BR0112790B1 - composição auxiliar para passar a ferro, processo para a preparação da mesma, e, uso de uma composição. - Google Patents

composição auxiliar para passar a ferro, processo para a preparação da mesma, e, uso de uma composição. Download PDF

Info

Publication number
BR0112790B1
BR0112790B1 BRPI0112790-0A BR0112790A BR0112790B1 BR 0112790 B1 BR0112790 B1 BR 0112790B1 BR 0112790 A BR0112790 A BR 0112790A BR 0112790 B1 BR0112790 B1 BR 0112790B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
water
composition
weight
perfume
ironing
Prior art date
Application number
BRPI0112790-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0112790A (pt
Inventor
Alan John Fry
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=8173152&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BR0112790(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed filed Critical
Publication of BR0112790A publication Critical patent/BR0112790A/pt
Publication of BR0112790B1 publication Critical patent/BR0112790B1/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D06TREATMENT OF TEXTILES OR THE LIKE; LAUNDERING; FLEXIBLE MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • D06MTREATMENT, NOT PROVIDED FOR ELSEWHERE IN CLASS D06, OF FIBRES, THREADS, YARNS, FABRICS, FEATHERS OR FIBROUS GOODS MADE FROM SUCH MATERIALS
    • D06M13/00Treating fibres, threads, yarns, fabrics or fibrous goods made from such materials, with non-macromolecular organic compounds; Such treatment combined with mechanical treatment
    • D06M13/005Compositions containing perfumes; Compositions containing deodorants
    • DTEXTILES; PAPER
    • D06TREATMENT OF TEXTILES OR THE LIKE; LAUNDERING; FLEXIBLE MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • D06MTREATMENT, NOT PROVIDED FOR ELSEWHERE IN CLASS D06, OF FIBRES, THREADS, YARNS, FABRICS, FEATHERS OR FIBROUS GOODS MADE FROM SUCH MATERIALS
    • D06M23/00Treatment of fibres, threads, yarns, fabrics or fibrous goods made from such materials, characterised by the process
    • D06M23/02Processes in which the treating agent is releasably affixed or incorporated into a dispensing means

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Fats And Perfumes (AREA)
  • Seeds, Soups, And Other Foods (AREA)
  • Irons (AREA)
  • Beans For Foods Or Fodder (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)
  • Chemical Or Physical Treatment Of Fibers (AREA)
  • Treatments For Attaching Organic Compounds To Fibrous Goods (AREA)
  • Cosmetics (AREA)

