BR112017004656B1 - Máquina para a produção de tubos de material cartonado - Google Patents

Máquina para a produção de tubos de material cartonado Download PDF

Info

Publication number
BR112017004656B1
BR112017004656B1 BR112017004656-3A BR112017004656A BR112017004656B1 BR 112017004656 B1 BR112017004656 B1 BR 112017004656B1 BR 112017004656 A BR112017004656 A BR 112017004656A BR 112017004656 B1 BR112017004656 B1 BR 112017004656B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cardboard
wheel
strip
drag
machine
Prior art date
Application number
BR112017004656-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112017004656A2 (pt
Inventor
Fabio Perini
Original Assignee
Futura S.P.A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Futura S.P.A filed Critical Futura S.P.A
Publication of BR112017004656A2 publication Critical patent/BR112017004656A2/pt
Publication of BR112017004656B1 publication Critical patent/BR112017004656B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B31MAKING ARTICLES OF PAPER, CARDBOARD OR MATERIAL WORKED IN A MANNER ANALOGOUS TO PAPER; WORKING PAPER, CARDBOARD OR MATERIAL WORKED IN A MANNER ANALOGOUS TO PAPER
    • B31CMAKING WOUND ARTICLES, e.g. WOUND TUBES, OF PAPER, CARDBOARD OR MATERIAL WORKED IN A MANNER ANALOGOUS TO PAPER
    • B31C3/00Making tubes or pipes by feeding obliquely to the winding mandrel centre line

Landscapes

  • Making Paper Articles (AREA)

Abstract

Máquina para a produção de tubos de material cartonado, compreendendo um mandril (M) no qual um tubo de material cartonado (T) é formado pelo enrolamento helicoidal de uma faixa de cartão (S) sobre o referido mandril (M); um elemento de enrolamento (WB) adaptado para interagir com o mandril (M) e a faixa de cartão (S) para realizar o referido enrolamento helicoidal, uma seção de entrada para puxar a faixa de cartão (S); meios de arrasto adaptados para puxar a faixa de cartão (S) introduzida na referida seção de entrada, ao longo de uma predeterminada direção de arrasto (TD), os referidos meios de arrasto ficando ativos durante a referida etapa de estiramento; meios de corte para configurar a faixa de cartão (S) numa configuração adequada para seu enrolamento sobre o mandril (M) ao final da referida etapa de estiramento, os referidos meios de guia estando dispostos e atuantes entre os meios de arrasto e o mandril (M).

