BRPI0414470B1 - absorvedor de choque e método para fabricação do mesmo - Google Patents

absorvedor de choque e método para fabricação do mesmo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0414470B1
BRPI0414470B1 BRPI0414470A BRPI0414470A BRPI0414470B1 BR PI0414470 B1 BRPI0414470 B1 BR PI0414470B1 BR PI0414470 A BRPI0414470 A BR PI0414470A BR PI0414470 A BRPI0414470 A BR PI0414470A BR PI0414470 B1 BRPI0414470 B1 BR PI0414470B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tube
chamber
collar
control valve
working chamber
Prior art date
Application number
BRPI0414470A
Other languages
English (en)
Inventor
David Holiviers
Original Assignee
Tenneco Automotive Operating
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Tenneco Automotive Operating filed Critical Tenneco Automotive Operating
Publication of BRPI0414470A publication Critical patent/BRPI0414470A/pt
Publication of BRPI0414470B1 publication Critical patent/BRPI0414470B1/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16FSPRINGS; SHOCK-ABSORBERS; MEANS FOR DAMPING VIBRATION
    • F16F9/00Springs, vibration-dampers, shock-absorbers, or similarly-constructed movement-dampers using a fluid or the equivalent as damping medium
    • F16F9/32Details
    • F16F9/3207Constructional features
    • F16F9/3235Constructional features of cylinders
    • F16F9/325Constructional features of cylinders for attachment of valve units

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Fluid-Damping Devices (AREA)
  • Vehicle Body Suspensions (AREA)
  • Axle Suspensions And Sidecars For Cycles (AREA)

Abstract

"amortecedor ajustável com válvula de controle montada em um colar externo". um absorvedor de choque de acordo com a presente invenção incluir um tubo de pressão que tem uma câmara de trabalho disposta nele. um pistão é disposto de forma deslizante na câmara de trabalho e divide a câmara de trabalho em uma câmara de trabalho superior e uma câmara de trabalho inferior. um tubo intermediário é disposto em torno do tubo de pressão e da câmara de trabalho para a definição de uma câmara intermediária. um tubo de reserva é disposto em torno do tubo intermediário. um colar é afixado ao tubo intermediário. o colar é definido por uma porção de rebordo que se estende em geral lateralmente ao tubo intermediário e uma porção de estreitamento radial que se estende em geral perpendicularmente ao tubo intermediário. uma válvula de controle externa inclui uma sede de válvula recebida no colar em uma posição instalada. a válvula de controle externa é afixada ao tubo de reserva.

