BR0115315B1 - materiais de moldagem à base de poliamida termoplástica semi-cristalina e semi-aromática, uso dos ditos materiais para produção de artigos moldados, e os ditos artigos moldados. - Google Patents

materiais de moldagem à base de poliamida termoplástica semi-cristalina e semi-aromática, uso dos ditos materiais para produção de artigos moldados, e os ditos artigos moldados. Download PDF

Info

Publication number
BR0115315B1
BR0115315B1 BRPI0115315-3A BR0115315A BR0115315B1 BR 0115315 B1 BR0115315 B1 BR 0115315B1 BR 0115315 A BR0115315 A BR 0115315A BR 0115315 B1 BR0115315 B1 BR 0115315B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
polyamide
weight
materials according
acid
semi
Prior art date
Application number
BRPI0115315-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0115315A (pt
Inventor
Severin Friedrich Buehler
Hermann Alwin Schwitzer
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0115315A publication Critical patent/BR0115315A/pt
Publication of BR0115315B1 publication Critical patent/BR0115315B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08LCOMPOSITIONS OF MACROMOLECULAR COMPOUNDS
    • C08L77/00Compositions of polyamides obtained by reactions forming a carboxylic amide link in the main chain; Compositions of derivatives of such polymers
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08GMACROMOLECULAR COMPOUNDS OBTAINED OTHERWISE THAN BY REACTIONS ONLY INVOLVING UNSATURATED CARBON-TO-CARBON BONDS
    • C08G69/00Macromolecular compounds obtained by reactions forming a carboxylic amide link in the main chain of the macromolecule
    • C08G69/02Polyamides derived from amino-carboxylic acids or from polyamines and polycarboxylic acids
    • C08G69/04Preparatory processes
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08LCOMPOSITIONS OF MACROMOLECULAR COMPOUNDS
    • C08L77/00Compositions of polyamides obtained by reactions forming a carboxylic amide link in the main chain; Compositions of derivatives of such polymers
    • C08L77/06Polyamides derived from polyamines and polycarboxylic acids

