BR112014011354B1 - Método de dobragem de um traje absorvente descartável do tipo calça - Google Patents

Método de dobragem de um traje absorvente descartável do tipo calça Download PDF

Info

Publication number
BR112014011354B1
BR112014011354B1 BR112014011354-8A BR112014011354A BR112014011354B1 BR 112014011354 B1 BR112014011354 B1 BR 112014011354B1 BR 112014011354 A BR112014011354 A BR 112014011354A BR 112014011354 B1 BR112014011354 B1 BR 112014011354B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
suit
collector
waist
region
machine
Prior art date
Application number
BR112014011354-8A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112014011354A2 (pt
Inventor
Bradley Schoon
Brian R. Vogt
Stephen A. Kolasinski
Jason K. Sieck
Original Assignee
Kimberly-Clark Worldwide, Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Kimberly-Clark Worldwide, Inc filed Critical Kimberly-Clark Worldwide, Inc
Publication of BR112014011354A2 publication Critical patent/BR112014011354A2/pt
Publication of BR112014011354B1 publication Critical patent/BR112014011354B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D85/00Containers, packaging elements or packages, specially adapted for particular articles or materials
    • B65D85/18Containers, packaging elements or packages, specially adapted for particular articles or materials for wearing apparel, headwear or footwear
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61FFILTERS IMPLANTABLE INTO BLOOD VESSELS; PROSTHESES; DEVICES PROVIDING PATENCY TO, OR PREVENTING COLLAPSING OF, TUBULAR STRUCTURES OF THE BODY, e.g. STENTS; ORTHOPAEDIC, NURSING OR CONTRACEPTIVE DEVICES; FOMENTATION; TREATMENT OR PROTECTION OF EYES OR EARS; BANDAGES, DRESSINGS OR ABSORBENT PADS; FIRST-AID KITS
    • A61F13/00Bandages or dressings; Absorbent pads
    • A61F13/15Absorbent pads, e.g. sanitary towels, swabs or tampons for external or internal application to the body; Supporting or fastening means therefor; Tampon applicators
    • A61F13/15577Apparatus or processes for manufacturing
    • A61F13/15707Mechanical treatment, e.g. notching, twisting, compressing, shaping
    • A61F13/15747Folding; Pleating; Coiling; Stacking; Packaging
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65HHANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL, e.g. SHEETS, WEBS, CABLES
    • B65H45/00Folding thin material
    • B65H45/02Folding limp material without application of pressure to define or form crease lines
    • B65H45/04Folding sheets

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • Vascular Medicine (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Absorbent Articles And Supports Therefor (AREA)
  • Auxiliary Devices For And Details Of Packaging Control (AREA)

Abstract

método para dobrar trajes descartáveis absorventes em formato de calça em um coletor. um método de dobragem de trajes absorventes descartáveis do tipo calça inclui o fornecimento de um traje definindo uma primeira e uma segunda regiões laterais de cintura, uma região central de cintura posicionada entre elas e uma região da área genital longitudinalmente abaixo da região central da cintura.  em determinadas configurações, o método inclui ainda a dobragem do traje sobre uma linha de dobra estendendo-se transversalmente de modo a trazer a região da área genital para uma relação sobreposta à região central da cintura; fornecendo um coletor com uma base e uma primeira e uma segunda paredes laterais; empurrando o traje para dentro do coletor; e, enquanto o traje está no coletor, dobrando o traje sobre uma primeira e uma segunda linhas de dobra que se estendem longitudinalmente, de modo a posicionar a primeira e a segunda regiões da cintura sobre a região central da cintura. a primeira e a segunda linhas pontilhadas são adjacentes à primeira e à segunda paredes laterais, respectivamente.

