BR112016013453B1 - combinação de um dispositivo de transporte para animais de abate e um dispositivo de remoção, assim como um método para operar essa combinação - Google Patents

combinação de um dispositivo de transporte para animais de abate e um dispositivo de remoção, assim como um método para operar essa combinação Download PDF

Info

Publication number
BR112016013453B1
BR112016013453B1 BR112016013453-2A BR112016013453A BR112016013453B1 BR 112016013453 B1 BR112016013453 B1 BR 112016013453B1 BR 112016013453 A BR112016013453 A BR 112016013453A BR 112016013453 B1 BR112016013453 B1 BR 112016013453B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
additional
active position
groove
slaughter
driving element
Prior art date
Application number
BR112016013453-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Erik Hendrikus Werner Peters
Tim Sander Rijerse
Original Assignee
Marel Stork Poultry Processing B.V
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Marel Stork Poultry Processing B.V filed Critical Marel Stork Poultry Processing B.V
Publication of BR112016013453B1 publication Critical patent/BR112016013453B1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C21/00Processing poultry
    • A22C21/0053Transferring or conveying devices for poultry
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C21/00Processing poultry
    • A22C21/0007Poultry shackles
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C21/00Processing poultry
    • A22C21/0046Support devices

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Processing Of Meat And Fish (AREA)
  • Framework For Endless Conveyors (AREA)

Abstract

COMBINAÇÃO DE UM DISPOSITIVO DE TRANSPORTE PARA TRANSPORTAR ANIMAIS DE ABATE, MÉTODO PARA OPERAR UM A COMBINAÇÃO DE UM DISPOSITIVO DE TRANSPORTE E UM DISPOSITIVO DE REMOÇÃO, E, DISPOSITIVO DE REMOÇÃO PARA USO EM UMA COMBINAÇÃO. A invenção provê uma combinação de um dispositivo de transporte para animais de abate e um dispositivo de remoção. O dispositivo de transporte compreende uma guia que se estende ao longo de um caminho de transporte, transportadores de produto para os animais de abate, que são móveis em uma direção de movimento ao longo da guia, cada transportador de produto compreendendo pelo menos uma ranhura inclinada, de acordo com uma direção de inclinação para segurar pelo menos uma parte retida de um animal de abate em si. A pelo menos uma ranhura tem uma extremidade superior aberta e uma extremidade inferior. O dispositivo de remoção compreende um element impulsionador, que é móvel para frente e para trás entre uma posição passiva e uma posição ativa para impulsionar a pelo menos uma parte retida fora da pelo menos uma ranhura. O dispositivo de remoção compreende um elemento impulsionador adicional que é móvel para frente e para trás entre uma posição passiva adicional e uma posição (...).

