BR0308414B1 - processo para preparação de um molde de fundição. - Google Patents

processo para preparação de um molde de fundição. Download PDF

Info

Publication number
BR0308414B1
BR0308414B1 BRPI0308414-0A BR0308414A BR0308414B1 BR 0308414 B1 BR0308414 B1 BR 0308414B1 BR 0308414 A BR0308414 A BR 0308414A BR 0308414 B1 BR0308414 B1 BR 0308414B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
weight
process according
gas
pore former
binder
Prior art date
Application number
BRPI0308414-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0308414A (pt
Inventor
Alexander Schrey
Gotthard Wolf
Rolf Rietzscher
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0308414A publication Critical patent/BR0308414A/pt
Publication of BR0308414B1 publication Critical patent/BR0308414B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22CFOUNDRY MOULDING
    • B22C1/00Compositions of refractory mould or core materials; Grain structures thereof; Chemical or physical features in the formation or manufacture of moulds
    • B22C1/02Compositions of refractory mould or core materials; Grain structures thereof; Chemical or physical features in the formation or manufacture of moulds characterised by additives for special purposes, e.g. indicators, breakdown additives

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Mold Materials And Core Materials (AREA)
  • General Preparation And Processing Of Foods (AREA)
  • Unwinding Webs (AREA)
  • Saccharide Compounds (AREA)
  • Materials For Medical Uses (AREA)
  • Moulds For Moulding Plastics Or The Like (AREA)
  • Molds, Cores, And Manufacturing Methods Thereof (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PROCESSOPARA PREPARAÇÃO DE UM WlOLDE DE FUNDIÇÃO".
A presente invenção se refere a um processo para preparaçãode núcleos de fundição ou moldes para formas de fundição a partir de ummaterial básico de forma e um aglutinante, e núcleos de fundição ou formassegundo o processo de preparação.
Núcleos de fundição têm a tarefa de formar espaços ocos napeça de fundição ou contornos externos cortados por baixo. Este tipo de nú-cleos de fundição é preparado de modo conhecido em moldes de núcleospor meio de dispositivos perfuradores do núcleo, sendo que a areia de moldeequipada com aglutinantes e opcionalmente com aditivos é introduzida pormeio de ar comprimido nos espaços ocos das caixas de moldar do núcleo.
Como aglutinantes são empregados, em geral, resinas plásticas líquidas ouaglutinantes inorgânicos.
A invenção refere-se a todos os processos orgânicos e inorgâni-cos de preparação de forma e núcleo, de preferência, ao processo urethan-cold box e/ou o processo Resol-C02- Igualmente imagináveis são processosfísicos, por exemplo, processo com ultra-som.
A preparação do núcleo segundo o de urethan-cold-box ocorreem caixas de moldagem frias com o emprego de sistemas aglutinantes or-gânicos, que são endurecidos a gás imediatamente na caixa de moldagem,por exemplo, por aminas terciárias. A fixação da mistura de material de for-ma (por exemplo, areia de quartzo, sistema aglutinante orgânico, endurece-dor) ocorre após o preenchimento do material da forma nas caixas de mol-dagem frias através de um catalisador a gás ou por uma amina terciária agás. A misturação dos componentes individuais ocorre antes em instalaçõesespeciais. Uma vantagem desse processo de urethan-cold-box consiste, en-tre outros, na obtenção de elevadas durezas do núcleo ou formas.
Outros processos, por exemplo, o denominado Resol-C02, sãoprocessos para preparação de núcleo com resina fenólica condensada alca-Iina como aglutinante, que é gaseificado com dióxido de carbono para endu-recimento. O material da forma baseia-se no processo de urethan-cold-boxem geral no material básico do molde de areia de quartzo. Esse processodistingue-se pelo impedimento de "nervuras de folha" no processo de fundi-ção. Desvantajoso neste processo de absorção de gás são as reduzidas dure-zas que são causadas pela elevada erosão e insuficiente termoestabilidade.
Os núcleos moldados prontos podem ser revestidos por meio deuma goma de acabamento. Estes materiais à prova de fogo estão em pó, naforma líquida, ou pastosa, para preparação de um revestimento fino nos nú-cleos de fundição. A goma de acabamento tem diversas tarefas. Entre ou-tros, a goma de acabamento serve para o isolamento térmico, para alisa-mento, para impedimento de adesão de metais na parede moldada, para aformação de nervuras de folha e assim para assegurar uma separação se-gura da peça injetável da parede de moldagem no esvaziamento do molde.
Após a etapa de fundição da peça fundida pronta, ocorre a se-paração dos núcleos de fundição. Os núcleos de fundição são removidos,por exemplo, por radiações, vibrações, sopro, batidas ou lavagem.
Da DE 195 25 307 A1 tornou-se conhecido um núcleo de fundi-ção para formas de fundição. Um núcleo de fundição para formas de fundi-ção é aconselhado a partir de um material seco revestido com um agluti-nante, que perde sua forma por influência de água.
A DE 195 49 469 A1 descreve um núcleo de fundição para for-mas de fundição por meio de um aglutinante solúvel em água à base deareia de molde revestida com polifosfatos, sendo que o aglutinante é poli-fosfato de sódio, e é dada uma proporção de mistura de 3 até 7 partes empeso de aglutinante e 0,5 até 2 partes em peso de água em 100 partes empeso de areia moldada.
A DE 199 14 586 A1 divulga um aglutinante à base de resinapara preparação de areias de fundição para emprego em núcleos de fundi-ção. A mistura aglutinante para preparação de areia de núcleo consiste emum componente individual (resina única) ou uma mistura a partir de um oumais componentes únicos (mistura de resina) com aditivos.
