1 (pt) 2017-07-18

Family

ID=37890525

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0620763-4A BRPI0620763B1 (pt) 2005-12-29 2006-12-14 Paper manufacturing fabrics

Country Status (14)

Country Link
US (1) US7357155B2 (pt)
EP (1) EP1974094B1 (pt)
JP (1) JP4909998B2 (pt)
KR (1) KR101343811B1 (pt)
CN (1) CN101351591B (pt)
AU (1) AU2006329864A1 (pt)
BR (1) BRPI0620763B1 (pt)
CA (1) CA2635652C (pt)
ES (1) ES2436615T3 (pt)
MX (1) MX2008008536A (pt)
NO (1) NO20083310L (pt)
RU (1) RU2434090C2 (pt)
TW (1) TWI367982B (pt)
WO (1) WO2007075372A1 (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6896009B2 (en) * 2003-03-19 2005-05-24 Weavexx Corporation Machine direction yarn stitched triple layer papermaker's forming fabrics
GB0317248D0 (en) * 2003-07-24 2003-08-27 Voith Fabrics Gmbh & Co Kg Fabric
JP2009019282A (ja) * 2007-07-10 2009-01-29 Nippon Felt Co Ltd 製紙用シーム付きプレスフェルト
US7766053B2 (en) * 2008-10-31 2010-08-03 Weavexx Corporation Multi-layer papermaker's forming fabric with alternating paired and single top CMD yarns
FI20115222L (fi) * 2011-03-04 2012-09-05 Metso Fabrics Oy Paperikonekudos
DE102011054163B3 (de) 2011-10-04 2013-02-28 ANDRITZ KUFFERATH GmbH Papiermaschinensieb
JP6025659B2 (ja) * 2013-05-29 2016-11-16 日本フエルト株式会社 抄紙用織物
ES2563193T3 (es) * 2014-01-28 2016-03-11 Heimbach Gmbh & Co. Kg Tela de máquina papelera
WO2018031447A1 (en) * 2016-08-10 2018-02-15 Astenjohnson Composite forming fabric
WO2018081330A1 (en) * 2016-10-28 2018-05-03 Astenjohnson Guiding resistant forming fabric with balanced twill machine side layer
FI130870B1 (fi) * 2020-06-04 2024-04-30 Valmet Technologies Oy Teollinen tekstiili kuiturainan valmistamista varten

Family Cites Families (29)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE430425C (sv) 1981-06-23 1986-09-19 Nordiskafilt Ab Formeringsvira for pappers-, cellulosa- eller liknande maskiner
SE441016B (sv) 1982-04-26 1985-09-02 Nordiskafilt Ab Formeringsvira for pappers-, cellulosa- eller liknande maskiner
US5052448A (en) * 1989-02-10 1991-10-01 Huyck Corporation Self stitching multilayer papermaking fabric
DE3938159A1 (de) 1989-11-16 1991-05-23 Oberdorfer Fa F Verbundgewebe fuer papiermaschinensiebe
US5219004A (en) * 1992-02-06 1993-06-15 Lindsay Wire, Inc. Multi-ply papermaking fabric with binder warps
GB9604602D0 (en) * 1996-03-04 1996-05-01 Jwi Ltd Composite papermaking fabric with paired weft binder yarns
US5967195A (en) 1997-08-01 1999-10-19 Weavexx Corporation Multi-layer forming fabric with stitching yarn pairs integrated into papermaking surface
CA2247716C (en) 1997-09-19 2006-01-17 Nippon Filcon Co., Ltd. Industrial fabric
GB9811089D0 (en) * 1998-05-23 1998-07-22 Jwi Ltd Warp-tied composite forming fabric
GB2351505A (en) * 1999-06-29 2001-01-03 Jwi Ltd Two-layer woven fabric for papermaking machines
GB9924012D0 (en) * 1999-10-12 1999-12-15 Stone Richard Forming fabric woven with warp triplets
US6334467B1 (en) 1999-12-08 2002-01-01 Astenjohnson, Inc. Forming fabric
JP4584402B2 (ja) * 2000-03-03 2010-11-24 日本フイルコン株式会社 製紙用2層織物
GB0005344D0 (en) 2000-03-06 2000-04-26 Stone Richard Forming fabric with machine side layer weft binder yarns
FI108551B (fi) 2000-06-26 2002-02-15 Tamfelt Oyj Abp Paperikonekudos
DE10030650C1 (de) 2000-06-29 2002-05-29 Kufferath Andreas Gmbh Papiermaschinensieb
FI110131B (fi) 2001-02-22 2002-11-29 Tamfelt Oyj Abp Paperikonekudos
FI112261B (fi) 2002-05-06 2003-11-14 Tamfelt Oyj Abp Paperikonekudos
US6854488B2 (en) * 2002-12-24 2005-02-15 Voith Fabrics Heidenheim Gmbh & Co., Kg Fabrics with paired, interchanging yarns having discontinuous weave pattern
CA2509067C (en) * 2002-12-30 2012-07-31 Albany International Corp. Multi-layer fabric
US6883556B2 (en) 2002-12-30 2005-04-26 Albany International Corp. Double cross parallel binder fabric
US7919173B2 (en) * 2002-12-31 2011-04-05 Albany International Corp. Method for controlling a functional property of an industrial fabric and industrial fabric
US6896009B2 (en) 2003-03-19 2005-05-24 Weavexx Corporation Machine direction yarn stitched triple layer papermaker's forming fabrics
US6905574B2 (en) 2003-04-18 2005-06-14 Albany International Corp. Multi-layer forming fabric with two warp systems bound together with a triplet of binder yarns
US6926043B2 (en) 2003-05-30 2005-08-09 Voith Fabrics Gmbh & Co. Kg Forming fabrics
EP1636414B1 (en) 2003-06-10 2009-05-06 Voith Patent GmbH Fabrics with multi-segment, paired, interchanging yarns
GB0318220D0 (en) * 2003-08-04 2003-09-03 Astenjohnson Inc Triple layer industrial fabric for through-air drying process
US6978809B2 (en) 2003-09-29 2005-12-27 Voith Fabrics Composite papermaking fabric
US7124781B2 (en) * 2005-02-01 2006-10-24 Albany International Corp. Multiple contour binders in triple layer fabrics