Description

DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[0001] A presente invenção refere-se a uma máquina para a produção de tubos de material cartonado.
[0002] Mais em particular, uma máquina de acordo com a presente invenção é destinada ao fabrico de tubos por enrolamento helicoidal de faixas de cartão.
[0003] É conhecido que as máquinas utilizadas para fazer tubos de material cartonado compreendem um mandril de formação em que as faixas de material cartonado são enroladas após a distribuição de uma quantidade predeterminada de cola sobre eles.
[0004] Uma correia de enrolamento, que forma um percurso helicoidal em torno do mandril, induz as faixas de material cartonado a enrolar de forma helicoidal em torno do referido mandril e induz o avanço do tubo que se forma ao longo da superfície externa deste último.
[0005] A mesma correia pressiona as faixas de cartão contra o mandril, em correspondência com o referido percurso helicoidal, facilitando a sua colagem. A correia de enrolamento é guiada por duas polias, sendo uma delas uma polia motriz. A correia de enrolamento, as polias de guia e o motor elétrico ao qual a polia motriz está ligada, são montados sobre um suporte, cuja posição em relação ao mandril pode ser ajustada para ajustar a orientação das espiras de material cartonado relativamente ao eixo do mandril. Meios de corte são fornecidos, para cortar o tubo em elementos possuindo um dado comprimento. Uma máquina deste tipo é descrita, por exemplo, por na patente europeia EP1631425.
[0006] Quando a máquina deve ser ligada, e cada vez que a produção precisa ser reiniciada após uma interrupção, um operador precisa inserir uma borda dianteira de cada faixa de cartão entre a correia de enrolamento e o mandril, acionando a máquina no modo definido como «JOG». Esta operação, referida de forma geral como «DRAWING-IN», exige a intervenção de um operador especializado e é perigosa porque o operador é obrigado a acessar partes expostas da máquina e existe o risco de os braços ou as mãos do operador sejam capturadas pelas voltas da correia ou entre o mandril e a correia de enrolamento.
[0007] A presente invenção objetiva eliminar ou, pelo menos reduzir de forma expressiva os inconvenientes já mencionados.
[0008] Este resultado é conseguido, de acordo com a presente invenção, mediante fornecer uma máquina possuindo as características indicadas na reivindicação 1. Outras características da presente invenção são o objeto das reivindicações dependentes.
[0009] Com uma máquina de acordo com a presente invenção, é possível automatizar uma parte considerável do processo de estiramento, evitando o risco de que um braço ou as roupas do operador sejam capturados pela correia de enrolamento, aumentando assim o nível de segurança da máquina de formação de tubos, e permitindo a execução de uma etapa de enrolamento mais rápida.
[00010] Além disso, um mecanismo de passagem de acordo com a presente invenção pode ser facilmente usado também por aqueles não particularmente experimentados na técnica.
[00011] Outra vantagem reside no fato de que um mecanismo de desenho de acordo com a presente invenção é relativamente simples a partir de um ponto de vista mecânico e pode ser montado também nas máquinas já existentes de formação de tubos.
[00012] Fica também possível modificar a direção ao longo da qual as faixas de material cartonado são cortadas a fim de obter, quando desejado, tubos de material cartonado cuja parte dianteira fica substancialmente ortogonal ao eixo do mandril de modo a reduzir a formação de aparas.
[00013] Essas e outras vantagens e características da presente invenção serão mais bem compreendidas por aquele usualmente versado na técnica graças à descrição apresentada a seguir e pelos desenhos anexos, fornecidos apenas a título de exemplo, e que não devem ser considerados num sentido limitativo, em que: A Figura 1 é uma vista esquemática em perspectiva de acordo com a presente invenção, em que a correia de enrolamento não é mostrada para tornar o mandril e a seção de saída do mecanismo de estiramento mais visível; A Figura 2 é semelhante à Figura 1, mas aqui uma parte da correia de enrolamento é mostrada e a faixa de material cartonado não é mostrada; A Figura 1 mostra a máquina de Figura 1 com o cárter de proteção e chapa de guia lateral removida; As Figuras 4 e 5 são duas vistas em perspectiva da unidade mostrada na Figura 1, com partes removidas para melhor mostrar a unidade de retenção da lâmina e a transmissão relacionada; A Figura 6 é uma vista esquemática vazada lateral de uma máquina de acordo com a presente invenção numa etapa de preparação de uma faixa de cartão para a operação de estiramento; A Figura 7 é semelhante à Figura 6, mas ela mostra a etapa de corte da faixa de material cartonado; A Figura 8 é semelhante às Figuras 6 e 7, mas ela mostra a produção de um tubo de cartão; A Figura 9 é uma vista lateral da máquina representada na Figura 1, sem a representação do mandril; A Figura 10 mostra esquematicamente a posição da roda de atrito (4) relativamente à faixa de material cartonado (S), enquanto essa última é arrastada pela mesma roda de atrito; A Figura 11 é um diagrama de blocos simplificado que mostra um possível sistema de controle programável para controle de uma máquina de acordo com a presente invenção; A Figura 12 é um esquema que mostra uma orientação possível de uma linha de corte (CD); A Figura 13 é um detalhe ampliado da Figura 6; A Figura 14 é um detalhe ampliado da Figura 7; A Figura 15 mostra uma modalidade alternativa do equipamento ilustrado na Figura 1 que ilustra a possibilidade de inserção de uma faixa de cartão por cima em lugar de lateralmente; As Figuras 16 a 20 mostram outra modalidade da presente invenção; As Figuras 21-23 mostram ainda outra modalidade da presente invenção.
