BRPI0600824B1 - aparelho em uma máquina de cardagem para o processamento de fibras têxteis - Google Patents

aparelho em uma máquina de cardagem para o processamento de fibras têxteis Download PDF

Info

Publication number
BRPI0600824B1
BRPI0600824B1 BRPI0600824A BRPI0600824A BRPI0600824B1 BR PI0600824 B1 BRPI0600824 B1 BR PI0600824B1 BR PI0600824 A BRPI0600824 A BR PI0600824A BR PI0600824 A BRPI0600824 A BR PI0600824A BR PI0600824 B1 BRPI0600824 B1 BR PI0600824B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
air guide
carding
cylinder
guide element
spacing
Prior art date
Application number
BRPI0600824A
Other languages
English (en)
Inventor
Achim Breuer
Wilfried Weber
Original Assignee
Truetzschler Gmbh & Co Kg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Truetzschler Gmbh & Co Kg filed Critical Truetzschler Gmbh & Co Kg
Publication of BRPI0600824A publication Critical patent/BRPI0600824A/pt
Publication of BRPI0600824B1 publication Critical patent/BRPI0600824B1/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D01NATURAL OR MAN-MADE THREADS OR FIBRES; SPINNING
    • D01GPRELIMINARY TREATMENT OF FIBRES, e.g. FOR SPINNING
    • D01G15/00Carding machines or accessories; Card clothing; Burr-crushing or removing arrangements associated with carding or other preliminary-treatment machines
    • D01G15/02Carding machines
    • D01G15/12Details
    • D01G15/32Framework; Casings; Coverings

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Preliminary Treatment Of Fibers (AREA)
  • Detail Structures Of Washing Machines And Dryers (AREA)
  • Treatment Of Fiber Materials (AREA)