Description

[01] As pessoas dependem de trajes absorventes descartáveis em suas vidas diárias, incluindo aqueles voltados para problemas de incontinência em adultos, calças para incontinência urinária, calças de treino e fraldas. Muitos fabricantes procuram atender o melhor possível às necessidades dos usuários de tais produtos. Com certos produtos, tais como roupas íntimas para incontinência em adultos e calças para incontinência urinária, é importante que o traje tenha uma aparência o mais próximo possível das roupas íntimas “normais”, para proporcionar um maior sentimento de normalidade para os usuários que sofrem de incontinência. Além disso, muitas vezes compradores e usuários de tais produtos ficam constrangidos com seus problemas e com o fato de terem que comprar produtos para lidar com seus problemas de incontinência.
[02] Atualmente, o método mais comum de se obter roupas íntimas voltadas para problemas de incontinência é a compra de grandes quantidades desses trajes embalados em pacotes. Normalmente, os trajes são dobrados de forma a melhor caber nas embalagens. Dobrar bem os trajes é importante por diversas razões. Primeiro, normalmente os trajes absorventes descartáveis são fabricadas em alta velocidade; pilhas de peças dobradas são empurradas rápido e repetidamente para dentro dos materiais de embalagem, tais como sacos de plástico flexível. Dobrar irregularmente os trajes pode resultar em pilhas deformadas ou encaroçadas de peças dobradas, o que interfere na operação de empacotamento automático. Em segundo lugar, pilhas deformadas ou encaroçadas de peças dobradas resultam em pacotes deformados e preenchidos de forma irregular, o que pode fazer com que os pacotes fiquem instáveis nas prateleiras em lojas de varejo, assim como dar ao consumidor a impressão de baixa qualidade. Em terceiro lugar, ao retirar os trajes dobrados de dentro dos sacos, sem ordem e de forma aleatória, os consumidores podem ter uma impressão negativa da qualidade do produto. Com certeza, a dobragem ruim e aleatória pode, em alguns casos, impactar o desempenho do traje absorvente, criando vincos e rachaduras no núcleo de absorção de fluidos em locais inconvenientes.
[03] Os métodos convencionais de dobragem de trajes absorventes descartáveis em formato de calça ficam abaixo do ideal. Portanto, o que é preciso é um método aprimorado de dobragem de trajes absorventes descartáveis em formato de calça, para proporcionar dobragens uniformes, previsíveis e controladas em processos de fabricação em alta velocidade.
Resumo da invenção
[04] A presente invenção descreve um método de dobragem de traje absorvente descartável com formato de calça. O método define um sentido da máquina, um sentido transversal da máquina e um sentido vertical, geralmente, perpendicular ao sentido da máquina e ao sentido transversal à máquina. O sentido da máquina e o sentido transversal da máquina juntos definem um plano de transporte. Em determinadas configurações, o método abrange o fornecimento do traje com uma abertura na cintura e duas aberturas para as pernas. O traje define uma direção longitudinal e uma transversal. O traje define uma primeira região de cintura lateral adjacente a uma primeira borda lateral, uma segunda região de cintura lateral adjacente a uma segunda borda lateral, uma região central de cintura posicionada transversalmente entre a primeira e a segunda regiões de cintura lateral e uma região genital adjacente longitudinalmente à região central da cintura. O traje inclui, ainda, um núcleo absorvente.
[05] O método inclui também o fornecimento de um coletor. O coletor compreende também uma primeira parede lateral e uma segunda parede lateral e define a largura do coletor da primeira parede para a segunda. O coletor define uma primeira extremidade tendo uma primeira abertura e uma segunda extremidade com uma segunda abertura. O coletor se estende da primeira extremidade para a segunda na direção vertical.
[06] O método inclui ainda o transporte do traje no sentido da máquina, de maneira que os sentidos transversais e longitudinais do traje fiquem bem para dentro do plano de transporte; posicionando o traje acima da primeira abertura do coletor, empurrando o traje para dentro dele, transportando-o no sentido vertical dentro do coletor; e dobrando o traje ao longo de uma primeira linha de dobra que se estende longitudinalmente de maneira a posicionar a primeira região de cintura lateral acima da região central de cintura, a primeira linha de dobra sendo adjacente à primeira parede lateral e dobrando o traje ao longo de uma segunda linha de dobra que se estende longitudinalmente, de maneira a posicionar a segunda região de cintura lateral acima da região central de cintura, a segunda linha de dobra estando adjacente à segunda parede lateral, onde ambos os passos de dobra aconteçam enquanto a peça estiver no coletor.
[07] Em determinadas configurações, a largura do coletor se estende em uma direção paralela ao sentido transversal da máquina, e o sentido longitudinal de cada traje está paralelamente alinhado ao sentido da máquina durante o transporte do traje no sentido da máquina.
[08] Em outras configurações, a largura do coletor se estende em uma direção paralela ao sentido da máquina, e o sentido longitudinal de cada traje está paralelamente alinhado ao sentido transversal da máquina durante o transporte do traje no sentido da máquina.
Descrição breve das ilustrações
[09] A Fig. 1 ilustra, de forma representativa, uma vista plana de uma configuração de uma calça absorvente descartável apropriada para uso, em conjunto com determinadas configurações da presente invenção, em uma condição esticada longitudinalmente e disposta sobre área plana, antes da junção das regiões frontal e posterior e exibindo a superfície do artigo que fica virada para o usuário quando o artigo é vestido.
[10] A Fig. 2 ilustra, de forma representativa, uma vista em perspectiva frontal da configuração exemplificada na Fig. 1, apresentada de forma inteiramente montada.
[11] A Fig. 3A ilustra, representativamente, uma vista frontal plana da calça absorvente descartável da Fig. 2, apresentada em uma condição relaxada e disposta sobre área plana.
[12] A Fig. 3B ilustra, de forma representativa, uma vista frontal plana de uma configuração alternativa da calça absorvente descartável, apresentada em condição relaxada e disposta sobre área plana
[13] A Fig. 4A ilustra, de forma representativa, uma vista frontal plana de uma configuração intermediária dobrada da calça absorvente descartável da Fig. 3, apresentada em uma condição tensionada de forma transversal com uma dobra longitudinal.
[14] A Fig. 4B ilustra, de forma representativa, uma vista posterior plana de uma configuração intermediária de dobra da calça absorvente descartável da Fig. 3, apresentada em uma condição tensionada de forma transversal com uma dobra longitudinal.
[15] A Fig. 4C ilustra, de forma representativa, uma vista frontal plana de uma configuração completamente dobrada da calça absorvente descartável da Fig. 3, com ambas as regiões laterais da cintura dobradas sob a região central da cintura.
[16] A Fig. 4D ilustra, de forma representativa, uma vista posterior plana de uma configuração totalmente dobrada da calça absorvente descartável da Fig. 3, com ambas as regiões laterais da cintura dobradas sobre a região central da cintura.
[17] A Fig. 5A ilustra, de forma representativa, uma vista frontal plana de uma configuração alternativa intermediária da calça absorvente descartável da Fig. 3, apresentada em uma condição tensionada de forma transversal com uma dobra longitudinal.
[18] A Fig. 5B ilustra, de forma representativa, uma vista posterior plana de uma configuração intermediária alternativa dobrada da calça absorvente descartável da Fig. 3, apresentada em uma condição tensionada de forma transversal com uma dobra longitudinal.
[19] A Fig. 5C ilustra, de forma representativa, uma vista frontal plana de uma configuração alternativa totalmente dobrada da calça absorvente descartável da Fig. 3, com ambas as regiões laterais da cintura dobradas sob a região central da cintura, e com partes cortadas para mostrar as características internas.
[20] A Fig. 5D ilustra, de forma representativa, uma vista posterior plana de uma configuração totalmente dobrada alternativa da calça absorvente descartável da Fig. 3, com ambas as regiões laterais da cintura dobradas sobre a região central da cintura.
[21] A Fig. 6A ilustra, de forma representativa, uma vista frontal plana de uma configuração alternativa de uma calça absorvente descartável, adequada para uso em conjunto com determinadas configurações da presente invenção, apresentada de forma relaxada e disposta sobre área plana.
[22] A Fig. 6B ilustra, de forma representativa, uma vista frontal plana da calça absorvente descartável da Fig. 6A, apresentada em condição relaxada e disposta sobre área plana, com uma região lateral da cintura dobrada por cima da região central da cintura.
[23] A Fig. 6C ilustra, de forma representativa, uma vista frontal plana da calça absorvente descartável da Fig. 6A, apresentada em condição relaxada e disposta sobre área plana, com ambas as regiões laterais da cintura dobradas por cima da região central da cintura.
[24] A Fig. 6D é uma vista em corte transversal da calça da Fig. 6C, conforme vista sobre a linha 6D-6D.
[25] A Fig. 6E é semelhante ao demonstrado na Fig. 6D, porém com uma dobra longitudinal.
[26] A Fig. 7A ilustra, de forma representativa, uma vista em perspectiva de uma configuração de um pacote de trajes absorventes descartáveis dobrados utilizando determinadas configurações da presente invenção.
[27] A Fig. 7B ilustra, de forma representativa, uma vista em perspectiva de uma configuração alternativa de um pacote de trajes absorventes descartáveis dobrados, utilizando determinadas configurações da presente invenção.
[28] A Fig. 8 ilustra, de maneira representativa, uma vista em perspectiva de uma configuração do método da presente invenção.
[29] A Fig. 9 ilustra, de maneira representativa, uma vista em perspectiva de outra configuração do método da presente invenção.
[30] A Fig. 10 ilustra, de maneira representativa, uma vista em perspectiva de outra configuração do método da presente invenção.
[31] A Fig. 10B ilustra, de forma representativa, uma vista em perspectiva de uma configuração parecida com a configuração apresentada na Fig. 10A, mas com determinados componentes em posições diferentes e com partes cortadas para mostrar os recursos internos.
[32] A Fig. 11 ilustra, de forma representativa, uma vista em perspectiva de outra configuração do método da presente invenção, com partes cortadas para mostrar os recursos internos.
[33] A Fig. 12 ilustra, de forma representativa, uma vista em perspectiva de outra configuração do método da presente invenção, com partes cortadas para mostrar os recursos internos.
[34] A Fig. 13 ilustra, de forma representativa, uma vista em perspectiva de outra configuração do método da presente invenção, com partes cortadas para mostrar os recursos internos.
[35] A Fig. 14 ilustra, de maneira representativa, uma vista em perspectiva de outra configuração do método da presente invenção.
[36] A Fig. 15 ilustra, de forma representativa, uma vista em perspectiva de uma configuração de uma parte de um dispositivo, adequado para uso em conjunto com determinadas configurações do método da presente invenção.