[00014] Reduzida à sua estrutura básica e com referência aos desenhos em anexo, uma máquina de formação de tubos de acordo com a presente invenção é do tipo que compreende um mandril (M) no qual é formado um tubo de material cartonado (T) por enrolamento helicoidal de uma faixa de cartão (S) em torno do referido mandril (M) por meio de uma correia de enrolamento (WB). Esta última apresenta uma parte helicoidal enrolada sobre o mandril (M) e é operada por um correspondente motor elétrico (não mostrado nos desenhos). Com esta máquina, é executada uma etapa de estiramento que consiste em dispor a faixa de cartão (S) com uma configuração apropriada para se obter o seu enrolamento no mandril (M), e uma subsequente etapa de formação, que consiste no referido enrolamento da faixa de cartão (S) para formar o tubo (T). Uma vez que ao longo de uma borda lateral da faixa de cartão (S) é aplicada uma dada quantidade de cola (G), As espiras de material cartonado formadas sobre o mandril (M) como uma consequência da ação de arrastamento exercida pela correia de enrolamento (WB) são mutuamente coladas.
[00015] Uma máquina de formação de tubos de acordo com a presente invenção compreende uma seção de entrada, preferentemente em um lado da máquina, para que a faixa de cartão seja introduzida, meios de arraste, adaptados para puxar a faixa de cartão (S), antecipadamente inserida na referida seção de entrada, ao longo de uma predeterminada direção de arraste (TD), os referidos meios de arraste sendo ativados durante a etapa de estiramento e desativados durante a etapa de formação; e meios de guia, adaptados para guiar a faixa de cartão (S) na direção do mandril (M) ao fim da referida etapa de estiramento, os referidos meios de guia estando dispostos e atuando entre os meios de estiramento e o mandril (M).
[00016] De um modo preferido, como ainda descrito abaixo, uma máquina de formação de tubos de acordo com a presente invenção também compreende meios de corte, adaptados para cortar a faixa de cartão (S) ao longo de uma direção de corte que forma um ângulo predeterminado em relação à direção de arrasto ao fim da etapa de estiramento.
[00017] De acordo com o exemplo mostrado nos desenhos, a máquina dispõe de uma roda livre (1), cujo eixo está indicado pelo número de referência «1a», tendo uma base lateral (1B) onde está aplicado um pino transversal excêntrico (2). Este último está conectado com um cilindro pneumático (3) por uma haste (23). A máquina também compreende uma roda de atrito (4) conectada com uma motor de acionamento (5) através de um eixo (45). A roda livre (1) e a roda de atrito (4) estão numa relação de faces opostas; isto é, elas estão posicionadas tal que as respectivas superfícies externas ficam mutuamente opostas, como é mostrado nos desenhos.
[00018] O eixo da roda de atrito (4) é fixo. O pino excêntrico (2), o eixo (1a) da roda livre (1) e o eixo da roda de atrito (4) são ortogonais à folha na Figura 6, Figura 7 e Figura 8. O cilindro pneumático (3) permite o posicionamento da roda livre (1) numa primeira posição em afastamento da roda de atrito (1), como mostrado na Figura 7, e uma segunda posição na qual a sua superfície externa é pressionada contra a superfície externa da roda de atrito (4) e as rodas (8) descritas adiante.
[00019] A primeira posição é a posição da roda livre (1) quando a faixa de cartão (S) é inserida na máquina. A segunda posição é a posição da roda (1) quando a faixa de cartão (S) é puxada como ainda descrito adiante. Na prática, o cilindro pneumático (3) é um dispositivo adaptado para fazer mover a roda livre (1) entre as referidas duas posições.
[00020] De acordo com o exemplo mostrado nos desenhos, o equipamento compreende ainda uma lâmina (6) inclinada com um ângulo predeterminado em relação a um plano horizontal genérico (HP). A lâmina (6) é usada como ainda descrito adiante, para cortar a faixa de cartão (S) ao longo de uma direção de corte (CD) que forma um ângulo (b) relativamente à direção de arrasto (TD) ao fim da etapa de estiramento.
[00021] A referida lâmina (6) está montada em um mecanismo de condução (7) que está ligado com a referida motor de acionamento (5) através de uma transmissão (50, 500, 51). O mecanismo de condução (7) corre ao longo de uma guia (70) orientada em paralelo relativamente aos eixos do pino (2), a roda livre (1) e a roda de atrito (4).
[00022] Através da referida transmissão (50, 500, 51), o motor de acionamento (5) move o mecanismo de condução (7), com a lâmina (6), em paralelo aos eixos do pino (2), a roda livre (1) e a roda de atrito (4). A lâmina (6) e o mecanismo de condução (7) se posicionam abaixo da roda livre (1) e da roda de atrito (4).
[00023] Como dito acima, o mecanismo de condução (7) que sustenta a lâmina (6) é acionado pelo motor de acionamento (5), através da transmissão (50, 500, 51). Esta última compreende uma pluralidade de polias (50) sobre o qual é enrolada a correia (51).
[00024] Tal como particularmente mostrado nas Figuras 4 e 5, uma destas polias (500) é aplicada sobre o eixo de saída (45) do motor de acionamento (5), no lado oposto relativamente à roda de atrito (4).
[00025] A referida polia (500) se posiciona entre dois discos de fricção (52, 53); por exemplo, dois discos feitos de material de atrito conhecido como Ferodo. Na prática, os dois lados da polia (500) ficam cada um em contato com um correspondente disco de fricção (52, 53).
[00026] No disco externo (52), isto é, no disco de fricção (52) mais afastado da roda de atrito (4), há uma mola (54). Esta última está montada no eixo (45) de forma coaxial ao mesmo eixo, sendo dotada com um parafuso de ajuste (55) por meio do qual o atrito exercido pelos discos de fricção (52, 53) sobre os dois lados da polia (500) pode ser ajustado.
[00027] Uma chapa fixa (8), posicionada abaixo deste mecanismo, é provida com dois elementos (71) que atuam como limites mecânicos de parada para o mecanismo de condução (7). Os discos de fricção (52, 53) transmitem o movimento do eixo (45) para a polia (500) e, através da correia (51), para o mecanismo de condução (7) e, por conseguinte, para a lâmina (6).
[00028] Quando o mecanismo de condução (7) atinge uma posição de paragem como ainda descrito adiante, a polia (500) desliza entre os discos (52, 53). Nesta condição operativa, o eixo (45) movimenta a lâmina (6) apenas, sem mover o mecanismo de condução (7). Na prática, o grupo formado pela polia (500) e os discos de fricção (52, 53) é um dispositivo para desengatar o mecanismo de condução (7) do motor de acionamento (5), quando o mecanismo de condução (7) atinge uma posição limite de paragem.