Description

MATERIAIS DE M0LDA6EM À BASE DE POLIAMIDA TERMOPLÁSTICASEMI-CRISTALINA E SEMI-AROMÁTICA, USO DOS DITOS MATERIAISPARA PRODUÇÃO DE ARTIGOS MOLDADOS, E OS DITOS ARTIGOSMOLDADOS
A presente invenção se refere a materiais demoldagem à base de poliamida não-reforçada e reforçada,tendo um aperfeiçoado comportamento de processamento,aumentada fluidez, aperfeiçoada qualidade de superfície eaperfeiçoadas propriedades mecânicas, no estadocondicionado. 0 material' de'1 ,moldagem de acordo com apresente invenção é adequado' para produção de artigosmoldados, especialmente tendo.elevada espessura de parede,,ou outros produtos semi-acabados ou unidades de conjuntosque são fabricadas, por exemplo, mediante extrusão,moldagem por sopro/extrusão, moldagem por estiramento esopro/extrusão, pultrusão, moldagem por injeção, moldagempor microinjeção, moldagem por injeção de gás (GIT - eminglês: gas injection moulding), moldagem por sopro/injeçãoou outras técnicas de moldagem.
As misturas de poliamida reforçada são decrescente importância no campo dos materiais técnicos deconstrução, que necessitam mostrar quando em uso, dentro docampo visual, uma ótima qualidade de superfície, além dealta rigidez, tenacidade e estabilidade dimensional aocalor. Os campos de uso compreendem as partes internas eexternas do segmento automobilístico e nos segmentos deoutros veículos, material de acondicionamento de utensíliose dispositivos de telecomunicações, equipamentoseletrônicos de entretenimento, utensílios domésticos,construção de máquinas no segmento de aquecimento e peçasde montagem para instalações. Além disso, as partesexternas que são expostas à condições de desgastenecessitam de uma apropriada estabilidade para garantir anecessária função por diversos anos.
A vantagem especial das poliamidas reforçadas é aligação extremamente satisfatória entre a matriz dopolímero e os materiais de reforço. Dessa forma, sãopossíveis relações de reforço que levam a produtos de altarigidez, que são processados de forma satisfatória porprocessos de moldagem por injeção, devido à baixaviscosidade de fusão das poliamidas semi-cristalinas.
A seguir, as poliamidas devem ser entendidas comosendo polímeros em que as unidades monoméricas sãopreponderantes, isto é, até pelo menos cerca de 60% sãoligadas por meio de ligações de amidas, isto é, contêmligações CO-NH. Na presente invenção os seguintes polímerossão possíveis: homopolímeros e copolímeros que se derivamde ácidos dicarboxílicos, diaminas, ácidosaminocarboxílicos e/ou lactamas. Assim, por exemplo, apoliamida (PA) 6, PA 66 e PA 46 e suas misturas sãomencionadas como poliamidas que possuem estruturaalifática. A certificação de poliamidas corresponde aopadrão internacional ISO 1874-1, o primeiro númeroindicando o número de átomos de carbono da amina de partidae o último número indicando o número de átomos de carbonodo ácido dicarboxílico. Quando é dado apenas um número,isso significa que a poliamida começa a partir de de umácido aminocarboxílico ou sua lactama, respectivamente(ver, a publicação de H. Domininghaus, "Die Kunstoffe undihre Eigenschaften" (Plásticos e suas Propriedades),publicado por VDI, 1976, página 272).
Desse modo, a diamina é sempre citada na primeiraposição para as poliamidas do tipo AA-BB. | Por exemplo, apoliamida de hexametilenodiamina e ácido sebácico édesignada como poliamida 610 (PA 610), a poliamida decaprolactama é designada como PA 6.
Algumas vezes, existe uma combinação especial deletras para monômeros aromáticos e cicloalifáticos, porexemplo, T para ácido tereftálico, I para ácido isoftálico,MACM ou PACM para bis(4-amino-3-metil-ciclohexil)metano oubis(4-amino-ciclohexil)metano.
Os componentes são separadamente listados porsinalização gráfica de barras oblíquas, a fim de separarsuas partes por quantidade, seguido pelas partes porquantidade entre parênteses, por exemplo, copoliamida6/66/610 (50:30:20), para caracterizar as copoliamidas.
A média do peso molecular das poliamidas deve seracima de 5.000, preferencialmente acima de 10.000.
0 inconveniente dos materiais de moldagem à basede poliamida semi-cristalina não-reforçada ou reforçada,tal como, por exemplo, PA 66, é a forte diminuição darigidez pela absorção de água em ambiente de operaçãopadrão. Materiais de moldagem à base de poliamida reforçada(PA 66) proporcionam superfícies pouco resistentes, emparticular no caso de moldagens que apresentam elevadaespessura de parede devido à alta temperatura de fusão e auma extremamente alta velocidade de cristalização.
Quantidades elevadas de materiais de reforço,como, por exemplo, fibras de vidro, em uma matriz dèpolímero PA 66 de endurecimento rápido, reduz a fluidez,por exemplo, durante o processamento de moldagem porinjeção, proporcionando uma reduzida qualidade superficial.Nesses casos, deve se tentar manter a proporção deenchimento baixa e se obter a rigidez mediante estriamento.
São conhecidos do documento de patente daAlemanha DE 17 69 040 OS, materiais de moldagem não-reforçados à base de poliamidas semi-cristalinas alifáticase copoliamidas amorfas, sendo misturados em uma extrusora.Dessa forma, a taxa de cristalização da poliamida semi-cristalina é reduzida, de modo que peças de moldagem quasetransparentes podem ser produzidas.
O documento de patente da Alemanha DE 26 42 244C2 indica que materiais de moldagem reforçados podem serproduzidos mediante extrusão de copoliamidas amorfas tipoMACMI/12 e poliamidas alifáticas semi-cristalinas, dessaforma, modificando as propriedades mecânicas.
O documento de patente EP 70001 B2 descrevemateriais de moldagem não-reforçados e reforçados à base depoliamidas alifáticas semi-cristalinas e poliamidas amorfasconsistindo de 40-98% em mol de unidades de ácidoisoftálico, 2-60% em mol de unidades de ácido tereftálico,50-98% em mol de unidades de hexametilenodiamina e 2-50% emmol de unidades de bis(p-aminociclohexil)-metano (PACM - eminglês: bis(p-aminocyclohexyl)-methane)). Assim, atenacidade dos materiais de moldagem pode ser aperfeiçoada.O inconveniente dessas misturas é o risco de surgimento dedesigualdades ou falta de homogeneidade no artigo moldado,como resultado da separação de fase.Ao adicionar 30-95% em peso de poliamidasamorfas, tais como, por exemplo, hexametileno isoftalamidaPA 61 (documento de patente DE 37 05 228 Al, EP 279 342 Al)para reforço da PA 66, são encontradas aperfeiçoadaspropriedades de fluidez do material fundido e aumentadoalongamento quando do rompimento da peça de moldagem. Aomesmo tempo, é obtido uma melhoria da qualidade dasuperfície (documento de patente DE 32 00 428 C2) . 0inconveniente dessas misturas é o risco de surgimento dedesigualdades ou falta de homogeneidade no artigo moldado,como resultado da separação de fase. Além disso, aestabilidade dimensional ao calor diminui com o aumento daquantidade de PA 61. A diferença de rigidez nos estadosseco e condicionado aumenta com a diminuição da quantidadede PA 61.
0 documento de patente EP 1 010 726 Al descrevemateriais de moldagem à base de poliamida reforçada à basede copolímero de PA 66/61, com 70-95% em peso de unidadesde PA 66 semi-cristalina e 30-5% de unidades de PA 61amorfa, tendo fibras de vidro especiais, apresentandodiâmetro de 15 a 30 μπι e proporções aparentes de 9 a 18.
Quando a temperatura de cristalização se situa abaixo de210°C, particularmente, devem surgir elevadas qualidades desuperfície da peça de moldagem. Pode ser mostrado medianteos exemplos de comparação aqui descritos (VB 9 a VB 12),que a superfície é influenciada pela viscosidade docomposto e numa menor proporção pela temperatura decristalização. No documento de patente EP 1 010 726,aspectos de rigidez relativamente baixa são alcançados,apesar das altas proporções de enchimento, de 60% em peso,de fibra de vidro. Um acentuado inconveniente dessesprodutos é a forte diminuição da rigidez após a absorção deágua.
O documento de patente EP 400 428 Al descrevemateriais de moldagem feitos a partir de copoliamidassemiaromáticas semi-cristalinas (6T/6), que são extrudadascom copoliamidas amorfas (61/6T:60/40% em peso). A vantagemdesses materiais de moldagem é a aperfeiçoada tenacidadecom relação à CoPA 6T/6 pura e PA 66. A CoPA 6T/6 apresentaum valor de variação de fusão acima da PA 66 e,consequentemente, necessita de altas temperaturas deprocessamento e moldagem.