[37] A Fig. 16 ilustra, de forma representativa, uma vista em perspectiva dos diversos estágios de dobragem de um traje em geral, de acordo com a configuração exemplificada nas Figs. 8 a 14.
[38] A Fig. 17 ilustra, de forma representativa, uma vista em perspectiva de vários estágios de dobragem de um traje, de forma parecida com os estágios mostrados na Fig. 16, mas com uma alteração na ordem das etapas de dobragem.
Definições
[39] Dentro do contexto dessa especificação, cada termo ou frase abaixo incluirá o significado ou os significados a seguir. Os termos adicionais estão definidos em outros pontos da especificação.
[40] “Anexado” refere-se a unir, aderir, colar, conectar dois elementos. Dois elementos serão considerados unidos quando estiverem anexados um ao outro direta ou indiretamente, como quando cada um está anexado diretamente a elementos intermediários.
[41] “Descartável” refere-se aos artigos designados para serem descartados após um uso limitado, em vez de serem lavados ou restaurados de alguma outra maneira para reutilização.
[42] “Disposto”, “disposto em” e outras variações do termo significam que um elemento pode ser uma parte integral de outro, ou que um elemento pode ser uma estrutura separada, colada ou aplicada em conjunto ou próxima de outro elemento.
[43] “Elástico”, “com elástico” ou “elasticidade” significam a propriedade de um material ou composto, que tende a recuperar o tamanho e a forma originais após a remoção da força que causa a deformação.
[44] “Elastomérico” refere-se a um material ou composto que pode ser alongado em pelo menos 50% de seu comprimento relaxado e que vai se recuperar, ao ser liberada a força aplicada, em pelo menos 20% do alongamento. Normalmente é preferível que o material ou composto elastomérico seja capaz de ser esticado em pelo menos 100%, ainda melhor se puder ser esticado em até 200% do comprimento relaxado, e que recupere, após a liberação de uma força aplicada, pelo menos 50% do alongamento.
[45] “Integral” é usado para fazer referência a diversas partes de um único elemento, em vez de estruturas separadas ligadas, coladas ou dispostas próximas umas das outras.
[46] “Longitudinal” e “transversal” são usados com seus significados normais, conforme indicado pelos eixos longitudinais e transversais ilustrados nas Figuras. O eixo longitudinal encontra-se na parte plana do produto e fica normalmente paralelo a um plano vertical, que se bifurca, quando vestido em um usuário em pé, em metades direita e esquerda do corpo. O eixo transversal encontra-se na parte plana do produto, geralmente perpendicular ao eixo longitudinal.
[47] Esses termos podem ser definidos com significados adicionais nas demais partes desta especificação.
Descrição detalhada das configurações de exemplo
[48] A presente invenção descreve um método 20 de dobragem de traje absorvente descartável com formato de calça. A referência às Figuras deve ser feita na descrição de diversas configurações da invenção. Deve-se notar que as configurações retratadas nas Figuras e aqui descritas são, meramente, exemplos representativos do método da invenção. As diversas configurações da invenção são adequadas para uso em trajes absorventes descartáveis e dobráveis, tais como roupas íntimas para incontinência em adultos, fraldas descartáveis pré-dobradas, roupas de banho descartáveis, fraldas de treino descartáveis, trajes descartáveis para incontinência e semelhantes. Para fins de ilustração, diversas configurações da presente invenção de método deverão ser descritas em conjunto com a dobra de calças para incontinência que se vestem da forma convencional.
[49] Em configurações específicas, cada traje ou calça 50 define uma abertura na cintura 52, duas aberturas para as pernas 54, uma extremidade de cintura 56, uma extremidade da área genital 58 e a primeira e segunda bordas laterais 55a, 55b. Em determinadas configurações, cada calça contém um par de costuras laterais 91, 91 que unem as partes frontal e posterior da calça. Cada calça pode conter uma dobra da área genital 67. Cada calça define um sentido longitudinal 51 que se estende desde a extremidade da cintura 56 até a extremidade da área genital 58, e cada calça define um sentido transversal 53 perpendicular ao sentido longitudinal 51. Cada calça 50 define um comprimento total 57 que se estende no sentido longitudinal 51 a partir da borda da cintura 56 até a extremidade da área genital 58. (Se a parte da cintura frontal 72 e a parte da cintura posterior 74 forem distâncias diferentes a partir da extremidade da área genital 58, então o comprimento total 57 da calça será a maior das duas distâncias). Cada calça também define uma largura 59 que se estende no sentido transversal 53 de uma borda lateral 55a à outra 55b. (Se a distância entre a pineira borda lateral 55a e a segunda borda lateral 55b variar dependendo de onde no sentido longitudinal a medição for feita, então o comprimento 59 será a distância média entre a borda lateral 55a e a 55b.) O comprimento 57 e a largura 59 para os propósitos deste documento são medidos quando a calça está em estado totalmente montado (com as costuras laterais intactas), mas de outro modo desdobrado e relaxado como retratado na Fig. 3. O comprimento 57 é medido na linha central longitudinal da calça 50, e a largura 59 é medida no ponto médio longitudinal de cada costura lateral 55. Cada calça define ainda uma primeira região lateral de cintura 60, uma segunda região lateral de cintura 62 e uma região central de cintura 64, posicionadas de forma transversal entre a primeira região lateral 60 e a segunda região lateral 62. Em configurações específicas, a primeira região lateral da cintura 60 se estende em aproximadamente 20% a 40% da largura transversal 59 da calça 50 na condição montada, relaxada e disposta sobre superfície plana. A segunda região lateral da cintura 62 se estende em aproximadamente 20% a 40% da largura transversal 59 da calça 50 na condição montada, relaxada e disposta sobre superfície plana. A região central da cintura 64 se estende em aproximadamente 20% a 60% da largura 59 da calça 50, na condição montada, relaxada e disposta sobre superfície plana. Em determinadas configurações, a primeira região lateral da cintura 60, a segunda região lateral da cintura 62 e a região central da cintura 64, cada uma se estende em aproximadamente um terço da largura 59 da calça 50, na condição relaxada e plana, como ilustrado de forma geral na Fig. 3. Cada região da cintura 60, 62, 64 se estende no sentido longitudinal 51, geralmente a partir da extremidade da cintura 56 até à parte superior das aberturas das pernas 54, 54, conforme indicado pelas setas 49 nas Figs. 3A e 6A.
[50] Em determinadas configurações, cada calça contém um painel frontal 71, um painel posterior 73 e um painel da área genital 75. Os paineis 71, 73 e 75 podem ser integrados uns aos outros, ou podem incluir componentes independentes ligados uns aos outros. Em determinadas configurações, os painéis frontal e posterior 71, 73 são formados por materiais elastoméricos, como laminados de filmes elastoméricos, laminados elastoméricos em tramas, laminados em tramas, grades ou semelhantes. Em um exemplo, os paineis frontal e posterior 71, 73, são formados por um filme elastomérico imprensado em forma de sanduíche entre dois substratos não tecidos semelhantes a tecidos e baseados em poliolefina.
[51] Cada calça 50 define ainda uma região de faixa de cintura 70 que fixa a extremidade da cintura 56. A região da faixa da cintura 70 se estende na direção transversal 53 e pelo menos parcialmente contorna a abertura da cintura 52. Cada região da faixa da cintura 70 é formada por uma parte frontal de faixa de cintura 72 e uma parte posterior na parte da faixa da cintura 74. As partes da faixa da cintura 72, 74 se estendem entre as costuras laterais 55. A parte frontal da faixa da cintura 72 é adaptada para que fique em contato com a metade frontal da cintura do usuário quando vestida, e a parte posterior 74 é adaptada para ficar em contato com a metade posterior da cintura do usuário, quando vestida. As partes da faixa da cintura 72, 74 podem ser integradas aos painéis frontal e posterior 71, 73, ou podem ser componentes separados anexados aos painéis frontal e posterior 71, 73. Por exemplo, a parte da faixa da cintura frontal 72 pode formar a região do painel frontal 71 que está dentro de 25 centímetros, ou dentro de 35 centímetros, da borda frontal da cintura 76 e a parte posterior da faixa da cintura 74 pode formar a região do painel posterior 73 que está dentro de 25 centímetros, ou dentro de 35 centímetros, da borda posterior da cintura 77. Opcionalmente, a parte da faixa de cintura frontal 72 pode compreender uma parte dobrada do painel frontal 71 e/ou a parte posterior da faixa da cintura 74 pode compreender uma parte dobrada do painel posterior 73. Em determinadas configurações, uma linha de dobra que se estende transversalmente define a borda frontal da cintura 76 e uma linha de dobra estendendo-se transversalmente define a borda posterior da cintura 77. Em tais configurações, o comprimento longitudinal da parte dobrada define as fronteiras da respectiva parte da faixa de cintura. De preferência são dispostos um ou mais cordões elásticos dentro de uma ou de ambas as partes dobradas. Exemplos dessas configurações específicas de faixas de cintura dobradas são apresentados na publicação de pedido de patente dos EUA 2008/0134487 para Hartono, que está incorporado como referência à medida que é coerente com o que é apresentado aqui. Opcionalmente, a parte frontal da cintura 72 pode compreender um componente elastomérico separado ou montado fixado sobre o painel frontal 71, e/ou a parte da faixa de cintura posterior 74, pode compreender um componente elastomérico separado ou montado fixado sobre o painel posterior 73, como ilustrado na Fig. 1. Cada calça também define uma região genital 68 que prende a extremidade da área genital 58. A região genital 68 se estende no sentido longitudinal 51, normalmente a partir da extremidade da área genital 58 para a parte superior das aberturas das pernas 54, 54, conforme indicado pelas setas 48 nas Figs. 3A e 6A.
[52] É também desejável que cada calça contenha um composto absorvente 80, geralmente disposto sobre a região central da cintura 64 e a região da área genital 68. Em determinadas configurações, o composto absorvente 80 pode conter uma folha posterior no lado do traje, impermeável a líquidos 82, uma folha superior no lado do corpo absorvente de fluidos 84 e um núcleo absorvente de fluidos 86 formado por massa felpuda e/ou polímero superabsorvente imprensado em forma de sanduíche entre a folha posterior 82 e a folha superior 84. O núcleo absorvente 86 contém uma borda frontal 87, uma borda posterior 88 espaçada da borda frontal no sentido longitudinal e duas bordas laterais 89 que se estendem longitudinalmente a partir da borda frontal 87 até a borda posterior 88. O núcleo absorvente 86 pode ter formato retangular, de ampulheta, oval, trapezoide ou outro formato adequado. Devido ao volume adicional introduzido pelo núcleo absorvente 86, as regiões de uma calça 50 contendo núcleo absorvente 86 são geralmente mais espessas do que as demais regiões da mesma calça. Exemplos de calças absorventes descartáveis, adequadas para uso com o método da presente invenção, incluem os revelados na 5.745.922 publicada em 5 de maio de 1998 para Rajala et al., 6.240.569 dos EUA publicada em 5 de junho de 2001 para Van Gompel et al., 6.702.798 dos EUA publicada em 9 de março de 2004 para Christoffel et al., e 7.604.624 dos EUA publicada em 20 de outubro de 2009 para Veith et al., sendo que o conteúdo delas está aqui incorporado como referência à medida que é coerente com o que é apresentado aqui. Observe que as calças absorventes descartáveis poderiam ser fornecidas em uma configuração “fechada” (para serem vestidas do modo normal), uma configuração “fechada” podendo ser aberta ou fechada, ou uma configuração “aberta” (sem pré-fechamento); todas elas poderiam ser usadas em conjunto com as diversas configurações da presente invenção.