Description

"COMPOSIÇÃO AUXILIAR PARA PASSAR A FERRO, PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DA MESMA, E, USO DE UMA COMPOSIÇÃO"
Esta invenção refere-se a uma composição auxiliar para passar a ferro que é adequada para ser colocada diretamente na câmara do reservatório de água de um ferro a vapor onde a composição é vaporizada e liberada através das purgas de vapor do ferro. A invenção é também direcionada para um método para preparar uma composição auxiliar para passar a ferro e uma composição concentrada auxiliar para passar a ferro a qual após uma diluição apropriada fornece uma composição auxiliar para passar a ferro pronta para uso.
Já há algum tempo tem sido desejado um produto que pode ser colocado diretamente na câmara de um ferro a vapor e que pode eficazmente fornecer um perfume para as roupas sendo passadas a ferro. Estes produtos são geralmente à base de água. No entanto, a grande maioria de componentes de perfume é essencialmente insolúvel em água e, portanto, requer um solubilizante adicional para fornecer uma solução isotrópica (ou microemulsão). Por exemplo, a DE 296 OO 628 apresenta uma composição com fragrâncias oleosas que dificilmente são solúveis ou não são solúveis de maneira nenhuma.
A rota usual para solubilizar um perfume em água é incluir um tensoativo/emulsificante, exemplificado pelos tensoativos aniônicos, catiônicos, anfotéricos, zuiteriônicos ou especialmente não iônicos, mais especialmente os álcool-etoxilatos. Muitos produtos atualmente no mercado usam esta rota para solubilizar um perfume e obter algum nível de perfume. Por exemplo, a GB 2 333 302 descreve uma composição auxiliar para passar a ferro com um tensoativo não iônico para dispersar a fragrância hidrofóbica.
No entanto, os testes executados pelo inventor mostraram que produtos conhecidos como sendo administrados em câmaras de ferros a vapor podem causar problemas, devido às temperaturas extremas experimentadas pelas composições. A temperatura dentro da câmara de vapor de um ferro a vapor normalmente pode variar entre 150 °C e 270 °C, e usualmente é em torno de 200 °C para um ferro regulado para passar tecidos de algodão.
Foram feitas composições consistindo de água desmineralizada e 0,40% em peso dos seguintes tensoativos comuns não iônicos:
Cremophor® CO 40 (BASF - óleo de rícino endurecido, etoxilado até 40 EO), Softanol® 90 (Ineos - mistura de álcoois secundários C12-C14, etoxilados para 9 EO), Neodol® 25 -9 (Shell - mistura de álcoois primários C12-C15, etoxilados para 9EO), Liai® 111 10EO (Condea - álcool C11, etoxilado para 10 EO), Genapol® 200 (Clariant - álcool de coco, etoxilado para 20 EO). Estas composições foram administradas em ferros a vapor que foram então utilizados para passar toalhas absorventes para as mãos. Foram liberados odores de queimado durante o uso de todas as composições, o que não é aceitável em um produto que se destina a uma lavagem de roupa perfumada, durante o passar a ferro.
Em um outro teste, as seguintes composições foram testadas nas câmaras de vapor dos ferros Philips Mistral Hl 312:
(i) somente água desmineralizada;
(ii) 0,016% em peso de Nipacide® (TM) BT LC (dos laboratórios Nipa) & restante água desmineralizada;
(iii) 0,2% em peso de Cremophor® C040 & restante água desmineralizada.
Os ferros foram cheios com a composição apropriada todos os dias durante dez dias e uma fronha 100% de algodão foi passada a ferro somente em um dos lados até que todo o produto administrado tivesse sido liberado como vapor. As mesmas fronhas foram passadas após uso uma a cinco vezes, e então outra fronha foi utilizada 6 a 10 vezes. Quando o teste foi completado, as partes internas dos ferros foram examinadas para a verificação de resíduos.
Comparada somente com a água desmineralizada, a composição contendo Nipacide® ou Cremophor® causou marcas marrons nas fronhas e expeliu partículas dos ferros. Isto ficou mais evidente depois de seis ou mais usos. A composição contendo Cremophor® provocou espuma no compartimento de vapor e estalidos no ferro durante os testes.
Quando se desmontou os ferros foi observado que aqueles ferros que continham as composições contendo o Nipacide® ou o Cremophor® continham resíduos inaceitáveis, que eram em maior quantidade do que aqueles nos ferros cheios somente com água desmineralizada.
Um método alternativo para solubilizar perfumes é utilizar solventes semipolares tais como etanol, álcool isopropílico, dipropileno glicol, éter dietilenoglicol monobutílico ou éter di- propileno glicol monobutílico. No entanto, para solubilizar satisfatoriamente quantidades suficientes de perfumes convencionais, são requeridas quantidades elevadas destes solventes. Isto poderá resultar em algum risco para a saúde da pessoa que passa a ferro devido aos limites de exposição ocupacional (OELs) que são excedidos, risco significativo de ignição do solvente provocando um incêndio, ou a ocorrência de uma reação adversa entre os solventes e o ferro. Além disso, o odor de uma composição incluindo uma quantidade tão grande de solvente pode superpor-se àquele do perfume, neutralizando a finalidade do produto.
A invenção atual procura fornecer uma composição melhorada auxiliar para passar a ferro. Os inventores descobriram agora que um ou mais dos problemas associados com a arte anterior podem ser aprimorados, por exemplo, através do uso de um perfume solúvel em água, o qual pode reduzir a necessidade de um solubilizante adicional como os tensoativos descritos acima.
Assim sendo, de acordo com um aspecto da invenção atual, é fornecida uma composição auxiliar para passar a ferro para uso em uma câmara de vapor de um ferro a vapor composta de:
(a) 0,001 a 5% em peso de um perfume solúvel em água; e
(b) água tendo uma dureza francesa de 20 ou menor.
Na maioria dos casos será preferível ter-se no máximo 2, 1, 0,5 ou mais de preferência 0,25% em peso de um perfume solúvel em água. A composição poderá ser composta de quaisquer ingredientes opcionais, o restante sendo água, conforme descrito abaixo.
A solubilidade em água é determinada misturando-se o perfume solúvel em água em 1 litro de água desmineralizada a 20°C, e agitando-se conjuntamente durante 60 minutos a 300 rpm utilizando-se uma lâmina padrão de mistura. A mistura resultante é estocada durante sete dias a 20°C, e se após àquele período a mistura resultante tiver duas fases, então o perfume não é solúvel em água. Pelo menos 0,01% em peso de perfume deve ser suficiente para ser dissolvido de acordo com este teste. E preferível que pelo menos 0,05, 0,1, 0,2, 0,25, 0,5, 1, 3 ou mesmo 5% em peso do perfume seja capaz de ser dissolvido nestas condições.
Perfume solúvel em água
Em uma realização preferida, os perfumes solúveis em água de acordo com a invenção serão compostos de um solvente solúvel em água e ingredientes de perfumes, e estes poderão ser os únicos componentes de tal perfume. É preferível que o perfume solúvel em água seja solúvel de acordo com o teste acima pelo menos na quantidade que ele é incluído na composição, ou em uma concentração mais elevada.
Em relação ao solvente do perfume, a vantagem da presença do solvente é que ele poderá aumentar o espaço de formulação, permitindo o uso de compostos mais diferentes para criar composições auxiliares para passar a ferro melhores com fragrâncias mais complexas que são mais preferidas pelo consumidor. Utilizando-se o perfume solúvel em água de acordo com a invenção, poderá ser utilizado menos solvente para estabilizar os ingredientes de perfume na composição auxiliar para passar a ferro.
Assim sendo, de acordo com um aspecto da invenção, a relação em peso de solvente para ingredientes de perfumes no perfume solúvel em água de preferência não é mais do que 20:1, mais de preferência 10:1, 6:1, 3:1 ou 1:1. Em alguns perfumes solúveis em água a relação poderá ser tão baixa quanto 1:2 ou mesmo 1:3 ou 1:4.