Excelentes qualidades de superfície são obtidascom altas taxas de enchimento (documento de patente DE 4321 247 C2) , quando um copolímero, tal c, por exemplo, umaPA 66/61 é produzida a partir de constituintes de umapoliamida semi-cristalina, tal como a PA 66 (70-95% empeso) e uma poliamida amorfa, tal como a PA 61 (5-30% empeso). Esses produtos são estáveis com relação à falta demistura, embora existam componentes de mistura nãocompatíveis. A constância das propriedades mecânicas éinsatisfatória nos estados seco e condicionado. Adiminuição do ponto de fusão apresenta um efeitodesfavorável sobre a estabilidade dimensional ao calor,também indicado como HDT (em inglês: Heat Distortion Temperature).
Aspectos de fluidez aperfeiçoados sem efeitosnegativos com relação à tenacidade, rigidez e estabilidadedimensional ao calor, podem ser obtidos mediante adição de4-8% de um pré-polimero de PA baseado na quantidade damatriz do polímero (documento de patente DE 198 21 719 Al) .
Como pré-polimero de poliamida é usada uma PA semiaromáticado tipo 6T/6I de composição 70/30% em peso, tendoviscosi-dades relativas de 1,01 a 1,03, conforme medido emuma solução 0,5% de m-cresol, para uma matriz de polímerode PA 66, PA 66 + PA 6I/6T (Mistura) ou PA 12. As extensõesdo fluxo e as superfícies das peças de moldagem podem serfortemente aperfeiçoadas, apesar das altas taxas deenchimento de 50-7% de fibras de vidro. 0 inconvenientedessas misturas é o risco de surgimento de desigualdades oufalta de homogeneidade no artigo moldado, como resultado daseparação de fase. Além disso, misturas, por exemplo, combase na PA 66 com pré-polímero de PA, mostram ainda fortesdiferenças de rigidez nos estados seco e condicionado.
O documento de patente EP 0 272 695 B2 descrevemisturas termoplásticas de fase múltipla, compreendendo:
a) 60-95% em peso de uma matriz de poliamida, em que pelomenos 50% em peso da matriz da poliamida é constituída deconstituintes alifáticos, em que o número de peso molecularmédio da poliamida ou poliamidas, respectivamente, namatriz, é entre 3000 e 8000 e em que a matriz da poliamidaapresenta uma soma de grupos terminais não-balanceados ecada um dos grupos terminais encapsulados sendo pelo menosde 200 equivalentes por IO6 gramas de poliamida e em que odesbalanceamento dos grupos terminais é de pelo menos 1,9/1ou mais e a soma dos grupos terminais mencionados ésuperior a 100; e,b) de modo complementar, 10-4 0% em peso de pelo menos umpolímero orgânico endurecedor, tendo um módulo de tração(ASTDM D-882, umidade relativa de 50%), abaixo de 10.000psi ou para uma mistura de endurecedores tendo um módulomédio abaixo de 10.000 e um número de tamanho médio departícula menor que 100 nanômetros.
e em que a mistura apresenta um índice de entalhamento deIzod (ASTM D-256-56, valores médios de três barras tomadasem cada extremidade) superior a 2 ft. lb/pol e umaadicional resistência â tração (ASTM D-638-585) e um fluxode material fundido (ASTM D-1238-73 a 280°C e uma carga de2160 g), de modo que o produto do índice de entalhamento deIzod, em ft. lb/pol, resistência à tração em 1000 lb/pol2 efluxo em g/10 minutos é maior que 5.000 e em que 0,5-15% empeso da matriz da poliamida é enxertada ao agenteendurecedor ou aprisionado no agente endurecedor.
No entanto, o documento de patente EP 0 272 695B2, se refere à combinação de tipos de poliamida de altaviscosidade e baixa viscosidade, para aperfeiçoamento daspropriedades de fluidez, mas sempre em combinação comagentes endurecedores. Entretanto, o documento de patenteEP 0 272 695 B2 não descreve as vantagens obtidas atravésdo uso dos polímeros de PA 66/6I/6T e PA 6I/6T junto compré-polímeros de baixa viscosidade, que influencia o pontode fusão, temperatura de transição do vidro e qualidade desuperfície e minimiza a diferença de propriedades nosestados seco e condicionado.
Portanto, constitui um objetivo da presenteinvenção fornecer' materiais de moldagem à base depoliamida, sem o risco da falta de mistura dos componentes.Os materiais de moldagem devem mostrar diferenças tãobaixas quanto possível nas propriedades mecânicas - taiscomo, por exemplo, resistência à tração, módulo deelasticidade e resistência ao impacto - e apresentarem umaalta estabilidade dimensional ao calor nos estados seco econdicionado. Ao mesmo tempo, altas taxas de fluidez sãodesejadas no processamento, de modo que peças de moldagemde alta rigidez, tendo excelente qualidade de superfície,possam ser produzidas.
Esse objetivo é solucionado pelos materiais demoldagem à base de poliamida de acordo com a reivindicação1, assim como pelo uso de acordo com a reivindicação 18 epelos artigos moldados de acordo com a reivindicação 19.
As reivindicações dependentes compreendemmodalidades vantajosas da invenção, porém não-limitativas.
Surpreendentemente, foi descoberto que umacombinação de um correspondente copolímero, tal como, porexemplo, PA 66/6I/6T ou PA 6/6I/6T e poliamida amorfa PA6I/6T e pré-polímerò de PA, tal como, por exemplo, PA6T/6I, tendo viscosidade extremamente baixa, possibilita oaperfeiçoamento de fluidez e qualidade de superfície sem orisco de falta de homogeneidade decorrente da falta demistura das misturas dos artigos moldados. Ao mesmo tempo,os aspectos de HDT, tenacidade e rigidez podem seraumentados para altos níveis e a influência da absorção deágua durante o condicionamento pode ser reduzida por meiode uma apropriada seleção dos componentes.
Dessa forma, a proporção da quantidade de PA61/6Τ amorfa e da quantidade de PA 66 ou PA 6 semi-cristalina do copolímero, assim como a estrutura eviscosidade do pré-polímero de PA 6T/6I, são de grandeimportância. A proporção da PA 66 ou PA 6, respectivamente,e PA 61/6T da copoliamida influencia o ponto de fusão, aentalpia de fusão, a temperatura de cristalização, aentalpia de cristalização, a velocidade de cristalização ea temperatura de transição do vidro vTg" (em inglês: glasstransition temperature). Ao utilizar os mesmos componentesde monômeros que estão presentes, respectivamente, no pré-polímero de poliamida PA 6T/6I, na PA 61/6T amorfa e na PA66/61/6T ou PA 6/6I/6T semi-cristalina, para ocorrespondente copolímero, presumivelmente, resulta umefeito de compatibilidade com relação aos componentes dapoliamida amorfa e semi-cristalina incompatível pura.
As mesmas vantagens em relação a compatibilidadedo composto, são esperadas para uma poliamida do tipo PA6T/6I/66 ou para o pré-polímero de poliamida do tipo PA6T/6I/6. A tenacidade pode ser controlada pela viscosidadedo copolímero. Através da adição do pré-polímero de PA, aextensão do fluxo e a qualidade da superfície sãoaumentadas e a absorção de água é reduzida. Mediante adiçãode um componente adicional, tal como, por exemplo, PA 6I/6Tamorfa, a diferença de rigidez pode ser reduzida nosestados seco e condicionado.
O pré-polímero semi-compatível necessariamenterequerido reduz a velocidade de cristalização da matriz,sem substancialmente influenciar a entalpia decristalização da matriz. Dessa forma, a fluidez do materialfundido pode ser aumentada e a estabilidade dimensional aocalor da peça de moldagem pode ser mantida em um altonivel. Preferencialmente, o pré-polímero de PA compreendeuma quantidade de componentes do copolimero e possui umabaixa viscosidade, com um ponto de fusão tão alto quantopossível.
Com relação ao copolimero PA 66/61 (documento depatente DE 43 21 247 C2), o copolimero de PA 66/6I/6Tapresenta uma adicional vantagem em que o ponto de fusão ea estabilidade dimensional ao calor (HDT) podem seraumentados mediante estabelecimento da proporção 6T > 61,embora a quantidade de 6T/6I seja aumentadasimultaneamente.