A invenção tem como tarefa conseguir um núcleo de fundição ouuma forma do tipo mencionado no início, que apresentam, evitando as des-vantagens anteriormente mencionadas, uma estrutura de poro. Particular-mente, o emprego de uma goma não deve ser mais exigido. Além disso, aformação de nervuras de folhas desvantajosas pode ser evitada no proces-so de vazão.
De acordo com a invenção, essa tarefa é solucionada pelo fatode que ao material da forma e/ou ao aglutinante é adicionado um materialformador de poros.
Os núcleos preparados segundo o processo conhecido de dióxi-do de carbono-resol em verificações com microscópico eletrônico indicamuma estrutura de poros típica. Mostrou-se que essa estrutura de poros im-pede a falha de estiramento supracitada ("nervuras na folha").
Materiais formadores de poros em sua decomposição por for-madores de ácido ou influência de calor, por exemplo, originam dióxido decarbono, o que causa, na mistura de material de forma, a estrutura fina-mente porosa desejada. Igualmente para formação de estruturas de porosfinos contribui o emprego de processos físicos, por exemplo, processo deultra-som.
O material formador de poros não está limitado à liberação dedióxido de carbono. É imaginável toda adição formadora de poros, que provo-quem os poros desejados em núcleos de fundição ou na forma de fundição,por exemplo, sejam também imagináveis materiais produtores de nitrogênio.
A presença da estrutura de poros possibilita que um tratamentode gomas de acabamento subseqüente do núcleo de fundição não é maisnecessário para evitar falhas de estiramento.
De preferência, são empregados, como materiais formadores deporo, materiais que liberam dióxido de carbono, como, por exemplo, carbo-nato de amônio, hidrogenocarbonato de amônio, carbonato de sódio e/ouhidrogenocarbonato de sódio. Mostrou-se que hidrogenocarbonato de sódiose apresenta como particularmente apropriado.
Vantajosamente ao material formador de dióxido de carbono éadicionado um agente acidificante e/ou calor. O dióxido de carbono é parti-cularmente liberado por um meio ambiente ácido ou por introdução de ener-gia na forma de calor. Para conduzir quantitativamente as quantidades dedióxido de carbono a serem liberadas e/ou também fixar o momento da libe-ração de dióxido de carbono, é acrescentado ao material formador de dióxi-do de carbono, um agente acidificante, por exemplo, Weinstein.
De acordo com uma forma de processo particularmente preferi-da, o aglutinante está na proporção de 1:1 composto de um componente deresina fenólica e um componente isocianato, sendo que ambos os compo-nentes aglutinantes, concomitantemente ou subseqüentemente, são intro-duzidos no material da forma e, em seguida, misturados.
Vantajosamente, o material formador de poro também pode seradicionado com o aglutinante o imediatamente ou subseqüentemente àmistura de material formador de núcleo.
Também é imaginável que o material formador de dióxido decarbono seja adicionado juntamente com um componente do aglutinante.
Devido ao processo de preparação supra-indicado para núcleosde fundição, esses apresentam uma estrutura de material, que está na for-ma de poros. Pelo menos originam-se no núcleo de fundição âmbitos naforma de poros, que apresentam as desejadas vantagens no processo defundição e no afastamento do núcleo de fundição no tarugo fundido de metal.
As vantagens técnicas essenciais são um processo de fundiçãosimplificado, e menos dispendioso comparado com o estado da técnica.Porque o tratamento das gomas de acabamento é suprido graças à estrutu-ra dos poros finamente porosa e da resistência apropriada dos núcleos defundição.
A seguir está indicado um exemplo de execução particularmentevantajoso para a composição da mistura de areia de quartzo e aglutinantepara o processo de preparação de acordo com a invenção.
100 parte em peso de areia de quartzo0,6 parte em peso de resina (por exemplo, resina fenólica)0,6 parte em peso de isocianato0,75 parte em peso de material formador de poro, por exemplo,hidrogenocarbonato de sódio.As partes em peso de resina e isocianato podem situar-se entre0,5 e 1, dependendo da solidez desejada dos núcleos de fundição. Em re-gra, a resina e o isocianato são adicionados em quantidades iguais, isto é,na proporção de 1:1.
O material formador de poros, em regra, é adicionado na quanti-dade de 0,5 até 1 parte em peso.
Opcionalmente pode ser adicionado à mistura para controle daliberação de dióxido de carbono 0,2 até 0,7 parte em peso de um formadorácido, por exemplo, Weinstein.
A seguir é descrito um decorrer de processo de uma preparaçãode núcleo de fundição típico como exemplo. As etapas de processo estãodetalhadas no processo de urethan-cold-box
• Pesagem da areia de quartzo e dosagem volumétrica
• Misturação da areia de quartzo em um misturador de carga
· Dosagem da resina - componente isocianato em bombas dedosagem. A dosagem pode ocorrer paralelamente ou seqüencialmente
• A adição do material formador de poro ocorre seqüencialmen-te, paralelamente com ambos os componentes aglutinantes, ou paralela-mente com um componente aglutinante, sendo que opcionalmente o forma-dor de ácido é acrescentado
• O tempo de misturação é de 10 até 120 segundos, dependen-do das exigências desejadas e do tipo de misturador
• Elaboração da mistura úmida na máquina de fundição comperfuração
· Retirada dos núcleos
• Tratamento com calor, por exemplo, a 200°C, sendo que otratamento com calor pode ser diferente dependendo do seu emprego.
• Colocação dos núcleos prontos na forma de areia para a etapade própria fundição.
Além disso, a figura individual mostra a estrutura na forma deporos de um material de núcleo de fundição, sendo que o tamanho médiodos poros é de 100 nm até 500 nm.