Solventes adequados solúveis em água incluem dipropileno glicol, propileno glicol, álcool isopropílico (IPA), etanol e misturas dos mesmos. O mais preferido destes é o dipropileno glicol.
Ingredientes de perfumes (ou ingredientes de fragrância) são bem conhecidos por aqueles versados na técnica, e são descritos em "Perfume and Flavor Chemicals, Steffan Arctander" (ISDN 75-91398). A solubilidade dos ingredientes individuais de perfume em água pode ser representada pelo coeficiente calculado de distribuição (ClogP) do ingrediente entre água destilada e octanol a 20°C.
Quanto menor for o valor de ClogP, mais solúvel em água será o ingrediente. Por exemplo, a cetona de framboesa tem um ClogP de 1,072 e é muito solúvel em água, enquanto que o acetato de rosa tem um ClogP de 4,048 e não é facilmente solúvel em água. Os valores de ClogP são muito convenientemente calculados pelo programa "CLOGP", disponível da "Daylight CIS".
Os perfumes da invenção atual solúveis em água de preferência compreendem pelo menos cinco ingredientes diferentes de perfumes, mais de preferência pelo menos 7, 10, 12 e mais de preferência 15 ingredientes diferentes de perfume. Este número de compostos de fragrância diferentes é usualmente requerido para fornecer uma fragrância "complexa" adequada para uso em produtos modernos de lavagem de roupa.
E portanto possível que os ingredientes de perfume do perfume solúvel em água utilizado apresentem uma faixa de valores de ClogP. Um perfume com uma proporção mais elevada de componentes com um valor ClogP elevado requererá uma relação mais elevada de solvente para ingredientes de perfumes do que um perfume com um nível menor de ingredientes com um valor elevado de ClogP. Assim sendo, um perfume com menos de 5% em peso de ingredientes de perfume com um valor de ClogP maior do que 3 poderá ter uma relação de solvente para ingredientes de perfume de 1:1 ou 1:2. Ao contrário, um perfume onde pelo menos 20% em peso dos ingredientes de perfume tenham valores de ClogP maiores do que 3 poderá ter uma relação de solvente para ingredientes de perfume de 5:1 ou 7:1.
Agua
A água da composição de acordo com a invenção deve ter uma dureza francesa 20 ou menor, de preferência 12 ou menor. Agua com uma dureza francesa 12 a 20 usualmente é chamada de água média, enquanto que aquela com uma dureza francesa de 5 a 12, água leve.
E ainda mais preferível que a água da composição tenha uma dureza francesa menor do que 5 (algumas vezes chamada água muito leve), e a água desmineralizada é a mais preferida.
"Água desmineralizada" significa água onde uma grande proporção, se não substancialmente todos os sais dissolvidos foram removidos. A água onde os íons de dureza (Ca+2 e MG2+ ) simplesmente foram substituídos por outros íons (tais como Na+) não é tão preferida. O termo "água desmineralizada" também inclui água destilada.
E preferível que a composição seja composta de pelo menos 70% em peso, mais de preferência 80, 90, 95 ou 99% em peso de água.
Conservante
A composição auxiliar para passar a ferro da invenção atual poderá ainda compreender entre 0,1 ppm e 3% em peso de um conservante, de preferência solúvel em água.
O conservante de preferência não deve liberar ou decompor-se em produtos químicos que sejam potencialmente perigosos para a pessoa que passa a ferro nas temperaturas que são encontradas em um ferro a vapor, i.e. de preferência 150, 200 ou mesmo 250°C. Um guia para limites seguros de vários produtos químicos é o fornecido pelos limites de exposição ocupacional que são disponíveis da OHSE e são listados na EH40, disponível da HMSO.
Muitos conservantes conhecidos, como, por exemplo, Bronopol® (Myacide), Dowcil® 75 ou 200, Germaben® II, Germall® I 15, Germall® II, Glycacil®, Glydant®, Glydant® plus, Oxaban® A e Suttocide®, podem liberar ou decompor-se em produtos químicos perigosos ou irritantes (como, por exemplo, formaldeído) nas temperaturas encontradas em ferros a vapor ou deixar resíduos inaceitáveis nos ferros a vapor, ou terem odores que mascaram aqueles dos perfumes solúveis em água nas concentrações requeridas para fornecer uma conservação eficaz contra o crescimento de bactérias e mofos.
Se é preferível que seja incluído na composição um conservante diferente daqueles definidos, então ele não deve estar presente em uma quantidade maior do que 0,5% em peso, mais de preferência 0,1, 0,001, 0,0001% em peso, mais de preferência 1 ppm.
Em uma realização da invenção, a composição auxiliar para passar a ferro é composta de pelo menos um conservante escolhido de álcoois C1-C20 aromáticos, lineares ou ramificados e misturas dos mesmos, e poderão estar presentes em uma quantidade entre 0,1 ppm e 3% em peso ou de preferência 0,5 e 1% em peso. De preferência, pelo menos um conservante é escolhido de álcool benzílico (fenóxi metanol) e fenóxi etanol e misturas dos mesmos. Dentre estes conservantes, o álcool benzílico é o mais preferido. Se é utilizado o álcool benzílico, de preferência é utilizado um de alto grau de pureza, para minimizar a presença da impureza conhecida, o benzaldeído, o qual de preferência deve estar essencialmente ausente da composição de acordo com a invenção, i.e., tão pouco que a composição auxiliar possa ainda ser utilizada com segurança.
Em uma outra realização da invenção, um conservante preferido é composto de pelo menos um composto com base em isotiazolona, como por exemplo, Kathon® CG ICP II (disponível da Rohm and Haas), uma mistura 3:1 de 5-cloro-2-metil-3 (2H)-isotiazolona e 2- metil-3 (2H)- isotiazolona com um baixo teor de sal, que poderá estar presente em uma quantidade entre 1 e 15 ppm, mais de preferência 4 a 7,5 ppm.
A solubilidade em água do conservante pode ser medida da mesma forma que para o perfume solúvel em água, e de acordo com o teste definido acima, pelo menos 0,01% em peso, mais de preferência 0,05, 0,1, 0,2, 0,25, 0,5, 1 a 3% em peso do conservante solúvel em água deve ser dissolvido. Alternativamente, é preferível que o conservante solúvel em água seja solúvel de acordo com este teste pelo menos na quantidade em que ele é incluído na composição, se não em uma concentração maior.
Poderá não ser necessário incluir-se um conservante na composição de acordo com a invenção, se a composição puder ser fabricada utilizando-se boas práticas de fabricação e a contaminação do produto por bactérias e fungos é, portanto, evitada.
Tampões
E preferível que as composições para a administração na câmara do reservatório de água dos ferros a vapor sejam neutras ou ligeiramente alcalinas como é a maioria da água encanada. Assim sendo poderão ser incluídas na composição da invenção atual tampões para ajuste do pH da solução de tal forma que ele seja maior ou igual a 6, de preferência 7a 9, mais de preferência 7 a 8. Tais soluções tampão poderão ser incluídas em quantidades entre 0,0001, de preferência de 0,001 a 0,1 ou 1% em peso. Os tampões que são adequados para uso na invenção atual de preferência não devem ser corrosivas, devem ter pouco odor e deixar poucos depósitos na câmara de vapor.
Os tampões adequados poderão incluir sais de carbonato/bicarbonato, borato e fosfato.
Seqüestrantes
As composições da invenção atual poderão também incluir seqüestrantes e agentes de contaminação de incrustações em uma quantidade entre 0,0001, de preferência 0,001 a 0,1, ou 1, ou mesmo 3% em peso, para evitar o depósito de cal e outros sais indesejáveis na câmara de vapor do ferro.
Os seqüestrantes são compostos que atuam para seqüestrar (quelar) os íons metálicos, e, por exemplo, incluem funcionalidades de ácido fosfônico ou carboxílico, enquanto que os agentes de contaminação da incrustação interferem com o processo de formação da incrustação. Os seqüestrantes e os agentes de contaminação da incrustação que são adequados para uso na invenção atual de preferência devem ser não corrosivos, terem pouco odor e deixarem poucos depósitos na câmara de vapor.