Devido ao aperfeiçoado fluxo de material fundido,à aperfeiçoada compatibilidade dos componentes e, dessaforma, ao reduzido risco de falta de mistura, assim como àreduzida velocidade de cristalização e absorção de água,peças de moldagem de alta qualidade ótica são produzidas emmaiores dimensões. Ao mesmo tempo, a aperfeiçoadacompatibilidade dos componentes provoca uma reduzidatendência à deposições e deslaminações na matriz deextrusão. Uma particular vantagem dos produtos queapresentam superfícies extremamente lisas, sendo preparadospelo material de moldagem de acordo com a presenteinvenção, é mostrada pela excelente condição demetalização, de acordo com os métodos de galvanização,laminação e vaporização. Além disso, mediante uso demétodos de injeção de gás (GIT), são modelados produtos dealta qualidade.A invenção é caracterizada pelo fato de que umacorrespondente copoliamida compreende cada correspondentecomponente do pré-polímero de PA e das poliamidas semi-cristalinas e amorfas, dessa forma, sendo obtido um efeitode compatibilização. A proporção das unidades amorfa esemi-cristalina de acordo com a presente invenção, pode serestabelecida no material de moldagem, de tal modo que sejapossível o máximo surgimento de estabilidade dimensional aocalor e que sejam obtidas similares aspectos de rigidez nosestados seco e condicionado.
A característica particular do material demoldagem de acordo com a presente invenção, é que além dopré-polímero de PA, um correspondente copolímero sempreestá presente, cuja função é compatibilizar os componentesda PA amorfa e semi-cristalina e do pré-polímero de PA,assim, reduzindo o risco da falta de mistura durante oprocessamento.
O pré-polímero de PA semi-compatívelnecessariamente requerido reduz a velocidade decristalização da matriz sem substancialmente influenciar aentalpia de cristalização da matriz. Dessa forma, a fluidezdo material fundido pode ser aumentada e a estabilidadedimensional ao calor da peça de moldagem pode ser mantidaem um alto nível. Devido à aperfeiçoada fluidez do materialfundido, à aperfeiçoada compatibilidade dos componentes e àreduzida velocidade de cristalização, são produzidas peçasde moldagem óticas de alta qualidade de maiores dimensões.
As copoliamidas correspondentes consistem doscomponentes de polímeros de matriz amorfa e/ou semi-cristalina e dos componentes do pré-polímero de PA. Porexemplo, se a matriz da mistura de PA reforçada consistirde PA 66 ou PA 6 e/ou uma poliamida amorfa 6/6I/6T, então,em particular, os copolimeros da composição de PA 66/6I/6Tou PA 6/6I/6T são adequados, cuja função, presumivelmente,é de compatibilizar e contribuir para o aumento da fluidez.A proporção dos outros componentes de PA 66 e PA 61/6Tinfluencia a qualidade da superfície da peça de moldagem,que pode ser medida através do valor do brilho.
Por exemplo, foi encontrado um valor de brilhoótimo na faixa de composição de 70/20/10 a 90/7/3% em peso,para um copolímero de PA 66/6I/6T ou PA 6/6I/6T tendo 50%em peso de fibras de vidro.
Por exemplo, de acordo com o documento de patenteDE 43 21 247 C2, um valor ótimo de brilho do copolímero dePA 66/61 foi encontrado para a composição de 66:61 = 80:20%em peso. O inconveniente decisivo é o forte aumento domódulo de elasticidade no estado condicionado, um baixovalor de estabilidade dimensional ao calor (HDT) e uma altaabsorção de água.
A matriz dos materiais de moldagem de poliamidade acordo com a presente invenção, compreende pelo menos 3componentes: uma copoliamida semi-cristalina (A) tendo acomposição 66/6I/6T, um pré-polímero de PA (B) tendo acomposição 6T/6I/66 ou 6T/6I/6 e uma copoliamida amorfa (C)tendo a composição 6I/6T. Os três componentes (A), (B) e(C) são definidos como segue:
(A) 42-98% em peso de uma copoliamida formada de:
(ai) 47-90% em peso de unidades derivadas de ácidoadípico em combinação com hexametilenodiamina, em proporçãoquase equimolar ou de caprolactama e/ou de ω-aminoácidostendo 6 átomos de carbono;
(ã2) 50-7% em peso de unidades derivadas de ácidoisoftálico em combinação com hexametilenodiamina emproporção quase equimolar;
(a3) 40-3% em peso de unidades derivadas de ácidotereftálico, em combinação com hexametilenodiamina, numaproporção quase equimolar;
o percentual em peso dos componentes (ai) a (a3) totalizandojuntos 100%;
(B) 9-1% em peso de poliamidas pré-poliméricas tendo umaviscosidade de solução (r|rel.) de 1,01-1,30, conformemedido em 0,5% de m-cresol, formadas de:
(bi) 40-90% em peso de unidades derivadas de ácidotereftálico em combinação com hexametilenodiamina, emproporção quase equimolar;
(b2) 50-10% em peso de unidades derivadas de ácidoisoftálico em combinação com hexametilenodiamina emproporção quase equimolar;
(b3) 0-50% em peso de unidades derivadas de ácidoadipico, em combinação com hexametilenodiamina, numaproporção quase equimolar ou de caprolactama e/ou de ω-aminoácidos tendo 6 átomos de carbono;
o percentual em peso dos componentes (bi) a (b3) totalizandojuntos 100%;
(C) 49-1% em peso de uma copoliamida amorfa formada de:
(Ci) 40-90% em peso de unidades derivadas de ácidoisoftálico em combinação com hexametilenodiamina, emproporção equimolar;
(C2) 50-10% em peso de unidades derivadas de ácidotereftálico em combinação com hexametilenodiamina emproporção equimolar;
(C3) 0-50% em , peso de unidades derivadas de ácidoadipico, em combinação com hexametilenodiamina, numaproporção quase equimolar ou de caprolactama e/ou de ω-aminoácidos tendo 6 átomos de carbono;
o percentual em peso dos componentes (Ci) a (C3) totalizandojuntos 100%.
Além disso, o material de moldagem podecompreender adicionalmente de 0-70% em peso de um materialde enchimento (D) tipo fibroso ou particulado e/ou materialde reforço e de 0-6% em peso de negro de fumo (E) . Juntos,os componentes (A) a (F) totalizam 100%.
Obviamente, podem ser juntados como adicionaiscomponentes, de 0-30% em peso (componente F) de aditivosconvencionais, como estabilizadores, lubrificantes,corantes, cavacos de metais, pigmentos metálicos, cavacosde metais estampados, retardadores de chama, modificadoresde resistência a impactos, antiestáticos, aditivoscondutores, agentes anti-embaçamento, agentes de liberaçãode moldes, agentes abrilhantadores ópticos, aromáticos,substâncias fungistáticas, etc.
Além disso, aditivos convencionais, incluemtambém, por exemplo, estabilizadores e retardadores deoxidação, agentes contra decomposição por calor e contradecomposição por luz ultravioleta (UV), lubrificantes eagentes de liberação de molde, corantes, pigmentos eplastificantes. Os retardadores de oxidação eestabilizadores ao calor que podem ser adicionados aosmateriais de moldagem termoplásticos de acordo com apresente invenção, incluem, por exemplo, halogenetos demetais do grupo I da tabela de classificação de elementos,por exemplo, halogenetos de sódio, potássio, litio, senecessário, em combinação com halogeneto cuproso (I).
Por exemplo, como retardadores de chama, são aquimencionados fósforo vermelho, polibromoestirenos, taiscomo, por exemplo, o artigo comercial Pyrocheck 68 PB® eoutros retardadores de chama conhecidos para poliamidas,como hidróxidos metálicos, por exemplo, Mg(OH)2, Mg(COs)2- Érecomendável se utilizar um efeito sinergistico no caso dese empregar retardadores de chama contendo halogênio.Compostos de antimônio, boro e estanho são adequados. Estesforam usados geralmente em quantidades de 0,5-10% em peso,com base nos materiais termoplásticos.
Uma combinação de 0-6% em peso de negro de fumo ede 2-6% em peso de poliamida 12, pode ser usada como umaestabilização particularmente efetiva contra o efeito dedesgaste. Uma combinação de 0-6% em peso de negro de fumo,particularmente de Black Pearls 880® da Companhia Cabbot ouCorax N115® da Companhia Degussa e de 2-6% em peso dapoliamida 12, podem ser usados como uma estabilizaçãoparticularmente efetiva contra a influência do desgaste.Por exemplo, Grilamid® L16, Grilamid® L18, Grilamid® L20,GriIamid® L22 e Grilamid® L25, da Companhia EMS-Chemie AG,"Domat/Ems, Suíça, podem ser usados como produtos de PA 12.
Extrusoras de eixo único e preferencialmente dedois eixos, compreendendo elementos apropriados detransporte e elementos de trituração podem ser empregadaspara produzir os materiais de moldagem de acordo com apresente invenção. Preferencialmente, os copolímeros, opré-polímero de PA e, se necessário, a poliamida amorfae/ou semi-cristalina são misturados com pequenasquantidades de aditivos e dimensionados para a zona dealimentação da extrusora. As fibras de vidro sãointroduzidas mediante um alimentador lateral,preferencialmente, o mais próximo possível da matriz deextrusão.