Claims (9)

1. Processo para preparação de um molde de fundição, caracte-rizado pelo fato de que compreende as seguintes etapas:(a) fornecer uma composição compreendendo:um material de molde básico,um aglutinante,um acidificante, eum formador de poros que gera gás, incluindo controle daliberação de gás pela adição do acidificante ao formador de poros que geragás em uma fração em peso controlada em que a liberação de gás a partirdo formador de poros que gera gás é controlada como uma função da fraçãoem peso do acidificante adicionado e o formador de poros que gera gás, emqueo acidificante está presente em uma fração em peso entre- 0,2 a 0,7 partes em peso com relação a 100 partes em peso do material demolde básico, eo formador de poros que gera gás está presente em umafração em peso entre 0,5 a 1,0 com relação a 100 partes em peso do mate-rial de molde básico; e(b) formar um molde de fundição a partir da composição.
2. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pe-lo fato de que compreende um tratamento de calor do molde de fundição.
3. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pe-lo fato de que o formador de poros compreende um sal de carbonato.
4. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pe-lo fato de que o formador de poros é selecionado a partir do grupo compre-endendo carbonato de amônio, hidrogenocarbonato de amônio, carbonatode sódio, hidrogenocarbonato de sódio e misturas dos mesmos.
5. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pe-lo fato de que o formador de poros gera pelo menos de dióxido de carbono enitrogênio.
6. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que compreende a adição do formador de poros ao material demolde básico simultaneamente com o aglutinante.
7. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pe-lo fato de que compreende a adição do material formador de poros ao mate-rial de molde básico em seguida ao aglutinante.
8. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pe-lo fato de que o aglutinante compreende, na proporção de 0,5:1 a 1:1, umcomponente de resina fenólica e um componente isocianato, em que os doiscomponentes são introduzidos no material de molde básico simultaneamentee em então misturados.
9. Processo, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pe-lo fato de que o material de molde básico compreende areia de quartzo.
BRPI0308414-0A 2002-06-19 2003-04-19 processo para preparação de um molde de fundição. BR0308414B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE10227512A DE10227512B4 (de) 2002-06-19 2002-06-19 Verfahren zur Herstellung von Giesskernen oder Formen, sowie nach diesem Verfahren hergestellte Giesskerne oder Formen
DE10227512.2 2002-06-19
PCT/EP2003/004107 WO2004000484A1 (de) 2002-06-19 2003-04-19 Giesskernmasse