[00029] Tal dispositivo de desengate permite na referida condição operacional, utilizar o motor de acionamento (5) para operar a roda de atrito (4), mesmo se o mecanismo de condução (7) estiver paralisado.
[00030] A guia (70) é articulada, com eixo paralelo ao eixo (1a) da roda livre (1), a duas paredes fixas verticais (80) que emergem a partir da base (8) por meio de pinos (81) ortogonais às referidas paredes (80).
[00031] Um braço (75), voltado para a saída (E) para a faixa de cartão (S), se projeta a partir de um lado da guia (70). No referido braço há uma mola (72) que tem um eixo vertical e está montada sobre um correspondente parafuso de ajuste (73) que, na sua extremidade inferior, está inserido na base (8).
[00032] O parafuso (73) permite o ajustamento da compressão da mola (72) e, como consequência, o ajustamento da pressão exercida pela lâmina (6). Além disso, na extremidade dianteira do braço (75) está provido outro parafuso (74), cuja função é a de limitar a rotação da guia (70) em torno do eixo definido pelos pinos (81).
[00033] Pelo aparafusar e desparafusar do parafuso (74) é possível ajustar o percurso angular máximo da guia (70) em torno do eixo dos pinos (81) e, por conseguinte, fica possível ajustar a distância da lâmina (6) a partir da roda livre (1).
[00034] Estes sistemas de ajuste permitem ao usuário adaptar a máquina às variadas características (tais como espessura, estrutura etc.) das faixas cartão (S) utilizadas para fazer os tubos (T) e para compensar o consumo progressivo da borda de corte da lâmina (6).
[00035] A jusante do mecanismo de transporte (7) relativamente à direção de arrasto (TD) há um grupo formado por uma pluralidade de rodas (9) montadas sobre um eixo horizontal motorizado (90) que é paralelo ao mecanismo de transporte (7). As referidas rodas (9) e o respectivo eixo (90) se posicionam abaixo da roda livre (1).
[00036] A jusante das rodas (9) relativamente à direção de arrasto (TD) existe uma rampa (91) que termina próximo ao mandril (M); isto é, termina na referida estação de saída (E).
[00037] Uma tampa de proteção (12) é fornecida, para cobrir o espaço acima da roda livre (1) e roda de atrito (4).
[00038] Num lado da tampa (12) há uma chapa côncava (13), com a concavidade voltada para cima, que, como ainda descrito adiante, facilita a execução da etapa de estiramento. A referida chapa côncava (13) é fixada, em seu lado convexo, a uma borda dianteira côncava (82) de uma correspondente chapa vertical (80).
[00039] A máquina funciona como descrito a seguir.
[00040] O operador insere manualmente a faixa de cartão (S) no espaço (VS) entre a roda livre (1) e a roda de atrito (4), como mostrado pelas setas «F» na Figura 1. Esta operação é facilitada pela chapa (13) que atua como uma guia. A faixa de cartão (S) é alimentada por um correspondente desbobinador (já conhecido) provido com suportes para sustentar um carretel de material cartonado formado pela faixa de cartão.
[00041] Novamente agarrando a borda dianteira (SA) da faixa de cartão (S), o operador confere a esta última a configuração mostrada na Figura 6; ou seja, ele passa a extremidade dianteira da faixa de cartão (S) entre dois rolos (R1, R2) providos em diferentes alturas diante da tampa (12) tal que a extremidade frontal da faixa de cartão (S) resulte acima do mandril (M).
[00042] O rolete inferior (R1) é fixado na chapa base (8), enquanto que o rolete superior (R2) é fixado a uma parede vertical (80). Note-se que nesse meio tempo a correia de enrolamento (WB) fica parada, tal que essa etapa é executada numa condição segura.
[00043] Com a faixa de cartão (S) assim configurada, o operador, fazendo uso de um teclado (P), ativa os meios de colagem e manualmente puxa a faixa de cartão (S) até que visualmente observe a presença da cola (L) que é aplicada no lado superior da faixa de cartão (S).
[00044] Em seguida, o operador, fazendo uso do mesmo teclado, inicia o procedimento automático seguinte.
[00045] O cilindro pneumático (3) é ativado e, por meio da alavanca (23), move a roda livre (1) no sentido da roda de atrito (4). Por conseguinte, a faixa de cartão (S) é comprimida entre as rodas (1) e (4).
[00046] Um sensor (S1), mostrado na Figura 11 apenas, detecta a posição avançada da roda livre (1) e ativa o motor de acionamento (5). Portanto, a roda de atrito (4) é acionada e, à medida que gira, ela aciona a faixa de cartão (S) ao longo da direção de estiramento (TD) enquanto a roda livre (1) gira livremente em torno de seu próprio eixo (1a).
[00047] Agora o operador interrompe o puxamento manual da faixa de cartão (S). Quando a rotação da roda de atrito (4) inicia, tal que a faixa de cartão (S) é arrastada por esta última, o mecanismo de condução (7) é simultaneamente movido ao longo da guia (70), uma vez que a respectiva transmissão (50, 500, 51) está ligada ao mesmo eixo (45) no qual a roda de atrito (4) está montada. Portanto, a lâmina (6) corta a faixa de cartão (S), enquanto essa última é arrastada ao longo da direção de estiramento (TD).
[00048] Como dito acima, a lâmina (6) pode ser posicionada com um ângulo de inclinação (b) de tal modo que a extremidade dianteira do tubo (T) a ser formado no mandril (M) será substancialmente ortogonal ao eixo do mandril, evitando assim uma etapa posterior de aparar os tubos após o uso do mandril.
[00049] Quando o mecanismo de condução (7) atinge sua posição final, a transmissão (50, 500, 51) é desengatada do eixo (45) tal como descrito acima. Portanto, enquanto a rotação da roda de atrito (4) continua, a lâmina (6) fica parada porque o mecanismo de condução (7), por sua vez, está parado. À medida que a roda de atrito (4) gira, a porção de corte da faixa de cartão (S), passante sobre as rodas (9) e a rampa (91) é empurrada na direção do mandril (M); isto é, em direção ao ponto onde a correia de enrolamento enrola no mandril. Nesse meio tempo, a correia de enrolamento (WB) é acionada e, portanto, a porção de corte da faixa de cartão (S) é apanhada pela correia de enrolamento (WB) que, num modo próprio já conhecido, arrasta a mesma sobre o mandril (M) e determina seu enrolamento, iniciando assim a produção do tubo (T).