Description

DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção se refere a uma combinação de um dispositivo de transporte para transportar animais de abate suspensos de transportadores de produto do dispositivo de transporte, durante essa transferência os animais de abate traçam um caminho, e um dispositivo de remoção disposto ao longo do dito caminho para remover animais de abate selecionados dos transportadores de produto, o dispositivo de transporte compreendendo uma guia que se estende ao longo de um caminho de transporte, transportadores de produto para os animais de abate, que são móveis em uma direção de movimento ao longo da guia, cada transportador de produto compreendendo pelo menos uma ranhura inclinada de acordo com a direção de inclinação para segurar pelo menos uma parte retida de um animal de abate em si, em que a pelo menos uma ranhura tem uma extremidade superior aberta e uma extremidade inferior e é orientado lateralmente em relação ao dispositivo de transporte, pelo menos na localização do dispositivo de remoção, o dispositivo de remoção compreendendo um elemento impulsionador, meios de movimentação para movimentar o elemento impulsionador para frente e para trás entre uma posição passiva, na qual o elemento impulsionador está localizado fora do caminho dos animais de abate, e uma posição ativa, na qual o elemento impulsionador está localizado no caminho de pelo menos uma parte retida de um animal de abate selecionado na posição ativa, ou pelo menos durante movimento da posição passiva para a posição ativa, para impulsionar a pelo menos uma parte retida do animal de abate selecionado fora da pelo menos uma ranhura de um transportador de produto por meio da extremidade aberta superior da dita pelo menos uma ranhura.
[002] Em abatedouros, onde animais de abate suspensos de transportadores de produto de um dispositivo de transporte são processados, há uma perseguição contínua de aumento da capacidade. Linhas de abate modernas para aves de abate são capazes de processar tipicamente pelo menos 12.000 aves por hora, por exemplo, mas mesma até capacidades maiores são consideradas desejáveis tendo em vista a redução do custo envolvido no processamento de aves de abate. Diversas possibilidades, sejam em combinação entre si ou não, estão disponíveis para aumentar a capacidade de um abatedouro. Uma primeira possibilidade é aumentar a velocidade do dispositivo de transporte por meio dos quais os animais de abate são transportados através de um abatedouro, durante essa transferência os animais de abate são processados. Uma segunda possibilidade é reduzir o passo entre sucessivos transportadores de produto. Em abatedouros, por diversas razões, pode ser necessário remover seletivamente animais de abate, como aves, de um transportador de produto na localização de uma posição de processamento. O termo “seletivo” indica que somente animais de abate selecionados devem ser removidos do transportador de produto na localização da posição de processamento, enquanto, por exemplo, os animais de abate em um transportador de produto adjacente a montante e um transportador de produto a jusante adjacente não devem ser removidos do dito transportador de produto na localização da dita posição de processamento. Essa seleção pode, por exemplo, ocorrer com base no peso do animal de abate ou com base na avaliação visual de um animal de abate. Pode ocorrer uma situação de transferência, na qual um animal de abate é transferido de um transportador de produto para outro transportador de produto. De maneira alternativa, animais de abate específicos podem cair de um transportador de produto em um reservatório de coleta ou em um transportador adicional, como uma correia transportadora.
[003] Quando velocidades relativamente altas do dispositivo de transporte forem utilizadas, há um risco aumentado de que a pelo menos uma parte retida dos animais de abate escorreguem da pelo menos uma ranhura de um transportador de produto, em particular, nas curvas na linha de transporte. Por esse motivo, pode ser desejável utilizar um ângulo relativamente grande entre uma linha horizontal e a direção de inclinação, sendo a direção na qual a pelo menos uma ranhura se estende, e/ou utilizar uma ranhura relativamente longa. De maneira alternativa, ou em combinação, também é concebível dimensionar e/ou configurar as ranhuras para terem uma restrição discreta local da largura das ranhuras, de modo que as partes retidas, como, tipicamente, as pernas das aves no caso de aves, sejam retidas na extremidade inferior de uma ranhura com um ajuste de agarre leve e/ou um ajuste de forma mais ou menos travada.
[004] Todos os aspectos possíveis acima, conectados ao aumento da capacidade de um abatedouro em si tornam mais difícil remover seletivamente animais de abate de um transportador de produto. Por um lado, esse é o caso, pois o uso de transportadores de produto que possam ter sido adaptados da maneira descrita acima, tendo em vista a realização de velocidades de linha maiores, torna mais difícil remover animais de abate dos transportadores de produto, enquanto, por outro lado, velocidades de linha maiores e/ou passos menores aumentam o risco de que um elemento impulsionador, por meio do qual um animal de abate é removido de um transportador de produto, mais especificamente por meio do qual a pelo menos uma parte retida de um animal de abate é impulsionada para fora da pelo menos uma fenda do transportador de produto, colidirá de maneira indesejável com um animal de abate suspenso de um transportador de produto a montante ou a jusante adjacente. A aceleração do curso do elemento impulsionador aumentará o impulso que age na pelo menos uma parte retida do animal de abate, de modo que haja um risco aumentado de danificar o animal de abate e de fraturas ósseas indesejáveis.
[005] A publicação Europeia EP 1 922 935 A1 descreve uma combinação de acordo com a introdução, em que os meios de movimentação compreendem um motor de passo ou um servomotor e em que é possível transmitir um movimento ou padrão de velocidade ao elemento impulsionador, que é reivindicado por tornar a combinação mais adequada para operação de alta velocidade. Além do fato de que essa é uma solução relativamente custosa, a magnitude do efeito positivo que pode ser alcançado é, ademais, limitada.
[006] O objetivo da invenção é prover uma solução ou pelo menos uma melhoria em relação a esses problemas. A fim de alcançar esse objetivo, a invenção provê uma combinação, conforme descrito na introdução, em que o dispositivo de remoção compreende um elemento impulsionador adicional assim como meios de movimentação adicionais para movimentar o elemento impulsionador adicional para frente e para trás entre uma posição passiva adicional, na qual o elemento impulsionador adicional está localizado fora do caminho dos animais de abate, e uma posição ativa adicional, na qual o elemento impulsionador adicional está localizado no caminho da pelo menos uma parte retida do animal de abate selecionado na dita posição ativa adicional, ou pelo menos durante seu movimento da posição passiva adicional para a posição ativa adicional, para impulsionar a pelo menos uma parte retida do animal de abate selecionado da extremidade inferior, na direção da extremidade superior, a uma posição intermediária, em que o elemento impulsionador é projetado para impulsionar a pelo menos uma parte retida de um animal de abate da posição intermediária, por meio da extremidade superior da pelo menos uma ranhura de um transportador de produto, fora da dita pelo menos uma ranhura na posição ativa ou durante seu movimento da posição passiva para a posição ativa.
[007] O uso de um elemento impulsionador adicional, em combinação com um elemento impulsionador que é conhecido per se, cria a possibilidade de que, inicialmente, a pelo menos uma parte retida é impulsionada da extremidade inferior da pelo menos uma fenda na direção, mas não tão distante quanto, da extremidade superior da pelo menos uma fenda, após o que o elemento impulsionador impulsionará a pelo menos uma parte retida da posição da pelo menos uma parte retida na pelo menos uma fenda, efetuada pelo elemento impulsionador adicional além da extremidade superior da pelo menos uma fenda e, assim, não fora da pelo menos uma fenda. A vantagem da utilização de um elemento impulsionador adicional pode ser que o elemento impulsionador precisará de menos força para impulsionar a pelo menos uma parte retida de um animal de abate, como as pernas de uma ave, além da extremidade superior da pelo menos uma fenda, de modo que haja um risco diminuído de dano ao animal de abate. A vantagem da utilização de um elemento impulsionador adicional também pode ser que assim que o elemento impulsionador adicional impulsionou a pelo menos uma parte retida do animal de abate fora da extremidade inferior da pelo menos uma fenda, e uma primeira parte do movimento da pelo menos uma parte retida, que é necessário para remover o animal de abate do transportador de produto, portanto, foi realizado e, preferencialmente, assim que o elemento impulsionador, subsequentemente, entra em contato com a pelo menos uma parte retida ou pelo menos com uma parte retida no caso de duas ou mais partes retidas, o elemento impulsionador adicional pode ser movimentado de volta para a posição passiva adicional. O risco de um animal de abate em um transportador de produto a montante adjacente entrar em contato de maneira indesejável com o elemento impulsionador adicional pode, portanto, ser consideravelmente reduzido, além do fato de que o elemento impulsionador ainda está engatado para impulsionar a pelo menos uma parte retida do animal de abate para fora da pelo menos uma fenda, e além do fato de que uma velocidade de linha relativamente alta e/ou um passo pequeno entre os transportadores de produto é/são utilizados. Por outro lado, o elemento impulsionador não precisa se movimentar da posição passiva para a posição ativa até o elemento impulsionador adicional ter se movimentado para a posição ativa. Isso, também, reduz o risco de um animal de abate em um transportador de produto a jusante adjacente entrar em contato de maneira indesejável com o elemento impulsionador.