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0308414A BR0308414A (pt) 2005-01-18
BR0308414B1 true BR0308414B1 (pt) 2011-06-28

Family

ID=29723308

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0308414-0A BR0308414B1 (pt) 2002-06-19 2003-04-19 processo para preparação de um molde de fundição.

Country Status (16)

Country Link
US (1) US7645814B2 (pt)
EP (1) EP1513632B1 (pt)
JP (1) JP4397040B2 (pt)
CN (1) CN1305599C (pt)
AT (1) ATE338598T1 (pt)
AU (1) AU2003222830B2 (pt)
BR (1) BR0308414B1 (pt)
CA (1) CA2484263C (pt)
DE (2) DE10227512B4 (pt)
DK (1) DK1513632T3 (pt)
ES (1) ES2268348T3 (pt)
MX (1) MXPA04009502A (pt)
PT (1) PT1513632E (pt)
RU (1) RU2309813C2 (pt)
WO (1) WO2004000484A1 (pt)
ZA (1) ZA200409842B (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE502005004015D1 (de) * 2005-08-13 2008-06-19 Fischer Georg Automobilguss Verfahren zur Herstellung von Giesskernnen oder Formen
US20110139309A1 (en) * 2009-12-16 2011-06-16 Showman Ralph E Foundry mixes contaiing carbonate salts and their uses
CN106077498A (zh) * 2016-08-15 2016-11-09 合肥江淮铸造有限责任公司 一种柴油机缸体的制芯工艺
CN114130944A (zh) * 2021-12-07 2022-03-04 青岛连山铸造有限公司 一种使用新型材料的铸造箱体

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS5858955A (ja) * 1981-10-05 1983-04-07 Hiroshi Kawauchi 鋳型の通気性の改善法
JPS5870939A (ja) * 1981-10-26 1983-04-27 Sumitomo Deyurezu Kk シエルモ−ルド用レジンコ−テツドサンドとその製造法
JPS60180643A (ja) * 1984-02-29 1985-09-14 Nissan Motor Co Ltd 鋳物砂用粘結剤に用いる崩壊助剤
US4852629A (en) * 1986-08-25 1989-08-01 Ashland Oil, Inc. Cold-box process for forming foundry shapes which utilizes certain carboxylic acids as bench life extenders
DE4002440A1 (de) * 1989-01-31 1990-08-02 Ube Industries Zusammengesetzte keramikgiessform und verfahren zu ihrer herstellung
US5911269A (en) * 1992-11-16 1999-06-15 Industrial Gypsum Co., Inc. Method of making silica sand molds and cores for metal founding
GB9226815D0 (en) * 1992-12-23 1993-02-17 Borden Uk Ltd Improvements in or relating to water dispersible moulds
DE4331697A1 (de) 1993-09-17 1995-03-23 Sued Chemie Ag Bindemittel für Gießereiformsand
DE19549469C2 (de) * 1995-07-12 1999-05-12 Eichenauer Gmbh & Co Kg F Gießkern zum Gießformen und Verfahren zum Herstellen eines solchen Gießkerns
DE19525307C2 (de) * 1995-07-12 2003-04-03 Eichenauer Gmbh & Co Kg F Formmasse zur Herstellung von Gießkernen und Verfahren zur Herstellung eines Gießkerns
US6013125A (en) * 1995-09-13 2000-01-11 Quraishi; Mashallah M. Investment of powders and method for rapid preparation of investment molds
US5733952A (en) * 1995-10-18 1998-03-31 Borden Chemical, Inc. Foundry binder of phenolic resole resin, polyisocyanate and epoxy resin
EP0891954B1 (en) 1996-12-27 2004-04-14 Iberia Ashland Chemical, S.A. Molding sand appropriate for the fabrication of cores and molds
ZA995240B (en) * 1998-09-02 2000-02-21 Ashland Inc Amine cured foundry binder systems and their uses.
DE19939062A1 (de) * 1999-08-18 2001-02-22 Deutsch Zentr Luft & Raumfahrt Verwendung von Kunststoff/Kohlenstoff-Aerogelen als Kernwerkstoff
CN1298775A (zh) * 1999-12-08 2001-06-13 芦华居 机械铸造沙芯组合胶粘剂
US6365646B1 (en) * 1999-12-08 2002-04-02 Borden Chemical, Inc. Method to improve humidity resistance of phenolic urethane foundry binders