Description

ABSORVEDOR DE CHOQUE E MÉTODO PARA FABRICAÇÃO DO MESMO
CAMPO DA INVENÇÃO [001] A presente invenção se refere a um amortecedor hidráulico ou absorvedor de choque adaptado para uso em um sistema de suspensão, tal como os sistemas de suspensão usados para veiculos automotivos. Mais particularmente, a presente invenção se refere a um absorvedor de choque que tem uma válvula de controle externa montada em um colar externo do absorvedor de choque.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO [002] Um amortecedor hidráulico convencional ou absorvedor de choque compreende um cilindro o qual é adaptado em uma extremidade para afixação à massa com mola ou sem mola de um veiculo. Um pistão é disposto de forma deslizante no cilindro com o pistão separando o interior do cilindro em duas câmaras de fluido. Uma haste de pistão é conectada ao pistão e se estende para fora de uma extremidade do cilindro, onde ela é adaptada para afixação à outra da massa com mola ou sem mola do veiculo. Um primeiro sistema de válvulas é incorporado no pistão como uma válvula de alivio hidráulica de segurança, durante o curso de extensão de absorvedores de choque do pistão com respeito ao cilindro, e um segundo sistema de válvulas é incorporado no pistão para permitir um reabastecimento de fluido acima do pistão, durante o curso de compressão de absorvedores de choque do pistão com respeito ao cilindro. [003] Vários tipos de mecanismos de ajuste foram desenvolvidos para a geração de forças de amortecimento em relação à velocidade e/ou à amplitude do deslocamento da massa com mola ou sem mola. Freqüentemente, as características de amortecimento são uma função de uma válvula de controle montada externamente. Uma válvula de controle montada externamente é vantajosa pelo fato de ela poder ser facilmente removida para a execução de serviços ou para uma substituição. Contudo, freqüentemente é difícil ou trabalhoso efetivamente localizar a respectiva entrada e a saída da válvula de controle montada externamente no alojamento externo do absorvedor de choque, durante uma montagem em uma base repetitiva.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO [004] Um absorvedor de choque de acordo com a presente invenção inclui um tubo de pressão que tem uma câmara de trabalho disposta dentro dele. Um pistão é disposto de forma deslizante na câmara de trabalho e divide a câmara de trabalho em uma câmara de trabalho superior e uma câmara de trabalho inferior. Um tubo de reserva circunda o tubo de pressão para a definição de um reservatório de fluido. Um tubo intermediário é disposto entre o tubo de reserva e o tubo de pressão para a definição de uma câmara intermediária. Uma válvula de controle externa inclui uma sede de válvula recebida no colar em uma posição instalada. [005] Em outros recursos, o colar é ainda definido por uma porção de rebordo que se estende geralmente lateral ao tubo intermediário e uma porção de estreitamento radial que se estende geralmente perpendicular ao tubo intermediário.
A porção de estreitamento define um diâmetro interno. A sede de válvula define um diâmetro externo, o diâmetro externo formando um ajuste deslizante com o diâmetro interno do estreitamento na posição instalada com um selo disposto entre o colar e a sede de válvula. O colar é soldado sobre o tubo intermediário, de modo que o diâmetro interno do estreitamento se alinhe com uma passagem no tubo intermediário. A válvula de controle externa inclui uma entrada em comunicação de fluido com a câmara de trabalho superior e a câmara de trabalho inferior através da câmara intermediária. A válvula de controle externa inclui uma saída em comunicação de fluido com a câmara de trabalho inferior através da câmara de reserva. [00 6] Um método de feitura de um absorvedor de choque inclui a provisão de um tubo de reserva definindo uma câmara de reserva. Um tubo intermediário é provido definindo uma câmara intermediária e tendo uma passagem incorporada em uma parede externa da mesma. O tubo intermediário é disposto no tubo de reserva e um tubo de pressão é disposto no tubo intermediário tendo uma câmara de trabalho ali. Um colar é afixado ao tubo intermediário e se estende em geral perpendicularmente ao tubo intermediário. Uma sede de válvula da válvula de controle externa é inserida de forma deslizante no colar. A válvula de controle externa é afixada ao tubo intermediário. [007] Em outros recursos, a afixação de um colar inclui o alinhamento de um diâmetro interno do colar com a passagem incorporada na câmara intermediária, criando-se um percurso de fluxo entre eles. O colar é soldado ao tubo intermediário. Uma saída da válvula de controle externa é alinhada com uma passagem incorporada na câmara de reserva para a provisão de uma comunicação de fluido entre a válvula de controle e a câmara de reserva. [008] Outras áreas de aplicabilidade da presente invenção tornar-se-ão evidentes a partir da descrição detalhada provida aqui adiante. Deve ser compreendido que a descrição detalhada e os exemplos específicos, embora indicando a modalidade preferida da invenção, são pretendidos para fins de ilustração apenas e não são pretendidos para limitação do escopo da invenção.