[008] Uma realização da invenção que é vantajosa por motivos de simplicidade de construção é obtida se o elemento impulsionador for pivotante sobre um eixo pivô entre a posição passiva e a posição ativa.
[009] Em uma realização vantajosa, esse eixo pivô pode se estender paralelo à direção de movimento. Nessa variação, o impulsionamento das pernas de um animal de abate das fendas do transportador de produto na direção lateral em relação à direção de transporte pode ocorrer em que o elemento impulsionador exerce uma carga de impacto na pelo menos uma parte retida. O movimento da pelo menos uma parte retida na direção da extremidade aberta da pelo menos uma fenda é, portanto, obtido durante o movimento do elemento impulsionador da posição passiva para a posição ativa.
[0010] De maneira alternativa, também pode ser vantajoso dentro do escopo da invenção, se o eixo pivô se estender pelo menos substancialmente perpendicular à direção de movimento. Nessa configuração, é mais lógico se o movimento da pelo menos uma parte retida na direção da extremidade aberta da pelo menos uma fenda for obtido enquanto o elemento impulsionador estiver na posição passiva. O elemento impulsionador, nesse caso, funcionará como um elemento guia, que impulsione a pelo menos uma parte retida do animal de abate lateralmente na direção de e além da extremidade aberta da pelo menos uma fenda.
[0011] Se o eixo pivô, além disso, estender-se perpendicularmente, pelo menos substancialmente assim, à direção de inclinação, será fácil efetuar uma situação na qual o elemento impulsionador se movimenta estritamente além do lado inferior da pelo menos uma fenda, por exemplo, em uma distância de no máximo 5 cm, ou ainda mais preferencialmente no máximo 2 cm, mediante pivotação entre a posição passiva e a posição ativa. Isso é vantajoso tendo em visa a redução de momentos que agem na pelo menos uma parte retida quando o animal de abate for impulsionado lateralmente pelo elemento impulsionador.
[0012] Se o eixo pivô for provido em um lado a montante do elemento impulsionador, a vantagem adicional será de que o risco de um próximo animal de abate colidir de maneira indesejável com o elemento impulsionador será reduzido adicionalmente e/ou que a magnitude do ângulo pivô entre a posição passiva e a posição ativa pode ser relativamente pequena.
[0013] A invenção pode, em particular, mas não exclusivamente, ser utilizada de maneira vantajosa se a direção de inclinação incluir um ângulo que varia entre 40 graus e 50 graus com uma linha horizontal. A pelo menos uma ranhura, nesse caso, estender-se-á em um ângulo relativamente íngreme, como um resultado do que os transportadores de produto em questão podem ser adequados para serem operados em uma velocidade de linha relativamente alta, por exemplo, de 18.000 animais de abate por hora.
[0014] O elemento impulsionador adicional pode ser pivotante sobre um eixo pivô adicional entre a posição passiva adicional e a posição ativa adicional, o que pode ser vantajoso também por motivos de simplicidade de construção.
[0015] Conforme foi o caso em relação ao eixo pivô, conforme descrito acima, também pode ser vantajoso que o eixo pivô adicional, se o eixo pivô adicional se estender, pelo menos se estenda substancialmente perpendicular à direção de transporte e, além disso, de maneira preferencial, pelo menos substancialmente perpendicular à direção de inclinação.
[0016] Do ponto de vista da função preparatória do elemento impulsionador adicional tendo em vista a movimentação das partes retidas dos animais de abate inteiramente para fora das fendas, pode ser vantajoso se o elemento impulsionador adicional, em sua posição passiva adicional, for localizado pelo menos parcialmente a montante do elemento impulsionador em sua posição passiva.
[0017] Se, de acordo com uma realização possível, o elemento impulsionador, pelo menos em sua posição ativa, e/ou o elemento impulsionador adicional, em sua posição ativa adicional, está/estão projetado/s para orientar de maneira lateral a pelo menos uma parte retida de um animal de abate selecionado na direção da extremidade aberta da pelo menos uma ranhura de um transportador de produto durante o transporte do animal de abate na direção de movimento, cuja extremidade do elemento impulsionador e/ou do elemento impulsionador adicional compreende uma superfície de guia e/ou uma superfície de guia adicional, respectivamente, em que, visto em vista plana superior, a superfície de guia e/ou a superfície de guia adicional inclui(em) um ângulo agudo com a direção de transporte na posição ativa e/ou na posição ativa adicional, respectivamente, é possível obter a vantagem de que a carga mecânica exercida no animal de abate, mais especificamente na pelo menos uma parte retida sua, mediante remoção do animal de abate do transportador de produto seja limitada. A vantagem adicional é, além disso, o fato de que o contato entre o elemento impulsionador ou o elemento impulsionador adicional e um animal de não abate selecionado suspenso de um próximo transportador de produto (a montante) não precisa resultar diretamente em dano ao animal de abate em questão.
[0018] Uma remoção eficaz de um animal de abate de um transportador de produto pode ser obtida, em particular, se o elemento impulsionador, em sua posição ativa, e o elemento impulsionador adicional, em sua posição ativa adicional, forem projetados para orientar de maneira lateral a pelo menos uma parte retida de um animal de abate selecionado, em que o ângulo que a superfície de guia inclui com a direção de transporte é maior que o ângulo que a superfície de guia adicional inclui com a direção de transporte. Nessa realização, a velocidade na qual um animal de abate é impulsionado lateralmente pelo elemento impulsionador adicional será inicialmente menor que em um estágio posterior, quando o animal de abate for impulsionado lateralmente pelo elemento impulsionador. O dito ângulo maior tem a vantagem de que as pernas são impulsionadas para fora da fenda mais rapidamente e, portanto, dentro de uma extensão de transporte relativamente menor, pelo elemento impulsionador em comparação com o elemento impulsionador adicional, o que não precisa ser problemático, se a configuração das fendas tornar possível que as pernas sejam movimentadas através das fendas pelo elemento impulsionador com menos resistência que a resistência que as pernas apresentam ao serem movimentadas através das fendas pelo elemento impulsionador adicional. O motivo para isso pode ser que as fendas divergem na direção das extremidades superiores e/ou que somente as extremidades inferiores das pernas sejam mantidas nas fendas com um ajuste de agarre leve ou de maneira de ajuste forma mais ou menos travada.
[0019] Uma realização vantajosa da invenção pode, da mesma forma, ser obtida se o elemento impulsionador compreender uma superfície de guia, assim como uma superfície de conexão que una a superfície de guia no lado a montante da superfície de guia, essa superfície de conexão, vista na vista plana superior na posição ativa do elemento impulsionador, inclui um ângulo com a direção de transporte que é maior que o ângulo que a superfície de guia inclui com a direção de transporte. Assim, a situação na qual a superfície de guia do elemento impulsionador une a superfície de guia adicional do elemento impulsionador adicional, para ter controle da função de orientação, pode ser realizada de maneira mais rápida durante a pivotação do elemento impulsionador para a posição ativa.
[0020] A invenção é bastante adequada, mas não exclusivamente assim, para uso na transferência de animais de abate de um transportador de produto para outro transportador de produto, que pode ser comumente de um tipo diferente. Nesse caso, a linha de abate compreenderá transportadores de produto adicionais que são móveis ao longo de um caminho de transporte adicional, esses transportadores de produto adicionais são projetados para ter o controle dos animais de abate cuja pelo menos uma parte retida está sendo impulsionada para fora da pelo menos uma ranhura pelo elemento impulsionador por meio da extremidade superior da pelo menos uma ranhura de um transportador de produto.