[53] Em determinadas configurações, o método 20 inclui a dobra de cada calça pelo menos uma vez no sentido longitudinal 51. Em determinadas configurações, como ilustrado nas Figs. 4 e 5, a calça 50 é dobrada sobre uma linha de dobra se estendendo de maneira transversal 44, de modo a trazer a região da área genital 68 para uma relação sobreposta (e opcionalmente uma relação de contato) com a região central da cintura 64. A extremidade da região genital 58 pode ser posicionada para ser liberada com a extremidade da cintura 56, conforme ilustrado nas Figs. 5A-D. Opcionalmente, a área genital 58 pode ser posicionada para não ser liberada com a extremidade da cintura 56, de modo que a extremidade da cintura 56 e a extremidade da área genital 58 tenham distâncias diferentes da linha de dobra 44. Por exemplo, conforme ilustrado nas Figs. 4A-D, a calça 50 pode ser dobrada de tal forma que a distância 65 entre a extremidade da área genital 58 e a linha pontilhada 44 seja maior do que a distância 66 entre a extremidade da cintura 56 e a linha pontilhada 44. A primeira linha de dobra longitudinal 44 pode ficar, embora não necessariamente, longitudinalmente próxima à borda frontal 87 do núcleo absorvente 86, como é o caso da configuração da Fig. 4. A calça pode ser dobrada na linha de dobra 44, de modo que a região da área genital 68 seja trazida para uma relação sobreposta com o painel frontal 71 ou com o painel posterior 73. Em determinadas configurações, como ilustrado nas Figs. 4 e 5, a calça 50 é dobrada de modo que a região da área genital 68 entre em contato pelo menos parcialmente com a parte posterior da faixa de cintura 74. Nessa configuração, a superfície da lateral do traje 93c da região da área genital 68 da calça 50, entra em contato direto com a superfície da lateral do traje 93w da parte posterior da faixa de cintura 74 da região da faixa de cintura 70.
[54] O método 20 define um sentido da máquina 22, um sentido transversal da máquina 24 perpendicular ao sentido da máquina 22, e um sentido vertical 26 que é geralmente perpendicular (e em determinadas configurações exatamente perpendicular) tanto ao sentido da máquina 22, quanto ao sentido transversal da máquina 24. Entende-se por “sentido da máquina”, para os especialistas da área, como a direção primária de deslocamento das tramas do produto ou das partes de trabalho em um processo de fabricação, ou em um segmento de um processo de fabricação. “Geralmente perpendicular” como utilizado aqui significa mais de 45 graus e, de preferência, aproximadamente 90 graus. Embora tipicamente o sentido da máquina 22 e o sentido transversal da máquina 24 se estendam em um plano que corre paralelo ao plano definido pelo chão da área de produção e, portanto, tipicamente o sentido vertical se estenda em uma direção perpendicular ao plano definido pelo chão de tal área produtiva, estas relações podem ser alteradas. Por exemplo, o sentido vertical poderia, dentro do possível, se estender em um plano que corresse paralelo ao plano definido pelo chão, e tanto o sentido da máquina quanto o sentido transversal da máquina poderiam se estender em uma direção perpendicular ao plano definido por ele.
[55] O sentido da máquina e o sentido transversal da máquina juntos definem um plano de transporte. O método em determinadas configurações incluem o transporte do traje no sentido da máquina 22, de maneira que os sentidos longitudinal e transversal 51, 53 do traje fiquem bem para dentro do plano de transporte.
[56] Com relação às Figs. 8 a 14, o método 20 inclui ainda o fornecimento de um coletor 100. O coletor 100 compreende uma primeira parede lateral 104 e uma segunda parede lateral 106. O coletor 100 inclui opcionalmente uma parede posterior 108. O coletor 100 define um comprimento para o coletor 105 que se estende da primeira parede lateral 104 até a segunda parede lateral 106. O coletor define uma primeira extremidade 121 com uma primeira abertura 122 e uma segunda extremidade 123 com uma segunda abertura 124. O coletor 100 se estende a partir da primeira extremidade 121 para a segunda extremidade 123 pelo menos de maneira parcial e, primeiramente de preferência, no sentido vertical 26, de maneira que as paredes laterais do coletor 104, 106 se estendam no sentido vertical 26.
[57] O método ainda inclui o posicionamento do traje 50 por cima da primeira abertura 122 do coletor 100. Em determinadas configurações, o posicionamento do traje 50 próximo à primeira abertura 122 do coletor 100, inclui apoiar o traje na primeira abertura 122 do coletor 100 usando o dispositivo de suporte 126. Este suporte opcional acontece imediatamente antes do traje 50 ser empurrado para dentro do coletor 100, explicado abaixo. Este passo rápido e temporário de apoiar o traje antes dele ser empurrado para dentro do coletor pode ser feito por meio de um fluxo ou jato de ar comprimido com tempo determinado, por uma placa ou uma pá oscilante 127 que oscilam sobre a primeira abertura 122, dirigidas, por exemplo, por um servo motor oscilante 128 (ilustrado na Fig. 15), ou qualquer outra maneira adequada.
[58] O método ainda inclui o impulso do traje 50 para dentro do coletor 100. De preferência, o traje 50 é impulsionado para dentro do coletor empurrando o traje 50 no sentido vertical 26 para dentro do coletor 100, ou puxando o traje 50 para dentro do coletor 100. Por exemplo, em determinadas configurações, o traje 50 pode ser impulsionado para dentro do coletor 100 ao empurrar o traje 50 para dentro do coletor 100 usando uma pá ou algumas pás 130. De preferência, a pá define sua própria largura 135, que é quase da mesma largura (por exemplo, pelo menos 90% do tamanho) do coletor 105. Em determinadas configurações, o traje 50 é atraído para a pá 130 por uma força de vácuo. Por exemplo, a pá pode incluir vários orifícios e pode ser criado um vácuo em um interior oco da pá, direcionando o ar para dentro dela através de orifícios, atraindo assim, o traje 50 para uma superfície externa da pá 130. Em outra configuração, o traje é empurrado para dentro do coletor por meio de um fluxo ou jato de ar comprimido com tempo determinado. De preferência, a região central da cintura 64 e a região genital 68 do traje 50 são empurradas para dentro do coletor 100 antes que as regiões laterais da cintura 60, 62 sejam empurradas para dentro do coletor. Em determinadas configurações, várias pás 130 se estendem a partir de uma corrente ou de uma engrenagem 136, onde cada pá empurra uma peça de uma série de trajes 50 que avançam para dentro do coletor 100, conforme ilustrado nas Figs. 10 e 13.
[59] Em determinadas configurações do método, a largura do coletor 105 se estende em um sentido paralelo ao sentido transversal da máquina 24, e o sentido longitudinal 51 de cada traje 50 está alinhado paralelamente com o sentido da máquina 22 durante o transporte. Exemplos dessas configurações estão ilustrados nas Figs. 11 a 13. Em uma variante de tal abordagem, o traje 50 é transportado no sentido da máquina 22 usando uma primeira esteira lateral 131, uma segunda esteira lateral 132 e uma esteira central 133, posicionada entre a primeira esteira lateral 131 e a segunda esteira lateral 132. Cada esteira 131/132/133 se estende na direção da máquina 22. À medida que o traje é transportado no plano de transporte, a primeira esteira lateral 131 apoia a primeira região lateral da cintura 60, a segunda esteira lateral apoia a segunda região lateral da cintura 62, e a esteira central apoia a região central da cintura 64 e a região genital 68. Em determinadas configurações, a esteira central 133 define a extremidade da esteira central 134. O coletor 100 é posicionado em ou adjacente à extremidade da esteira central 134. De preferência, a primeira esteira lateral 131 se estende no sentido da máquina 22 para além da extremidade da esteira central 134 e se estende de forma adjacente à primeira parede lateral 104 do coletor 100. Da mesma forma, a segunda esteira lateral 132 se estende no sentido da máquina 22 para além da extremidade da esteira central 134 e se estende de forma adjacente à segunda parede lateral 106 do coletor. O posicionamento do traje 50 sobre a primeira abertura 122 do coletor 100 inclui apoiar o traje 50 com a primeira e a segunda esteiras laterais 131, 132. Em tal configuração, quando o traje 50 é posicionado sobre a primeira abertura 122, o traje 50 não é, de preferência, muito apoiado pela esteira central 133.
[60] Em outras configurações do método, a largura do coletor 105 se estende em um sentido paralelo ao sentido da máquina 22, e o sentido longitudinal 51 de cada traje 50 está alinhado paralelamente com o sentido transversal da máquina 24 durante o transporte. Exemplos dessas configurações estão ilustrados nas Figs. 8 a 10 e 14. Em uma variante de tal abordagem, cada traje 50 é separada de uma série interconectada 150 de trajes antes de ser posicionada sobre a primeira abertura 122 do coletor 100. Em outra variante, cada traje 50 é separada simultaneamente de uma série interconectada de trajes ao empurrar o traje para dentro do coletor. Por exemplo, linhas de enfraquecimento (como a linha de perfurações) podem ser criadas na série interconectada de trajes. Quando cada traje 50 é empurrado para dentro do coletor 100, o traje 50 é separado simultaneamente da série de trajes interconectados ao longo da linha de enfraquecimento. Em determinadas configurações, tais como as da Fig. 8 a 14, cada traje 50 é dobrado ao longo da respectiva linha de dobra 44 que se estende de forma transversal antes da chegada no coletor 100.
[61] Em determinadas configurações, tais como as ilustradas nas Figs. 8 a 10 e 14, a primeira parede lateral 104 compreende uma primeira esteira lateral, e uma segunda parede lateral 106 compreende uma segunda esteira lateral. Em tal configuração, a primeira e a segunda esteiras laterais podem transportar o traje no sentido vertical 26. Em determinadas configurações em que as paredes laterais incluem esteiras laterais, a parede posterior 108 pode, opcionalmente, incluir uma esteira posterior, e a primeira esteira lateral, a segunda esteira lateral e a esteira posterior avançam juntas no sentido vertical 22. Em outras configurações, tais como as ilustradas nas Figs. 11 a 13, a primeira e segunda paredes laterais 104, 106 são fixas. Em certas configurações, tanto a primeira como a segunda parede lateral 104, 106 (fixas ou não) incluem furos de vácuo por meio dos quais a força do vácuo é transmitida, e a força do vácuo atrai o traje 50 para a primeira e segunda paredes laterais 104, 106 nas regiões desejadas.