Also Published As

Publication number Publication date
CA2635652C (en) 2014-02-18
NO20083310L (no) 2008-09-25
ES2436615T3 (es) 2014-01-03
CA2635652A1 (en) 2007-07-05
CN101351591B (zh) 2012-09-26
JP2009522458A (ja) 2009-06-11
CN101351591A (zh) 2009-01-21
US7357155B2 (en) 2008-04-15
TW200734510A (en) 2007-09-16
AU2006329864A1 (en) 2007-07-05
RU2008126196A (ru) 2010-02-10
EP1974094A1 (en) 2008-10-01
BRPI0620763B1 (pt) 2017-07-18
KR20080083191A (ko) 2008-09-16
US20070151617A1 (en) 2007-07-05
EP1974094B1 (en) 2013-10-02
MX2008008536A (es) 2009-03-04
KR101343811B1 (ko) 2013-12-20
RU2434090C2 (ru) 2011-11-20
TWI367982B (en) 2012-07-11
JP4909998B2 (ja) 2012-04-04
WO2007075372A1 (en) 2007-07-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0620763A2 (pt) tecidos de fabrico de papel
BRPI0514143B1 (pt) telas formadoras de camada tripla de urdume em par com características ótimas de fabricação de folhas
US7059360B1 (en) Double layer forming fabric with paired warp binder yarns
US6179013B1 (en) Low caliper multi-layer forming fabrics with machine side cross machine direction yarns having a flattened cross section
KR100876018B1 (ko) 하부 md사 보다 적은 유효 상부 md사를 갖는 경사접결된 제지용 형성직물
ES2400563T3 (es) Material textil para la fabricación de papel de múltiples capas con dos sistemas de urdidumbre unido entre sí con tripletes de hilos ligantes
BR0315670B1 (pt) Tecido de modelagem de camada tripla de urdume em par com características ótimas de fabricação de folhas
KR100865773B1 (ko) 비균일 상부 cmd 플로트를 구비하는 제지용 삼중층성형직물
PT1670987E (pt) Teia multicamadas de máquina de papel tendo áreas de bolsa definidas por uma diferença de plano entre pelo menos dois fios de trama da camada superior
KR101278498B1 (ko) 쌍을 이룬 md접결사들을 구비하는 제지기용 다층 성형직물
JP3242117B2 (ja) 両側交代タイ・ヤーンを有する抄紙ベルト
BRPI0606361B1 (pt) pano para a fabricação de papel
BRPI0601701B1 (pt) Pano para a fabricação de papel
KR100880854B1 (ko) 교차방향사 접결 및 2:3의 상부 기계방향사 대 하부기계방향사의 비를 갖는 제지용 형성직물
BRPI0809315B1 (pt) Fabric for use in a paper production machine and their training method
BR0200392B1 (pt) tecido para fabricação de papel costurável em máquina.
BRPI0513648B1 (pt) pano para a fabricação de papel
BRPI0411793B1 (pt) Tecido costurável no sentido da máquina para uso na seção de prensa de uma máquina de fazer de papel
BRPI0714682B1 (pt) Paper manufacturing and their training method
US20040221913A1 (en) Press felt
BRPI0317861B1 (pt) tecido de fabricação de papel para uso como tecido prensado emendado em uma máquina de fabricação de papel
BR112013009285B1 (pt) tecido de formação para fabricação de papel
MXPA06004632A (en) Stable forming fabric with high fiber support
MXPA05011173A (en) Multi-layer forming fabric with two warp systems bound together with triplets of binder yarns

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO NO ORIGINAL, TRASLADO OU FOTOCOPIA AUTENTICADA.

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]