[00050] Após um tempo determinado, um cilindro pneumático (3) movimenta a roda livre (1) em sua posição de partida; isto é, numa posição distanciada da roda de atrito (4) e o motor de acionamento (5), que gira numa direção oposta àquela inicial, movimenta o mecanismo de condução (7) com a lâmina (6) para a posição inicial.
[00051] A Figura 7 mostra a etapa final do corte da faixa de cartão (S), com a extremidade dianteira da faixa, formada pelo corte executado pela lâmina (6), ainda ao comando do operador.
[00052] A Figura 8 mostra a formação do tubo (T) no mandril (M).
[00053] Na figura 6 e figura 8 a roda livre (1) está distanciada da roda de atrito (4), tal que a faixa de cartão (S) é puxada pelo operador (Figura 6) ou pela correia de enrolamento (Figura 8). Ao contrário, na figura 7 a roda livre (1) é aproximada à roda de atrito (4), tal que a faixa de cartão (S) é puxada pela roda de atrito (1), porque ela é prensada entre essa última e a roda livre (1).
[00054] É de notar que a roda de atrito (4) atua sobre a parte não colada (NG) da tira (S), como mostrado na Figura 10.
[00055] A Figura 14 mostra os sentidos de rotação das rodas (1) e (4) quando a faixa de cartão (S) é arrastada pela roda de atrito (4). A seta descrita com uma linha sólida denota o fato de que a roda de atrito (4) está motorizada, enquanto que a seta em linha tracejada indica o fato de que a roda livre (1) é levada a girar em torno do eixo (1a) pela roda de atrito (4).
[00056] O motor de acionamento (5), o sensor (S1), o teclado (P) e o cilindro pneumático (3) estão conectados com uma unidade de controle (UE) já conhecida no âmbito da automação e, por conseguinte, não serão descritos de forma mais detalhada.
[00057] De acordo com o exemplo descrito acima, a roda de atrito (4) e o mecanismo de condução (7) que sustenta a lâmina (6) são acionados por um único atuador (5). Todavia, esses componentes podem ser acionados por mais atuadores independentes.
[00058] A Figura 15 mostra outra maneira de inserir a faixa de cartão (S) que, neste caso, é inserida por cima em lugar a partir de uma lateral relativamente aos meios de arraste. Portanto, a guia lateral (13) pode ser omitida.
[00059] Os meios de arrasto podem ser também ativados durante a etapa de formação do tubo cooperando assim com a correia de enrolamento (WB) a fim de arrastar a faixa de cartão (S).
[00060] De acordo com o exemplo mostrado nas Figuras 16 a 20, a roda (1) é motorizada, ao passo que a roda de atrito (4) fica livre para girar em torno do seu eixo.
[00061] Nas Figuras 16,19 o motor que aciona a roda (1) é indicado pelo número de referência «100». O motor (100) está conectado com a roda (1) por meio de uma transmissão por engrenagem (101) cujo eixo (103) passa através de um furo (102) provido numa parede lateral (80).
[00062] O cilindro (3) está montado num lado externo da referida parede lateral e a alavanca (23), que no exemplo acima descrito estava no mesmo lado externo, agora está no lado interno; isto é, no espaço compreendido entre o lado interno da parede lateral (80) e a roda (1).
[00063] A unidade formada pelo motor (100) e a engrenagem (101) é provida em um braço de suporte (104). A haste do cilindro (3) e o braço de suporte (104) são providos numa extremidade (a extremidade inferior nos desenhos) da alavanca (23).
[00064] A Figura 17 mostra, em particular, a conexão (230) da alavanca (23) com o eixo (103) e, por conseguinte, com a roda (1). Por conseguinte, o cilindro (3) atua, através da alavanca (23), na roda (1) e unidade (100, 101) para movimentar a roda (1) para ida e volta relativamente à roda de atrito (4).
[00065] A roda (1) é uma roda livre, tal que ela é feita girar pelo motor (100), quando esta última é ativada (durante a etapa de estiramento) sendo livre para girar em torno de seu próprio eixo quando o eixo (103) pára; isto é, quando o motor (100) é desativado (ao término da etapa de estiramento). Além disso, o mecanismo de condução no qual a lâmina (6) está montada é movido por um cilindro pneumático (600).
[00066] Portanto, de acordo com este exemplo, os meios destinados a puxar a faixa de cartão (S) são mecanicamente independentes relativamente aos meios de corte.
[00067] Fica entendido que uma máquina de formação de tubos de acordo com a presente invenção pode ser provida com uma pluralidade de grupos ou unidades formadas como descrito acima, cuja quantidade iguala a quantidade das faixas de cartão (S) para a produção de tubos formados pelo enrolamento de uma pluralidade de faixas de cartão sobre o mandril (M).
[00068] De acordo com o exemplo mostrado nas Figuras 21 a 23, os referidos grupos ou unidades são em número de dois (U1, U2), para a produção dos tubos de material cartonado formados por duas faixas de cartão (S).
[00069] Nesse exemplo, as unidades (U1, U2) são mutuamente independentes uma vez que cada uma delas compreende seus próprios meios de arrasto e meios de corte e trabalha numa correspondente faixa de cartão (S).
[00070] Os meios de arrasto e os meios de corte são os descritos acima. As faixas de cartão (S) estão orientadas com um mesmo ângulo em relação ao eixo do mandril, são parcialmente sobrepostas na seção de entrada (E) e, a fim de evitar seu cruzamento, elas alcançam o mandril (M) com um diferente ângulo de incidência relativamente a um plano tangente relativamente à superfície externa do mandril (o diferente ângulo de incidência das faixas S próximo ao mandril M é particularmente visível na Figura 23).
[00071] Portanto, é possível executar a etapa de estiramento de dois modos diferentes: a etapa de estiramento pode ser executada para uma única faixa de cartão (S) por vez, tal que o procedimento revelado acima é executado duas vezes; alternativamente, o operador pode puxar as duas faixas de cartão simultaneamente até que seja percebida cola (que é aplicada numa única faixa de cartão) e, neste momento, iniciar a etapa de estiramento ativando ambas as unidades de arrasto e de corte, possivelmente com um atraso da segunda unidade.
[00072] Na prática, os detalhes de execução podem variar segundo qualquer modo equivalente relativamente aos elementos descritos e mostrados nos desenhos, sem nos afastarmos da idéia solucional descrita e apresentada e ainda permanecer no contexto dos limites de proteção assegurados pela presente patente.