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS [009] A presente invenção tornar-se-á mais plenamente compreendida a partir da descrição detalhada e dos desenhos em anexo, onde: a FIG. 1 é uma vista de ambiente de um absorvedor de choque de acordo com a presente invenção mostrado instalado em um veículo motor; a FIG. 2 é uma vista lateral em seção transversal do absorvedor de choque da FIG. 1; e a FIG. 3 é uma vista lateral em seção transversal da válvula de controle montada externamente de acordo com a presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES PREFERIDAS [010] A descrição a seguir da(s) modalidade(s) preferida(s) é meramente da natureza de um exemplo e não é pretendida de forma alguma para limitação da invenção, de sua aplicação ou seus usos. [011] Com referência, agora, aos desenhos, nos quais números de referência iguais designam componentes iguais por todas as várias vistas, é mostrado na FIG. 1 um absorvedor de choque de acordo com os ensinamentos da presente invenção, o qual é designado geralmente pelo número de referência 8. O absorvedor de choque 8 é mostrado em uma posição montada em um veículo 10. Embora o absorvedor de choque 8 seja ilustrado como sendo montado na suspensão traseira do veículo 10, está no escopo da presente invenção utilizar os recursos do absorvedor de choque 8 na suspensão dianteira de veículo 10, se desejado.
Com referência à Figura 2, o absorvedor de choque 8 é um absorvedor de choque de tubo triplo o qual compreende um pistão 12, uma haste de pistão 14, um tubo de pressão 16, um tubo de reserva 18 ou alojamento externo, um conjunto de válvula de base 2 0 e uma válvula de controle montada externamente. A válvula de controle montada externamente é montada em uma relação transversal com o alojamento externo. [012] O pistão 12 é recebido de forma deslizante no tubo de pressão 16 em uma câmara de trabalho superior 24 e uma câmara de trabalho inferior 26. O pistão 12 define uma pluralidade de passagens de compressão 28 e uma pluralidade de passagens de recuo 30, cada uma das quais se estendendo entre as câmaras de trabalho superior e inferior 24 e 26.
Uma válvula de retenção de compressão 32 permite um escoamento de fluido a partir da câmara de trabalho inferior 26 através das passagens 28 para a câmara de trabalho superior 24, durante um curso de compressão do absorvedor de choque 10, mas impede um escoamento de fluido da câmara de trabalho superior 24 para artigo absorvente câmara de trabalho inferior 26 durante um curso de recuo do absorvedor de choque 10. [013] Uma válvula de retenção de recuo 34 permite um escoamento de fluido a partir da câmara de trabalho superior 24 através das passagens 30 para a câmara de trabalho inferior 26, durante um curso de recuo do absorvedor de choque 10, mas impede um escoamento de fluido da câmara de trabalho inferior 2 6 para a câmara de trabalho superior 24 durante um curso de compressão do absorvedor de choque 10. A válvula de retenção de compressão 32 e a válvula de retenção de recuo 34 não determinam as características de força de amortecimento para o absorvedor de choque 10. A válvula de retenção de compressão 32 é para o reabastecimento de fluido de amortecimento apenas e a válvula de retenção de recuo 34 é uma válvula de sangria regulada para a prevenção de danos aos componentes do absorvedor de choque 8, no caso de uma pressão de fluido excessiva durante um curso de compressão do absorvedor de choque 8. [014] A haste de pistão 14 é afixada ao pistão 12 e se estende para fora do tubo de pressão 16 e do tubo de reserva 18 através de uma guia de haste 36. A extremidade externa da haste de pistão 14 é adaptada para ser afixada à massa com mola do veículo por meios bem conhecidos na técnica. O tubo de reserva 18 circunda o tubo de pressão 16 e com o tubo de pressão 16 define uma câmara de reserva 38. O tubo de reserva 18 é adaptado para afixação à massa sem mola do veículo por meios bem conhecidos na técnica. O conjunto de válvula de base 20 é disposto entre a câmara de trabalho inferior 26 e a câmara de reserva 38 e define uma pluralidade de passagens 40 para se permitir um escoamento de fluido entre estas câmaras. Uma válvula de retenção de uma via 42 permite um escoamento de fluido da câmara de reserva 38 para a câmara de trabalho inferior 26 através das passagens 40, mas impede um escoamento de fluido da câmara de trabalho inferior 26 para a câmara de reserva 38. [015] Um tubo intermediário 44 se encaixa de forma selante na guia de haste 36 em uma extremidade superior e se encaixa no conjunto de válvula de base 2 0 em uma extremidade inferior. Uma câmara intermediária 52 é definida entre o tubo intermediário 44 e o tubo de pressão 16. Uma passagem 56 é formada na guia de haste 36 para uma conexão em termos de fluido da câmara de trabalho superior 24 e da câmara intermediária 52. [016] Com referência continuada à FIG. 2 e com referência adicional à FIG. 3, o conjunto de válvula de controle 22 será descrito em maiores detalhes. O conjunto de válvula de controle 22 inclui uma sede de válvula 70 que tem uma passagem de entrada 72 alinhada com uma passagem 74 no tubo de reserva 18 para comunicação de fluido com a câmara intermediária 52. O fluido é enviado para uma válvula de controle 80 a partir da sede de válvula 70. O fluido sai da válvula de controle 80 na saida de válvula de controle 84 e é enviado para a câmara de reserva 38 através de uma placa de sede de válvula 86 e da passagem 88 no alojamento externo. Como mostrado na FIG. 3, a sede de válvula 70 é recebida axialmente em um colar 90 montado no tubo intermediário 44. O colar 90 geralmente inclui uma porção de estreitamento radial 92 que se estende transversalmente com respeito ao tubo intermediário 44 e uma porção recipiente rebordo 94 que se estende lateralmente ao tubo intermediário 44. A porção de estreitamento 92 do colar 90 tem um diâmetro interno suficiente para aceitar o diâmetro externo da sede de válvula 7 0 em uma posição instalada. Um anel em O 96 é disposto em torno de uma cavidade radial na sede de válvula 70 e contata o colar 90 para a formação de um ajuste com interferência entre a sede de válvula 70 e o colar 90 e um selo ali. [017] O colar 90 preferencialmente é uma peça distinta do tubo intermediário 44 e é montado no tubo intermediário 44 por técnicas de fixação adequadas, tal como soldagem.