[0021] A invenção também é bastante adequada, mas não exclusivamente assim, para uso com animais de abate tendo pelo menos duas pernas, como, em particular, aves de abate. Para o processamento dessas aves de abate, é preferível que cada transportador de produto compreenda duas ranhuras. Nas ditas duas ranhuras, as pernas, que são as parte retidas das palavras de abate, podem ser recebidas.
[0022] A linha de abate, de acordo com a invenção, pode ser utilizada de maneira vantajosa se os meios de movimentação e os meios de movimentação adicionais forem projetados para realizar as seguintes etapas para o objetivo de impulsionar a pelo menos uma parte retida de um animal de abate fora da pelo menos uma ranhura.
[0023] A movimentação do elemento impulsionador adicional da posição passiva adicional para a posição ativa adicional para impulsionar a pelo menos uma parte retida de um animal de abate da extremidade inferior da pelo menos uma ranhura na direção da extremidade superior da pelo menos uma ranhura a uma posição intermediária durante a etapa A ou devido à etapa A,
[0024] B movimentação do elemento impulsionador da posição passiva para a posição ativa, após a etapa A, para impulsionar a pelo menos uma parte retida do animal de abate da posição intermediária, por meio da extremidade superior da pelo menos uma ranhura de um transportador de produto, fora da dita pelo menos uma ranhura durante a etapa B ou devido à etapa B,
[0025] C movimentação do elemento impulsionador adicional da posição ativa adicional de volta para a posição passiva adicional após a etapa B,
[0026] D movimentação do elemento impulsionador da posição ativa de volta para a posição passiva após a etapa B.
[0027] Os meios de movimentação e os meios de movimentação adicionais podem, para este fim, compreenderem uma unidade de controle, como uma unidade de controle PLC, por exemplo, mas uma solução puramente mecânica, por exemplo, utilizando um disco de came, também é concebível. A utilização do elemento impulsionador adicional e do elemento impulsionador, uma abordagem de dois estágios é obtida, uma vez que eles fossem, para movimentar a pelo menos uma parte retida de um animal de abate fora da pelo menos uma fenda da extremidade inferior para a extremidade superior. A invenção torna possível que o elemento impulsionador adicional retorne para a posição passiva adicional, provendo, assim, espaço para um próximo animal de abate, enquanto o elemento impulsionador ainda está na posição ativa e está operacional para impulsionar de maneira completa a pelo menos uma parte retida de um animal de abate para fora da pelo menos uma fenda de um transportador de produto, tornando possível utilizar velocidades de linha relativamente altas ou um passo relativamente pequeno entre os transportadores de produto adjacentes.
[0028] A invenção ainda provê um método para operar uma combinação de um dispositivo de transporte e um dispositivo de remoção, de acordo com a invenção, conforme descrito anteriormente. O método compreende as etapas de
[0029] A movimentação do elemento impulsionador adicional da posição passiva adicional para a posição ativa adicional para impulsionar a pelo menos uma parte retida de um animal de abate da extremidade inferior da pelo menos uma ranhura na direção da extremidade superior da pelo menos uma ranhura a uma posição intermediária durante a etapa A ou devido à etapa A,
[0030] B movimentação do elemento impulsionador da posição passiva para a posição ativa após a etapa A para impulsionar a pelo menos uma parte retida do animal de abate da posição intermediária, por meio da extremidade superior da pelo menos uma ranhura de um transportador de produto, fora da dita pelo menos uma ranhura durante a etapa B ou devido à etapa B,
[0031] C movimentação do elemento impulsionador adicional da posição ativa adicional de volta para a posição passiva adicional após a etapa B,
[0032] D movimentação do elemento impulsionador da posição ativa de volta para a posição passiva após a etapa B.
[0033] É possível realizar a etapa D após a etapa C, o que pode ser uma vantagem é, em particular, se tanto o elemento impulsionador adicional quanto o elemento impulsionador funcionarem como meios de guia para impulsionar as pernas de uma ave lateralmente para fora das fendas.
[0034] Em particular, no caso da possibilidade acima, pode ser vantajoso se a extensão do intervalo de tempo entre as etapas A e C e/ou a extensão do intervalo de tempo entre as etapas B e D for de no máximo 80%, mais preferencialmente no máximo 75%, da extensão do intervalo de tempo entre as etapas A e D. De maneira qualitativa, poderia ser dito que quanto mais a porcentagem diminui, maiores serão as vantagens da invenção em relação às possibilidades de dispositivos de transporte operacionais em velocidades maiores e/ou passos menores de largura entre os transportadores de produto.
[0035] De maneira alternativa, também é bem possível, entretanto, que a etapa B seja realizada simultaneamente com ou até (brevemente) antes da etapa C. Essa pode ser uma possibilidade vantajosa se o elemento impulsionador impulsionar a pelo menos uma parte retida fora da pelo menos uma fenda com um solavanco mediante movimentação da posição passiva para a posição ativa.
[0036] Um uso de vantagem da invenção pode ser obtido se um animal de abate for retomado de um transportador de produto por um transportador de produto adicional durante a etapa B ou entre as etapas B e D.
[0037] Em geral, a invenção pode ser utilizada no processamento de animais de abate, mas, em qualquer caso, é bastante adequada para uso com aves de abate.
[0038] A invenção ainda provê um dispositivo de remoção para uso em uma linha de abatedouro, de acordo com a invenção, conforme descrito anteriormente. Esse dispositivo de remoção compreende um elemento impulsionador, meios de movimentação para movimentar o elemento impulsionador para frente e para trás entre uma posição passiva, na qual o elemento impulsionador está localizado fora do caminho de animais de abate, e uma posição ativa, na qual o elemento impulsionador está localizado no caminho de pelo menos uma parte retida de um animal de abate selecionado na posição ativa, ou pelo menos durante movimento da posição passiva para a posição ativa, para impulsionar a pelo menos uma parte retida do animal de abate selecionado fora da pelo menos uma ranhura de um transportador de produto por meio da extremidade aberta superior da dita pelo menos uma ranhura, em que o dispositivo de remoção compreende um elemento impulsionador adicional assim como meios de movimentação adicionais para movimentar o elemento impulsionador adicional para frente e para trás entre uma posição passiva adicional, na qual o elemento impulsionador adicional está localizado fora do caminho de animais de abate, e uma posição ativa adicional, em que o elemento impulsionador adicional está localizado no caminho da pelo menos uma parte retida do animal de abate selecionado na dita posição ativa adicional, ou pelo menos durante seu movimento da posição passiva adicional para a posição ativa adicional, para impulsionar a pelo menos uma parte retida do animal de abate selecionado da extremidade inferior, na direção da extremidade superior, a uma posição intermediária, em que o elemento impulsionador é projetado para impulsionar a pelo menos uma parte retida de um animal de abate da posição intermediária, por meio da extremidade superior da pelo menos uma ranhura de um transportador de produto, fora da dita pelo menos uma ranhura na posição ativa ou durante seu movimento da posição passiva para a posição ativa.
[0039] A invenção será explicada em mais detalhes doravante, por meio de uma descrição de possíveis realizações não limitantes da presente invenção, na qual é feita referência às seguintes figuras:
[0040] A Figura 1 apresenta um detalhe relevante à invenção de uma linha de abate, de acordo com a invenção, incluindo o dispositivo de remoção associado, de acordo com a invenção;
[0041] As Figuras 2a-2d apresentam em vista plana superior quatro estágio sucessivos de ejeção de uma ave de um transportador de produto, por meio do dispositivo de remoção;
[0042] A Figura 3 é uma vista ao longo da linha III-III na figura 2d;
[0043] A Figura 4 apresenta o dispositivo de remoção de uma perspectiva diferente;
[0044] A Figura 5 é uma vista do dispositivo de remoção, conforme apresentado nas figuras anteriores, utilizado em uma estação de transferência;
[0045] A Figura 6 apresenta uma parte de uma linha de abate, de acordo com uma segunda realização da invenção, incluindo o dispositivo de remoção associado;
[0046] As Figuras 7a-7c apresentam em vista plana superior três estágios sucessivos da ejeção de uma ave de um transportador de produto por meio do dispositivo de remoção;
[0047] A Figura 8 apresenta o dispositivo de remoção da figura 6, utilizado em uma estação de transferência;
[0048] A Figura 9 apresenta um diagrama de deslocamento no tempo, associado às figuras 2a-2d;
[0049] A Figura 10 apresenta um diagrama de deslocamento no tempo associado às figuras 7a-7c.