Seqüestrantes adequados incluem ácidos orgânicos difosfônicos, tais como Dequest® 2016 (HEDP; ácido 1-hidroxietileno -1,1- difosfônico), organo aminofosfonatos, tais como Dequest® 2047 (EDTMP), e ácidos poliaminocarboxílicos, tais como EDTA.
Agentes de contaminação de incrustações incluem polímeros orgânicos contendo ácido acrílico, tais como copolímeros de anidrido maleico e ácido poliacrílico (como por exemplo, Sokolan® CP5 da BASF e Narlex® LD 20 da National Starch), sais de ácidos poliacrílicos, e homopolímeros de ácido poliacrílico.
Solvente auxiliar
De acordo com um aspecto da invenção usualmente a composição auxiliar para passar a ferro será preparada misturando-se um perfume solúvel em água com água tendo uma dureza francesa de 20 ou menor. Na maioria dos casos o perfume solúvel em água será composto de ingredientes de perfumes solúveis em água e um solvente. Adicionalmente, um solvente auxiliar poderá ser incluído na invenção em uma quantidade de 0,01 a 5 ou possivelmente 20% em peso, mais de preferência 0,1 a 5 ou 10% em peso, mais de preferência 0,2 a 1 ou 2% em peso.
Solventes auxiliares adequados incluem dipropileno glicol, glicerina, propileno glicol, etanol e álcool isopropílico (IPA) e misturas dos mesmos. O mais preferido destes é o dipropileno glicol. Nós descobrimos que o dipropileno glicol poderá ser especialmente útil em aplicações de passar a ferro como um umidificante para facilitar passar a ferro. Assim sendo, outro aspecto da invenção apresenta o uso de uma quantidade eficaz de dipropileno glicol para uma aplicação auxiliar para passar a ferro. A composição auxiliar para passar a ferro compreendendo uma quantidade eficaz de dipropileno glicol pode ser utilizada diretamente em itens de lavagem de roupa antes de passar a ferro ou pode ser usada através da câmara de vapor de um ferro a vapor. De acordo com este aspecto da invenção, a composição auxiliar para passar a ferro compreende (a) uma quantidade eficaz de dipropileno glicol, de preferência até e incluindo cerca de 25% em peso, mais de preferência 15, 10, 5, ou mesmo 2 ou 3% em peso. O limite inferior do teor total de dipropileno poderá ser tão baixo quanto 0,001% em peso, ou poderá ser 0,01, 0,1 ou 1% em peso;
(b) 0,001 a 5% em peso preferivelmente de ingredientes de perfumes solúveis em água; e
(c) água, com uma dureza francesa de 20 ou menor.
A quantidade de etanol e/ou álcool isopropílico (IPA) na composição de preferência não excede a 5% em peso.
O nível total de solvente na composição, incluindo o solvente que pode estar presente no perfume solúvel em água, pode, portanto, ser de até e incluindo cerca de 25% em peso, mais de preferência 15, 10, 5, ou mesmo 2 ou 3% em peso. O limite inferior do teor total de solvente poderá ser tão baixo quanto 0,001% em peso, ou poderá ser 0,01, 0,1 ou 1% em peso. Como será óbvio para a pessoa adestrada na arte que não importa se o solvente é adicionado como parte do perfume ou separadamente do perfume, o termo perfume solúvel em água de preferência deve ser interpretado como ingrediente de perfume solúvel em água. Assim sendo, de preferência a composição auxiliar para passar a ferro é composta de 0,001 a 5% em peso de ingredientes de perfumes solúveis em água e água tendo uma dureza francesa de 20 ou menor e uma quantidade total de solvente de 0,001 a 25% em peso da composição total. Por exemplo, para o teste de solubilidade, o termo perfume solúvel em água de preferência refere-se à mistura de ingredientes de perfumes e à quantidade total de solvente presente no perfume e qualquer solvente adicional.
Tensoativos
Os tensoativos são compostos tendo uma cabeça hidrófila e uma cauda hidrofóbica que contém pelo menos 8 átomos de carbono, e pode ser aniônico, catiônico, não iônico, ou anfotérico (o que inclui zuiteriônico).
Os tensoativos aniônicos contêm como a sua cabeça hidrófila um grupo carboxilato, sulfato, sulfonato ou fosfato, enquanto que a sua cadeia hidrofóbica contém um grupo alquila de pelo menos 8 átomos de carbono, possivelmente em combinação com um grupo arila.
Os tensoativos catiônicos contêm como a sua cabeça hidrófila um grupo nitrogênio quaternário, enquanto que a sua cadeia hidrofóbica contém um ou mais grupos alquila de pelo menos 8 átomos de carbono.
Os tensoativos não iônicos são o produto da reação de um grupo hidrófobo com um hidrogênio reativo e um óxido de alquileno, usualmente óxido de etileno. O grupo hidrófobo conterá pelo menos 8 átomos de carbono, e usualmente é um álcool primário ou secundário.
Os tensoativos anfotéricos terão um grupo cabeça de carboxilato ou sulfato, ou serão um óxido de amina, e conterão cadeias alquila tendo pelo menos 8 átomos de carbono.
É preferível que as composições da invenção atual compreendam menos de 0,2% em peso destes tensoativos, mais de preferência menos de 0,1, 0,05, 0,01, 0,001% em peso e mais de preferência menos de 1 ppm deste tensoativo. Deve ser entendido que a frase "menos de" neste caso também inclui 0% em peso de tensoativo. De fato em alguns casos poderá ser preferível não ter nenhum tensoativo presente.
Composição total
As composições de acordo com a invenção poderão consistir de um perfume solúvel em água e água com uma dureza francesa de 20 ou menor, e também de qualquer dos componentes opcionais descritos acima.
De preferência, a composição total é estável em estocagem a 20°C, i.e., não se separa em duas fases durante estocagem prolongada (de preferência de pelo menos um mês). E ainda mais preferível que a composição total seja estável em estocagem entre 5°C e 37°C.
Preparação
Uma composição auxiliar para passar a ferro composta de um perfume pode ser preparada de várias maneiras conhecidas, pela pessoa versada na técnica. No entanto, verificou-se agora um processo melhorado para preparar uma composição auxiliar para passar a ferro. Uma vantagem é que concentrações relativamente elevadas de perfume podem ser incorporadas no transportador aquoso com um mínimo de contaminação de bactérias. Assim sendo, em um outro aspecto a invenção atual fornece um processo melhorado para preparar uma composição auxiliar para passar a ferro compreendendo a etapa de mistura do perfume com água tendo uma dureza francesa de 20 ou menos em uma temperatura entre 10 e 95°C, de preferência 60 e 90°C, mais de preferência entre 70 e 85°C. De preferência, o perfume é solúvel em água conforme descrito acima. Em um processo preferido o perfume solúvel em água é composto de um solvente solúvel em água e ingredientes de perfumes, a relação em peso do solvente solúvel em água para os ingredientes de perfumes não sendo maior do que 20:1.
A mistura poderá ser executada com baixo esforço por períodos relativamente longos, como por exemplo, 30 minutos até cerca de 100 a 4000 s-1, com, por exemplo, um misturador estático Sulzer (tipos SMV). No entanto, poderá ser preferível utilizar-se níveis maiores de agitação, como por exemplo, com um moinho dinâmico Silverson (45/600 ULS) com taxas de tração de 180 000s-I para minimizar o tempo requerido da mistura. Um processo mais preferido é o que combina uma primeira etapa com baixa tração de 100 a 4000 s-1 e uma segunda etapa com uma alta taxa de tração de 50 000 a 300 000s-1, especialmente em um processo contínuo de preparação de uma composição auxiliar para passar a ferro.
Breve descrição dos desenhos
A figura 1 mostra uma vista lateral de um bico de despejar que poderá ser utilizado para auxiliar a administração da composição da invenção.
A figura 2 mostra uma vista superior do bico de despejar da figura 1.
A figura 3 mostra uma vista em perspectiva do bico de despejar da figura 1.
As características desta invenção, os materiais adequados e as preferências adicionais serão agora descritas em mais detalhes.
Acondicionamento
A composição auxiliar para passar a ferro da invenção atual pode ser acondicionada por qualquer meio convencional, como por exemplo, em frascos ou sacos, estes sendo de materiais convencionais. No entanto é preferível que se a composição é acondicionada em uma frasco, o material do qual o frasco é feito seja composto de PET, (polietileno tereftalato). Isto é preferível por que ele evita a perda de perfume do produto na estocagem, e é transparente. O vidro é também um material preferido de acondicionamento.
