BRPI0418664B1 - Método para produzir um derivado de ácido (met) acrílico - Google Patents

Método para produzir um derivado de ácido (met) acrílico Download PDF

Info

Publication number
BRPI0418664B1
BRPI0418664B1 BRPI0418664-8A BRPI0418664A BRPI0418664B1 BR PI0418664 B1 BRPI0418664 B1 BR PI0418664B1 BR PI0418664 A BRPI0418664 A BR PI0418664A BR PI0418664 B1 BRPI0418664 B1 BR PI0418664B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
acrylic acid
meth
aqueous
solution
water
Prior art date
Application number
BRPI0418664-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Yasushi Ogawa
Yoshiro Suzuki
Kenji Takasaki
Shuhei Yada
Yukihiro Hasegawa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BRPI0418664A publication Critical patent/BRPI0418664A/pt
Publication of BRPI0418664B1 publication Critical patent/BRPI0418664B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C51/00Preparation of carboxylic acids or their salts, halides or anhydrides
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C67/00Preparation of carboxylic acid esters
    • C07C67/08Preparation of carboxylic acid esters by reacting carboxylic acids or symmetrical anhydrides with the hydroxy or O-metal group of organic compounds

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Polymerisation Methods In General (AREA)

Description

“MÉTODO PARA PRODUZIR UM DERIVADO DE ÁCIDO (MET)ACRÍLICO” CAMPO TÉCNICO A presente invenção diz respeito a um método para produzir um derivado de ácido (met)acrílico. A presente invenção mais especificamente diz respeito a um método para usar uma solução aquosa de ácido (met)acrílico em uma concentração baixa formada em uma etapa de produção ou um processo de armazenamento de ácido (met)acrílico, como um material para a produção de um derivado de ácido (met)acrílico (em seguida, também pode ser simplesmente referido como “derivado”) sem outra purificação como o ácido (met)acrílico.
FUNDAMENTOS DA TÉCNICA
Um gás contendo ácido (met)acrílico obtido através de oxidação catalítica de fase de vapor de propano, propileno, isobuteno, ou (met)acroleína é coletado em água ou em um solvente de ponto de ebulição alto, para formar deste modo uma solução de ácido (met)acrílico. A solução de ácido (met)acrílico depois é submetida a uma etapa de purificação subsequente envolvendo extração, difusão, destilação, e cristalização, para purificar deste modo o ácido (met)acrílico.
Quando uma vaporização de ácido (met)acrílico como na destilação está envolvida na etapa de purificação, uma operação é conduzida sob pressão reduzida.
Isto é porque a pressão reduzida diminui uma temperatura de operação para suprimir a polimerização do ácido (met)acrílico. Além de uma operação de reduzir a pressão, ar ou um gás misto de ar e nitrogênio (em seguida, também pode ser referido como “gás misto”) podem ser fornecidos em um sistema para suprimir a polimerização. O ar fornecido ou o gás misto são guiados a um dispositivo de vácuo usado para reduzir a pressão junto com um vapor de ácido (met)acrílico. Quando um ejetor de vapor é usado como o dispositivo de vácuo, o ácido (met)acrílico é capturado em água condensada de uma descarga de vapor do ejetor. Quando uma bomba de vácuo é usada, o ácido (met)acrílico é capturado em uma água de vedação desta.
Um exemplo de uma técnica de reciclar a solução aquosa assim obtida de ácido (met)acrílico inclui um método para circular a solução aquosa a uma etapa de coleta de coletar na água mencionada acima ou no solvente de ponto de ebulição alto o ácido (met)acrílico bruto formado na produção de ácido (met)acrílico ou a uma etapa de purificação depois (ver a JP 2000-351749 A, por exemplo). Entretanto, no método, um volume grande de água é circulado junto com o ácido (met)acrílico, e assim, pelo menos a energia necessária para a purificação do ácido (met)acrílico da solução aquosa é mais aumentada. O ar ou o gás misto são fornecidos ao ácido (met)acrílico armazenado em um tanque para impedir a polimerização. O gás fornecido é descarregado do tanque como um gás de escape junto com um vapor de ácido (met)acrílico. O ácido (met)acrílico tem um odor forte, e assim é usualmente guiado a uma coluna de desodorização e capturado em água ou uma solução aquosa de soda cáustica (ver “Safety guidelines for handling acrylic acid and acrylates”, 5- edição, Japan Acrylate Industry Association, 1997, por exemplo). A solução aquosa assim obtida de ácido (met)acrílico antes foi tratada como a água residual. Assim, o tratamento da solução aquosa de ácido (met)acrílico tem envolvido uma perda de ácido (met)acrílico e um aumento na carga de tratamento de água residual.
Entretanto, a JP 2000-351749 A divulga um método para introduzir diretamente um gás de escape contendo ácido (met)acrílico na etapa de coleta.
Entretanto, o ácido (met)acrílico é usualmente produzido através de um processo contínuo, e um volume de um gás de escape gerado a partir do tanque varia dependendo da recepção ou descarga de ácido (met)acrílico. O método pode tornar um fator variável de uma operação em um processo contínuo, e assim não é preferível.
Além disso, um gás de escape do tanque não pode ser reciclado enquanto um processo de produção de ácido (met)acrílico é interrompido, e o gás de escape do tanque deve ser tratado separadamente.
DIVULGAÇÃO DA INVENÇÃO A presente invenção foi feita em vista de resolver os problemas acima, e um objetivo da presente invenção portanto é fornecer um método para usar eficientemente uma solução aquosa de ácido (met)acrílico em uma concentração baixa formada em uma etapa de produção/armazenamento de ácido (met)acrílico.