Abstract

"aparelho em uma máquina de cardagem para o processamento de fibras têxteis, por exemplo, fibras de algodão, fibras sintéticas ou similares, com um cilindro". a presente invenção refere-se a um aparelho em uma máquina de cardagem para o processamento de fibras têxteis, por exemplo, fibras de algodão, fibras sintéticas ou similares, com um cilindro, no qual, na zona de cardagem preliminar, depois da zona de cardagem e/ou embaixo da zona de cardagem, elementos de guarnição se assentam em posições opostas à guarnição de cilindro, e, no qual um elemento de cardagem fixo é associado com pelo menos um elemento de cobertura, o espaçamento da guarnição de cilindro com relação à guarnição do elemento de cardagem fixo (região de contato estreito) sendo menor que o espaçamento com relação ao elemento de cobertura. a fim de reduzir a formação de neps, permitir um melhor trabalho de cardagem e permitir um melhor resultado de cardagem, entre pelo menos uma tira de guarnição do elemento de cardagem fixo e um elemento de cobertura disposto a montante e/ou a jusante - visto no sentido de rotação do cilindro - é disposto um elemento de guia de ar, cujo espaçamento com relação à guarnição de cilindro diminui ou aumenta gradualmente.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "APARELHO EM UMA MÁQUINA DE CARDAGEM PARA O PROCESSAMENTO DE FIBRAS TÊXTEIS".
[001] A presente invenção refere-se a um aparelho em uma máquina de cardagem para o processamento de fibras têxteis, por exemplo, fibras de algodão, fibras sintéticas ou similares, com um cilindro, no qual, na zona de cardagem preliminar, depois da zona de cardagem e/ou embaixo da zona de cardagem, elementos de guarnição se assentam em posições opostas à guarnição de cilindro, e, no qual um elemento de cardagem fixo é associado a pelo menos um elemento de cobertura, o espaçamento da guarnição de cilindro com relação à guarnição do elemento de cardagem fixo (região estreita de cardagem) sendo menor que o espaçamento com relação ao elemento de cobertura.
Descrição do estado da técnica [002] Na prática, os elementos de cobertura se localizam apenas a uma pequena distância da superfície externa guarnecida do cilindro de alta velocidade. Além das chapas de cobertura sem guarnição, existem ainda rotineiramente presentes elementos de cardagem fixos guarnecidos tendo pelo menos uma tira de guarnição. Em muitos casos, perfis de cobertura não guarnecidos relativamente pequenos se estendem tangencialmente à guarnição de cilindro.
[003] Em um aparelho conhecido (Patente EP 0 687 754 A), é provido um segmento de invólucro, que serve como suporte para três barras de cardagem fixas. A montante da primeira (vista no sentido de rotação do cilindro) barra de cardagem fixa (tira de guarnição), o segmento de invólucro de cilindro tem uma peça de extensão não guarnecida que cobre o cilindro. A superfície da peça de extensão é plana e se estende paralela à guarnição de cilindro. Além disso, o espaçamento entre a peça de extensão e a guarnição de cilindro na direção cir- cunferencial do cilindro é em toda a sua extensão maior que o espaçamento entre a guarnição do elemento de cardagem fixa e a guarnição de cilindro. Em particular, o espaçamento da extremidade da peça de extensão associada a um elemento de cardagem fixo com relação à guarnição do elemento de cardagem fixo é substancial, e existe um degrau. Como um resultado, ocorre uma turbulência de ar a montante do elemento de cardagem fixo, o qual de uma maneira indesejável resulta em uma maior formação de "NEPS" fibras emaranhadas formado um botão no material de fibra. Um outro problema é que a turbulência resulta em uma diferença maior de pressão nos elementos de cardagem fixos, a um maior aquecimento dos componentes envolvidos, a uma maior carga de fibra, e ao entupimento das tiras de guarnição dos elementos de cardagem fixos.
[004] O problema em que se baseia à presente invenção é, por conseguinte, prover um aparelho do tipo descrito no início que evite as desvantagens mencionadas, que especialmente reduza a formação de NEPS, permita um trabalho de cardagem aperfeiçoado e ofereça um melhor resultado de cardagem.
Breve descrição da invenção [005] O problema é solucionado com um aparelho onde pelo menos uma tira de guarnição do elemento de cardagem fixo e um elemento de cobertura disposto a montante e/ou a jusante do elemento de cardagem fixo - visto no sentido de rotação do cilindro - é disposto um elemento de guia de ar, cujo espaçamento com relação à guarnição de cilindro diminui ou aumenta gradualmente.
[006] Ao se reduzir gradualmente o espaçamento entre o elemento de guia de ar e a guarnição de cilindro a um espaçamento que seja igual ou menor que o espaçamento entre a guarnição de cilindro e a guarnição do elemento de cardagem fixo, ou a pelo menos uma tira de guarnição, evita-se o problemas da turbulência de ar a montante ou a jusante do elemento de cardagem fixo. O ar preso pelo cilindro flui suavemente para dentro ou para fora da região de contato estreito entre o cilindro e o elemento fixo de cardagem. De acordo com a presente invenção, um elemento de guia de fluxo é montado a montante e/ou a jusante do elemento de cardagem fixo de modo que as fibras e o ar sejam continuamente supridos para a região de contato estreito ou sejam transportados para fora da região de contato estreito, ou seja, o espaço a montante do elemento de cardagem fica sucessivamente mais estreito ou mais largo. Com relação à guarnição de cilindro, o espaçamento de perfil de cobertura mais estreito é colocado mais próximo do espaçamento de ponta do elemento de cardagem fixo. Em particular, as primeiras pontas da tira de guarnição do elemento de cardagem fixo são, em termos de fluxo, cobertas ou sobrepostas pelo elemento de guia de ar. Tendo em vista que a turbulência a montante ou a jusante de um elemento de cardagem fixo é minimizada ou evitada, são obtidas as seguintes vantagens, entre outras: uma cardagem mais uniforme com um nível maior de redução de NEPS, ou seja, de uma melhor qualidade; menos calor gerado pela máquina como um todo; diferenças de pressão no cilindro reduzidas; uma carga minimizada nas primeiras pontas de um elemento de cardagem, uma vez que estas pontas são cobertas em termos de fluxo; uma distribuição mais uniforme das fibras, ou seja, uma cardagem mais homogênea ao longo do comprimento dos elementos de cardagem; e menos desgaste às guarnições dos elementos de cardagem fixos. Desta forma, obtém-se um aperfeiçoamento considerável tanto na operação de cardagem como no resultado da cardagem (trama de fibra, aparas).