Also Published As

Publication number Publication date
US7645814B2 (en) 2010-01-12
ES2268348T3 (es) 2007-03-16
ATE338598T1 (de) 2006-09-15
DK1513632T3 (da) 2007-01-08
JP2005533656A (ja) 2005-11-10
AU2003222830A1 (en) 2004-01-06
US20050176845A1 (en) 2005-08-11
AU2003222830B2 (en) 2008-10-09
WO2004000484A1 (de) 2003-12-31
RU2309813C2 (ru) 2007-11-10
JP4397040B2 (ja) 2010-01-13
CN1662319A (zh) 2005-08-31
PT1513632E (pt) 2007-01-31
DE50304963D1 (de) 2006-10-19
CA2484263A1 (en) 2003-12-31
ZA200409842B (en) 2005-07-18
DE10227512A1 (de) 2004-01-15
CA2484263C (en) 2010-07-13
CN1305599C (zh) 2007-03-21
MXPA04009502A (es) 2005-12-12
RU2005101334A (ru) 2005-07-20
EP1513632A1 (de) 2005-03-16
DE10227512B4 (de) 2004-07-08
BR0308414A (pt) 2005-01-18
EP1513632B1 (de) 2006-09-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP5102619B2 (ja) 金属加工用の鋳型を製造するための成形材混合物
BR112012014676B1 (pt) mistura de fundição, processos de caixa fria, de caixa morna e sem cozimento para preparar uma forma de fundição, e, processo para fundir uma peça de metal
BRPI0718285A2 (pt) Mistura de semiproduto moldado contendo fósforo para fabricação de moldes de fundição para o processamento de metal.
BR112016025634B1 (pt) método para a construção em camadas de corpos compreendendo material de base de molde refratário e resóis
BRPI0616294A2 (pt) misturas de semiprodutos moldados contendo vidro de borossilicato
BR112019024317B1 (pt) Método para produzir corpos tridimensionais moldados em camadas
MX2014012219A (es) Nucleos de base salina, metodo para la produccion de los mismos y uso de estos.
JP2020514078A (ja) 高圧ダイカストにおける鋳造用中子のための組成物及び方法
BR112018077220B1 (pt) Partículas núcleo-invólucro, método para produzir partículas núcleo-invólucro, material de enchimento escoável, composição moldável para produzir alimentadores e alimentador
JPS62130740A (ja) 鋳物砂心型および鋳型の為の冷間硬化性組成物
BR0308414B1 (pt) processo para preparação de um molde de fundição.
US4767801A (en) Molding material and mold
BR112021001060A2 (pt) uso de uma composição, processo para a produção de uma composição, composição para produzir um revestimento em um corpo principal de um molde, molde ou núcleo para fundição de metal, processo para a produção de um molde ou núcleo para fundição de metal, uso de um composto e kit para a produção de um molde ou núcleo para fundição de metal
US9067259B2 (en) Method for producing a body made from a granular mixture
BR0215879B1 (pt) Processo para a produção por sopro e por cura em caixa fria de uma luva exotérmica para moldes de fundição e luva
BRPI0614778A2 (pt) massa para núcleos de fundição
JPS62142048A (ja) 酸硬化型有機自硬性砂の製造方法
JPS6227901B2 (pt)
Beňo et al. Moulding mixtures
JPS62156044A (ja) 鋳型材料および鋳型
JPS6152952A (ja) 硬化性鋳型の製造方法
JPS62101351A (ja) 造型方法
RU2005110400A (ru) Вставка, способ ее изготовления и смесь для изготовления указанной вставки
JPH0550176A (ja) 鋳物砂の処理方法及び鋳物用砂型の製造方法
JPH0433533B2 (pt)

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: GEORG FISCHER AG (CH)

Free format text: TRANSFERIDO DE: GEORG FISCHER GMBH AND CO. KG

B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 19/04/2003, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.