Como é presentemente preferido, o conjunto de válvula de controle externa 22 inclui um alojamento 98 que é soldado à superfície cilíndrica externa do alojamento externo. É apreciado, contudo, que outras técnicas de afixação podem ser empregadas de modo similar para o acoplamento do conjunto de válvula de controle 22 ao alojamento externo. [018] Com referência continuada às FIG. 2 e 3, a operação do absorvedor de choque 8 será descrita. Durante um curso de recuo, a válvula de retenção 32 no pistão 12 está fechada, impedindo um escoamento de fluido entre a câmara de trabalho superior 24 e a câmara de trabalho inferior 26. A válvula de retenção 34 impede um escoamento de fluido também devido a sua regulagem, como descrito acima. O fluido é forçado através da passagem 56 formada na guia de haste 36. O fluido entra na câmara intermediária 52, a qual é concêntrica com as câmaras de trabalho 24 e 26. O fluido entra através da passagem de entrada 72 do conjunto de válvula de controle 22. Após entrar pela passagem de entrada 72, o fluido flui através da sede de válvula 70 e para a válvula de controle 80. A partir da válvula de controle 80, o fluido flui para a saída de válvula de controle 84 e para a placa de sede de válvula 86. O fluido, então, entra na câmara de reserva 38 através da passagem 88. [019] As características de amortecimento do absorvedor de choque 8 são determinadas pela configuração da válvula de controle 80. Assim, a válvula de controle 80 pode ser configurada para a provisão de uma função de amortecimento predeterminada correspondente de uma condução firme a uma condução suave. Alternativamente, a válvula de controle 80 pode prover uma função de amortecimento variável, tal como uma adaptável às condições de rodagem ou a uma entrada de motorista, por exemplo. O fluido fluindo a partir da válvula de controle 80 é dirigido através da salda de válvula de controle 84 e para a câmara de reserva 38 através da passagem de salda 88. O movimento de recuo do pistão 12 cria uma pressão baixa na câmara de trabalho inferior 26. A válvula de retenção de uma via 42 no conjunto de válvula de base 20 abrir-se-á para permitir um escoamento de fluido da câmara de reserva 38 para a câmara de trabalho inferior 26. [020] Durante o curso de compressão, a válvula de retenção 42 no conjunto de base 20 está fechada, impedindo um escoamento de fluido entre a câmara de trabalho inferior 26 e a câmara de reserva 38. O fluido é forçado através de uma passagem 100 formada no conjunto de válvula de base 20 e entra na câmara intermediária 52. A partir da câmara intermediária 52, o fluido entra através da passagem de entrada 72 do conjunto de válvula de controle 22. Após entrar pela passagem de entrada 72, o fluido flui através da sede de válvula 70 e para a válvula de controle 80. A partir da válvula de controle 80, o fluido flui para a saída de válvula de controle 84 e para a placa de sede de válvula 86. O fluido então entra na câmara de reserva 38 através da passagem 88. Novamente, as características de amortecimento são realizadas através da válvula de controle 80. A válvula de retenção de uma via 32 no pistão 12 abrir- se-á e permitirá um escoamento de fluido entre a câmara de trabalho inferior 26 e a câmara de trabalho superior 24. [021] Um método para a afixação do conjunto de válvula de controle externa 22 ao alojamento de acordo com a presente invenção será descrito em maiores detalhes. Um tubo de reserva 18 definindo uma câmara de reserva 38 é provido. Um tubo intermediário 44 definindo uma câmara intermediária 52 e tendo uma passagem 74 incorporada em uma parede externa cilíndrica do mesmo é provido. O tubo intermediário 44 é disposto no tubo de reserva 18 e um tubo de pressão 16 é disposto no tubo intermediário 44 tendo uma câmara de trabalho ali. O alojamento 98 da válvula de controle externa é posicionado alinhado sobre o alojamento.
Enquanto se posicionam os respectivos tubo de reserva 18 e alojamento 98 em uma relação de contato, a sede de válvula 70 do conjunto de válvula de controle 22 está localizada no diâmetro interno do rebordo 92 do colar 90. Os rebordos 92 do colar 90 proveem uma guia para a sede de válvula 70 ser recebida de forma deslizante. [022] Um percurso de comunicação de fluido é criado na passagem de entrada 72 da válvula de controle externa e na passagem do alojamento externo. Desta forma, um percurso de comunicação de fluido é criado a partir da câmara intermediária 52 até a válvula de controle 80.
Concorrentemente, a passagem 88 incorporada no alojamento externo está alinhada com a placa de sede de válvula 8 6, desse modo se provendo um percurso de comunicação de fluido da válvula de controle 80 para a câmara de reserva 38. Os respectivos tubo de reserva 18 e alojamento e 98 são acoplados em conjunto por uma junta soldada ou por um outro método adequado. [023] Aqueles versados na técnica podem apreciar, agora, a partir da descrição precedente, que os ensinamentos amplos da presente invenção podem ser implementados em uma variedade de formas. Portanto, embora esta invenção tenha sido descrita em relação a exemplos particulares da mesma, o verdadeiro escopo da invenção não deve ser tão limitado, uma vez que outras modificações tornar-se-ão evidentes para o praticante versado mediante um estudo dos desenhos, do relatório descritivo e das reivindicações a seguir.