Se adicionais aditivos em pó forem empregados,correspondentes misturas são dimensionadas separadamentedentro da zona de alimentação ou entre a alimentação dospolímeros e da fibra de vidro. Adequadas temperaturas defusão se situam entre 250°C e 300°C, dependendo do ponto defusão dos polímeros. Opcionalmente, aditivos individuaispodem ser usados, na forma de grânulos ou elementoscompactos apropriados de masterbatch.
A produção de peças de moldagem, produtossemiacabados, materiais extrudados ou peças ocas éexecutada por meio de instalações comerciais. Temperaturasde processamento adequadas se situam entre 250 e 3°C.Alternativamente, aditivos e componentes individuais podemser adicionados na forma de formulações de masterbatchdiretamente dentro da instalação de processamento.
O copolímero cristalino (A) e a poliamida amorfa(C) podem compreender reguladores ou modificadoresapropriados, que são conhecidos para os especialistas natécnica, para limitação da viscosidade dentro da variaçãodesejada. Preferencialmente, as monoaminas tendo a seguintefórmula geral são usadas:
CH3-(Ri)-NH-(R2)-CH3,
onde R1 e R2 significam 0 a 36 grupos CH2, em que asmonoaminas podem ser do tipo cicloalifático ou ramificado.Preferencialmente, de acordo com a presente invenção, sãousadas como apropriadas monoaminas, estearamina,ciclohexilamina, anilina, propilamina e nonilamina. Asaminas podem ser usadas com baixo excesso, em comparaçãocom a quantidade de ácido, isto é, com um excesso de 0,2%.
Em particular, o copolimero (A) de acordo com apresente invenção, a poliamida pré-polimérica (B) e acopoliamida amorfa (C) apresentam uma baixa quantidade detriamina, em particular, menos de 0,3% em peso. Isso podeser conseguido mediante manutenção por um período bastantecurto do tempo de residência durante o processo deprodução, com temperaturas de processamento relativamentebaixas, dessa forma, evitando a formação de triaminas.
Os ácidos monocarboxílicos com a seguinte fórmulageral são usados como ácidos monocarboxílicos (reguladoresou modificadores):
CH3- (Ri)-COOH,
onde Ri significa 0 a 36 grupos CH2 e em que os ácidosmonocarboxílicos podem ser do tipo cicloalifático ou dotipo ramificado. Preferencialmente, são usados ácidoacético, ácido fórmico, ácido esteárico, ácido palmítico eácido ciclohexanocarboxilico. Alternativamente, uma misturaregulada de mo.no amina e ácido monocarboxílico pode serusada.
Além disso, de acordo com a presente invenção,reguladores ou modificadores, como 4-amino-2,2,6,6-tetra-alquilpiperidina ou 2,6-dialquilfenóis tendo funçãometilamina ou carboxila ou tipos de reguladores oumodificadores compreendendo um ou mais desses grupos sãoespecialmente preferidos.
Além disso, compostos baseados em ácidohidrofosforoso, ácido fosforoso ou ácido fosfórico ouderivados de ácido fosforoso, tais como, por exemplo,sulfitos, tiosulfatos, etc., e apropriados antioxidantes,tais como, por exemplo, hidroxifenóis estericamenteimpedidos, podem ser adicionados à respectiva operação depolimerização dos polímeros (A) e (C).
Além disso, apropriados agentes antiespumantes,baseados em silicone e derivados de silicone, podem serusados dentro da operação de polimerização,preferencialmente, junto com ácido silícico na forma deemulsões aquosas estáveis.
Uma outra modificação é a adição de silicatos emcamadas, tais como, por exemplo, montmorilonita, bentonitaou mica, presentes no produto final (nano-compostos) numaforma deslaminada, preferencialmente com altas proporçõesaparentes, que são usados durante a polimerização docopolímero ou diretamente durante a extrusão do material demoldagem.
Opcionalmente, a operação de polimerização podecompreender apropriados agentes de liberação elubrificantes, tais como, por exemplo, ésteres de ácidosgraxos, ceras ou amidas de ácidos graxos.
A viscosidade relativa da solução dos copolimeros(A), conforme medido numa solução 0,5% de m-cresol, sesitua entre 1,4 e 1,9, preferencialmente entre 1,4 e 1,8,mais preferencialmente entre 1,4 e 1,7.
A produção dos copolimeros (A) é executada deacordo com métodos de condensação conhecidos para aspoliamidas, de acordo com o método em batelada, dentro dereatores pressurizados. Após a obtenção da desejadaviscosidade, o polímero é descarregado, resfriado em umbanho de água, granulado e seco.
A viscosidade relativa dos pré-polímeros de PA,componente (B) é estabelecida entre 1,01 e 1,03,preferencialmente entre 1,05 e 1,25, conforme medido em umasolução 0,5% de m-cresol. A produção dos pré-polímeros dePA é executada de acordo com o método descrito no documentode patente da Alemanha, DE 198 21 719. A presente invençãotambém compreende a divulgação da matéria do documento DE198 21 719.
A produção da copoliamida amorfa, componente (C),é executada de acordo com métodos de condensação conhecidospara as poliamidas, de acordo com o método em batelada,dentro de reatores pressurizados. Após a obtenção dadesejada viscosidade, o polímero é descarregado, resfriadoem um banho de água, granulado e seco.
Em particular, 30-70% em peso de materiais deenchimento ou materiais de reforço, baseado nos materiais"de moldagem, tais como fibras de vidro, mechas de vidro,esferas de vidro, pó de vidro, fibras de polímeros, fibrasde carbono, fibras de metal, agregados de minerais, taiscomo quartzo, mica, feldspato, talco, caulim, wolastonita,preferencialmente tendo um pequeno tamanho de partículas,alta tendência de dispersão e altas proporções aparentes(relação entre o comprimento e a largura), são usados comocomponente (D). Obviamente, misturas de tais materiais oucorrespondentes masterbatches, podem também ser usados.
Os materiais de moldagem de acordo com a presenteinvenção são usados para produção de fibras, peças ocas,lâminas e artigos moldados. Os artigos moldados sãoproduzidos a partir dos materiais de moldagem de acordo coma presente invenção, conforme métodos conhecidos dedeformação de materiais fundidos de polímeros medianteextrusão, moldagem por sopro/extrusão, moldagem porestiramento e sopro/extrusão, pultrusão, moldagem porinjeção, moldagem por microinjeção, moldagem por injeção degás (GIT - em inglês: gas injection moulding), moldagem porsopro/injeção ou outras técnicas de moldagem.
Os artigos moldados produzidos pelos materiais demoldagem de acordo com a presente invenção são usados paraprodução de peças internas e externas, preferencialmentetendo função de apoio ou função mecânica no segmento dedispositivos elétricos, mobília, esporte (tal como, porexemplo, raquetas, revestimentos para locais de esqui,etc.), cadeiras de escritórios, carros e outros veículos,micro componentes e painéis de circuitos no campo daeletricidade, em particular no segmento da técnica de baixa" voltagem ou em material de alojamento para utensílios edispositivos de telecomunicações, dispositivos eletrônicosde entretenimento, utensílios domésticos, construções demáquinas, peças . de aquecimento ou de montagem parainstalações e para recipientes e peças de ventilação detodos òs tipos.
Os exemplos seguintes são idealizados paradescrição da invenção, mas sem qualquer limitação da mesma.
Exemplos
Produção dos Copolimeros (A)
50 kg de uma mistura - de monômero de acordo com aTabela 1 e 15 litros de água tratada baseada numa operaçãoanidra, foram introduzidos em uma autoclave de 130 litros.Em seguida, a autoclave é fechada e aquecida a 200°C comagitação, durante 2 horas. Dessa forma, surge uma pressãode 15-10^5 - 20-10^5 N/m2. Depois, a mistura é aquecida até280°C com agitação e a pressão é mantida constante a 20-10^5N/m2. Em seguida,, a pressão é aliviada para 1-10^5 N/m2 e seprocede a uma desgaseificação com agitação durante cerca de1 hora, ate que.um desejado momento de torção do agitadorseja alcançado.· 0 polímero fundido acabado é descarregado,resfriado ém um banho de água, granulado e seco, para umteor de água < 0,05%.
Tabela 1: Copolímeros 66/6I/6T, componente (A)
A Tabela I será apresentada ao final do presente relatóriodescritivo.
A produção do pré-polímero de PA 6T/6I,componente (B), é executada de acordo com o métododivulgado no documento de patente DE 198 21 719. A parte empeso do componente 6T é de 70% e do componente 61 é de 30%.A viscosidade relativa, conforme medido em uma solução 0,5%de m-cresol é de 1,13.