Os inventores da presente invenção confirmaram que as concentrações de impurezas em uma solução aquosa de ácido (met)acrílico em menos do que 20% em massa formada capturando-se em água o ácido (met)acrílico vaporizado ao ar ou no gás misto em uma etapa de produção/armazenamento de ácido (met)acrílico, são substancialmente mais baixas do que aquelas do ácido (met)acrílico.
Os inventores da presente invenção conduziram estudos intensos com base no fato, e verificoram que o ácido (met)acrílico na solução aquosa pode ser usado como uma matéria-prima para o derivado sem ser descartado ou circulado à uma etapa de purificação, isto é, sem purificar o ácido (met)acrílico a partir da solução aquosa de ácido (met)acrílico, e que o resfriamento da solução aquosa é eficaz para o uso da solução aquosa. Assim, os inventores da presente invenção concluíram a presente invenção.
Isto é, a presente invenção é um método para produzir um derivado de ácido (met)acrílico, que compreende usar como uma matéria-prima uma solução aquosa de ácido (met)acrílico formada por um ou ambos de: um dispositivo que reduz uma pressão de um gás compreendendo o ácido (met)acrílico na produção de ácido (met)acrílico; e um dispositivo que coleta o ácido (met)acrílico de um gás compreendendo ácido (met)acrílico.
MELHOR MODO PARA REALIZAR A INVENÇÃO
Na presente invenção, um derivado de ácido (met)acrílico é produzido usando-se como uma matéria-prima uma solução aquosa de ácido (met)acrílico formada por um ou ambos de: um dispositivo que reduz uma pressão de um gás compreendendo ácido (met)acrílico na produção de ácido (met)acrílico; e um dispositivo que coleta o ácido (met)acrílico de um gás compreendendo ácido (met)acrílico. O termo “ácido (met)acrílico “ refere-se ao ácido acrílico ou ácido metacrílico. Além disso, a frase “uma solução aquosa de ácido (met)acrílico” refere-se a uma solução aquosa de ácido (met)acrílico formada capturando-se em água o ácido (met)acrílico vaporizado junto com ar ou um gás misto de ar e nitrogênio usado em uma etapa de produção e armazenamento de ácido (met)acrílico.
Um dispositivo conhecido para reduzir uma pressão gasosa pode ser usado para o dispositivo que reduz uma pressão de um gás. Os exemplos deste incluem: uma bomba de vácuo cinética tal como um ejetor de vapor envolvendo transporte de gás por um efeito de arraste de um fluido de trabalho (vapor) que sopra em velocidade alta; e uma bomba em anel de líquido tal como uma bomba de vácuo normal que envolve a vedação de um líquido (água) descarregando-se o ar em uma caixa.
Os exemplos da solução aquosa de ácido (met)acrílico formada pelo dispositivo que reduz uma pressão de um gás incluem: uma água condensada de um vapor usado para um ejetor de vapor; e uma água de vedação de uma bomba de vácuo.
Um dispositivo conhecido para coletar um componente predeterminado em um gás pode ser usado para o dispositivo que coleta o ácido (met)acrílico. Um exemplo destes inclui um dispositivo de desodorização para coletar em água o ácido (met)acrílico de um gás para desodorizar o gás tal como uma coluna empacotada, uma coluna de placa, uma coluna de pulverização, e um depurador de gás.
Um exemplo da solução aquosa de ácido (met)acrílico formada no dispositivo de desodorização inclui uma água usada para coletar o ácido (met)acrílico no dispositivo de desodorização. A solução aquosa acima mencionada de ácido (met)acrílico pode ser usada sozinha ou pode ser usada como uma mistura de uma pluralidade desta.
Na presente invenção, um teor de ácido (met)acrílico na solução aquosa de ácido (met)acrílico não é particularmente limitado, mas é preferivelmente menos do que 20% em massa a partir de um ponto de vista de impedir a ocorrência de polimerização do ácido (met)acrílico na solução aquosa. O teor pode ser ajustado por mistura da solução aquosa acima mencionada de ácido (met)acrílico ou diluição com água.
Na presente invenção, um tubo inoxidável é preferivelmente usado como um tubo para passar a solução aquosa de ácido (met)acrílico a partir do ponto de vista de impedir a formação de ferrugem na solução aquosa de ácido (met)acrílico.
Na presente invenção, medidas para suprimir uma ocorrência de polimerização são preferivelmente projetadas a partir do ponto de vista de impedir a polimerização do ácido (met)acrílico na solução aquosa de ácido (met)acrílico. Os exemplos das medidas que podem ser utilizadas na presente invenção incluem um método para fornecer um inibidor de polimerização ao dispositivo que reduz uma pressão de um gás como divulgado na JP 2000-344711 A e um método para esfriar a solução aquosa de ácido (met)acrílico. O método para fornecer um inibidor de polimerização como divulgado na publicação é eficaz para impedir a polimerização do ácido (met)acrílico sozinho.
Entretanto, o método não é eficaz para impedir a formação de um dímero de ácido acrílico através de uma reação de dimerização de ácido acrílico ou formação de ácido hidroxipropiônico ou ácido hidroxibutanóico através da adição de água ao ácido (met)acrílico, e as concentrações das impurezas podem aumentar. O método para esfriar a solução aquosa de ácido (met)acrílico é preferível a partir dos pontos de vista de impedir a ocorrência de polimerização de ácido (met)acrílico na solução aquosa e suprimir a formação ou aumento das impurezas mencionadas acima. Além disso, o método para esfriar a solução aquosa de ácido (met)acrílico é preferível a partir do ponto de vista de impedir a ocorrência de polimerização de ácido (met)acrílico na solução aquosa em um caso de produção de polímeros super absorventes ou semelhante em que uma reação na produção seguinte de um derivado é inibida pelo inibidor de polimerização.