Claims (19)

1. MÁQUINA PARA A PRODUÇÃO DE TUBOS DE MATERIAL CARTONADO, compreendendo um mandril (M) no qual um tubo de material cartonado (T) é formado pelo enrolamento helicoidal de uma faixa de cartão (S) sobre o mesmo mandril (M), um elemento de enrolamento (WB) adaptado para interagir com o mandril (M) e a faixa de cartão (S) para realizar o enrolamento helicoidal, a máquina sendo adaptada para realizar uma etapa de estiramento, consistindo na configuração da faixa de cartão (S) numa configuração adequada para seu enrolamento sobre o mandril (M), e uma subsequente etapa de formação, consistindo no enrolamento helicoidal do tubo de material cartonado (S) para formar o tubo (T), caracterizada por compreender uma seção de entrada para a faixa de cartão (S) a ser puxada; meios de arrasto adaptados para puxar a faixa de cartão (S) a ser estirada e introduzida na seção de entrada, ao longo de uma predeterminada direção de arrasto (TD), os meios de arrasto ficando ativos durante a referida etapa de estiramento; e meios de guia adaptados para guiar a faixa de cartão (S) na direção do mandril (M) ao fim da etapa de estiramento, os meios de guia sendo dispostos e atuantes entre os meios de arrasto e o mandril (M), a máquina compreendendo ainda meios de corte adaptados para cortar a faixa de cartão (S) ao longo de uma direção de corte orientada num predeterminado ângulo relativamente à direção de corte ao final da etapa de estiramento, os meios de arrasto compreendendo rodas cooperantes (1, 4) entre as quais a faixa de cartão (S) pode ser inserida.
2. Máquina, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a referida seção de entrada numa lateral dos referidos meios de arrasto.
3. Máquina, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por os referidos meios de guia compreender rodas (9) com eixo horizontal situado abaixo dos referidos meios de arrasto, a montante do mandril (M) relativamente à direção de arrasto (TD).
4. Máquina, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por os referidos meios de arrasto compreender duas rodas mutuamente opostas (1, 4) entre as quais a faixa de cartão (S) pode ser inserida, as referidas rodas mutuamente opostas (1, 4) estando orientadas com seus eixos de rotação numa direção (1a) perpendicular à referida direção de arrasto (TD) e sendo adaptadas para delimitar, entre as respectivas superfícies mutuamente opostas, um espaço (VS) de volume variável que na referida etapa de estiramento é maior para facilitar a introdução da faixa de cartão (S) através da referida seção de entrada.
5. Máquina, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada por o eixo de uma roda (4) ser fixo, enquanto que o eixo da outra roda (1) é movediço, tal que a roda de eixo movediço (1) pode ser trazida para próximo da roda de eixo fixo (4), ou movimentada em afastamento desse último, tal que o volume do espaço entre as duas rodas (1, 4) pode ser variado mediante movimentar uma roda (1) para ida e volta relativamente à outra roda (4).
6. Máquina, de acordo com a reivindicação 5, caracterizada por uma roda (1) ser uma roda livre, enquanto a outra roda (4) é uma roda de atrito, que é coberta com um material adaptado para exercer uma ação de arrasto por atrito sobre a faixa de cartão (S) introduzida entre as duas rodas, e em conexão a um respectivo elemento motriz (5).
7. Máquina, de acordo com a reivindicação 5, caracterizada por a roda de eixo movediço (1) estar em conexão com um atuador (3) que a movimenta para ida e volta relativamente à roda de eixo fixo (4).
8. Máquina, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por os referidos meios de corte compreender uma lâmina (6) montada num mecanismo de condução (7) movediço numa direção perpendicular à referida direção de arrasto (TD).
9. Máquina, de acordo com as reivindicações 6 e 8, caracterizada por o referido mecanismo de condução (7) ser movimentado pelo mesmo elemento motriz (5) que movimenta a roda de atrito (4).
10. Máquina, de acordo com a reivindicação 9, caracterizada por compreender, posicionados e atuando entre o mecanismo de condução (7) e o elemento motriz (5), meios de desacoplamento adaptados para desacoplar o mecanismo de condução (7) do elemento motriz (5).
11. Máquina, de acordo com reivindicação 1, caracterizada por os referidos meios de guia compreender uma calha (91) provida abaixo dos meios de arrasto e a montante do mandril (M) relativamente à direção de arrasto (TD).
12. Máquina, de acordo com as reivindicações 10 e 11, caracterizada por a calha (91) ser posicionada a jusante das rodas (9) relativamente à direção de arrasto (TD).
13. Máquina, de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 12, caracterizada por os meios de arrasto ficar inoperantes durante a etapa de formação.
14. Máquina, de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 13, caracterizada por os referidos meios de arrasto ficar inativos durante a etapa de formação.
15. Máquina, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a referida seção de entrada estar acima dos meios de arrasto.
16. Máquina, de acordo com a reivindicação 5, caracterizada por uma roda ser uma roda de atrito, que é coberta com um material adaptado para exercer uma ação de arrasto por atrito sobre a faixa de cartão (S) introduzida entre as duas rodas, e ser uma roda livre, enquanto a outra roda (1) fica em conexão com um respectivo elemento motriz (100) que induz sua rotação durante a etapa de estiramento.
17. Máquina, de acordo com as reivindicações 6 e 8, caracterizada por o referido mecanismo de condução (7) ser movimentado por um respectivo atuador individual (600).
18. Máquina, de acordo com uma ou mais das reivindicações 1 a 17, caracterizada por compreender uma pluralidade de unidades operativas (U1, U2) cada uma das quais compreendendo meios de arrasto adaptados para arrastar uma única faixa de cartão (S) durante a referida etapa de estiramento.
19. Máquina, de acordo com a reivindicação 18, caracterizada por cada uma das referidas unidades operativas compreender meios de corte adaptados para cortar uma única faixa de cartão ao final da referida etapa de estiramento.
BR112017004656-3A 2014-10-29 2015-09-17 Máquina para a produção de tubos de material cartonado BR112017004656B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ITFI20140243 2014-10-29
ITFI2014A000243 2014-10-29
PCT/IT2015/000233 WO2016067314A1 (en) 2014-10-29 2015-09-17 Machine for the production of cardboard tubes