[0050] A Figura 1 apresenta uma parte da linha de abate 1 que é provida de um trilho de guia 2 que se estende ao longo de um caminho de transporte. A linha de abate 1 ainda compreende transportadores de produto 3 providos em intervalos regulares, esses transportadores de produto são interconectados por meio de uma esteira transportadora 4. Cada transportador de produto 3 é provido de uma parte de guia 4 no lado superior com uma parte de gancho 5 abaixo dela. As partes de guia 4 são providas de rodas girantes 6, nas quais os transportadores de produto 3 podem rolar na direção de movimento 24 ao longo do trilho de guia 2 quando a esteira transportadora 4 estiver sendo acionada. O passo entre transportadores de produto adjacentes 3 é de 8 polegadas ou, em outras palavras, cerca de 200 mm. Também, outras dimensões, como 6 polegadas (152 mm), 8 polegadas (203 mm), 10 polegadas (254 mm) ou 12 polegadas (305 mm) são bem concebíveis.
[0051] A parte de gancho 5 tem uma forma de J pelo menos substancialmente em gancho (vide também figura 3) e tem uma parte de fenda alargada 7 na extremidade inferior, em que duas fendas de forma idêntica 8 (vide também figuras 2a-2d) são providas. As fendas 8, cada uma, têm uma extensão l. A parte de fenda 7 tem uma direção de inclinação 9 (figura 3) que inclui um ângulo α de 45° com uma linha horizontal 10 que se estende perpendicularmente à direção de movimento 24. As fendas 8 têm, cada uma, uma extremidade superior aberta voltada de maneira lateral 11 e uma extremidade inferior fechada 12. As fendas 8 se afunilam discretamente da extremidade superior 11 para a extremidade inferior 12 e têm uma largura constante por uma determinada parte da extensão das fendas 8 na extremidade inferior 12. A dita largura é adaptada às dimensões das pernas das aves, de modo que as ditas pernas possam ser acomodadas na extremidade inferior 12 com um ajuste de agarre leve, de modo que a articulação do tarso permaneça acima da extremidade inferior 12 das fendas.
[0052] A linha de abate 1 ainda compreende um dispositivo de remoção 15, que é suspenso de maneira rígida do trilho de guia 2 por meio de uma construção de suporte 16. O dispositivo de remoção 15 compreende um corpo de mesa 17, que é conectado de maneira rígida, por meio de uma parte vertical 18, à parte vertical da construção de suporte 16, e que ainda compreende um tampo de mesa 19. O tampo de mesa 19 se estende paralelo à direção de inclinação 9 das partes de fenda 7 que formam parte das partes de gancho 5 de transportadores de produto de passagem 3. Para remover seletivamente as aves 13 de um transportador de produto de passagem 3, mais especificamente, para impulsionar as pernas de uma ave 13 fora das fendas 8 de um transportador de produto associado 3, conforme será explicado em mais detalhes, ainda, com referência às figuras 2a-2d, o dispositivo de remoção 15 compreende um primeiro braço impulsionador a montante 21 e um segundo braço impulsionador a jusante 22.
[0053] O primeiro braço impulsionador 21 é conectado ao tampo de mesa 19, de modo que possa pivotar para frente e para trás, entre uma posição passiva e uma posição ativa, sobre um eixo pivô 23 que se estende perpendicularmente ao tampo de mesa 19. Na posição passiva do primeiro braço impulsionador 21, conforme apresentado nas figuras 2a e 2d, o primeiro braço impulsionador 21 se estende para fora do caminho das aves 13 suspensas dos transportadores de produto de passagem 3, mais ou menos paralelo à direção de transporte 24, no lado a jusante do eixo pivô 23. Na posição ativa, apresentada nas figuras 2b e 2c, o primeiro braço impulsionador 21, ou pelo menos parte dele, está localizado no caminho de passagem das aves 13, mais especificamente no caminho de suas pernas 14. Na posição ativa, o primeiro braço impulsionador 21 se estende em um ângulo de cerca de 23 graus em relação à direção de transporte 24, vista em uma direção perpendicular a um plano paralelo à mesa 19 ou, em outra palavras, paralelo à parte de fenda 7. Na posição ativa, a extremidade do primeiro braço impulsionador 21 está localizada aproximadamente na metade da extensão das fendas 8, visto em vista plana superior. Exatamente nessa localização, as fendas 8 alargadas na direção das extremidades superiores abertas 11.
[0054] O segundo braço impulsionador 22 é, da mesma forma, conectado ao tampo de mesa 19, de modo que possa pivotar para frente e para trás entre uma posição passiva e uma posição ativa sobre um eixo pivô 25, que, da mesma forma, estende-se perpendicularmente ao tampo de mesa 19. Na posição passiva do segundo braço impulsionador 22, conforme apresentado nas figuras 2a e 2d, o segundo braço impulsionador 22 se estende para fora do caminho das aves 13 suspendas dos transportadores de produto de passagem 3, mais ou menos paralelo à direção de transporte 24, no lado a jusante do eixo pivô 25. Na posição ativa apresentada nas figuras 2b e 2c, o segundo braço impulsionador 22, ou pelo menos parte dele, está localizado no caminho das aves de passagem 13, mais especificamente, no caminho de suas pernas 14. Na posição ativa, o segundo braço impulsionador 22 se estende em um ângulo de cerca de 33 graus em relação à direção de transporte 24, vista em uma direção perpendicular a um plano paralelo à mesa 19 ou, em outras palavras, paralelo à parte de fenda 7. Na posição ativa, a extremidade do segundo braço impulsionador 22 é localizada próximo às extremidades superiores 11 das fendas 8, visto em vista plana superior, mediante a passagem dos transportadores de produto associados 3.
[0055] Os braços impulsionadores 21 e 22 são localizados abaixo do tampo de mesa 19 e são conectados a uma extremidade de um braço de conexão 33, 34 por meio de respectivos membros de eixo 31, 32 que se estende através do tampo de mesa 19, sendo trafegados de maneira pivotante nele. Os eixos centrais dos membros de eixo 31, 32 coincidem com os respectivos eixos pivô 23, 25. Na extremidade oposta, os braços de conexão 33, 34 são conectados às extremidades de hastes de pistão 35, 36 associadas a cilindros pneumáticos 37, 38 que são conectados ao tampo de mesa 19, de modo que possam pivotar para frente e para trás sobre eixos pivô 39, 40 . O acionamento adequado dos cilindros 37, 38, que podem ser controlados individualmente por meio de uma unidade de controle (não apresentada), faz com que os elementos impulsionadores associados 21, 22 pivoteiem entre As posições ativa de passiva associadas. O primeiro braço impulsionador 21 é, em uma medida limitada, localizado mais próximo ao tampo de mesa 19 que o segundo braço impulsionador 22, de modo que possa haver alguma sobreposição entre os dois braços impulsionadores 21 e 22, conforme é apresentado na figura 2a e, em particular, na figura 2d.
[0056] Agora, a remoção seletiva de uma ave 13' de um transportador de produto 3, utilizando o dispositivo de remoção 15, será descrita.
[0057] A situação inicial é a situação apresentada na figura 2a. O sistema de controla da linha de abate 1 libera um comando à unidade de controle do dispositivo de remoção 15 de que uma ave que se aproxima 13' deve ser removida do transportador de produto associado 3. Para este fim, o primeiro braço impulsionador 21 é feito para pivotar da posição passiva para sua posição ativa (figura 2b) por acionamento adequado do cilindro 37 assim que a ave a jusante adjacente 13 oferecer espaço para essa ação pivotante do primeiro braço impulsionador 21. O resultado da ação pivotante do primeiro braço impulsionador 21 é que o primeiro braço impulsionador 21 trata de estar no caminho das pernas 14 da ave 13' e, devido à orientação inclinada descrita anteriormente do primeiro braço impulsionador 21 em relação à direção de transporte 24, as pernas 14 da ave 13'são impulsionadas lateralmente uma após a outra das extremidades inferiores fechadas 12 das fendas associadas 8 na direção das extremidades superiores 11. Entretanto, as pernas permanecem suspensas na fendas 8.
[0058] Subsequentemente, conforme apresentado na figura 2c, também, o segundo braço impulsionador 22 será pivotado da posição passiva para sua posição ativa assim que a ave a jusante 13 oferecer espaço para isso, o que ocorre antes de a ave 13' ter passado completamente o primeiro braço impulsionador 21. O segundo braço impulsionador 22 é assim posicionado em relação ao primeiro braço impulsionador 21 que, em suas respectivas posições ativas, a extremidade do primeiro braço impulsionador 21 une o segundo braço impulsionador 22, conforme apresentado na figura 2c. Como um resultado da ação pivotante para a posição ativa, o segundo braço impulsionador 22 tratará de estar no caminho das pernas 14 e assumirá a função de orientação para as pernas da ave 13' do primeiro braço impulsionador e impulsionar as pernas 14 mais na direção das extremidades abertas 11 das fendas 8 até as pernas 14 ficarem livres das fendas 8. Devido ao ângulo que o segundo braço impulsionador 22 faz em relação à direção de transporte 24 na posição ativa ser maior que o ângulo correspondente do primeiro braço impulsionador 21, as pernas 14 são orientadas mais rapidamente na direção lateral pelo segundo braço impulsionador 22 do que pelo primeiro braço impulsionador 21. Isso reduz o tempo de ciclo. A inclinação do primeiro braço impulsionador 21 na posição ativa é limitada devido aos efeitos de inércia de massa e a necessidade possível para superar também forças de fricção que agem entre as pernas 14 e as fendas afuniladas 8. Se as pernas 14 forem orientadas na direção lateral muito rapidamente pelo primeiro braço impulsionador 21, o risco de dano às pernas 14 será maior.