Na presente invenção, uma temperatura da solução aquosa de ácido (met)acrílico não é particularmente limitada, mas é preferivelmente mais baixa do que 40°C. A temperatura pode ser ajustada por resfriamento indireto ou aquecimento indireto com um trocador de calor, esfriando pelo fornecimento de água, ou semelhante.
Em seguida, a solução aquosa de ácido (met)acrílico formada por cada dispositivo será descrita em mais detalhe.
EJETOR DE VAPOR
No ejetor de vapor usado para reduzir uma pressão de uma coluna de destilação ou de vaporização instantânea usado para a vaporização de um líquido, um vapor usado para reduzir a pressão é descarregado junto com o ar sugado ou o gás misto, e ácido (met)acrílico. A descarga de vapor do ejetor é usualmente esfriada para o propósito de condensação sozinha, e assim, uma temperatura da água condensada é cerca de 45 a 55°C. Para suprimir a polimerização do ácido (met)acrílico na solução aquosa de ácido (met)acrílico e aumento de impurezas, ajustando uma temperatura da solução aquosa para menos do que 40°C é eficaz.
BOMBA DE VÁCUO
Em uma Água de vedação usada para a bomba de vácuo, o ácido (met)acrílico que entra com o ar sugado ou o gás misto é capturado. Uma concentração alta de ácido (met)acrílico na água facilmente causa a polimerização, e assim, a água de vedação é preferível e suficientemente fornecida. Uma concentração de ácido (met)acrílico na água é preferivelmente menos do que 20% em massa, mais preferivelmente menos do que 10% em massa. Uma temperatura da água é preferivelmente mantida mais baixa do que 40°C para suprimir a polimerização e a formação de impurezas como no caso da água condensada a partir do ejetor.
DISPOSITIVO DE DESODORIZACÃO O ar ou o gás misto fornecidos a um tanque de armazenamento para ácido (met)acrílico são descarregados do tanque como um gás de escape contendo um vapor de ácido (met)acrílico. O gás de escape depois é guiado no dispositivo de desodorização, e o ácido (met)acrílico no gás é capturado em água no dispositivo. De modo a impedir o vazamento do gás de escape para a atmosfera antes que o ácido (met)acrílico é capturado, o ácido (met)acrílico no gás de escape pode ser forçosamente capturado em água por um depurador de gás ou semelhante e esta água pode ser fornecida ao dispositivo de desodorização. De modo a suprimir a polimerização e formação de impurezas, e para reduzir substancialmente uma concentração de ácido (met)acrílico não capturado, uma concentração de ácido (met)acrílico em água usada para a captura é preferivelmente menos do que 10% em massa e uma temperatura da água é preferivelmente mais baixa do que 40°C.
Na etapa de produção do ácido (met)acrílico, quando uma bomba de vácuo tipo secagem que não requer água para uma operação da bomba for usada, parte de ácido (met)acrílico é condensada e liquefeita em uma saída da bomba. Entretanto, o ácido (met)acrílico remanescente é incluído como um gás em um gás de escape. O ácido (met)acrílico no gás de escape é capturado da mesma maneira como o gás de escape do tanque de armazenamento. O ácido (met)acrílico liquefeito está em concentração alta, e assim é facilmente polimerizado. Assim, um solvente tal como água, preferivelmente um solvente contendo um inibidor de polimerização pode ser fornecido à saída da bomba ou semelhante. Neste caso, o ácido (met)acrílico é capturado no solvente fornecido à saída da bomba, para formar deste modo uma solução de ácido (met)acrílico (solução principalmente aquosa). A solução de ácido (met)acrílico assim obtida também pode ser um objetivo da presente invenção . A solução aquosa de ácido (met)acrílico obtida através do método acima mencionado pode ser diretamente fornecida a uma etapa para produzir o derivado, ou pode ser armazenada uma vez em um tambor ou um tanque. Uma temperatura da solução aquosa durante o armazenamento é preferivelmente mais baixa do que 40°C, mais preferivelmente mais baixa do que 30°C. Uma temperatura da solução aquosa de ácido (met)acrílico durante o armazenamento não é particularmente limitada contanto que a solução aquosa de ácido (met)acrílico possa manter um estado líquido, e é determinada dependendo de um ponto de congelamento da solução aquosa de ácido (met)acrílico. O ponto de congelamento da solução aquosa de ácido (met)acrílico é determinado dependendo de um teor de água na solução aquosa de ácido (met)acrílico.
Por exemplo, um ponto de congelamento da solução aquosa de ácido acrílico é 5,5°C quando um teor de água é 5% em massa e -10,3°C quando um teor de água é 30% em massa.
Na presente invenção, pelo menos um filtro é preferivelmente fornecido em uma posição onde a solução aquosa de ácido (met)acrílico é fornecida a partir do dispositivo que captura o ácido (met)acrílico no gás em água a um dispositivo para produzir o derivado a partir do ponto de vista de remover produtos polimerizados, impurezas, e produtos sólidos tais como ferrugem na solução aquosa de ácido (met)acrílico. O filtro a ser usado não é particularmente limitado, e uma tela metálica fina ou uma membrana de fibra oca de resina podem ser usadas como o filtro, por exemplo. O filtro é preferivelmente usado em um modo que permite a mudança ou lavagem do sem interromper a operação do processo. Um exemplo específico do modo é qualquer um de: um modo tendo uma linha de desvio; um modo em que uma pluralidade de filtros são fornecidos em paralelo; e um modo tendo uma linha para a lavagem.