A copoliamida amorfa 6I/6T (Grivory® G21)produzida pela Companhia Ems-Chemie AG, consistindo de66,6% em peso de unidades 61 e de 33,4% em peso de unidades6T é usada como componente (C) . A viscosidade relativa,conforme medido em uma solução 0,5% de m-cresol é de 1,5.
Exemplos de Comparação 1 a 4: Misturas de PA Reforçadas
Os materiais de moldagem da composição de acordocom a Tabela 2, são produzidos em uma extrusora de doiseixos, do tipo ZSK25, da Companhia Werner u. Pfleiderer. Osgrânulos de PA 66 e de PA 61/6T ou de PA 61 são misturadoscom os grânulos do masterbatch PA 66 + negro de fumo(73/27% em peso) e dimensionados para dentro da zona dealimentação. A fibra de vidro é medida dentro de 3 unidadesde alojamento de fusão de polímero, através de umalimentador lateral, antes da matriz de extrusão.
A temperatura do alojamento foi estabelecida emum perfil crescente até 280°C. Uma vazão de 8 kg foi usadaem 150 rpm. Após resfriamento das colunas extrudadas em umbanho de água, as propriedades do grânulo foram medidasapós granulação e secagem a 120°C.
As amostras foram produzidas em uma instalação demoldagem por injeção Arburg, com estabelecimento detemperaturas do cilindro entre 275 a 290°C e uma velocidadede rotação da hélice de 250 rpm. A temperatura de moldagemfoi selecionada como sendo de 100°C.
Tabela 2
A Tabela 2 será apresentada ao final do presente relatóriodescritivo.Exemplos de Comparação 5 a 8: Copoliamidas Reforçadas
Os materiais de moldagem de acordo com a Tabela 3são produzidos em uma extrusora de dois eixos, do tipoZSK25, da Companhia Werner u. Pfleiderer. Os grânulos dacopoliamida e os grânulos do masterbatch PA 66 + negro defumo (Black Pearls®880)(73/27% em peso) são previamentemisturados com um agente auxiliar de laminação (éster deácido graxo liquido) , 0,1% em peso e medidos dentro da zonade alimentação da extrusora. A fibra de vidro é medidadentro das 3 unidades de alojamento de fusão de polímero,antes da matriz de extrusão, através de um alimentadorlateral.
A temperatura do alojamento foi estabelecida emum perfil crescente até 280°C. Uma vazão de 8 kg foi usadaem 150 rpm. Após resfriamento das colunas extrudadas em umbanho de água, as propriedades do grânulo foram medidasapós granulação e secagem a 120°C.
As amostras foram produzidas em uma instalação demoldagem por injeção Arburg, com estabelecimento detemperaturas do cilindro entre 275 a 290°C e uma velocidadede rotação da hélice de 250 rpm. A temperatura de moldagemfoi selecionada como sendo de 100°C.Tabela 3
A Tabela 3 será apresentada ao final do presente relatóriodescritivo.
Exemplos de Comparação 9 a 12: Copoliamidas Reforçadas comPré-polimero de PA -
A produção das copoliamidas reforçadas com pré-polimero de PA é executada de acordo com as fórmulas daTabela 4. Os materiais de moldagem são produzidos em umaextrusora de dois eixos, do tipo ZSK25, da Companhia Werneru. Pfleiderer. A copoliamida, o pré-polímero de PA e osgrânulos do masterbatch PA 66 + negro de fumo (BlackPearls®880) (73/27% em peso) são previamente misturados comum agente auxiliar de laminação (éster de ácido graxoliquido), 0,1% em peso e medidos dentro da zona dealimentação da extrusora. A fibra de vidro é medida dentrodas 3 unidades de alojamento de fusão de polímero, antes damatriz de extrusão, através de um alimentador lateral.
A temperatura do alojamento foi estabelecida emum perfil crescente até 280°C. Uma vazão de 8 kg foi usadaem 150 rpm. Após resfriamento das colunas extrudadas em umbanho de água, as propriedades do grânulo foram medidasapós granulação e secagem a 120°C.
As amostras foram produzidas em uma instalação demoldagem por injeção Arburg, com estabelecimento detemperaturas do cilindro entre 275 a 290°C e uma velocidadede rotação da hélice de 250 rpm. A temperatura de moldagemfoi selecionada como sendo de 100°C.
Tabela 4
A Tabela 4 será apresentada ao final do presente relatóriodescritivo.
Exemplos de Comparação 13 a 16: Copoliamidas Reforçadas comPré-polímero de PA e PA
A produção das copoliamidas reforçadas com pré-polímero de PA e PA 66 ou PA 6I/6T é executada de acordocom as composições de acordo com a Tabela 5.
Os materiais de moldagem são produzidos em umaextrusora de dois eixos, do tipo ZSK25, da Companhia Werneru. Pfleiderer. A copoliamida, a PA 66 ou PA 6I/6T, o pré-polímero de PA e os grânulos do masterbatch PA 66 + negrode fumo (Black Pearls®880) (73/27% em peso) são previamentemisturados com um agente auxiliar de laminação (éster deácido graxo liquido), 0,1% em peso e medidos dentro da zonade alimentação da extrusora. A fibra de vidro é medidadentro das 3 unidades de alojamento de fusão de polímero,antes da matriz de extrusão, através de um alimentadorlateral.
A temperatura do alojamento foi estabelecida emum perfil crescente até 280°C. Uma vazão de 8 kg foi usadaem 150 rpm. Após resfriamento das colunas extrudadas em umbanho de água, as propriedades do grânulo foram medidasapós granulação e secagem a 120°C.
As amostras foram produzidas em uma instalação demoldagem por injeção Arburg, com estabelecimento detemperaturas do cilindro entre 275 a 290°C e uma velocidadede rotação da hélice de 250 rpm. A temperatura de moldagemfoi selecionada como sendo de 100°C.
Tabela 5
A Tabela 5 será apresentada ao final do presente relatóriodescritivo.
Exemplos de Comparação 17 a 43: Copoliamidas Reforçadas,Estabelecimento da Viscosidade
Será evidente, por meio dos exemplos seguintes eda figura 1, que a viscosidade do composto apresenta umadecisiva influência em relação à qualidade de superfície dapeça de moldagem. Valores vantajosos de brilho foramdescobertos quando a viscosidade relativa do composto,conforme medido em uma solução 0,5% de m-cresol, foi abaixode 1,6. É evidente que por meio dos exemplos de comparaçãoVB 32 a VB 35, que o copolímero de PA 66/6I/6T se produzmelhor que o copolímero de PA 66/61.
Tabela 6
A Tabela 6 será apresentada ao final do presente relatóriodescritivo.
Medição das Propriedades
As propriedades com a indicação "cond" forammedidas em amostras condicionadas. O condicionamento foirealizado de acordo com a Norma ISO 1110. Cada uma daspropriedades restantes foi determinada em amostras secas.
A medição dos dados térmicos foi executada comgrânulo seco (24 horas, 120°C) em um dispositivo DSC daPerkin Elemer, tendo taxas de aquecimento de 20°C/minuto etaxas de resfriamento de 5°C/minuto.
A temperatura de fusão foi medida de acordo com aNorma ISO 3146-C. A temperatura de cristalização, entalpiade cristalização e velocidade de cristalização foramdeterminados durante o primeiro ciclo de resfriamento(5°C/minuto). A amostra foi aquecida até (Tg+20°C) erapidamente resfriada, depois, medida durante o segundociclo de aquecimento (20°C/minuto) para determinar atemperatura de transição do vidro (Tg).
As propriedades mecânicas referentes ao módulo deelasticidade, resistência à tração final e alongamento norompimento foram determinadas mediante teste de tração emamostras padrões, de acordo com a Norma ISO 527.A medição da resistência ao impacto (SZ) e dovalor de impacto da -barra entalhada (KSZ) foi executado deacordo Com o método Charpy, a 23°C, de acordo com a NormaISO 179 eU e ISO 179 eA.
A' determinação do HDT/A (1,8 MPa) e HDT/C (8 MPa)foi medido de ácordo com a Norma ISO 75.
As extensões de fluxo foram determinadas numaforma de espiral, 1,5 χ 10 mm e IOOO-IO5 N/m2.
As medições de brilho foram executadas em lâminamatriz, tendo uma espessura de 3 mm, em um colorimetroMinolta.<table>table see original document page 30</column></row><table>Tabela 2
<table>table see original document page 31</column></row><table>Continuação da Tabela 2
<table>table see original document page 32</column></row><table>
Tabela 3
<table>table see original document page 32</column></row><table>Continuação da Tabela 3
<table>table see original document page 33</column></row><table>Tabela 4
<table>table see original document page 34</column></row><table>Continuação da Tabela 4
<table>table see original document page 35</column></row><table>
Tabela 5
<table>table see original document page 35</column></row><table>Continuação da Tabela 5
<table>table see original document page 36</column></row><table><table>table see original document page 37</column></row><table><table>table see original document page 38</column></row><table>