[62] Após o traje 50 ter sido empurrado para dentro do coletor 100, o método inclui ainda a dobragem do traje 50 pelo menos uma vez e, de preferência, duas vezes, na direção transversal 53 do traje 50. As Figs. 8 a 14 mostram os trajes 50 em diversos estágios de dobragem, enquanto estão no coletor 100. As Figs. 16 e 17 retratam vários estágios de dobragem que podem ser feitos usando um coletor em determinadas configurações da presente invenção, mas com o coletor e dispositivos associados removidos para retratar de forma mais clara os vários estágios da dobragem. Em determinadas configurações, como ilustrado nas Figs. 8 a 14 e 16 a 17, a primeira região lateral da cintura 60 e a segunda região lateral da cintura 62 de cada calça 50 estão dobradas ou movidas em relação sobreposta com a região central da cintura 64. Por exemplo, o método pode incluir a dobra do traje 50 sobre uma primeira linha pontilhada estendendo-se longitudinalmente 61, de modo a posicionar a primeira região lateral da cintura 60 sobre a região central da cintura 64. Preferencialmente, a primeira linha pontilhada 61 é adjacente à primeira parede lateral 104. Da mesma forma, o método pode incluir a dobra do traje 50 sobre uma segunda linha pontilhada estendendo-se longitudinalmente 63, de modo a posicionar a segunda região lateral da cintura 62 sobre a região central da cintura 64. Preferencialmente, a segunda linha pontilhada 63 é adjacente à primeira parede lateral 106. Em determinadas configurações, a primeira região lateral da cintura 60 é dobrada sobre a região central da cintura 64 e a segunda região lateral da cintura 62 é dobrada sobre ambas a região central da cintura 64 e a primeira região lateral da cintura 60. Dessa forma, a calça 50, em determinadas configurações, é dobrada duas vezes no sentido transversal 53.
[63] Como definido anteriormente, o método inclui preferencialmente a dobra de cada calça pelo menos uma vez no sentido longitudinal 51, como em uma linha de dobra estendendo-se transversalmente 44, para trazer a região da área genital 68 a uma relação sobreposta à região central da cintura 64. Em determinadas configurações, a dobra do traje na linha pontilhada, que se estende transversalmente 44, ocorre antes da dobra do traje sobre a primeira e a segunda linhas pontilhadas 61 e 63. Exemplos dessa abordagem estão ilustrados nas Figs. 8 a 14 e 16. Afirmando-se de outra forma, em determinadas configurações, a calça 50 é dobrada pelo menos uma vez no sentido longitudinal 51, de modo a posicionar a extremidade da área genital 58 bem próxima à extremidade da cintura 56 antes da calça 50 ser dobrada no sentido transversal 53. Por exemplo, como ilustrado na configuração das Figs. 4 e 5, a calça 50 é primeiramente dobrada sobre uma linha de dobra estendendo- se transversalmente 44, e em seguida é dobrada sobre uma primeira linha de dobra estendendo-se longitudinalmente 61 e finalmente é dobrada sobre uma segunda linha de dobra estendendo-se longitudinalmente 63. Na configuração dobrada ilustrada na Fig. 5, a maior parte da região da área genital 68 é imprensada em forma de sanduíche pelo menos parcialmente entre a primeira região lateral da cintura 60 e a região central da cintura 64. Em determinadas configurações, como a ilustrada na Fig. 5, ambas as porções de faixa de cintura frontal 72 e de faixa de cintura posterior 74 da região de faixa de cintura 70 são envolvidas em torno da região da área genital 68. Em tais configurações, pode ser desejável ter a região da faixa da cintura 70 da calça em uma condição tensionada. Tendo-se a região da faixa de cintura 70 em uma condição tensionada ou parcialmente tensionada, pode-se auxiliar no destaque das propriedades de “roupa íntima verdadeira” da calça para um consumidor que a vê, como através de uma região de janela transparente 30 da embalagem 40, como ilustrado nas Figs. 7A e 7B.
[64] Em determinadas configurações, a dobra do traje na linha de dobra que se estende transversalmente 44, ocorre após a dobra do traje sobre a primeira e a segunda linhas de dobra 61 e 63. Exemplos dessa abordagem estão ilustrados nas Figs. 6A a E e Fig. 17. A primeira região lateral de cintura 60 e a segunda região lateral de cintura 62 de cada calça 50 são dobradas primeiramente ou movidas em uma relação sobreposta à região central da cintura 64. A partir daí, o traje é dobrado na linha de dobra estendendo-se transversalmente 44, de modo a trazer a região da área genital 68 para uma relação sobreposta à região central de cintura 64.
[65] Com relação às Figs. 1 e 3B, em determinadas configurações, o núcleo absorvente 86 define uma largura máxima de núcleo 85. “Largura máxima de núcleo”, como utilizada aqui, significa a maior distância transversal entre a primeira e a segunda bordas laterais do núcleo 89, 89. O comprimento máximo do núcleo 85 é determinado examinando o traje em uma montagem completa (com as costuras laterais intactas), mas de outro modo, desdobrada, em uma condição relaxada tal como ilustrado na Fig. 3. Em determinadas configurações, como a ilustrada na Fig. 3B, a largura máxima do núcleo 85 excede a largura do condutor 105, de modo que a primeira linha de dobra 61 e a segunda linha de dobra 62 se estendem para dentro do núcleo absorvente 86. Em determinadas configurações, o método da presente invenção pode proporcionar dobras consistentes e robustas das regiões laterais da cintura 60, 62, apesar da presença de “orelhas” no núcleo absorvente relativamente espesso e volumoso na área das linhas pontilhadas 61, 63.
[66] As Figs. 8 e 16 a 17 ilustram os estágios de dobragem do traje enquanto no condutor (o condutor não é mostrado nas Figs. 16 e 17). Na etapa (a), o traje em formato de calça 50 apresenta-se em uma condição não dobrada, plana, como em uma condição relaxada, desdobrada e plana. Na etapa (b), o traje 50 foi dobrado na linha pontilhada estendendo-se transversalmente 44, de modo a trazer a região da área genital 68 para uma posição sobreposta e em contato com a região central da cintura 64. Na etapa (c), a região central da cintura 64 e a região genital 68 do traje 50 são empurradas para dentro do coletor 100. Na etapa (d), o traje 50 é dobrado sobre uma primeira linha de dobra estendendo-se longitudinalmente 61, de modo a posicionar a primeira região lateral da cintura 60 sobre a região central da cintura 64. A primeira linha pontilhada 61 é adjacente à primeira parede lateral 104. Na etapa (e), o traje 50 é dobrado sobre uma segunda linha de dobra estendendo-se longitudinalmente 63, de modo a posicionar a segunda região lateral da cintura 62 sobre a região central da cintura 64. A segunda linha pontilhada 63 é adjacente à primeira parede lateral 106. Depois que o traje 50 for dobrado duas vezes na direção transversal 53, o traje sairá do coletar 100 em determinadas configurações. Em determinadas configurações, o traje totalmente dobrado 80 sai do coletor caindo diretamente em cima de uma esteira de saída. Repare que a etapa (b) pode ocorrer antes das etapas (c) a (e) (por exemplo, as Figs. 8 a 14 e 16) ou após as etapas (c) a (e) (por exemplo, a Fig. 17).
[67] A dobragem transversal da primeira e da segunda regiões laterais da cintura 60, 62, no coletor 100 pode ser obtida por uma das diversas técnicas disponíveis. Por exemplo, a dobragem do traje sobre a primeira e a segunda linhas de dobra 61, 63 pode ser feita por meio do uso de lâminas de dobragem projetadas. Por exemplo, como o traje 50 viaja no sentido vertical 26 dentro do coletor 100, duas lâminas de dobragem podem projetar-se através de brechas presentes nas respectivas paredes laterais 104, 106. O movimento das lâminas é configurado para fazer contato com as regiões laterais da cintura 60, 62, e para dobrar as regiões laterais da cintura 60, 62 sobre a região central da cintura 64. Em um exemplo alternativo, a dobragem do traje sobre a primeira e a segunda linhas de dobra é feita por meio de dois fluxos ou jatos de ar, como jatos comprimidos de ar soprados para dentro do coletor 100 através dos orifícios presentes nas paredes laterais 104, 106.
[68] O traje totalmente dobrado 80 sai do condutor 100 pela segunda abertura 124. Em determinadas configurações, o traje totalmente dobrado 80 sai do condutor caindo em uma esteira de saída 170 do tipo esteira a vácuo. Em determinadas configurações, a esteira de saída 170 se estende e transporta o traje 80 no sentido da máquina 22. Exemplos de tais configurações são mostrados nas Figs. 9 e 12. Em outras configurações, a esteira de saída 170 se estende e transporta o traje 80 no sentido transversal da máquina. Exemplos de tais configurações são mostrados nas Figs. 8, 10, 11, 13 e 14.
[69] Em configurações em que uma pá 130 é usada para movimentar o traje pelo condutor até a esteira de saída 170, a pá, no ponto de entrega 172 do traje 80 para a esteira de saída 170, pode viajar na mesma direção que a esteira de saída 170. Exemplos de tais configurações são mostrados na Fig. 10B. Em determinadas versões de tais configurações, a pá 130, no ponto de entrega 172 do traje 80 para a esteira de saída 170, viaja em velocidade maior do que a da esteira de saída 170. Desta maneira, a pá 130 pode retirar o traje dobrada 80 à medida que ela é depositada na esteira de saída 170 que se movimenta lentamente.
[70] Com referência à Fig. 14, em determinadas configurações do método, uma pilha 180 de trajes totalmente dobradas 80 é formada ou acumulada na segunda abertura 124 do coletor 100. A pilha 180 é finalmente empurrada para fora do coletor 100 por meio de uma segunda abertura 124. Opcionalmente, a pilha 180 pode ser empurrada para uma esteira de saída 170, conforme ilustrado na Fig. 14. Ou ainda, a pilha 180 pode ser empurrada diretamente para um empilhador (não mostrado). Em uma variante, mostrada na Fig. 14, o método 20 inclui o primeiro e o segundo coletores 100a, 100b. Quando uma pilha 180a é empurrada para fora do primeiro coletor 100a, os trajes 50 são transportados e empurrados para dentro do segundo coletor 100b para dobragem e armazenamento. De outra forma, quando uma pilha 180a é empurrada para fora do segundo coletor 100b, os trajes 50 são transportados e empurrados para dentro do primeiro coletor 100a para dobragem e armazenamento.
[71] Agradeceremos se os detalhes das configurações acima, fornecidos para fins de ilustração, não forem interpretados como fatores que limitam o escopo desta divulgação. Embora somente alguns poucos exemplos de configurações desta invenção tenham sido descritos com detalhes, os especialistas do setor logo perceberão que é possível fazer muitas modificações nas configurações exemplificadas sem que se desvie essencialmente das novidades desta divulgação em termos de ensinamentos e vantagens. Portanto, todas essas modificações devem ser consideradas como incluídas no escopo desta divulgação, que está definido nas reivindicações que se seguem e em todas as reivindicações equivalentes. Além disso, reconhece-se que podem-se conceber muitas configurações que não alcancem todas as vantagens de algumas configurações, particularmente das configurações preferidas, ainda que a ausência de uma determinada vantagem não seja interpretada como sendo necessariamente uma configuração fora do escopo da presente invenção.