[007] A invenção apresenta ainda as seguintes características: - O espaçamento do elemento de guia de ar disposto a montante do elemento de cardagem fixo - visto no sentido de rotação do cilindro - diminui gradualmente. - O espaçamento do elemento de guia de ar disposto a jusante do elemento de cardagem fixo - visto no sentido de rotação do cilindro - aumenta gradualmente. - O espaçamento da extremidade do elemento de guia de ar a montante associado ao elemento de cardagem fixo é igual ou menor do que o espaçamento entre a guarnição do elemento de cardagem fixo e a guarnição de cilindro. - O espaçamento da extremidade do elemento de guia de ar a jusante associado ao elemento de cardagem fixo é igual ou menor do que o espaçamento entre a guarnição do elemento de cardagem fixo e a guarnição de cilindro. - O elemento de cobertura é um perfil de cobertura, por exemplo, um perfil extrudado. - Com relação à guarnição de cilindro, o espaçamento da extremidade do elemento de cobertura associado ao elemento de guia de ar e o espaçamento da extremidade do elemento de guia de ar associado ao elemento de cobertura são substancialmente iguais. - Os espaçamentos são de cerca de 1,016 mm (40/1000"). - O espaçamento entre a guarnição de cilindro e a guarnição do elemento de cardagem fixo é de cerca de 0,330 mm a 0,381 mm (13/1000" a 15/1000"). - O espaçamento do elemento de guia de ar com relação à guarnição de cilindro é ajustável. - A extremidade do elemento de guia de ar que faceia o elemento de cobertura é montada em um mancai de pivô. - O espaçamento da extremidade do elemento de guia de ar que faceia o elemento de cardagem fixo com relação à guarnição de cilindro é ajustável. - O ângulo de cerca de, por exemplo, 0,2° a 7o, entre o elemento de guia de ar e uma tangente sobre a guarnição de cilindro é ajustável. - O elemento de cardagem fixo tem pelo menos uma tira de guarnição. - A guarnição da pelo menos uma tira de guarnição é plana. - As guarnições da tira de guarnição ficam dispostas em um ângulo em relação a outra. - O elemento de guia de ar é um componente separado. - O elemento de guia de ar é integrado à estrutura do elemento de cardagem fixo. - O elemento de guia de ar fica disposto a montante e/ou a jusante da estrutura de uma tira de guarnição. - O elemento de guia de ar fica disposto adjacente à estrutura de uma tira de guarnição. - O elemento de guia de ar faz parte da estrutura e fica disposto a montante e/ou a jusante da pelo menos uma tira de guarnição. - O elemento de guia de ar é montado fora na estrutura. - O elemento de guia de ar consiste de uma chapa plana ou similares. - O elemento de guia de ar tem um formato curvado que fa-ceia a guarnição de cilindro. - Há uma guarnição sobre a superfície do elemento de guia de ar que faceia a guarnição de cilindro. - O tamanho do ângulo do elemento de guia com relação ao cilindro é tal que o fluxo de ar não seja separado. - A junta de pivô do elemento de guia de ar é conectada a um dispositivo de acionamento, por exemplo, um motor. - O dispositivo de acionamento é conectado a um controle eletrônico e a um dispositivo de regulagem. - O elemento de guia de ar é automaticamente ajustável. - O espaçamento do elemento de guia de ar com relação à guarnição de cilindro é automaticamente ajustável. - O elemento de guia de ar é disposto na zona de cardagem preliminar. - O elemento de guia de ar é disposto entre o puxador e o rolo traseiro de guia superior de cardagem. - O dispositivo de transmissão é manualmente operável. - A junta de pivô é montada no elemento de cobertura. - O elemento de guia de ar é integrado ao elemento de cobertura. - O elemento de guia de ar é formado integralmente sobre o elemento de cobertura.
Descrição resumida dos desenhos [008] A presente invenção é descrita em maior detalhe abaixo com referência aos exemplos mostrados nos desenhos.
[009] A Figura 1 é uma vista lateral diagramática de uma máquina de cardagem tendo o aparelho de acordo com a presente invenção;
[0010] A Figura 2 mostra um segmento de cardagem, uma porção de um painel lateral com um espaçamento entre a guarnição de segmento de cardagem e a guarnição de cilindro;
[0011] A Figura 2a mostra os elementos de cardagem de acordo com a Figura 2 em detalhe;
[0012] A Figura 3 é uma vista lateral do aparelho de acordo com a presente invenção, na qual o elemento de guia de ar fica disposto entre uma tira de guarnição de um elemento de cardagem fixo e um perfil de cobertura a montante;
[0013] A Figura 3a mostra o espaçamento da região limiar entre o perfil de cobertura e o elemento de guia de ar com relação à guarnição de cilindro;
[0014] A Figura 3b mostra a região limiar entre o perfil de cobertura e uma tira de guarnição e os espaçamentos entre a guarnição de cilindro e o perfil de cobertura e a tira de guarnição;
[0015] A Figura 4 indica os comprimentos do elemento de cobertura do elemento de guia de ar e do elemento de cardagem fixo;
[0016] A Figura 5 mostra um elemento de cardagem fixo tendo duas tiras de guarnição, a montante e a jusante de cada uma das quais fica disposto um elemento de guia de ar, em cada caso montado sobre uma junta de pivô;
[0017] A Figura 6 mostra um elemento de guia de ar integrado a um suporte de elemento de cardagem fixo;
[0018] A Figura 7 mostra um elemento de guia de ar montado a montante sobre o suporte de elemento de cardagem fixo;
[0019] A Figura 8 mostra um elemento de guia de ar tendo um formato curvado;
[0020] A Figura 9 mostra um elemento de guia de ar tendo uma guarnição;
[0021] A Figura 10 mostra um elemento de guia de ar, integrado dentro de um perfil de cobertura, e [0022] A Figura 11 mostra o aparelho de acordo com a presente invenção na zona de cardagem preliminar com um painel lateral e uma peça de extensão curvada.