[0059] O processo acima também apresentado no diagrama da figura 9, em que o eixo vertical apresenta o movimento lateral (isto é, na direção horizontal perpendicular à direção de movimento 24) do primeiro e do segundo braço impulsionador 21, 22 (as extremidades) e, também, das pernas 14 de uma ave 13'. Em relação ao valor y indicado eixo vertical, y - l x cos(α) se aplica. Tipicamente, o intervalo entre o movimento para frente do primeiro braço impulsionador 21 e o movimento de retorno do segundo braço impulsionador 22 pode ser de 275 ms.
[0060] Uma vez que a perna a montante 14 da ave 13' passou completamente o primeiro braço impulsionador 21, o primeiro braço impulsionador 21 pivotará de volta, novamente, da posição ativa para a posição passiva conforme apresentado na figura 2d. Dessa forma a ave a montante 13, que, conforme determinado pelo sistema de controle central, não deve ser removida do transportador de produto associado 3 pelo dispositivo de remoção 15, nesse exemplo, é impedida de entrar em contato com o primeiro braço impulsionador 21.
[0061] Uma vez que a perna a montante 14 da ave 13' passou completamente o segundo braço impulsionador 22 também, o segundo braço impulsionador 22 também pivotará de volta para a posição passiva, de modo que a ave a montante 13'‘‘ não seja impedida pelo segundo braço de impulsão 22, também. A situação inicial apresentada na figura 2a é, então, atingida novamente.
[0062] Incidentalmente, na situação na qual a ave 13 no transportador de produto a montante adjacente 3 deve ser removido do dito transportador de produto 3 também, os braços impulsionadores 21, 22 não precisam pivotar de volta à suas respectivas posições passivas. A dita pivotação de volta acontecerá somente em uma situação na qual uma ave 13 em um transportador de produto a montante adjacente 3 não precisar ser removida do dito transportador de produto 3.
[0063] Uma vez que uma ave 13 foi removida de um transportador de produto 3 pelo dispositivo de remoção 15, a ave pode cair em um reservatório de coleta, por exemplo, sob a influência da força de gravidade. De maneira alternativa, também é possível utilizar o dispositivo de remoção 15 com um denominado dispositivo de transferência, conforme apresentado na figura 5. Em abatedouros, pode ser desejável, por diversos motivos para transferir uma ave 13 de um transportador de produto para outro transportador de produto, comumente de um tipo diferente, possivelmente de um transportador de produto de uma estação de transferência, como a indicada em 40 na figura 5. O transportador de produto 40 forma parte de uma estação de transferência 45, conforme descrito em detalhes na publicação Europeia EP 1 848 282 B1. Como o transportador de produto 3, o transportador de produto 40 tem duas fendas 41, que são espaçadas na mesma distante que as fendas 8 de um transportador de produto 3. O transportador de produto 40 forma parte de um carrossel, a qual o movimento paralelo, sincronizado de transportador de produto com o do transportador de produto 3 é transmitido na localização do dispositivo de remoção 15, durante o que as fendas 41 que se movimentam do transportador de produto 40 e fendas 8 do transportador de produto 3 são temporariamente alinhadas. Utilizando os braços impulsionadores 21, 22, uma ave é impulsionada do transportador de produto 3 ao transportador de produto 40 da maneira já explicada anteriormente. É concebível em relação às partes de gancho 5 que sejam levemente inclinadas sobre um eixo de inclinação que se estende paralelo à direção de transporte 24, de modo que as partes de fenda associadas tenham uma orientação mais plana, tornando mais fácil remover as aves 13 dos transportadores de produto 3.
[0064] A Figura 6 se refere a uma segunda realização da presente invenção. Na medida em que os elementos da segunda realização correspondem aos elementos da primeira realização apresentada nas figuras 1-5, números de referência correspondentes serão utilizados.
[0065] As Figuras 6-8 apresentam uma linha de abate 101, ou pelo menos uma parte dela que é relevante à invenção. A linha de abate 101 compreende um dispositivo de remoção 115. O dispositivo de remoção 115 compreende um braço impulsionador 121 que pode ser feito para pivotar para frente e para trás entre uma posição passiva (figura 6, figura 7a na linha pontilhada) e uma posição ativa (figuras 7a-7c) sobre um eixo pivô 123 por acionamento adequado do cilindro 137.
[0066] O dispositivo de remoção 115 ainda compreende um braço impulsionador 122 que será indicado doravante pelo termo “braço ejetor” 122. O braço ejetor 122 pode ser feito para pivotar para frente e para trás entre uma posição passiva (figuras 6, 7a, 7b) e uma posição ativa (figura 7c) sobre um eixo pivô 125 que se estende paralelo à direção de transporte 24 por acionamento adequado pelo cilindro 138. Uma realização alternativa de um braço impulsionador conforme o braço impulsionador 122 é descrito no documento EP 819 382 B1, em particular, com referência à figura 18 dele.
[0067] A remoção seletiva de uma ave 113' de um transportador de produto 3 por meio do dispositivo de remoção 115, agora, será descrito doravante.
[0068] A situação inicial é a situação apresentada na figura 6 ou figura 7a, na medida em que o braço impulsionador 121 estiver na posição passiva ilustrada na linha pontilhada. Na dita posição inicial, também, o braço ejetor 122 está na posição passiva. O sistema de controle da linha de abate 101 libera o comando à unidade de controle do dispositivo de remoção 115 que uma ave 113' deve ser removida do transportador de produto 3 associado. Assim que a ave no transportador de produto a jusante adjacente 3 oferece espaço para isso, o braço impulsionador 121 se movimentará da posição passiva para a posição ativa. Na situação apresentada na figura 7a, a perna a montante 114 da ave 113'será impulsionada da extremidade inferior 12 da fenda 8 em questão à aproximadamente metade da extensão da dita fenda 8 por e durante o movimento do braço impulsionador 121 para a posição passiva. Durante o movimento da linha de abate, a perna a jusante 114 da ave 113'atingirá o braço impulsionador 121 e será impulsionada de lado na direção da extremidade aberta 11 da fenda associada 8, também, a uma posição aproximadamente na metade da extensão da dita fenda 8. Uma vez que a ave 113'é posicionada subsequentemente diretamente oposta ao braço ejetor 122 (figura 7b) como um resultado do movimento da linha de abate, o braço ejetor 122 será brevemente movimentado da posição passiva para a posição ativa e de volta para a posição passiva novamente. Durante o dito movimento da posição passiva para a posição ativa, o braço ejetor 122 impulsiona, mais especificamente dá um solavanco, as pernas 114 da ave 113' em direção à extremidade aberta 11 fora das fendas 8 (figuras 7c). O braço impulsionador 121, então, pivotará de volta para a posição passiva. Isso pode ocorrer ao mesmo tempo ou brevemente após o braço ejetor 122 ser pivotado de volta para a posição passiva, mas também é concebível que o braço impulsionador 121 pivoteie de volta para a posição passiva novamente (brevemente) antes de o braço ejetor 122 se movimentar para a posição ativa.
[0069] O processo acima também é apresentado no diagrama da figura 10, no qual o eixo vertical indica o movimento lateral (isto é, na direção horizontal perpendicular à direção de movimento 24) da extremidade do braço impulsionador 121 e do braço ejetor 122 e, também, das pernas 14 de uma ave 13'. As pernas 14 se movimentam juntamente ao braço ejetor 122 durante o curso da posição ativa para a posição passiva. Embora o movimento de retorno do braço impulsionador 121 para a posição passiva ocorra entre o movimento para frente do braço ejetor 122 e o movimento de retorno do braço ejetor 122 no diagrama, o dito movimento também poderia ocorrer brevemente antes do movimento para frente do braço ejetor 122 ou após, por exemplo, brevemente após, o movimento de retorno do braço ejetor 122. Tipicamente, o intervalo entre o movimento para frente do primeiro braço impulsionador 121 e o movimento de retorno do braço ejetor 122 poderia ser de 200 ms.
[0070] A Figura 8 apresenta como o dispositivo de remoção 115 também pode ser utilizado para transferir aves em um estação de transferência comparável à apresentada na figura 5.
[0071] Anteriormente, a invenção foi explicada por meio de um exemplo no qual as aves, como frangos, são processadas. A invenção também é adequada para uso com outros tipos de animais para abatedouro, por exemplo, peixe. Um transportador de produto que poderia ser utilizado com peixe, por exemplo, é descrito no pedido de Patente Europeia EP 13183012.7.