Claims (15)

1. Método de dobragem de um traje absorvente descartável do tipo calça (50), o método que define um sentido da máquina (22), um sentido transversal da máquina (24) e um sentido vertical (26), geralmente, perpendicular a ambos os sentidos da máquina e transversal, os sentidos da máquina e transversal juntos definindo um plano de transporte, sendo que o método compreende: o fornecimento do traje citado, com uma abertura na cintura (52) e duas aberturas nas pernas (54), com o traje citado definindo um sentido longitudinal (51) e um sentido transversal (53), o traje definindo uma primeira região lateral da cintura (60) adjacente a uma primeira borda lateral (55a), uma segunda região lateral da cintura (62) adjacente a uma segunda borda lateral (55b), uma região central na cintura (64) posicionada transversalmente entre a primeira e a segunda região lateral da cintura, e uma região genital (68) longitudinalmente adjacente à região central da cintura, e o traje incluindo ainda um núcleo absorvente (86), caracterizadopelo fato de que compreende: o fornecimento de um coletor (100), o coletor compreendendo uma primeira parede lateral (104) e uma segunda parede lateral (106), o coletor definindo uma largura de coletor (105) se estendendo a partir da primeira parede lateral até a segunda parede lateral e definindo uma primeira extremidade (121) com uma primeira abertura (122) e uma segunda extremidade (123) com uma segunda abertura (124), o coletor se estendendo a partir da primeira extremidade para a segunda extremidade no sentido vertical; o transporte do traje no sentido da máquina, de maneira que os sentidos transversal e longitudinal do traje fiquem bem para dentro do plano de transporte; o posicionamento do traje sobre a primeira abertura (122) do coletor (100); o ato de empurrar o traje para dentro do coletor; o transporte do traje no sentido vertical dentro do coletor; e a dobragem do traje sobre uma primeira linha de dobra estendendo-se longitudinalmente (61), de modo a posicionar a primeira região lateral da cintura sobre a região central da cintura, com a primeira linha de dobra adjacente à primeira parede lateral, e dobrando o traje sobre uma segunda linha de dobra estendendo-se longitudinalmente (63) de modo a posicionar a segunda região lateral da cintura sobre a região central da cintura, com a segunda linha de dobra adjacente à segunda parede lateral, onde ambas as etapas de dobra ocorrem enquanto o traje está no coletor.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a largura do coletor se estende em uma direção paralela à direção transversal da máquina e o traje é transportado na direção da máquina em direção ao coletor, de modo que a direção longitudinal do traje esteja em alinhamento paralelo com a direção da máquina durante o referido transporte na direção da máquina.
3. Método de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o transporte do traje no sentido da máquina é realizado utilizando uma primeira esteira lateral, uma segunda esteira lateral e uma esteira central, posicionada entre a primeira e a segunda esteira lateral, cada esteira se estendendo no sentido da máquina, a primeira esteira lateral apoiando a primeira região lateral da cintura, a segunda esteira lateral apoiando a segunda região lateral da cintura e a esteira central apoiando a região central da cintura e a região genital, em que a esteira central define uma extremidade para a esteira central e em que o coletor é posicionado de maneira adjacente à extremidade da esteira central, e ainda em que a primeira esteira lateral se estende no sentido da máquina além da extremidade da esteira central e se estende junto à primeira parede lateral do coletor, e ainda em que a segunda esteira lateral se estende no sentido da máquina além da extremidade da esteira central e se estende junto à segunda parede lateral do coletor, por meio do qual o posicionamento do traje sobre a primeira abertura do coletor compreende apoiar a peça com a primeira e segunda esteiras e não apoiar muito o traje com a esteira central.
4. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a largura do coletor se estende em uma direção paralela ao sentido da máquina, em que o traje é transportado no sentido da máquina em direção ao coletor, de maneira que o sentido longitudinal do traje fique alinhado de forma paralela com o sentido transversal da máquina durante o citado transporte no sentido da máquina.
5. Método de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o traje é separado simultaneamente de uma série interconectada de trajes ao empurrar o traje para dentro do coletor.
6. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que compreende ainda a dobragem do traje sobre uma linha de dobra que se estende transversalmente para trazer a região genital para uma relação sobreposta com a região central da cintura, em que a dobragem citada do traje sobre uma linha de dobra que se estende transversalmente ocorre antes de dobrar o traje sobre a primeira e a segunda linhas de dobra.
7. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o posicionamento do traje próximo à primeira abertura do condutor compreende apoiar o traje na primeira abertura do condutor usando um dispositivo de suporte que, pelo menos parcialmente, cubra temporariamente a primeira abertura citada, com o apoio ocorrendo imediatamente antes de empurrar o traje para dentro do coletor.
8. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizadopelo fato de que o ato de empurrar o traje para dentro do coletor compreende empurrar o traje no sentido vertical usando uma pá, em que o traje seja atraído para a pá por uma força de vácuo.
9. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizadopelo fato de que o núcleo absorvente define uma primeira borda do núcleo estendendo-se longitudinalmente e uma segunda borda do núcleo estendendo-se longitudinalmente, com o núcleo definindo uma largura máxima de núcleo, em que a largura máxima do núcleo excede a largura do coletor, de modo que a primeira e a segunda linhas de dobra se estendem para dentro do núcleo absorvente.
10. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2 ou 4, caracterizadopelo fato de que a primeira parede lateral compreende uma primeira esteira lateral em que a segunda parede lateral compreende uma segunda esteira lateral, e a primeira e a segunda esteira lateral avançam juntas no sentido vertical.
11. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizadopelo fato de que a primeira e a segunda paredes são fixas.
12. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizadopelo fato de que a dobragem do traje sobre a primeira e segunda linhas de dobra é conseguida por meio de jatos de ar comprimido; ou em que a dobragem do traje sobre a primeira e a segunda linhas de dobra é conseguida por meio de lâminas de dobragem que se projetam a partir da primeira e da segunda paredes.
13. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 12, caracterizadopelo fato de que o traje sai do coletor por meio da segunda abertura para uma esteira de saída, com a esteira de saída se estendendo e transportando o traje no sentido da máquina, ou no sentido transversal da máquina.
14. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizadopelo fato de compreendendo ainda o acúmulo de pilhas de trajes na segunda abertura do coletor, e o ato de empurrar a pilha para fora do coletor por meio da segunda abertura.
15. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizadopelo fato de o traje definir uma extremidade da área genital e uma extremidade da cintura, onde após dobrar o traje sobre a linha de dobra que se estende transversalmente de modo a trazer a área da região genital até uma relação sobreposta à região central da cintura, sendo que a extremidade da cintura e a extremidade da área genital apresentam distâncias diferentes a partir da linha de dobra que se estende transversalmente.
BR112014011354-8A 2011-11-22 2012-10-05 Método de dobragem de um traje absorvente descartável do tipo calça BR112014011354B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US13/302,508 2011-11-22
US13/302,508 US10118754B2 (en) 2011-11-22 2011-11-22 Method of folding pant-like disposable absorbent garments in a chute
PCT/IB2012/055381 WO2013076594A1 (en) 2011-11-22 2012-10-05 Method of folding pant-like disposable absorbent garments in a chute