Descrição detalhada das figuras [0023] A Figura 1 mostra uma máquina de cardagem, por exemplo, uma TC de cardagem plana Trutzschler 03, tendo um rolo de alimentação 1, uma mesa de alimentação 2, os puxadores 3a, 3b, 3c, o cilindro 4, o descarregador 5, o rolo de anel limpador 6, os rolos de contato estreito 7, 8, o elemento de guia de trama 9, o funil de aparas 10, os rolos de soltura 11, 12, o topo de cardagem de revolução 13 com os rolos de guia de topo de cardagem 13a, 13b e as barras chatas 14, a lata 15 e o enrolador 16. O sentido de rotação dos rolos é indicado pelas setas curvas. A letra de referência M indica o ponto cen- trai (o eixo) do cilindro 4. O numeral de referência 4a indica a guarnição e o numeral de referência 4b o sentido de rotação do cilindro 4. Um aparelho 17' de acordo com a presente invenção fica disposto em uma posição fixa entre o puxador 3c e o rolo traseiro de guia superior de cardagem 13a, e um aparelho 17" de acordo com a presente invenção fica disposto em uma posição fixa entre o rolo dianteiro de guia superior de cardagem 13b e o descarregador 5. A seta A indica a direção de trabalho. As setas curvas desenhadas dentro dos cilindro indicam o sentido de rotação dos rolos.
[0024] De acordo com a Figura 2, sobre cada lado da máquina de cardagem é montado, lateralmente sobre a estrutura de máquina (não mostrada), um painel lateral rígido aproximadamente semicircular 18 que tem, integralmente formado concêntrico sobre o seu lado externo da região de periferia, um elemento de suporte rígido curvado 19 tendo como superfície de suporte uma superfície externa convexa 19a e um lado inferior 19b. O aparelho 17', 17", de acordo com a presente invenção compreende pelo menos um elemento de cardagem fixo 20', 20", respectivamente, tendo em suas duas extremidades superfícies de suporte que se assentam sobre a superfície externa convexa 19a do elemento de suporte (por exemplo, a peça de extensão em forma de arco). Os elementos de cardagem 20a, 20b tendo as tiras de guarnição 20a', 20b' (guarnições de cardagem) são montados na superfície inferior do elemento de cardagem fixo 20'. O numeral de referência 21 indica o círculo de pontas das guarnições. O cilindro 4 possui uma guarnição de cilindro 4a, por exemplo, uma guarnição de dente de serra, em torno de sua circunferência. O numeral de referência 22 indica o círculo de pontas da guarnição de cilindro 4a. O espaçamento entre o círculo de pontas 21 e o círculo de pontas 22 é indicado pela letra de referência a e é, por exemplo, de 0,20 mm. O espaçamento entre a superfície externa convexa 19a e o círculo de pontas 22 é indicado pe- Ia letra de referência b. O raio da superfície externa convexa 19a é indicado pela letra de referência r-ι e o raio do círculo de pontas 22 é indicado pela letra de referência r2. Os raios r-ι e r2 se interceptam no ponto central M do cilindro 4. O segmento de cardagem 20' de acordo com a Figura 2 consiste de um suporte 23 e dois elementos de cardagem 20a, 20b que ficam dispostos um após o outro no sentido de rotação (seta 4b) do cilindro 4, as guarnições 20a', 20b' dos elementos de cardagem 20a, 20b e a guarnição 4a do cilindro 4 assentando-se um oposto ao outro. O corpo de suporte 23 consiste de um perfil de alumínio oco e possui cavidades contínuas.
[0025] De acordo com a Figura 3, entre a tira de guarnição 20a' do elemento de cardagem fixo 20 e um perfil de cobertura a montante 24, por exemplo, um perfil de alumínio extrudado, fica disposto um elemento de guia de ar 25, cujo espaço com relação à guarnição de cilindro 4a - visto no sentido de rotação 4b do cilindro 4 - gradualmente diminui. Conforme mostra a Figura 3a, com relação à guarnição de cilindro 4a, o espaçamento c da extremidade do elemento de cobertura 24 associado ao elemento de guia de ar 25 e o espaçamento d da extremidade do elemento de guia de ar 25 associado ao elemento de cobertura 24 são iguais, por exemplo, de 1,016 mm (40/1000"). De acordo com a Figura 3b, o espaçamento e, por exemplo, de 0,3048 mm (12/1000"), da extremidade do elemento de guia de ar a montante 25 associada à tira de guarnição 20a' do elemento de cardagem fixo 20 é menor que o espaçamento a, por exemplo, de 0,3556 mm (14/1000"), entre a guarnição da tira de guarnição 20a' e a guarnição de cilindro 4a. A superfície do elemento de guia de ar 25 que faceia a guarnição de cilindro 4a é plana e fica disposta em um ângulo agudo α de, por exemplo, 0,6°, a uma tangente T nas pontas da guarnição de cilindro 4a. Desta maneira, como um resultado do elemento de guia de ar 25, o espaçamento relativamente grande do perfil de cobertura 24 com relação à guarnição de cilindro 4a é gradual ou sucessivamente colocado mais próximo do espaçamento do segmento de cardagem fixo 20 com relação à guarnição de cilindro 4a. O elemento de guia de ar 25 consequentemente atua como um elemento de guia de fluxo, de modo que as fibras e o ar sejam continuamente supridos para a região de contato estreito de cardagem a, ou seja, o espaço a montante do elemento de cardagem 20 fica sucessivamente mais estreito. A turbulência de ar é evitada. Uma vez que as primeiras pontas da tira de guarnição 20a ficam sobrepostas pela extremidade do elemento de guia de ar 25, a carga das primeiras pontas torna-se menor. Além disso, a cardagem fica mais suave, uma vez que o contato entre a corrente de fibras e as tiras de guarnição 20a', 20b' não se concentra sobre as primeiras pontas, mas sim também se espalha para fora depois das primeiras pontas.
[0026] O plano das pontas da tira de guarnição 20a' pode ser plano, o espaçamento mais estreito a com relação à guarnição de cilindro curvada 4a sendo, por exemplo, de 0,25 mm. Neste caso, o espaçamento das primeiras pontas com relação à guarnição de cilindro 4a é maior que 0,25 mm. As primeiras pontas são inevitavelmente sobrepostas quando a extremidade do elemento de guia de ar 25 é ajustada a um espaçamento de 0,25 mm com relação à guarnição de cilindro 4a.