É também preferível que o frasco inclua um bico de despejar para auxiliar a transferência do produto do frasco para um ferro a vapor doméstico. De preferência, o bico de despejar compreende um bico de despejar através do qual a composição líquida saia da frasco, uma bandeja de gotejamento anular que circunda o bico de despejar, e um orifício de dreno na referida bandeja de gotejamento para permitir que o fluido retorne para dentro do frasco.
Uma realização de um bico de despejar de suprimento 1 mostrada nas figuras 1 a 3, compreende um bico 2, uma bandeja anular de gotejamento 3, que circunda o bico 2, e um orifício de dreno 4 na bandeja de gotejamento 3. O bico 2 permite o fácil direcionamento e controle do fluxo do produto do frasco para a dentro do reservatório de água do ferro a vapor, enquanto que a bandeja de gotejamento 3 recolhe qualquer excesso do bico. O orifício de dreno 4 permite que qualquer excesso de produto seja drenado de volta para o frasco, e também permite que o ar entre no frasco enquanto o produto está sendo aplicado, o que evita o "glugging" do produto quando ele está sendo administrado.
Concentrado
Um outro aspecto da invenção atual refere-se a um concentrado que quando diluído com água, de preferência tendo uma dureza francesa de 20 ou menor, resulta em uma composição de passar a ferro de acordo com a invenção atual. De preferência, a diluição é tal que uma parte do concentrado é diluída entre 0,5 a 100, mais de preferência, entre 1 e 10, mais de preferência entre 2 e 5 partes de água (peso/peso). A composição exata do concentrado pode ser calculada facilmente a partir da concentração final desejada na composição auxiliar para passar a ferro e do fator de diluição. Por exemplo, quando a concentração final de perfume na composição auxiliar para passar a ferro deve ser entre 3,0 e 5,0% em peso então o fator de diluição será limitado no máximo em 20. Será óbvio para a pessoa versada na técnica que quando fatores de diluição maiores são utilizados, como por exemplo, 100, a composição auxiliar diluída de passar a ferro necessariamente compreenderá níveis máximos menores de perfume, i.e., teoricamente no máximo 1% em peso de perfume. Na maioria dos casos será preferível ter-se níveis de perfumes na composição auxiliar para passar a ferro de no máximo 0,5% em peso.
O concentrado poderia também ser diluído por água tendo uma dureza francesa maior do que 20 para resultar em uma composição de acordo com o primeiro aspecto da invenção, exceto contendo água dura. Neste aspecto, o concentrado de preferência contém seqüestrantes e/ou agente de contaminação de incrustações.
Assim sendo, quando diluída com água a invenção atual fornece uma composição de um concentrado auxiliar para passar a ferro para uso em uma câmara de vapor em um ferro a vapor, compreendendo um perfume solúvel em água, conforme definido acima.
Se a água está ausente do concentrado, então a necessidade de um conservante é reduzida ou mesmo eliminada. Assim sendo, em uma realização preferida deste aspecto da invenção atual, o concentrado não contém água nem conservante.
Se é requerido um concentrado mais fraco, então o solvente auxiliar poderá ser requerido para se assegurar que o perfume solúvel em água permanece solúvel no concentrado. O solvente auxiliar poderá também ser requerido se qualquer dos componentes adicionais definidos acima devem ser incluídos no concentrado. Assim sendo, se a quantidade de água do concentrado é metade daquela do produto final, então o solvente adicional poderá ser requerido em um nível de 20 a 30% em peso.
De acordo com um aspecto da invenção é fornecido um método para uso de uma composição concentrada auxiliar para passar a ferro compreendendo a etapa de diluição do concentrado para formar uma composição auxiliar para passar a ferro composta de 0,001 a 5% em peso de um perfume solúvel em água e água tendo uma dureza francesa de 20 ou menor.
Não só nos exemplos, ou onde for indicado, todos os números que expressam quantidades de ingredientes ou condições da reação usadas aqui devem ser entendidos como modificados em todos os casos pelo termo "cerca de". Da mesma forma, todas as percentagens são percentagens peso/peso da composição total a não ser que indicado de outra forma. Onde é utilizado o termo "compreendendo" na especificação ou reivindicações, não se pretende excluir quaisquer termos, etapas ou características não especificamente relatadas.
A invenção é mais completamente ilustrada pelos seguintes exemplos não limitantes mostrando algumas realizações preferidas da invenção.
Exemplo 1
As duas composições seguintes foram preparadas adicionando-se o perfume na quantidade requerida na água desmineralizada e agitando-se na temperatura ambiente (20 °C) a 500 rpm durante 15 minutos:
<formula>formula see original document page 17</formula>
Sol & Fresh 2 é um perfume solúvel em água da Givaudan Roure (Genebra, Suíça). Ele consiste de cerca de 51% em peso de solvente (dipropileno glicol). 96,6% em peso dos componentes de fragrâncias tendo um valor ClogP de menos de 2, e 3,4% em peso dos componentes de fragrâncias tendo um valor ClogP maior do que 3.
LF 1806 é um perfume solúvel em água da Quest (Ashford, UK). Ele consiste de cerca de 87% em peso de solvente (dipropileno glicol). 54,8% em peso dos componentes de fragrâncias tendo um valor ClogP menor do que 2, 24,7% em peso de um valor de ClogP entre 2 e 3, e 20,5% em peso dos componentes de fragrâncias tendo um valor ClogP maior do que 3.
As composições AeB foram testadas em vários ferros a vapor sob condições normais de uso em cerca de um total de 550 sessões de passar a ferro, as quais geralmente demoraram entre 15 e 45 minutos. Em mais de 80% das sessões não foram observados depósitos nos ferros, e na maioria do restante das sessões somente foi observada uma pequena quantidade, e estes depósitos não tendem a manchar o tecido. E possível que os depósitos observados até certo ponto fossem associados às composições que limpam o ferro.
De uma forma geral, os usuários relataram que as composições tinham um cheiro que lhes agradava, e que as composições produziam um cheiro agradável quando passando a ferro e fizeram com que as roupas passadas a ferro cheirassem como frescas e limpas.
Exemplo 2
As seguintes composições foram preparadas da mesma forma que o exemplo 1, com a adição de álcool benzílico juntamente com o perfume, e testadas nas câmaras de vapor de vários ferros.
<table>table see original document page 18</column></row><table>
Sol & fresh é um perfume solúvel em água da Givaudan Roure. Ele consiste de cerca de 30% em peso de solvente (dipropileno glicol). 56% em peso dos componentes de fragrâncias tendo um valor ClogP de menos de 2, 36% em peso de um valor de ClogP entre 2, 3 e 8% em peso dos componentes de fragrâncias tendo um valor ClogP maior do que 3.
LF 1806A é um perfume solúvel em água da Quest (Ashford, UK). Ele consiste de cerca de 85% em peso de solvente (dipropileno glicol). 56,9% em peso dos componentes de fragrâncias tendo um valor ClogP de menos de 2, 24,6% em peso de um valor ClogP entre 2 e 3, e 18,5% em peso dos componentes de fragrâncias tendo um valor ClogP maior do que 3.
Exemplo 3
As seguintes composições foram feitas para uso nas câmaras de vapor dos ferros a vapor misturando-se os componentes com água desmineralizada durante 30 minutos a 400 rpm e 20°C:
<table>table see original document page 19</column></row><table>
Exemplo 4
Foram preparadas composições como as listadas no exemplo 2 com exceção de que o perfume foi misturado com água desmineralizada a 80 °C utilizando-se um moinho dinâmico Silverson (45/600 ULS) com taxa de cisalhamento de 180 000s-I durante 1 minuto.