Claims (14)

1. Absorvedor de choque (8) caracterizado por compreender: um tubo de pressão (16) que tem uma câmara de trabalho (24, 26) disposta dentro dele; um pistão disposto de forma deslizante na referida câmara de trabalho (24, 26) e dividindo a referida câmara de trabalho (24, 26) em uma câmara de trabalho superior (24) e uma câmara de trabalho inferior (26); um tubo de reserva (18) circundando o referido tubo de pressão (16) para a definição de uma câmara de reserva (38) ; um tubo intermediário (44) disposto entre o referido tubo de reserva (18) e o referido tubo de pressão (16) para a definição de uma câmara intermediária (52); a referida câmara intermediária (52) estando em comunicação direta com as referidas câmaras de trabalho superior e inferior (24, 2 6) ; as referidas câmaras de trabalho superior e inferior (24, 2 6) em comunicação direta uma com a outra através da referida câmara intermediária (52); um colar (90) afixado ao referido tubo intermediário (44); e um conjunto de válvula de controle externa (22) que tem uma sede de válvula (70) recebida no referido colar (90) em uma posição instalada.
2. Absorvedor de choque (8), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do referido colar (90) ainda ser definido por uma porção de rebordo (94) que se estende em geral lateralmente ao referido tubo intermediário (44) e uma porção de estreitamento radial (92) que se estende em geral perpendicularmente ao referido tubo intermediário (44), a referida porção de estreitamento definindo um diâmetro interno.
3. Absorvedor de choque (8), de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato da referida sede de válvula (70) definir um diâmetro externo, o referido diâmetro externo formando um ajuste deslizante com o referido diâmetro interno do estreitamento na posição instalada.
4. Absorvedor de choque (8), de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por compreender ainda um selo (96) disposto entre a referida sede de válvula (70) e o referido colar (90).
5. Absorvedor de choque (8), de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato do referido colar (90) ser soldado sobre o referido tubo intermediário (44), de modo que o diâmetro interno do referido estreitamento se alinhe com uma passagem (74) no referido tubo intermediário (44) .
6. Absorvedor de choque (8), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato da referida válvula de controle externa incluir uma passagem de entrada (72) em comunicação de fluido com a referida câmara de trabalho superior (24) e a referida câmara de trabalho inferior (26) através da referida câmara intermediária (52) .
7. Absorvedor de choque (8), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato da referida válvula de controle externa incluir uma saída (84) em comunicação de fluido com a referida câmara de trabalho inferior (26) através da referida câmara de reserva (38).
8. Absorvedor de choque (8), de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato da referida válvula de controle externa incluir um alojamento externo (98) afixado ao referido tubo de reserva (18) em uma posição instalada, o referido tubo de reserva (18) incluindo uma passagem para fornecer comunicação de fluido entre a referida válvula de controle e a referida câmara de reserva (38).
9. Absorvedor de choque (8), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender ainda um anel em 0 (96) disposto em torno da referida sede de válvula (70), o referido anel em O (96) fornecendo um selo entre o referido diâmetro interno do estreitamento e o referido diâmetro externo da sede de válvula (70).
10. Método para fabricação de um absorvedor de choque (8), caracterizado por compreender: a provisão de um tubo de reserva (18) que define uma câmara de reserva (38), um tubo intermediário (44) que define uma câmara intermediária (52) e tendo uma passagem (74) incorporada em uma parede externa do mesmo, o referido tubo intermediário (44) disposto no referido tubo de reserva (18), e um tubo de pressão (16) disposto no referido tubo intermediário (44) e tendo uma câmara de trabalho (24, 26) ali; a afixação de um colar (90) ao referido tubo intermediário (44), o referido colar (90) se estendendo em geral perpendicularmente ao referido tubo intermediário (44) ; a inserção de forma deslizante de uma sede de válvula (70) de um conjunto de válvula de controle externa (22) no referido colar (90); a afixação da referida válvula de controle externa ao referido tubo de reserva (18); a divisão da câmara de trabalho (24, 26) em uma câmara de trabalho superior (24) e uma câmara de trabalho inferior (26) utilizando um pistão (12); a provisão de comunicação direta entre a referida câmara intermediária (52) e as referidas câmaras de trabalho superior e inferior (24, 26); e a provisão de comunicação direta entre as referidas câmaras de trabalho superior e inferior (24, 26) através da referida câmara intermediária (52).
11. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato da afixação de um colar incluir o alinhamento de um diâmetro interno do referido colar com a referida passagem incorporada na referida câmara intermediária (52) criando-se um percurso de fluxo entre eles.
12. Método, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato da afixação de um colar incluir a soldagem do referido colar ao referido tubo intermediário (44) .
13. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato da inserção de forma deslizante de uma sede de válvula (70) ainda incluir o alinhamento de uma saída da válvula de controle externa com uma passagem incorporada na referida câmara de reserva (38) para a provisão de comunicação de fluido entre a referida válvula de controle externa e a referida câmara de reserva (38).
14. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato da afixação da referida válvula de controle externa incluir a soldagem de um alojamento externo (98) da referida válvula de controle externa ao referido tubo de reserva (18).
BRPI0414470A 2003-09-17 2004-07-19 absorvedor de choque e método para fabricação do mesmo BRPI0414470B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US10/666,196 US6978871B2 (en) 2003-09-17 2003-09-17 Adjustable damper with control valve, mounted in an external collar
PCT/US2004/023176 WO2005036013A2 (en) 2003-09-17 2004-07-19 Adjustable damper with control valve, mounted in an external collar

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0414470A BRPI0414470A (pt) 2006-11-14
BRPI0414470B1 true BRPI0414470B1 (pt) 2016-01-12

Family

ID=34274703

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0414470A BRPI0414470B1 (pt) 2003-09-17 2004-07-19 absorvedor de choque e método para fabricação do mesmo

Country Status (6)

Country Link
US (1) US6978871B2 (pt)
EP (1) EP1664574A4 (pt)
JP (1) JP4648321B2 (pt)
CN (1) CN100522715C (pt)
BR (1) BRPI0414470B1 (pt)
WO (1) WO2005036013A2 (pt)