Na presente invenção, uma concentração de ácido (met)acrílico na solução aquosa de ácido (met)acrílico é preferivelmente medida antes que a solução aquosa de ácido (met)acrílico seja fornecida à etapa para produzir o derivado. Um método para medir a concentração não é particularmente limitado, mas o uso de titulação de neutralização ou cromatografia gasosa é eficaz. A medição da concentração também pode ser automaticamente conduzida em linha.
Na presente invenção, um derivado de ácido (met)acrílico é produzido usando-se a solução aquosa do ácido (met)acrílico como uma matéria-prima. O derivado a ser produzido não é particularmente limitado contanto que o derivado é um composto produzido a partir da solução aquosa de ácido (met)acrílico. Os exemplos do derivado incluem (met)acrilato e um produto polimerizado tal como um homopolímero ou um copolímero compreendendo ácido (met)acrílico como um monômero. A solução aquosa de ácido (met)acrílico pode ser fornecida à etapa para produzir o derivado sozinho ou pode ser combinada com ácido (met)acrílico não na solução aquosa de ácido (met)acrílico ou uma composição contendo o mesmo tal como ácido (met)acrílico purificado e ácido (met)acrílico de uma outra fábrica. A solução aquosa pode ser fornecida ao dispositivo para produzir o derivado a partir de 1 posição de fornecimento ou a partir de 2 ou mais posições de fornecimento. Quando o ácido (met)acrílico purificado é combinado, uma posição de fornecimento da solução aquosa de ácido (met)acrílico e uma posição de fornecimento do ácido (met)acrílico purificado podem ser as mesmas ou diferentes uma da outra.
Como descrito acima, a solução aquosa de ácido (met)acrílico obtida da etapa de produção e/ou etapa armazenamento de ácido (met)acrílico é fornecida à etapa para produzir o derivado, para permitir deste modo a redução em perda de ácido (met)acrílico e redução em volume de tratamento de água residual mesmo quando a produção de ácido (met)acrílico é interrompida.
EXEMPLOS
Em seguida, a presente invenção será descrita em mais detalhe com base nos exemplos, mas a presente invenção não é limitada a estes.
PREPARAÇÃO DA SOLUÇÃO AQUOSA DE ÁCIDO ACRÍLICO
Uma solução aquosa de ácido acrílico usada nos presentes exemplos foi obtida através do procedimento seguinte. A solução aquosa de ácido acrílico usada nos presentes exemplos foi obtida durante a purificação através de destilação de ácido acrílico, produzida através de uma reação catalítica de fase de vapor e durante o armazenamento de ácido acrílico purificado. Uma purificação através da destilação do ácido acrílico compreende: uma coluna de destilação; um condensador para esfriar um vapor de ácido acrílico destilado da coluna de destilação; um tanque de refluxo para receber o ácido acrílico condensado no condensador; um condensador de gás de escape para esfriar mais um componente do gás no tanque de refluxo; e um ejetor de vapor para conduzir uma atmosfera de destilação sob pressão reduzida.
Uma bomba é conectada ao tanque de refluxo, e um tubo conectado a um topo da coluna de destilação é conectado à bomba. Outro tubo ramifica deste tubo.
Parte de ácido acrílico recebido no tanque de refluxo é retornada à coluna de destilação, e parte desta é recebida como ácido acrílico purificado em um tanque para o armazenamento.
Entretanto, um gás de escape descarregado do ejetor de vapor e um gás no tanque foram fornecidos a um dispositivo de desodorização fornecido com: um vaso para receber água; e um tubo de introdução para introduzir o gás na água recebida no vaso. No dispositivo de desodorização, uma solução aquosa é retirada e água foi fornecido, para deste modo ajustar uma concentração de ácido acrílico na solução aquosa no vaso dentro de uma faixa predeterminada.
Uma solução aquosa de ácido acrílico tendo uma concentração de ácido acrílico de 3% em massa foi preparada: coletando-se um líquido condensado de um vapor usado para reduzir uma pressão da atmosfera de destilação no ejetor de vapor; misturando-se a solução aquosa retirada do dispositivo de desodorização; e adicionando- se mais água conforme necessário. EXEMPLO 1 O acrilato foi produzido usando-se a solução aquosa preparada de ácido acrílico e ácido acrílico purificado como matérias-primas. Uma constituição de um dispositivo de produção usado para a produção de acrilato é descrita abaixo. O dispositivo de produção para produzir acrilato é fornecido com: um reator; uma coluna de destilação conectada a uma parte superior do reator; um condensador para esfriar um vapor de mistura azeotrópica destilada da coluna de destilação; um tanque de separação para receber a mistura azeotrópica condensada no condensador e separando a mistura em uma fase aquosa e uma fase oleosa; uma linha de circulação do líquido de reação para retirar um líquido no reator a partir do reator e fornecendo o líquido na coluna de destilação; e uma primeira linha de retirada para retirar parte do líquido na linha de circulação do líquido de reação. O tanque de separação compreende: uma linha de retirada de fase aquosa; e uma linha de refluxo para uma fase oleosa para devolver a fase oleosa serparada no tanque de separação à coluna de destilação. Uma segunda linha de retirada que ramifica da linha de refluxo para uma fase oleosa é conectada à linha de refluxo para uma fase oleosa, e é usada conforme necessário. 3.000 kg de ácido acrílico purificado, 4.036 kg de álcool n-butílico, 1,4 kg de hidroquinona como um inibidor de polimerização, e 70 kg de ácido p- toluenossulfônico como um catalisador foram dissolvidos em 675 kg de uma solução aquosa a 3% em massa de ácido acrílico preparada na frente. Depois, a solução foi fornecida ao reator no dispositivo de produção.