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112014011354A2 BR112014011354A2 (pt) 2017-06-06
BR112014011354B1 true BR112014011354B1 (pt) 2020-12-15

Family

ID=48427492

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112014011354-8A BR112014011354B1 (pt) 2011-11-22 2012-10-05 Método de dobragem de um traje absorvente descartável do tipo calça

Country Status (9)

Country Link
US (1) US10118754B2 (pt)
EP (1) EP2782538B1 (pt)
KR (1) KR101987515B1 (pt)
CN (1) CN104023689B (pt)
AU (1) AU2012342131B2 (pt)
BR (1) BR112014011354B1 (pt)
MX (1) MX346888B (pt)
RU (1) RU2604594C2 (pt)
WO (1) WO2013076594A1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BR112013023866A2 (pt) * 2011-03-17 2016-12-13 Fameccanica Data Spa processo e equipamento para dobrar uma fralda tipo calça
US11123230B2 (en) 2011-11-22 2021-09-21 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Method of folding pant-like disposable absorbent garments in a chute
WO2015183645A1 (en) * 2014-05-27 2015-12-03 The Procter & Gamble Company Method of making an absorbent product
WO2017161214A1 (en) 2016-03-18 2017-09-21 The Procter & Gamble Company Apparatus for advancing and folding an absorbent article
US11026848B2 (en) 2016-03-18 2021-06-08 The Procter & Gamble Company Method and apparatus for advancing and folding an absorbent article
WO2020005123A1 (en) * 2018-06-26 2020-01-02 Essity Hygiene And Health Aktiebolag Folded absorbent article
JP7282611B2 (ja) * 2019-06-20 2023-05-29 ユニ・チャーム株式会社 吸収性物品
USD942619S1 (en) * 2020-08-31 2022-02-01 Brenda Moore-Jones Diaper