Claims (12)

1. Composição auxiliar para passar a ferro para uso em uma câmara de vapor de um ferro de passar a vapor caracterizada pelo fato de que compreende: (a) 0.001 a 5% em peso de um perfume solúvel em água; (b) água com uma dureza francesa de 20 ou menor; (c) 0,1 a 3% em peso de pelo menos um conservante solúvel em água, onde o conservante solúvel em água é escolhido dentre álcool benzílico, fenoxi-etanol, e mistura dos mesmos, ou pelo menos um composto com base em isotiazolona; e (d) menos que 0,1% em peso de um tensoativo aniônico, catiônico, não-iônico e anfotérico.
2. Composição auxiliar para passar a ferro, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pela composição compreender menos do que -0,01% em peso de tais tensoativos.
3. Composição auxiliar para passar a ferro, de acordo com qualquer reivindicação de 1 a 2, caracterizada pelo perfume solúvel em água compreender um solvente solúvel em água e ingredientes de perfume, a relação de peso do solvente solúvel em água para os ingredientes de perfume não sendo maior do que 20:1,
4. Composição auxiliar para passar a ferro, de acordo com qualquer reivindicação de 1 a 3, caracterizada pelo fato de que o conservante compreende pelo menos um composto com base era isotiazolona.
5. Composição auxiliar para passar a ferro, de acordo com qualquer reivindicação de 1 a 3, caracterizada pelo fato de que o conservante compreende álcool benzílico.
6. Composição auxiliar para passar a ferro, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo conservante compreender de 1 a 15 ppm de pelo menos um composto com base em isoliazolona.
7. Composição auxiliar para passar a ferro, de acordo com qualquer reivindicação de 1 a 6, caracterizada pelo fato de compreender adicionalmente de 0,001 a 1% em peso de um tampão, de tal forma que o pH da composição seja maior ou igual a 6.
8. Composição auxiliar para passar a ferro, de acordo com qualquer reivindicação de 1 a 7, caracterizada pelo fato de compreender adicionalmente de 0,0001 a 3% em peso de sequestrantes e/ou agentes de contaminação de incrustações.
9. Composição auxiliar para passar a ferro, de acordo com qualquer reivindicação de 1 a 8, caracterizada pela quantidade total de solvente ser de 0,001 a 25% em peso.
10. Composição auxiliar para passar a ferro, de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelo solvente ser selecionado do grupo que compreende dipropileno glicol, propileno glicol, álcool isopropílico, etanol e mistura dos mesmos.
11. Composição concentrada auxiliar para passar a ferro, caracterizada pelo fato de que, quando diluída com água tendo uma dureza francesa de 20 ou menos fornece uma composição auxiliar para passar a ferro como definida em qualquer uma das reivindicações de 1 a 10.
12. Uso de uma composição auxiliar para passar a ferro como definida em qualquer uma das reivindicações de 1 a 10, caracterizado por ser em um ferro a vapor.
BRPI0112790-0A 2000-07-28 2001-07-23 composição auxiliar para passar a ferro, processo para a preparação da mesma, e, uso de uma composição. BR0112790B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP00306476.3 2000-07-28
EP00306476 2000-07-28
PCT/EP2001/008529 WO2002010503A1 (en) 2000-07-28 2001-07-23 Ironing aid composition