Families Citing this family (73)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP1974965A1 (en) * 2007-03-26 2008-10-01 C.R.F. Società Consortile per Azioni System for controlling damping and roll and pitch body movements of a motor vehicle, having adjustable hydraulic actuators
US7950506B2 (en) * 2007-07-31 2011-05-31 Tenneco Automotive Operating Company Inc. Semi third tube design
DE102007054275B4 (de) * 2007-11-14 2009-07-30 Thyssenkrupp Bilstein Suspension Gmbh Schwingungsdämpfer und Verfahren zur Herstellung eines Dreirohrsystems für einen Schwingungsdämpfer
ITTO20070932A1 (it) * 2007-12-21 2009-06-22 Sistemi Sospensioni Spa Ammortizzatore a smorzamento regolabile con dispositivo di collegamento a doppia tenuta frontale fra tubo intermedio e valvola di controllo
US10060499B2 (en) 2009-01-07 2018-08-28 Fox Factory, Inc. Method and apparatus for an adjustable damper
US9452654B2 (en) 2009-01-07 2016-09-27 Fox Factory, Inc. Method and apparatus for an adjustable damper
US9033122B2 (en) 2009-01-07 2015-05-19 Fox Factory, Inc. Method and apparatus for an adjustable damper
US8857580B2 (en) 2009-01-07 2014-10-14 Fox Factory, Inc. Remotely operated bypass for a suspension damper
US11306798B2 (en) 2008-05-09 2022-04-19 Fox Factory, Inc. Position sensitive suspension damping with an active valve
US10047817B2 (en) 2009-01-07 2018-08-14 Fox Factory, Inc. Method and apparatus for an adjustable damper
US8627932B2 (en) * 2009-01-07 2014-01-14 Fox Factory, Inc. Bypass for a suspension damper
US20100170760A1 (en) 2009-01-07 2010-07-08 John Marking Remotely Operated Bypass for a Suspension Damper
US8393446B2 (en) 2008-08-25 2013-03-12 David M Haugen Methods and apparatus for suspension lock out and signal generation
US9422018B2 (en) 2008-11-25 2016-08-23 Fox Factory, Inc. Seat post
US9140325B2 (en) 2009-03-19 2015-09-22 Fox Factory, Inc. Methods and apparatus for selective spring pre-load adjustment
US10036443B2 (en) 2009-03-19 2018-07-31 Fox Factory, Inc. Methods and apparatus for suspension adjustment
US9556925B2 (en) 2009-01-07 2017-01-31 Fox Factory, Inc. Suspension damper with by-pass valves
US11299233B2 (en) 2009-01-07 2022-04-12 Fox Factory, Inc. Method and apparatus for an adjustable damper
US10821795B2 (en) 2009-01-07 2020-11-03 Fox Factory, Inc. Method and apparatus for an adjustable damper
US9038791B2 (en) 2009-01-07 2015-05-26 Fox Factory, Inc. Compression isolator for a suspension damper
US8511447B2 (en) * 2009-02-05 2013-08-20 Tenneco Automotive Operating Company Inc. Triple tube shock absorber having a shortened intermediate tube
US8936139B2 (en) 2009-03-19 2015-01-20 Fox Factory, Inc. Methods and apparatus for suspension adjustment
JP5246509B2 (ja) * 2009-06-30 2013-07-24 日立オートモティブシステムズ株式会社 液圧シリンダ
US8616351B2 (en) 2009-10-06 2013-12-31 Tenneco Automotive Operating Company Inc. Damper with digital valve
US8955653B2 (en) 2009-10-13 2015-02-17 Fox Factory, Incorporated Methods and apparatus for controlling a fluid damper
US8672106B2 (en) 2009-10-13 2014-03-18 Fox Factory, Inc. Self-regulating suspension
US10697514B2 (en) 2010-01-20 2020-06-30 Fox Factory, Inc. Remotely operated bypass for a suspension damper
US8627933B2 (en) * 2010-06-01 2014-01-14 Tenneco Automotive Operating Company Inc. Two stage valve and hydraulic damped valve
DE102010030630A1 (de) * 2010-06-29 2011-12-29 Robert Bosch Gmbh Stellventil für einen Dämpfer und zugehöriger Dämpfer
EP2402239B1 (en) 2010-07-02 2020-09-02 Fox Factory, Inc. Adjustable seat post
US8534687B2 (en) * 2010-07-05 2013-09-17 Fluid Ride Ltd. Suspension strut for a vehicle
JP5626638B2 (ja) 2010-09-29 2014-11-19 日立オートモティブシステムズ株式会社 緩衝器
EP2495472B1 (en) 2011-03-03 2024-05-01 Fox Factory, Inc. Cooler for a suspension damper
JP5748266B2 (ja) * 2011-03-30 2015-07-15 株式会社ショーワ 油圧緩衝器
EP3636953B1 (en) 2011-05-31 2023-09-27 Fox Factory, Inc. Apparatus for position sensitive and/or adjustable suspension damping
EP2567839B1 (en) 2011-09-12 2019-03-13 Fox Factory, Inc. Methods and apparatus for suspension set up
US20130081913A1 (en) * 2011-10-04 2013-04-04 Tenneco Automotive Operating Company Inc. Welding of transfer ring on round tube
US11279199B2 (en) 2012-01-25 2022-03-22 Fox Factory, Inc. Suspension damper with by-pass valves
JP5914103B2 (ja) * 2012-03-29 2016-05-11 株式会社ショーワ 油圧緩衝器
US9574582B2 (en) 2012-04-23 2017-02-21 Fluid Ride, Ltd. Hydraulic pump system and method of operation
US10330171B2 (en) 2012-05-10 2019-06-25 Fox Factory, Inc. Method and apparatus for an adjustable damper
US9062737B2 (en) 2012-06-04 2015-06-23 Mclaren Automotive Limited Shock absorber with four chambers
GB201303400D0 (en) 2013-02-26 2013-04-10 Mclaren Automotive Ltd Damper unit
US9217483B2 (en) 2013-02-28 2015-12-22 Tenneco Automotive Operating Company Inc. Valve switching controls for adjustable damper
US9884533B2 (en) 2013-02-28 2018-02-06 Tenneco Automotive Operating Company Inc. Autonomous control damper
WO2014134500A1 (en) 2013-02-28 2014-09-04 Tenneco Automotive Operating Company Inc. Damper with integrated electronics
US9879746B2 (en) 2013-03-15 2018-01-30 Tenneco Automotive Operating Company Inc. Rod guide system and method with multiple solenoid valve cartridges and multiple pressure regulated valve assemblies
US9879748B2 (en) 2013-03-15 2018-01-30 Tenneco Automotive Operating Company Inc. Two position valve with face seal and pressure relief port
JP5961130B2 (ja) * 2013-03-22 2016-08-02 Kyb株式会社 緩衝装置
DE112013006893B4 (de) 2013-03-29 2023-07-27 Hitachi Astemo, Ltd. Druckdämpfungsvorrichtung
KR101771690B1 (ko) 2013-05-14 2017-08-25 주식회사 만도 로드 가이드에 설치된 부가밸브를 갖는 감쇠력 가변식 쇽업소버
CN105378324B (zh) 2013-07-12 2018-03-16 株式会社昭和 液压式减震器和盖构件
JP5785345B1 (ja) 2015-03-25 2015-09-30 株式会社ショーワ 圧力緩衝装置
US10737546B2 (en) 2016-04-08 2020-08-11 Fox Factory, Inc. Electronic compression and rebound control
CN105736623B (zh) * 2016-04-26 2017-11-24 长春孔辉汽车科技股份有限公司 一种压控可调阻尼减振器
US11007834B2 (en) 2016-12-15 2021-05-18 Tenneco Automotive Operating Company Inc. Baffle tube for damper with electromechanical valve
US10054182B2 (en) * 2016-12-15 2018-08-21 Tenneco Automotive Operating Company Inc. Baffle tube for damper with electromechanical valve
US10479160B2 (en) 2017-06-06 2019-11-19 Tenneco Automotive Operating Company Inc. Damper with printed circuit board carrier
US10588233B2 (en) 2017-06-06 2020-03-10 Tenneco Automotive Operating Company Inc. Damper with printed circuit board carrier
US10987988B2 (en) 2017-06-28 2021-04-27 Tenneco Automotive Operating Company Inc. Damper with volume reducing insert
WO2019069413A1 (ja) * 2017-10-04 2019-04-11 株式会社ショーワ 圧力緩衝装置および減衰力発生機構
US10704641B2 (en) 2017-12-15 2020-07-07 Tenneco Automotive Operating Company Inc. Baffle for damper with electromechanical valve
CN108036012A (zh) * 2017-12-30 2018-05-15 深圳市中车业成实业有限公司 一种高速动车用油压减振器调阀组件
FR3079577B1 (fr) * 2018-03-30 2020-03-13 Airbus Helicopters Amortisseur hydro elastique et aeronef
US11156261B2 (en) 2018-12-28 2021-10-26 Tenneco Automotive Operating Company Inc. Damper with multiple external control valves
US11454291B2 (en) * 2018-12-28 2022-09-27 Tenneco Automotive Operating Company Inc. Damper with control valves
US11143260B2 (en) 2018-12-28 2021-10-12 Tenneco Automotive Operating Company Inc. Damper with single external control valve
US10837515B2 (en) 2019-02-11 2020-11-17 Tenneco Automotive Operating Company Inc. Damper baffle tube with elastomeric skirt
US11118649B2 (en) 2019-07-01 2021-09-14 Tenneco Automotive Operating Company Inc. Damper with side collector and external control valves
US11248677B2 (en) 2019-07-18 2022-02-15 Tenneco Automotive Operating Company Inc. Pre-assembled piston accumulator insert device
US11635122B2 (en) 2019-07-18 2023-04-25 Tenneco Automotive Operating Company Inc. Intake device for a damper having a side collector
US11441633B2 (en) * 2020-08-14 2022-09-13 DRiV Automotive Inc. Damper assembly including intake valve in fluid chamber
US11781611B2 (en) 2021-11-23 2023-10-10 DRiV Automotive Inc. Damper with compression damping force range increase