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112017004656A2 BR112017004656A2 (pt) 2018-01-30
BR112017004656B1 true BR112017004656B1 (pt) 2022-03-03

Family

ID=52130597

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112017004656-3A BR112017004656B1 (pt) 2014-10-29 2015-09-17 Máquina para a produção de tubos de material cartonado

Country Status (10)

Country Link
US (1) US20170239907A1 (pt)
EP (1) EP3212391B1 (pt)
JP (1) JP6590923B2 (pt)
CN (1) CN107073864B (pt)
BR (1) BR112017004656B1 (pt)
ES (1) ES2698514T3 (pt)
PL (1) PL3212391T3 (pt)
RS (1) RS57967B1 (pt)
RU (1) RU2672943C1 (pt)
WO (1) WO2016067314A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2015114672A1 (en) * 2014-01-29 2015-08-06 Futura S.P.A. Equipment and method for the production of cardboard tubes
IT202000030656A1 (it) 2020-12-14 2022-06-14 Futura Spa Impianto e processo per la movimentazione di bobine di cartone.
IT202000030650A1 (it) 2020-12-14 2022-06-14 Futura Spa Impianto e processo per la movimentazione di bobine di cartone.
IT202000030662A1 (it) 2020-12-14 2022-06-14 Futura Spa Impianto e processo per la movimentazione di bobine di cartone.
IT202000030644A1 (it) 2020-12-14 2022-06-14 Futura Spa Dispositivo e metodo per la manipolazione di bobine di cartone.