Enquanto o líquido de reação contendo as matérias-primas e os produtos foi circulado pela linha de circulação do líquido de reação, uma reação foi continuada. Um vapor destilado da parte do topo da coluna de destilação foi condensado no condensador, e o líquido condensado obtido foi recebido no tanque de separação. A fase oleosa no tanque de separação parcialmente conteve o acrilato de butila formado. Entretanto, a fase oleosa conteve muito álcool n-butílico que é uma matéria-prima, e assim foi fornecido ao reator como parte de uma matéria-prima para uma reação de esterificação no reator através da linha de refluxo para uma fase oleosa, para manter deste modo um volume constante da fase oleosa no tanque de separação.
Entretanto, a fase aquosa na coluna de separação foi continuamente retirada do sistema de modo que um volume de água constante da fase aquosa foi mantido. O líquido de reação foi analisado por cromatografia gasosa para observar uma taxa de conversão de ácido acrílico. Quando a taxa de conversão atingiu 99%, o aquecimento foi interrompido. O líquido de reação obtido foi retirado da primeira linha de retirada através da linha de circulação do líquido de reação. O líquido de reação retirado foi lavado com água e uma solução aquosa de hidróxido de sódio, e depois fornecido como acrilato de butila bruto a uma etapa de destilação para a purificação.
Na etapa de destilação, o acrilato de butila bruto foi destilado, para obter deste modo o acrilato de butila purificado. A determinação da pureza do acrilato de butila purificado obtido ou a determinação quantitativa das impurezas foi conduzida. O resultado revelou que o acrilato de butila purificado tem a mesma qualidade como aquela do acrilato de butila obtido através da reação de esterificação usando ácido acrílico purificado para o ácido acrílico como uma matéria-prima. EXEMPLO 2 A solução aquosa preparada de ácido acrílico, ácido acrílico purificado, e água foram misturados, para preparar deste modo uma solução aquosa de ácido acrílico tendo uma concentração de 75% em massa. Enquanto a solução aquosa de ácido acrílico foi esfriada, uma solução aquosa a 25% em massa de hidróxido de sódio foi adicionada para neutralizar 80% de ácido acrílico. Éter diglicidílico de etileno glicol (DENACOL EX810, disponível da Nagase ChemteX Corporation), monoidrato de hipofosfito de sódio, e persulfato de potássio foram adicionados a e dissolvidos na solução, para preparar deste modo uma solução monomérica aquosa. À solução monomérica aquosa assim preparada, fosfato de éter de polioxietileno octil fenílico (PLYSURF (uma marca registrada da Dai-ichi Kogyo Seiyaku Co., Ltd.:) A210G, disponível da Dai-ichi Kogyo Seiyaku Co., Ltd., um grau de polimerização médio de um grupo oxietileno de cerca de 7) e ciclo-hexano foram adicionados, e a solução monomérica aquosa foi emulsificada a 15.000 revoluções durante 3 minutos usando um emulsificador mecânico (Physcotron, fabricado por Nition Irika Kikai Seisakusyo Co., Ltd.), para preparar deste modo um líquido monomérico emulsificado. O ciclo-hexano foi colocado em um frasco de fundo redondo de quatro bocas equipado com um agitador, um condensador de refluxo, um termômetro, e um tubo de introdução de gás nitrogênio. Ao fosfato de éter polioxietileno octil fenílico, resultante (PLYSURF (uma marca registrada da Dai-ichi Kogyo Seiyaku Co., Ltd.) A210G, disponível da Dai-ichi Kogyo Seiyaku Co., Ltd., um grau de polimerização médio de um grupo oxietileno de cerca de 7) foi adicionado, e a mistura foi agitada a 420 rpm para a dispersão. Depois que uma atmosfera dentro do frasco foi substituída com nitrogênio, o frasco foi aquecido a 80°C para submeter ao refluxo o ciclo-hexano. Parte do líquido monomérico emulsificado foi gotejada no frasco. Depois que o gotejamento foi concluído, o resultante foi deixado repousar durante 10 minutos na mesma temperatura, e a solução monomérica aquosa remanescente foi gotejada nesta. Depois que o gotejamento foi concluído, o resultante foi mantido a 75°C durante 30 minutos e desidratado até que um teor de água nas partículas de resina formadas através de azeotropia com ciclo-hexano atingisse 7%.
Depois que a desidratação foi concluída, a agitação foi interrompida. As partículas de resina em que as partículas de resina foram sedimentadas no fundo do frasco e o ciclo-hexano foi separado através de decantação. As partículas de resina obtidas foram aquecidas a 90°C para remover ciclo-hexano e desprezar a água aderida nestas, para obter deste modo polímeros super absorventes.
As propriedades dos polímeros super absorventes tais como capacidade de absorção de água, uma taxa de absorção sob pressão, um tamanho de partícula médio, uma densidade volumétrica, e capacidade de fixação dos polímeros absorventes foram medidas. Os resultados confirmaram que os polímeros super absorventes têm as mesmas propriedades como aqueles de um polímero super absorvente similarmente produzido usando-se o ácido acrílico purificado sozinho.
APLICABILIDADE INDUSTRIAL
De acordo com a presente invenção, a perda de ácido (met)acrílico na etapa de produção e/ou etapa de armazenamento de ácido (met)acrílico e um volume de tratamento de água residual podem ser reduzidos.