[0027] De acordo com a Figura 4, o perfil de cobertura 24 pode ter um comprimento h = 70 mm, o elemento de guia de ar 25 um comprimento l2 = 70 mm e o elemento de cardagem fixo 20 um comprimento l3 = 70 mm. Os comprimentos iguais l1( l2 e l3 são vantajosos para uma estrutura modular. O ângulo α (vide Figura 3b) pode ter os seguintes pares de valores, incluindo os respectivos valores intermediários apropriados, com relação ao comprimento l2 do elemento de guia de ar 25: [0028] De acordo com a Figura 5, a extremidade do elemento de guia a montante 25a que faceia o elemento de cobertura a montante 24a é montada em uma junta de pivô 26a. Torna-se, assim, possível ajustar o ângulo α e com o mesmo o espaçamento e (vide Figura 3b) da extremidade do elemento de guia de ar 25a que faceia o elemento de cardagem fixo 20 com relação à guarnição de cilindro 4a. A extremidade do elemento de guia de ar a jusante 25b que faceia o elemento de cobertura a jusante 24b é articulada em uma junta de pivô 26b. Torna-se, assim, possível ajustar o ângulo β e, com o mesmo, o espaçamento da extremidade do elemento de guia de ar 25b que faceia o elemento de cardagem fixo 20 com relação à guarnição de cilindro 4a.
[0029] As juntas de pivô 26a, 26b podem ser montadas em um elemento, estrutura ou similares de fixação estacionária (não mostrada). Em um outro desenvolvimento, as juntas de pivô 26a, 26b podem ser montadas em uma posição fixa sobre os perfis de cobertura 24a, 24b, respectivamente.
[0030] De acordo com a Figura 6, o elemento de cardagem fixo estacionário 20 contém um elemento de guia de ar 25c ao invés da tira de guarnição 20a de acordo com as Figuras 2 a 5. Como um resultado, o elemento de guia de ar 25c fica integrado ao suporte de elemento de cardagem fixo (vide Figuras 2 e 3). As primeiras pontas da tira de guarnição 20b são cobertas pelo elemento de guia de ar 25c.
[0031] De acordo com a Figura 7, um elemento de guia de ar 25d é montado na extremidade traseira - vista no sentido de rotação 4b do cilindro - do elemento de cardagem fixo 23 (vide Figuras 2 e 3). O elemento de guia de ar 25d fica disposto a montante da tira de guarnição 20a'.
[0032] De acordo com a Figura 8, o elemento de guia de ar 25 tem um formato curvado 25' na sua superfície que faceia a guarnição de cilindro 4a.
[0033] De acordo com a Figura 9, o elemento de guia de ar 25d integrado ao suporte de elemento de cardagem fixo 23 possui uma guarnição 27 sobre a sua superfície que faceia a guarnição de cilindro 4a.
[0034] A Figura 10 mostra uma modalidade na qual o elemento de guia de ar 25e é formado integralmente sobre a extremidade do elemento de cobertura 24 que faceia o elemento de cardagem fixo 20. O elemento de guia de ar 25e fica, deste modo, integrado ao elemento de cobertura 24.
[0035] A Figura 11 mostra uma estrutura modular. Os numerais de referência 24a, 24b indicam, cada qual, um perfil de cobertura neutro; 25a, 25b indicam, cada qual, um elemento de guia de ar; e 20i a 205 indicam elementos de cardagem fixos, todos os elementos acima mencionados 24a, 24b; 25a, 25b; 201 a 205 sendo dispostos sobre as peças de extensão curvadas 28a, 28b (apenas a 28a sendo mostrada) da máquina de cardagem. As peças de extensão curvadas 28a, 28b são fixadas em cada lado da máquina de cardagem a um painel de máquina de cardagem 18a (vide Figura 2), 18b. A Figura 11 mostra a disposição do aparelho 17' de acordo com a presente invenção entre o puxador 3c e o rolo de guia superior de cardagem 13a (vide Figura 1). O aparelho 17" de acordo com a presente invenção pode ser disposto de uma maneira correspondente entre o rolo de guia superior de cardagem 13b e o descarregador 15 (vide Figura 1).
[0036] A montante de um elemento de cardagem fixo, que fica geralmente posicionado tangencialmente com relação ao cilindro 4, um elemento de guia de fluxo 25 é montado de tal forma que as fibras e o ar sejam supridos continuamente para a região de contato estreito a, ou seja, o espaço a montante do elemento de cardagem 20 fica sucessivamente mais estreito. Tendo em vista que a turbulência a montante de um elemento de cardagem fixo é minimizada, as seguintes vantagens são obtidas: - uma cardagem mais uniforme com um nível maior de redução de NEPS, ou seja, de uma melhor qualidade; - menos calor gerado pela máquina como um todo; - diferenças de pressão no cilindro reduzidas; - uma carga minimizada sobre as primeiras pontas de um elemento de cardagem, uma vez que estas pontas são cobertas em termos de fluxo; - uma distribuição mais uniforme das fibras, ou seja, uma cardagem mais homogênea sobre o comprimento dos elementos de cardagem; - menos desgaste nas guarnições sobre os elementos de cardagem fixos.
[0037] Sobre o lado do puxador (vide Figura 1), existem fibras mais prováveis a ficarem emaranhadas, que são processadas pelo aparelho 17'.
[0038] Quando são usados os elementos de cardagem 20, dois pontos são importantes: - a ação de cardagem condicional sobre as primeiras pontas da tira de guarnição; - o fluxo na tira de cardagem 20a', 20b'.
[0039] Caso seja preferida uma cardagem suave, o feixe de tiras não deve atingir as primeiras pontas, mas sim fazer contato com a tira de guarnição depois destas pontas.
[0040] Em um aparelho conhecido, a turbulência que ocorre a montante de uma tira de guarnição pode ser identificada pelo fato de não haver depósitos na forma de detritos ou poeira entre as primeiras pontas de uma tira de guarnição, mas, em contrapartida, tais depósitos não são encontrados, mesmo sobre a base da guarnição, até 7 mm depois das primeiras pontas. O aparelho 17', 17" de acordo com a presente invenção evita tal turbulência.
[0041] De acordo com a presente invenção, o espaçamento de perfil de guia mais estreito é com vantagem colocado mais próximo do espaçamento de ponta do elemento de cardagem fixo, com mais vantagem, com o elemento de guia de ar estando ainda na mesma posição das ou sobreposto às primeiras pontas do elemento de cardagem fixo. A sobreposição ocorre automaticamente quando um elemento de cardagem fixo é ajustado em um espaçamento de 0,25 mm com relação ao cilindro, e o elemento de guia é da mesma forma ajustado a este espaçamento de 0,25 mm. Uma vez que o elemento de cardagem fixo é geralmente montado tangencialmente com relação ao cilindro, a curvatura do cilindro resulta em um espaçamento maior entre as pontas do elemento de cardagem fixo e o cilindro no início e no fim do elemento de cardagem fixo e, por conseguinte, resulta em uma sobreposição significante.