Family Cites Families (88)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3572689A (en) 1968-07-11 1971-03-30 Int Paper Co Method and apparatus for folding articles
US3635462A (en) * 1970-08-21 1972-01-18 Curt G Joa Pad-folding machine
US4326528A (en) 1980-04-07 1982-04-27 Kimberly-Clark Corporation Elastic legged diapers
JPS5813704A (ja) 1981-07-20 1983-01-26 ユニ・チヤ−ム株式会社 使い捨ておむつの折畳み装置
FR2520665B1 (fr) * 1982-02-04 1987-12-24 Martin Sa Machine de pliage de plaques
US4701156A (en) 1982-09-29 1987-10-20 Paper-Pak Products, Inc. Method and apparatus for fabricating three-fold pads
GR79772B (pt) 1983-03-18 1984-10-31 Procter & Gamble
JPS649177A (en) 1987-06-24 1989-01-12 Earth Chemical Co Paper diaper package
JPH0722256Y2 (ja) 1990-04-19 1995-05-24 ユニ・チャーム株式会社 パンツ型おむつ
US5046272A (en) * 1990-05-01 1991-09-10 Kimberly-Clark Corporation Fluid-operated stabilizing apparatus and method
DE4028889A1 (de) 1990-09-12 1992-03-19 Winkler Duennebier Kg Masch Verfahren und vorrichtung zum falten von hygieneprodukten
AU1758892A (en) * 1991-03-27 1992-11-02 Chicago Dryer Company Folder construction
GB2282054B (en) 1993-08-31 1997-05-07 Kimberly Clark Co Disposable panty
DE4439198A1 (de) 1994-11-06 1996-05-09 Klett Alfred Vorrichtung zur Bearbeitung eines entlang eines Förderwegs mit vorgegebener Fördergeschwindigkeit geförderten Zuschnitts
WO1996019166A1 (en) * 1994-12-21 1996-06-27 The Procter & Gamble Company An absorbent article having integral barrier cuffs and process for making the same
US5745922A (en) 1995-01-31 1998-05-05 Kimberly Clark Corporation Disposable garment and related manufacturing equipment and methods
US5601547A (en) * 1995-05-31 1997-02-11 Kimberly-Clark Corporation Waist elastic system with improved modulus of elasticity for a child's training pant
IN187897B (pt) 1995-06-15 2002-07-20 Johnson & Johnson Inc
JPH0999903A (ja) 1995-10-02 1997-04-15 T K M:Kk 衣料品の袋詰め方法及び袋詰め装置
JPH09131364A (ja) 1995-11-09 1997-05-20 Kao Corp パンツ型使い捨ておむつの折り畳み装置及びこの装置を用いたパンツ型使い捨ておむつの折り畳み方法
US6318555B1 (en) 1996-06-27 2001-11-20 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Flexible packaging bag with visual display feature
JPH1095481A (ja) 1996-09-19 1998-04-14 Kao Corp 使い捨ておむつの個装構造
US6635462B1 (en) * 1997-05-12 2003-10-21 Phoenix Pharmacologies, Inc. Mutated form of arginine deiminase
JPH11113956A (ja) 1997-10-08 1999-04-27 Toyo Eizai Corp 使い捨てパンツの折り畳み構造
US6015934A (en) * 1997-11-12 2000-01-18 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Individually wrapped absorbent article and method and apparatus for its production
JP3747994B2 (ja) 1998-07-10 2006-02-22 花王株式会社 ショーツ型生理用ナプキン
JP2000024029A (ja) 1998-07-10 2000-01-25 Kao Corp パンツ型吸収性物品の包装構造
JP2994345B1 (ja) 1998-08-05 1999-12-27 東亜機工株式会社 サニタリー製品の製造設備
JP2000140006A (ja) 1998-11-09 2000-05-23 Kao Corp 使い捨ておむつ
US6305146B1 (en) * 1999-03-09 2001-10-23 Jensen Ag Burgdorf Process for the final folding and subsequent storage of a piece of linen and final folding means
JP3403120B2 (ja) 1999-07-09 2003-05-06 花王株式会社 吸収性物品の個装構造
US7059474B2 (en) 1999-11-08 2006-06-13 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Packaged array of flexible articles
US20080134641A1 (en) 2000-04-26 2008-06-12 Nadia Corlett Vacuum-packaged diaper apparatus and methods
US6514187B2 (en) * 2000-05-16 2003-02-04 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Folding and manufacture of pants
US6846374B2 (en) * 2000-05-16 2005-01-25 Kimberly-Clark Worldwide Method and apparatus for making prefastened and refastenable pant with desired waist and hip fit
EP1174104A1 (en) 2000-07-21 2002-01-23 The Procter & Gamble Company Package for absorbent articles
US6702798B2 (en) 2001-08-16 2004-03-09 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Folded absorbent article
JP2003093436A (ja) 2001-09-20 2003-04-02 Daio Paper Corp 使い捨て紙オムツ及びその包装構造
US6723035B2 (en) * 2001-09-28 2004-04-20 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Method of tucking side panels with side panel fold location control
US6776316B2 (en) * 2001-09-28 2004-08-17 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Method of tucking refastenable side seams
JP4426163B2 (ja) * 2001-10-02 2010-03-03 ユニ・チャーム株式会社 吸収性物品の個別包装体およびその製造方法
US6601705B2 (en) 2001-12-07 2003-08-05 The Procter & Gamble Company Package containing a window and performance characteristic indicator
US6669618B2 (en) * 2001-12-21 2003-12-30 The Procter & Gamble Company Method of dynamically pre-fastening a disposable absorbent article having a slot-and-tab fastening system
US6923926B2 (en) * 2002-01-16 2005-08-02 Paragon Trade Brands, Inc. Method and apparatus for forming tow-based absorbent structures with a single casing sheet
JP4139117B2 (ja) 2002-02-28 2008-08-27 株式会社リブドゥコーポレーション 大人用の使い捨てパンツの製造方法
US6699166B2 (en) * 2002-03-12 2004-03-02 Paragon Trade Brands, Inc. Geometric folding of a web used in a disposable absorbent article
US6854624B2 (en) * 2002-06-06 2005-02-15 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Methods for improving product chassis and panel control during folding of garment
US6884209B2 (en) 2002-09-10 2005-04-26 American Trade Names & Patents Llc Apparatus and method for folding and stacking napkins
US20040054342A1 (en) * 2002-09-18 2004-03-18 Newbill Vincent B. Absorbent articles having a superabsorbent retention web
US20040110618A1 (en) 2002-10-16 2004-06-10 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Method and apparatus for making pads
JP4094451B2 (ja) 2003-02-19 2008-06-04 株式会社瑞光 物品の折り装置および物品の製造方法
US20040211696A1 (en) 2003-04-28 2004-10-28 Underhill Kimberly Kay Method of merchandising disposable absorbent pants
US7604624B2 (en) 2003-05-30 2009-10-20 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Disposable absorbent article with overlapping absorbent assembly secured to front and back panels
US20040238393A1 (en) 2003-05-30 2004-12-02 The Procter & Gamble Company Disposable absorbent articles contained in package having transparent window
WO2004112518A1 (ja) 2003-06-20 2004-12-29 Livedo Corporation 使い捨てパンツの折り畳み構造および使い捨てパンツ
ITBO20050360A1 (it) 2005-05-25 2005-08-24 Gdm Spa Metodo e macchina per la piegatura e la finitura di pannolini del tipo a mutandina
US7500941B2 (en) 2005-09-09 2009-03-10 The Procter & Gamble Company Folding system and process for a continuous moving web operation
DE102005048868A1 (de) 2005-10-12 2007-04-19 Paul Hartmann Ag Verfahren zum Herstellen einer Vielzahl von einen Windelhauptteil und daran angefügte vordere und hintere Windelseitenteile aufweisenden Inkontinenzwegwerfwindeln
US7384386B2 (en) 2005-12-01 2008-06-10 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Method and apparatus for folding articles
US7335150B2 (en) 2005-12-15 2008-02-26 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Apparatus for making pre-fastened absorbent undergarments
US20070144937A1 (en) 2005-12-22 2007-06-28 Tyco Healthcare Retail Services Ag Product package having a tinted display window
US20070267322A1 (en) 2006-05-16 2007-11-22 Kazushige Kishida Packaged absorbent product having window on package
US20080134487A1 (en) 2006-12-07 2008-06-12 Julia Hartono Integral waistband for a disposable absorbent article, an article and a method of forming said article
US7617656B2 (en) * 2007-03-16 2009-11-17 The Procter & Gamble Company Method and apparatus for selective folding or redirecting
DE112008000009T5 (de) 2007-06-18 2009-04-23 The Procter & Gamble Company, Cincinnati Zweifach gefalteter Einwegabsorptionsartikel, verpackter Absorptionsartikel und Anordnung aus verpackten Absorptionsartikeln mit im Wesentlichen kontinuierlich verteiltem teilchenförmigem polymerem Absorptionsmaterial
US8496778B2 (en) * 2007-06-26 2013-07-30 Sca Hygiene Products Ab Method for manufacturing an absorbent article
ITBO20080002A1 (it) * 2008-01-03 2009-07-04 Gdm Spa Macchina e metodo per la piegatura di sbozzati per la realizzazione di pannolini.
JP5185687B2 (ja) 2008-05-14 2013-04-17 ユニ・チャーム株式会社 着用物品およびその折り畳み方法
US8096981B2 (en) * 2008-08-29 2012-01-17 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Hip panel for a disposable absorbent article and method of manufacturing same
CN102264329B (zh) 2009-02-03 2014-06-11 株式会社瑞光 一次性穿着用物品的制造方法及其制造装置
WO2010092935A1 (ja) * 2009-02-12 2010-08-19 株式会社瑞光 使い捨て着用物品の製造方法
JP2010227545A (ja) 2009-03-02 2010-10-14 Uni Charm Corp 折り装置及び吸収性物品の製造方法
JP5465896B2 (ja) * 2009-03-02 2014-04-09 ユニ・チャーム株式会社 吸収性物品の折り畳み方法
JP5337562B2 (ja) * 2009-04-03 2013-11-06 ユニ・チャーム株式会社 加工装置、及び、シート部材を加工する方法
DE102009016381B4 (de) * 2009-04-04 2011-02-17 Paul Hartmann Aktiengesellschaft Verfahren zum Herstellen einer absorbierenden Inkontinenzwegwerfwindel und Vorrichtung zur Durchführung des Verfahrens
CN102448418B (zh) * 2009-07-01 2016-10-26 花王株式会社 内裤型吸收性物品及其制造方法
DE102009036796A1 (de) * 2009-08-08 2011-02-10 Paul Hartmann Ag Gefalteter Inkontinenzartikel
JP5443919B2 (ja) * 2009-09-18 2014-03-19 ユニ・チャーム株式会社 吸収性物品の製造方法、及び製造装置
JP5443920B2 (ja) * 2009-09-18 2014-03-19 ユニ・チャーム株式会社 吸収性物品に係るシート状部材の製造方法、及び製造装置
RU2519992C2 (ru) * 2010-02-16 2014-06-20 Ска Хайджин Продактс Аб Способ изготовления впитывающих изделий, устройство для изготовления впитывающих изделий и одноразовых трусов
US9017241B2 (en) * 2010-04-09 2015-04-28 The Procter & Gamble Company Methods and apparatuses for tucking side panels of absorbent articles
US8870732B2 (en) * 2010-04-09 2014-10-28 The Procter & Gamble Company Methods and apparatuses for tucking side panels of absorbent articles
US8663411B2 (en) * 2010-06-07 2014-03-04 Curt G. Joa, Inc. Apparatus and method for forming a pant-type diaper with refastenable side seams
US8459457B2 (en) 2010-08-18 2013-06-11 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Package of folded disposable absorbent pants
US8317022B2 (en) 2010-08-18 2012-11-27 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Package of folded disposable absorbent pants
JP5663270B2 (ja) * 2010-11-01 2015-02-04 ユニ・チャーム株式会社 吸収性物品に係る連続シートの複合体の折り畳み装置、及び折り畳み方法
US8940118B2 (en) * 2010-12-20 2015-01-27 The Procter & Gamble Company Belt attachment process for an absorbent article
BR112013023866A2 (pt) * 2011-03-17 2016-12-13 Fameccanica Data Spa processo e equipamento para dobrar uma fralda tipo calça

Also Published As

Publication number Publication date
BR112014011354A2 (pt) 2017-06-06
CN104023689B (zh) 2016-03-23
KR101987515B1 (ko) 2019-06-10
KR20140092838A (ko) 2014-07-24
MX346888B (es) 2017-04-04
EP2782538B1 (en) 2017-06-28
CN104023689A (zh) 2014-09-03
EP2782538A1 (en) 2014-10-01
RU2604594C2 (ru) 2016-12-10
AU2012342131A1 (en) 2014-05-15
AU2012342131B2 (en) 2016-11-17
US20130130880A1 (en) 2013-05-23
EP2782538A4 (en) 2015-10-21
RU2014123799A (ru) 2015-12-27
WO2013076594A1 (en) 2013-05-30
US10118754B2 (en) 2018-11-06
MX2014005861A (es) 2014-06-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112014011354B1 (pt) Método de dobragem de um traje absorvente descartável do tipo calça
BR112014011267B1 (pt) Método de dobra de trajes absorventes descartáveis tipo calça
KR101690347B1 (ko) 흡수성 물품의 폴딩 방법
JP5504433B2 (ja) 使い捨て着用物品の製造方法およびその製造装置
JP5369285B2 (ja) 使い捨て着用物品の製造方法
JP4947813B2 (ja) 既締結された吸収性下着を作るための装置及び方法
TWI471126B (zh) A manufacturing method of an absorbent article, and a manufacturing apparatus for an absorbent article
JP6936212B2 (ja) パンツ型吸収性物品
TWI451861B (zh) Production method of absorbent article and manufacturing apparatus for absorbent article
US11123230B2 (en) Method of folding pant-like disposable absorbent garments in a chute
JP2005527274A (ja) 弾性端片を吸収ウェブに適用する方法
JP6711849B2 (ja) 吸収性物品の製造方法
CN113840587B (zh) 用于稳定能吸收液体的卫生裤的塞入侧接缝的方法和设备
WO2021182440A1 (ja) パッケージの製造方法、及び、パッケージの製造装置
WO2016103738A1 (ja) 折り畳み装置及び折り畳み方法
JP6909777B2 (ja) 吸収性物品の製造方法
ITBO20130335A1 (it) Metodo ed apparecchiatura per la produzione di assorbenti igienici.

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 05/10/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.