Claims (4)

1. Método para produzir um derivado de ácido (met)acrílico, caracterizado pelo fato de que compreende usar como uma matéria-prima uma solução aquosa de ácido (met)acrílico sem outra purificação, em que a solução é formada por um ou ambos de: um dispositivo que reduz uma pressão de um gás compreendendo ácido (met)acrílico na produção de ácido (met)acrílico; e um dispositivo que coleta ácido (met)acrílico a partir de um gás compreendendo ácido (met)acrílico, em que a solução aquosa de ácido (met)acrílico tem um teor de ácido (met)acrílico menor do que 20% em massa, e a solução aquosa de ácido (met)acrílico compreende pelo menos um selecionado dentre os seguintes: (1) uma água condensada de um vapor usado para um ejetor de vapor; (2) uma água de vedação de uma bomba de vácuo; e (3) uma água usada para coletar o ácido (met)acrílico em um dispositivo de desodorização para coletar o ácido (met)acrílico a partir de um gás para desodorizar o gás.
2. Método para produzir um derivado de ácido (met)acrílico de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que pelo menos um selecionado do grupo que consiste em: água condensada de um vapor usado para um ejetor de vapor, água de vedação de uma bomba de vácuo, e água usada para coletar o ácido (met)acrílico no dispositivo de desodorização, é esfriado a menos do que 40°C, ou diluído com água, ou submetido tanto às operações de resfriamento quanto às de diluição para ser usado como a matéria-prima.
3. Método para produzir um derivado de ácido (met)acrílico de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o derivado de ácido (met)acrílico é o (met)acrilato ou um produto polimerizado de ácido (met)acrílico.
4. Método para produzir um derivado de ácido (met)acrílico de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizado pelo fato de que a solução aquosa de ácido (met)acrílico e ácido (met)acrílico purificado são usados como as matérias-primas.
BRPI0418664-8A 2004-04-01 2004-11-10 Método para produzir um derivado de ácido (met) acrílico BRPI0418664B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2004109322A JP4715106B2 (ja) 2004-04-01 2004-04-01 (メタ)アクリル酸誘導体の製造方法
JP2004-109322 2004-04-01
PCT/JP2004/016679 WO2005100295A1 (ja) 2004-04-01 2004-11-10 (メタ)アクリル酸誘導体の製造方法