Claims (36)

1. Aparelho (17', 17") em uma máquina de cardagem para o processamento de fibras têxteis, com um cilindro (4), no qual, na zona de cardagem preliminar, depois da zona de cardagem e/ou embaixo da zona de cardagem, elementos de guarnição se assentam em posições opostas à guarnição de cilindro (4a), e, no qual um elemento de cardagem fixo (20; 20a, 20b) é associado com pelo menos um elemento de cobertura (24; 24a, 24b), o espaçamento da guarnição de cilindro (4a) com relação à guarnição do elemento de cardagem fixo (20; 20a, 20b) (região de contato estreito) sendo menor que o espaçamento com relação ao elemento de cobertura (24; 24a, 24b), caracterizado pelo fato de que, entre pelo menos uma tira de guarnição (20a', 20b') do elemento de cardagem fixo (20; 20a, 20b) e um elemento de cobertura (24; 24a, 24b) disposto a montante e/ou a jusante do elemento de cardagem fixo (20; 20a, 20b) - visto no sentido de rotação (4b) do cilindro (4) - é disposto um elemento de guia de ar (25; 25a, 25b, 25c, 25d, 25e), cujo espaçamento com relação à guarnição de cilindro (4a) diminui ou aumenta gradualmente.
2. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o espaçamento do elemento de guia de ar (25) disposto a montante do elemento de cardagem fixo (20; 20a, 20b) - visto no sentido de rotação (4b) do cilindro (4) - diminui gradualmente.
3. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o espaçamento do elemento de guia de ar (25) disposto a jusante do elemento de cardagem fixo (20; 20a, 20b) - visto no sentido de rotação (4b) do cilindro (4) - aumenta gradualmente.
4. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o espaçamento da extremidade do elemento de guia de ar (25) a montante associado ao elemento de cardagem fixo (20; 20a, 20b) é igual ou menor do que o espaça- mento entre a guarnição do elemento de cardagem fixo (20; 20a, 20b) e a guarnição de cilindro (4a).
5. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, caracterizado pelo fato de que o espaçamento da extremidade do elemento de guia de ar (25) a jusante associado ao elemento de cardagem fixo (20; 20a, 20b) é igual ou menor do que o espaçamento entre a guarnição do elemento de cardagem fixo e a guarnição de cilindro (4a).
6. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que o elemento de cobertura (24) é um perfil de cobertura, por exemplo, um perfil extrudado.
7. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que, com relação à guarnição de cilindro (4a), o espaçamento da extremidade do elemento de cobertura (24) associado ao elemento de guia de ar (25) e o espaçamento da extremidade do elemento de guia de ar (25) associado ao elemento de cobertura (24) são substancialmente iguais.
8. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que os espaçamentos são de cerca de 1,016 mm (40/1000").
9. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que o espaçamento entre a guarnição de cilindro (4a) e a guarnição do elemento de cardagem fixo (20; 20a, 20b) é de cerca de 0,330 mm a 0,381 mm (13/1000" a 15/1000").
10. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que o espaçamento do elemento de guia de ar (25) com relação à guarnição de cilindro (4a) é ajustável.
11. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de que a extremidade do elemento de guia de ar (25) que faceia o elemento de cobertura (24) é montada em um mancai de pivô.
12. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo fato de que o espaçamento da extremidade do elemento de guia de ar (25) que faceia o elemento de car-dagem fixo (20; 20a, 20b) com relação à guarnição de cilindro (4a) é ajustável.
13. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo fato de que o ângulo de cerca de, por exemplo, 0,2° a 7o, entre o elemento de guia de ar (25) e uma tangente sobre a guarnição de cilindro (4a) é ajustável.
14. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado pelo fato de que o elemento de cardagem fixo (20; 20a, 20b) tem pelo menos uma tira de guarnição (20a', 20b').
15. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, caracterizado pelo fato de que a guarnição da pelo menos uma tira de guarnição (20a', 20b') é plana.
16. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 15, caracterizado pelo fato de que as guarnições da tira de guarnição (20a', 20b') ficam dispostas em um ângulo em relação a outra.
17. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 16, caracterizado pelo fato de que o elemento de guia de ar (25) é um componente separado.
18. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 17, caracterizado pelo fato de que o elemento de guia de ar (25) é integrado à estrutura do elemento de cardagem fixo (20; 20a, 20b).
19. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 18, caracterizado pelo fato de que o elemento de guia de ar (25) fica disposto a montante e/ou a jusante da estrutura de uma tira de guarnição.
20. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 19, caracterizado pelo fato de que o elemento de guia de ar (25) fica disposto adjacente à estrutura de uma tira de guarnição (20a', 20b').
21. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 20, caracterizado pelo fato de que o elemento de guia de ar (25) faz parte da estrutura e fica disposto a montante e/ou a jusante da pelo menos uma tira de guarnição (20a', 20b').
22. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 21, caracterizado pelo fato de que o elemento de guia de ar (25) é montado fora na estrutura.
23. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 22, caracterizado pelo fato de que o elemento de guia de ar (25) consiste de uma chapa plana ou similares.
24. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 23, caracterizado pelo fato de que o elemento de guia de ar (25) tem um formato curvado que faceia a guarnição de cilindro (4a).
25. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 24, caracterizado pelo fato de que há uma guarnição sobre a superfície do elemento de guia de ar (25) que faceia a guarnição de cilindro (4a).
26. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 25, caracterizado pelo fato de que o tamanho do ângulo do elemento de guia (25) com relação ao cilindro (4) é tal que o fluxo de ar não seja separado.
27. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 26, caracterizado pelo fato de que a junta de pivô (26a, 26b) do elemento de guia de ar (25) é conectada a um dispositivo de acionamento, por exemplo, um motor.
28. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 27, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de acionamento é conectado a um controle eletrônico e a um dispositivo de re-gulagem.
29. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 28, caracterizado pelo fato de que o elemento de guia de ar (25) é automaticamente ajustável.
30. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 29, caracterizado pelo fato de que o espaçamento do elemento de guia de ar (25) com relação à guarnição de cilindro (4a) é automaticamente ajustável.
31. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 30, caracterizado pelo fato de que o elemento de guia de ar (25) é disposto na zona de cardagem preliminar.
32. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 31, caracterizado pelo fato de que o elemento de guia de ar (25) é disposto entre o puxador (3a, 3b, 3c) e o rolo traseiro de guia superior de cardagem (13a).
33. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 32, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de transmissão é manualmente operável.
34. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 33, caracterizado pelo fato de que a junta de pivô (26a, 26b) é montada no elemento de cobertura (24).
35. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 34, caracterizado pelo fato de que o elemento de guia de ar (25) é integrado ao elemento de cobertura (24).
36. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 35, caracterizado pelo fato de que o elemento de guia de ar (25) é formado integralmente sobre o elemento de cobertura (24).
BRPI0600824A 2005-03-15 2006-03-14 aparelho em uma máquina de cardagem para o processamento de fibras têxteis BRPI0600824B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102005012251.5A DE102005012251B4 (de) 2005-03-15 2005-03-15 Vorrichtung an einer Karde zur Verarbeitung von Textilfasern, z. B. Baumwolle, Chemiefasern u. dgl. mit einer Trommel