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0112790A BR0112790A (pt) 2003-06-24
BR0112790B1 true BR0112790B1 (pt) 2012-01-10

Family

ID=8173152

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0112790-0A BR0112790B1 (pt) 2000-07-28 2001-07-23 composição auxiliar para passar a ferro, processo para a preparação da mesma, e, uso de uma composição.

Country Status (15)

Country Link
US (1) US6613244B2 (pt)
EP (2) EP1287198B1 (pt)
JP (1) JP4727122B2 (pt)
AT (1) ATE278064T1 (pt)
AU (2) AU8765001A (pt)
BR (1) BR0112790B1 (pt)
CA (1) CA2415408A1 (pt)
DE (3) DE20121601U1 (pt)
ES (1) ES2225598T3 (pt)
GB (2) GB2382083B (pt)
MX (1) MXPA02012702A (pt)
PT (1) PT1287198E (pt)
RU (1) RU2241086C2 (pt)
WO (1) WO2002010503A1 (pt)
ZA (1) ZA200301710B (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE10014815A1 (de) * 2000-03-27 2001-10-11 Rowenta Werke Gmbh Physikochemische Kesselsteinverhütungsvorrichtung mit einem flockenverhindernden Gitter für Dampfbügeleisen
ITMI20030987A1 (it) * 2003-05-20 2004-11-21 Grc Parfum Spa Preparato anidro profumato con effetto anticalcare, in particolare per macchine erogatrici di vapore.
US7824566B2 (en) 2003-07-08 2010-11-02 Scheidler Karl J Methods and compositions for improving light-fade resistance and soil repellency of textiles and leathers
CN101091015B (zh) * 2004-12-28 2010-06-09 皇家飞利浦电子股份有限公司 用于控制蒸汽生成器的污染程度的方法和设备
DE102005015328A1 (de) * 2005-04-01 2006-10-05 Henkel Kgaa Klares Wasch- und Reinigungsmittel mit Fließgrenze
EP1964541A1 (en) 2007-03-02 2008-09-03 Takasago International Corporation Preservative compositions
EP1964542A1 (en) 2007-03-02 2008-09-03 Takasago International Corporation Sensitive skin perfumes
BR112018001213A2 (pt) * 2015-07-20 2018-09-11 Johnson & Son Inc S C composição de fragrância à base de água, dispositivo de entrega de fragrância, e método para fornecer um perfume de longa duração