Claims (15)

1. COMBINAÇÃO DE UM DISPOSITIVO DE TRANSPORTE PARA TRANSPORTAR ANIMAIS DE ABATE, suspensos de transportadores de produto (3) do dispositivo de transporte, durante essa transferência, os animais de abate traçam um caminho, e um dispositivo de remoção (15) disposto ao longo do dito caminho para remover animais de abate selecionados dos transportadores de produto, o dispositivo de transporte compreendendo uma guia (2) que se estende ao longo de um caminho de transporte, transportadores de produto (3) para os animais de abate, que são móveis em uma direção de movimento ao longo da guia, cada transportador de produto compreendendo pelo menos uma ranhura (8) inclinada de acordo com uma direção de inclinação para segurar pelo menos uma parte retida de um animal de abate em si, em que a pelo menos uma ranhura tem uma extremidade superior (11) e uma extremidade inferior (12) abertas e é orientada de maneira lateral em relação ao dispositivo de transporte, pelo menos na localização do dispositivo de remoção, o dispositivo de remoção (15) compreendendo um elemento impulsionador (21), meios de movimentação para movimentar o elemento impulsionador para frente e para trás entre uma posição passiva, na qual o elemento impulsionador está localizado fora do caminho dos animais de abate, e uma posição ativa, na qual o elemento impulsionador está localizado no caminho de pelo menos uma parte retida de um animal de abate selecionado na posição ativa, ou pelo menos durante o movimento da posição passiva para a posição ativa, para impulsionar a pelo menos uma parte retida do animal de abate selecionado da pelo menos uma ranhura (8) de um transportador de produto por meio da extremidade aberta superior (11) da dita pelo menos uma ranhura, caracterizada pelo dispositivo de remoção compreender um elemento impulsionador adicional (22), assim como meios de movimentação adicionais para movimentar o elemento impulsionador adicional para frente e para trás entre uma posição passiva adicional, na qual o elemento impulsionador adicional está localizado fora do caminho de animais de abate, e uma posição ativa adicional, na qual o elemento impulsionador adicional está localizado no caminho da pelo menos uma parte retida do animal de abate selecionado, ou pelo menos durante seu movimento da posição passiva adicional para a posição ativa adicional, para impulsionar a pelo menos uma parte retida do animal de abate selecionado da extremidade inferior, na direção da extremidade superior, a uma posição intermediária, em que o elemento impulsionador é projetado para impulsionar a pelo menos uma parte retida de um animal de abate da posição intermediária, por meio da extremidade superior (11) da pelo menos uma ranhura (8) de um transportador de produto, fora da dita pelo menos uma ranhura (8) na posição ativa ou durante seu movimento da posição passiva para a posição ativa.
2. COMBINAÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo elemento impulsionador ser pivotante sobre um eixo pivô entre a posição passiva e a posição ativa.
3. COMBINAÇÃO, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo eixo pivô se estender perpendicularmente à direção de movimento.
4. COMBINAÇÃO, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo eixo pivô ser provido em um lado a montante do elemento impulsionador.
5. COMBINAÇÃO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo elemento impulsionador adicional ser pivotante sobre um eixo pivô adicional entre a posição passiva adicional e a posição ativa adicional.
6. COMBINAÇÃO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada pelo elemento impulsionador adicional, em sua posição passiva adicional, ser localizado, pelo menos parcialmente, a montante do elemento impulsionador em sua posição passiva.
7. COMBINAÇÃO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada pelo elemento impulsionador, pelo menos em sua posição ativa, e/ou o elemento impulsionador adicional, em sua posição ativa adicional, ser/serem projetado/s para orientar de maneira lateral a pelo menos uma parte retida de um animal de abate selecionado na direção da extremidade aberta da pelo menos uma ranhura de um transportador de produto durante transporte do animal de abate na direção de movimento, a essa extremidade o elemento impulsionador e/ou o elemento impulsionador adicional compreendem uma superfície de guia e/ou a superfície de guia adicional, respectivamente, em que, visto na vista plana superior, a superfície de guia e/ou a superfície de guia adicional inclui(em) um ângulo agudo com a direção de transporte na posição ativa e/ou na posição ativa adicional.
8. COMBINAÇÃO, de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo elemento impulsionador, em sua posição ativa, e pelo elemento impulsionador adicional, sem sua posição ativa adicional, serem projetados para orientar de maneira lateral a pelo menos uma parte retida de um animal de abate selecionado, em que o ângulo que a superfície de guia inclui com a direção de transporte é maior que o ângulo que a superfície de guia adicional inclui com a direção de transporte.
9. COMBINAÇÃO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizada pela combinação compreender transportadores de produto adicionais que são móveis ao longo de um caminho de transporte adicional, esses transportadores de produto adicionais são projetados para assumirem o controle dos animais de abate, cuja pelo menos uma parte retida está sendo impulsionada para fora da pelo menos uma ranhura pelo elemento impulsionador por meio da extremidade superior da pelo menos uma ranhura de um transportador de produto.
10. COMBINAÇÃO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizada pelos meios de movimentação e pelos meios de movimentação adicionais serem projetados para realizar as seguintes etapas para o objetivo de impulsionar a pelo menos uma parte retida de um animal de abate para fora da pelo menos uma ranhura; A) movimentação do elemento impulsionador adicional da posição passiva adicional para a posição ativa adicional para impulsionar a pelo menos uma parte retida de um animal de abate da extremidade inferior da pelo menos uma ranhura na direção da extremidade superior da pelo menos uma ranhura a uma posição intermediária durante a etapa A ou devido à etapa A, B) movimentação do elemento impulsionador da posição passiva para a posição ativa, após a etapa A para impulsionar a pelo menos uma parte retida do animal de abate da posição intermediária, por meio da extremidade superior da pelo menos uma ranhura de um transportador de produto, fora da dita pelo menos uma ranhura durante a etapa B ou devido à etapa B, C) movimentação do elemento impulsionador adicional da posição ativa adicional de volta para a posição passiva adicional após a etapa B, D) movimentação do elemento impulsionador da posição ativa de volta para a posição passiva após a etapa B.
11. MÉTODO PARA OPERAR UMA COMBINAÇÃO DE UM DISPOSITIVO DE TRANSPORTE E UM DISPOSITIVO DE REMOÇÃO (15), conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado por compreender as etapas de A) movimentação do elemento impulsionador adicional (22) da posição passiva adicional para a posição ativa adicional para impulsionar a pelo menos uma parte retida de um animal de abate da extremidade inferior da pelo menos uma ranhura na direção da extremidade superior da pelo menos uma ranhura a uma posição intermediária durante a etapa A ou devido à etapa A, B) movimentação do elemento impulsionador (21) da posição passiva para a posição ativa após a etapa A para impulsionar a pelo menos uma parte retida do animal de abate da posição intermediária, por meio da extremidade superior da pelo menos uma ranhura de um transportador de produto, fora da dita pelo menos uma ranhura durante a etapa B ou devido à etapa B, C) movimentação do elemento impulsionador adicional da posição ativa adicional de volta para a posição passiva adicional após a etapa B, D) movimentação do elemento impulsionador da posição ativa de volta para a posição passiva após a etapa B.
12. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pela etapa D ser realizada após a etapa C.
13. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pela etapa B ser realizada simultaneamente com ou antes da etapa C.
14. MÉTODO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 13, a ser realizado enquanto opera uma combinação, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por um animal de abate ser retomado de um transportador de produto por um transportador de produto adicional durante a etapa B ou entre as etapas B e D.
15. DISPOSITIVO DE REMOÇÃO PARA USO EM UMA COMBINAÇÃO, conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 10, compreendendo um elemento impulsionador (21), meios de movimentação para movimentar o elemento impulsionador para frente e para trás entre uma posição passiva, na qual o elemento impulsionador está localizado fora do caminho dos animais de abate, e uma posição ativa, na qual o elemento impulsionador está localizado no caminho de pelo menos uma parte retida de um animal de abate selecionado na posição ativa, ou pelo menos durante movimento da posição passiva para a posição ativa, para impulsionar a pelo menos uma parte retida do animal de abate selecionado fora da pelo menos uma ranhura de um transportador de produto por meio da extremidade aberta superior da dita pelo menos uma ranhura, caracterizado pelo dispositivo de remoção compreender um elemento impulsionador adicional (22) assim como meios de movimentação adicionais para movimentar o elemento impulsionador adicional para frente e para trás entre uma posição passiva adicional, na qual o elemento impulsionador adicional está localizado fora do caminho de animais de abate, e uma posição ativa adicional, na qual o elemento impulsionador adicional está localizado no caminho da pelo menos uma parte retida do animal de abate selecionado na dita posição ativa adicional, ou pelo menos durante seu movimento da posição passiva adicional para a posição ativa adicional, para impulsionar a pelo menos uma parte retida do animal de abate selecionado da extremidade inferior, na direção da extremidade superior, a uma posição intermediária, em que o elemento impulsionador é projetado para impulsionar a pelo menos uma parte retida de um animal de abate da posição intermediária, por meio da extremidade superior da pelo menos uma ranhura de um transportador de produto, fora da dita pelo menos uma ranhura na posição ativa ou durante seu movimento da posição passiva para a posição ativa.
BR112016013453-2A 2013-12-12 2014-12-11 combinação de um dispositivo de transporte para animais de abate e um dispositivo de remoção, assim como um método para operar essa combinação BR112016013453B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NL2011946 2013-12-12
NL2011946A NL2011946C2 (nl) 2013-12-12 2013-12-12 Combinatie van een transportinrichting voor slachtdieren en een losinrichting alsmede werkwijze voor het bedrijven van een dergelijke combinatie.
PCT/NL2014/050851 WO2015088340A1 (en) 2013-12-12 2014-12-11 A combination of a conveying device for slaughter animals and removing device, as well as a method for operating such combination