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0600824A BRPI0600824A (pt) 2006-11-07
BRPI0600824B1 true BRPI0600824B1 (pt) 2016-05-17

Family

ID=36241144

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0600824A BRPI0600824B1 (pt) 2005-03-15 2006-03-14 aparelho em uma máquina de cardagem para o processamento de fibras têxteis

Country Status (8)

Country Link
US (1) US7627931B2 (pt)
CN (1) CN1834313B (pt)
BR (1) BRPI0600824B1 (pt)
CH (1) CH699342B1 (pt)
DE (1) DE102005012251B4 (pt)
FR (1) FR2883301B1 (pt)
GB (1) GB2424228B (pt)
IT (1) ITMI20060374A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102011009939A1 (de) * 2010-03-26 2011-09-29 TRüTZSCHLER GMBH & CO. KG Vorrichtung an einer Karde oder Krempel, bei der mindestens ein Festkardierelement vorhanden ist
CN103541048B (zh) * 2013-11-05 2016-04-20 忠华集团有限公司 多形态点子的生产装置及生产方法
CN107523902A (zh) * 2017-09-18 2017-12-29 魏桥纺织股份有限公司 一种有助于提高棉织物品质的梳棉机及梳理工艺
DE102019110662A1 (de) * 2019-04-25 2020-10-29 Trützschler GmbH & Co Kommanditgesellschaft Vorrichtung und Verfahren zur Einstellung mindestens eines Flexibelbogens konzentrisch zu einer drehbar gelagerten garnierten Trommel einer Karde