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2522318A1 (fr) * 1982-02-26 1983-09-02 Foucart Patrick Produit industriel destine a empecher l'entartrage dans les fers a repasser a vapeur, les chaudieres a vapeur pour pressing et les chaudieres industrielles a vapeur, et utilisation de ce produit dans les fers a repasser et les chaudieres
JPH0618663Y2 (ja) * 1989-10-03 1994-05-18 村田機械株式会社 タレットパンチプレスのダイ保持機構
US5409619A (en) * 1993-08-23 1995-04-25 Reckitt & Colman Inc. Ironing aid composition
AUPN396295A0 (en) * 1995-07-03 1995-07-27 R & C Products Pty Limited Ironing aid
GB2304740A (en) * 1995-09-02 1997-03-26 Anthony Owen Crawford Perfuming laundry
DE29600628U1 (de) * 1996-01-16 1997-05-15 Oellig, Alexander, 66117 Saarbrücken Verdampferflüssigkeit für Dampfbügeleisen
GB2313133A (en) * 1996-05-14 1997-11-19 Robin Mark Sumner Fragrant additive for steam irons
GB9614937D0 (en) * 1996-07-16 1996-09-04 Johnson & Son Inc S C Fabric treatment process and composition
US6491840B1 (en) * 2000-02-14 2002-12-10 The Procter & Gamble Company Polymer compositions having specified PH for improved dispensing and improved stability of wrinkle reducing compositions and methods of use
GB9800895D0 (en) * 1998-01-17 1998-03-11 Parry Lyndon D Solutions for steam ironing
DE29819061U1 (de) 1998-10-26 1999-05-12 Wagner, Heidemarie, 76327 Pfinztal Mittel zur Nachparfümierung maschinengetrockneter Wäsche
DE69912840T3 (de) * 1998-12-21 2007-10-18 The Procter & Gamble Company, Cincinnati Verfahren zur verwendung des dampfbügelns von geweben als verursachendes mittel zur verminderung physiologischer und/oder subjektiver reaktivität auf stress bei menschen
DE29918926U1 (de) 1999-10-27 2000-02-10 Paschen, Astrid, 52249 Eschweiler Wasser zur Verwendung in Dampfbügeleisen
US6328951B1 (en) * 1999-12-21 2001-12-11 International Flavors & Fragrances Inc. Water-soluble solid-phase ironing aid freshening composition tablets consisting of same for use in the steam chamber of an iron and process for preparing and utilizing the same

Also Published As

Publication number Publication date
US20030089878A1 (en) 2003-05-15
EP1433896A2 (en) 2004-06-30
US6613244B2 (en) 2003-09-02
ES2225598T3 (es) 2005-03-16
PT1287198E (pt) 2005-01-31
ATE278064T1 (de) 2004-10-15
ZA200301710B (en) 2004-03-01
GB2382083B (en) 2004-12-29
BR0112790A (pt) 2003-06-24
EP1433896A3 (en) 2011-05-25
JP2004505183A (ja) 2004-02-19
DE60106023D1 (de) 2004-11-04
JP4727122B2 (ja) 2011-07-20
DE60106023T2 (de) 2005-02-03
DE20121600U1 (de) 2003-01-02
CA2415408A1 (en) 2002-02-07
GB2382083A (en) 2003-05-21
RU2241086C2 (ru) 2004-11-27
EP1287198A1 (en) 2003-03-05
EP1287198B1 (en) 2004-09-29
AU2001287650B2 (en) 2005-11-10
WO2002010503A1 (en) 2002-02-07
DE20121601U1 (de) 2003-01-02
MXPA02012702A (es) 2003-04-25
AU8765001A (en) 2002-02-13
GB0428094D0 (en) 2005-01-26
GB0304509D0 (en) 2003-04-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
RU2189410C2 (ru) Стабильные композиции смягчителя тканей
JP3739429B2 (ja) 透明または半透明の濃縮布帛柔軟剤組成物
JPH0860544A (ja) 洗濯柔軟剤濃縮液
US20110016636A1 (en) Textile treatment composition
BR0112790B1 (pt) composição auxiliar para passar a ferro, processo para a preparação da mesma, e, uso de uma composição.
JP2007177047A (ja) 液体漂白剤組成物
AU2001287650A1 (en) Ironing aid composition
JP5396213B2 (ja) 柔軟剤用香料組成物
EP1593774A2 (en) Ironing aid composition with nanoparticles
JP2008002024A (ja) 繊維製品用液体処理剤組成物及び繊維製品処理方法
GB2347937A (en) Cleaning formulation
JP3883763B2 (ja) 繊維製品防臭処理剤
JP2011137112A (ja) 衣料用液体洗浄剤組成物
JP3916848B2 (ja) 柔軟剤組成物
JP2006214037A (ja) 繊維製品用消臭剤
JP2003105671A (ja) 液体柔軟剤組成物
EP1593773A2 (en) Ironing aid composition with oil
JP3883718B2 (ja) 液状香料組成物
JP2017214670A (ja) 繊維処理剤組成物
JP2007009066A (ja) 液体漂白剤組成物
JP5580027B2 (ja) 液体漂白剤組成物
JP3526434B2 (ja) 柔軟剤組成物
JP2009035828A (ja) 繊維製品用芳香組成物
JP2006077336A (ja) 透明又は半透明な液体柔軟剤組成物
JP2006169370A (ja) 液体酸素系漂白剤組成物および刺激低減方法

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/01/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25A Requested transfer of rights approved
B21A Patent or certificate of addition expired [chapter 21.1 patent gazette]

Free format text: PATENTE EXTINTA EM 10.01.2022