Claims (21)

1. Materiais de m.o ldagem à base de poliamidatermoplástica semi-cristalina e semiaromática,caracterizados por compreenderem pelo menos três dosseguintes componentes. (A), (B), (C) como matriz depoliamida:(A) 42-98% em: -peso:, de uma copoliamida semi-cristalinaformada de:.(ai) 47-90% em· peso. de .unidades derivadas de ácidoadipico em combinação com hexametilenodiamina, em proporçãoquase equimolar ou de caprolactama e/ou de ω-aminoácidostendo 6 átomos de carbono;(a2) 50-7% em peso de unidades derivadas de ácidoisoftálico em combinação com hexametilenodiamina emproporção quase equimolar;(a3) 40-3% em peso de unidades derivadas de ácidotereftálico, em combinação com hexametilenodiamina, numaproporção quase equimolar;o percentual em peso dos componentes (ai) a (a3) totalizandojuntos 100%;(B) 9-1% em peso de poliamidas pré-poliméricas tendo umaviscosidade de solução (r|rel.) de 1,01-1,30, conformemedido em 0,5% de m-cresol, formadas de:(bi), 40-90% em peso de unidades derivadas de ácidotereftálico em combinação com hexametilenodiamina, emproporção quase equimolar;(b2) 50-10% em peso de unidades derivadas de ácidoisoftálico em combinação com hexametilenodiamina emproporção quase equimolar;(b3) 0-50% em peso de unidades derivadas de ácidoadipico, em combinação com hexametilenodiamina, numaproporção quase equimolar ou de caprolactama e/ou de ω-aminoácidos tendo. 6 átomos de carbono;o percentual em peso dos componentes (bi) a (b3) totalizandojuntos 100%;(C) 4 9-1% em peso de uma copoliamida amorfa formada de:(ei) 40-90% ém peso de unidades derivadas de ácidoisoftálico em combinação com hexametilenodiamina, emproporção equimolar;(C2) 50-10% em peso de unidades derivadas de ácidotereftálico em combinação com hexametilenodiamina emproporção equimolar;(C3) 0-50% em peso de unidades derivadas de ácidoadípico, em combinação com hexametilenodiamina, numaproporção quase equimolar ou de caprolactama e/ou de co-aminoácidos tendo 6 átomos de carbono;o percentual em peso dos componentes (ci) a (C3) totalizandojuntos 100%;e em que aditivos adicionais (D) , (E) e (F) podem sercompreendidos nos materiais de moldagem:(D) 0-70% em peso de um material de enchimento tipo fibrosoou particulado e/ou material de reforço ou misturas dosmesmos;(E) 0-6% em peso de.negro de fumo;(F)0-30% em peso de aditivos usuais e agentes auxiliares deprocessamento; ·em que os percentuais em peso dos componentes (A) a (F)totalizam juntos 100%.
2. Materiais de moldagem à base de poliamida deacordo com a reivindicação 1, caracterizados porcompreenderem pelo menos três dos seguintes componentes(A), (B), (C) como matriz polimérica:-51-94% em peso de copoliamida semi-cristalina (A);-1-9% em peso de poliamidas pré-poliméricas (B);-5-40% em peso de poliamida amorfa (C);e em que, adicionalmente, os seguintes componentes podemser compreendidos nos materiais de moldagem:(D) 0-70%· em peso de um material de enchimento tipo fibrosoou particulado e/òu material de reforço ou misturas dosmesmos;(E) 0-6% em peso de negro de fumo;(F)0-30% em peso de aditivos usuais e agentes auxiliares deprocessamento;em que os percentuais em peso dos componentes (A) a (F)totalizam juntos 100%.
3. Materiais de moldagem de acordo com asreivindicações 1 ou 2, caracterizados em que a copoliamida(A) estabelecida para uma viscosidade relativa (r\rel.),conforme medido em 0,5% de m-cresol, na faixa de 1,4-1,9 ea copoliamida (C) estabelecida para uma viscosidaderelativa (r|rel.), conforme medido em 0,5% de m-cresol, nafaixa de 1,35 -1,7, contêm reguladores ou modificadoresselecionados do grupo de monoaminas tendo a fórmula geralCH3-(Ri)-NH-(Fb)-CH-!. em que Ri e R2, cada qualindependentemente entre si, significam grupos de 0 a 36CH2, preferencialmente do grupo de estearamina,ciclohexilamina, anilina, propilamina e nonilamina e/ou dogrupo de ácidos monocarboxilicos tendo a fórmula geral CH3-(Ri)-COOH, onde Ri significa grupos de 0 a 36 CH2,preferencialmente do grupo do ácido fórmico, ácidoesteárico, ácido palmitico, ácido c.iclohexanocarboxílico,ácido acético, ácido benzóico e/ou do grupo de 4-amino--2, 2, 6, 6-tetra-alquilpiperidinas, " 2, 6-dialquilfenóis oumisturas dos compostos acima mencionados.
4. Materiais de moldagem à base de poliamida deacordo com a reivindicação 3, caracterizados em que acopoliamida (A) compreende 0,5-5% em mol do regulador oumodificador, baseado em 100% em mol de diamina.
5. Materiais de moldagem à base de poliamida deacordo com quaisquer das reivindicações 1 a 4,caracterizados em que a poliamida semi-cristalina (A) e/oupoliamida pré-polimérica (B) e/ou copoliamida amorfa (C)compreende compostos cataliticamente ativos com base emácido hipofosforoso, ácido fosforoso ou ácido fosfórico, emquantidades de 10-500 mg/kg e, se necessário, antioxidantesdo grupo de hidroxifenóis éstericamente impedidos ouestabilizadores HALS em quantidades de 0,05-5% em peso,baseado na operação de polimerização das respectivaspoliamidas (A) , (B), (C).
6. Materiais de moldagem à base de poliamida deacordo com quaisquer das reivindicações 1 a 5,caracterizados em que os agentes antiespumantes com base emsilicone e derivados de silicone são compreendidos naoperação de polimerização da copoliamida semi-cristalina(A) e/ou operação de polimerização de poliamidas pré-poliméricas (B) e/ou operação de polimerização dacopoliamida (C), em que especialmente os silicones ederivados de silicone estão presentes em emulsão aquosaestável com ácidos silicicos, em concentrações de 10-500ppm.
7. Materiais de moldagem à base de poliamida deacordo com as reivindicações 1 a 6, caracterizados em queaditivos do grupo de silicatos em camadas, especialmentemontmorilonita, bentonita e mica, que se encontrampresentes numa forma deslaminada no produto final, sãocompreendidos na operação de polimerização dos componentes(A), (B) e/ou (C) da poliamida.
8. Materiais de moldagem à base de poliamida deacordo com quaisquer das reivindicações 1 a 6,caracterizados em que aditivos do grupo de silicatos emcamadas, particularmente, montmorilonita, bentonita ou micasão usados diretamente durante a extrusão dos materiais demoldagem.
9. Materiais de moldagem à base de poliamida deacordo com quaisquer das reivindicações 1 a 8,caracterizados em que agentes de liberação e lubrificantes,particularmente, monoestearatos de glicerol, sãocompreendidos na operação de polimerização das poliamidas(A) e/ou (B) e/ou (C).
10. Materiais de moldagem à base de poliamida deacordo com quaisquer das · reivindicações 1 a 9,caracterizados em que a copoliamida (A) apresenta umaviscosidade relativa, conforme medido numa solução 0,5% dem-cresol, entre 1,4 e 1,9.
11. Materiais de moldagem à base de poliamida deacordo com quaisquer . das reivindicações 1 a 10,caracterizados em que a poliamida pré-polimérica (B)apresenta uma viscosidade relativa, conforme medido em umasolução 0,5% de m-cresol, de 1,01 a 1,3.
12. Materiais de moldagem à base de poliamida deacordo com a reivindicação 11, caracterizados em que apoliamida pré-polimérica (B) apresenta uma viscosidaderelativa, conforme medido em uma solução 0,5% de m-cresol,de 1,05 a 1,25.
13. Materiais de moldagem à base de poliamida deacordo com quaisquer das reivindicações 1 a 12,caracterizados em que a copoliamida amorfa (C) apresentauma viscosidade relativa, conforme medido em uma solução-0,5% de m-cresol, entre 1,35 e 1,70.
14. Materiais de moldagem à base de poliamida deacordo com quaisquer das reivindicações 1 a 13,caracterizados em que os materiais de reforço sãocompreendidos em· quantidades de 0-70% em peso, baseado nototal do material de moldagem.
15. Materiais de moldagem à base de poliamida deacordo com a reivindicação 14, caracterizados em que osmateriais de reforço são compreendidos em quantidades de-30-70% em peso, baseado no total do material de moldagem.
16. Materiais de moldagem à base de poliamida deacordo com a reivindicação 14 ou 15, caracterizados em queos materiais de reforço são selecionados do grupo de fibrasde vidro, mechas de vidro, esferas de vidro, pó de vidro,fibras de polímeros, fibras de carbono, fibras de metal,agregados de minerais, tais como talco, caulim, wolastonitaou silicatos em camadas.
17. Materiais de moldagem à base de poliamida deacordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizados em queo negro de fumo é selecionado· do grupo de Black Pearls 880®ou Corax N115®.
18. Materiais de moldagem à base de poliamida deacordo com as reivindicações 1 a 17, caracterizados em queos aditivos usuais e agentes de processamento (F) sãoselecionados do grupo que consiste de estabilizadores,lubrificantes, corantes, cavacos .,de metais, pigmentosmetálicos, cavacos de metais estampados, retardadores dechama, modificadores de resistência a impactos,antiestáticos,. aditivos condutores, agentes anti-embaçamento, agentes de liberação de moldes, agentesabrilhantadores. ópticos, aromáticos ou misturas dos mesmos.
19. Materiais de moldagem à base de poliamida deacordo com quaisquer das reivindicações 1 a 18,caracterizados por. compreenderem de 0-6% em peso de negrode fumò e de 2-6%.em peso da poliamida 12.
20. 'Uso'-'de materiais de moldagem à base depoliamida de acordo com as reivindicações 1 a 19, paraprodução de artigos moldados, peças ocas, folhas e fibras.
21. Artigo moldado, obtido a partir de materiaisde moldagem à base de poliamida, de acordo com uma ou maisdas reivindicações 1 a 19.
BRPI0115315-3A 2000-11-20 2001-11-15 materiais de moldagem à base de poliamida termoplástica semi-cristalina e semi-aromática, uso dos ditos materiais para produção de artigos moldados, e os ditos artigos moldados. BR0115315B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE10057455.6 2000-11-20
DE10057455A DE10057455C2 (de) 2000-11-20 2000-11-20 Polyamid-Formmassen mit verbesserten Eigenschaften
PCT/EP2001/013237 WO2002040591A1 (de) 2000-11-20 2001-11-15 Polyamid-formmassen mit verbesserten eigenschaften