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112016013453B1 true BR112016013453B1 (pt) 2021-02-09

Family

ID=50190662

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112016013453-2A BR112016013453B1 (pt) 2013-12-12 2014-12-11 combinação de um dispositivo de transporte para animais de abate e um dispositivo de remoção, assim como um método para operar essa combinação

Country Status (9)

Country Link
US (1) US9615592B2 (pt)
EP (1) EP3079477B1 (pt)
JP (1) JP6297697B2 (pt)
KR (1) KR102342927B1 (pt)
CN (1) CN206137038U (pt)
BR (1) BR112016013453B1 (pt)
DK (1) DK3079477T3 (pt)
NL (1) NL2011946C2 (pt)
WO (1) WO2015088340A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2020048582A1 (de) * 2018-09-03 2020-03-12 Fpi Food Processing Innovation Gmbh & Co. Kg Anordnung und verfahren zur geflügelförderung
JP7473388B2 (ja) 2020-05-12 2024-04-23 株式会社前川製作所 ワーク移載装置
JP7473387B2 (ja) 2020-05-12 2024-04-23 株式会社前川製作所 ワーク移送装置
WO2022174879A1 (en) * 2021-02-22 2022-08-25 John M. Christensen Holding Aps A method and an apparatus for removing a broiler from an overhead sorting conveyor
KR102529307B1 (ko) 2021-03-30 2023-05-08 엄성희 도축한 육류 이송용 체인장치
CN117945064B (zh) * 2024-03-27 2024-06-14 四川远方云天食品科技有限公司 一种火锅底料成品的输送设备

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL8902847A (nl) * 1989-11-17 1991-06-17 Terpa Poultry Bv Kippen overname.
US5453045A (en) * 1993-01-21 1995-09-26 Systemate Holland, B.V. System for transferring birds from one conveyor system to another with intermediate accumulator
NL1000935C2 (nl) * 1995-08-04 1997-02-06 Stork Pmt Inrichting en werkwijze voor het bewerken van een slachtdier.
EP0858740B1 (de) * 1997-02-12 2001-11-07 Nordischer Maschinenbau Rud. Baader Gmbh + Co Kg Einrichtung zum Bearbeiten der Beine von Geflügel
NL1006286C2 (nl) * 1997-06-11 1998-12-14 Tieleman Food Equipment B V Hangtransportsysteem voor geslachte kippen of ander pluimvee.
US6033299A (en) * 1998-09-11 2000-03-07 Tyson Foods, Inc. Carcass transfer apparatus
NL1012703C2 (nl) 1999-04-06 2000-10-09 Stork Pmt Werkwijze en inrichting voor het bewerken van een gevogeltepoot.
NL1014845C1 (nl) 1999-06-11 2000-12-12 Stork Pmt Inrichting voor het verwerken van een slachtproduct.
GB0016516D0 (en) * 2000-07-06 2000-08-23 Owen Mumford Ltd Improvements relating to needle protection devices
EP1922935B1 (en) * 2006-11-14 2012-07-25 Linco Food Systems A/S Apparatus for taking down poultry from shackles
JP5351537B2 (ja) * 2009-02-04 2013-11-27 マルイ食品株式会社 家禽の処理加工方法
EP2622963B1 (de) * 2012-02-03 2018-01-24 Nordischer Maschinenbau Rud. Baader GmbH + Co. KG Anordnung zum beidseitigen seitlichen Ritzen der Haut eines geschlachteten Tierkörpers in aufgesattelter Position, den Tierkörper aufsattelnder Stützkörper einer solchen Anordnung, eine die Anordnung zum Hautritzen verwendende Bearbeitungsmaschine sowie ein entsprechendes Verfahren zum Hautritzen

Also Published As

Publication number Publication date
EP3079477B1 (en) 2017-09-27
NL2011946C2 (nl) 2015-06-15
WO2015088340A8 (en) 2015-07-23
JP2016539649A (ja) 2016-12-22
EP3079477A1 (en) 2016-10-19
US9615592B2 (en) 2017-04-11
DK3079477T3 (en) 2017-12-04
KR20160096703A (ko) 2016-08-16
US20170020145A1 (en) 2017-01-26
CN206137038U (zh) 2017-05-03
KR102342927B1 (ko) 2021-12-24
JP6297697B2 (ja) 2018-03-20
WO2015088340A1 (en) 2015-06-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112016013453B1 (pt) combinação de um dispositivo de transporte para animais de abate e um dispositivo de remoção, assim como um método para operar essa combinação
BR102014001631A2 (pt) Aparelho de assistência à queda, sistema de carregamento, e método de assistência a carregamento
DK3116323T3 (en) DEFINITION AND PROCEDURE FOR CHANGING THE DIRECTIONS FOR Slaughter products
ES2265387T3 (es) Dispositivo para la recepcion y transferencia de animales abatidos o partes de los mismos.
US3643293A (en) Poultry transfer apparatus and method
US2969867A (en) Fruit transfer apparatus
NL9300815A (nl) Werkwijze en inrichting voor het verwijderen en verwerken van een organenpakket van een slachtdier.
BRPI0713819A2 (pt) Dispositivo e método para condicionamento de aves abatidas elinha de produção para o processamento de carcaças de aves
ES2938205T3 (es) Dispositivo de transporte con un rastrillo de transporte
BR112015028395B1 (pt) método, sistema e montagem-guia para separação de conjuntos de vísceras eviscerados de aves abatidas
BR112017015301B1 (pt) Transportador de ovos sem fim
BR112016017408B1 (pt) Dispositivo de posicionamento para posicionar pernas de aves de criação conduzidas em fila única na direção de condução ao longo de uma seção de condutor e método que compreende o dito posicionamento para remover a carne da coxa das pernas de aves de criação
NL2009647C2 (en) Device for separating a leg part from a carcass part of slaughtered poultry.
BR112014010636B1 (pt) sistema para embalagem de grupos de produtos que se desloca ao longo de um trajeto de percurso
BR112012026526B1 (pt) Aparelho e método para suprir ovos, por exemplo, um aparelho e método para preencher bandejas
BR102012010850B1 (pt) Sistema para recolher e descarregar produtos alimentícios
JP7524217B2 (ja) オーバーハングレール搬送システム
JP2023502006A (ja) 卵コンベヤアセンブリ
BR112013004117B1 (pt) Processo e sistema para agrupamento de produtos a serem empacotados
BR112017015308B1 (pt) Conjunto de transportadores de ovos, e, dispositivo transportador de ovos
BR102017016070A2 (pt) Dispositivo de filetagem e método para remoção de filés
BR102018003938A2 (pt) Equipamento pendurador de frango inteiro resfriado
ES2927816T3 (es) Estación de carga de perchas para transportadores aéreos
NL1027804C2 (en) Plant pot sorting method, used in greenhouses, comprises arranging pots into row and holding pots with retaining mechanism while moving front pot away from row
BR102019000099A2 (pt) aparelho e método para desossar peitos de aves

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 11/12/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.