Family Cites Families (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3105421A (en) * 1963-10-01 Coin wrapper forming apparatus
US968855A (en) * 1909-05-06 1910-08-30 Walter Kellner Machinery for manufacturing paper tubes.
US1580375A (en) * 1925-06-22 1926-04-13 Master Package Corp Tube-winding apparatus
US1925791A (en) * 1929-11-08 1933-09-05 Alexander Herz Tube forming machine
US2048360A (en) * 1934-03-02 1936-07-21 Spanel Abram Nathaniel Method and apparatus for making helically wound tubes
US3139011A (en) * 1961-10-30 1964-06-30 Robinson & Sons Ltd Method for the production of spirally wound containers
US3155016A (en) * 1963-01-24 1964-11-03 Chesebrough Ponds Machine for making paper sticks
US3497413A (en) * 1964-01-20 1970-02-24 Owens Corning Fiberglass Corp Apparatus for making a tubular body of fibrous glass
JPS5518246Y2 (pt) * 1974-05-11 1980-04-26
US4095512A (en) * 1976-04-08 1978-06-20 Arrow Paper Products Company Winding of uniform diameter tubes
DE2724899C3 (de) * 1977-06-02 1980-09-25 Christian Majer Kg, Maschinenfabrik, 7400 Tuebingen Einrichtung an einer Folienrohrwickelmaschine zur Steuerung eines Schneidorganes
US4270443A (en) * 1978-07-11 1981-06-02 Star Paper Tube, Inc. Convolute paper tube forming apparatus and method
JPS60212338A (ja) * 1984-04-06 1985-10-24 日本紙管工業株式会社 複合平巻紙管の製造方法
US5106356A (en) * 1991-05-30 1992-04-21 Sonoco Products Company Method and apparatus for the manufacture of paperboard tubes having controlled outside diameter
CN2108616U (zh) * 1991-12-04 1992-07-01 宋铭海 螺旋纸管机
JPH05246412A (ja) * 1992-03-03 1993-09-24 Toshiba Corp 物品処理装置および方法
IT1262533B (it) * 1993-10-08 1996-07-02 Perini Fabio Spa Macchina per la produzione in continuo di tubi, con azionamento indipendente dell'unita' di taglio.
IT1262532B (it) * 1993-10-08 1996-07-02 Perini Fabio Spa Macchina per la produzione di tubi in cartone o simile, con mezzi per il taglio del tubo in spezzoni di lunghezze predeterminate.
US6306235B1 (en) * 1997-10-16 2001-10-23 Nomaco, Inc. Spiral formed products and method of manufacture
JP3815036B2 (ja) * 1998-03-05 2006-08-30 ブラザー工業株式会社 シートカセット
CN2354744Y (zh) * 1998-09-14 1999-12-22 马国良 自动卷管机
ITFI20020181A1 (it) * 2002-09-26 2004-03-27 Fabio Perini Dispositivo per l'alimentazione dei nastri cartacei e simili destinati alla produzione di tubi di cartone
ITFI20030155A1 (it) * 2003-05-30 2004-11-30 Perini Fabio Spa Macchina per la produzione di manufatti tubolari con un
KR101140074B1 (ko) * 2004-03-18 2012-04-30 브이엠아이 홀랜드 비.브이. 컷팅 장치
CN102922779B (zh) * 2012-11-16 2015-04-01 金红叶纸业集团有限公司 纸管成型装置
ITMI20130644A1 (it) * 2013-04-19 2014-10-20 Gambini Int Sa Macchina per la produzione di un elemento tubolare per avvolgimento a spirale di almeno una striscia di cartone

Also Published As

Publication number Publication date
EP3212391A1 (en) 2017-09-06
BR112017004656A2 (pt) 2018-01-30
PL3212391T3 (pl) 2019-05-31
ES2698514T3 (es) 2019-02-05
RS57967B1 (sr) 2019-01-31
US20170239907A1 (en) 2017-08-24
EP3212391B1 (en) 2018-10-17
WO2016067314A1 (en) 2016-05-06
JP6590923B2 (ja) 2019-10-16
RU2672943C1 (ru) 2018-11-21
CN107073864A (zh) 2017-08-18
CN107073864B (zh) 2019-05-03
JP2017536263A (ja) 2017-12-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112017004656B1 (pt) Máquina para a produção de tubos de material cartonado
JP2016510294A5 (pt)
US6415712B1 (en) Track mechansim for guiding flexible straps around bundles of objects
EP0249737B1 (en) Reinforcement binding machine
BRPI0706646A2 (pt) Máquina de reenrolamento e método de enrolar para produção de toras
BRPI0923267B1 (pt) sistema de recorte de painel de vidro para uso com um fio de corte no procedimento de recorte de um painel de vidro de veículo, método de cortar um painel de vidro de veiculo colado em uma moldura por meio de material de colagem interposto
CN110114291A (zh) 用于生产纸卷材的复卷机
JPH0645368B2 (ja) 帯状材料の選択−送り装置
JP6938033B2 (ja) ラミネート装置
US1986680A (en) Winding machine
JP7029450B2 (ja) 巻取り終わりにストリップを横方向に切断する手段を備えたウェブ材料のストリップ巻取り装置及び方法
JP5527695B2 (ja) エンドレス方式のウインチ、及び該ウインチへの初期ロープの誘導システム
US4189339A (en) Method for providing sections of wrapping material having a strip of adhesive tape attached to an end portion thereof
BR112019023809A2 (pt) Método para cortar transversalmente uma trama de material movida ao longo de uma direção de movimento e dispositivo para o mesmo
JP2017185555A (ja) 裁断装置
JP2601354B2 (ja) ボール箱のテーピング装置
US1625403A (en) stevens
US5699710A (en) Slotter wheel mechanism having selectively rotatable slotter blade
US20140336028A1 (en) Packaging Device
BR112014000967B1 (pt) método de romper uma bobina móvel, e, sistema de corte de bobina
BR112016015431B1 (pt) máquina para corte de tubos de papelão
RU2253531C1 (ru) Устройство для подачи и резки проволоки, прутков, ленты и других подобных материалов
US3524369A (en) Automatic paper feeding unit
CN205381784U (zh) 连续收卷装置
CN214271436U (zh) 一种激光照排自动面料裁剪系统

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 17/09/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.