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2830367C2 (de) * 1978-07-11 1985-03-28 Hergeth KG Maschinenfabrik und Apparatebau, 4408 Dülmen Verfahren und Vorrichtung zum Herstellen eines Wirrfaservlieses aus Spinngut, z.B. Wolle, Baumwolle, Chemiefasern u.dgl., mittels eines Krempelvorganges
CH662824A5 (de) * 1984-02-14 1987-10-30 Graf & Co Ag Kardiersegment.
IT1215189B (it) * 1986-09-10 1990-01-31 Fonderie Officine Riunite F O Gruppo cardante a cilindri partico larmente per la produzione di tessuti non tessuti
DE3902202B4 (de) * 1989-01-26 2004-09-23 Trützschler GmbH & Co KG Vorrichtung an einer Karde, bei der unterhalb der Trommel zwischen Abnehmer und Vorreißer Abdeckelemente angeordnet sind
DE59005618D1 (de) * 1989-12-04 1994-06-09 Rieter Ag Maschf Verfahren und Vorrichtung zum Reinigen oder Kardieren von Textilfasern.
CH681230A5 (pt) * 1989-12-04 1993-02-15 Rieter Ag Maschf
EP0432430A1 (de) * 1989-12-11 1991-06-19 Maschinenfabrik Rieter Ag Vorrichtung zur Unterstützung der Vliesübergabe vom Kardentambour zur Abnehmerwalze
AT397970B (de) * 1992-03-25 1994-08-25 Fehrer Ernst Vorrichtung zum herstellen eines faservlieses
DE19809330B4 (de) * 1998-03-05 2009-05-07 TRüTZSCHLER GMBH & CO. KG Vorrichtung an einer Karde, bei der einer Walze, z. B. Trommel, mindestens ein ortsfestes Kardiersegment zugeordnet ist
DE10110824A1 (de) * 2000-12-11 2002-06-13 Truetzschler Gmbh & Co Kg Vorrichtung an einer Karde, Reinigungsmaschine, Öffnungsmaschine o. dgl., für Fasermaterial, z. B. Baumwolle, Chemiefasern
ITMI20020378A1 (it) * 2001-03-07 2003-08-26 Truetzschler & Co Dispositivo su una carda pulitore apritoio o simili per fibre per esempio cotone fibre sintetiche
DE10207159B4 (de) * 2002-02-20 2015-12-17 Trützschler GmbH & Co Kommanditgesellschaft Vorrichtung an einer Karde, bei der einer Walze, z. B. Trommel, eine Mehrzahl von Arbeitselementen zugeordnet ist
DE10318966B4 (de) * 2003-04-26 2015-03-12 Trützschler GmbH & Co Kommanditgesellschaft Vorrichtung an einer Karde für Textilfasern, z.B. Baumwolle, Chemiefasern o. dgl., aus mit Garnitur versehenen umlaufenden Deckelstäben
DE10318968A1 (de) * 2003-04-26 2004-11-11 Trützschler GmbH & Co KG Vorrichtung an einer Karde, bei der einer Walze, z.B. Trommel, mindestens ein ortsfestes Kardiersegment aus einem Träger mit mindestens zwei Kardierelementen zugeordnet ist

Also Published As

Publication number Publication date
GB2424228B (en) 2010-09-08
US20060207065A1 (en) 2006-09-21
FR2883301A1 (fr) 2006-09-22
ITMI20060374A1 (it) 2006-09-16
GB0604594D0 (en) 2006-04-19
FR2883301B1 (fr) 2010-09-24
US7627931B2 (en) 2009-12-08
CH699342B1 (de) 2010-02-26
GB2424228A (en) 2006-09-20
CN1834313B (zh) 2011-04-06
DE102005012251B4 (de) 2019-05-09
DE102005012251A1 (de) 2006-09-21
BRPI0600824A (pt) 2006-11-07
CN1834313A (zh) 2006-09-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0600824B1 (pt) aparelho em uma máquina de cardagem para o processamento de fibras têxteis
US3027940A (en) Adjustable supports for fourdrinier screen wires
US5031278A (en) Device for the elimination of dirt from a fiber fleece
US5031279A (en) Textile machine having adjustable stationary processing elements mounted on a common carrier element
US5095584A (en) Carding machine with a waste separator
US7325278B2 (en) All-steel card clothing for rollers and/or drums of carders of carding machines
US6640391B2 (en) Pressure regulating device for use on a carding machine
US4982478A (en) Carding machine with modular subdivision of the carding zones
BRPI1000309B1 (pt) Aparelho em uma máquina de preparação de sala de fiação
US4505005A (en) Grating arrangement for an opening roller for fibers
US5020241A (en) Sieve drum device with screen cover
BRPI0600406B1 (pt) aparelho em uma máquina de preparação de fiação, especialmente uma carda plana, uma carda de rolo ou similar, no qual um elemento de máquina fica oposto a um rolo com guarnição
JP4327293B2 (ja) カードのシリンダの如きローラに少なくとも1個固定して配置したカーディングセグメント
US6726027B2 (en) Device for spinning preparation
CZ166995A3 (en) Separator of impurities for carding apparatus
JPH0335408B2 (pt)
US2342803A (en) Device for the forming of tobacco rods in cigarette machines
BR102012020746A2 (pt) Dispositivo em uma máquina de cardar algodão, fibras sintéticas, e similares , disposto entre um tambor de descarga e dois rolos de pressão
US7587792B2 (en) Apparatus at a flat card for cotton, synthetic fibers or the like, having a carding element
US5586366A (en) Apparatus for cleaning and opening fiber tufts
BRPI1000313B1 (pt) Aparelho em uma máquina de preparação de espaço de fiação, especialmente uma carda plana, carda de rolete ou semelhante, para ajustar um contato de trabalho
CN110249085A (zh) 具有梳理段和对准段的圆梳
KR100315390B1 (ko) 잉크 덕트
US4366601A (en) Card screen
CN1715468A (zh) 减少梳理机辊筒侧面部分上纤维聚集的方法和装置

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 17/05/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 15A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2622 DE 06-04-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.