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3125186A (en) * 1964-03-17 Adjustable hydraulic shock absorbers
JPS534722B2 (pt) * 1973-05-31 1978-02-20
JPS5339681B2 (pt) * 1974-11-14 1978-10-23
JPS63171735U (pt) * 1986-12-23 1988-11-08
US5163706A (en) * 1991-04-24 1992-11-17 General Motors Corporation Electro-hydraulic pressure regulating valve assembly for a hydraulic damper
DE4132262A1 (de) * 1991-09-27 1993-04-01 Teves Gmbh Alfred Hydraulischer regelbarer schwingungsdaempfer fuer kraftfahrzeuge
DE4137330C1 (en) * 1991-11-13 1992-11-12 Boge Ag, 5208 Eitorf, De Shock absorber for vehicle - includes valve centred by ring and secured in place by screw connection
US5651433A (en) * 1992-07-15 1997-07-29 Fichtel & Sachs Ag Fluid operated oscillation damper
ES2117503B1 (es) * 1993-07-20 1999-03-16 Fichtel & Sachs Ag Amortiguador de vibraciones hidraulico regulable, en particular para vehiculos automoviles.
JPH08184344A (ja) * 1994-12-29 1996-07-16 Tokico Ltd 減衰力調整式油圧緩衝器
KR100204944B1 (ko) * 1995-12-20 1999-06-15 다가야 레이지 감쇠력 조정식 유압 완충기
JP4288430B2 (ja) * 1995-12-26 2009-07-01 株式会社日立製作所 減衰力調整式油圧緩衝器
US5730261A (en) * 1996-01-11 1998-03-24 General Motors Corporation Damper control valve
JPH09264364A (ja) * 1996-01-25 1997-10-07 Tokico Ltd 油圧緩衝器
JP3887760B2 (ja) * 1996-08-09 2007-02-28 株式会社日立製作所 減衰力調整式油圧緩衝器
US6182804B1 (en) * 1997-01-16 2001-02-06 Borgwarner, Inc. High performance two-ply friction material
JPH1163076A (ja) * 1997-08-20 1999-03-05 Unisia Jecs Corp 電磁弁制御装置およびショックアブソーバの減衰力特性制御用電磁弁制御装置
JP4147502B2 (ja) * 1998-06-26 2008-09-10 株式会社日立製作所 減衰力調整式油圧緩衝器
US6464048B1 (en) * 2000-07-24 2002-10-15 Tenneco Automotive Inc. Solenoid actuated continuously variable shock absorber