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0115315A BR0115315A (pt) 2003-10-21
BR0115315B1 true BR0115315B1 (pt) 2010-12-28

Family

ID=7663924

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0115315-3A BR0115315B1 (pt) 2000-11-20 2001-11-15 materiais de moldagem à base de poliamida termoplástica semi-cristalina e semi-aromática, uso dos ditos materiais para produção de artigos moldados, e os ditos artigos moldados.

Country Status (10)

Country Link
US (1) US6958374B2 (pt)
EP (1) EP1341849B1 (pt)
JP (1) JP4128075B2 (pt)
KR (1) KR100712018B1 (pt)
AT (1) ATE410481T1 (pt)
BR (1) BR0115315B1 (pt)
DE (2) DE10057455C2 (pt)
ES (1) ES2313989T3 (pt)
TW (1) TW570957B (pt)
WO (1) WO2002040591A1 (pt)

Families Citing this family (37)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102004024440B4 (de) * 2004-05-14 2020-06-25 Evonik Operations Gmbh Polymerpulver mit Polyamid, Verwendung in einem formgebenden Verfahren und Formkörper, hergestellt aus diesem Polymerpulver
US20060036044A1 (en) * 2004-08-13 2006-02-16 Cheng Paul P Transparent polyamide compositions and articles made therefrom
WO2006079890A1 (de) 2005-01-27 2006-08-03 Ems-Chemie Ag Hochviskose formmassen auf basis von thermoplastischen polymeren sowie deren verwendung
DE102005017466A1 (de) * 2005-04-07 2006-10-19 Leibniz-Institut Für Polymerforschung Dresden E.V. Polymerer Nanocomposit und Verfahren zu seiner Herstellung
DE102005023420A1 (de) * 2005-05-20 2006-11-23 Ems-Chemie Ag Polyamidformmassen mit verbesserter Fliessfähigkeit, deren Herstellung sowie deren Verwendung
WO2007042242A1 (en) * 2005-10-11 2007-04-19 Dsm Ip Assets B.V. Electrically conductive polyamide
EP1788027B1 (de) * 2005-11-18 2007-07-18 EMS-Chemie AG Verstärkte Polyamidformmassen
DE102005059845A1 (de) * 2005-12-15 2007-06-21 Fischerwerke Artur Fischer Gmbh & Co. Kg Befestigungsmassen und -elemente mit nanoskaligen Füllstoffen
ATE427341T1 (de) * 2006-12-28 2009-04-15 Ems Chemie Ag Mit flachen glasfasern verstarkte polyamidformmassen sowie daraus hergestellte spritzgussteile
US9567462B2 (en) 2006-12-28 2017-02-14 Ems-Chemie Ag Polyamide molding materials reinforced with glass fibers and injection molded parts thereof
ES2324734T3 (es) * 2007-02-07 2009-08-13 Ems-Chemie Ag Compuestos de moldeo de poliamida rellenos con absorcion de agua reducida.
KR101306233B1 (ko) 2007-09-07 2013-09-09 코오롱인더스트리 주식회사 셀룰로오스계 필라멘트 섬유, 이의 제조 방법 및 이를포함하는 타이어 코오드
FR2938847B1 (fr) 2008-11-21 2013-01-11 Arkema France Compositions de polyamide et de renforts bioressources a proprietes mecaniques ameliorees
CN102341450A (zh) 2009-03-04 2012-02-01 帝斯曼知识产权资产管理有限公司 用于制备具有减少的玻璃纤维显现的注射模制部件的方法
DE102010033184A1 (de) * 2010-08-03 2011-07-07 Takata-Petri Ag, 63743 Gurtaufroller mit Strafferantrieb
JP2013540883A (ja) * 2010-10-29 2013-11-07 イー・アイ・デュポン・ドウ・ヌムール・アンド・カンパニー オーバーモールド成形ポリアミド複合構造体及びその製造方法
US10023739B2 (en) 2012-11-21 2018-07-17 Stratasys, Inc. Semi-crystalline build materials
US9527242B2 (en) 2012-11-21 2016-12-27 Stratasys, Inc. Method for printing three-dimensional parts wtih crystallization kinetics control
US9592530B2 (en) 2012-11-21 2017-03-14 Stratasys, Inc. Additive manufacturing with polyamide consumable materials
US9925714B2 (en) 2012-11-21 2018-03-27 Stratasys, Inc. Method for printing three-dimensional items wtih semi-crystalline build materials
US9744722B2 (en) * 2012-11-21 2017-08-29 Stratasys, Inc. Additive manufacturing with polyamide consumable materials
US10144828B2 (en) 2012-11-21 2018-12-04 Stratasys, Inc. Semi-crystalline build materials
SI2746339T1 (sl) 2012-12-18 2015-05-29 Ems-Patent Ag Poliamidna oblikovalna masa in oblikovalni deli proizvedeni iz enakega
CN104163918A (zh) * 2013-05-20 2014-11-26 上海杰事杰新材料(集团)股份有限公司 一种耐高温尼龙pa66t材料及其制备方法
CN107000267B (zh) * 2014-12-17 2020-05-19 帝斯曼知识产权资产管理有限公司 用于工业模型的塑性材料
WO2017135215A1 (ja) 2016-02-04 2017-08-10 宇部興産株式会社 ポリアミド樹脂組成物
KR101882503B1 (ko) * 2016-05-23 2018-07-27 현대자동차주식회사 내스크래치성이 향상된 폴리아미드 수지 조성물
EP3529018B1 (en) 2016-10-21 2021-02-24 E. I. du Pont de Nemours and Company Filament compositions for fused filament fabrication and methods of use thereof
EP3551698A1 (en) * 2016-12-08 2019-10-16 DSM IP Assets B.V. Thermoplastic composition, molded part made thereof and use thereof in automotive and e&e applications
JP7308818B2 (ja) 2017-09-28 2023-07-14 デュポン ポリマーズ インコーポレイテッド 重合方法
US20210024747A1 (en) * 2018-04-06 2021-01-28 Dupont Polymers, Inc. Additive manufacturing compositions
US11807719B2 (en) 2018-10-31 2023-11-07 Shakespeare Company, Llc Clear polyamide resins, articles, and methods
EP3772521B1 (de) * 2019-08-09 2023-06-07 Ems-Chemie Ag Teilkristalline copolyamide, diese enthaltende formmassen und deren verwendung sowie daraus hergestellte formkörper
JP2023517354A (ja) * 2020-03-13 2023-04-25 インヴィスタ テキスタイルズ(ユー.ケー.)リミテッド ネットワーク用途のための熱可塑性樹脂
TWI784445B (zh) * 2021-01-27 2022-11-21 英商英威達紡織(英國)有限公司 包含用於網路應用之熱塑性樹脂的殼體物件、天線系統及通信方法
WO2022178107A1 (en) * 2021-02-19 2022-08-25 Universal Fibers, Inc. Method for manufacturing polyamide fibers
FR3127435A1 (fr) 2021-09-27 2023-03-31 Arkema France Structure tubulaire multicouche présentant un faible taux d’extractibles pour le transport de l’hydrogène

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS5817155A (ja) * 1981-07-09 1983-02-01 イ−・アイ・デユポン・デ・ニモアス・アンド・カンパニ− ポリアミド樹脂組成物
CA1319457C (en) * 1986-12-23 1993-06-22 Bennett Noah Epstein Tough high melt flow polyamides
DE3917600A1 (de) * 1989-05-31 1990-12-06 Basf Ag Thermoplastische formmassen aus teilaromatischen und amorphen copolyamiden
JPH0543799A (ja) * 1991-08-16 1993-02-23 Unitika Ltd 安定化された樹脂組成物およびその成形体
DE4131028A1 (de) * 1991-09-18 1993-03-25 Basf Ag Thermoplastische formmassen auf der basis von polyamidmischungen
DE19504058A1 (de) * 1995-02-08 1996-08-14 Basf Ag Thermoplastische Formmassen aus teilaromatischen und amorphen Copolyamiden
JPH11222553A (ja) * 1998-02-06 1999-08-17 Ube Ind Ltd 芳香族ポリアミド樹脂組成物
DE19821719C2 (de) * 1998-05-14 2001-07-19 Inventa Ag Polyamidformmassen, Verfahren zu deren Herstellung und deren Verwendung
CN1112407C (zh) * 1998-12-18 2003-06-25 旭化成株式会社 聚酰胺树脂组合物及其模制制品
JP2000204241A (ja) * 1999-01-08 2000-07-25 Ube Ind Ltd ウエルド強度に優れたポリアミド樹脂組成物
DE10009756B4 (de) * 2000-03-01 2004-03-25 Ems-Chemie Ag Farblose, hochtransparente Polyamid-Blends mit verbesserter Spannungsrissbeständigkeit

Also Published As

Publication number Publication date
ES2313989T3 (es) 2009-03-16
EP1341849B1 (de) 2008-10-08
KR20030066669A (ko) 2003-08-09
JP4128075B2 (ja) 2008-07-30
WO2002040591A1 (de) 2002-05-23
EP1341849A1 (de) 2003-09-10
US20040030023A1 (en) 2004-02-12
TW570957B (en) 2004-01-11
ATE410481T1 (de) 2008-10-15
US6958374B2 (en) 2005-10-25
DE10057455A1 (de) 2002-05-29
KR100712018B1 (ko) 2007-04-27
DE10057455C2 (de) 2003-11-06
JP2004514044A (ja) 2004-05-13
BR0115315A (pt) 2003-10-21
DE50114400D1 (de) 2008-11-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0115315B1 (pt) materiais de moldagem à base de poliamida termoplástica semi-cristalina e semi-aromática, uso dos ditos materiais para produção de artigos moldados, e os ditos artigos moldados.
US10144805B2 (en) Copolyamides, moulding compounds comprising these and moulded articles produced therefrom
CA1195041A (en) Polyamide blends
TW593540B (en) Filled polyamide moulding materials having improved processing behavior
JP2014111779A (ja) 平らなガラス繊維を用いた強化ポリアミド成形材料およびポリアミド成形材料によって作製された射出形成部品
EP2687555B1 (en) Polyamide and polyamide composition
TWI760552B (zh) 具有高光澤度和高抗缺口衝擊性之聚醯胺模製化合物
EP3502164B1 (de) Polyamid-formmasse
JP2006504833A (ja) ポリアミド成形材料、それから製造可能な成形品およびその用途
CN110964316A (zh) 聚酰胺组合物、成型品和半芳香族聚酰胺
JP5667983B2 (ja) ポリアミド共重合体及び成形品
JPH03281532A (ja) ポリアミド樹脂組成物
JP5669627B2 (ja) ポリアミド樹脂組成物及び成形品
JP5669626B2 (ja) ポリアミド樹脂組成物及び成形品
JP5669623B2 (ja) ポリアミド樹脂組成物及び成形品
JP5997526B2 (ja) ポリアミド樹脂組成物及び成形品
US11453778B2 (en) Polyamide moulding compound and its use and mouldings manufactured from the moulding compound
JP2019178261A (ja) ポリアミド組成物及び成形品
JP4961645B2 (ja) ポリアミド樹脂組成物
JP3444304B2 (ja) ポリアミド樹脂組成物
JP3485717B2 (ja) ポリフタルアミド樹脂配合物
JP5972088B2 (ja) ポリアミド樹脂組成物及び成形体
CN114644826A (zh) 填充型聚酰胺模塑料、由其生产的模制品和填充型聚酰胺模塑料的用途
US20210040264A1 (en) Semi-crystalline copolyamides, moulding compounds comprising same and their use, and mouldings manufactured from same
EP3772522A1 (de) Polyamid-formmasse und deren verwendung sowie aus der formmasse hergestellte formkörper

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 15/11/2001, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 17A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2493 DE 16-10-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.