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0418664A BRPI0418664A (pt) 2007-06-05
BRPI0418664B1 true BRPI0418664B1 (pt) 2014-02-04

Family

ID=35149922

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0418664-8A BRPI0418664B1 (pt) 2004-04-01 2004-11-10 Método para produzir um derivado de ácido (met) acrílico

Country Status (10)

Country Link
US (2) US20070060703A1 (pt)
EP (1) EP1731496B1 (pt)
JP (1) JP4715106B2 (pt)
CN (1) CN1332920C (pt)
AU (1) AU2004318409A1 (pt)
BR (1) BRPI0418664B1 (pt)
ES (1) ES2410584T3 (pt)
RU (1) RU2380351C2 (pt)
WO (1) WO2005100295A1 (pt)
ZA (1) ZA200607249B (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2008115103A (ja) * 2006-11-02 2008-05-22 Nippon Shokubai Co Ltd アクリル酸の製造方法、アクリル酸製造用装置、およびアクリル酸製造用組成物
JP2008280349A (ja) * 2008-06-02 2008-11-20 Nippon Shokubai Co Ltd アクリル酸の製造方法、アクリル酸製造用装置、およびアクリル酸製造用組成物
EP2479219B1 (en) 2009-09-14 2018-03-07 Mitsubishi Gas Chemical Company, Inc. Flame-retardant polyamide resin composition
JP5643064B2 (ja) * 2010-11-18 2014-12-17 旭化成ケミカルズ株式会社 重合性化合物の精製方法
WO2015064563A1 (ja) 2013-10-29 2015-05-07 三菱化学株式会社 易重合性化合物の減圧蒸留の方法およびアクリル酸の製造方法
FR3033558B1 (fr) * 2015-03-12 2017-02-24 Arkema France Procede ameliore de production d'acide (meth)acrylique
CN105092764B (zh) * 2015-09-14 2017-01-04 浙江工业大学 一种利用在线衍生化–气相色谱检测食品塑料包装材料中甲基丙烯酸迁移量的方法

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL107190C (pt) * 1957-12-31
NL273610A (pt) * 1961-01-26
DE1288596B (de) * 1962-01-30 1969-02-06 Knapsack Ag Verfahren zur Herstellung von Acrylsaeure-n-butylester aus waessriger Acrylsaeure und n-Butanol
GB953763A (en) * 1962-02-06 1964-04-02 Distillers Co Yeast Ltd Improvements in and relating to the production of unsaturated aliphatic acids
JPS4941413B1 (pt) * 1970-12-28 1974-11-08
DE2449780B2 (de) * 1974-10-19 1980-06-12 Basf Ag, 6700 Ludwigshafen Verfahren zum Abtrennen schwer- oder nichtfluchtiger Nebenprodukte der Propylen- und/oder Acroleinoxidation von den fur die Absorbtion der Acrylsäure aus den Reaktionsgasen verwendeten Losungsmitteln
DE2449811C2 (de) * 1974-10-19 1983-01-05 Hoechst Ag, 6000 Frankfurt Verfahren zur kontinuierlichen Herstellung von dibutylätherfreiem n-Butylacrylat
JPS6054939B2 (ja) * 1977-08-04 1985-12-03 住友化学工業株式会社 粗製アクリル酸の精製方法
JPS5826843A (ja) * 1981-08-11 1983-02-17 Sumitomo Chem Co Ltd アクリル酸エステルまたはメタクリル酸エステルの製造方法
US4698440A (en) * 1983-09-14 1987-10-06 E. I. Du Pont De Nemours And Company Process for making n-butyl methacrylate
JPH0611732B2 (ja) * 1985-11-25 1994-02-16 三井東圧化学株式会社 メタクリル酸メチルの精製法
EP0279374B1 (en) 1987-02-17 1992-01-02 Nippon Shokubai Kagaku Kogyo Co., Ltd Catalyst for oxidation of olefin or tertiary alcohol and process for production thereof
US4999452A (en) * 1989-05-15 1991-03-12 Union Carbide Chemicals And Plastics Company Inc. Process for producing acrylic ester
DE19727234C1 (de) * 1997-06-26 1999-07-15 Basf Ag Verfahren zur Herstellung eines Alkyl(meth)acrylats
JP2000256221A (ja) * 1999-03-04 2000-09-19 Mitsubishi Chemicals Corp 易重合性化合物の精製方法
DE60005870T2 (de) * 1999-03-05 2004-08-19 Rohm And Haas Co. Verfahren zur Herstellung von Acrylsäure
JP4698778B2 (ja) * 1999-06-03 2011-06-08 株式会社日本触媒 (メタ)アクリル酸(エステル)の精製方法
JP3948855B2 (ja) 1999-06-10 2007-07-25 株式会社日本触媒 (メタ)アクリル酸の製造方法
JP2001213839A (ja) * 2000-02-03 2001-08-07 Nippon Shokubai Co Ltd (メタ)アクリル酸の製造方法
JP2001226320A (ja) * 2000-02-14 2001-08-21 Nippon Shokubai Co Ltd アクリル酸の捕集方法およびアクリル酸の精製方法
DE10138630A1 (de) * 2001-08-13 2003-02-27 Basf Ag Verfahren zur Herstellung von Rein-(Meth)acrylsäure und Methacrylsäureestern
JP4440518B2 (ja) * 2002-07-16 2010-03-24 株式会社日本触媒 アクリル酸の製造方法