Also Published As

Publication number Publication date
WO2005036013A2 (en) 2005-04-21
US6978871B2 (en) 2005-12-27
CN1902073A (zh) 2007-01-24
BRPI0414470A (pt) 2006-11-14
JP4648321B2 (ja) 2011-03-09
CN100522715C (zh) 2009-08-05
EP1664574A2 (en) 2006-06-07
JP2007506055A (ja) 2007-03-15
EP1664574A4 (en) 2007-08-15
WO2005036013A3 (en) 2006-05-26
US20050056504A1 (en) 2005-03-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0414470B1 (pt) absorvedor de choque e método para fabricação do mesmo
BR112018004699B1 (pt) Amortecedor
BRPI0705277B1 (pt) Válvula de controle de fluxo para amortecedores hidráulicos de amortecimento variável
CN100458210C (zh) 具有成直线安装的阀的可调阻尼器
BRPI0616130A2 (pt) selo de guia de vareta
WO2001084009A3 (en) Acceleration sensitive twin tube shock absorber
BRPI0721434A2 (pt) Escudo contra sujeira para amortecedor
BR0004155B1 (pt) sistema hidrÁulico de acionamento de embreagem compreendendo um amortecedor hidrÁulico.
US6511085B2 (en) Vehicle suspension apparatus
CN110088505A (zh) 液压张紧器止回阀组件结构
US4653618A (en) Twin tube shock absorber gas seal
GB2044882A (en) Hydraulic shock absorber with vortex valve
JP3479732B2 (ja) 減衰力調整式油圧緩衝器
CA2925253C (en) Hydraulic shock absorber
JP6494200B2 (ja) 緩衝器
US6622829B2 (en) Rotary Damper
JP2001059539A (ja) 油圧緩衝器の減衰力発生構造
JPS5826873Y2 (ja) 二輪車用油圧緩衝器
RU2235233C2 (ru) Демпфер подвески транспортного средства
EP4339481A1 (en) Hydraulic fluid reservoir including a flexible housing
CN212839107U (zh) 一种具有钢球式双向阀的汽车减震器
CN220505914U (zh) 一种延时阀以及出水装置
CN219827562U (zh) 一种分布油路连接结构
JPS6283523A (ja) 油圧緩衝器
JPS628670Y2 (pt)

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: B61H 13/00 , B61H 7/00

Ipc: F16F 9/34 (2006.01)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 12/01/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time
B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2471 DE 15-05-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.