Also Published As

Publication number Publication date
US20070060703A1 (en) 2007-03-15
WO2005100295A1 (ja) 2005-10-27
AU2004318409A1 (en) 2005-10-27
EP1731496A1 (en) 2006-12-13
CN1751016A (zh) 2006-03-22
EP1731496A4 (en) 2007-12-12
EP1731496B1 (en) 2013-03-06
BRPI0418664A (pt) 2007-06-05
ES2410584T3 (es) 2013-07-02
RU2006138505A (ru) 2008-05-10
US20080228003A1 (en) 2008-09-18
JP4715106B2 (ja) 2011-07-06
US8367860B2 (en) 2013-02-05
RU2380351C2 (ru) 2010-01-27
JP2005289927A (ja) 2005-10-20
ZA200607249B (en) 2008-12-31
CN1332920C (zh) 2007-08-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8367860B2 (en) Method for producing (meth) acrylic acid derivitive
US20050188607A1 (en) System for removal of methanol from crude biodiesel fuel
MX2008000998A (es) Procedimiento para el reciclado de poliestireno expandido.
EA005869B1 (ru) Способ получения (мет)акриловых кислот и способ их дистилляции
EP4146618A1 (de) Verfahren zur rückspaltung von in einer flüssigkeit f enthaltenen michael-addukten, die bei der herstellung von acrylsäure gebildet wurden
BR112012028644B1 (pt) processo para separação de ácido acrílico de uma composição
KR100568698B1 (ko) (메타)아크릴산 및/또는 (메타)아크릴 에스테르의 제조방법
TW200829321A (en) Process for stripping polymer dispersions
KR102594450B1 (ko) 아세트산의 제조 방법
JP2008512424A (ja) 分離剤を用いる(メタ)アクリル酸の抽出精製方法
CN108137491A (zh) 二甲亚砜的纯化方法
JP2013107052A (ja) ポリマーワックスの剥離廃液の処理装置、及び、処理方法
BR9902992B1 (pt) processo para a inibição da polimerização de um composto vinìlico.
JP2002035575A (ja) 精製塔の停止方法
JPWO2020008505A1 (ja) 酢酸の製造方法
JP4323699B2 (ja) イオン交換樹脂の脱水方法およびその用途
JP2014162763A (ja) (メタ)アクリル酸エステルの製造方法
JP2009091334A (ja) アダマンチル(メタ)アクリレート類の製造方法
JP5900657B2 (ja) 多官能(メタ)アクリル酸エステルの製造方法
JPH01258702A (ja) モノマー系含浸剤と洗浄溶剤混合液からの溶剤回収方法
BR0313067B1 (pt) processo para limpar aparelho em que solventes orgánicos cotendo ácido (met)acrìlico foram tratados e/ou gerados.
US20120145531A1 (en) Apparatus of extracting aromatic compounds from plants using a solvent in sub-zero temperature and process thereof
DE10064641A1 (de) Verfahren zur Herstellung von Acrylsäure
WO2024134356A1 (en) Pyrolysis oil purification using successive extractions
JP5309985B2 (ja) (メタ)アクリレートの製造方法

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/11/2004, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25A Requested transfer of rights approved
B25D Requested change of name of applicant approved